Nota Fiscal de Estorno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nota Fiscal de Estorno"

Transcrição

1 Nota Fiscal de Estorno Ao tentar realizar o cancelamento de uma nota fiscal de venda ou transferência entre filiais, em casos que o prazo de cancelamento estipulado pela SEFAZ tenha expirado, o sistema gerará uma nota de estorno, quem tem por objetivo declarar que a mercadoria está no local de origem. Critérios de Funcionamento Natureza de Operação Já estará presente na empresa a natureza de operação "999 - Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal (E)", sendo assim, não será necessário que o usuário cadastre uma nova natureza de operação. Além disso, ela não será apresentada nas demais rotinas, é de uso exclusivo da geração da nota de estorno. Parâmetros Será necessário configurar alguns parâmetros localizados em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-NF-e > Grupo "Estorno de NF-e". Parâmetros de estorno Finalidade de emissão da NF-e": definir a finalidade da NF-e de estorno, esta informação será enviada na TAG "finnfe" do XML da nota de estorno. NF-e de ajuste; Devolução de mercadoria. Série: deve ser selecionada a série que será utilizada para emitir a nota de estorno, neste campo somente estarão disponíveis as notas configuradas em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria, conforme campos a seguir: Disponível para NF-e: configurado como "Sim";

2 Numeração Automática: configurado como "Sim". Regras para CFOP de Estorno: mais informações sobre o cadastro podem ser consultadas clicando aqui; Regras para CST de Pis e Cofins de Estorno: mais informações sobre o cadastro podem ser consultadas clicando aqui. Para empresas tributadas pelo Simples Nacional, o sistema não validará as configurações de CST de PIS e CONFIS (Empresa > Dados da Empresa > Sistema de Tributação). Execução Se o tempo determinado pela SEFAZ para o cancelamento de nota fiscal autorizada já tiver expirado, ao tentar realizar o cancelamento o sistema informará ao usuário que o tempo expirou e que ele poderá realizar a emissão de uma nota de estorno. Esta operação deve ser realizada exclusivamente para notas fiscais de venda e nos casos em que a mercadoria ainda se encontra no estoque /depósito. Sugestão de geração de nota de estorno Se os parâmetros "Finalidade de emissão da NF-e" e "Série" estiverem configurados e todas as CFOPs da Nota Fiscal que está sendo estornada estiverem associadas a uma "CFOP para Estorno", a nota de estorno será gerada normalmente.

3 Nota de estorno gerada Caso os parâmetros "Finalidade de emissão da NF-e", "Série" e CFOPs e CST de PIS e COFINS de estorno não estejam configurados, será exibida a página "Dados para Emissão de NF-e de Estorno", que disponibilizará estas informações para que o usuário as configure, não sendo necessário acessar os parâmetros globais do sistema. Este recurso será exibido sempre que alguma dessas informações não estiver configurada.

4 Dados para emissão de NF-e de estorno Para empresas tributadas pelo Simples Nacional, o sistema não validará as configurações de CST de PIS e CONFIS (Empresa > Dados da Empresa > Sistema de Tributação). Somente será permitido "Prosseguir" após informar todos os dados solicitados,. Se o usuário selecionar a opção "Fechar" o sistema solicitará uma confirmação, caso confirme, será redirecionado para a pesquisa de NF-es. Nota Nas operações mencionadas abaixo não será possível emitir a nota fiscal de estorno: Nota Fiscal de Entrada ou Devolução de Venda/Compra; Nota Fiscal Complementar/Ajuste; Nota Substitutiva de Cupom Fiscal; Nota Fiscal com Serviço;

