XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e"

Transcrição

1 XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais 三 Método de Três Agulhas

2 Introdução Definição O Método de Três Agulhas é uma forma de acupuntura que utiliza seleções e combinações de pontos de acupuntura unicamente criadas para o tratamento de Síndromes, doenças e sintomas associados. Cada uma das específicas combinações de pontos é composta de apenas três pontos de acupuntura, sejam bilaterais, unilaterais ou uma mescla.

3 Introdução Definição O Método de Três Agulhas tem se tornado uma forma de acupuntura cada vez mais popular na China e em outras partes do mundo. Nos últimos anos esta nova escola de pensamento surgiu e o grande sucesso alcançado pelos resultados fez com que o interesse tenha crescido muito, fazendo com que uma ótima reputação tenha sido alcançada por este método.

4 靳 瑞 jìn ruì Jin Rui, professor titular da Universidade de Medicina Chinesa de Guang Zhou, 广 州 中 医 药 大 学 (Guǎngzhōu Zhōngyī yào dàxué), é o grande responsável pela criação, pesquisa, desenvolvimento e promoção deste método terapêutico da acupuntura, que possibilidade excelentes resultados terapêuticos.

5 靳 瑞 jìn ruì

6 靳 瑞 jìn ruì A importância do Dr. Jin Rui, que nasceu em um afamília já tradicionalmente ligada à Medicina Chinesa, para este método é tão grande que em muitos locais da China o método é conhecido como 靳 三 针, ou seja, Três Agulhas do Jin. Jin Rui sempre foi considerado um homem muito modesto, sendo que até mesmo chegou a afirmar que: As Três Agulhas do Jin é uma cristalização do conhecimento coletivo

7 Evolução História A evolução e amadurecimento deste método está diretamente ligado aos esforços do Dr. Jin Rui que continua a realizar estudos e pesquisas clínicas práticas, além das oportunidades a ele oferecidas pela Universidade onde ele trabalha, onde ele é orientador de pesquisas de Mestrado e de Doutorado sobre o uso das diversas combinações do método.

8 Características As principais características do Método de Três Agulhas são: Aplicação, utilização, de apenas três pontos ou três agulhas para o tratamento das alterações; Seleção de pontos de acordo com regiões do corpo; Seleção de poucos pontos com características sinérgicas; Utilização das diversas teorias de base da Medicina Chinesa; Possui uma grande gama de aplicações com pouca quantidade de pontos de tratamento.

9 Características Vantagens O Método de Três Agulhas apresenta as seguintes vantagens: É um muito método fácil de se aprender e de se aplicar; Emprega apenas uma pequena quantidade de pontos; A utilização de poucas agulhas, reduz o possível medo de alguns pacientes.

10 Características Estímulo De acordo com cada região, com cada ponto de acupuntura, empregado na combinação, o método de estímulo mais adequado deve ser selecionado. Via de regra, o estímulo segue os padrões regulares para os pontos, como feito tradicionalmente. Alguns pontos devem, no então, ser estimulados de forma especial, com direcionamento da agulha diferenciado ou ainda através de outros métodos complementares, como a sangria ou ainda a moxabustão.

11 Características Estímulo Os mais experientes praticantes recomendam que para que os resultados clínicos sejam melhorados, o praticante deve, com frequência, praticar o método e praticar suas habilidades manuais. Além disso, é importante a observação de praticantes mais experientes, para que, mediante a prática e a observação, possa traduzir o conhecimento aprendizado em sua própria prática racional.

12 Características Estímulo Acompanhando a importante opinião do Dr. Jin, assim como da maioria dos especialistas em acupuntura, devemos reforçar a importância de uma adequada obtenção do Qi em cada uma das agulhas inseridas, assim como a movimentação deste Qi, como sempre indica o Dr. Du Wei, de Beijing.

13 Características Estímulo A aplicação do Método de Três Agulhas, em si, tem por base as combinações originais sugeridos, desenvolvidos e melhorados pelo Dr. Jin Rui em conjunto com seus companheiros alunos e orientandos, acrescidos daqueles idealizados à partir da experiência de outros praticantes, além de combinações analisados, sugeridos e testados por nós.

