Apresentação da Ferrero Consultoria

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação da Ferrero Consultoria"

Transcrição

1

2 Apresentação da Ferrero Consultoria Especializada em Captação de Recursos para organizações do Terceiro Setor. Missão: Contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, capacitando instituições filantrópicas à sustentação financeira. 23 anos de atuação na área de Captação de Recursos. Know-howimplantado em mais de 190 instituições filantrópicas, localizadas em 21 estados e 477 cidades brasileiras, Argentina e Chile.

3 Apresentação da Ferrero Consultoria Mapa de Atuação da Ferrero Consultoria:

4 Apresentação da Ferrero Consultoria Resultados aproximados do know-how da Ferrero Consultoria, em 2013: 3500 profissionais atuando na execução dos projetos 153 milhões de reais captados

5 Apresentação da Ferrero Consultoria Captação de Recursos: Projetos Sociais Telemarketing Emendas Parlamentares Elaboração, desenvolvimento, implantação e avaliação de projetos de Captação de Recursos. Palestras, cursos e oficinas para Captadores de Recursos. Planejamento estratégico, comunicação, marketing e CRM para Captação de Recursos. Software para Captação de Recursos via telemarketing.

6 Portfólio: Dentre os projetos desenvolvidos, destacamos alguns :

7 Estatística do Terceiro Setor: Evolução do 3º Setor no Brasil e no Estado de São Paulo: Fonte: CEMPRE/IBGE (2010/2011)

8 Captação de Recursos: O que é Captação de Recursos? É um processo desenvolvido pelas organizações que, a partir de um conjunto de estratégias e procedimentos, levantam recursos para a sustentabilidade institucional. A Captação de Recursos é um processo, não uma atividade pontual. Deve ser muito bem planejada antes de qualquer ação. É baseada em relacionamentos,compromissos, parcerias e alianças de longo prazo. A Captaçãode Recursos é uma consequência de um bom planejamento estratégico com definição de objetivos, metas, cronogramas, orçamentose com o apoio da comunicação e do marketing. É importante lembrar que o termo recursos refere-se a recursos financeiros, mas tambéma pessoas(recursos humanos), materiais e serviços.

9 Mobilização de Recursos: O que é Mobilização de Recursos? Nos últimos anos, vem ganhando força a expressão Mobilização de Recursos, que tem um sentido mais amplo do que Captação de Recursos. O termo mobilização amplia o conceito de recurso para além da fonte financeira: considera o trabalho voluntário de diversas especialidades, os materiais, os equipamentos, os serviços, os relacionamentos, entre outros. Mobilizar está mais relacionado a movimentar e otimizar os recursos já disponíveis. Fonte:

10 Captação de Recursos: Diversificação das Fontes: Nenhuma das fontes de recursos deve representar mais de um terço da receita de uma instituição. Exemplo ideal: um terço pessoa física, um terço pessoa jurídica e um terço governamental. 33% 33% P. Física P. Jurídica Governo 33%

11 Fontes de Captação de Recursos: Fontes de Captação de Recursos: Face-to-face (cara a cara): abordagem na rua de forma planejada. Ex: UNICEF. Campanhas Capitais: grandes campanhas, realizadas num período determinado e com finalidades específicas. Ex: aquisição de um equipamento muito caro, construção de um novo prédio(teleton). Campanhas Anuais: grandes campanhas realizadas anualmente (recorrentes) que podem ser utilizadas para a manutenção da organização. Ex: Criança Esperança. Marketing Relacionado a Causa: empresas e ONGs fazem uma parceria que irá beneficiar ambas. Ex: Fundação Abrinq e Copagáz (repasse de um valor a cada botijão vendido).

12 Fontes de Captação de Recursos: Arredondamento de Compras: as lojas arredondam o valor de compra para cima e a diferença é doada para uma organização. Ex: Lojas Mariza. Fundos Patrimoniais: Fundos compostos por doações, com a condição de seu principal (valor doado) ser mantido intacto e investido (período definido ou perpétuo). Ex: Fundação Vitae. Internet: aos doadores colaboram para as organizações através da internet. Ex: APAEdeSãoPaulo. Telemarketing: as organizações ligam para as pessoas, apresentam o trabalho desenvolvido pela instituição e a convidam a fazer a doação. Ex: APAEs, GRAACC, CasasAndréLuiz,... Click-to-call: Mistura de telemarketing com internet. O interessado em doar enviaumamensagem/secadastranositeerecebeumaligação.

