Aprendizagem por treinamento de redes de aproximação Marco Henrique Terra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprendizagem por treinamento de redes de aproximação Marco Henrique Terra"

Transcrição

1 Aprendizagem por treinamento de redes de aproimação Marco Henrique Terra Introdução à Inteligência Artificial

2 Introdução Neste capítulo, serão apresentados conceitos sobre redes de aproimação e interpolação. Estas redes podem ser vistas como um caso especial de duas camadas da noção geral de redes neurais. Estas redes podem ser treinadas através s de soluções de equações lineares ou através s do gradiente ascendente. Também m possuem capacidade de generalização tanto quanto as redes neurais com mais camadas. O objetivo é entender como as redes de interpolação e aproimação funcionam e como apresentar à rede as informações necessárias, através s das amostras, para que sejam desempenhadas as respectivas funções.

3 Redes de interpolação e aproimação Uma rede interpola ou aproima funções de acordo com a quantidade de neurônios que ela possui. Funções gaussianas centradas em amostras fornecem boas interpolações. Suponha que se tenha uma caia preta com várias v entradas,... n e uma saída u. Suponha também m que se quer predizer os valores futuros de u, dada uma sequência de amostras de combinações entrada- saída. Decide-se construir uma função dos valores de entrada, y... n com as seguintes propriedades: o valor de y é eatamente igual à saída da caia preta se as entradas apresentadas é uma das amostras das combinações entrada-sa saída; e o valor y está próimo à saída da caia preta para as outras entradas.

4 Uma maneira de interpolar funções é fazendo uma soma ponderada de funções, f i : y... n = wi fi... s i= Eistem evidências de que cada f i deve alcançar ar o valor máimo ou mínimo m dele quando os valores de entrada,... n, estiverem próimos aos valores de entrada considerados para a i-ésima amostra entrada-sa saída. Os valores de f i devem mudar de acordo com as amostras da entrada. Suponha que se considere... n, os valores da entrada atual, como as coordenadas de um vetor.. Também, m, suponha que os valores de entrada associados com a i- ésima amostra como as coordenadas de outro vetor, c i n

5 f i = gi ci Assim, cada amostra de entrada c i é um ponto de referência, ou centro, estabelecido pela i-ésima i amostra entrada-sa saída. Em virtude de que cada f i depende somente de um centro, o centro estabelecido pela i-ésima i amostra, cada f i especializa a influência da i-ésima i amostra nas predições futuras. A questão que se coloca é a seguinte: qual função se deve escolher para g i? A função Gaussiana é a mais utilizada por duas razões: possui propriedades matemáticas ticas atrativas e é fácil de ser controlada através s de um parâmetro g i c i = e c i

6 Figura. Funções Gaussianas de várias larguras determinadas por três valores de.

7 Com a função Gaussiana interpolação ão,, tem-se incorporada à função y s = wi i= e c i Esta função pode ser calculada por uma rede de duas camadas sendo que o nó na segunda camada calcula uma soma ponderadada das saídas dos nós s da primeira camada, e cada um dos nós s da primeira camada calcula uma função Gaussiana centrada em uma amostra de entrada. Tais redes são denominadas redes de interpolação ão. Veja um eemplo na Figura.

8 Figura : Uma rede de interpolação. Cada nón na primeira camada responde intensamente a uma amostra na entrada. O nón da segunda camada simplesmente soma as saídas ponderadas dos nós n s da primeira camada.

9 Em resumo, uma rede de interpolação é uma representação que é uma rede neural na qual: Eistem duas camadas de neurônios. Cada neurônio da primeira camada calcula a Gaussiana da distância entre o vetor de entrada corrente e uma amostra do vetor de entrada. Cada neurônio da segunda camada soma as entradas dele. Os pesos entre as duas camadas são ajustados de tal maneira que cada saída do neurônio da segunda camada seja eatamente a saída desejada para cada amostra da entrada.

10 Com um número n suficiente de nós, n as redes podem interpolar perfeitamente. A seguir, é apresentado um eemplo de como funciona redes de interpolação: vamos supor que uma pessoa deseja saber como ela aproveita as férias f dela em função do tempo de duração. A Tabela mostra as quatro últimas férias f desta pessoa, as férias com menor tempo de duração foram boas, as próimas férias, f com um tempo maior de duração, foram melhores amostra, as férias f da amostra 3 foram terríveis e a última foi melhor que a anterior, considerando uma escala de a 0.

11 Amostra Duração Avaliação dias Tabela.

12 Suponha que se queira projetar uma rede de interpolação para predizer as avaliações de outras férias f com durações distintas. Em função de que o problema possui quatro amostras, mas somente uma variável vel de entrada, a duração das férias, f a rede de interpolação possui quatro nós n s e uma entrada, como mostrada na Figura 3. Com uma largura pequena,, cada amostra tem somente influência local, com uma largura grande,, cada amostra tem uma influência global. Dados valores para, é fácil calcular valores para os pesos tal que a rede de interpolação forneça a resultados corretos para todas as amostras. A razão é que o número n de pesos é o mesmo que o número n de amostras das combinações entrada-sa saída, e cada combinação entrada-sa saída fornece uma equação envolvendo os pesos desconhecidos:

13 Figura 3: Uma rede de interpolação para predizer as avaliações das férias f dadas as durações das férias. f

14 y we we we we = y we we we we = y we we we we = y we we we we =

15 O procedimento de treinamento pode ser resumido da seguinte maneira: Para criar uma rede de interpolação: Para cada amostra dada, crie um nón centrado na amostra de entrada. Então, crie uma equação da seguinte maneira: - Calcule a distância entre a amostra da entrada e cada um dos centros dos nós. n - Calcule a função Gaussiana de cada distância. - Multiplique cada função Gaussiana pelos correspondentes pesos dos nós. n - Equacione a saída da amostra com a soma das funções Gaussianas ponderadas das distâncias. Resolva as equações para encontrar os pesos.

