FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux."

Transcrição

1 FÍGADO

2 FÍGADO F1 (DADUN) Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o plexo vascular nervoso; relaciona-se com o ramo digital dorsal do nervo fibular profundo e ramos dorsais do nervo digital plantar próprio (nervo tibial).. Ponto Ting do Canal de Energia do Fígado correspondente ao Movimento Madeira; ponto de máxima concentração de Energia Madeira no Canal de Energia do Fígado;. Ponto de partida do Canal de Energia Tendino-Muscular do Fígado;. Ponto específico para estimular o Canal de Energia Distinto do Fígado.

3 . Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e do Sangue;. Faz circular o Qi do Canal de Energia do Fígado;. Clareia o Shen, a mente e a visão;. Harmoniza a circulação de Sangue;. Reduz o Yang excessivo do Fígado;. Harmoniza o Qi do Canal de Energia. Indicações tradicionais Nas afecções devidas ao Calor Perverso, em caso de anúria, devem-se estimular os pontos do Canal de Energia Curioso Yin Qiao e o F-1 (Dadun), e fazer sangrar todos os capilares congestionados. (Su Wen) Nos casos de zumbido, em decorrência de perturbações de Energia, devem-se estimular os pontos VB-3 (Shangquan), CS-9 (Zhongchong) e F-1 (Dadun). (Su Wen) Orquite, afecções do pênis e da vagina, metorragia, enureses, prolapso uterino, incontinência urinária, disúria, dor de sínfese púbica, distensão dos músculos adutores da coxa, desmaios, coma epilepsia, mania, estupor. 2,5 a 8mm, inserção oblíqua para cima, ou sangrar com agulha triangular. F2 (XINGJIAN) Situa-se no dorso do pé, no espaço localizado entre as cabeças dos 1º e 2º metatarsianos. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra entre as cabeças dos 1º e 2º ossos do metatarso; relaciona-se com a bifurcação do nervo dorsal e ramos digitais dorsais (ramos do nervo fibular profundo).. Ponto Iong do Canal de Energia do Fígado correspondente ao Movimento Fogo;. Ponto Dispersão do Canal de Energia do Fígado.. Harmoniza o Qi do Sangue;. Dissipa o Yang excessivo do Fígado e o Calor do Sangue;. Fortalece o Qi do Sangue;. Clareia o Qi do Aquecedor Inferior;. Faz circular o Qi estagnante;. Acalma o Shen;. Dissipa a Umidade-Calor. Indicações tradicionais Nas afecções energéticas do Fígado, por agentes perversos, manifestam-se dores intensas com sensação de frio interior do corpo, sensação de incômodo nas articulações e edema nos membros inferiores; para o tratamento, deve-se estimular o ponto Iong do Canal de Energia do Fígado para curarem-se as dores de lado e do interior, estimular o ponto Ho do Canal de Energia do Estômago, ponto E-36 (Zusanli), para combater a sensação de frio e de mal-estar nas articulações. (Su Wen) As perturbações de Energia (estagnante ou contracorrente) podem provocar distúrbios de Energia do Fígado; o doente apresenta dores no Coração, e a tez da face é pálida, cadavérica. Para o tratamento, devem-se estimular os pontos Iong e Iu do Canal de Energia do Fígado. (Su Wen) Convulsão infantil, neuralgia intercostal, orquite, incontinência urinária, constipação intestinal, dores de flanco, menstruações irregulares, uretrite, enurese, hipertensão arterial do tipo Yang, epilepsia, insônia,

