PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU)"

Transcrição

1 1 PONTOS FONTE (YUAN) PONTOS DE CONEXÃO (LO) PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) PONTOS DE ACÚMULO (XI) PONTOS DE REUNIÃO (HUI) 1- PONTOS FONTE (YUAN) Os pontos Fonte (YUAN), são pontos onde a energia essencial (YUANQI) dos órgãos flui ou é retida. Podem ser usados tanto no diagnóstico como no tratamento dos seus meridianos correspondentes. Eles recebem QI através dos vasos de conexão (LO) transversais, que partem do ponto de conexão (LO) do seu respectivo meridiano acoplado para o seu ponto Fonte (YUAN). Anormalidades podem ser observadas na pele sobre os pontos Fonte (YUAN) nas alterações do meridiano. Essas alterações incluem edema, vermelhidão, vasos sangüíneos congestionados (comum no TAIXI R3, que se manifestam como veias varicosas), depressão profunda ao redor do ponto (também comumente observada no R3), palidez, cor azulada ou pele muito flácida. O QI dos pontos Fonte (YUAN) origina-se do QI Original que está relacionado aos sistemas YIN e ao Rim (SHEN) em particular. Os pontos Fonte (YUAN) são portanto utilizados principalmente para tonificar os sistemas YIN. Em contraste, os pontos Fonte (YUAN) das sistemas YANG não apresentam uma função similar de tonificação dos sistemas YANG, da mesma forma que os pontos Fonte (YUAN) YIN tonificam os sistemas YIN. Os pontos Fonte (YUAN) YANG são principalmente utilizados nos padrões de Excesso para expelir os fatores patogênicos.

2 2 Por exemplo: - IG4 é utilizado para libertar o Exterior e expelir o Vento-Calor; - ID4 pode ser utilizado para movimentar o QI estagnado do Fígado (GAN) e interromper a dor na região dorsal; - B64 pode ser utilizado para expelir a Umidade-Calor do Aquecedor inferior (JIAO Inferior), - VB40 pode ser utilizado para a Estagnação do QI do Fígado (GAN); - E42 pode ser utilizado para expelir o Vento-Fio da face na paralisia facial; - O TA4 pode ser utilizado para eliminar o Calor da Vesícula Biliar (DAN) causando surdez. Ele pode ainda ser utilizado para tonificar o QI Original diretamente e ativar sua circulação nos Meridianos. Combinados com o ponto Fonte do Estômago (WEI), E42 e TA4 tonificam intensamente o QI e o QI Original. São eles: Pulmão (FEI) TAIYANG P9 Y Baço (PI) TAIBAI BP3 I Coração (XIN) SHENMEN C7 N Rim (SHEN) TAIXI R3 Pericárdio (XINBAO) DALING Pc7 Fígado (GAN) TAICHONG F3 Intestino Grosso (DACHANG) HEGU IG4 Y Estômago (WEI) CHONGYANG E42 A Intestino Delgado (XIAOCHANG) WANGU ID4 N Bexiga (PANGGUANG) JINGGU B64 G Triplo Aquecedor (SANJIAO) YANGCHI TA4 Vesícula Biliar (DAN) QIUXU VB40

3 2- PONTOS DE CONEXÃO (LO) 3 LO em chinês significa conexão ou passagem. Desse ponto partem conexões através dos vasos LO transversais que se dirigem para o ponto Fonte (YUAN) do meridiano acoplado, e vasos LO transversais que se dirigem cada um deles a uma única área específica do corpo relacionada ao meridiano principal. Existe um Meridiano de Conexão para cada um dos doze Meridianos Principais. Há duas vias de uso dos pontos de Conexão de acordo com as funções de cada uma das duas ramificações: O ponto de Conexão pode ser utilizado em conjunto com o ponto Fonte do seu Meridiano acoplado; ou pode ser utilizado em si próprio, de acordo com a sintomatologia dos Meridianos de Conexão em si mesmos. No último caso, devemos distinguir as condições de Vazio e Cheio do Meridiano de Conexão. Uso em Conjunto com os Pontos Fonte Uma vez que cada Meridiano de Conexão une-se com o seu Meridiano acoplado, (por exemplo, o Pulmão (FEI) une-se com o Intestino Grosso (DACHANG)), o ponto de Conexão pode tratar não somente o Meridiano ao qual pertence, mas também o seu Meridiano acoplado. Quando um ponto Fonte é utilizado para tonificar um dado Meridiano, o ponto LO do seu Meridiano acoplado pode ser utilizado para fortalecer o tratamento. O ponto de Conexão é dessa forma selecionado como um ponto secundário para reforçar a ação do ponto Fonte, escolhido como ponto principal para tratar o Meridiano primariamente afetado. Por exemplo, no caso de Deficiência do QI do Pulmão (FEI), devemos escolher o ponto Fonte do Meridiano do Pulmão (FEI), ou seja, P9 e reforçar sua ação por meio do uso do ponto de Conexão (LO) do seu Meridiano acoplado, ou seja, IG6. Esta técnica reflete no fato de que a sintomatologia de cada Meridiano de Conexão freqüentemente inclui sintomas do seu Meridiano acoplado.

