Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé."

Transcrição

1 RIM 1

2 RIM 2

3 3 R1 (YONGQUAN) Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a aponeurose plantar, o tendão do músculo flexor curto dos dedos e o 2º músculo lumbrical e atinge os músculos interósseos; relaciona-se superficialmente com o nervo plantar medial (ramo do nervo tibial) e, profundamente, com o 2º nervo digital plantar comum (ramo do nervo plantar medial). s. Ponto Ting do Canal de Energia Principal dos Rins correspondente ao Movimento Madeira;. Ponto Dispersão do Canal de Energia Principal dos Rins;. Ponto de partida do Canal de Energia Tendino-Muscular dos Rins.. Tonifica o Qi dos Rins e a Essência;. Fortalece o Yin Qi, restaura o colapso do Yang Qi;. Acalma o Shen;. Faz a limpeza do Calor Perverso e do Fogo;. Dissipa a Umidade-Calor. Indicações tradicionais "Para o tratamento das dores da região lombar, com sensação de Calor no interior do corpo e dificuldade para respirar, devem-se estimular os pontos R-1 (Yongquan) e R-4 (Dashong), pontos de passagem de Energia."(Su Wen) "Quando o doente está acometido de Calor Perverso, com sinais de Frio (calafrios) e de Calor (febre) em alternância, devem-se estimular os pontos B-54 (Weizhong) e R-1 (Yongquan)". (Su Wen) "Quando a Energia Perversa acomete os Rins (órgãos), manifestam-se dores no dorso com distensão abdominal, dores renais, dificuldade de se evacuar; o pescoço, os ombros e o dorso ficam dolorosos; surgem vertigens. Devem-se estimular os pontos R-1 (Yongquan) e B-60 (Kunlun)."(Nei Ching) "Nas afecções devidas ao Calor Perverso, com febre, dores periumbilicais violentas, deves-se estimular os pontos R-1 (Yongquan), R-9 (Zhubin) e VC-23 (Lianquan)."(Nei Ching) "Nas afecções devidas ao Calor Perverso, se o abdome esta duro, se há dores violentas nos Rins e na coluna vertical, como se estivesse luxada, e se não se pode beber e nem comer, deve-se estimular o ponto R-1 (Yongquan) fazendo-o sangrar, assim como os capilares congestionados."(nei Ching).

4 4 Dores no topo da cabeça, convulsões, sede, distensão abdominal, diarréia, epilepsia, coma, desmaio, choque, histeria, náuseas e vômitos incoercíveis, insônia, hipertensão arterial, psicose, paralisia de membros inferiores, letargia, sobressaltos. 8 a 12mm, inserção perpendicular. Sensação local ou que se irradia para o tornozelo. R2 (RANGU) Situa-se em frente e abaixo do maléolo interno, numa reentrância intra-articular entre a borda inferior dos ossos escafóide e cuneiforme medial. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra o músculo abdutor do hálux e a cabeça medial do músculo flexor curto do hálux; relaciona-se superficialmente com o ramo cutâneo medial do nervo safeno (ramo do nervo femoral) e, profundamente, com o nervo plantar medial (ramo do nervo tibial posterior). s. Ponto Iong do Canal de Energia dos Rins correspondente no Movimento Fogo;. Ponto de partida do Canal de Energia Curioso Yin Qiao Mai.. Tonifica o Yang Qi dos Rins e a Essência;. Estabiliza o Qi dos Rins;. Aumenta o Qi do Aquecedor Inferior;. Refresca o Calor do Sangue;. Aquece o Frio;. Faz a limpeza do Calor Perverso e do Fogo. Indicações tradicionais Faz parte do grupo de pontos Iong do Tai Yang (Bexiga e Intestino Delgado) e do Shao Yin (Coração e Rins), utilizados no tratamento das dores de joelho. Os outros pontos são: ID-2 (Qiangu) (Iong do Intestino Delgado), B-66 (Tonggu) (Iong da Bexiga) e C-8 (Shaofu) (Iong do Coração). (Su Wen) Quando a vontade está em Plenitude, o abdome está distendido e há diarréia; quando a vontade está em Vazio, os membros tornam-se frios. No 1º caso, deve-se

