Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 4. Universidade Portucalense

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 4. Universidade Portucalense"

Transcrição

1 Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 4 Universidade Portucalense

2 Continuidade de uma função: Seja c um ponto pertencente ao domínio da função f. Dizemos que a função f é contínua em c quando lim f ( x ) f ( c ) lim f ( x ). x c x c Isto quer dizer que o limite da função f à esquerda de c é igual à imagem de f em c que, por sua vez, ainda é igual ao limite da função f à direita de c. Exemplo 1: as funções polinomiais são funções contínuas em todo os x R. Exemplo 2: as funções exponenciais e logarítmicas são funções contínuas em todos os pontos x pertencentes ao seu domínio.

3 Exemplo 1: considere-se a função f de gráfico: Observando o gráfico de f, podemos concluir que: lim f ( x ) lim f ( x ) 1 f (1). x 1 x 1 Então a função f é contínua em 1, bem como nos restantes valores de x R.

4 Exemplo 2: considere-se a função g de gráfico: Observando o gráfico de g, podemos concluir que: lim g ( x ) lim g ( x ) g (1). x 1 x 1 Então a função g não é contínua em 1, mas é contínua nos restantes valores de x R.

5 Propriedades das funções contínuas: Considerem-se duas funções f e g que são contínuas em c. Então f + g, f g, f g e α f, α R, também são funções contínuas em c; se g(c) 0, então f/g também é uma função contínua em c;

6 Derivada de uma função num ponto: Quando se analisa uma função, interessa averiguar quais são os intervalos de números reais onde a função: é crescente: f é crescente no intervalo S se 1 2 é estritamente crescente: f é estritamente crescente em S se é decrescente: f é decrescente em S se x x S x x f x f x ;, x x S x x f x f x ;, x x S x x f x f x ;, é estritamente decrescente: f é estritamente decrescente em S se, x x S x x f x f x 1 2

7 Uma das medidas que permitem caracterizar o comportamento de uma função é a taxa de variação média. A taxa de variação média de f entre dois pontos a e b, é dada por f ( b) f ( a) t. v. m.. b a Tal como o próprio nome indica, esta medida traduz a média de variação da função f no eixo das ordenadas (por cada unidade que se avança no eixo das abcissas), no intervalo entre a e b. Se a taxa de variação média for positiva, então a imagem da função em b é maior do que a imagem da função em a. Se a taxa de variação média for negativa, então a imagem da função em b é menor do que a imagem da função em a.

8 Exemplo: Considere-se a função f(x) = x 2. A t.v.m. entre -1 e 2 é t. v. m. f(2) f( 1) 2 ( 1) Podemos então concluir que, no intervalo de -1 a 2, a função f(x) = x 2 cresce, em média, uma unidade no eixo das ordenadas, por cada unidade que se avança no eixo das abcissas.

9 A taxa de variação média permite-nos averiguar qual é o comportamento médio da função entre a e b, mas não nos permite concluir nada sobre o crescimento ou decrescimento exactos da função em cada ponto concreto do intervalo. Como exemplo, se considerarmos apenas o ponto a do intervalo, a t.v.m. entre a e b não nos permite saber se a função cresce ou decresce nesse ponto. Para tal precisamos de uma taxa de variação instantânea em a e não de uma taxa de variação média. Isso leva-nos a tentar aproximar cada vez mais o ponto b do ponto a, para obter essa taxa de variação instantânea em a.

10

11 Definição de derivada: Seja f uma função real de variável real e a um ponto pertencente ao domínio de f. Chama-se derivada da função f no ponto a, e denota-se por f (a), ao limite f ( b) f ( a) f ( a h) f ( a) lim( t. v. m.) lim que equivale a lim. b a b a b a h 0 h caso o limite exista (podendo ser + ou ). Se uma função admite derivada num ponto dizemos que ela é derivável nesse ponto. Se f (a) é finita, dizemos que f é diferenciável em a. A derivada da função f no ponto a é o declive da recta tangente ao gráfico de f no ponto de coordenadas (a, f(a)).

12 Chamamos função derivada de f e denotamo-la por f à função definida do seginte modo f ': D' x y f '( x), onde D representa o conjunto dos pontos onde f é diferenciável. Seja I D um intervalo de números reais. Então: Se f (x) = 0, para todo o x I, então f é uma função constante em I; Se f (x) > 0, para todo o x I, então f é uma função estritamente crescente em I; Se f (x) < 0, para todo o x I, então f é uma função estritamente decrescente em I.

13 Regras de derivação: Existem algumas regras que facilitam o cálculo das funções derivadas. Seguidamente anunciam-se as mais importantes. Sejam f e g duas funções diferenciáveis em x, e c R. Então: Se f(x) = c, então f (x) = (c) = 0. Exemplo: a derivada de f(x) = 3 é a função f (x) = (3) = 0 (e confirma-se que f é constante porque a sua derivada é zero). Se f(x) = x, então f (x) = 1 (e confirma-se que esta função é estritamente crescente porque a sua derivada é positiva.). Se f(x) = c g(x), então f (x) = (c g(x)) = c g (x). Exemplo: a derivada de f(x) = 3x é a função f (x) = ( 3 x) = 3 (x) = 3 1 = 3 (f é estritamente decrescente).