4 olhos avermelhados e inflamados, hemorragia uterina, agitação psicomotora, raiva, irritabilidade, paralisia cerebral, gastrite nervosa, glaucoma. 8 a 12mm, inserção oblíqua. F3 (TAICHONG) Situa-se no dorso do pé, no espaço interósseo entre o 1º e o 2º metatarsianos e a um e meio tsun posterior F-2 (Xingjian). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre os tendões dos músculo extensor curto e extensor longo do hálux e atinge o músculo interósseo; relaciona-se com o nervo fibular profundo e, profundamente com o nervo plantar medial (nervo tibial).. Ponto Fonte do Canal de Energia Principal do Fígado;. Ponto Iu-Iunn do Canal de Energia Principal do Fígado correspondente ao Movimento Terra;. Ponto do Canal de Energia Principal do Fígado que recebe um Canal de Energia Luo;. Transversal do Canal de Energia da Vesícula Biliar;. É um dos pontos de Acupuntura que faz a união Yang/Yin, Alto/Baixo.. Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e do Sangue;. Harmoniza o Qi e o Qi da Vesícula Biliar;. Redireciona o Qi em tumulto contracorrente;. Dispersa a Umidade-Calor;. Faz a limpeza do Fogo do Fígado e do Calor;. Refresca o Sangue;. Relaxa os tendões e os músculos. Indicações tradicionais Nas afecções devidas ao Vento Perverso, cujas manifestações são exclusivamente diurnas e em intervalos irregulares, se o Canal de Energia do Fígado está afetado, manifestam-se dores na região lombar, com distensão no baixo-ventre, dificuldade para se urinar, tremores de frio, falta de Energia geral e mal-estar no abdome; para o tratamento, deve-se estimular o ponto Iu-Iunn do Canal de Energia do Fígado. Por outro lado, se é o órgão Fígado que está afetado, manifesta-se tez de cor azul-esverdeada, passando-se a suspirar como se fosse morrer; neste caso, devem-se estimular os pontos Iong e Iu do Canal de Energia do Fígado. (Su Wen) Nas dores do Coração decorrentes de um acometimento energético do Fígado, devem-se estimular os pontos Iong e Iu do Canal de Energia do Fígado. (Su Wen) Uretrites, disúria, metorragia, menstruações irregulares, dismenorréia, dores no baixo-ventre, hipertensão arterial do tipo Yang, cefaléia, vertigens, convulsão infantil, afecções oculares, hérnia inguinal, mastite, trombocitopenia, enxaqueca, doenças hepáticas e biliares, agitação psicomotora, paralisia cerebral, sensação de plenitude no tórax, dores nos flancos, insônia, irritabilidade, sonhos excessivos. 12 a 25mm, inserção oblíqua em direção ao R-1 (Yongquan). F4 (ZHONGFENG) Situa-se no dorso do pé, a um tsun lateral ao maléolo medial, numa reentrância interóssea um pouco abaixo da interlinha articular do tornozelo, entre a margem lateral do tendão do músculo tibial anterior e a margem medial do músculo extensor próprio do hálux, ou a meia distância entre o E-41 (Jiex) e o BP-5 (Shangqiu).

5 A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra pela margem lateral do tendão do músculo tibial anterior; relaciona-se com os ramos do nervo cutâneo dorsal e medial do pé e ramos do nervo cutâneo-crural e, profundamente, com o nervo fibular profundo. Característica. Ponto King do Canal de Energia do Fígado correspondente ao Movimento Metal.. Harmoniza o Qi do Fígado e faz sua difusão;. Faz circular o Qi no Canal de Energia do Fígado;. Dissipa a Umidade-Calor do Fígado e da Vesícula Biliar. Hepatite, dores nos genitais externos, dores no baixo-ventre, retenção de urina, hérnia inguinal, espermatorréia, dor lombar, pés frios, hipertensão arterial do tipo Yang, cefaléia, dor no tornozelo e de partes moles adjacentes. 8 a 12mm, inserção oblíqua. F5 (LIGOU) Situa-se na face medial da perna, a cinco tsun proximal ao maléolo medial, na margem medial da tíbia. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra pela margem medial da tíbia e tendões dos músculos flexor longo dos dedos e tibial posterior; relaciona-se superficialmente com o ramo medial do nervo safeno e, profundamente, com o nervo tibial.. Ponto Luo do Canal de Energia do Fígado de onde partem os Canais de Energia Luo Longitudinal e Transversal, sendo que este dirige-se para o ponto Iunn do Canal de Energia da Vesícula Biliar, ponto VB-40 (Qiuxu);. Ponto de partida do Canal de Energia Distinto do Fígado.. Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e do Sangue;. Fortalece o Yin Qi;. Remove obstruções de Qi dos Canais de Energia. Inflamação dos órgãos da pelve, retenção urinária, espermatorréia, hérnia inguinal, dores no pênis, leucorréia, branca ou avermelhada, menstruações irregulares, uretrite, vaginismo, dor nos genitais externos. 12 a 25mm, inserção perpendicular pela margem medial da tíbia; inserção oblíqua para cima. F6 (ZHONGDU) Situa-se na face medial da perna, a sete tsun acima do ponto mais saliente do maléolo medial, sobre a margem medial da tíbia, ou a dois tsun proximal do F-5 (ligou). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela margem medial da tíbia e atinge os músculos sóleo, flexor longo dos dedos e tibial posterior; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos mediais no nervo safeno e, profundamente, com o nervo tibial.

