Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Planejamento Estratégico. Professor Bruno Eduardo"

Transcrição

1 Planejamento Estratégico Professor Bruno Eduardo

2 PROMOÇÃO! 30% desconto nos cursos online do TRE-SP até segunda-feira. CUPOM: MINHAVAGATRE30

3 CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para o período de : Resolução TRE-SP nº 367/2016: Contexto e breve Resumo da Metodologia; Mapa Estratégico; Perspectivas: Descrição dos Macrodesafios. 20questões de conhecimentos gerais, 7 matérias: Gramática e interpretação de texto da língua portuguesa; Noções de Informática; Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais; Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - TRE-SP; Código de Ética do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - TRE-SP; Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº /2015 e alterações posteriores); e Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para o período de

4 O primeiro ciclo de Planejamento Estratégico do TRE-SP, inicialmente previsto para vigorar até 2014, foi definido pela Resolução TRE-SP 213/2009 e revisto pela Res. TRE-SP 273/2013. Entretanto, para que a elaboração do novo Plano Estratégico não coincidisse com o período de realização das Eleições de 2014, o referido ciclo foi prorrogado até 2015, por meio da Res. TRE-SP 334/2015.

5 Art. 1 Aprovar o Plano Estratégico da Justiça Eleitoral de São Paulo para o período de , na forma do Anexo I desta Resolução, sintetizado nos seguintes componentes: I. Missão; (Garantir a legitimidade doprocesso eleitoral) II. Visão; (Consolidar a credibilidade da Justiça Eleitoral, especialmente quanto à efetividade, transparência e segurança) III. Valores; (Ética, Transparência, Comprometimento, Acessibilidade, Modernidade e Responsabilidade Social) IV. Macrodesafios; (Os macrodesafios correspondem aos objetivos estratégicos do Tribunal e estão alinhados à Estratégia Nacional do Poder Judiciário) V. Indicadores; e VI. Iniciativas estratégicas.

6 Garantia dos direitos da cidadania Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional Combate à corrupção e improbidade administrativa Adoção de soluções alternativas de conflito Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas Aprimoramento da gestão da justiça criminal Fortalecimento da segurança do processo eleitoral Melhoria da gestão de pessoas Aperfeiçoamento da gestão de custos Instituição da governança judiciária Melhoria da infraestrutura e governança de TIC

7

8 Comitê Gestor da Estratégia CoGEst: I. Diretoria-Geral; li. Assessoria da Corregedoria Regional Eleitoral; m. Assessoria Jurídica; IV. Assessoria de Planejamento Estratégico e de Eleições; V. Coordenadoria de Comunicação Social; VI. Secretaria deadministração dematerial; VII. Secretaria decontrole Interno; VIII. Secretaria degestão depessoas; IX. Secretaria degestão deserviços; X. Secretaria Judiciária; XI. Secretaria deorçamento e Finanças; XII. Secretaria de Tecnologia da Informação.

9 Para a elaboração do presente Plano, utilizou-se a metodologia BSC Balanced Scorecard que aloca os diversos objetivos estratégicos (aqui chamados de macrodesafios) em perspectivas de análise. No nosso caso, as perspectivas são: 1. Recursos; 2. Processos Internos e 3. Sociedade.

10 Para a elaboração do presente Plano, utilizou-se a metodologia BSC Balanced Scorecard que aloca os diversos objetivos estratégicos (aqui chamados de macrodesafios) em perspectivas de análise. No nosso caso, as perspectivas são: 1. Recursos; 2. Processos Internos e 3. Sociedade.

11 A perspectiva Sociedade/Cliente também pode ser entendida como cliente-cidadão ou cidadãocliente, visto que, no contexto público, o cidadão é o centro: como financiador, como usuário e como titular da coisa pública. COMO BUSCAMOS SER VISTOS PELA SOCIEDADE?