14 (f + g) (x) = (f(x) + g(x)) = f (x) + g (x). Exemplo: Seja f(x) = 3x e g(x) = 4. A derivada de f + g é a função (f + g) (x) = (f(x) + g(x)) = (3x + 4) = f (x) + g (x) = (3x) + (4) = 3 (f+g é estritamente crescente porque tem derivada positiva) (f g) (x) = (f(x) g(x)) = f (x) g (x). (f g) (x) = (f(x) g(x)) = f (x) g(x) + f(x) g (x). Exemplo: Seja f(x) = x e g(x) = x. A derivada de fg é a função (fg) (x) = (f(x)g(x)) = (x x) = (x) x + x (x) = 1 x + x 1 = 2x (fg é estritamente decrescente de a 0 porque tem derivada negativa nesse intervalo e é estritamente crescente de 0 a + porque tem derivada positiva nesse intervalo). Nota: no exemplo anterior concluímos que a derivada da função f(x) = x 2 é a função f (x) = 2x.

15 f f ( x) g( x) f ( x) g ( x) ( x). g gx ( ) 2 Exemplo: Seja f(x) = 1 e g(x) = x. A derivada de f / g é a função f 1 (1) x 1 ( x) 0 x ( x) g x x x x (como a função derivada é sempre negativa em todos os pontos em que está definida, então f / g é uma função estritamente decrescente em R\{0}). Se f(x) = x n, para qualquer n N, então f (x) = n x n 1. Exemplo: se f(x) = x 5, então f (x) = 5x 4.

16 Se f(x) = a x, então f (x) = a x ln(a), para qualquer a positivo diferente de 1. Exemplo: se f(x) = 5 x, então f (x) = 5 x ln(5). Se f(x) = log a (x), então 1 f ( x), xln( a) para qualquer a positivo diferente de 1. Exemplo: se f(x) = ln(x), então f (x) = 1/x.

17 Extremos de uma função: Seja f uma função de domínio D e a D. a diz-se um maximizante local de f se existir uma vizinhança de a onde, em qualquer x dessa vizinhança, f(a) é maior ou igual do que f(x). Máximo Neste caso, f(a) diz-se um máximo local ou um máximo relativo de f. Maximizante

18 a diz-se um minimizante local de f se existir uma vizinhança de a onde, em qualquer x dessa vizinhança, f(a) é menor ou igual do que f(x). Mínimo Neste caso, f(a) diz-se um mínimo local ou um mínimo relativo de f. Minimizante

19 a diz-se um maximizante global de f se, em qualquer x pertencente ao domínio de f, f(a) é maior ou igual do que f(x). Máximo Neste caso, f(a) diz-se um máximo global ou um máximo absoluto de f. Maximizante

20 a diz-se um minimizante global de f se, em qualquer x pertencente ao domínio de f, f(a) é menor ou igual do que f(x). Mínimo Neste caso, f(a) diz-se um mínimo global ou um mínimo absoluto de f. Minimizante

21 Aos máximos e mínimos locais da função f chamamos extremos locais de f. Aos máximos e mínimos globais da função f chamamos extremos globais de f. Aos maximinantes e minimizantes locais da função f chamamos extremantes locais de f. Aos maximinantes e minimizantes globais da função f chamamos extremantes globais de f. É importante saber determinar os extremos de uma função.

22 Determinação dos extremos de uma função: Seja f uma função de domínio D, contínua em D e diferenciável em D, excepto possivelmente no ponto c D. Então: se f (x) > 0 para todo o x < c, e se f (x) < 0 para todo o x > c, então f(c) é um máximo local de f; se f (x) < 0 para todo o x < c, e se f (x) > 0 para todo o x > c, então f(c) é um mínimo local de f. Se f(c) é um extremo local de f, então f (c) = 0, ou f (c) não está definida. Chamam-se valores críticos aos valores de x que fazem com que f (x) = 0, ou aos valores de x onde f (x) não está definida. Os valores críticos são potenciais extremantes de f.

23 Procedimento para determinar os extremos de uma função: Exemplo: Seja f(x) = x 3 /3 x 2 3x + 2. Pretendemos determinar os extremos da função f. 1. Em primeiro lugar é preciso encontrar a primeira derivada da função f. Usando as regras de derivação: f (x) = x 2 2x Depois de encontrada a derivada de f, devem-se encontrar os valores críticos. Assim f (x) = 0 x 2 2x 3 = 0 x = 1 x = 3. Os valores críticos são o -1 e o 3. Nestes valores de x, podem existir extremos da função f.

24 3. Seguidamente constrói-se um diagrama de sinal para f, onde começamos por marcar os valores críticos: x f (x) 0 0 f(x) 11/3-7 Note-se que também devemos marcar os valores que f e f assumem nos valores críticos. f(-1) = (-1) 3 /3 (-1) 2 3 (-1) + 2 = 11/3; f(3) = 3 3 / = 7; f (-1) = f (3) = 0.

25 Depois averiguamos se f é positiva ou negativa entre os valores críticos. Relembre-se que f positiva implica f estritamente crescente e f negativa implica f estritamente decrescente. f (-2) = (-2) 2 2 (-2) 3 = 5 > 0 (f estritamente crescente); f (0) = = 3 < 0 (f estritamente decrescente); f (4) = = 5 > 0 (f estritamente crescente). Daqui resulta o seguinte diagrama de sinal: X f (x) f(x) 11/3-7

26 Do diagrama de sinal podemos concluir que: f é estritamente crescente no intervalo ]-, -1[; f é estritamente decrescente no intervalo ]-1, 3[; f é estritamente crescente no intervalo ]3, + [. Então: -1 é um maximizante local de f; 11/3 é um máximo local de f; 3 é um minimizante local de f; -7 é um mínimo local de f.

