Engenharia Ambiental Projeto de Física II MEDIDOR DE ALCANCE. Allan Sutti RA: Caroline Terzella di Giorgio RA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Engenharia Ambiental Projeto de Física II MEDIDOR DE ALCANCE. Allan Sutti RA: Caroline Terzella di Giorgio RA:"

Transcrição

1 Engenharia Ambiental Projeto de Física II MEDIDOR DE ALCANCE Allan Sutti RA: Caroline Terzella di Giorgio RA: Natália Oliveira RA: Tais Martinelli RA: Maio/2013

2 I. OBJETIVO Prever e medir com precisão o alcance de um projétil ao ser chocado com outro com mesmo formato e de massa aproximada, a partir dos conceitos de conservação de energia, momento linear e colisão.

3 II. INTRODUÇÃO A energia mecânica é a energia que pode ser transferida por meio de forças. A energia mecânica total de um sistema E M é a soma da energia potencial U com a energia cinética K. Se o sistema for conservativo, ou seja, apenas forças conservativas atuam nele, a energia total conserva-se e é uma constante de movimento, além disso, o trabalho realizado por ela é independente do percurso realizado. Pode ser citada como exemplo, a força gravitacional.[1] A lei da conservação da energia mecânica de um corpo afirma que se um corpo está sob ação de forças conservativas então E M = U + K Dessa forma, é possível resolver vários problemas mecânicos conhecendo os princípios de conservação de energia. Por exemplo, uma pedra que é abandonada de um penhasco. Em um primeiro momento, antes de ser abandonada, a pedra tem energia cinética nula (já que não está em movimento) e energia potencial total. Quando a pedra chegar ao solo, sua energia cinética será total, e a energia potencial nula (já que a altura será zero) [2]. No caso do projeto apresentado esse exemplo é válido para o movimento da esfera. Dizemos que a energia potencial se transformou, ou se converteu, em energia cinética. Quando não são consideradas as forças dissipativas (atrito, força de arraste, etc.) a energia mecânica é conservada, como representada na Equação 1 a seguir: Equação 1: Conservação da energia mecânica potencial gravitacional e cinética E MA = E MB U A +K A = U B +K B m. g. A m. v A 2 = m. g. B m. v B 2 Outra grandeza importante e associada ao movimento de uma partícula de mesma m, é o momento linear definido pela Equação 2: Equação 2: Momento linear p = mv

4 Quando não existem forças externas atuando no sistema, o vetor momento linear permanece constante. Esse resultado simples, porém geral, expressa a lei da conservação do momento linear. Mesmo que o momento de cada partícula sofra variação, devido à possíveis forças internas, a soma desses momentos permanece invariante, desde que a força resultante externa seja nula. Uma das aplicações mais importantes das leis de conservação e do momento linear ocorre com os processos de colisões. Quando dois corpos colidem, eles ficam em contato durante um intervalo de tempo muito pequeno quando comparado ao tempo durante o qual os corpos são observados. Durante a colisão, os corpos ficam sujeitos a uma força que varia com o tempo. Forças como essa, que atuam durante um intervalo curto de tempo, comparado com o tempo de observação do sistema, são denominadas forças impulsivas. Se não houver forças externas, o momento linear não varia durante o processo de colisão. As forças impulsivas que atuam na colisão são forças que não influenciam na conservação do momento linear total do sistema. No caso da colisão elástica unidimensional de dois corpos de massa m 1 e m 2, cujas velocidades antes e depois da colisão são v 1i, v 2i e v 1f, v 2f, respectivamente. Nesse caso, além da conservação do momento linear, a energia cinética também se conserva pela Equação 3: [3] Equação 3: conservação da energia cinética na colisão elástica 1 2 m 1v 1i m 2v 2i 2 = 1 2 m 1v 1f m 2v 2f 2 Utilizando a Equação 3 e considerando os dois corpos com mesma massa m 1 = m 2 : v 1f = v 2i e v 2f = v 1i Quando um partícula é lançada com velocidade inicial v 0, segundo um ângulo θ em relação ao eixo horizontal (lançamento oblíquo), estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos. Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decompô-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. Com respeito a vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a aceleração da gravidade sendo vertical, não tem componente nesta direção.

