INFOPEN-ES MÓDULO DE MOVIMENTAÇÃO JURÍDICO PRISIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFOPEN-ES MÓDULO DE MOVIMENTAÇÃO JURÍDICO PRISIONAL"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 INFOPEN-ES MÓDULO DE MOVIMENTAÇÃO JURÍDICO PRISIONAL Ulisses Reisen de Oliveira

2 2 Painel 28/107 Inovações tecnológicas INFOPEN-ES MÓDULO DE MOVIMENTAÇÃO JURÍDICO PRISIONAL Ulisses Reisen de Oliveira RESUMO O INFOPEN-ES, Módulo de Movimentação Jurídico Prisional (MMJP) consiste em um sistema conglobante dos andamentos processuais extraídos do site do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, do Sistema de Mandados de Prisão, Sistema de Execuções Penais e das informações sobre a localização prisional dos custodiados nas Unidades Prisionais sob a administração da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), sendo a alimentação inicial e a inserção de informações posteriores realizadas pelos Assessores Jurídicos do Sistema Penal.Referido sistema padroniza as informações existentes em diversos sites de consulta desenvolvendo a integração de sistemas distintos, possibilitando a realização de consultas rápidas e atualizadas em tempo real com relação aos sites de onde extrai as informações. Saliento que o sistema é inteligente, pois informa eventual excesso de prazo na prisão tanto em relação ao preso provisório, como em relação ao preso condenado (vencimento de benefícios).

3 3 INTRODUÇÃO O INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional consiste em uma inovação tecnológica, é fruto da necessidade apresentada dentro das Unidades Prisionais no trabalho desenvolvido pelos Assessores Jurídicos do Sistema Penal. O Assessor Jurídico possui, dentre suas atribuições, a obrigação de atender aos internos custodiados nas Unidades Prisionais sob administração da Secretaria de Estado da Justiça, desde que este não possua advogado particular. Ocorre que o atendimento jurídico consiste em identificar quais as restrições existentes em desfavor do interno, os processos judiciais que tais restrições geraram e verificar se existente alguma condenação em desfavor do mesmo. Para realizar este trabalho o Assessor precisava procurar as informações em, pelo menos, 03 (três) sites distintos, 01 da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e outros 02 do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A ferramenta que ora apresentamos facilita os trabalhos desenvolvidos pelo Assessor Jurídico, pois o possibilita utilizar somente o INFOPEN-ES e possuir as informações necessárias dos 03 sites supramencionados. Outra funcionalidade muito útil para o sistema consiste na utilização por parte dos vários órgãos do governo e do judiciário que necessitam de informações sobre a localização dos internos nas Unidades Prisionais estaduais. Tal sistema somente é acessível por meio de dois endereços, quais sejam, (para acesso da rede dentro da Secretaria de Estado da Justiça) e (para acesso externo). 2 OPORTUNIDADE PERCEBIDA OU PROBLEMA ENFRENTADO 2.1 Situação anterior É sabido que as Unidades Prisionais são insuficientes para abrigar o crescente número de pessoas em conflito com a lei penal nacional, sendo crescente o número de indivíduos que são recolhidas em Unidades Prisionais.

4 4 Para tentar minimizar este fato a Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal labora de maneira a evitar que os internos que se encontram recolhidos em Unidades Prisionais extrapolem o prazo determinado pela lei. Nesse sentido já inseriu uma peça fundamental nas Unidades Prisionais (UP), qual seja, o Assessor Jurídico e agora busca dar ferramentas para que o trabalho por ele desenvolvido seja facilitado, pois, antes da implantação do INFOPEN-ES os Assessores Jurídicos de cada Unidade Prisional necessitavam consultar informações de, pelo menos, 03 (três) sites, quais sejam, Sistema de Mandados de Prisão, Tribunal de Justiça do Espírito Santo e Sistema de Execuções Penais para somente depois conseguir atender ao interno e passar informações sobre a real situação jurídica. De outra feita, o Poder Judiciário sempre necessitou de acesso às informações quanto aos internos reclusos em Unidades Prisionais e para obtê-las necessitava enviar ofícios ou fazer inúmeras ligações burocratizando um sistema que poderia ser muito mais ágil. Havendo inúmeros casos de réus que estavam com seus processos suspensos por não terem sido encontrados (Art. 366 do CPP 1 ) quando na realidade estavam presos há muito tempo. Assim, ao percebermos as dificuldades acima destacadas, constatamos que criar um sistema que reunisse todas as informações utilizadas no meio prisional de maneira uniforme e padronizadas solucionaria os problemas até aqui identificados. Dessa maneira, foi criado o INFOPEN-ES, que consiste em um sistema conglobante dos andamentos processuais extraídos do site do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, do Sistema de Mandados de Prisão, Sistema de Execuções Penais e das informações sobre a localização prisional dos custodiados nas Unidades Prisionais sob a administração da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). 1 Art Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar prisão preventiva, nos termos do disposto no art (Redação dada pela Lei nº 9.271, de )