5 dispersar o R-2 (Rangu), que é o ponto Iong do Shao Yin do Pé; no 2º caso, deve-se tonificar o R-7 (Fuliu), que é o ponto King do Canal Shao Yin do Pé. (Su Wen) Nas perturbações de Energia dos Rins, manifesta-se dor no Coração que se irradia para o dorso (dor como se uma lâmina atravessasse o Coração de frente para trás e que é acompanhada de convulsões); deve-se estimular primeiro o B-64 (Jinggu) e depois o B-60 (Kunlun). Se ao tirarem-se as agulhas, o doente não tiver melhorado, devem-se estimular os pontos Iong e Iu-Iunn do Shao Yin do Pé: R-2 (Rangu) e R-3 (Taixi). (Nei Ching) Convulsões infantis, menstruações irregulares, leucorréias, espermatorréia, glicosúria, amigdalite, cistite, diabetes, congestão de garganta, infertilidade feminina, dores cardíacas, distensão abdominal, pés frios, medo, pânico. R3 (TAIXI) Situa-se a meia distância entre a parte mais saliente do maléolo interno e o tendão do calcâneo, no local onde se percebe o batimento da artéria tibial posterior. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge a região entre as bainhas do tendão do músculo flexor longo do hálux e do músculo flexor longo dos dedos, onde se relaciona profundamente com o nervo tibial posterior e, superficialmente, com o ramo cutâneo medial do nervo safeno. Obs.: Aprofundando-se mais a agulha de Acupuntura, esta atingirá o ponto B-60 (Kunlun). s. Ponto Iu-Iunn do Canal de Energia dos Rins correspondente ao Movimento Madeira;. Ponto que recebe o Canal de Energia Luo Transversal do Canal de Energia da Bexiga.. Tonifica o Qi dos Rins;. Nutre o Qi, o Sangue e a Essência;. Restaura o colapso do Yin Qi;. Acalma o feto e restaura o Qi do útero;. Fortalece o cérebro;. Harmoniza a via das Águas; 5

6 6. Aquece o Frio. Indicações tradicionais "Quando o Canal de Energia Shao Yin do Pé esta acometido, este manifesta-se por dores na região renal e no interior da coluna vertebral até o pescoço. Para o tratamento deve-se estimular o ponto R-3 (Taixi). Trata-se de lombalgia Shao Yin." (Su Wen). Fortalece o Yin Qi dos Rins;. Harmoniza o Qi do Yin Qiao Mai;. Acalma o Shen;. Umedece e fortalece o Qi da garganta;. Dissipa a Umidade-Calor;. Faz circular o Qi pelo Canal de Energia;. Aumentar o Yang Qi. Indicações Dismenorréia, menstruações irregulares, prolapso uterino, dores e inchaço no escroto, alegria excessiva, epilepsia noturna, insônia, tristeza, melancolia, desejo de ficar acamado, ansiedade, palpitações, distúrbios de visão, distúrbios mentais, psicose, faringite, amigdalite, tinidos, prurido na área genital. Indicações tradicionais "A Energia dos três Yin e dos três Yang tem sua fonte no pé, no ponto R-3 (Taixi). Onde passa a artéria tibial posterior; quando se estimula este ponto, deve-se observar se há Plenitude ou Vazio de Qi, porque se há Vazio de Qi, estimulando-se o ponto R-3 (Taixi), dispersa-se a Energia e agrava-se a doença. Portanto, se o pulso estiver cheio e rápido (Plenitude), deve-se dispersar Energia pelo R-3 (Taixi); se estiver vazio e lento (Vazio), deve-se tonificar este ponto."(ni Ching) "Nos distúrbios de Qi dos Pulmões, deve-se estimular o ponto Iong dos Pulmões, ponto P-10 (Yuji), e o ponto Iu dos Rins ponto R-3 (Taixi), em decorrência das relações energéticas existentes entre os Pulmões e os Rins."(Nei Ching) Indicações Dismenorréia, impotência sexual, paludismo, moléstias degenerativas, tosse, asma, enurese noturna, nefrite, cistite, paralisia de membros inferiores, polução noturna, alopecia, laringite crônica, dor na planta do pé, lombalgia, poliúria, nictúria, hipodesenvolvimento pôndero-estatural. 8 a 12mm, inserção perpendicular, ligeiramente em direção ao maléolo medial, ou a 25mm em direção ao B-60 (Kunlun).

7 7 R4 (DAZHONG) Situa-se atrás e distal ao maléolo medial, numa reentrância formada na inserção do tendão do calcâneo no osso calcâneo, ou a meio tsun distal e posterior ao ponto R-3 (Taixi). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra entre a parte posterior da bainha do tendão do músculo flexor longo do hálux e a parte anterior do tendão do calcâneo; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo medial do nervo safeno, profundamente, com o ramo calcanear do nervo tibial e, ainda mais profundamente, com o nervo calcanear lateral do nervo sural.. É o ponto Luo do Canal de Energia dos Rins de onde parte o Canal de Energia Luo Longitudinal e Luo Transversal, sendo que o segundo dirige-se para o ponto B-64 (Jinggu) do Canal de Energia da Bexiga.. Tonifica o Qi dos Rins;. Acalma o Calor Perverso do pulmão;. Redireciona o Qi contracorrente;. Fortalece o Qi Essencial;. Acalma o Shen e fortalece o cérebro. tradicional "Quando o Canal de Energia Shao Yin do PÚ Ú acometido pelo Vento Perverso, manifestam-se vômitos, febre alta, um pouco de calafrios e fotofobia; a doença é difícil de se curar. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto Luo do Canal de Energia Shao Yin do Pé." (Su Wen) Indicações Metrite, constipação intestinal, tosse, asma, hemoptise, dispnéia, sonolência durante o dia, propensão para se recolher, distúrbios mentais, neurastenia, depressão, histeria, talalgia, retenção urinária, calcanealgia, dor e inchaço de garganta. 8 a 12mm, inserção perpendicular.

