Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Sindipeças de Educação Corporativa"

Transcrição

1 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Maio 2014

2 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

3 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Visão Ser reconhecido pelo associado como primeira escolha no desenvolvimento dos profissionais do setor.

4 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Objetivos: Desenvolver competências e complementar a formação de gestores, especialistas e outros profissionais atuantes no setor; Ser um centro de referência capaz de transformar conhecimentos em resultados para o negócio; Estimular criatividade e inovação; Fortalecer o conhecimento e a modernização da gestão das PMEs; Ampliar a percepção de valor do Sindipeças pelos associados.

5 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Diretrizes: Foco na capacitação especializada e voltada aos profissionais do setor; Aplicação rápida e de cunho prático, com retorno tangível; Descentralização e regionalização dos treinamentos; Democratização do acesso ao conhecimento, por meio de recursos de educação a distância; Atuação de forma transparente e democrática, que favoreça a colaboração do associado na troca de conhecimento, levantamento de necessidades e adesão; Atuação por meio de parcerias na elaboração e oferta das soluções de aprendizagem; Incentivo das habilidades básicas, como leitura, escrita, cálculo, informática, lógica, entre outras.

6 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Inovação e Sustentabilidade Gestão de Mercado Escolas Gestão de Negócios Manufatura e Supply Chain Gestão de Pessoas

7 Escola Inovação e Sustentabilidade OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Criar cultura e prática de inovação e de sustentabilidade para perenidade e evolução contínua do setor de autopeças.

8 PILARES Escola Inovação e Sustentabilidade OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) Meio ambiente Estratégia sustentável Normalização e regulamentação Capacitar profissionais para implantar e gerir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Preservar o meio ambiente pelo planejamento da vida do produto, desde sua concepção até a reciclagem, ou descarte, gerando o mínimo de resíduos. Formular estratégias de longo prazo para o desenvolvimento contínuo e sustentável da organização. Capacitar profissionais na elaboração de normas técnicas e regulamentar sua aplicação. Públicos Empresários, executivos e profissionais das seguintes áreas: marketing e comercial, planejamento, engenharia, manutenção, manufatura, segurança, finanças, suprimentos, logística, comércio exterior, tecnologia da informação, meio ambiente, controladoria, contábil, jurídica, qualidade e normalização.

9 Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) Meio ambiente Estratégia sustentável Nornalização e regulamentação ESCOLA Inovação e Sustentabilidade OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PROGRAMAS Formação de Auditor Líder Ambiental em ISO/TS Avaliação e Classificação de Aspectos Ambientais Formação de Auditor Interno em ISO IMDS New Technology Release 8.0 do Básico ao Avançado Introdução à Normalização Diretiva 2

10 Escola Gestão de Mercado OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Capacitar profissionais das áreas comercial e de marketing para atuar no mercado doméstico e externo.

11 PILARES Escola Gestão de Mercado OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Mercado doméstico Mercado externo Desenvolver competências para planejamento, negociação e finanças para o mercado doméstico. Desenvolver competências para planejamento, negociação e finanças para o mercado externo. Públicos Empresários, executivos e profissionais das seguintes áreas: marketing e comercial, planejamento, comércio exterior, tecnologia da informação e jurídica.

12 Mercado doméstico Mercado externo ESCOLA Gestão de Mercado OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA ESCOLA DA ESA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PROGRAMAS Negociação Planejamento Estratégico para Exportação Legislação Aduaneira, Exportação, Rotinas e Procedimentos Legislação Aduaneira, Exportação e Importação: Rotinas e Procedimentos Regime Drawback Capacitação em Certificados de Origem Formação de Preços para Exportação Gestão Financeira para Exportação Negociação Internacional Gestão Intercultural Feiras e Eventos Internacionais

13 Escola Gestão de Negócios OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Aprimorar a formação de empresários e executivos na administração geral, com visão sistêmica do negócio.

14 PILARES Escola Gestão de Negócios OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Formação de gestores Planejamento estratégico Finanças corporativas Formar profissionais para gerir indústrias da cadeia automotiva, contemplando competências técnicas e de gestão. Preparar profissionais para formular e acompanhar a implantação de estratégias de médio e de longo prazo. Instrumentalizar profissionais para melhor gestão fiscal, tributária, de custos e financeira em geral. Públicos Empresários, executivos e profissionais das seguintes áreas: marketing e comercial, planejamento, recursos humanos, finanças, liderança, comércio exterior, tecnologia da informação, controladoria e contábil.