5 As equações de posição e velocidade estão agrupadas de acordo com o tipo de movimento, além de considerarmos a origem dos eixos de referência na posição de lançamento da partícula, o que faria de x 0 e y 0 valores nulos. O movimento na direção x (MRU) é representado pela Equação 4 e o movimento na direção y (MUV) é representado pela Equação 5: [4] Equação 4: movimento da partícula na direção x x = x 0 + v 0x t Equação 5: movimento da partícula na direção y y = y 0 + v 0y 1 2 gt2

6 III. MATERIAIS E MÉTODOS 3.1 Materiais Aproximadamente 45cm² de madeira ; Pregos; Martelo; Cortador de madeira; Cabide de metal; Durepoxi ; Transferidor; Fita métrica (lona); Cola instantânea; Duas esferas de plástico com furo passante; Linha para crochê de espessura fina; Coador (de pano) de café; Balança semi-analítica; Regua plástica de 30cm; 2 folhas de sulfite; Papel carbono; Suporte de madeira em formato de quadrado (lado de 10cm) com furo passante. Figura 1 Cortador de Madeira, martelo e pregos Observação: O diâmetro do coador deverá ser um pouco maior do que o diâmetro do furo passante do suporte de madeira. 3.2 Métodos da montagem Primeiramente, a madeira foi cortada conforme as imagens a seguir:

7 Observações: Figuras 2 (à esq) e 3 (à dir) Peças de madeira I - Peças de mesmo número são iguais e, portanto, possuem as mesmas dimensões. II - O comprimento do vão da peça 5 foi definido a partir da altura H, L e da maior amplitude possível do transferidor(90 )( vide figura 15). Escolhidas as alturas e considerando o ângulo de 90º, foi calculado o maior alcance possível da esfera para que se assegurasse que ela caísse nesse vão. Em seguida, as duas peças 6 foram unidas à peça 5, cada uma à uma extremidade, para formar a base do projeto. Utilizou-se para isso martelo e pregos. A figura 4 ilustra essa etapa: Figuras 4 (à esq.) e 5 (à dir.) União das peças 5 e 6 e base construída ao final da etapa Depois, à base exibida na figura 5, foi anexada a peça 1, conforme mostra a figura 6:

8 Figura 6 Peça 1 anexada à base A próxima etapa foi prender, ainda com pregos, a peça 7 à estrutura construída a fim de firmar a peça 1 com maior segurança à base. Feito isso, o projeto adquiriu a seguinte aparência: Figura 7 peça 7 presa à estrutura Depois, as peças 3 foram pregadas ao projeto para fornecer maior estabilidade à base. Essa etapa também pode ser feita utilizando-se cola de madeira ou cola universal. As peças 3 foram alocadas em cada ângulo formado entre as peças 5 e 6, conforme mostra a figura 8. Além disso, as duas peças 4 e a peça 8 foram pregadas em torno do vão presente na peça 5. Para isso, deixou se uma distancia de 1cm entre o vão e as peças 4, como mostra também a figura 8. Figura 8 Projeto após a fixação das peças 3, 4 e 8. Para finalizar o suporte de madeira, pregou-se a peça 2 à peça 1, 28 cm acima da base dessa última peça. Nessa etapa é essencial que a peça 2 seja alocada exatamente na extremidade da peça 1. O resultado final é exibido na figura 9, a seguir:

9 Figura 9 Suporte de madeira finalizado Com o suporte de madeira finalizado, colou-se a fita métrica com a cola instantânea conforme mostra a figura 10. Tomou-se o cuidado de colocar o zero da fita métrica bem no início do vão. Nessa imagem, a distância citada anteriormente (indicada pela seta) deixada entre o vão e as peças 4 é bem perceptível: Figura 10 Fixação da fita métrica ao projeto Em seguida, abriu-se e cortou-se um cabide de metal de forma que ele se tornasse um L. O cabide foi fixado com Durepoxi no projeto, de forma que ficasse na direção do centro da peça 2. Aguardou-se a secagem da massa e então encaixou-se um transferidor no cabide. Para isso, fez-se um furo no transferidor utilizando um clipe de metal aquecido. A seguir, a figura 11 ilustra o resultado dessas etapas:

10 Figura 11 Vista superior do projeto contendo o cabide e o transferidor Como o cabide estava em formato de L, para colocá-lo no projeto inverteu-se o L de forma que a parte horizontal ficasse para cima (vide figura anterior) e a parte vertical ficasse em contato com a traseira da peça 1 e nela fixada com Durepoxi. A próxima etapa foi a construção de um pêndulo simples utilizando a linha de crochê e uma das esferas. Como a esfera tinha um furo passante, inseriu-se a linha por esse furo e prendeu-se a esfera com um nó. A outra extremidade do fio foi presa ao cabide, conforme mostra a figura 12: Figura 12 Pêndulo simples acoplado ao projeto Por fim, o coador de café foi colocado no furo passante do suporte de madeira e o suporte foi colocado no vão presente na peça 5, de forma que ficasse apoiado nas distâncias de 1cm deixadas anteriormente entre o vão e as peças 4, como mostra a figura 13:

11 Figura 13 - Suporte de madeira e coador adicionados ao projeto A segunda esfera foi colocada sobre o apoio e o projeto finalizado é exibido na figura 14: Figura 14 - Projeto finalizado 3.3 Métodos de execução Primeiramente, as esferas foram pesadas em uma balança semianalítica por três vezes cada uma. Depois, uma folha de papel carbono fixa a uma folha de papel sulfite foi colocada sobre o vão da peça 5 de maneira que a extremidade da folha coincidisse com o zero da fita métrica. Depois, suspendeu-se a esfera do pêndulo simples à amplitude de 30, da qual ela foi abandonada. Ao se chocar com a outra esfera, a segunda se deslocou até tocar o papel carbono. Foram realizados 5 lançamentos para o ângulo de 30 e o mesmo procedimento foi realizado para as amplitudes de 60 e 90. Finalizados todos os lançamentos, as folhas foram removidas. A partir das marcas feitas nas folhas de sulfite, mediu-se com uma régua o alcance

12 (distância da extremidade da folha até cada marca na folha) para cada lançamento. Foram calculadas as médias e desvios-padrão para cada grupo de alcances correspondentes a cada uma das três amplitudes.

13 IV. RESULTADOS H = 29cm e L = 21cm Figura 15 Esquema do projeto Através da esquematização do projeto acima consideramos que: A = L L cos θ Utilizamos o conceito de Conservação de energia para encontrar a velocidade no ponto em que chamamos de B. Para isso, usamos a Equação 1 e fizemos as substituições necessárias, sabendo que em A a energia cinética e nula e que em B a energia potencial gravitacional é nula. Assim temos: m. g. A + 0 = m. v B 2 Portanto a velocidade v B é representada pela Equação 6 igual a, v B = 2. g. A Quando a esfera 1 (que constitui o pêndulo) atinge a esfera 2 há uma colisão elástica e por isso v 1 = v 2 (de acordo com a Equação 3), ou seja, a velocidade inicial da esfera 2 que está em repouso passa a ser a mesma da velocidade final da esfera 1 quando elas colidem. Isso ocorre, pois há Conservação do Momento linear.

14 Tabela 1: Massa das esferas Esfera 1 (±0,05)g Esfera 2 (±0,05)g 33,65 33,57 33,66 33,59 33,63 33,56 (33,64± 0,01)g (33,57± 0,01)g Para encontrar o tempo de queda utilizamos a Equação 5 e fazendo as substituições necessárias obtivemos a Equação 7: y t = y 0 + v 0y g. t q 2 0 = H g. t q 2 Equação 7: Tempo de queda da esfera 2. t q = 2H g Considerando que o lançamento é horizontal, ou seja, v B na direção do eixo x, foi encontrado o alcance X, fazendo as substituições precisas na Equação 4 temos: x t = x 0 + v 0 t X = 0 + v B t q X = v B t q Substituindo as Equações 6 e 7 em X: X = 2. g. A. 2H g Como A = L L cos θ então: X = 2g L L cos θ. 2H g Equação 8: ALCANCE X = 2 H. L 1 cos θ Para o experimento, usamos a Equação 8 para a determinação do alcance para três diferentes amplitudes, ou seja, diferentes valores de θ.

15 As constantes possuem valores: H = 29cm e L = 21cm. Após efetuar os lançamentos de três ângulos diferentes (30, 60 e 90 ), foram obtidos os seguintes alcances (vide anexos 1 e 2): Tabela 2 : Alcances obtidos experimentalmente para cada θ 30 (±0,05)cm 60 (±0,05)cm 90 (±0,05)cm R1 14,70 33,80 46,20 R2 14,30 30,00 42,60 R3 18,20 34,30 45,40 R4 17,10 33,50 48,00 R5 17,30 33,60 47,50 R(±σ R ) (16±2)cm (33±2)cm (46±2)cm Utilizando a Equação 8, os alcances(x) esperados para cada ângulo θ. Tabela 3 : Alcances calculados para cada ângulo Ângulo Alcance (cm) 30 18, , ,4

