Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe."

Transcrição

1

2

3 Os líderes devem mobilizar as pessoas. Devem fazê-las apaixonarse por algo que nunca viram; às vezes, por algo que ainda não existe. Rosabeth Moss Kanter

4 Dois executivos discutiam o alto custo para treinar e desenvolver pessoas. O diretor financeiro perguntou: O que acontece quando investimos em pessoas e elas vão embora? O CEO fez uma pausa e respondeu: O que acontece quando não investimos nas pessoas e elas ficam? Robert Tamasy

5 Agenda 1. Generalidades 2. O Escritório de Projetos e Gestão de Portfólios 3. Encerramento

6 Generalidades O mundo corporativo, com cenários complexos e incertos, exige das organizações competências dinâmicas que lhes permitam reduzir as incertezas em cenários cada vez mais difusos. Somente conseguem manter a competitividade ou mesmo sobreviver em seus ambientes, àquelas organizações capazes de efetivar as mudanças necessárias em suas estruturas e sistemas de gestão, visando torná-los mais efetivos.

7 Generalidades Nos processos de mudança organizacional, os portfólios, programas e projetos surgem como vetores muito poderosos para desenvolver as estratégias organizacionais. Ao longo dos últimos anos, a disciplina Gerenciamento Projetos vem sendo cada vez mais empregada no âmbito das organizações que procuram crescer com resultados efetivos.

8 Generalidades As boas práticas de gerenciamento de projetos, empregadas em conjunto com outras práticas gerenciais, como por exemplo, o planejamento estratégico, e a qualidade total, garantem às organizações competitividade.

9 Generalidades De acordo com Barcaui (2012), o grande catalisador dessa Disciplina foi o Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (DoD), a partir do término da 2ª Guerra Mundial. Nesse período, em um contexto de bipolaridade, o DoD conduziu projetos estratégicos, como por exemplo, o Polaris, em 1957, que originou o PERT. Foi nesse período que o engenheiro mecânico Henry Gantt desenvolveu uma metodologia e uma ferramenta para se acompanhar o progresso das atividades em um cronograma.

10 Generalidades Somaram-se às atividades militares na área de projetos, outros setores da economia, como por exemplo, o de construção e o automotivo, que também se tornaram impulsionadores dos conceitos de uma nova forma de planejar e controlar recursos.

11 Generalidades Evolução dos processos, suportando a evolução da Gerência de Projetos Sem aliados Movimento da Engenharia Empowerment e Reengenharia Controle de Gerências de Qualidade Total Concorrente times autodirigidos Mudanças de Riscos Escopo Escritórios de Times Modelos de Planejamento Relatórios de Modelos de Redes Projetos Multinacionais Maturidade Estratégico para Status na Planejamento de Sociais e Gerência de Projetos Internet Capacidade Virtual PMO

12 Generalidades Atualmente, observa-se que o Gerenciamento de Projetos está ganhando muito espaço ao se alinhar á intenção estratégica organizacional, passando a fazer parte do Sistema de Gestão das organizações.

13 Generalidades Segundo Prado (2009), esse Sistema pode ser definido com um conjunto de técnicas e ferramentas voltadas para a obtenção de resultados(metas) de negócios para a satisfação dos stakeholders. Normalmente, contempla o Planejamento Estratégico, o Gerenciamento de Projetos e o Gerenciamento da Rotina. A figura abaixo ilustra o presente conceito.

14

15 Generalidades Esse autor aborda, ainda, que as práticas de gerenciamento de projetos são conduzidas em duas dimensões: o Gerenciamento de Portfólios de Projetos (GPP) e o Gerenciamento de Projetos (GP).

16 Generalidades O Gerenciamento de Portfólios é uma gestão no nível corporativo, abrangendo a organização como um todo, constituindo-se na reunião de programas e/ou projetos, eventualmente não projetos, para facilitar o gerenciamento e atingir objetivos estratégicos. Por sua vez, os Programas, integrantes do portfólio, são constituídos por projetos interdependentes gerenciados de forma coordenada, que são reunidos para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se estivessem sendo gerenciados individualmente.