6 Característica. Ponto Xi do Canal de Energia do Fígado. É o ponto que deve ser estimulado nos casos de parada de circulação de Energia do Canal de Energia do Fígado.. Circula o Qi do Fígado;. Dissipa a Umidade-Calor. Menstruações irregulares, hérnia inguinal, dores articulares nos membros inferiores, hepatite aguda, paralisia de membro inferior. 12 a 40mm, inserção perpendicular. F7 (XIQUAN) Situa-se na face medial do joelho, sobre a margem póstero-inferior da tuberosidade interna da tíbia, a um tsun posterior do BP-9 (Yinlingquan). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela parte medial da cabeça medial do músculo gastrocnêmio e atinge o músculo poplíteo; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos mediais do nervo safeno e, profundamente, com o nervo tibial. Artralgia do joelho, cefaléia recorrente, patologias da face medial do joelho. 25 a 40mm, inserção perpendicular. F8 (QUQUAN) Situa-se na face medial do joelho, na extremidade interna da prega do joelho, numa reentrância intermuscular entre os músculos gracil e sartório. Para localizar o ponto, deve-se fletir o joelho e abduzir o membro inferior. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela margem posterior do músculo sartório e entre os músculos grácil e semimembranáceo e penetra anteriormente à cabeça medial do músculo gastrocnêmio; relaciona-se superficialmente com o ramo infrapatelar e com o ramo do nervo safeno e, profundamente, com o nervo tibial.. Ponto Ho do Canal de Energia do Fígado correspondente ao Movimento Água;. Ponto Tonificação do Canal de Energia do Fígado.. Harmoniza e tonifica o Qi do Fígado e do Sangue;. Fortalece o Qi do joelho;. Dissipa o Yang excessivo do Fígado e do Canal de Energia do Fígado;. Tonifica e circula o Qi da Bexiga;. Circula o Qi do Aquecedor Inferior;. Relaxa os tendões e os músculos;. Dissipa a Umidade-Calor.

7 Afecções geniturinárias, vaginite, prostatite, nefrite, espermatorréia, impotência sexual, hérnia inguinal, afecções do joelho, hemorragias intestinais, prolapso uterino, dores no baixo-ventre, disúria, prurido vulvar, dor no pênis, patologias hepáticas e biliares. 25 a 40mm, inserção perpendicular. F9 (YINBAO) Situa-se na face medial da coxa, a quatro tsun proximal ao do côndilo medial do fêmur, entre os músculos vasto medial e sartório, ou a cinco tsun proximal à prega de flexão do joelho, na face medial, ou a quatro tsun proximal ao ponto F-8 (Ququan). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela margem anterior do músculo sartório e atinge o músculo vasto medial; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneofemoral anterior e, profundamente, com os ramos musculares do nervo safeno (ramo do nervo femoral). Dores de baixo-ventre, enurese noturna, menstruações irregulares, lombalgia, retenção urinária. 25 a 50mm, inserção perpendicular. F10 (ZUWULI) Situa-se na face ântero-medial da coxa, um tsun distal ao F-11 (Yinlisn), ou a três tsun distal ao E-30 (Qichong). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra pela margem lateral do músculo abdutor longo; relaciona-se superficialmente com o ramo cutâneo-femoral do nervo genitofemoral e, profundamente, com o ramo anterior do nervo obturador (ramo do L ). Meteorismo intestinal, retenção urinária, enurese noturna, eczema escrotal, dor na parte medial da coxa. 25 a 50mm, inserção perpendicular. F11 (YINLIAN) Situa-se na face anterior do quadril, a um tsun abaixo da borda externa da artéria femoral, na prega femoral, quando o paciente está em decúbito horizontal, ou a dois tsun para baixo do ponto E-30 (Qichong). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra entre o músculo pectíneo e o músculo adutor magno; relaciona-se superficialmente com o ramo cutâneo-femoral do nervo genitofemoral e, profundamente, com os ramos do nervo femoral (L 2, L 3, L 4 ). Nevralgia crural, lombalgia Jue Yin, dor na perna, paralisia de membros inferiores, menstruações irregulares, distensão de baixo-ventre, enurese noturna, anúria, leucorréia, dor e distensão dos músculos adutores da coxa.

8 25 a 40mm, inserção perpendicular. F12 (JIMAI) Situa-se na região inguinal, a dois e meio tsun lateral e a um tsun distal à sínfise púbica, ou a dois e meio tsun lateral à raiz do pênis. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o músculo pectíneo; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo-femoral do nervo genitofemoral e, profundamente, com os ramos musculares do nervo femoral.. Harmoniza as funções energéticas do Fígado;. Elimina a Umidade e o Frio. Dores de pênis, dores testiculares, prolapso uterino, dores no baixo-ventre, dor na face interna da coxa, dor na região inguinal, dor vulvar. 12 a 25mm, inserção perpendicular. F13 (ZHANGMEN) Situa-se na parede abdominal, na extremidade livre da 11ª costela. Com o paciente em decúbito lateral, braço estendido e cotovelo fletido em 90º, o ponto situa-se na altura do olécrano. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra os músculos oblíquos externo e interno do abdome e atinge o músculo transverso do abdome; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos laterais do 10º nervo intercostal e, profundamente, com o 10º nervo intercostal.. Ponto de reunião de Qi dos Órgãos;. Ponto Mo do Baço/Pâncreas. Indicações tradicionais Nas afecções devidas ao Vento Perverso que manifestam dores muito intensas na região dorsal, como se a coluna estivesse quebrada, para o tratamento deve-se estimular o ponto F-13 (Zhangmen). (Su Wen) Se a Energia Defensiva Wei não circula, estagnando-se no ventre e no tórax, manifesta-se uma sensação de distensão no Estômago, com respiração ardente; deve-se estimular o F-13 (Zhangmen). (Su Wen) Hepatomegalia, hepatite, enterite, distensão abdominal, borborigmos, enurese, patologias hepáticas e biliares, neuralgia intercostal, esplenomegalia, diarréia, dor nos lados, mialgias. 12 a 20mm, inserção perpendicular. F14 (QIMEN) Situa-se no tórax, no 6º espaço intercostal e na linha vertical traçada do mamilo, ou no cruzamento da linha horizontal que passa pelo VC-14 (Juque) com a vertical traçada do mamilo, a seis tsun lateral à linha média.

