Biologia e Geologia 11º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biologia e Geologia 11º ano"

Transcrição

1 Ano Letivo 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL Biologia e Geologia 11º ano Curso Científico - Humanístico de Ciências e Tecnologias (Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, alterado pelo Decreto-Lei nº 91/2013, de 10 de julho)

2 Biologia A planificação da componente de Biologia estrutura-se a partir dos pressupostos constantes no programa de Biologia e Geologia. Objetivos: 1. A construção de um sólido conjunto de conhecimentos, quer os explícitos nas unidades didáticas, quer os implícitos e decorrentes da implementação do programa. 2. O reforço das capacidades de abstração, experimentação, trabalho em equipa, ponderação e sentido de responsabilidade que se consideram alicerces relevantes na Educação para a Cidadania. 3. A interiorização de um sistema de valores e a assunção de atitudes que valorizem os princípios de reciprocidade e responsabilidade do ser humano perante todos os seres vivos, em oposição a princípios de objetividade e instrumentalização característicos de um relacionamento antropocêntrico. Neste sentido consideram-se cruciais os três seguintes princípios éticos: a) valorização da diversidade biológica, nas suas dimensões multissistémica, estrutural e funcional; b) valorização da interdependência Homem Ambiente; c) valorização da evolução biológica enquanto processo que assegura a biodiversidade.

3 Biologia Unidade 5 Crescimento e Renovação Celular Que processos são responsáveis pela unidade e variabilidade celular? Como explicam o crescimento dos seres vivos? Conteúdos conceptuais 1. Crescimento e Renovação Celular - DNA e síntese proteica Conteúdos procedimentais - Interiorizar a necessidade de renovação de alguns constituintes celulares, relacionando a expressão da informação contida no DNA com os processos de renovação dos mesmos; Conteúdos atitudinais - Refletir sobre situações ambientais que podem interferir no ciclo celular conduzindo a situações indesejáveis; Metodologia Revisitação do conceito de célula para que surjam questões relacionadas com o crescimento e renovação celular. Discussão sobre a necessidade de constante renovação de alguns dos constituintes celulares (ex: proteínas). Exploração de um PowerPoint contendo as características químicas do DNA e RNA. Realização de atividades práticas que permitam isolar moléculas de DNA. Revisitação das regras/normas básicas para construção de relatórios científicos e memórias descritivas. Factos, Conceitos, Modelos e Teorias Ribossoma Cariótipo Cromossoma Cromatídeo Centrómero DNA RNA Nucleótido Bases azotadas Ribose Desoxirribose Aulas previstas ( Blocos de 90 minutos ) setembro 4 blocos Análise e interpretação de resultados de situações experimentais descritas no manual.

4 - Analisar e interpretar diferentes tipos de dados referentes aos mecanismos de replicação, transcrição e tradução; - Interpretar procedimentos práticos relacionados com a síntese proteica e ciclo celular, formulando hipóteses sobre a influência de fatores ambientais sobre os mesmos; Analisar e interpretar dados de natureza diversa (em tabelas, esquemas ) relativos aos mecanismos de replicação, transcrição e tradução. Exploração de DVD contendo animações interativas sobre a síntese proteica. Resolução de exercícios envolvendo a biossintese de proteínas. Resolução de exercícios sobre mutações génicas ( anemia falciforme, por exemplo). Replicação Transcrição Tradução Codão Anticodão Gene Genoma Mutação génica outubro Exploração de PowerPoint diferentes etapas da mitose. sobre as - Mitose - Planificar, executar e interpretar procedimentos laboratoriais simples conducentes ao estudo ma Mitose; -Interpretar, esquematizar e descrever as diferentes etapas mitóticas em células - Desenvolver atitudes e opiniões conscientes sobre situações provocadas pelo Homem e que podem afetar os processos de diferenciação celular. Planificação e execução de atividades práticas que permitam observar as diferentes fases do processo de Mitose, com elaboração de uma memória descritiva. Avaliar o papel da mitose nos processos de crescimento, reparação e renovação de tecidos órgãos em seres pluricelulares. Formular e avaliar hipóteses relacionadas com a influência de fatores ambientais sobre o ciclo celular. Análise de situações em que se Ciclo celular Interfase Mitose Profase Metafase Anafase Telofase Citocinese

5 2. Crescimento e regeneração de tecidos vs. diferenciação celular (1) animais e vegetais; - Relacionar o processo de Mitose, associado a fenómenos de diferenciação celular, com o crescimento, reparação e renovação de tecidos; - Discutir a influência de agentes ambientais no processo de diferenciação celular. verifiquem alterações no ciclo celular como consequência de agentes externos, nomeadamente o Homem. Clarificação dos conceitos de Clone e Clonagem, numa visão de obtenção e crescimento de tecidos. Recolha, tratamento e discussão de informação cientifica oriunda de diversas fontes, sobre a consequência dos agentes externos na formação dos tumores malignos, com utilização de matérias diversos, nomadamente: livros, materiais de laboratório, jornais, revistas, recursos multimédia. Célula indiferenciada Célula totipotente Célula especializada Tumores Clone Clonagem novembro Resolução de exercidos do manual de atividades para sistematizar os conteúdos da unidade 5. 0,5 bloco ( 1 ) - conteúdo lecionado no âmbito da educação para a saúde, integrado no tema Prevenção dos Consumos Nocivos e Comportamentos de Risco.