15 ESCOLA Gestão de Negócios Formação de gestores de autopeças Planejamento estratégico Finanças corporativas OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA ESCOLA DA ESCLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PROGRAMAS Balanced Score Card BSC Modelo de Excelência da Gestão Planejamento Estratégico Integrado ao Orçamento Gestão de Custos e Formação de Preços Básico Gestão de Custos e Formação de Preços Avançado Introdução à Gestão Financeira Gestão da Competitividade para os Fornecedores da Cadeia Automotiva

16 Escola Manufatura e Supply Chain OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Buscar a excelência operacional.

17 PILARES Escola Manufatura e Supply Chain OBJETIVO GERAL GERAL DA ESCOLA DA ESCOL OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Lean manufacturing Criar cultura e prática de lean manufacturing nas empresas. Supply chain Disseminar técnicas, metodologias e melhores práticas para o aprimoramento da gestão do supply chain. Engenharia da qualidade Gestão de processos Capacitar profissionais no uso de ferramentas da qualidade. Disseminar técnicas, metodologias e melhores práticas para o aprimoramento contínuo dos processos. Públicos Empresários, executivos e profissionais das seguintes áreas: engenharia, manutenção, manufatura, segurança, suprimentos, logística, comércio exterior, tecnologia da informação, meio ambiente, controladoria, qualidade e normalização.

18 ESCOLA Manufatura e Supply Chain Lean manufacturing Supply chain Qualidade Gestão de processos OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PROGRAMAS Lean Manufacturing na Prática Brinq Lean Aplicação Lean Desenvolvimento e Gestão de Projetos Custos Logísticos e Indicadores de Performance na Cadeia de Suprimentos Técnicas para Gestão de Estoques Formação de Multiplicadores em 5S 6 Sigma Planejamento de Controle de Manutenção PPAP MASP MSA CEP APQP VDA x

19 Escola Gestão de Pessoas OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Aprimorar a liderança e a gestão do capital humano para torná-lo diferencial competitivo.

20 PILARES Escola Gestão de Pessoas OBJETIVO GERAL DA ESCOLA OBJETIVO GERAL DA ESCO OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PÚBLICOS Liderança Processos e ferramentas de gestão de pessoas Relações trabalhistas e sindicais Segurança no trabalho e qualidade de vida Desenvolver líderes para gerar resultados por meio da gestão de pessoas. Instrumentalizar especialistas e gestores nos processos e ferramentas de gestão de pessoas. Preparar líderes para a relação estratégica e contínua com a classe trabalhadora. Criar cultura e prática de saúde e segurança no trabalho. Públicos Empresários, executivos e profissionais das seguintes áreas: marketing e comercial, engenharia, manutenção, manufatura, recursos humanos, segurança, finanças, suprimentos, logística, liderança, controladoria, contábil, jurídica, qualidade e normalização.

21 ESCOLA Gestão de Pessoas Liderança Processos e ferramentas de gestão de pessoas Relações trabalhistas Segurança no trabalho e QVT OBJETIVO OBJETIVO GERAL GERAL DA ESCOLA DA ESCLA OBJETIVOS ESPECÍFICOS DOS PILARES PROGRAMAS Liderança para o Chão de Fábrica Comunicação Eficaz para o Chão de Fábrica Trabalho em Equipe Feedback Técnicas de Apresentação Andragogia e Multiplicadores na Fábrica Relações Sindicais Ergonomia NR-17 Requisitos Legais e Aplicação NR-12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos Formação de Multiplicadores de Treinamento Gestão por Competências

22 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Indicadores de treinamento CURSOS PARTICIPAÇÕES ANO IN IN ABERTOS TOTAL ABERTOS COMPANY COMPANY TOTAL

23 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Participação por porte 16,5% 6,1% 22,1% Não Sócio Grande Média Pequena 52,6%

24 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Novos lançamentos

25 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Novos lançamentos

26

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Missão Oferecer soluções educacionais para elevar a competitividade e a sustentabilidade do setor de autopeças.