5 Nota fiscal de estorno; Nota fiscal já estornada; Nota fiscal já referenciada em algum documento (devolução, recusa, ou nota complementar/ajuste, por exemplo); Notas fiscais das operações de consignação mercantil: Remessa em Consignação, Devolução Física, Devolução Simbólica e Faturamento de Mercadorias em Consignação; Notas fiscais das operações de demonstração: Remessa em Demonstração, Devolução Física, Devolução Simbólica e Faturamento de Mercadorias em Demonstração; Notas fiscais de Entrada, Devolução de Compra ou Devolução de Venda que possui produtos com fator de conversão. Estorno de Estoque Após a NF-e de Estorno ser Autorizada, os itens da Nota Fiscal estornada devem ter seu estoque atualizado, portanto, o saldo dos produtos deve aumentar no Depósito selecionado na nota fiscal estornada de acordo com a quantidade do documento. Controle Serial Quando o produto da Nota Fiscal utilizar controle de serial, ou seja, estiver com o parâmetro "Exige Controle" marcado em seu cadastro, então o estorno deverá gerar um ajuste também no controle do serial. Ou seja, o saldo do serial vinculado ao produto da Nota Fiscal estornada deve aumentar. Lote Quando o produto da Nota Fiscal utilizar controle de lote, ou seja, estiver com o parâmetro "Controle de lote na compra e venda" marcado em seu cadastro, então o estorno também deverá ajustar o saldo do lote. Ou seja, o saldo do lote vinculado ao produto da Nota Fiscal estornada deve aumentar, deve retornar a quantidade dos produtos da Nota Fiscal estornada para o saldo a ser faturado e também o status do orçamento. Será atualizar a quantidade de produtos faturados, deduzindo a quantidade de produtos na Nota Fiscal que foi estornada e também a quantidade de produtos à faturar, acrescentando esta mesma quantidade; De acordo com a quantidade de produtos faturados, o status do orçamento deve ser atualizado: Quantidade de Produtos Entregues = 0, então o status deve ficar: "Não Faturado" Quantidade de Produtos Entregues > 0, porém < Quantidade de Produtos do Pedido: "Faturado Parcialmente" Pedido de Venda (Orçamento) Ao estornar uma nota gerada a partir de um pedido de venda (orçamento), as quantidades e status dos pedidos também serão estornados. Será atualizada a quantidade de produtos faturados. Estorno de Vales e Créditos Se a Nota Fiscal Estornada utilizou vales ou créditos, estes estarão disponíveis para uso novamente.

6 FATURAS A PAGAR E FATURAS A RECEBER Nos casos em que a nota gerar faturas, ao estorná-la as faturas geradas serão canceladas e poderão ser visualizadas ao acessar Adm. / Financeiro > Faturas a Pagar/Faturas a Receber > Relatórios > Faturas Excluídas. No motivo de exclusão será apresentado o número e série da nota fiscal de estorno. Faturas excluídas Excluir nota Fiscal de Entrada de Transferência Caso a Nota Fiscal Estornada seja uma Saída de Transferência entre Filiais, a Nota Fiscal de Entrada gerada automaticamente pelo sistema no momento da emissão da saída deverá ser excluída, não sendo mais apresentada para conferência em: Suprimentos > Estoque > Transferência > Conferência. Exclusão e Cancelamento de NF-e de Estorno Se a Nota Fiscal de Estorno for rejeitada pela SEFAZ, o usuário poderá excluir a nota através da aba "NF-e" quadro "Listagem", na coluna "Opções" > "Excluir NF-e". Ao efetivar a exclusão, o vínculo desta Nota Fiscal com o documento estornado será desfeito, possibilitando que o usuário possa realizar o processo de estorno novamente. Não será possível cancelar notas de estorno. Estorno de garantia nacional Caso a empresa trabalhe com Garantia Nacional e a Nota Fiscal Estornada tenha gerado uma Garantia então a mesma terá seu status atualizado, para que a mesma não possa mais ser utilizada nas operações de devolução, troca e assistência técnica. Estorno de vale presente seriado Se a Nota Fiscal Estornada for relacionada a venda de um Vale Presente Seriado e este ainda não foi utilizado, ou seja, não foi usado como forma de pagamento em nenhum documento, deve-se retornar os vales para o status "Disponível para Venda", não permitindo que sejam utilizados como pagamento em nenhuma venda (ERP, POS e Contingência). Se a Nota Fiscal Estornada for relacionada a uma venda que utilizou o Vale Presente Seriado como forma de pagamento, deve-se retornar o vale para o status "Vendido", permitindo que o mesmo seja reutilizado em outra venda (POS e Contingência).

