AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS"

Transcrição

1 AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS

2 YIN ~ YANG YANG EXTROVERSÃO INQUIETAÇÃO VOZ ALTA, FALANTE INSÔNIA AÇÃO YIN INTROVERSÃO APATIA VOZ BAIXA, SILÊNCIO SONOLÊNCIA ANÁLISE

3 5 ELEMENTOS (WU XING) Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 elementos.

4 5 ELEMENTOS (WU XING) Desde aproximadamente 400 a.c., os chineses tem utilizado outro conjunto de conceitos em sua tentativa de compreender o mundo. Trata-se da teoria dos Cinco Elementos ou Cinco Movimentos constituído por: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. E que são vistos como 5 propriedades inerentes a todas as coisas, e que constituem o mundo material. Determinam o estado de troca e movimento na relação de geração e destruição ou dominância e contradominância.

5 5 ELEMENTOS (WU XING) A geração dos 5 elementos estabelece um círculo contínuo em que cada elemento é sempre gerado (filho) e é gerador (mãe). A geração implica controle e inibição mútua, e desse modo há o crescimento porque se opõe mas cooperam entre si. A inter dominância em excesso é um ataque quando o outro é fraco. Contra dominância indica atropelo. Ela vai pelo oposto da dominância.

6 5 ELEMENTOS (WU XING) FOGO MADEIRA TERRA ÁGUA METAL

7 5 ELEMENTOS (WU XING)

8

9 EMOÇÕES Mens Sana In Corpore Sano

10 Qi Po disse ao Huang Di: A fim de tornar a MTC completa e eficaz, deve-se curar primeiro a mente (Shen). (Cap. 26 Su Wen Nei Ching)

11 CARACTERÍSTICAS DO METAL METAL ZANG: PULMÃO FU: INT. GROSSO ASPECTO DO SHEN: PO (alma corpórea) FATORES DE RISCO: CIGARRO, POLUIÇÃO, FALTA DE LÍQUIDOS, AMBIENTES SECOS, LUTO, PESAR, PERDAS IMPORTANTES.

12 CARACTERÍSTICAS DO METAL Personalidade Metal: caracteriza-se pela firmeza de caráter, frieza, força moral, forte poder de decisão (pouca dúvida), inflexibilidade, determinação e paciência. Em geral gosta de fazer as coisas sozinho e não pede ajuda. São persistentes, podendo se tornar teimosos por perda do senso da realidade, e insistem em seguir adiante mesmo em condições adversas. São praticamente autosuficientes, considerados às vezes rígidos e frios, mas não criminosos. A emoção predominante manifestada quando não conseguem se mostrar como realmente são ou desenvolver sua espontaneidade é a Tristeza.

13 PERSONALIDADE METAL METAL ANO DE NASC. 0/1 Ex. 1931,1950, 1961,1990. Pessoas rígidas e resolutas em sua expressão. Qualidades: determinação, intensidade, força, paixão, independência, autoconfiança e firmeza. Defeitos: teimosia, inflexibilidade, irracionalidade, arrogância e frieza.

14 CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA ÁGUA ZANG: RIM FU: BEXIGA ASPECTO DO SHEN: ZHI (força de vontade) FATORES DE RISCO: EXCESSO DE TRABALHO, EXCESSO DE ATIVIDADE SEXUAL, SITUAÇÕES DE PÂNICO, COMIDA MUITO SALGADA, ENVELHECIMENTO.

15 CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA Personalidade Água: são seres sociáveis, respeitando as opiniões e diferenças alheias. Procuram sutilmente se incluir e colocar suas idéias de forma indireta. Evitam conflitos frontais com o inimigo, trabalhando de forma sutil e se infiltrando a partir de baixo para alcançar seus objetivos. Assim, tem atitudes ambíguas para nunca entrar em choque com ninguém. São flexíveis e espontâneos, adaptáveis e dotados de grande intuição. Tem muita habilidade em convencer os outros a realizar coisas que os beneficiam, podendo se tornar egoístas e manipulativos.

16 CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA Sua fluidez e seu temperamento cambiante faz com que tenham pouco poder de decisão, pouca determinação e falta de constância em seu temperamento. Podem se tornar desconfiados em relação a si próprios e desenvolver uma baixa auto-estima. Quando as coisas não vão bem a emoção predominante deste tipo de personalidade é o Medo.

17 PERSONALIDADE ÁGUA ÁGUA ANO DE NASC. 2/3 Ex. 1932,1953, 1962,1993. Pessoas intuitivas e desconfiadas em sua expressão. Qualidades: sensibilidade, espiritualidade, criatividade, intuição, adaptabilidade e amabilidade. Defeitos: desconfiança, insegurança, ciúme, possessividade e agressividade.

18 CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA MADEIRA ZANG: FÍGADO FU: VESÍCULA BILIAR ASPECTO DO SHEN: HUN (alma etérea) FATORES DE RISCO: ALIMENTAÇÃO GORDUROSA, BEBIDAS ALCÓOLICAS, FRUSTRAÇÕES, IRRITAÇÃO E MÁGOA.

19 CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA Personalidade Madeira: dinâmicos, criativos e imaginativos. Respeitados por sua nobreza moral e sua capacidade ética. São profissionais por excelência. Sociáveis, gostam de estar em relação e trabalhar pelos outros, mas não gostam de trabalhar sozinhos. Colaboradores, com espírito abnegado e capaz de sacrifícios em prol dos outros e do bem comum. Ordenados, empreendedores, capazes de separar muito bem assuntos de diferentes naturezas. Tem espírito bondoso, generoso e solidário.

