ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO."

Transcrição

1 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DA ADMINISTRAÇÃO. ASPECTOS FUNDAMENTAIS NA FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO..

2 DEFINIÇÕES DE ESTADO: Hegel: realidade da idéia moral, a substância ética consciente de si mesma, a manifestação visível da divindade. Kant: reunião de uma multidão de homens vivendo sobasleisdodireito. Max Weber: comunidade humana que, dentro de um determinado território, reivindica para si, de maneira bem sucedida, o monopólio da violência física legítima ; Marx: o poder organizado de uma classe para opressão de outra. Duguit: Grupo humano fixado em determinado território, onde os mais fortes impõem aos mais fracos sua vontade".

3 ELEMENTOS DO ESTADO Povo Território e Soberania político) (Poder O Poder Político é exercido pelo governo. Povo Agrupamentos Território Área delimitada Soberania Imperatividade e independência

4 ESTADO X NAÇÃO: Nação: vínculo social, de identidade entre indivíduos. Não necessariamente associada a um território específico. Ex: nação islâmica. Estado: organização política e jurídica, de uma sociedade (povo), num determinado espaço geográfico (território). Esses indivíduos se submetem a uma vontade coletiva, que origina o poder soberano (soberania).

5 QUESTÃO: (ESAF/MPOG/2002) Por Estado entende-se um grupo de pessoas que vivem num território definido, organizado de tal modo que apenas algumas delas são designadas para controlar uma série mais ou menos restrita de atividades do grupo, com base em valores reais ou socialmente reconhecidos e, se necessário, na força.

6 GABARITO Correta. Esta deriva do Dicionário de Ciências Sociais, da FGV, segundo o qual: Por Estado entende-se um agrupamento de pessoas que vivem num território definido, organizado de tal modo que apenas algumas delas são designadas para controlar, direta ou indiretamente, uma série mais ou menos restrita de atividades desse mesmo grupo, com base em valores reais ou socialmente reconhecidos e, se necessário, na força.

7 (ESAF/MPOG/2002) Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência.

8 GABARITO: CORRETA Para Dalmo Dallari, os elementos constitutivos do Estado são: A soberania, O povo, O território A finalidade Lembrando que finalidade não é um consenso entre os autores.

9 COMENTÁRIO AO GABARITO: Programa Nacional de Educação Fiscal, elaborado pela ESAF: Pode-se conceituar Estado como uma instituição que tem por objetivo organizar a vontade do povo politicamente constituído, dentro de um território definido, tendo como uma de suas características o exercício do poder coercitivo sobre os membros da sociedade. É, portanto, a organização políticojurídica de uma coletividade, objetivando o bem comum.

10 TEORIAS DO ESTADO 1) TEORIA DO IMPULSO ASSOCIATIVO NATURAL ou TEORIA DA SOCIEDADE NATURAL: Aristóteles, São Tomás de Aquino. 2) TEORIA CONTRATUALISTA: Rousseau ( O contrato Social, de 1762), Thomas Hobbes ( Leviatã de 1651).

11 TEORIAS DO ESTADO TEORIA DO IMPULSO ASSOCIATIVO NATURAL: as sociedades se formariam espontaneamente, em razão de um impulso de associação inerente ao ser humano. TEORIA CONTRATUALISTA: a sociedade é o produto de um acordo de vontades, um contrato hipotético celebrado entre os homens, em que estes transferem mutuamente direitos, para pacificar os conflitos inerentes à convivência humana. Assim, deve-se conceber o homem sempre como ser social.

12 FORMAÇÃO DOS ESTADOS TEORIA DOMINANTE TIAN TIAN TIAN TIAN TC TC Indivíduos isolados Agrupamento social básico Sociedade primitiva Sociedade complexa Nação (Identidade) Estado (Nação política e juridicamente organizada)

13 ESTADO MODERNO Surge com o Absolutismo monárquico. Poder concentrado nas mãos do soberano, constituindo unidades nacionais. Monopólio do poder: poderes militar, econômico, burocrático nas mãos do monarca. É a monopolização crescente do poder que permite a formação dos Estados modernos, a partir das monarquias absolutistas, em que prevalece o modelo patrimonialista.

14 FORMAÇÃO DOS ESTADOS: FATORES QUE PERMITIRAM A CONCENTRAÇÃO DO PODER 1) Exército permanente: com membros remunerados, em estrutura hierárquica rígida, com comando centralizado. Poder bélico. 2) Burocracia com quadros funcionais e profissionais permanentes. Poder burocrático (administração). Exercício das funções estatais. Modelo Patrimonialista.

15 FORMAÇÃO DOS ESTADOS: FATORES QUE PERMITIRAM A CONCENTRAÇÃO DO PODER 3) Sistema tributário para sustentar a máquina estatal e os interesses pessoais do soberano. Poder econômico. 4) Ordem jurídica válida em todo território. Poder jurídico. A unidade nacional leva à formação do Estado Moderno.