13 Fontes de Captação de Recursos: Apadrinhamento: são doações tangibilizadas. Ex: um aluno, xx árvores, xx crianças. Ex: Médicos Sem Fronteiras. Payroll / Workplace Giving: doações no ambiente de trabalho. Geralmente via desconto na folha de pagamento. Mala Direta: envio de cartas para os potenciais doadores. Venda de Produtos: lojas sociais (inclusive virtuais), produtos comercializados. Ex:IMIP,NACCeSOSMataAtlântica. Heranças / Legados: prática pouco utilizada no Brasil. Com grande potencial de crescimento.

14 Fontes de Captação de Recursos: Grandes doadores pessoa física: normalmente estas doações são de valores expressivos e direcionadas a projetos específicos. Crowdfunding:financiamento colaborativo de projetos. Ex. Juntos.com.vc Projetos (PJ): captação através de cotas apresentadas às empresas que têm interesse (ou perfil) em associar a sua marca ou imagem ao investimento/organização. Editais (empresariais e públicos): elaborados por empresas que praticam RSE, fundações, agências internacionais, governos nacionais e internacionais. Democratiza e profissionaliza o processo de captação. Ex: Fundação Boticário, GOOGLE(1 milhão de reais para 4 organizações). Leis de incentivo fiscais: o doador (PJ e PF) se beneficia mediante as doações. Cada lei possui o seu critério de dedução. Ex: PRONAS/PCD, PRONON (IMIP-PE), FUMCAD(APAE de SP), FIA(APAE de Goiânia),...

15 Fontes de Captação de Recursos: Emendas e convênios governamentais: financiamento direto do governo a projetos, aquisição de bens, serviço,... Ex: SICONV. Membros mantenedores: PF ou PJ que contribuem regularmente, pois se identificam e/ou se sensibilizam com a causa, missão ou visão da organização. Fundações e organismos internacionais: organização e agências internacionais que selecionam projetos através de modelos de formulários, processos e critérios padronizados. Ex: Banco Mundial, Agências da ONU (OMS, PAM, UNICEF), GTZ(Alemanha), JICA(Japão), CIDA(Canadá), USAID(EUA),... Eventos: fonte de recursos não carimbado e importante ferramenta para obtenção de mailing. Como corridas, caminhadas, viradas culturais, aluguel de espaços da instituição (salas, auditórios,...), bingos, festa junina, festa da primavera, almoços, jantares, chás, churrasco, festa do sorvete,...

16 Departamento de Captação de Recursos: Como contratar um Captador de Recursos? Recrutamento Interno: Transferência de departamento; Promoção de pessoal;

17 Departamento de Captação de Recursos: Recrutamento e seleção: Recrutamento Externo: Bancodedadosouarquivodefichasdecandidatos; Apresentação de candidatos por funcionários/voluntários da organização; Cartazes ou anúncio(na entrada da organização e em locais públicos); Contato com sindicatos e associações de classe; Contato com agremiações estudantis, diretórios acadêmicos, centros de integração empresa-escola; Cooperação mútua com outras organizações que podem indicar candidatos; Anúncios em jornais, sites especializados no 3º setor, revistas e rádios; Agências de recrutamento e seleção de pessoal.

18 Departamento de Captação de Recursos: Recrutamento e seleção: Seleção: Análise curricular; Entrevista; Testes. Ex: psicotécnicos, de personalidade e de conhecimento técnico; Dinâmicas de grupo.