17 Generalidades Os projetos podem, ainda, ser gerenciados isoladamente ou dentro de um setor. Em qualquer uma das dimensões existe a necessidade de organização, padronização e treinamento, dentre outros aspectos necessários a um bom gerenciamento. Nesse sentido, Prado (2009) apresenta plataformas de gerenciamentos para cada uma das dimensões acima referenciadas.

18 Generalidades Plataforma de Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos

19 Generalidades Plataforma de Gerenciamento de Projetos

20 Generalidades Nessas plataformas, as metodologias, alinhamento estratégico, informatização e estrutura organizacional, que suportam as práticas de gerenciamento, estão ancoradas em competências, da própria organização, bem como dos Gerentes de Projetos.

21 Generalidades Para o bom funcionamento do gerenciamento de projetos nas dimensões anteriormente apresentadas são estabelecidas estruturas de governança que podem conter os seguintes elementos: - Escritório de Gerenciamento de Projetos Central EGP C; - Escritórios de Gerenciamento de Projetos EGP; - Gerentes de Programas; - Gerentes de Projetos; - Conselhos de Governança; e - Apoios

22 Agenda 1. Generalidades 2. O Escritório de Projetos e Gestão de Portfólios 3. Encerramento

23 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Segundo Tom Peters (1998), o trabalho por projetos é o futuro da empresa. Ou seja, o Gerenciamento de Projetos vem se constituindo em uma competência essencial para as organizações. Hoje, os projetos interferem, inclusive, na organização das empresas condicionando a sua estrutura.

24 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios O Project Management Institute (PMI) (2012) define o Escritório de Projetos como sendo uma unidade organizacional que centraliza e coordena o gerenciamento de projetos. Um PMO também pode ser chamado de escritório de gerenciamento de programas, escritório de gerenciamento de projetos ou escritório de programas. O PMO supervisiona o gerenciamento de projetos, programas ou uma combinação dos dois.

25 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Portfólio Escritório de Projetos Central Escritório de Programa A Programa A Programa B Projeto 1 Projeto 2 Escritório de Programa B Escritório de Projetos

26 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO O PMO pode ser tipificado e classificado quanto ao seu grau de maturidade e quanto às suas funções. As diversas abordagens são distintas, mas todas elas são coerentes no tocante à geração de valor nas organizações.

27 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO De acordo com Prado (2009), o PMO pode ser definido como um grupo de pessoas que têm a finalidade de prestar consultoria e treinamento a Gerentes de Projetos (GP), além de efetuar auditoria e acompanhar o desempenho de projetos.

28 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO A estrutura em pessoal desse escritório é variável, mas enxuta em relação às reais necessidades de trabalho. De acordo com o estudo de Hobbs & Aubry (2010,p.12), aproximadamente 75% dos PMO possuem sete ou menos pessoas e apenas 12% possuem entre oito e doze pessoas.

29 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO A estrutura em pessoal desse escritório é variável, mas enxuta em relação às reais necessidades de trabalho. De acordo com o estudo de Hobbs & Aubry (2010,p.12), aproximadamente 75% dos PMO possuem sete ou menos pessoas e apenas 12% possuem entre oito e doze pessoas.