5 5 Necessário destacar também o aproveitamento de informações que o sistema trouxe, ora, anteriormente, cada Assessor confeccionava sua planilha com informações jurídicas sobre os presos e enviava à Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal mensalmente se, eventualmente, um preso fosse transferido para outra UP dentro do sistema o Assessor simplesmente apagava as informações e o outro Assessor da outra UP iria buscar novamente as informações. Atualmente, de maneira diferente, se o preso for transferido, o sistema leva as informações que o Assessor da Unidade Prisional anterior inseriu e não precisa refazer todo o trabalho. 2.2 Diagnóstico A partir do que foi mencionado no item 3.1 é possível perceber que todos os órgãos que laboravam com informações das Unidades Penitenciárias, bem como os Assessores Jurídicos do Sistema Penal necessitavam de um sistema que gerasse informações on line sobre os internos custodiados. Nesse sentido, o gestor à frente da Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal percebeu a necessidade/oportunidade que tinha de criar um sistema que auxiliasse os Assessores Jurídicos dentro das Unidades Prisionais, bem como fornecesse informações sobre a localização dos presos e informações jurídicas criminais destes. Assim, após reuniões com todos os níveis de ação dentro da Secretaria de Estado da Justiça, bem como dentro do Poder Judiciário, Promotoria e Defensoria Pública, foi implementado o INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional. 3 SOLUÇÃO ADOTADA 3.1 Objetivos O INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional possui como um de seus objetivos padronizar as informações existentes nos inúmeros sistemas de consulta, integrando tais sistemas e informações facilitando o trabalho dos Assessores Jurídicos do Sistema Penal, bem como de todos aqueles que atuam utilizando informações do sistema prisional estadual.

6 6 Assim, o sistema propicia consulta rápida e atualizada diariamente de todas as informações jurídicas criminais dos internos, gerando subsídios para a obtenção de informações em relação aos presos tanto provisórios como condenados, ensejando a verificação de eventual excesso de prazo e consequente aviamento da Ação Autônoma de Impugnação (Habeas-corpus). Outro objetivo do INFOPEN-ES consiste em atender as necessidades de informações sobre internos do Poder Judiciário, tais como a localização do preso, quantidade de internos por vara criminal, quantidade de Alvarás de Soltura expedidos por juiz e etc. Necessário mencionar neste momento que o sistema também teve o objetivo de atende à cúpula do Governo do Estado, já que o governo passou a exigir, a partir de janeiro deste ano, informações para combate a criminalidade no Gabinete de Gestão Integrada, onde são reunidos dados da Secretaria de Estado da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) buscando detectar focos de violência para combate sistêmico aos bolsões de criminalidade, ora, o INFOPEN-ES, fornece todas as informações exigidas mensalmente por referido gabinete. Destaco ainda a otimização de recursos que o sistema on line gera, já que deixarão de ser confeccionados inúmeros ofícios que não necessitarão ser mais enviados por meio de correio ou até mesmo ligações infinitas que são realizadas diariamente serão poupadas com a ferramenta que ora apresentamos, auxiliando na diminuição dos gastos e na preservação dos recursos que é a máquina impulsionadora das ideias atuais. 3.2 Metodologia Após perceber a dificuldade existente tanto para o Assessor Jurídico laborar dentro da Unidade Prisional, como para os diversos órgãos que se utilizam de informações das Unidades Prisionais obtê-las, chegou-se à conclusão de que era necessário implantar um sistema que atendesse os dois objetivos buscando facilitar e desburocratizar o acesso à informação.

7 7 Para contextualizar e demonstrar a metodologia de implantação do sistema iremos detalhar o caminho percorrido até a efetiva utilização do INFOPEN- ES, vejamos: a) Inicialmente foi detectada a necessidade de facilitar os trabalhos desenvolvidos pelos Assessores Jurídicos do Sistema Penal, com a implantação de um sistema que melhorasse e otimizasse as informações processuais criminais que diariamente eles necessitavam buscar nos diversos sites de consulta a respeito de cada interno que seria atendido; b) Foi percebida também a necessidade de aproveitamento das informações entre os Assessores Jurídicos para poupar retrabalhos, já que um Assessor não tinha conhecimento das informações que o outro Assessor buscava; c) Detectou-se também que as dados contidos nesse sistema poderiam ser de grande utilização para os mais variados órgãos estatais que necessitam de informações de internos custodiados nas Unidades Prisionais Estaduais, tais como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública e etc.; d) Reunindo todas essas necessidades foi implantada uma planilha no formato do Excel para que os Assessores preenchessem as informações processuais criminais dos internos para controle e fornecimento aos órgãos que necessitavam (Anexo I - planilha do excel desenvolvida inicialmente para os Assessores Jurídicos). Destaco, nesse momento, que a planilha também passou a atender determinação do Governo do Estado quando exigiu informações para combate a criminalidade no Gabinete de Gestão Integrada, onde são reunidos dados e informações da Secretaria de Estado da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) buscando detectar focos de violência para combate sistêmico aos bolões de criminalidade; e) De maneira paralela foi feito contato com a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria de Estado da Justiça para que demonstrando nossas necessidades, estes iniciassem o desenvolvimento do INFOPEN-ES;