14 肩 三 针 jiān sān zhēn Três agulhas do Ombro IG15 (Jianyu) Justificativa: Ação local e experiência clínica. Além de ser um ponto amplamente descrito em textos clássicos como sendo o principal para afecções do ombro. Jianqian extra Localização: Na região do ombro, no mesmo nível que o IG15 (Jianyu), 2 cun anterior a este ponto. Justificativa: Ação local e experiência clínica. Jianhou extra Localização: Na região do ombro, no mesmo nível que o IG15 (Jianyu), 2 cun posterior a este ponto. Justificativa: Ação local e experiência clínica.

15 肩 三 针 jiān sān zhēn Três agulhas do Ombro Funções tradicionais: Dispersar os Canais e Colaterais (Jing Luo); Aliviar as dores e ativação do fluxo local de Qi e Sangue (Xue); Resolver Estagnações; Eliminar Vento, Frio e Umidade do ombro. Manipulações das agulhas: A agulha deve ser inserida de maneira perpendicular no ponto IG15 (Jianyu) com sua ponta direcionada para o centro da articulação do ombro. As outras agulhas devem ser inseridas com suas pontas direcionadas para a ponta da primeira agulha. A aplicação de moxabustão e/ou de ventosa também é indicada para um aumento, melhora, dos efeitos terapêuticos, em conjunto ou logo após da aplicação das agulhas.

16 膝 三 针 xī sān zhēn Três agulhas do Joelho Xiyan extra Justificativa: Este par de pontos extras apresenta um ótimo efeito terapêutico para a grande maioria de alterações do joelho, principalmente aquelas relacionadas com dores. E34 (Liangqiu) Justificativa: Ponto Fenda (Xi) do Canal Principal do Estômago (Wei) que passa pela região lateral do joelho, removendo estagnações e aliviando dores, possuindo também efeitos de relaxamento e fortalecimento dos músculos e tendões do joelho. BA10 (Xuehai) Justificativa: Ponto que possui uma grande influência sobre o Sangue (Xue), como o seu próprio nome indica, Mar de Sangue, ativando a circulação de Sangue (Xue) e removendo possíveis estagnações, culminando com o alívio de dores.

17 膝 三 针 xī sān zhēn Três agulhas do Joelho Funções tradicionais: Ativar a circulação de Qi e Sangue (Xue); Remover estagnações localizadas; Desobstruir os Canais e Colaterais (Jing Luo) da região; Aliviar o inchaço e dores do joelho; Relaxar e fortalecer os músculos e tendões ao redor do joelho. Manipulações das agulhas: As agulhas devem ser inseridas nos pontos BA10 (Xuehai) e E34 (Liangqiu) de maneira oblíqua, com suas pontas direcionadas para o joelho, por cerca de 1cun. As agulhas do par de pontos Xiyan devem ser inseridas ligeiramente inclinadas com suas pontas direcionadas para o centro do joelho, que deve estar em semi-flexão para que a profundidade desejada seja atingida, cerca de 0,8-1,2cun.

18 腰 三 针 yāo sān zhēn Três agulhas da Lombar B23 (Shenshu) Justificativa: Este ponto é o Shu dorsal (Bei Shu) do Rim (Shen) que governa, reside na região lombar, tendo grande importância na tonificação deste Órgão (Zang). B25 (Dachangshu) Justificativa: Este ponto é o Shu dorsal (Bei Shu) do Intestino Grosso (Da Chang). B40 (Weizhong) Justificativa: De acordo com a teoria dos pontos de comando, este é o ponto de comando da região lombar, de modo que para qualquer alteração relacionada com esta região do corpo pode-se ser empregado este ponto.

19 腰 三 针 yāo sān zhēn Três agulhas da Lombar Funções tradicionais: Desobstruir os Canais e Colaterais (Jing Luo) associados com a Bexiga (Pang Guang); Remover a Estase de Sangue (Xue); Tonificar o Rim (Shen); Fortalecer a região lombar; Resolver a Umidade na região lombar. Manipulações das agulhas: A prática indica que estes pontos podem ser estimulados com acupuntura associada a moxabustão. Em casos agudos, o ponto B40 (Weizhong) responde muito ao estímulo por sangria, principalmente se combinada com movimentação da região afetada.