6 Unidade 6 Reprodução Que processos são responsáveis pela unidade e variabilidade celular? Reprodução e variabilidade, que relação? Conteúdos conceptuais 1. Reprodução Assexuada (2) - Estratégias reprodutoras Conteúdos procedimentais - Recolher, analisar e interpretar dados referentes a processos de reprodução assexuada, procedendo à sua relação com o processo mitótico; - Planificar e executar atividades práticas; Conteúdos atitudinais - Desenvolver atitudes críticas acerca da utilização dos processos de reprodução assexuada com fins económicos; Metodologia Recolha interpretação e organização de dados de natureza diversa, relativamente a processos de reprodução assexuada em diferentes tipos de organismos. Exploração de PowerPoint e de esquemas do manual com as principais características dos diferentes processos de reprodução assexuada. Factos, Conceitos, Modelos e Teorias Bipartição Fragmentação Gemulação Partenogénese Multiplicação vegetativa Esporulação Esporo Aulas previstas ( Blocos de 90 minutos ) 0,5 bloco - Avaliar implicações da reprodução assexuada ao nível da variabilidade e sobrevivência de populações; Atividade experimental para observação de processos de fermentação e esporulação, com elaboração de memória descritiva. Resolução de exercícios do manual 1,5 blocos 2. Reprodução sexuada (2) - Meiose e Fecundação - Reprodução sexuada e variabilidade (3) - Interpretar, esquematizar e descrever as principais etapas meióticas em diferentes tipos de células; - Discutir de que modo a Meiose e Fecundação contribuem para a variabilidade dos seres vivos; - Refletir acerca das implicações éticas inerentes à manipulação da reprodução humana; - Tomar consciência das implicações possíveis da intervenção / manipulação Através do diálogo em sala de aula construir esquema exemplificativo da relação existente entre meiose e fecundação. Observação e interpretação de imagens e/ou esquemas de meiose, através da utilização de PowerPoint que permitam identificar e caracterizar as diferentes etapas do processo. Meiose Divisão reducional e equacional Haplóide Diplóide Cromossomas homólogos Crossing-over Mutação

7 em qualquer uma das fases do ciclo de vida na manutenção / evolução das espécies. Estabelecimento da relação entre meiose e variabilidade dos indivíduos. Atividade laboratorial para visualização de células em meiose. cromossómica Gâmeta Construção de gráficos onde se esquematiza relação do número de cromossomas e quantidade de DNA ao logo do processo meiótico. 0,5 bloco Resolução de exercícios do manual para sistematizar a informação sobre meiose. 3. Ciclos de Vida: Unidade e Diversidade (2) - Aplicar conceitos anteriores para a interpretação de diferentes ciclos de vida; - Localizar e identificar os processos de reprodução presentes num ciclo de vida, prevendo a existência ou não de alternância de fases nucleares. Realização de atividades de trabalho cooperativo para análise, interpretação e comparação de diferentes ciclos de vida ( preferencialmente, de seres conhecidos pelos alunos ), com posterior apresentação aos restantes elementos da turma. Apreciação critica das implicações éticas e morais que envolvem a utilização de processos cientifico-tecnológicos na manipulação da reprodução humana ou de outros seres vivos. Resolução de exercícios do manual. Ciclo de vida Alternância de fases nucleares Haplonte Diplonte Haplodiplonte dezembro ( 2 ) - conteúdo lecionado no âmbito da educação para a saúde, integrado no tema Saúde Afetivo-Sexual e Reprodutiva;( 3 ) - conteúdo lecionado no âmbito da educação para a saúde, integrado no tema Ambiente e Saúde.

8 Unidade 7 Evolução Biológica Como é que a Ciência e a Sociedade têm interpretado a grande diversidade dos seres vivos? Conteúdos conceptuais 1. Unicelularidade e Multicelularidade Conteúdos procedimentais - Compreender e comparar diferentes modelos de aparecimento dos seres unicelulares eucariontes; - Discutir a origem da multicelularidade de acordo com a progressiva especialização dos seres coloniais, relacionando-a com processos de diferenciação celular; Conteúdos atitudinais - Valorizar a história da Ciência para compreender as perspetivas atuais; - Reconhecer as hipóteses como elementos epistemologicamente importantes, associado a um conhecimento científico com carácter provisório; Metodologia Observação de seres vivos com diferentes graus de complexidade e organização de forma a estabelecer uma possível relação evolutiva entre eles, possibilitando um abordagem dos modelos explicativos do aparecimento dos organismos unicelulares eucariontes e da origem da multicelularidade. Comparar e avaliar os modelos explicativos do aparecimento dos organismos unicelulares eucariontes. Factos, Conceitos, Modelos e Teorias Procarionte Eucarionte Modelo autogenético Modelo endossimbiótico Colónias Aulas previstas ( Blocos de 90 minutos ) 1,5 blocos Discutir a origem da multicelularidade tendo em conta a progressiva especialização morfofisiológica dos seres coloniais. janeiro Relacionar a pluricelularidade com a diferenciação celular. Resolução de exercícios de aplicação e sistematização. - Reconhecer que Organização de atividades de pesquisa

9 2. Mecanismos de evolução - Evolucionismo vs. Fixismo - Seleção natural, seleção artificial e variabilidade - Analisar e interpretar diferentes tipos de dados que apoiam o Evolucionismo em oposição ao Fixismo; - Analisar e avaliar a importância e benefícios de situações que envolvam seleção natural e artificial; - Relacionar a capacidade adaptativa de uma população com a sua variabilidade. diferentes contextos podem condicionar os avanços científico tecnológicos; - Construir opiniões fundamentadas sobre a problemática da evolução dos seres vivos; - Refletir criticamente sobre a ação humana ao nível da capacidade adaptativa e evolução das espécies. que permitam recolher, organizar e interpretar as ideias fundamentais das correntes explicativas da diversidade dos seres vivos, associando a evolução do conhecimento aos progressos científico tecnológicos. Reconhecer o caráter provisório dos conhecimentos científicos, bem como a importância epistemológica das hipóteses. Reconhecer que o avanço cientificotecnológico é condicionado por contextos (socioeconómicos, religiosos, políticos ), geradores de controvérsias, que podem dificultar o estabelecimento de posições consensuais. Fixismo 0,5 blocos Compreender os princípios básicos da teoria evolucionista de Darwin. Resolução de exercícios que envolvam situações práticas de fixismo e evolucionismo. Evolucionismo Seleção natural Seleção artificial Efeito gargalo 3 blocos Compreender o contributo das diferentes áreas científicas na fundamentação e consolidação do conceito de evolução. Relacionar a capacidade adaptativa de uma população com a sua variabilidade. Debate e reflexão sobre alguns

10 comportamentos humanos (seleção artificial, cruzamentos não aleatórios ), que podem influenciar a capacidade adaptativa e a evolução dos seres. Resolução de exercícios para consolidação de conhecimentos.