20 CARACTERÍSTICAS DA MADEIRA Ocupam cargos de liderança, de direção, sempre em benefício do bem comum e tem o dom de convencer os outros a trabalhar em prol de algo superior, do coletivo. Podem se tornar ambiciosas e apressadas, ansiosas para atingir os objetivos que se impõem, fazem mil coisas ao mesmo tempo e se frustram por não dar conta de tudo. A emoção que predomina em caso de desequilíbrio é a Raiva e a Frustração.

21 PERSONALIDADE MADEIRA MADEIRA ANO DE NASC. 4/5 Ex. 1934,1955, 1964,1995. Pessoas persistentes e irritadiças na sua expressão. Qualidades: percepção, dedicação, visão, objetividade, organização e generosidade. Defeitos: irritabilidade, intolerância, frustração, inveja, agressividade e prepotência.

22 CARACTERÍSTICAS DO FOGO FOGO ZANG: CORAÇÃO FU: INT. DELGADO ASPECTO DO SHEN: SHEN (mente) FATORES DE RISCO: EXCESSO DE CALOR, ANSIEDADE, VIVER SOB PRESSÃO, CHOQUES EMOCIONAIS E HEMORRAGIAS.

23 CARACTERÍSTICAS DO FOGO Personalidade Fogo: as palavras chave desse tipo são transformação, mudança e atualização. Busca a evolução e a transgressão de normas. São naturalmente líderes, abnegados e lutadores. Mostram autoconfiança, vitalidade e grande capacidade de organização e habilidade mental. São resolutos, inimigos da passividade e da indiferença. Trabalham sempre por um ideal, combatendo valores obsoletos e tradicionais, são ousados. Não são muito tolerantes com a opinião dos outros e não medem esforços para produzir mudanças, podendo se tornar violentos.

24 CARACTERÍSTICAS DO FOGO Devem aprender a controlar seu temperamento apaixonado, moderando a ambição pessoal de modo a se proteger das traições. A emoção predominante quando não conseguem manifestar-se equilibradamente é a Euforia (alegria descontrolada ou mania) e Ansiedade.

25 PERSONALIDADE FOGO FOGO ANO DE NASC. 6/7 Ex. 1936,1957, 1966,1997. Pessoas hiperativas e ansiosas na sua expressão. Qualidades: autoconfiança, decisão, raciocínio rápido, extroversão e simpatia. Defeitos: egoísmo, impaciência, arrogância, extravagância, intromissão e violência.

26 CARACTERÍSTICAS DA TERRA TERRA ZANG: BAÇO FU: ESTÔMAGO ASPECTO DO SHEN: YI (inteligência) FATORES DE RISCO: EXCESSO DE PENSAMENTOS, AMBIENTES ÚMIDOS, ALIMENTAÇÃO IRREGULAR, EXCESSO DE DOCE E EXCESSO DE TRABALHO.

27 CARACTERÍSTICAS DA TERRA Personalidade Terra: metódicos e sistemáticos, bons administradores. Não fazem nada sem pensar e não pisam em falso. É lógico, realista, e faz boas previsões do futuro devido à capacidade de pensamento sistemático. São lentos no agir, mas quando o fazem são ágeis. Tem grande capacidade com as finanças, para poupar e para dar destino às coisas aparentemente inúteis. Austeros e precavidos, eles adoram a rotina e podem se tornar obsessivos. Tem pouca imaginação e são conservadores, não gostando de mudanças bruscas e desorganizadas. Nunca improvisam, e a emoção predominante quando não conseguem atingir o equilíbrio é o Pensamento Obsessivo (preocupação).

28 PERSONALIDADE TERRA TERRA ANO DE NASC. 8/9 Ex. 1938,1959, 1968,1999. Pessoas objetivas e preocupadas na sua expressão. Qualidades: praticidade, dedicação, cooperação, organização, responsabilidade e atitude. Defeitos: obsessão, rigidez, possessividade, dominação, preocupação excessiva e dependência.

29

30 MERIDIANO DO PULMÃO(FEI) 肺

31 Sintomas do meridiano: dor e contratura muscular no trajeto do meridiano (região infraclavicular), ombralgia, braquialgia, dor do cotovelo, do polegar, palma da mão quente, garganta inchada e dolorida. Sintomas de alteração energética: tosse, dispnéia, respiração curta, opressão torácica, secura na garganta, escarro hemoptóico, distensão abdominal.

32 MERIDIANO DO INTESTINO GROSSO (DACHANG) 大 腸

33 Sintomas do meridiano: dor no trajeto e dificuldade na movimentação dos músculos extensores do braço e do ombro, febre, boca seca e sede, odontalgia, garganta inchada e dolorosa, epistaxe, olhos amarelos, cervicalgia e inchaço, sinusite maxilar. Sintomas de alteração energética: dor abdominal, borborigmos, constipação intestinal, respiração curta e eructações.

34 MERIDIANO DO ESTÔMAGO (WEI) 胃

35 Sintomas de alterações do meridiano: impotência funcional dos músculos situados em seu trajeto, dificuldade para flexão e extensão do quadril, do joelho e pé, hipossensibilidade do 2º dedo do pé, transpiração excessiva, boca e lábios secos, garganta inchada, pescoço doloroso e inchado, desvio da rima bucal, dores torácicas, dor nos olhos, sinusite maxilar, conjuntivite. Sintomas de alteração energética: distensão e plenitude abdominais, desconforto abdominal, convulsões, fome persistente, gengivite, alterações gengivo-dentárias.

36 MERIDIANO DO BAÇO (PI) 脾

37 Sintomas do meridiano: sensação de peso no corpo ou na cabeça, fadiga dos membros superiores e inferiores, edema dos músculos. Sintomas de alterações energéticas: dor abdominal, distensão ou sensação de plenitude abdominal, diarréia, digestão incompleta, borborigmos, vômitos, anorexia, icterícia, constipação intestinal, astenia.

