6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "6.1.2 Derivada de ordem superior e derivação implícita"

Transcrição

1 6.1. DERIVABILIDADE E DIFERENCIABILIDADE Derivada de ordem superior e derivação implícita Observe que se f é derivável num subconjunto A de seu domínio D, obtemos então uma nova função g = f 0 cujo domínio é A. Pode-se então verificar em que pontos de A, a função g é derivável. Assim, se g é derivável em a A A 0, dizemos que f é duas vezes derivável em a e g 0 (a) =f (a), denominada derivada segunda de f em a. E assim sucessivamente, pode-se verificar se g 0 é derivável em a eseofortem-sequef étrêsvezes derivável em a e f 000 (a) é denominada derivada terceira ou de terceira ordem de f em a. Estas derivadas são denominadas, de uma maneira geral, derivadas de ordem superior ean =ésima derivada de f em a é denotada por f (n) (a). É claro que as propriedades válidas para a derivação também são válidas para as derivadas de ordem superior. Definição 6.5 Sejam f : D R R, n N, n>1, tal que f é n 1 vezes derivável em X D. Seja a X X 0. Dizemos que existe a n ésima derivada de f em a, quando existe f (n 1) (x) f (n 1) (a) lim = f (n) (a). x a x a Definição 6.54 Sejam f : D R R e n N. Dizemos que f édeclassec n em D e denotamos por f C n (D) quando f admite todas as derivadas até ordem n, contínuas em cada ponto de D. Definição 6.55 Seja f : D R R. Dizemos que f C (D) quando f admite derivada de todas as ordens, contínuas em cada ponto de D. Exemplo 6.56 Determine em que pontos a função f(x) = x 4 é duas vezes derivável e nestes pontos determine sua derivada e sua derivada segunda. Como a função g(x) =x 4 é derivável em R e y é derivável em R\{0}, podemos garantir, pelo teorema da composta que f é derivável em R\{0}. No ponto a =0, devemos verificar por definição. Vejamos f (x) f (0) lim = lim x 0 x 0 x 0 x 4 x = lim x 0 x =0. Portanto, f é derivável em 0 e f 0 (0) = 0. Aindadaregradacadeiatemosquef 0 (x) = 4 x, x R. Assim, f 0 é derivável em R\{0}. Como y é derivável em R\{0}, segue que f é duas vezes derivável em R\{0} e f (x) = 4 9, x R\{0}. Para verificar se x2 f é duas vezes derivável em 0, novamente precisamos utilizar a definição, isto é, 4 f 0 (x) f 0 (0) x lim = lim x 0 x x 0 x 4 = lim x 0 x =+. 2 Logo f é duas vezes derivável apenas em R\{0}, mas não em a =0.

2 112 CAPÍTULO 6. DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL Definição 6.57 Consideremos uma equação nas variáveis x e y, F (x, y) =0, (x, y) X R 2. Diz-se que a equação define implicitamente y como função f de x, para todo x no intervalo I quando F (x, f(x)) = 0, x I. Exemplo 6.58 Aequaçãox 2 + y 2 4=0, define implicitamente f(x) = 4 x 2, x [ 2, 2] edefine também a função g(x) = 4 x 2, x [ 2, 2]. Exemplo 6.59 A equação x 2 y 2 4=0, define implicitamente as funções ± x 2 4, x [2, + ) ou x (, 2]. Sabendo-se que uma equação define impilicitamente y como função diferenciável de x, pode-se calcular aproximadamente o valor desta função em pontos próximos de um determinada valor conhecido, sem no entanto conhecer a função explicitamente. No curso de cálculo de várias variáveis estudaremos as condições que garantem quando uma equação define implicitamente uma das variáveis como função diferenciável da outra variável, numa vizinhança de um ponto. Exemplo 6.60 Suponhamos que a equação y +ln x 2 + y 2 = x +1, define implicitamente, y = f(x) diferenciável no intervalo ( δ, δ), para algum δ>0, 00. Determine aproximadamente f(0, 00). Como f é diferenciável em 0 ( δ, δ) e da equação temos que f(0) = 1, então f(0, 00) f(0) + f 0 (0) (0, 00) = 1 + f 0 (0) (0, 00). Assim, para calcularmos aproximadamente f(0, 00), precisamos do valor de f 0 (0), sem conhecer explicitamente f. Para determinar este valor derivamos a equação em ambos os lados em relação a x, lembrando que y = f(x), ou seja, pode-se escrever a equação da seguinte forma, x ( δ, δ) : Derivando então, obtém-se: f(x)+ln x 2 +(f(x)) 2 = x +1. f 0 (x)+ 2x +2f(x)f0 (x) x 2 +(f(x)) 2 =1, portanto em x =0, lembrando que f(0) = 1, tem-se que o que implica que f(0, 00) 1, 001. f 0 (0) = 1 f 0 (0) = 1

3 6.2. A APLICAÇÃO DA DERIVADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES A aplicação da derivada ao estudo da variação de funções. O objetivo desta seção é apresentar os principais resultados que nos permitirão determinar os intervalos de crescimento e decrescimento de funções, os pontos onde ela assume máximo e mínimo, a concavidade em cada intervalo, utilizando a noção de derivada da função. Ao final deste capítulo estaremos em condições de traçar o gráfico de várias funções utilizando a noção de limite e derivada. A determinação de máximo e mínimo de uma função aparece em várias situações concretas. Por exemplo suponha que um fazendeiro disponha de l metros de rede para cercar uma pastagem de forma retangular, adjacente a uma longa parede de pedra. Que dimensões darão a área máxima da pastagem? Para um estudo sistemático de máximos e mínimos daremos algumas definições Estudo de máximos e mínimos Definição 6.61 Sejam f : D R R e a D. a) Dizemos que a é um ponto de máximo absoluto de f em D quando f(x) f(a), x D. b) Dizemos que a é um ponto de mínimo absoluto de f em D quando f(x) f(a), x D. Definição 6.62 Sejam f : D R R e a D D 0 a) Dizemos que a éumpontodemáximorelativooumáximolocalde f em D quando existe δ>0 tal que f(x) f(a), x (a δ, a + δ) D. b) Dizemos que a éumponto de mínimo relativo ou mínimo local de f em D quando existe δ>0 tal que f(x) f(a), x (a δ, a + δ) D. Definição 6.6 Seja f : D R. Dizemos que a D éumponto extremo de f quando a é um ponto de máximo ou mínimo, relativo ou absoluto de f. Exemplo 6.64 Afunçãof(x) =x 2 1 assume máximo absoluto no intervalo [ 1, 1] nos pontos x = ±1, com f(±1) = 0 e mínimo absoluto em x =0com f(0) = 1. Exemplo 6.65 Afunçãof(x) =cosx assume máximo absoluto em R nos pontos x = 2kπ, com cos (2kπ) =1emínimoabsolutonospontosx =(2k +1)π com cos [(2k +1)π] = 1. Veremos a seguir uma proposição que nos dá alguns candidatos a pontos extremos.

