ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO"

Transcrição

1 SEAP 2014 Aula 7

2

3 ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem, formando um único Estado Soberano; Não há hierarquia ou subordinação entre as partes, que mantém autonomia para atuar segundo as competências definidas pela Constituição, havendo controle judicial do pacto federativo; Há descentralização política, com representação das unidades no poder legislativo nacional (Senado); Ao renunciarem à sua soberania para formar um novo Estado, as unidades perdem o direito de secessão.

4 ESTADO FEDERADO PROCESSOS DE FORMAÇÃO Modo Centrífugo: Um Estado unitário se transforma em Estado Federal, outorgando a suas unidades certo grau de autonomia e concedendo-lhes participação na formação da vontade da União. Ex: Brasil Modo Centrípeto: Nasce de um acordo entre unidades independentes, formalizado por um tratado que define um novo Estado, do qual as unidades serão membros. Ex: Estados Unidos

5 ESTADO FEDERADO CARACTERÍSTICAS (1) Segundo Dalmo Dallari: A união faz nascer um novo Estado e, conseqüentemente, aqueles que aderiram à federação perdem a condição de Estados. O poder político é compartilhado pela União e pelas unidades federadas. A base jurídica do Estado Federal é uma Constituição, não um tratado.

6 ESTADO FEDERADO CARACTERÍSTICAS (2) Segundo Dalmo Dallari: Só o Estado Federal tem soberania. Na federação não existe direito de secessão. No Estado Federal as atribuições da União e as das unidades federadas são fixadas na Constituição, por meio de uma distribuição de competências. A cada esfera de competência se atribui renda própria.

7 Questão de Prova (Esaf) Os Estados federais apresentam, quanto à sua estrutura, alguns aspectos constantes, independentemente dos casos concretos: ( ) Divisão de poderes entre União e unidades federadas mantendo-se vínculos de coordenação e autonomia. ( ) Preeminência da Constituição Federal sobre o ordenamento jurídico das unidades federadas, sendo as alterações na primeira sujeitas a ratificação pelas unidades federadas. ( ) Limitações à descentralização a fim de preservar a unidade jurídica nacional.

8 Questão de Prova (Esaf) ( ) Soberania do Estado Nacional perante os demais Estados Nacionais e Organismos Internacionais, soberania de que não gozam as unidades federadas. ( ) Articulação entre unidade e pluralidade. As afirmações acima se referem a esses aspectos constantes. Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção correta. a) V, V, V, V, V b) F, F, F, F, F c) V, F, V, V, V d) V, V, F, F, V e) V, F, F, F, V C

9 Condições Federativas (1) Existência de heterogeneidades que dividem uma determinada nação: Cunho territorial. Étnico, lingüístico, sócio-econômico. Cultural e político.

10 Autora: Dra. Tânia Bacelar

11 Autora: Dra. Tânia Bacelar

12 Autora: Dra. Tânia Bacelar

13 Autora: Dra. Tânia Bacelar

14

15 Condições Federativas (2) Existência de um discurso e de uma prática favoráveis à UNIDADE NA DIVERSIDADE. Defesa da autonomia local, mas procurando formas de manter a integridade territorial.

16 Pacto Federativo Em essência, um arranjo federal é uma parceria, estabelecida e regulada por um PACTO. Suas conexões internas refletem um tipo de divisão de poder entre os parceiros, baseada no reconhecimento mútuo da integridade de cada um e no esforço de favorecer uma unidade especial entre eles. (Elazar)

17 Pacto Federativo O poder nacional provém de um acordo entre as partes. A descentralização implica em repassar algum poder político, mas esse processo sempre se origina no centro e não constitui direitos de soberania aos entes subnacionais.

18 Pacto Federativo Os governos subnacionais também têm instrumentos para defender seus interesses e direitos originários: Cortes constitucionais, que garantem a integridade contratual do pacto originário. Casa legislativa representante dos interesses regionais (Senado). Representação desproporcional dos estados menos populosos na câmara baixa. Limitações a mudanças na Constituição, com um processo decisório que exige maiorias qualificadas. Princípios básicos da federação não podem ser minimizados via emendas.