8 8 f) Após várias reuniões e acertos quanto as necessidade, o sistema pronto foi apresentado aos Assessores Jurídicos do Sistema Penal e às autoridades interessadas nas informações que nele iriam ser instauradas (Anexo II página inicial do INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional); g) Posteriormente foi realizado o treinamento de cada Assessor Jurídico do Sistema Penal para que estes iniciassem a inserção manual das informações, pois somente depois de inseridas as informações é que o sistema passaria a tornar-se inteligente sinalizando vencimento de prazos de prisões e benefícios. Saliento que neste momento foi entregue o login e senha de cada Assessor. O treinamento consistiu em: inserir informações a respeito do preso, tais como nome, filiação, foto, localização, etc. inserir informações a respeito dos Mandados de Prisão; inserir informações a respeito dos processos judiciais criminais em andamento; inserir informações a respeito das Execuções Criminais em andamento; aprender a utilizar as ferramentas que o sistema oferece, tais como sinalizadores, planilhas, buscas inteligentes e etc. h) Utilização dentro das Unidades Prisionais para verificação das funcionalidades; i) Realização da integração dos sites (Sistema de Mandados de Prisão, Tribunal de Justiça do Espírito Santo e Sistema de Execuções Penais) existentes com a replicação automática das informações; j) Em continuidade o sistema foi apresentado às autoridades, as quais receberam login e senha para o modo visualizador.

9 9 3.3 Investimento O INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional é um sistema que não se utiliza de recursos, pessoas, gastos financeiros e materiais novos, pois os profissionais responsáveis pela inserção das informações são os próprios Assessores Jurídicos do Sistema Penal, os quais já existiam nos quadros da Secretaria de Estado da Justiça. Os materiais utilizados consistem em computadores e internet, os quais já existiam nas Unidades Prisionais. Com relação ao custo despedido com a criação e a implantação do Sistema temos a informar que o desenvolvedor labora no próprio setor de informática (GTI) da Secretaria de Estado da Justiça, assim, o custo já era havido, sem necessidade de mais gastos pela secretaria. Logo, conclui-se pela inexistência de novos investimentos financeiros, houve, unicamente, a utilização de recursos já existentes dentro da Secretaria de Estado da Justiça e o direcionamento dos diversos servidores que já laboravam nas diversas áreas em vários setores para o fim comum de implantar o novo sistema que facilitou enormemente a vida de todos que necessitam de informações jurídicas no âmbito prisional. 3.4 Obstáculos Uma das primeiras dificuldades encontradas para a implantação do INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional consistiu na barreira de comunicação/entendimento entre a equipe da informática (GTI) e a equipe jurídica (Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal DIRAJUSP), explico, as linguagens, informações e comunicação existentes entre as pessoas que se utilizam do meio de informática são muito distintas daqueles que laboram na área jurídica. Ora, foi necessário que o setor de informática passasse a conhecer um pouco a respeito da área jurídica, no que se refere a informações quanto a Mandados de Prisão, tramitação de processos judiciais e execuções penais e que os profissionais da área jurídica conhecessem e entendessem um pouco da linguagem e das dificuldades da área de tecnologia da informação para que conseguissem chegar ao objetivo comum de desenvolver o sistema.

10 10 Outro problema enfrentado disse respeito à integração entre os diversos sites de consulta de informações jurídico-criminais e o INFOPEN-ES, isso porque cada sistema é criado com parâmetros e bases de informações distintas e reunir essas informações em um único sistema necessita de adaptar cada parte do sistema a um parâmetro distinto, tendo sido bem dificultosa esta etapa do trabalho. Sua superação, porém, se deu com o contato estreito entre as equipes de informática da SEJUS e do Tribunal de Justiça/ES. Destacamos ainda como dificuldade a ausência de internet e computadores em algumas Unidades Prisionais que à época tinham sido recém inauguradas, assim, o Assessor Jurídico ficava impossibilitado de inserir e modificar as informações. Tal dificuldade foi sanada com a ida dos Assessore Jurídicos à sede da DIRAJUSP, na SEJUS, para inserir as informações naquele local, onde estavam disponíveis a internet e os computadores para utilização. 3.5 Informações complementares Nesse momento cabe-nos relacionar os dados quantitativos e qualitativos de acordo com os objetivos do INFOPEN-ES. Inicio com a informação quanto ao atendimento às Varas Criminais que anteriormente necessitavam enviar ofícios ou fazer ligações utilizando-se de recursos inúmeros para obtenção das informações, ao passo que atualmente tal é feito de maneira automática e online. Assim, o INFOPEN-ES a partir de sua implantação passou a atender a todas as Varas Criminais do Estado (passa de 100 Varas Criminais). Outro dado a ser mencionado diz respeito à economia e otimização de utilização de novos recursos disponíveis. Ora, a população carcerária estadual é de cerca de (doze mil quatrocentos e oitenta) internos e em 80% dos casos era necessário expedir ofícios para obter informações, imagine agora que cada ofício é feito em pelo menos, 3 vias, ora, seriam (vinte e nove mil novecentas e cinquenta e duas) folhas economizadas, sem mencionar a quantidade de ligações e contatos desnecessários. Como benefício também se torna imperioso citar a otimização do tempo dos Assessores Jurídicos que não precisam mais realizar retrabalhos, já que as informações inseridas por um Assessor passou, com a existência do sistema, a ser aproveitada pelos demais, possibilitando ao próprio Assessor realizar trabalhos outros que existam dentro da Unidade Prisional (atualmente existem 39 Assessores Jurídicos do Sistema Penal distribuídos nas Unidades Prisionais do estado).

