PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal."

Transcrição

1 PERICÁRDIO PC1 (TIANCHI) Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetre o músculo peitoral maior e atinge os músculos intercostais, relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos anteriores do 4º nervo intercostal e, profundamente, com o 4º nervo intercostal. s. Ponto que recebe um Canal de Energia Secundário do Fígado e da Vesícula Biliar;. Faz parte do grupo de pontos de Acupuntura da "Janela do Céu";. Ponto de partida do Canal de Energia Distinto da Circulação-Sexo.

2 . Harmoniza Qi;. Difunde o Qi do Pulmão. Dores torácicas, dores no hipocôndrio, tristeza, angústia, angina no peito, dor e inchaço na axila. 12 a 20mm, inserção oblíqua em direção para fora. PC2 (TIANQUAN) Situa-se a dois tsun distal à extremidade anterior da prega axilar, entre os músculos bíceps e braquiorradial. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre as cabeças do músculo bíceps braquial e atinge o músculo coracobraquial; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo cutâneo-braquial medial e, profundamente, com o nervo musculocutâneo.. Harmoniza o Qi do Coração;. Fortalece o sangue. Dores torácicas nos hipocôndrios, dores na região dorsal, tosse, asma, angina no peito, dor na face medial do braço. 25 a 40mm, inserção perpendicular. PC3 (QUZE) Situa-se no meio da prega anterior do cotovelo, sobre a margem ulnar do tendão do músculo bíceps braquial. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pelo lado ulnar do tendão do músculo bíceps braquial e atinge o músculo braquial; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneobraquial medial e, profundamente, com o nervo mediano.. Ponto Ho do Canal de Energia da Circulação-Sexo correspondente ao Movimento Água.. Harmoniza o Qi do Coração;. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Harmoniza o Qi contracorrente do Aquecedor Superior;. Acalma as contraturas e os espasmos;. Refresca o Calor do Sangue;. Faz a limpeza do Fogo do Coração. Gastroenterite aguda, enterite, angina no peito, sobressaltos, palpitações, ansiedade, medo, tristeza, febre, dores no braço e no cotovelo, doença cardíaca reumática, miocardite, bronquite.

3 12 a 25mm, inserção perpendicular, ou sangrar com agulha triangular para gastrite aguda, enterite aguda, insolação. PC4 (XIMEN) Situa-se a cinco tsun proximal à prega de flexão do punho, no meio da face anterior, entre os dois tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo. músculos flexor radial do carpo e palmar longo, penetra os músculos flexor superficial e flexor profundo dos dedos e atinge a membrana interóssea; relaciona-se superficialmente com os ramos os nervos cutâneos medial e cutâneo lateral do antebraço e, profundamente, com os nervos mediano e interósseo palmar.. Ponto Xi do Canal de Energia da Circulação-Sexo. Estimular este ponto nos distúrbios de Energia da Circulação-Sexo causados pela parada de circulação energética.. Harmoniza o Qi e o Qi do Coração;. Acalma o Shen e o Qi do Coração;. Expande o diafragma;. Faz a limpeza e refresca o Calor do Sangue;. Redireciona o Qi contracorrente. Patologias mamárias e pleurais, angina do peito, neurastenia, ansiedade, sobressaltos, temos, doenças cardíaca reumática, miocardite, arritmia, palpitações, espasmos do diafragma, histeria, dor no antebraço. 12 a 25mm, inserção perpendicular. PC5 (JIANSHI) Situa-se três tsun proximal à prega de flexão do punho, no meio da face anterior do antebraço, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo ou a um tsun proximal ao CS-6 (Neiguan). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra os tendões dos músculos flexores superficiais e profundos dos dedos e atinge o músculo pronador quadrado; relaciona-se superficialmente com os nervos cutâneo medial e cutâneo lateral do antebraço e, profundamente, com os nervos mediano e interósseo palmar.. Ponto Ho do Canal de Energia da Circulação-Sexo correspondente ao Movimento Metal.. Harmoniza o Qi do Coração e do Estômago;. Acalma o Shen;. Faz aumentar o Wei Qi;. Dispersa a estagnação de Mucosidade;. Dispersa a Energia Perversa alojada no Jue Yin e no Shao Yang. Afecções devido ao Calor Perverso, mal-estar no Coração, medo, sobressaltos, alegria excessiva, febre, epilepsia, esquizofrenia, palpitações, doença cardíaca reumática, gastralgia, dor torácica, menstruações irregulares.

