Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h"

Transcrição

1 Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais com know-how em gerenciamento de projetos para o sucesso de seus negócios. Com isso, a demanda no mercado por esse perfil profissional cresce a cada dia, ganhando projeção no país. Aprenda ferramentas e técnicas essenciais para um gerenciamento de projetos eficaz, de forma prática e objetiva. As nossas aulas são ministradas em um ambiente lúdico que estimula a absorção do conhecimento. Na Projectlab, você aprende se divertindo!

2 Parabéns a Projectlab pela empresa e equipe! Que excelência de qualidade, nível de profissionalismo e organização! Gostaria de continuar junto com a Projectlab na minha caminhada profissional, em especial na expansão do conhecimento na área de Gerenciamento de Projetos. Carlos Affonso Ribeiro Este treinamento é baseado no Guia PMBOK COMPETÊNCIAS TÉCNICAS (Project Management Body of Knowledge), Nível intermediário padrão internacional do PMI (Project DURAÇÃO: Management Institute). São 47 processos, com 40h PRESENCIAL: técnicas e ferramentas para auxiliar o gerente Turmas Abertas e In Company. de projetos a ter sucesso em sua profissão. Nosso desafio é tornar o PMBOK PDUs: vivo em sala 40 para PMP e 7 para PMI-RMP de aula, mostrando sua aplicabilidade na vida ACTIVITY ID do PMI: real. GP-40H Se você já atua com projetos e deseja prestar os exames para Certificação PMP, este treinamento é imprescindível para um conhecimento aprofundado de todos os processos do Guia PMBOK. Público Alvo Gerentes de projetos, equipe e demais profissionais envolvidos direto ou indiretamente com projetos. Para aqueles que desejam um conhecimento aprofundado em gerenciamento de projetos e/ou ter a base conceitual do Guia PMBOK para prestar os exames do PMI. Metodologia de ensino Conceitual expositivo, RPG (Role Playing Game), vídeos Ilustrativos, estudo de caso. O aluno irá desenvolver as atividades relativas ao dia-a-dia do Gerente de Projetos, tais como: Criar o Project Charter; gerar uma EAP; fazer um Diagrama de Rede; desenvolver o Plano do Projeto, que inclui fazer o Orçamento, o Registro de Riscos, o Plano de Resposta aos Riscos, o Cronograma, entre outros. Iniciar, Planejar, Executar, Monitorar e Controlar, e Encerrar o projeto simulado. Fará uma reunião de encerramento do projeto com a equipe para o registro das lições aprendidas e um debriefing sobre a sua experiência e aplicabilidade no seu dia-a-dia. Material didático Apostila Projectlab em formato digital com slides das apresentações; Mapa de Processos do Guia PMBOK e exercícios. PMBOK é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc.

3 Guia PMBOK 5ª edição ( Português ) Referência profissional, material indispensável para quem deseja seguir uma carreira de Gerente de Projetos e se certificar PMP. Parabenizo a Projectlab e ao instrutor Carlos Henrique pela qualidade do curso. Você é realmente um mestre diferenciado em Gerenciamento de Projetos. Seus conhecimentos sólidos sobre cada aspecto deste tema, e de outros correlatos a este, realmente impressionam. Mas não só isto, é bom ver a forma apaixonada com que você se relaciona com Gerenciamento de Projetos e o espaço que isto ocupa em sua vida. Te ver falando sobre o tema corroborou que é isto o que eu quero para mim e para o futuro. Sou muito agradecido! Falo de você e das coisas que vi no curso de forma tão empolgada, que minha esposa decidiu fazer também a capacitação na Projectlab. Fabrício da Costa Silva Ementa Apresentação do PMI, com uma explanação sobre o Guia PMBOK 5ª edição. Estudo dos conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Uma visão sobre as organizações e os projetos. Ética e responsabilidade profissional no gerenciamento de projetos. Detalhamento do gerenciamento de integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas, percorrendo o ciclo de vida completo do projeto (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento) e todos os processos de gerenciamento de projetos. Estudo das técnicas e ferramentas de cada processo que ajudam assegurar que os objetivos, prazos e orçamentos dos projetos sejam cumpridos. Elaboração de planos e dos principais documentos de gerenciamento de projetos - termo de abertura de projeto, declaração de escopo, estrutura analítica de projeto (EAP), diagrama de rede, cronograma, orçamento, registro de riscos, registro das partes interessadas, relatório de lições aprendidas, dentre outros. Conteúdo Programático Conhecendo o PMI - A Instituição - Os padrões profissionais - Certificações e publicações - O PMI no Brasil - A certificação PMP Conhecendo o Guia PMBOK 5ª Edição - O guia do conhecimento em gerenciamento de projetos - A estrutura do guia Conceitos básicos do gerenciamento de projetos - O que é um projeto? - A definição de projeto PMP, PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

