Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Profa. Cláudia Palladino. Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA"

Transcrição

1 Profa. Cláudia Palladino Unidade IV SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

2 Seleção, admissão e avaliação Nesta unidade vamos estudar: Seleção por competências; Processo Admissional; Avaliação do processo de recrutamento & seleção

3 Seleção por competências O que é competência: Diz respeito à habilidade de mobilizar e aplicar nossos conhecimentos e capacidades, quando uma situação em particular assim demanda. Termo muito utilizado no contexto organizacional das empresas do século XXI.

4 Seleção por competências CHA = Conhecimento + Habilidade + Atitude Conhecimento: é o saber; Escolaridade; cursos e conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida; Habilidade: é o saber fazer (como colocar em prática o conhecimento adquirido) Relaciona-se a experiência, à prática do saber. Atitude: é o querer fazer.

5 Seleção por competências Porém, conhecimentos (saber) + habilidade (saber fazer) não implica necessariamente em atitude (querer fazer). Querer fazer implica em desenvolver atitudes relacionadas à obtenção de resultados por meio de conhecimentos e habilidades já adquiridos ou que podem ser adquiridos.

6 Seleção por competências Processo de busca da empresa em atender às suas necessidades de mão de obra: Visa: Minimizar aspectos subjetivos que enfraquecem os processos seletivos: Percepções distorcidas; Preferências dos selecionadores; Tantos outros. Identificar as principais características comportamentais dos candidatos.

7 Seleção por competências Chegou ao Brasil em meados dos anos 2000; Surgiu na Segunda Guerra Mundial ( ): observação do êxito e falhas de grupos de soldados em missões de alto grau de dificuldade e em atividades simples; Análises de especialistas constatou o balanceamento do nível comportamental da equipe X resultado obtido.

8 Seleção por competências Tem início com o mapeamento comportamental da função: É a base do processo; Delineamento das principais questões do processo; Minimiza a subjetividade, pois é fundamentada em dados; Desenvolver e revisar a descrição de cargos junto à área solicitante; Detectar a real necessidade da função; Atualizar o perfil comportamental da função.

9 Interatividade CHA é a combinação de: I. Conhecimento que é o saber, a escolaridade e os cursos e conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da vida; II. Habilidade é saber colocar em prática o conhecimento adquirido; III. Atitude: é o querer fazer. a) As afirmações I e II estão certas b) As afirmações II e III estão certas c) As afirmações I, II e III estão certas d) Só a afirmação I está certa e) Só a afirmação II está certa

10 Seleção por competências Perfil comportamental: Metodologia voltada para a avaliação do comportamento real e desejado para uma função; Mede e descreve o comportamento; Ajuda o alcance das metas, identificando o que cada pessoa pode dar de melhor; É importante detectar como o candidato de fato agiu em determinadas situações que correspondam ao perfil comportamental da função.

11 Seleção por competências Instrumentos: Entrevista comportamental; Dinâmica de grupo. Complementos: Testes psicológicos; Testes de aptidão; Outros que podem ser utilizados na seleção por competências.

12 Seleção por competências Entrevistas comportamentais: Fogem ao padrão de entrevistas com perguntas fechadas e padronizadas; Busca averiguar se o candidato possui as competências necessárias ao bom desempenho da função;

13 Seleção por competências Questões: Com verbos de ação no passado e Foco em aspectos comportamentais que se deseja: Por exemplo: Liderança - perguntas que permitam ao candidato expor vivência em liderança.

14 Seleção por competências A entrevista comportamental acredita que seja possível predizer o futuro com base no passado. Resposta completa: compreende os seguintes elementos:

15 Seleção por competências Perguntas possíveis para averiguação de determinada característica: Explique-me uma situação vivenciada por você em que foi preciso lidar com um difícil problema de outra área, sem que alguém lhe tivesse solicitado. O que você fez? Qual foi o resultado final?