9 A agulha de Acupuntura atravessa a pele pelo tecido celular subcutâneo, penetra o músculo oblíquo externo do abdome e atinge os músculos intercostal; relaciona-se com o 6º nervo intercostal.. Ponto Mo do Fígado;. Ponto comum do Canal de Energia Principal do Fígado com o Canal de Energia Curioso Yin Wei;. Ponto do Canal de Energia Principal do Fígado que recebe um Canal de Energia Secundário do Canal de Energia do Baço/Pâncreas. Funções energética tradicionais. Harmoniza a Qi do Fígado e da Vesícula Biliar;. Promove a difusão do Qi do Fígado;. Remove as estagnações de Sangue provocadas pelo Frio Perverso;. Dissipa o Calor Perverso e a Mucosidade do Fígado. Hepatite, colecistite, hepatomegalia, retenção de placenta, pleurite, dor no peito, dor nos hipocôndrios, neuralgia intercostal, disfalgia, gastrite nervosa, mialgias, câimbras musculares, sensação de plenitude do tórax, anorexia. 8 a 12mm, inserção oblíqua.

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal.

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. PERICÁRDIO PC1 (TIANCHI) Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetre o músculo peitoral maior e atinge

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

Músculos do membro inferior. Carlomagno Bahia

Músculos do membro inferior. Carlomagno Bahia Músculos do membro inferior Carlomagno Bahia Ossos do quadril Superficiais; Região glútea: Profundos. Músculos do membro inferior Coxa: Compartimento anterior; Compartimento medial; Compartimento posterior.

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

MEMBROS INFERIORES. Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega

MEMBROS INFERIORES. Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega MEMBROS INFERIORES Anatomia Humana Segmentar Profª. Kátia Nóbrega Profª. Terezinha Nóbrega INTRODUÇÃO A Anatomia Segmentar divide o corpo humano em diferentes segmentos para melhor analisá-los. Considerando

Leia mais

Ossos da Perna Vista Anterior

Ossos da Perna Vista Anterior TORNOZELO Ossos da Perna Vista Anterior FÍBULA TÍBIA MALÉOLO LATERAL MALÉOLO MEDIAL Ossos do Pé Vista Lateral TÁLUS CALCÂNEO NAVICULAR CUBÓIDE TARSO METATARSO FALANGES Ossos do Pé Vista Dorsal FALANGES

Leia mais

AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO.

AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO. AVALIAR A ANATOMIA DE SUPERFÍCIE DO MEMBRO PÉLVICO DO CÃO. Orientar o membro em relação a sua posição in vivo. Usando os esqueletos da sala de dissecação, como auxílio, orientar o membro e decidir se você

Leia mais

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão.

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. TRIPLO AQUECEDOR TA1 (Guanchong) Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o tecido vasculo-nervoso; relaciona-se

Leia mais

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação Psoas maior proc.

Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Músculo Origem Inserção Ação Psoas maior proc. MIOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MIOLOGIA DO MEMBRO INFERIOR Podemos didaticamente dividir a musculatura dos membros superiores em grupos principais: Iliopsoas MÚSCULOS QUE ACIONAM A COXA Psoas maior

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO INFERIOR

OSSOS DO MEMBRO INFERIOR OSSOS DO MEMBRO INFERIOR ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIOR Articulação SacroiIíaca: Ligamento sacrotuberal Lig. sacroespinal Lig. Sacroilíacos post. e ant. Lig. Sacroilíacos interósseos Articulação

Leia mais

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VB1 (TONGZILIAO) Situa-se a meio tsun lateral ao canto externo do olho; fechar os olhos do paciente para localizar o ponto. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido

Leia mais

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé.