19 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1) PERÍODO COLONIAL: Dificuldades para Portugal ocupar e manter o controle político do território brasileiro; Necessidade de algum grau de descentralização política e administrativa; Divisão do território em Capitanias Hereditárias, administradas por nobres em nome da Coroa; A divisão em capitanias influenciou a organização territorial brasileira.

20 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (2) IMPÉRIO: Esforços de centralização político e administrativa X Dispersão da população e dificuldade em estabelecer controle político sobre o território; Pactos entre o poder central e os poderes locais (os coronéis ) para manter a ordem no interior do país; A Constituição do Império reconhecia o papel político das províncias; As províncias elegiam assembléias com autonomia para legislar sobre assuntos estritamente locais.

21 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (3) REPÚBLICA (até 1930): Pressão política das províncias mais desenvolvidas (SP, MG, RS) por mais influência política; Política dos Governadores: acordos entre as elites regionais para dividir o poder local e nacional; A Constituição de 1891 concedia diversas competências aos estados; Os estados podiam legislar sobre qualquer assunto que não fosse atribuição exclusiva da União, controlando inclusive o imposto sobre exportações.

22 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (4) REPÚBLICA (de 1930 até 1988): A Revolução de 1930 derrubou o federalismo oligárquico ; Redução da autonomia dos estados com a nomeação de interventores por Getúlio Vargas; Constituições de 1934, 1937, 1946 e 1988 ampliaram as atribuições da União; Concentração de poder e recursos pelo governo federal e crescente sobreposição de funções, até 1988.

23 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (5) EVENTOS RECENTES: Ao final do regime autoritário, os governadores eleitos em 1982 e 1986 tiveram grande influência na Nova República; Efeitos sobre a Assembléia Constituinte de 1988, levando à descentralização de recursos tributários; Até 1994, grande influência dos governadores levando ao agravamento da crise fiscal do Estado brasileiro.

24 Questão de Prova (Esaf) Acerca das características do federalismo brasileiro durante o período republicano, assinale a alternativa que identifica o conjunto de assertivas corretas: I A Política dos Governadores surgiu como reação ao processo de centralização política deflagrado por Vargas. II A Constituição de 1891 atribuiu um significativo conjunto de competências aos estados, inclusive para legislar sobre o imposto de exportação. III A nomeação de interventores por Vargas reduziu consideravelmente a autonomia das unidades federadas. IV As atribuições da União vêm sendo continuamente aumentadas desde a Constituição de a) I e II b) I, II e III c) II, III, IV d) II e IV e) Todos os itens C

25 FEDERALISMO BRASILEIRO CARACTERÍSTICAS (1) Indissolubilidade do vínculo: a forma federativa deve ser um núcleo permanente (cláusula pétrea); Divisão constitucional de competência entre as unidades federadas; Participação das unidades parciais na formulação da vontade geral; Capacidade de auto-organização e autoadministração dos Estado-Membros.

26 FEDERALISMO BRASILEIRO CARACTERÍSTICAS (2) A Constituição estabelece que o Brasil é uma República Federativa, composta: pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios; Observação: o Brasil é um dos únicos estados federais que consideram os municípios como unidades da federação; Todos os entes federados possuem competências próprias e autonomia administrativa, legislativa e tributária.

27 Questão de Prova (Esaf) A respeito das relações entre os entes federados no Brasil e das normas constitucionais que as regem, pode-se afirmar, exceto: a) A forma federativa de Estado é protegida por cláusula pétrea. b) Os municípios gozam de autonomia administrativa e tributária, mas não são detentores de soberania externa. c) A legislação das políticas nacionais se dá de forma absolutamente independente da participação dos estados. d) A divisão de competências entre os entes federados é estabelecida no próprio corpo da Constituição federal. e) Os municípios são entes da federação com capacidade de auto-organização e auto-administração, não subordinados aos estados ou à União. C

28 FEDERALISMO BRASILEIRO Repartição de Receitas (1) A Constituição estabelece os impostos e taxas exclusivas de cada ente da federação; O ICMS, maior imposto da federação (25% da arrecadação), é de arrecadação exclusiva dos estados; Impostos relacionados ao nível de atividade econômica: ICMS e IPVA (estados); ISS e IPTU (municípios)

29 FEDERALISMO BRASILEIRO Repartição de Receitas (2) A Constituição estabelece a repartição das receitas tributárias da União com estados e municípios; Fundos de participação dos estados e municípios: FPE e FPM, incidindo sobre o IR e o IPI; Fundos Constitucionais de Desenvolvimento, para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste; A distribuição dos fundos é, em parte, proporcional à população e inversamente proporcional à renda, visando reduzir desequilíbrios regionais.