27 4. Usando a informação do diagrama de sinal, é possível fazer um esboço do gráfico da função f.

28 Concavidades e pontos de inflexão de uma função: É possível complementar o estudo do gráfico de uma função f recorrendo à segunda derivada de f: Sejam f e f duas funções diferenciáveis em x. Chamamos segunda derivada de f no ponto x (denotamos por f (x)) à derivada da derivada de f. f permite estudar as concavidades do gráfico de f. Seja f uma função diferenciável em ]a, b[ tal que existe e é finita f (x), para todo o x ]a, b[. Se, para qualquer x ]a, b[: f (x) > 0, então o gráfico de f tem concavidade voltada para cima em ]a, b[; f (x) < 0, então o gráfico de f tem concavidade voltada para baixo em ]a, b[;

29 Procedimento para determinar as concavidades de uma função: Exemplo: Voltando à função f(x) = x 3 /3 x 2 3x + 2, pretendemos determinar as concavidades da função f. 1. Em primeiro lugar é preciso encontrar a primeira derivada da função f. Como vimos atrás f (x) = x 2 2x Seguidamente, temos de encontrar a segunda derivada de f. Assim, a derivada de f é: f (x) = 2x 2 3. Encontramos os pontos onde a segunda derivada é nula: f (x) = 0 2x 2 = 0 x = 1. A segunda derivada anula-se em x = 1. Neste valor de x, a concavidade da função pode ser alterada.

30 4. Seguidamente constrói-se um diagrama de sinal para f, onde começamos por marcar os valores onde a segunda derivada é nula: Note-se que também devemos marcar os valores que f e f assumem em x = 1. f(1) = (1) 3 /3 (1) 2 3 (1) + 2 = -5/3; f (1) = 0. x f (x) 0 f(x) -5/3

31 Depois averiguamos se f é positiva ou negativa nos restantes valores de x. Relembre-se que f positiva implica concavidade do gráfico de f voltada para cima, e f negativa implica concavidade do gráfico de f voltada para baixo. f (0) = = -2 < 0 (concavidade voltada para baixo); f (2) = = 2 > 0 (concavidade voltada para cima). Daqui resulta o seguinte diagrama de sinal: x f (x) 0 + f(x) -5/3

32 Do diagrama de sinal podemos concluir que: f tem concavidade voltada para baixo no intervalo ]-, 1[; f tem concavidade voltada para cima no intervalo ]1, + [. Então: O ponto de coordenadas (1, f(1)) = (1, -5/3) é um ponto onde a concavidade do gráfico da função f é alterada. Os pontos onde a concavidade do gráfico da função se altera denominam-se pontos de inflexão do gráfico da função.

33 5. Usando a informação deste diagrama de sinal, é possível complementar o esboço do gráfico da função f.

34 Problema: Suponha que o lucro diário de uma empresa pode ser traduzido pela função f(x) = x 2 10x 200, onde x representa o número de unidades que a empresa consegue vender nesse dia. Faça um estudo dos intervalos de monotonia e das concavidades do gráfico da função f. Por fim, faça um esboço do gráfico de f. Resolução: Comecemos por estudar os intervalos de monotonia da função f. A primeira derivada de f é a função: f (x) = 2x 10. Os pontos críticos de f são dados por f (x) = 0 2x 10 = 0 x = 5. x = 5 pode ser um extremante de f.

35 Construindo um diagrama de sinal para f, começamos por marcar o valor crítico: Também marcamos os valores que f e f assumem no valor crítico: f(5) = = 225; f (5) = = 0. x f (x) 0 f(x) -225

36 Averiguando se f é positiva ou negativa nos restantes valores de x: f (4) = = 2 < 0 (f estritamente decrescente); f (6) = = 2 > 0 (f estritamente crescente). Daqui resulta o seguinte diagrama de sinal: x f (x) 0 + f(x) -225 f é estritamente decrescente em ]-, 5[ e é estritamente crescente em ]5, + [. Por isso, 5 é um minimizante e -225 é o mínimo global da função f.

37 Estudemos agora as concavidades da função f. A segunda derivada de f é a função: f (x) = 2. Como a segunda derivada de f é positiva em todos os x R, f tem concavidade voltada para cima em R. Obtém-se o seguinte diagrama de sinal para f : x - + f (x) + f(x)

38 Usando a informação obtida anteriormene, é possível fazer um esboço do gráfico da função f.

Estudo de funções. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática.