19 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Idade: Fonte / pesquisa da ABCR:

20 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Formação acadêmica: Fonte / pesquisa da ABCR:

21 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Formação na graduação: Fonte / pesquisa da ABCR:

22 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Tempo de experiência com Captação de Recursos: Obs: Os Captadores novatos precisam de muito treinamento (elaboração de projetos, planejamento estratégico, negociação,...). Fonte / pesquisa da ABCR:

23 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Vinculo profissional do Captador com a organização: Fonte / pesquisa da ABCR:

24 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Formas de remuneração(atenção aos aspectos gerais): Fonte / pesquisa da ABCR:

25 Departamento de Captação de Recursos: Perfil do Captador de Recursos: Remuneração(em R$): Fonte / pesquisa da ABCR: Considerações sobre a remuneração: A organização deve seguir o mesmo padrão de remuneração que pratica para os demais funcionários da instituição, com nível aproximado de formação acadêmica, qualificação profissional e responsabilidade. Quanto mais elevada a formação acadêmica e maior o tempo de experiência, maior será a remuneração mensal(lógica do mercado).

26 Clima Organizacional e Motivação: Clima Organizacional: é a qualidade do ambiente institucional, que é percebida pelos membros da organização e que influencia o comportamento e os resultados dos mesmos. O líder (inclusive a diretoria) tem papel fundamental neste processo. Motivação: Éumaenergia,umaforçaquenosimpulsionanadireçãodealgumacoisa; É uma energia intrínseca que está dentro de nós; nasce de nossas necessidades interiores. Porque a motivação é intrínseca, não podemos motivar os outros. Ninguémmotivaninguém,nóséquenosmotivamosounão. Tudo o que podemos fazer pelos outros é estimular, incentivar, provocar sua motivação. O principal objetivo de um programa de motivação é comprometer o funcionário com a causa, missão e visão da organização, visando integrá-lo a cultura da instituição.

27 Motivação: Algumas ações do líder para estimular a motivação da equipe: Trabalhe a sensibilização; Pratique uma remuneração justa; Invista em treinamento e desenvolvimento, desde o início; Desafie as pessoas a alcançarem seu padrão de excelência; Explicite as metas e objetivos desejados pela organização; Deixe claro e reforce periodicamente a Missão e a Visão da organização; Estimuleaspessoasasentiremorgulhodoquefazem,nãoimportaocargo/função; Promova formas de recompensas individuais, compatíveis aos fatores motivacionais; Reconheça o valor, elogie; Compartilhe autoridade: empowerment e delegação; Respeite as diferenças individuais.

28 Causas Mais Sensibilizadoras: Causas sociais consideradas mais importantes pelo doador (sensibilização): Fonte: PEREIRA, Custódio. Captação de Recursos Fund Raising: Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2001

29 Causas Mais Sensibilizadoras: Causas sociais consideradas mais importantes pelo doador (sensibilização): Crianças + Deficientes físicos e/ou metais + Saúde Demais Causas Fonte: PEREIRA, Custódio. Captação de Recursos Fund Raising: Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2001

30 Captação de Recursos: Principais motivos pelo qual as pessoas NÃO doam para uma causa social: Fonte: PEREIRA, Custódio. Captação de Recursos Fund Raising: Conhecendo melhor porque as pessoas contribuem. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2001

31 Captação de Recursos - PF: Captação Pessoa Física Características a Serem Destacadas: O Captador deve apresentar o trabalho da instituição e convidar as pessoas a serem contribuintes. Objetivo de prospectar e fidelizar uma ampla carteira de doadores mensalistas / fidelizados. Liberdade de investimento do valor captado, por não se tratar de um recurso carimbado (como de projetos, emendas,...). Quanto maior o investimento em automação / tecnologia, melhor será o resultado.

32 Captação de Recursos PF (TMKT): Captação PF / TMKT Potenciais dos Conselhos das Apaesdo Estado de SP:

33 Estatística do Segundo Setor (empresas): Evolução do 2º Setor no Brasil: Fonte: CEMPRE/IBGE (2010/2011)

34 Captação de Recursos PJ: Quantidade de Empresas nas Regiões dos Conselhos das APAEs do Estado de SP: Fonte:

35 Captação de Recursos : Mensuração do Potencial de Doação: Não basta que uma pessoa ou organização esteja motivada a doar, é necessário que ela tenha capacidade de realizar a doação. A primeira tarefa é a identificação de um grupo de doadores potenciais (ex: vide quadro anterior). Em seguida, para que possamos mensurar o potencial de doação, utilizamos o Princípio VIC(Vínculo, Interesse e Capacidade). Fonte: Livro Captação de Recursos da Teoria à Prática. Acesso:

36 Captação de Recursos : Princípio VIC: V(vínculo):qualéovínculoexistenteentreaONGeopotencialdoador?Quem seriaamelhorpessoanaongparasolicitaradoação? I (interesse): Até que ponto o potencial doador está interessado na causa em geral e na ONG em particular? Qual é o seu histórico de doação na comunidade? C(capacidade): Quanto poderá doar se tiver vontade? Fonte: Livro Captação de Recursos da Teoria à Prática. Acesso:

37 Captação de Recursos : Tabela de Pontuação de Doadores Atuais e Potenciais Princípio VIC: Utilizar escala de 1 a 5, sendo que 1 significa pouco e 5 muito. 1-Nome do Doador / Potencial Construtora Neymar Sr.Pedro de Almeida Gráfica do Toninho Fundação Crescer 2- Vínculo com a ONG 3-Interesseno trabalho da ONG 4-Capacidade de doar Total de Pontos ( ) Escore Final º º º º Fonte: Livro Captação de Recursos da Teoria à Prática. Acesso:

38 Riscos da Estagnação/Declínio da Captação : Despesas da organização aumentando(profissionalização) X Receita estagnada Gráfico do Ciclo de Vida do Produto

39 Ações para Manter o Crescimento da Captação : Realizar um trabalho transparente. Prestar contas periodicamente aos doadores e ex-doadores. Elaboração e cumprimento do Plano de Captação Anual. Caso haja estagnação da receita, realizar diagnóstico externo. Acompanhamento frequente dos resultados(software especializado, relatórios,...). Consultoria especializada em Captação de Recursos (treinamentos, elaboração das metas, acompanhamento dos resultados,...)

40 Sistema de Telemarketing Informatizado - STI: O Sistema de Telemarketing Informatizado, STI, é a nossa ferramenta responsável pelo processamento das doações, pelo gerenciamento completo da rotina e dos resultados do telemarketing e por isto influencia positivamente a produtividade; Possibilita a utilização de diferentes opções de base de dados: SQL, Oracle e Interbase / Firebird; Considerando que a Captação de Recursos se inicia a partir de um mailing, o STI incorpora e administra uma lista telefônica de contribuintes potenciais, segmentando a atuação por cidades, bairros e ruas.

41 Sistema de Telemarketing Informatizado - STI: Na tela da operação, disponibiliza abas quem classificam os doadores por específicos tipos de abordagem (Doadores Pagantes, Não Pagantes, Agendados, Confirmação, Recuperação, Listagem de Potenciais e Campanhas para Doações Extras); Com objetivo de ampliar as ferramentas de arrecadação das doações, o STI processa débitos automáticos (conta bancária, energia elétrica, telefone, etc), pagamentos via paygo, cartões de crédito, boletos bancários e emissão de recibos de doações a serem recebidos por mensageiros, utilizando inclusive tecnologia Androide;

42 Sistema de Telemarketing Informatizado - STI: Além da facilidade de operacionalização, apresenta ferramentas internas de auditoria, backup, atualização simultânea dos resultados em mais de 80 tipos de relatórios, consultas e gráficos. Estamos desenvolvendo uma ferramenta capaz de ler/digitalizar o cupom da Nota Fiscal.

43 Buscar aliados é a base da Captação de Recursos. Os recursos mais importantes são os nossos aliados. O dinheiro é consequência disso. Marcelo Estraviz Contato: Ferrero Assessoria e Consultoria em Fund Raising Rua Itapicuru, 369 -cj. 807 / 808 Perdizes -São Paulo /SP Brasil - CEP Fone/Fax: (11) ferrero@ferreroconsultoria.com.br Facebook: Ferrero Consultoria

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor

Padrão de Gestão e Transparência do Terceiro Setor O que é o Padrão de Gestão e Transparência O Padrão de Gestão e Transparência (PGT) é um conjunto de práticas e ações recomendadas para as organizações sem fins lucrativos brasileiras organizadas na forma

Leia mais

Captação de Recursos. João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org