20 坐 骨 三 针 zuò gǔ sān zhēn Três agulhas do Ciático Zuogudian extra Localização: Na região glútea, próximo do ponto VB30 (Huantiao) que fica na junção do terço lateral e os dois terços mediais de uma linha conectando a proeminência do trocanter maior com o hiato sacral. Este ponto está a 3cun (ou a medida de 4 dedos do paciente) da linha média no nível do trocanter e deve ser identificado com o paciente em decúbito ventral. Justificativa: Este ponto possui grande importância e influência sobre todo o membro inferior, possuindo grande ação sobre a região do quadril e nervo ciático. B40 (Weizhong) B60 (Kunlun)

21 坐 骨 三 针 zuò gǔ sān zhēn Três agulhas do Ciático Funções tradicionais: Desobstruir os Canais e ativar os Colaterais dos membros inferiores; Aliviar a dor e melhora a condição da perna; Remover Vento Fio Umidade dos membros inferiores; Ativar o fluxo de Qi e Sangue (Xue) na região. Manipulações das agulhas: O ponto extra, descoberto pelo Dr. Jin, Zuogudian é um dos pontos mais profundos no corpo, variando neste caso entre 2-3 cun, seguido de manipulação em pistonagem forte, com propagação descendente do De Qi. Em casos agudos, o ponto B40 (Weizhong) pode ser sangrado e movimentar a área afetada. Pode também ser aplicado estímulo elétrico com frequência alta entre 50 e 100Hz.

22 急 齿 痛 三 针 jí chǐ tòng sān zhēn Três agulhas da Dor de Dente Aguda IG4 (Hegu) Justificativa: De acordo com a teoria dos pontos de comando, este é o ponto de comando da região facial, de modo que para qualquer alteração relacionada com esta região do corpo pode-se ser empregado este ponto, incluindo as dores de dente. Além disto, diversos estudos indicam a grande capacidade do emprego deste ponto para casos de dores. E44 (Neiting) Justificativa: A região, dentes e gengiva, está muito associada com o Yang Ming, Estômago (Wei) e Intestino Grosso (Da Chang), e os pontos Nascente (Ying) destes Canais possuem grande capacidade de limpar o Calor dos respectivos Canais, situação frequente nas dores de dente. TA2 (Yemen) Justificativa: Ponto selecionado por suas ações e por experiência

23 急 齿 痛 三 针 jí chǐ tòng sān zhēn Três agulhas da Dor de Dente Aguda Funções tradicionais: Limpar os Canais Yang Ming; Dispensar o Vento; Eliminar o Calor; Ativar os Colaterais (Luo Mai) para eliminar a dor. Manipulações das agulhas: Todos os pontos podem ser estimulados com agulhamento perpendicular por 0,3-0,7 cun de profundidade, seguido de manipulações fortes em dispersão, preferencialmente combinando pistonagem e rotações. Pode-se também empregar estímulo elétrico com frequência mais elevada, 100Hz, para ampliação dos efeitos terapêuticos.

24 偏 头 痛 三 针 piān tóu tòng sān zhēn Três agulhas da Enxaqueca TA23 (Sizhukong) Justificativa: Ponto selecionado por suas ações e por experiência clínica, além de ser ponto local. P7 (Lieque) Justificativa: De acordo com a teoria dos pontos de comando, este é o ponto de comando da região cabeça e pescoço, de modo que para qualquer alteração relacionada com esta região do corpo pode ser empregado este ponto. VB41 (Zulinqi) Justificativa: Ponto selecionado por suas ações e por experiência clínica. Este ponto é o ponto de Confluência (Ba Mai Jiao Hui) do Yang Wei Mai, cujo trajeto, assim como do próprio Canal da Vesícula Biliar (Dan) percorre a região lateral da cabeça.

25 偏 头 痛 三 针 piān tóu tòng sān zhēn Três agulhas da Enxaqueca Funções tradicionais: Limpar o Calor no Canal Shao Yang; Subjugar o excesso do Yang do Fígado (Gan); Desobstruir os Canais e Colaterais (Jing Luo) na região temporal; Aliviar a dor. Manipulações das agulhas: O ponto TA23 (Sizhukong) deve ser estimulado em transfixação em direção ao ponto VB8 (Shuaigu), acompanhada de manipulações suaves de rotação e massagem local. O ponto P7 (Lieque) deve ser agulhado de maneira oblíqua, por 0,3-0,7 cun, seguido de manipulações em rotação. E o ponto VB41 (Zulinqi) deve ser agulhado de forma perpendicular por 0,3-0,7 cun.

