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3 QUESTÃO 01 (1,5 ponto) As principais mudanças no corpo de uma pessoa ocorrem na adolescência. É nesta fase que as meninas e os meninos desenvolvem o amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social, preparando o corpo para a fase adulta. Algumas mudanças que ocorrem no corpo da menina, são:

4 a) Estirão de crescimento aos 10 ou 11 anos, voz grave, ganho de massa muscular, aparecimento de pelos, aparecimento de odores e acne. b) Estirão de crescimento aos 13 anos, voz grave, ganho de curvas, aparecimento de pelos, aparecimento de odores e acne. c) Estirão de crescimento aos 10 ou 11 anos, voz aguda, ganho de curvas, aparecimento de pelos, aparecimento de odores e acne.

5 d) Estirão de crescimento aos 13 anos, voz aguda, ganho de massa muscular, aparecimento de pelos, aparecimento de odores e acne. e) Estirão de crescimento aos 14 anos, ganho de massa muscular, ganho de curvas, aparecimento de pelos, aparecimento de odores e acne.

6 QUESTÃO 02 (1,0 ponto) Ao se exercitar, o corpo faz algumas mudanças nas estruturas orgânicas para que suas funções se adequem às necessidades. Essas mudanças podem ser crônicas (mudanças permanente resultadas do treino regular) ou agudas (mudanças que ocorrem no corpo no momento em que a pessoa se exercita). São exemplos de mudanças crônicas do corpo, decorrentes do treinamento físico:

7 I - Emagrecimento II - Aumento da temperatura corporal III - Aumento do batimento cardíaco IV - Aumento da massa muscular

8 a) Somente I está correta b) I, II e III estão corretas c) I e IV estão corretas d) II e III estão corretas e) Todas estão corretas

9 QUESTÃO 03 (1,0 ponto) A falta de atividade física e a alimentação inadequada podem causar diferentes prejuízos à saúde do corpo e modificações na forma corporal. A modificação corporal mais evidente é:

10 a) O ganho de massa muscular b) O acúmulo de habilidades motoras c) A perda de peso corporal d) O acúmulo de gordura na região abdominal e) O aumento da estatura

11 QUESTÃO 04 (1,0 ponto) Para seguir uma vida fisicamente ativa, é sugerido, como ponto de partida, a adoção de um estilo de vida saudável, valorizando a realização de atividades simples, que fazem parte do cotidiano. Você gasta muito mais calorias em seu dia-a-dia quando escolhe, por exemplo:

12 I. Subir de escada ao invés de usar o elevador II. Andar de moto, ao invés de usar a bicicleta III. Jogar futebol com os amigos, ao invés de jogar vídeo game IV. Ir caminhando ao mercado, ao invés de pedir por telefone

13 a) Todas estão corretas b) Somente II e III estão corretas c) Somente I e IV estão corretas d) I, III e IV estão corretas e) II, III e IV estão corretas

14 QUESTÃO 05 (1,0 ponto) O gasto calórico, ao se praticar uma atividade física, é fato garantido. No entanto, dependendo da forma como você realiza uma atividade física, você pode gastar mais ou menos calorias. Em atividade de baixa intensidade, a pessoa pode gastar até calorias por minuto. São consideradas atividades de baixa intensidade, as atividades de:

15 a) Corrida e Musculação b) Caminhada e Alongamento c) Ciclismo e Ginástica d) Passear com o cachorro e lutar boxe e) Correr e varrer a casa

16 QUESTÃO 06 (1,0 ponto) Durante a adolescência em que a menina ou o menino apresentam um maior ritmo de crescimento as meninas chegam a crescer até 8 centímetros na fase do estirão de crescimento e os meninos, até 12 centímetros e isso se deve a maior produção de GH, hormônio de crescimento liberado durante o sono. Este crescimento se refere a variação da altura, que é medido pelo:

17 QUESTÃO 07 (1,0 ponto) Sabemos que nosso coração funciona constantemente, mantendo um ritmo, mas este ritmo pode ser alterado a qualquer momento, nossas emoções são capazes de alterar o ritmo do nosso coração, no momento da prática da atividade física devemos observar o quanto nosso coração trabalha, para isso devemos observar nossa frequência cardíaca. A frequência cardíaca é:

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