Captação de Recursos. João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org Captação de Recursos João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org 27 de março de 2014 Palestrante Bacharel em administração pública na FGV-SP e em direito na USP, e mestre pela FGV; Trabalhou no Projeto

Leia mais

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Gestão. Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Qualidade Gestão O tecnólogo em Gestão da Qualidade é o profissional que desenvolve avaliação sistemática dos procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma entidade, conhecendo e aplicando

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

Pessoas e Negócios em Evolução

Pessoas e Negócios em Evolução Empresa: Atuamos desde 2001 nos diversos segmentos de Gestão de Pessoas, desenvolvendo serviços diferenciados para empresas privadas, associações e cooperativas. Prestamos serviços em mais de 40 cidades

Leia mais

com João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org

com João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org A mobilização de recursos para organizações do Terceiro Setor com João Paulo Vergueiro presidente@captacao.org Palestrante Bacharel em administração pela FGV-SP e em direito pela USP, com mestrado em andamento

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2013 Instituto Lojas Renner Instituto Lojas Renner Promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho por meio de projetos de geração de renda é o objetivo do Instituto Lojas

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2003 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços.

Público Alvo: Investimento. Disciplinas: Profissionais graduados, que lidam ou estejam interessados em atuar com gestão e marketing de serviços. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna

A estratégia do PGQP frente aos novos desafios. 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna A estratégia do PGQP frente aos novos desafios 40ª Reunião da Qualidade 09-10-2006 Eduardo Guaragna PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MACROFLUXO ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade orientações sobre projetos Dicas para captação de recursos Anexo que consta do Manual de Procedimentos da Rede OSB Princípios da

Leia mais

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade estratégias e ferramentas

Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade estratégias e ferramentas Encontros Estaduais/Regionais_2015 Oficinas de trabalho Sustentabilidade estratégias e ferramentas MANUTENÇÃO DO OS LOCAL Algumas dicas para gestão de assuntos relacionados a sustentabilidade financeira

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

Rio de Janeiro Avenida General Justo, 307 CEP: 20021-130 Rio de Janeiro PABX (21) 3804-9200 E-mail: cncrj@cnc.com.br

Rio de Janeiro Avenida General Justo, 307 CEP: 20021-130 Rio de Janeiro PABX (21) 3804-9200 E-mail: cncrj@cnc.com.br Rio de Janeiro 2011 2010 Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Qualquer parte desta publicação pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. Confederação Nacional do Comércio

Leia mais

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho

Comportamento Humano: Liderança, Motivação e Gestão do Desempenho A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

An independent member firm of

An independent member firm of Associada à An independent member firm of INTERNATIONAL LIMITED CÓDIGO DE ÉTICA Para a Controller, o Código de Ética é o instrumento que orienta e conduz a gestão e as ações da empresa, dos seus parceiros

Leia mais

FLAMBOYANT SHOPPING CENTER

FLAMBOYANT SHOPPING CENTER FLAMBOYANT SHOPPING CENTER Nome do Projeto: Stand Flamboyant Social Período e Local de Implementação: Implementado a parir de 28 de Outubro de 2003. O stand está localizado em um dos principais pontos

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são:

O IDEC é uma organização não governamental de defesa do consumidor e sua missão e visão são: 24/2010 1. Identificação do Contratante Nº termo de referência: TdR nº 24/2010 Plano de aquisições: Linha 173 Título: consultor para desenvolvimento e venda de produtos e serviços Convênio: ATN/ME-10541-BR

Leia mais

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio

Quem somos. Objetivo. O Método. Diferencial. Desafio Quem somos A empresa Jogos Comportamentais foi fundada em 2009 para auxiliar organizações empresariais a dinamizar, inovar e otimizar seus processos de recrutamento/seleção e treinamentos comportamentais

Leia mais

HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica. Apresentação de Serviços Profissionais

HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica. Apresentação de Serviços Profissionais HAFRA Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica Apresentação de Serviços Profissionais SOBRE A Hafra Assessoria Empresarial, Contábil & Jurídica tem atuação no mercado empresarial do Rio de Janeiro e

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV)

PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) PROGRAMA DE INOVAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR (ICV) Termo de Referência para contratação de Gestor de Projetos Pleno 14 de Agosto de 2015 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE GESTOR DE PROJETOS PLENO O presente