4 - Características de um projeto - O que é um programa? - O que é um portfólio? - Subprojetos - atividades - Contexto do gerenciamento de projetos - O que é gerenciamento de projetos? - O que é um Project Management Office - PMO? - Operação versus gerenciamento de projetos - Partes interessadas (stakeholders) Atividade: Exercícios As dinâmicas ajudam a entrosar a turma e o stress gerado pelo tempo, salienta os erros e essa experiência aprofunda os conhecimentos, assim como ocorre na vida real. Alexandre Lima A organização e os projetos - Valor do negócio - O ciclo do negócio - Estrutura organizacional - Escritório de Projetos (Project Management Office - PMO) - Governança - Sistema de gerenciamento de projetos - O ciclo de vida do projeto - O ciclo de vida do produto - Sucesso em projetos O gerente de projetos - Ética e responsabilidade profissional Os processos de gerenciamento de projetos - O que é um processo de gerenciamento de projetos? - Gerenciamento de projetos versus processo - Grupo de processos Atividade: Dinâmica de grupo As áreas de conhecimento e processos de gerenciamento de projetos - Visão geral das áreas de conhecimentos - Os processos de gerenciamento de projetos Aplicando as boas práticas de gerenciamento de projetos - O significado de "boas práticas" - Para um projeto ser bem sucedido - Principais causas de fracasso em projetos PMP, PMBOK são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

5 Iniciação - Origens de um projeto - Os principais fatos - Desenvolver o termo de abertura do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo - Origens de um projeto. - Identificar as partes interessadas: Atividades: Vídeo ilustrativo - Designação do GP e restrições. Jogo de projeto: Cenário, termo de abertura e registro das partes interessadas. Planejamento O treinamento foi muito importante, pois expandiu minha visão sobre Gerenciamento de Projetos. Fábio Rodrigues Barboza - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto - Planejar o gerenciamento do escopo - Coletar os requisitos Atividade: Jogo de projeto - Requisitos - Definir o escopo Atividade: Vídeo ilustrativo - Recursos e visão diretiva - Criar a Estrutura Analítica do Projeto: - Planejar o gerenciamento do cronograma: - Definir as atividades Atividade em classe: Jogo de projeto- EAP com atividades - Sequenciar as atividades - Estimar os recursos das atividades - Estimar as durações das atividades - Desenvolver o cronograma Atividades: Vídeos ilustrativos - Estimativa de duração das atividades; Crashing. Jogo de projeto: Diagrama de rede - Planejar o gerenciamento dos custos - Estimar os custos - Determinar o orçamento - Planejar o gerenciamento da qualidade Atividade: Dinâmica de grupo - Planejar o gerenciamento dos recursos humanos - Planejar o gerenciamento das comunicações - Planejar o gerenciamento dos riscos - Identificar os riscos - Realizar a análise qualitativa dos riscos - Realizar a análise quantitativa dos riscos - Planejar as respostas aos riscos

6 - Planejar o gerenciamento das aquisições - Planejar o gerenciamento das partes interessadas Atividade: Jogo de projeto - Finalizar o plano do projeto Execução - Orientar e gerenciar a execução do projeto - Realizar a garantia da qualidade - Mobilizar a equipe do projeto - Desenvolver a equipe do projeto A estrutura e a organização do curso são excelentes. O instrutor é muito bom e soube motivar a turma. Rodrigo de Mattos Fernandes Atividade:Vídeos ilustrativos: Equipes de alto desempenho; Sexta e segunda. - Gerenciar a equipe do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo - Resolução de conflitos - Gerenciar as comunicações - Conduzir as aquisições - Gerenciar o engajamento das partes interessadas Eficiente, prático e objetivo. Valeu o investimento! Maugham Basso Monitoramento e controle - Monitorar e controlar o trabalho do projeto Atividade: Vídeo ilustrativo: Recorrer ao sponsor - Realizar o controle integrado de mudanças - Validar o escopo - Controlar o escopo - Controlar o cronograma - Controlar os custos - Controlar a qualidade - Controlar as comunicações - Controlar os riscos Atividade: Vídeo ilustrativo - Plano de contorno - Controlar as aquisições - Controlar o engajamento das partes interessadas Atividade: Jogo de projeto - Execução e controle Encerramento - Encerrar o projeto ou a fase Atividade: Vídeo ilustrativo: Verificação do escopo e encerramento - Encerrar as aquisições Atividade: Jogo de projeto - Reunião de encerramento; Debriefing.