7 VINCULAR NOTA Não será permitido vincular a Nota Fiscal estornada como um documento de origem em outras rotinas, como Nota Complementar/Ajuste, Devolução e Recusa. APRESENTAÇÃO NOS RELATÓRIOS A NF-e de Estorno deverá ser apresentada nos relatórios de faturamento com um sinal negativo, e deduzindo do total do relatório caso o parâmetro " Somar em relatórios" esteja marcado na Natureza de Operação da Nota Fiscal Estornada. Ou seja, se o documento de origem é deduzido do total do relatório, a NF-e de Estorno também deve ser deduzida. Os relatórios de Faturamento que não apresentam os documentos que não somam em relatórios também não deverão apresentar as Notas Fiscais de Estorno quando o parâmetro " Somar em relatórios" esteja desmarcado na Natureza de Operação da Nota Fiscal Estornada. Ou seja, se o documento de origem não é apresentado no relatório, então a NF-e de estorno também não deve ser apresentada. No relatório de Conferência de Caixa, a nota de estorno não será apresentada no Detalhamento das Vendas e nem considerada em nenhum totalizador por plano. Os relatórios de Faturamento respeitaram as regras acima, porém, os principais relatórios são: Faturamento > Relatórios > Movimento Diário; Faturamento > Relatórios > Faturamento por Período; Faturamento > Relatórios > Faturamento por Planos; Faturamento > Relatórios > Faturamento Vendedor; Faturamento > Relatórios > Faturamento Diário; Faturamento > Relatórios > Produtos/Serv. Vendidos. Nos relatórios: Movimento Diário e Faturamento por Período, a nota fiscal que foi estornada deverá ser apresentada como um informativo, No relatório Faturamento por Período, para as NF-es de Estorno, na coluna "Origem", apresentará o número da nota estonada.

8 Faturamento por período ESTORNO CONTÁBIL Neste caso, como a Nota Fiscal que está sendo estornada será mantida como ativa/autorizada, o lançamento contábil não deve ser cancelado, e sim estornado. Para isso, deverão ser gerados novos lançamentos contábeis vinculados a NF-e de Estorno, com os mesmos dados e valores da Nota Fiscal estornada.

9 SPED E SINTEGRA Tanto as Notas Fiscais de Estorno quanto as Notas Fiscais Estornadas, deverão ser enviadas normalmente para o SPED e Sintegra: A NF-e Estornada será enviada nos registros C100, C190 e demais registros filhos normalmente, com o Código da Situação do Documento (COD_SIT do Registro C100) relacionada a situação da NF-e na SEFAZ, ou seja, como 00 - Documento Regular. Com relação ao Sintegra, tanto a NF-e de Estorno quanto a NF-e Estornada deverão ser enviadas normalmente no Registro 50. LIVRO REGISTRO DE ENTRADA No campo Observação será apresentada a informação de que a nota foi estornada juntamente com o número. Livro registro de Entradas LIVRO REGISTRO DE APURAÇÃO DE ICMS E LIVRO REGISTRO DE APURAÇÃO DE IPI Os valores referente ao ICMS e IPI das notas de estorno estarão especificados na grupo de "Entradas" destes relatórios, porém o relatório não indicará que se trata da nota de estorno.

Natureza de Operação

Natureza de Operação Natureza de Operação Este recurso tem por objetivo cadastrar as naturezas de operação, onde poderão ser informadas diferentes nomenclaturas para definir as operações realizadas pela empresa, pois no momento

Leia mais

Entrada de Compras (Operação em Recusa)

Entrada de Compras (Operação em Recusa) Entrada de Compras (Operação em Recusa) A operação de recusa da nota de devolução deverá ocorrer na seguinte situação: Quando for realizada uma entrada de compras (Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras),

Leia mais

Remessa Em demonstração

Remessa Em demonstração Remessa Em demonstração Guia Passo a Passo Linx Microvix Remessa em Demonstração Atalhos Dados necessários: Cadastro de Série. Natureza de Operação Tabela de Preço. Depósito. Plano de pagamento Parametrização.

