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1 Atividade física: pratique essa ideia.

2 Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar físico, emocional e social. Capaz de elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida, ela é fundamental para manter ou perder peso, pois sua prática possibilita a queima das calorias. Qualquer movimento do corpo pode ser considerado atividade física. Andar, subir escadas, pedalar, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar são bons exemplos. Porém, para trazer benefícios à saúde, essa atividade precisa ser moderada ou vigorosa e realizada, ao menos, durante 30 minutos diários.

3 Corpo e mente saudáveis. Benefícios da prática regular de exercícios físicos: Aumenta a eficiência do coração, melhorando a circulação sanguínea. Normaliza e ajuda a manter os níveis adequados da pressão arterial. Melhora a respiração, tornando-a mais eficiente e revitalizando os pulmões. Fortalece os músculos, ossos e ligamentos. Contribui para a melhor digestão e o funcionamento intestinal. Aumenta a resistência muscular e evita a fadiga. Melhora a capacidade mental e a memória. Leva à perda de gordura corporal e do excesso de colesterol. Melhora o sono. Retarda o envelhecimento. Estimula a produção de endorfina, gerando bem-estar. Evita o estresse e a depressão.

4 Pirâmide da Atividade Física.

5 A pirâmide de Missouri foi desenvolvida com o objetivo de combater o sedentarismo, sugerindo atividades físicas, bem como o tempo mínimo de duração das mesmas. Em sua base, estão as atividades que devem ser realizadas com a maior frequência e pelo maior tempo possível. No segundo nível, estão os exercícios que envolvem atividades vigorosas, como corrida e natação. No terceiro nível, encontram-se os exercícios de fortalecimento muscular e os alongamentos. Já no topo, concentra-se a inatividade, que deve ter a menor frequência possível, mas também é importante para o bem-estar do corpo. Quando você começa a praticar uma atividade física (principalmente as atividades de intensidade moderada e as mais vigorosas), é previsível que você tenha dificuldades para manter o ritmo e até enfrente um grande cansaço após os treinos. Porém, à medida em que for praticando, seu corpo tende a se habituar e você irá adquirir condicionamento físico. É bem provável que, após este período de adaptação, você comece a sentir maior prazer na realização do exercício e queira praticá-lo o maior número de vezes possível, até por conta do relaxamento do corpo e da mente obtidos nesses momentos. Mas é importante escolher bem a atividade, para que você tenha condições de dar continuidade. Fonte:

6 Como escolher a atividade física mais adequada? A escolha é feita individualmente, levando-se em conta os seguintes fatores: Preferência pessoal: o benefício da atividade só é conquistado com a prática regular da mesma, e a continuidade depende do prazer que a pessoa sente em realizá-la. Procure praticar uma atividade que lhe traga prazer. Busque orientação de um profissional e comece a se exercitar. Aptidão necessária: algumas atividades dependem de habilidades específicas. Para conseguir realizar atividades mais exigentes, a pessoa deve seguir um programa de condicionamento gradual, começando com atividades mais leves. Risco associado à atividade: alguns exercícios, realizados sem orientação médica, podem causar lesões temporárias ou permanentes. Procure sempre orientação profissional para realizar atividades físicas com segurança. E, antes de começar a praticar, faça uma avaliação com seu médico. Dica: A caminhada pode ser considerada o exercício mais democrático que existe, pois a maioria das pessoas pode realizá-la sem custos e nos horários mais convenientes. Os benefícios são comprovados!

7 Dicas para a prática de atividade física bem-sucedida. Caso apresente alguma doença crônica (hipertensão, obesidade, diabetes, alterações cardíacas, etc.), consulte seu médico sobre qual é a melhor exercício para você. Comece lentamente e vá acrescentando gradualmente exercícios no seu dia a dia, até atingir no mínimo 30 minutos (exemplo: inicie três vezes por semana com duração de 20 minutos, depois aumente para 30 minutos). Estabeleça metas a curto e a longo prazo. Caso sinta incômodo ou dor no peito, tontura, dor de cabeça forte ou outros sintomas anormais ao exercitar-se, procure um médico imediatamente. Beba líquidos moderadamente antes, durante e após a atividade física. Não faça exercício físico em jejum e coma sempre alimentos nutritivos. Evite fazer exercício físico sob o sol forte, e não se esqueça do protetor solar. Use tênis confortáveis e macios. Use roupas leves, claras e ventiladas. Superdica! O Fiat Clube possui um amplo espaço que pode ser utilizado para realização de diversas atividades, tais como: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, futebol e futsal. Aproveite!

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