Leia mais

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company

Histórico. + de profissionais capacitados desde o lançamento Lançamento do Instituto. Crescimento de cursos in company Histórico Lançamento do Instituto 2013 A cada quatro dias, um curso realizado Crescimento de cursos in company + de 6.000 profissionais capacitados desde o lançamento 2014 2015 2016 Capacitação no Japão

Leia mais

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa 2016 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Inovação e Sustentabilidade Gestão de Mercado Escolas Gestão de Negócios Manufatura e Supply Chain Gestão

Leia mais

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014

Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Conservação de Água e Energia Elétrica 14 de outubro de 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Instituto Sindipeças de Educação Corporativa Outubro 2014 Instituto Sindipeças de Educação Corporativa

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROVAS N2 1º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1º PERÍODO 14/06/19 6ª feira - Matemática Aplicada - Comunicação Organizacional - Contabilidade I - Economia - Teoria Geral da Administração (TGA) - Língua Portuguesa

Leia mais

AGENDA 1 S E ME S T R E 2019 PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO

AGENDA 1 S E ME S T R E 2019 PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO 1º semestre 2019 APRESENTAÇÃO A experiência nos mostra que precisamos, a todo tempo, não apenas mudar, inovar, mas também antecipar o futuro. Mostra-nos ainda que o conhecimento, em qualquer cenário econômico,

Leia mais

Atendimento a Empresas. Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas.

Atendimento a Empresas. Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas. Atendimento a Empresas Como a Voitto pode acelerar os resultados da sua empresa por meio do Desenvolvimento de Pessoas. 1. Programa de Atendimento Corporativo Voitto Fundada em Maio de 2008, a Voitto é

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS

PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ADMNISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE NEGÓCIOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Terças e Sextas Feiras das 18:40h às 22:40h Carga horária: 460 Horas *As informações

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

PORTFÓLIO.

PORTFÓLIO. PORTFÓLIO www.cpdec.com.br Por que investir em educação corporativa? Integrar e engajar colaboradores Estimular senso crítico, criatividade e reflexão Valorizar o indivíduo Contribuir para o desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DE NEGÓCIOS, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: 05/08/2019 Duração: 16 meses Dias e horários: segundas e terças-feiras (semanal) das 18h45 às 22h45 Carga

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto MBA GESTÃO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 600 horas DURAÇÃO: 22 meses COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto 1 O melhor MBA Gestão Empresarial do Brasil, concebido

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Página 1 de 9 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 249, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

ÁREA FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. julho A setembro de 2017

ÁREA FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA. julho A setembro de 2017 FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA ÁREA julho A setembro de 2017 1 IEL PÚBLICO-ALVO IEL DESCONTOS DE ATÉ 30% PARA VOCÊ SE QUALIFICAR NO IEL O Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará é uma das mais importantes

Leia mais

PORTIFÓLIO DE empresas

PORTIFÓLIO DE empresas PORTIFÓLIO DE empresas www.gsen.com.br gsen@microempa.com.br O Que é? O GSEN - Grupo Soluções e Negócios, é um grupo formado por empresas que prestam serviços em diversas áreas do conhecimento. Oferece

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES

ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES PÓS-GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - PMES INSCRIÇÕES ABERTAS Carga horária: 500 horas Duração do curso: 27 meses Coordenação: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil. Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil. Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Strategic Sourcing Aplicado à Construção Civil Data: 9 de Abril de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

GESTÃO DA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS INSCRIÇÕES ABERTAS Carga horária: 460 horas Duração do curso: 14 meses Coordenação: Prof. Paulo Tromboni de Souza Nascimento Prof.

Leia mais

Grupos de Trabalho do Sindipeças. Novembro de 2014

Grupos de Trabalho do Sindipeças. Novembro de 2014 Novembro de 2014 Grupos de trabalho do Sindipeças Os grupos de trabalho do Sindipeças e da Abipeças são formados por representantes de empresas associadas que necessitam de fórum adequado para discutir

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la à prática

Leia mais

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-

Leia mais

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração 1º Teorias da Administração 60 60 1º Estudos Socioantropológicos 60 60 1º Economia 60 60 1º Matemática Básica 60 60 1º Leitura e Interpretação

Leia mais

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS?

COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? COMO ESCOLHER O TREINAMENTO CERTO PARA DESENVOLVER PESSOAS E EXPANDIR NEGÓCIOS? Mais de 70 cursos em todas as áreas da empresa Gestão, Estratégia, Inovação, Qualidade, Sustentabilidade, Segurança e muito

Leia mais

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO

VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO VISÃO 2020 SER RECONHECIDO COMO A MELHOR SOLUÇÃO EM SERVIÇOS INTEGRADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA PROPÓSITO JUNTOS PELO DESENVOLVIMENTO Garantir a sustentabilidade financeira Assegurar a eficiência