8 8 R5 (SHUIQUAN) Situa-se a um tsun distal ao R-3 (Taixi), numa reentrância óssea localizada proximal à face interna da tuberosidade do osso calcâneo. Vide R-3 (Taixi). s. É o ponto Xi do Canal de Energia Principal dos Rins;. Estimular este ponto nos casos de distúrbios de Energia dos Rins provocados pela parada de circulação de Energia.. Tonifica o Qi dos Rins;. Harmoniza o Qi da Bexiga;. Circula o Qi do Aquecedor Inferior. Indicações Menstruações irregulares, prolapso uterino, incontinência urinária, disúria, miopia, amenorréia. 8 a 12mm, inserção oblíqua. R6 (ZHAOHAI) Situa-se numa reentrância óssea localizada um tsun distal à margem inferior do maléolo medial. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a fáscia do retináculo dos flexores e penetra entre as bainhas do tendões dos músculos flexor longo dos dedos e tibial posterior; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo medial do safeno e, profundamente, com o nervo medial plantar (ramo do nervo tibial).. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Yin Qiao.

9 9 8 a 12mm, inserção perpendicular. R7 (FULIU) Situa-se a dois tsun proximal ao R-3 (Taixi). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre a margem medial da tíbia e o tendão do calcâneo e atinge o músculo flexor longo do hálux; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo sural e com os ramos cutâneos mediais do nervo safeno e, profundamente, com o nervo tibial. s. Ponto King do Canal de Energia dos Rins correspondente ao Movimento Metal;. Ponto de tonificação do Canal de Energia dos Rins.. Tonifica o Qi dos Rins;. Tonifica o Wei Qi, fortalece e restaura o Yin Qi;. Harmoniza o Qi da Bexiga, orientando a sua circulação;. Harmoniza a via das Águas;. Dissipa a Umidade e a Umidade-Calor;. Umedece a secura. Diarréia, distúrbios de equilíbrio dos líquidos orgânicos, edema e inchaço, distensão abdominal, afecções devido ao fogo, patologia renal e testicular (nefrite, orquite), surdose noturna, lombalgia, paralisia de membros inferiores, leucorréia, infecções do trato urinário, disfunção urinária, poliúria, nictúria. R8 (JIAOXIN) Situa-se dois tsun proximal ao R-3 (Taixi), atrás da margem medial da tíbia, a meio tsun anterior do R-7 (Fuliu) e a um tsun distal ao BP-6 (Sanyinjiao). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o músculo flexor longo dos dedos; relaciona-se superficialmente com o nervo

10 cutâneo-crural medial (ramo do nervo safeno) e, profundamente, com o nervo tibial. 10. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Yin Qiao.. Tonifica o Qi dos Rins;. Refresca o Calor do Sangue;. Dissipa a Umidade-Calor. tradicional "Nas afecções do Canal de Energia Curioso Yin Qiao, manifestam-se dores na região lombar com irradiação para o pescoço e para o tórax; nos casos mais graves, aparecem ainda: sensação de fratura na coluna vertebral, rigidez na língua, impossibilidade de falar e visão turva. Para o tratamento, devem-se estimular os pontos R-8 (Jiaoxin) e R-2 (Rangu)." Trata-se da lombalgia Yin Qiao Mai. (Su Wen) Menstruações irregulares, metorragia, diarréia, orquite, constipação intestinal, retenção urinária, dor na face medial da perna, lombalgia. R9 (ZHUBIN) Situa-se a cinco tsun proximal ao R-3 (Taixi) e a um tsun lateral à margem medial da tíbia. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra os músculos sóleo e flexor longo dos dedos e atinge o compartimento vascular nervoso, relacionando-se neste lugar com o nervo tibial e, superficialmente, com os ramos cutâneos do nervo medial (ramo do tibial) e com os ramos cutâneocrurais mediais do nervo safeno. s. Ponto de partida do Canal de Energia Curioso Yin Wei;. Ponto Xi do Canal de Energia Curioso Yin Wei.