Estudo de funções. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática Estudo de funções Continuidade Consideremos as funções: f : R R g : R R x x + x x +, x 1

Leia mais

Concavidade. Universidade de Brasília Departamento de Matemática

Concavidade. Universidade de Brasília Departamento de Matemática Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 Concavidade Conforme vimos anteriormente, o sinal da derivada de uma função em um intervalo nos dá informação sobre crescimento ou decrescimento

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 01 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. A escolha pode ser feita selecionando, 9 dos 1 quadrados para colocar os discos brancos não considerando a ordem relevante

Leia mais

Funções reais de variável real. Derivadas de funções reais de variável real e aplicações O essencial

Funções reais de variável real. Derivadas de funções reais de variável real e aplicações O essencial Funções reais de variável real Derivadas de funções reais de variável real e aplicações O essencial Taxa média de variação Dada uma função real de variável real f e dois pontos a e b do respetivo domínio,

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11o Ano Funções - Derivada (extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11o Ano Funções - Derivada (extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução MATEMÁTICA A - o Ano Funções - Derivada extremos, monotonia e retas tangentes) Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. Temos que, pela definição de derivada num ponto, f ) fx)

Leia mais

Derivadas. Derivadas. ( e )

Derivadas. Derivadas. ( e ) Derivadas (24-03-2009 e 31-03-2009) Recta Tangente Seja C uma curva de equação y = f(x). Para determinar a recta tangente a C no ponto P de coordenadas (a,f(a)), i.e, P(a, f(a)), começamos por considerar

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 14 de Junho de 2012 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 14 de Junho de 2012 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

Questão (a) 4.(b) 5.(a) 5.(b) 6.(a) 6.(b) 6.(c) 7 Cotação

Questão (a) 4.(b) 5.(a) 5.(b) 6.(a) 6.(b) 6.(c) 7 Cotação Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia PROVA DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PARA ADMISSÃO AO ENSINO SUPERIOR PARA MAIORES DE ANOS - 018 Matemática - 1/0/018 Atenção: Justifique os raciocínios

Leia mais

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos 3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo (a, b) Sejam P(p, f(p)) e Q(x, f(x)) dois pontos distintos da curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

Leia mais

ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD

ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD ANEXOS Anexo A: Esboço de Curvas Anexo B: Exemplos Extras Anexo C: Aplicação do Software SLD ANEXO A Critérios para determinar o comportamento de uma função através do estudo da derivada. Vamos relembrar

Leia mais

MATEMÁTICA A - 12o Ano Funções - 2 a Derivada (concavidades e pontos de inflexão) Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 12o Ano Funções - 2 a Derivada (concavidades e pontos de inflexão) Propostas de resolução MATEMÁTICA A - 1o Ano Funções - a Derivada concavidades e pontos de infleão) Propostas de resolução Eercícios de eames e testes intermédios 1. Por observação do gráfico de f, podemos observar o sentido

Leia mais

Cálculo 1 Fuja do Nabo. Resumo e Exercícios P2

Cálculo 1 Fuja do Nabo. Resumo e Exercícios P2 Cálculo 1 Fuja do Nabo Resumo e Exercícios P2 Fórmulas e Resumo Teórico Limites Exponenciais e Logarítmicos lim $ &' 1 + 1 x $ = e ou lim $ 0 1 + h 2 3 = e a $ 1 lim $ 0 x = ln a, a > 0 Derivadas Exponenciais

Leia mais

Funções. 1. Interpretação de Gráficos. O gráfico representa a viagem da Joana num dia em que resolveu visitar uns amigos.

Funções. 1. Interpretação de Gráficos. O gráfico representa a viagem da Joana num dia em que resolveu visitar uns amigos. 1. Interpretação de Gráficos O gráfico representa a viagem da Joana num dia em que resolveu visitar uns amigos Distância ( Km) Tempo (horas) 1. Interpretação de Gráficos A que distância de casa estava

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas LCE0176 - Cálculo e Matemática Aplicados às Ciências Biológicas Professora: Clarice G. B. Demétrio

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2016/17 - LEAN, MEMat, MEQ Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem. 06/7 - LEAN, MEMat, MEQ FICHA 8 - SOLUÇÕES Regra de Cauchy. Estudo de funções.. a) 0; b) ln ; c) ln ; d) +

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 7 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como a área do retângulo é igual a 5, designado por x o comprimento de um dos lados e por y o comprimento de um lado adjacente,

Leia mais

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA

AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA AULA 30/05/2017 MÁXIMOS E MÍNIMOS, ESTUDO COMPLETO DE FUNÇÕES, APLICAÇÃO DE DERIVADA As derivadas têm inúmeras aplicações. Com o estudo da primeira e da segunda derivada podemos esboçar o gráfico de uma

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como só existem bolas azuis e roxas, e a probabilidade de extrair uma bola da caixa, e ela ser azul é igual a, então existem

Leia mais

DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL

DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL Derivada de uma função num ponto. Sejam f uma função denida num intervalo A R e a um ponto de acumulação de A. Cama-se derivada de f no ponto a ao ite, caso

Leia mais

Comecemos por relembrar as propriedades das potências: = a x c) a x a y = a x+y

Comecemos por relembrar as propriedades das potências: = a x c) a x a y = a x+y . Cálculo Diferencial em IR.1. Função Exponencial e Função Logarítmica.1.1. Função Exponencial Comecemos por relembrar as propriedades das potências: Propriedades das Potências: Sejam a e b números positivos:

Leia mais

Prof.Letícia Garcia Polac. 8 de novembro de 2018

Prof.Letícia Garcia Polac. 8 de novembro de 2018 Fundamentos de Matemática Prof.Letícia Garcia Polac Universidade Federal de Uberlândia UFU-MG 8 de novembro de 2018 Sumário 1 Máximos e Mínimos 2 Funções Monótonas: Crescimento e Decrescimento 3 Concavidades

Leia mais

Cálculo Diferencial em

Cálculo Diferencial em Cálculo Diferencial em Definição de Derivada Seja f uma função real de variável real definida num intervalo aberto que contém c. Chama-se derivada de f em c a caso este limite eista. f c lim ffc c, c Esta

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais Exercícios de exames e provas oficiais 1. Na figura, está representada, num referencial ortogonal xoy, parte do gráfico da função g, segunda derivada de uma função g. Em qual das opções seguintes pode

Leia mais

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções.