4 114 CAPÍTULO 6. DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL Proposição 6.66 Seja f : D R e a D D 0 + D 0 um ponto extremo de f. Se f é derivável em a então f 0 (a) =0. Prova. Suponhamos sem perda de generalidade que a é um ponto de máximo relativo, isto é, existe δ>0 tal que f(x) f(a), x (a δ, a + δ) D. f(x) f(a) f(x) f(a) Assim, 0, x (a δ, a) D lim 0. No entanto x a x a x a f(x) f(a) f(x) f(a) 0, x (a, a + δ) D lim 0. Como f é derivável em a, x a x a + x a segue que o limite à direita e à esquerda são iguais, portanto f 0 (a) =0. Definição 6.67 Seja f : D R e a D D 0 tal que f é derivável em a. Dizemos que a é um ponto crítico de f quando f 0 (a) =0. Nota 6.68 Seja f : D R, onde D éumintervalo ou união de intervalos. Então a D é candidato a ponto extremo de f, somente se: i) a D e f 0 (a) =0ou f não é derivável em a. ii) a D. Nota 6.69 É importante observar que a proposição nos dá apenas uma condição necessária para que um ponto de acumulação bilateral, isto é à esquerda e à direita de f seja extremo e não suficiente. Por exemplo se tomarmos f(x) =x, segue que f 0 (x) =0 x =0e noentantotalpontonãoéumpontoextremodef, pois f(x) > 0=f(0), x (0, + ) e f(x) < 0=f(0), x (, 0). Observe o gráfico abaixo, onde vemos o gráfico de função f, emazulearetatangenteaográfico de f no ponto (0, 0), tracejada.

5 6.2. A APLICAÇÃO DA DERIVADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES.115 Exemplo 6.70 Determinemos os pontos extremos de f(x) =x (1 x) 2, em R. Como R é um intervalo aberto e f é derivávem em todos os pontos de R, os candidatos estão entre os pontos onde a derivada de f é 0. Assim, resolvemos a equação f 0 (x) =0, isto é, (1 x) 2 2x (1 x) =0 (1 x)(1 x) =0, cujassoluçõessãox =1ou x = 1. Observe que x =1é ponto de mínimo relativo de f, pois f(x) 0=f(1), x (0, + ). Como f(x) < 0, x (, 0), f(x) > 0, x (0, 1) e f(1) = 0 e f é derivável em toda reta, pode-se suspeitar que x = 1 seja um ponto de máximo relativo. Esboçando o gráfico de f, percebe-se que f possui um máximo em algum ponto no intervalo (0, 1) e dos candidatos que obtivemos, temos que a = 1 éo pontodemáximorelativo.veja ográfico a seguir: Neste exemplo, pudemos ver facilmente se os pontos obtidos eram de máximo ou mínimo relativos, mas como verificar isto analiticamente? É o que veremos mais adiante, através de critérios que iremos estabelecer. Para estabelecermos critérios que garantam quando um ponto no interior do domínio de f é máximo ou mínimo relativo ou absoluto serão necessários alguns importantes teoremas. Teorema 6.71 (Teorema de Rolle): Seja f : [a, b] R contínua no intervalo [a, b], derivável em (a, b) etalquef(a) =f(b). Então existe c (a, b) tal que f 0 (c) =0. Prova. Como f écontínuaem[a, b] então existem x 1,x 2 [a, b] tais que f(x 1 ) f(x) f(x 2 ), x [a, b]. Se x 1 e x 2 forem os extremos do intervalo, segue que f(x) =f(a) =f(b), x [a, b], isto é f éconstanteeportantof 0 (x) =0, x (a, b) e c é qualquer ponto de (a, b). Se x 1 ou x 2 fôr um ponto do interior do intervalo, segue da proposição anterior que a derivada de f neste ponto é igual a zero e c seráopontoextremonointeriordointervalo.

6 116 CAPÍTULO 6. DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL Nota 6.72 Geometricamente o teorema de Rolle garante que nas condições do teorema, existe um ponto P =(c, f(c)) em que a reta tangente ao gráfico de f neste ponto P é paralela ao eixo dos x 0 s. Vejaaseguirográfico da função do exemplo anterior, no intervalo [0, 1] e a reta tangente a este, no ponto µ 1, Nota 6.7 Observe ainda que se f não for derivável no interior do intervalo, mesmo que todas as condições sejam satisfeitas podemos não ter a existência deste ponto c. Por exemplo considere f(x) = x,x [ 1, 1]. Neste caso f( 1) = f(1) = 1, fécontínua em [ 1, 1] enoentantonãoexistec ( 1, 1) tal que f 0 (c) =0, pois f não é derivável em ( 1, 1). Olhe o gráfico. Nota 6.74 Observeaindaquesetodasascondiçõesforemsatisfeitasef(a) 6= f(b) também não podemos concluir nada. Por exemplo f(x) =x +2 é contínua em [ 1, 1] ederivável em ( 1, 1), noentantof 0 (x) =1, x ( 1, 1), e portanto não existe c ( 1, 1)

7 6.2. A APLICAÇÃO DA DERIVADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES.117 tal que f 0 (c) =0, pois f( 1) = 1 6= =f(1). Ográfico ilustra esta situação. Nota 6.75 Ainda se f não for contínua ½ em [a, b] também nada se pode concluir, por x +1, x ( 1, 1) exemplo, considere a função f(x) =.féderivável em ( 1, 1), 1, x = ±1 f(1) = f( 1) = 1 enoentantof 0 (x) =1, x ( 1, 1). Portanto não existe c ( 1, 1) tal que f 0 (c) =0, pois f não é contínua em [ 1, 1]. Enunciaremos a seguir o Teorema do Valor Médio, que é muito importante no Cálculo. Teorema 6.76 (Teorema do Valor Médio) Seja f : [a, b] R, contínua em [a, b] e derivável em(a, b). Então existe c (a, b) tal que f 0 f(b) f(a) (c) =. b a f(b) f(a) Prova. Seja h :[a, b] R, definida por h(x) =f(x) (x a)+f(a). b a Assim, h écontínuaem[a, b] e derivável em (a, b) pois f o é e a função entre colchetes também. Ainda h(a) = 0 = h(b) e portanto do teorema de Rolle, existe c (a, b) tal que h 0 (c) =0, mas h 0 (x) =f 0 f(b) f(a) (x). Assim, como h 0 (c) =0, segue que b a f 0 f(b) f(a) (c) =, como queríamos provar. b a Nota 6.77 Geometricamente o teorema do valor médio (T.V.M.), nos diz que, dentro das condições apresentadas, existe uma reta tangente ao gráfico de f paralela à reta secanteaelepelospontos(a, f(a)) e (b, f (b)). Segue o gráfico da função f :[ 1, 1] R, f (x) =x +1 em preto, o gráfico da reta secante ao gráfico de f pelos pontos ( 1, 0) e (1, 2) em vermelho, tracejado e os gráfico das retas tangentes ao gráfico de f nos pontos