16 Seleção por competências Dinâmicas de grupo: Devem ser cuidadosamente escolhidas e planejadas de acordo com o perfil comportamental da função e permitir a expressão do comportamento dos candidatos de forma espontânea e verdadeira. Os candidatos que desejem manipular o processo seletivo dificilmente conseguirão enganar os selecionadores.

17 Seleção por competências Benefícios: Foco; Objetividade; Sistematização; Maior possibilidade de previsão do comportamento futuro; Diminui a influência de sentimentos, preconceitos e opiniões dos selecionadores; Maior comprometimento e envolvimento entre selecionador e solicitante; Menor probabilidade de o candidato enganar o selecionador, discorrendo sobre características que não possui.

18 Processo admissional Mudanças no mercado de trabalho: novas expectativas e tendências no âmbito social e da educação; novas tendências tecnológicas, políticas e internacionais; fim do emprego estável.

19 Processo admissional A admissão de um candidato não é nem pode ser encarada como a finalização do processo seletivo. O preparo do profissional para a nova realidade do mercado requer aprendizado contínuo e treinamento integrado aos negócios.

20 Interatividade Sobre perfil comportamental não é correto afirmar: a) Metodologia para a avaliação do comportamento real e desejado b) Processo de busca para atendimento das suas necessidades de mão de obra c) A entrevista comportamental acredita que seja possível predizer o futuro com base no passado d) Entrevistas comportamentais fogem ao padrão de perguntas fechadas e padronizadas; e) Identifica apenas o que a pessoa sabe fazer (formação acadêmica)

21 Processo admissional Relacionamento com outras áreas O órgão selecionador realiza importante interface com outras áreas da organização: área médica: análise de questões ergonômicas da função e criteriosa análise das condições físicas do candidato;

22 Processo admissional Departamento pessoal: regulamentação da situação trabalhista do candidato; averiguação da documentação do candidato e oficialização da situação deste na empresa e no Ministério do Trabalho; área de treinamento: responsável pelo treinamento contratado na função que irá desempenhar, bem como do planejamento de futuros treinamentos necessários para maior qualificação na função.

23 Processo admissional Integração de pessoal Momentos iniciais do empregado podem ser decisivos para o desempenho do profissional: maneira como ele é recebido na organização; como o novo empregado percebe a importância de sua função na empresa.

24 Processo admissional É fundamental o fornecimento das informações sobre: condições de trabalho: salário, benefícios sociais e jornada de trabalho; atividades que serão desempenhadas; pontos importantes da cultura e do clima organizacional. Algumas empresas costumam realizar um treinamento Introdutório, no qual o selecionado tem a oportunidade de obter informações preciosas sobre a organização em que irá trabalhar.

25 Processo admissional A integração ou socialização organizacional: Processo para a transmissão de normas, valores e comportamentos esperados, permitindo ao indivíduo integrar-se ao contexto organizacional. Aumenta a autoestima, a motivação das pessoas, a agilidade na execução das tarefas; Diminui a ansiedade, possibilitando melhor integração dentro a equipe.

26 Processo admissional Portanto, é uma ferramenta estratégica que pode impactar no comportamento e nas atitudes do novo colaborador (reduzindo custos operacionais) e, consequentemente, na satisfação individual e na imagem da organização.

27 Processo admissional Jornada de trabalho Tempo de trabalho ou permanência à disposição da empresa; Constituição brasileira: jornada de até 8 h/dia ou 44 h/semana, salvo decisões em acordos coletivos ou convenções coletivas;

28 Processo admissional Controle: pela empresa, com registro rigoroso de entrada, saída e intervalos; + 10 trabalhadores: obrigatório possuir cartão, livro ou folha de ponto; De suma importância em caso de processo judicial trabalhista.