4 Uso em si Próprio 4 O uso dos pontos de Conexão em si mesmos é baseado na sintomatologia do Cheio ou Vazio de cada Meridiano de Conexão. O SPIRITUAL AXIS diz no que Quando os Meridianos de Conexão são Cheios, podem ser observados, quando são Vazios, não podem. Nos padrões de Deficiência, os Meridianos de Conexão e suas ramificações são vazios de QI, de maneira que nada pode ser observado externamente em termos de cor, mas em casos crônicos severos, uma flacidez dos músculos pode ser observada. Nas condições de Excesso o ponto de Conexão deve ser sedado, e nas condições de Deficiência o ponto deve ser tonificado. Como os Meridianos de Conexão e suas ramificações são mais superficiais do que os Meridianos principais, os pontos de Conexão são freqüentemente utilizados para alterações superficiais dos Meridianos contrários às alterações internas, embora possam tratar as últimas também. Quando são utilizados para tratar alterações do Meridiano, os pontos de Conexão são freqüentemente selecionados do lado oposto da alteração, no Meridiano acoplado. Por exemplo, se há uma dor no ombro direito ao longo do Meridiano do Intestino Grosso (DACHANG) e alguns pontos locais sobre o Intestino Grosso (DACHANG) são utilizados sobre o lado direito, o LIEQUE P7 sobre o lado esquerdo pode ser adicionado para reforçar o tratamento. Os pontos LO são: Pulmão (FEI) LIEQUE P7 Y Baço (PI) GONGSUN BP4 I Coração (XIN) TONGLI C5 N Rim (SHEN) DAZHONG R4 Pericárdio (XINBAO) Fígado (GAN) Intestino Grosso (DACHANG) NEIGUAN Pc6 LIGOU F5 PIANLI IG6 Y Estômago (WEI) FENGLONG E40 A Intestino Delgado (XIAOCHANG) ZHIZHENG ID7 N Bexiga (PANGGUANG) FEIYANG B58 G Triplo Aquecedor (SANJIAO) WAIGUAN TA5 Vesícula Biliar (DAN) GUANGMING VB37

5 3- PONTOS DE TRANSPORTE POSTERIOR (BACK SHU) 5 Os pontos de Assentimento são particularmente importantes para o tratamento de patologias crônicas e, de fato, pode-se até dizer que a patologia crônica não pode ser tratada sem o uso destes pontos em algum momento durante o tratamento. eles transportam o QI para os Sistemas Internos. Cada ponto leva o nome do sistema correspondente. Por exemplo, XIN significa Coração e XINSHU é o ponto de Transporte Posterior para o Coração (XIN). Há um ponto de Transporte Posterior para cada sistema YIN e YANG. Eles são: Pulmão (FEI) FEISHU B13 Y Coração (XIN) XINSHU B15 I Baço (PI) PISHU B20 N Rim (SHEN) SHENSHU B23 Fígado (GAN) GANSHU B18 Pericárdio (XINBAO) JUEYINSHU B14 Intestino Grosso (DACHANG) DACHANGSHU B25 Y Intestino Delgado (XIAOCHANG) XÍAOCHANGSHU B27 A Estômago (WEI) WEISHU B21 N Bexiga (PANGGUANG) PANGGUANGSHU B28 G Triplo Aquecedor (SANJIAO) SANJIAOSHU B22 Vesícula Biliar (DAN) DANSHU B19 Os pontos de Transporte Posterior afetam os sistemas diretamente e são portanto utilizados nas patologias do Interior dos sistemas YIN ou YANG. Podem ser utilizados nas condições agudas ou crônicas, sendo mais freqüentes no tratamento das crônicas. Outra característica destes pontos consiste no fato de que são utilizados para afetar o órgão do sentido do sistema correspondente. Por exemplo, o GANSHU B18 é o ponto de Transporte Posterior do Fígado (GAN) e pode ser utilizado para as patologias oculares.

6 O ponto B23 deve ser utilizado em qualquer Deficiência do Rim (SHEN), particularmente do YANG do Rim (SHEN), já que o tonifica intensamente. 6 Os pontos de Transporte Posterior podem ser utilizados para dominar a rebelião do QI. Por exemplo: - WEISHU B21 pode ser utilizado para dominar a rebelião do Qi do Estômago (WEI) no caso de eructação, náusea ou vômito. - GANSHU B18 pode ser utilizado para movimentar o Qi estagnado do Fígado (GAN). - XINSHU B15 pode ser utilizado para eliminar o Fogo do Coração (XIN). - FEISHU B13 pode ser utilizado para estimular a dispersão e a descendência do QI do Pulmão (FEI). Os pontos de Transporte Posterior podem ser utilizados para propósitos diagnósticos, uma vez que tornam-se sensíveis sob pressão ou mesmo espontaneamente quando o sistema correspondente é afetado. Eles devem ser puncionados obliquamente em direção à linha média.