Leia mais

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. O Grupo Gerdau incentiva o trabalho em equipe e o uso de ferramentas de gestão pela qualidade na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia. Rio Grande do Sul Brasil PESSOAS E EQUIPES Equipes que

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - 2014

PLANO DE AÇÃO - 2014 PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO PLANO DE AÇÃO - 2014 MISSÃO Assessorar as Regionais Educacionais, fortalecendo o processo

Leia mais

Projeto Impacto. Edital

Projeto Impacto. Edital Projeto Impacto Edital Introdução Iniciado em 2012, o Projeto Impacto é um projeto do Paraná Júnior que visa conectar o Movimento Empresa Júnior e setores da sociedade que precisam de apoio. Até o ano

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento das OSCs e Empresas

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento das OSCs e Empresas CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento das OSCs e 3º Seminário de Marketing Relacionado a Causas 25 de outubro de 2007 1 Objetivos Estudar atitudes e comportamentos

Leia mais

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS

CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS CAPTAÇÃO DE RECURSOS OS INCENTIVOS FISCAIS OS INCENTIVOS FISCAIS Incentivos fiscais são instrumentos utilizados pelo governo para estimular atividades específicas, por prazo determinado (projetos). Existem

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Jorn. Esp. Cris Guimarães

Jorn. Esp. Cris Guimarães As Relações Institucionais como Estratégia de Fortalecimento das Causas Sociais Jorn. Esp. Cris Guimarães Quem somos Missão: Potencializar o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovem numa

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais

Especialização em Gestão Estratégica de Projetos Sociais Especialização em Gestão Estratégica de Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Início Confirmado: 07/06/2013 últimas vagas até o dia: 05/07/2013 O curso de Especialização em Gestão

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

Departamento de Responsabilidade Social (DRS) Diretoria Regional de Sorocaba

Departamento de Responsabilidade Social (DRS) Diretoria Regional de Sorocaba Departamento de Responsabilidade Social (DRS) Organograma do Departamento de Responsabilidade Social 80 anos Conselho de Administração do DRS Coordenador Geral Dr. Luiz Pagliato Coord. Amadeu Andreosi

Leia mais

Sobre o cenário da sustentabilidade das ONG no Brasil

Sobre o cenário da sustentabilidade das ONG no Brasil Sobre o cenário da sustentabilidade das ONG no Brasil Cristina Câmara Rio de Janeiro, 07 mar. 2012 Um grupo social organizado é movido por uma causa, estabelece alianças políticas com outros atores sociais

Leia mais

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014

APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 APRESENTAÇÃO CORPORATIVA SÃO PAULO, 2014 BRIGANTI ADVOGADOS é um escritório brasileiro de advogados, de capacidade e experiência reconhecidas, que nasce com um propósito distinto. Nosso modelo de negócio

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

Programas de. Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br

Programas de. Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br Programas de Voluntariado Empresarial Andrea Goldschmidt andrea@apoenasustentavel.com.br POSICIONAMENTO APOENA Visão Ser a mais completa empresa de consultoria em Gestão Sustentável do Brasil. Missão Disseminar,

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

Fundos Patrimoniais ABCR SP 26/08/2013

Fundos Patrimoniais ABCR SP 26/08/2013 Fundos Patrimoniais ABCR SP 26/08/2013 1 Agenda 1 2 3 O que é um Fundo Patrimonial? Por que criar um Fundo Patrimonial? Captação de Recursos para um Fundo Patrimonial? 4 5 Estruturação de um Fundo Patrimonial

Leia mais

Produto da Divisão Marketing

Produto da Divisão Marketing Marketing para o Terceiro Setor Produto da Divisão Marketing OBJETIVO Dispor ao mercado de entidades relacionadas ao Terceiro Setor, um leque de atividades relacionados ao marketing e comunicação voltados

Leia mais

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA

MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA MANUAL DE TRANSIÇÃO DE MARCA Mudança da Marca e Posicionamento Esse boletim explicativo tem o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre a nova marca Evolua e de que forma ela será útil para aprimorar os