4 12 a 25mm, inserção perpendicular; inserção oblíqua em direção radial para o tratamento de doenças do tronco. PC6 (NEIGUAN) Situa-se dois tsun proximal à prega de flexão do punho, no meio da face anterior do antebraço, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo. músculos flexor radial do carpo e palmar longo, penetra os músculos flexores superficiais e profundos dos dedos e atinge o músculo pronador quadrado; relaciona-se superficialmente com os nervos cutâneo medial e cutâneo lateral do antebraço, com o ramo palmar do nervo mediano e, profundamente, com o nervo mediano. s. Ponto Luo do Canal de Energia da Circulação-Sexo de onde partem os Canais de Energia Luo Longitudinal e Luo Transversal, sendo que este dirige-se para o ponto TA-14 (Yangchi);. Ponto de abertura do Canal de Energia Curioso Yin Wei.. Harmoniza e tonifica o Qi do Coração, o Sangue do Coração;. Harmoniza o Qi do Triplo Aquecedor;. Harmoniza o Qi do Estômago e do tórax;. Harmoniza a Energia Essencial;. Acalma o Shen e o Qi do Coração, clareia a mente;. Dispersa a Mucosidade;. Redireciona o Qi contracorrente. Dores e mal-estar no Coração, plenitude de tórax, gastralgia, náuseas e vômitos, histeria, epilepsia, insônia, angina do peito, doença cardíaca reumática, palpitações, hipertiroidismo, convulsão, dor associada à cirurgia, esquizofrenia, todas as desordens mentais. 12 a 25mm, inserção perpendicular, unir ao TA-5 (Waiguan) para se obter maiores efeitos; inserção oblíqua para o lado radial. PC7 (DALING) Situa-se no meio da prega transversal do punho, entre os tendões dos músculos palmar longo e flexor radial do carpo. músculos flexor radial do carpo e palmar longo, penetra pelo lado ulnar do tendão do músculo flexor longo do polegar e atinge a cápsula da articulação radiocarpiana; relaciona-se superficialmente com o ramo palmar do nervo mediano e com o ramo cutâneo medial do antebraço e, profundamente, com o nervo mediano. s. Ponto Iu-Iunn do Canal de Energia da Circulação-Sexo;. Ponto Dispersão do Canal de Energia da Circulação-Sexo;. Ponto Fonte do Canal de Energia da Circulação-Sexo;. Ponto que recebe o Canal de Energia Luo do Triplo Aquecedor.

