Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência"

Transcrição

1 Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência

2 Repartição de Competência na CF/88 Noções Básicas: Em 1988, a Assembleia Nacional Constituinte tinha numa das mãos todas as competências do Estado brasileiro, e na outra mão os quatro entes federados para, entre eles, repartir essas competências.

3 Repartição de Competência na CF/88 Objeto do nosso estudo: Como o legislador constituinte repartiu as competências entre os diferentes entes federados? Que técnica adotou para efetivar essa partilha? Quais as competências foram atribuídas a cada ente federado?

4 Repartição de Competência na CF/88 RELEMBRANDO... repartição de competências é decorrência de um Estado do tipo Federado, pois num Estado Unitário não há que se falar em partilhar competências, haja vista que nele só haverá um ente político, que, consequentemente, acumulará todas as competências estatais.

5 Repartição de Competência na CF/88 RELEMBRANDO... uma vez fixada a partilha de competência na Constituição, ela passa a funcionar como maior garantia da existência do Estado Federado, da autonomia dos entes federados.

6 Repartição de Competência na RELEMBRANDO... CF/88 Diz a Constituição Federal que todos os entes federados são autônomos, nos termos desta Constituição (CF, art. 18). Significa dizer que cada um dos entes federados retira sua autonomia, precisamente, nas competências que lhe foram outorgadas pela Constituição.

7 Repartição de Competência na RELEMBRANDO... CF/88 E onde está a autonomia do ente Município?

8 Repartição de Competência na RELEMBRANDO... CF/88 Exatamente nas competências que lhe foram atribuídas pela Constituição (esse mesmo raciocínio poderá ser empregado para os demais entes federados).

9 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Repartição de competências é cláusula pétrea na vigente Constituição Federal de 1988?

10 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA O modelo de partilha de competências estabelecido pelo legislador constituinte originário em 1988 pode ou não, ser substancialmente alterado por meio de emenda constitucional?

11 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Na vigente Constituição Federal, repartição de competências não é cláusula pétrea. O modelo de repartição traçado pelo legislador constituinte originário poderá sofrer modificações substancias por meio de emenda constitucional.

12 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Nada impede que uma matéria hoje integrante da competência legislativa concorrente seja repassada, por meio de emenda constitucional, à União; ou que uma matéria hoje integrante da competência dos Estados seja repassada aos Municípios e assim por diante.

13 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Outra indagação deve ser respondida: Se repartição de competência não é cláusula pétrea, pode-se então afirmar que uma emenda constitucional pode modificar ilimitadamente o modelo de partilha estabelecido pelo legislador constituinte originário?

14 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA A resposta é negativa. O poder da emenda constitucional de alterar o modelo de repartição estabelecido pelo legislador constituinte originário é um poder limitado, pois a alteração não poderá ser tendente a abolir a forma federativa de Estado, sob pena de incorrer em ofensa à cláusula pétrea (CF, art. 60, 4º, I).

15 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E Exemplificando... CLÁUSULA PÉTREA As competências dos Municípios, CF/88, não são absolutamente imutáveis, nada impede que uma emenda constitucional retire dos Municípios alguma competência; porém, seria flagrantemente inconstitucional uma emenda que retirasse todas as competências dos Municípios e as repassasse aos Estados membros, porque essa emenda seria, tendente a abolir a forma federativa de Estado.

16 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Exemplificando... Inconstitucional seria uma emenda que retirasse dos Municípios a competência para instituir, fiscalizar e arrecadar seus tributos, aspecto de fundamental importância para a garantia da autonomia municipal (afrontaria o art. 60, 4º, I, da CF/88, pois tenderia à abolição, ao enfraquecimento da forma federativa de Estado, idealizada pelo legislador constituinte originário).

17 REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E CLÁUSULA PÉTREA Conclusão... Repartição de competências na CF/88 não é cláusula pétrea; nada impede, portanto, sejam promovidas modificações nessa repartição por meio de emenda constitucional; porém, esse poder de modificação não é ilimitado, pois a modificação não poderá ser de tal magnitude que tenda a abolir a forma federativa de Estado, o que violaria uma cláusula pétrea expressa.

18 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Temos competência administrativa quando a Constituição outorga ao ente a competência para atuar concretamente sobre a matéria, para explorar, para exercer efetivamente a competência.