30 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO As justificativas para a implantação de um EPO são várias, com destaque para as seguintes, de acordo com SOTILLE (2012): - Estabelece uma cultura organizacional; - Aumenta a taxa de sucesso dos projetos; - Dá um foco estratégico ao desenvolvimento de projetos; - Garante métricas para os resultados dos projetos; - Disponibiliza informações confiáveis; - Reduz ameaças e aumenta oportunidades;

31 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO As justificativas para a implantação de um EPO são várias, com destaque para as seguintes, de acordo com SOTILLE (2012): - Controla a prioridade dos projetos; - Reduz riscos; - Aumenta a disponibilidade de competência organizacional para desenvolver projetos; - Fornece padrões e processos;

32 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções, Grau de Maturidade e Tipos de PMO As justificativas para a implantação de um EPO são várias, com destaque para as seguintes, de acordo com SOTILLE (2012): - Garante treinamento, coaching e mentoring consistentes para desenvolver equipes capazes de entregar projetos e programas de qualidade; - Aumenta a satisfação dos clientes; e - Estabelece uma comunicação mais eficaz ente projetos;

33 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções do PMO (GUTENBERG, 2012,P.390) Fonte: (Barcaui 2012 PMO) MACROFUN ÇÕES Negócios - Participar do gerenciamento de portfólio. AÇÕES Assistir ao planejamento estratégico, ajustando os projetos às necessidades dos negócios. Suporte - Tomar as decisões que preservem os interesses da organização. - Efetuar auditorias de qualidade. - Atuar em projetos críticos. - Armazenar, disseminar e compartilhar o conhecimento de projetos. - Dar suporte às equipes de campo quanto às necessidades por meio de mentoring ou consultoria apropriada. - Selecionar ou participar do processo de seleção dos GP. - Acompanhar projetos.

34 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções do PMO (GUTENBERG, 2012,P.390) Fonte: (Barcaui 2012 PMO) MACROFUNÇÕES AÇÕES Recursos - Alocar e compartilhar os recursos humanos capacitados para o desempenho de atividades em projetos. Humanos - Desenvolver programa de certificação em metodologia e gerenciamento de projetos. - Treinar e capacitar a equipe em conhecimentos técnicos, humanos e de gerenciamento de projetos. - Desenvolver competências apropriadas do gerente de projetos, dos participantes da equipe e de outros membros relevantes para uma organização profissional. - Cuidar da carreira e das oportunidades dos profissionais que militam no ambiente de gerenciamento de projetos. - Fornecer recursos humanos capacitados.

35 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções do PMO (GUTENBERG, 2012,P.390) Fonte: (Barcaui 2012 PMO) MACROFUNÇÕ AÇÕES ES Processos e - Ser o guardião intelectual da metodologia. Tecnologia - Proporcionar ferramentas para a utilização da equipe de projetos. - Estabelecer indicadores de desempenho. - Coletar e manter informações estratégicas, usando ferramenta específica, para melhor controle e monitoramento do escopo, prazo, custos e riscos dos projetos no suporte á decisão. - Atuar como centro de informações estratégicas. Clientes - Monitorar a satisfação dos clientes ao longo do ciclo de vida do projeto. - Determinar padrões necessários de maturidade para guiar os esforços de criação, manutenção e avaliação de uma organização de gerenciamento de projetos profissional

36 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Funções do PMO (Lambertsen, 2002) Métodos e Procedimentos Processo do ciclo e vida e da empresa Gerência de Infraestrutura Gerencia de Recursos Gerência Técnica Integração com o Negócio Estrutura e organização Contratação Coaching Políticas Metodologias Sistema Treinamento Auditoria Gerência de Portfólio Comunicação e reporte Análises Desenvolvimento de Carreira Suporte Interfaces Funcionais Gerência de stakeholders Métricas e padrões Avaliação de Performance Biblioteca de arquivos Gerência de mudanças Equipamentos e Contratação de terceiros e Competência facilidades parceiros técnica Gerência de Clientes Melhoria Continua

37 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Grau de Maturidade do PMO - Harold Kerzner

38 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Grau de Maturidade do PMO - Darci Prado

39 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Grau de Maturidade do PMO - Darci Prado Os níveis são avaliados em seis dimensões da maturidade que, podem apresentar variações de intensidade. Essas dimensões são as seguintes: - Competência Técnica (Conhecimento em Gerenciamento de Projetos); - Uso de Metodologia; - Uso de Adequada Estrutura Organizacional; - Uso de Informatização; - Alinhamento com os Negócios da Organização; e - Competência Comportamental (Relacionamentos Humanos).