26 Três agulhas da Dor e Rigidez no Pescoço 颈 强 痛 三 针 jǐng qiáng tòng sān zhēn Luozhen extra Justificativa: Ponto selecionado por suas ações e por experiência clínica. O nome deste ponto extra indica diretamente a sua ação sobre as condições de dores no pescoço. ID6 (Yanglao) Justificativa: Ponto selecionado por suas ações e por experiência clínica. Este é o ponto Fenda (Xi), que tem função de desobstruir e liberar estagnações, do Intestino Delgado (Xiao Chang), cujo trajeto passa pela região lateral do pescoço. VB34 (Yanglingquan) Justificativa: Este é o ponto de Influência (Hui) dos tendões, possuindo grande ação sobre as afecções deste tipo de tecido, muito envolvido nas afecções do pescoço.

27 Três agulhas da Dor e Rigidez no Pescoço 颈 强 痛 三 针 jǐng qiáng tòng sān zhēn Funções tradicionais: Mobilizar o Qi e o Sangue (Xue); Ativar os Colaterais (Luo Mai) da região; Beneficiar os tendões. Manipulações das agulhas: O ponto VB34 (Yanglingquan) deve ser agulhado de maneira oblíqua com inserção de 0,8-1 cun. O ponto ID6 (Yanglao) deve ser agulhado de forma oblíqua por 0,3-0,5 cun, seguido de manipulações em rotação. O ponto Luozhen deve ser agulhado de forma perpendicular 0,3-0,5 cun, seguido de rotações. Esta combinação responde ainda melhor associado com movimentação ativa ou passiva da região do pescoço em conjunto com a manipulação das agulhas.

28 痛 经 三 针 tòng jīng sān zhēn Três agulhas da Dismenorreia BA6 (Sanyinjiao) Justificativa: Este é um importante ponto de cruzamento, onde o trajeto dos três Canais Yin da perna se cruzam. Desta forma, o agulhamento deste único ponto permite o estímulo do Rim (Shen), Baço (Pi) e Fígado (Gan). Além de ser considerado um dos ou o mais importante ponto para mulheres. Shiqizhui extra Localização: Abaixo do processo espinhoso da quinta vértebra lombar (L5), na linha mediana posterior. Justificativa: Ponto selecionado por suas ações locais e experiência clínica.

29 痛 经 三 针 tòng jīng sān zhēn Três agulhas da Dismenorreia Funções tradicionais: Regular o Vaso Concepção (Ren Mai) e o Vaso Penetrador (Chong Mai); Mobilizar o Qi; Remover Estase de Sangue (Xue) para aliviar dores. Manipulações das agulhas: Os dois pontos devem ser agulhados de modo perpendicular por 0,8-1,2 cun em conjunto com manipulações fortes, buscando dispersões. Recomenda-se também o uso de moxabustão, nos casos em que sinais evidentes de Calor não estejam presentes. Uma forma alternativa de atuar com estes dois pontos é mediante a aplicação de agulhas intradérmicas.

30 血 瘀 三 针 xuè yū sān zhēn Três agulhas da Estase de Sangue B17 (Geshu) Justificativa: Este é o ponto Influência (Hui) do Sangue (Xue), com capacidade de estimular a circulação deste, removendo possíveis estagnações. BA21 (Dabao) Justificativa: Este é chamado Grande Luo do Baço (Pi) na Teoria dos Canais e Colaterais (Jing Luo) com a capacidade de influenciar o Qi e o Sangue (Xue) em cada uma das metades (direita e esquerda) do corpo. VC17 (Danzhong) Justificativa: Este é o ponto de Influência (Hui) do Qi, sendo empregado para ativar a circulação do Qi e, consequentemente, a circulação do Sangue (Xue).

