Característica. Ponto de reunião com Canal de Energia Curioso Yang Qiao Maie com o Canal de Energia da Vaso- Concepção(Ren Mai).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Característica. Ponto de reunião com Canal de Energia Curioso Yang Qiao Maie com o Canal de Energia da Vaso- Concepção(Ren Mai)."

Transcrição

1 ESTÔMAGO

2 ESTÔMAGO1 E1 (CHENGQI) Situa-se entre o globo ocular e o meio da crista inferior da cavidade orbitária. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo oblíquo inferior do olho; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo facial e, profundamente, com os ramos musculares do nervo oculomotor e ramos do nervo infra-orbital. Característica. Ponto de reunião com Canal de Energia Curioso Yang Qiao Maie com o Canal de Energia da Vaso- Concepção(Ren Mai).

3 Funções tradicionais energéticas. Ativa a circulação de Sangue no Canais de Energia;. Clareia a visão;. Dispersa o Vento Perverso Yang Ming;. Dispersa o Calor do Yang Ming. Indicações Conjuntivite aguda e crônica, lacrimejamento, miopia, nevralgia oftálmica, atrofia do nervo óptico, estrabismo convergente, cegueira noturna, hipermetropia, astigmatismo, glaucoma, catarata, ceratite, retinite pigmentosa. 8 a 25mm, perpendicularmente ao assoalho da cavidade orbitária. Deve-se proteger o globo ocular durante a inserção. E2 (SIBAI) Situa-se a três décimos de tsum ou a três fen distal ao E-1 (Chengqi), numa depressão óssea infra-orbitária. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre o músculo orbicular do olho e o músculo quadrado do lábio superior e atinge o forame infra-orbital; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo facial e, profundamente, com o nervo infra-orbital.. Clareia a visão;. Faz a difusão do Qi do Fígado;. Fortalece o Qi da Vesícula Biliar;. Elimina o Vento Perverso e o Frio;. Relaxa o Qi dos músculos faciais;. Remove a obstrução de Qi dos Canais de Energia;. Faz a limpeza do Calor. Paralisia facial, afecções oculares, tremores de pálpebras, espasmo facial, neuralgia do trigêmeo, ceratite, miopia, sinusite, edema facial alérgico. 5 a 8mm, perpendicularmente; para a trigemealgia, a inserção é oblíqua, de baixo para cima e para fora. Sensação de choque elétrico. E3 (JULIAO) Situa-se abaixo do E-2 (Sibai), lateral ao sulco nasolabial, no cruzamento da linha horizontal que passa pela margem inferior da narina com a linha vertical traçada ao nível da pupila. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e se relaciona com os ramos dos nervos facial e infra-orbital. Característica. Ponto de reunião com o Canal de Energia Curioso Yang Qiao Mai.. Ativa a circulação de sangue nos Canais de Energia;. Relaxa o Qi dos músculos faciais;. Dispersa o Vento e o Frio Perverso.

4 Desvio da boca, afecções oculares, inflamação e dor na bochecha e nos lábios, rinite, neuralgia do trigêmeo, paralisia facial. 8 a 12mm, inserção oblíqua. E4 (DICANG) Situa-se a quatro décimos de tsun ou a quatro fen lateral ao canto da boca, na linha perpendicular da pupila. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo orbicular da boca e atinge o músculo bucinador; relaciona-se com o nervo facial e nervo mandibular. Característica. Ponto de reunião com o Canal de Energia do Vaso de Concepção e com o Yang Qiao.. Regula a circulação de Qi e remove a obstrução de Qi dos Canais de Energia;. Fortalece as funções energéticas do Estômago;. Relaxa o Qi dos músculos da face;. Dispersa o Vento e o Frio do Yang Ming. Desvio da boca, trismo, impossibilidade de abrir a boca, odontalgia, inflamação da bochecha, impossibilidade de fechar os olhos, tiques faciais, sialorréia, neuralgia do trigêmeo. 6 a 10mm, horizontalmente em direção ao lóbulo da orelha; paralisia facial: inserção horizontal e união com E-6 (Jiache); neuralgia do trigêmeo: inserção horizontal e união com IG-20 (Yingxiang). E5 (DAYING) Situa-se medialmente ao músculo masseter, onde se palpa a artéria mentoneira. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o músculo depressor do ângulo da boca, o músculo depressor do lábio inferior e o músculo masseter; relaciona-se com o nervo marginal da mandíbula e nervos bucais.. Ponto de derivação pelo qual passa um Canal de Energia Secundário do Intestino Grosso que vai se alojar nos dentes;. A este nível, o Canal de Energia do Estômago divide-se em dois ramos: um ascendente, que vai até a região parietofrontal, e um descendente, que vai até o pé. Odontalgia, inflamação da bochecha, trismo, edema de bochecha, dor de pescoço, paralisia facial, parotidite, bócio, doenças da corda vocal. 12 a 25mm, inserção perpendicular ou oblíqua.

5 E6 (JIACHE) Situa-se a um tsun distal à orelha, sobre a saliência do músculo masseter, perto do ângulo da mandíbula onde se encontra uma pequena reentrância. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o músculo masseter; relaciona-se superficialmente com o ramo marginal da mandíbula e, profundamente, com o nervo massetérico.. Harmoniza o Qi do Estômago;. Fortalece os dentes e a mandíbula;. Melhora o Qi da articulação temporomandibular;. Remove a obstrução de Qi dos Canais de Energia;. Dispersa o Vento e o Frio Perverso;. Faz a limpeza do Calor Perverso;. Relaxa os músculos faciais. Desvio da boca, odontalgia, trismo, dor e inchaço da mandíbula, paralisia facial, parotidite, artrite temporomandibular, espasmo do músculo masseter. 8mm, perpendicularmente; paralisia facial: inserção transversa em direção ao E-4. Odontalgia, desvio dos olhos e da boca, paralisia facial, surdez, zumbido, piorréia alveolar dentária, artrite temporomandibular, espasmo do músculo masseter, neuralgia do trigêmeo, otite média, otalgia. 15 a 20mm, perpendicularmente; neuralgia do trigêmeo: direcionar par baixo artrite temporomandibular: direcionar para trás; odontalgia: direcionar para o E-6 (Jiache); afecções otológicas: inserção oblíqua em direção à orelha. E7 (XIAGUAN) Situa-se distalmente ao osso zigomático, numa reentrância que se forma quando se fecha a boca, na incisura da mandíbula. A agulha da Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a glândula parótida e atinge a porção superior do músculo masseter; relaciona-se superficialmente com o ramo zigomático do nervo facial, nervo auriculotemporal e, profundamente, com os ramos do nervo mandibular e o plexo pterigóideo.. Dispersa o Vento, o Vento-Calor e o Frio do Yang Ming;. Melhora as funções do ouvido e da articulação temporomandibular.. Odontalgia, desvio dos olhos e da boca, paralisia facial, surdez, zumbido, piorréia alveolar dentária, artrite temporomandibular, espasmo do músculo masseter, neuralgia do trigêmeo, otite média, otalgia. 15 a 20mm, perpendicularmente; neuralgia do trigêmeo: direcionar par baixo artrite temporomandibular: direcionar para trás; odontalgia: direcionar para o E-6 (Jiache); afecções otológicas: inserção oblíqua em direção à orelha.

6 E8 (TOUWEI) Situa-se ao nível do ângulo frontal, a quatro tsun lateral ao VG-24 (Shenting). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, a aponeurose aponeurótica e o estrato subaponeurótico e atinge o periósteo; relaciona-se com o nervo zigomático temporal e com os ramos temporais do nervo facial. Característica. Ponto de reunião com o Canal de Energia Principal da Vesícula Biliar.. Clareia a visão;. Dispersa o Vento e o Calor do Yang Ming Cefaléia frontal, enxaqueca, dores nos olhos, diminuição de acuidade visual, paralisia facial, psicose. 8 a 12mm. Inserção horizontal e subcutânea, de frente para trás. Sensação dolorosa que se irradia para fora do ponto. E9 (RENYING) Situa-se na região ântero-lateral do pescoço, na margem medial do músculo esternocleidomastóideo, sobre a artéria carótida, a meio tsun do VC-23 (Lianquan), na altura da cartilagem tireóidea. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o platisma, percorre pela margem anterior do músculo esternocleidomastóideo e nervoso do nervo cutâneo-cervical e do nervo facial e, profundamente, com o nervo vago e ramo descendente do nervo hipoglosso.. É um dos pontos de Energia Janela do Céu. Deve ser estimulado toda vez que a Energia do corpo não puder ir para o alto do corpo, nos casos de cefaléia intensa, sensação de plenitude do toráx com dificuldade de respirar.. Este ponto serve para examinar o estado de Yang Qi do corpo; por isso, é utilizado para determinar o pulso carotídeo; o ponto de Acupuntura E-42 (Chongyang) é utilizado para examinar o estado Yang Qi do Estômago (pulso pedioso).. Regula o Qi e difunde o Qi do Pulmão;. Regula o sangue; Fortalece e umedece a garganta. Hipertensão arterial, hipotensão arterial, dispnéia, afonia, amigdalite, cefaléia, hipertireoidismo, dificuldade de falar. 12 a 25mm, perpendicularmente. A sensação situa-se no local ou irradia-se para o ombro. E10 (SHUITU) Situa-se sobre a margem medial do músculo esternocleidomastóideo, levemente distal à cartilagem tireóidea, ou situa-se a meia distância entre o E-9 (Renying) e o E-11 (Qishe).