29 Interatividade Sobre o processo admissional é correto afirmar: I. É uma ferramenta estratégica que pode impactar no comportamento e nas atitudes do novo colaborador; II. Aumenta os custos operacionais; III. Não garante a satisfação individual e a imagem da organização. a) As afirmações I e II estão certas b) As afirmações II e III estão certas c) As afirmações I, II e III estão certas d) Só a afirmação I está certa e) Só a afirmação II está certa

30 Processo de recrutamento reflexões Sabemos que os processos de recrutamento e seleção: Visam avaliar pessoas; Devem fazer parte das estratégias da empresa. Portanto, é necessário avaliar os processos de recrutamento e seleção.

31 Processo de recrutamento - reflexões As empresas precisam mais que pessoas adequadas aos cargos: As empresas buscam pessoas flexíveis, com grande capacidade de adaptação, visão e vontade de crescer. Portanto é muito importante verificar se os candidatos estão atendendo às expectativas da empresa.

32 Processo de recrutamento - reflexões Avaliação dos resultados do recrutamento: Principal desafio: agregar valor à organização, bem como às pessoas. O recrutamento influencia o mercado de recursos humanos; Quanto mais candidatos forem influenciados, melhor será o processo de recrutamento; Porém, quantidade nem sempre significa qualidade.

33 Processo de recrutamento - reflexões Como avaliar o recrutamento? Medidas de critério global número ou percentagem de: Cargos preenchidos; Cargos preenchidos X tempo previsto; Cargos preenchidos com baixos custos; Cargos preenchidos por pessoas que estão na empresa há mais de um ano; Cargos preenchidos por pessoas g p p p satisfeitas nas suas funções.

34 Processo de recrutamento - reflexões Medidas de critérios orientadas para o responsável pelo recrutamento: Número de entrevistas realizadas; Qualidade das entrevistas; % de candidatos recomendados pelo recrutador que são admitidos; % de candidatos recomendados, admitidos e com bom desempenho; Custo por recrutamento.

35 Processo de recrutamento - reflexões Medidas de critérios orientadas para o tipo de recrutamento: Quantidade de candidatos que se apresentaram; Quantidade de candidatos qualificados que se apresentaram; Custo/candidato; Qualidade dos candidatos contratados.

36 Processo de recrutamento - reflexões Avaliação dos resultados da seleção Não existe uma fórmula única e válida para qualquer tipo de organização; Esta avaliação compreende: Identificar os pontos positivos e negativos de cada processo; Acompanhar os processos seletivos com vistas a implementar melhorias.

37 Processo de recrutamento - reflexões As empresas devem: Avaliar: a melhor estratégia; os tipos de seleção mais adequados; o seu momento; a sua real necessidade; Implementar processos seletivos que se ajustem à sua realidade.

38 Processo de recrutamento - reflexões Processo seletivo com resultado positivo: ele deve ser eficaz e eficiente. Processo seletivo eficaz: quando alcança os resultados esperados. Exemplo: captar os melhores talentos, tornando a empresa mais competitiva. Processo seletivo eficiente: quando os processos são feitos de forma correta, minimizando os custos operacionais do processo seletivo.

39 Interatividade O principal desafio do recrutamento é agregar valor à organização e às pessoas. Esta afirmação nos leva as seguintes considerações, exceto: a) O recrutamento influencia o mercado de recursos humanos b) Quanto mais candidatos, melhor o processo de recrutamento c) Quantidade sempre é qualidade d) Avaliar o recrutamento é identificar os pontos positivos e negativos de cada processo e) A avaliação dos processos deve trazer melhorias

40 ATÉ A PRÓXIMA!

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade II SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Temática do recrutamento O recrutamento: É uma ação externa da empresa; Influência o mercado de recursos humanos; Absorve os candidatos de

Leia mais

Clientes fidelizados e satisfeitos

Clientes fidelizados e satisfeitos GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS Uma abordagem prática O QUE TODO EMPRESÁRIO SONHA... Pessoas qualificadas, motivadas e produtivas Baixa rotatividade Clientes fidelizados e satisfeitos PLANEJAMENTO