Leia mais

Vale-Trocas. Atalhos. Cupom CF-e NFC-e Item

Vale-Trocas. Atalhos. Cupom CF-e NFC-e Item Vale-Trocas Atalhos Cupom CF-e NFC-e Item Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS

GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/7 GUIA DO MÓDULO GESTÃO DE PEDIDOS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de Parâmetros (3024)... 2 3. Cadastro de Códigos de Cancelamento (3016)... 2 4.

Leia mais

Vale Compras e Trocas - Painel

Vale Compras e Trocas - Painel Vale Compras e Trocas - Painel Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento -

Leia mais

- Implementações e Melhorias

- Implementações e Melhorias NEW VERSION Versão 8.4 R15 Data de liberação 28/05/2018 A seguir serão apresentadas as funções implementadas no icompany expedidas neste pacote de atualização. - Implementações e Melhorias 1º Gravar observação

Leia mais

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos Informativo - 180.0 Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E109A9 Jéssica Pinheiro 01/04/2016 2/11 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Parâmetro para controle do saldo na geração de pedido de compra de venda

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária

CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Informações ao Usuário O Convênio ICMS 92, de 20 de agosto de 2015, instituiu em sua cláusula terceira o CEST (Código Especificador da Substituição

Leia mais

Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/ B13 1/10. Rental. Sumário

Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/ B13 1/10. Rental. Sumário Franciele Ehrhardt Hoffmann 02/07/2013 008.011.0035 B13 1/10 Rental Sumário 1. Objetivo... 2 2. Configurações Iniciais... 2 3. Definições e Funcionamento... 3 3.1. Contrato... 3 3.2. Itens... 5 3.3. Parcelas...

Leia mais

GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL

GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/5 GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Importação de Notas (6002)... 2 3. Livros de Entrada ICMS / IPI (6003)... 2 4. Livros de Saída

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações relacionadas a consignação. Como Consultar Movimentações? FC02 as Sistema: Futura Consignação Caminho: Consignação>Consulta Referência: FC02 Versão: 2016.03.14 Como Funciona: Esta tela é utilizada para consultar as movimentações

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/10 GUIA DO COMPRADOR Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Consulta de notas fiscais (1057)... 2 4. Cadastro de Produtos

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1 REA SSPlus 9.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (9.0) Autor: Controle de Qualidade Criado em 24/01/2017 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 9.0.40a REA SSPlus

Leia mais

Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros

Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros 1.1 Cadastro de Clientes No Cadastro de Clientes, localizado no menu Cadastros, foram realizadas algumas alterações com o objetivo de atender as informações

Leia mais

Controle de Estoque de Terceiros

Controle de Estoque de Terceiros Jéssica Pinheiro 05/04/2017 1/7 Controle de Estoque de Terceiros Sumário Introdução... 2 Configurações... 2 Validações... 4 Controle de vendas para entrega futura... 5 Jéssica Pinheiro 05/04/2017 2/7 1.

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Índice ERP Faturamento... 2 Cadastro de Filiais... 2 Cadastro de Produtos... 4 Digitação e Emissão de NF-e... 5 Validação do Cst Ipi X Cód. Enquadramento Ipi...

Leia mais

Tabela de Alterações. Antes de emitir NF-e simples remessa para vasilhames e engradados são necessários os procedimentos abaixo:

Tabela de Alterações. Antes de emitir NF-e simples remessa para vasilhames e engradados são necessários os procedimentos abaixo: Apresentação A NF-e de simples remessa já pode ser emitida para vasilhames e engradados no faturamento de pedidos de venda TV1, mediante parametrização. Para utilização desse processo deverá ser informado

Leia mais

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário

Manual Entrega Futura. 2 Requisitos. 1 Conceito. Sumário Manual Entrega Futura 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Plano de Contas 3.1.1 Duplicatas a Pagar 3.1.2 Faturamento Antecipado 3.1.3 Duplicatas a Receber 3.2 Natureza da Operação 3.2.1 Remessa

Leia mais

TOTVS Integrações com o Contas a Receber

TOTVS Integrações com o Contas a Receber TOTVS Integrações com o Contas a Receber 10/10/2012 Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 1.2 Fluxo de Integração Contabilidade Gerencial... 3 1.3 Lançamento Padrão...