7 4- PONTOS DE COLETA FRONTAL (ALARME ou FRONT MU) 7 Os pontos de Alarme são em número de 12, todos localizados sobre o tórax ou abdome. O caractere chinês MU apresenta o significado de coleta, ou seja, os pontos onde o Qi dos sistemas relevantes coletam ou colhem. Estes pontos são utilizados tanto no diagnóstico como no tratamento. Eles são utilizados no diagnóstico porque tornam-se sensíveis, tanto sob pressão como espontaneamente, quando o seu sistema relevante é afetado. No tratamento, são utilizados para regularizar os Sistemas Internos tanto por meio da tonificação como da sedação. Os pontos de Alarme são de natureza YIN e são mais freqüentemente utilizados nas patologias agudas. A combinação dos pontos de Alarme (FRONT MU) com os pontos de Transporte Posterior (BACK SHU) aumenta os resultados terapêuticos e proporciona um tratamento muito eficiente. Os pontos de Alarme são: Pulmão (FEI) ZHONGFU P1 Y Baço (PI) ZHANGMEN F13 I Coração (XIN) JUQUE VC14 N Rim (SHEN) JINGMEN VB25 Pericárdio (XINBAO) SHANGZHONG VC17 Fígado (GAN) Intestino Grosso (DACHANG) QIMEN F14 TIANSHU E25 Y Estômago (WEI) ZHONGWAN VC12 A Intestino Delgado (XIAOCHANG) GUANYUAN VC4 N Bexiga (PANGGUANG) ZHONGJI VC3 G Triplo Aquecedor (SANJIAO) SHIMEN VC5 Vesícula Biliar (DAN) RIYUE VB24

8 Os principais usos terapêuticos destes pontos são: 8 P1 - Utilizado para tratar os padrões agudos de Excesso do Pulmão (FEI) e para eliminar o Calor do Pulmão (FEI); F13 - Utilizado para movimentar o QI do Fígado (GAN) quando esse estagnar no epigástrio ou no baixo abdome causando Deficiência do Baço (PI). Harmoniza o Fígado (GAN) e o Baço (PI). VC14 - Utilizado para tratar os padrões do Coração (XIN) com ansiedade para acalmar a Mente; VB25 - Utilizado nos padrões agudos de Excesso da Bexiga (PANGGUANG), para eliminar o Calor e a Umidade. VC17 - Utilizado para tonificar e/ou movimentar o QI no tórax; F14 - Utilizado para movimentar o QI do Fígado (GAN) quando esse estagnar no hipocôndrio. Harmoniza o Fígado (GAN) e o Estômago (WEI); E25 - Utilizado para regularizar os Intestinos (DACHANG e XÍAOCHANG) e interromper a diarréia e a dor. VC12 - Amplamente utilizado para tonificar o QI ou o YIN do Estômago (WEI) e o QI do Baço (PI) para resolver a Fleuma (TANYIN). VC4 - Utilizado para regularizar o Intestino Delgado (XIAOCHANG). Todavia, este ponto não é muito utilizado nessa posição já que apresenta muitas outras funções importantes tais como tonificar o Rim (SHEN) e o QI Original. VC3 - Utilizado nos padrões agudos de Excesso da Bexiga (PANGGUANG), tais como Calor-Umidade. VC5 - Utilizado nos padrões de Excesso do Aquecedor Inferior (JIAO Inferior), tais como Umidade-Calor se acumulando no Aquecedor Inferior (JIAO Inferior). VB24 - Utilizado para eliminar a Umidade-Calor da Vesícula Biliar (DAN) nos padrões agudos de Excesso do Fígado (GAN) e da Vesicula Biliar (DAN).

9 9 5- PONTOS DE ACÚMULO (XI) São os pontos onde o QI do Meridiano converge para o canal em caso de doença, sendo utilizados principalmente nos padrões agudos, especialmente quando há dor, sendo geralmente sedados. O QI dos Vasos Extraordinários acumula-se nestes pontos os quais os transformam em pontos particularmente poderosos para ativar o QI destes Vasos. Os pontos de Acúmulo (XI) são todos localizados entre os dedos das mãos/do pés e cotovelos/joelhos, com exceção do LIANGQIU E34. Os pontos de Acúmulo (XI) são: Pulmão (FEI) KONGZUI P6 Y Baço (PI) DIJI BP8 I Coração (XIN) YINXI C6 N Rim (SHEN) SHUIQUAN R5 Pericárdio (XINBAO) XIMEN PC4 Fígado (GAN) Intestino Grosso (DACHANG) ZHONGDU F6 WENLIU IG7 Y Estômago (WEI) LIANGQIU E34 A Intestino Delgado (XIAOCHANG) YANGLAO ID6 N Bexiga (PANGGUANG) JINMEN B63 G Triplo Aquecedor (SANJIAO) HUIZONG TA7 Vesícula Biliar (DAN) WAIQIU VB36