19 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Temos competência legislativa quando a Constituição outorga ao ente a competência para legislar, para regular, para estabelecer normas sobre a matéria. Se outorgada a competência legislativa à União para o trato de determinada matéria, outros entes poderão atuar no âmbito dessa matéria, mas somente a União poderá legislar, regular essa forma de atuação.

20 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Temos competência legislativa quando a Constituição outorga ao ente a competência para legislar, para regular, para estabelecer normas sobre a matéria. Se outorgada a competência legislativa à União para o trato de determinada matéria, outros entes poderão atuar no âmbito dessa matéria, mas somente a União poderá legislar, regular essa forma de atuação.

21 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Os art. 21 e 22 da CF, nos auxiliam na compreensão dessa distinção: O art. 21 estabelece a denominada competência exclusiva da União, de natureza administrativa. Assim, trata-se de competência administrativa para atuação efetiva sobre as matérias enunciadas nos seus incisos.

22 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... Ao enunciar no inciso I que compete à União manter relações com Estados estrangeiros e participar de organizações internacionais, está a Constituição determinando que só a União poderá atuar nessa área (não há possibilidade jurídica de que um Estado ou um Município venha celebrar um tratado internacional). ANOTE: a competência administrativa é para exploração, para atuação efetiva sobre a matéria.

23 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Bem diferente é o que ocorre na competência legislativa da União, art. 22 CF. Nos incisos do art. 22, não se está afirmando que somente a União atuará sobre tais matérias. Está se afirmando que compete à união, privativamente, legislar sobre essas matérias, disciplinar, regular a exploração dessas matérias.

24 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... o inciso XI do art. 22 estabelece que compete privativamente à União legislar sobre trânsito e transporte. Ora, não se está aqui afirmando que só a União prestará serviços de transporte no Brasil, sabe-se que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios também prestam serviço de transporte de passageiros.

25 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS O que se vê nesse dispositivo é que caberá à União legislar sobre essa matéria, estabelecer normas para a prestação desses serviços. Logo, quando os Estados, o Distrito Federa e os Municípios prestam serviços de transporte, estão eles obrigados a observar as regras estabelecidas pela União. Não poderão eles estabelecer regras próprias sobre trânsito e transporte.

26 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... Foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal lei de Município no Estado do Paraná que estabelecia a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança no transporte público municipal.

27 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA Há dois modelos distintos de repartição de competências que poderão ser adotados pelos Estados Federados: o modelo horizontal e o modelo vertical.

28 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA No modelo horizontal de repartição, não haverá hierarquia, subordinação de um ente federado sobre a atuação do outro. A competência é atribuída constitucionalmente a um ente federado e ele a exercerá sem nenhuma ingerência de outro ente federado.

29 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... O art. 21 da Constituição Federal, que outorga competência administrativa exclusiva à União, bem assim o art. 22, que estabelece a competência legislativa privativa da União.

30 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... O art. 21 da CF, que outorga competência administrativa exclusiva à União, bem assim o art. 22, que estabelece a competência legislativa privativa da União. A competência outorgada aos Municípios, no art. 30 da CF.

31 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA No modelo vertical de repartição, diferentes entes federados atuarão sobre as mesmas matérias, razão pela qual haverá uma relação vertical entre eles, haverá uma relação de hierarquia no trato dessas matérias.

32 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA Assim, eles não poderão dispor dos mesmos poderes nessa atuação; deverão eles desempenhar funções diferentes no trato dessas matérias, sob pena de termos constantes conflitos entres tais entes federados

33 COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS Exemplificando... No art. 24 é atribuída competência para a União, os Estados e o Distrito Federal legislar, concorrentemente, sobre as mesmas matérias (diferentes entes federados atuando sobre as mesmas matérias).

34 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA Os parágrafos do art. 24 estabelecem como será a atuação legislativa de cada um desses entes federados no trato das matérias (haverá uma hierarquia entre eles, ao disciplinarem essas matérias).

35 Conclusão... MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA A Constituição Federal de 1988 adotou tanto o modelo horizontal, quanto o modelo vertical de repartição de competências, com predominância do primeiro (a única hipótese de repartição vertical de competência que temos é a competência legislativa concorrente, fixada no art. 24 da CF/88).