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. RIM 1 RIM 2 3 R1 (YONGQUAN) Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 INTRODUÇÃO Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior NERVOS Os nervos que inervam o membro inferior originam-se do plexo lombar, situado no abdome, e do plexo sacral, situado na pelve. Plexo Lombar: Plexo Sacral: Nervos

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Efeitos terapêuticos dos acupontos LOCAL EMPÍRICOS REMOTO OU DISTANTE Maria Luisa de Cápua PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Grupos de Pontos de Ações Especiais Pontos de Assentimento

Leia mais

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu;

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Técnica Moderna/1965 1975; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Utilizou a técnica inicialmente para patologias neurológicas - Hemiplegia

Leia mais

Músculos do Quadril e Coxa. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP

Músculos do Quadril e Coxa. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP Músculos do Quadril e Coxa Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB, USP Movimentos da Articulação do Quadril (ou Coxa) -Flexão e Extensão -Adução e Abdução -Rotação Medial e Rotação

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Meridianos Extraordinários

Meridianos Extraordinários Meridianos Extraordinários Professor: José Rikio Dias Suzuki Considerações Gerais Sobre Meridianos Considerações a Respeito dos Meridianos. Durante a gestação, no período fetal o Qi dos Zang Fu, que tem

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

Meridianos Extraordinários

Meridianos Extraordinários Considerações Gerais Sobre Meridianos Meridianos Extraordinários Professor: José Rikio Dias Suzuki Considerações a Respeito dos Meridianos. Durante a gestação, no período fetal o Qi dos Zang Fu, que tem

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO

67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO MERIDIANO DA BEXIGA 67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO B1 NA FACE, NA DEPRESSÃO LIGEIRAMENTE ACIMA DO ÂNGULO INTERNO DA FENDA PALPEBRAL B2 NA FACE, NA EXTREMIDADE MEDIAL DA SOMBRANCELHA, NA LINHA DE B1

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Rim -Características Elemento: Água Meridiano: 27 pontos bilaterais Horário: 17:00 as 19:00 Estação: Inverno Acoplado: Bexiga R / B Maré Energética: B R CS 2 Rim -Características

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

Músculos da Perna e Pé

Músculos da Perna e Pé UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos da Perna e Pé Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Dorsiflexão Flexão plantar Dorsiflexão Flexão Plantar Art.

Leia mais

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UA: REFLEXO, GEO, MTC PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Prof.ª Daniella Koch de Carvalho AURICULOTERAPIA

Leia mais

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA

ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA ESCOLA BRASILEIRA DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA MARISETE CATHARINO DA LUZ UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA SISTÊMICA NA ENTORSE EM INVERSÃO DE TORNOZELO SÃO PAULO 2012 MARISETE

Leia mais

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia Reflexologia Podal Professor: José Rikio Dias Suzuki Conceito de Reflexologia Terapia baseada em estímulos realizados por pressão digital em pontos localizados em determinadas áreas do corpo, afim de obter

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Característica. Ponto de reunião com Canal de Energia Curioso Yang Qiao Maie com o Canal de Energia da Vaso- Concepção(Ren Mai).

Característica. Ponto de reunião com Canal de Energia Curioso Yang Qiao Maie com o Canal de Energia da Vaso- Concepção(Ren Mai). ESTÔMAGO ESTÔMAGO1 E1 (CHENGQI) Situa-se entre o globo ocular e o meio da crista inferior da cavidade orbitária. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo oblíquo

Leia mais

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo

Cinesiologia Aplicada. Quadril, Joelho e tornozelo Cinesiologia Aplicada Quadril, Joelho e tornozelo Cintura Pélvica - Ossos Ossos Pélvicos: Ílio Isquio Púbis Femúr Cintura Pélvica - Movimentos Movimentos da Cintura Pélvica Rotação Pélvica posterior Retroversão

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador.

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. Após atravessar a pele e o tecido celular subcutâneo, a agulha relaciona-se com os ramos do nervo digital dorsal do

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES.

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) JING JIN CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. 1 MORFOLOGIA DOS JING JIN: Fazem parte da Superfície do corpo (Meio Externo); Não

Leia mais

Avaliação do Quadril

Avaliação do Quadril Avaliação do Quadril Anatomia -Ossos do quadril constituem a cintura pélvica e unem-se anterior//e na sínfise púbica e posterior//te articulam-se com a parte superior do sacro. Anatomia - Ossos do quadril

Leia mais

MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015

MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015 MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA Auzoux, Paris- 1853 José António nio Esperança a Pina (MD; PhD) Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015 1. ANATOMIA HUMANA DA LOCOMOÇÃO

Leia mais

Tornozelo - Pé. Tornozelo - Pé Cinesiologia. Renato Almeida

Tornozelo - Pé. Tornozelo - Pé Cinesiologia. Renato Almeida Tornozelo - Pé Questão de Concurso Treinando... (SERTANEJA - PR) Os músculos fibular longo, fibular curto e terceiro fibular realizam qual movimento? a) Flexão do joelho. b) Eversão do pé. c) Plantiflexão