16 CARACTERÍSTICAS DO ESTADO MODERNO (ESAF/APO-MPOG/2008) São características essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurídico impositivo. b) a cidadania: relação de direitos e deveres. c) o monopólio do uso legítimo da violência. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdição compulsória sobre um território.

17 GABARITO (ESAF/APO-MPOG/2008) São características essenciais do Estado moderno todas as que se seguem, exceto: a) um ordenamento jurídico impositivo. b) a cidadania: relação de direitos e deveres. c) o monopólio do uso legítimo da violência. d) um quadro administrativo ou uma burocracia. e) a jurisdição compulsória sobre um território.

18 COMENTÁRIOS: Segundo Weber: A ordem legal, a burocracia, a jurisdição compulsória sobre um território e a monopolização do uso legítimo da força são as características essenciais do Estado moderno. Características necessárias: Unidade de comando (Leis, jurisdição e administração), Territorialidade e Corpo técnico (burocracia)

19 FORMAS DE SURGIMENTO DO ESTADO 1) Modo Originário 2) Modo Secundário 3) Modo Derivado

20 MODO ORIGINÁRIO Surge diretamente do meio nacional, sem decorrer de nenhum outro Estado previamente constituído. Os primeiros agrupamentos humanos se desenvolvem até formar o Estado Nacional.

21 MODO ORIGINÁRIO Surge diretamente do meio nacional, sem decorrer de nenhum outro Estado previamente constituído. Os primeiros agrupamentos humanos se desenvolvem até formar o Estado Nacional.

22 MODO SECUNDÁRIO Também surge do meio nacional, mas por intermédio de vários Estados ou partes que almejem se unir ou se separar. Pressupõe a existência de um ou mais Estados. Surgem a partir da fusão ou do desmembramento de Estados.

23 MODO DERIVADO O Estado se forma a partir do exterior. Processo de descolonização, reconhecimento dos direitos de soberania. Ex: Austrália. Ação de entidade supranacional. Ex: Israel.

24 QUESTÃO ESAF/2008 Indique a opção que completa adequadamente as lacunas das frases a seguir: Há 3 modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos em que a formação é inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da população e do país. Os modos em que a formação se produz por influências externas. E os modos, em que vários Estados se unem para formar um novo Estado ou em que um Estado se fraciona para formar outro.

25 ALTERNATIVAS: A) Originários, derivados e secundários; B) Derivados, contratuais e originários; C) Contratuais, derivados e naturais; D) Naturais, originários e derivados; E) Secundários, naturais e originários.

26 GABARITO: Alternativa A. Os modos originários, em que a formação é inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da população e do país. Os modos derivados, em que a formação se produz por influências externas. E os modos secundários, em que vários Estados se unem para formar um novo Estado ou em que um Estado se fraciona para formar outro.

27 FUNÇÕES DO ESTADO Poderes do Estado: teoria da divisão dos poderes, ou divisão das funções a cargo do Poder Estatal: Legislativa Executiva Judiciária

28 PODER LEGISLATIVO Estabelece normas gerais e abstratas de regulamentação do funcionamento da sociedade, das relações sociais, delimitando a atuação governamental e da sociedade. Em termos abstratos. Não são direcionadas a casos específicos e concretos.

29 PODER EXECUTIVO E JUDICIÁRIO Executivo: Execução das normas positivadas pelo Legislativo, como expressão da vontade soberana do Estado, administrando a vida pública. Judiciário: Aplicar as normas gerais e abstratas formuladas pelo Legislativo, de modo a solucionar conflitos em casos concretos, que lhe são apresentados.

30 TEORIA DA INDEPENDÊNCIA DOS PODERES MONTESQUIEU Cada função básica deve ser exercida por um titular próprio, para evitar a concentração de poderes em uma única pessoa ou órgão. Cada poder atua de forma independente, apenas vinculada aos outros, estabelecendo controles mútuos: Sistema de freios e contrapesos, do inglês,checksand balances: cada poder limita a atuação dos demais.

31 GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Governo: Constitui um dos elementos do Estado. Administração Pública: Compreende o conjunto de órgãos que colocam o Estado em ação. Medeia a relação entre Estado e sociedade. Governo é o gestor da Administração Pública.

32 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração pública compreende um conjunto de pessoas, entendidas como sujeitos públicos, que articulados através de órgãos e serviços, que desenvolvem a função administrativa de gestão governamental. Hely Lopes Meirelles: É o instrumental de que dispõe o Estado para por em prática as opções políticas do governo.

33 RELAÇÃO ENTRE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA A administração pública funciona como suporte operacional para que o governo implemente suas opções políticas, por meio da oferta de bens e serviços aos cidadãos.