11 11 Necessário destacar também que a informação jurídico-criminal, com a implantação do sistema tornou-se mais próxima da realidade, já que as modificações realizadas pelos Assessores Jurídicos é diária, trazendo o mais próximo possível do tempo real. Em tempo, informamos que dentro do Sistema existe o módulo de relatório jurídico, o qual fornece inúmeros dados e combinações de informações a depender da necessidade daquele que consulta, a título de exemplo cito que é possível saber a quantidade de internos condenados existentes no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha para que possa ser realizada a transferência desses presos (Anexo III Módulo de Relatório Jurídico método de pesquisa). De outra feita, informo que o sistema foi desenvolvido para que não fosse mais necessário acessar os sistemas variados de informações processuais criminais, quais sejam: o Sistema de Mandados de Prisão (POLINTER), o site do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e o Sistema de Execuções Penais (SIEP), a fim de que somente se utilizasse o INFOPEN-ES. A título de curiosidade, caso os avaliadores entendam necessário a visita aos sites anteriormente utilizados, passo a descrever os endereços, salientando a necessidade de login e senha para acesso nos sites da POLINTER e SIEP: a) POLINTER: b) Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES): c) Sistema de Execuções Penais (SIEP): Passo agora a descrição do site para acesso ao INFOPEN-ES, salientando também a necessidade de login e senha para acesso: a) para acesso da rede dentro da Secretaria de Estado da Justiça: b) para acesso externo: Sugerimos, portanto, que em caso de habilitação do projeto, tais sistemas sejam manuseados no momento da visita.

12 12 4 CARACTERÍSTICAS DA INICIATIVA 4.1 Relevância social do tema e do objetivo: A relevância social do tema é observada quando o Estado viabiliza a implantação da administração tecnocrata ou gerencial, voltada para a qualidade final do serviço público e a satisfação do usuário, ora, o INFOPEN-ES é instrumentalizador da superação do paradigma de que a administração exerce-se apenas por meios burocráticos. Esse sistema transfigura-se na clara observação do Princípio da Eficiência demonstrando a tentativa estatal de atender seus administrados. No caso em apreço o sistema atende aos utilizadores do sistema, quais sejam, Assessores Jurídicos do Sistema Penal, membros do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, membros da Defensoria Pública e todos que necessitam de informações jurídicas de internos reclusos em Unidades Prisionais da Secretaria de Estado da Justiça. O Sistema atende ainda aos encarcerados, que terão seus direitos alcançados mais rapidamente, amenizando o problema da superlotação dos presídios. Destarte, o preso que sai dá lugar a outro que, porventura, estava numa situação desconfortável em sua cela, ou a outro que acaba de entrar, proporcionando, por fim, um ambiente mais calmo e com menor probabilidade de ocorrência de rebeliões, o que afetaria a sociedade por inteiro. O INFOPEN-ES atende ainda aos anseios dos cidadãos em geral, pois a permanência de prisão por tempo além do necessário gera gastos para os cofres públicos, que poderiam ser empregados de maneira mais adequada às necessidades. 4.2 Caráter inovador O caráter inovador se traduz na própria criação do INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional, o qual trouxe para os Assessores Jurídicos do Sistema Penal mecanismos que tornaram o trabalho mais simplificado no que concerne à consulta de informações processuais criminais, aproveitando as informações de um assessor para o outro, compartilhando conhecimentos e economizando tempo de pesquisa e, por via reflexa, potencializando os momentos de trabalho.

13 13 O Sistema, além de possuir as práticas empreendedoras de gestão acima destacada, ainda foi capaz de modificar a maneira de trabalhar das Varas Criminais em todo o Estado, pois com simples consulta ao sistema é possível ao juiz e servidores de referidas varas terem acesso a informações que antes necessitavam de ofícios ou telefonemas e demoravam dias para serem obtidas. Dessa maneira, conclui-se que o sistema foi também uma importante ferramenta para a desburocratização da informação, sendo capaz de transformar o processo de obtenção de dados já enraizado, gerando como resultado a celeridade em muitos aspectos que envolvem a informação jurídica criminal junto ao preso. 4.3 Desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado Nesse tópico temos a mencionar a parceria que a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) necessitou firmar com o Poder Judiciário Estadual (Tribunal de Justiça) e com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP) principalmente com os setores de informática, pois para o bom funcionamento do INFOPEN-ES foi fundamental que os dois órgão parceiros participassem e fornecessem meios para a troca de informações on line, sem o que o sistema seria somente mais uma ferramenta em meio a tantas já existentes. Ora, o objetivo do INFOPEN-ES é reunir as informações existentes tanto nos sites do TJ/ES como no site da POLINTER/SESP, se a parceria não tivesse sido firmada os sistemas não teriam sido interligados e o INFOPEN-ES não atingiria seu objetivo de integração das informações. Dessa maneira, a parceria com as instituições supramencionadas foram de vital importância para o sucesso do INFOPEN-ES, merecendo destaque e importância.