5 . Harmoniza o Qi do Coração e do Estômago;. Acalma o Shen e clareia a mente;. Expande o Qi do tórax;. Refresca o Calor no Sangue. Miocardite, palpitações, nevralgia intercostal, hemotêmese, dores torácicas e nos hipocôndrios, distúrbios mentais, histeria, epilepsia, insônia, gastrite, dores do punho, convulsões, inchaço na axila. 12 a 20mm, inserção perpendicular; evitar o nervo mediano. PC8 (LAOGONG) Situa-se na palma da mão, no meio da prega horizontal média, entre os 3º e 4º dedos, estando os mesmos fletidos. músculos flexores superficiais do 3º e do 4º dedos e atinge os músculos interósseos; relaciona-se superficialmente com o ramo palmar do nervo mediano e, profundamente, com os nervos digitais palmares comuns dos nervos mediano e ulnar.. Ponto Iong do Canal de Energia da Circulação-Sexo correspondente ao Movimento Fogo; ponto que apresenta maior concentração de Energia Fogo do Canal de Energia da Circulação-Sexo.. Harmoniza o Qi do Coração;. Acalma o Qi do Estômago;. Harmoniza o Shen e clareia a mente;. Refresca o Calor no Sangue;. Dispersa o Vento Perverso e a Umidade-Calor. Nevralgia intercostal, estado de coma, convulsões infantis, distúrbios mentais, afasia histérica infecção crônica da pele da mão, epilepsia, angina no peito, estomatite, suor excessivo na palma da mão, parestesia e tremores dos dedos, tristeza, perda de controle emocional. 8 a 12mm, inserção perpendicular. PC9 (ZHONGCHONG) Situa-se na margem ungueal radial do dedo médio da mão. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o periósteo; relaciona-se com o nervo digital palmar próprio do nervo mediano. s. Ponto Ting do Canal de Energia da Circulação-Sexo correspondente ao Movimento Madeira;. Ponto Tonificação do Canal de Energia Circulação-Sexo;. Ponto que envia um Canal de Energia Secundário para o TA-1 (Guanchong), o 4º dedo da mão;

6 . Ponto específico para o tratamento dos distúrbios energéticos dos Canais de Energia Distintos do Triplo Aquecedor e da Circulação-Sexo.. Harmoniza o Qi do Coração, restaura o colapso do Yang Qi;. Harmoniza o Qi contracorrente;. Faz a limpeza do Calor do Coração. tradicional "Nas perturbações de Energia que se manifestam por surdez, devem-se estimular os pontos situados ao redor da orelha; se apresentarem zumbidos, devem-se estimular os pontos de Acupuntura situados sobre a artéria antes da orelha e os pontos CS-9 (Zhongchong) e F-1 (Dadun) do lado oposto". (Su Wen) Angina do peito, apoplexia, estado de coma (emergência), febre, cefaléia, vertigens, zumbidos. 2mm, inserção perpendicular, ou fazer a sangria com agulha triangular.

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão.

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. TRIPLO AQUECEDOR TA1 (Guanchong) Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o tecido vasculo-nervoso; relaciona-se

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux.

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. FÍGADO FÍGADO F1 (DADUN) Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o plexo vascular nervoso; relaciona-se com o ramo digital

Leia mais

Lesão do plexo braquial

Lesão do plexo braquial FACULDADE DE MEDICINA/UFC-SOBRAL MÓDULO SISTEMA NERVOSO NEUROANATOMIA FUNCIONAL Lesão do plexo braquial Acd. Eliziânio Cavalcante w w w. s c n s. c o m. b r Relato do Caso Paciente M.S.J., 36 anos, sexo

Leia mais

Elemento: Fogo Horário: 21 às 23 h Estação: Verão Yang TRIPLO AQUECEDOR Alterações do Aquecedor Superior: CARACTERÍSTICAS GERAIS O aquecedor superior

Elemento: Fogo Horário: 21 às 23 h Estação: Verão Yang TRIPLO AQUECEDOR Alterações do Aquecedor Superior: CARACTERÍSTICAS GERAIS O aquecedor superior Elemento: Fogo Horário: 21 às 23 h Estação: Verão Yang TRIPLO AQUECEDOR Alterações do Aquecedor Superior: CARACTERÍSTICAS GERAIS O aquecedor superior engloba e protege a energia dos pulmões e pericárdio

Leia mais

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular

Cintura escapular. Prof. Caroline Bernardes. Articulações do ombro e cintura escapular Cintura escapular Prof. Caroline Bernardes Articulações do ombro e cintura escapular Esternoclavicular: sinovial do tipo selar; Elevação e retração do ombro. Acromioclavicular: sinovial do tipo plana;

Leia mais

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros

Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Universidade Paulista UNIP Medicina Veterinária Anatomia Topográfica Aplicada São José dos Campos, 10 de maio de 2012 Acessos cirúrgicos aos ossos e articulações dos membros Membro Torácico Corpo da escápula