Leia mais

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA

4) ESTRUTURA CURRICULAR E CARGA HORÁRIA MBA em GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é dotar os participantes de todos os instrumentos necessários para tomar as decisões fundamentais de investimento e inovação e levá-la

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Foco e Prioridades Contexto Dimensões do Plano Brasil Maior Estrutura de Governança Principais Medidas Objetivos Estratégicos e

Leia mais

Qualicall PORFOLIO DE SERVIÇOS

Qualicall PORFOLIO DE SERVIÇOS PORFOLIO DE SERVIÇOS 2013 www.qualicall.com.br 2011 - Uma nova imagem! 2011 UMA NOVA IMAGEM O novo logo foi criado para adequação ao cenário de expansão de negócios da QUALICALL, com os círculos significando

Leia mais

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade

Objetivo do programa. Desenvolvimento competitivo e sustentável. Promoção de parcerias estratégicas. Produtividade. Valor agregado. Ganho de qualidade Objetivo do programa Desenvolvimento competitivo e sustentável Produtividade Promoção de parcerias estratégicas Valor agregado Ganho de qualidade Contextualização Os 3 Pilares para o desenvolvimento da

Leia mais

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL A GeCompany oferece consultoria empresarial e cursos de qualidade. Nossa

Leia mais

Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL

Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL Organização Social de Interesse Público nos termos da Lei 9790/99 PORTFÓLIO ANUAL 2019 A ENTIDADE A Uni-ANPEX é uma organização sem fins econômicos, de interesse público, de conformidade com a Lei 9790/99,

Leia mais

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas

GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) Horas GRADE CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO: 9 SEMESTRES (NOTURNO) MÓDULO 1 67-102 Teoria Geral da Administração I 81-101 Língua Portuguesa 10-105 Matemática Básica 73.227 Sociologia 30 0 30 2 60.582

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

APRENDER COM A RISC. APRENDER COM A RISC sobre:

APRENDER COM A RISC. APRENDER COM A RISC sobre: Capacitar os talentos de sua organização assegura o alinhamento com as demandas do mercado que está em constante transformação. Além de desenvolver o potencial criativo de sua equipe para inovar, a capacitação

Leia mais

A Responsabilidade Socioambiental. Daniel Feffer Suzano Holding

A Responsabilidade Socioambiental. Daniel Feffer Suzano Holding A Responsabilidade Socioambiental Daniel Feffer Suzano Holding O Modelo de Gestão Suzano CONTROLE FAMILIAR Crescimento Rentável, Responsável e Sustentável FORTE RELAÇÃO COM O MERCADO DE CAPITAIS GESTÃO

Leia mais

Estratégia de sustentabilidade

Estratégia de sustentabilidade Estratégia de sustentabilidade Fusão I Itaú + Unibanco Visão I Itaú Unibanco Perguntas norteadoras I 2010 - Itaú Unibanco 1 2 3 O que é Performance Sustentável e qual a relação entre Performance Sustentável

Leia mais

Comitê de Relações Governamentais

Comitê de Relações Governamentais Grupos de Trabalho Comitê de Relações Governamentais O Comitê de Relações Governamentais, formado por representantes de empresas associadas, tem o objetivo de debater a agenda governamental prioritária

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017

EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017 EDUARDO HEINEMANN ADEMIR SILVA 19/Abril/2017 O QUE É O CBEC O Conselho Brasileiro dos Executivos de Compras - CBEC é uma associação sem fins lucrativos com abrangência nacional que visa fortalecer o setor,

Leia mais

Master Executive Coach

Master Executive Coach Master Executive Coach S O B R E O I N S T I T U T O M E N T O R C O A C H Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

Série Executiva. Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Série Executiva. Comércio Exterior e Negócios Internacionais Série Executiva Comércio Exterior e Negócios Internacionais SÉRIE EXECUTIVA COMÉRCIO EXTERIOR E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. MIGUEL FERREIRA LIMA Doutor - Universidade Federal

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos

Scom CPC Ltda. Apresentação da Empresa. Quem somos e o que fazemos Scom CPC Ltda Apresentação da Empresa Quem somos e o que fazemos 1 A EMPRESA A Scom CPC Ltda. é uma empresa da Indústria da Construção. A sua proposta de trabalho está fundamentada em Planejamento, Gestão

Leia mais

MBA em Gestão Estratégica de Negócios

MBA em Gestão Estratégica de Negócios MBA em Gestão Estratégica de Negócios POS-GRADUACAO PÚBLICO-ALVO O público alvo do MBA em Gestão de Negócios, é formado por profissionais que atuam na gestão das suas organizações e que aspirem assumir

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA 1 CAPACITAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA OBJETIVO: Inserir o aluno na problemática do Sistema Tributário, propiciando o entendimento necessário para atuar nesse contexto, em conformidade com a realidade de cada

Leia mais

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos!