Leia mais

TUTORIAL PARAMETRIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO NT- NF-E

TUTORIAL PARAMETRIZAÇÃO E CONFIGURAÇÃO NT- NF-E Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Atualizações Necessárias... 3 3. Cadastrar Enquadramento do IPI... 4 3.1 Cadastrar Enquadramento do IPI... 5 3.2 Vincular Tributação ao Produto...

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Últimas Implementações / Ajustes Notwin

Últimas Implementações / Ajustes Notwin (Versão 2010 r2y) Últimas Implementações / Ajustes Notwin Relatórios/ Notas Fiscais com numerações Inutilizadas Criado novo relatório contendo as Notas Fiscais que não foram utilizadas, mostrando o número

Leia mais

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno.

Para mais informações, verifique o manual Tela para De/Para de ICMS CST nas Devoluções/Retorno. Release 3.133 Resumo das alterações Gerais Livros Fiscais ERP-29782 SPED Fiscal SPED Fiscal - Geração dos Registros D510 e D590 1. De acordo com o entendimento do departamento fiscal da Ti9 a geração dos

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

- Implementações e Melhorias

- Implementações e Melhorias New Version Versão 8.4 R14 Data de liberação 28/04/2018 A seguir serão apresentadas as funções implementadas no icompany expedidas neste pacote de atualização. - Implementações e Melhorias 1º Visualização

Leia mais

Tipo de Movimento de Entrada e Saída

Tipo de Movimento de Entrada e Saída Tipo de Movimento de Entrada Procedimentos de Configuração, para Parametrizar o SISGEM com os Tipos de Movimentações. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15

Leia mais

Microvix ERP Build

Microvix ERP Build Microvix ERP - 2.0.25.03 - Build Controle do Documento Data da Release 05/04/2018 Produto Microvix ERP Versão 2.0.25.03 Implementações Liberadas 64020 - Arquivo remessa CNAB 400 - Bradesco Realizada correção

Leia mais

VENDA GARANTIDA. Módulo Estoque

VENDA GARANTIDA. Módulo Estoque Fernanda Klein Both 20/12/2013 1/8 VENDA GARANTIDA Módulo Estoque Sumário 1. Conceito... 2 2. Orçamento... 2 3. Pedido de Compra... 3 4. Lançamento de Nota Fiscal... 4 5. Consulta de Produtos... 5 6. Faturamento

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

Manual. Explicativo Controle de Estoque

Manual. Explicativo Controle de Estoque Manual Explicativo Controle de Estoque Bsoft Internetworks 2012 Sumário **Cadastro**... 3 *Almoxarifado*... 4 *Destino de Uso*... 5 *Solicitante*... 6 *Grupos e Subgrupos de Produtos*... 7 *Marcas de Produtos*...

Leia mais

B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 3 3 A 10 2 de 34 Novidades/Melhorias ERP Solution 1. Configuração para geração da informação de pessoa autorizada para obter XML da NF-e.... 4

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M DE N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 8 A 10 2 de 22 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 09.001 1. Visualização do detentor do imóvel na Consulta de Clientes....

Leia mais

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização..

Manual do Ticket. Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Copyright 2009. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização, preparação de ambiente e utilização.. Contents 2 Índice Corrente 1 Conta... 3 1 Parametrizações... 3 Objetivo... 3 Fluxo

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Manual Notas de Saída

Manual Notas de Saída Manual Notas de Saída 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Permissões 3.2 Configurar NF-e 3.3 Natureza de Operação 3.4 Cadastrar Série de Notas Fiscais 4 FUNCIONALIDADES 4.1 Emissão de NF Referente

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

CADA0222 Parametrização NF-e

CADA0222 Parametrização NF-e CADA0222 Parametrização NF-e O programa tem por objetivo a parametrização utilizada para a NF-e e NFS-e. A nota fiscal de serviço continua sendo impressa em formulário, portanto, o parâmetro Form.N.F.

Leia mais

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K.

