Projeto e Organização do Trabalho Profª. Ms. Eng. Aline Soares Pereira SISTEMAS PRODUTIVOS I Aula 10
Projeto e Organização do Trabalho Princípios gerais de projeto em produção/operações Projeto de processos Projeto de produtos e serviços Projeto de Rede Geração de conceito Triagem Projeto Preliminar Avaliação e Melhoramento Arranjo Físico e Fluxo Abordado nesta aula Prototipagem e projeto final Tecnologia de Processos Projeto do trabalho 2
Projeto do Trabalho Elementos do projeto do trabalho: Que tarefa deve ser alocada a cada pessoa na operação?
Projeto do Trabalho Que seqüência de tarefas deve ser estabelecida como a maneira de fazer o trabalho? Onde o trabalho deve ser alocado dentro da operação?
Quem mais deve estar envolvido com o trabalho? Projeto do Trabalho Como devem ser as interfaces com os equipamentos usados no trabalho?
Projeto do Trabalho Que condições ambientais devem ser estabelecidas no local de trabalho? Quanta autonomia será embutida no trabalho?
Projeto do Trabalho Que habilidades precisam ser desenvolvidas no pessoal?
Abordagens práticas para o projeto do trabalho Diversas abordagens foram dadas ao projeto do trabalho ao longo dos anos.elas enfatizam diferentes aspectos e avanços da história da administração da produção. Cada uma acrescentou nova camada ou perspectiva ao projeto do trabalho. 4 Abordagem comportamental 2 3 Administração Divisão do Ergonomia Cientifica trabalho 1 5 Empowerment Trab. de equipe Projeto de trabalho em produção 6 Trab. flexível 7
Divisão do trabalho Vantagens: Aprendizado mais rápido; A automação torna-se mais fácil; Reduz trabalho não-produtivo.
Divisão do trabalho: Desvantagens: Monotonia; Dano físico; Baixa flexibilidade; Baixa rebustez.
Administração Científica Doutrina básica da administração científica: Todos aspectos do trabalho devem ser investigados de forma científica, para estabelecer leis regras e fórmulas que regem os melhores métodos de trabalho; Tal abordagem é necessária para se estabelecer o trabalho justo do dia ; Os trabalhadores devem ser selecionados e treinados para desenvolver suas tarefas metodicamente; Os administradores devem agir como os planejadores do trabalho enquanto os trabalhadores devem desenvolver seu trabalho nos padrões estabelecidos; Deve ser atingida a cooperação entre a administração e os trabalhadores.
Administração Científica Estudo do trabalho Termo genérico para o estudo de métodos e medição do trabalho. Estuda todos fatores que levam a eficiência,o bem estar e a economia do trabalho. Estudo do método Registro e exame crítico dos métodos existentes e proposição de novos, mais fáceis e eficazes, para reduzir custos e aprimorar a qualidade. Medição do trabalho A aplicação de técnicas projetadas para avaliar o tempo necessário para um trabalhador qualificado realizar um trabalho com desempenho especificado.
Estudo do método Passo 1: Selecionar o trabalho a ser estudado; Passo 2: Registrar todos os fatos relevantes do método presente; Passo 3: Examinar estes fatos criticamente e na seqüência; Passo 4: Desenvolver um método mais prático, econômico e efetivo; Passo 5: Implementar o novo método; Passo 6: Manter o método regular.
Medida do trabalho e medida de desempenho Tempo básico É o tempo que um trabalhador qualificado leva para fazer um trabalho especificado com um desempenho padrão Tempo padrão É o tempo básico somado a tolerâncias para pausas, descanso e necessidades pessoais Estudo do tempo Etapa 1-Observar e medir os tempos necessários para cada elemento de trabalho Etapa 2-Ajustar ou normalizar(pela eficiência por exemplo) cada tempo observado Etapa 3-Calcular as médias (ou outro critério) para definir os tempos básicos
Ergonomia Engenharia de fatores humanos Deve haver uma adequação entre pessoas e o trabalho que elas fazem Deve-se adotar uma abordagem científica ao projeto do trabalho: Por exemplo colecionando dados para indicar como as pessoas reagem sob diferentes condições de projeto do trabalho.
Projeto ergonômico do local de trabalho Aspecto antropométrico; Aspecto neurológico; Projeto ergonômico do ambiente; Temperatura de trabalho; Níveis de iluminação; Níveis de ruído; Ergonomia do escritório.
Ergonomia do escritório Avalia todas as estações de trabalho. Assegura-se que todas cumprem requisitos específicos. Planeja os tempos de trabalho e os intervalos. Treina e informa os usuários. Testa a visão dos usuários (quando requerido).
Abordagem comportamental As idéias e os conceitos relativos à teoria da motivação contribuíram para a abordagem comportamental do trabalho que eram projetados com base exclusiva na divisão do trabalho, administração científica ou mesmo princípios de ergonomia alienavam pessoas no trabalho. A filosofia de projeto de trabalho muda de abordagem : As pessoas devem sentir-se responsáveis por uma porção significativa do trabalho. O trabalho deve ser interessante pelo seu conteúdo. Deve se proporcionar retroalimentação sobre a eficácia e desempenho.
Modelo de projeto comportamental Modelo de Hackman e Oldham de projeto do trabalho comportamental típico :
Abordagens comportamentais do projeto do trabalho Revezamento do trabalho Alargamento do trabalho Enriquecimento do trabalho Mais tarefas que dão mais responsabilidades técnicas e decisórias. Enriquecimento do trabalho Tarefas originais do trabalho Alargamento do trabalho Mais tarefas do mesmo tipo
Empowerment Significa: dar ao pessoal a autoridade para fazer mudanças no trabalho em si e na forma como ele é desempenhado.isso pode ser incorporado no trabalho em diferentes graus: envolvimento de sugestões; envolvimento no trabalho; alto envolvimento.
Benefícios do Empowerment Respostas mais rápidas às necessidades dos consumidores. Respostas mais rápidas às insatisfações dos consumidores. Empregados sentem-se melhor. Empregados interagem com o clientes com maior entusiasmo. Empregados podem ser uma fonte de serviço. Promove propaganda boca a boca e retenção de clientes.
Custos do Empowerment Maior seleção e custos de treinamento; Treinamento mais lento e inconsistente; Violação da igualdade quanto ao serviço e conseqüente percepção da justiça; Traição e decisões ruins de funcionários.
Trabalho em equipe Equipes de trabalho são mais comuns Equipes como dispositivo organizacional Benefícios: Aumenta a produtividade por meio de maior motivação e flexibilidade; Aumenta a qualidade, encorajando inovações; Aumento de satisfações ao permitir que indivíduos contribuam mais eficazmente
Trabalho Flexível Tipos de trabalho flexível Flexibilidade de habilidades Flexibilidade de tempo Flexibilidade de localização -teletrabalho graus de teletrabalho Telecomutação ocasional Hotelaria Trabalho em casa Mobilidade total
Controle X Comprometimento
Referenciais SLACK, Nigel. Administração da Produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.