Wconsulting Garantia de excelência nos projetos desenvolvidos! A utilização do método de análise e solução de problemas O MASP é uma excelente ferramenta utilizada para análise e solução de problemas. Permite identificar de forma assertiva as causas de um determinado

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade

Leia mais

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR

BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL COMÉRCIO EXTERIOR BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1

Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Anexo Eletrônico Nº 5 Lista de capacitações recomendadas em horas para os departamentos da Unidade 1 Formação Conhecimentos Depto. A Depto. B Depto. C Depto. D Administração - - - - Administração Sociologia,

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56

Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 Portaria Inep nº 245 de 04 de agosto de 2011 Publicada no Diário Oficial de 05 de agosto de 2011, Seção 1, págs. 55 e 56 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Leia mais

Programa Operações Logísticas e Supply Chain MANUAL DO CURSO

Programa Operações Logísticas e Supply Chain MANUAL DO CURSO Programa Operações Logísticas e Supply Chain MANUAL DO CURSO ESPM/Senai-MS - 2017 Apresentação Oferece aos profissionais, que atuam nas indústrias e serviços, visão ampla de questões e desafios à gestão

Leia mais

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância)

Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Matriz 1 - Administração (Modalidade a Distância) Nivelamento Língua Portuguesa 20 - - - 1º PERÍODO Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS. Manual do Curso

Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS. Manual do Curso Programa Operações Logísticas e Supply Chain ESPM/SENAI-MS Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2017 Apresentação Oferece aos profissionais, que atuam nas indústrias e serviços, visão ampla de

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL

INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL Innovación en mecanismos de financiamiento para la internacionalización de las MiPYMES INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO MERCADO INTERNACIONAL Papel da ABDI 05 de outubro de 2010 Montevidéu 1 A ABDI

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 235 de 31/01/ Consu

RESOLUÇÃO N o 235 de 31/01/ Consu RESOLUÇÃO N o 235 de 31/01/2017 - Consu Aditivo à Resolução n o 192, de 24/10/2016, que criou os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu presenciais, para oferta no ano de 2017. O Conselho Universitário (Consu),

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Academia de Líderes Aware

Academia de Líderes Aware Academia de Líderes Aware Programa de desenvolvimento acelerado de liderança para resultados Turma 2S 2017 - Curso aberto Nossa inspiração A Aware é uma empresa de treinamento que acredita na educação

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professora: Ariane Canestraro Pós-graduada em Comércio Exterior, grande experiência com o mercado internacional, através de atividades desenvolvidas como Importação, Exportação,

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015

Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Apresentação Institucional Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação Dezembro de 2015 Nosso surgimento na Vale Formalização Institucional da Gerência Executiva de Tecnologia e Inovação A formalização

Leia mais

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS FOCO EM INTERNATIONAL TRADER PROGRAMA DO CURSO 0800-718-3810 / 4062-0660 - Ramal: 0405 www.abracomex.org www.bsmib.org /abracomexadm /abracomex Metodologia de Ensino

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma

Sem fronteiras para o conhecimento. Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma 1 Sem fronteiras para o conhecimento Treinamento de Master Black Belts em Lean Seis Sigma Lean Seis Sigma Definição Estratégia de negócios que busca resultados pela redução drástica da variabilidade dos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Latu Sensu)

PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Latu Sensu) FACULDADE DE TECNOLOGIA DO COOPERATIVISMO - ESCOOP Credenciada pela Portaria MEC nº 994, de 19 de julho de 2011 PÓS-GRADUAÇÃO: NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO (Latu Sensu) PROPOSTA PLANO PEDAGÓGICO DE CURSO DE

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS O MBA Executivo em Gestão Estratégica de Pessoas vem atender uma demanda no mercado por cursos relacionados ao desenvolvimento humano e RH em empresas públicas

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial 2018

MBA em Gestão Empresarial 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial 2018 CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 H/A Coordenação Acadêmica: Professor Doutor José Carlos Abreu 1 OBJETIVOS GERAIS DO CURSO Desenvolver

Leia mais

A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa. Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul

A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa. Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul A Importância da Tecnologia para a Gestão Corporativa Por: Roberto Meister Diretor Comercial Interact Rio Grande do Sul Interact Group Fundação: agosto / 1999 80 Colaboradores diretos 85 Colaboradores

Leia mais

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada.