40 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Tipos de PMO - Casey e Peck (2001) Estação Meteorológica - está vocacionado para definir parâmetros, frequência, formato e ferramentas para reportar o desempenho e andamento dos projetos. Acompanha e reporta o desenvolvimento dos projetos, mas não tem influência sobre os mesmos. É um modelo adequado para organizações que possuem baixo nível de maturidade em gerenciamento de projetos ( entre 1 e 2,5), aproximadamente.

41 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Tipos de PMO - Casey e Peck (2001) Torre de Controle vocacionado para desempenhar funções básicas padronização e difusão de metodologias. Preocupa-se, também, com os processos de melhoria contínua das referências. Atua sobre os projetos, alocando recursos, orientando e oferecendo suporte aos gerentes de projetos. É adequado para organizações com grau de maturidade médio, aproximadamente entre 2,5 e 4.0.

42 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Tipos de PMO - Casey e Peck (2001) Pool de Recursos contrata, desenvolve e procura reter os profissionais da área de projetos. Mantém o banco de dados de competências. Monitora e controla o Sistema de Informações do Projeto. Esse modelo é adequado para organizações que possuem alto nível de maturidade, acima de 4,0..

43 Escritório de Projetos e a Gestão de Portfólios Tipos de PMO - Tipologia dos PMOs (Verzuh, 1999) Área/Tipo Escritório de Centro Excelência de Escritório de Apoio Escritório de Projetos Escritório Programas Metodologia Treinamento Apoio e Mentoring Controle de Prazos - - Sistemas Informações Gerenciais de - - Controle Financeiro - - de Escritório Executivo Gestão Benefícios Responsável de Atuação limitada - Não executa

44 Agenda 1. Generalidades 2. O Escritório de Projetos e Gestão de Portfólios 3. Encerramento

45 Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender. (TOFFLER, Alvin. Choque do Futuro)

46 OBRIGADO A TODOS! francisco@institutoventuro.com.br

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS

PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS PESQUISA REALIZADA COM OS PARTICIPANTES DO 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos CENÁRIO Pesquisa realizada durante o 15 Seminário Nacional de Gestão

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF

UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas. 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF UNOPS e a Excelência em Gestão de Projetos nas Nações Unidas 15 Encontro de Gerenciamento de Projetos PMI-DF 16 /10/ 2015 UNOPS - áreas principais e serviços Em 2010, a Assembléia Geral e a ONU reafirmaram

Leia mais

PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS

PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS PMO PRESTADOR DE SERVIÇOS : FATORES DE SUCESSO DE UM ESCRITÓRIO DE PROJETOS QUEM VOS FALA? LEONARDO AVELAR OLIVEIRA Bonsucessense e Belorizontino de coração! Corredor indisciplinado e Ciclista não praticante!

Leia mais

3) Qual é o foco da Governança de TI?

3) Qual é o foco da Governança de TI? 1) O que é Governança em TI? Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a

Leia mais

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP

Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos. Eduardo Montes, PMP Gestão Eficiente do Portfólio de Projetos Eduardo Montes, PMP Agenda Sobre a Escritório de Projetos Minha trajetória Fatores de sucesso Por que os projetos falham? Gestão do Portfólio e o Escritório de

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Gerência de Projetos de TI

Gerência de Projetos de TI Gerência de de TI Experiência da COPEL SIMPROS 2001 Paulo Henrique Rathunde phr@copel.com Agenda Introdução Gerência de Definição dos Processos Implantação Reflexões 2/33 São Paulo, Brasil 17-20/09/2001

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade TERMO DE REFERÊNCIA nº 007/2017 Contratação para a Área de Escritório de Projetos - PMO Responsável: Mônica Ferreira Setor: Escritório de Projetos - PMO Rio de Janeiro, 23 de junho de 2017 1. Identificação

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de complexidade, em qualquer segmento de mercado.