30 FEDERALISMO BRASILEIRO Repartição de Receitas (3) No plano vertical: o sistema de transferências fiscais permite que a maior parte dos ganhos relativos sejam apropriados pelos municípios, uma vez que seus resultados são neutros para os Estados; No plano horizontal: o sistema redistribui receita dos Estados mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos, mas leva a novas desigualdades; As desigualdades limitam a possibilidade de se distribuir competências exclusivas entre os níveis de governo para as ações sociais.

31 FEDERALISMO BRASILEIRO Repartição de Receitas (4) Resumindo: A Constituição favorece a União na distribuição de competências; No entanto, a Constituição favores os estados e municípios sob as óticas fiscal e tributária; Esse favorecimento é ainda mais significativo para as unidades federativas mais desenvolvidas.

32 Questão de Prova (Esaf) No modelo de repartição de receitas tributárias definido pela Constituição federal, não se insere o seguinte conceito: a) As transferências constitucionais visam a equilibrar a repartição de recursos financeiros entre os estados. b) As competências para arrecadação dos tributos são repartidas constitucionalmente entre as esferas de governo. c) Apenas os municípios de maior renda e desenvolvimento social não recebem recursos a título de participação no FPM. d) A centralização de atribuições na União não é acompanhada de correspondente concentração de recursos. e) Apesar dos mecanismos previstos de repartição, há grandes desigualdades na disponibilidade de recursos na federação. C

Gestor 2015 Aula 4 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1) PERÍODO COLONIAL: Dificuldades para Portugal ocupar e manter o controle político do território brasileiro; Necessidade de algum grau de descentralização

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.. DEFINIÇÕES DE ESTADO: Hegel: realidade da idéia moral, a substância ética consciente de si mesma, a manifestação

Leia mais

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO SEAP 2014 Aula 7 ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem, formando um único Estado Soberano; Não há hierarquia ou subordinação entre as partes, que mantém autonomia para atuar segundo

Leia mais

Federalismo. Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados

Federalismo. Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados Federalismo Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados Conceitos Prévios Importantes Soberania e Autonomia Soberania: é a autoridade suprema que um Estado possui para, através da vontade geral

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado O Federalismo brasileiro Profª. Liz Rodrigues - Características da Federação: a. Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez

Leia mais

Gestor/CGU Aula 4

Gestor/CGU Aula 4 Gestor/CGU 2016 Aula 4 Noção de Estado Ao se organizar como grupo, o homem é envolvido na teia do Estado, que controla os que habitam seu território. Enfim: Estado é a organização político-jurídica de

Leia mais

VI. Estado e seus Tipos

VI. Estado e seus Tipos VI. Estado e seus Tipos 1. Introdução Organização e estrutura dos Estado: (a) forma de governo: modo pelo qual o poder se organiza e é distribuído entre governantes e governados, modulando o nível de intervenção

Leia mais

ANAC Fase 2 - Aula 4

ANAC Fase 2 - Aula 4 ANAC 2016 Fase 2 - Aula 4 Decisões São escolhas entre alternativas ou possibilidades São tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades Podem ser programadas ou não programadas Levam a uma

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Federalismo Fiscal e o Pacto Federativo. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Federalismo Fiscal e o Pacto Federativo. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Prof. Thamiris Felizardo Federalismo é um princípio que sustenta a Federação como um ideal para a vida social e política em determinados Estados, baseada no aspecto

Leia mais

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional 2017. Aula: Conceito de Estado Federal. Formação do Estado Federal Brasileiro. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 16 ESTADO

Leia mais

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS pág. 1 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Princípios fundamentais: estruturam o Estado brasileiro, revelam a