16 V. DISCUSSÃO Os alcances calculados, utilizando a Equação 8 e representados na Tabela 3 são muito próximos dos alcances obtidos experimentalmente para cada ângulo, como comparado com a Tabela 2. Não foram exatamente iguais pois houve perda de energia durante o processo que não foi considerada embora o experimento tenha sido feito em ambiente fechado -, assim como o fio que sustenta o projétil foi considerado ideal. Deve ser considerado também o erro no momento onde o alcance experimental foi verificado pelo fato de não haver uma boa vista já que o projétil cai muito rápido. Além disso, o local onde a fita métrica foi colada não foi exatamente na reta abaixo de onde haverá colisão entre os corpos. Desse modo foi necessário somar 3 cm no alcance obtido experimentalmente. Nota-se que quando a segunda bolinha cai dentro do coador, o mesmo tende a escorregar alguns centímetros após o choque, isso se deve à conservação do momento linear. Por último, deve-se tomar cuidado para não entortar o fio do corpo que irá chocar-se com o segundo pois poderá haver um desvio de percurso deste, o que pode fazê-lo cair para fora do caminho do coador.

17 VI. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS [1] LINO, Paulo. A Conservação da energia mecânica. Disponível em Conserva%C3%A7%C3%A3o-da-Energia-Mec%C3%A2nica-%E2%80%93- Parte-01.pdf [2] Autor desconhecido. Conservação de energia mecânica. Disponível em [3] Autor desconhecido. Colisão e as leis de conservação de energia a momento linear. Disponível em [4] SILVA, Romero. Lançamento de projétil. Disponível em

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento 1: Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [3,0 pontos] Um sistema formado por dois blocos de mesma massa m, presos por uma mola de constante elástica k e massa desprezível,

Leia mais

Experimento 1: Colisões *

Experimento 1: Colisões * Experimento : Colisões * Objetivo Avaliar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética nos seguintes experimentos: a) Colisão unidimensional. b) Colisão bidimensional.

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura:

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 0. Assinatura: Parte 2 - P2 de Física I - 2018-1 NOME: DRE Teste 0 Assinatura: Questão 1 - [2,7 pontos] Uma granada é deixada cair livremente de uma alturahapartir do repouso. Ao atingir a altura3h/4 ela explode em dois

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [3,7 ponto] Um carretel é composto por um cilindro interno de raio r = R/2 e massa M, enrolado por um fio ideal, com 2 discos idênticos,

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P3 de Física I NOME: DRE Gabarito Teste 1. Assinatura: Parte - P3 de Física I - 018-1 NOME: DRE Gabarito Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [,7 pontos] Uma barra de comprimento L e massa M pode girar livremente, sob a ação da gravidade, em torno de um eixo que

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 20 de junho de 2015 OBS: Quando necessário, considere como dados a aceleração da

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

Treino Gráficos de Energia

Treino Gráficos de Energia 1. As moléculas que compõem o ar estão em constante movimento, independentemente do volume no qual estejam contidas. Ludwig Boltzmann (1844-1906) colaborou para demonstrar matematicamente que, em um determinado

Leia mais

Conservação de Energia

Conservação de Energia Conservação de Energia Brenda Stuque Daniela Ambrosio Isadora Bertini RA:142270903 RA:142270921 RA:122270771 Marina Madid RA: 132271001 Sorocaba/2015 1. Introdução Movimento em duas dimensões A trajetória

Leia mais

Apresentação Outras Coordenadas... 39

Apresentação Outras Coordenadas... 39 Sumário Apresentação... 15 1. Referenciais e Coordenadas Cartesianas... 17 1.1 Introdução... 17 1.2 O Espaço Físico... 18 1.3 Tempo... 19 1.3.1 Mas o Tempo é Finito ou Infinito?... 21 1.3.2 Pode-se Viajar

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento : Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva.

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO a)[0,7] A força da colisão é impulsiva e, portanto, o momento linear se conserva. Parte 2 - P2 de Física I - 2018-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [2,2 pontos] Um bloco de madeira de massa m 1 está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal de atrito desprezível.

Leia mais

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante:

Lista 8: Colisões. NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: Lista 8: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Prof. Marim. Física 1

Prof. Marim. Física 1 Física 1 FÍSICA 1 TRABALHO ENERGIA POTENCIAL Definição de Trabalho Teorema do Trabalho e Energia Cinética FÍSICA 1 TRABALHO ENERGIA POTENCIAL Trabalho realizado por uma força: Trabalho realizado por uma

Leia mais

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com.

*Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FÍSICA 1 - RESUMO E EXERCÍCIOS* P2 *Exercícios de provas anteriores escolhidos para você estar preparado para qualquer questão na prova. Resoluções gratis em simplificaaulas.com. FORMULÁRIO DA P2 RESUMO

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP2195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova Substitutiva - Gabarito 1. Dois blocos de massas 4, 00 kg e 8, 00 kg estão ligados por um fio e deslizam para baixo de um plano inclinado de

Leia mais

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO

MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do número real que satisfaz a equação =5 é. A) ln5. B) 3 ln5. C) 3+ln5. D) ln5 3. E) ln5 2ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do número real que satisfaz a equação =5 é A) ln5 B) 3 ln5 C) 3+ln5 D) ln5 3 E) ln5 ª QUESTÃO O domínio da função real = 64 é o intervalo A) [,] B) [, C), D), E), 3ª QUESTÃO

Leia mais

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril.

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. A T E N Ç Ã O FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. Por motivos vários, os vídeos postados hoje Apresentam o conteúdo, mas não apresentam

Leia mais

Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia. P. S. Volpiani

Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia. P. S. Volpiani Resumo Exercício 1 Exercício Exercício Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Notas de Física - Mecânica Trabalho e Energia P. S. Volpiani www.psvolpiani.com Aula 05 P. S. Volpiani Física Mecânica www.psvolpiani.com

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte - PF de Física I - 017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [,7 ponto] Dois corpos de massas m 1 = m e m = m se deslocam em uma mesa horizontal sem atrito. Inicialmente possuem velocidades de

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Física 1 Capítulo 7. Conservação de Energia.

Física 1 Capítulo 7. Conservação de Energia. Física Capítulo 7 Conservação de Energia http://fisica.ufjf.br/~sjfsato/fisica Trabalho (W) e a Variação da Energia Cinética f mv mv s = K =K f K i = W = F d i Força Conservativa Quando uma força é conservativa?

Leia mais

Instituto Montessori - Ponte Nova

Instituto Montessori - Ponte Nova Instituto Montessori - Ponte Nova Estudos Orientados para a Avaliação II 1) Na figura, cada quadrado tem lado de 1 unidade. Sobre os vetores mostrados ali, determine: a) Quais têm a mesma direção? b) Quais

Leia mais

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada

Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016. (c) 12gL/7 (d) 12gL/11 (e) 24gL/7. Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada Instituto de Física - UFRJ Física I - Segunda Chamada - 2/03/2016 Parte 1 - Múltipla escolha - 0,6 cada 1. Um avião move-se com velocidade horizontal constante v A de módulo 200 m/s. Ao passar sobre uma

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção

Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção Escola Secundária de Casquilhos FQA11 - APSA1 - Unidade 1- Correção / GRUPO I (Exame 2013-2ª Fase) 1. (B) 2. 3. 3.1. Para que a intensidade média da radiação solar seja 1,3 x 10 3 Wm -2 é necessário que

Leia mais

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I

FEP Física Geral e Experimental para Engenharia I FEP195 - Física Geral e Experimental para Engenharia I Prova P3 - Gabarito 1. Três partículas de massa m estão presas em uma haste fina e rígida de massa desprezível e comprimento l. O conjunto assim formado

Leia mais

Experimento 4 Forças Centrais

Experimento 4 Forças Centrais Experimento 4 Forças Centrais Neste experimento, mediremos a energia mecânica e o momento angular de um corpo em movimento, no qual age uma força central elástica. O objetivo do experimento é interpretar

Leia mais

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola.

Calcule: a) as velocidades da esfera e do pêndulo imediatamente após a colisão; b) a compressão máxima da mola. 1) Um pequeno bloco, de massa m = 0,5 kg, inicialmente em repouso no ponto A, é largado de uma altura h = 0,8 m. O bloco desliza, sem atrito, ao longo de uma superfície e colide com um outro bloco, de

Leia mais

Deslocamento: Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: m

Deslocamento: Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: m Deslocamento: x = xf - x i Desse modo, o deslocamento entre as posições 1 e 2 seria dado por: x = x - x = 72-30 = 42 1 2 2 1 m Se a execução do deslocamento ou espaço percorrido por um objeto ou partícula

Leia mais

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de:

DEFIS - ICEB - UFOP. Após realizar o experimento e analisar os dados, você deverá ser capaz de: Apresentação: Colisões INTRODUÇÃO A conservação do momento linear, definido classicamente como q = m v), é um importante princípio na física. Contudo, a investigação experimental deste conceito em um laboratório

Leia mais

Física I Lista de Problemas 3.2

Física I Lista de Problemas 3.2 Física I - 2017.2 - Lista de Problemas 3.2 1 Física I Lista de Problemas 3.2 Departamento de Física de Ji-Paraná Universidade Federal de Rondônia Prof. Marco Polo Questão 01: Você deixa cair um livro de

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Figura 1. Ilustração de um movimento parabólico.