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc

Portfolio de Atividades. Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc Portfolio de Atividades Prof. João Carlos Boyadjian,PMP,MBA,MSc A JCB MANAGEMENT. é uma empresa voltada para o segmento de Gerenciamento de Projetos, Planejamento, Controle de Projetos e Produção para

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

E A GESTÃO DE PROJETOS?

E A GESTÃO DE PROJETOS? E A GESTÃO DE PROJETOS?......consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do Projeto a fim de atender aos seus requisitos. BENEFÍCIOS Aumenta a confiança e

Leia mais

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos?

Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Como Avaliar a Maturidade do seu Escritório de Projetos? Americo Pinto, Doutorando, ESC-Lille, França Marcelo Cota, Doutorando, USP, Brasil Dr. Ginger Levin, UWP, USA Por que um modelo de avaliação de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP)

GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS. CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) GOVERNANÇA E GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PROJETOS CARLOS MAGNO DA SILVA XAVIER (Doutor, PMP) O Papel dos Projetos nas Empresas PENSAMENTO ESTRATÉGICO ESTRATÉGIAS IDENTIFICAÇÃO DE PROJETOS PROJETOS DEFININDO

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio.

A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio. A Participação do PMO na Governança do Portfólio: Seleção e Gestão de Projetos Alinhados com a Estratégia do Negócio Ronaldo Sachetto Agenda Tipos de PMO / Posicionamento na Estrutura Organizacional Participação

Leia mais

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH

11/04/2017. Aula 9. Gestão de Recursos Humanos. Agenda. Seminário 7. Gestão de RH Aula 9 Gestão de Recursos Humanos Agenda Seminário 7 Gestão de RH 2 1 Gestão de RH Gestão de Recursos Humanos O conjunto de políticas, práticas e programas que tem por objetivo atrair, selecionar, socializar,

Leia mais

Marcelo Henrique dos Santos

Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Marketing e Vendas (em andamento) Especialista em games Bacharel em Sistema de Informação Email: marcelosantos@outlook.com TECNOLOGIA

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo.

A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA Consultoria e Treinamento é uma empresa que preza pelo desenvolvimento humano e pessoal, focado em diversas áreas da organização e do indivíduo. A DMA acredita que um profissional capacitado e potencializado

Leia mais

Gestão de Projeto Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria

Gestão de Projeto Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria Gestão de Projeto Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria Luiza Zaramela 2 ÍNDICE APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO I) Contexto de Gerenciamento de II) Ciclo de Vida do Projeto Tipos de Contextos Características,

Leia mais

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações.

Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Governança de TI aula 10 Desenho de Serviços: Objetivo: desenho e evolução de serviços para atender requisitos atuais e futuros de negócio. Traduz o SLP em um conjunto de especificações. Produz e mantém

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 T&D e Estratégia de RH Treinamento & Desenvolvimento 3 4 Coaching & Mentoring Desenvolvimento de Lideranças 1 T&D e Estratégia de RH Relembrando... Os processos

Leia mais

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES UNA AS EQUIPES DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DURANTE TODO O CICLO DE VIDA ANALISTA DE NEGÓCIOS E CLIENTE: DOIS PÚBLICOS-ALVO, O MESMO RESULTADO Os analistas de negócios e os

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Introdução ao gerenciamento de projeto

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Introdução ao gerenciamento de projeto Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública Introdução ao gerenciamento de projeto O que é um Projeto? Um projeto é um complexo e não rotineiro esforço único limitado por tempo, orçamento, recursos

Leia mais

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI

Gerenciamento de Projetos PMBOK. Fernando Pires Barbosa Analista de TI Gerenciamento de Projetos PMBOK Fernando Pires Barbosa Analista de TI fernando.pires.barbosa@ufsm.br PDI e Plano de Gestão UFSM 189 AÇÕES estratégicas divididas em 6 LINHAS estratégicas K Projetos e o