Leia mais

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Profa. Cláudia Palladino. Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Profa. Cláudia Palladino Unidade I SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA Objetivo da disciplina Aplicar as técnicas de recrutamento (atração e captação de pessoal) e de seleção para atender o perfil de uma vaga em

Leia mais

Professora: Daniela Moscon UFBA

Professora: Daniela Moscon UFBA Professora: Daniela Moscon UFBA danielamoscon@yahoo.com.br Agenda Visão panorâmica da gestão de pessoas; Evolução das relações entre indivíduo e organização; O papel estratégico da gestão de pessoas; Modelos

Leia mais

Administração e Organização II

Administração e Organização II Administração e Organização II Agregar Pessoas Prof. Dr. Marco Antonio Pereira marcopereira@usp.br Agregar Pessoas Recrutamento / Seleção Imagem: http://blog.acelerato.com/gestao/recrutamento-e-selecao-otimizando-o-processo-nas-organizacoes/

Leia mais

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento

Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Soluções em Recursos Humanos, Treinamento e Conhecimento Habilidade, métodos, políticas, técnicas e práticas QUEM SOMOS Somos uma empresa jovem com a visão de valorização do recurso humano como impulso

Leia mais

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH.

O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. O profissional que sua empresa procura está na Avanti RH. Apresentação Experiência e juventude se unem na Avanti Humanas, afinal, somos uma empresa dedicada à atração, recrutamento, seleção e desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02

RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL CÓPIA CONTROLADA Nº: 02 ESCALA CONSTRUÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA. PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS RH 01 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL NBR ISO 9001:2008 e PBQP-H ALTERADO E FORMATADO POR: Danielle Cristina Vergílio

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências Sociedade moderna é complexa, exige um novo tipo de profissional: com visão estratégica, que se desenvolve de maneira dinâmica, etc. Dutra: no Brasil, as organizações que estão

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais:

02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP. Eventos Oficiais: 02 a 05 de junho de 2009 Expo Center Norte - SP Eventos Oficiais: 1 A Saúde Rompendo Paradigmas para o Crescimento Sustentável Dificuldades da Prestação de Serviços de Saúde devido à falta de Profissionais

Leia mais

GENTE & GESTÃO Varejo

GENTE & GESTÃO Varejo GENTE & GESTÃO Varejo TEMAS Gestão de Pessoas Processo Seletivo Processo Admissional Processo de Movimentação Processo de Demissão Ações de Endomarketing Gestão de Pessoas MISSÃO GP VAREJO Ser parceiro

Leia mais

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS

GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS Disciplina Disciplina GESTÃO DE CARREIRAS E PESSOAS GESTÃO DE CARREIRA E PESSOAS 36 horas Carga Horária 36 horas Período 31/7/2017 a 26/8/2017 Unidade 3 Recrutamento, Treinamento Professor e Desenvolvimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Matriz Curricular do Curso Superior de Tecnologia em

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS. DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura PSICOLOGIA E GERENCIAMENTO DE PESSOAS DISCIPLINA: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Psicologia Objeto de Estudo Psique = alma + logos = estudo Grécia berço da Psicologia Desejo

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de Gestão de Pessoas, selecionar. Conhecer o papel do gestor de pessoas

Leia mais

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL

CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL CAP. 16 GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO CAPITAL INTELECTUAL Para ser líder em seu segmento de mercado e garantir vantagem competitiva, as organizações têm que trabalhar com outros recursos valiosos: o conhecimento

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP)

XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) XXXV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Prof. Roberto Ruas PPGA/UNINOVE Introdução: - Importância do evento

Leia mais

Por que gerir desempenho?