É de suma importância para essas empresas que já estão ou estarão obrigadas, a entender o que é o Bloco K. Sistema: ERP Futura Server e Futura EFD O que é o Bloco K: A substituição do Livro Registro do Controle da Produção pelo Bloco K do Sped Fiscal, vem ocorrendo de forma sucessiva. O ajuste Sinief 25/2016

Leia mais

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Devolução de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Devolução de Venda Documentação - Joinville Apresentação Após a emissão de uma nota de saída, caso haja necessidade, é possível realizar a devolução da venda. Portanto, com intuito

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

Desoneração do ICMS na NF-e

Desoneração do ICMS na NF-e Desoneração do ICMS na NF-e Com o objetivo de ampliar a competitividade e o consumo de determinados produtos e também impulsionar o desenvolvimento de algumas regiões, o governo beneficia algumas operações

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO Abaixo constam as alterações referentes aversão do dia 03/05/2013:

ATUALIZAÇÃO DA VERSAO Abaixo constam as alterações referentes aversão do dia 03/05/2013: ATUALIZAÇÃO DA VERSAO 06.01.00 Abaixo constam as alterações referentes aversão 06.01.00 do dia 03/05/2013: ATENÇÃO: Versões intermediarias não são de atualização obrigatório para todos os clientes, apenas

Leia mais

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014 Neste bip Reajuste de Salário... 1 Reajustando o Salário Mínimo... 2 Novo Relatório Para Programação de Férias... 2 Rais Ano Base 2013... 2 Regras de Importação... 3 Códigos Contábeis X Regras de Contabilização...

Leia mais

Presscomp Sistemas de Gestão e Manutenção de micros Fones: , ,

Presscomp Sistemas de Gestão e Manutenção de micros Fones: , , Presscomp Sistemas de Gestão e Manutenção de micros Fones:3039.4004, 3559.4004, 3559.4618 E-mail: antonio@presscomp.com.br Comandos do Sistema: F3 limpa toda a linha indiferente onde esteja. F4 vai para

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2017.04.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Novo gerenciamento dos depósitos e centros de estoque. Nova janela de Necessidade

Leia mais

SMART CADASTRO DE EMPRESA

SMART CADASTRO DE EMPRESA SMART CADASTRO DE EMPRESA -> Cadastros/ Parâmetros/ Empresa O objetivo principal é cadastrar dados relacionados a Empresa (razão social da empresa, fantasia, alíquotas para cálculo de custos) conforme

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI

NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI NOVA CONFIGURAÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DO IPI Com o crescimento do uso do Siagri Agribusiness em empresas contribuintes do IPI e também devido aos tratamentos exigidos pelo EFD Fiscal (SPED Fiscal), tornou-se

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2016.06.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Recursos para quem utiliza o Novo Faturamento o Atualização da base de dados de

Leia mais

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.2C-04 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145

Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Como Utilizar Renegociação de Parcelas (Contas a Pagar)? FS145 Caminho: Contas a Pagar>Renegociação de Parcelas Referência: FS145 Versão: 2016.03.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada para renegociar

Leia mais

A3 Versão:

A3 Versão: A3 Versão: 2016.05.00 Este documento lista as alterações e as novas funcionalidades da versão, entre as quais se destaca: Recursos para quem utiliza o Novo Faturamento o Janela de Lucratividade Regramento

Leia mais

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO - - - - SPED s - Clique sobre os botões do lateral para acessar a página que desejar - Informações completas do produto e sua movimentação; - Possibilidade

Leia mais

Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário

Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário Manual Notas Fiscais Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Permissões de Acesso 3.2 Configurar NF-e 3.2.1 Aba Geral 3.2.2 Opções 3.3 Processador de Lotes 3.4 Natureza de Operação e Séries

Leia mais

Versão Final da Apostila de Novidades.

Versão Final da Apostila de Novidades. Versão Final da Apostila de Novidades. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS NOVA CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos, dentro do mesmo banco de

Leia mais

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto.

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro Dados Gerais deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais - Cadastro de Produtos No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais Código; Descrição; Referência; Classificação; Comprador; Unid. p/ venda;

Leia mais

Nota de Devolução Eletrônica

Nota de Devolução Eletrônica Nota de Devolução Eletrônica A Nota de Devolução Eletrônica é utilizada para efetuar devoluções ou trocas de mercadorias, quando passado o prazo de estorno de uma nota fiscal eletrônica ou simplesmente

Leia mais

Geração de Boletos e Arquivo CNAB

Geração de Boletos e Arquivo CNAB Geração de Boletos e Arquivo CNAB Sumário Geração de Boletos e Arquivo CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Regras Gerais:...