Figura 1. Ilustração de um movimento parabólico. Movimento Parabólico 1. Introdução Nesta experiência, será estudado o Movimento Parabólico que é executado por um projétil quando é lançado com uma velocidade inicial, formando um ângulo com a horizontal.

Leia mais

Bacharelado Engenharia Civil

Bacharelado Engenharia Civil Bacharelado Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Prof.a: Érica Muniz 1 Período Lançamentos Movimento Circular Uniforme Movimento de Projéteis Vamos considerar a seguir, um caso especial de movimento

Leia mais

Resultante Centrípeta

Resultante Centrípeta Questão 01) Uma criança está em um carrossel em um parque de diversões. Este brinquedo descreve um movimento circular com intervalo de tempo regular. A força resultante que atua sobre a criança a) é nula.

Leia mais

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica

Conservação da Energia. o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica Conservação da Energia o Energia potencial. o Forças conservativas e não-conservativas o Conservação da energia mecânica 1 Forças conservativas: o Uma força é dita conservativa se o trabalho que ela realiza

Leia mais

Múltipla escolha [0,5 cada]:

Múltipla escolha [0,5 cada]: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO DE FÍSICA P de Física I - EQN - 015- Prof.: Gabriel Bié Alves Versão: A Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais;

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois pequenos discos (que podem ser considerados como partículas), de massas m e 2m, se deslocam sobre uma

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) 2 Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical

1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) 2 Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical 1 Introdução 14 Lançamento horizontal (equações) Queda livre e lançamento vertical 15 Lançamento horizontal x lançamento vertical 3 Experimento de Galileu (simulador) 16 Lançamento oblíquo (introdução)

Leia mais

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I

y m Antes Depois NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2016-1 Nota Q1 Questão 1 Três átomos idênticos de massa m se deslocam no plano horizontal xy com velocidades de mesmo módulo v 0, de tal forma que os três colidem

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016a

Física I Prova 1 04/06/2016a Física I Prova 1 04/06/016a NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize: g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

QUESTÕES DISCURSIVAS

QUESTÕES DISCURSIVAS QUESTÕES DISCURSIVAS Questão 1. (3 pontos) Numa mesa horizontal sem atrito, dois corpos, de massas 2m e m, ambos com a mesma rapidez v, colidem no ponto O conforme a figura. A rapidez final do corpo de

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

SE18 - Física. LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo. Questão 1

SE18 - Física. LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo. Questão 1 SE18 - Física LFIS2A3 - Lançamento oblíquo no vácuo Questão 1 Uma laranja foi lançada obliquamente nas proximidades do solo, movendo-se da esquerda para a direita. Desprezando influências do ar, indique

Leia mais

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012

Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/07/2012 4320195-Física Geral e Exp. para a Engenharia I - Prova Substitutiva - 05/0/2012 Nome: N o USP: Professor: Turma: A duração da prova é de 2 horas. Material: lápis, caneta, borracha, régua. O uso de calculadora

Leia mais

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto

Cada questão objetiva vale 0,7 ponto Instituto de Física Segunda Prova de Física I 2017/1 Nas questões em que for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; os fios permanecem esticados durante todo o tempo; a resistência

Leia mais

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P

Energia Mecânica. A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Energia Mecânica A Energia Mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial. E m = E c + E P Unidade no S.I.: J (joule) 1 Energia Cinética (Ec) Todo corpo que se encontra

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - P2 de Física I - 2017-2 Nota Q1 88888 Nota Q2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPE- ADAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Energia potencial (para um campo de forças conservativo).

Energia potencial (para um campo de forças conservativo). UNIVERSIDDE DO PORTO Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Civil Mecânica II Ficha 5 (V3.99) Dinâmica da Partícula Conceitos F = m a p = m v Princípio fundamental. Quantidade de movimento.