36 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 O estudo da técnica de repartição de competências na nossa Constituição Federal deve começar pelo exame do princípio da predominância do interesse, pois foi ele o marco inicial, o princípio que norteou o legislador constituinte na partilha de competências entre os diferentes entes federados.

37 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 Temos na nossa Federação um ente nacional (União), um ente regional (Estados) e um ente local (Municípios); de acordo com esse princípio, se a Matéria é de interesse predominantemente nacional, deverá ser outorgada à União;

38 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 Se a matéria é de interesse predominantemente regional, deverá ser reservada aos Estados-membros; se é de interesse predominantemente local, deverá ser atribuída aos Municípios (o Distrito Federal, em face da vedação de sua divisão em Municípios, cumula as competências locais e regionais).

39 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 Exemplificando... Na prestação do serviço de transporte de passageiros, temos o seguinte: (a) se o transporte é intramunicipal (no âmbito do Município), há um predomínio do interesse local, razão pela qual a competência para sua prestação foi outorgada ao Município;

40 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 (b) se o transporte é intermunicipal (entre Municípios, no âmbito de um mesmo Estado), predomina o interesse regional, sendo a competência do Estado; c) se o transporte é interestadual ou internacional (entre Estados-membros, ou envolvendo outros Países), há um explícito predomínio do interesse nacional, razão pela qual a competência foi outorgada à União.

41 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 Partindo do princípio da predominância do interesse, a Constituição Federal adotou a seguinte técnica para partilhar as competências entre os diferentes entes federados:

42 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 a) enumerou expressamente as competências da União (artigos 21 e 22 da CF/88); b) enumerou expressamente as competências dos Municípios (art. 30 da CF/88);

43 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 c) outorgou ao Distrito Federal as competências dos Estados e Municípios (CF/88, art. 32, 1º); d) reservou aos Estados-membros as competências que não lhes foram vedadas pelo texto constitucional (competência remanescente, nãoenumerada, prevista no art. 25, 1º, da CF/88);

44 TÉCNICA DE REPARTIÇÃO ADOTADA PELA CF/88 e) criou uma competência administrativa comum a todos os entes federados (art. 23 da CF/88); f) criou uma hipótese de concorrência legislativa entre a União, Estados e Distrito Federal (competência legislativa concorrente, prevista no art. 24 da CF/88).

45 MODELOS DE REPATIÇÃO DE COMPETÊNCIA Conclusão... A CF/88 enumerou expressamente as competências da União e dos Municípios, outorgou as competências municipais e estaduais ao Distrito Federal, reservou aos Estados as competências remanescentes, além de estabelecer competência administrativa comum a todos os entes e legislativa concorrente entre a União, Estados e Distrito Federal.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS ORGANIZAÇÃO POLÍTICO- ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS COMPETENCIAS FEDERATIVAS Conceito Segundo Uadi Bulos, sao parcelas de poder atribuidas, pela soberania do Estado Federal,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Profª. Liz Rodrigues - Art. 18, CF/88: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os

Leia mais

CURSO REGULAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORES VICENTE PAULO E FREDERICO DIAS

CURSO REGULAR DE DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORES VICENTE PAULO E FREDERICO DIAS AULA 7: REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS Na aula de hoje, estudaremos o tópico "repartição de competências", que nos dará conhecimento sobre como a Constituição Federal de 1988 partilhou as competências do Estado

Leia mais

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras

PODER CONSTITUINTE. Poder Constituinte. Prof. Thiago Gomes. Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF. Constituições Brasileiras PODER CONSTITUINTE Prof. Thiago Gomes Nos capítulos anteriores... Conceito da CF Classificação da CF A) Quanto à origem: Promulgada / Outorgada B) Quanto à Conteúdo: Materiais / Formais C) Quanto à forma:

Leia mais

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação

Os limites da repartição regional e local de poderes dependem da natureza e do tipo de federação Da repartição de competências Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com www.rivero.pro.br Faculdade juridicamente atribuída a uma entidade, órgão ou agente do Poder Público para emitir decisões.