11 11. Tonifica o Qi dos Rins;. Acalma o Shen. Indicações tradicionais "Quando o Canal de Energia Curioso Yin Wei está afetado, manifestam-se na região lombar dores lancinantes e penosas; nos casos mais graves, o doente geme e fica preso à angústia. Para o tratamento, deve-se estimular o ponto R-9 (Zhubin)." (Su Wen) "Para as dores da região renal, com sensação de Calor no interior do corpo, acompanhadas de manifestação asmática, deve-se, para o tratamento, estimular o ponto R-9 (Zhubin) e o B-54 (Weizhong), fazendo-se neste sangria." (Su Wen) Epilepsia, distúrbios mentais, desmaios, esquizofrenia, nefrite, cistite, orquite, inflamação pélvica, convulsão, psicose, espasmo de músculo gastrocnêmio, lombalgia. 25 a 40mm, inserção perpendicular. R10 (YINGU) Situa-se na margem medial da fossa poplítea, na interlinha articular medial localizada entre os tendões dos músculos semitendíneo e semimembranáceo. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre os tendões dos músculos semitendíneo e semimembranáceo e atinge as partes moles posteromediais do joelho; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo cutâneo posterior da coxa e, profundamente, com os ramos articulares do nervo tibial. s. Ponto Ho do Canal de Energia dos Rins correspondente ao Movimento Água, ponto de máxima concentração de Energia Água do Canal de Energia dos Rins;. Ponto de partida do Canal de Energia Distinto dos Rins que vai se reunir com o da Bexiga no ponto B-54 (Weizhong) para formar a primeira reunião dos Canais Distintos da Bexiga e dos Rins.. Tonifica o Yin Qi dos Rins, aumenta a diurese;. Fortalece o Qi do Aquecedor Inferior;

12 12. Faz a limpeza do Calor Perverso do Aquecedor Inferior;. Faz a limpeza do Calor do Sangue;. Harmoniza o Qi contracorrente. Impotência sexual, patologias dos genitais, dores no joelho, dores de baixo-ventre, distúrbios de micção, todas as patologias urinárias. 20 a 25mm, inserção perpendicular. R11 (HENGGU) Situa-se no abdome inferior, sobre a margem superior do púbis e a meio tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo VC-2 (Qugu). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra pela margem medial do músculo retoabdominal, atravessando a lâmina anterior da bainha deste músculo, e pela fáscia transversal, atingindo a gordura extraperitoneal e o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo ílio-hipogástrico e, profundamente, com o nervo íliohipogástrico. s. Ponto de reunião com o Canal de Energia Curioso Chong Mai;. Faz parte do grupo de pontos utilizados para dispersar o Calor Perverso dos membros; os outros pontos são: P-2 (Yinmen), IG-5 (Quchi), B-54 (Weizhong). Incontinência urinária, enurese noturna, espermatorréia, disúria, hérnia inguinal, priapismo, impotência sexual, uretrite. R12 (DAHE) Situa-se a um tsun proximal ao R-11 (Henggu) e a meio tsun lateral ao ponto VC-3 (Zhongji).

13 A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-11 (Henggu). 13. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Dores vaginais, espermatorréia, leucorréia, dores dos órgãos genitais externos. R13 (QIXUE) Situa-se a dois tsun proximal ao R-11 (Henggu) e a meio tsun lateral ao ponto VC-4 (Guanyuan). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas citadas no R-11 (Henggu); relacionase superficialmente com os ramos cutâneos do nervo subcostal e, profundamente, com o nervo subcostal.. Ponto de reunião com o Canal de Energia Curioso Chong Mai.. Harmoniza as funções energéticas do Fígado e dos Rins;. Aquece os Canais de Energia;. Elimina o Frio. Menstruações irregulares, amenorréia, hemorragia uterina, diarréia, leucorréia, infertilidade, infecção do trato urinário. R14 (SIAMAN) Situa-se a três tsun proximal ao R-11 (Henggu) e a meio tsun lateral ao ponto VC-5 (Shimen).

14 14 A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-11 (Henggu); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 11º nervo torácico e, profundamente, com o 11º nervo torácico.. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Metorragia, dores do pós-parto, diarréia, infertilidade, infecção do trato urinário. R15 (ZHONGZHU) Situa-se a um tsun distal à cicatriz umbilical e a meio tsun lateral ao VC-7 (Yinjiao). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre a margem medial do músculo retoabdominal e pela gordura pré-peritoneal e atinge o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 10º nervo torácico e, profundamente, com o 10º nervo torácico.. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Menstruações irregulares, dores pélvicas, constipação intestinal, lombalgia. R16 (HUANGSHU) Situa-se a meio tsun lateral à cicatriz umbilical. Vide R-15 (Zhongzhu).. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai.