Por que gerir desempenho? Por que gerir desempenho? Introdução Gerir o desempenho é um processo que tem como objetivo principal o acompanhamento da performance individual, verificando como as pessoas fizeram o trabalho, como fazem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO GERAL GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Atualizado em 22/10/2015 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS As competências não são estáticas, tendo em vista a necessidade de adquirir agregar novas competências individuais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE SOCIAL HUMANIZADA

ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE SOCIAL HUMANIZADA ASSOCIAÇÃO DE SAÚDE SOCIAL HUMANIZADA CNPJ 03.821.474/0001-92 Av. Passos, nº 120 Centro / RJ E-mail: diretoriafinanceira@humanizada.com.br - T. 21-22538882 Rio de janeiro, 26 de março de 2015. Diretrizes

Leia mais

Iventys Consultoria em Educação Corporativa

Iventys Consultoria em Educação Corporativa Belém 2010 Apresentação A Iventys - Consultoria em Educação Corporativa é uma empresa especializada em realizar treinamentos e cursos voltados à qualificação e desempenho de profissionais e desenvolvimento

Leia mais

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes

Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes Tribunais Exercícios Gestão de Pessoas Gestão Por Estratégia Por Competência Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. GESTÃO ESTRATÉGICA POR COMPETÊNCIA

Leia mais

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

Nivelar e disseminar os principais conceitos e a metodologia sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Secretaria de Recursos Humanos 2014 metodologia missão atitude mapeamento mensurar metas valores gestão capacitar prestação missão CHA GAP conhecimentos Competências Objetivos estratégia gestão missão

Leia mais

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!!

HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PALESTRA MOTIVACIONAL ENCON SUL 2017 XXI ENCONTRO DE CONTABILIDADE DO TOCANTINS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS EM UM MERCADO ALTAMENTE COMPETITIVO!! PROFESSOR: PAULO CESAR ROMÃO BOMFIM FORMAÇÃO PAULO CESAR

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de

Leia mais

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi

Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro Carlos Bertazzi Reunião do Grupo de RH Pesquisa de Clima Organizacional Setembro 2016 Carlos Bertazzi www.rh4youconsultoria.wordpress.com O que é? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio do

Leia mais

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL INTRODUÇÃO À METODOLOGIA GRUPOSER PARA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL O que é Clima mesmo? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da vivência de práticas, políticas, estrutura,

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade III. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade III Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Os compromissos de desempenho Diferenças individuais Desenvolvimento individual na organização/satisfação Motivação relacionada

Leia mais

Relatório Comparativo

Relatório Comparativo 09/08/2017 O Relatório Comparativo aborda o nível de correlação de um determinado Perfil Comportamental com o PIC (Perfil Ideal para o Cargo), possibilitando que gestores e profissionais de recursos humanos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Prof (a) Tutor (a) de Aprendizagem: Tarcis Prado Junior Quais os conceitos da Disciplina de Gestão de Pessoas? Conhecer os sistemas de

Leia mais

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE O PROCESSO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE PESSOAS NO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE Geovana Aparecida Cardoso SOUZA 1 Jeferson Moreira BICALHO 2 Gilson

Leia mais

Sumário. Prefácio, 17

Sumário. Prefácio, 17 Sumário Prefácio, 17 1 GESTÃO DE PESSOAS, 19 1.1 Conceituação, 19 1.2 Evolução histórica da gestão de pessoas, 20 1.2.1 Administração científica, 20 1.2.2 Escola de relações humanas, 22 1.2.3 Relações

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72006 Quer numa empresa do setor privado ou do setor público, o grupo é entendido como um conjunto de pessoas que: I- Se ajudam e se influenciam reciprocamente. II- Estão inumes a problemas e

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA

TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA TREINAMENTO OS BENEFÍCIOS DO PARA A SUA EMPRESA Muitos CEOs questionam a efetividade dos treinamentos nas empresas: alegam que é um custo desnecessário que onera o orçamento, ou pior ainda, tem medo de