Leia mais

EasyClick Primeiros Passos. 1. Dados de cadastro:

EasyClick Primeiros Passos. 1. Dados de cadastro: Primeiros Passos 1. Dados de cadastro: O Primeiro passo a ser feito é verificar os dados de cadastro da sua empresa. Essas informações são muito importantes, especialmente se você pretende emitir documentos

Leia mais

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72

Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Como Criar um Pedido de Venda? - FS72 Sistema: Futura Server Caminho: Vendas>Pedido de Vendas Referência: FS72 Versão: 2017.11.20 Como funciona: A tela de Pedido de Vendas é uma das ferramentas mais importante

Leia mais

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS

GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/6 GUIA DO VENDEDOR DE PEÇAS Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Consulta de Preços (1103)... 2 3. Nota Fiscal (1076)... 2 4. Orçamento (1077)... 2 5. Ordem de Serviço

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO LEI DA TRANSPARÊNCIA

TUTORIAL PROCESSO LEI DA TRANSPARÊNCIA Sumário Apresentação... 1 1.Procedimentos iniciais... 2 2.Cadastrar Tributação... 3 3.Emitir Relatório e Etiqueta de Preço na rotina 2012... 4 4.Emitir Etiqueta Varejo na rotina 2035... 7 5.Emitir Cupom

Leia mais

Finalização Pré-Venda e DAV

Finalização Pré-Venda e DAV Finalização Pré-Venda e DAV Atalhos Pré-Venda DAV Seleção de Depósito Pagamento Finalização Após a geração dos documentos é possível finalizá-los para concretizar a venda. Para consultar as Pré-vendas

Leia mais

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2

2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 2013 GVDASA Sistemas Protocolo 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Nenhuma parte desta publicação

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização.

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. NEW VERSION Produto xpdv Versão 1.25 BD 1.22 Data 24/04/2018 A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. - Melhorias 1º Melhoria Relatório

Leia mais

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal local 1 / 15 Este programa tem como finalidade consultar NF's emitidas pela revenda ou recebidas de fornecedores. Serão exibidos todos os dados da NF: capa, produtos, serviços,

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade.

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade. Emissão Nota Fiscal Cadastro Numerações Primeiramente, para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica é necessário fazer o cadastro da série, do modelo e numeração. Para cadastrar uma numeração o usuário deverá

Leia mais

Pedido de Compra (Automático)

Pedido de Compra (Automático) Pedido de Compra (Automático) Este recurso do ERP sugere automaticamente os produtos e as quantidades a serem compradas. Para isso é necessário informar o critério de análise que o sistema deve fazer para

Leia mais

Controle de Financiamentos. Sumário

Controle de Financiamentos. Sumário Fernanda Klein Both 02/04/2013 008.011.0035 B13 1/8 Controle de Financiamentos Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastros... 2 2.1. Instituições Financeiras... 2 2.2. Conta Corrente... 2 2.3. Linhas de Crédito...

Leia mais

Contabilidade Rotinas Contábeis Importar Livro Detalhado

Contabilidade Rotinas Contábeis Importar Livro Detalhado 1.0 28/12/2015 1 / 13 Contabilidade Rotinas Contábeis Importar Livro Detalhado 1.0 28/12/2015 2 / 13 1. Índice 1. Índice... 2 3. Objetivos... 3 4. Informações Importantes... 3 5. Vínculos Contábeis - Impostos...