12 Processos Internos são conjuntos de atividades realizadas em uma organização que buscam transformar insumos em saídas, ou resultados. São as rotinas de trabalho realizadas em uma Instituição. No caso da Justiça Eleitoral, podemos citar como exemplo de processo interno o alistamento eleitoral ou a emissão de uma certidão de quitação eleitoral. Claramente, otimizar os processos de trabalho pode ser um ótimo instrumento para que a organização caminhe rumo à concretização de sua visão de futuro. Daí a importância de se colocar os processos internos como uma das perspectivas do BSC. EM QUE DEVEMOS SER MELHORES?

13 A perspectiva Recursos, equivalente à perspectiva financeira/orçamentária, é deslocada para a base do BSC, visto que no meio público ela é condição indispensável, e não resultado final. Mas ao mesmo tempo em que é deslocada, ela condicionará a atuação pública, pois não se pode realizar despesa não aprovada no orçamento anual. Recursos orçamentários adequados contribuem para o alcance dos objetivos de todas as demais perspectivas. Assim, essa perspectiva se torna um meio de obtenção dos recursos necessários ao cumprimento da função social de competência do ente público.

14 Macrodesafio Indicador de Resultado (destino pretendido) Indicadores de Esforço (como com base em que) Iniciativas Estratégicas (o que e quem)

15

16

17 Macrodesafio: Garantir os direitos da cidadania Indicador de Resultado: Índice de garantia dos direitos de cidadania Indicadores de Esforço: Grau de satisfação dos clientes Iniciativas Estratégicas: Elaboração de novo sistema para coleta das pesquisas de satisfação dos cartórios 1º Grau

18

19

20 2016/FCC/ELETROBRAS-ELETROSUL/Administração de Empresas O Balanced Scorecard BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características, a) priorização de indicadores financeiros, que contemplam pontuação superior aos organizacionais. b) equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos. c) negativa do conceito de top-down, propondo que se parta do particular para o geral. d) instituição do mapa estratégico, que contempla medidas quantitativas para cada indicador. e) fixação exclusivamente de metas de curto prazo, em contraposição a outros modelos gerenciais.

21 2016/FCC/ELETROBRAS-ELETROSUL/Administração de Empresas O Balanced Scorecard BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características, a) priorização de indicadores financeiros, que contemplam pontuação superior aos organizacionais. b) equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos. c) negativa do conceito de top-down, propondo que se parta do particular para o geral. d) instituição do mapa estratégico, que contempla medidas quantitativas para cada indicador. e) fixação exclusivamente de metas de curto prazo, em contraposição a outros modelos gerenciais.

22 2016/FCC/TRF - 3ª REGIÃO/Analista Judiciário - Área Administrativa O Balanced Scorecard BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores a)classificados como forças, fraquezas, ameaças e desafios. b) divididos entre individuais e corporativos. c)que levam em conta, entre outras, a perspectiva dos clientes. d) entre os quais predominam os de natureza procedimental. e) dos quais se excluem os de natureza estritamente financeira.

23 2016/FCC/TRF - 3ª REGIÃO/Analista Judiciário - Área Administrativa O Balanced Scorecard BSC corresponde a um modelo de gestão estratégica que alinha missão, visão e estratégia da organização a um conjunto de indicadores a)classificados como forças, fraquezas, ameaças e desafios. b) divididos entre individuais e corporativos. c) que levam em conta, entre outras, a perspectiva dos clientes. d) entre os quais predominam os de natureza procedimental. e) dos quais se excluem os de natureza estritamente financeira.

24 2016/FCC/TRT - 23ª REGIÃO (MT)/Analista Judiciário - Área Administrativa Considere que no curso do processo de elaboração de seu planejamento estratégico, determinada organização tenha definido a forma como pretende ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e pela própria sociedade. Tal definição corresponde a) ao diagnóstico institucional da organização. b) à Missão da organização. c) aos valores perseguidos pela organização. d) aos cenários para o futuro da organização. e) à Visão da organização.