Leia mais

Origem do Federalismo

Origem do Federalismo Origem do Federalismo As Colônias venceram a Guerra em 1776 1 Artigos da Confederação Tratado assinado em 1777 UNIÃO ESTADOS FEDERADOS Constituição dos Estados Unidos da América Convenção da Filadélfia

Leia mais

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB

Aula 8/16 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO. Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO Aula 8/16 Prof. Wallace C. Seifert Concurso para RFB INTRODUÇÃO Slide # 2 FORMA DE ESTADO (Art. 1º) Federação união indissolúvel Impossibilidade de secessão Composição

Leia mais

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos

Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 08 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 08 Exercícios 1 Tendo em vista o dispositivo no

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Aula 09 Direito Constitucional Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 179/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 179/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 29/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 29/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Poder Constituinte Originário, Derivado e Decorrente - Reforma Profª. Liz Rodrigues - Se a Constituição é a norma jurídica fundamental que organiza um Estado,

Leia mais

- Jornada de trabalho máxima de trinta horas semanais, seis horas diárias, em turno de revezamento, atendendo à comunidade às 24 horas do dia...

- Jornada de trabalho máxima de trinta horas semanais, seis horas diárias, em turno de revezamento, atendendo à comunidade às 24 horas do dia... Parecer Coletivo Lei 14.691/15. Agentes Municipais de Fiscalização de Trânsito. Servidores Locais. Competência Constitucional do Município. Cláusula Pétrea da CF/88. Lei Estadual Inconstitucional. Interposição

Leia mais

Seção VI DA REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS

Seção VI DA REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Data: 19/05/2014 ESTUDO DIRIGIDO Curso: DIREITO UNIDADE IV REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS Disciplina: SISTEMA CONSTITUCIONAL TRIBUTÁRIO Valor: 5,00 pts. Professora:

Leia mais

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL

COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL PARECER TRANSPORTE URBANO COMPETÊNCIA LEGISLATIVA DO MUNICIPAL À principio, o Município pode legislar a cerca de todos assuntos que não lhe sejam expressamente vedados pela Constituição Federal, quais

Leia mais

Da repartição de competências

Da repartição de competências Da repartição de competências Conceito É a faculdade juridicamente atribuída a uma entidade.a Constituição estabelece a competência de cada um dos entes federativos. 1. PRINCÍPIO GERAL DA REPARTIÇÃO DE

Leia mais

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?)

REFORMA TRIBUTÁRIA. (O que se pretende mudar, porque mudar e como mudar?) J. MIGUEL SILVA Advogado e Contabilista, especializado em Direito Empresarial. Autor de obras que versam sobre legislação e direito empresarial. Foi professor convidado em universidades, na FUNDACE/USP

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

Legislação de Trânsito

Legislação de Trânsito Legislação de Trânsito A legislação de Trânsito na CRFB Professor: Leandro Macedo www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação de Trânsito A LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA

Leia mais

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro

O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ricardo Carneiro O ENCERRAMENTO DE MINA E AS COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS Ricardo Carneiro CRITÉRIOS RIOS CONSTITUCIONAIS DE REPARTIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM MATÉRIA AMBIENTAL E MINERÁRIA RIA

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:...

PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente 1. PODER CONSTITUINTE NATUREZA DO PODER CONSTITUINTE:... 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Poder Constituinte PONTO 2: Poder Reformador PONTO 3: Poder Constituinte Decorrente Precedentes: RExt 466.343 RExt 349.703 HC 87.585 1. PODER CONSTITUINTE Poder de elaborar

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Título I, arts. 1º ao 4º) Constituição Federal (CF) Conceito: Os princípios fundamentais são os princípios estruturantes do Estado brasileiro, escolhidos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

ORGANIZAÇÃO DO ESTADO ORGANIZAÇÃO DO ESTADO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. FEDERALISMO... 4 Estado Federal...4 O Federalismo no Brasil... 5 2. ENTES FEDERATIVOS...8 A União... 8 Estados-Membros...9 Criação de Novos Estados...

Leia mais

COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL

COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL COMPETÊNCIAS DA UNIÃO FEDERAL A competência não legislativa, como o próprio nome ajuda a compreender, determina um campo de atuação político administrativa, tanto é que são também denominadas competências

Leia mais

introdução Direito Tributário

introdução Direito Tributário introdução Tributo: Conceito e Classificação. Sistema Constitucional Tributário Soberania Poder de Tributar Poder absoluto dentro de um território Soberania Poder de Tributar Poder de fato de exigir uma

Leia mais

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015

Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Questão 01 ESAF/PGFN-Procurador da Fazenda Nacional/2015 Sobre a competência tributária prevista no CTN, assinale a opção incorreta. a) Os tributos cuja receita seja distribuída, no todo ou em parte, a