Leia mais

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017

BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS. Abril/2017 BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS E PMO EXPERIÊNCIAS E CASOS GUGP SUCESU/RS Abril/2017 OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TRAZEM NOVOS DESAFIOS AOS CIOS... Internet das Coisas Mobilidade Analytics

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive

O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive 1 O Futuro da Auditoria Interna: Tendências e requisitos fundamentais do Chief Audit Executive DEFINIÇÃO DE AUDITORIA INTERNA "A auditoria interna é uma atividade independente, de garantia objetiva e consultiva,

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

07/03 Conceitos, definições e método de GP

07/03 Conceitos, definições e método de GP 07/03 Conceitos, definições e método de GP Definições projetos e atividades de rotina Planejamento estratégico e GP Definições - Stakeholders, sponsors, gerentes projeto Perfil do Gerenciador de projetos

Leia mais

Depois do projeto. Antes do projeto. Gestor de projetos. Professora Msc: Estelamaris Pellissari

Depois do projeto. Antes do projeto. Gestor de projetos. Professora Msc: Estelamaris Pellissari Antes do projeto Depois do projeto Cliente Gestor de projetos Cliente Gestor de projetos Gestão de Projetos Professora Msc: Estelamaris Pellissari Gerenciamento de projetos A disciplina de gerenciamento

Leia mais

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos

Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Uma breve introdução sobre gerenciamento de projetos Por Flávia Ribeiro O gerenciamento de projetos remonta à antiguidade, e como exemplos podemos enumerar as construções das pirâmides do Egito, os canais

Leia mais

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 20 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os envolvidos em gerenciamento de projetos a aplicar, de forma prática e imediata, os conceitos e boas práticas

Leia mais

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Adilson Pize PMP, CBPP, CSM, ITIL Foundations 5ª Edição 47 processos Mais do que contar com um maior número de processos, a nova versão do Guia PMBOK vem com uma nova organização

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE. Rosana Braga ICMC/USP GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE Rosana Braga ICMC/USP Processo de Software DEFINIÇÃO CONSTRUÇÃO PRODUTO DE SOFTWARE MANUTENÇÃO Análise Planejamento Eng. Requisitos Projeto Codificação Teste Entendimento

Leia mais

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho

Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Como alinhar TI ao Negócio com Indicadores de Desempenho Walfrido Brito Diretor da BI Gestão & TI 2017 Nosso Objetivo! Entender como uma Arquitetura de Indicadores de Desempenho bem estruturado e alinhado

Leia mais

Tipologia dos Escritórios de Projeto

Tipologia dos Escritórios de Projeto Tipologia dos Escritórios de Projeto Tipologia dos Escritórios de Negócio Todos sabemos que conduzir projetos é muito mais do que uma arte e que ao Gerente de Projetos cabe a responsabilidade de gerenciar

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

GESTÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO BRASILEIRA

GESTÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO BRASILEIRA GESTÃO E COMPETITIVIDADE NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO BRASILEIRA Darci Prado INDG Brasília 10-Julho-2012 Copyright INDG - Instituto de Desenvolvimento Gerencial AGENDA 1. UMA AVALIAÇÃO DA COMPETITIVIDADE

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Aula 8 Treinamento e Desenvolvimento Agenda 1 2 Seminário T&D e Estratégia de RH 3 4 Treinamento & Desenvolvimento Desenvolvimento de Lideranças 1 Seminário 3 The Young and the Clueless Bunker, K. A.;

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil

Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Gestão de Desempenho: a experiência do Grupo Águas do Brasil Agenda Objetivos da G. Desempenho Conceitos estruturantes O Modelo concebido para o grupo Águas do Brasil Relato da Experiência e dos Resultados