5.7 Aplicações da derivada ao estudo das funções. Capítulo V: Derivação 0.. 4. 7. tg( ) 0 tg( π ( + + ) sen( ) + ) sen( ) Resolução: cos( ) Repare que não eiste sen( ). + 5. ( e + ) 6. 0 π ( + cos( )) cos( ) sen( ) sen( ) Mas, e como 0, então 0 + + +

Leia mais

Revisão : máximo, minimo em dimensão 1

Revisão : máximo, minimo em dimensão 1 Revisão : máximo, minimo em dimensão 1 ( de Rolle) Seja f uma função que satisfaça as seguintes hipóteses: 1 f é contínua no intervalo fechado [a, b], 2 f é diferenciável no intervalo aberto (a, b), 3

Leia mais

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física

Cálculo diferencial. Motivação - exemplos de aplicações à física Cálculo diferencial Motivação - eemplos de aplicações à física Considere-se um ponto móvel sobre um eio orientado, cuja posição em relação à origem é dada, em função do tempo, pela função s. st posição

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Módulo I: Cálculo Diferencial e Integral Derivada e Diferencial de uma Função Professora Renata Alcarde Sermarini Notas de aula

Leia mais

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos.

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. O teste da derivada segunda para extremos relativos. MÓDULO 2 - AULA 22 Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. Objetivo: Utilizar a derivada segunda para determinar pontos de máximo

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 0 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Temos que P A B) P A) + P B) P A B) P A B) P A) + P B) P A B) Como A e B são independentes, então P A) P B) P A B), pelo

Leia mais

Mais exercícios de 12.º ano:

Mais exercícios de 12.º ano: Mais exercícios de 1.º ano: www.prof000.pt/users/roliveira0/ano1.htm Escola Secundária de Francisco Franco Matemática A (metas curriculares) 1.º ano Exercícios saídos em testes intermédios e em exames

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Aula nº 1 do plano nº 12

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA 12º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A. Aula nº 1 do plano nº 12 ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS COIMBRA º ANO DE ESCOLARIDADE MATEMÁTICA A Aula nº do plano nº Resolver os eercícios 35, 355, 358, 360, 36, 364 das páginas 67 a 7 Conceito de derivada de uma função

Leia mais

Aula 21 Máximos e mínimos relativos.

Aula 21 Máximos e mínimos relativos. Aula 21 Objetivo Utilizar o conceito de derivada para determinar pontos de máximo e mínimo relativos de funções. Quando olhamos uma montanha, identificamos facilmente os picos da montanha e os fundos dos

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática Universidade Federal de Viçosa Centro de Ciências Exatas Departamento de Matemática a Lista MAT 146 - Cálculo I 018/I DERIVADAS Para este tópico considera-se uma função f : D R R, definida num domínio

Leia mais

6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita

6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita 6.1. DERIVABILIDADE E DIFERENCIABILIDADE 111 6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita Observe que se f é derivável num subconjunto A de seu domínio D, obtemos então uma nova função g = f

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos)

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) 5x Considere a função f(x)=. Determine, se existirem: x +7 (i) os pontos de descontinuidade de f; (ii) as assíntotas horizontais e verticais

Leia mais

Tarefa Intermédia nº 7

Tarefa Intermédia nº 7 Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 11º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial I Funções Racionais e com Radicais Taxa de Variação e Derivada Tarefa Intermédia nº 7 1. O João

Leia mais

Lista 2 - Cálculo. 17 de maio de Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x),

Lista 2 - Cálculo. 17 de maio de Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x), Lista 2 - Cálculo 17 de maio de 2019 1. Se f e g são funções cujos grácos estão representados abaixo, sejam u(x) = f(x)g(x), h(x) = f(g(x)) e k(x) = g(f(x)). Encontre as seguintes derivadas: (a) u (1)

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 14: Crescimento e Decrescimento. Teste da Primeira Derivada. Objetivos da Aula Denir funções crescentes e decrescentes; Determinar os intervalos

Leia mais

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada.

Para identificar intervalos de crescimento e decrescimento de uma função analisamos o comportamento de sua primeira derivada. O CONCEITO DE DERIVADA (continuação) Funções Crescentes e Decrescentes Existe uma relação direta entre a derivada de uma função e o crescimento desta função. Em geral, temos: Se, para todo x ]a, b[ tivermos

Leia mais

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2).