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 2 3ª SÉRIE 2014

GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 2 3ª SÉRIE 2014 GABARITO SIMULADO DISCURSIVO 3ª SÉRIE 014 1) Os peixes da família Toxotidae, pertencentes à ordem dos Perciformes, naturais da Ásia e da Austrália, são encontrados em lagoas e no litoral. Eles são vulgarmente

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI QUEDA LIVRE Fórmulas: V h V. g. h Aceleração constante e igual g = 1 m/s Velocidade inicial sempre igual a zero. Despreza a resistência do ar. Objetos com formatos e massas diferentes,

Leia mais

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período

Curso de Engenharia Civil. Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Curso de Engenharia Civil Física Geral e Experimental I Lançamentos Prof.a: Msd. Érica Muniz 1 Período Queda dos corpos Quando um corpo é lançado verticalmente para cima verificaremos que ele sobe até

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO

LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO LISTA DE EXERCÍCIOS PLANO INCLINADO PROF. PEDRO RIBEIRO 1 Um bloco de massa m = 10 kg, inicialmente a uma altura de 2 m do solo, desliza em uma rampa de inclinação 30 o com a horizontal. O bloco é seguro

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VELOCIDADE DE UM PROJÉTIL UTILIZANDO UM PÊNDULO BALÍSTICO Cezar Eduardo Pereira Picanço 1, Jane Rosa 2 RESUMO Este trabalho apresenta os resultados e procedimentos utilizados

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão discursiva [4,0 pontos] Uma esfera homogênea de massa M e raio R parte do repouso e rola sem deslizar sobre uma rampa que

Leia mais

Equipe de Física. Física

Equipe de Física. Física Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 2R Ensino Médio Equipe de Física Data: Física Lançamento Vertical Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

19/Mar/2018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9.2 Inelásticas 9.3 Em 2D e 3D 9.4 Explosões

19/Mar/2018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9.2 Inelásticas 9.3 Em 2D e 3D 9.4 Explosões 14/Mar/018 Aula 8 8. Momento linear 8.1 Definição 8. Impulso de uma força 8.3 Centro de massa 8.4 Conservação do momento 19/Mar/018 Aula 9 9. Colisões 9.1 Elásticas 9. Inelásticas 9.3 Em D e 3D 9.4 Explosões

Leia mais

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO

ESPAÇO PARA RESPOSTA COM DESENVOLVIMENTO Parte 2 - P2 de Física I - 2016-2 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Assinatura: Questão 1 - [2,4 ponto] Dois blocos se deslocam em linha reta sobre uma mesa horizontal sem atrito. O bloco A, de massa m, tem velocidade

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m.

PARTE 1. 05) O alcance da pedra é de 12,0m. PARTE 1 01. (UEFS) Um corpo é lançado, do solo, com velocidade inicial de 20m/s, fazendo um ângulo de 53º com a horizontal. Considerando a resistência do ar desprezível,g =10m/s 2, sen53º =0,8 e cos53º=0,6

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

(A) 30. (B) 100. (C) 150. (D) 200. (E) 250.

(A) 30. (B) 100. (C) 150. (D) 200. (E) 250. SIMULADO 1. A figura é uma representação de um pêndulo balístico, um antigo dispositivo para se medir a velocidade de projéteis. Suponha que um projétil com velocidade Vp, de massa m = 10g, atinge o bloco

Leia mais

1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica

1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica FÍSICA d 1 MECÂNICA GRÁFICA para alunos do ensino médio utilizando o SAM 7. Conservação da Energia Mecânica NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA Questão prévia Uma esfera foi abandonada sucessivamente

Leia mais

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac

Exercícios de Fixação 24/08/2018. Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac Exercícios de Fixação 24/08/2018 Professora Daniele Santos Física 2 ano Física Instituto Gay-Lussac 1 - Um carteiro desloca-se entre os pontos A e B de certo bairro. Sabendo que cada quarteirão é aproximadamente

Leia mais

A energia mecânica do bloco nos pontos A e B são: E B E A = W A B

A energia mecânica do bloco nos pontos A e B são: E B E A = W A B Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Apoio Pedagógico Turmas de 6 horas 06/ Gabarito da Oficina 7: Trabalho e Energia 6 de maio de 06 Figura : Problema ) I - Falso. Num gráfico de

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: ABID LOHAN DA SILVA FERREIRA DOS SANTOS. DRE Teste 1

Parte 2 - P1 de Física I NOME: ABID LOHAN DA SILVA FERREIRA DOS SANTOS. DRE Teste 1 Assinatura: Nota Q1 Questão 1 - [1,5 ponto] Num laboratório, são lançados simultaneamente dois projéteis de dimensões desprezíveis. No instante t = 0 de lançamento, os projéteis ocupam as posições r 1

Leia mais

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS

EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS EQUAÇÃO DE TORRICELLI E LANÇAMENTO VERTICAL EXERCÍCIOS 1. Uma partícula, inicialmente a 2 m/s, é acelerada uniformemente e, após percorrer 8 m, alcança a velocidade de 6 m/s. Nessas condições, sua aceleração,

Leia mais

Gabarito. (a)[0,3] (b)[1,0] Pela segunda lei de Newton teremos que. m~a = ~ F R = ~ F + ~ P + ~ f + ~ N.