38 MERIDIANO DO CORAÇÃO (XIN) 心

39 Sintomas do meridiano: impotência funcional dos músculos do trajeto do meridiano, dores constritivas e espasmos ao longo do trajeto, frio na palma da mão e na região plantar dos pés, garganta seca, olhos amarelos, dor cardíaca, ulcerações na boca e na língua, língua grossa, avermelhada e dura, dor nos olhos, sede Sintomas de alterações energéticas: dor ou opressão torácica, respiração curta, desconforto em decúbito horizontal, distúrbios mentais.

40 MERIDIANO DO INTESTINO DELGADO (XIAO CHANG) 小 腸

41 Sintomas do meridiano: impotência funcional dos músculos situados em seu trajeto, intumescimento doloroso da mandíbula e do pescoço, torcicolo, amortecimento da boca e da língua. Sintomas de alterações energéticas: dor e distensão no abdome inferior, às vezes com irradiação para a cintura ou para os genitais; diarréia, constipação intestinal, dor abdominal com fezes secas, hematúria, dor periumbilical.

42 MERIDIANO DA BEXIGA (PANGGUANG) 膀 胱

43 Sintomas do meridiano: sensação de cabeça vazia, impotência funcional dos músculos,congestão nasal, dores no pescoço, dorso, lombalgia, dor no joelho, tornozelo e o 5º dedo do pé, cefaléia no vértex e na região frontal, olhos amarelados, epistaxes, hemorroidas. Sintomas de alterações energéticas: dor pélvica, enurese, retenção urinária, disúria e distúrbios mentais.

44 MERIDIANO DOS RINS (SHEN) 腎

45 Sintomas de alterações do meridiano: impotência funcional dos músculos do trajeto, atrofia muscular do pé, afonia, dor ao longo da coluna vertebral, dor na face medial da coxa, perda de força do membro inferior, paralisia atrófica, sensação de frio nos pés. inflamação da boca, língua seca, garganta seca e dolorosa, dor cardíaca, planta dos pés quentes. Sintomas de alterações energéticas: vertigem, edema facial, visão turva, respiração curta, dispnéia, diarréia crônica, constipação intestinal, distensão abdominal, vômitos impotência sexual, zumbido, cansaços físico e mental.

46 MERIDIANO DO PERICÁRDIO (XIN BAO) 心 包

47 Sintomas do meridiano incluem: impotência funcional e dor nos músculos, espasmos musculares no braço, dor ocular, inflamação axilar, calor na palma da mão, face avermelhada. Sintomas do Canal de Energia Principal incluem: dificuldade para falar, desmaio, irritação, opressão torácica, dificuldade para movimentar a língua, palpitações, dor torácica, distúrbios mentais.

48 MERIDIANO DO TRIPLO AQUECEDOR (SAN JIAO) 三 焦

49 Sintomas do meridiano: impotência funcional dos músculos situados no trajeto, surdez, tontura, otalgia, dor constritiva do ombro, dor e inflamação da garganta, dores maxilar e mandibular, olhos avermelhados, cervicalgia, ombralgia e braquialgia. Sintomas de alterações energéticas: distensão abdominal, sensação de plenitude no baixo-ventre, enurese, edema, poliúria.

50 MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR (DAN) 膽

51 Sintomas do meridiano: impotência funcional e dor muscular no trajeto, lombalgia, parestesia na face lateral da coxa e da perna. Sintomas de alterações energéticas: dor torácica, vômitos, boca amarga, dor nos flancos, colecistite biliar, dor na cintura.

52 MERIDIANO DO FÍGADO (GAN) 肝

53 Sintomas do meridiano: impotência funcional dos músculos situados em seu trajeto vertigem, fraqueza no joelho, zumbido, abdome doloroso e distendido, dor e edema dos genitais externos, pele do testículo retraída, membros frios, cefaléia, vertigens, visão turva, febre, cãibras musculares, principalmente do hálux, e disúria. Sintomas de alterações energéticas: sensação de plenitude ou de dor nos lados e no tórax, edema duro no epigástrio ou no trajeto desse meridiano, dor abdominal, vômitos, icterícia, fezes duras, dor no abdome inferior, retenção urinária, dores nos genitais externos, urina escura.

54 TERAPIA SHIATSU Terapia japonesa que se utiliza da pressão dos dedos em pontos específicos no corpo a fim de reequilibrar o Qi e a saúde. Pressão: Forte e Profunda Seda Leve e Superficial Tonifica Fonte: google-imagens

55 Apresentação A dor como queixa comum na prática clínica. Causas de dor: 1. má postura no trabalho; 2. esforço físico repetitivo; 3. sedentarismo; 4. exposição ao Frio, frequentemente ao ar condicionado, ao Vento e a Umidade; 5. Deficiência interna de Energia (Qi) e Sangue (Xue); 6. Além de traumatismos que também fazem parte da etiologia dessa queixa tão comum.

56 Conceito de dor segundo a MTC Mas o que é dor pela visão da MTC? Diz-se que: onde há livre fluxo de Qi e Xue, não há dor. Onde não há livre fluxo de Qi e Xue, há dor. Conceito de Síndrome Bi Obstrução da circulação de Qi e Xue nos canais, particularmente, nos canais de Conexão, nos canais Tendino- Musculares e nas Regiões Cutâneas, que são doze áreas da pele que estão sob influência dos doze canais principais e que são mais superficiais do que os Canais e que, por isso, são as zonas por onde penetram os Fatores Patogênicos.