7 Distribuição das PDUs Técnica Liderança Estratégia Total PMP/PgMP PMI-ACP PMI-SP A estrutura e a organização do curso são excelentes. O instrutor é muito bom e soube motivar a turma. Rodrigo de Mattos Fernandes PMI-RMP PfMP PMI-PBA Eficiente, prático e objetivo. Valeu o investimento! Maugham Basso

Ficha técnica do curso

Ficha técnica do curso Gerenciamento de Projetos Teoria e Prática 40h Domine os conhecimentos em gerenciamento de projetos e esteja um passo a frente no mercado. Cada vez mais, as empresas reconhecem a importância de profissionais

Leia mais

Certificação Profissional PMP

Certificação Profissional PMP Certificação Profissional PMP O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo na MEDIDA CERTA para você O Combo PMP 64h é composto pelos cursos Gerenciamento de Projetos - Teoria e Prática 40h + PMP

Leia mais

Certificação Profissional PMP

Certificação Profissional PMP Certificação Profissional PMP O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo na MEDIDA CERTA para você O Combo PMP 64h é composto pelos cursos Gerenciamento de Projetos - Teoria e Prática 40h + PMP

Leia mais

Gestão Ágil de Projetos

Gestão Ágil de Projetos Gestão Ágil de Projetos Certificações Ágeis de Base Conheça os fundamentos do mundo ágil, suas técnicas e métodos e ainda prepare-se para os exames das várias certificações de base. Cada vez mais, as empresas

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project 2016 para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado

40h. Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP. Gerenciamento de Projetos - Avançado Domine as melhores práticas de gestão de projetos do Guia PMBOK e dê um passo rumo à Certificação PMP Neste curso você aprimora suas técnicas de gestão de projetos ao mesmo tempo em que forma a base de

Leia mais

Atualização do PMBOK 6ª Edição

Atualização do PMBOK 6ª Edição 1º Congresso Internacional de Gestão da Amazônia Realização: Atualização do PMBOK 6ª Edição MSc. Nilson Junior, PMP O que é o PMI e PMBOK? PMI (Project Management Institute) - Fundado em 1969 e com sede

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos

Sem fronteiras para o conhecimento. MS Project para Gerenciamento de Projetos 1 Sem fronteiras para o conhecimento MS Project para Gerenciamento de Projetos 2 MS Project para Gerenciamento de Projetos Em projetos, planejamento e gerenciamento são as palavras chaves para o sucesso.

Leia mais

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado.

Agenda. Projeto Projeto Manhattan. Considerado o 1º projeto com gerenciamento estruturado. Agenda CONCEITOS DE GESTÃO DE PROJETOS - PMBOK 1 2 Objetivo Projeto OBJETIVO DA APRESENTAÇÃO o Introduzir os conceitos de gestão de projetos, baseando-se na metodologia do PMBOK (Project Management Body

Leia mais

CCPM e PMBOK, uma visão integrada

CCPM e PMBOK, uma visão integrada 11 th International Conference of the TOC Practitioners Alliance - TOCPA www.tocpractice.com March 14-15, 2014 Sao Paulo, Brazil CCPM e PMBOK, uma visão integrada Paulo Roberto Chakour, Goldratt Associados

Leia mais

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI CURSO DE PREPARAÇÃO PARA A CERTIFICAÇÃO PMP DO PMI Carga horária: 40 horas OBJETIVO O Curso tem por objetivo preparar profissionais de gerenciamento de projetos para realizar o exame de certificação Project