Leia mais

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO CONTRATE MELHOR: UTILIZE ANALISE COMPORTAMENTAL EM SEUS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO . SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 ESTRATÉGIA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 5 OTIMIZANDO O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO... 9

Leia mais

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução

MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO. Introdução 336 ANAIS IX SIMPAC MAPEAMENTO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO Hugo Barros Guimarães 2, Amanda Tinoco Silva Pena Magalhães 3, Michele

Leia mais

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO

UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO UNIVERSIDADE CEUMA PROCESSO SELETIVO MANUAL DO CANDIDATO Este manual é para você que busca desenvolver seus potenciais. Venha ser um EMPRESÁRIO JÚNIOR MAS O QUE É UMA EMPRESA JÚNIOR? Uma empresa júnior

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE S/A PROCESSO OPERADOR DE PROCESSAMENTO

REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE S/A PROCESSO OPERADOR DE PROCESSAMENTO REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE S/A PROCESSO OPERADOR DE PROCESSAMENTO A REFINARIA DE PETRÓLEO RIOGRANDENSE S/A. promove processo de seleção para Operador de Processamento conforme condições estabelecidas

Leia mais

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista.

EVOLUÇÃO. Gestão de Pessoas. 1) Relações Industriais. Divisão do trabalho. Especialização. Legal. Burocrática. Mecanicista. Gestão de Pessoas EVOLUÇÃO 1) 1900 1950 Relações Industriais Divisão do trabalho Especialização Legal Burocrática Mecanicista Visão Microscópica Reducionista Não considerava a organização informal Fábricas

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 71845 oão Henrique, novo membro do conselho de diretores de um grande banco estatal brasileiro, apresentado aos empregados do escritório central, interessou-se em conhecer o trabalho dos empregados

Leia mais

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados

Gestão baseada em. Competências. Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba. Autoras do blog Mundo RH Kombo - Todos os direitos reservados Gestão baseada em Competências Maria Carolina Linhares Paula Galvão de Barba Autoras do blog Mundo RH 2015 Kombo - Todos os direitos reservados O que é competência? Acredito que a grande maioria das pessoas

Leia mais

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo

O profissional certo No cargo certo. O profissional certo no cargo certo O profissional certo No cargo certo O profissional certo no cargo certo Quem Somos? A Expertisi é uma empresa de consultoria e assessoria em recursos humanos e capacitação de pessoas com foco em Resultados

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS EM SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA. Alex dos Santos Silva Faculdade Estácio de Sá alex84economista@gmail.com RESUMO: Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Monsenhor Antonio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Gestão E Negócio Habilitação Profissional: Técnico de Nível Médio de Técnico

Leia mais

06/06/

06/06/ www.juliofurtado.com.br www.juliofurtado.com.br 1 0 Para desenvolver pessoas não basta lhes dar informações. É necessário dar-lhes formação para que: - aprendam novas atitudes, soluções, ideias e conceitos;

Leia mais

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade IV. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade IV Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli A implantação do planejamento para a avaliação Estudo do processo de trabalho Aperfeiçoamento dos quadros gerenciais (conhecimentos,

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos

Núcleo de Materiais Didáticos Gestão de Talentos e Mapeamento por Aula 4 Prof a Cláudia Patrícia Garcia Aula 4 - Gestão por claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Lembrando... A gestão por competências

Leia mais

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração

PROVA UFRGS/ Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração CETEC PROVA UFRGS/2013 - Agente Administrativo - BANCA FAURGS Prof. Ricardo Conzatti Maio / 2015 Administração 33. A Gestão de Pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar as funções de planejar,

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES

Plano de Cargos, Carreiras e Salários CONTROLE DE REVISÕES Plano de Cargos, Carreiras e Salários Abril de 2013 CONTROLE DE REVISÕES Versão Data Responsável Descrição 0 15/04/2013 Tríade RH Desenvolvimento e Implantação do Plano 1 26/06/2013 Tríade RH Revisão do

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6 GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre...

Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Você gostaria de ter um espaço aberto para trocar idéias sobre... Este bate papo que tivemos foi, na verdade, para inaugurar o Programa Sua carreira; Sua vida profissional; Dicas para o auto-desenvolvimento;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Acadêmicos: Cassiano, Paola, Taciane e Thaynara. Profª Patricia Dutra Sauzem Disciplina: Administração e gestão farmacêutica O que é Recursos Humanos? Gestão de recursos

Leia mais

1.1. Descrição sumária do problema

1.1. Descrição sumária do problema 1 - Introdução Esta dissertação estuda um meio de apoiar a elicitação de requisitos, tentando minimizar os principais problemas relacionados a esta tarefa. Para isso utilizamos a gerência de conflitos,

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DO CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO 2 1. APRESENTAÇÃO A metodologia do Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul) para o desenvolvimento

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento

Leia mais

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Gestão Por Competências. Professor Rafael Ravazolo. Administração Gestão Por Competências Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX GESTÃO POR COMPETÊNCIAS A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são

Leia mais

OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH

OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH OTIMIZANDO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SEJA ESTRATÉGICO EM OUTRAS DEMANDAS DO RH Sumário Introdução... 3 Entendendo o processo de recrutamento...7 O que é preciso para otimizar o recrutamento dos colaboradores?...13

Leia mais

Gestão de Pessoas HCM

Gestão de Pessoas HCM Gestão de Pessoas HCM Com o Gestão de Pessoas da Senior, você terá uma das ferramentas mais completas do mercado para gerenciar pessoas de forma integrada e atualizada às obrigações trabalhistas, previdenciárias

Leia mais

Lista de exercícios. Gestão por competências. Prof. Carlos Xavier.

Lista de exercícios. Gestão por competências. Prof. Carlos Xavier. INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Gestão por competências 1. (CESPE/MPU/Analista/2010) Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA 01 1 / 6 1 - OBJETIVO Estabelecer os critérios para o preenchimento de vagas por meio de recrutamento interno, abrindo oportunidade para carreira profissional, através da promoção de empregados. 2 - CONCEITUAÇÃO

Leia mais

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 1 Gestão por Entendendo o Programa A Gestão por é uma forma de administrar e gerenciar pessoas alinhado ao planejamento estratégico da empresa, com foco nos conhecimentos, habilidades

Leia mais

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico

Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Por uma pesquisa de clima mais rica: saindo do padronizado em direção ao estratégico Este artigo visa contribuir com os processos de gestão de clima organizacional das empresas. Procuramos apresentar melhorias

Leia mais

FEPESE -Agência de Integração

FEPESE -Agência de Integração FEPESE - Quem é a FEPESE? Fundada em 26 de outubro de 1977 por 70 (setenta) professores da Universidade Federal de Santa Catarina das áreas de economia, administração e ciências contábeis, com o objetivo

Leia mais

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010):

1. RESUMO. A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): 1. RESUMO A gestão de pessoas, seus conceitos e suas características. Segundo Chiavenato (2010): Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE LINHARES - FACELI CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LUCIANO COLATI PROJETO DE PESQUISA ANALISE DOS DESAFIOS DE UM ADMINISTRADOR PARA UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO LINHARES

Leia mais

Prova de Psicologia Organizacional

Prova de Psicologia Organizacional 1. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto por quatro etapas. Qual a alternativa correta que apresenta as etapas citadas acima: (A) Diagnóstico, Desempenho, Implementação e Avaliação. (B)

Leia mais

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

RECRUTAMENTO & SELEÇÃO RECRUTAMENTO & SELEÇÃO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 RECRUTAMENTO DE PESSOAS... 4 PLANEJAMENTO DO RECRUTAMENTO... 5 TIPOS DE RECRUTAMENTO... 6 RECRUTAMENTO INTERNO... 8 RECRUTAMENTO EXTERNO... 12 RECRUTAMENTO

Leia mais

PROCEDIMENTO. Recrutamento, Seleção e Admissão de Colaboradores.