25 2016/FCC/TRT - 23ª REGIÃO (MT)/Analista Judiciário - Área Administrativa Considere que no curso do processo de elaboração de seu planejamento estratégico, determinada organização tenha definido a forma como pretende ser reconhecida por seus clientes, colaboradores e pela própria sociedade. Tal definição corresponde a) ao diagnóstico institucional da organização. b) à Missão da organização. c) aos valores perseguidos pela organização. d) aos cenários para o futuro da organização. e) à Visão da organização.

26 2015/FCC/DPE-SP/Administrador Na elaboração de seu planejamento estratégico, uma organização pública analisou as seguintes perspectivas: 1. Financeira; 2. Clientes; 3. Processos internos; 4. Aprendizado e crescimento. Essas perspectivas fazem parte do tipo de planejamento denominado: a) Análise SWOT. b) Ciclo PDCA. c) Balanced Scorecard. d) Administração por objetivos. e) Planejamento tático.

27 2015/FCC/DPE-SP/Administrador Na elaboração de seu planejamento estratégico, uma organização pública analisou as seguintes perspectivas: 1. Financeira; 2. Clientes; 3. Processos internos; 4. Aprendizado e crescimento. Essas perspectivas fazem parte do tipo de planejamento denominado: a) Análise SWOT. b) Ciclo PDCA. c) Balanced Scorecard. d) Administração por objetivos. e) Planejamento tático.

28 2015/FCC/CNMP/Analista do CNMP - Gestão Pública Correlacione Etapa às suas respectivas Funções: Está correta a correlação em: a) A-III; B-II; C-I; D-IV. b) A-II; B-I; C-IV; D-III. c) A-II; B-IV; C-III; D-I. d) A-III; B-IV; C-II; D-I. e) A-II; B-III; C-IV; D-I.

29 2015/FCC/CNMP/Analista do CNMP - Gestão Pública Correlacione Etapa às suas respectivas Funções: Está correta a correlação em: a) A-III; B-II; C-I; D-IV. b) A-II; B-I; C-IV; D-III. c) A-II; B-IV; C-III; D-I. d) A-III; B-IV; C-II; D-I. e) A-II; B-III; C-IV; D-I.

30 PROMOÇÃO! 30% desconto nos cursos online do TRE-SP até segunda-feira. CUPOM: MINHAVAGATRE30

PLANO ESTRATÉGICO RES N. 367/2016

PLANO ESTRATÉGICO RES N. 367/2016 PLANO ESTRATÉGICO RES N. 367/2016 Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para o período de 2016-2021 baseado na Resolução TRE-SP n. 367/2016. O que é planejamento? Para Lobato (2000),

Leia mais

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo.

Gestão Pública. Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09. Professor Rafael Ravazolo. Gestão Pública Resolução Nº 198/14 - que alterou a Resolução Nº 70/09 Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão Pública RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015 http://www.tjse.jus.br/tjnet/publicacoes/resolucoes/visualizar_resoluc. PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE SERGIPE R E S O L U Ç Ã O N 7/2015 Aprova o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário do Estado

Leia mais

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020

Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO Poder Judiciário 2015/2020 Poder Judiciário Conselho Nacional de Justiça ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Poder Judiciário 2015/2020 ESTRATÉGIA JUDICIÁRIO 2020 Missão do Poder Judiciário - Realizar Justiça. Descrição - Fortalecer o Estado

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA JUSTIÇA DO TRABALHO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Processo gerencial, contínuo e dinâmico, que envolve toda estrutura organizacional, tendo em vista o planejamento do futuro mediante

Leia mais

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano

Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de Planejamento Estratégico: Maximiano Processo de estruturar e esclarecer caminhos e objetivos. Análise da situação estratégica. Onde estamos? Análise do ambiente externo/ interno. SWOT Definição