11 Unidade 8 Sistemática dos Seres Vivos Face à diversidade, que critérios para sustentar um sistema de classificação dos seres vivos? Conteúdos conceptuais 1. Sistemas de Classificação - Diversidade de critérios - Taxonomia e Nomenclatura Conteúdos procedimentais - Distinguir diferentes sistemas de classificação; - Analisar e comparar perspetivas e argumentos associados a diferentes sistemas de classificação; - Utilizar chaves dicotómicas e regras básicas de Nomenclatura; Conteúdos atitudinais - Valorizar a história da Ciência para compreender as perspetivas atuais; - Reconhecer a importância da Taxonomia e Nomenclatura nos estudos biológicos; Metodologia Desenvolver um momento inicial de reflexão que permita o levantamento de questões acerca da problemática e necessidade de classificação dos seres vivos, servindo de base para a abordagem e comparação dos diferentes sistemas de classificação. Integrar e contrastar perspetivas e argumentos associados aos diferentes sistemas de classificação que foram sendo elaborados. Exploração de um PowerPoint contendo as diferentes regras da nomenclatura. Distinguir sistemas de classificação práticos/racionais, artificiais/naturais e filogenéticos. Factos, Conceitos, Modelos e Teorias Sistemas artificiais, naturais e racionais Sistemática Taxonomia Taxa Reino Filo Classe Ordem Família Género Espécie Chave dicotómica Árvore filogenética Nomenclatura Aulas previstas ( Blocos de 90 minutos ) 0,5 bloco fevereiro

12 2. Sistema de classificação de Whittaker modificado - Compreender e comparar a classificação de Whittaker com outros sistemas de classificação, discutindo as razões da sua consensualidade. - Reconhecer que a construção do conhecimento científico envolve dificuldades como controvérsias e ausência de consenso, que podem ser obstáculos à evolução desse conhecimento. Realização de uma atividade prática utilizando chaves dicotómicas para a classificação de seres vivos onde podem utilizar-se exemplares vivos (sem prejuízo dos mesmos) ou conservados, imagens... Compreender os principais critérios de classificação utilizados por Whittaker na organização dos seres nos cinco reinos. Eubactérias Arqueobactérias Monera Protista Fungi Plantae Animalia s Conhecer as principais características dos seres vivos que constituintes dos cinco reinos. s Realização de exercícios práticos elucidativos dos critérios base do sistema de classificação de Whittaker.

13 Geologia A planificação da componente de Geologia estrutura-se a partir dos objetivos que presidiram à seleção e organização dos conteúdos e das competências a desenvolver, constantes no programa de Biologia e Geologia. Objetivos relativos ao ensino das ciências experimentais, a nível do ensino secundário: - interpretar os fenómenos naturais a partir de modelos progressivamente mais próximos dos aceites pela comunidade científica; - aplicar os conhecimentos adquiridos em novos contextos e a novos problemas; - desenvolver capacidades de selecção, de análise e de avaliação crítica; - desenvolver capacidades experimentais em situações de indagação a partir de problemas do quotidiano; - desenvolver atitudes, normas e valores; - promover uma imagem da Ciência coerente com as perspetivas atuais; - fornecer uma visão integradora da Ciência, estabelecendo relações entre esta e as aplicações tecnológicas, a Sociedade e o Ambiente; - fomentar a participação ativa em discussões e debates públicos respeitantes a problemas que envolvam a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente; - melhorar capacidades de comunicação escrita (texto e imagem) e oral, utilizando suportes diversos, nomeadamente as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Objetivos específicos da área da Geologia: - compreender os princípios básicos do raciocínio geológico; - conhecer os principais factos, conceitos, modelos e teorias geológicas; - interpretar alguns fenómenos naturais com base no conhecimento geológico; - aplicar os conhecimentos geológicos adquiridos a problemas do quotidiano, com base em hipóteses explicativas e em pequenas investigações; - desenvolver competências práticas relacionadas com a Geologia; - reconhecer as interações que a Geologia estabelece com as outras ciências; - valorizar o papel do conhecimento geológico na Sociedade atual.

14 Geologia Tema IV Geologia, problemas e materiais do quotidiano Conteúdos conceptuais 1. Ocupação antrópica e problemas de ordenamento: 1.1 Bacias Hidrográficas ( Análise de uma situação problema ) 1.2 Zonas costeiras ( Análise de uma situação problema ) Conteúdos procedimentais - Identificar os elementos da situação problema; - Problematizar e formular hipóteses; - Planear e concretizar investigações teoricamente enquadradas; - Recolher, observar e interpretar dados de diferentes fontes; - utilizar diferentes formas de comunicação oral e escrita; Conteúdos atitudinais - Assumir atitudes de defesa do património geológico; - Assumir atitudes de rigor e flexibilidade face a novas ideias; - Reconhecer as contribuições da geologia em áreas como a prevenção de riscos geológicos, ordenamento do território, educação ambiental e gestão de recursos; - Compreender a necessidade do uso de diferentes fontes para a resolução de problemas; Metodologia O estudo dos problemas resultantes da interação Terra Homem necessita de uma abordagem interdisciplinar, mas serão analisadas situações problemas para cada um dos temas propostos de forma a deduzir-se que a Geologia pode, nas suas diversas áreas, contribuir favoravelmente para a resolução dos referidos. problemas despertando, simultaneamente, a curiosidade para os materiais e processos que constituem e moldam a superfície terrestre. Exploração de PowerPoint sobre a problemática da ocupação antrópica em zonas de risco geológico. Factos, Conceitos, Modelos e Teorias Ordenamento do território Risco geológico Bacia e rede hidrográfica Leito e leito de cheia Perfil transversal Erosão Transporte Deposição Faixa litoral Arribas Praias Abrasão marinha Plataforma de abrasão Aulas previstas ( Blocos de 90 minutos ) 1,5 bloco 1.3 Zonas de vertente - Desenvolver atitudes e valores inerentes ao Realização de atividade prática para determinação expedita do ângulo de Movimentos de massa 1,5 blocos