16 Para três valores de,, a tabela abaio fornece os respectivos valores Tabela w w w 3 w

17 Dado um e um conjunto correspondente de pesos, pode- se calcular os valores para a função de interpolação e a rede correspondente não somente para as amostras das entradas consideradas, mas para qualquer entrada. As funções ilustradas na Figura 4 foram geradas a partir dos valores da Tabela. Note que as funções de interpolação passam pelos dias de duração das férias f 4, 7, 9 e.

18 Figura 4. Funções de interpolação para uma avaliação das férias do tipo Gaussiana para três valores de.. Valores grandes e pequenos de produzem funções de interpolação oscilações e variações pouco representativas.

19 Se a rede possui menos nós n s que amostras, nenhuma escolha de pesos pode assegurar que a rede forneça a a saída correta para todas as amostras das entradas. Pode-se construir redes com menos nós n s que amostras, estas redes são denominadas redes de aproimação, e olham para os pesos como aproimações razoáveis. O método m do gradiente ascendente é apropriado para se ajustar os pesos para aproimações razoáveis das amostras das entradas. Este método m busca os valores máimos m como uma medida do desempenho de uma rede de aproimação. Pode-se medir o desempenho somando-se se os erros quadrados para todas as amostras das entradas. Supõem-se que o valor atual de y para uma amostra particular é d s.

20 O objetivo é maimizar a função objetivo P, esta função alcança a valor nulo quando não eiste erro: P = s y s ds Para maimizar a função P, deriva-se a função com relação a cada peso, w i, assim as mudanças as de peso podem estar em proporção às s respectivas derivadas. Através s da regra da cadeia e um pouco de algebra chega-se à seguinte fórmula f para calcular as mudanças as dos pesos Δw i = r s d s - y s e - s c i

21 sendo r na equação anterior uma taa constante, deve ser ajustada para garantir uma convergência rápida r para uma solução satisfatória e evitar sobre-sinal sinal e instabilidade. Em resumo, para se criar uma rede de aproimação: Quando eistem poucas amostras, crie uma rede de interpolação usando o procedimento da rede de interpolação. Escolha uma taa constante, r. Até que o desempenho seja satisfatório; Para todas as amostras das entradas, Calcule as saídas resultantes. Calcule Δw i para cada peso. Some as mudanças as dos pesos para todas as amostras das entradas e altere os pesos.

22 Suponha, para o eemplo das férias, f que não se pode ter mais que dois nós n s na rede, assim a predição é a alternativa possível através s de uma rede de aproimação, ao invés s de uma rede de interpolação. Suponha também, m, que são estabelecidos os valores iniciais para a rede com dois nós n s usando as amostras da Tabela para as férias f com duração 7 e dias, omitindo as férias f com duração de 4 e 9 dias. Utilizando o método m do gradiente ascendente, ajusta-se se os pesos, usando todas as quatro amostras. Os resultados, após os pesos terem sido ajustados 00 vezes com uma taa constante r = 0., estão resumidos na Tabela 3 e na Figura 5. w e w reduzem o erro para as férias f de 9 dias, mas acrescentam erro nas férias f de 7 e dias veja Figura 5.

23 Figura 5. Quando eistem menos nós n s que amostras, a função de aproimação não pode fornecer as amostras das saídas para todas as amostras das entradas. O gradiente ascendente pode produzir um conjunto de pesos que fornece uma aproimação razoável.

24 w w c c Valores iniciais Valores finais Tabela 3.

25 Há uma alternativa de se ajustar os centros e os pesos simultaneamente. Para isto deve-se também m encontrar as derivadas parciais de P com respeito às s coordenadas do centro. A fórmula f para a j-ésima j componente do i-ésimo i centro é definida como segue: Δc ij = r s w d i s - y s e - s c i sj c ij Os resultados, após s serem ajustados os pesos e os centros 00 vezes com r = 0., são mostrados na Tabela 4.

26 w w c c Valores iniciais Valores finais Tabela 4.

27 Figura 6. Quando eistem menos nós n s que amostras, a função de aproimação não pode fornecer as saídas eatas para todas as amostras das entradas. Ajustando ambos, pesos e centros, a aproimação é melhor que a conseguida com os ajustes individuais.

28 Suponha que a avaliação das férias f dependa da temperatura média também. m. A temperatura será medida em Celsius e em Fahrenheit.. A quantidade de amostras continua as mesmas apenas acrescidas da temperatura média, m portanto a rede possui duas entradas duração e temperatura e uma saída avaliação. A Figura 7 mostra a avaliação produzida por uma rede como uma função da duração das férias f para uma temperatura média de 73 F. Veja nas Tabelas 5 e 6 as temperaturas consideradas.

29 Amostra Duração Temp. Avaliação Tabela 5. Temperatura em Fahrenheit.

30 Amostra Duração Temp. Avaliação Tabela 5. Temperatura em graus Celsius.

31 Figura 7. Predição da avaliação das férias f versus a duração das férias para uma temperatura média m de 73 F. Uma variação maior caracteriza a curva quando a temperatura não é considerada. A função derivada da temperatura em graus Celsius mostra maior influência a partir das quatro amostras.