15 15. Comanda o Qi do Chong Mai;. Aumenta o Qi do Aquecedor Inferior;. Harmoniza o Qi contracorrente;. Faz a limpeza do Calor Perverso dos Rins. Distensão abdominal dolorosa, afecções dos genitais devido ao Frio, constipação crônica com fezes duras e secas, icterícia, espasmos gástricos, gastralgia, dismenorréia, enterite, soluços. R17 (SHANGGU) Situa-se a dois tsun proximal ao R-16 (Huangshu) e a meio tsun lateral ao VC-10 (Xiawan). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-15 (Zhongzhu); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 9º nervo torácico e, profundamente, com o 9º nervo torácico.. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Gastralgia, dores abdominais, anorexia, hérnia inguinal, patologia peritoneal. R18 (SHIGUAN) Situa-se a três tsun proximal ao R-16 (Huangshu) e a meio tsun lateral a VC-11 (Jianli).

16 16 A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-15 (Zhongzhu); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 8º nervo torácico e, profundamente, com o 8º nervo torácico.. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Gastralgia, constipação intestinal, soluções, hemorragia pós-parto, espasmo do esôfago. R19 (YINDU) Situa-se a meio tsun distal ao VC-12 (Zhongwan) e a quatro tsun proximal ao ponto R-16 (Huangshu). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-15 (Zhongzhu); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos dos 7º e 8º nervos torácicos e, profundamente, com os 7º e 8º nervos torácicos.. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Dores abdominais, distensão abdominal, borborigmos, enfisema pulmonar, pleurisia. R20 (FUTONGGU) Situa-se a cinco tsun proximal ao R-16 (Huangshu) e a meio tsun lateral ao ponto VC-13 (Shangwan).

17 17 Vide R-19 (Yindu).. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais, flatulência, neuralgia intercostal cervicalgia. R21 (YOUMEN) Situa-se seis tsun proximal R-16 (Huangshu) e a meio tsun lateral ao VC-14 (Juque). Vide R-19 (Yindu).. Ponto de reunião do Canal de Energia Principal dos Rins com o Canal de Energia Curioso Chong Mai. Algias torácicas, náuseas e vômitos, eructações, diarréia, gastrite crônica, distensão abdominal. R22 (BULANG) Situa-se no 5º espaço intercostal, a dois tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo ponto VC-16 (Zhongting). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela margem inferior do músculo peitoral maior e o músculo oblíquo externo do abdome e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 5º nervo intercostal e, profundamente, com o 5º nervo intercostal.

18 18. Ponto do Canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai. Neuralgia intercostal, pleurite, bronquite, traqueíte, rinite, gastrite. 8 a 29mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgãos internos. R23 (SHENFENG) Situa-se no 4º espaço intercostal, a dois tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo ponto VC-17 (Shanzhong). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra o músculo peitoral maior e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 4º nervo intercostal e, profundamente, com o 4º nervo intercostal.. Ponto do Canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai. Nevralgia intercostal, mastite, pleurite, bronquite. 8 a 20mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgãos internos. R24 (LINGXU) Situa-se no 3º espaço intercostal, dois tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo ponto VC-18 (Yutang). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-23 (Shenfeng); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 3º nervo intercostal e, profundamente, com o 3º nervo intercostal.

19 19. Ponto do Canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai. Dores torácica e axilar, tosse, bronquite, asma náuseas e vômitos, mastite. 8 a 20mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgãos internos. R25 (SHENCANG) Situa-se no 2º espaço intercostal, dois tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo ponto VC-19 (Zigong). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-23 (Shenfeng); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 2º nervo intercostal e, profundamente, com o 2º nervo intercostal.. Ponto do Canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai. Nevralgia intercostal, tosse, asma, dores torácicas. 8 a 20mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgão internos. R26 (YUZHONG) Situa-se no 1º espaço intercostal, dois tsun lateral à linha média, na horizontal traçada pelo ponto VC-20 (Huagai) A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo peitoral maior e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 1º nervo intercostal e do nervo supraclavicular e, profundamente, com o 1º nervo intercostal.

20 20. Ponto do canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai. Tosse, asma, dores torácicas, vômitos e náuseas. 8 a 20mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgãos internos. R27 (SHUFU) Situa-se numa depressão entre a primeira costela e a margem inferior da clavícula, dois tsun lateral à linha média, na altura do VC-21 (Xuanji). A agulha de Acupuntura atravessa as mesmas estruturas citadas no R-26 (Yuzhong); relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo supraclavicular medial e, profundamente, com o nervo supraclavicular medial (ramo de plexo cervical).. Ponto do Canal de Energia Principal dos Rins que recebe um Canal de Energia Secundário do Chong Mai.. Aumenta a circulação de Wei Qi;. Harmoniza o Qi contracorrente;. Descongestiona o Qi em Plenitude do Tórax. Tosse, bronquite, asma, dores torácicas, náuseas e vômitos, distensão abdominal, artrite claviculoesternal. 8 a 20mm, inserção oblíqua. Não aprofundar em demasia: lesão de órgãos internos.