34 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: MARIA SÍLVIA ZANELLA DI PIETRO Conceito mais atual. Define administração pública no sentido objetivo e subjetivo. É o que faz o Estado. Objetivo (ou material): atividade concreta e imediata do Estado, sob o regime jurídico do direito público, para consecução dos interesses públicos.

35 SENTIDO SUBJETIVO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Formal ou orgânico. É quem faz a função administrativa. É o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas a quem a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. É nesse sentido administração que tratamos da organização nos modelos de administração pública patrimonialista, burocrático e gerencial.

36 FORMAS DE ESTADO Os Estados Podem ser: Unitários Compostos

37 ESTADO UNITÁRIO Único centro de poder político, que direciona as decisões políticas e as políticas pública. Característica marcante: CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA. Há um poder com competência exclusiva em todo território nacional, sobre toda sua população. Podem ser: centralizados ou descentralizados (Estado Regional)

38 ESTADO UNITÁRIO Pode haver descentralização administrativa, com divisão do território em regiões administrativas. Estados regionais. Essas regiões embora possuam autonomia administrativa, não possuem autonomia política. Pode haver descentralização administrativa, mas não há descentralização política. Exemplos: Itália, França, Espanha, Uruguai, Portugal. Brasil Império. Constituição de 1824: províncias.

39 ESTADO COMPOSTO Constituído por um complexo de unidades com poder político, dentre as quais se dividem as decisões políticas e as políticas públicas. Há descentralização política e descentralização administrativa. Descentralização política: diversos poderes com competências próprias, comuns ou concorrentes, em regiões do território nacional. Exemplos: EUA, Brasil, Alemanha, Argentina. Descentralização administrativa: diversas entidades (pessoas jurídicas) com competências próprias.

40 FORMAS DE ESTADO COMPOSTO Confederação Federação

41 CONFEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem por um pacto ou um tratado, mas cada Estado confederado mantem sua soberania, portanto, podem se separar (direito de secessão). Função: atender às necessidades e objetivos comuns entre os pactuantes. Pode se transformar em federação (EUA, Suíça, Alemanha). Exemplo: divergências: não há ou UE.

42 FEDERAÇÃO Dois ou mais estados se unem formando um único Estado soberano. Não há hierarquia ou subordinação entre as partes. Mantém sua autonomia para atuar conforme suas competências, estabelecidas pela Constituição. Há controle judicial do pacto federativo.

43 FEDERAÇÃO Dois ou mais estados se unem formando um único Estado soberano. Não há hierarquia ou subordinação entre as partes. Mantém sua autonomia para atuar conforme suas competências, estabelecidas pela Constituição. Há controle judicial do pacto federativo.

44 FEDERAÇÃO Há descentralização política: representação das unidades federativas no Poder Legislativo nacional (Senado). As unidades não possuem soberania, por isso não têm direito de secessão. Há 2 modos de federação Modo centrífugo: Brasil. Constituição de Modo centrípeto: EUA.

45 MODO CENTRÍFUGO O Estado unitário se transforma em Estado Federal. Outorga a suas unidades certo grau de autonomia e concede-lhes participação na formação da vontade da União. O poder dos Estados federados é concedido pela União.

46 MODO CENTRÍPETO Nasce de um tratado entre as unidades independentes, constituindo um novo Estado, do qual as unidades são membros. O poder da União é concedido pelos Estados. Pode se dar a partir da Confederação. Exemplo emblemático: Estados Unidos da América.

47 CARACTERÍSTICAS DO ESTADO FEDERADO A União enseja um novo estado, logo, os Estados que aderiram à federação perdem a condição de Estados. Perdem sua soberania. Brasil: A RFB (República Federativa do Brasil) é soberana, mas seus Estados não são. O poder político é compartilhado entre as unidades federativas: União, Estados, Municípios e DF.

48 FEDERAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS A base jurídica não é um tratado, é uma Constituição. Somente o Estado Federal possui soberania. No Brasil, é a RFB. Não há direito de secessão. As atribuições da União e das unidades federadas são fixadas pela Constituição, por meio de distribuição de competências. A cada esfera de competência se atribui receitas públicas próprias. CF/88: divisão de receitas tributárias.

49 QUESTÃO ESAF: Os Estados federais apresentam, quanto à sua estrutura, alguns aspectos constantes, independentemente dos casos concretos: ( ) Divisão de poderes entre União e unidades federadas, mantendo-se vínculos de coordenação e autonomia. ( ) Prevalência da Constituição Federal sobre o ordenamento jurídico das unidades federadas, sendo as alterações na primeira, sujeitas à ratificação pelas unidades federadas.