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS NO NÍVEL F DO MR-MPS-SW

USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS NO NÍVEL F DO MR-MPS-SW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 USO DO MODELO PMO MATURITY CUBE NO DIAGNÓSTICO DA ADERÊNCIA DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS

Leia mais

Visão Geral da Gestão de Projetos

Visão Geral da Gestão de Projetos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Visão Geral da Gestão de Projetos Régis Kovacs Scalice, Prof. DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas

Leia mais

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda

Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda AULA 3 CENTRALIZAÇÃO OU DESCENTRALIZAÇÃO DA TI Centralizada gerenciamento corporativo tem autoridade de tomada de decisão de TI para a organização toda Descentralizada gerenciamento divisional tem autoridade

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO CONSULTOR NACIONAL OPAS/OMS 1. Objetivo geral: Desempenhar atividades técnicas e de gestão para o desenvolvimento da cooperação técnica descentralizada, com vistas

Leia mais

Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project

Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project Gerenciamento de Projetos - Uma comparação da utilização de duas importantes ferramentas - Microsoft Excel e Microsoft Project Prof. Guilherme Nonino Rosa Apresentação: Prof. Guilherme Nonino Rosa - Graduado

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho - Gerente de Desenvolvimento da Excelência. Ações Estruturantes na Gestão de Perdas da SAE de Ituiutaba/MG

Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho - Gerente de Desenvolvimento da Excelência. Ações Estruturantes na Gestão de Perdas da SAE de Ituiutaba/MG Cíntia Maria Ribeiro Vilarinho - Gerente de Desenvolvimento da Excelência Ações Estruturantes na Gestão de Perdas da SAE de Ituiutaba/MG Ituiutaba 114 anos (2015); 102.690 habitantes; 2.598,046 km² de

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1

IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 IMPLANTAÇÃO DO PMO: DA TEORIA A PRÁTICA 1 SUMÁRIO Introdução 03 Por que implantar um PMO 04 Boas práticas na implantação do PMO 07 Exemplo de case de sucesso 10 Sobre a Project Builder 13 INTRODUÇÃO A

Leia mais

Governança e Gestão das Aquisições. Encontro com fornecedores dos Correios. Brasília Junho/2016

Governança e Gestão das Aquisições. Encontro com fornecedores dos Correios. Brasília Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições Encontro com fornecedores dos Correios Brasília Junho/2016 Agenda Importância do tema para o TCU Criticidade das aquisições O porquê da Governança Governança x Gestão

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado de Mato Grosso

Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado de Mato Grosso Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado de Mato Grosso Versão 2.0. SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 5 2 INTRODUÇÃO... 6 3 AVALIAÇÃO DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS... 7 4 METODOLOGIA DE

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de conhecimento e complexidade, em qualquer

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial

Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Desafios para manter a iniciativa de BPM alinhada com a estratégia empresarial Marlene Silva YPÊ Curitiba 05/12/12 Quem Somos Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha

Leia mais

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de:

Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Portfólio de Produtos Treinamentos, palestras, consultoria e coaching nas áreas de: Gestão Estratégica de Pessoas. Educação Corporativa/ Educação Cooperativista. Desenvolvimento de Lideranças. Autoconhecimento.

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia

03/02/2014. Gestão de Projetos. Tema 1. Motivação. Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Motivação Tecnologia Gestão de Projetos Tema 1 A Natureza e a Estrutura da Gestão de Projetos Motivação Fatores que influenciaram as empresas ao longo do tempo: Tecnologia. Mercado. Sociedade. Clientes. Motivação Tecnologia

Leia mais

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock

Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Curso de Engenharia Industrial Madeireira UFPR Prof. Umberto Klock Introdução à Gestão de Projetos; Gestão de Escopo; Gestão de Prazos; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Gestão de Comunicação; Gestão

Leia mais

Sistemas de Informação na Empresa

Sistemas de Informação na Empresa Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 04 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Claudemir Oribe

Claudemir Oribe P-25 - Como Escolher o Melhor Método de Avaliação para cada Tipo de Treinamento Claudemir Oribe claudemir@qualypro.com.br 31 3391-7646 Claudemir Oribe Consultor e Instrutor de T&D e Problem Solving Coordenador

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Maboque Consulting Lda.