57 Os efeitos do Tuiná no tratamento das dores musculares Aplicabilidades das ferramentas da MTC no tratamento dos casos de dor Especificidade do Shiatsu no tratamento das dores no nível muscular e seus benefícios. Benefícios: alívio da dor e do restabelecimento da circulação de Qi e Xue nos Canais, a prevenção do aprofundamento dos Fatores Patogênicos nos ossos e Órgãos.

58 Fatores patogênicos e condições patológicas Os fatores patogênicos que impedem a livre circulação de Qi e Xue pelos canais são: Os fatores patogênios exógenos, de Excesso, tais como o Vento, que inclui a mudança abrupta do clima, o Frio e a Umidade, que penetram o corpo e obstruem os canais, impedindo que o Qi e o Xue circulem. Isto ocorre especialmente quando os fatores climáticos são temporária e relativamente mais fortes que o Qi de nutrição e defesa do corpo, e quando o espaço entre a pele os músculos está aberto, ou seja, quando há deficiência do Qi de defesa do organismo.

59 Fatores patogênicos e condições patológicas Outras condições patológicas contribuintes para a invasão dos fatores climáticos e do agravamento da dor são: 1. A Deficiência de Qi, Xue e Yin, especialmente em quadros crônicos, muito frequentemente encontrados nos idosos ou nos indivíduos que apresentam outras doenças crônicas. 2. A produção endógena dos males internos causados pela disfunção da produção das Substâncias Vitais e dos Zang Fu tais como: o Vento Interno, o Frio Interno e a Umidade Interna. 3. Fatores emocionais tais como a raiva e o ressentimento que geram estagnação do Qi, e ou a tristeza, o pesar e o trauma que esgotam o Qi e o Xue.

60 Diferenciação das Síndromes Existem várias formas de diferenciação para se distinguir a disfunção energética que gera a manifestação de dor. Mas de modo geral, pode-se dizer que as de natureza de Excesso tem a tendência a gerar manifestações mais agudas, enquanto que as de Deficiência tem a tendência a gerar manifestações mais crônicas.

61 Diferenciação das Síndromes É importante que um terapeuta tenha a disposição no seu consultório todas as ferramentas da MTC, já que cada uma atua melhor em um determinado tipo de patologia. Por exemplo, para os casos de Deficiência, a Acupuntura e especialmente a Fitoterapia são ótimas para o tratamento. Já as de natureza de Excesso, que geram dor muscular aguda, obtém ótimos resultados através da Acupuntura e também do Shiatsu.

62 Diferenciação das Síndromes Os sinais e sintomas que diferenciam os tipos de obstrução dolorosa são: 1.Síndrome Bi por Vento: a dor é abrupta e migratória, tende a afetar a região superior do corpo e provoca limitação na movimentação, especialmente quando se combina com o Frio. 2.Síndrome Bi por Frio: provoca o bloqueio da circulação de Qi e Xue, produz contrações e dores severas do tipo repuxamento, geralmente unilaterias. 3.Síndrome Bi por Umidade: causa obstrução e sensação de peso, a dor é fixa, há sensibilidade, edema, parestesia dos músculos e da pele ou formigamento na musculatura. Provoca dificuldade de movimentação.

63 Princípios de Tratamento Eliminar os fatores patogênicos antes que eles penetrem mais profundamente, afim de evitar o agravamento do quadro de maneira que não chegue a afetar os ossos e os órgãos internos. Expelir o Vento, dispersar o Frio, eliminar a Umidade e promover a circulação do Qi e Xue locais. Em quadros que as manifestações são agudas e a energia de resistência é forte, tem-se um Excesso, cujo tratamento deve ser de dispersão. As manobras da massagem devem ser portanto mais vigorosas, rápidas e superficiais.

64 Ca Fa (Tsa Fa) - 擦 法 fricção Técnica: O Ca Fa é uma manipulação tradicional do Tui Na, sendo empregada praticamente por todas as pessoas de maneira instintiva, ao friccionar determinada região do corpo diretamente após um impacto ou ao estar sentido dores. Basicamente ela é executada esfregando-se a região afetada sob uma linha imaginária, através de movimentos repetitivos de vai-vem com uma pressão que deve ser dosada para cada local em específico.

65 Ca Fa (Tsa Fa) - 擦 法 fricção O Ca Fa (fricção) pode ser basicamente dos seguintes tipos: 1. Zhang Ca Fa Fricção com a Palma da Mão; 2. Xiao Yu Ji Ca Fa Fricção com Região Hipotenar; 3. Da Yu Ji Ca Fa Fricção com a Região Tenar; 4. Zhang Ce Ca Fa - fricção com a lateral da palma da mão; 5. Zhang Gen Ca Fa - fricção com a base da palma da mão.

66 Ca Fa (Tsa Fa) - 擦 法 fricção Aplicabilidade: O Ca Fa (fricção) possui uma grande força terapêutica, tendo a possibilidade de cobrir, estimular, uma grande área no paciente, e podendo ser empregada em qualquer parte do corpo. Esta força na execução, combinada com os movimentos repetitivos, acaba por propiciar um evidente efeito térmico no paciente, aumentando a temperatura do local estimulado, possibilitando a remoção de condições de obstrução no fluxo de Qi e/ou de Sangue (Xue). O Zhang Ca Fa (fricção com a palma da mão) é especialmente indicado para o tratamento de regiões mais amplas e largas, permitindo excelentes estímulos para a região torácica, para as costas, região abdominal, permitindo que o paciente sinta uma agradável sensação de calor.