50 AFIRMATIVAS ( ) Limitações à descentralização a fim de preservar a unidade jurídica nacional. ( ) Soberania do Estado Nacional perante os demais Estados Nacionais e Organismos Internacionais, soberania que não gozam as unidades federadas. ( ) Articulação entre as unidade e pluralidade. Indique se verdadeiras ou falsas as afirmativas acima e marque a alternativa correta:

51 ALTERNATIVAS A) V, V, V, V, V B) F, F, F, F, F C) V, F, V, V, V D) V, V, F, F, V E) V, F, F, F, V

52 GABARITO: Alternativa C.

53 A FEDERAÇÃO BRASILEIRA

54 CONDIÇÕES FEDERATIVAS Existência de heterogeneidades, que dividem uma determinada nação. Territorial Étnico, linguístico, socioeconômico Cultural e político Discurso e prática: UNIDADE NA DIVERSIDADE. Defesa da autonomia local, porém mantendo a integridade territorial.

55 PACTO FEDERATIVO Arranjo federal: parceria estabelecida e regulada por um pacto. Constituição Federal. Conexões internas: definem o tipo de divisão de poder entre os parceiros, baseada no reconhecimento mútuo da integridade de cada um e no esforço de favorecer uma unidade especial entre eles. Equilíbrio, diversidade, necessidade de unidade, coesão,

56 PODER NACIONAL Acordo entre as partes. Descentralização: repassar algum poder político. Começa pelo centro. Não confere soberania aos entes federados (subnacionais).

57 INSTRUMENTOS DE DEFESA DOS INTERESSES DOS ENTES FEDERATIVOS: Corte constitucional para garantia da integridade do pacto. STF. Casa legislativa representante dos interesses regionais (Senado). Representação desproporcional dos estados menos populosos na câmara baixa. Constituição semi-rígida. EC exige rito mais complexo e quórum qualificado. Cláusulas pétreas.

58 HISTÓRIA DO FEDERALISMO BRASILEIRO: PERÍODO COLONIAL Dificuldades para Portugal ocupar e manter o controle político do território brasileiro. Necessidade de algum grau de descentralização política e administrativa. Divisão do território em Capitanias Hereditárias. CH: Influenciou a organização/divisão do território brasileiro.

59 IMPÉRIO Esforços de centralização política e administrativa somados à dispersão da população dificultavam o controle político sobre o território brasileiro. Pactos entre o poder central e os poderes locais (coronelismo) para manutenção da ordem interna. A Constituição imperial reconhecia o papel político das províncias. As províncias elegiam assembleias com autonomia para legislar sobre assuntos estritamente locais.

60 REPÚBLICA VELHA De 1889 (CF de 1891) a Pressão política das províncias mais desenvolvidas (SP, MG, RS), por maior autonomia política. Política dos governadores: acordo entre as elites regionais para dividir o poder local e nacional. CF/1891: conferia diversas competências aos Estados. Estados podiam legislar sobre tudo que não fosse de competência da União (inclusive IE).

61 REPÚBLICA DE 1930 A 1988: Revolução de 30: fim do federalismo oligárquico. Redução da autonomia dos estados com a nomeação de interventores por Vargas. CFs de 1934, 1937, 1946, 1967/69 e 1988: ampliam atribuições da União. Concentração de poder e recursos pelo governo federal e crescente sobreposição de funções até : maior descentralização de recursos.

62 EVENTOS RECENTES Ao fim do regime militar, os governadores eleitos em 1982 e 1986 influenciaram a Nova República. Influências sobre a Assembleia Constituinte de 1988: descentralização de recursos tributários. Até 1994: influências dos governadores no agravamento da crise fiscal. Ausência de LRF. Federalismo predatório.

63 EXERCÍCIO Sobre as características do federalismo brasileiro durante o período republicano, assinale a alternativa que identifica o conjunto de afirmativas corretas: I A Política dos Governadores surgiu como reação ao processo de centralização política deflagrado por Vargas. II A Constituição de 1891 atribuiu um significativo conjunto de competências aos Estados, inclusive para legislar sobre imposto de exportação.

64 AFIRMATIVAS III A nomeação de interventores por Vargas reduziu consideravelmente a autonomia das unidades federadas. IV As atribuições da União vêm sendo continuamente aumentadas desde a Constituição de a) I e II c) II, III e IV e) Todas as afirmativas b) I, II e III d) II e III

65 GABARITO Alternativa C. Somente a afirmativa I está incorreta. A política dos governadores aconteceu na república velha, não na era Vargas.