8 118 CAPÍTULO 6. DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL µ 1, 1+ 1 µ 1 e, 1 1 em azul e verde, respectivamente. Nota 6.78 Observe que se f não é derivável em (a, b) oteoremanãoseaplica,como podemos verificar no gráfico abaixo da função f :[ 1, 2] R; f (x) =1+ x em preto e da reta secante ao gráfico de f, tracejada.. Exemplo 6.79 Usando o T.V.M., mostre que sen b sen a b a, a, b R,a<b. De fato, como a função seno é contínua e derivável em R, então ela é contínua em [a, b] e derivável em (a, b) quaisquer que sejam a, b R, com a<b.assim, do T.V.M, segue que existe c (a, b) tal que sen b sen a =(cosc)(b a) sen b sen a = cos c (b a) b a, pois cos c 1, c R. O próximo resultado é uma generalização do TVM e será necessária para provarmos a regra de l Hôpital e a fórmula de Taylor.

9 6.2. A APLICAÇÃO DA DERIVADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES.119 Teorema 6.80 (Teorema do valor médio generalizado): Sejam f,g :[a, b] R contínuas em [a, b] e deriváveis em (a, b). Então existe c (a, b) tal que f 0 (c)(g(b) g(a)) = g 0 (c)(f(b) f(a)). Prova. Considere a função h(x) =f(x)(g(b) g(a)) g(x)(f(b) f(a)), x [a, b]. Assim, h écontínuaem[a, b] e derivável em (a, b) pois f e g osão. Ainda,h(a) = f(a)g(b) f(b)g(a) =h(b) e portanto do teorema de Rolle, segue que existe c (a, b) tal que h 0 (c) =0, mas h 0 (x) =f 0 (x)(g(b) g(a)) g 0 (x)(f(b) f(a)), o que implica que f 0 (c)(g(b) g(a)) = g 0 (c)(f(b) f(a)), como queríamos demonstrar. Vejamos como o T.V.M. nos permitirá deduzir propriedades sobre o comportamento de uma função através do sinal de sua derivada. Proposição 6.81 Seja f : I R contínua no intervalo I e derivável em seu interior, isto é, em I. Então: a) Se f 0 (x) > 0, x I então f é estritamente crescente em I. b) Se f 0 (x) < 0, x I então f éestritamentedecrescenteemi. c) Se f 0 (x) =0, x I então f é constante em I. Prova. Mostraremos apenas os ítens (a) e (c) deixando o ítem (b) a cargo do aluno, pois é análogo ao ítem (a). a) Sejam x, y I tais que x<y,devemos mostrar que f(x) <f(y). Como [x, y] I e (x, y) I segue que f écontínuaem[x, y] e derivável em (x, y). Assim estamos nas condições do T.V.M. para este intervalo, logo existe c (x, y) tal que f(y) f(x) =f 0 (c)(y x). Como c (x, y) I, segue da hipótese que f 0 (c) > 0 f(y) f(x) > 0 f(y) >f(x), como queríamos demonstrar, logo como x, y são quaisquer elementos de I tais que x<y, segue que f é estritamente crescente em I. c) Seja a I fixado, então para cada x I, x 6= a, podemos ter x>aou x<a. Suporemos sem perda de generalidade que x>a,pois o outro caso é análogo. Assim, [a, x] I eportantof écontínuaem[a, x] e derivável em (a, x). Segue portanto do teoremadovalormédioqueexistec (a, x) tal que f(y) f(x) =f 0 (c)(y x). Portanto como c (a, x) I, segue da hipótese que f 0 (c) =0 f(x) f(a) =0 f(x) =f(a), x I f é constante em I.

10 120 CAPÍTULO 6. DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÃO DE UMA VARIÁVEL Exemplo 6.82 Considere a função f(x) = x2 x, x R. Determinemos os intervalos 1+x2 onde f é crescente ou decrescente. Como f é derivável em R, analisemos o sinal de sua derivada. Assim, f 0 (x) = (2x 1) (1 + x2 ) 6x (x 2 x) (1 + x 2 ) 2 = x2 +2x 1 (1 + x 2 ) 2. Como (1 + x 2 ) 2 > 0, x R, então o estudo de sinal de f 0 se reduz ao estudo de sinal do µ trinômio de segundo grau do µ numerador de f 0. Portanto f 0 (x) > 0, x (, 1) 1, + e f 0 (x) < 0, x 1, 1. Logo f é estritamente crescente em (, 1] e em[ 1, + ) eéestritamentedecrescenteem 1, 1. Nota 6.8 Do exemplo anterior vimos que a função f(x) = x2 x cresce até o ponto 1+x2 x 0 = 1 e em seguida decresce até o ponto x 1 = 1. Assim, f(x) f( 1), x µ, 1 x 0 = 1 é um ponto de máximo relativo de f. Analogamente f decresce de x 0 = 1 até o ponto x 1 = 1 ecrescedex 1 = 1 em diante, o que implica que µ 1 f(x) f, x ( 1, + ), isto implica que x 1 = 1 é um ponto de mínimo relativo de f. Vejamos o gráfico desta função. Pode-se concluir pelo gráfico que tais pontos são pontos de máximo e mínimo absolutos. O próximo resultado formaliza, o que fizemos neste exemplo. Proposição 6.84 Sejam f : D R, c D, e r>0 tal que (c r, c + r) D. Suponhamos que f écontínuaem(c r, c + r) e derivável em (c r, c) (c, c + r).