14 Relação custo-benefício Nesse momento, cabe-nos fazer a relação custo-benefício da implementação do INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional, ora, no item 5.3 foi esclarecido que inexistiram novos investimentos financeiros, houve, unicamente, a utilização de recursos já existentes dentro da Secretaria de Estado da Justiça e o direcionamento dos diversos servidores que já laboravam nas diversas áreas em vários setores para o fim comum de implantar o novo sistema que facilitou enormemente a vida de todos que necessitam de informações jurídicas no âmbito prisional. Já os benefícios resultantes da implantação do sistema são múltiplos, conforme já descrito, dentre os quais destaco o atendimento das informações jurídico criminais para mais de 100 (cem) Varas Criminais distribuídas por todo o Estado; a economia com a utilização do novo sistema, como por exemplo economia de materiais (papel, impressão, correio ou telefone) que não mais precisarão ser utilizados para obtenção de informações; otimização do tempo dos Assessores Jurídicos que não precisam mais realizar retrabalhos, já que as informações inseridas por um assessor passou, com a existência do sistema, a ser aproveitada pelos demais. Por fim, cito como benefício a maior precisão da informação jurídico criminal, pois com a implantação do sistema os dados tornaram-se mais próximos da realidade, já que as modificações realizadas pelos Assessores Jurídicos são diárias. 5 RESULTADOS ALCANÇADOS 5.1 Efetividade de resultados A efetividade dos resultados obtidos se traduz na facilitação dos trabalhos desenvolvidos pelos Assessores Jurídicos, que fizeram do sistema sua nova ferramenta de trabalho, o INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional padronizou as informações existentes nos inúmeros sistemas de consulta e atualiza diariamente tais informações, sempre com o auxílio do Assessor,

15 15 resultando em subsídios para a obtenção de informações em relação aos presos tanto provisórios como condenados, ensejando a verificação de eventual excesso de prazo e consequente aviamento da Ação Autônoma de Impugnação (Habeascorpus). Tal realidade é facilmente provada se acompanhado um dia de trabalho do Assessor Jurídico dentro da Unidade Prisional. Outro resultado alcançado consistiu no atendimento às necessidades de informações sobre internos do Poder Judiciário, tais como a localização do preso, quantidade de internos por vara criminal, quantidade de Alvarás de Soltura expedidos por juiz e etc. Necessário mencionar neste momento que a finalidade de atender à cúpula do Governo do Estado foi alcançada, já que mensalmente é entregue ao Gabinete de Gestão Integrada informações para combate a criminalidade extraídas do sistema. Por fim, destaco o alcance ao objetivo de otimização de recursos que o sistema on line gerou, já que não mais são confeccionados inúmeros ofícios e realizadas ligações, pois a ferramenta que ora apresentamos, auxiliou na diminuição dos gastos e na preservação dos recursos que é a máquina impulsionadora das ideias atuais. 5.2 Possibilidade de multiplicação O projeto possui facilidade de multiplicação, bastando somente as organizações responsáveis pela custódia do interno, bem como as responsáveis pelas informações processuais criminais unirem-se com o fim de tornar concreto o Sistema. Saliento também a necessidade de existir Assessores Jurídicos dentro das Unidades Prisionais a fim de que estes possam inserir informações no sistema. Informo que o projeto foi apresentado a diversas autoridades, dentre as quais destaco Desembargadores e Juízes, os quais elogiaram o trabalho desenvolvido e por certo passam tais informações aos demais estados da federação os quais se demonstrarem interesse poderão utilizar-se do sistema e reproduzir em seus estados as vitórias aqui alcançadas e, claro, com menos dificuldades, já que as primeiras barreiras já foram por nós transpostas.

16 16 6 APRENDIZAGEM 6.1 Aprendizado A implantação do sistema revelou que o trabalho em parceria e buscando atender os vários setores relacionados com o mesmo tema gera otimização de recursos e atendimento aos mais variados anseios. O aprendizado maior que podemos extrair do INFOPEN-ES é que o trabalho conjunto é muito mais proveitoso que o individualizado, bem como que a busca pela reunião das informações auxilia na minimização dos erros e nos aproxima da excelência. Outro aprendizado que o sistema nos trouxe relaciona-se à importância de tentar melhorar e facilitar a realização dos trabalhos com as ferramentas que a tecnologia nos revela. Ora, um sistema que a priore serviria como uma máquina interna dos assessores transbordou barreiras e tornou-se útil para os mais variados órgãos que lidam com as informações processuais criminais relacionadas aos internos. Certamente é um grande aprendizado ouvir as necessidades de um grupo e buscar auxiliá-lo a melhorar seus trabalhos. 6.2 Fatores de sucesso Um dos fatores que contribuíram para o sucesso da iniciativa foi o constante apoio de todos os órgãos da Secretaria de Estado da Justiça, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Outro fator que podemos destacar foi o empenho de todos os servidores envolvidos na implantação e alimentação deste projeto, havendo bastante contribuição com ideias para aprimorá-lo e modificá-lo afim de atender às necessidades de cada setor que utiliza o sistema. 6.3 Perspectivas futuras A partir do sucesso da implantação do INFOPEN-ES quanto a informações sobre a localização, e dados processuais criminais, vislumbra-se a oportunidade de expansão do sistema com a inserção de informações relacionadas à remição, conduta carcerária e saídas temporárias. Para tanto, o setor de informática já está elaborando projetos para inserção dos dados no sistema já existente.

17 17 Interessante também mencionar a possibilidade e facilidade de implantação do projeto em outros Estados da federação, bastando unicamente o interesse e a vontade de fazê-lo. 6.4 Compartilhamento de informações sobre a experiência Para desenvolver um sistema semelhante basta seguir todos os passos da metodologia de trabalho, lembrando sempre do adequado planejamento de trabalho, preparação e atividade. Também sugerimos o contato com as pessoas acostumadas a trabalhar na área para, ao ouvir as experiências, ter maior embasamento naquilo que se propõe a executar. Obs.: Todos os dados presentes neste relatório podem ser comprovados por meio de relatórios e pesquisas, que podem ser verificados na sede da Diretoria de Assistência Jurídica do Sistema Penal (DIRAJUSP).