31 血 瘀 三 针 xuè yū sān zhēn Três agulhas da Estase de Sangue Funções tradicionais: Movimentar o Qi para promover a circulação de Sangue (Xue); Ativar e desobstruir os Colaterais (Luo Mai). Manipulações das agulhas: Os pontos devem ser agulhados de maneira oblíqua, sendo o B17 (Geshu) medialmente por 0,5-0,8 cun, o BA21 (Dabao) lateralmente por 0,3-0,5 cun, e o VC17 (Danzhong) para baixo por 0,5-0,8 cun. As agulhas devem ser manipuladas de maneira mais forte objetivando uma dispersão.

32 急 救 三 针 jí jiù sān zhēn Três agulhas de Primeiros Socorros VG26 (Shuigou) Justificativa: Ponto selecionado por experiência clínica. Este ponto estimula um grupo de terminações nervosas extremamente potentes na captação e transmissão do estímulo da agulha. R1 (Yongquan) Justificativa: Ponto selecionado por experiência clínica. IG4 (Hegu) Justificativa: Ponto selecionado por experiência clínica.

33 急 救 三 针 jí jiù sān zhēn Três agulhas de Primeiros Socorros Funções tradicionais: Abrir os orifícios; Induzir a ressuscitação. Manipulações das agulhas: Pressionar firmemente com a ponta do dedo ou com a unha, ou ainda estimular rapidamente com agulha de acupuntura de maneira forte. Caso haja tempo e possibilidade, o ponto VG26 (Shuigou) deve ser estimulado com inserção superficial e oblíqua em direção à base do nariz, seguida de manipulação forte em pistonagem.

34 Conclusão No Método de Três Agulhas os pontos selecionados e combinados fazem parte dos grupos específicos de tratamento, possuem funções especiais ou induzem resultados efetivos para o tratamento de sintomas, doenças e Síndromes, devendo sempre possuir efeitos sinergéticos entre si para justificar a combinação.

35 Dor Obrigado!!!

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Agulha de Fogo, da teoria à prática

Agulha de Fogo, da teoria à prática II Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa Agulha de, da teoria à prática Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral:

Leia mais

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA A doença não é uma Entidade mas uma condição flutuante do corpo do paciente, uma batalha entre a substância da doença e a tendência natural do corpo

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO)

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) A TEORIA DE JING-LUO ESTUDA AS ALTERAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DOS CANAIS E COLATERAIS E A RELAÇÃO ENTRE ESTES E OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO JING-LUO É O NOME DADO AO CONJUNTO

Leia mais

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo Acupuntura do Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Introdução Apresentação

Leia mais

PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU)

PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) 1 PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) PONTOS DE ACÚMULO (XI) PONTOS DE REUNIÃO (HUI) 1- PONTOS FONTE (YUAN)

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações Acupuntura Acupuntura e Traumatologia e Traumatologia É o estudo das patologias próprias do sistema esquelético, causadas principalmente por traumatismos utilizando a especialidade de acupuntura como recurso

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn CRONOBIOLOGIA CHINESA Luci Aquemi Hayashi Machado Luci.hayashi@onda.com.br Nei Su Wen (Questões Simples) os ritmos impostos pelas horas, dias, meses, anos, influenciam todos os seres vivos, inclusive os

Leia mais

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi) SHIATSU TERAPIA Terapia

Leia mais

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães O Tui Na como método terapêutico e de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães Shiatsu Técnica japonesa; An Fa; Trabalha em uma

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa Medicina Tradicional Chinesa Os Chineses acreditam que a vida e a saúde estão relacionadas diretamente ao fluxo de energia pelo corpo: "CHI". A doença se manifesta quando a energia é bloqueada. A MTC se

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

A Vesícula Biliar (DAN)

A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) 44 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Madeira Acoplado ao Fígado (GAN) A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) é considerada uma víscera de comportamento particular,

Leia mais

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn. 四 总 穴 歌 sì zǒng xué gē Ode dos Quatro Pontos Gerais

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn. 四 总 穴 歌 sì zǒng xué gē Ode dos Quatro Pontos Gerais Protocolos Clássicos de Acupuntura: Análise e aplicações Apresentação No decorrer da palestra serão abordadas: Introdução Apresentação Protocolos Análise Para iniciar se faz importante saber: Quem aqui