7 A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o platisma, penetra pela margem anterior do músculo esternocleidomastóideo e atinge o músculo constritor da faringe; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo-cervical e, profundamente, com o nervo simpático e tronco simpático. Amigdalite, asma, dispnéia, dor de garganta, doenças das cordas vocais. 12 a 25mm, inserção oblíqua. E11 (QISHE) Situa-se na base do pescoço, ao nível da articulação esternoclavicular, numa pequena reentrância, perpendicularmente ao E-9 (Renying). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o platisma, penetra entre a porção clavicular e esternal do músculo esternocleidomastóideo e atinge o músculo escaleno anterior e o músculo constritor da faringe; relaciona-se superficialmente com os nervos supraclaviculares e, profundamente, com o ramo muscular do nervo hipoglosso. Amigdalite, asma, torcicolo, dispnéia, faringite, bócio, dor de garganta. 8 a 12mm, inserção perpendicular. E12 (QUEPEN) Situa-se numa depressão na margem superior da clavícula, um tsun para fora do E-11 (Qishe). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o platisma e a parte clavicular do músculo esternocleidomastóideo e atinge o músculo escaleno anterior; relaciona-se superficialmente com o nervo supraclavicular, com o ramo intermediário e, profundamente, com o ramo supraclavicular do plexo braquial. Característica. Ponto de reunião dos Canais de Energia Tendino-Musculares da Bexiga, da Vesícula Biliar e do Estômago, que passam por este ponto de Acupuntura para atingir a região cefálica. Amigdalite, asma, pleuris, nevralgia intercostal, soluços. 8 a 12mm, inserção perpendicular. E13 (QIHU) Situa-se na margem superior da 1 a costela, sobre a linha traçada entre o E-12 (Quepen) e o mamilo, na 1 a costela, ou na linha horizontal do VC-12 (Xuanji).

8 A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o músculo peitoral maior e o músculo peitoral menor e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo supraclavicular e, profundamente, com o nervo torácico anterior. Característica. É um ponto de Acupuntura importante de entrada e saída de Qi, pois é neste ponto que os Canais de Energia do Estômago, do Intestino Grosso, do Intestino Delgado e do Triplo Aquecedor enviam os Canais de Energia Secundários para o Interior, e, também, de onde os Canais de Energia do Interior partem para se comunicar com os Canais de Energia Yang ao nível da cabeça. Plenitude dolorosa do tórax e dos flancos, tosse, dispnéia, asma, bronquite, neuralgia intercostal. 5 a 10mm, inserção oblíqua lateral. Todos os pontos de Acupuntura sobre a cavidade torácica devem receber inserção oblíqua a fim de se evitar perfuração do Pulmão. E14 (KUFANG) Situa-se no tórax, no 1º espaço intercostal, numa reentrância sobre a margem superior da 2 a costela, ou sobre o cruzamento da linha que passa entre o E-12 (Quepen) e o mamilo com a linha horizontal que passa pela VC-20 (Huagai). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o músculo peitoral maior e o músculo peitoral menor e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos mediais do 1º nervo intercostal e, profundamente, com os ramos do nervo torácico anterior. Bronquite, dores e sensação de distensão no tórax e nos hipocôndrios, neuralgia intercostal, opressão torácica, dispnéia. 5 a 10mm, inserção oblíqua. E15 (WUYI) Situa-se no tórax, no 2º espaço intercostal, sobre a margem superior da 3 a costela, sobre o cruzamento da linha que passa do E-12 (Quepen) ao mamilo com a horizontal que passa pelo VC-19 (Zigong). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o músculo peitoral maior e o músculo peitoral menor e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos mediais do 2º nervo intercostal e, profundamente, com o nervo torácico anterior. Traqueíte, asma, dor e sensação de opressão do tórax, mastite, neuralgia intercostal. 5 a 10mm, inserção oblíqua. E16 (YINGCHUANG) Situa-se no 3º espaço intercostal, sobre a margem superior da 4 a costela, sobre o cruzamento da linha que passa entre o E-12 (Quepen) e o mamilo com a linha horizontal que passa pelo VC-18 (Yutang).

9 A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo peitoral maior e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 3º nervo intercostal e, profundamente, com o nervo torácico anterior. Tosse, asma, dispnéia, nevralgia intercostal, mastite, borborigmos. 5 a 10mm, inserção oblíqua. E17 (RUZHONG) Situa-se no centro do mamilo, no 4º espaço intercostal. Não se pode usar agulha, nem moxa. O ponto de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo peitoral maior e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 4º nervo intercostal e, profundamente, com 4º nervo intercostal. E18 (RUGEN) Situa-se no 5º espaço intercostal, sobre a margem superior da 5 a costela e sobre a vertical que passa pelo mamilo. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela borda inferior do músculo peitoral maior e pelo músculo oblíquo externo do abdome e atinge os músculos intercostais; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 5º nervo intercostal e, profundamente, com o 5º nervo intercostal.. Difunde o Qi do Pulmão;. Facilita a lactação;. Expande e relaxa o tórax. Hipogalactia, mastite, patologias do mamilo, dor torácica, bronquite, hiperdesenvolvimento mamário, flacidez dos seios. 5 a 10mm, inserção oblíqua. E19 (BURONG) Situa-se no tórax, no ângulo formado pela reunião da 7 a e 8 a cartilagens costais, na linha horizontal que passa pelo processo xifóide do esterno, a dois tsun do VC-14 (Juque). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo retoabdominal, penetra até a fáscia transversal e atinge o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente, com os ramos do 7º nervo intercostal. Dilatação gástrica, nevralgia intercostal, gastralgia, vômitos, estase gástrica.

10 5 a 10mm, inserção perpendicular. E20 (CHENGMAN) Situa-se a cinco tsun acima da cicatriz umbilical e dois tsun lateral à linha mediana, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-13 (Shangwan). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o nervo retoabdominal e atinge a fáscia transversal e o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 7º nervo intercostal e, profundamente, com o 7º nervo intercostal. Gastralgia, contração dos músculos abdominais, mastite, gastrites aguda e crônica, gases intestinais, indigestão, espasmo gástrico, distensão abdominal. 5 a 10mm, inserção perpendicular. E21 (LIANGMEN) Situa-se a quatro tsun para cima da cicatriz umbilical a dois tsun lateral ao VC-12 (Zhongwan). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra o músculo retoabdominal e atinge o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos dos 7º e 8º nervos intercostais e, profundamente, com o 7º e 8º nervos intercostais.. Harmoniza e fortalece o Qi Mediano (Baço/Pâncreas/Estômago);. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Dissolve a estagnação alimentar;. Faz a limpeza de Calor Perverso do Aquecedor Médio. Úlcera gástrica ou duodenal, gastrite nervosa, gastrite aguda ou crônica, gastralgia, dor abdominal por plenitude de Qi, dilatação gástrica. 12 a 25mm, inserção perpendicular. Sensação local que se irradia para o abdome superior. E22 (GUANMEN) Situa-se a três tsun proximal à cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-11 (Jianli), a dois tsun lateral a este ponto de Acupuntura. Vide E-21 (Liangmen). Dores abdominais, anorexia, meteorismo, borborigmos, diarréia e edema, patologias gástricas. 10 a 20mm, inserção perpendicular.