67 Ca Fa (Tsa Fa) - 擦 法 fricção O Zhang Ce Ca Fa (fricção com a lateral da palma da mão) é principalmente indicado para estimular o grupo de pontos de acupuntura conhecido por Baliao, os oito forames do sacro, assim como os pontos extra de acupuntura Huatuojiaji, além da região mediana do sacro, tendo a capacidade de gerar um alto efeito térmico, pelo fato principal de oferecer um estímulo forte e bastante concentrado. O Zhang Gen Ca Fa (fricção com a base da palma da mão) é principalmente utilizado para estimular os membros superiores e inferiores, porém também podem ser empregadas para estimular a musculatura paravertebral, estimulando a primeira e até mesmo a segunda linha do Canal Principal (Jing Mai) da Bexiga (Pang Guang), tendo a capacidade de gerar um estímulo térmico moderado.

68 Ca Fa (Tsa Fa) - 擦 法 fricção Efeitos terapêuticos: regulação da circulação do Qi; aquecimento dos Canais e Colaterais (Jing Luo); alívio de dores; eliminação de agentes patogênicos como o Frio; resolução de condições de inchaço, remoção de Umidade; desobstrução de estagnações nos Canais e Colaterais (Jing Luo); promoção do livre fluxo de Qi e Sangue (Xue); melhora na nutrição dos tecidos;

69 Na Fa - 拿 法 agarrar Técnica: O Na Fa (agarrar) é uma das técnicas mais empregadas na China e até mesmo em formas de massagens provenientes de outros países. O Na Fa (agarrar) é basicamente composto de um movimento de segurar determinada parte do corpo, elevá-la e apertá-la, descolando os tecidos, podendo ser combinada com diversas outras manipulações, como o An Fa (pressão) e o Rou Fa (amassamento).

70 Na Fa - 拿 法 agarrar Aplicabilidade: O Na Fa (agarrar) é uma manipulação suave, porém com uma execução considerada pesada e profunda, sendo principalmente utilizada em regiões com uma certa quantidade de tecidos, como grandes músculos, tendões, região posterior e lateral do pescoço, para as costas, região lateral de abdome, membros superiores e inferiores, dentre outras localidades.

71 Na Fa - 拿 法 agarrar Efeitos terapêuticos: aliviar alterações de Síndromes superficiais, promovendo a diaforese; expelir agentes patogênicos externos como o Vento e o Frio; relaxar a musculatura; aliviar condições de espasmos e dores.

72 Princípios de Tratamento Já em quadros que apresentam uma condição de Excesso e Deficiência interna, as manobras devem ser de dispersão se a dor estiver aguda, seguidas de tonificação dos canais. No entanto na fase de dor crônica, as técnicas empregadas devem ser apenas de tonificação. As manobras da massagem que tonificam devem ser portanto mais suaves, lentas e profundas. As mais indicadas são:

73 Rou Fa - 揉 法 amassamento Técnica: Nessa técnica fazemos movimentos circulares na região a ser massageada, sem que ocorra qualquer deslizamento. Vale também dizer, que pelo fato do Rou Fa (amassamento) necessitar de certo grau de pressão para que seus efeitos terapêuticos sejam melhor evidenciados, normalmente esta manipulação também é chamada de An Rou Fa (amassamento com pressão).

74 Rou Fa - 揉 法 amassamento Na prática, o Rou Fa (amassamento) pode ser basicamente dos seguintes tipos: Zhong Zhi Rou Fa Amassamento com o Dedo Médio; Mu Zhi Rou Fa Amassamento com o Polegar; Shuang Mu Zhi Rou Fa Amassamento com Dois Polegares; Zhang Gen Rou Fa Amassamento com a Base da Mão; Da Yu Ji Rou Fa Amassamento com a Região Tenar; Xia Bo Rou Fa Amassamento com o Antebraço; Zhou Rou Fa Amassamento com o Cotovelo.

75 Rou Fa - 揉 法 amassamento Aplicabilidade: Os efeitos terapêuticos que podem ser proporcionados pela prática do Rou Fa (amassamento) estão diretamente relacionados com os movimentos similares a uma fricção interna, entre a pele e os tecidos subcutâneos, o que propicia uma sensação de aquecimento nas camadas mais internas, através de movimentos considerados suaves e lentos, porém que têm a capacidade de produzir efeitos profundos e completos.

76 Rou Fa - 揉 法 amassamento Efeitos terapêuticos: regular o Fluxo de Qi; fortalecer o Baço (Pi) e regularizar o Estômago (Wei); ativar a circulação do Sangue (Xue) e remover a estagnação; reduzir inchaços e aliviar as dores; expulsar agentes patogênicos como Vento e Frio; ativar o Fluxo de Qi, pelo aquecimento dos Canais e Colaterais (Jing Luo); tranqüilizar a mente;

77 Mo Fa - 摩 法 fricção circular suave Como se faz: Nesse método realizamos um fricção leve ou deslizamentos na região a ser massageada, com movimentos circulares e rítmicos com efeito normalmente de aquecimento ou preparação da região para técnicas mais profundas. Realizamos essa técnica normalmente com as palmas das mãos ou com as polpas dos dedos.

78 Mo Fa - 摩 法 fricção circular suave Efeitos terapêuticos: aquecer do Aquecedor Médio (Zhong Jiao), melhorando as funções do Baço (Pi) e do Estômago (Wei); aliviar disfunções do Fígado (Gan), melhorando a circulação de Qi; relaxar a musculatura mais superficial, através do aquecimento das estruturas; acalmar a mente.