11 6.2. A APLICAÇÃO DA DERIVADA AO ESTUDO DA VARIAÇÃO DE FUNÇÕES.121 1) Se f 0 (x) > 0, x (c r, c) e f 0 (x) < 0, x (c, c + r) então c éumpontode máximo relativo de f. 2) Se f 0 (x) < 0, x (c r, c) e f 0 (x) > 0, x (c, c + r) então c é um ponto de mínimo relativo de f. Prova. 1) Como f 0 (x) > 0, em (c r, c) e f écontínuaem(c r, c + r), segue da proposição anterior que f é estritamente crescente em (c r, c] eportantof(x) f(c), x (c r, c]. Ainda, como f 0 (x) < 0, em (c, c+r) edacontinuidadedef em (c r, c + r), segue do mesmo resultado que f é estritamente derescente em [c, c + r), logof(x) f(c), x [c, c + r). Assim, f(x) f(c), x (c r, c + r). O que implica que c éumponto de máximo relativo de f. A demonstração de (2) é análoga e será deixada como exercício. Exemplo 6.85 Determinemos os pontos de máximo e mínimo relativos de f : R R, f(x) = x 2x +1. Para isso calculemos a derivada de f nos pontos onde esta é derivável. As raízes de x 2x +1 são 1 e 1 ± 5. Pode-se verificar que f não é 2 derivável nestes pontos, podendo então ser candidatos a pontos de máximo e mínimo relativos. Vejamos então, f 0 x 2 2 (x) =. q(x 2x +1) 2 Assim, como o denominador de fã 0 é sempre positivo, basta analisar o sinal do numerador. Tem-se que f 0 (x) > 0, x, 1! Ã 5 1! Ã! 5 6 6, 2 2, + Ã e f 0 6 (x) < 0, x, 1+! Ã 5 1+! 5 6,. Portanto, segue que f éestritamente crescente em (, ] eem[, + ) eéestritamentedecrescenteem " # 6 6,. Logo, 6 6 é ponto de máximo relativo de f e é ponto de mínimo relativo de f. As raízes de x 2x +1 não são pontos nem de máximo nem de mínimo relativoouabsolutodef.

Diferenciabilidade de função de uma variável

Diferenciabilidade de função de uma variável Capítulo 6 Diferenciabilidade de função de uma variável Um conceito importante do Cálculo é o de derivada, que é um ite, como veremos na definição. Fisicamente o conceito de derivada está relacionado ao

Leia mais

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos.

Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. O teste da derivada segunda para extremos relativos. MÓDULO 2 - AULA 22 Aula 22 O teste da derivada segunda para extremos relativos. Objetivo: Utilizar a derivada segunda para determinar pontos de máximo

Leia mais

Aula 26 A regra de L Hôpital.

Aula 26 A regra de L Hôpital. MÓDULO - AULA 6 Aula 6 A regra de L Hôpital Objetivo Usar a derivada para determinar certos ites onde as propriedades básicas de ites, vistas nas aulas 3, 4, e 5, não se aplicam Referência: Aulas 3, 4,

Leia mais

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo. curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos 3 A Reta Tangente Definição: Seja y = f(x) uma curva definida no intervalo (a, b) Sejam P(p, f(p)) e Q(x, f(x)) dois pontos distintos da curva y = f(x). A reta secante s é a reta que passa pelos pontos

Leia mais

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016

Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Instituto de Matemática - IM/UFRJ Cálculo I - MAC118 1 a Prova - Gabarito - 13/10/2016 Questão 1: (2 pontos) x (a) (0.4 ponto) Calcule o ite: 2 + 3 2. x 1 x 1 ( πx + 5 ) (b) (0.4 ponto) Calcule o ite:

Leia mais

1 Máximos e mínimos. Seja f : D f R e p D f. p é ponto de mínimo global (absoluto) de f se. x D f vale f(x) f(p) f(p) é mínimo global (absoluto) de f.

1 Máximos e mínimos. Seja f : D f R e p D f. p é ponto de mínimo global (absoluto) de f se. x D f vale f(x) f(p) f(p) é mínimo global (absoluto) de f. Cálculo I June 12, 2015 1 1 Máximos e mínimos Seja f : D f R e p D f p é ponto de máximo global (absoluto) de f se x D f vale f(x) f(p) f(p) é máximo global (absoluto) de f. p é ponto de máximo local de

Leia mais

Derivadas 1 DEFINIÇÃO. A derivada é a inclinação da reta tangente a um ponto de uma determinada curva, essa reta é obtida a partir de um limite.

Derivadas 1 DEFINIÇÃO. A derivada é a inclinação da reta tangente a um ponto de uma determinada curva, essa reta é obtida a partir de um limite. Derivadas 1 DEFINIÇÃO A partir das noções de limite, é possível chegarmos a uma definição importantíssima para o Cálculo, esta é a derivada. Por definição: A derivada é a inclinação da reta tangente a

Leia mais

A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e Máximos e Mínimos - Aula 18

A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e Máximos e Mínimos - Aula 18 A derivada da função inversa, o Teorema do Valor Médio e - Aula 18 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 10 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014106

Leia mais

Capítulo Diferenciabilidade e continuidade das derivadas parciais

Capítulo Diferenciabilidade e continuidade das derivadas parciais Cálculo 2 - Capítulo 27 - Diferenciabilidade e continuidade das derivadas parciais Capítulo 27 - Diferenciabilidade e continuidade das derivadas parciais 27 - Teorema do Valor Médio 272 - Diferenciabilidade

Leia mais

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente.

Aula 15. Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente. Quando u = (1, 0) ou u = (0, 1), obtemos as derivadas parciais em relação a x ou y, respectivamente. Aula 15 Derivadas Direcionais e Vetor Gradiente Seja f(x, y) uma função de variáveis. Iremos usar a notação D u f(x 0, y 0 ) para: Derivada direcional de f no ponto (x 0, y 0 ), na direção do vetor unitário

Leia mais

Aula 21 Máximos e mínimos relativos.

Aula 21 Máximos e mínimos relativos. Aula 21 Objetivo Utilizar o conceito de derivada para determinar pontos de máximo e mínimo relativos de funções. Quando olhamos uma montanha, identificamos facilmente os picos da montanha e os fundos dos

Leia mais

A Derivada. Derivadas Aula 16. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil

A Derivada. Derivadas Aula 16. Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil Derivadas Aula 16 Alexandre Nolasco de Carvalho Universidade de São Paulo São Carlos SP, Brazil 04 de Abril de 2014 Primeiro Semestre de 2014 Turma 2014104 - Engenharia Mecânica A Derivada Seja x = f(t)

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. André Almeida Prof. Edilson Neri Júnior Aula n o 17: Crescimento e Decrescimento de funções. Teste da Primeira Derivada. Objetivos da Aula Denir funções crescentes e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L1 NOTAS DA DÉCIMA PRIMEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos o Teorema do Valor Médio e algumas de suas conseqüências como: determinar os intervalos de