Leia mais

Os Estados Membros e os Municípios na Federação Brasileira: Paradoxos do Federalismo no Brasil. Marcelo Neves

Os Estados Membros e os Municípios na Federação Brasileira: Paradoxos do Federalismo no Brasil. Marcelo Neves Os Estados Membros e os Municípios na Federação Brasileira: Paradoxos do Federalismo no Brasil Marcelo Neves Os Estados Membros e os Municípios na Federação Brasileira: Paradoxos do Federalismo no Brasil

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - O Título III da CF/88 é inteiramente dedicado à organização do Estado brasileiro, estabelecendo a divisão espacial

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Prof. AlexandreDemidoff Forma, Sistema e Fundamentos da República Previsão Constitucional da forma

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO ORGANIZAÇÃO DO ESTADO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. FEDERALISMO... 4 Estado Federal...4 O Federalismo no Brasil... 5 2. ENTES FEDERATIVOS...8 A União... 8 Estados-Membros...9 Criação de Novos Estados...

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Organização Político-Administrativa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18. A organização

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS COMPETENCIAS FEDERATIVAS Conceito Segundo Uadi Bulos, sao parcelas de poder atribuidas, pela soberania do Estado Federal,

Leia mais

06/04/17. Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4. Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES

06/04/17. Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4. Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES 1 Federalismo Do latim foedus ( liga, "aliança", "pacto", "contrato ) Origem na aglutinação (coming together)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO ESTADO ESTADO UNITÁRIO FEDERALISMO : ORIGEM Origem: EUA em 1787, por meio do Tratado

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I

DIREITO CONSTITUCIONAL I DIREITO CONSTITUCIONAL I De acordo com Uadi Bulos, a Constituicao de 1988 qualificou a organizacao do Estado brasileiro como politico-administrativa. A ORGANIZACAO ESPACIAL E TERRITORIAL DO PODER DO ESTADO,

Leia mais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais ROTEIRO. Estado: finalidade/função histórica; razões de existência;. Estado federado: sistemas; descentralização; graus de descentralização; características;.

Leia mais

Fernando Rezende EBAPE/FGV

Fernando Rezende EBAPE/FGV Fernando Rezende EBAPE/FGV Das origens e importância dos trabalhos realizados à época. Das questões fundamentais Das semelhanças e diferenças do contexto Da inspiração para o debate atual Do papel da Fundação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva

Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais. Henrique Jorge Freitas da Silva Tributos Federais e as Administrações Tributárias Municipais Henrique Jorge Freitas da Silva Arrecadação Carga Tributária Bruta 2014 e 2015 (R$ bilhões) Componentes 2014 2015 PIB 5.687,31 5.904,33 Arrecadação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2012 - DPE-SP - Defensor Público) A forma federativa de Estado é um importante instrumento

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

Painel 1: Tributação do Consumo. Reforma Tributária e Federação

Painel 1: Tributação do Consumo. Reforma Tributária e Federação Reforma Tributária no Brasil e as perspectivas para o avanço da questão em 2017 Painel 1: Tributação do Consumo Reforma Tributária e Federação 10.10.2017 Professor: Leonardo de Andrade Costa Algumas indagações

Leia mais

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios

Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios Desafios da Federação Brasileira Fortalecimento dos Municípios 2015 PACTO CONSTITUINTE DE 1988: UMA FEDERAÇÃO EM CONSTRUÇÃO DITADURA ESTADO CENTRAL X DEMOCRATIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO CONTROLE PÚBLICO FEDERAÇÃO

Leia mais

Aula 02. Modelos do Estado Federal

Aula 02. Modelos do Estado Federal Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 02 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 02 Modelos do Estado Federal Temos o modelo básico

Leia mais

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS

PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS SEMINÁRIO PARA PREFEITOS DO MATO GROSSO Cuiabá junho de 2010 PERSPECTIVAS DAS FINANÇAS François E. J. de Bremaeker Consultor da Associação Transparência Municipal Gestor do Observatório de Informações

Leia mais

OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL)

OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL) OS DESAFIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FERNANDO ABRUCIO PROFESSOR DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (BRASIL) INTRODUÇÃO O TERRITÓRIO É UM DOS GRANDES TEMAS POLÍTICOS E DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO

Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO Associação Brasileira de Municípios APRIMORANDO O PACTO FEDERATIVO Brasília, 2 de julho 2015 Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos:

Leia mais

Rodada #1 Lei Orgânica do DF

Rodada #1 Lei Orgânica do DF Rodada #1 Lei Orgânica do DF Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do

Leia mais

FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1)

FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1) 2014 Aula 3 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1) PERÍODO COLONIAL: Dificuldades para Portugal ocupar e manter o controle político do território brasileiro; Necessidade de algum grau de descentralização

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Da Organização Político-Administrativa (Art. 18 e 19) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Leia mais

Concurso - EPPGG Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05

Concurso - EPPGG Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05 Concurso - EPPGG 2013 Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05 Conteúdo Programático Tema 3: 2. Mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil - funcionamento

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

Consórcios Públicos. Características da Federação brasileira: município como ente federativo;

Consórcios Públicos. Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características da nova legislação; Breve panorama

Leia mais

CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO

CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO José Cretella Júnior Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Estado concepção clássica Entende-se

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL

REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL Coluna publicada em 23.10.2012: Reproduzindo o que já disse

Leia mais

BASE DE CÁLCULO E APLICAÇÃO MÍNIMA PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

BASE DE CÁLCULO E APLICAÇÃO MÍNIMA PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE PELOS ENTES FEDERADOS EM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE A Constituição Federal de 1988 determina em seu art. 198 que: 1º. O sistema único de saúde será financiado, nos termos do art. 195, com recursos

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias. Professora Giuliane Torres.

Direito Tributário. Repartição das Receitas Tributárias.  Professora Giuliane Torres. Direito Tributário Repartição das Receitas Tributárias Professora Giuliane Torres www.acasadoconcurseiro.com.br www.estudaquepassa.com.br Direito Tributário REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS REPASSE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO-FINANCEIRO Prof. Associado José Mauricio Conti São Paulo, 4 de janeiro de 2017. PROPOSTA DE ATIVIDADES DE MONITORIA REALIZADAS

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

Divisão política e regional do brasil. Prof. Gonzaga

Divisão política e regional do brasil. Prof. Gonzaga Divisão política e regional do brasil Prof. Gonzaga Conceitos: Governo-geral Povo e nação Estado República Território Monarquia Soberania Estado Território Forma de organização de uma base territorial,

Leia mais

Apresentação. Freire Neto

Apresentação. Freire Neto Bem vindos!!! Apresentação Freire Neto freire.rapaduracultural@gmail.com 984151051 Não precisa ser fácil, basta ser possível. Quem é você? Quem é você? X Parceria... Questão 3 Fortaleza - Ce Regional

Leia mais

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal.

AULA 13. A repartição de atribuições ou competências entre as entidades federativas é essencial para se caracterizar um Estado Federal. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 13 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 13 Conteúdo da aula: Estado Federal Brasileiro (Sistema

Leia mais

Federalismo e Descentralização

Federalismo e Descentralização Federalismo e Descentralização 1 Roteiro 1. Federalismo; 1. Conceitos; 2. Discussão teórica no Brasil; 2. Constituição de 1988 e suas Emendas; 3. Descentralização como diretriz da Política Social; 4. Análise

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA 2

REFORMA TRIBUTÁRIA 2 1 REFORMA TRIBUTÁRIA 2 TRIBUTOS 3 UNIÃO ESTADOS/DF MUNICÍPIOS/DF. IMPOSTOS. IMPOSTOS. IMPOSTOS. IMPORTAÇÕES. EXPORTAÇÕES. PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. RENDA. IOF (Operações Financeiras). ITR (Propiedades

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

VII Congresso Mineiro de Vereadores

VII Congresso Mineiro de Vereadores VII Congresso Mineiro de Vereadores A atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos Prof. Dr. Wladimir Rodrigues Dias Belo Horizonte, 14 de março de 2017 A atuação da Câmara

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES TEORIA GERAL DO ESTADO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A organização e estrutura do Estado podem ser analisadas triplamente: Forma de governo: República ou Monarquia Sistema de governo:

Leia mais

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência Repartição de Competência na CF/88 Noções Básicas: Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte tinha numa das mãos

Leia mais

Origem do Federalismo

Origem do Federalismo Origem do Federalismo As Colônias venceram a Guerra em 1776 1 Artigos da Confederação Tratado assinado em 1777 UNIÃO ESTADOS FEDERADOS Constituição dos Estados Unidos da América Convenção da Filadélfia

Leia mais

Dicas de Direito Constitucional

Dicas de Direito Constitucional Dicas de Direito Constitucional Olá Concursando, Hoje vamos estudar um pouco de Direito Constitucional, passando pela Teoria do Direito Constitucional e abarcando também o art. 1º da Constituição Federal

Leia mais

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA

REPARTIÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA A forma de Estado adotada pela Constituição Federal é a Federação, e esta só estará legitimada se cada ente da Federação gozar de autonomia administrativa e fiscal. Objetiva corrigir os desequilíbrios

Leia mais

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS

AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO DE ATIVIDADES ECONÔMICAS INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL Área de Promoção do Município e da Cidadania Núcleo de Articulação Político-Institucional Banco de Dados Municipais (IBAMCO) AÇÕES MUNICIPAIS PARA A ATRAÇÃO

Leia mais

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE

SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL E GUERRA FISCAL FEBRAFITE OSVALDO SANTOS DE CARVALHO Secretaria da Fazenda de São Paulo 20 de junho de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES FEDERATIVOS

Leia mais

Origens do Estado-Nação

Origens do Estado-Nação Geografia Política Geo B Aula 10 Origens do Estado-Nação a Europa Medieval (séc V-XIV) Queda do Império Romano, na segunda metade do século V, devido a crise econômica e invasões bárbaras. Processo de

Leia mais

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 4: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos

Leia mais

Aula 3 O Estado. Objetivos:

Aula 3 O Estado. Objetivos: Aula 3 O Estado Objetivos: a) Conhecer a estrutura política e jurídica de um Estado; b) Conhecer a estrutura política e jurídica do Estado brasileiro; c) Relacionar o conhecimento da estrutura política

Leia mais

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 4 Limitações às Competências Tributárias...4 Classificação das Competências...6 2. IMPOSTOS DA UNIÃO...9 Imposto de Importação...9

Leia mais

Seção VI DA REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS

Seção VI DA REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Data: 19/05/2014 ESTUDO DIRIGIDO Curso: DIREITO UNIDADE IV REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS Disciplina: SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO Valor: 5,00 pts. Professora:

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 09 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Instrumentos associado aos fundos são as TRANSFERÊNCIAS INTERGOVERNAMENTAIS de recursos, que remetem à discussão do federalismo, das relações

Leia mais

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20%

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Federação desigual Assimetrias regionais Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Região Centro-oeste 9,57% 7% 18,90% Região Nordeste 13,40% 28% 18,20%

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)!

Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)! Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)! Unidade na diversidade! h"p://www.youtube.com/watch?v=u8f- kipg_li

Leia mais

APÊNDICE UNIDADE 2. Teoria Geral do Direito Constitucional

APÊNDICE UNIDADE 2. Teoria Geral do Direito Constitucional APÊNDICE UNIDADE 2 Teoria Geral do Direito Constitucional Apêndice Gabaritos comentados com resposta-padrão : UNIDADE 2 Gabarito 1. Faça Valer a Pena Seção 2.1 1. Letra E. Comentário: todas as alternativas

Leia mais

CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO. Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira

CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO. Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira CAPÍTULO 6 O TERRITÓRIO BRASILEIRO EM CONSTRUÇÃO Disciplina - Geografia 3 a Série Ensino Médio Professor: Gelson Alves Pereira 1- O país dos contrastes Imensas riquezas naturais, culturais e econômicas.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4)

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) Atualizado até 13/10/2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS. 1º AO 4º DA CF88): Todo princípio fundamental é constitucional, mas nem todo princípio

Leia mais

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO

TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO TEMA 1: ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado

Leia mais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais

Desafios do Federalismo Brasileiro. Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Desafios do Federalismo Brasileiro Paula Ravanelli Losada Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais Federação desigual Arranjo Federativo Brasileiro As desigualdades regionais