10 PONTOS DE REUNIÃO (HUI) 10 Os pontos de Reunião são aqueles que apresentam uma influência especial sobre determinados tecidos, sistemas, QI ou Sangue (XUE). O caracter chinês (HUI) que designa estes pontos significa unir ou encontrar, indicando que a energia dos tecidos se acumula nesses pontos específicos. Os pontos de Reunião são: Para os Sistemas YIN ZHANGMEN F13 Para os Sistemas YANG ZHONGWAN VC12 Para o QI SHANZHONG VC 17 Para o Sangue (XUE) GESHU B17 Para os Tendões YANGLINGQUAN VB34 Para as Artérias TAIYUAN P9 Para os Ossos DASHU B11 Para a Medula XUANZHONG VB39 Cada um destes pontos tem uma influência especial sobre os tecidos e sistemas correspondentes, das seguinte forma: F13 é utilizado para afetar todos os sistemas YIN, mas em particular o Baço (PI) de quem é o ponto de Coleta Frontal, sendo utilizado para a Deficiência do Baço (PI) especialmente se acompanhada de Estagnação do Qi do Fígado (GAN). VC12 é o ponto de alarme do Estômago (WEI) e é muito freqüentemente usado para tonificar o Estômago (WEI) e o Baço (PI) influenciando assim todos os sistemas YANG.

11 11 VC17 é o ponto de Alarme respiratório e é utilizado para tonificar o Pulmão (FEI) e o Coração (XIN), sendo freqüentemente combinado com outros pontos para tonificar o QI (de quem é o ponto mestre). Ele pode ser também utilizado para movimentar o QI no tórax especialmente nas alterações emocionais, principalmente angústia e ansiedade. B17 é utilizado tanto para tonificar o Sangue (XUE) se utilizado somente com a moxa, como para movimentar o Sangue (XUE) se utilizado somente com agulhas. Também é útil para movimentar o Sangue (XUE) nos arredores para aliviar dores no dorso superior. VB34 é útil para debilidade ou rigidez das articulações e artrite. P9 é útil para tonificar o QI do Pulmão (FEI). Também estimula a circulação já que influencia as artérias. B11 pode ser utilizado para artrite crônica para afetar os ossos e para todas as patologias ósseas. VB39 é útil para nutrir a Medula e o YIN no caso do Acidente Vascular Cerebral. Também é útil com moxa para prevenir o Acidente Vascular Cerebral. * As funções já mencionadas destes pontos são somente aquelas relacionadas às suas características particulares como pontos de Reunião. Cada uma delas apresenta várias outras ações as quais podem ser desvinculadas de tais características.

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS ORDINÁRIOS (JING MAI) São os canais principais de energia, ou seja, os canais nos quais são feitos os estímulos para que o corpo possa reestabelecer sua

Leia mais

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal

Padrões de Desarmonia do Movimento Metal [Digite texto] Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Padrões de Desarmonia do Movimento Metal Prof a. Márcia Valéria Rizzo Scognamillo marciascognamillo@yahoo.com.br Junho de 2011 Geral I.

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO)

CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) CANAIS E COLATERAIS (JING-LUO) A TEORIA DE JING-LUO ESTUDA AS ALTERAÇÕES FISIOPATOLÓGICAS DOS CANAIS E COLATERAIS E A RELAÇÃO ENTRE ESTES E OS ÓRGÃOS INTERNOS DO CORPO JING-LUO É O NOME DADO AO CONJUNTO

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães

de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães O Tui Na como método terapêutico e de avaliação Paulo Minoru Minazaki Junior Palestra supervisionado pelos professores Edgar Cantelli e Helena Guimarães Shiatsu Técnica japonesa; An Fa; Trabalha em uma

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa Módulo I. Lição nº 8

Medicina Tradicional Chinesa Módulo I. Lição nº 8 Módulo I Lição nº 8 2008 Índice A Teoria dos Pontos 1. Introdução 2. Classificação dos Pontos 2.1. Pontos dos 14 Meridianos Principais 2.2. Pontos Extraordinários 2.3. Pontos Ashi ou Pontos de Dor 3. Características

Leia mais

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar?

Acupuntura. Introdução a AP Equina. Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Acupuntura em Eqüinos. Como tratar? Acupuntura em Eqüinos Acupuntura Introdução Jean Joaquim DVM, Ms, Dr. Bioethicus FMVZ Unesp - Botucatu Introdução Acupontos em Equinos: como abordar? Como tratar? Introdução a AP Equina Como tratar? Qual

Leia mais

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER

INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER ACUPONTOS SHU DORSAIS E MU VENTRAIS DOS ZANG-FU REVISÃO DE LITERATURA SHEILA CÔRTES FONSECA Belo Horizonte 2011 SHEILA CÔRTES FONSECA ACUPONTOS SHU DORSAIS E MU VENTRAIS

Leia mais

A Vesícula Biliar (DAN)

A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) 44 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Madeira Acoplado ao Fígado (GAN) A Vesícula Biliar (DAN) A Vesícula Biliar (DAN) é considerada uma víscera de comportamento particular,

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN

ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN ANÁLISE ESTATÍSTICA DOS PONTOS UTILIZADOS NAS PATOLOGIAS DA M.T.C. SEGUNDO O LIVRO: 101 ENFERMIDADES TRATADAS POR ACUPUNTURA Y MOXABUSTIÓN Priscila Rodrigues Vieira Acupunturista CIEPH e Marcelo Fabián