Leia mais

Meridiano Principal CS. Elemento: Fogo (Ministral) Horário: 19:00h às 21:00 h. Estação: Verão Trajetória: Centrífuga YIN Acoplado: TA Maré: R CS TA

Meridiano Principal CS. Elemento: Fogo (Ministral) Horário: 19:00h às 21:00 h. Estação: Verão Trajetória: Centrífuga YIN Acoplado: TA Maré: R CS TA Circulação e Sexo Meridiano Principal CS Elemento: Fogo (Ministral) Horário: 19:00h às 21:00 h. Estação: Verão Trajetória: Centrífuga YIN Acoplado: TA Maré: R CS TA Pontos Wu Shu do Meridiano CS CS8 Fogo

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior

ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior ROTEIRO DE ESTUDO Osteologia do Membro Superior Forma a porção ventral da cintura escapular. Osso longo com formato de S itálico alongado, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela.

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS PRINCIPAIS (ORDINÁRIOS) (JING MAI) MERIDIANOS DISTINTOS (DIVERGENTES) (JING BIE) MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS (CURIOSOS OU MARAVILHOSOS) (BA MAI) MERIDIANOS

Leia mais

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador.

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. Após atravessar a pele e o tecido celular subcutâneo, a agulha relaciona-se com os ramos do nervo digital dorsal do

Leia mais

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI

ANATOMIA DOS. Sistema Nervoso Periférico. Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI SISTEMAS ANATOMIA DOS Sistema Nervoso Periférico Nervos Espinhais PROF. MUSSE JEREISSATI mussejereissati@hotmail.com website: www.mussejereissati.com Feito com Apple Keynote AGORA, NÃO! 3 Sistema Nervoso

Leia mais

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé.

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. RIM 1 RIM 2 3 R1 (YONGQUAN) Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular

Leia mais

EXAME DO PUNHO E DA MÃO

EXAME DO PUNHO E DA MÃO EXAME DO PUNHO E DA MÃO INTRODUÇÃO Mão e punho constituem as partes mais ativas da extremidade superior 28 ossos, numerosas articulações, 19 músculos intrínsecos e 20 músculos extrínsecos Mão atua como

Leia mais

VASOS CURIOSOS. Alberto Bastos

VASOS CURIOSOS. Alberto Bastos VASOS CURIOSOS Alberto Bastos O texto que se segue pretende informar de maneira objetiva indicações e formas de utilização dos chamados Vasos Curiosos. Os Vasos Curiosos ajudam na circulação de QI Defensivo

Leia mais

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu;

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Técnica Moderna/1965 1975; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Utilizou a técnica inicialmente para patologias neurológicas - Hemiplegia

Leia mais

Fernanda Bento dos Santos

Fernanda Bento dos Santos Fernanda Bento dos Santos Protetor do Coração:Invasões de fatores patogênicos exteriores Residência da Mente:Problemas mental-emocionais Centro do Tórax :doença do canal Três fatores principais que diferenciam

Leia mais

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros superiores são formados por quatro segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR O Esqueleto Apendicular corresponde às regiões dos membros superiores e inferiores. Estudaremos inicialmente a osteologia, artrologia e miologia dos membros superiores e, posteriormente,

Leia mais

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES

MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES MÚSCULOS DOS MEMBROS INFERIORES Músculos Anteriores da Coxa Flexores de Quadril Músculo Origem Inserção Inervação Ação Pectíneo Psoas Maior Psoas menor Ilíaco Sartório Ramo Superior do púbis Processos

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO

MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO FACULDADE DE PINDAMONHANGABA 1 MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO REGIÃO ANTERIOR (flexores do punho e dos dedos e pronadores) GRUPO SUPERFICIAL MÚSCULO PRONADOR REDONDO cabeça umeral: epicôndilo medial do úmero cabeça

Leia mais

Músculos do Antebraço e Mão

Músculos do Antebraço e Mão UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos do Antebraço e Mão Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Flexão do Cotovelo (3) Músculos da Extensão

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo.