Gabarito. (a)[0,3] (b)[1,0] Pela segunda lei de Newton teremos que. m~a = ~ F R = ~ F + ~ P + ~ f + ~ N. Questão 1 [valor 2,3] Um bloco de massa m desce acelerado ao longo de uma rampa inclinada de um ângulo em relação à horizontal. Um dispositivo exerce sobre o bloco uma força ~ F constante horizontal, como

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT

5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 5ª Série de Problemas Mecânica e Relatividade MEFT 1. Um vagão move-se sem atrito em linha recta sobre um plano horizontal. A sua massa é M=500 kg. No instante t=0, a sua velocidade é de 7 m/s. Nesse instante

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Física I Prova 1 04/06/2016c

Física I Prova 1 04/06/2016c Física I Prova 1 04/06/016c NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 0 questões de múltipla escolha valendo 0,5 ponto cada. Utilize:g = 9,80 m/s, exceto se houver alguma indicação em contrário.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Em primeiro lugar devemos converter a massa do corpo dada em gramas (g) para quilogramas (kg) usado no Sistema Internacional (S.I.

Em primeiro lugar devemos converter a massa do corpo dada em gramas (g) para quilogramas (kg) usado no Sistema Internacional (S.I. Um corpo de massa 100 g é abandonado no ponto sobre uma superfície cilíndrica, com abertura de 150 o, sem atrito, cujo o eixo é horizontal e normal ao plano da figura em O. Os pontos e O estão sobre o

Leia mais

LISTA 1 DE EXERCÍCIOS

LISTA 1 DE EXERCÍCIOS CURSO: ENGENHARIAS LISTA 1 DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL - MECÂNICA Professora: Paula Beghelli paula-beghelli@anhanguera.com Instruções: Resolver esta lista INDIVIDUAL ou em GRUPO

Leia mais

REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI

REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI REVISÃO AULA 06 (20 / 02 / 2018) EQUAÇÃO DE TORRICELLI REVISÃO 06 (disponível a partir de 20/02/2017) Para receber nosso material semanalmente, inscreva-se: bit.ly/ft2018gratis Fala, FERA! Tranquilo!?

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016 2 a FASE - NÍVEL A (alunos do 9º ano Ensino Fundamental) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos

Leia mais

FÍSICA. A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero.

FÍSICA. A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero. FÍSICA Leis de Newton 1ª Lei de Newton (lei da inércia) A resultante das forças que atuam num corpo em equilíbrio é igual a zero. R=0 2ª Lei de Newton (lei fundamental da dinâmica) A aceleração adquirida

Leia mais

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia.

IDEIAS - CHAVE. A massa de um corpo é uma medida da sua inércia. IDEIAS - CHAVE Os corpos interatuam por ação de forças. As interações são devidas ao contacto entre os corpos ou podem ocorrer à distância. Por exemplo, a força gravitacional é uma força de ação à distância.

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA PROVA ESPECÍFICA E TESTÃO 1 ANO 4 BIMESTRE 1. (Unesp 89) Um cubo de aço e outro de cobre, ambos de massas iguais a 20 g estão sobre um disco de aço horizontal, que pode girar em torno de seu centro. Os coeficientes de atrito estático para aço-aço

Leia mais

Queda Livre e Lançamentos no Espaço

Queda Livre e Lançamentos no Espaço LOGO FQA Queda Livre e Lançamentos no Espaço (Com resistência do ar desprezável) Queda Livre de Objetos A queda livre é o movimento de um objeto que se desloca livremente, unicamente sob a influência da

Leia mais

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO

LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO LISTA PARA RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1 PROFESSOR GUSTAVO SABINO 1. Sobre uma partícula P agem quatro forças, representadas na figura abaixo. O módulo da força resultante sobre a partícula é de: a) 5 N b) 24

Leia mais

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues.

NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. Lista 7: Colisões NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 26/05/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 26/05/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Aplicações de Leis de Newton

Aplicações de Leis de Newton Aplicações de Leis de Newton Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 2017 1 Introdução Na aula anterior vimos o conceito de massa inercial e enunciamos as leis de Newton. Nessa aula, nossa tarefa é aplicar

Leia mais

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que:

Notação Científica. n é um expoente inteiro; N é tal que: Física 1 Ano Notação Científica n é um expoente inteiro; N é tal que: Exemplos: Notação Científica Ordem de Grandeza Qual a ordem de grandeza? Distância da Terra ao Sol: Massa de um elétron: Cinemática

Leia mais