Leia mais

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS

ATM CERVICALGIAS DORSALGIAS Center-AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa Universidade Federal de São Paulo Departamento de Ortopedia e Traumatologia Disciplina de Ortopedia Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura ATM CERVICALGIAS

Leia mais

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG) 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se

Leia mais

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO)

FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) FLUIDOS CORPÓREOS (JIN YE) OU FLUIDOS ORGÂNICOS JIN = ÚMIDO = ALGO LÍQUIDO YE = FLUIDO DE ORGANISMOS VIVOS (DAS FRUTAS, POR EXEMPLO) JIN - FLUIDOS YE - LÍQUIDOS PUROS, CLAROS, AQUOSOS, DILUÍDOS TURVOS,

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU

Acupuntura em Cardiologia Funcional. Prof. Ms. Jean Luis de Souza. Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA NACIONAL Diretor Geral: IPGU Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * PROGRAMA * SISTEMA CARDIOVASCULAR * ELEMENTOS

Leia mais

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO

BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL REFERÊNCIA PARA LOCALIZAÇÃO DAS VÉRTEBRAS VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO VÉRTEBRAS DE TRANSIÇÃO C7: Vértebra mais proeminente

Leia mais

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e

XII I I S im i pós pós o B ras r i as l i e l i e r i o de o de Aper pe f r e f i e ç i oam oam n e to t e o m e XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais 三 Método de Três Agulhas Introdução Definição O Método de Três Agulhas é uma forma de acupuntura que utiliza seleções e combinações

Leia mais

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II

IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II IMAM Instituto Mineiro de Acupuntura e Massagens ESTUDO DE PONTOS II Prof. Luiz Cláudio Moreira Júnior Prof. Luis Otávio Santos Alves Prof. Vanderson Assis Romualdo Belo Horizonte 2010 IMAM - Instituto

Leia mais

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA AULA DE HÉRNIA DE DISCO: TTO. ATRAVÉS DA ACUPUNTURA A doença não é uma Entidade mas uma condição flutuante do corpo do paciente, uma batalha entre a substância da doença e a tendência natural do corpo

Leia mais

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc

6/22/2015. Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Acupuntura na Osteoartrose Prof. Gustavo Vilela da Silveira, MSc Osteoartrose 1 Osteoartrose Outras denominações ; Artrose; Doença Articular Degenerativa; Artrite Degenerativa. 2 É a doença articular mais

Leia mais

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO!

NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! NOVA MARCA QUE APONTA PARA O FUTURO! BACH SHU DORSAIS BACK SHU PONTOS DE ASSENTAMENTO X PONTOS MO (VENTRAIS) PONTOS ARAUTOS/ALAMARME COLUNA VERTEBRAL COLUNA VERTEBRAL PONTOS ANATÔMICOS DE REFERÊNCIA PARA

Leia mais

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA

Prof. Carolina C. T. Haddad. Instituto Bioethicus. Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA Instituto Bioethicus Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária PULSOLOGIA A arte da palpação é de extrema importância dentro do exame semiológico da Medicina Veterinária Tradicional Chinesa e a

Leia mais

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional

Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Centro Brasileiro de Acupuntura Acupuntura Aplicada a Ginecologia e Obstetrícia Prof.: Marcelo Brum Elementos de Fisiologia Feminina Tradicional Aparelho Genital Feminino: Abrange: Útero; Ovários; Trompas

Leia mais

Nas listas de pontos, menciono HE-7 Shenmen porque, além de acalmar o Shen, ele pára a coceira.

Nas listas de pontos, menciono HE-7 Shenmen porque, além de acalmar o Shen, ele pára a coceira. PRURIDO O prurido é um sintoma que acompanha muitas doenças e padrões. Os principais fatores patogênicos que causam coceira são: Calor externo do vento do vento na pele umidade deficiência de sangue Para

Leia mais

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao

TRATAMENTO PARA MIOMA. INSTITUTO Long Tao TRATAMENTO PARA MIOMA INSTITUTO Long Tao Mioma Uterino DEFINIÇÃO: É UM TUMOR BENIGNO QUE SURGE QUANDO UMA CÉLULA DO ÚTERO DA MULHER COMEÇA A SE MULTIPLICAR DE FORMA DESORDENADA. Definição na MTC: O mioma

Leia mais

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE)

FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) FUNÇÕES DO CORAÇÃO (XIN) GOVERNAR O SANGUE (XUE) * A TRANSFORMAÇÃO DO ZHENG QI EM SANGUE (XUE), OCORRE NO CORAÇÃO. * O CORAÇÃO É RESPONSÁVEL PELA CIRCULAÇÃO DO SANGUE (XUE) NO ORGANISMO. CONTROLAR OS VASOS

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07. Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: 8 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 07 QUESTÃO 17 Acerca da história da Acupuntura, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO: a) Há 3.000 anos, agulhas de bronze e a pedra bian eram usadas como