Leia mais

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu

VISÃO GERAL DO PMBOK. Profª Andrea Padovan Jubileu VISÃO GERAL DO PMBOK Profª Andrea Padovan Jubileu Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos (PMBOK Guide) Gestão de Projetos Ger. de Integração do Projeto Ger. do Escopo do Projeto Ger. de Tempo do Projeto

Leia mais

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Disciplina: GERENCIAMENTO DE PROJETOS Contextualização No início dos anos 1960, o Gerenciamento de Projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO PMP E CAPM DO PMI

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO PMP E CAPM DO PMI CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS PREPARAÇÃO PARA OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO PMP E CAPM DO PMI OBJETIVO Carga horária: 44 horas O Curso tem por objetivo a formação de gerentes de projetos

Leia mais

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho

Entender o que é um projeto. Como são gerenciados. Vale a pena investir nesta área? Tenho dúvidas? QUERO MEU BÔNUS. Como está o mercado de trabalho Entender o que é um projeto Como são gerenciados Como está o mercado de trabalho Vale a pena investir nesta área? Como posso começar ou me preparar para entrar na área de projetos QUERO MEU BÔNUS Tenho

Leia mais

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos

16h. Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Gerenciamento de Projetos - Fundamentos Um curso de Gestão de Projetos dinâmico e multidisciplinar, para quem está iniciando na área. Aqui você aprende de forma totalmente prática como planejar, executar e controlar projetos de acordo com as

Leia mais

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS: UMA VISÃO DO PMBOK 5ª EDIÇÃO Bruno O Neil da Silva, Esp. 1 Kilmer Pereira Boente, Esp. 2 Renata Miranda Pires Boente, MSc. 3 Resumo: Como as empresas

Leia mais

Gerenciamento de Riscos na Prática 16h

Gerenciamento de Riscos na Prática 16h Gerenciamento de Riscos na Prática 16h Você sabia que os gerentes de projetos devem ter um plano definido para quase tudo que poderia dar errado em seus projetos? Aprenda na prática ferramentas e técnicas

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Gestão de Projetos Projeto: esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Singularidade, Temporariedade, Incerteza, Elaboração Progressiva, Recursos limitados, Interdisciplinaridade,

Leia mais

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0

PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 PMP é uma marca registrada do Project Management Institute, Inc. Curso Preparatório para Certificação PMP Trabalho Pré- Curso V1.0 BRASÍLIA, NOVEMBRO DE 2014 Sumário 1 A PlanoPro2... 3 2 Objetivo do Pré-

Leia mais

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores

Tecnologia em rede de computadores. Aula 01 Projeto de redes de computadores Tecnologia em rede de computadores Aula 01 Projeto de redes de computadores Apresentação da disciplina Carga Horária: 60Hs Pré-Requisitos(s): Não há Ementa da Disciplina: Metodologia de Projeto de Redes

Leia mais

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto

Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto Capitulo 8: Desenvolver o Plano de Projeto PMBOK GUIDE Project Management Body of Knowledge Iniciação 5.1 Grupo de Processos de Planejamento Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto (4.3) Planejamento

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO DO CURSO O mercado de trabalho apresenta um contexto no qual a necessidade de resultados com prazos, custos e qualidade adequados é maior a cada dia. E, no

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO A gestão eficiente de projetos é essencial para a sobrevivência das empresas em um cenário de competição global, avanços tecnológicos, clientes mais exigentes

Leia mais

Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo

Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo Descomplicando a Gestão de Projetos Apresentação na Câmara Brasil Alemanha São Paulo 05.04.2017 Agenda Introdução Contexto Conceitos Implicações Práticas Conclusões 2 Currículo Eng - MSc Eng Dr ADM Experiência

Leia mais

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas

Treinamentos EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 20 Horas EMENTA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 20 Horas OBJETIVO O treinamento tem como objetivo capacitar os envolvidos em gerenciamento de projetos a aplicar, de forma prática e imediata, os conceitos e boas práticas

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 3 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROF.: KAIO DUTRA O que é um Projeto? Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Leia mais

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide

Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Gestão de Projetos: Práticas PMBoK Guide Autor & Coordenador da Nova Proposta Prof. Dr. Edson Coutinho da Silva Departamento de Administração O Curso O curso de pós-graduação

Leia mais

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos

PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos PMBOK : Uma fonte de diretrizes no gerenciamento de projetos Luciana Paiva Campos de Melo André Luiz Albuquerque da Silva Oliveira Rogério oliveira da Silva Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK ) Quarta Edição

UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK ) Quarta Edição UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK ) Quarta Edição Project Management Institute UM GUIA DO CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GUIA PMBOK ) Quarta Edição NOTA As

Leia mais

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS Ao concluir o MBA em Gerenciamento de Projetos você será capaz de gerenciar e atuar em projetos de qualquer natureza e nível de complexidade, em qualquer segmento de mercado.