11 E23 (TAIYI) Situa-se a dois tsun proximal à cicatriz umbilical e sobre a linha horizontal que passa pelo VC-10 (Xiawan), a dois tsun lateral a este ponto de Acupuntura. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra o músculo retoabdominal e atinge o peritônio; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 8º e 9º nervos intercostais e, profundamente, com o 8º e 9º nervos intercostais.. Regula as funções energéticas do Estômago e dos Intestinos;. Promove a limpeza e faz circular o Qi do Yang Ming. Gastralgia, ptose gástrica, enurese, desordem mental, dor intestinal, epilepsia, depressão e mania, ansiedade, angústia. 12 a 25mm, inserção perpendicular. E24 (HUAROUMEN) Situa-se a um tsun proximal à cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-9 (Shuifen), a dois tsun lateral a este ponto. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo, o músculo retoabdominal e o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 9º nervo intercostal e, profundamente, com o 9º nervo intercostal.. Regula as funções energéticas do Estômago e dos Intestinos;. Promove a limpeza e faz circular o Qi do Yang Ming. Náuseas e vômitos, gastralgia, doenças mentais, gastrites aguda e crônica. 12 a 25mm, inserção perpendicular. E25 (TIANSHU) Situa-se sobre a linha horizontal que passa pela cicatriz umbilical, a dois tsun lateral à cicatriz umbilical. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo retoabdominal e atinge o peritônio; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 10º nervo intercostal e, profundamente, com o 10º nervo intercostal.. Ponto Mo do Intestino Grosso;. Ponto de Acupuntura que recebe as ramificações do Canal de Energia Curioso Chong Mai.. Regula a circulação de Qi;

12 . Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Harmoniza o Qi Nutrição e fortalece o Baço/Pâncreas/Estômago;. Dispersa a Umidade e a Umidade-Calor;. Drena a Umidade e a Umidade-Frio;. Aquece o Frio;. Regula o Qi e o sangue;. Produz o líquido orgânico;. Dispersa a estagnação de Qi e de alimentos do Estômago e dos Intestinos;. Regula a menstruação. Este ponto deve ser estimulado nos casos de: lombalgia, verminose; doenças do Intestino Grosso e do Baço devido ao Calor, todas as afecções crônicas do Estômago e do Intestino (vômitos, indigestão, borborigmos, distensão abdominal, disenteria, dores intestinais, ascite, constipação, gastrites aguda e crônica, enterites aguda e crônica); todas as afecções ginecológicas (menstruação irregular, dismenorréia, infertilidade, endometriose). 12 a 25mm, inserção perpendicular. E26 (WAILING) Situa-se a um tsun distal ao E-25 (Tianshu) ou na linha horizontal que passa pelo VC-7 (Yinjiao), a dois tsun lateralmente. Vide E-25 (Tianshu). Dores abdominais, dismenorréia. 12 a 25mm, inserção perpendicular. E27 (DAJU) Situa-se a dois tsun distal à cicatriz umbilical, sobre a linha horizontal que passa pelo VC-5 (Shimen), a dois tsun lateralmente. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo retoabdominal e atinge o peritônio parietal; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 11º nervo intercostal e, profundamente, com o 11º nervo intercostal. Cistite, dores abdominais, espermatorréia, obstrução intestinal, retenção de urina. 12 a 25mm, inserção perpendicular. E28 (SHUIDAO) Situas-se a três tsun distal à cicatriz umbilical e a dois tsun lateral à linha média sobre a linha horizontal que passa pelo VC-4 (Guanyuan).

13 A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo retoabdominal e atinge o peritônio; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do 12º nervo intercostal e ramos do nervo subcostal. Característica. É um ponto importante, pois rege o líquido orgânico.. Fortalece o Qi da Bexiga;. Regula a via das Águas;. Dissipa o Calor Perverso do Triplo Aquecedor;. Transforma a Umidade-Calor do Aquecedor Inferior. Estimular este ponto nos casos de edema em geral, dificuldade de urinar, constipação, afecções ginecológicas, nefrite, cistite, orquite, retenção urinária, distensão e dor na pelve, dor abdominal que se irradia para os genitais externos. 12 a 25mm, inserção perpendicular. E29 (GUILAI) Situa-se a um tsun distal ao E-28 (Shuidao) ou sobre a linha horizontal que passa pelo VC-3 (Zhongji), a dois tsun lateralmente a este ponto. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a margem lateral do músculo retoabdominal, penetra as aponeuroses do músculo oblíquo externo do abdome, do músculo oblíquo interno do abdome, do músculo transverso do abdome, a fáscia transversal, a gordura extraperitoneal e atinge o peritônio; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo ílio-hipogástrico e, profundamente, com o nervo ílio-hipogástrico. Orquite, endometrite, anexite, dismenorréia, prolapso uterino, epididimite aguda, hérnia inguinal, inflamação pélvica crônica, infertilidade masculina e feminina. 12 a 25mm, inserção perpendicular ou oblíqua em direção à sínfise púbica. Sensação local que se irradia para os genitais. E30 (QICHONG) Situa-se um tsun distal ao E-29 (Guilai) ou a dois tsun lateral sobre a linha horizontal que passa pelo VC-2 (Qugu). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, tecido celular subcutâneo e as aponeuroses dos músculos anteriores do abdome e atinge o peritônio; relaciona-se com o nervo ilioinguinal.. Ponto comum com o Canal de Energia Curioso Chong Mai;. Ponto de difusão de Qi para o Alto.. Harmoniza o Qi Nutrição e o Sangue;. Regula as funções energéticas do útero e do Chong Mai;. Harmoniza o Qi da Bexiga;. Aumenta o Qi Mediano;

14 . Harmoniza o Qi dos tendões e dos músculos;. Dispersa e elimina a estagnação do Qi do Estômago;. Harmoniza o Qi contracorrente do Estômago. Deve-se estimular este ponto quando o Qi está indo para o alto do corpo e o abdome está distendido e doloroso e quando há dores no pênis, dores do testículo, lombalgias, vômitos, infertilidade, menstruações irregulares, impotência sexual. Associar com E-36 (Zusanli) nos casos de distúrbios digestivos, inapetência e sudorese abundante. Associar com VC-4 (Guanyuan), VC-3 (Zhongji) e BP-6 (Sanyinjiao) para tratamento de infecção do trato urinário. 12 a 25mm, perpendicularmente. Inserção oblíqua em direção aos genitais externos. E31 (BIGUAN) Situa-se no ponto de encontro entre a perpendicular traçada a partir da espinha ilíaca ântero-superior e a horizontal que passa sobre a margem inferior da sínfise púbica. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o músculo retofemoral; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo-femoral e, profundamente, com os ramos musculares do nervo femoral.. Promove a circulação de Qi e de Sangue;. Fortalece o Qi do quadril;. Dispersa o Vento e o Frio Perverso;. Transforma a Umidade. Paralisia dos membros inferiores que não podem ser fletidos, hemiplegia, sensação de paralisia dos membros inferiores, lombalgia, reumatismo, artrite de joelho, fraqueza de membros inferires. 15 a 30mm, perpendicular ou obliquamente. Sensação local ou irradiação para o joelho. E32 (FUTU) Situa-se a seis tsun proximal à base da patela ou na extremidade do dedo médio, quando se espalma a rótula, colocando o meio da prega do punho sobre o meio do joelho, com os dedos juntos. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo retofemoral e atinge o músculo vasto lateral; relaciona-se superficialmente com o ramo cutâneo do nervo femoral lateral e, profundamente, com o nervo femoral.. Dispersa o Vento e o Frio Perverso;. Transforma a Umidade. Dor na cintura e nos testículos, odres e paralisia dos membros inferiores, lombalgia, artrite do joelho, urticária, fraqueza do músculo quadríceps.

15 15 a 25mm, perpendicularmente; inserir na borda externa do osso fêmur. Sensação local ou com irradiação para o joelho. E33 (YINSHI) Situa-se numa depressão a três tsun do ângulo lateral da base da patela, entre os músculos retofemoral e vasto lateral. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra pela margem do músculo retofemoral e atinge o músculo vasta lateral; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneo-femorais anterior e lateral e, profundamente, com o ramo muscular do nervo femoral. Artrite de joelho, paralisia e fraqueza de membro inferior, dor surda e lancinante da coxa, do joelho ou da perna, dores na face anterior da coxa. Associar com C-3 (Shaohai) nos casos de dor no coração com tremores da mão, e com VB-31 (Fenghi) nos casos de sensação de grande fraqueza das pernas. 10 a 30mm, inserção perpendicular. E34 (LIANGQIU) Situa-se a dois tsun proximal à vertical que passa no ângulo lateral da base da patela. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e a margem lateral do músculo retofemoral e penetra o músculo vasto lateral; relaciona-se superficialmente com os ramos cutâneos do nervo cutâneo-femoral lateral e, profundamente, com os ramos musculares do nervo cutâneo-femoral anterior e lateral.. É o ponto Xi do Canal de Energia do Estômago.. Estimular o ponto nos casos de distúrbios de circulação de Energia do Estômago provocados pela parada de circulação energética.. Fortalece e circula o Qi do Estômago;. Harmoniza o Qi Mediano;. Dispersa o Vento perverso;. Promove a limpeza do Canal de Energia Yang Ming. Gastralgia, gastrite, diarréia, dores abdominais, dores de joelho, mastite, afecções do joelho e das partes moles adjacentes. 10 a 15mm, perpendicularmente. Sensação local ou com irradiação para o joelho.