Leia mais

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS

PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Efeitos terapêuticos dos acupontos LOCAL EMPÍRICOS REMOTO OU DISTANTE Maria Luisa de Cápua PONTOS DE AÇÕES ESPECIAIS Grupos de Pontos de Ações Especiais Pontos de Assentimento

Leia mais

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn

巴 西 中 医 学 院 bāxī zhōngyī xuéyuàn CRONOBIOLOGIA CHINESA Luci Aquemi Hayashi Machado Luci.hayashi@onda.com.br Nei Su Wen (Questões Simples) os ritmos impostos pelas horas, dias, meses, anos, influenciam todos os seres vivos, inclusive os

Leia mais

Prof. Henrique Adam Pasquini

Prof. Henrique Adam Pasquini Segundo a MTO Prof. Henrique Adam Pasquini RSRSRSRSRSRS... Prof. Henrique Adam Pasquini 2 INSPEÇÃO DA LÍNGUA MTC A Língua é o broto do Coração. Embriologia A Língua e o coração se originam de um mesmo

Leia mais

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações

A Lesão. A Lesão. A lesão provoca congestão local causada por obstrução de QiE XUE nas articulações Acupuntura Acupuntura e Traumatologia e Traumatologia É o estudo das patologias próprias do sistema esquelético, causadas principalmente por traumatismos utilizando a especialidade de acupuntura como recurso

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone. Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Acupuntura Profa. Alessandra Barone Histórico Teoria Yin Yang Teoria dos Cinco Elementos Substâncias Vitais Medicina Tradicional Chinesa Histórico Antes de 2000 a.c Origem

Leia mais

CIRCULAÇÃO-SEXO Meridiano do PERICÁRDIO (MP) ou Mestre do Coração (MC) Estação: Verão Horário: 19 às 21 h Elemento: Fogo Yin CARACTERÍTICAS GERAIS Também conhecido como Mestre do Coração (MC), possui 9

Leia mais

PADRÕES DO FÍGADO (GAN)

PADRÕES DO FÍGADO (GAN) PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A ESTAGNAÇÃO DE FÍGADO SE MANIFESTA PRINCIPALMENTE NESTA REGIÃO, EM AMBOS OS LADOS.

Leia mais

OS CINCO ELEMENTOS Os cinco elementos, madeira, fogo, terra, metal e água abarcam todos os fenômenos da natureza. Trata-se de um simbolismo que se aplica também ao homem. Nei Jing. Os chineses dividiram

Leia mais

Observação Clínica. Acupunctura no Tratamento da Obesidade Simples

Observação Clínica. Acupunctura no Tratamento da Obesidade Simples Acupunctura no Tratamento da Obesidade Simples Wei Qunli 魏 群 利 & Liu Zhicheng 刘 志 诚 PLA General Hospital of Nanjing Military Region, Nanjing, Jiangsu, 000 China The nd Clinical Medical College of Nanjing

Leia mais

Zang - Fu. Dr. Roberto Caron Cesac 2011

Zang - Fu. Dr. Roberto Caron Cesac 2011 Zang - Fu Dr. Roberto Caron Cesac 2011 Conceito A Teoria Zang- Fu é o centro da Teoria da Medicina Tradicional Chinesa, por ser a que melhor expressa a visão da Medicina Chinesa do organismo humano com

Leia mais

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE O TUI NA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE ANSIEDADE A ansiedade é uma reação ligada ao instinto de sobrevivência frente a situações e momentos de medo, perigo ou de tensão, que prepara a pessoa para o que poderá

Leia mais

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA

dr-cesar TERAPIAS ENERGÉTICAS CURSOS AMBULATÓRIO E CONSULTORIA PRINCIPAIS SÍNDROMES Autor - Wanderley Rocha Casalecchi PADRÕES DO FÍGADO (GAN) ESTAGNAÇÃO DO QI DO FÍGADO (GAN) MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: SENSAÇÃO DE DISTENSÃO E DOR NOS HIPOCÔNDRIOS - NO NÍVEL FÍSICO A

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa Medicina Tradicional Chinesa Os Chineses acreditam que a vida e a saúde estão relacionadas diretamente ao fluxo de energia pelo corpo: "CHI". A doença se manifesta quando a energia é bloqueada. A MTC se

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico.

Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Estagnação, Depressão, Restrição e Estase: Esclarecimento Terminológico. Título Original Stagnation, Depression, Constraint, and Stasis: Terminological Clarification Por Jason Blalack www.chinesemedicinedoc.com

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais: Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc; Gastrite; Úlcera; Diarréia; Prisão de ventre (constipação / obstipação); Cólica (intestinal); Vermes.