18 18 ANEXOS ANEXO I METODOLOGIA: planilha do excel desenvolvida inicialmente para os Assessores Jurídicos.

19 19 ANEXO II SOLUÇÃO ADOTADA METODOLOGIA: página inicial do INFOPEN-ES Módulo de Movimentação Jurídico Prisional.

20 20

21 21 ANEXO III SOLUÇÃO ADOTADA INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Módulo de Relatório Jurídico método de pesquisa.

22 22 Por fim destaco a Lei n o , de 14 de setembro de 2012, que dispõe sobre o sistema de acompanhamento da execução das penas, da prisão cautelar e da medida de segurança, digo que esse sistema inclui todos os artigos da lei e muito mais, isso disponível para todo o País e sem ônus.

23 23 AUTORIA Ulisses Reisen de Oliveira Diretor de Assistência Jurídica. Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Espírito Santo. Endereço eletrônico:

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

O PAINEL OUVIDORIA COMO PRÁTICA DE GESTÃO DAS RECLAMAÇÕES NA CAIXA

O PAINEL OUVIDORIA COMO PRÁTICA DE GESTÃO DAS RECLAMAÇÕES NA CAIXA PRÁTICA 1) TÍTULO O PAINEL OUVIDORIA COMO PRÁTICA DE GESTÃO DAS RECLAMAÇÕES NA CAIXA 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: A Ouvidoria da Caixa, responsável pelo atendimento, registro,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta)

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO (exceto Administradores de Conta) 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa.

Leia mais

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL

MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL Manual de Procedimentos - SISPREV WEB MONTAGEM DE PROCESSO VIRTUAL 1/15 O treinamento com o Manual de Procedimentos É com muita satisfação que a Agenda Assessoria prepara este manual para você que trabalha

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO Paulo Mailson Vieira da Mota Graduando em Sistemas de Informação e Técnico em Informática, Analista de TI do SAAE de Iguatu-CE. Endereço

Leia mais

Report Express. Um jeito mais ágil, econômico e seguro de levar informações até seus clientes.

Report Express. Um jeito mais ágil, econômico e seguro de levar informações até seus clientes. Report Express. Um jeito mais ágil, econômico e seguro de levar informações até seus clientes. Report Express. Uma ferramenta diferenciada que agrega valor aos serviços prestados pelo escritório. Uma das

Leia mais

E-learning para servidores públicos de nível médio

E-learning para servidores públicos de nível médio 554.ART 04 24.06.05 19:13 Page 113 E-Learning para servidores públicos de nível médio E-learning para servidores públicos de nível médio Silvio Miyazaki* Marcelo Amaral Gonçalves de Mendonça** RESUMO Analisar

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado do Pará Secretaria de Informática MANUAL CENTRAL DE CERTIDÕES

Tribunal de Justiça do Estado do Pará Secretaria de Informática MANUAL CENTRAL DE CERTIDÕES Tribunal de Justiça do Estado do Pará Secretaria de Informática MANUAL CENTRAL DE CERTIDÕES Sistema desenvolvido pela Secretária de Informática- TJE/PA Belém/PA Agosto de 2012 SUMÁRIO 1 - Apresentação...3

Leia mais

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk

Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk Identificação do Órgão/Unidade:Tribunal Superior Eleitoral/STI/COINF/SEPD Service Desk E-mail para contato: supervisao@tse.gov.br Nome trabalho/projeto: Suporte em TI baseado em sistema de gestão da qualidade

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx...

http://www.microsoft.com/pt-br/case/details.aspx... Casos de Sucesso A Cyrela está completamente focada no pós-venda e a utilização do Microsoft Dynamics 2011 só reflete mais um passo importante na busca pela qualidade do atendimento ao cliente Roberto

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência

Tecnologia para garantir qualidade e eficiência Tecnologia para garantir qualidade e eficiência 20 Fenacon em Serviços Julho/Agosto 2010 É cada vez maior o número de empresas que adotam a virtualização de documentos. Além de economia em tempo e papel,

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região

MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema de gestão de projetos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região Belém PA 2013 MANUAL DE GESTÃO DE PROJETOS: Guia de referência do sistema

Leia mais

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI

FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI FMC: Alinhando Tradição com Inovação através da Integração de Pessoas e Processos com Soluções de TI Com o crescimento acelerado, uma das mais tradicionais empresas do Brasil em produtos agrícolas precisava

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CARTILHA CONTROLE ELETRÔNICO DA SITUAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aracaju-SE, junho de 2015 1 SUMÁRIO I - APRESENTAÇÃO... 3 II - PROCEDIMENTO NO SISTEMA INFORMATIZADO... 3 III - DO REGISTRO DA SITUAÇÃO

Leia mais

Programa. Erro Zero Atraso Zero

Programa. Erro Zero Atraso Zero Programa Erro Zero Atraso Zero Introdução O caso de sucesso da Fatto Soluções Contábeis em parceria com o Nibo A Fatto iniciou suas atividades em 2012 e, desde o início, tinha como objetivo oferecer um

Leia mais

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho

http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Prof. Ricardo César de Carvalho vi http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt Entrar neste site/arquivo e estudar esse aplicativo Administração de Redes de Computadores Resumo de Serviços em Rede Linux Controlador de Domínio Servidor DNS

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA GUIA DE NAVEGAÇÃO MÓDULO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS APLICATIVO UPLOAD /DOWNLOAD VERSÃO 1.1 BRASÍLIA DF Agosto/2015 2011 Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO

OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO OI CONTA EMPRESA MANUAL DO USUÁRIO 1 Bem-vindo ao Oi Conta Empresa! A Oi tem o orgulho de lançar mais um produto para nossos clientes corporativos, o Oi Conta Empresa. Nele, nossos clientes poderão acessar

Leia mais

Konecta Contact Center e Cobrança.