Leia mais

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda Documentação - Joinville Apresentação A rotina de Emissão de Nota Fiscal tem por objetivo realizar duas grandes atividades: a Emissão de Nota Fiscal

Leia mais

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1 10.0A-13 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Sumário. Modulo Conciliação

Sumário. Modulo Conciliação Módulo Bancário Sumário Modulo Conciliação... 1306201600039 Módulo CRM Relatório CRM... 2708201500056 Filtro CRM... 0807201500034 Relatório Analise de Campanha...1804201600038 Ajuste em Relatório... 2008201500008

Leia mais

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Emitir Nota Fiscal Simples Remessa com Baixa no Estoque:... 2 2.1 Gerando Contas a Receber... 2 2.3 Sem Gerar Contas a Receber... 5 Apresentação

Leia mais

Guia de Implantação Bluesoft ERP NF Compra para Entrega Futura de Produto INDEFINIDO PATRIMÔNIO

Guia de Implantação Bluesoft ERP NF Compra para Entrega Futura de Produto INDEFINIDO PATRIMÔNIO Guia de Implantação Bluesoft ERP NF Compra para Entrega Futura de Produto INDEFINIDO PATRIMÔNIO Guia de Implantação NF Compra para Entrega Futura de Produto INDEFINIDO O objetivo deste GUIA é auxiliar

Leia mais

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Futura Server 1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Nesta versão foi incluída uma nova opção no menu Meu Sistema, que consiste em informar alterações de Alíquota de ICMS ST de determinado

Leia mais

Informativo de Versão 19.03

Informativo de Versão 19.03 Informativo de Versão 19.03 Índice ERP Faturamento e Cupom Fiscal - ECF... 2 Emissão de NF-e e Emissão de Cupom Fiscal (Chamado 25717)... 2 Movimento Entrada de Produtos (Chamado 25318)... 7 Emissão e

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Entradada de Garantia... 4 2.1 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente... 5 2.2 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente Avulsa... 7 3. Acompanhamento

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.43.1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...1 NOTAS IMPORTANTES...2 ATUALIZAÇÕES REALIZADAS... 3 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E... 3 MUNICÍPIOS LIBERADOS NESTA VERSÃO... 3 MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS

Leia mais

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração?

SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? SPED ECF - Como configurar uma empresa do Lucro Real e gerar a declaração? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção INFORMATIVOS, clique em GERA

Leia mais

1 WINTHOR Compras Fiscal Vendas Integração Medicamentos...4

1 WINTHOR Compras Fiscal Vendas Integração Medicamentos...4 Sumário 1 WINTHOR...1 1.1 Compras...1 1.2 Fiscal...1 1.3 Vendas...2 1.4 Integração...3 1.5 Medicamentos...4 Bem-vindo ao Boletim de Atualizações da Versão Corrente do WinThor. Nele você confere a lista

Leia mais

ESTA OPÇÃO É A ÚNICA EM USO ATUALMENTE

ESTA OPÇÃO É A ÚNICA EM USO ATUALMENTE Desenvolvimento STOREMANU-277 Novo processo de troca Versão Store Manager Release 44 Autor Jaciara Silva Processo: Vendas Varejo Nome do Processo: Troca / Devolução de mercadorias Acesso Store Manager\Vendas

Leia mais

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte

Fábio Figueiredo Supervisor. Suporte Olá! Bem Vindo! Fábio Figueiredo Supervisor Suporte Fabio.figueiredo@grupopc.com.br Agenda do dia: Custos e precificação Importação do XML na entrada de mercadoria Entendendo a precificação de Produtos

Leia mais

1-Escolha a empresa pertencente ao vendedor. Diretório no Osplus, menu / Movimento / Produto / Conferencia de Estoque.

1-Escolha a empresa pertencente ao vendedor. Diretório no Osplus, menu / Movimento / Produto / Conferencia de Estoque. Corrigindo estoque. O primeiro processo a ser feito é a correção de estoque dos itens que serão carregados para o vendedor referente à sua empresa. Os itens devem estar com o estoque zerado. Lembre-se

Leia mais

Catálogo de serviços

Catálogo de serviços 1.2 08/04/14 1 / 12 Ltda 1.2 08/04/14 2 / 12 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 4.1 Procedimento para acesso a central de serviços... 4 4.2 Clientes

Leia mais

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136

Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Como Fazer Renegociação de Parcelas (Contas a Receber)? FS136 Sistema: Futura Server Caminho: Contas a Receber>Renegociação de Parcelas Referência: FS136 Versão: 2016.02.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo

Leia mais