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1 balanço energético #compartilhequilibrio

2 balanço energético Obesidade e sobrepeso são problemas de saúde graves e complexos que afetam grande parte da população. Embora ambos os fatores hereditário e ambiental desempenhem um papel na regulação do peso corporal, hoje a epidemia de obesidade pode ser atribuída primeiramente a um excesso de calorias consumidas, em relação às calorias gastas com a atividade física.

3 A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS CONCORDA QUE É PREFERÍVEL PREVENIR O GANHO DE PESO A TRATAR A OBESIDADE A melhor estratégia é aquela que promove pequenos aumentos na atividade física e na redução do consumo calórico, pois elas são mais propensas a serem bem-sucedidas do que aquelas que promovem dietas restritivas e que ignoram o comportamento sedentário! Segundo o pesquisador Dr. James Hill, da Universidade do Colorado, entender o balanço energético - a interação dinâmica entre o consumo calórico, gasto energético e peso corporal - é fundamental. Isso porque o peso corporal pode ser afetado tanto por mudanças no consumo calórico (calorias consumidas) como pelo gasto energético (calorias gastas) ou por ambos. E a mudança em um componente pode afetar o outro. Por essa razão, ambos precisam ser considerados no momento do aconselhamento sobre controle de peso.

4 A MAIORIA DOS ESPECIALISTAS CONCORDA QUE É PREFERÍVEL PREVENIR O GANHO DE PESO A TRATAR A OBESIDADE Estratégias que promovem pequenos aumentos na atividade física e na redução do consumo calórico são mais propensas a serem bem-sucedidas do que aquelas que promovem dietas restritivas e que ignoram o comportamento sedentário. James O. Hill, PhD, University of Colorado School of Medicine. A maioria dos adultos ganha peso ao longo do tempo. Dessa forma, mesmo com peso saudável, é importante dar pequenos passos agora que vão ajudar a evitar o ganho de peso no futuro. Quando se trata de atingir e manter o peso saudável, todas as calorias contam, não importa de que alimento ou bebida vêm.

5 ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA! As pessoas não precisam cortar completamente nenhum alimento ou bebida específico, a fim de manter o peso corporal sob controle. De fato, os maiores especialistas em obesidade dizem que cortar os alimentos favoritos não funciona a longo prazo. Mas, é importante ter a plena consciência da quantidade de calorias de todos os alimentos e bebidas da dieta. Quando se trata de atingir e manter o peso saudável, todas as calorias contam. Escolher uma dieta rica em nutrientes, baixa em calorias ou em densidade energética, baseada em frutas, hortaliças, cereais integrais, carnes magras e laticínios com pouca gordura, é uma boa maneira para as pessoas obterem os nutrientes de que precisam, poupando espaço para alguns prazeres. Optar por pequenas porções individuais das bebidas e doces favoritos é uma estratégia eficaz para o controle de calorias para algumas pessoas.

6 ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA! Outros preferem economizá-las escolhendo opções reduzidas em calorias, baixas em calorias e sem calorias. De qualquer forma, fazer escolhas que se encaixem nos estilos de vida individuais permite que as pessoas incluam suas bebidas e alimentos favoritos, mesmo aqueles mais ricos em calorias, em uma dieta sensata e equilibrada, que mantém o consumo calórico alinhado aos gastos energéticos. Em um posicionamento atualizado em 2012, a Academy of Nutrition and Dietetics concluiu que os adoçantes de baixa e sem calorias não aumentam o apetite nem promovem o ganho de peso. Além disso, o uso de adoçantes de baixa ou sem calorias está associado à maior qualidade da dieta e, quando usados de forma consistente no lugar de adoçantes nutritivos para reduzir a ingestão de calorias, pode ser uma estratégia útil para ajudar a controlar a glicemia ou o peso!

7 DICAS SIMPLES: Pense pequeno: para ajudar a estabelecer novos hábitos, reduzir o risco de lesões e garantir a adequação de nutrientes, faça pequenas mudanças graduais e espere os resultados virem com o tempo. Fique atento ao tamanho das porções: prestar atenção ao tamanho das porções ajuda no controle do consumo calórico. Faça as contas: verifique nos rótulos dos alimentos as calorias por porção e o número de porções por embalagem. Faça um diário: anote o consumo de alimentos e bebidas, bem como as atividades físicas, para identificar os padrões e as oportunidades para fazer pequenas mudanças que podem ter grande impacto ao longo do tempo. Verifique o seu balanço energético: um peso corporal estável significa que as calorias gastas e as calorias consumidas estão em equilíbrio. Mantenha-se em movimento! Se você estiver com pouco tempo, pode atender à recomendação dos 30 minutos diários de atividade física divididos em sessões de 10 minutos.

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