Leia mais

Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores

Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores Miologia e anatomia funcional do abdômen, quadril e membros inferiores Profª Esp.Flávia Medeiros M. Oblíquo Externo Origem: Margem inferior e face anterior da 5ª à 12ª costela Inserção: lábio externo da

Leia mais

Profa. Elen H. Miyabara

Profa. Elen H. Miyabara UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia MÚSCULOS DO QUADRIL E COXA Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Movimentos da Articulação do Quadril (ou Coxa) -Flexão

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI. Sistema Muscular

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI. Sistema Muscular 1 FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI EEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas Av. Andrômeda, 500 Alphaville Barueri SP CEP 06473-000 Disciplina: Educação Física 6ª Série Ensino Fundamental

Leia mais

TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO AURICULOTERAPIA: CONCEITO INDICAÇÕES CONTRA-INDICAÇÕES

Leia mais

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA

MÚSCULO ORIGEM INSERÇÃO INERVAÇÃO 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO ÚMERO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA 6MOD205 LOCOMOÇÃO E PREENSÃO MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR OMBRO MANGUITO ROTADOR 1 SUPRA-ESPINHAL FOSSA SUPRA-ESPINHAL TUBÉRCULO > DO 2 INFRA-ESPINHAL SUPERFÍCIE INFERIOR DA ESPINHA TUBÉRCULO > DO 3 SUBESCAPULAR

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura Carolina C. T. Haddad Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao O TA influencia separadamente com suas três partes termoregulando o organismo; Controla:

Leia mais

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR

COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR CINESIOLOGIA FASAR 2015 Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. 1 COMPLEXO SUPERIOR CINTURA ESCAPULAR ELEVAÇÃO: TRAPÉZIO PORÇÃO SUPERIOR (PARTE DESCENDENTE), ELEVADOR (LEVANTADOR) DA ESCÁPULA, ROMBÓIDES. DEPRESSÃO:

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR INFERIOR OSTEOLOGIA DOS MEMBROS INFERIORES Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. Cintura

Leia mais

Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS

Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS MERIDIANO 1 O Baço e pâncreas, na MTC são estruturas distintas, mas que energeticamente executam a mesma função, juntamente com o estômago, que completa a relação órgão - víscera. 2 3 Elemento: Terra.

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS Carolina C. T. Haddad Unesp-Botucatu Ivas Member Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Oito Canais Extraordinários Vaso Concepção

Leia mais

ANATOMIA APLICADA. Roteiro de Dissecação do Abdome. 1- Região Abdominal Ventral

ANATOMIA APLICADA. Roteiro de Dissecação do Abdome. 1- Região Abdominal Ventral ANATOMIA APLICADA Roteiro de Dissecação do Abdome 1- Região Abdominal Ventral O abdômen é constituído por três regiões: região xifóidea ou abdominal cranial, é delimitada pelo arco costal cranialmente.

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

CINESIOLOGIA. Músculos vs Movimentos. Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr.

CINESIOLOGIA. Músculos vs Movimentos. Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. CINESIOLOGIA Músculos vs Movimentos Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. CINESIOLOGIA FASAR 2015 Prof. Msd. Ricardo L. Pace Jr. 1 COMPLEXO SUPERIOR TRAPÉZIO: PORÇÃO SUPERIOR (PARTE DESCENDENTE) Na Cervical:

Leia mais

Anatomia Humana. A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor. B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório

Anatomia Humana. A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor. B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório Anatomia Humana A- Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor B- Anatomia do Aparelho Cardiorespiratório C- Anatomia dos Sistemas Endócrino e Digestório D- Anatomia do Aparelho Genitourinário E- Anatomia do

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS ACUPUNTURA PARA ANIMAIS Ft. Regina Stabile Bacchi RSB MTC PARA ANIMAIS 75% dos casos em MTC veterinária são de origem músculo esqueléticas. Ex: Espondilopatias degenerativas; Artrites; Artroses; Traumas

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro Sistema Circulatório Coração Conceito: É um órgão muscular central do aparelho circulatório, que funciona como uma bomba dupla de sucção e

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS

CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS CANAIS DE ENERGIA UNITÁRIOS Um canal de energia tem a sua parte Yang, que é a mão, e a sua parte Yin, que é o pé. As 2 partes têm a mesma Função e formam um Canal de Energia Unitário. Portanto, os 12 Canais

Leia mais

Miologia. Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal.

Miologia. Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal. Prof. Amir Curcio Miologia Mio Músculo Logia Estudo Quatrocentos músculos esqueléticos 40 50% da massa corporal. Miologia Funções Geração de força para locomoção e respiração. Sustentação postural. Geração

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO!