79

80 Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina. (Hipócrates)

81 1) Comer em horários regulares, sem pular refeições e sem diminuir ou aumentar exageradamente a quantidade de alimentos; 2) Comer lenta e calmamente para que o GuQi seja absorvido adequadamente; 3) Comer mais pela manhã, moderadamente no almoço e pouco no jantar, pois os órgãos responsáveis pela digestão e assimilação de GuQi funcionam no período da manhã; 4) Consumir alimentos de todos os grupos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas) e de todos os sabores (doce, picante, azedo, salgado e amargo), sem exagerar e nenhum deles;

82 5) Evitar doces em excesso, pois prejudicam o Baço e geram estagnação; 6) Evitar bebidas alcoólicas, alimentos fritos e gordurosos, pois causam alterações tipo Calor e Fogo no Fígado; 7) Evitar ingestão excessiva de leite e derivados, pois estagnam o fluxo de Ki e pioram a função do Estômago e Baço na MTC; 8) A refeição pode ser iniciada com alimentos neutros ou mornos como sopas, carnes, cereais, pois esquentam o Estômago e facilitam a digestão; 9) Evitar consumo de bebidas geladas, pois causam choque térmico e estagnam o Ki. 10) Ingerir bastante líquido.

EMOÇÕES. Mens Sana In Corpore Sano INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO

EMOÇÕES. Mens Sana In Corpore Sano INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO EMOÇÕES Mens Sana In Corpore Sano INSTITUTO LONG TAO CAMILLE ELENNE EGÍDIO Qi Po disse ao Huang Di: A fim de tornar a Acupuntura completa e eficaz, deve-se curar primeiro a mente (Shen). (Cap. 26 Su Wen

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães O Tui Na como método terapêutico e de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães Shiatsu Técnica japonesa; An Fa; Trabalha em uma

Leia mais

III SIMPÓSIO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES. Microssistemas no Tratamento da DEPRESSÃO Camille Elenne Egídio

III SIMPÓSIO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES. Microssistemas no Tratamento da DEPRESSÃO Camille Elenne Egídio III SIMPÓSIO DE TERAPIAS COMPLEMENTARES Microssistemas no Tratamento da DEPRESSÃO Camille Elenne Egídio Qi Po disse ao Huang Di: A fim de tornar a Acupuntura completa e eficaz, deve-se curar primeiro a

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1 LOMBALGIA Segundo Bernard Auteroche instituto de acupuntura tradicional 1 instituto de acupuntura tradicional 2 Fisiologia Energética n A MTC, através da acupuntura, nos ensina que o corpo humano é recoberto

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Interrogatório DOR. No CD Rom

Interrogatório DOR. No CD Rom Interrogatório No CD Rom - Um artigo complementar sobre a importância do Interrogatório na MTC. - Modelo de Ficha de Avalição de pacientes. Imprima Frente e Verso. ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR

Leia mais

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO INTERROGATÓRIO ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR AS PERGUNTAS INICIALMENTE TOMANDO POR BASE OS 8 CRITÉRIOS, SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS, ZANG FU E ETIOPATOGENIA. DEIXAR QUE O PACIENTE JUSTIFIQUE

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo Acupuntura do Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Introdução Apresentação

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa Alimentação Natural para cães segunda MVTC Quais são as 5 bases da Medicina Tradicional Chinesa? Carolina C. T. Haddad ACUVET Congresso Paulista de Especialidades Outubro/ 2014 Medicina Tradicional Chinesa

Leia mais

Centro de Acupunctura do Funchal

Centro de Acupunctura do Funchal Centro de Acupunctura do Funchal Medicina Tradicional Chinesa Dr António Franco Medicina Tradicional Chinesa Centro de Acupunctura do Funchal CAF Medicina Tradicional Chinesa Existe há pelo menos 5 mil

Leia mais

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado

AROMATERAPIA. - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado AROMATERAPIA - Ciclos da Vida - Câncer - Stress - Dificuldade de aprendizado CICLOS DA VIDA A versatilidade da aromaterapia, aliada à natureza delicada do tratamento, a torna adequada a todos os estágios

Leia mais

Meridianos Principais

Meridianos Principais Meridianos Principais 1. MERIDIANO DO FEI (Pulmão) - Tai Yin da mão 1. Trajeto externo: Inicia-se na fossa infraclavicular no ponto denominado P1. Segue pela margem ânterolateral do antebraço e na altura

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares

artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares artrite reumatoide Um guia para pacientes e seus familiares A artrite reumatoide não é o único desafio na vida dos pacientes. Mas muitos problemas

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, ACUPUNTURA E TERAPIAS AFINS INDICAÇÕES www.shenqui.com.br Na década de 80, após 25 anos de pesquisas, em renomadas instituições do mundo, a OMS publicou o documento Acupuncture:

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

Etiopatogenia na Medicina Chinesa

Etiopatogenia na Medicina Chinesa Etiopatogenia na Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutor em Saúde Coletiva - IMS/UERJ edu.alexander@gmail.com www.grandetriade.com.br Rio de Janeiro 2009 Quadro Resumo Racionalidades Médicas Racionalidades

Leia mais

OITO PRINCÍPI P O I S

OITO PRINCÍPI P O I S OITO PRINCÍPIOS TEM COMO FUNÇÃO IDENTIFICAR, ATRAVÉS DOS DADOS OBTIDOS DO PACIENTE: A LOCALIZAÇÃO DA DESARMONIA A NATUREZA DA DESARMONIA AS CONDIÇÕES DOS FATORES PATOGÊNICOS E DE RESISTÊNCIA DO ORGANISMO

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico.