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo. Tratamento Do-in Contribuição de Administrador 03/12/2007 {mosloadposition 009} O Do-In é um dos métodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, além de oferecer um diagnóstico, pode servir

Leia mais

Renato Fleury Cardoso

Renato Fleury Cardoso Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com Tipos: Os Meridianos LO (transversais e longitudinais) têm por função realizar a transferência de energia entre meridianos acoplados. Os LO transversais fazem

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares

Material produzido pelo professor: Thales Antônio Martins Soares 1 Coração -Características C / ID Elemento: Fogo Imperial Meridiano: 09 pontos bilaterais Horário: 11:00 as 13:00 Estação: Verão Acoplado: Intestino Delgado Maré Energética: BP C ID 2 Coração -Características

Leia mais

Anatomia do Membro Superior

Anatomia do Membro Superior Anatomia do Membro Superior www.imagingonline.com.br Plexo braquial Divisão (partes) Ramos supraclaviculares (ramos se originam das raízes e dos troncos do plexo braquial): N. dorsal da escápula N. torácico

Leia mais

Lição 01 O CORPO HUMANO

Lição 01 O CORPO HUMANO Lição 01 O CORPO HUMANO OBJETIVOS: Ao final desta lição, os participantes serão capazes de: 1. Explicar o conceito de posição anatômica. 2. Citar a localização de uma lesão utilizando referências anatômicas.

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Efeitos terapêuticos dos acupontos LOCAL EMPÍRICOS REMOTO OU DISTANTE Maria Luisa de Cápua PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Grupos de Pontos de Ações Especiais Pontos de Assentimento

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior CINESIOLOGIA Planos, Eixos e Movimentos Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Planos Referenciais LOCALIZAÇÃO DIVIDE O CORPO EM PLANO SAGITAL (plano mediano) Verticalmente, da frente para trás; paralelo

Leia mais

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro superior. Carlomagno Bahia Músculos do membro superior Carlomagno Bahia Axiais: Peitoral maior; Latíssimo do dorso; Músculos que movimentam o braço Deltóide; Escapulares: Subescapular; Supra-espinhal; Infra-espinhal; Coracobraquial.

Leia mais

ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR

ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR Disciplina: Anatomia e Fisiologia ANATÔMIA RADIOLÓGICA SECCIONAL DO ESQUELETO APENDICULAR Rafael Carvalho Silva Ombro Visão Coronal (anterior/posterior) Módulo I Trapézio Clavícula Ligamento coracoacromial

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Reflexos Tendinosos. Nervos do Membro Superior. Dermátomos e Nervos Cutâneos

Reflexos Tendinosos. Nervos do Membro Superior. Dermátomos e Nervos Cutâneos Dermátomos e Nervos Cutâneos Pode ser necessário para um médico testar a integridade dos segmentos da medula espinal de C3 até TI. Os diagramas nas Figs. 1.34 e 1.35 mostram as disposições dos dermátomos

Leia mais

Vasos e Nervos do Membro Superior

Vasos e Nervos do Membro Superior UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Vasos e Nervos do Membro Superior Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br n. músculocutâneo n. axilar n. radial Fascículos

Leia mais

Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Antebraço, Fossa Cubital e Mão Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Ciências Básicas da Saúde Departamento de Ciências Morfológicas Curso de Fisioterapia DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA Antebraço, Fossa Cubital e Mão

Leia mais

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura Carolina C. T. Haddad Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao O TA influencia separadamente com suas três partes termoregulando o organismo; Controla:

Leia mais

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura Patologia do Canal de Energia do Fei (Pulmão) Patologia nasal: rinite, obstrução, polipose, anosmia Ombralgia anterior Dificuldades nos movimentos de adução e rotação interna no ombro Amigdalite Adenite

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS Um canal de energia tem a sua parte Yang, que é a mão, e a sua parte Yin, que é o pé. As 2 partes têm a mesma Função e formam um Canal de Energia Unitário. Portanto, os 12 Canais