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1 LOMBALGIA Segundo Bernard Auteroche instituto de acupuntura tradicional 1 instituto de acupuntura tradicional 2 Fisiologia Energética n A MTC, através da acupuntura, nos ensina que o corpo humano é recoberto

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA A doença não é uma Entidade mas uma condição flutuante do corpo do paciente, uma batalha entre a substância da doença e a tendência natural do corpo

Leia mais

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães O Tui Na como método terapêutico e de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães Shiatsu Técnica japonesa; An Fa; Trabalha em uma

Leia mais

MERIDIANO DO RIM Elemento : Água. Horário : 17 às 19 hs. Estação : Inverno. YIN (Shao Yin) Nível Energético (R C) É um Meridiano importante pois regula além da água do nosso organismo, e responsável pelos

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux.

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. FÍGADO FÍGADO F1 (DADUN) Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o plexo vascular nervoso; relaciona-se com o ramo digital

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES www.shenqui.com.br Na década de 80, após 25 anos de pesquisas, em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture:

Leia mais

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009.

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009. Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal Pulmão e Intestino Grosso Instituto Quallitas Novembro de 2009 Funções do Pulmão 1. Governar Qi e a Respiração Controla o Qi da respiração

Leia mais

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal [Digite texto] Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Padrões de Desarmonia do Movimento Metal Prof a. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo marciascognamillo@yahoo.com.br Junho de 2011 Geral I.

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS Um canal de energia tem a sua parte Yang, que é a mão, e a sua parte Yin, que é o pé. As 2 partes têm a mesma Função e formam um Canal de Energia Unitário. Portanto, os 12 Canais

Leia mais

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal.

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. PERICÁRDIO PC1 (TIANCHI) Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetre o músculo peitoral maior e atinge

Leia mais

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Om muni muni maha muni sakya muni soha Om tare tutare turê soha... 1 Pulsologia Chinesa os vinte e oito pulsos patológicos" Delvo Ferraz da Silva 2 Teorias de

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

Meridianos Principais

Meridianos Principais Meridianos Principais 1. MERIDIANO DO FEI (Pulmão) - Tai Yin da mão 1. Trajeto externo: Inicia-se na fossa infraclavicular no ponto denominado P1. Segue pela margem ânterolateral do antebraço e na altura

Leia mais

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO TIPO I AR YANG SUPREMO TAI YANG Características físicas: fronte larga, brilho intenso nos olhos, tórax bem desenvolvido (devido a hiperplasia do parênquima pulmonar), ombro largo, cintura proporcionalmente

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Algumas das Doenças Tratáveis com Acupuntura

Algumas das Doenças Tratáveis com Acupuntura Algumas das Doenças Tratáveis com Acupuntura REGIÃO CERVICAL, OMBROS E MEMBROS SUPERIORES Dor muscular dor decorrente de traumatismo esportivo, por erro de postura e/ou tensão emocional. Exemplo: dor no

Leia mais

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado Congelado

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado Congelado 1 Consiste em uma articulação do ombro com dor e rigidez que não pode ser explicada por nenhuma alteração estrutural. Obs: Embora seja comum o uso destes termos nas aderências pós traumáticas do ombro,

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO - YNSA Dr. Wu Tou Kwang www.ceata.com.br Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Profa. M árcia a L uz

Profa. M árcia a L uz Profa. Márcia Luz MERIDIANO PRINCIPAL DO CORAÇÃO Elemento: Fogo - Imperial Horário: 11:00 às13 13:00 hs. Estação: Verão YIN TA ID CS C BP E O Meridiano do Coração se abre na língua e se espelha na face.

Leia mais

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi Dr. Henrique Sidi CONCEITO ENERGÉTICO - representação mais exterior dos

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS A Medicina Ocidental refere que os mais diversos fatores podem provocar dor: ferimentos, contusões, exposição ao calor, ao frio, a produtos químicos, etc. Esses fatores

Leia mais

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao TRATAMENTO PARA MIOMA INSTITUTO Long Tao Mioma Uterino DEFINIÇÃO: É UM TUMOR BENIGNO QUE SURGE QUANDO UMA CÉLULA DO ÚTERO DA MULHER COMEÇA A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. Definição na MTC: O mioma

Leia mais

TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO

TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO TRATAMENTOS DE UM SÓ PONTO Wu Tou Kwang Costuma-se dizer em Acupuntura que um bom terapeuta consegue tratar pacientes com 1 só ponto. É a mística de um grande acupunturista! Na China, isto é até relativamente

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

RECOMENDAÇÕES: 1) - Mantenha a respiração fluida; 2) Relaxe em cada alongamento. Alongar-se é, em grande parte uma atividade passiva Coloque-se na