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO X PONTOS MO (VENTRAIS) PONTOS ARAUTOS/ALAMARME COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA PARA

Leia mais

Anatomia de superfície e palpatória da coxa e joelho

Anatomia de superfície e palpatória da coxa e joelho 2010 Anatomia de superfície e palpatória da coxa e joelho http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo descreve a anatomia de superfície e procedimentos palpatórios simples para a coxa e articulação

Leia mais

Sobotta. Atlas Prático de Anatomia Humana. Friedrich Paulsen Jens Waschke. Tradução da 3ª Edição

Sobotta. Atlas Prático de Anatomia Humana. Friedrich Paulsen Jens Waschke. Tradução da 3ª Edição Sobotta Atlas Prático de Anatomia Humana Friedrich Paulsen Jens Waschke Tradução da 3ª Edição F. Paulsen e J. Waschke Sobotta Atlas Prático de Anatomia Humana Design da capa: Stefan Hilden, hildendesign,

Leia mais

MERIDIANO ESTÔMAGO. Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS

MERIDIANO ESTÔMAGO. Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS MERIDIANO ESTÔMAGO 1 MERIDIANO DO ESTÔMAGO Elemento-Terra Horário-7:00 às 9:00hs. Estação-5ªEstação Nível Energético: Yang Ming E45-IG1 2 RELÓGIO BIOLÓGICO 3 4 5 6 O Estômago é um dos órgãos mais sujeitos

Leia mais

Renato Fleury Cardoso

Renato Fleury Cardoso Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com Tipos: Os Meridianos LO (transversais e longitudinais) têm por função realizar a transferência de energia entre meridianos acoplados. Os LO transversais fazem

Leia mais

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB

Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho site recomendado para estudar anatomia KENHUB WWW.cedav.com.br Dr. Ricardo Anatomia dos membros inferiores junho 2017 site recomendado para estudar anatomia KENHUB Ossos da bacia Sacro Ilíacos Crista ilíaca Espinhas ilíacas anteriores Ísquios Espinhas

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

Apostila de Cinesiologia

Apostila de Cinesiologia 1 FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde Fisioterapia Apostila de Cinesiologia Aula Prática Coxo Femoral Este material é fruto do trabalho iniciado na monitoria de 2009. Ainda esta em fase de construção.

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII Prof.: Gustavo Martins Pires OSSOS DO MEMBRO INFERIOR OSSOS DO MEMBRO INFERIOR Tem por principal função de locomoção e sustentação do peso. Os ossos do quadril, constituem

Leia mais

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL

CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL CADEIAS MUSCULARES E AVALIAÇÃO POSTURAL Françoise Mézières - supremacia do tônus muscular da cadeia posterior em função da necessidade de sustentação Herman Kabat Movimentos em espirais para levar ao completo

Leia mais

Anatomia de superfície e palpatória da perna, tornozelo e pé

Anatomia de superfície e palpatória da perna, tornozelo e pé 2010 Anatomia de superfície e palpatória da perna, tornozelo e pé http://www.imagingonline.com.br/ Esse capítulo descreve a anatomia de superfície e procedimentos palpatórios simples para a perna, tornozelo

Leia mais

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar?

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar? Acupuntura em Eqüinos Acupuntura Introdução Jean Joaquim DVM, Ms, Dr. Bioethicus FMVZ Unesp - Botucatu Introdução Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Introdução a AP Equina Como tratar? Qual

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

Músculos da Perna e Pé. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo

Músculos da Perna e Pé. Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo Músculos da Perna e Pé Profa. Dra. Cecília H A Gouveia Ferreira Departamento de Anatomia Instituto de Ciências Biomédicas Universidade de São Paulo Movimentos Angulares do Tornozelo e Pé Dorsiflexão Flexão

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa MEMBROS SUPERIIORES E INFERIIORES 1 IV - MEMBROS SUPERIORES E INFERII IORES 1 1 MEMBROS SUPERIORES 5 Ombro Deltóide 5 5 MANGUITO ROTADOR: 5 Músculos do Ombro - Vista Anterior 7 Músculos do Ombro - Vista

Leia mais

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico ESQUELETO APENDICULAR Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR Ombro - Escápula Braço - Úmero Antebraço Rádio e Ulna Joelho - Carpos Canela - Metacarpos

Leia mais

Fémur Acidentes Anatómicos

Fémur Acidentes Anatómicos Fémur Acidentes Anatómicos Osso mais longo e mais pesado do corpo Transmite o peso do corpo do osso do quadril para a tíbia quando a pessoa está de pé Comprimento osso = ¼ Comprimento do indivíduo Possui

Leia mais

28/03/2018 MIOLOGIA. Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel. GENERALIDADES Propriedades. Contratilidade Elasticidade