15 ( Análise de uma situação problema ) 2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres: 2.1- Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas Sedimentares. As rochas Sedimentares, arquivos históricos da Terra. - Compreender os diferentes processos implicados na génese das rochas sedimentares. trabalho cooperativo; - Ver na investigação científica, também, uma via importante que pode contribuir para a resolução de muitos problemas. - Aceitar que muitos problemas podem ser abordados e explicados a partir de diferentes pontos de vista. - Assumir atitudes de rigor e flexibilidade face a novas ideias. - Observar e interpretar dados. atrito nas zonas de vertente. Construção de memória descritiva. Análise de rochas (amostras de mão) alteradas, inferindo sobre os fatores que estão na base dessas alterações. Relacionar a alteração observada nas amostras de mão com os diferentes tipos de meteorização química e física. Exploração de Powerpoint sobre as várias etapas de formação das rochas sedimentares. Transporte Deposição Meteorização física e química Erosão Transporte Deposição Diagénese Mineral Rocha março s - Usar fontes bibliográficas de forma autónoma pesquisando, organizando e tratando informação. Realização de atividades práticas que simulem laboratorialmente as diferentes etapas de formação das rochas sedimentares. - Utilizar várias formas de comunicação oral e escrita. Exploração de DVD sobre as propriedades físicas dos minerais que constituem as rochas sedimentares. Atividade prática para determinar as propriedades físicas de alguns minerais fornecidos. 1,5 blocos Compreensão da classificação aplicada Rochas

16 aos diferentes grupo de rochas sedimentares. Observação e classificação de amostras de rochas sedimentares, salientando-se as principais características de cada um dos grupos em que estas se dividem. detríticas Rochas biogénicas Petróleo Carvão s s Atividade laboratorial para produção de estalactites e estalagmites. Observação de fósseis, relacionando-os com momentos e locais de formação, inferindo sobre as informações que nos fornecem na atualidade. Aplicação de princípios estratigráficos na resolução de alguns problemas de datação relativa. Fóssil Fossilização Fóssil de ambiente Fóssil de idade Paleoambiente Princípio estratigráfico Exercícios de aplicação 2.2- Magmatismo. As rochas - Compreender a vulnerabilidade dos Simulação dos diferentes ambientes de formação das rochas magmáticas, Magma Tipos de magma Abril

17 Magmáticas Deformação frágil e dúctil. Falhas e Dobras. materiais rochosos gerados em profundidade quando expostos às condições superficiais da crosta. - Relacionar aspectos da composição mineralógica e da textura das rochas magmáticas com os condicionalismos que presidiram à sua formação. - Relacionar a diferente composição dos magmas com os vários ambientes em que são gerados. deduzindo as características dos diferentes grupos como consequência dos seus processos de formação. Análise de amostras de rochas dos diferentes tipos de rochas magmáticas permitindo a sua classificação com base na morfologia externa. Análise de tabelas, gráficos e esquemas que possibilitem o estudo dos diferentes tipos de magmas. Utilização de materiais diversos que permitam deduzir os diferentes comportamentos dos materiais quando sujeitos a forças, inferindo sobre as estruturas geológicas que podem daí resultar. Estudo do processo de formação de dobras e falhas através de um modelo analógico, realçando que na Natureza ocorrem a diferentes escalas de tempo e espaço. Exploração de PowerPoint sobre a classificação de dobras e falhas. Associação de transformações da superfície terrestre como consequência da mobilidade da litosfera. Rocha magmática Rocha vulcânica Rocha plutónica Diferenciação magmática Cristalização fracionada Matéria cristalina Isomorfismo Polimorfismo Comportamento dos materiais Comportamento frágil e dúctil Elementos de falha Direção de falha Inclinação de falha Falhas normais, inversas e de desligamento Dobra Anticlinal Sinclinal antiforma sinforma dobra neutra s

18 Resolução de exercícios 2.4- Metamorfismo. Agentes de Metamorfismo. Rochas Metamórficas. 3. Exploração sustentada de recursos geológicos - Integrar o metamorfismo num processo interno de formação de rochas a partir de rochas pré-existentes. - Compreender os condicionalismos dos diferentes ambientes metamórficos. - Compreender as interrelações entre os diferentes processos envolvidos no ciclo geológico. Análise de amostras de rochas resultantes de diferentes tipos de metamorfismo, inferindo resultados dos fatores que nelas atuaram e deduzindo os seus processos de formação. Distinguir e caracterizar os diferentes tipos de metamorfismo. Através de amostras de rochas diversificadas proceder à classificação das rochas metamórficas. Resolução de exercícios de aplicação Análise de dados relativos à exploração e valor económico de matérias primas minerais e recursos energéticos. Análise de informação de rótulos de águas engarrafadas, localizando-as em termos geográficos e geológicos. Exploração e análise de imagens e esquemas (PowerPoint) que permita estudar os recursos hidrogeológicos. Atividade experimental sobre a Metamorfismo Rochas metamórficas Factores de metamorfismo Recristalização Minerais índice Metamorfismo regional Metamorfismo de contacto Recursos renováveis Recursos não renováveis Recursos Reservas Energia geotérmica Minério Ganga Aquífero Porosidade Permeabilidade maio 1,5 bloco

19 Permeabilidade das Rochas, com análise e discussão dos resultados. Análise de uma atividade do manual que permite estudar a poluição das águas Análise e exploração de esquema e/ou imagens do manual que permite explorar os recursos geológicos. Exploração de um PowerPoint que permite caracterizar os principais recursos minerais utilizados actualmente. Exercícios de aplicação. Trabalho de índole investigativa, com resolução de problemas reais sobre a exploração sustentada dos recursos. Apresentação do trabalho à turma. Aquífero livre Aquífero cativo 0,5 bloco 0,5 bloco 2 bloco junho NOTA: O número total de aulas previstas na planificação é inferior ao número total de aulas previstas para o ano letivo, uma vez que em cada período letivo são necessárias aulas para a realização de elementos escritos de avaliação, revisão de conceitos e autoavaliação. Salienta-se ainda o facto do número de aulas previstas apresentadas poderem ser alteradas de acordo com o ritmo de aprendizagem da turma a que se destina. Avaliação: O domínio cognitivo será avaliado com base em Produção documental, a saber: - Fichas de avaliação (65%) - Trabalhos de grupo / individuais (30%) Trabalhos experimentais Trabalhos de pesquisa Resolução de problemas

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.

COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º ANO... BIOLOGIA Objetivos / Finalidades Competências procedimentais e atitudinais Competências concetuais Estratégias Tempo 1 Conhecer

Leia mais

Tema 5. Crescimento e renovação celular. UNIDADE 1. Crescimento e renovação celular

Tema 5. Crescimento e renovação celular. UNIDADE 1. Crescimento e renovação celular Tema 5. Crescimento e renovação celular Crescimento e renovação celular Distinção entre DNA e RNA quanto às suas características estruturais e funcionais. Reconhecimento de que os organismos necessitam

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 01/014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Projeto Educativo e Programa de Biologia e Geologia do 11ºano ENSINO SECUNDÁRIO BIOLOGIA

Leia mais

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário

PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário PLANIFICAÇÃO CIÊNCIAS NATURAIS (8.º ANO) 2015/2016 Docentes: João Mendes, Madalena Serra e Vanda Messenário 1 Metras Curriculares Estratégias Tempo Avaliação TERRA UM PLANETA COM VIDA Sistema Terra: da

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Unidade Didáctica Tema(s)/Conteúdo(s) Metodologia(s)/Estratégias Instrumento(s) de avaliação

PLANIFICAÇÃO ANUAL. Unidade Didáctica Tema(s)/Conteúdo(s) Metodologia(s)/Estratégias Instrumento(s) de avaliação PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: CIÊNCIAS DA NATUREZA DISCIPLINA: Biologia e Geologia ANO DE ESCOLARIDADE: 11.º DO: CURSO CIENTÍFICO-HUMANÍSTICO DE

Leia mais

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA

Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA Escola Secundária de Valongo PROFESSORAS: DINORA MOURA ISABEL MACHADO PIMENTA 1º PERÍODO TEMAS / CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE: BLOCOS (90 min) ALGUMAS SUGESTÕES DE EXPERIÊNCIAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO-

PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- PLANIFICAÇÃO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 7º ANO- Tema / Capítulos Competências/Objectivos Estratégias / Actividades Recursos/Materiais Avaliação Aulas previstas (45 min) Articulação Tema I TERRA NO ESPAÇO Capítulo

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7º Ano. Ano Lectivo: 2010/2011

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7º Ano. Ano Lectivo: 2010/2011 PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 7º Ano Ano Lectivo: 2010/2011 Competências Temas/Unidades Conteúdos _ Conhecer a constituição do Universo e do Sistema Solar _ Conhecer as características

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: TPA/2011-2014 DISCIPLINA: Biologia Inserir data e Hora N.º TOTAL DE MÓDULOS: 3 N.º ORDEM N.º DE HORAS DESIGNAÇÃO DO MÓDULO 4 18 RENOVAÇÃO

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE CAMARATE Planificação de Ciências Naturais 8.º ano Ano letivo 2014/2015

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE CAMARATE Planificação de Ciências Naturais 8.º ano Ano letivo 2014/2015 Domínio: Terra em transformação Subdomínio: Dinâmica externa da Terra ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3.º CICLO DE CAMARATE Identificar os minerais constituintes de rochas, considerando as suas propriedades físicas

Leia mais

CIÊNCIAS DESCRITORES

CIÊNCIAS DESCRITORES CIÊNCIAS DESCRITORES 1. BIMESTRE - 2015 4.º ANO Identificar a permeabilidade nos diferentes tipos de solo. Identificar a presença de água no interior do corpo dos seres vivos. Identificar as condições

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Pedro Miguel Bezerra Disciplina: Ciências Naturais Ano: 5.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação Matéria

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, o aluno deve ser capaz de: Compreender a Terra como um planeta especial

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras:

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia. Escola Secundária de Valongo. As Professoras: Escola Secundária de Valongo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Grupo de Biologia e Geologia As Professoras: Cláudia Rocha Fátima Garcia Tema Organizador: Viver Melhor na Terra 1º PERÍODO

Leia mais

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA)

GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) GRUPO DE RECRUTAMENTO 620 (ED. FÍSICA) CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO (10º, 11º e 12º anos) ENSINO SECUNDÁRIO ATITUDES E VALORES Assiduidade e Pontualidade 3% Fichas de registo de observação Responsabilidade e

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO BIOLOGIA NO ENEM: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, em sua versão 2012, apresentará uma redação e 180 questões objetivas, divididas nas quatro áreas do conhecimento: - Ciências

Leia mais

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde.

1. Saúde individual e comunitária. 1.1. Indicadores do estado de saúde de uma população. 1.2. Medidas de ação para promoção de saúde. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA GRACIOSA CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO ANO LETIVO 2014/2015 AULAS PREVISTAS TEMA ORGANIZADOR CONTEÚDOS CONCETUAIS (45 MINUTOS) A B VIVER MELHOR NA TERRA 1. Saúde individual e comunitária.

Leia mais

GEOGRAFIA. transformadas

GEOGRAFIA. transformadas GEOGRAFIA Disciplina A (currículo atual 2008) Disciplina B (currículos extintos) 1ª período 59480 Cartografia Geral 68 Geografia Cartografia B 136 37230 Geografia Contida Ementa: Aborda os fundamentos

Leia mais

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO

ESCOLA BÁSICA D. DOMINGOS JARDO Unidade Didática: Terra Ambiente de Vida METODOLOGIAS/ SITUAÇÕES DE.Antes de começar.como trabalhar em Ciências Terra Ambiente de Vida.Onde existe vida.primeira abordagem ao conceito de biosfera.salientar

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. DISCIPLINA: Biologia TURMAS : A/B/C ANO: 12º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. DISCIPLINA: Biologia TURMAS : A/B/C ANO: 12º ANO LECTIVO 2010/2011 ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES SECUNDÁRIO DISCIPLINA: Biologia TURMAS : A/B/C ANO: 12º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS

Leia mais

Programa de Biologia e Geologia

Programa de Biologia e Geologia Ministério da Educação Departamento do Ensino Secundário Programa de Biologia e Geologia 11º Ano Autores Componente de Biologia Alcina Mendes (Coordenadora) Dorinda Rebelo Eduardo Pinheiro Colaborador

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7.º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 7.º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 7.º Ano UNIDADES DIDÁTICAS CONTEÚDOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período TERRA NO ESPAÇO Terra Um planeta com vida Condições da Terra que permitem a existência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROCESSO SELETIVO BIOLOGIA ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Perceber e utilizar os códigos intrínsecos da Biologia. Relacionar o conhecimento das diversas disciplinas para o entendimento

Leia mais

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO - 2015

INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO - 2015 Prova de Biologia Prova 302 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino secundário, a realizar em 2015 pelos alunos que se encontram

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO BIOLOGIA 12º ANO

MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO BIOLOGIA 12º ANO MATRIZ DA PROVA DE EXAME A NÍVEL DE ESCOLA AO ABRIGO DO DECRETO-LEI Nº 357/2007 DE 29 DE OUTUBRO Duração da Prova 90 minutos + 30 minutos de tolerância BIOLOGIA 12º ANO (Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

ANO LECTIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL. Tema 1: A Terra: estudos e representações UNIDADE DIDÁCTICA: 1- Da paisagem aos mapas. A descrição da paisagem;

ANO LECTIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL. Tema 1: A Terra: estudos e representações UNIDADE DIDÁCTICA: 1- Da paisagem aos mapas. A descrição da paisagem; ANO LECTIVO PLANIFICAÇÃO ANUAL DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 2007/2008 ANO GEOGRAFIA 7.º GERAIS Tema 1: A Terra: estudos e representações Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos

Leia mais

A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA...

A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA... Atividade extra Fascículo 4 Biologia Unidade 9 Questão 1 A função básica do ciclo celular das células somáticas é duplicar todo o conteúdo de DNA. O processo de divisão celular é composto por cinco etapas:

Leia mais

N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia.

N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia. N1001 ATENÇÃO, ALUNO! Agora, você vai responder a questões de Biologia. Questão 01 B100010RJ Observe o esquema abaixo. 46 23 46 23 46 23 23 Disponível em: . Acesso

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Teste diagnóstico de Geologia (10.º ano)

Teste diagnóstico de Geologia (10.º ano) Teste diagnóstico de Geologia (10.º ano) 10.º Ano Objetivos Averiguar os conhecimentos prévios dos alunos acerca de alguns dos temas de Geociências que irão ser tratados ao longo do ensino secundário,

Leia mais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Matemática Aplicada às Ciências Sociais DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ensino Regular Curso Geral de Ciências Sociais e Humanas 10º Ano Planificação 2014/2015 Índice Finalidades... 2 Objectivos e competências

Leia mais

Ciclos de Vida Unidade e diversidade

Ciclos de Vida Unidade e diversidade Aula nº 24_12-Nov Prof. Ana Reis 2008 Ciclos de Vida Unidade e diversidade Unidade vs. Diversidade dos ciclos de vida Uma das características inerentes aos seres vivos é a sua capacidade de reprodução.

Leia mais

ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS

ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS PLANIFICAÇÃO DO PCE Escola Básica e Secundária de Velas ANO LETIVO: 2014/2015 ANO: 7º ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS COMPETÊNCIAS- CHAVE C1;C3;C5;C7 C3;C5;C7 C3;C6;C7 DOMÍNIOS/ CONTEÚDOS METAS CURRICULARES ATIVIDADES/ESTRATÉGIAS

Leia mais

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano

Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Planificação anual de 3º ciclo de Educação Tecnológica 7º e 8º ano Domínios TECNOLOGIA E SOCIEDADE Subdomínios/Sugestões de Exploração Tecnologia e necessidades Humanas: Tecnologia como resposta às necessidades

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Médio Etec Padre José Nunes Dias Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio Etec Padre José Nunes Dias Código: 075 Município: Monte Aprazível Área de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Biologia Trimestre: 1º Professor(a): Camilla Silva (B1) e Elisangela

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico- Competências Essenciais Ciências Físicas

Leia mais

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa

Provas de Conhecimento Específico. Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes: I, II e III) Programa Provas de Admissão para maiores de 23 anos Ano lectivo: 2012 Curso de Engenharia do Ambiente Provas de Conhecimento Específico Módulo I (conhecimentos básicos) (resposta obrigatória a todas as Partes:

Leia mais

ENERESCOLAS. Monitorizar, Experimentar e Aprender!

ENERESCOLAS. Monitorizar, Experimentar e Aprender! ENERESCOLAS Monitorizar, Experimentar e Aprender! Enquadramento As escolas são uma fracção não desprezável do consumo energético. A aprendizagem em âmbito escolar, tem efeitos multiplicativos em casa e

Leia mais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais

Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia e Prática de Ensino de Ciências Sociais Metodologia I nvestigativa Escolha de uma situação inicial: Adequado ao plano de trabalho geral; Caráter produtivo (questionamentos); Recursos (materiais/

Leia mais

1. Conhecimento e compreensão de dados, conceitos, modelos e teorias; 3. Mobilização e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias;

1. Conhecimento e compreensão de dados, conceitos, modelos e teorias; 3. Mobilização e utilização de dados, conceitos, modelos e teorias; INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA BIOLOGIA Março de 2015 Prova 302 2015 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA SOCIOLOGIA (CÓDIGO 344 ) 12ºAno de Escolaridade (Dec.-Lei nº74/2004) (Duração: 90 minutos) 1. Unidades temáticas, conteúdos e objetivos/competências I O que é a Sociologia Unidades temáticas/conteúdos* 1. Sociologia e conhecimento sobre a realidade social 1.1. Ciências Sociais e Sociologia 1.2.