RECOMENDAÇÕES: 1) - Mantenha a respiração fluida; 2) Relaxe em cada alongamento. Alongar-se é, em grande parte uma atividade passiva Coloque-se na RECOMENDAÇÕES: 1) - Mantenha a respiração fluida; 2) Relaxe em cada alongamento. Alongar-se é, em grande parte uma atividade passiva Coloque-se na posição e aguarde a musculatura soltar-se; 3) Não balance

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2010 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO)

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) A TEORIA DE JING-LUO ESTUDA AS ALTERAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DOS CANAIS E COLATERAIS E A RELAÇÃO ENTRE ESTES E OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO JING-LUO É O NOME DADO AO CONJUNTO

Leia mais

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações Acupuntura Acupuntura e Traumatologia e Traumatologia É o estudo das patologias próprias do sistema esquelético, causadas principalmente por traumatismos utilizando a especialidade de acupuntura como recurso

Leia mais

PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU)

PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) 1 PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) PONTOS DE ACÚMULO (XI) PONTOS DE REUNIÃO (HUI) 1- PONTOS FONTE (YUAN)

Leia mais

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER ACUPONTOS SHU DORSAIS E MU VENTRAIS DOS ZANG-FU REVISÃO DE LITERATURA SHEILA CÔRTES FONSECA Belo Horizonte 2011 SHEILA CÔRTES FONSECA ACUPONTOS SHU DORSAIS E MU VENTRAIS

Leia mais

Testes para o Joelho

Testes para o Joelho Testes para o Joelho Teste de compressão de Apley Pcte em dec. ventral, fletir a perna a 90º. Segurar o tornozelo, aplicar pressão para baixo e girar a perna lateral//e emedial//e. Teste de compressão

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN Priscila Rodrigues Vieira Acupunturista CIEPH e Marcelo Fabián

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico I. INTRODUÇÃO Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico Para se fazer qualquer tratamento em M.T.C, que seja mais do que meramente sintomático, é preciso um diagnóstico correto da disfunção em curso. O diagnóstico

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Rim -Características Elemento: Água Meridiano: 27 pontos bilaterais Horário: 17:00 as 19:00 Estação: Inverno Acoplado: Bexiga R / B Maré Energética: B R CS 2 Rim -Características

Leia mais

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Acupuntura na Osteoartrose Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Osteoartrose 1 Osteoartrose Outras denominações ; Artrose; Doença Articular Degenerativa; Artrite Degenerativa. 2 É a doença articular mais

Leia mais

Agulha de Fogo, da teoria à prática

Agulha de Fogo, da teoria à prática II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Agulha de, da teoria à prática Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Sistema Urinário Conceito As atividades metabólicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos.

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi) SHIATSU TERAPIA Terapia

Leia mais

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento

Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento Reumatismos de Partes Moles Diagnóstico e Tratamento MARINA VERAS Reumatologia REUMATISMOS DE PARTES MOLES INTRODUÇÃO Também denominado de reumatismos extra-articulares Termo utilizado para definir um

Leia mais

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO 1. Quais as funções do esqueleto? 2. Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. 3. Quais são as células ósseas e como

Leia mais

OS PONTOS DO MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO Elemento: Fogo Horário: 13:00 às 15:00 hs. Estação: Verão YANG O Meridiano Principal do Intestino Delgado, é o Meridiano Yang do nível Tae Yang, dos membros

Leia mais

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo Acupuntura do Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Introdução Apresentação

Leia mais

Acupuntura no tratamento de Lombalgias

Acupuntura no tratamento de Lombalgias Acupuntura no tratamento de Lombalgias Ana Fátima Coutinho Mello 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 e-mail: anafatima_mello@yahoo.com.br Pós-graduação em Acupuntura Faculdade Ávila Resumo De acordo com a medicina

Leia mais

AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS

AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS YIN ~ YANG YANG EXTROVERSÃO INQUIETAÇÃO VOZ ALTA, FALANTE INSÔNIA AÇÃO YIN INTROVERSÃO APATIA VOZ BAIXA, SILÊNCIO SONOLÊNCIA ANÁLISE

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II Prof. Luiz Cláudio Moreira Júnior Prof. Luis Otávio Santos Alves Prof. Vanderson Assis Romualdo Belo Horizonte 2010 IMAM - Instituto

Leia mais

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS Carolina C. T. Haddad Unesp-Botucatu Ivas Member Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Oito Canais Extraordinários Vaso Concepção

Leia mais

CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA PADRÕES ENERGÉTICOS

CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA PADRÕES ENERGÉTICOS CURSO DE FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA FÓRMULAS MAGISTRAIS CHINESAS PADRÕES ENERGÉTICOS SP 05/07/09 1 Oito princípios: Exterior: Cefálico Cefaléia capacete, costalgia Pulso superficial Face inespecífica