Leia mais

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA

Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA Direito Constitucional PROFESSORA: ADENEELE GARCIA PRINCÍPIOS DE REGÊNCIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações

Leia mais

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes

Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO. Prof. Me. Edson Guedes Unidade I INSTITUIÇÕES DO DIREITO Prof. Me. Edson Guedes 1. Introdução ao Direito 1.1 Origem do Direito: Conflitos humanos; Evitar a luta de todos contra todos; 1. Introdução ao Direito 1.2 Conceito de

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador BLAIRO MAGGI

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador BLAIRO MAGGI PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 124, de 2011, do Senador Acir Gurgacz e outros, que dá nova redação à alínea b do inciso

Leia mais

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE

TEORIA DO PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE Titular: povo CF/88, art. 1 TEORIA DO PODER CONSTITUINTE (Precursor: Emmanuel Sieyès, em O que é Terceiro Estado? ) Originário ou de 1º grau (poder de fato/político) inicial incondicionado

Leia mais

Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela doutrina.

Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela doutrina. Cargo: R01 - PRAÇA DA POLÍCIA MILITAR MASCULINO Disciplina: NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Questão Gabarito por extenso Justificativa Essa é classificação da nossa Constituição Federal conferida pela

Leia mais

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência

Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes. Repartição de Competência Direito Constitucional 3º semestre Professora Ilza Facundes Repartição de Competência Espécies de competência e modos de repartição Quanto à natureza, as competência podem ser: Material-administrativa

Leia mais

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP

Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP Guerra Fiscal 2.0 O Protocolo Confaz 21/2011 e as operações interestaduais pela internet para consumidor final Marcelo Viana Salomão Mestre e doutorando PUC/SP CONVÊNIOS CTN - Art. 199. A Fazenda Pública

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Constituinte PODER CONSTITUINTE - Poder responsável por criar e modificar uma constituição. - Sempre está latente. - O titular é o povo. PODER CONSTITUINTE PODER

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Contextualização - Posso torturar uma pessoa? - Posso montar uma associação de assistência às mulheres solteiras mal amadas e carentes? - Quem pode ser Presidente, Vereador? - Quem e como se cria leis?

Leia mais

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE Relator: Senador ROBERTO ROCHA

SENADO FEDERAL Gabinete do Senador ROBERTO ROCHA PSB/MA PARECER Nº, DE Relator: Senador ROBERTO ROCHA PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 96, de 2015, do Senador Fernando Bezerra Coelho e outros, que outorga competência à União

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

O CONTROLE EXTERNO DO EXECUTIVO.

O CONTROLE EXTERNO DO EXECUTIVO. O CONTROLE EXTERNO DO EXECUTIVO. IVES GANDRA DA SILVA MARTINS, Professor Emérito das Universidades Mackenzie, Paulista e Escola de Comando e Estado Maior do Exército, Presidente do Conselho de Estudos

Leia mais

O presente artigo tem como objetivo oferecer algumas impressões acerca de ambas as questões supracitadas.

O presente artigo tem como objetivo oferecer algumas impressões acerca de ambas as questões supracitadas. DECRETO Nº 8.426/2015 PIS/COFINS SOBRE RECEITAS FINANCEIRAS VICTOR HUGO MARCÃO CRESPO advogado do Barbosa, Mussnich Aragão 1. INTRODUÇÃO LETÍCIA PELISSON SENNA pós-graduada em direito tributário pela PUC/SP

Leia mais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais

Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais Federalismo Fiscal no Brasil: tópicos fundamentais ROTEIRO. Estado: finalidade/função histórica; razões de existência;. Estado federado: sistemas; descentralização; graus de descentralização; características;.