Leia mais

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA

PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLAEJAMENTO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA SÉRIE: 6º Anos PROFESSOR:

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO BIOLOGIA E GEOLOGIA 11.º Avisos 1.EstedocumentoapenasservecomoapoioparcialàsaulasdeBiologiaeGeologia11.ºano Unidade5 lecionadas na Escola Secundária Morgado Mateus(Vila Real)

Leia mais

APPDA-Setúbal. Educação

APPDA-Setúbal. Educação APPDA-Setúbal Educação Enquadramento Constitui desígnio do XVII Governo Constitucional promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e promover a melhoria da qualidade do ensino. Um aspeto

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de TIC Módulos 1,2,3-10.ºD CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE APOIO À GESTÃO DESPORTIVA Ano Letivo 2015-2016 Manual adotado:

Leia mais

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva

Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS PT Preâmbulo Indicadores Gerais para a Avaliação Inclusiva A avaliação inclusiva é uma abordagem à avaliação em ambientes inclusivos em que as políticas e

Leia mais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais

Planificação da disciplina de Ciências Naturais ANO LETIVO 2013/2014 Departamento Curricular: Ciências Experimentais Grupo Disciplinar: Biologia e Geologia 9º Ano Planificação da disciplina de Ciências Naturais 1º Conteúdos / Unidades Didáticas 1.Saúde

Leia mais

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico

ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA. Proposta de planos anuais. 1.º Ciclo do Ensino Básico ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LECTIVO 2011 / 2012 TIC@CIDADANIA Proposta de planos anuais 1.º Ciclo do Ensino Básico Introdução O objetivo principal deste projeto é promover e estimular

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2015 / 2016 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos / 2015/2018 DISCIPLINA: Tecnologias da Informação e Comunicação

Leia mais

Escola Secundária Mouzinho da Silveira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento 420 Ano Letivo de 2014 / 2015 Curso Básico

Escola Secundária Mouzinho da Silveira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento 420 Ano Letivo de 2014 / 2015 Curso Básico Escola Secundária Mouzinho da Silveira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Grupo de Recrutamento 420 Ano Letivo de 2014 / 2015 Curso Básico Planificação Anual da disciplina de GEOGRAFIA 7 º Ano

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação SUBDOMÍNIO CC8.1. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS SITUAÇÕES DE COMUNICAÇÃO E AS REGRAS DE CONDUTA E DE FUNCIONAMENTO DE

Leia mais

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre

Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação. 1.º Ano / 1.º Semestre Sinopse das Unidades Curriculares Mestrado em Marketing e Comunicação 1.º Ano / 1.º Semestre Marketing Estratégico Formar um quadro conceptual abrangente no domínio do marketing. Compreender o conceito

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1 º Período

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO. Planeamento Curricular referente ao 1 º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁLVARO VELHO LAVRADIO Planeamento Curricular referente ao 1 º Período Ano e Turma 5º Disciplina Ciências Naturais Prof. (a) N.º Aulas Previstas Domínio: ÁGUA, O AR, AS ROCHAS

Leia mais

Ciências da Natureza 5º ano Planificação 2014/2015

Ciências da Natureza 5º ano Planificação 2014/2015 1º Período Ciências da Natureza 5º ano Planificação 2014/2015 SUBDOMÍNIOS Nº de aulas (45 ) Apresentação 1 A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES A importância das rochas e do solo na manutenção

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Ano Letivo 2011/2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Biologia e Geologia. 11º ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Ano Letivo 2011/2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Biologia e Geologia. 11º ano Escola Básica e Secundária de Velas Ano Letivo 0/0 PLANIFICAÇÃO ANUAL Biologia e Geologia º ano Curso Cientifico - Humanístico de Ciências e Tecnologias Biologia A planificação da componente de Biologia

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC 10º C. Planificação de. Curso Profissional de Técnico de Secretariado Escola Básica e Secundária de Velas Planificação de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Curso Profissional de Técnico de Secretariado 10º C MÓDULO 1 FOLHA DE CÁLCULO Microsoft Excel Conteúdos

Leia mais

FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA O sistema educativo deve garantir a coordenação, a consistência e a coerência do ensino para o desenvolvimento da educação científica Critérios de qualidade O conhecimento dos alunos e das suas aptidões

Leia mais

ESCOLA E. B. 2/3 CICLOS DE PEDROUÇOS. Planificação de Ciências da Natureza - 5º Ano 2012/2013. 1º Período. (x45 )

ESCOLA E. B. 2/3 CICLOS DE PEDROUÇOS. Planificação de Ciências da Natureza - 5º Ano 2012/2013. 1º Período. (x45 ) TEMA ORGANIZADOR: Terra em Transformação ESCOLA E. B. /3 CICLOS DE PEDROUÇOS Planificação de Ciências da Natureza - 5º Ano 0/03 º Período Conteúdos Considerações gerais sobre a disciplina e outros assuntos.

Leia mais

AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO. Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO

AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO. Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO AERT - ESCOLA EB 2,3 DE RIO TINTO Ano Letivo de 2015/2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA -3ºCICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os critérios definidos pelas docentes da disciplina de História

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES

AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES ESCOLA BÁSICA LUÍS DE STTAU MONTEIRO - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE LOURES AVALIAÇÃO NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DOMÍNIOS / CRITÉRIOS 3º Ciclo DISCIPLINA COGNITIVO / OPERATIVO E INSTRUMENTAL CONHECIMENTOS

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA*

METAS DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA* METAS DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA As Metas de Aprendizagem de Ciências são aprendizagens que os alunos deverão ter alcançado no final da escolaridade básica, no domínio das Ciências, de forma

Leia mais

Informação Prova de equivalência à frequência

Informação Prova de equivalência à frequência Informação Prova de equivalência à frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 1ª e 2ª fases Ano Letivo 2014/2015 Disciplina: Ciências Naturais Duração: 90 minutos Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho 1-

Leia mais

Conceito de pesquisa

Conceito de pesquisa Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são: 1. Problema ou dúvida 2. Metodo científico 3. Resposta

Leia mais

O que é Estudo de Caso?