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

A Vesícula Biliar (DAN)

A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) 44 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Madeira Acoplado ao Fígado (GAN) A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) é considerada uma víscera de comportamento particular,

Leia mais

8 Princípios ou 8 regras Apostila elaborada pela Dra. Maria Valéria D Avila Braga

8 Princípios ou 8 regras Apostila elaborada pela Dra. Maria Valéria D Avila Braga CENTRO DE PESQUISA E ESTUDO DA MEDICINA CHINESA DIREÇÃO: Prof. Dr. YSAO YAMAMURA 8 Princípios ou 8 regras Apostila elaborada pela Dra. Maria Valéria D Avila Braga A identificação dos padrões de acordo

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

Trabalho do sistema excretor

Trabalho do sistema excretor GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA Trabalho do sistema excretor

Leia mais

Proteger a medula espinal e os nervos espinais. Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça

Proteger a medula espinal e os nervos espinais. Fornece um eixo parcialmente rígido e flexível para o corpo e um pivô para a cabeça Cinthya Natel Baer Cristiane Schwarz Gelain Isabella Mauad Patruni Laila Djensa S. Santos Laiza Tabisz Mariana Escani Guerra Paula Moreira Yegros Veronica Dalmas Padilha Ana Paula Trotta Aline Sudoski

Leia mais

Acupuntura e o Diafragma

Acupuntura e o Diafragma Observações sobre Acupuntura e o Diafragma Mikael Ikivesi Tao Tao Project (Finlândia) http://kiinalainenlaaketiede.fi/taotao Tradução e Adaptação para Português Leo Silveira Projeto Medicina Chinesa Clássica

Leia mais

www.medicinachinesaclassica.org

www.medicinachinesaclassica.org Ombralgias e Dorsalgias Leituras selecionadas no 黄 帝 内 经 - Huangdi Neijing Pesquisa de Ephraim Ferreira Medeiros Projeto www.medicinachinesaclassica.org Teoria Geral Su Wen Cap. 7 阴 阳 别 论 "A doença do

Leia mais

SISTEMA MUSCULAR. Profª Fabíola Alves dos Reis 2014

SISTEMA MUSCULAR. Profª Fabíola Alves dos Reis 2014 SISTEMA MUSCULAR Profª Fabíola Alves dos Reis 2014 OBJETIVOS Diferenciar os tipos de músculos. Conhecer as estruturas micro e macroscópicas dos músculos. Conceituar: estados de contração e de relaxamento,

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

Os Florais Australianos e suas Inter-relações com os Canais e Pontos Acupunturais. Professoras: Ana Cristina Ráu Emiliana Domingues

Os Florais Australianos e suas Inter-relações com os Canais e Pontos Acupunturais. Professoras: Ana Cristina Ráu Emiliana Domingues Os Florais Australianos e suas Inter-relações com os Canais e Pontos Acupunturais. Professoras: Ana Cristina Ráu Emiliana Domingues Florianópolis, novembro de 2008 PRINCÍPIOS DA M.T.C. 1) Estuda a energética

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS Complicações Cirúrgicas CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ENFERMAGEM CIRÚRGICA MÓDULO III Profª Mônica I. Wingert 301E COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS 1. Complicações Circulatórias Hemorragias: é a perda de sangue

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

Aparelho Circulatório

Aparelho Circulatório Visão geral das funções dos Vasos Sanguíneos Os vasos sanguíneos formam um sistema tubular fechado que transporta o sangue do coração (artérias), aos tecidos do corpo (arteríolas, capilares e vénulas),

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

DORES RECORRENTES MOMENTO II Abril 2010 DORES RECORRENTES - DENOMINADOR COMUM ETIOLOGIA: Maioria - dores primárias; Dicotomia: Orgânico x Emocional. Associação de vários tipos de dores; Presença de dores

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais 三 Método de Três Agulhas Introdução Definição O Método de Três Agulhas é uma forma de acupuntura que utiliza seleções e combinações

Leia mais

FUNECE Fundação Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular - CEV/UECE

FUNECE Fundação Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular - CEV/UECE Secretaria de Educação e Desporto Escolar FUNECE Fundação Universidade Estadual do Ceará Comissão Executiva do Vestibular - CEV/UECE Concurso Público para Professor da Rede Municipal de Ensino de Itapipoca

Leia mais

Acupuntura no tratamento de Dor no Joelho.

Acupuntura no tratamento de Dor no Joelho. Acupuntura no tratamento de Dor no Joelho. Janaina Gloria de Oliveira 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 e-mail: jgoliveira79@hotmail.com Pós-graduação em Acupuntura Faculdade Ávila Resumo A Acupuntura surgiu

Leia mais