16 E35 (DUBAI) Com o joelho fletido, o ponto situa-se numa depressão lateral ao ápice da patela, ao lado do ligamento rotuliano. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o retináculo lateral da patela e atinge a bolsa infrapatelar; relaciona-se superficialmente com o ramo infrapatelar do nervo safeno, os ramos do nervo cutâneo-femoral lateral e, profundamente, com os ramos do nervo fibular comum.. Fortalece o Qi do joelho;. Dispersa o Vento e o Calor Perverso;. Faz a limpeza do Calor. Artrite de joelho, dores de Joelho com hipoestesia. 12 a 25mm, inserção oblíqua interna ou externa; inserção horizontal, unindo-o ao ponto M-MI-16 (Xiyan). E36 (ZUSANLI) Situa-se a três tsun distal ao E-35 (Dubai) e a um tsun lateral à margem anterior da tíbia, entre os músculos tibial anterior e extensor comum dos dedos. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo tibial anterior e atinge a região intertibiofibular; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo cutâneo-sural lateral e do nervo safeno e, profundamente, com o nervo fibular profundo.. Ponto Ho do Canal de Energia do Estômago correspondente ao Movimento Terra; ponto que apresenta a máxima concentração de Energia Terra no Canal de Energia do Estômago;. Estimular este ponto quando o doente sente uma dor que vai do joelho para a panturrilha, com a sensação de estar a perna quebrada;. Estimular este ponto para dispersar a Energia Perversa da parte média do corpo;. Estimular este ponto nas afecções energéticas do Estômago, com o abdome distendido; dores no Estômago e no Coração; quando se tem a impressão de que os membros superiores e inferiores perderam a sua ligação,. Nas afecções crônicas das articulações, devido à Umidade, deve-se aquecer as agulhas e estimular o E-36 (Zusanli);. Quando há Plenitude ou Vazio de Qi, excesso de Yin ou Yang, deve-se sempre estimular o E-36 (Zusanli), tonificando-o ou dispersando-o,. Quando há sintomas Yin no interior do corpo, deve-se tonificar o ponto E-36 (Zusanli);. O ponto E-36 (Zusanli) é o ponto de difusão de Qi para o Baixo do corpo, enquanto que o E-30 (Qichong) o é par o Alto;. Nos distúrbios do Intestino Grosso e do Estômago, deve-se estimular os pontos da Bexiga e do Estômago; se não há resultado, deve-se estimular o E-36 (Zusanli);. Nos distúrbios de Wei Qi, deve-se dispersar a Energia estagnada do E-36 (Zusanli) o mais rápido possível;. Estimular este ponto em todas as afecções do Intestino Grosso, tonificando-o se há Vazio de Qi, ou dispersando a Energia estagnada, se há Plenitude de Qi;. Quando o doente apresenta borborigmos, com sensação de que a Energia acomete a parte alta do corpo, com dificuldade respiratória, isto significa que a Energia Perversa penetrou o Intestino Grosso. Neste caso, deve-se estimular os pontos VC-6 (Qihai), E-37 (Shangjuxu) e E-36 (Zusanli). Em resumo, é um ponto extremamente importante que pode se utilizado só ou associado a outros pontos de Acupuntura nas afecções do Estômago, distensão e dores abdominais, distúrbios digestivos, dificuldade de

17 urinar, afecções oculares, todas as afecções do sistema nervoso, hipertensão arterial. Enfim, é um ponto regulador geral de Energia.. Regula, harmoniza e fortalece o Qi Mediano (Baço/Pâncreas/Estômago);. Tonifica o Qi Nutrição, o Qi e o sangue;. Regula e umedece os Intestinos;. Harmoniza e tonifica o Qi do Pulmão;. Tonifica o Qi dos Rins e do Yuan Qi;. Tonifica o Wei Qi, restaura o Yang Qi e forma o Jin Ye;. Faz circular o Qi e o sangue;. Aumenta a Energia Essencial;. Redireciona o Qi em tumulto;. Transforma a Umidade e a Umidade-Calor;. Drena a Umidade e a Umidade-Frio;. Dispersa o Vento e o Frio. Gastrites aguda e crônica, úlceras gástrica e duodenal, enterites aguda e crônica, pancreatite aguda, indigestão, gastralgia, hemiplegia, estado de choque, fraqueza geral, anemia, alergia, hipotensão, icterícia, convulsão, asma, enurese, neurastenia, afecções do sistema reprodutor, dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade de urinar, epilepsia, palpitação, estupor, depressão e mania, gritos histéricos. 25 a 40mm, perpendicularmente; inserção oblíqua e para baixo. Sensação local que se irradia para o dorso do pé. E37 (SHANGJUXU) Situa-se a seis tsun distal ao E-35 (Dubai) ou a três tsun distal ao E-36 (Zusanli), sobre a mesma vertical. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo tibial anterior e atinge a região intertibiofibular; relaciona-se superficialmente com os ramos do nervo cutâneo-sural lateral e, profundamente, com os ramos musculares do nervo fibular profundo.. É o ponto Ho do Canal de Energia do Intestino Grosso (ponto de União Inferior) que deve ser estimulado em todas as afecções do Intestino Grosso. Além disso, faz descer a Energia do Alto para o Baixo.. Segundo Nei Ching, este ponto forma com o B-11 (Dazhu) e o E-39 (Xiajuxu) o mar dos 12 Canais de Energia.. Regula o Qi do Baço/Pâncreas;. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Faz circular o Qi dos Intestinos e dos Canais de Energia do Estômago e do Baço/Pâncreas;. Dispersa a estagnação de Qi das Vísceras;. Transforma a Umidade-Calor dos Intestinos;. Elimina a estagnação e os acúmulos de alimentos. Dores abdominais, distensão abdominal, diarréia, hemiplegia, paralisia de membros inferiores, apendicite, enterite, disenteria, gastrite, indigestão. 25 a 40mm, inserção perpendicular ou oblíqua para baixo.

18 E38 (TIAOKOU) Situa-se a dois tsun distal ao E-37 (Shangjuxu). A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular subcutâneo e o músculo tibial anterior e atinge o espaço intertibiofibular; se inserida mais profundamente, penetra o músculo sóleo; relaciona-se superficialmente com o nervo sural lateral e, profundamente, com os ramos musculares do nervo fibular profundo.. Harmoniza e tonifica o Qi do Baço/Pâncreas e do Estômago;. Faz circular o Qi dos Intestinos;. Ativa a circulação do Sangue;. Relaxa o Qi dos tendões e dos músculos;. Dispersa o Vento e o Frio. Paralisia ou dores dos membros inferiores, gastralgia, artrite de joelho, enterite, periartrite de ombro. 20 a 40mm, inserção perpendicular. E39 (XIAJUXU) Situa-se a seis tsun distal ao E-36 (Zusanli). A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre o músculo tibial anterior e o músculo extensor longo dos dedos e atinge o músculo extensor longo do hálux; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo-sural lateral e, profundamente, com o ramo muscular do nervo fibular profundo.. É o ponto Ho do Intestino Delgado, que é o ponto de União Inferior. É também um dos pontos de Acupuntura que faz descer a Energia;. Quando ocorre um calor muito forte no dedo anular e no dedo auricular, significa que o Canal de Energia do Intestino Delgado está afetado pelo Calor; deve-se estimular o ponto E-39 (Xiajuxu).. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Dispersa a Mucosidade e transforma a Umidade-Calor;. Redireciona o Qi em tumulto para baixo. Enterites aguda e crônica, paralisia do membro inferior, dores abdominais, hepatite, em todas as afecções do Intestino Delgado. 10 a 20mm, inserção perpendicular ou oblíqua para baixo. E40 (FENGLONG) Situa-se a oito tsun distal à interlinha do joelho e a um tsun lateral ao do E-38 (Tiaokou). Este ponto situa-se a meia distância entre a interlinha do tornozelo e do joelho.