Leia mais

1ª CAMADA 4 MÚSCULOS ANTEBRAÇO E MÃO DIVISÃO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO

1ª CAMADA 4 MÚSCULOS ANTEBRAÇO E MÃO DIVISÃO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO MÚSCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES Dica Do Didi 4121 Número bom ANTEBRAÇO E MÃO Marcelo Marques Soares Prof. Didi DIVISÃO MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO - Região Anterior (8 Músculos) - - Região Posterior (8 Músculos)

Leia mais

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO SUPERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em doze grupos principais: MÚSCULOS QUE ACIONAM A CINTURA ESCAPULAR Trapézio

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação)

Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Movimentos do Corpo Humano e os Músculos que os realizam (categorizados por articulação) Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Júnior TORNOZELO Dorsiflexão: Tibial Anterior O = côndilo lateral da tíbia I =

Leia mais

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS SEGMENTOS ARTICULARES DO MEMBRO SUPERIOR 1 COMPLEXO DO PUNHO Apresenta dois graus de liberdade: Plano sagital: Flexão = 85 Extensão = 70-80 Plano Frontal: Desvio radial ou

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

B3 NEICHONG Situa-se na fronte 1,5 cum abaixo da linha de implantação do cabelo, 2 cums do B2 1,5 cum lateral a linha média.

B3 NEICHONG Situa-se na fronte 1,5 cum abaixo da linha de implantação do cabelo, 2 cums do B2 1,5 cum lateral a linha média. BEXIGA B1 JINGMINGG : Situa-se no canto interno do olho, 1 fen acima e para fora do epicanto medial do olho. A agulha atravessa a pele, subcutâneo e o ligamento palpebral medial e atinge o músculo reto

Leia mais

CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS TERRA MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM)

CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS TERRA MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM) CENTER FISIO - IMES INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS LO (PASSAGEM) TERRA MERIDIANO DE PASSAGEM - LO Os Meridianos LO (transversais e longitudinais) têm por função realizar

Leia mais

Sistema Respiratório Humano

Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração

Leia mais

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VB1 (TONGZILIAO) Situa-se a meio tsun lateral ao canto externo do olho; fechar os olhos do paciente para localizar o ponto. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido

Leia mais

YNSA. Wu Tou Kwang. Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores

YNSA. Wu Tou Kwang. Como outros microssistemas, os pontos doloridos da YNSA servem como indicadores YNSA Wu Tou Kwang Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando conforme os estados fisiológico e patológico.

Leia mais

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009.

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009. Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal Pulmão e Intestino Grosso Instituto Quallitas Novembro de 2009 Funções do Pulmão 1. Governar Qi e a Respiração Controla o Qi da respiração

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado

9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado O CORAÇÃO (XIN) 9 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Fogo Acoplado ao Intestino Delgado O CORAÇÃO (XIN) Tem como função governar o Sangue (XUE), comandar os Vasos Sangüíneos (XUEMAI) e encerrar o

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

Anatomia do Membro Superior

Anatomia do Membro Superior Composição Cíngulo do Membro Superior Braço Antebraço Mão Cíngulo do Membro Superior CLAVÍCULA CULA - Extremidades: esternal e acromial - Diáfise: - 2/3 mediais convexos anteriormente - 1/3 lateral côncavo

Leia mais

Técnica de Alívio da Dor por meio da Mobilização do Qi e Sangue. Professor: Paulo Amorim

Técnica de Alívio da Dor por meio da Mobilização do Qi e Sangue. Professor: Paulo Amorim Técnica de Alívio da Dor por meio da Mobilização do Qi e Sangue Professor: Paulo Amorim Prática da Acupuntura Acupuntura volta-se ao tratamentos de diversas síndromes e patologias. Fatores psicológicos-emocionais,

Leia mais

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS Carolina C. T. Haddad Unesp-Botucatu Ivas Member Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Oito Canais Extraordinários Vaso Concepção

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar?