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob

Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob Tempo é dinheiro. Em outras palavras, GPR-Cob Conheça o software de gestão de cobrança que vai ajudar sua empresa a otimizar processos e melhorar resultados. Empresas de cobrança têm um grande desafio:

Leia mais

GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO AJUDA PARANÁ

GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO AJUDA PARANÁ GUIA PARA O CADASTRO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO SITE DO INSTITUTO AJUDA PARANÁ O Ajuda Paraná foi criado para aproximar organizações da sociedade civil (OSCs) de investidores sociais. Sem custo

Leia mais

A MANTOVANI tem investido constantemente em instalações e qualificação pessoal, visando sempre uma excelência no atendimento ao cliente.

A MANTOVANI tem investido constantemente em instalações e qualificação pessoal, visando sempre uma excelência no atendimento ao cliente. A MANTOVANI conta com instalações próprias e modernas, equipamentos de informática de última geração em todos os seus departamentos, desde o saguão de recepção até o auditório para treinamento e palestras.

Leia mais

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria

experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria experiência Uma excelente alternativa em serviços de auditoria A Íntegra é uma empresa de auditoria e consultoria, com 25 anos de experiência no mercado brasileiro. Cada serviço prestado nos diferentes

Leia mais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO _.- f Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada PROJETO BÁSICO 1-0BJETO Definir as bases de uma proposta de ação com vistas à criação de um plano de atividades para a Livraria do IPEA. 2-OBJETIVO distribuição

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

FINS LUCRATIVOS? VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NOS GASTOS E RENDIMENTOS DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM. A Casa de David

FINS LUCRATIVOS? VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NOS GASTOS E RENDIMENTOS DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM. A Casa de David VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NOS GASTOS E RENDIMENTOS DE UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS? A Casa de David apresenta os seus e justifica porque você deve ajudá-la com o projeto Para disponibilizar abrigamento

Leia mais

Questionário para Instituidoras

Questionário para Instituidoras Parte 1 - Identificação da Instituidora Base: Quando não houver orientação em contrário, a data-base é 31 de Dezembro, 2007. Dados Gerais Nome da instituidora: CNPJ: Endereço da sede: Cidade: Estado: Site:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15 O CENTRO INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS CIBiogás-ER, torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo no 001.15 sob contratação

Leia mais

Politica Nacional de Enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS no Brasil:

Politica Nacional de Enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS no Brasil: FUNDO POSITHiVO Politica Nacional de Enfrentamento à epidemia de HIV/AIDS no Brasil: Resposta Brasileira à epidemia de AIDS: Conjunção de esforços- Resposta Governamental & Sociedade Brasileira. Êxito

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.

Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. GREEN PROJECT AWARDS BRASIL Uma iniciativa que pretende RECONHECER AS BOAS PRÁTICAS em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável. CANDIDATURAS 201 INSCRIÇÕES NO PRIMEIRO ANO INSCRIÇÕES FEITAS

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior.

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: Graduados em nível superior que atuam ou pretendem atuar na docência em instituições de ensino superior. A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NÚCLEO SESI DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Mapa Estratégico da Indústria (2007-2015) 2015) Objetivo Criar a cultura da Responsabilidade Social nas Empresas, incorporando as suas políticas às estratégias corporativas,

Leia mais

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados.

Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social. Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Terceiro Setor, Cultura e Responsabilidade Social Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. Todos os direitos reservados. Nossos serviços Nossa equipe atende empresas que investem em responsabilidade

Leia mais

Engajamento com Partes Interessadas

Engajamento com Partes Interessadas Instituto Votorantim Engajamento com Partes Interessadas Eixo temático Comunidade e Sociedade Principal objetivo da prática Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento com as partes interessadas,

Leia mais

Editorial. Um abraço e até a próxima! Stella Cintra Diretora-presidente

Editorial. Um abraço e até a próxima! Stella Cintra Diretora-presidente Editorial O mês de julho foi marcado por grandes acontecimentos. Um deles foi a comemoração dos 2 anos do projeto Marc Romano. Desejamos aos alunos, professores, voluntários e coordenação do projeto nossos