Konecta Contact Center e Cobrança. Konecta Contact Center e Cobrança. Projeto Konecta O inicio de uma parceria de sucesso. 2010 Konecta 1 Apresentação O mundo dos negócios pede inovação humana e tecnológica constantes. Experiência e capacitação

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0 18/01/2013 Sempre consulte por atualizações deste manual em nossa página. O Cotação Web está em constante desenvolvimento, podendo ter novas funcionalidades adicionadas

Leia mais

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado

FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Manual do Estágio Supervisionado FAI CENTRO DE ENSINO SUPERIOR EM GESTÃO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual do Estágio Supervisionado Santa Rita do Sapucaí-MG Janeiro/2011 Sumário 1. Introdução 3 2. O que é

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS

1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1 1ª PARTE DIÁRIOS ELETRÔNICOS 1.ACESSANDO O SITE DA FEOL 1.1 Endereço do Site O endereço para acessar o site da Fundação Educacional de Oliveira é: www.feol.com.br Obs: experimente digitar apenas feol.com.br

Leia mais

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir:

O modelo inovador do CorretorVIP tem como base duas plataformas tecnológicas complementares, explicadas a seguir: Apresentação 2014 Idealizado em 2007 por experientes profissionais dos setores imobiliário e de tecnologia da informação, o CorretorVIP oferece uma grande variedade de serviços gratuitos a você corretor

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

A Gerência do Projeto

A Gerência do Projeto A Gerência do Projeto O projeto é coordenado pela Comissão de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do Conselho Nacional de Justiça, presidida pelo Ministro Cezar Peluso e integrada também pelos conselheiros

Leia mais

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações?

SESI. Empreendedorismo Social. Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? SESI Empreendedorismo Social Você acredita que sua idéia pode gerar grandes transformações? REGULAMENTO SESI Empreendedorismo Social A inovação social é o ponto de partida para um novo modelo que atende

Leia mais

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA

OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA E O DESPERTAR PELO PRAZER DE ESTUDAR MATEMÁTICA Luiz Cleber Soares Padilha Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande lcspadilha@hotmail.com Resumo: Neste relato apresentaremos

Leia mais

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA

Casos de Sucesso. Cliente. Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Casos de Sucesso Cliente Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Deloitte Touche Tohmatsu Consultores LTDA Perfil da empresa A Deloitte é uma das maiores empresas do mundo na prestação de serviços profissionais

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho.

Após a confirmação de pagamento de sua inscrição para o congresso, você estará apto a entrar no sistema de submissão de trabalho. Para submissão de trabalhos é necessário que você esteja inscrito no evento. Você deve realizar seu cadastro acessando a opção Cadastrar, quando disponível. É imprescindível que você guarde suas informações

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR

Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR Curso de Especialização em GESTÃO E LOGÍSTICA HOSPITALAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão e Logística Hospitalar.

Leia mais

Políticas Publicas de Ressocialização

Políticas Publicas de Ressocialização Primeiro Encontro Mato Grossense de Conselhos da Comunidade Políticas Publicas de Ressocialização ão Rosangela Peixoto Santa Rita 26 de junho de 2008. O Brasil já tem mais de 423 mil presos em seus cárceres;

Leia mais

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios.

Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios. Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. Empreenda! 9ª Edição Roteiro de Apoio ao Plano de Negócios Caro (a) aluno (a), Preparamos este roteiro para ajudá-lo (a) a desenvolver o seu Plano de Negócios. O Plano de Negócios deverá ter no máximo

Leia mais

Principais dúvidas - Andamentos

Principais dúvidas - Andamentos Principais dúvidas - Andamentos 1. Em que consiste o novo serviço Andamentos no sistema Advise? O serviço Andamentos, no sistema Advise, é a mais nova ferramenta desenvolvida pela Advise Brasil para auxiliar

Leia mais

Estratégias para a implantação do T&V

Estratégias para a implantação do T&V 64 Embrapa Soja, Documentos, 288 Estratégias para a implantação do T&V Lineu Alberto Domit 1 A estratégia de ação proposta está baseada na experiência acumulada na implantação do sistema T&V no estado

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO INTRODUÇÃO Assegurar o acesso à justiça, de forma efetiva, na composição dos conflitos decorrentes das relações de trabalho. Missão Institucional do TRT da 8ª Região. INTRODUÇÃO Prática adotada pelo Tribunal Regional

Leia mais

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA

EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA EMISSÃO DE CERTIFICADOS ELETRÔNICOS NOS EVENTOS DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS VIDEIRA Autores : Jeferson BOESING; Tiago HEINECK; Angela Maria Crotti da ROSA; Leila Lisiane ROSSI Identificação

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo

Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo Manual de utilização do sistema OTRS (Atendimento) Cliente Externo 1 LISTA DE ILUSTRAÇÕES FIGURA 1 - TELA DE LOGIN... 5 FIGURA 2 - TELA INICIAL... 6 FIGURA 3 PREFERÊNCIAS DO USUÁRIO... 6 FIGURA 4 NOVO

Leia mais

Retorno do investimento com aplicativos empresariais em celulares.