Leia mais

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo

Gestão de Projetos. Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gestão de Projetos Gerenciamento da Integração Gerenciamento do Escopo Gerenciamento da Integração 1. Gerenciamento da Integração e seus objetivos. 2. Desenvolver o termo de abertura. 3. Desenvolver o

Leia mais

Formação em Gerenciamento de Projetos

Formação em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos em Gerenciamento de Projetos A perspectiva de uma carreira promissora em gerenciamento de projetos é muito evidente. Alex Brasil Conheça os 3 cursos de Gestão de Projetos da

Leia mais

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição

Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Atualização Guia PMBOK 5ª Edição Adilson Pize PMP, CBPP, CSM, ITIL Foundations 5ª Edição 47 processos Mais do que contar com um maior número de processos, a nova versão do Guia PMBOK vem com uma nova organização

Leia mais

Série Executiva. em Gestão: Projetos

Série Executiva. em Gestão: Projetos Série Executiva em Gestão: Projetos SÉRIE EXECUTIVA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. JOSÉ ÂNGELO SANTOS DO VALLE MSc. Universidade Federal Fluminense 2. OBJETIVOS DO

Leia mais

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos

Gerência do Escopo. Gestão de Projetos Gerência do Escopo Gestão de Projetos Estrutura da Gerência de Projetos PMBOK Estrutura Básica Estrutura da Gerência Integração (Coordenação) Custo (Orçamento) Comunicação (Informações) Escopo (Requisitos)

Leia mais

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS

GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO PROF. BARBARA TALAMINI VILLAS BÔAS 9 ÁREAS DE CONHECIMENTO DE GP / PMBOK / PMI DEFINIÇÃO O Gerenciamento de Integração do Projeto envolve os processos necessários para assegurar

Leia mais

Gerenciamento de Projetos - Avançado

Gerenciamento de Projetos - Avançado CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Gerenciamento de Projetos - Avançado Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI).

A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). A Clarify foi avaliada e aprovada como fornecedora de treinamento em gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute (PMI). Com o acompanhamento pós-curso você terá uma aplicação mais eficiente

Leia mais

Disciplina de Engenharia de Software

Disciplina de Engenharia de Software Disciplina de Engenharia de Software Windson Viana de Carvalho Rute Nogueira Pinto [windson,rute]@lia.ufc.br Mestrado em Ciência da Computação UFC Produzido em 19/07/2004 Alterado em 23/10/2006 por Rossana

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Vitória,1729 Jucutuquara Vitória ES. Tel:(27) DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS PLANO DE TREINAMENTO Curso: Cursos de Desenvolvimento de Servidores : Gerenciamento de Projetos Módulo I Método de treinamento:

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Gestão de Projetos. Baseado no PMBOK INTRODUÇÃO

Gestão de Projetos. Baseado no PMBOK INTRODUÇÃO Gestão de Projetos Baseado no PMBOK INTRODUÇÃO O cliente é o motivo da existência de um projeto. Ele é a pessoa mais importante do projeto. Características de um projeto Circunstâncias únicas específicas

Leia mais

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto

Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Tema 01 Conceitos sobre gerenciamento de tempo e projeto Objetivos da Aula Compreender a importância do tempo nos projetos. Revisar conceitos. Compreender o que deve ser considerado na elaboração de um

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos

Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Tema Gestão da Integração de Projetos Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Administração Pública e Gerência de Cidades Modelos de Gestão e Gestão por Projetos Gestão da Integração de Projetos

Leia mais

INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR

INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR INTEGRAÇÃO DA TEORIA DE GESTÃO DE PROJETOS COM A PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR Daniel Antonio Kapper Fabricio ¹; Lurdes Perinazzo 2 ¹ Doutorando, Professor EBTT Engenharia de Produção Instituto Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP. Elaboração e Análise UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Economia Empresarial e Controladoria Elaboração e Análise de Projetos Profa. Dra.Luciana