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO SEAP 2014 Aula 7 ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem, formando um único Estado Soberano; Não há hierarquia ou subordinação entre as partes, que mantém autonomia para atuar segundo

Leia mais

Federalismo. Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados

Federalismo. Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados Federalismo Conceitos, Ideias, Características e Casos Comparados Conceitos Prévios Importantes Soberania e Autonomia Soberania: é a autoridade suprema que um Estado possui para, através da vontade geral

Leia mais

VI. Estado e seus Tipos

VI. Estado e seus Tipos VI. Estado e seus Tipos 1. Introdução Organização e estrutura dos Estado: (a) forma de governo: modo pelo qual o poder se organiza e é distribuído entre governantes e governados, modulando o nível de intervenção

Leia mais

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO

Aula 16 ESTADO FEDERAL BRASILEIRO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional 2017. Aula: Conceito de Estado Federal. Formação do Estado Federal Brasileiro. Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 16 ESTADO

Leia mais

Aula 3 O Estado. Objetivos:

Aula 3 O Estado. Objetivos: Aula 3 O Estado Objetivos: a) Conhecer a estrutura política e jurídica de um Estado; b) Conhecer a estrutura política e jurídica do Estado brasileiro; c) Relacionar o conhecimento da estrutura política

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado O Federalismo brasileiro Profª. Liz Rodrigues - Características da Federação: a. Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez

Leia mais

1. Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ANOTAÇÕES

1. Um Estado é caracterizado por quatro elementos: povo, território, governo e independência. ANOTAÇÕES 1º BLOCO... 2 I. Estado... 2 II. Governo... 2 III. Estado Contemporâneo... 4 IV. Aspectos Fundamentais na Formação do Estado brasileiro... 6 Derivado... 6 V. Decreto-lei nº 200/1967... 8 Programa Nacional

Leia mais

Origens do Estado-Nação

Origens do Estado-Nação Geografia Política Geo B Aula 10 Origens do Estado-Nação a Europa Medieval (séc V-XIV) Queda do Império Romano, na segunda metade do século V, devido a crise econômica e invasões bárbaras. Processo de

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal,

Leia mais

Gestor/CGU Aula 4

Gestor/CGU Aula 4 Gestor/CGU 2016 Aula 4 Noção de Estado Ao se organizar como grupo, o homem é envolvido na teia do Estado, que controla os que habitam seu território. Enfim: Estado é a organização político-jurídica de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL I

DIREITO CONSTITUCIONAL I DIREITO CONSTITUCIONAL I De acordo com Uadi Bulos, a Constituicao de 1988 qualificou a organizacao do Estado brasileiro como politico-administrativa. A ORGANIZACAO ESPACIAL E TERRITORIAL DO PODER DO ESTADO,

Leia mais

1 Direito Administrativo Aula 01

1 Direito Administrativo Aula 01 1 Direito Administrativo Aula 01 2 Direito Administrativo Aula 01 Direito Administrativo Estado, governo e administração pública Sumário Conceito de Estado... 4 Funções do Estado... 4 Funções do estado...

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 1. Profª. Liz Rodrigues - Princípios fundamentais: estruturam o Estado brasileiro, revelam a

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - O Título III da CF/88 é inteiramente dedicado à organização do Estado brasileiro, estabelecendo a divisão espacial

Leia mais

Produção do espaço, Formação Econômica e Social, e o Estado-nação. Geografia Humana Prof. Raul

Produção do espaço, Formação Econômica e Social, e o Estado-nação. Geografia Humana Prof. Raul Produção do espaço, Formação Econômica e Social, e o Estado-nação Geografia Humana Prof. Raul Produção social do espaço. A produção social do espaço é um fato histórico.. A História não se escreve fora

Leia mais

@profluisalberto.

@profluisalberto. @profluisalberto https://www.youtube.com/profluisalberto @profluisalberto TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS ART. 1º FUNDAMENTOS ART. º SEPARAÇÃO DOS PODERES ART. 3º OBJETIVOS ART. 4º RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Da Organização Político-Administrativa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA Art. 18. A organização

Leia mais

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS pág. 1 DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 42 DIREITO CONSTITUCIONAL O Direito Constitucional é o ramo do Direito Público que estabelece as normas que estruturam o Estado e sua organização

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Quando se fala em Estado, Governo e Administração Pública, por vezes entende-se que os termos se equivalem ou remetem à mesma coisa, porém de maneira conceitual

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

ANAC Fase 2 - Aula 4

ANAC Fase 2 - Aula 4 ANAC 2016 Fase 2 - Aula 4 Decisões São escolhas entre alternativas ou possibilidades São tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades Podem ser programadas ou não programadas Levam a uma

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

Aula 00. Administração Geral Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho

Aula 00. Administração Geral Aula 00 - Aula Demonstrativa Prof. Marcelo Camacho Aula 00 Estado, Políticas Públicas e Direitos Sociais no Brasil Conceito de Estado Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal! Estou aqui para estudar

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES TEORIA GERAL DO ESTADO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A organização e estrutura do Estado podem ser analisadas triplamente: Forma de governo: República ou Monarquia Sistema de governo:

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional

Constitucional. Aspectos Gerais do Direito. Direito. Constitucional Direito Constitucional Aspectos Gerais do Direito Constitucional Preâmbulo Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado

Leia mais

Estado: conceito e evolução do Estado moderno. Santana do Livramento

Estado: conceito e evolução do Estado moderno. Santana do Livramento Estado: conceito e evolução do Estado moderno Santana do Livramento Objetivos da Aula Objetivo Geral Estudar o significado do Estado, sua concepção e evolução para os modelos do Estado Moderno, para a

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO ORGANIZAÇÃO DO ESTADO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. FEDERALISMO... 4 Estado Federal...4 O Federalismo no Brasil... 5 2. ENTES FEDERATIVOS...8 A União... 8 Estados-Membros...9 Criação de Novos Estados...