Leia mais

Dor segundo a Medicina Chinesa

Dor segundo a Medicina Chinesa XII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais Dor segundo a Medicina Chinesa Introdução Definição A IASP- International Association for the Study of Pain (Associação Internacional

Leia mais

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO PONTOS ESPECIAIS PARA DIVERSOS TRATAMENTOS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO "A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos." (Mahatma Gandhi) SHIATSU TERAPIA Terapia

Leia mais

Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional

Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional Acupuntura em Cardiologia Energética Funcional * Acupuntura em Cardiologia Funcional Prof. Ms. Jean Luis de Souza Presidente SOBRAFISA SECCIONAL MINAS Gerais Diretor Geral: IPGU Acupuntura/MTC CARDIOVASCULAR

Leia mais

Terceira idade. Antonieta

Terceira idade. Antonieta Terceira idade Antonieta Terceira Idade Terceira Idade Aristóteles (384-322 a.c.) cada pessoa nascia com certa quantidade de calor interno que iria se dissipando com o passar dos anos. Terceira Idade-

Leia mais

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO

ELABORAR UM QUESTIONÁRIO INTERROGATÓRIO ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR AS PERGUNTAS INICIALMENTE TOMANDO POR BASE OS 8 CRITÉRIOS, SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS, ZANG FU E ETIOPATOGENIA. DEIXAR QUE O PACIENTE JUSTIFIQUE

Leia mais

Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1. Introdução

Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1. Introdução Centro Brasileiro de Acupuntura Dr. Alex da Silva Santos - 3023-0965 (cons.) 8141-6637 (cel.) 22 8149-5962 1 Introdução Vocês já viram o desenho de duas silhuetas olhando uma para a outra? Em um momento

Leia mais

Fisiologia geral dos Canais Extraordinários:

Fisiologia geral dos Canais Extraordinários: O TRATAMENTO PELOS CANAIS EXTRAORDINÁRIOS Ricardo Calmont e Antunes Uma das dúvidas mais comuns de estudantes e profissionais de Acupuntura se refere ao uso terapêutico dos Canais Extraordinários. Quais

Leia mais

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende

Métodos Diagnósticos na MTC. Prof. Thiago Resende Métodos Diagnósticos na MTC Prof. Thiago Resende Observações da Forma do Corpo Existem cinco diferentes maneiras de se classificar: Yin e Yang Cinco Elementos (Constitucional) Influências pré e pós natais

Leia mais

Interrogatório DOR. No CD Rom

Interrogatório DOR. No CD Rom Interrogatório No CD Rom - Um artigo complementar sobre a importância do Interrogatório na MTC. - Modelo de Ficha de Avalição de pacientes. Imprima Frente e Verso. ANAMNESE ELABORAR UM QUESTIONÁRIO DIRECIONAR

Leia mais

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA

EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA EMBRIOLOGIA ENERGÉTICA FECUNDAÇÃO: ovócito + espermatozóide multiplicação celular durante os primeiros dias o embrião tem forma arredondada (fase de mórula) por volta do 12 º dia, vai passando para uma

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini DISCIPLINA DE ACCE TURMA: Profº. Marcos Martini www.marcosmartini.webnode.com.br martinipuntura@gmail.com CATEGORIAS DE PONTOS : CLASSIFICAÇÃO: Pontos de Tonificação; Pontos de Sedação; Pontos Fonte; Pontos

Leia mais

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO)

CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) CANAIS E COLATERAIS ( 經 絡 ) (JING LUO) MERIDIANOS PRINCIPAIS (ORDINÁRIOS) (JING MAI) MERIDIANOS DISTINTOS (DIVERGENTES) (JING BIE) MERIDIANOS EXTRAORDINÁRIOS (CURIOSOS OU MARAVILHOSOS) (BA MAI) MERIDIANOS

Leia mais

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura

Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura Obstrutiva do Sono & Ronco Acupuntura Anaflávia de Oliveira Freire Editora: Center AO O Livro Capítulo 1: Síndrome da apnéia obstrutiva do sono e ronco Capítulo 2: Medicina Tradicional Chinesa Capítulo

Leia mais

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido.

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido. Zang-Fu Introdução ao ZANG FU Stelio P L Luna Medicina ocidental - estruturas anatômicas - funções bioquímicas MTC - padrões e relações 1 2 Zang-Fu Zang Fu X substâncias fundamentais Relação com: substâncias

Leia mais

ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO AUXILIAR NAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS EM CÃES

ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO AUXILIAR NAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS EM CÃES Lúcia Maria Rondas da Silveira ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO AUXILIAR NAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS EM CÃES INSTITUTO QUALITTAS 2009 2 Lúcia Maria Rondas da Silveira ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO AUXILIAR NAS

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES.

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) JING JIN CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. 1 MORFOLOGIA DOS JING JIN: Fazem parte da Superfície do corpo (Meio Externo); Não

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS. Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALÉIAS Camille Elenne Egídio INSTITUTO LONG TAO Se o problema tem solução, não esquente a cabeça, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não esquente a cabeça,

Leia mais

A Ode da Acupuntura para o Tratamento das Cem Moléstias (Bai Fu Zheng)

A Ode da Acupuntura para o Tratamento das Cem Moléstias (Bai Fu Zheng) A Ode da Acupuntura para o Tratamento das Cem Moléstias (Bai Fu Zheng) Composta por Gao Wu na Dinastia Ming (1529) na obra Zhenjiu Juying Coleção de tratados proeminentes em Acupuntura e Moxabustão Tradução

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = ZANG FU = Coordenador

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO MATSUURA LUCIMARA MARCIA RIBEIRO TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR LOMBALGIA SEGUNDO MEDICINA TRADICIONAL CHINESA SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2010 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL EIZO