32 Note que a função de aproimação em graus Celsius é maior que em Fahrenheit,, portanto as unidades utilizadas alteram o treinamento também. m. A utilização de um fator de escala para o treinamento da rede é um procedimento útil para o treinamento. FIM

Aprendizagem por treinamento de redes de aproximação

Aprendizagem por treinamento de redes de aproximação Aprendizagem por treinamento de redes de Marco H. Terra Departamento de Eng. Elétrica - EESC - USP SEL 0362 - Inteligência Artificial 1 Introdução Neste capítulo, serão apresentados conceitos sobre redes

Leia mais

Aprendizagem por Treinamento de Redes Neurais

Aprendizagem por Treinamento de Redes Neurais Aprendizagem por Treinamento de Redes Neurais Marco H. Terra Departamento de Eng. Elétrica - EESC - USP SEL 0362 - Inteligência Artificial 1 Introdução Neste capítulo aprende-se como neurônios organizados

Leia mais

Aula 12. Interpolação Parte 1

Aula 12. Interpolação Parte 1 CÁLCULO NUMÉRICO Aula 12 Interpolação Parte 1 INTERPOLAÇÃO Cálculo Numérico 3/57 MOTIVAÇÃO A seguinte tabela relaciona densidade da água e temperatura: Temperatura ( o C) 20 25 30 35 40 Densidade (g/m

Leia mais

Método de Newton. 1.Introdução 2.Exemplos

Método de Newton. 1.Introdução 2.Exemplos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Método de Newton Prof.:

Leia mais

( ) ( ) 60 ( ) ( ) ( ) ( ) R i. Método de Newton. Método de Newton = Substituindo i por x, teremos: 1.Introdução 2.

( ) ( ) 60 ( ) ( ) ( ) ( ) R i. Método de Newton. Método de Newton = Substituindo i por x, teremos: 1.Introdução 2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I R A = + i ( i ) n

Leia mais

3 REDES CLÁSSICAS PERCEPTRON E ADALINE

3 REDES CLÁSSICAS PERCEPTRON E ADALINE w b Professor José Gomes de Carvalho Jr. 3 REDES CLÁSSICAS PERCEPTRON E ADALINE 3.-Redes com funções de ativação de limiar Uma rede simples de uma camada, consiste em um ou mais neurônios de saída j conectados

Leia mais

pontos: f(1)=2, f(2)=3, f(3)=5, f(5)=10 e f(6)=30.

pontos: f(1)=2, f(2)=3, f(3)=5, f(5)=10 e f(6)=30. EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA COMPUTACIONAL: SEGUNDO BIMESTRE: EDGARD JAMHOUR Eemplo A: Interpolação polinomial Funções de interpolação: fa() = 2 - /2 + 2 /2 fb() = 5/2-17/12 + 2-3 /12 fc() = 23/2-1183/60 +133

Leia mais

Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte

Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte 1 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Aula 4 Derivadas _ 1ª Parte Professor Luciano Nóbrega UNIDADE 1 DERIVADA CONHECIMENTOS PRÉVIOS 2 y y 0 INCLINAÇÃO DA RETA A inclinação de uma reta ou, em outras palavras,

Leia mais

Autor: Edroaldo Lummertz da Rocha Home page: edroaldo.wordpress.com

Autor: Edroaldo Lummertz da Rocha Home page: edroaldo.wordpress.com Autor: Edroaldo Lummertz da Rocha Home page: edroaldowordpresscom E-mail: edroaldo@gmailcom Esse tutorial visa demonstrar de forma prática o processo de ajuste dos pesos sinápticos de uma rede neural artificial

Leia mais

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação

Unidade 5 Diferenciação Incremento e taxa média de variação Unidade 5 Diferenciação Incremento e taa média de variação Consideremos uma função f dada por y f ( ) Quando varia de um valor inicial de para um valor final de, temos o incremento em O símbolo matemático

Leia mais

Limites: Noção intuitiva e geométrica

Limites: Noção intuitiva e geométrica Eemplo : f : R {} R, f sen a Gráfico de f b Ampliação do gráfico de f perto da origem Limites: Noção intuitiva e geométrica f Apesar de f não estar definida em, faz sentido questionar o que acontece com

Leia mais

Aula 10. Integração Numérica

Aula 10. Integração Numérica CÁLCULO NUMÉRICO Aula Integração Numérica Integração Numérica Cálculo Numérico 3/4 Integração Numérica Em determinadas situações, integrais são difíceis, ou mesmo impossíveis de se resolver analiticamente.

Leia mais

Zero de Funções ou Raízes de Equações

Zero de Funções ou Raízes de Equações Zero de Funções ou Raízes de Equações Um número ξ é um zero de uma função f() ou raiz da equação se f(ξ). Graficamente os zeros pertencentes ao conjunto dos reais, IR, são representados pelas abscissas

Leia mais

Laboratório de Física III

Laboratório de Física III 1APÊNDICE Neste apêndice apresentamos um resumo da discussão contida na apostila de Lab. de Física I. Trata-se apenas de um formulário para uso rápido durante a prática. Sugerimos ao leitor consultar o

Leia mais

Redes Neurais. A Rede RBF. Redes RBF: Função de Base Radial. Prof. Paulo Martins Engel. Regressão não paramétrica. Redes RBF: Radial-Basis Functions

Redes Neurais. A Rede RBF. Redes RBF: Função de Base Radial. Prof. Paulo Martins Engel. Regressão não paramétrica. Redes RBF: Radial-Basis Functions Redes RBF: Função de Base Radial Redes Neurais A Rede RBF O LP é baseado em unidades que calculam uma função não-linear do produto escalar do vetor de entrada e um vetor de peso. A rede RBF pertence a

Leia mais

TE 231 Capitulo 5 Ajuste de Curva. Prof. Mateus Duarte Teixeira

TE 231 Capitulo 5 Ajuste de Curva. Prof. Mateus Duarte Teixeira TE 231 Capitulo 5 Ajuste de Curva Prof. Mateus Duarte Teieira 1. Introdução No capítulo anterior vimos uma forma de trabalhar com uma função (polinômio) definida por uma tabela. A interpolação polinomial.

Leia mais

AULA 13 Aproximações Lineares e Diferenciais (página 226)

AULA 13 Aproximações Lineares e Diferenciais (página 226) Belém, de maio de 05 Caro aluno, Nesta nota de aula você aprenderá que pode calcular imagem de qualquer unção dierenciável num ponto próimo de a usando epressão mais simples que a epressão original da.

Leia mais

Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma função. Suponha que uma variável y seja dada como uma função f de uma outra variável x,

Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma função. Suponha que uma variável y seja dada como uma função f de uma outra variável x, Elementos de Cálculo Dierencial Na aula anterior vimos a noção de derivada de uma unção. Supona que uma variável y seja dada como uma unção de uma outra variável, y ( ). Por eemplo, a variável y pode ser

Leia mais

Capítulo 1 Números Reais

Capítulo 1 Números Reais Departamento de Matemática Disciplina MAT154 - Cálculo 1 Capítulo 1 Números Reais Conjuntos Numéricos Conjunto dos naturais: N = {1,, 3, 4,... } Conjunto dos inteiros: Z = {..., 3,, 1, 0, 1,, 3,... } {

Leia mais

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE

VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.1 INTRODUÇÃO Admita que, de um lote de 10 peças, 3 das quais são defeituosas, peças são etraídas ao acaso, juntas (ou uma a uma, sem reposição). Estamos

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Aproximações Lineares. Objetivos da Aula. Aula n o 16: Aproximações Lineares e Diferenciais. Regra de L'Hôspital.

CÁLCULO I. 1 Aproximações Lineares. Objetivos da Aula. Aula n o 16: Aproximações Lineares e Diferenciais. Regra de L'Hôspital. CÁLCULO I Prof Marcos Diniz Prof André Almeida Prof Edilson Neri Júnior Prof Emerson Veiga Prof Tiago Coelho Aula n o 6: Aproimações Lineares e Diferenciais Regra de L'Hôspital Objetivos da Aula Denir

Leia mais

CAPÍTULO 16 REAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS EM COMPACTOS

CAPÍTULO 16 REAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS EM COMPACTOS CAPÍTULO 16 MÁXIMOS E MÍNIMOS DE FUNÇÕES REAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS EM COMPACTOS 161 Introdução Esta aula está baseada no Capítulo 16 do segundo volume do livro de Cálculo do Guidorii Nesta aula, estamos

Leia mais

Inteligência Artificial Redes Neurais

Inteligência Artificial Redes Neurais Inteligência Artificial Jarley P. Nóbrega, Dr. Faculdade Nova Roma Bacharelado em Ciência da Computação jpn@jarley.com Semestre 2018.2 Jarley P. Nóbrega, Dr. (Nova Roma) Inteligência Artificial Semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDE ADALINE e REGRA DELTA Prof. Dr. André A. P. Biscaro 2º Semestre de 2017 Aspectos históricos O ADALINE foi idealizado por Widrow & Hoff em 1960. Sua principal aplicação estava

Leia mais

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Redes Neurais Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF) é um tipo especial de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC).

Leia mais

Derivadas e suas Aplicações

Derivadas e suas Aplicações Capítulo 4 Derivadas e suas Aplicações Ao final deste capítulo você deverá: Compreender taa média de variação; Enunciar a definição de derivada de uma função interpretar seu significado geométrico; Calcular

Leia mais

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido

Geometria Analítica. Números Reais. Faremos, neste capítulo, uma rápida apresentação dos números reais e suas propriedades, mas no sentido Módulo 2 Geometria Analítica Números Reais Conjuntos Numéricos Números naturais O conjunto 1,2,3,... é denominado conjunto dos números naturais. Números inteiros O conjunto...,3,2,1,0,1, 2,3,... é denominado

Leia mais

CAP. 2 ZEROS REAIS DE FUNÇÕES REAIS

CAP. 2 ZEROS REAIS DE FUNÇÕES REAIS 5 CAP. ZEROS REAIS DE FUNÇÕES REAIS OBJETIVO: Estudo de métodos iterativos para resolução de equações não lineares. DEFINIÇÃO : Um nº real é um zero da função f() ou raiz da equação f() = 0 se f( )=0.

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproimados para as soluções (raízes) de equações da forma: f

Leia mais

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pro: Lauro Cesar Galvão Campus Curitiba Departamento Acadêmico de Matemática Cálculo Numérico Entrega: unto com a a parcial DATA DE ENTREGA: dia da a PROVA (em

Leia mais

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1

1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (c) f(x) = 2x + 1. (a) f(x) = 2. (b) f(x) = 5x. (d) f(x) = 2x 2 + x 1 Lista de Eercícios de Cálculo I para os cursos de Engenharia - Derivadas 1. Calcule a derivada da função dada usando a definição. (a) f() = (b) f() = 5 (c) f() = + 1 (d) f() = + 1. O limite abaio representa

Leia mais

Paradigmas de Aprendizagem

Paradigmas de Aprendizagem Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Paradigmas de Aprendizagem Redes Neurais Artificiais Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com

Leia mais

CÁLCULO I. 1 Primitivas. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Primitivas. Denir primitiva de uma função; Calcular as primitivas elementares.

CÁLCULO I. 1 Primitivas. Objetivos da Aula. Aula n o 18: Primitivas. Denir primitiva de uma função; Calcular as primitivas elementares. CÁLCULO I Prof. Edilson Neri Júnior Prof. André Almeida Aula n o 8: Primitivas. Objetivos da Aula Denir primitiva de uma função; Calcular as primitivas elementares. Primitivas Em alguns problemas, é necessário

Leia mais

Ajuste de Curvas. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia.

Ajuste de Curvas. Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia. Ajuste de Curvas Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Computação e Automação http://wwwdcaufrnbr/ 1 Introdução

Leia mais

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à

Para ilustrar o conceito de limite, vamos supor que estejamos interessados em saber o que acontece à Limite I) Noção intuitiva de Limite Os limites aparecem em um grande número de situações da vida real: - O zero absoluto, por eemplo, a temperatura T C na qual toda a agitação molecular cessa, é a temperatura

Leia mais

Distribuições Amostrais

Distribuições Amostrais Estatística II Antonio Roque Aula Distribuições Amostrais O problema central da inferência estatística é como fazer afirmações sobre os parâmetros de uma população a partir de estatísticas obtidas de amostras

Leia mais

Aula 6. Zeros reais de funções Parte 3

Aula 6. Zeros reais de funções Parte 3 CÁLCULO NUMÉRICO Aula 6 Zeros reais de funções Parte 3 MÉTODO DE NEWTON RAPHSON Cálculo Numérico 3/47 CONSIDERAÇÕES INICIAIS MÉTODO DO PONTO FIXO: Uma das condições de convergência é que onde I é um intervalo

Leia mais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais

TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais TÓPICOS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Redes Neurais Artificiais ricardo.kerschbaumer@ifc.edu.br http://professor.luzerna.ifc.edu.br/ricardo-kerschbaumer/ Introdução O Cérebro humano Mais fascinante processador

Leia mais

Á lgebra para intermedia rios Ma ximos, mí nimos e outras ideias u teis

Á lgebra para intermedia rios Ma ximos, mí nimos e outras ideias u teis Á lgebra para intermedia rios Ma imos, mí nimos e outras ideias u teis 0) O que veremos na aula de hoje? Máimos e mínimos em funções do º grau Máimos e mínimos por trigonometria Máimos e mínimos por MA

Leia mais

Aula 4. Zeros reais de funções Parte 1

Aula 4. Zeros reais de funções Parte 1 CÁLCULO NUMÉRICO Aula 4 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproimados para as soluções (raízes) de equações da forma: f 0 sendo f uma função real dada. Cálculo Numérico 3/60 APLICAÇÃO

Leia mais

Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit

Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit Unidade 08 MATLAB Neural Network Toolkit 1. Introdução Uma rede neural artificial (NN daqui em diante) é um modelo matemático que consiste de neurônios interconectados que imitam, em uma escala menor,

Leia mais

Cadeias de Markov no ensino básico.

Cadeias de Markov no ensino básico. Cadeias de Markov no ensino básico Rodrigo Sychocki da Silva Porto Alegre, 3 de Dezembro de 200 Cadeias de Markov no ensino básico Rodrigo Sychocki da Silva* Maria Paula Gonçalves Fachin** Resumo Neste

Leia mais

Limites, derivadas e máximos e mínimos

Limites, derivadas e máximos e mínimos Limites, derivadas e máimos e mínimos Psicologia eperimental Definição lim a f ( ) b Eemplo: Seja f()=5-3. Mostre que o limite de f() quando tende a 1 é igual a 2. Propriedades dos Limites Se L, M, a,

Leia mais

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-454 Cálculo Diferencial e Integral II Escola Politécnica) Segunda Lista de Eercícios - Professor: Equipe de Professores BONS ESTUDOS!

Leia mais

A função do 2º grau. Na aula anterior, estudamos a função do. Nossa aula

A função do 2º grau. Na aula anterior, estudamos a função do. Nossa aula A UA UL LA A função do º grau Introdução Na aula anterior, estudamos a função do 1º grau ( = a + b) e verificamos que seu gráfico é uma reta. Nesta aula, vamos estudar outra função igualmente importante:

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano.

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano. CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproimados para as soluções (raízes) de equações da forma: f

Leia mais

3 Redes Neurais Artificiais

3 Redes Neurais Artificiais 3 Redes Neurais Artificiais 3.1. Introdução A capacidade de implementar computacionalmente versões simplificadas de neurônios biológicos deu origem a uma subespecialidade da inteligência artificial, conhecida

Leia mais

Universidade Federal de Lavras

Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciências Eatas Prof. Daniel Furtado Ferreira 7 a Lista Prática Distribuição de Probabilidade Normal 1) Calcule a partir da distribuição normal padroniada,

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproimados para as soluções (raízes) de equações da forma: f

Leia mais

y (x 0 ) = f (x 0 ) 2a = f (x 0 ) a = f (x 0 ) 2

y (x 0 ) = f (x 0 ) 2a = f (x 0 ) a = f (x 0 ) 2 Cálculo - Capítulo 3. - Aproimação quadrática 1 Capítulo 3. - Aproimação quadrática 3..1 - Aproimação quadrática para funções de uma variável 3.. - Aproimação quadrática para funções de duas variáveis

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial Redes Neurais Artificial Prática Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Introdução a MLP 2. Base de dados e Pré-Processamento 3. Prática MLP - Introdução Redes

Leia mais

Regra de Oja. Para taxa de aprendizagem pequena, Oja aproximou. pesos para criar uma forma útil da aprendizagem

Regra de Oja. Para taxa de aprendizagem pequena, Oja aproximou. pesos para criar uma forma útil da aprendizagem Regra de Oja A regra de Hebb necessita da normalização dos pesos para criar uma forma útil da aprendizagem i i i i i i n x n y n w n x n y n w n w 2 1 JDSS-LAC/INPE Para taxa de aprendizagem pequena, Oja

Leia mais

Rede Perceptron. Capítulo 3

Rede Perceptron. Capítulo 3 Rede Perceptron Capítulo 3 Rede Perceptron É a forma mais simples de configuração de uma RNA (idealizada por Rosenblatt, 1958) Constituída de apenas uma camada, tendo-se ainda somente um neurônio nesta

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES NEURAIS ARTIFICIAIS AULA 03 Prof. Dr. André A. P. Biscaro 1º Semestre de 2017 INTRODUÇÃO Aprendizagem é um processo pelo qual os parâmetros livres de uma rede neural são adaptados através de um processo

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas FACET / Sinop Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REDES DE FUNÇÃO DE BASE RADIAL - RBF Prof. Dr. André A. P. Biscaro 1º Semestre de 2017 Funções de Base Global Funções de Base Global são usadas pelas redes BP. Estas funções são definidas como funções

Leia mais

CAPÍTULO 9 VETOR GRADIENTE:

CAPÍTULO 9 VETOR GRADIENTE: CAPÍTULO 9 VETOR GRADIENTE: INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA 9.1 Introdução Dada a função real de n variáveis reais, f : Domf) R n R X = 1,,..., n ) f 1,,..., n ), se f possui todas as derivadas parciais de primeira

Leia mais

DERIVADAS DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL REAL

DERIVADAS DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL REAL Universidade Federal Tecnológica do Paraná Francisco Beltrão Tereza Rachel Mafioleti CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL DERIVADAS DE FUNÇÕES DE MAIS DE UMA VARIÁVEL REAL Primeiramente vamos relembrar o conceito

Leia mais

Introdução aos Métodos Numéricos

Introdução aos Métodos Numéricos Introdução aos Métodos Numéricos Instituto de Computação UFF Departamento de Ciência da Computação Otton Teieira da Silveira Filho Conteúdo específico Integração Numérica Conteúdo temático Integração Gaussiana

Leia mais

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação

PUC-GOIÁS - Departamento de Computação PUC-GOIÁS - Departamento de Computação Fundamentos IV/Enfase Clarimar J. Coelho Goiânia, 28/05/2014 O que é interpolação polinomial? Ideia básica Permite construir um novo conjunto de dados a partir de

Leia mais

A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função

A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função A Segunda Derivada: Análise da Variação de Uma Função Suponhamos que a função y = f() possua derivada em um segmento [a, b] do eio-. Os valores da derivada f () também dependem de, ou seja, a derivada

Leia mais

I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente

I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente 1. MAT - 0147 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II PARA ECONOMIA a LISTA DE EXERCÍCIOS - 017 I. Derivadas Parciais, Diferenciabilidade e Plano Tangente 1) Calcule as derivadas parciais de primeira ordem das

Leia mais

Material Teórico - Módulo Função Quadrática. Funcão Quadrática: Exercícios. Primeiro Ano do Ensino Médio

Material Teórico - Módulo Função Quadrática. Funcão Quadrática: Exercícios. Primeiro Ano do Ensino Médio Material Teórico - Módulo Função Quadrática Funcão Quadrática: Eercícios Primeiro Ano do Ensino Médio Autor: Prof. Fabrício Siqueira Benevides Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto 1 Eercícios f() Eemplo

Leia mais

LISTA DE PRÉ-CÁLCULO

LISTA DE PRÉ-CÁLCULO LISTA DE PRÉ-CÁLCULO Instituto de Matemática - UFRJ Prof. Nei Rocha Rio de Janeiro 2018-2 Eercício 1 Resolva: (a) 1 = + 1 (b) 6 3 1 = 3 (1 + 2 2 ) (c) 8 < 3 4 (d) 2 2 + 10 12 < 0 (e) 1 2 + 2 3 4 (f) +

Leia mais

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental

Algoritmos de Aprendizado. Formas de Aprendizado. Aprendizado Batch x Incremental. Aprendizado Batch x Incremental Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square Back Propagation Formas de Aprendizado Existe dois métodos básicos de aplicação do algoritmo Back Propagation: Aprendizado

Leia mais

Redes Neurais: MLP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Redes Neurais: MLP. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Redes Neurais: MLP DCA0121 Inteligência Artificial Aplicada Heitor Medeiros 1 Tópicos Redes diretas de múltiplas

Leia mais

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com:

Avaliação 01. Onde P é o peso em quilogramas, A é a altura em cm e S é medido em m². Sendo assim calcule a superfície corporal de uma pessoa com: Avaliação 0 ) Médicos ligados aos desportos de desenvolveram empiricamente a seguinte fórmula para calcular a área da superfície de uma pessoa em função do seu peso e sua Altura. 0,45 0,75 S( P, A) 0,007P

Leia mais

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano.

CÁLCULO NUMÉRICO. Profa. Dra. Yara de Souza Tadano. CÁLCULO NUMÉRICO Profa. Dra. Yara de Souza Tadano yaratadano@utfpr.edu.br Aula 4 09/2014 Zeros reais de funções Parte 1 Objetivo Determinar valores aproimados para as soluções (raízes) de equações da forma:

Leia mais

Capítulo Limites e continuidade

Capítulo Limites e continuidade Cálculo 2 - Capítulo 2.2 - Limites e continuidade Capítulo 2.2 - Limites e continuidade 2.2. - Domínio e imagem 2.2.3 - Continuidade 2.2.2 - Limites Limites são a base do Cálculo Diferencial e Integral

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.2. Perceptron 2.2.1. Introdução 2.2.2. Funcionamento do perceptron

Leia mais

Renato Martins Assunção

Renato Martins Assunção Análise Numérica Integração Renato Martins Assunção DCC - UFMG 2012 Renato Martins Assunção (DCC - UFMG) Análise Numérica 2012 1 / 1 Introdução Calcular integrais é uma tarefa rotineira em engenharia,

Leia mais

UFRJ - Instituto de Matemática

UFRJ - Instituto de Matemática UFRJ - Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática www.pg.im.ufrj.br/pemat Mestrado em Ensino de Matemática Seleção 9 Etapa Questão. Determine se as afirmações abaio são verdadeiras

Leia mais

Análise Numérica (7) Integração e diferenciação V1.0, Victor Lobo, 2004

Análise Numérica (7) Integração e diferenciação V1.0, Victor Lobo, 2004 numérica! Porque é um problema importante? Em muitos problemas não temos epressões analíticas mas sim séries de medições Forma e dimensões de balizas cálculo de deslocamento Medições de velocidade cálculo

Leia mais

SMA333 8a. Lista - séries de Taylor 07/06/2013

SMA333 8a. Lista - séries de Taylor 07/06/2013 SMA333 8a Lista - séries de Taylor 7/6/213 Definição Para qualquer n = 1, 2, 3,, se uma função f tiver todas as derivadas até ordem n em algum intervalo contendo a como ponto interior, então o polinômio

Leia mais

APRENDIZADO EM MODELOS CONEXIONISTAS

APRENDIZADO EM MODELOS CONEXIONISTAS APRENDIZADO EM MODELOS CONEXIONISAS Aprendizado é o processo pelo qual os parâmetros (os pesos das coneões entre os neurônios) de uma rede neural são austados através de uma forma continuada de estímulo

Leia mais

Análise de Regressão Linear Simples e

Análise de Regressão Linear Simples e Análise de Regressão Linear Simples e Múltipla Carla Henriques Departamento de Matemática Escola Superior de Tecnologia de Viseu Introdução A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável

Leia mais

Capítulo Derivadas parciais

Capítulo Derivadas parciais Cálculo 2 - Capítulo 24 - Derivadas parciais 1 Capítulo 24 - Derivadas parciais 241 - Introdução 243 - Significado geométrico das derivadas parciais 242 - Derivadas parciais Veremos agora como aplicar

Leia mais

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS O QUE É UMA REDE NEURAL NEURÔNIOS BIOLÓGICOS CÉREBRO HUMANO E CAPACIDADE DE GENERALIZAÇÃO. Modelo McCulloch e Pitts FUNÇÕES DE ATIVAÇÃO APRENDIZADO APRENDIZADO

Leia mais

CCI-22 CCI-22. 4) Equações e Sistemas Não Lineares. Matemática Computacional. Bissecção, Posição Falsa, Ponto Fixo, Newton-Raphson, Secante

CCI-22 CCI-22. 4) Equações e Sistemas Não Lineares. Matemática Computacional. Bissecção, Posição Falsa, Ponto Fixo, Newton-Raphson, Secante Matemática Computacional 4) Equações e Sistemas Não Lineares Carlos Alberto Alonso Sanches Bissecção, Posição Falsa, Ponto Fio, Newton-Raphson, Secante Introdução Ponto Fio Introdução Ponto Fio Raízes

Leia mais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais. Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais

Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais. Taxas de Variação: Velocidade e Funções Marginais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I Taas de Variação:

Leia mais

Pré-Cálculo. Humberto José Bortolossi. Aula 9 30 de abril de Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense

Pré-Cálculo. Humberto José Bortolossi. Aula 9 30 de abril de Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Pré-Cálculo Humberto José Bortolossi Departamento de Matemática Aplicada Universidade Federal Fluminense Aula 9 3 de abril de Aula 9 Pré-Cálculo Cuidado! Se os eios coordenados são desenhados com escalas

Leia mais

Aula 8 - Reconhecimento e Interpretação. Prof. Adilson Gonzaga

Aula 8 - Reconhecimento e Interpretação. Prof. Adilson Gonzaga Aula 8 - Reconhecimento e Interpretação Prof. Adilson Gonzaga Elementos de Visão Computacional: Visão Computacional Processamento de Baio Nível Processamento de Nível Intermediário Processamento de Alto