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos Coordenação: Prof. André Valle, Doutor Código SIGA: TMBAGPJ*12/01 Currículo: TMBAGPJ*12_01-1 1 JUSTIFICATIVA Em países emergentes como o Brasil, existe uma grande demanda a nível nacional por cursos de

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais. CSE Introdução à Gestão de Projetos Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F. Perondi 11.07.2011 PMBOK 1. Grupo de processos de inicialização 2. Grupo de processos de planejamento 3. Grupo

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I

GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I GESTÃO DE PROJETOS D I S C U S S ÃO B AS E A D A N O P M I DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único. (Project Management Institute

Leia mais

COMPARATIVO DO GUIA DE GESTÃO DE PROJETOS PMBOK 2017 X Prof. João Carlos Boyadjian, PMP,MBA,MSc

COMPARATIVO DO GUIA DE GESTÃO DE PROJETOS PMBOK 2017 X Prof. João Carlos Boyadjian, PMP,MBA,MSc COMPARATIVO DO GUIA DE GESTÃO DE PROJETOS PMBOK 2017 X 2013 Prof. João Carlos Boyadjian, PMP,MBA,MSc Prof. João Carlos Boyadjian, MBA, PMP, MSc Foi fundador do PMI -SP e diretor por duas gestões como Diretorias

Leia mais

GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL

GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO GERAL Dr. rer. nat. Christiane Gresse von Wangenheim, PMP Objetivo de aprendizagem desta aula Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Motivar a necessidade do gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Análise de Negócios para Gerenciamento de Projetos, e a nova certificação PMI-PBA. Rodrigo Neves, MSc, PMP

Análise de Negócios para Gerenciamento de Projetos, e a nova certificação PMI-PBA. Rodrigo Neves, MSc, PMP Análise de Negócios para Gerenciamento de Projetos, e a nova certificação PMI-PBA Rodrigo Neves, MSc, PMP rbneves@rbnconsultoria.com.br 1 Apresentação Palestrante: Rodrigo Neves Engenheiro Civil pela UFMG;

Leia mais

Planejamento e Gestão de Projetos

Planejamento e Gestão de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Planejamento e Gestão de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Newman Serrano, PMP Visão geral da disciplina Outubro/2007

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Especialista em Lean Manufacturing 2 Seja um Especialista Lean Manufacturing O pacote de Formação de Especialista em Lean Manufacturing une a filosofia

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Objetivos. Público Alvo

Objetivos. Público Alvo Objetivos Desenvolver competências de gestão do fator humano na liderança de projetos. Compreender a natureza estratégica da gestão de mudanças a fim de reduzir antagonismos e ampliar o engajamento para

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: GERÊNCIA DE

Leia mais

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão

Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão Guia do Conhecimento em de Projetos (Guia PMBOK ) Sexta edição Errata 3a Impressão OBSERVAÇÃO: Esta errata pertence apenas às primeira e segunda impressões do Guia PMBOK - Sexta edição. Para confirmar

Leia mais

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP.

40h. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! Master PMP. Mais de 300 profissionais certificados em 2015! A Clarify é um provedor de serviços educacionais homologado pelo PMI Carga-horária: 40h Curso preparatório Adequado às novas regras da prova Orientações

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos O Guia PMBOK e as áreas do Gerenciamento de Projetos Prof. Robson Almeida PMI e PMBOK PMI: Project Management Institute Entidades sem fim lucrativo Congrega profissionais de gestão

Leia mais

Introdução à Gerência de Projetos

Introdução à Gerência de Projetos Gerência de Projetos Introdução à Gerência de Projetos Última atualização em abril de 2008 O que é um projeto? Organizações executam trabalho O trabalho envolve operações (programas) e/ou projetos Características

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 02 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz

Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz Gerenciando Obras de Engenharia de Forma Eficaz 08/07/15 Vinícius Bravim, MBA, PMP Palestrante Vinícius Bravim, MBA, PMP Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado PMP (Project Management

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h. Carga horária: 600 Horas MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS INSCRIÇÕES ABERTAS: Dias e horários das aulas: Segundas e Terças-feiras, das 19h às 23h Carga horária: 600 Horas Duração do curso: 24 meses *As informações podem sofrer