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal,

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 4 ESTADO FEDERAL QUESTÕES COMENTADAS 1) (FCC - 2012 - DPE-SP - Defensor Público) A forma federativa de Estado é um importante instrumento

Leia mais

ORLANDO JR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. O princípio geral que norteia a repartição de competência entre as entidades componentes do Estado federal é o da predominância do interesse, segundo o qual à União

Leia mais

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO

PONTO 1: PODER CONSTITUINTE. PONTO 3: b) DERIVADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: PODER CONSTITUINTE PONTO 2: a) ORIGINÁRIO PONTO 3: b) DERIVADO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO: poder diferenciado. Surge um poder organizado. É inicial, autônomo, incondicionado,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MINISTRA PRESIDENTE

EXCELENTÍSSIMA SENHORA MINISTRA PRESIDENTE N o 32.574/2017-AsJConst/SAJ/PGR EXCELENTÍSSIMA SENHORA MINISTRA PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. [. Lei 6.517/2014, do Estado do Piauí. Obrigatoriedade de inclusão, por serviços notariais e registrais,

Leia mais

A primeira receita tributária repartida é a prevista no art. 157, que prevê:

A primeira receita tributária repartida é a prevista no art. 157, que prevê: REPARTIÇÃO DAS RECEITAS TRIBUTÁRIAS 1. INTRODUÇÃO Como visto nas competências tributárias, o texto constitucional delimita quais serão os tributos a serem instituídos por cada ente político. Dois merecem

Leia mais

Fernanda Marques Cornélio. Direito Tributário. 4ª edição revista e atualizada

Fernanda Marques Cornélio. Direito Tributário. 4ª edição revista e atualizada Fernanda Marques Cornélio 12 Direito Tributário 4ª edição revista e atualizada 2016 Capítulo 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Leia a Lei Arts. 7ª, 8º, CTN; Arts. 24, I e, 30, III, 147, 153, 4º, III, 154, I, 155,

Leia mais

1: FCC - AJ TRT2/2004-4: FCC - AJ TRT15/2013

1: FCC - AJ TRT2/2004-4: FCC - AJ TRT15/2013 Questão 1: FCC - AJ TRT2/2004 - Quanto à competência legislativa da União, é INCORRETO afirmar: a) No caso de coexistência de legislação concorrente, a federal exclui a estadual e a estadual exclui a municipal.

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

A DISTRIBUIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA TRIBUTÁRIA NO BRASIL E A OBRIGATORIEDADE DO SEU EXERCÍCIO

A DISTRIBUIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA TRIBUTÁRIA NO BRASIL E A OBRIGATORIEDADE DO SEU EXERCÍCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE A DISTRIBUIÇÃO DA COMPETÊNCIA LEGISLATIVA TRIBUTÁRIA NO BRASIL E A OBRIGATORIEDADE DO SEU EXERCÍCIO João Almeida de Barros Lima Filho RECIFE 2003 JOÃO ALMEIDA DE

Leia mais

ANÁLISE DA REPARTIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOB A ÓTICA DA LEI MUNICIPAL Nº / SP

ANÁLISE DA REPARTIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOB A ÓTICA DA LEI MUNICIPAL Nº / SP ANÁLISE DA REPARTIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOB A ÓTICA DA LEI MUNICIPAL Nº 14.233/2006 - SP 1 MACIEL, Larissa Barreto 2 CORREA JR., Elias de Moraes 3 LOVATTO, Jurandir 4 OGURA, Luís Grignion 5 CRUZ, Oséias

Leia mais

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO

ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO SEAP 2014 Aula 7 ESTADO COMPOSTO A FEDERAÇÃO Dois ou mais Estados se unem, formando um único Estado Soberano; Não há hierarquia ou subordinação entre as partes, que mantém autonomia para atuar segundo

Leia mais

PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ

PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ PARECER JURÍDICO Nº 003/2012 SSCP/GSJ Processo: 80/2012 Objeto: Projeto de Lei nº 00011/2012 Autor: Vereador Aguilar Ribeiro da Silva EMENTA: ENCAMINHA PROJETO DE LEI DENOMINA LOGRADOURO. Relatório O presente

Leia mais

Aula 02. Modelos do Estado Federal

Aula 02. Modelos do Estado Federal Turma e Ano: Estado Federal Brasileiro 2016 Matéria / Aula: Estado Federal Brasileiro 02 Professor: Marcelo Tavares Monitor: Laura de Almeida Campos Aula 02 Modelos do Estado Federal Temos o modelo básico

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal.

A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Palavras-chave: Imunidade. Entidades Religiosas. Constituição Federal. A IMUNIDADE TRIBUTÁRIA DOS TEMPLOS RELIGIOSOS. Caio Matheus Santos de PADUA 1 Rui Everton Santos de ANDRADE 2 RESUMO: O presente trabalho buscou demostrar, através de uma pequena abordagem teórica que

Leia mais

1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte.