Leia mais

Quando consideramos, por exemplo, a função f(x) = x 2, já sabemos do

Quando consideramos, por exemplo, a função f(x) = x 2, já sabemos do Módulo 2 Derivação e Aplicações Quando consideramos, por exemplo, a função f(x) = x 2, já sabemos do Pré-Cálculo que seu gráfico é uma parábola. Algumas perguntas naturais que podemos fazer são: Se tomarmos

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I

Cálculo Diferencial e Integral I Cálculo Diferencial e Integral I Complementos ao texto de apoio às aulas. Amélia Bastos, António Bravo Julho 24 Introdução O texto apresentado tem por objectivo ser um complemento ao texto de apoio ao

Leia mais

26 CAPÍTULO 4. LIMITES E ASSÍNTOTAS

26 CAPÍTULO 4. LIMITES E ASSÍNTOTAS Capítulo 4 Limites e assíntotas 4.1 Limite no ponto Considere a função f(x) = x 1 x 1. Observe que esta função não é denida em x = 1. Contudo, fazendo x sucientemente próximo de 1 (mais não igual a1),

Leia mais

Cálculo 1 A Turma F1 Prova VS

Cálculo 1 A Turma F1 Prova VS Cálculo 1 A 017. Turma F1 Prova VS Nome (MAIÚSCULO): Matrícula: O IMPORTANTE É O RACIOCÍNIO, PORTANTO DEIXE-O TODO NA PROVA. RESPOSTAS SEM AS DEVIDAS JUSTIFICATIVAS SERÃO DESCONSIDERADAS. (1) Encontre

Leia mais

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos)

Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Prova de Conhecimentos Específicos 1 a QUESTÃO: (,0 pontos) 5x Considere a função f(x)=. Determine, se existirem: x +7 (i) os pontos de descontinuidade de f; (ii) as assíntotas horizontais e verticais

Leia mais

Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário.

Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. MÓDULO - AULA 7 Aula 7 Os teoremas de Weierstrass e do valor intermediário. Objetivo Compreender o significado de dois resultados centrais a respeito

Leia mais

4.1 Preliminares. 1. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = 1=x; x 6= 0 (c) f (x) = 1= p x; x > 0:

4.1 Preliminares. 1. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = 1=x; x 6= 0 (c) f (x) = 1= p x; x > 0: 4. FUNÇÕES DERIVÁVEIS ANÁLISE NO CORPO R - 208. 4. Preinares. Em cada caso, use a de nição para calcular f 0 (x) : (a) f (x) = x 3 ; x 2 R (b) f (x) = =x; x 6= 0 (c) f (x) = = p x; x > 0: 2. Mostre que

Leia mais

Derivadas. Derivadas. ( e )

Derivadas. Derivadas. ( e ) Derivadas (24-03-2009 e 31-03-2009) Recta Tangente Seja C uma curva de equação y = f(x). Para determinar a recta tangente a C no ponto P de coordenadas (a,f(a)), i.e, P(a, f(a)), começamos por considerar

Leia mais

Derivada. Capítulo Retas tangentes e normais Número derivado

Derivada. Capítulo Retas tangentes e normais Número derivado Capítulo 3 Derivada 3.1 Retas tangentes e normais Vamos considerar o problema que consiste em traçar a reta tangente e a reta normal a uma curvay= f(x) num determinado ponto (a,f(a)) da curva. Por isso

Leia mais

MAT Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira

MAT Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira MAT 103 - Complementos de Matemática (Contabilidade) - FEAUSP 2 o semestre de 2013 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira TEOREMAS: DO VALOR INTERMEDIÁRIO (TVI), SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO

Leia mais

Derivada de algumas funções elementares

Derivada de algumas funções elementares Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 Derivada de algumas funções elementares Vamos lembrar que a função f é derivável no ponto x = a se existe o limite f f(x) f(a) f(a+) f(a) (a).

Leia mais

15 AULA. Máximos e Mínimos LIVRO. META Encontrar os pontos de máximo e mínimo de uma função de duas variáveis a valores reais.

15 AULA. Máximos e Mínimos LIVRO. META Encontrar os pontos de máximo e mínimo de uma função de duas variáveis a valores reais. 1 LIVRO Máximos e Mínimos 1 AULA META Encontrar os pontos de máximo e mínimo de uma função de duas variáveis a valores reais. OBJETIVOS Maximizar e/ou minimizar função de duas variáveis a valores reais.

Leia mais

Capítulo 1 Funções reais de uma variável 1.3 Derivadas de funções definidas implicitamente

Capítulo 1 Funções reais de uma variável 1.3 Derivadas de funções definidas implicitamente 11-1-13 1.3 Derivadas de funções definidas implicitamente Uma equação do tipo f(,y) = nem sempre permite obter eplicitamente y como função de. Por eemplo, y 1 y 1 não é uma função y 1 y 1 y 1 y 1 3 1.3

Leia mais

Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi. Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense. Parte de novembro de 2013

Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi. Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense. Parte de novembro de 2013 Folha 1 Cálculo I -A- Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Parte 16 13 de novembro de 2013 Parte 16 Cálculo I -A- 1 Aproximações lineares (afins)

Leia mais

A derivada da função inversa

A derivada da função inversa A derivada da função inversa Sumário. Derivada da função inversa............... Funções trigonométricas inversas........... 0.3 Exercícios........................ 7.4 Textos Complementares................

Leia mais

Aula 5 Limites infinitos. Assíntotas verticais.

Aula 5 Limites infinitos. Assíntotas verticais. MÓDULO - AULA 5 Aula 5 Limites infinitos. Assíntotas verticais. Objetivo lim Compreender o significado dos limites infinitos lim f(x) = ±, f(x) = ± e lim f(x) = ± + Referências: Aulas 34 e 40, de Pré-Cálculo,

Leia mais

Estudo de funções. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática.

Estudo de funções. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática. Universidade Portucalense Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia Curso Satélite - Módulo I - Matemática Estudo de funções Continuidade Consideremos as funções: f : R R g : R R x x + x x +, x 1

Leia mais

MAT Cálculo I - POLI Gabarito da P2 - A

MAT Cálculo I - POLI Gabarito da P2 - A MAT 45 - Cálculo I - POLI - 006 Gabarito da P - A Questão A) Calcule (.0) (a) lim ( cos() ) / (.0) (b) 0 ( ( π ) ) cos + e d (a) Tem-se, ( π/4, π/4) \ {0}: (cos ) / = ep( ln(cos )). Pondo f() =. ln(cos

Leia mais

CÁLCULO I Aula 08: Regra da Cadeia. Derivação Implícita. Derivada da Função Inversa.