C O M U N I C A D O. 1 O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) fará a matrícula dos alunos do 8 e do 9 semestres na disciplina indicada. COMUNICADO CEM/IT 2/2017 DIVULGA A RELAÇÃO DE DISCIPLINAS RECOMENDADAS COMO OPTATIVAS PARA O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2018 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1

Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS NOTURNO /1 Faculdade do Centro Leste 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E TECNÓLOGOS Direito Empresarial 153 Matemática Financeira 157 Teoria Geral da Administração 161 Economia Empresarial 290 Sociologia e Antropologia

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal

Desenvolvimento de Negócios. Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Desenvolvimento de Negócios Planejamento Estratégico Legal: da concepção à operacionalização Competências necessárias para o Gestor Legal Gestão Estratégica Para quê? Por Quê? Para fazer acontecer e trazer

Leia mais

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa. As subáreas do conhecimento relacionadas à Engenharia de Produção que balizam esta modalidade na Graduação, na Pós-Graduação, na Pesquisa e nas Atividades Profissionais, são as relacionadas a seguir. 1.

Leia mais

Palestra 11/05/2015. Estoque saudável

Palestra 11/05/2015. Estoque saudável Palestra 11/05/2015 Estoque saudável Palestrante Dora Machado mini currículo (dora.machado@supplyempresarial.com.br) Especialista em Gestão de Negócios pela FAAP e Comércio Exterior pela Aduaneiras. Possui

Leia mais

Treinamento Presencial:

Treinamento Presencial: Presencial: Gestão da base de fornecedores: Cadastro, Homologação, SRM e Gestão do Risco com Fornecedores Data: 10 de Abril de 2018 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Como gerir eficazmente os

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL O MBA Executivo em Gestão Empresarial foi desenvolvido sob medida para profissionais que atuam ou desejam atuar como executivos, a fim de prepara-los para fazer frente

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

Excelência na Gestão

Excelência na Gestão Mapa Estratégico 2012-2014 Visão Até 2014, ser referência no atendimento ao público, na fiscalização e na valorização das profissões tecnológicas, reconhecido pelos profissionais, empresas, instituições

Leia mais

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital

Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital Departamento de Bens de Capital - BNDES O Apoio do BNDES ao Setor de Bens de capital 12º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - MOLDES ABM Agosto de 2014 Importância do investimento na

Leia mais

Administração Matriz - Agosto

Administração Matriz - Agosto Administração Matriz - Agosto 1º PERÍODO Pré-requisito Comunicação Empresarial 60 3 3 - Fundamentos das Ciências Sociais 60 3 3 - Matemática Aplicada à Administração 80 4 4 - Tecnologia da Informação 60

Leia mais

Grupos de Trabalho e Comitês

Grupos de Trabalho e Comitês Grupos de Trabalho e Comitês Comitê de Relações Governamentais O Comitê de Relações Governamentais, formado por representantes de empresas associadas, tem o objetivo de debater a agenda governamental prioritária

Leia mais

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. 19 de setembro de 2016

ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. 19 de setembro de 2016 ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS 19 de setembro de 2016 99% do total de empresas no País MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA O QUE É CONSIDERADO PEQUENO NEGÓCIO NO BRASIL MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Leia mais

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL

PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL PRESENCIAL E A DISTÂNCIA COMPLETA COM VOCÊ PROGRAMA PÓS-FLEX 2017 UNIVERSIDADE POSITIVO CÂMPUS SEDE - ECOVILLE CALENDÁRIO GERAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO ÁREA DE NEGÓCIOS, GESTÃO AMBIENTAL E ENGENHARIA

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Catuando por meio de um processo de gestão flexível e moderno, om o objetivo de trazer um diferencial para este segmento,

APRESENTAÇÃO. Catuando por meio de um processo de gestão flexível e moderno, om o objetivo de trazer um diferencial para este segmento, APRESENTAÇÃO om o objetivo de trazer um diferencial para este segmento, Catuando por meio de um processo de gestão flexível e moderno, focado no compromisso de criar condições para atender com excelência

Leia mais

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas;

adequadas ao contexto econômico-financeiro e institucional das empresas; 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas do Sistema Eletrobrás, através da integração da logística de suprimento de bens e serviços, visando o fortalecimento de seu poder de compra

Leia mais