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9

Parte I Compreensão dos Fundamentos da Ciência Política, Estado, Governo e Administração Pública, 9 Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo

Leia mais

CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO

CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO CONFIGURAÇÕES JURÍDICO-POLÍTICAS DO ESTADO - FORMAS DE ESTADO José Cretella Júnior Teoria do Estado e da Constituição Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Estado concepção clássica Entende-se

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA. Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, Junho de 2017

ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA. Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, Junho de 2017 ORIGEM DO ESTADO E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICA Prof. Elson Junior Santo Antônio de Pádua, Junho de 2017 CONCEPÇÕES DA ORIGEM DO ESTADO Existem cinco principais correntes que teorizam a este respeito:

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Gestão Pública. Conceito de Estado Professor Marcelo Camacho.

AULA DEMONSTRATIVA. Gestão Pública. Conceito de Estado Professor Marcelo Camacho. AULA DEMONSTRATIVA Gestão Pública Conceito de Estado Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Olá, pessoal!

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROF. BRUNO PONTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (arts. 1º ao 4º) TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (arts. 5º ao 17) Capítulo

Leia mais

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA

CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA CIDADANIA E POLÍTICA CIDADANIA A palavra vem do latim civitas significa cidade, no sentido de entidade política. Refere-se ao que é próprio da condição daqueles que convivem em uma cidade. Esta relacionado

Leia mais

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.

EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. EDITAL ATA - MF ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. 1. Conceito de AP. 2. Princípios da AP. 3. Hierarquia. Poder Hierárquico e suas Manifestações. 4. Poderes do Estado. 5. Formação e Organização da AP Brasileira.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Prof. AlexandreDemidoff Forma, Sistema e Fundamentos da República Previsão Constitucional da forma

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Da Organização Político-Administrativa (Art. 18 e 19) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ÓRGÃOS : Sentidos CONTEXTUALIZAÇÃO Papel do Estado COMPREENDENDO A TERMINOLOGIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Sentido Objetivo Função Administrativa Hely Lopes: administração pública Foco

Leia mais

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º

Direito Constitucional. TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Direito Constitucional TÍTULO I - Dos Princípios Fundamentais art. 1º ao 4º Constituição A constituição determina a organização e funcionamento do Estado, estabelecendo sua estrutura, a organização de

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Personalidade internacional Estados Organizações internacionais Profª Luciana Romano Morilas 1 Elementos 1. Físicos 1. Território 2. População 3. Governo 2. Abstratos 1. Soberania

Leia mais

ESTADO E PODER POLÍTICO

ESTADO E PODER POLÍTICO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. Todo exemplo citado em aula é, meramente,

Leia mais

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO SEAP 2014 Aula 7 ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem, formando um único Estado Soberano; Não há hierarquia ou subordinação entre as partes, que mantém autonomia para atuar segundo

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Federalismo Fiscal e o Pacto Federativo. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Federalismo Fiscal e o Pacto Federativo. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Prof. Thamiris Felizardo Federalismo é um princípio que sustenta a Federação como um ideal para a vida social e política em determinados Estados, baseada no aspecto

Leia mais

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II

Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II Curso/Disciplina: Teoria Geral do Estado Aula: Exercícios Parte II - 26 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 26 EXERCÍCIOS PARTE II SUIÇA QUESTÕES 1. COMO FOI A FORMAÇÃO

Leia mais

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário

DIREITOS DE CIDADANIA. Sumário Direitos Humanos PC-SP 2017 Investigador de Polícia Aula 01 - Prof. Ricardo Torques AULA 01 DIREITOS DE CIDADANIA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 Direitos Humanos e Cidadania... 2 3 - Constituição

Leia mais

Dicas de Direito Constitucional

Dicas de Direito Constitucional Dicas de Direito Constitucional Olá Concursando, Hoje vamos estudar um pouco de Direito Constitucional, passando pela Teoria do Direito Constitucional e abarcando também o art. 1º da Constituição Federal

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

Aula 02. Modelos do Estado Federal

Aula 02. Modelos do Estado Federal Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 02 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 02 Modelos do Estado Federal Temos o modelo básico

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO. DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO DO ESTADO : FEDERALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL II Profª Marianne Rios Martins ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DO ESTADO ESTADO UNITÁRIO FEDERALISMO : ORIGEM Origem: EUA em 1787, por meio do Tratado

Leia mais

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima... Um governo, um povo, um território.

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima... Um governo, um povo, um território. ESTADO ESTADO Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um

Leia mais

1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos?