Leia mais

Segmento de Justiça Eleitoral. 18 de outubro de 2016 Brasília/DF

Segmento de Justiça Eleitoral. 18 de outubro de 2016 Brasília/DF 2ª Reunião Preparatória Segmento de Justiça Eleitoral 18 de outubro de 2016 Brasília/DF META NACIONAL: Julgar mais processos que os distribuídos (atual Meta 1) Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional

Leia mais

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno

Balanced Scorecard. Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard. Case Politeno Balanced Scorecard Implantando a Gestão Estratégica através do Balanced Scorecard Case Politeno Tsiane Poppe Araújo / Vera Pustilnik Novembro/2002 Planejamento Estratégico 1 Um pouco de História Planejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 198, DE 1º DE JULHO DE Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências.

RESOLUÇÃO N. 198, DE 1º DE JULHO DE Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Resolução CNJ 198/2014 Planejamento Estratégico no Judiciário Brasileiro Prof. Carlos Xavier RESOLUÇÃO N. 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder

Leia mais

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011

EGTI Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010. Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 Aprovada por Resolução SISP n o 7, de 22/12/2010 Apresentação para o CTIC UNIRIO 14/02/2011 EGTI 2011-2012 A Estratégia Geral de Tecnologia da Informação (EGTI) é o instrumento base para

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP)

Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP) Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) Caderno de Indicadores Nacionais (INA) e de Metas de Medição Periódicas (MMP) 1 Contexto Estratégico de TIC

Leia mais

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade

Política de Planejamento Estratégico Sistema de Gestão da Qualidade Página 1 de 5 1. OBJETIVO Definir diretrizes e regras para elaboração e revisão do Planejamento Estratégico da empresa. 2. DA APLICAÇÃO Esta política aplica-se a todas as áreas da empresa. 3. DOS DOCUMENTOS

Leia mais

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão

Conteúdo PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO AMAZONAS DIVISÃO DE GESTÃO DA QUALIDADE Sistema de Gestão da Qualidade PROCEDIMENTO P.TJAM 67 Planejamento Estratégico Elaborado por: Carla Winalmoller

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência... 3 Termos da oração... 57 Processos de coordenação

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PODER JUDlClÁRlO. RESOLUÇÃO TRE N.o 367/2016. , CONSIDERANDO o disposto na Resolução n. O 198 do

PODER JUDlClÁRlO. RESOLUÇÃO TRE N.o 367/2016. , CONSIDERANDO o disposto na Resolução n. O 198 do PODER JUDlClÁRlO RESOLUÇÃO TRE N.o 367/2016 Dispõe sobre o Plano Estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para o período de 2016 a 2021 e dá outras providências. atribuições regimentais,

Leia mais

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais?

Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? Questão 1: O planejamento pode ser em três níveis organizacionais. Qual nível interpreta as orientações maiores e as utiliza nos níveis funcionais? a) Estratégico ou tático b) Estratégico ou gerencial

Leia mais

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro.

Balanced Scorecard. Dicas para resolver questões: O que é Balanced Scorecard? Basta traduzir o nome. Pra que ele serve? Nome do livro. Balanced Scorecard Conceito: Ferramenta de gestão estratégica cujo objetivo é traduzir a estratégia em termos operacionais, permitindo que a organização alinhe suas ações, acompanhe seu desempenho e alcance

Leia mais

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil.

Av. Princesa Isabel, Fone (51) CEP Porto Alegre - RS - Brasil. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO - 2016/2018 Apresentação da Técnica de Planejamento Estratégico Adotada O Cremers estará em 2016 dando segmento na implantação de seu Planejamento Estratégico segundo a filosofia

Leia mais

ais Noções Gerais de DIREITO FORMAÇÃO F HUMANÍST

ais Noções Gerais de DIREITO FORMAÇÃO F HUMANÍST JOÃO PAULO LORDELO ais Noções Gerais Noções Ge e de DIREITO e de DIREITO ÃO FORMAÇÃO FORMAÇÃO F CA HUMANÍSTICA HUMANÍST Organizado de acordo com o programa da Resolução 75/2009 do Conselho Nacional de

