11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)"

Transcrição

1 O Pulmão (FEI) 11 pontos bilaterais Natureza YIN Elemento Metal Acoplado ao Intestino Grosso (DACHANG)

2 1 O Pulmão (FEI) QI Pulmão (FEI) tem a função de dirigir o QI e a Respiração. O QI do ar junta-se ao QI dos alimentos para formar o QI Torácico. Pulmão (FEI) é o sistema YIN mais externo, sendo a conexão do organismo com o exterior, sendo por isso mais facilmente atacado por fatores patogênicos exteriores que debilitam o Pulmão (FEI), causando cansaço, voz fraca e dispnéia. O Pulmão (FEI) controla força da voz. DESCIDA E ELIMINAÇÃO Pulmão (FEI) controla a descida do ar inspirado até o Rim (SHEN) que deve recebê-lo para nutrir a "essência". A função descendente se aplica tanto ao QI quanto aos Fluidos Corpóreos em direção aos Rins e à Bexiga. Se a função de descendência do Pulmão (FEI) fosse obstruída, o QI se acumularia no Tórax causando tosse, dispnéia e plenitude torácica. Apareceriam retenções urinárias e edemas (principalmente em idosos). Se o Intestino Grosso (DACHANG) não receber o QI do Pulmão (FEI), não terá força para a defecação, causando constipação. DIFUSÃO O QI do Pulmão (FEI) tem a função de acelerar a distribuição do Sangue (XUE) e dos líquidos orgânicos no organismo. O Pulmão (FEI) dispersa os Fluidos Corpóreos uniformemente pelo organismo, fazendo com que a abertura e fechamento dos poros seja normal. Se o QI do Pulmão (FEI) é debilitado, o QI Defensivo (WEIQI) também será afetado, causando sudorese expontânea (o que causa uma perda ainda maior do QI Defensivo). O Pulmão (FEI) faz a excreção dos Fluidos Corpóreos por meio da sudorese e da urina.

3 EPIDERME 2 Pulmão (FEI) controla a epiderme que é aquecida pelo WEIQI e umedecida pelos líquidos JIN que controlam, a abertura e fechamento dos poros e a sudorese, tornando a pele lustrosa e brilhante. Tanto o WEIQI quanto os líquidos (JIN), são dispersados pelo Pulmão (FEI) para o espaço entre a pele e os músculos. Porisso, a epiderme é a primeira a sofrer do ataque do XIE de origem externa. Se o QI do Pulmão (FEI) estiver enfraquecido, não poderá distribuir o WEI QI e os líquidos JIN até a epiderme, havendo então insuficiência de proteção face às energias nocivas externas, principalmente o frio. Os pêlos nascem na pele e são parte de sua expressão. Quando a pele está enfraquecida, os pelos caem. NARIZ A respiração passa pelo nariz que é a abertura somática do Pulmão (FEI). O Agente Patogênico Calor, penetra muitas vezes pelo nariz para poder agredir o Pulmão (FEI). Esse ataque se expressa por nariz tapado e rinorréia. Sendo o nariz e a garganta locais de passagem da respiração, uma patologia do Pulmão (FEI) pode suscitar perturbações do olfato e da fonação. ALMA CORPÓREA (PO) Pulmão (FEI) é a residência da Alma Corpórea (PO) que pode ser descrita como a expressão somática da Alma. É ela quem nos dá a capacidade de termos sensações físicas como dor, coceira, sentimentos, audição, visão e etc. A Alma Corpórea (PO) está intimamente relacionada com o corpo e desce para a terra com a morte. A Alma Corpórea (PO) é a parte mais física e material da alma do ser humano e é diretamente afetada pelas emoções de tristeza ou lamento, as quais obstruem seus movimentos, dissolvendo o QI do Pulmão (FEI), suspendendo e alterando a respiração. Por essa função de abrigar a Alma Corpórea (PO), o tratamento do Pulmão (FEI) é muito importante nas alterações emocionais derivadas de depressão, tristeza ou lamento, assim como nas emoções contidas (nesses casos deve sempre que ser tratado o ponto P7 (LIEQUE)).

4 3 O Intestino Grosso (DA CHANG) 20 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Metal Acoplado ao Pulmão (FEI)

5 4 O Intestino Grosso (DA CHANG) EXCREÇÃO A função do Intestino Grosso (DACHANG) é de receber os resíduos alimentares provenientes do Intestino Delgado (XIAOCHANG), e, após ter absorvido a água excedente, excretá-los. material fecal ao chegar ao Intestino Grosso (DACHANG) e ser seco, ganha forma e consistência para então ser excretado em sua forma normal. Caso esta função esteja comprometida, as fezes perderão sua forma e consistência e serão exteriorizadas sob forma de diarréia aquosa. Quando existe calor no Intestino Grosso (DACHANG), as fezes secam demais e o paciente fica constipado. Pelo fato de o Baço (PI) controlar o transporte/transformação dos alimentos e Fluidos Corpóreos (JINYE) por todo o aparelho digestivo, muitas das funções que seriam atribuídas ao Intestino Grosso (DACHANG), são atribuídas ao Baço (PI). INTERDEPENDÊNCIA COM O PULMÃO (FEI) É o Pulmão (FEI) quem fornece ao Intestino Grosso (DACHANG), o QI necessário para promover o movimento peristáltico. Inversamente, a habilidade do Pulmão (FEI) em enviar o QI em descendência depende do desempenho do Intestino Grosso (DACHANG) em excretar as impurezas alimentares, ou seja, um caso de constipação pode dificultar a descendência do Pulmão (FEI), provocando dispnéia.