1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos? Exercícios Modulo 6 1)Levando em conta o estado moderno quais foram os antagonismos? Poder espiritual e o poder temporal 2)Cite pelo menos 4 características de soberania? Una; Única, Singular, Absoluta;,

Leia mais

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras PODER CONSTITUINTE Prof. Thiago Gomes Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF A) Quanto à origem: Promulgada / Outorgada B) Quanto à Conteúdo: Materiais / Formais C) Quanto à forma:

Leia mais

Conceitos básicos de teoria geral do Estado

Conceitos básicos de teoria geral do Estado Conceitos básicos de teoria geral do Estado Capítulo I Conceitos básicos de teoria geral do Estado Sumário 1. Conceito de Estado 2. Estado vs. Nação 3. Elementos do Estado: 3.1. Território; 3.2. Povo;

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Contextualização - Posso torturar uma pessoa? - Posso montar uma associação de assistência às mulheres solteiras mal amadas e carentes? - Quem pode ser Presidente, Vereador? - Quem e como se cria leis?

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade.

Origem na palavra Politéia, que se refere a tudo relacionado a Pólis grega e à vida em coletividade. O homem é um animal político por natureza; Política visa (ou deveria visar) um fim útil e bom para sociedade; Característica do ser humano é a vida em comunidade. Origem na palavra Politéia, que se refere

Leia mais

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo

PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL. Aula 4 O Absolutismo PREPARATÓRIO ESPCEX HISTÓRIA GERAL Aula 4 O Absolutismo Introdução (I) Sécs XII a XV Alterações da ordem geopolítica europeia Os três poderes Poder local Poder supranacional Poder do Estado-Nação Senhores

Leia mais

O que é Estado Moderno?

O que é Estado Moderno? O que é Estado Moderno? A primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 2. Profª. Liz Rodrigues - Forma de Governo: aqui, temos informações relativas a como se dá a

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Controle da Administração Pública Prof. Gladstone Felippo Evolução - Surgimento do estado democrático de direito como garantidor dos direitos fundamentais e a tripartição das funções

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA. Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017

O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA. Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017 O ESTADO COMO FORMA ESPECÍFICA DE SOCIEDADE POLÍTICA Profa. Dra. Nina Ranieri TGE I 2017 Estado sociedade política que controla a população de um território definido SE diferenciada de outra organizações

Leia mais

Unidade na diversidade! h"p://www.youtube.com/watch?v=u8f- kipg_li

Unidade na diversidade! hp://www.youtube.com/watch?v=u8f- kipg_li Unidade na diversidade! h"p://www.youtube.com/watch?v=u8f- kipg_li Foedus Tratado de aliança, pacto, convenção" entre Império Romano e uma cidade ou povo estrangeiro, que passa a ser cidade aliada ou povo

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta

Direito Administrativo Começando do Zero Rodrigo Motta AULA 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO ADMINISTRATIVO: CONCEITO, OBJETO E FONTES / ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: CONCEITO Introdução ao Direito Administrativo: Direito Público e Direito Privado Direito

Leia mais

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo.

III Estado Romano de um pequeno grupamento humano ao primeiro império mundial. Características: a) Base familiar de organização; b) Cristianismo. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO I Estado Antigo, Oriental ou Teocrático não se distingue o pensamento político da religião, da moral, da filosofia, ou das doutrinas econômicas. Características: a) Natureza

Leia mais

Gestor 2015 Aula 4 FEDERALISMO BRASILEIRO HISTÓRICO (1) PERÍODO COLONIAL: Dificuldades para Portugal ocupar e manter o controle político do território brasileiro; Necessidade de algum grau de descentralização

Leia mais

Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)!

Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)! Teoria do Estado 1! 2º semestre 2013! Aula 7 Federalismo! Deisy Ventura! Monitoras: Nathalie Sato (diurno)! e Raísa Ortiz Cetra (noturno)! Unidade na diversidade! h"p://www.youtube.com/watch?v=u8f- kipg_li

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA BRASILEIRA ASSUNTO: A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA OBJETIVOS: APRESENTAR A BASE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA; APRESENTAR OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A ADM PUB; IDENTIFICAR

Leia mais

PRIMEIRO REINADO ( )

PRIMEIRO REINADO ( ) PRIMEIRO REINADO (1822 1831) 7 de setembro de 1822 Independência ou morte? O grito do Ipiranga. Pedro Américo. 1888. A proclamação da Independência. François- René Moreaux. 1844. Os desafios após a independência

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Princípios Fundamentais Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DIREITO CONSTITUCIONAL Conceito de Direito Constitucional: ANOTAÇÕES

Leia mais

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23

1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL. Páginas 02 à 23 1. POVOS E PAÍSES NO MUNDO ATUAL Páginas 02 à 23 Trajetória humana no globo terrestre Os primeiros registros de seres humanos foram encontrados na África; Nossos ancestrais começaram a expandir suas explorações

Leia mais

PRINCÍPIOS! FUNDAMENTAIS! (ART. 1º AO 4º CF)!