1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte. 1 Constituição: 1.1 Conceito, classificação e estrutura; 1.2 Poder constituinte. Prova: CESPE - 2014 - TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Judiciária 1. Do ponto de vista jurídico, a constituição funda as

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Aula 05 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL 145 QUESTÕES DE PROVAS IBFC POR ASSUNTOS 06 QUESTÕES DE PROVAS FCC 24 QUESTÕES ELABORADAS PELO EMMENTAL Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

Profa. Me. Larissa Castro

Profa. Me. Larissa Castro Vedações constitucionais impostas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios Profa. Me. Larissa Castro Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I -

Leia mais

Prof. Helena de Souza Rocha 1

Prof. Helena de Souza Rocha 1 Prof. Helena de Souza Rocha 1 2 Fonte: Pedro Lenza. Direito Constitucional Esquematizado. Originário histórico revolucionário Poder Constituinte Derivado reformador decorrente Difuso revisor Supranacional

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO

DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO DIREITOS HUMANOS E A CONSTITUIÇÃO Aula 06 NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Identificamos a evolução histórica dos direitos humanos Direitos Humanos Direitos fundamentais Geração x Dimensões Documentos Históricos

Leia mais

módulo 3 Organização do Estado brasileiro

módulo 3 Organização do Estado brasileiro módulo 3 Organização do Estado brasileiro unidade 1 introdução aos princípios constitucionais fundamentais princípios constitucionais fundamentais Carl Schmitt decisões políticas do Estado normas fundadoras

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS EXERCÍCIOS GABARITO 1. (CONSULPLAN 2017 TJ-MG Oficial de Apoio) Na elaboração do processo legislativo, os poderes nele envolvidos podem se

Leia mais

COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33

COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33 COMPETÊNCIA - ARTIGOS 21 a 33 A primeira informação que devemos procurar sobre a unidade que vamos agora trabalhar, para que se possa ter um bom entendimento, é aquela que nos deve dizer, da existência

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Controle de constitucionalidade no Estado de Sergipe. A legislação municipal e o controle concentrado Carlos Henrique dos Santos * O controle de constitucionalidade é um meio indireto

Leia mais

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de

REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de REFORMA POLÍTICA PEC 282/16 O texto enviado pelo Senado à Câmara dos Deputados estabelecia cláusula de barreira para o funcionamento parlamentar de partidos, aplicável a partir das eleições de 2022 (aqueles

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 95/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 95/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Dá nova redação ao art. 30 da Constituição Federal, para prever prestação de contas As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º

Leia mais

Concurso - EPPGG Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05

Concurso - EPPGG Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05 Concurso - EPPGG 2013 Prof. Leonardo Ferreira Turma EPPGG-2013 Aulas 04 e 05 Conteúdo Programático Tema 3: 2. Mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil - funcionamento

Leia mais

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS

AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS AS ENTIDADES POLÍTICO-ADMINISTRATIVAS CONCEITO Segundo Marcelo Alexandrino, a Uniao e entidade federativa autonoma em relacao aos estadosmembros e municipios. E pessoa juridica de direito publico interno,

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

A Constituição não admite emenda constitucional tendente a abolir a República;

A Constituição não admite emenda constitucional tendente a abolir a República; ssinale a opção correta: onstituição não admite emenda constitucional tendente a abolir a República; vedação de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias individuais aplica-se aos

Leia mais

REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL

REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL REFORMULAR O FPE PARA ADEQUAR O FEDERALISMO FISCAL Coluna publicada em 23.10.2012: Reproduzindo o que já disse

Leia mais

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão

DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II. Professor Juliano Napoleão DIREITOS COLETIVOS E CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE II Professor Juliano Napoleão UNIDADE 1 O controle de constitucionalidade no Brasil 1.1 Considerações iniciais: conceito, pressupostos e objetivos do

Leia mais

VII Congresso Mineiro de Vereadores

VII Congresso Mineiro de Vereadores VII Congresso Mineiro de Vereadores A atuação da Câmara na análise de projetos de criação e majoração de tributos Prof. Dr. Wladimir Rodrigues Dias Belo Horizonte, 14 de março de 2017 A atuação da Câmara

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Banca FCC 1) FCC Técnico Judiciário - TRE SP (2012) Em 9 de janeiro de 2012, foi promulgada, no Estado de São Paulo, a Lei complementar no 1.166, criando a Região Metropolitana