CÁLCULO I Aula 08: Regra da Cadeia. Derivação Implícita. Derivada da Função Inversa. CÁLCULO I Aula 08: Regra da Cadeia.. Função Inversa. Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Universidade Federal do Pará 1 2 3 Teorema (Regra da Cadeia) Sejam g(y) e y = f (x) duas funções deriváveis,

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA

Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino. Módulo de Limites. Aula 01. Projeto GAMA Universidade Federal de Pelotas Instituto de Física e Matemática Pró-reitoria de Ensino Atividades de Reforço em Cálculo Módulo de Limites Aula 0 208/ Projeto GAMA Grupo de Apoio em Matemática Ideia Intuitiva

Leia mais

MAT 133 Cálculo II. Prova 1 D

MAT 133 Cálculo II. Prova 1 D MAT 1 Cálculo II Prof. Paolo Piccione 16 de Outubro de 2012 Prova 1 D 2012210 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora e quarenta minutos. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL

DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL DERIVAÇÃO de FUNÇÕES REAIS de VARIÁVEL REAL Derivada de uma função num ponto. Sejam f uma função denida num intervalo A R e a um ponto de acumulação de A. Cama-se derivada de f no ponto a ao ite, caso

Leia mais

Fórmulas de Taylor - Notas Complementares ao Curso de Cálculo I

Fórmulas de Taylor - Notas Complementares ao Curso de Cálculo I Fórmulas de Taylor - Notas Complementares ao Curso de Cálculo I Gláucio Terra Sumário 1 Introdução 1 2 Notações 1 3 Notas Preliminares sobre Funções Polinomiais R R 2 4 Definição do Polinômio de Taylor

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 25 DE JUNHO Grupo I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 25 DE JUNHO Grupo I PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) ª FASE 25 DE JUNHO 203 Grupo I Questões 2 3 4 5 6 7 8 Versão B D C A D B C A Versão 2 C A B D D C B B Grupo II...

Leia mais

0.1 Função Inversa. Notas de Aula de Cálculo I do dia 07/06/ Matemática Profa. Dra. Thaís Fernanda Mendes Monis.

0.1 Função Inversa. Notas de Aula de Cálculo I do dia 07/06/ Matemática Profa. Dra. Thaís Fernanda Mendes Monis. Notas de Aula de Cálculo I do dia 07/06/03 - Matemática Profa. Dra. Thaís Fernanda Mendes Monis. 0. Função Inversa Definição. Uma função f : A C é injetiva se f(x) f(y) para todo x y, x, y A. Seja f :

Leia mais

MAT 103 Turma Complementos de matemática para contabilidade e administração PROVA D

MAT 103 Turma Complementos de matemática para contabilidade e administração PROVA D MAT 103 Turma 011118 Complementos de matemática para contabilidade e administração Prof. Paolo Piccione 9 de Junho de 011 PROVA D Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora

Leia mais

MAT 103 Turma Complementos de matemática para contabilidade e administração PROVA E

MAT 103 Turma Complementos de matemática para contabilidade e administração PROVA E MAT 103 Turma 011118 Complementos de matemática para contabilidade e administração Prof. Paolo Piccione 9 de Junho de 011 PROVA E Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de uma hora

Leia mais

Derivadas 1

Derivadas 1 www.matematicaemexercicios.com Derivadas 1 Índice AULA 1 Introdução 3 AULA 2 Derivadas fundamentais 5 AULA 3 Derivada do produto e do quociente de funções 7 AULA 4 Regra da cadeia 9 www.matematicaemexercicios.com

Leia mais

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 4. Universidade Portucalense

Curso Satélite de. Matemática. Sessão n.º 4. Universidade Portucalense Curso Satélite de Matemática Sessão n.º 4 Universidade Portucalense Continuidade de uma função: Seja c um ponto pertencente ao domínio da função f. Dizemos que a função f é contínua em c quando lim f (

Leia mais

MAT CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira

MAT CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira MAT 144 - CÁLCULO I - IOUSP 1 o semestre de 2010 Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira TEOREMAS: DO VALOR INTERMEDIÁRIO (TVI), SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO VALOR MÉDIO (TVM ), DO VALOR MÉDIO

Leia mais

Cálculo II. Derivadas Parciais

Cálculo II. Derivadas Parciais Cálculo II Derivadas Parciais (I) (II) Definição Se f é uma função de duas variáveis, suas derivadas parciais são as funções f x e f y definidas por f x ( x, y) lim h 0 f ( x h, y) f( x,

Leia mais

Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira 2. TeoremadeRolleeTeoremadoValorMédio(TVM)...

Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira   2. TeoremadeRolleeTeoremadoValorMédio(TVM)... Oswaldo Rio Branco de Oliveira Cálculo I - MAT 1351 - Licenciatura em Física (IFUSP) Primeiro semestre de 2017 - diurno TEOREMAS SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO VALOR MÉDIO (TVM), DARBOUX, TVM GENERALIZADO

Leia mais

Teoremas e Propriedades Operatórias

Teoremas e Propriedades Operatórias Capítulo 10 Teoremas e Propriedades Operatórias Como vimos no capítulo anterior, mesmo que nossa habilidade no cálculo de ites seja bastante boa, utilizar diretamente a definição para calcular derivadas

Leia mais

Apostila Cálculo Diferencial e Integral I: Derivada

Apostila Cálculo Diferencial e Integral I: Derivada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Vitória da Conquista Coordenação Técnica Pedagógica Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes Apostila Cálculo Diferencial e Integral

Leia mais

AT3-1 - Unidade 3. Derivadas e Aplicações 1. Cálculo Diferencial e Integral. UAB - UFSCar. Bacharelado em Sistemas de Informação

AT3-1 - Unidade 3. Derivadas e Aplicações 1. Cálculo Diferencial e Integral. UAB - UFSCar. Bacharelado em Sistemas de Informação AT3-1 - Unidade 3 1 Cálculo Diferencial e Integral Bacharelado em Sistemas de Informação UAB - UFSCar 1 Versão com 34 páginas 1 / 34 Tópicos de AT3-1 1 Uma noção intuitiva Caracterização da derivada Regras

Leia mais

Índice. AULA 5 Derivação implícita 3. AULA 6 Aplicações de derivadas 4. AULA 7 Aplicações de derivadas 6. AULA 8 Esboço de gráficos 9

Índice. AULA 5 Derivação implícita 3. AULA 6 Aplicações de derivadas 4. AULA 7 Aplicações de derivadas 6. AULA 8 Esboço de gráficos 9 www.matematicaemexercicios.com Derivadas Vol. 2 1 Índice AULA 5 Derivação implícita 3 AULA 6 Aplicações de derivadas 4 AULA 7 Aplicações de derivadas 6 AULA 8 Esboço de gráficos 9 www.matematicaemexercicios.com

Leia mais

CÁLCULO I. 1 A Função Logarítmica Natural. Objetivos da Aula. Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural. Denir a função f(x) = ln x;

CÁLCULO I. 1 A Função Logarítmica Natural. Objetivos da Aula. Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural. Denir a função f(x) = ln x; CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 22: A Função Logaritmo Natural Objetivos da Aula Denir a função f(x) = ln x; Calcular limites, derivadas e integral envolvendo a função

Leia mais

Limites, derivadas e máximos e mínimos

Limites, derivadas e máximos e mínimos Limites, derivadas e máimos e mínimos Psicologia eperimental Definição lim a f ( ) b Eemplo: Seja f()=5-3. Mostre que o limite de f() quando tende a 1 é igual a 2. Propriedades dos Limites Se L, M, a,

Leia mais

Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira 2. TeoremadeRolleeTeoremadoValorMédio(TVM)...