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar? Acupuntura em Eqüinos Acupuntura Introdução Jean Joaquim DVM, Ms, Dr. Bioethicus FMVZ Unesp - Botucatu Introdução Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Introdução a AP Equina Como tratar? Qual

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão

CINESIOLOGIA APLICADA. Articulações do cotovelo, punho e da mão CINESIOLOGIA APLICADA Articulações do cotovelo, punho e da mão OSSOS - COTOVELO ÚMERO ULNA RÁDIO MOVIMENTOS ARTICULARES ARTICULAÇÃO DO COTOVELO: FLEXÃO EXTENSÃO ARTICULAÇÃO RÁDIO ULNAR: PRONAÇÃO SUPINAÇÃO

Leia mais

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui

TÉCNICAS RADIOLÓGICAS. Profº. Emerson Siraqui TÉCNICAS RADIOLÓGICAS Profº. Emerson Siraqui TERMINOLOGIA RADIOLÓGICA O posicionamento radiográfico refere-se ao estudo do posicionamento do paciente para demonstrar radiograficamente ou visualizar partes

Leia mais

PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS. INSTITUTO Long Tao. Camille Elenne Egídio

PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS. INSTITUTO Long Tao. Camille Elenne Egídio PALESTRA DE CROMOPUNTURA E CROMOTERAPIA PARA CRIANÇAS INSTITUTO Long Tao Camille Elenne Egídio DEFINIÇÃO Cromopuntura: é uma fusão entre a Cromoterapia 色 光 (Sèguāng) e a Acupuntura 針 法 (Zhēn Fǎ) A Cromoterapia

Leia mais

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina

13/05/2013. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.com Extremidade distal do rádio Extremidade distal da ulna Carpo ( escafóide, semilunar, piramidal, trapézio,

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA 10.18606/2318-1419/amazonia.sci.health.v4n1p35-40 pontos Bei Shu: revisão bibliográfica Acupuncture in organs and viscera through of points Bei Shu: a literature review Leidiany Santiago

Leia mais

Incapacidade de adormecer com facilidade;

Incapacidade de adormecer com facilidade; Incapacidade de adormecer com facilidade; Acordar durante a noite; Sono intranquilo; Acordar muito cedo; Sono perturbado (Sonhos). Shen Mente Coração Hun Alma Etérea Fígado Zhi Força de Vontade - Rim A

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA

- MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA - MÉTODO KABAT - FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA 1 KABAT BASES DO MÉTODO KABAT 1. Padrão de Facilitação -Movimentos nas diagonais (cabeça, MMSS/MMII, cintura escapular, cintura pélvica); -Movimento

Leia mais

Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental. Transtorno do Pânico

Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental. Transtorno do Pânico Emocional: Visão Chinesa x Visão Ocidental Transtorno do Pânico Breve Histórico O termo Pânico pode ter sua origem na mitologia grega com o Deus Pan, são uns dos relatos mais antigos da palavra. Na primeira

Leia mais

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ACUPUNTURA LIDIANE POUSA FALEIROS

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ACUPUNTURA LIDIANE POUSA FALEIROS ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ACUPUNTURA LIDIANE POUSA FALEIROS OS BENEFICIOS DA ACUPUNTURA NA DOENÇA DE PARKINSON SÃO PAULO 2012 LIDIANE POUSA FALEIROS

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CATEGORIAS DE PONTOS : CLASSIFICAÇÃO: Pontos de Tonificação; Pontos de Sedação; Pontos Fonte; Pontos

Leia mais

Ossos - órgãos passivos do movimento. Músculos - órgãos ativos do movimento. Introdução

Ossos - órgãos passivos do movimento. Músculos - órgãos ativos do movimento. Introdução Ossos - órgãos passivos do movimento Músculos - órgãos ativos do movimento Introdução Organização dos músculos esqueléticos Sistema muscular: anatomia microscópica Porção ativa ventre muscular Porções

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz 1 1 OSSOS DO CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR Também chamada de cintura escapular, forma a raiz de implantação dos ossos do membro superior. Formada

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO

AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO AVALIAÇÃO DO PUNHO E MÃO 1. Anatomia Aplicada Articulação Radioulnar Distal É uma artic. de eixo uniaxial que possui um grau de liberdade; Posição de repouso: 10 de supinação; Posição de aproximação máxima:

Leia mais

MÚSCULOS. Os músculos levantadores das costelas têm forma de leque e são em número de doze. Elevam as costelas.