Leia mais

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores

Referencial Estratégico. Missão. Visão. Valores CESPE 2008 SERPRO Analista Há consenso entre as metodologias de que o planejamento estratégico deve ter início com o estabelecimento dos objetivos gerais da organização. 2014 - CESPE - ICMBIO - Analista

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (PDI E BSC): UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Prof. Dr. Cláudio Márcio Mendonça e Profa. Msc. Sheila Trícia Docentes do Curso de Administração da UNIFAP Reflexão... "A melhor maneira de

Leia mais

Processo de Planejamento

Processo de Planejamento Processo de Planejamento Varia conforme o autor; não há unanimidade. Levantamento ou produção de Informações Análise da situação Tomada de decisão = preparação de planos Obs: Planejamento X Plano Planejamento

Leia mais

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante:

PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas. PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP. Palestrante: PALESTRA 2: Como elaborar um Plano Diretor de Gestão de Pessoas PALESTRANTE: Prof. Weskley Rodrigues - IBGP Palestrante: 2 Governança Planejamento Monitoramento Indicadores Resultados Valor público Governança

Leia mais

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA EDITAL VERTICALIZADO MPU 2018 - TÉCNICO DO MPU - ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6/9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais...3 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE!

EDITAL VERTICALIZADO. Desenvolvido com base no edital de 2018 MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! EDITAL VERTICALIZADO Desenvolvido com base no edital de 2018 -- -- MATÉRIAS ORGANIZADAS PARA VOCÊ MONTAR SEU PLANO DE ESTUDOS FACILMENTE! PREPARAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO MPU Você já pensou

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 14 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DIRETOR DE TI PJSC

5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DIRETOR DE TI PJSC 5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DIRETOR DE TI PJSC 5.1 FUNDAMENTOS O planejamento estratégico é uma metodologia administrativa utilizada para desenvolver a estratégia da organização, que leva em consideração

Leia mais

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins

Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins Programa de Planejamento Estratégico Defensoria Pública do Estado do Tocantins Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins MISSÃO da Defensoria Pública do Estado do Tocantins 2 Assegurar

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS. Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: CONCEITOS E PRINCÍPIOS Plano Diretor de Tecnologia da Informação Governança em TI BRASIL MODERNO Plano Diretor é importante porque é o planejamento dos recursos para viabilização

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 6 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PLENÁRIA FINAL JUSTIÇA TRABALHO TST e TRTs

PLENÁRIA FINAL JUSTIÇA TRABALHO TST e TRTs 2ª Reunião Preparatória para o IX Encontro Nacional do Poder Judiciário PLENÁRIA FINAL JUSTIÇA TRABALHO TST e TRTs 15 e 16 de setembro de 2015 Brasília/DF Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário

Leia mais

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

Balanced Scorecard quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças. Kaplan e Norton: Proposta de avaliação do desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1 Financeira

Leia mais

Art. 3º ( ) I planejar, executar e avaliar atividades de ensino e pesquisa nas áreas pertinentes à gestão pública;

Art. 3º ( ) I planejar, executar e avaliar atividades de ensino e pesquisa nas áreas pertinentes à gestão pública; LEI N.º 8.810, DE 12 DE JULHO DE 2017 Redenomina a Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí-EGGMJ para Escola de Gestão Pública de Jundiaí-EGP e altera a Lei 7.641/11, para reestruturar o órgão

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação

Leia mais

Edital Verticalizado

Edital Verticalizado Edital Verticalizado Concurso: Superior Tribunal Militar (edital de 18 de dezembro de 2017 - retificado em 21 de dezembro de 2017) Cargo: Técnico Judiciário - área Administrativa (nível médio) Organização:

Leia mais

Plano de Contribuição na Estratégia da Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul

Plano de Contribuição na Estratégia da Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO VARA DO TRABALHO DE CRUZEIRO DO SUL Plano de Contribuição na Estratégia da Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul Porto Velho