Professor Oswaldo Rio Branco de Oliveira  2. TeoremadeRolleeTeoremadoValorMédio(TVM)... MAT 103 - Complementos de Matemática para Contabilidade - FEAUSP Semestre 2 de 2015 - diurno TEOREMAS SOBRE MÁXIMOS E MÍNIMOS, DE ROLLE, DO VALOR MÉDIO (TVM), DARBOUX, TVM GENERALIZADO (CAUCHY) E REGRAS

Leia mais

A Regra da Cadeia. V(h) = 3h 9 h 2, h (0,3).

A Regra da Cadeia. V(h) = 3h 9 h 2, h (0,3). Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 A Regra da Cadeia Suponha que, a partir de uma lona de plástico com 6 metros de comprimento e 3 de largura, desejamos construir uma barraca

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Ciências Exatas LCE0176 - Cálculo e Matemática Aplicados às Ciências Biológicas Professora: Clarice G. B. Demétrio

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Material Teórico - Módulo de Função Exponencial. Primeiro Ano - Médio. Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de Função Exponencial Gráfico da Função Exponencial Primeiro Ano - Médio Autor: Prof. Angelo Papa Neto Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 0 de dezembro de 018 1 Funções convexas

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Teorema do Valor Médio

MAT146 - Cálculo I - Teorema do Valor Médio Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Motivação Suponha que uma função real f, definida em um intervalo I, seja derivável em todo I. Sabemos que se f é uma função constante,

Leia mais

1. Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R

1. Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R . Funções Reais de Variável Real Vamos agora estudar funções definidas em subconjuntos D R com valores em R, i.e. f : D R R D x f(x). Uma função é uma regra que associa a cada elemento x D um valor f(x)

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 14 de Junho de 2012 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 14 de Junho de 2012 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 14 de Junho de 2012 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas

Leia mais

Concavidade. Universidade de Brasília Departamento de Matemática

Concavidade. Universidade de Brasília Departamento de Matemática Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 Concavidade Conforme vimos anteriormente, o sinal da derivada de uma função em um intervalo nos dá informação sobre crescimento ou decrescimento

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Derivada de Funções Elementares

CÁLCULO I. 1 Derivada de Funções Elementares CÁLCULO I Prof. Marcos Diniz Prof. Edilson Neri Prof. André Almeida Aula n o : Derivada das Funções Elementares. Regras de Derivação. Objetivos da Aula Apresentar a derivada das funções elementares; Apresentar

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano a Fase Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 00 - a Fase Proposta de resolução GRUPO I. Como só existem bolas azuis e roxas, e a probabilidade de extrair uma bola da caixa, e ela ser azul é igual a, então existem

Leia mais

Cálculo 1 - Quinta Lista de Exercícios Derivadas

Cálculo 1 - Quinta Lista de Exercícios Derivadas Cálculo 1 - Quinta Lista de Exercícios Derivadas Prof. Fabio Silva Botelho November 2, 2017 1. Seja f : D = R\{ 7/5} R onde 1 5x+7. Seja x D. Utilizando a definição de derivada, calcule f (x). Calcule

Leia mais

Capítulo 4. Campos escalares e vetoriais

Capítulo 4. Campos escalares e vetoriais Capítulo 4 Campos escalares e vetoriais Existem várias situações em que uma variável depende de várias outras. Por exemplo, a área de um retângulo depende do comprimento e da altura deste. O volume de

Leia mais

Objetivos. Estudar a derivada de certas funções.

Objetivos. Estudar a derivada de certas funções. Funções deriváveis MÓDULO 1 - AULA 9 Aula 9 Funções deriváveis Objetivos Compreender a noção de função derivável Referências: Aulas 15 e 16, de Pré-Cálculo, e aulas 2, 3, 4 e 5 Estudar a derivada de certas

Leia mais

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial

Prova Escrita de MATEMÁTICA A - 12o Ano Época especial Prova Escrita de MATEMÁTICA A - o Ano 0 - Época especial Proposta de resolução GRUPO I. Temos que A e B são acontecimentos incompatíveis, logo P A B 0 Como P A B P B P A B, e P A B 0, vem que: P A B P

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 25 DE JUNHO Grupo I

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DA PROVA DE MATEMÁTICA A DO ENSINO SECUNDÁRIO (CÓDIGO DA PROVA 635) 1ª FASE 25 DE JUNHO Grupo I Associação de Professores de Matemática Contactos: Rua Dr. João Couto, n.º 27-A 500-236 Lisboa Tel.: +35 2 76 36 90 / 2 7 03 77 Fa: +35 2 76 64 24 http://www.apm.pt email: geral@apm.pt PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

Leia mais

MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira

MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira MAT140 - Cálculo I - Máximos e Mínimos Locais e Globais, Pontos Críticos e o Teste da Derivada Primeira 4 de novembro de 2015 Vimos que a derivada de uma função em um ponto é a inclinação da reta tangente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CÁLCULO L NOTAS DA DÉCIMA TERCEIRA AULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Resumo. Nesta aula, apresentaremos a Regra de L Hôpital, que será utilizada para solucionar indeterminações de ites de qualquer

Leia mais

Integrais. ( e 12/ )

Integrais. ( e 12/ ) Integrais (21-04-2009 e 12/19-05-2009) Já estudámos a determinação da derivada de uma função. Revertamos agora o processo de derivação, isto é, suponhamos que nos é dada uma função F e que pretendemos

Leia mais

Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Ciências Exatas Curso de Licenciatura em Matemática. Notas de Aulas de

Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Ciências Exatas Curso de Licenciatura em Matemática. Notas de Aulas de Universidade Estadual de Montes Claros Departamento de Ciências Exatas Curso de Licenciatura em Matemática Notas de Aulas de Cálculo Rosivaldo Antonio Gonçalves Notas de aulas que foram elaboradas para