19 A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre o músculo fibular longo e o músculo fibular curto e atinge o espaço intertibiofibular; relaciona-se superficialmente com o nervo cutâneo-sural lateral e, profundamente, com os ramos do nervo fibular superficial. Característica. Ponto Luo do Canal de Energia Principal do Estômago de onde parte o Canal de Energia Luo Transversal para o BP-3 (Taibai) para fazer a união externa do Estômago com o Baço/Pâncreas.. Harmoniza o Qi do Estômago e fortalece o Qi do Baço/Pâncreas;. Acalma o Shen e transforma a Mucosidade do Coração;. Faz limpeza do Calor do Estômago e do Calor Perverso;. Transforma e dissolve a Umidade, a Umidade-Calor, a Mucosidade;. Drena a Umidade e a Umidade-Frio. Tosse com catarro abundante, hemicrania, sensação de peso na cabeça, vertigem, tontura, asma, dispnéia, choro e riso histérico, depressão e mania, epilepsia. 15 a 30mm, inserção perpendicular, junto ao osso da tíbia. Sensação sentida no local e que se irradia para a coxa e face lateral do tornozelo. E41 (JIEXI) Situa-se na prega dorsal transversal do tornozelo, entre o tendão extensor comum dos dedos e o tendão extensor próprio do hálux. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra os tendões dos músculos extensor longo do hálux e extensores longos dos dedos e atinge a cápsula articular tibiotársica; relaciona-se superficialmente com o nervo fibular superficial e, profundamente, com o nervo fibular profundo.. Ponto King do Canal de Energia Principal do Estômago correspondente ao Movimento Fogo;. Ponto de tonificação do Canal de Energia do Estômago.. Harmoniza as funções energéticas do Estômago e dos Intestinos;. Fortalece o Qi do Baço/Pâncreas;. Acalma o Shen e clareia a mente;. Tonifica o Qi dos tendões e dos músculos;. Dispersa a Umidade e o Vento;. Faz a limpeza do Calor do Estômago. Cefaléia, nefrite, vertigem, enterites, convulsões, edema de face, dores e inchaço do tornozelo e dos pés, doenças oculares, depressão, palpitações, estupor. 8 a 12mm, inserção perpendicular para a articulação do tornozelo, e, depois, para cada lado do tornozelo, de 20 a 25mm. E42 (CHONGYANG) Situa-se a um e meio tsun distal ao E-41, sobre o ponto mais alto do dorso do pé, onde se palpa a artéria pediosa.

20 A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido subcutâneo e penetra entre o lado medial do tendão do músculo fibular longo e o tendão do músculo fibular curto do hálux; relaciona-se superficialmente com os ramos dorsais e, profundamente, com os ramos do nervo fibular superficial.. Ponto Iunn do Canal de Energia Principal do Estômago que recebe o Canal de Energia Luo Transversal do Canal de Energia do Baço/Pâncreas, ocorrendo a ligação Ying/Yang;. Ponto correspondente ao Movimento Madeira;. Ponto Fonte do Canal de Energia do Estômago.. Fortalece o Qi do Baço/Pâncreas e do Estômago;. Acalma o Shen;. Harmoniza a circulação de Qi dos Canais de Energia Luo;. Dispersa a Umidade e o Vento Perverso;. Faz a limpeza do Calor do Estômago e do Calor Perverso. Edema de face, cefaléias, paralisia facial, odontalgia, paralisia e fraqueza do pé ou do braço, epilepsia, gengivite, dor e inflamação do dorso do pé, febre, insanidade mental, depressão e mania. 5 a 8mm, inserção perpendicular; evitar a artéria pediosa. E43 (XIANGU) Situa-se numa reentrância que se acha entre a junção dos 2º e 3º metatarsianos. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetra entre os tendões dos extensores longos dos dedos e atinge o músculo interósseo entre os 2º e 3º ossos do metatarso; relaciona-se superficialmente com os ramos dorsais do nervo fibular superficial do pé e, profundamente, com os ramos musculares do nervo plantar lateral. Característica. Ponto Iu do Canal de Energia do Estômago correspondente ao Movimento Madeira.. Harmoniza o Qi do Estômago;. Transforma a Umidade;. Dispersa o Vento Perverso. Edema facial, edema generalizado, conjuntivite, borborigmos, diarréia, doença gotosa do pé, dor ou inchaço no dorso do pé, amigdalite, histeria. 8 a 10mm, inserção perpendicular. E44 (NEITING) Situa-se numa reentrância entre as cabeças dos 2º e 3º metacarpianos.

21 A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e penetra entre os músculos interósseos dos 2º e 3º ossos metatarsos; relaciona-se com o ramo lateral do nervo cutâneo dorsal medial na sua divisão em nervo digital dorsal do nervo fibular superficial. Característica. Ponto Iong do Canal de Energia do Estômago correspondente ao Movimento Água; por conseguinte, tem o efeito de fazer reduzir o Calor (inflamação) nas afecções, devido à Umidade-Calor (urticária, inchaço, edema...).. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Faz circular o Qi dos Estômagos;. Dissipa a estagnação de Qi do Yang Ming;. Transforma a Umidade- Calor;. Dissipa o Vento-Calor;. Faz a limpeza do Calor do Estômago e do Calor-Perverso;. Refresca o Calor do Yang Ming. Odontalgia, epistaxe, distensão abdominal, diarréia, contraturas de membros inferiores, edema de face, trigemealgia, amigdalite, gastralgia, enterites aguda e crônica, dor nos olhos, conjuntivite, prurido nos olhos, paralisia de lábios, aftas. 8 a 12mm, inserção perpendicular. E45 (LIDUI) Situa-se na margem ungueal do 2º dedo do pé. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o periósteo; relaciona-se com o nervo digital dorsal proveniente do nervo fibular superficial.. Ponto Ting do Canal de Energia do Estômago;. Ponto Dispersão do Canal de Energia do Estômago;. Ponto de onde partem o Canal de Energia Tendino-Muscular do Estômago e um pequeno Canal de Energias Secundário para o Baço/Pâncreas;. É o ponto correspondente ao Movimento Metal do Canal de Energia do Estômago. Como o Qi do Metal produz o Qi da Água, este ponto é utilizado nas afecções devidas ao Calor que vai para o Alto do corpo. Este ponto de Acupuntura dirige o Calor para a parte baixa do corpo.. Harmoniza o Qi do Estômago e dos Intestinos;. Acalma o Shen;. Elimina o Calor e a Umidade;. Dispersa o Calor Perverso do Yang Ming;. Reanima o estado de inconsciência. Alegria excessiva, insônia, edema generalizado, odontalgia, afecções febris, epilepsia, isquemia cerebral, amigdalite, hepatite, indigestão, neurastenia, sonolência, desmaio, depressão e mania. 2mm, inserção perpendicular; utilizar agulha triangular para a sangria.

MERIDIANO ESTÔMAGO. Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS

MERIDIANO ESTÔMAGO. Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS MERIDIANO ESTÔMAGO 1 MERIDIANO DO ESTÔMAGO Elemento-Terra Horário-7:00 às 9:00hs. Estação-5ªEstação Nível Energético: Yang Ming E45-IG1 2 RELÓGIO BIOLÓGICO 3 4 5 6 O Estômago é um dos órgãos mais sujeitos

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux.

FÍGADO F1 (DADUN) Localização Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. FÍGADO FÍGADO F1 (DADUN) Situa-se na margem ungueal lateral do hálux. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o plexo vascular nervoso; relaciona-se com o ramo digital

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos chamavam: Via Luminosa 2 Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador.

INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Localização Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. INTESTINO GROSSO IG1 (SHANGYANG) Situa-se na margem ungueal radial do dedo indicador. Após atravessar a pele e o tecido celular subcutâneo, a agulha relaciona-se com os ramos do nervo digital dorsal do

Leia mais

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai

Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS. Vaso Concepção 21/8/2011. Oito Canais Extraordinários. Ren Mai. Ren Mai Meridiano Ren Mai e Du Mai MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS Carolina C. T. Haddad Unesp-Botucatu Ivas Member Estudo e Localização dos Acupontos em Pequenos Animais Oito Canais Extraordinários Vaso Concepção

Leia mais

Meridiano. Triplo Aquecedor

Meridiano. Triplo Aquecedor Meridiano Triplo Aquecedor Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Triplo Aquecedor 2 Triplo Aquecedor Elemento: Fogo (Ministerial) Estação: Verão Horário: 21 às 23h

Leia mais

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão.