PROCEDIMENTO. Recrutamento, Seleção e Admissão de Colaboradores. -02 Rev. 19 1 de 5 1- OBJETIVO Desenvolve uma sistemática para admissão de colaboradores, visando atrair profissionais com perfil pessoal e profissional adequado às necessidades da Empresa. 2- CAMPO DE

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA

17/04/2017 ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA ANDREA RIBAS GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICO JUDICIÁRIO AREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Livro: Gestão de Pessoas para Concursos Ed. Alumnus. 4ª edição. Autores Andréia Ribas e Cassiano Salim Noções

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A.

POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES S.A. 1 SUMÁRIO 1 - OBJETIVO... 3 2 - PREMISSAS... 3 3 - APLICABILIDADE... 4 4 PRINCÍPIOS DA... 4 5 PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES... 8 6 - REFERÊNCIAS... 11 2 APROVAÇÃO PERANTE

Leia mais

Clima e Socialização organizacional

Clima e Socialização organizacional Função Aplicação de pessoas: Clima e Socialização organizacional Livros: CHIAVENATO, Gestão de pessoas TACHIZAMA, et al. Material na xerox (pg.240-255) SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL É a maneira pela qual

Leia mais

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma

Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Programa Gerente Trainee Zema 37ª turma Objetivo do Programa Atrair e reter jovens potenciais através de um programa desafiador e estruturado, para que no futuro eles venham a compor o quadro de lideranças

Leia mais

Política: Recrutamento e Seleção

Política: Recrutamento e Seleção Política: Recrutamento e Seleção Última Atualização em 09/01/2013 As informações neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Copyright 2013 HBSIS. Todos os direitos reservados. Nenhuma

Leia mais

CAPÍTULO I FINALIDADE

CAPÍTULO I FINALIDADE CAPÍTULO I FINALIDADE Art. 1º - O presente regulamento de recursos humanos tem por finalidade apresentar os princípios básicos de gestão de pessoas que devem orientar a área de Recursos Humanos no desempenho

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

Plano de Curso. Eixo Tecnológico. Classificação

Plano de Curso. Eixo Tecnológico. Classificação Plano de Curso Nome do Curso Carga Horária Eixo Tecnológico Ocupação Classificação Modalidade Regulamentação Gestão de Pessoas 30 horas Gestão Não se aplica FIC Presencial Não se aplica Sumário 1. Justificativa

Leia mais

Realidades: Mundo e Grupos Rotários

Realidades: Mundo e Grupos Rotários Gestão e Mobilização de Pessoas Dia Profissional Rotaract Clubes Distrito 4660 Por Jader Schmidt Gaklik Gestor Estratégico de Negócios e Pessoas 24/02/2019 1 Realidades: Mundo e Grupos Rotários Ritmo das

Leia mais

19/09/2016. Recrutamento & Seleção

19/09/2016. Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção Recrutamento & Seleção 1 Atividades da área de recrutamento & seleção Definir estratégia de recrutamento & seleção. Identificar e estabelecer parcerias com consultorias externas.

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Como fazer? Profª Joice Trindade Silveira Suponha que você seja o responsável de uma UAN e que tenha sob a sua responsabilidade 6 funcionários. Você tem uma colaboradora que resiste

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema da pesquisa A importância das pessoas para o alcance dos resultados e o sucesso de uma empresa, é uma declaração indiscutível hoje em dia. Destaca-se, portanto, o valor do capital

Leia mais

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários;

OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS. RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; OBJETIVOS DA AREA DE RECURSOS HUMANOS RH É a parte fundamental das organizações atuais; Interesses das Organizações x Interesses dos Funcionários; Organizações atuais - DP trabalhando em paralelo com o

Leia mais