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi

PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi PONTOS DE ACUPUNTURA CONCEITO LOCALIZAÇÃO INSERÇÃO e MANIPULAÇÃO DAS AGULHAS MÉTODOS DE TONIFICAÇÃO E SEDAÇÃO CLASSIFICAÇÃO TE Qi Dr. Henrique Sidi CONCEITO ENERGÉTICO - representação mais exterior dos

Leia mais

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Acupuntura na Osteoartrose Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Osteoartrose 1 Osteoartrose Outras denominações ; Artrose; Doença Articular Degenerativa; Artrite Degenerativa. 2 É a doença articular mais

Leia mais

Acupuntura e o Diafragma

Acupuntura e o Diafragma Observações sobre Acupuntura e o Diafragma Mikael Ikivesi Tao Tao Project (Finlândia) http://kiinalainenlaaketiede.fi/taotao Tradução e Adaptação para Português Leo Silveira Projeto Medicina Chinesa Clássica

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS ORDINÁRIOS (JING MAI) São os canais principais de energia, ou seja, os canais nos quais são feitos os estímulos para que o corpo possa reestabelecer sua

Leia mais

OS CINCO ELEMENTOS Os cinco elementos, madeira, fogo, terra, metal e água abarcam todos os fenômenos da natureza. Trata-se de um simbolismo que se aplica também ao homem. Nei Jing. Os chineses dividiram

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1

LOMBALGIA. Segundo Bernard Auteroche. instituto de acupuntura tradicional 1 LOMBALGIA Segundo Bernard Auteroche instituto de acupuntura tradicional 1 instituto de acupuntura tradicional 2 Fisiologia Energética n A MTC, através da acupuntura, nos ensina que o corpo humano é recoberto

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama

Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama Atuação da Acupuntura na dor articular decorrente do uso do inibidor de aromatase como parte do tratamento do câncer de mama O câncer de mama - 2º tipo de câncer mais freqüente no mundo e o mais comum

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN Priscila Rodrigues Vieira Acupunturista CIEPH e Marcelo Fabián

Leia mais

Fisiologia geral dos Canais Extraordinários:

Fisiologia geral dos Canais Extraordinários: O TRATAMENTO PELOS CANAIS EXTRAORDINÁRIOS Ricardo Calmont e Antunes Uma das dúvidas mais comuns de estudantes e profissionais de Acupuntura se refere ao uso terapêutico dos Canais Extraordinários. Quais

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais Medicina Tradicional Chinesa Histórico Antes de 2000 a.c Origem

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC.

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. ORTOPEDIA & REUMATO MTC ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. CAUSAS CLÍNICAS OCIDENTE CAUSAS CLÍNICAS ORIENTE 1. VENTO 2. FRIO 3. CALOR 4. UMIDADE 5. TRAUMA ORTOPEDIA & REUMATO

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA Curso aberto também para quem deseja apenas realizar uma reciclagem de conhecimentos em Acupuntura TEMA CONTEÚDO MINISTRANTE DATA HORÁRIO Estudo

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA Instituto Bioethicus Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA A arte da palpação é de extrema importância dentro do exame semiológico da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e a

Leia mais

ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B

ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B 1 ESCOLA DE TERAPIAS ORIENTAIS DE SÃO PAULO SUSILAINE MORAES AQUINO 35 - B PRINCÍPIOS DA MAGNETOTERAPIA APLICADA À ACUPUNTURA São Paulo 2011 2 SUMÁRIO 1. HISTÓRICO... 3 2. TEORIA GERAL... 4 3. INDICAÇÕES...

Leia mais

MASSAGEM DO-IN. Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto. Site: www.massagemdoin.net. E-Mail: contato@massagemdoin.net

MASSAGEM DO-IN. Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto. Site: www.massagemdoin.net. E-Mail: contato@massagemdoin.net MASSAGEM DO-IN Claudio Prieto - Elza Rodrigues Pinheiro Prieto Site: www.massagemdoin.net E-Mail: contato@massagemdoin.net O QUE É? O DO-IN é uma técnica de automassagem aplicada nos pontos energéticos