MÚSCULOS. Os músculos levantadores das costelas têm forma de leque e são em número de doze. Elevam as costelas. MÚSCULOS Os músculos superficiais do dorso (trapézio e grande dorsal) conectam os membros superiores ao tronco e estão relacionados com os movimentos desses membros. A tabela a seguir mostra suas funções

Leia mais

Músculos da Perna. Músculos da Perna. Músculos. Membros Inferiores. Músculos da Perna. Regiões. Perna e Pé. Tibial Anterior. Divisão.

Músculos da Perna. Músculos da Perna. Músculos. Membros Inferiores. Músculos da Perna. Regiões. Perna e Pé. Tibial Anterior. Divisão. Regiões Músculos dos Membros Inferiores Perna e Pé Marcelo Marques Soares Prof. Didi Região Anterior Região Lateral Região Posterior Superficial Região Posterior Profunda Músculos da Perna Região Anterior

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO

ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO ESTUDO RADIOLÓGICO DO JOELHO PATELA Pertence mais ao joelho do que a perna propriamente dita. É um osso curto, aplanado de frente para trás. Esta inserido no tendão do músculo

Leia mais

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço

Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra. Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica. Antebraço Faculdade de Medicina Universidade de Coimbra Anatomia, Histologia e Fisiologia I Farmácia Biomédica Antebraço A.1. O antebraço corresponde à região anatómica limitada pelo rádio e pelo cúbito/ ulna. Começa

Leia mais

GABARITO PÓS-RECURSO

GABARITO PÓS-RECURSO QUESTÃO 1) (10 pontos) Ortopedia e traumatologia A tabaqueira anatômica localiza-se na região dorso-radial do punho e é definida pelo intervalo entre o 1 o compartimento extensor (tendão abdutor longo

Leia mais

Aparelho Circulatório

Aparelho Circulatório Seio coronário Recebe o sangue das paredes do coração Veia Cava Superior Recebe o sangue da cabeça, pescoço, tórax e membros superiores Veia Cava Inferior Recebe o sangue do abdómen, da região pélvica

Leia mais

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof.

Cinesiologia 19/4/2011. Classificação planar da posição e dos movimentos. Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço. Prof. Cinesiologia Classificação planar da posição e dos movimentos Prof. Cláudio Manoel Cinemática: Ciência do movimento dos corpos no espaço Movimento de único ponto (C.G.) Posição de uma única articulação

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA ANIMAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA ANIMAL Introdução ao Estudo da Anatomia dos Animais Domésticos 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA ANIMAL 1 - Histórico: VESALIUS (1543) disse: A anatomia deve ser corretamente considerada como a base sólida de

Leia mais

Estão dispostos em 6 grupos:

Estão dispostos em 6 grupos: MÚSCULOS DO TRONCO Estão dispostos em 6 grupos: Músculos do dorso Abdome Músculos suboccipitais Pelve Tórax Períneo MÚSCULOS DO DORSO Há dois grupos principais: Músculos Extrínsecos do Dorso Superficiais

Leia mais

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras Animais

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras Animais Instituto Quallitas Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras em Pequenos Animais Dezembro/ 2009 MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS

Leia mais

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides

*Ulna Rádio Carpo Metacarpo Falanges: Sesamóides PUNHO E MÃO OSSOS *Ulna processo estilóide e cabeça da ulna. Rádio - processo estilóide, tubérculo de Lister e incisura ulnar do rádio. Carpo: escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide,

Leia mais