Maboque Consulting Lda. Maboque Consulting Lda. BRAZILIAN BUSINESS SCHOOL MODULO: GESTAO DE CONHECIMENTO E PROJECT OFFICE TRABALHO: IMPLANTACAO DE UM PMO EM LISARB GRUPO: MABOQUE CONSULTING INC EUNICE ISABEL NUNDA GILBERTO JESUS

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS AS DEZ PRÁTICAS PARA O SUCESSO NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Carlos Magno da Silva Xavier (Doutor, PMP) magno@beware.com.br 2016 2 O QUE É MAIS IMPORTANTE NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS, PROGRAMAS E PORTFÓLIO?

Leia mais

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério

EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD. Roberto Valério EFICIÊNCIA OPORTUNIDADES NO EAD Roberto Valério Gestão da Eficiência Modelo de Gestão de Rede Etapas de Análise, Planejamento e Desenvolvimento da Rede de Polos 1 2 3 4 Análise e Identificação de Oportunidades:

Leia mais

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18

Gestão Negócios OBJETIVO NESTA AULA. Gestão eficaz - Aula 18 eficaz - Aula 18 Utilizar os diferentes conhecimentos adquiridos até aqui em de para planejar e implantar um modelo de gestão eficaz. OBJETIVO NESTA AULA Conhecimento científico A universidade que queremos

Leia mais

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada.

WEBINAR. Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos. Profa. Renata Wada. WEBINAR Curso: Gestão por Processos (BPM) Tema: Operacionalizando as culturas de Compliance através dos processos Profa. Renata Wada BIOGRAFIA Pós Graduada em Investigação de Fraudes e Forense Computacional.

Leia mais

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016

INTRODUÇÃO GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ 15/03/2016 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETO Gerência de Projetos Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 INTRODUÇÃO Após a década de 80, as empresas

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL Alinhamento Estratégico é um conceito da Administração que se fundamenta no princípio de que um determinado número de pessoas funciona melhor quando funciona como

Leia mais

Modelo SENAI de Prospecção

Modelo SENAI de Prospecção Modelo SENAI de Prospecção Prospectiva Organizacional São Paulo, 20/3/17 UNIEPRO/DIRET Modelo SENAI de Prospecção Justificativa É longo o ciclo entre captar a demanda, transformar em desenho curricular,

Leia mais

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro

Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento. Kleber A. Ribeiro Projeto Físico e Lógico de Redes de Processamento Kleber A. Ribeiro Um pouco sobre o PMI PMI - Project Management Institute PMI Instituição internacional sem fins lucrativos criada em 1969 Desenvolve normas,

Leia mais

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula

Gestão de Projetos Mestrado UFRGS. Istefani Carísio de Paula Gestão de Projetos Mestrado UFRGS Istefani Carísio de Paula Programa 07/03 - Conceitos, definições e método de GP 14/03 Gestão de Portfólio 21/03-Iniciação e Planejamento do projeto 28/03 Planejamento

Leia mais

6. Considerações finais

6. Considerações finais 74 6. Considerações finais Esse trabalho propôs-se a responder a seguinte questão: de que maneira o Método do Quadro Lógico pode ser favorecido pelo emprego do Guia PMBOK na Gestão de Projetos de Desenvolvimento?

Leia mais

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL. Estudo de Caso PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA NO VITÓRIA APART HOSPITAL Estudo de Caso Sobre o Vitória Apart Hospital Institucional Desde a sua fundação, em 2001, o Vitória Apart Hospital atua com o objetivo de

Leia mais