Leia mais

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao TRATAMENTO PARA MIOMA INSTITUTO Long Tao Mioma Uterino DEFINIÇÃO: É UM TUMOR BENIGNO QUE SURGE QUANDO UMA CÉLULA DO ÚTERO DA MULHER COMEÇA A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. Definição na MTC: O mioma

Leia mais

4º EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TRADICIONAL CONBRAC/CRAERJ 2006

4º EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TRADICIONAL CONBRAC/CRAERJ 2006 CONBRAC - Conselho Brasileiro de Acupuntura CRAERJ - Conselho Regional de Acupuntura do Estado do Rio de Janeiro CNPJ nº 06.959.089/0001-02 4º EXAME DE CERTIFICAÇÃO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA TRADICIONAL

Leia mais

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações CIEFATO - Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, e Terapias Orientais ssistemas da : Teorias, Relações e Aplicações Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, FT, Ac Fisioterapeuta, Doutorando da

Leia mais

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA Jorge Marcos Pereira Silveira Dori Edson Bovi Bianor Paulo Giordani Andrea Matielo Mari Bovi Maria Cecilia Vacaro Brasil FACILITADORES: CARGA HORÁRIA

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009.

Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal. Pulmão e Intestino Grosso. Instituto Quallitas. Novembro de 2009. Aula de Localização de Pontos e Meridianos do Movimento Metal Pulmão e Intestino Grosso Instituto Quallitas Novembro de 2009 Funções do Pulmão 1. Governar Qi e a Respiração Controla o Qi da respiração

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA Teoria dos Jing Luo Meridianos Prof. Dr. Geng Junying Professor e Vice-Diretor do departamento de acupuntura, Universidade de Medicina Chinesa e Farmacologia de Beijing A Teoria de Jing Luo (TJL) é um

Leia mais

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE)

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) * A TRANSFORMAÇÃO DO ZHENG QI EM SANGUE (XUE), OCORRE NO CORAÇÃO. * O CORAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA CIRCULAÇÃO DO SANGUE (XUE) NO ORGANISMO. CONTROLAR OS VASOS

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS PRINCIPAIS (ORDINÁRIOS) (JING MAI) MERIDIANOS DISTINTOS (DIVERGENTES) (JING BIE) MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS (CURIOSOS OU MARAVILHOSOS) (BA MAI) MERIDIANOS

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CATEGORIAS DE PONTOS : CLASSIFICAÇÃO: Pontos de Tonificação; Pontos de Sedação; Pontos Fonte; Pontos

Leia mais

Inicio: 30/31 de maio de 2015 VIDA E BEM ESTAR NA TERCEIRA IDADE Ter qualidade de vida e bem estar na terceira idade depende de vários fatores, mas principalmente da forma como nos percebemos em cada fase

Leia mais

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II Prof. Luiz Cláudio Moreira Júnior Prof. Luis Otávio Santos Alves Prof. Vanderson Assis Romualdo Belo Horizonte 2010 IMAM - Instituto

Leia mais

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico.

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Título Original Stagnation, Depression, Constraint, and Stasis: Terminological Clarification Por Jason Blalack www.chinesemedicinedoc.com

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

Nas listas de pontos, menciono HE-7 Shenmen porque, além de acalmar o Shen, ele pára a coceira.

Nas listas de pontos, menciono HE-7 Shenmen porque, além de acalmar o Shen, ele pára a coceira. PRURIDO O prurido é um sintoma que acompanha muitas doenças e padrões. Os principais fatores patogênicos que causam coceira são: Calor externo do vento do vento na pele umidade deficiência de sangue Para

Leia mais

Diagnóstico da dor segundo a Medicina Tradicional Chinesa

Diagnóstico da dor segundo a Medicina Tradicional Chinesa Diagnóstico da dor segundo a Medicina Tradicional Chinesa Na Medicina Tradicional Chinesa a dor é compreendida como conseqüência da interrupção de processos biológicos. A normalidade desses processos depende

Leia mais

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura

Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Rafael Vercelino Fisioterapeuta Especialista em Dor e Acupuntura Neuropatias sob a visão da Medicina Chinesa Revisão da neurofisiologia da dor, Revisão da fisiopatologia