28/03/2018 MIOLOGIA. Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel. GENERALIDADES Propriedades. Contratilidade Elasticidade MIOLOGIA Prof. Maurício Mandalozzo Ruppel 1 GENERALIDADES Propriedades Contratilidade Elasticidade 2 1 3 4 2 5 Classificação das fibras musculares Fibras estriadas esqueléticas Fibras estriadas cardíacas

Leia mais

Adutores da Coxa. Provas de função muscular MMII. Adutor Longo. Adutor Curto. Graduação de força muscular

Adutores da Coxa. Provas de função muscular MMII. Adutor Longo. Adutor Curto. Graduação de força muscular Provas de função muscular MMII Graduação de força muscular Grau 0:Consiste me palpar o músculo avaliado e encontrar como resposta ausência de contração muscular. Grau 1:Ao palpar o músculo a ser avaliado

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas.

Exame do Joelho. -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. Exame do Joelho Joelho -A maior das junturas sinoviais do corpo humano, bem como uma das mais complexas e discutidas. - Principais movimentos: flexão e extensão, além de rotação (em peq. ADM). 1 Anatomia

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior OSSOS Os membros inferiores são mais estáveis, devido a fixação de duas fortes articulações, anteriormente, a sínfise púbica (é uma articulação cartilagínea) e posteriormente

Leia mais

CASO CLÍNICO BIOMECÂNICA PÉ E TORNOZELO O pé é considerado como uma das mais importantes articulações do corpo, pois além de possuir importantes funções no suporte de peso e na marcha, ele é causa

Leia mais

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista)

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) VASOS LO Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) Total de 16 vasos: - Um para cada meridiano principal; - Um para o Vaso Governador (Du Mai); - Um para o Vaso Concepção(Ren Mai); - Grande Lo do Baço

Leia mais

POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES. Prof.ª Célia santos

POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES. Prof.ª Célia santos POSICIONAMENTOS DOS MEMBROS INFERIORES Prof.ª Célia santos DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS DEDOS PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ PÉ CALCÂNEO CALCÂNEO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO TORNOZELO

Leia mais

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia

Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho. Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Esqueleto Apendicular e Axial, e articulação do joelho Marina Roizenblatt 75 Monitora de Anatomia Coluna Vertebral Canal Vertebral Forames intervertebrais Características de uma vértebra típica Corpo vertebral

Leia mais

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch

QUADRIL / PELVE. Prof. Gabriel Paulo Skroch QUADRIL / PELVE Prof. Gabriel Paulo Skroch 1. ANATOMIA Mulher Homem Ilíaco e extremidade superior do fêmur Vista anterior Vista posterior Superfícies articulares da articulação coxo-femural, cápsula e

Leia mais

Síndrome dos seis meridianos

Síndrome dos seis meridianos Síndrome dos seis meridianos CAMADAS 1ªTAE YANG (ID B) SUPERFICIAL 2ªCHAO YANG (VB TR) MÉDIO 3ªYANG MING (E IG) PROFUNDO 4ªTAE YIN (P BP) SUPERFICIAL 5ªCHAO YIN (C R) MÉDIO 6ªTSIUE YIN (F CS) PROFUNDO

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

10/17/2011. Conhecimento Técnico. Construir Argumentos

10/17/2011. Conhecimento Técnico. Construir Argumentos Conhecimento Técnico Construir Argumentos 1 Manhã (9:00 12:00) 04/10 (terça-feira) Principais 05/10 Lesões das 06/10 (quarta-feira) Modalidades Esportivas (quinta-feira) (Corrida e Futebol) Ms Andrea Bloco

Leia mais

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano da Bexiga em Pequenos Animais.

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano da Bexiga em Pequenos Animais. Instituto Quallitas Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura Meridiano da Bexiga em Pequenos Animais Dezembro/ 2009 Canal de Energia da Bexiga Meridiano Yang; Acoplado: Rim; B + ID = Tai

Leia mais

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP

MEMBROS INFERIORES: OSSOS. Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP MEMBROS INFERIORES: OSSOS Profa. Dra. Cecília Helena A Gouveia Departamento de Anatomia, ICB-USP FUNÇÃO DOS MMII LOCOMOÇÃO SUSTENTAÇAO DE PESO OSSOS DO MEMBRO INFERIOR (62) OSSO DO QUADRIL (ILÍACO) (2)

Leia mais

SÍNDROMES ENERGÉTICAS. Ki deficiente. Ki Abatido. Ki estagnante. Sangue deficiente

SÍNDROMES ENERGÉTICAS. Ki deficiente. Ki Abatido. Ki estagnante. Sangue deficiente SÍNDROMES ENERGÉTICAS A energia, o sangue e os Líquidos orgânicos são a base necessária ao funcionamento dos Zang -FU e o resultado de sua atividade. Os Zang Fu podem apresentar modificações patológicas

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais