Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento"

Transcrição

1 Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento 1 1

2 Balanced Scorecard 4 Perspectivas 1) Financeira: Critério definitivo de sucesso; Qualquer medida deve fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito que culminam com a melhoria do desempenho financeiro. Exemplos de indicadores: Ativo total, Custos totais, Taxa de crescimento anual, Rentabilidade do capital próprio, Preço da ação, etc. 2 2

3 Balanced Scorecard 4 Perspectivas 2) Clientes/Mercado: Criar valor de forma sustentável e diferenciada para os clientes, através da sua conquista, satisfação e retenção; Escolha da proposição de valor para os clientes é o elemento central da estratégia. Exemplos de indicadores: Número de clientes, Clientes novos, Clientes perdidos, Participação de mercado, Satisfação dos clientes, Número de reclamações, etc. 3 3

4 Balanced Scorecard 4 Perspectivas 3) Processos Internos: Criam e cumprem a proposição de valor para os clientes; Identificar os processos internos críticos que dão suporte às perspectivas anteriores e que levam a estratégia da empresa ao sucesso; Identificar novos processos críticos que necessitam ser desenvolvidos. Exemplos de indicadores: Giro de estoques; Índice de retrabalhos; Prazos de entrega; Porcentagem de defeitos; Novos produtos lançados; Emissões ao meio ambiente etc. 4 4

5 Balanced Scorecard 4 Perspectivas 4) Aprendizado e Crescimento (inovação): Ativos intangíveis são a fonte definitiva de criação de valor sustentável. Como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia; Exemplos de indicadores: nº de acidentes no mês, investimento em treinamentos por funcionário, índice de absenteísmo, rotatividade, etc. 5 5

6 Balanced Scorecard 4 Perspectivas As 4 perspectivas não são rígidas. 6 6

7 Balanced Scorecard Causa-Efeito 1 Finanças 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado e Crescimento Resultado - ocorrência (lagging) Tendência (leading) Três princípios permitem integrar o BSC à estratégia: 1) Relações de causa e efeito; 2) Indicadores de resultados e de desempenho (tendência); 3) Relação com os fatores financeiros;

8 8 8 Balanced Scorecard Segundo Kaplan e Norton, o nome BSC foi escolhido porque:... refletia o equilíbrio entre: objetivos de curto e longo prazo, medidas financeiras e não financeiras, indicadores de tendência (leading) e ocorrência (lagging), perspectivas internas e externas de desempenho.

9 Balanced Scorecard elementos Traduz a Estratégia em termos operacionais: coloca a visão em movimento

10 Balanced Scorecard Ferramenta de gestão estratégica cujo objetivo é traduzir a estratégia em termos operacionais, permitindo que a organização alinhe suas ações, acompanhe seu desempenho e alcance seus macro-objetivos no longo prazo. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Placar balanceado de desempenho. o 4 Perspectivas (dimensões): Financeira, Clientes/Mercado, Processos Internos, Aprendizado/Inovação e Crescimento Pra que ele serve? Nome do livro: A Estratégia em Ação. o Componentes (elementos): Mapa estratégico, Objetivos, Indicadores, Metas e Iniciativas (planos de ação)

11 Cinco princípios da organização focalizada na estratégia

12 O papel do BSC como estrutura de ação para a estratégia

13 Papéis para a construção e incorporação do BSC Três papéis críticos: 1) Arquiteto: responsável pela construção e incorporação do BSC ao sistema gerencial (é o "gerente de projeto" do BSC). Costuma ser um alto executivo de uma área de apoio. 2) Comunicador: faz o marketing interno - comunica as novas estratégias aos funcionários e incentiva o fornecimento de feedback. 3) Agente de Mudanças: é um representante do executivo principal. Seu papel é ajudar a incorporar o BSC aos processos gerenciais - moldar a rotina de uso do novo sistema gerencial (o BSC).

14 BSC na Gestão Estratégica - Resumo Traduz a visão e a estratégia por meio de um mapa coerente, com objetivos estratégicos organizados em diferentes perspectivas sendo interligados em uma relação de causa e efeito vinculando os objetivos com indicadores, metas e planos de ação. É usado nas organizações para: Esclarecer, traduzir, comunicar a estratégia a toda organização; Estabelecer metas; alinhar as metas de departamentos, equipes e indivíduos à estratégia; Associar objetivos estratégicos com metas de longo prazo e planos financeiros (orçamentos anuais); Obter feedback, aprendizado, conhecimento e aperfeiçoamento da estratégia; Alocar recursos; remunerar pessoas.

15 BSC na Administração Pública Diversos autores propuseram distintas soluções para organizações públicas, seja substituindo a perspectiva Financeira por outra, seja incluindo uma nova perspectiva no topo. Kaplan e Norton (2000) - caso do Conselho Municipal de Charlotte: o perspectiva do cliente (cidadãos) foi colocada no topo do BSC e a perspectiva financeira tornou-se a habilitadora desta. Passos (2004) - perspectiva Fiduciária: relaciona-se com a redução de desperdícios e de desvios de recursos públicos, de forma a beneficiar o principal cliente: a sociedade. Pedro (2004) - inclui a Missão da Organização como objetivo final. Muller (2001) perspectiva Social.

16

17 2018 FCC DPE-AM Assistente Técnico O Balanced Scorecard BSC, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990, preconiza o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização e a correspondente avaliação sob as perspectivas a) dos fatores econômicos e dos fatores de bem-estar pessoal. b) operacional, gerencial e mercadológica, todas estritamente financeiras. c) institucional, ligada à governança, e social, ligada à cidadania. d) financeira; do cliente, dos processos internos e do aprendizado organizacional. e) do curto prazo, estritamente financeira, e do longo prazo, visando à perenidade da organização.

18 2017 FCC ARTESP Especialista em Regulação Uma empresa, em seu processo de criação da estratégia de atuação, usou como metodologia de implementação o proposto pelo Balanced Score Card BSC. Segundo essa perspectiva, ao criar os indicadores de desempenho organizacional, é imprescindível considerar a) mais os aspectos financeiros, pois são os mais importantes, objetivos e significativos. b) aspectos voltados à excelência e qualidade, pois são suficientes para alcançar a estratégia. c) que os aspectos não financeiros são insignificantes para avaliar o desempenho. d) os aspectos financeiros e não financeiros para compor os indicadores. e) os aspectos operacionais por sua própria criticidade.

19 2016 FCC Prefeitura de Teresina - PI Analista em Gestão Pública Considere que a Prefeitura de Picos PI deseja implantar uma ferramenta de gestão da qualidade, na Administração Municipal. Deseja um modelo que seja capaz de monitorar seu desempenho administrativo, dentro do escopo mais amplo do planejamento estratégico. Quer que esse sistema de medição de desempenho vá além das medidas contábeis e financeiras tradicionais, contemplando, também, as perspectivas do público, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento, relacionando-as através de uma relação de causa e efeito. A ferramenta que melhor contempla as necessidades da Prefeitura de Picos, nessa situação hipotética, é a) as Cartas de Controle. b) o Modelo da Espinha de Peixe. c) o Balanced Scorecard. d) o Diagrama de Pareto. e) o Fluxograma.

20 2016 FCC TRF-3 Analista Judiciário O Balanced Scorecard BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores a) classificados como forças, fraquezas, ameaças e desafios. b) divididos entre individuais e corporativos. c) que levam em conta, entre outras, a perspectiva dos clientes. d) entre os quais predominam os de natureza procedimental. e) dos quais se excluem os de natureza estritamente financeira.

21 2016 FCC ELETROBRAS Administrador O Balanced Scorecard BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características, a) priorização de indicadores financeiros, que contemplam pontuação superior aos organizacionais. b) equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos. c) negativa do conceito de top-down, propondo que se parta do particular para o geral. d) instituição do mapa estratégico, que contempla medidas quantitativas para cada indicador. e) fixação exclusivamente de metas de curto prazo, em contraposição a outros modelos gerenciais.

22 2016 FCC TRT-23 Analista Judiciário O Balanced Score Card BSC pode ser utilizado como modelo de gestão estratégica, assim como mecanismo para implementação da estratégia da entidade, bem assim como sistema de avaliação de desempenho organizacional. Nesse contexto, o BSC prioriza o equilíbrio organizacional, a partir de diferentes perspectivas, a saber: a) econômica; social; corporativa e individual. b) organizacional; conjuntural; circunstancial e prospectiva. c) financeira; do cliente; dos processos internos; do aprendizado e crescimento. d) otimista; moderada; cautelosa e pessimista. e) individual; corporativa; coletiva e externa.

23 2016 FCC AL-MS Analista em Recursos Humanos Suponha que determinada sociedade de economia mista controlada pelo Estado de Mato Grosso do Sul pretenda utilizar, como ferramenta em seu processo de planejamento estratégico e avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard. Além da financeira, a referida metodologia considera também, de forma equilibrada, as seguintes perspectivas: a) clientes, processos internos e aprendizado. b) missão, visão e valores. c) desafios e oportunidades. d) análise interna e análise externa. e) forças, fraquezas e cenários.

24 2017 FCC TRT-24 Analista Judiciário No mapa estratégico, de acordo com os fundamentos do BSC, a) a divisão indicada por II corresponde à perspectiva de Aprendizado e Crescimento. b) na perspectiva correspondente aos Processos Internos, Divulgar as atividades de TIC e Apoiar a efetividade da prestação jurisdicional são os objetivos estratégicos. c) não estão contempladas todas as perspectivas, embora os indicadores estratégicos devam estar diretamente associados aos objetivos estratégicos apresentados no mapa, representando uma relação de causa e efeito. d) a divisão indicada por I corresponde à perspectiva de Processos Internos. e) o objetivo estratégico Garantir a infraestrutura de TIC, está relacionado à perspectiva Financeira.

25 FCC 2016 TRT-14 Técnico O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO: a) Financeira. b) Processos internos. c) Aprendizagem organizacional. d) Política. e) Mercadológica (do cliente).

26 FCC 2014 TRT-2 Técnico Segundo Kaplan & Norton, o Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da organização. Ao se implantar essa ferramenta, a organização deve considerar os seguintes componentes: a) objetivos estratégicos, metas, indicadores e responsabilidade social. b) financeiro, cliente, desenvolvimento de pessoas e processos. c) objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos operacionais. d) planos de Ação, indicadores e ferramentas da qualidade. e) mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e planos de ação.

27 FCC 2011 TRT-23 Técnico Como recurso para a implantação do planejamento estratégico, o Balanced Scorecard a) procura subordinar as missões de cada funcionário aos objetivos estratégicos dos membros da direção da organização. b) foca o equilíbrio entre objetivos estratégicos pessoais e as metas gerais da organização. c) implica a criação de uma série de indicadores de desempenho voltados para a realização dos objetivos estratégicos da organização. d) define os objetivos táticos da organização com base na avaliação mútua de todos os funcionários, os parceiros e os clientes. e) desenvolve o equilíbrio entre as habilidades e os comportamentos dos funcionários necessários a um bom clima organizacional.

28 FCC 2014 TRT-13 Técnico De acordo com os mentores do Balanced Scorecard - BSC, Robert Kaplan e David Norton, desempenham papel crítico na construção do BSC: I. O arquiteto, correspondente a um alto executivo da organização designado para a construção do BSC e pela sua inclusão no sistema gerencial. II. O comunicador, que tem a responsabilidade de conquistar o apoio e a adesão de todos os membros da organização quanto ao novo sistema gerencial a ser implementado. III. Os capacitadores, designados para moldar as ações de rotina decorrentes do novo sistema gerencial. Está correto o que consta APENAS em a) I. b) I e II. c) II. d) I e III. e) II e III.

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro.

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro. Balanced Scorecard Conceito: Ferramenta de gestão estratégica cujo objetivo é traduzir a estratégia em termos operacionais, permitindo que a organização alinhe suas ações, acompanhe seu desempenho e alcance

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças; Kaplan e Norton: BSC = Painel/Placar Balanceado de Desempenho Proposta de avaliação do desempenho organizacional

Leia mais

Administração. Balanced Scorecard. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Balanced Scorecard. Professor Rafael Ravazolo. Administração Balanced Scorecard Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX BALANCED SCORECARD Por volta de 1990, os métodos de avaliação de performance das organizações

Leia mais

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico

Análise SWOT. É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise SWOT É uma ferramenta de diagnóstico estratégico Análise Interna (Controlável) Análise Externa (Não Controlável) Áreas funcionais (Marketing, Pesquisa, RH, etc.), funcionários, desempenho, processos,

Leia mais

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores CESPE 2008 SERPRO Analista Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. 2014 - CESPE - ICMBIO - Analista

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O que é Estratégia? A arte do general. O caminho a ser seguido pela instituição no longo prazo. Dess, Lumpkin e Eisner: Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores

Leia mais

Visão Estratégica. O que é Estratégia?

Visão Estratégica. O que é Estratégia? Visão Estratégica O que é Estratégia? A arte do general. O caminho a ser seguido pela instituição no longo prazo. Dess, Lumpkin e Eisner: conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo

Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo Planejamento Estratégico Professor Bruno Eduardo PROMOÇÃO! 30% desconto nos cursos online do TRE-SP até segunda-feira. CUPOM: MINHAVAGATRE30 CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza Hirano Agenda Introduzindo o BSC Funcionamento da Ferramenta Implementação

Leia mais

Gestão de Negócios (8)

Gestão de Negócios (8) Gestão de Negócios (8) Modelo: BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia O Balanced Scorecard (painel balanceado de controle) usa, essencialmente, a medição integral de desempenho

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BSC Balanced Scorecard Balanced Scorecard é um dos melhores métodos de gestão que apareceu nos últimos anos. Ele foi apresentado ao mundo por Robert

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional

Prof. Charles Pantoja Esteves. Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Planejamento Estratégico Idalberto Chiaventao Arão Sapiro Editora Campus Manual do Planejamento

Leia mais

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira

Balanced Scorecard. Sistemas de Informação. Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira Balanced Scorecard Sistemas de Informação Baseado em material do Prof. Dr. Adilson de Oliveira 1 GESTÃO DA QUALIDADE GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO FINANCEIRA GESTÃO DA INOVAÇÃO GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DO

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico.

BSC. Aula de hoje. Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Planejamento Estratégico 6 BSC Balanced Scorecard Lígia Fascioni Aula de hoje O que é Balanced Scorecard Mapa estratégico Definição de indicadores Planejamento Estratégico MISSÃO VALORES VISÃO ESTRATÉGIA

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos

BSC. deve contar a história da estratégia, começando. relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 4: Implementação e controle do planejamento estratégico 1 SEÇÃO 4.1 A ESTRUTURA E A CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 2 Estrutura organizacional Especifica

Leia mais

Profª Valéria Castro V

Profª Valéria Castro V Profª Valéria Castro Críticas Sistemas tradicionais de mensuração de desempenho devido ao foco em medidas financeiras de curto prazo. Dificultam a criação de valor econômico para o futuro. BSC propõe o

Leia mais

Artigo: Planejamento com foco na execução

Artigo: Planejamento com foco na execução Artigo: Planejamento com foco na execução O uso do BSC no BANDES Gilson Domingues Cardoso Planejamento com foco na execução Gilson Domingues Cardoso gilson@ bandes.com.br e gilsondc@gmail.com RESUMO Trata

Leia mais

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC

ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC BALANCED SCORECARD ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO BSC Contexto Histórico Origem do BSC Definição Como funciona? Perspectivas Por quê aplicar? Benefícios/ Contribuições Conclusão Referências BALANCED SCORECARD

Leia mais

A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da

A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da INOVA-EM-SA A implementação do Balanced Scorecard como

Leia mais

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global

Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Capítulo 8 Análise crítica do desempenho global Análise crítica do desempenho global da organização Considera a análise do desempenho global da organização e não o acompanhamento das atividades, processos

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard

Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Balanced Scorecard Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade Balanced Scorecard EAD 0612 - Avaliação de Desempenho Organizacional Prof. Dra. Bernadete de Lourdes Marinho Monitora: Heloiza

Leia mais

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC

MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC MEDIÇÃO DE DESEMPENHO VIA BSC Quais indicadores podem ser utilizados para avaliar um sistema operacional? Alguns Exemplos de Indicadores Qualidade; Eficiência Operacional; Grau de Inovação; Superávit;

Leia mais

- Gestão Estratégica - Discussão

- Gestão Estratégica - Discussão Programa de Consolidação em Aprendizagem - Gestão Estratégica - Discussão GESTÃO ESTRATÉGICA 1. BSC clássico X BSC no setor público Adequação (ou não) das perspectivas atuais contempladas no Mapa Estratégico

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

O Modelo BSC Planejamento Estratégico Alinhando o Processo. Cenários, Swot Definir o vetor BSC BSC. Mapa Estratégico

O Modelo BSC Planejamento Estratégico Alinhando o Processo. Cenários, Swot Definir o vetor BSC BSC. Mapa Estratégico O Modelo BSC Planejamento Estratégico Alinhando o Processo Cenários, Swot Definir o vetor BSC BSC Mapa Estratégico Planejamento Estratégico Dificuldades Planejamento Estratégico não é um processo integrado

Leia mais

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS

PPODE - ESTRATÉGICO. Slide 1 BALANCED SCORECARD CRESCIMENTO PRODUTIVIDADE MAIS RESULTADOS. Ms. RICARDO RESENDE DIAS Slide 1 BALANCED SCORECARD PRODUTIVIDADE CRESCIMENTO MAIS RESULTADOS Ms. RICARDO RESENDE DIAS BALANCED SCORECARD Slide 2 BSC CONCEITO FINALIDADE APLICAÇÃO PRÁTICA ESTRATÉGIA - BSC Slide 3 Ativos Tangíveis

Leia mais

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa

Tema 3. Planejamento Estratégico na Administração Pública. Ricardo Naves Rosa Tema 3 Planejamento Estratégico na Administração Pública Ricardo Naves Rosa Planejamento Estratégico na Administração Pública Balanced Scorecard Ricardo Naves Rosa Gerente de Gestão Estratégica - AGR Engenheiro

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

Gestão Estratégica. 7 Implementação da Estratégica - BSC. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira

Gestão Estratégica. 7 Implementação da Estratégica - BSC. Prof. Dr. Marco Antonio Pereira Gestão Estratégica 7 Implementação da Estratégica - BSC Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br DIAGNÓSTICO EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Pontos Fortes Pontos Fracos OPORTUNIDADES

Leia mais

Planejamento: princípios

Planejamento: princípios Planejamento Processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos como deverá ir para onde deseja chegar. (Certo & Peter) O planejamento não é um acontecimento, mas um

Leia mais

Balanced Scorecard. Daciane de Oliveira Silva. Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7)

Balanced Scorecard. Daciane de Oliveira Silva. Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7) Balanced Scorecard Daciane de Oliveira Silva Referências: Livro Estratégias de Empresas: Lobato et.al (Cap. 7) Ferramenta de implementação e controle das estratégias, com enfoque financeiro e não financeiro.

Leia mais

Analista de Negócio 3.0

Analista de Negócio 3.0 Balanced Scorecard Introdução Podemos comparar o Planejamento Estratégico como um bussola que orienta e direciona a empresa a chegar ao seu destino (objetivo de longo prazo). AN V 3.0 [60] Rildo F Santos

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

Balanced Scorecard (BSC)

Balanced Scorecard (BSC) O que não é medido não é gerenciado Introdução Balanced Scorecard (BSC) Chiavenato, 1999, descreve as etapas das organizações no decorrer do século XX, identificando três eras: a primeira, industrialização

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar Balanced Scorecard Rosely Gaeta Fontes (e leitura obrigatória): ria): Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Capítulo 08 - Filipe SOBRAL e Alketa PECI Conteúdo

Leia mais

Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações

Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações Balanced Scorecard Modelo de Gestão Estratégica das Organizações Rita Teixeira d Azevedo O Balanced Scorecard (BSC) encontra-se a assumir um papel importante na gestão das Organizações, tanto públicas

Leia mais

Conheça onde sua Empresa pode chegar.

Conheça onde sua Empresa pode chegar. Conheça onde sua Empresa pode chegar. Nosso curso Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão Balanced Scorecard Perspectivas O BSC deve incluir as seguintes perspectivas: Financeira Mercado / cliente

Leia mais

igpi Planeamento em GPI Integração com outros instrumentos de planeamento

igpi Planeamento em GPI Integração com outros instrumentos de planeamento igpi 2015 - Planeamento em GPI Integração com outros instrumentos de planeamento Calisto Faria; Francisco Varanda; Marco Simão; Nuno Laranjo; Samuel Martinho planeamento Introdução Representação Esquemática

Leia mais

IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA COM APOIO DO BALANCED SCORECARD (BSC) E DO GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES (GDP)

IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA COM APOIO DO BALANCED SCORECARD (BSC) E DO GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES (GDP) IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA COM APOIO DO BALANCED SCORECARD (BSC) E DO GERENCIAMENTO PELAS DIRETRIZES (GDP) Renata Redi 1 RESUMO Este artigo trata da exploração das principais características de dois sistemas

Leia mais

WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC

WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC WS3-O4- MACROESTRATÉGIAS BASE PARA O BSC 1 2 AGENDA 3º Workshop 4ª Oficina Alinhamento de Conceitos Metodológicos Atividades: Estágio 1 perspectiva Financeira Estágio 2 perspectiva Clientes Estágio 3 perspectiva

Leia mais

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública O caso MDIC BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 ANTECEDENTES INÍCIO DE 2011 Contexto de mudança de Governo; Necessidade de diagnóstico organizacional; Alinhamento

Leia mais

Processo Organizacional PODC

Processo Organizacional PODC Processo Organizacional PODC Planejamento Estratégico Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento,

Leia mais

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2

11/05/2016. A apresentação do conceito de decisão e de processo decisório. - Processo Decisório - Estudo de Caso 2 Estudo de Caso 2 - Processo Decisório - BSC Clássico versus BSC do setor público TEMA 2: PROCESSO DECISÓRIO 1. Conceitos de decisão e de processo decisório A apresentação do conceito de decisão e de processo

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

Gestão de pessoas e desempenho organizacional

Gestão de pessoas e desempenho organizacional Aula 12 Gestão de pessoas e desempenho organizacional Agenda 1 Seminário 2 Medindo a performance do RH 1 Seminário 5 Competing on talent analytics. Davenport, Harris & Shapiro. Harvard Business Review,

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Sistemas de Informação. Governança de TI

Sistemas de Informação. Governança de TI Sistemas de Informação Governança de TI SUMÁRIO CAPÍTULO 5 Balanced Scorecard (BSC) e seus motivadores Surgimento. O que é. O problema. Ações. Componentes. Surgimento O surgimento do BSC está relacionado

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

BSC - Balanced Scorecard

BSC - Balanced Scorecard BSC - Balanced Scorecard Execução Estratégica Indicadores Estratégicos Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA 40% - Projeto Estratégia 40% - Projeto ENEGEP 10% - Avaliação

Leia mais

Administração Parte 2 Prof. Rafael Ravazolo

Administração Parte 2 Prof. Rafael Ravazolo Técnico Judiciário Área Administrativa Administração Parte 2 Prof. Rafael Ravazolo Administração Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Edital ADMINISTRAÇÃO: 1. Conceitos básicos em

Leia mais

SLA Aplicado ao Negócio

SLA Aplicado ao Negócio SLA Aplicado ao Negócio Melhores Práticas para Gestão de Serviços Rildo Santos @rildosan rildo.santos@etecnologia.com.br www.etecnologia.com.br http://etecnologia.ning.com SLA V 51 Rildo F Santos (@rildosan)

Leia mais

Negociação Comercial

Negociação Comercial Negociação Comercial Aula 6-17/02/09 1 Negociação Comercial CONCEITOS BSC - BALANCE SCORECARD 2 O QUE É BALANCE SCORECARD O BSC é uma nova abordagem para administração estratégica, desenvolvida por Robert

Leia mais

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho

Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Balanced Scorecard: Projetando o futuro através de indicadores de desempenho Em meados de 1990 diversas organizações perceberam que os atuais métodos de mensuração de resultados que utilizavam já não eram

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC

Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC Planejamento e Gestão Estratégica: uso do BSC Maurício Fernandes Pereira www.mauriciofpereira.com.br www.facebook.com/mauriciofernandespereira1 mfpcris@gmail.com Prof. Dr. Maurício Fernandes Pereira 4

Leia mais

Planejamento Estratégico Utilizando o BSC - Balanced Scorecard

Planejamento Estratégico Utilizando o BSC - Balanced Scorecard Objetivos do curso Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em um processo contínuo, análise das métricas,

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estratégia organizacional principais ferramentas 1. (CESPE/SERPRO/ANALISTA-NEGÓCIOS EM TI/NS/2010) Na matriz SWOT, a existência de

Leia mais

Mestrado em Contabilidade e Finanças. Novas Tendências de Contabilidade de Gestão. O Balanced Scorecard. Contexto Histórico

Mestrado em Contabilidade e Finanças. Novas Tendências de Contabilidade de Gestão. O Balanced Scorecard. Contexto Histórico Mestrado em Contabilidade e Finanças Novas Tendências de Contabilidade de Gestão Trabalho sobre: O Balanced Scorecard António Fontes nº 3798 Olivério Marcelino nº 5436 Balanced Scorecard 1 Contexto Histórico

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em

Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em Módulo 7 Funcionamento de uma organização focada em estratégia, integração do BSC da organização com o BSC corporativo, como tornar a estratégia em um processo contínuo, análise das métricas, elaboração

Leia mais

16/04/2015. Balanced Scorecard (BSC) Na era da informação... Na História: A era Industrial. Sistema de avaliação de desempenho empresarial

16/04/2015. Balanced Scorecard (BSC) Na era da informação... Na História: A era Industrial. Sistema de avaliação de desempenho empresarial Balanced Scorecard (BSC) Sistema de avaliação de desempenho empresarial Na História: A era Industrial Durante a era industrial o sucesso das empresas era determinado pela maneira como se aproveitavam dos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional CESPE 2014 ICMBio O planejamento estabelece o alicerce para as funções de organizar, dirigir e controlar. CESPE 2014 CADE A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros

Leia mais

Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL

Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL Escola de Artes, Ciências e Humanidades Aula 7 Monitoramento e Avaliação em OSFL Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho Disciplina: Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos Curso: Bacharelado em Gestão de

Leia mais

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Aula 5 BSC: Balanced Scorecard Prof. Fabiano Nezello, Msc DESVENDANDO O BSC Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos

Leia mais

EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO EM PRINCÍPIOS ORIENTADOS A ESTRATÉGIA

EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO EM PRINCÍPIOS ORIENTADOS A ESTRATÉGIA EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO EM PRINCÍPIOS ORIENTADOS A ESTRATÉGIA FERNANDO LUÍS DIAS VARELLA, ME. PROF. MANOEL PEREIRA DA ROCHA NETO, DR. NATAL, 2017 PROBLEMA DA PESQUISA O objetivo foi relacionar conceitos

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Controle Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Monitoramento está presente

Leia mais

CONTROLADORIA II MBA Estácio 26/06/2017

CONTROLADORIA II MBA Estácio 26/06/2017 CONTROLADORIA II MBA Estácio 26/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA CONTROLADORIA II Aula 1 Boas Vindas e Introdução Aula 5 Orçamento Empresarial Aula 2 Valor de Empresas: Conceitos Básicos Aula

Leia mais

Sistemas de Medição de Desempenho

Sistemas de Medição de Desempenho Sistemas de Medição de Desempenho Sumário 1. 2. 3. 4. 5. 6. Introdução Indicadores de Desempenho: resultados e tendência Produtividade e Eficiência Modelos de Sistemas de medição de Desempenho Sistema

Leia mais

Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH

Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH Tema A Prática da Consultoria de Recursos Humanos: elaborando indicadores para a área de RH Projeto Curso Disciplina Tema Professor(a) Pós-graduação MBA em Recursos Humanos Consultoria em Recursos Humanos

Leia mais

Profa. Daniela Menezes

Profa. Daniela Menezes Unidade III PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Profa. Daniela Menezes Quantificação de objetivos e desafios Quando uma empresa estabelece seus objetivos e desafios, necessariamente ela deverá passar por uma abordagem

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de

Leia mais

O BALANCED SCORECARD (BSC) E OS INDICADORES DE GESTÃO

O BALANCED SCORECARD (BSC) E OS INDICADORES DE GESTÃO 1 CADERNOS CONTABILIDADE E GESTÃO O BALANCED SCORECARD (BSC) E OS INDICADORES DE GESTÃO EDUARDO SÁ SILVA Índice Agradecimentos... 7 Nota apresentação... 9 Resumo... 11 1. Introdução... 13 2. Perspectivas...

Leia mais

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO APSUS - 2012

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO APSUS - 2012 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO APSUS - 2012 REFLEXÃO INICIAL "Não é possível gerir o que não se pode medir...e, se não se pode gerir, não se poderá melhorar " (William Hewlett) Se você não mede, você não gerencia!

Leia mais

Por que a MICROSOFT comprou a LINKEDIN?

Por que a MICROSOFT comprou a LINKEDIN? Por que a MICROSOFT comprou a LINKEDIN? E por U$ 26 bilhões de dólares!!!!! UAU!!! Ameaça de novos entrantes Entrantes Potenciais Fornecedores Poder de negociação dos fornecedores Concorrentes na Indústria

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 01 Questões sobre o tópico 6 Planejamento Estratégico Olá Pessoal, Hoje iniciarei os comentários de questões do CESPE sobre os tópicos mais quentes do edital do

Leia mais

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2

As visões de Negócio. Analista de Negócio 3.0. Segundo Módulo: Parte 2 Segundo Módulo: Parte 2 As visões de Negócio 1 Quais são visões de Negócio? Para conhecer o negócio o Analista de precisa ter: - Visão da Estratégia - Visão de Processos (Operação) - Visão de Valor da

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva

Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Dinamizar e Implementar a Estratégia Gabriel Silva Tempos de Mudança Mercados Tecnologia Pessoas Papel do Estado Escassez de Recursos Úteis no Longo Prazo Desdobramento dos Recursos 1 Missão Porque é que

Leia mais

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras

A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras KM DAY Furnas Rio de Janeiro, 03 de março de 2009. A gestão do conhecimento organizacional: o caso Petrobras Raquel Balceiro Petrobras Gestão do Conhecimento Agenda Petrobras :: Desafios de Negócio Gestão

Leia mais

O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico

O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico O Modelo de Gestão da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) 1. Breve histórico Toda organização busca definir e implementar um modelo de gestão que traga melhores resultados e o cumprimento de

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM PROCESSOS.

CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM PROCESSOS. CURSO DE FORMAÇÃO GERENCIAL ANALISTA FGV EM PROCESSOS wwwstrongcombr ANALISTA FGV PROCESSOS 1 COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Profa Maria Cândida Torres, Mestre 2 APRESENTAÇÃO O programa ANALISTA FGV

Leia mais

Planejamento Estratégico? Ele tem sido capaz de assegurar o sucesso das organizações?

Planejamento Estratégico? Ele tem sido capaz de assegurar o sucesso das organizações? Comunicação Planejamento Estratégico? Ele tem sido capaz de assegurar o sucesso das organizações? Luiz Aires M. Cerqueira luiz.cerqueira9@gmail.com Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento,

Leia mais

São José dos Campos, 13/09/2011

São José dos Campos, 13/09/2011 Clóvis Luís Padoveze São José dos Campos, 13/09/2011 1 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 2 Controladoria como Ciência Consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ESTRATÉGIA E COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL Discente: Franklyn Oliveira Firmo BALANCED SCORECARD FERRAMENTA ESTRATÉGICA

Leia mais

BSC Quidgest. Ana Sofia Carvalhais & Carmen Leia Langa Consultoras em Gestão Estratégica

BSC Quidgest. Ana Sofia Carvalhais & Carmen Leia Langa Consultoras em Gestão Estratégica BSC Quidgest Ana Sofia Carvalhais & Carmen Leia Langa Consultoras em Gestão Estratégica Conceito do Balanced ScoreCard Robert Kaplan David Norton Para ajudar as Instituições a superar a problemática de

Leia mais

Revisão MPU Prof. Rafael Ravazolo. Facebook: Professor Rafael Ravazolo

Revisão MPU Prof. Rafael Ravazolo. Facebook: Professor Rafael Ravazolo Revisão MPU 2018 Prof. Rafael Ravazolo Instagram: @ravazolo Facebook: Professor Rafael Ravazolo Abordagens Clássica, Burocrática e Sistêmica Ênfase Conceito de organização Concepção do ser humano Abordagem

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO

PLANO ESTRATÉGICO PLANO ESTRATÉGICO 2015 2018 Líderes : Autores do Futuro Ser líder de um movimento de transformação organizacional é um projeto pessoal. Cada um de nós pode escolher ser... Espectador, Ator, ou Autor. AGENDA

Leia mais