Leia mais

Derivada - Parte 2 - Regras de derivação

Derivada - Parte 2 - Regras de derivação Derivada - Parte 2 - Wellington D. Previero previero@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/previero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Londrina Wellington D. Previero Derivada

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 16/10/2016 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Matemática PRIMEIRA PROVA UNIFICADA CÁLCULO I POLITÉCNICA E ENGENHARIA QUÍMICA 13/12/2012. GABARITO 1 a Questão. (3.0 pontos). (a) Calcule: lim x 0 +

Leia mais

Aula Distância entre duas retas paralelas no espaço. Definição 1. Exemplo 1

Aula Distância entre duas retas paralelas no espaço. Definição 1. Exemplo 1 Aula 1 Sejam r 1 = P 1 + t v 1 t R} e r 2 = P 2 + t v 2 t R} duas retas no espaço. Se r 1 r 2, sabemos que r 1 e r 2 são concorrentes (isto é r 1 r 2 ) ou não se intersectam. Quando a segunda possibilidade

Leia mais

Consequências do Teorema do Valor Médio

Consequências do Teorema do Valor Médio Universidade de Brasília Departamento de Matemática Cálculo 1 Consequências do Teorema do Valor Médio Neste texto vamos demonstrar o Teorema do Valor Médio e apresentar as suas importantes consequências.

Leia mais

Aplicações de Derivadas

Aplicações de Derivadas Capítulo 6 Aplicações de Derivadas 6.1 Acréscimos e Diferenciais Seja y = f(x) uma função. Em muitas aplicações a variável independente x está sujeita à pequenas variações e é necessário encontrar a correspondente

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes

CÁLCULO I. 1 Funções Crescentes e Decrescentes CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 14: Crescimento e Decrescimento. Teste da Primeira Derivada. Objetivos da Aula Denir funções crescentes e decrescentes; Determinar os intervalos

Leia mais

MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas

MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas MAT146 - Cálculo I - Derivada de funções polinomiais, regras de derivação e derivada de funções trigonométricas Alexandre Miranda Alves Anderson Tiago da Silva Edson José Teixeira Vimos que uma função

Leia mais

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015

Cálculo Numérico. Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 Cálculo Numérico Santos Alberto Enriquez-Remigio FAMAT-UFU 2015 1 Capítulo 1 Solução numérica de equações não-lineares 1.1 Introdução Lembremos que todo problema matemático pode ser expresso na forma de

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof. Dr. Maurício Zahn Lista 01 de Exercícios

Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof. Dr. Maurício Zahn Lista 01 de Exercícios Fundação Universidade Federal de Pelotas Curso de Licenciatura em Matemática Disciplina de Análise II - Prof Dr Maurício Zahn Lista 01 de Eercícios 1 Use a definição de derivada para calcular a derivada

Leia mais

Capítulo 6 Aplicações de Derivadas

Capítulo 6 Aplicações de Derivadas Departamento de Matemática - ICE - UFJF Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 6 Aplicações de Derivadas 5.1 Acréscimos e Diferenciais Seja y = f(x) uma função. Em muitas aplicações a variável independente

Leia mais

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida

CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 12: Extremos relativos e absolutos. Método do Intervalo Fechado Objetivos da Aula Definir e determinar Extremos Absolutos e Relativos de

Leia mais

Provas de Análise Real - Noturno - 3MAT003

Provas de Análise Real - Noturno - 3MAT003 Provas de 2006 - Análise Real - Noturno - 3MAT003 Matemática - Prof. Ulysses Sodré - Londrina-PR - provas2006.tex 1. Definir a operação ϕ entre os conjuntos A e B por ϕ(a, B) = (A B) (A B). (a) Demonstrar

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro Å INSTITUTO DE MATEMÁTICA Universidade Federal do Rio de Janeiro Gabarito da a Prova Unificada de Cálculo I a Questão: Calcule ou justifique caso não exista, cada um dos ite abaixo: ( (a) x + (+x )e x,

Leia mais

Sobre Desenvolvimentos em Séries de Potências, Séries de Taylor e Fórmula de Taylor

Sobre Desenvolvimentos em Séries de Potências, Séries de Taylor e Fórmula de Taylor Sobre Desenvolvimentos em Séries de Potências, Séries de Taylor e Fórmula de Taylor Pedro Lopes Departamento de Matemática Instituto Superior Técnico o. Semestre 004/005 Estas notas constituem um material

Leia mais

Cálculo Diferencial e Integral I. Jair Silvério dos Santos * Professor Dr. Jair Silvério dos Santos 1

Cálculo Diferencial e Integral I. Jair Silvério dos Santos * Professor Dr. Jair Silvério dos Santos 1 MATEMATICA APLICADA A NEGÓCIOS 3, 0 (200) Cálculo Cálculo Diferencial e Integral I LIMITES LATERAIS Jair Silvério dos Santos * Professor Dr Jair Silvério dos Santos Teorema 0 x x 0 Dada f : A R R uma função

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Método de Newton Paulo Evandro Viana Belo Horizonte, março de 006 AOS MEUS QUERIDOS E ESTIMADOS FAMILIARES E,

Leia mais

Fórmulas de Taylor. Notas Complementares ao Curso. MAT Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia Noturno - 1o. semestre de 2006.

Fórmulas de Taylor. Notas Complementares ao Curso. MAT Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia Noturno - 1o. semestre de 2006. Fórmulas de Taylor Notas Complementares ao Curso MAT0413 - Cálculo para Ciências Biológicas - Farmácia Noturno - 1o. semestre de 2006 Gláucio Terra Sumário 1 Introdução 1 2 Notações 1 3 Notas Preliminares

Leia mais

Aula 22 Derivadas Parciais - Diferencial - Matriz Jacobiana

Aula 22 Derivadas Parciais - Diferencial - Matriz Jacobiana Derivadas Parciais - Diferencial - Matriz Jacobiana MÓDULO 3 - AULA 22 Aula 22 Derivadas Parciais - Diferencial - Matriz Jacobiana Introdução Uma das técnicas do cálculo tem como base a idéia de aproximação

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014

MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I. Prova 2 5 de junho de 2014 MAT 111 Cálculo Diferencial e Integral I Prof. Paolo Piccione Prova 2 5 de junho de 2014 Nome: Número USP: Assinatura: Instruções A duração da prova é de duas horas. Assinale as alternativas corretas na

Leia mais

A Ideia de Continuidade. Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem interrupção.

A Ideia de Continuidade. Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem interrupção. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível 2 Prof. Marcelo Mendes Aula 5 A Ideia de Continuidade Quando dizemos que um processo funciona de forma contínua, estamos dizendo que ele ocorre sem

Leia mais