Funções quadráticas. Definição. Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser. (ou seja, é toda a função r.v.r. polinomial de grau 2). FUNÇÃO QUADRÁTICA Funções quadráticas Definição Função quadrática é toda a função de R em R que pode ser definida por uma expressão analítica da forma ax 2 + bx + c, com a, b, c R e a 0 (ou seja, é toda

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais Exercícios de exames e provas oficiais. Na figura, está representada, num referencial ortogonal xoy, parte do gráfico da função g, segunda derivada de uma função g. Em qual das opções seguintes pode estar

Leia mais

MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira

MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira 4 de novembro de 2015 Vimos que a derivada de uma função em um ponto é a inclinação da reta tangente

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais Exercícios de exames e provas oficiais 1. Na figura abaixo, está representada, num referencial o.n. xoy, parte do gráfico de uma função polinomial f. Em qual das opções seguintes pode estar representada

Leia mais

x 2 + (x 2 5) 2, x 0, (1) 5 + y + y 2, y 5. (2) e é positiva em ( 2 3 , + ), logo x = 3

x 2 + (x 2 5) 2, x 0, (1) 5 + y + y 2, y 5. (2) e é positiva em ( 2 3 , + ), logo x = 3 Página 1 de 4 Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo Diferencial e Integral I - MAC 118 Gabarito segunda prova - Escola Politécnica / Escola de Química - 13/06/2017 Questão 1: (2 pontos) Determinar

Leia mais

MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova 2 D 26 de Junho de 2008

MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova 2 D 26 de Junho de 2008 MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova D 6 de Junho de 008 Nome: RG: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora e quarenta minutos. Assinale as alternativas

Leia mais

MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova 2 C 26 de Junho de 2008

MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova 2 C 26 de Junho de 2008 MAT 103 Complementos de Matemática para Contabilidade e Administração Prova C 6 de Junho de 008 Nome: RG: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora e quarenta minutos. Assinale as alternativas

Leia mais

UFPB/CCEN/Departamento de Matemática CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Tarde Reposição da 1 a Prova. x + 1 f(x) = 2x 1 1.

UFPB/CCEN/Departamento de Matemática CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Tarde Reposição da 1 a Prova. x + 1 f(x) = 2x 1 1. CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I - 2013.1 - Tarde Reposição da 1 a Prova 1. a) (1,5 pontos) Determine o maior domínio possível em R para a função f : D(f) R dada pela lei x + 1 f(x) = 2x 1 1. b) (1,5 pontos)

Leia mais

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi

Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B3 31 de outubro de Prof. Armando Caputi Funções de Uma Variável - 1 a Avaliação - Turma B 1 de outubro de 017 - Prof. Armando Caputi 1 Determine o domínio da função g(x) = arctan ( ln(x x + ) ) (justifique) e a equação da reta tangente ao seu

Leia mais

( a) ( ) ( ) ( ) 1. A função m : x x x 2 tem por representação gráfica. A C 1 B D Seja f uma função definida em R.

( a) ( ) ( ) ( ) 1. A função m : x x x 2 tem por representação gráfica. A C 1 B D Seja f uma função definida em R. Para cada uma das seguintes questões, seleccione a resposta correcta entre as quatro alternativas que são indicadas, justificando a sua escolha.. A função m : tem por representação gráfica. A C B D. Seja

Leia mais

Proposta de teste de avaliação

Proposta de teste de avaliação Proposta de teste de avaliação Matemática A O ANO DE ESCOLARIDADE Duração: 90 minutos Data: Caderno (é permitido o uso de calculadora) Na resposta aos itens de escolha múltipla, selecione a opção correta

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 0 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Temos que A e B são acontecimentos incompatíveis, logo P A B 0 Como P A B P B P A B, e P A B 0, vem que: P A B P

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II. Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5 Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis º Ano de Matemática A Tema II Introdução ao Cálculo Diferencial II Aula nº 5 do plano de trabalho nº 5 Resolver os eercícios 03, 0, 05, 0 e 6 das páginas 95 e 0.

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema III Trigonometria e Números Complexos. Tarefa nº 5 do plano de trabalho nº 1

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 12º Ano de Matemática A Tema III Trigonometria e Números Complexos. Tarefa nº 5 do plano de trabalho nº 1 Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 1º Ano de Matemática A Tema III Trigonometria e Números Complexos Tarefa nº 5 do plano de trabalho nº 1 1. Na figura está representado o gráfico da função g, de

Leia mais

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas:

Nome do aluno: N.º: Para responder aos itens de escolha múltipla, não apresente cálculos nem justificações e escreva, na folha de respostas: Teste de Matemática A 018 / 019 Teste N.º 5 Matemática A Duração do Teste (Caderno 1 + Caderno ): 90 minutos 1.º Ano de Escolaridade Nome do aluno: N.º: Turma: Este teste é constituído por dois cadernos:

Leia mais

Exercícios de exames e provas oficiais

Exercícios de exames e provas oficiais Exercícios de exames e provas oficiais. Na figura, está representada, num referencial o.n. xoy, parte do gráfico de uma função f, polinomial do terceiro grau. Tal como a figura sugere, a função f tem um

Leia mais

1 Máximos e mínimos. Seja f : D f R e p D f. p é ponto de mínimo global (absoluto) de f se. x D f vale f(x) f(p) f(p) é mínimo global (absoluto) de f.