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo

Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo Choo H. Kim Acupuntura Coreana da Mão Passo a passo Conhecendo o segredo da acupuntura coreana da mão 1ª edição São Paulo 2014 Copyright 2014 Ícone Editora Ltda. Ilustrações Choo H. Kim Projeto gráfico,

Leia mais

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa Alimentação Natural para cães segunda MVTC Quais são as 5 bases da Medicina Tradicional Chinesa? Carolina C. T. Haddad ACUVET Congresso Paulista de Especialidades Outubro/ 2014 Medicina Tradicional Chinesa

Leia mais

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO Fertilidade Natural: Reflexologia e Shiatsu CAPÍTULO 13 Reflexologia e Shiatsu O TOQUE DA FILOSOFIA ORIENTAL O indivíduo nasce, cresce, pode ser chamado de Maria,

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO - YNSA Dr. Wu Tou Kwang www.ceata.com.br Na YNSA, como em qualquer outro microssistema, não existem pontos, nem regiões delimitadas, mas apenas áreas com limites dinâmicos, variando

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS Um canal de energia tem a sua parte Yang, que é a mão, e a sua parte Yin, que é o pé. As 2 partes têm a mesma Função e formam um Canal de Energia Unitário. Portanto, os 12 Canais

Leia mais

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS

FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS FISIOPATOLOGIA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS A Medicina Ocidental refere que os mais diversos fatores podem provocar dor: ferimentos, contusões, exposição ao calor, ao frio, a produtos químicos, etc. Esses fatores

Leia mais

Acupuntura no tratamento de Lombalgias

Acupuntura no tratamento de Lombalgias Acupuntura no tratamento de Lombalgias Ana Fátima Coutinho Mello 1 Dayana Priscila Maia Mejia 2 e-mail: anafatima_mello@yahoo.com.br Pós-graduação em Acupuntura Faculdade Ávila Resumo De acordo com a medicina

Leia mais

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura Anaflávia de Oliveira Freire Editora: Center AO O Livro Capítulo 1: Síndrome da apnéia obstrutiva do sono e ronco Capítulo 2: Medicina Tradicional Chinesa Capítulo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS

AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS AULA DE 5 ELEMENTOS, MANOBRAS E MERIDIANOS CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS YIN ~ YANG YANG EXTROVERSÃO INQUIETAÇÃO VOZ ALTA, FALANTE INSÔNIA AÇÃO YIN INTROVERSÃO APATIA VOZ BAIXA, SILÊNCIO SONOLÊNCIA ANÁLISE

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional

Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA SECCIONAL MINAS Gerais Diretor Geral: IPGU Acupuntura/MTC CARDIOVASCULAR

Leia mais

A Importância dos Sistema de Canais do Ling Shu. Nicholas Sieben http://www.nicholassieben.com/

A Importância dos Sistema de Canais do Ling Shu. Nicholas Sieben http://www.nicholassieben.com/ A Importância dos Sistema de Canais do Ling Shu Do original em inglês de Nicholas Sieben http://www.nicholassieben.com/ Tradução e Adaptação para Português Ephraim Ferreira Medeiros Projeto Medicina Chinesa

Leia mais

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO

BIOTIPOLOGIA CONSTITUCIONAL TIPO I AR YANG SUPREMO TIPO I AR YANG SUPREMO TAI YANG Características físicas: fronte larga, brilho intenso nos olhos, tórax bem desenvolvido (devido a hiperplasia do parênquima pulmonar), ombro largo, cintura proporcionalmente

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL

Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL Autor: Alberto Bastos Fisioterapeuta Acupunturista. ARTRITE REUMATOIDE SEGUNDO A MEDICINA CHINESA E A TERAPÊUTICA NATURAL A artrite reumatóide é uma doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada

Leia mais

Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos Conhecimentos Específicos 01. Analise cada uma das sentenças abaixo e assinale V se for verdadeira ou F se for falsa. 1) Na dor aguda do pescoço os pontos distais ID3, TA5 VB39, estão bem indicados 2)

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal [Digite texto] Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Padrões de Desarmonia do Movimento Metal Prof a. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo marciascognamillo@yahoo.com.br Junho de 2011 Geral I.

Leia mais

Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1. Introdução

Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1. Introdução Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1 Introdução Vocês já viram o desenho de duas silhuetas olhando uma para a outra? Em um momento

Leia mais