Leia mais

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação

ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação ABNT NBR 16001:2004 Os Desafios e Oportunidades da Inovação A Dinâmica da Terra é uma empresa onde o maior patrimônio é representado pelo seu capital intelectual. Campo de atuação: Elaboração de estudos,

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2012 Sumário 1. Apresentação 2. Projetos e ações 3. Gestão participativa 4. Comunicação institucional 5. Resultados 6. Planejamento 2013/2014 7. Agradecimentos 1. Apresentação A

Leia mais

15/10/2012. Oficina de Mobilização de Recursos. Apresentação. Estrutura de um Projeto. Programação. Conteúdos

15/10/2012. Oficina de Mobilização de Recursos. Apresentação. Estrutura de um Projeto. Programação. Conteúdos Apresentação Oficina de Mobilização de Recursos 1. Nome 2. Instituição 3. Você conhece os ODM? 4. Já trabalhou com projetos? 5. Expectativas com a Oficina? odm@fiepr.org.br Programação Estrutura de um

Leia mais

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO. Fatima Gouvêa

PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO. Fatima Gouvêa PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Fatima Gouvêa Comunicação = papel estratégico MISSÃO Gerar e tornar disponível conhecimento relevante e formar profissionais qualificados, devolvendo à sociedade o investimento

Leia mais

ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015

ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015 ABCE REVITALIZADA PLANEJAMENTO 2011-2015 1 Destaques do levantamento de referências de associações internacionais Além dos membros associados, cujos interesses são defendidos pelas associações, há outras

Leia mais

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016

Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação PETI 2014-2016 Versão 1.0 1 APRESENTAÇÃO O Planejamento

Leia mais

FACULDADE SENAC GOIÂNIA

FACULDADE SENAC GOIÂNIA FACULDADE SENAC GOIÂNIA NORMA ISO 12.207 Curso: GTI Matéria: Auditoria e Qualidade de Software Professor: Elias Ferreira Acadêmico: Luan Bueno Almeida Goiânia, 2015 CERTIFICAÇÃO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV

Certificação ISO/IEC 27001. SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação. A Experiência da DATAPREV Certificação ISO/IEC 27001 SGSI - Sistema de Gestão de Segurança da Informação A Experiência da DATAPREV DATAPREV Quem somos? Empresa pública vinculada ao Ministério da Previdência Social, com personalidade

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais

Sistemas de Informações Gerenciais Sistemas de Informações Gerenciais 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo III Gestão das Políticas Públicas Aula 5 Parcerias na gestão e execução

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

Centro Comunitário Vila Gaúcha. Projeto Experimental II

Centro Comunitário Vila Gaúcha. Projeto Experimental II Centro Comunitário Vila Gaúcha Projeto Experimental II Apresentação da Empresa O Centro Comunitário Vila Gaúcha presta atendimento regular em Educação Infantil, Serviço de Apoio Sócio Educativo, Trabalho

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015]

Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Correntes de Participação e Critérios da Aliança Global Wycliffe [Versão de 9 de maio de 2015] Introdução As Organizações da Aliança Global Wycliffe desejam expressar a unidade e a diversidade do Corpo

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino

O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino O que sua escola precisa, agora bem aqui na sua mão! Responsabilidade em gestão de instituições de ensino Escolher o Sponte Educacional é escolher inteligente Sistema web para gerenciamento de instituições

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho

Perfil do Curso. O Mercado de Trabalho Perfil do Curso É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do

Leia mais

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L

Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Assessoria Consultoria Treinamento F I N A N C E I R A - E M P R E S A R I A L Quem somos Bem vindo à Nord. Formada por profissionais oriundos do mercado financeiro, com formações multidisciplinares e

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria

A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores da Alegria Agentes Financiadores Notícias e atualidades sobre Agentes Financiadores nacionais e internacionais página inicial A técnica a serviço da aproximação com os doadores: Marketing de relacionamento nos Doutores

Leia mais

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

+ BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES + BENEFÍCIOS PARA SUA ENTIDADE CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES CDL CARTÕES +FACILIDADE Com o objetivo de oferecer soluções para facilitar a vida dos associados e seus funcionários, a FCDL-MG se uniu à Valle Express,

Leia mais