1 Máximos e mínimos. Seja f : D f R e p D f. p é ponto de mínimo global (absoluto) de f se. x D f vale f(x) f(p) f(p) é mínimo global (absoluto) de f. Cálculo I June 12, 2015 1 1 Máximos e mínimos Seja f : D f R e p D f p é ponto de máximo global (absoluto) de f se x D f vale f(x) f(p) f(p) é máximo global (absoluto) de f. p é ponto de máximo local de

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 07 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Como o número a formar deve ser maior que 0 000, então para o algarismo das dezenas de milhar existem apenas 3 escolhas

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 007-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Calculando o valor do ite, temos: x + 1 1 x + 4 x = x + 4 x ) = 1 4 + ) = 1 4 4 + = 1 0 =. Resolvendo a inequação temos

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 17: Crescimento e Decrescimento de funções. Teste da Primeira Derivada. Objetivos da Aula Denir funções crescentes e

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 17 APLICAÇÕES DA DERIVADA. Professor Renato Madeira

MATEMÁTICA MÓDULO 17 APLICAÇÕES DA DERIVADA. Professor Renato Madeira MATEMÁTICA Professor Renato Madeira MÓDULO 17 APLICAÇÕES DA DERIVADA 1. TESTE DE MONOTONICIDADE Se f (x) > 0, x, então f é estritamente crescente no intervalo. Se f (x) < 0, x, então f é estritamente decrescente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L NOTAS DA NONA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos as funções logaritmo e exponencial e calcularemos as suas derivadas. Também estabeleceremos algumas propriedades

Leia mais

TESTE N.º 4 Proposta de resolução

TESTE N.º 4 Proposta de resolução TESTE N.º 4 Proposta de resolução Caderno 1 1. 1.1. Consideremos os seguintes acontecimentos: A: O produto ser vendido para os Estados Unidos da América. B: O produto ser vendido para o Japão. Sabemos

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática Cálculo I - Prova Opcional - Segundo Semestre Letivo de 2016-17/01/2017 - FILA A Aluno(a): Matrícula: Turma: Instruções Gerais: 1- A prova

Leia mais

, respetivamente. Sabe-se que uma das funções é par e a outra não é par nem ímpar. Identifique cada uma delas f x x e

, respetivamente. Sabe-se que uma das funções é par e a outra não é par nem ímpar. Identifique cada uma delas f x x e mata O gráfico de uma função é, na maioria das vezes bastante útil para visualizar propriedades da função. Assim, de forma a podermos representar com rigor uma função, devemos fazer um estudo pormenorizado

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8

Cálculo Diferencial e Integral I 1 o Sem. 2015/16 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Instituto Superior Técnico Departamento de Matemática Cálculo Diferencial e Integral I o Sem. 05/6 - LEAN, LEMat, MEQ FICHA 8 Regra de Cauchy. Estudo de funções. a. a) b 0 é uma indeterminação do tipo

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como A e B são acontecimentos incompatíveis, temos que A B, ou seja, P A B 0 Como P A B P A + P B P A B P A B + P A B P

Leia mais

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Questão 1: (2 pontos) x (a) (0.4 ponto) Calcule o ite: 2 + 3 2. x 1 x 1 ( πx + 5 ) (b) (0.4 ponto) Calcule o ite:

Leia mais

Gráficos. Material online: h-p://www.im.ufal.br/professor/thales/calc1-2010_2.html

Gráficos. Material online: h-p://www.im.ufal.br/professor/thales/calc1-2010_2.html Gráficos Material online: h-p://www.im.ufal.br/professor/thales/calc12010_2.html O que f nos diz sobre f? O que f nos diz sobre f? f (x) < 0 f (x) > 0 f(x) =x 2 f (x) =2x x>0 f (x) > 0 x

Leia mais

Derivada : definições e exemplos

Derivada : definições e exemplos Derivada : definições e exemplos Retome-se o problema Dada uma curva y f ( x curva ( =, determinar em cada ponto x f ( x, a tangente à e analise-se este problema numa situação simples: Considere-se a parábola

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO- UTL MATEMÁTICA I - GESTÃO

INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO- UTL MATEMÁTICA I - GESTÃO A NOME: INSTITUTO SUPERIOR DE ECONOMIA E GESTÃO- UTL MATEMÁTICA I - GESTÃO PAE - 13 / 02 / 2004 Duração: 2 horas TURMA: Primeira Parte (12 valores) Na primeira parte, cada questão vale um valor e as respostas

Leia mais

Limites, derivadas e máximos e mínimos

Limites, derivadas e máximos e mínimos Limites, derivadas e máimos e mínimos Psicologia eperimental Definição lim a f ( ) b Eemplo: Seja f()=5-3. Mostre que o limite de f() quando tende a 1 é igual a 2. Propriedades dos Limites Se L, M, a,

Leia mais

Aplicações das derivadas ao estudo do gráfico de funções

Aplicações das derivadas ao estudo do gráfico de funções Aplicações das derivadas ao estudo do gráfico de funções MÁXIMOS E MÍNIMOS LOCAIS: Seja f uma f. r. v. r. definida num intervalo e D f. 1) f tem um mínimo local f ( ), em, se e só se f ( ) f ( ) para qualquer

Leia mais

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x }

As Primitivas de f'(x) são o conjunto: { f(x): f(x)=2x + K, K real }= {..2x + 1.., 2x + 1/2,..2x + 0..,2x + 1/3,..2x } 1 of 6 27/11/2006 00:48 Derivada Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Na matemática, a derivada de uma função é o conceito central do cálculo diferencial. A derivada pode ser usada para determinar

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática

Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Matemática Cálculo I - Prova Opcional - Primeiro Semestre Letivo de 016-03/08/016 - FILA A Aluno(a): Matrícula: Turma: Instruções Gerais: 1- A prova

Leia mais

MAT 133 Cálculo II. Prova 1 D

MAT 133 Cálculo II. Prova 1 D MAT 1 Cálculo II Prof. Paolo Piccione 16 de Outubro de 2012 Prova 1 D 2012210 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora e quarenta minutos. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir

Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir Exercícios de Cálculo - Prof. Ademir Funções, limites e continuidade. Considere f : IR IR definida por f(x) = x 4x + 3. (a) Faça um esboço do gráfico de f. (b) Determine os valores de x para os quais f(x)..