Leia mais

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16

Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 Edital Verticalizado - MPU Página 1 de 16 INFORMAÇÕES Instituição: MPU - Ministério Público da União Banca Examinadora: Cebraspe (Cespe/UnB) Total de Vagas: 47 Remuneração: de R$7.260,41 a R$11.345,90

Leia mais

III Fórum de Governança de TI. Governança de TI nos Correios

III Fórum de Governança de TI. Governança de TI nos Correios III Fórum de Governança de TI Governança de TI nos Correios Outubro / 2016 COBIT 5: Governança e Gestão de TI Governança Corporativa Governança de TI Gestão de TI Vice-Presidência Corporativa - Áreas Composição

Leia mais

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.

Institui a Política de Gestão de Riscos - PGR do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU. CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS CAPÍTULO IV - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos... 3 Denotação e conotação; figuras... 10/13 Coesão e coerência... 11/10 Tipologia textual... 6 Significação das palavras... 15 Emprego das classes

Leia mais

Política de. Gestão Estratégica

Política de. Gestão Estratégica Política de Gestão Estratégica Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/9 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS...4 CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS...4 CAPÍTULO III

Leia mais

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento

quatro perspectivas: 1 Financeira 2 Clientes/Mercado 3 Processos Internos 4 Aprendizado/Inovação e Crescimento Balanced Scorecard 1990 métodos e indicadores de desempenho focados apenas nas finanças; Kaplan e Norton: BSC = Painel/Placar Balanceado de Desempenho Proposta de avaliação do desempenho organizacional

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL 5 Tópicos da apresentação Menu 2 01 02 03 04 05 INTRODUÇÃO METODOLOGIA UTILIZADA DIAGNÓSTICOS PLANO ESTRATÉGICO PRÓXIMOS

Leia mais

ANALISTA JUDICIÁRIO TRE. Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos

ANALISTA JUDICIÁRIO TRE. Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos Coordenadores Helton Kramer Lustoza Arthur Sombra Sales Campos ANALISTA JUDICIÁRIO TRE 2018 Analista judiciario TRE-Campos-Lustoza-1ed.indb 3 26/09/2018 12:45:01 1 ADMINISTRAÇÃO GERAL 1. (Cespe/TRE/RS/Analista/Judiciário/2015)

Leia mais

*C * PROJETO DE LEI N.º, de (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO)

*C * PROJETO DE LEI N.º, de (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) PROJETO DE LEI N.º, de 2015. (DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO) Dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo, de cargo em comissão e de funções comissionadas no Quadro de Pessoal da Secretaria

Leia mais

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Ministério Ministério da Planejamento Transparência Fiscalização Ministério da e Controle Fiscalização, Transparência e Controle CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO

Leia mais

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS

MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS Os macroprocessos do SESCOOP/RN foram elaborados no Projeto Gestão por Competência, projeto este iniciado em 2012 pela Unidade Nacional do SESCOOP, com o apoio e assessoramento

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 251/2012 Poder Judiciário

PROJETO DE LEI Nº 251/2012 Poder Judiciário DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, segunda-feira, 12 de novembro de 2012. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 251/2012 Poder Judiciário Cria e transforma funções gratificadas e cria gratificação

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico O que é Estratégia? A arte do general. O caminho a ser seguido pela instituição no longo prazo. Dess, Lumpkin e Eisner: Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO MPU - TÉCNICO

EDITAL VERTICALIZADO MPU - TÉCNICO EDITAL VERTICALIZADO MPU - TÉCNICO Olá, pessoal! Eu sou o Prof. Helder Moura. Deixarei as apresentações para você ver no site do LSEnsino: Link: https://goo.gl/ucltsu O nosso objetivo agora é ser o mais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16/2017 Regulamenta o Regimento Interno da Próreitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN). O CONSELHO