Leia mais

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA Curso aberto também para quem deseja apenas realizar uma reciclagem de conhecimentos em Acupuntura TEMA CONTEÚDO MINISTRANTE DATA HORÁRIO Estudo

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

Acupuntura e o Diafragma

Acupuntura e o Diafragma Observações sobre Acupuntura e o Diafragma Mikael Ikivesi Tao Tao Project (Finlândia) http://kiinalainenlaaketiede.fi/taotao Tradução e Adaptação para Português Leo Silveira Projeto Medicina Chinesa Clássica

Leia mais

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2

MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 MERIDIANO DO PULMÃO 11 PONTOS PONTO LOCALIZAÇÃO FUNÇÃO P1 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCIA ANTERIOR, 1 CUN ABAIXO DE P2 P2 P3 NA PARTE SUPERIOR LATERAL DA PAREDE TORÁCICA ANTERIOR, ACIMA DA

Leia mais

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC.

ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. ORTOPEDIA & REUMATO MTC ARTROSES ARTRITES OSTEO... HÉRNIA ARTRALGIAS...OSES...ITES ETC. CAUSAS CLÍNICAS OCIDENTE CAUSAS CLÍNICAS ORIENTE 1. VENTO 2. FRIO 3. CALOR 4. UMIDADE 5. TRAUMA ORTOPEDIA & REUMATO

Leia mais

Tecendo a Manhã João Cabral de Melo Neto

Tecendo a Manhã João Cabral de Melo Neto Síndromes Tecendo a Manhã João Cabral de Melo Neto Um galo sozinho não tece uma manhã: Ele precisa sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito E o lance a outro;de um a outro galo que apanhe o

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO ISABEL SELBACH ACUPUNTURA APLICADA NO AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO ISABEL SELBACH ACUPUNTURA APLICADA NO AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO ISABEL SELBACH ACUPUNTURA APLICADA NO AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL) E UMA BREVE VISÃO DA MTC (MEDICINA TRADICIONAL CHINESA) Botucatu 2003 ISABEL SELBACH

Leia mais

Teoria Dos Cinco Movimentos

Teoria Dos Cinco Movimentos Teoria Dos Cinco Movimentos Constitui a base teórica da MTC. Caracteriza-se por cinco processos básicos decorrentes das qualidades de cinco elementos comuns, encontrados na natureza, e que simbolizam todos

Leia mais

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES

ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES 1 ESTUDO DOS TRAJETOS DOS CANAIS DE ENERGIA TENDINO-MUSCULARES. Os Canais de Energia Tendino-Musculares não acompanham a alternância do Yang e do Yin, nem a relação Interior-Exterior, mas sim o sistema

Leia mais

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CÁLCULO DE VESÍCULA BILIAR EM CÃES

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CÁLCULO DE VESÍCULA BILIAR EM CÃES INSTITUTO HOMEOPÁTICO JACQUELINE PEKER ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CÁLCULO DE VESÍCULA BILIAR EM CÃES MARIANA MUSOLINO ZELANTE Monografia apresentada para conclusão do curso de Especialização em Acupuntura

Leia mais

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012

Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC. Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Tratamento das patologias vestibulares segundo a MVTC Carolina C. T. Haddad Congresso da ABRAVET Março de 2012 Sistema Vestibular Introdução Função: transmitir a informação do ouvido interno até o cérebro

Leia mais

10/4/2008. B18: tonifica o Xue do Fígado, domina o vento do Fígado;

10/4/2008. B18: tonifica o Xue do Fígado, domina o vento do Fígado; Padrões de Desarmonia do Fígado geral Padrões de Desarmonia do Fígado M. V. Adriano Luiz M. Caquetti I. Fatores Patogênicos Exteriores Vento Exterior: : afeta as funções do Fígado de: assegurar o fluxo

Leia mais

MÉDICO ACUPUNTURA. a) Este caderno, com 50 (cinqüenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, assim distribuídas:

MÉDICO ACUPUNTURA. a) Este caderno, com 50 (cinqüenta) questões da Prova Objetiva, sem repetição ou falha, assim distribuídas: MÉDICO ACUPUNTURA Domingo - Manhã Duração da Prova: 4 horas Leia atentamente as instruções abaixo. 01 - Você recebeu do fiscal o seguinte material: a) Este caderno, com 50 (cinqüenta) questões da Prova

Leia mais

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa

Dietoterapia. Dietoterapia. Dietoterapia 14/11/2014. Alimentação Natural para cães segunda MVTC. Medicina Tradicional Chinesa Alimentação Natural para cães segunda MVTC Quais são as 5 bases da Medicina Tradicional Chinesa? Carolina C. T. Haddad ACUVET Congresso Paulista de Especialidades Outubro/ 2014 Medicina Tradicional Chinesa

Leia mais

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular.

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

2º Final de Semana. Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura 2º Final de Semana Turma XLVI Curso de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Data Temas Professores 08/03/2014 - Introdução geral à Acupuntura. História da Acupuntura. Teoria de Yin

Leia mais