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MODELO ÊNFASE MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL: ÊNFASE PROJETOS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016

Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 Principais Aspectos e Benefícios IE - Palestra - 19/04/2016 1 Cenário Mundial Atual Alinhamento Estratégico, Portfólio e PMO Maturidade em Gerenciamento de Projetos Definições Competências Estruturas Organizacionais

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto

Gerenciamento do Escopo do Projeto Gerenciamento do Escopo do Projeto Ricardo Yugue Farmacêutico, MSc, MBA e PMP 2009-2018 Yugue Assessores Todos os direitos reservados Problemas que ocorrem com mais frequência nos projetos da organização

Leia mais

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de

MME - Assistente Financeiro Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta. a) No projeto, a data de FCC - 2011 - TRT-24 - Técnico Judiciário Segundo Schaffer Prochonw, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6171 - Project 2013 Plano de Aula 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica 1. Introdução ao

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos ÁREAS DE CONHECIMENTO Nós já sabemos que o Guia PMBOK é dividido em 10 áreas do conhecimento relacionadas ao

Leia mais

Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Ciclo de Vida e Organização do Projeto Ciclo de Vida e Organização do Projeto Todo o projeto pode ser subdividido em determinadas fases de desenvolvimento. Esta subdivisão permite um melhor controle total de recursos gastos. O ciclo de vida

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP). Departamento de Engenharia de Produção Professora na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção Coordenadora

Leia mais

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula

Plano de Aula - Project cód Horas/Aula Plano de Aula - Project 2013 - cód. 6171 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Project 2013 e Caopitulo 2 - As Funções Administrativas Segundo a Administração Científica Aula 2 Continuação do

Leia mais

PROGRAMA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS e preparação para os Exames de Certificação PMP e CAPM do PMI (64 Horas)

PROGRAMA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS e preparação para os Exames de Certificação PMP e CAPM do PMI (64 Horas) PROGRAMA CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS e preparação para os Exames de Certificação PMP e CAPM do PMI (64 Horas) O Curso preparado tem por objetivo apresentar conceitos de Gerenciamento

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo

Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo Programa de Certificação PMP Rita Mulcahy Online ao Vivo O preparatório que mais aprova no Brasil e no mundo agora também ONLINE AO VIVO! Indicado para quem domina completamente o Guia PMBOK, fez um curso

Leia mais

3) Grupos de Processos

3) Grupos de Processos 3) Grupos de Processos Iniciação: definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente, obtendo-se autorização para tal. Planejamento: estabelecer o escopo total, definem e refinam os objetivos

Leia mais

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional)

Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) Mestre em ciência e tecnologia nuclear pelo CDTN (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear), Certificada PMP (Project Management Professional) pelo PMI desde 2005, membro do PMI (Project Management

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 2 Gerenciamento da Integração. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Criação do Termo de Abertura Ciclo padrão de planejamento e Integração do Plano de Projeto. Controle e Monitoramento do Projeto

Leia mais

Novidades no Guia PMBOK 6ª edição - Atualizado

Novidades no Guia PMBOK 6ª edição - Atualizado Novidades no Guia PMBOK 6ª edição - Atualizado Autor : Mauro Sotille Data : 30 de julho de 2017 A publicação do Project Management Body of Knowledge (Guia PMBOK ) 6ª edição pelo Project Management Institute

Leia mais

PLANO DO PROJETO. Lista de Distribuição: Cópia: Alunos do grupo 1. PROJETO DE. (Coloque aqui o nome do Projeto)

PLANO DO PROJETO. Lista de Distribuição: Cópia: Alunos do grupo 1. PROJETO DE. (Coloque aqui o nome do Projeto) Pag. 1(16) Cópia: Lista de Distribuição: Alunos do grupo 1. PROJETO DE (Coloque aqui o nome do Projeto) 1.1 Resumo (Coloque aqui um breve resumo do que é o projeto a ser desenvolvido) Gerente do Projeto:

Leia mais

Ficha da Unidade Curricular (UC)

Ficha da Unidade Curricular (UC) Impressão em: 04-01-2013 15:00:06 Ficha da Unidade Curricular (UC) 1. Identificação Unidade Orgânica : Escola Superior de Tecnologia e Gestão Curso : [MEI-CM] Engenharia Informática - Computação Móvel

Leia mais