Leia mais

Lorí Viali. Afiliação

Lorí Viali. Afiliação Lorí Viali Licenciatura Plena em Matemática UFRGS Bacharelado em Matemática UFRGS Especialização em Formação de Pesquisadores PUCRS Mestrado em Engenharia de Produção (PO) UFSC Doutorado Sanduíche na USF

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana

Otimização Linear. Profª : Adriana Departamento de Matemática. wwwp.fc.unesp.br/~adriana Otimização Linear Profª : Adriana Departamento de Matemática adriana@fc.unesp.br wwwp.fc.unesp.br/~adriana Dualidade A eoria da Dualidade é um dos mais importantes tópicos da Programação Linear (PL). Estudos

Leia mais

Renato Martins Assunção

Renato Martins Assunção Análise Numérica Renato Martins Assunção DCC - UFMG 2012 Renato Martins Assunção (DCC - UFMG) Análise Numérica 2012 1 / 84 Equação linear Sistemas de equações lineares A equação 2x + 3y = 6 é chamada linear

Leia mais

Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton

Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton Interpolação polinomial: Diferenças divididas de Newton Marina Andretta ICMC-USP 16 de maio de 2012 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500

Leia mais

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra.

O objeto fundamental deste curso são as funções de uma variável real. As funções surgem quando uma quantidade depende de outra. Universidade Federal Fluminense Departamento de Análise GAN0045 Matemática para Economia Professora Ana Maria Luz 00. Unidade Revisão de função de uma variável real O objeto fundamental deste curso são

Leia mais

Algoritmos de Aprendizado

Algoritmos de Aprendizado Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square) Back Propagation Radial Basis Functions (RBFs) Competitive Learning Hopfield Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron

Leia mais

A Prática. Perfeição. Cálculo. William D. Clark, Ph.D e Sandra Luna McCune, Ph.D

A Prática. Perfeição. Cálculo. William D. Clark, Ph.D e Sandra Luna McCune, Ph.D A Prática Leva à Perfeição Cálculo William D. Clark, P.D e Sandra Luna McCune, P.D Rio de Janeiro, 01 Para Sirley e Donice. Vocês estão sempre em nossos corações. Sumário Prefácio i I Limites 1 1 O conceito

Leia mais

Semana 5 Zeros das Funções_2ª parte

Semana 5 Zeros das Funções_2ª parte 1 CÁLCULO NUMÉRICO Semana 5 Zeros das Funções_2ª parte Professor Luciano Nóbrega UNIDADE 1 2 LOCALIZAÇÃO DAS RAÍZES PELO MÉTODO GRÁFICO Vejamos dois procedimentos gráficos que podem ser utilizados para

Leia mais

AULA 16 Esboço de curvas (gráfico da função

AULA 16 Esboço de curvas (gráfico da função Belém, 1º de junho de 015 Caro aluno, Seguindo os passos dados você ará o esboço detalhado do gráico de uma unção. Para achar o zero da unção, precisamos de teorias que você estudará na disciplina Cálculo

Leia mais

Capítulo Aproximação linear e diferenciais

Capítulo Aproximação linear e diferenciais Cálculo 2 - Capítulo 3.1 - Aproimação linear e diferenciais 1 Capítulo 3.1 - Aproimação linear e diferenciais 3.1.1 - Aproimação linear 3.1.2 - Diferenciais Vamos, neste capítulo, generaliar os conceitos

Leia mais

Equações Não Lineares. 35T12 Sala 3G4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227

Equações Não Lineares. 35T12 Sala 3G4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227 Equações Não Lineares 35T12 Sala 3G4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp Sala 15 Ramal 227 Introdução Um tipo de problema bastante comum é o de achar raízes de equações da forma f() = 0, onde f() pode ser um

Leia mais

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA

PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA PROGRAMA DE NIVELAMENTO ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA ELEMENTAR CONTEÚDO: CÁLCULO APLICADO A CINEMÁTICA TÓPICOS A SEREM ABORDADOS O que é cinemática? Posição e Deslocamento

Leia mais

Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange

Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange Interpolação polinomial: Polinômio de Lagrange Marina Andretta ICMC-USP 09 de maio de 2012 Baseado no livro Análise Numérica, de R. L. Burden e J. D. Faires. Marina Andretta (ICMC-USP) sme0500 - cálculo

Leia mais

Curso de Férias de IFVV (Etapa 3) INTEGRAIS DUPLAS

Curso de Férias de IFVV (Etapa 3) INTEGRAIS DUPLAS Curso de Férias de IFVV (Etapa ) INTEGAIS UPLAS VOLUMES E INTEGAIS UPLAS Objetivando resolver o problema de determinar áreas, chegamos à definição de integral definida. A idéia é aplicar procedimento semelhante

Leia mais

Algoritmo Simplex para Programação Linear I

Algoritmo Simplex para Programação Linear I EA Planejamento e Análise de Sistemas de Produção Algoritmo Simple para Programação Linear I DCA-FEEC-Unicamp Modelo de Programação Linear ma c ( n ) s. a. A b A ( m n) b ( m ) c ( n) P ( R n A b} Poliedro

Leia mais

0.1 Conjunto de oportunidade e a fronteira e ciente

0.1 Conjunto de oportunidade e a fronteira e ciente 0. Conjunto de oportunidade e a fronteira e ciente O retorno esperado de uma carteira é média ponderada dos retornos esperados ativos que o compõe. Mas o mesmo resultado não vale para a variância. A variância

Leia mais