PRINCÍPIOS! FUNDAMENTAIS! (ART. 1º AO 4º CF)! PRINCÍPIOS! FUNDAMENTAIS! (ART. 1º AO 4º CF)! PRINCÍPIO*! Começo! IDÉIA DE! Base! Origem! Prof. Luis Alberto! prof.luisalberto@gmail.com! ALICERCE DA REPÚBLICA FEDERATIVA! DO BRASIL! *São considerados

Leia mais

Federalismo e Descentralização

Federalismo e Descentralização Federalismo e Descentralização 1 Roteiro 1. Federalismo; 1. Conceitos; 2. Discussão teórica no Brasil; 2. Constituição de 1988 e suas Emendas; 3. Descentralização como diretriz da Política Social; 4. Análise

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Princípios Fonte: elfactorhumanoburgos.com Direito Constitucional Princípios PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Elementos basilares da Constituição. - Eles nos auxiliam a entender

Leia mais

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V

LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V LEGISLAÇÃO COMERCIAL E TRIBUTÁRIA AULA V IV DIREITO CONSTITUCIONAL (continuação) 1. Poder Constituinte Poder Constituinte é o poder que o povo atribui aos Constituintes, pessoas eleitas com o poder-obrigação

Leia mais

Regime Geral do Direito Administrativo

Regime Geral do Direito Administrativo Regime Geral do Direito Administrativo Conceito de Direito Administrativo Sistemas administrativos Noções de estado, governo e administração Direito Público e Direito Privado Direito Público: regular os

Leia mais

Inovação em Serviços Públicos

Inovação em Serviços Públicos Inovação em Serviços Públicos Introdução às Mudanças do Estado Mudanças recentes nas Organizações Anos 70/80 1. Fatores que exigem mudanças nas organizações Internacionalização da economia (concorrência

Leia mais

Conceito de Direito administrativo:

Conceito de Direito administrativo: pág. 2 Conceito de Direito administrativo: Mas que diabo é o direito administrativo professor? É O ramo do direito Público que tem por objeto estudar os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas

Leia mais

06/04/17. Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4. Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES

06/04/17. Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4. Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES Contabilidade e Legislação Tributária Aula 4 Prof. Gustavo Gonçalves Vettori COMPETÊNCIA E FONTES 1 Federalismo Do latim foedus ( liga, "aliança", "pacto", "contrato ) Origem na aglutinação (coming together)

Leia mais

Organização Administrativa BOM DIA!!!

Organização Administrativa BOM DIA!!! BOM DIA!!! 1. Introdução 2. Administração Pública 3. Órgão Público 4. Classificação dos Órgãos 5. Descentralização e Desconcentração 6. Função Pública 7. Cargo Público 8. Agente Público 1. Introdução Regime

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

ORGANIZAÇÃO DOS PODERES ORGANIZAÇÃO DOS PODERES www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 4 Conceito de poder...4 Características do poder... 5 Histórico das funções dos poderes... 5 Conceitos e teoria clássica...6 2. SISTEMA

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESTADO-NAÇÃO ORIGEM TEM NO LIVRO, pág. 7 a 12 O mundo nem sempre esteve organizado da forma em que o mapa-múndi apresenta atualmente. Alguns países

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. Considere as seguintes normas constitucionais: I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

1 Direito Constitucional Aula 01

1 Direito Constitucional Aula 01 1 Direito Constitucional Aula 01 2 Direito Constitucional Aula 01 Noções de Direito Constitucional Noções de Direito Constitucional - Princípios Fundamentais da Constituição da República artigos 1º ao

Leia mais

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A POLÍTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO PLATÃO (428-347 a.c.) Foi o primeiro grande filósofo que elaborou teorias políticas. Na sua obra A República ele explica que o indivíduo possui três almas que correspondem aos princípios: racional, irascível

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4)

DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS 1 AO 4) Atualizado até 13/10/2015 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (ARTS. 1º AO 4º DA CF88): Todo princípio fundamental é constitucional, mas nem todo princípio

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Constitucionalismo moderno: limitação jurídica do poder do Estado em favor da liberdade individual. É uma

Leia mais

Prof. Thaysa Prado. DIREITO INTERNACIONAL Sujeitos do direito Internacional Público - Estados

Prof. Thaysa Prado. DIREITO INTERNACIONAL Sujeitos do direito Internacional Público - Estados Prof. Thaysa Prado DIREITO INTERNACIONAL Sujeitos do direito Internacional Público - Estados Conceito Entes ou entidades cujas condutas estão diretamente previstas pelo Direito Internacional Público e

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito e Fontes do Direito Administrativo Prof.ª Tatiana Marcello Conceito de Direito Administrativo Celso Antônio Bandeira de Mello: é o ramo do Direito Público que disciplina

Leia mais