O que é Estudo de Caso? O que é Estudo de Caso? Segundo Araújo et al. (2008) o estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação o Relacionar alimento

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2015/2016 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS 2015 IDENTIFICAÇÃO FUNDAÇÃO JALLES MACHADO ESCOLA LUIZ CÉSAR DE SIQUEIRA MELO PROFESSOR: ELIAS ALVES DE SOUZA SÉRIE: 6º ANO TURMA: A/B TURNO: MATUTINO OBJETIVOS GERAIS O

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL PLANEJAMENTO ANUAL CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ARLINDO RIBEIRO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL Professor: Cleide Maria Senger Disciplina: Biologia Série: 3º Ano: 2013 1º Bimestre PLANEJAMENTO ANUAL Conteúdo Estruturante

Leia mais

Marilia Leite Conceição

Marilia Leite Conceição Marilia Leite Conceição Introdução Presença dos conhecimentos sobre natureza e sociedade na Educação Infantil: idéias e práticas correntes A criança, a natureza e a sociedade Objetivos Crianças de zero

Leia mais

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 1º Ciclo - Grupo 110 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Estudo do Meio 1.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade / Tema) Subdomínio

Leia mais

Introdução. a cultura científica e tecnológica.

Introdução. a cultura científica e tecnológica. Introdução A cultura científica e tecnológica é cada vez mais reconhecida como uma condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania ativa, traduzindo-se numa sociedade mais qualificada e no

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA

ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA ESCOLA SECUNDÁRIA MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO PLANO DE MELHORIA 2012-2015 PLANO DE MELHORIA (2012-2015) 1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROCESSO Decorreu em finais de 2011 o novo processo de Avaliação Externa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Escola Secundária de Forte da Casa

Escola Secundária de Forte da Casa Escola Secundária de Forte da Casa Informação - Prova de Equivalência à Frequência / 2012 2013 (Decreto Lei nº 139/2012, de 5 de Julho e Portaria nº 243/2012, de 10 de agosto) 12ºAno Cursos Científico-Humanísticos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA. TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano. Ano letivo 2014-2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO DISCIPLINA. TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano. Ano letivo 2014-2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES PLANIFICAÇÃO da DISCIPLINA de TECNOLOGIAS da INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO (TIC) 7º Ano Ano letivo 2014-201 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES Desenvolvimento

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21/10/11 - DOU de 24/10/11 PLANO DE CURSO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21/10/11 - DOU de 24/10/11 PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21/10/11 - DOU de 24/10/11 Componente Curricular: Citologia e Histologia Código: Pré-requisito: ---- Período

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BIOLOGIA PROSEL/ PRISE 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO I Elementos básicos de formação e desenvolvimento dos seres vivos COMPETÊNCIAS HABILIDADES CONTEÚDOS Perceber e utilizar os

Leia mais

Novos Programas: Outras Práticas Pedagógicas 1

Novos Programas: Outras Práticas Pedagógicas 1 Novos Programas: Outras Práticas Pegógicas 1 Maria Conceição Antunes Num estudo sobre os professores de no Ensino Secundário, em que participei (e que foi apresentado neste mesmo local, em 1996, no I Encontro

Leia mais

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por:

ARTIGO TÉCNICO. Os objectivos do Projecto passam por: A metodologia do Projecto SMART MED PARKS ARTIGO TÉCNICO O Projecto SMART MED PARKS teve o seu início em Fevereiro de 2013, com o objetivo de facultar uma ferramenta analítica de confiança para apoiar

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Processos vitais comuns aos seres vivos o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância de uma alimentação equilibrada

Leia mais

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Aula nº 15 a 22/Out Aula nº 17 a 27/Out Aula nº 20 a 3/Nov Prof. Ana Reis2008 E há mais! Para tornar fecunda uma perdiz, basta que ela se encontre sob o vento: muitas

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2014 / 2015

ESCOLA BÁSICA 2 / 3 DE MARTIM DE FREITAS TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 2014 / 2015 TIC Tecnologias de informação e comunicação - Ano lectivo de 204 / 205 SUBDOMÍNIO CC8.. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO ADEQU ADA E SEGURA DE DIFERENTES TIPOS DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO, DE ACORDO COM AS

Leia mais

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ciências Naturais Código da Prova: 10/2015 9º Ano de Escolaridade

Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ciências Naturais Código da Prova: 10/2015 9º Ano de Escolaridade Disciplina Ciências Naturais Código 10 2014/2015 Informação - Prova de Equivalência à Frequência Ciências Naturais Código da Prova: 10/2015 9º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho,

Leia mais

ORIENTADOR EDUCACIONAL

ORIENTADOR EDUCACIONAL ORIENTADOR EDUCACIONAL 01. A discussão sobre a Organização do Trabalho na Escola permitiu que fosse determinada uma das atribuições inerentes à Orientação Educacional que é: (A) organizar as turmas homogêneas,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente - 2015. Ensino Médio. Habilitação Profissional: Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: CIÊNCIAS DA NATUREZA Componente Curricular: BIOLOGIA Série: 1ª Eixo Tecnológico:

Leia mais

PLANIFICAÇÕES ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS. Diálogo orientado;

PLANIFICAÇÕES ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS. Diálogo orientado; PLANIFICAÇÕES SECUNDÁRIO PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE ECONOMIA A 10º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS/OBJETIVOS OPERACIONALIZAÇÃO (DESCRITORES) ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS MATERIAIS CURRICULARES

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Documento orientador 1. ENQUADRAMENTO LEGAL Compete ao conselho pedagógico, enquanto órgão de gestão pedagógica da escola, definir, anualmente, os critérios gerais de avaliação e

Leia mais

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013. Critérios de avaliação DEPARTAMENTO DO 1º CICLO ANO LETIVO 2012-2013 Critérios de avaliação 0 MATRIZ CURRICULAR DO 1º CICLO COMPONENTES DO CURRÍCULO Áreas curriculares disciplinares de frequência obrigatória: Língua Portuguesa;

Leia mais

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº

3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº . 3º trimestre- LISTA DE EXERCICIOS - Biologia - CESINHA Ensino Médio 1º ano classe: Prof. Cesinha Nome: nº Valor: 10 Nota:. 1. (Uel 2015) Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não

Leia mais

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Instituto de Ciências Biológicas ICB Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Alunos: Bárbara Luiza Júlia Miranda Marina Amaral Priscilla

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 02/2015 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos

Leia mais