Leia mais

O Teorema do Valor Médio

O Teorema do Valor Médio Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 O Teorema do Valor Médio Começamos este texto enunciando um importante resultado sobre derivadas: Teorema do Valor Médio. Suponha que f é uma

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 1o Ano 009-1 a Fase Proposta de resolução GRUPO I 1. Como existem 4 cartas de cada tipo, existem 4 4 4 4 4 4 = 4 6 sequências do tipo 4 6 7 Dama Rei existem 4 hipóteses

Leia mais

Matemática I - 2 a Parte: Cálculo Diferencial e Integral real

Matemática I - 2 a Parte: Cálculo Diferencial e Integral real Matemática I - 2 a Parte: Cálculo Diferencial e Integral real Ana Rita Martins Católica Lisbon 1 o Semestre 2012/2013 1 / 99 Funções Uma função é uma correspondência f entre dois conjuntos A e B, que a

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 2o Ano 20 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. O declive da reta AB é dado por: m AB = y B y A x B x A = 2 = 2 + = Como retas paralelas têm o mesmo declive, de

Leia mais

Proposta de resolução do exame nacional de Matemática A (PROVA 635) 2ªFASE 27 Julho Grupo I

Proposta de resolução do exame nacional de Matemática A (PROVA 635) 2ªFASE 27 Julho Grupo I Proposta de resolução do exame nacional de Matemática A (PROVA 65) ªFASE 7 Julho 0 Grupo I. Pela Regra de Laplace temos que a probabilidade do acontecimento é dada por : P = 0 0 C C 4 4 Opção correcta:

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 08 - Época especial Proposta de resolução Caderno... Como A e B são acontecimentos equiprováveis, temos que P A P B E como A e B são acontecimentos independentes,

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 2. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 2. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 2 Universidade Portucalense Funções reais de variável real Deinição e generalidades Uma unção é uma correspondência que a qualquer elemento de um conjunto D az corresponder

Leia mais

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos.

Estudar mudança no valor de funções na vizinhança de pontos. Universidade Federal de Alagoas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Fundamentos para a Análise Estrutural Código: AURB006 Turma: A Período Letivo: 007- Professor:

Leia mais

Concavidade e pontos de inflexão Aula 20

Concavidade e pontos de inflexão Aula 20 Concavidade e pontos de inflexão Aula 20 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 22 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014106 - Engenharia Mecânica

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 08 - Época especial Proposta de resolução Caderno... Como A e B são acontecimentos equiprováveis, temos que P A P B E como A e B são acontecimentos independentes,

Leia mais

Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário

Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário Proposta de Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Escrita de Matemática A. O ANO DE ESOLARIDADE Proposta de resolução GRUPO I. (Número de maneiras de nos lugares da fila escolher lugares para

Leia mais

Lista de Exercícios Usando a definição de derivada lim h 0, determine a derivada das. a)f(x) = 3x + 2. b)f(x) = 1 4x 2.

Lista de Exercícios Usando a definição de derivada lim h 0, determine a derivada das. a)f(x) = 3x + 2. b)f(x) = 1 4x 2. EC239 - MATEMÁTICA Prof. Gustavo Ramos Sampaio Lista de Exercícios 2-2017.1 f(x+h) f(x) 8. Usando a definição de derivada lim h 0, determine a derivada das h seguintes funções: a)f(x) = 3x + 2 b)f(x) =

Leia mais

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... }

Conjuntos Numéricos. I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } Conjuntos Numéricos I) Números Naturais N = { 0, 1, 2, 3,... } II) Números Inteiros Z = {..., -2, -1, 0, 1, 2,... } Todo número natural é inteiro, isto é, N é um subconjunto de Z III) Números Racionais

Leia mais

Parte II. Determinemos a variação do lucro, quando o custo do trabalho passa de 0 para 5 mil euros.

Parte II. Determinemos a variação do lucro, quando o custo do trabalho passa de 0 para 5 mil euros. Funções reais a duas variáveis reais Parte II III. Derivadas [ELL] Voltemos ao exemplo da função lucro a uma variável. Numa determinada empresa concluiu se que o lucro anual, em milhares de euros, é dependente

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi

LISTA DE EXERCÍCIOS Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi LISTA DE EXERCÍCIOS Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi http://www.professores.uff.br/hjbortol/ 18 Esboço de gráficos de funções [01] Verdadeiro ou falso? Se f : R R é uma função de classe C e f (p)

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MAEMÁICA A - o Ano 006 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como o ponto (0,) pertence ao gráfico de f, temos que f(0) =, e assim vem que: f(0) = a 0 + b = + b = b = b = Como o ponto

Leia mais

Derivadas 1

Derivadas 1 www.matematicaemexercicios.com Derivadas 1 Índice AULA 1 Introdução 3 AULA 2 Derivadas fundamentais 5 AULA 3 Derivada do produto e do quociente de funções 7 AULA 4 Regra da cadeia 9 www.matematicaemexercicios.com

Leia mais