Retorno do investimento com aplicativos empresariais em celulares. Retorno do investimento com aplicativos empresariais em celulares. Introdução A simulação do retorno sobre o investimento (do inglês ROI return on investment) tem sido utilizada como importante ferramenta

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. FERRAMENTA DE BPM TORNA CONTROLE DE FLUXO HOSPITALAR MAIS EFICAZ NO HCFMUSP Perfil O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade

Leia mais

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA

Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA 1 Cartilha do ALUNO EMPREENDEDOR POLITÉCNICA Diretor Acadêmico: Edison de Mello Gestor do Projeto: Prof. Marco Antonio da Costa 2 1. APRESENTAÇÃO Prepare seus alunos para explorarem o desconhecido, para

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT

DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SISTEMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO DA MAGISTRATURA DO TRABALHO - SIFMT 1 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO 2. CENÁRIO PROFISSIONAL 3. CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIA 4. ESTRATÉGIAS

Leia mais

SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO

SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO SOFTWARE LIVRE NO SETOR PÚBLICO Marco Túlio dos Santos(mtuliods@hotmail.com) Thales Macieira(monteiro_macieira@yahoo.com.br) Richardson Mendes(richardsonmendes407@gmail.com) Resumo: O artigo a seguir tem

Leia mais

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5.1 Introdução Após apresentação feita sobre os processos para implantação de um software de roteirização de veículos da

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL

ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL ESTADO DE RONDÔNIA PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DOCUMENTAÇÃO: JULGAMENTO VIRTUAL 1. Visão Geral do Projeto Visando dinamizar ainda mais o julgamento dos processos de competência do Tribunal de

Leia mais

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual

MBA MARKETING DE SERVIÇOS. Turma 19. Curso em Ambiente Virtual MBA MARKETING DE SERVIÇOS Turma 19 Curso em Ambiente Virtual São Paulo, 1 de Setembro de 2011 1. Apresentação O MBA em Marketing de Serviços, coordenado pelos Professores Marcos Cortez Campomar e Geraldo

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR TRIBUNAL DE JUSTIÇA MILITAR Este questionário objetiva diagnosticar a realidade dos tribunais em relação às aprovadas no II Encontro Nacional do Judiciário, bem como subsidiar medidas concretas a serem

Leia mais

DESBUROCRATIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E OS RESULTADOS EM PROL DO MUNICÍPIO

DESBUROCRATIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E OS RESULTADOS EM PROL DO MUNICÍPIO TAQUARITINGA-SP DESBUROCRATIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS E OS RESULTADOS EM PROL DO MUNICÍPIO O que nós fizemos? Tudo começou com o nosso corpo técnico participando de cursos, congressos

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing

GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA. Temática: Marketing GESTÃO DA DIRETORIA DE MARKETING ATRAVÉS DE UMA DIVISÃO ESTRATÉGICA: OTIMIZANDO PROCESSOS E CAPACITANDO PESSOAS PRÁTICA INTERNA Temática: Marketing Resumo: Identificada a sobrecarga de atividades na diretoria

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro

Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Título: Jurídico-Financeiro: Rompendo barreiras, atingindo o sucesso Categoria: Modelo de Gestão Temática: Financeiro Resumo: Durante muito tempo a diretoria de Jurídico-Financeiro realizava suas atividades

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Curso de Especialização em GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Gestão Escolar Integrada e

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI

PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI PRÁTICA O ESCRITÓRIO DE PROJETOS DA SUPERINTENDÊNCIA CENTRAL DE PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS DO PAI Secretaria/Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento

Leia mais

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte

Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Sacix Linux Casa Brasil/Região Norte Bruno de Carvalho de Christo 1 Bruno Lopes Dalmazo 1 Francisco Tiago Avelar 1 1 Acadêmico do Curso de Ciência da Computação Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Tribunal de Justiça de Pernambuco Diretoria de Informática. Documento de Visão do Sistema Sistema de Fluxo Eletrônico de Cartas Precatórias. v1.

Tribunal de Justiça de Pernambuco Diretoria de Informática. Documento de Visão do Sistema Sistema de Fluxo Eletrônico de Cartas Precatórias. v1. Tribunal de Justiça de Pernambuco Diretoria de Informática Documento de Visão do Sistema Sistema de Fluxo Eletrônico de Cartas Precatórias v1.4 Histórico de Alterações Data Versão Descrição Autor Aprovado

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Wagner Porto Ferreira, Awerik Carlesso, Patrício dos Santos Sante, Talis Valadão Turma: RV2 Exercícios do capitulo 2 da matéria de

Leia mais

Prepare-se para uma viagem em

Prepare-se para uma viagem em Prepare-se para uma viagem em que você poderá:. conhecer diversas culturas e perspectivas,. desenvolver novas competências,. participar de uma organização estadual,. obter uma rede de contatos diferenciada,

Leia mais