Leia mais

Conselho Regional de Medicina

Conselho Regional de Medicina Conselho Regional de Medicina Defendendo a medicina, protegendo a sociedade PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2014-2015 Apresentação dos Resultados Produtos Etapas de trabalho: Produto 01 Produto 02 Produto 03

Leia mais

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL Nº 702, DE

PORTARIA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL Nº 702, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DOS PRINCÍPIOS E OBJETIVOS CAPÍTULO III - DA OPERACIONALIZAÇÃO CAPÍTULO IV - DOS INSTRUMENTOS CAPÍTULO V - DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO VI - DAS

Leia mais

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RETIFICAÇÃO/ LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR RESOLUÇÃO N. 198 DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. RESOLUÇÃO Nº 198, DE 1º DE JULHO DE 2014 COMUNICADO O Secretário-Geral Adjunto do Conselho Nacional de Justiça, com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RESOLUÇÃO N o 016/2017- CONSAD, de 04 de maio de 2017. Institui a Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias,

A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MEMBROS DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL, no uso de suas atribuições Estatutárias, PROPOSTA DE RESOLUÇÃO ATRICON Nº XX/2013 Estabelece itens e critérios de avaliação de qualidade e agilidade para o controle externo no âmbito dos Tribunais de Contas. A ATRICON ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS

Leia mais

MÓDULO II PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO EMENTA:

MÓDULO II PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO EMENTA: ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO Nº 007/2010 DO CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO CURSO DE FORMAÇÃO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MPGO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO MÓDULO I INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS

Leia mais

Mapa de Contribuição da 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho

Mapa de Contribuição da 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO 6ª VARA DO TRABALHO DE PORTO VELHO Mapa de Contribuição da 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho Porto Velho RO 2012 PODER

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Resultados obtidos em 2016

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Resultados obtidos em 2016 Defendendo a Medicina, protegendo a sociedade PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Resultados obtidos em 2016 Curitiba, 27.03.2017 Produtos Etapas de trabalho: Plano de Trabalho Ajustado Capacitação dos Colaboradores

Leia mais

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados

Atendimento Humanizado. Liderança de Equipes. Qualidade Gestão de Resultados Atendimento Humanizado Liderança de Equipes Qualidade Gestão de Resultados Palestras Seminários Orientação dirigida possibilidades para projetos customizados sob medida à realidade do hospital possibilidades

Leia mais

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013

1ª Jornada Internacional da Gestão Pública. O caso MDIC. BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 1ª Jornada Internacional da Gestão Pública O caso MDIC BRASÍLIA (DF), 13 de março de 2013 ANTECEDENTES INÍCIO DE 2011 Contexto de mudança de Governo; Necessidade de diagnóstico organizacional; Alinhamento

Leia mais

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência

Sobre o IBGP. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre o IBGP O Instituto Brasileiro de Governança Pública - IBGP tem o foco na formação de Gestores, Auditores e Técnicos do Setor Público Brasileiro. Pilares IBGP: Inovação Qualidade Experiência Sobre

Leia mais

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43

TRF SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica Flexão nominal e verbal... 28/43 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 15 Acentuação gráfica... 25 Flexão nominal e verbal... 28/43 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 34 Emprego de tempos e modos verbais... 41 Vozes

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. POLÍTICA DE GESTÃO, INTEGRIDADE, RISCOS E CONTROLES INTERNOS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 4 3. DEFINIÇÕES... 4 4. FUNDAMENTAÇÃO... 5 5. REVISÃO DESTA

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

Gestão de Projetos e Processos

Gestão de Projetos e Processos Gestão de Projetos e Processos Metas do CNJ Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Gestão de Projetos e Processos METAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA As Metas Nacionais do Poder Judiciário

Leia mais

PORTARIA Nº 42, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2019

PORTARIA Nº 42, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2019 PORTARIA Nº 42, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2019 A DIRETORIA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS - ANP, no exercício das atribuições conferidas pelo art. 6º do Regimento Interno e