TA1 (Guanchong) TRIPLO AQUECEDOR. Localização Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. TRIPLO AQUECEDOR TA1 (Guanchong) Situa-se na margem ungueal ulnar do 4º dedo da mão. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo e atinge o tecido vasculo-nervoso; relaciona-se

Leia mais

Meridianos Extraordinários

Meridianos Extraordinários Meridianos Extraordinários Professor: José Rikio Dias Suzuki Considerações Gerais Sobre Meridianos Considerações a Respeito dos Meridianos. Durante a gestação, no período fetal o Qi dos Zang Fu, que tem

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 INTRODUÇÃO Os Canais de Energia Tendino-Musculares são os Canais de Energia Secundários grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam

Leia mais

Meridianos Extraordinários

Meridianos Extraordinários Considerações Gerais Sobre Meridianos Meridianos Extraordinários Professor: José Rikio Dias Suzuki Considerações a Respeito dos Meridianos. Durante a gestação, no período fetal o Qi dos Zang Fu, que tem

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CANAIS DE ENERGIA EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) 1 São as primeiras formações Arcaicas que aparecem

Leia mais

Meridiano. Circulação e Sexualidade

Meridiano. Circulação e Sexualidade Meridiano Circulação e Sexualidade Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Circulação e Sexualidade O Pericárdio não representa um órgão, mas sim uma função reguladora

Leia mais

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu;

Histórico. Técnica Moderna/ ; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Técnica Moderna/1965 1975; Origem Chinesa Hospital de Xangai; Desenvolvida pelo Dr. Xin Shu Chang ou Zhang Xinshu; Histórico Utilizou a técnica inicialmente para patologias neurológicas - Hemiplegia

Leia mais

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura

Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Direção: Prof. Dr. Ysao Yamamura Patologia do Canal de Energia do Fei (Pulmão) Patologia nasal: rinite, obstrução, polipose, anosmia Ombralgia anterior Dificuldades nos movimentos de adução e rotação interna no ombro Amigdalite Adenite

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes

Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos. Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Fisiologia dos meridianos e pontos energéticos Profa. Alessandra Barone Prof. Archangelo P. Fernandes Meridianos Meridianos São canais energéticos do corpo conhecidos como Jing Luo (( 经络 ) Apresentam trajetos

Leia mais

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI)

VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com VASOS EXTRAORDINÁRIOS (QI JING BA MAI) QI Extraordinários ; JING Canal ; BA Oito ; MAI Vaso. 1

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR

VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VESÍCULA BILIAR VESICULA BILIAR VB1 (TONGZILIAO) Situa-se a meio tsun lateral ao canto externo do olho; fechar os olhos do paciente para localizar o ponto. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Os Vasos Maravilhosos diferem dos meridianos principais em algumas características:

Vasos Maravilhosos. Os Vasos Maravilhosos diferem dos meridianos principais em algumas características: Vasos Maravilhosos Os Vasos Maravilhosos ou Meridianos Extraordinários, como também são conhecidos, ocorrem em número de oito, sendo 4 de natureza YIN e 4 de natureza YANG. Eles originam-se no Rim (SHEN)

Leia mais

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao

Instituto Quallitas. Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura. Carolina C. T. Haddad. Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao Aula de Localização e Estudo de Pontos de Acupuntura Carolina C. T. Haddad Meridiano do Triplo Aquecedor Sanjiao O TA influencia separadamente com suas três partes termoregulando o organismo; Controla:

Leia mais

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado

ANAMNESE ACUPUNTURA. OLHOS: ü Com brilho: Mente e Jing saudáveis ü Sem brilho: Mente afetada e Jing debilitado ANAMNESE ACUPUNTURA FACE: ü Clara e úmida: Qi do Estômago intacto (independe da cor) ü Opaca e seca: Qi do Estômago exaurido (independe da cor) ü Cor verde: Padrão de Fígado; Vento Interior; Vento exterior;

Leia mais

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Efeitos terapêuticos dos acupontos LOCAL EMPÍRICOS REMOTO OU DISTANTE Maria Luisa de Cápua PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Grupos de Pontos de Ações Especiais Pontos de Assentimento

Leia mais

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS

ACUPUNTURA PARA ANIMAIS ACUPUNTURA PARA ANIMAIS Ft. Regina Stabile Bacchi RSB MTC PARA ANIMAIS 75% dos casos em MTC veterinária são de origem músculo esqueléticas. Ex: Espondilopatias degenerativas; Artrites; Artroses; Traumas

Leia mais

Autor: Adenilton Santana TERAPEUTA HOLÍSTICO

Autor: Adenilton Santana TERAPEUTA HOLÍSTICO Autor: Adenilton Santana TERAPEUTA HOLÍSTICO 01 - Aviso Legal 06 02 Os Meridianos e a Acupuntura 07 03 Meridianos Principais 08 04 Os Pontos de Comando 09 05 Meridiano dos Pulmões 11 06 Meridiano do Intestino

Leia mais

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal.

PC1 (TIANCHI) PERICÁRDIO. Localização Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. PERICÁRDIO PC1 (TIANCHI) Situa-se a um tsun lateral ao mamilo, no 4º espaço intercostal. A agulha de Acupuntura atravessa a pele e o tecido celular subcutâneo, penetre o músculo peitoral maior e atinge

Leia mais

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista)

VASOS LO. Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) VASOS LO Alberto Bastos (fisioterapeuta-acupunturista) Total de 16 vasos: - Um para cada meridiano principal; - Um para o Vaso Governador (Du Mai); - Um para o Vaso Concepção(Ren Mai); - Grande Lo do Baço

Leia mais

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER.

CROMOPUNTURA - RYODORAKU MAPA E SINTOMAS. PARTE 3 de 4. Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER. MAPA E SINTOMAS PARTE 3 de 4 Compilação e desenvolvimento por Serrano Neves EBOOK LIBERLIBER Maio de 2015 USO NÃO COMERCIAL SERRANO NEVES - 1 PARTE 1 de 4 DIAGNÓSTICO RYODORAKU - Estudo para aplicação

Leia mais

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé.

Localização Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. RIM 1 RIM 2 3 R1 (YONGQUAN) Situa-se no meio da planta do pé, na altura correspondente à articulação metatarsofalangiana dos 2º e 3º dedos do pé. A agulha de Acupuntura atravessa a pele, o tecido celular

Leia mais

OSSOS DO MEMBRO INFERIOR

OSSOS DO MEMBRO INFERIOR OSSOS DO MEMBRO INFERIOR ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIOR Articulação SacroiIíaca: Ligamento sacrotuberal Lig. sacroespinal Lig. Sacroilíacos post. e ant. Lig. Sacroilíacos interósseos Articulação

Leia mais

67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO

67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO MERIDIANO DA BEXIGA 67 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO B1 NA FACE, NA DEPRESSÃO LIGEIRAMENTE ACIMA DO ÂNGULO INTERNO DA FENDA PALPEBRAL B2 NA FACE, NA EXTREMIDADE MEDIAL DA SOMBRANCELHA, NA LINHA DE B1

Leia mais

Renato Fleury Cardoso

Renato Fleury Cardoso Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com Tipos: Os Meridianos LO (transversais e longitudinais) têm por função realizar a transferência de energia entre meridianos acoplados. Os LO transversais fazem

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES.

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) JING JIN CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. 1 MORFOLOGIA DOS JING JIN: Fazem parte da Superfície do corpo (Meio Externo); Não

Leia mais

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana

Nome RA. Introdução ao Estudo da Anatomia Humana Introdução ao Estudo da Anatomia Humana 1) È um dos fatores gerais de variação anatômica 2) Segmento do membro inferior 3) Plano de secção que divide o corpo em duas porções laterais exatamente iguais

Leia mais

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53.