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Título Original Stagnation, Depression, Constraint, and Stasis: Terminological Clarification Por Jason Blalack www.chinesemedicinedoc.com

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias

E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias E-book Como Diminuir Diabetes em 30 dias Dicas e Informações sobre Diabetes Nesse e-book você vai aprender um pouco mais sobre diabetes e também vai descobrir algumas dicas para diminuir o seu nível de

Leia mais

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO Fertilidade Natural: Reflexologia e Shiatsu CAPÍTULO 13 Reflexologia e Shiatsu O TOQUE DA FILOSOFIA ORIENTAL O indivíduo nasce, cresce, pode ser chamado de Maria,

Leia mais

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico

Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico I. INTRODUÇÃO Ba gang 8 Princípios de Diagnóstico Para se fazer qualquer tratamento em M.T.C, que seja mais do que meramente sintomático, é preciso um diagnóstico correto da disfunção em curso. O diagnóstico

Leia mais

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego?

Que tal dar um up em seu visual e melhorar sua auto-estima? Promover sua saúde sem o cigarro aproveitando os sabores da vida e recuperar seu fôlego? Você que está tentando largar o vício do cigarro e não consegue encontrar forças para se livrar desse mal. Anda sentindo dores nas costas, cansaço e/ou inchaço nas pernas, problemas com acnes ou querendo

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

Célia Regina Whitaker Carneiro 2012. crwcarneiro@terra.com.br

Célia Regina Whitaker Carneiro 2012. crwcarneiro@terra.com.br Célia Regina Whitaker Carneiro 2012 crwcarneiro@terra.com.br - TEORIA DO YIN/YANG - TEORIA DOS CINCO MOVIMENTOS - TEORIA DOS ZANG FU 6 pares de Canais de Energia Principais: 5 pares de Zang/Fu que compõem

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia ETFP 1 Etiopatogenia e Fisiopatologia O corpo humano tem a capacidade de resistir a diversos fatores patógenos para manter o equilíbrio relativo entre o interior do corpo e o mundo exterior. Esta capacidade

Leia mais

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações CIEFATO - Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, e Terapias Orientais ssistemas da : Teorias, Relações e Aplicações Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, FT, Ac Fisioterapeuta, Doutorando da

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS

LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS LESÕES DOS ISQUIOTIBIAIS INTRODUÇÃO Um grande grupo muscular, que se situa na parte posterior da coxa é chamado de isquiotibiais (IQT), o grupo dos IQT é formado pelos músculos bíceps femoral, semitendíneo

Leia mais

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO TIPO I AR YANG SUPREMO TAI YANG Características físicas: fronte larga, brilho intenso nos olhos, tórax bem desenvolvido (devido a hiperplasia do parênquima pulmonar), ombro largo, cintura proporcionalmente

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

LER/DORT. Lesões por Esforços Repetitivos (LER) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort)

LER/DORT. Lesões por Esforços Repetitivos (LER) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) LER/DORT Lesões por Esforços Repetitivos (LER) Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) Introdução: O que é LER/Dort? São danos decorrentes da utilização excessiva imposta ao sistema

Leia mais

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi) SHIATSU TERAPIA Terapia

Leia mais

Saúde e Sexualidade na Medicina Clássica Chinesa

Saúde e Sexualidade na Medicina Clássica Chinesa Saúde e Sexualidade na Medicina Clássica Chinesa Prof. Eduardo Alexander Doutorando IMS/UERJ Rio de Janeiro 2007 O Contexto: Textos Clássicos da Medicina Os Textos de Ma Wang Dui Terapêuticas Clássicas

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente

Quinta Edição/2015 Quinta Região de Polícia Militar - Quarta Companhia Independente GRIPE X RESFRIADO GRIPE e RESFRIADO são as mesmas coisas? Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelo vírus Influenza (tipos A,B e C) e o resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado

Leia mais

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue

Tópicos da Aula. Classificação CHO. Processo de Digestão 24/09/2012. Locais de estoque de CHO. Nível de concentração de glicose no sangue Universidade Estadual Paulista DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO Profª Dnda Camila Buonani da Silva Disciplina: Atividade Física e Saúde Tópicos da Aula 1. Carboidrato como fonte de energia 2. Papel da insulina

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

www.amcbr.com.br Lien ch i Oito movimentos

www.amcbr.com.br Lien ch i Oito movimentos Lien ch i Oito movimentos A prática de exercícios físicos em países do oriente é hábito comum e seria estranho andar pela manhã nas ruas da China ou do Japão e não ver ninguém fazendo Tai chi chuan ou

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA A doença não é uma Entidade mas uma condição flutuante do corpo do paciente, uma batalha entre a substância da doença e a tendência natural do corpo

Leia mais

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações Acupuntura Acupuntura e Traumatologia e Traumatologia É o estudo das patologias próprias do sistema esquelético, causadas principalmente por traumatismos utilizando a especialidade de acupuntura como recurso

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2016) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo

FADIGA, NEURASTENIA ou. Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo FADIGA, NEURASTENIA ou TRANSTORNOS SOMATOFORMES Paulo Lessa IAMMG Instituto de Acupuntura Médica de Minas Gerais IVN SP Instituto Van Nghi São Paulo Sinais e sintomas relatados por pacientes com fadiga

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO

INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO POSTURA INVOLUÇÃO X CONCLUSÃO *Antigamente : quadrúpede. *Atualmente: bípede *Principal marco da evolução das posturas em 350.000 anos. *Vantagens: cobrir grandes distâncias com o olhar, alargando seu

Leia mais

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença?

Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Afinal de contas, o que é ansiedade? Mas ser ansioso não é normal? Ansiedade é uma doença? Ansiedade = falta de confiança na vida No senso comum, ansiedade é igual a aflição, angústia, nervosismo, perturbação

Leia mais

Gripe H1N1 ou Influenza A

Gripe H1N1 ou Influenza A Gripe H1N1 ou Influenza A A gripe H1N1 é uma doença causada por vírus, que é uma combinação dos vírus da gripe normal, da aviária e da suína. Essa gripe é diferente da gripe normal por ser altamente contagiosa

Leia mais

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes

Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes Pesquisa revela que um em cada 11 adultos no mundo tem diabetes O Dia Mundial da Saúde é celebrado todo 7 de abril, e neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientização

Leia mais

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab)

Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Guia para o tratamento com Lucentis (ranibizumab) Para a perda de visão devida a edema macular secundário a oclusão da veia retiniana (OVR) Informação importante para o doente Secção 1 Sobre o Lucentis

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

MODELO DE TEXTO DE BULA. Composição: Cada comprimido de VENORUTON contém 500 mg de rutosídeo. Excipientes: macrogol e estearato de magnésio.

MODELO DE TEXTO DE BULA. Composição: Cada comprimido de VENORUTON contém 500 mg de rutosídeo. Excipientes: macrogol e estearato de magnésio. MODELO DE TEXTO DE BULA VENORUTON rutosídeo Forma farmacêutica e apresentações: Comprimidos. Embalagem contendo 20 comprimidos. Cápsulas. Embalagem contendo 20 cápsulas. USO ADULTO E PEDIÁTRICO Composição:

Leia mais

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA

DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA LIMPEZA ROSEMARA SANTOS DENIZ AMARILLA (1), BRUNO BORSATTO (2), RODRIGO EDUARDO CATAI (3) (1) Mestrado em Engenharia Civil / UTFPR

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E

SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E SISTEMA EXCRETOR P R O F E S S O R A N A I A N E O que não é assimilado pelo organismo O que o organismo não assimila, isto é, os materiais inúteis ou prejudiciais ao seu funcionamento, deve ser eliminado.

Leia mais

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO

CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO Clínica Veterinária de Mangualde Dr. Benigno Rodrigues Dra. Sandra Oliveira CUIDADOS A TER COM O ANIMAL GERIÁTRICO O que devo fazer para garantir um envelhecimento com qualidade de vida ao meu animal?

Leia mais

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose?

HIPNOSE. Como funciona a Hipnose? REIKI O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia, passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético e baseia-se na ideia de que uma "energia

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1

www.josegoe s.com.br Prof. Ms. José Góes Página 1 Página 1 A coluna vertebral, assim como qualquer articulação, apresenta movimentos que possuem tanto grande como pequena amplitude articular. Estes recebem o nome de Macromovimentos e Micromovimentos,

Leia mais

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO

EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO EXERCÍCIOS SISTEMA ESQUELÉTICO 1. Quais as funções do esqueleto? 2. Explique que tipo de tecido forma os ossos e como eles são ao mesmo tempo rígidos e flexíveis. 3. Quais são as células ósseas e como

Leia mais

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.

Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto. Escola Chinesa Escola Japonesa. Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail. Acupuntura Escalpeana Craniopuntura de Yamamoto Escola Chinesa Escola Japonesa Professora Tânia Mara Flores Email: taniamaraflores@gmail.com A craniopuntura divide-se em duas escolas: Chinesa e Japonesa

Leia mais

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite.

Mas, antes conheça os 4 passos que lhe ajudará a eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde

Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Mantra tibetano para chamar o Buda da saúde Om muni muni maha muni sakya muni soha Om tare tutare turê soha... 1 Pulsologia Chinesa os vinte e oito pulsos patológicos" Delvo Ferraz da Silva 2 Teorias de

Leia mais

Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes estão ligados, pelos meridianos, a órgãos e estruturas tecidulares à distância.

Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes estão ligados, pelos meridianos, a órgãos e estruturas tecidulares à distância. A Acupuntura, no paradigma de saúde tem como preocupação o perfeito equilíbrio energético entre os meridianos que interligam todos os órgãos e vísceras. Sento assim a MTC permite- nos saber que os dentes

Leia mais

Constituição do Esqueleto

Constituição do Esqueleto O ESQUELETO HUMANO Funções do Esqueleto O esqueleto humano constitui a estrutura que dá apoio ao corpo, protege os órgãos internos e assegura a realização dos movimentos, juntamente com o sistema muscular.

Leia mais

Diabetes - Introdução

Diabetes - Introdução Diabetes - Introdução Diabetes Mellitus, conhecida simplesmente como diabetes, é uma disfunção do metabolismo de carboidratos, caracterizada pelo alto índice de açúcar no sangue (hiperglicemia) e presença

Leia mais

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA

BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA BROCHURA para o DOENTE com ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL POLIARTICULAR (AIJp) em TRATAMENTO com RoACTEMRA Esta brochura fornece informação de segurança importante para o doente com AIJp e para os seus pais/responsáveis

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa Medicina Tradicional Chinesa Os Chineses acreditam que a vida e a saúde estão relacionadas diretamente ao fluxo de energia pelo corpo: "CHI". A doença se manifesta quando a energia é bloqueada. A MTC se

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 RESPIRAÇÃO E EXCREÇÃO Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento,

O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, O diabetes ocorre em qualquer idade e se caracteriza por um excesso de açúcar no sangue (hiperglicemia). Os principais sintomas são emagrecimento, fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes,

Leia mais

Agulha de Fogo, da teoria à prática

Agulha de Fogo, da teoria à prática II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Agulha de, da teoria à prática Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M.

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Nome: n.º Barueri, / / 2009 1ª Postagem Disciplina: Educação Física 3ª série E.M ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA 3º E.M. Orientações para desenvolvimento da atividade: Esse será um texto a ser utilizado no

Leia mais

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa.

Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da energia necessária para o aquecimento de água que usamos em casa. Mais Questões Isildo M. C. Benta, Assistência Técnica Certificada de Sistemas Solares Quanto poupo se instalar um painel solar térmico? Um sistema bem dimensionado permite poupar, em média, 70% a 80% da

Leia mais