Leia mais

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS Uma visão prática

GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS Uma visão prática primeira te concede a honra de uma vida digna, e a certeza de ter transformado o mundo para melhor; a segunda te rouba a consciência e te garante a pecha de ter vivido uma vida funesta, pequena, vil. Se

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO. Projeto Integrador FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-GO Projeto Integrador Curso: Gestão de Tecnologia da Informação Módulo I Matutino Disciplina: Tópicos Especiais em Administração Prof.: Itair Pereria Alunos: Valdivino de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna... 6/3 Semântica:

Leia mais

Processo Organizacional PODC

Processo Organizacional PODC Processo Organizacional PODC Planejamento Estratégico Conjunto de ações administrativas que possibilitam aos gestores de uma organização mantê-la integrada ao seu ambiente e no curso correto de desenvolvimento,

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL. O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014

GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL. O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014 GOVERNANÇA PÚBLICA: O DESAFIO DO BRASIL O papel do TCU DIÁLOGO PÚBLICO CEARÁ 17 DE MARÇO DE 2014 Ministro João Augusto Ribeiro Nardes Presidente do TCU SUMÁRIO O Estado e os desafios do Brasil Governança

Leia mais

A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da

A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da A implementação do Balanced Scorecard como ferramenta prática para o controlo estratégico com integração dos indicadores para regulação O caso da INOVA-EM-SA A implementação do Balanced Scorecard como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 35/2010 RESOLUÇÃO Nº 35/2010 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 17.618/2010 18 HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CASSIANO

Leia mais

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 Prefácio, xiii Nota à Quinta Edição, xv Nota à Quarta Edição, xvii Nota à Terceira Edição, xix Nota à Segunda Edição, xxi Introdução, 1 parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 1 Contabilidade

Leia mais

de DIREITO FORMAÇÃO F HUMANÍST

de DIREITO FORMAÇÃO F HUMANÍST JOÃO PAULO LORDELO Noções Gerais Noções Ge e de DIREITO e de DIREITO ÃO FORMAÇÃO FORMAÇÃO F CA HUMANÍSTICA HUMANÍST Organizado de acordo com o programa da Resolução 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça

Leia mais

Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1

Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1 Comentários sobre Questões e Gabarito Prova TRT Técnico 13/09/2015 Prova tipo 1 Pessoal, não acho que caiba recurso em qualquer questão. Elas foram muito bem elaboradas e não dão margem para recurso. ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional

Superior Tribunal de Justiça - STJ. Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1. Língua Portuguesa. Noções de Direito Constitucional Superior Tribunal de Justiça - STJ Técnico Judiciário - Área Administrativa VOLUME 1 Língua Portuguesa 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.... 1 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019

DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019 DECRETO Nº 9.929, DE 22 DE JULHO DE 2019 Dispõe sobre o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - Sirc e sobre o seu comitê gestor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere

Leia mais

Planejamento Estratégico A Governança Judiciária- Desafios para Brasília, 28/08/2014

Planejamento Estratégico A Governança Judiciária- Desafios para Brasília, 28/08/2014 Planejamento Estratégico A Governança Judiciária- Desafios para 2020 O QUE É A GOVERNANÇA NO SERVIÇO PÚBLICO? É a capacidade de tornar efetiva as decisões do governo Bresser Pereira As três revoluções

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI Plano de Trabalho. Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS GT DE ELABORAÇÃO DO PDTI 2018-2019 Plano de Trabalho Elaboração do Plano Diretor de Tecnologia de Informação Histórico de Versões Data Versão Descrição Autor 24/08/17 1.0 Primeira

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE)

Missão. Visão. Objetivos Estratégicos (OE) Identidade Organizacional - Acesso à informação - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos R O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia

Leia mais

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos.

CESPE A governança corporativa acentua a necessidade de eficácia e accountability na gestão dos bens públicos. CESPE 2013 A respeito de governança corporativa na gestão pública, julgue os itens a seguir. 01. No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante

Leia mais