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

"REFORMA TRIBUTÁRIA EM DEBATE Racionalização para o crescimento econômico. Equilíbrio federativo como pressuposto da cidadania"

REFORMA TRIBUTÁRIA EM DEBATE Racionalização para o crescimento econômico. Equilíbrio federativo como pressuposto da cidadania "REFORMA TRIBUTÁRIA EM DEBATE Racionalização para o crescimento econômico. Equilíbrio federativo como pressuposto da cidadania" A FNP reúne os 400 municípios com mais de 80 mil habitantes A FNP representa:

Leia mais

Extrema Pobreza e Capacidade Fiscal: O FPE em discussão. Novembro/2012

Extrema Pobreza e Capacidade Fiscal: O FPE em discussão. Novembro/2012 Extrema Pobreza e Capacidade Fiscal: O FPE em discussão Novembro/2012 BENEFÍCIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO FISCAL Utilização mais eficiente dos recursos devido a proximidade do usuário. Melhor fiscalização na

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Caderno de Atividades 17 Os exercícios deverão ser feitos no livro e / ou no caderno. Livro

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 04/2016

NOTA TÉCNICA Nº 04/2016 Brasília, 08 de novembro de 2016. NOTA TÉCNICA Nº 04/2016 ASSUNTO: Proposta de Emenda à Constituição Federal - PEC nº 254/2016, em tramitação na Câmara dos Deputados (já aprovada pelo Senado Federal por

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV)

Livre exercício do Legislativo ou Executivo locais (IV) 1. Intervenção Federal (Art. 34, CF) Intervenção: Espontânea Provocada 1.1 Combinações importantes I) Art. 34, IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação; c/c Art.

Leia mais

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011

ICMS e Federação. Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF. Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação Comissão Finanças e Tributação Câmara dos Deputados - DF Andrea Calabi Secretário da Fazenda de São Paulo 12 de maio de 2011 ICMS e Federação 1 Agenda RECEITAS E A AUTONOMIA DOS ENTES

Leia mais

Consórcios Públicos Intermunicipais. Oficina Municipal

Consórcios Públicos Intermunicipais. Oficina Municipal Consórcios Públicos Intermunicipais Oficina Municipal CONTEXTO FEDERATIVO BRASILEIRO PÓS CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Celebração de um novo pacto federativo (federalismo cooperativo); Município dotado

Leia mais

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly

Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly Resumo Proposta de Reforma Tributária Deputado Luiz Carlos Hauly 05 de setembro de 2017 2 Extinção de nove tributos: ICMS / ISS / IPI / IOF / Cofins / PIS-Pasep / CSLL CIDE-Combustíveis / Salário Educação

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

Estado unitário e Estado federativo. Pacto federativo e Relações intergovernamentais no Brasil.

Estado unitário e Estado federativo. Pacto federativo e Relações intergovernamentais no Brasil. Estado unitário e Estado federativo. Pacto federativo e Relações intergovernamentais no Brasil. Estados Unitários organização política sem divisões internas, com governo único O governo é organizado de

Leia mais

Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua CIÊNCIA POLÍTICA Formas de Estado: Estado unitário e Estado federativo. O federalismo e as relações intergovernamentais no Brasil. A construção da federação no Brasil. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?)

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?) J. MIGUEL SILVA Advogado e Contabilista, especializado em Direito Empresarial. Autor de obras que versam sobre legislação e direito empresarial. Foi professor convidado em universidades, na FUNDACE/USP

Leia mais

NA VISÃO DOS ESTADOS:

NA VISÃO DOS ESTADOS: Seminário Internacional Tributo ao Brasil A Reforma que queremos REFORMA TRIBUTÁRIA NA VISÃO DOS ESTADOS: Reequilibrar o Federalismo PAULO ANTENOR DE OLIVEIRA Secretário da Fazenda do Estado do Tocantins

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS

DIVISÃO DA AULA ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO COMPETÊNCIA UNIÃO BENS DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO UNIÃO ESTADOS MUNICÍPIOS COMPETÊNCIA BENS DF E TERRITÓRIOS SISTEMA

Leia mais