Leia mais

CF/88 e Comércio Exterior. Prof. Thális Andrade

CF/88 e Comércio Exterior. Prof. Thális Andrade CF/88 e Comércio Exterior Prof. Thális Andrade Histórico da atividade aduaneira Aduana = do Árabe Ad-Diwãn, que quer dizer alfândega. 1530 Não havia tributos aduaneiros (só mercadorias portuguesas poderiam

Leia mais

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 4 Limitações às Competências Tributárias...4 Classificação das Competências...6 2. IMPOSTOS DA UNIÃO...9 Imposto de Importação...9

Leia mais

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JUNIOR DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Ano: 2017 Banca: VUNESP Órgão: UNESP Prova: Assistente Administrativo Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais,

Leia mais

Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas

Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: MRE Prova: Oficial de Chancelaria 1) Na Federação brasileira, a União exerce certas competências legislativas concorrentes com outros entes federativos, o que exige um nível

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 136 - Data 2 de junho de 2015 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO IMUNIDADE RECÍPROCA. EMPRESA PÚBLICA.

Leia mais

Rodada #1 Lei Orgânica do DF

Rodada #1 Lei Orgânica do DF Rodada #1 Lei Orgânica do DF Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do

Leia mais

IUS RESUMOS. Tributos e Competência Tributária. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Tributos e Competência Tributária. Organizado por: Samille Lima Alves Tributos e Tributária Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. TRIBUTOS E COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 3 1. Caracterizando o tributo... 3 1.1 Conceito... 3 1.2 Classificação dos tributos... 4 2 tributária...

Leia mais

Comentários às questões de Direito Constitucional Prova: Técnico do Seguro Social Professor: Jonathas de Oliveira

Comentários às questões de Direito Constitucional Prova: Técnico do Seguro Social Professor: Jonathas de Oliveira Comentários às questões de Direito Constitucional Prova: Professor: Jonathas de Oliveira 1 de 5 Comentário às questões de Direito Constitucional Técnico do INSS Caderno Beta 1 No cômputo do limite remuneratório

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Teto, teto específico e subteto de remuneração. Limites definidos na Constituição Federal de 1998, com alteração feita pelas Emendas Costitucionais nº 41 e nº 47 Marcos Antonio da

Leia mais

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO

VOTO EM SEPARADO. AUTORIA: Senador RANDOLFE RODRIGUES I RELATÓRIO VOTO EM SEPARADO Perante a COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 43, de 2013 (nº 349, de 2001, na Câmara dos Deputados), primeiro signatário o Deputado

Leia mais

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed.

Aula 01. Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza (ed. 2016) Direito Constitucional Descomplicado, Marcelo Alexandrino (ed. Turma e Ano: Direito Constitucional Objetivo (2016) Matéria / Aula: Direito Constitucional 01 Professor: Luis Alberto Monitor: Gabriel Desterro e Silva Pereira Aula 01 Bibliografia indicada 1 : Direito

Leia mais

2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA

2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA UNIDADE II: COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA ATIVA. 2.1. COMPETÊNCIA LEGISLATIVA, TRIBUTÁRIA E CAPACIDADE TRIBUTÁRIA Competência legislativa: é a aptidão de que são dotadas as pessoas políticas para expedir regras

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 (Do Sr. Goulart e outros) Dá nova redação aos artigos 49, 84 e 128 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização do Ministério Público Nacional e a

Leia mais

MARATONA INSS 2016 SIMULADO. Prof. Ivan Lucas

MARATONA INSS 2016 SIMULADO. Prof. Ivan Lucas MARATONA INSS 2016 SIMULADO Prof. Ivan Lucas OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do INSS com o cupom PROJETOINSS20. Apenas até às 23h59 de segunda-feira (25). Acesse: https://www.grancursosonline.com.br/concurso/ins

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

VI. Estado e seus Tipos

VI. Estado e seus Tipos VI. Estado e seus Tipos 1. Introdução Organização e estrutura dos Estado: (a) forma de governo: modo pelo qual o poder se organiza e é distribuído entre governantes e governados, modulando o nível de intervenção

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado O Federalismo brasileiro Profª. Liz Rodrigues - Características da Federação: a. Caráter indissolúvel do vínculo federativo: uma vez

Leia mais