Sumário. 2 Cabeça e Pescoço Anatomia Geral VII. 2.1 Crânio Aparelho Mastigatório e Músculos da Cabeça 53. VII Sumário 1 Anatomia Geral 2 Cabeça e Pescoço 19 Posição dos Órgãos Internos, Pontos de Palpação e Linhas Regionais 2 Planos de Secção e Termos de Direção do Corpo 4 Osteologia 6 Esqueleto do Corpo Humano

Leia mais

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES

los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES los DOIS MODELOS PATOLÓGICOS MAIS FREQUENTES 1 - O modelo patológico de Fogo aumentado A função fogo, aumentado, estimula a madeira e a terra e inibe o metal e a água. Os sintomas de hiperfunção termogénica

Leia mais

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras Animais

Instituto Quallitas. Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura. Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras Animais Instituto Quallitas Estudo e Localização de Pontos e Meridianos de Acupuntura Meridiano do Vaso Governador e Vaso Concepção e Pontos Extras em Pequenos Animais Dezembro/ 2009 MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS

Leia mais

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC

TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC TÉCNICAS TERAPÊUTICAS DA MTC UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE COSMETOLOGIA E ESTÉTICA UA: REFLEXO, GEO, MTC PROF.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Prof.ª Daniella Koch de Carvalho AURICULOTERAPIA

Leia mais

Curso de Auriculoterapia

Curso de Auriculoterapia Curso de Auriculoterapia MÓDULO III Atenção: O material deste módulo está disponível apenas como parâmetro de estudos para este Programa de Educação Continuada, é proibida qualquer forma de comercialização

Leia mais

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges

Parede abdominal Ântero-lateral. Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Parede abdominal Ântero-lateral Anatomia Aplicada a Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Abdome A parte do tronco entre o tórax e a pelve, possui paredes musculotendíneas, exceto posteriormente onde a

Leia mais

TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA TÉCNICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO AURICULOTERAPIA: CONCEITO INDICAÇÕES CONTRA-INDICAÇÕES

Leia mais

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos

Fatores Patogênicos Externos Os Fatores Climáticos Os Fatores Climáticos: Vento, Frio, Calor, Umidade Secura, Fogo O Vento: O Vento como líder dos fatores climáticos. (Passagem da Medicina Magico Ritualística para a Medicina Clássica) Yi Jing Vento: O

Leia mais

ANATOMIA APLICADA. Roteiro de Dissecação do Abdome. 1- Região Abdominal Ventral

ANATOMIA APLICADA. Roteiro de Dissecação do Abdome. 1- Região Abdominal Ventral ANATOMIA APLICADA Roteiro de Dissecação do Abdome 1- Região Abdominal Ventral O abdômen é constituído por três regiões: região xifóidea ou abdominal cranial, é delimitada pelo arco costal cranialmente.

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA CARDIOVASCULAR Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Artérias Como as artérias participam ativamente da circulação sanguínea, suas paredes devem possuir certa flexibilidade

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO!

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO X PONTOS MO (VENTRAIS) PONTOS ARAUTOS/ALAMARME COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA PARA

Leia mais

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão

Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas. Enxaqueca Depressão Hipertensão Chai Hu - 柴胡 E doenças modernas Enxaqueca Depressão Hipertensão 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Classificada como Picante e fresca que resolve superfície 柴胡 Chai Hu Radix Bupleuri Natureza: Fresca Sabor: Amarga

Leia mais

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar?

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar? Acupuntura em Eqüinos Acupuntura Introdução Jean Joaquim DVM, Ms, Dr. Bioethicus FMVZ Unesp - Botucatu Introdução Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Introdução a AP Equina Como tratar? Qual

Leia mais

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia

Reflexologia Podal. Conceito de Reflexologia Reflexologia Podal Professor: José Rikio Dias Suzuki Conceito de Reflexologia Terapia baseada em estímulos realizados por pressão digital em pontos localizados em determinadas áreas do corpo, afim de obter

Leia mais

SISTEMA LOCOMOTOR 15/02/2011. Crânio. Composição óssea CABEÇA E PESCOÇO

SISTEMA LOCOMOTOR 15/02/2011. Crânio. Composição óssea CABEÇA E PESCOÇO SISTEMA LOCOMOTOR CABEÇA E PESCOÇO Crânio O crânio forma uma caixa óssea que tem a função primordial de abrigar e proteger o encéfalo. Outras funções importantes como: possui cavidades para órgãos da sensibilidade

Leia mais

Meridiano. Intestino Grosso

Meridiano. Intestino Grosso Meridiano Intestino Grosso Profª.: Ana Carolina Santana acsm.santana@gmail.com @acupunturacarolsantana 1 Intestino Grosso 2 Intestino Grosso Elemento: Metal Estação: Outono Horário: 05 às 07h Trajeto:

Leia mais

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano

Anatomia Geral. http://d-nb.info/1058614592. 1 Filogênese e Ontogênese Humanas. 5 Músculos. 6 Vasos. 2 Visão Geral do Corpo Humano Anatomia Geral 1 Filogênese e Ontogênese Humanas 1.1 Filogênese Humana 2 1.2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos

Leia mais

MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015

MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA. Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015 MODELO ANATÓMICO ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA Auzoux, Paris- 1853 José António nio Esperança a Pina (MD; PhD) Maria Alexandre Bettencourt Pires (MD; PhD) Lisboa -2015 1. ANATOMIA HUMANA DA LOCOMOÇÃO

Leia mais

Músculo Origem Inserção Inervação Ação

Músculo Origem Inserção Inervação Ação Músculos Toracoapendiculares Anteriores Músculo Origem Inserção Inervação Ação Peitoral Maior Porção clavicular: Face anterior da metade anterior da clavícula; Porção esternocostal: face anterior do esterno

Leia mais

Introdução. 1 Tórax. 2 Abdome. 3 Pelve e Períneo. 4 Dorso. 5 Membro Inferior. 6 Membro Superior. 7 Cabeça. 8 Pescoço. 9 Nervos Cranianos

Introdução. 1 Tórax. 2 Abdome. 3 Pelve e Períneo. 4 Dorso. 5 Membro Inferior. 6 Membro Superior. 7 Cabeça. 8 Pescoço. 9 Nervos Cranianos Introdução 1 Tórax 2 Abdome 3 Pelve e Períneo 4 Dorso 5 Membro Inferior 6 Membro Superior 7 Cabeça 8 Pescoço 9 Nervos Cranianos Sumário Introdução à Anatomia Orientada para a Clínica, 1 MÉTODOS PARA O

Leia mais

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório

Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro. Sistema Circulatório Centro Universitário Maurício de Nassau Prof. Douglas Monteiro Sistema Circulatório Coração Conceito: É um órgão muscular central do aparelho circulatório, que funciona como uma bomba dupla de sucção e

Leia mais

Sistema Esquelético: Ossos. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça

Sistema Esquelético: Ossos. Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Sistema Esquelético: Ossos Prof a. Deise Maria Furtado de Mendonça Conceito de Esqueleto Conjunto de ossos e cartilagens que se interligam para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias

Leia mais

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012. Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA EBRAMEC- SP julho/2012 Palestra: ACUPUNTURA DO BALANCEAMENTO Prof. Silvia Ferreira Método desenvolvido pelo prof Wang Wen Yuan, da província de Shandong China.

Leia mais

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos

ANATOMIA. SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3. Profª. Tatianeda Silva Campos ANATOMIA SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO Aula 3 Profª. Tatianeda Silva Campos Ossos da coluna vertebral coluna vertebral = eixo do esqueleto e sustentação do corpo. É formada pela superposição de 33 vértebras:

Leia mais

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA.

Tabelas de Exames RESSONÂNCIA. RESSONÂNCIA 41101014 RM - Crânio (encéfalo) 41101022 RM - Sela túrcica (hipófise) 41101030 RM - Base do crânio 41101057 Perfusão cerebral por RM 41101065 Espectroscopia por RM 41101073 RM - Órbita bilateral

Leia mais

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS

TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS TABELA DE PREÇOS DESCRIÇÃO PARTICULAR PART. C/ DESCONTO SINDSPAR OBSERVAÇÃO DENSITOMETRIA ÓSSEA, CARDIOLÓGICOS E NEUROLÓGICOS ECODOPPLERCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO R$ 250,00 R$ 220,00 R$ 180,00 ELETROCARDIOGRAMA

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

Elemento - Terra Horário - 7:00 às 9:00 hs. Estação 5ª. Estação Nível Energético: Yang Ming da perna MERIDIANO DO ESTÔMAGO É o primeiro órgão a receber os alimentos e a iniciar o processo da digestão decompondo-os

Leia mais

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades

Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Músculos da face Não estão fixados pela parte óssea nas duas extremidades Uma fixação é no esqueleto e outra na parte mais profunda da Pele Podem movimentar a pele do couro cabeludo e da face modificando

Leia mais

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero

escápula e clavícula. Peitoral maior Clavícula, úmero, Adução do úmero Músculo Ligações Movimentos Esternocleidomastóideo Esterno, clavícula, Flexão, flexão lateral e rotação da processo mastóide cabeça Trapézio Osso occipital, apófises Extensão e flexão lateral da espinhosas

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: terceiro mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o terceiro mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular

Anatomia Humana Módulo 02 Conceitos Gerais do Sistema Osteomioarticular Anatomia Humana 1 Profª Fabíola Claudia Henrique da Costa Parte 01 Osteologia Partedaanatomiaque estuda o esqueleto, o qual é constituído por ossos e cartilagens. 1 Axial Ossos da cabeça, pescoço e tronco

Leia mais

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA INTRODUÇÃO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PROFESSOR MARCOS LISBOA NEVES 2014 A MTC tem o inicio da sua história datada em períodos anteriores a 4.000 a.c. A base de seus conceitos está descrita no Livro

Leia mais

Músculos da Cabeça e Pescoço

Músculos da Cabeça e Pescoço UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Ciências Biomédicas Departamento de Anatomia Músculos da Cabeça e Pescoço Profa. Elen H. Miyabara elenm@usp.br Músculos da Cabeça e do Pescoço - Movimentam a cabeça

Leia mais

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao

AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO. INSTITUTO Long Tao AULA DE TRATAMENTO CORPORAL ESTÉTICO INSTITUTO Long Tao CELULITE (FIBRO-EDEMA GELÓIDE) NA VISÃO DA MTC, EXISTEM 2 CAUSAS : CELULITE POR ESTAGNAÇÃO DO Qì DO FÍGADO; CELULITE POR DEFICIÊNCIA DE Yáng DO BAÇO/RIM.

Leia mais

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares.

Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. ESQUELETO APENDICULAR INFERIOR OSTEOLOGIA DOS MEMBROS INFERIORES Os membros inferiores são formados por cinco segmentos ósseos, que apresentamos a seguir. Todos os ossos desses segmentos são pares. Cintura

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico

15/03/2016 ESQUELETO APENDICULAR OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR MEMBRO TORÁCICO. Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico ESQUELETO APENDICULAR Constituído por ossos dos membros torácico e pélvico OSTEOLOGIA DO ESQUELETO APENDICULAR Ombro - Escápula Braço - Úmero Antebraço Rádio e Ulna Joelho - Carpos Canela - Metacarpos

Leia mais

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças

Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças 1º ENCONTRO DOS DOCENTES APOSENTADOS ADUFSJ 18/10/2018 Qi Gong Terapêutico Bem Estar e Prevenção de Doenças Lúcia T. Silva Mairot Professora Pediatria / PIC Medicina Tradicional Chinesa Mestre Ensino em

Leia mais

Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS

Material produzido pelo professor: CARLOS RAMOS MERIDIANO 1 O Baço e pâncreas, na MTC são estruturas distintas, mas que energeticamente executam a mesma função, juntamente com o estômago, que completa a relação órgão - víscera. 2 3 Elemento: Terra.

Leia mais

Material produzido pelo professor: 1

Material produzido pelo professor: 1 Material produzido pelo professor: 1 Rim -Características Elemento: Água Meridiano: 27 pontos bilaterais Horário: 17:00 as 19:00 Estação: Inverno Acoplado: Bexiga R / B Maré Energética: B R CS 2 Rim -Características

Leia mais

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio

PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro Pulso macio OS PULSOS E AS FUNÇÕES PERTINENTES PULMÃO (Pulso das vias respiratórias - amídalas e laringe) Pulso grande e duro há inflamação, respiração dificultosa; 1 Pulso macio - pouco perceptível há atonia esgotamento

Leia mais

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer.

Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Séries diárias: quarto mês Neste vídeo, você vai aprender a sequência de posturas para o quarto mês. Antes de começar, faça dez ciclos de saudações ao sol para se aquecer. Isso vai melhorar a circulação

Leia mais

2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00

2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00 Procedimento VALOR 2ª VIA EXAME - RM/TC 120,00 2ª VIA EXAME - USG/DO 20,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR TC 2.500,00 BIOPSIA PERCUTANEA ORIENTADA POR US 420,00 CONTRASTE 70,00 DENSITOMETRIA - COLUNA

Leia mais

Prof. Sérvulo Luiz Borges. Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV

Prof. Sérvulo Luiz Borges. Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV Prof. Sérvulo Luiz Borges Profº da Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina III e Disciplina Anatomia Aplicada à Medicina IV Couro Cabeludo/Escalpo: - Camadas - Irrigação/Inervação - Músculos - Correlações

Leia mais

Músculos axiais. Profª Drª Natália Guimarães Barbosa

Músculos axiais. Profª Drª Natália Guimarães Barbosa Músculos axiais Profª Drª Natália Guimarães Barbosa nataliagbarbosa@gmail.com Músculos axiais 1. Músculos da cabeça 2. Músculos do pescoço 3. Músculos do dorso 4. Músculos do tórax 5. Músculos do abdômen

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior

ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior ROTEIRO DE ESTUDO Membro inferior NERVOS Os nervos que inervam o membro inferior originam-se do plexo lombar, situado no abdome, e do plexo sacral, situado na pelve. Plexo Lombar: Plexo Sacral: Nervos

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO Aula 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Músculos da cabeça e do pescoço responsáveis pelos traços do rosto e pela mímica, atuam na movimentação da cabeça e

Leia mais

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires

ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII. Prof.: Gustavo Martins Pires ANATOMIA RADIOLÓGICA DOS MMII Prof.: Gustavo Martins Pires OSSOS DO MEMBRO INFERIOR OSSOS DO MEMBRO INFERIOR Tem por principal função de locomoção e sustentação do peso. Os ossos do quadril, constituem

Leia mais

Sumário. Amostra. II Localização e Indicação Clínica dos Acupontos Auriculares... 17

Sumário. Amostra. II Localização e Indicação Clínica dos Acupontos Auriculares... 17 tra Am os Sumário Prefácio....................... 1 Glossário....................... 3 I Estruturas Anatômicas e Topográficas.. 5 Topografia parte anterior.......... 6 Topografia parte posterior.........

Leia mais

SÍNDROMES ENERGÉTICAS. Ki deficiente. Ki Abatido. Ki estagnante. Sangue deficiente

SÍNDROMES ENERGÉTICAS. Ki deficiente. Ki Abatido. Ki estagnante. Sangue deficiente SÍNDROMES ENERGÉTICAS A energia, o sangue e os Líquidos orgânicos são a base necessária ao funcionamento dos Zang -FU e o resultado de sua atividade. Os Zang Fu podem apresentar modificações patológicas

Leia mais

Músculos da Face CINESIOTERAPIA

Músculos da Face CINESIOTERAPIA Músculos da Face Os músculos da face ou músculos da expressão facial são subcutâneos. Eles movem a pele e mudam as expressões da face para transmitir ânimo, disposição. Estes músculos estão nas partes

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Renato Fleury Cardoso

Vasos Maravilhosos. Renato Fleury Cardoso Vasos Maravilhosos Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com Definição Os Vasos Maravilhosos representam um reservatório da energia ancestral que é distribuída pelo corpo através de oito vasos maravilhosos.

Leia mais

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso Acupuntura Abdominal Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com HISTÓRICO Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;

Leia mais

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro

MÚSCULOS DO OMBRO. Músculos do Ombro MÚSCULOS DO OMBRO Músculos do Ombro Deltóide Supra-espinhal Infra-espinhal Redondo Menor Redondo Maior Subescapular DELTÓIDE Ombro Inserção Proximal: 1/3 lateral da borda anterior da clavícula, acrômio

Leia mais

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit

Koryo. Desvantagens: Apesar das agulhas serem pequenas, são doloridas. Aplicação de um maior número de agulhas. A localização dos pontos deve ser feit Koryo o.vantagens: Fácil aplicação, manual ou c/ aplicador( simples ou automático). Não apresenta riscos Físicos. Acupuntura somente nas mãos. O Diagnóstico e Tratamento é muito mais simples que na Sistêmica,

Leia mais

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo.

Cecth. Este símbolo, de origem Taoísta, representa a dualidade presente em todas as coisas manifestadas no universo. Tratamento Do-in Contribuição de Administrador 03/12/2007 {mosloadposition 009} O Do-In é um dos métodos orientais de massagem, ou melhor, de automassagem, que, além de oferecer um diagnóstico, pode servir

Leia mais

Etiopatogenia e Fisiopatologia

Etiopatogenia e Fisiopatologia Etiopatogenia e Fisiopatologia Professor: José Rikio Dias suzuki Conceito Estudo das causas das doenças e dos mecanismos através dos quais os fatores patogênicos provocam as patologias. Na MTC, São causas

Leia mais