Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos."

Transcrição

1 Controle de Retenções para empresas do Lucro Real e Retenções de Órgãos Públicos. A rotina de controle de retenções passará a ser efetuada a partir da competência 10/2012, para as empresas tributadas pelo Lucro Real, que tenham apuração nos regimes não cumulativo e não-cumulativo/cumulativo. Nesta versão, o controle de retenções está preparado somente para Serviços Prestados e Saídas. A retenção para Órgãos Públicos poderá ser utilizada pelas empresas tributadas pelo Lucro Real e Lucro Presumido. A primeira situação a ser verificada na base da empresa que for utilizar este controle é a marcação da opção Empresa Passível de Retenção no menu <Escrituração / PIS/COFINS/CSLL Retidos / Empresas Passíveis de Retenção>. A empresa precisa estar enquadrada no SPED e no PIS/COFINS Não-cumulativo/cumulativo. 1 Cadastro de Retenções No menu Cadastro do sistema G5, foi criado um item denominado Retenções, no qual será efetuado os cadastros de códigos de recolhimento. Esse cadastro poderá ser utilizado por empresas do Lucro Real e Lucro Presumido. Essa tela de cadastro da retenção terá vínculo com a tela de retenção da conta corrente, lançamento de retenção manual e apuração PIS/COFINS.

2 - Nessa tela não será permitida a gravação de dois cadastros com o mesmo identificador. - Caso queira excluir um dos códigos cadastrados, que foi utilizado nos lançamentos, será apresentada a seguinte mensagem: 2 Conta Corrente Na tela da conta corrente, campo Imp.Retidos, foi criado um novo item chamado "Identificador", que será exibido quando o botão que identifica o lançamento da nota no conta corrente estiver como Saídas ou Serviços Prestados. Para que este campo fique habilitado para digitação de dados, o usuário deverá utilizar a retenção denominada "9-Retenções Cadastradas".

3 Para Serviços Prestados, foi implementado também duas opções para consideração do IRRF retido, que poderá ser pela Nota ou pela Conta Corrente. Com a seleção da opção Considerar: IRRF pela nota, o valor da retenção do IRRF será considerado na apuração, pelo lançamento da tela de Escrituração de Serviços, como ocorre atualmente. Nesta situação, caso

4 seja utilizado o tipo 9 Retenções Cadastradas na tela de Imp.Retidos, e no identificador da retenção cadastrada houver informação de alíquota no campo do IRRF, o sistema irá mostrar a seguinte mensagem: Com isso, deverá usar a opção de Considerar: IRRF pela nota, somente com opções de retenções dentro da tela de Imp.retidos que não tenham a alíquota de IRRF cadastradas. Com a seleção da opção Considerar: IRRF pelo Conta Corrente, o valor da retenção do IRRF será considerado em conjunto com as demais retenções (PIS/COFINS/CSLL), e deverá ser somado no valor lançado dentro da subtela Imp.Retidos. OBSERVAÇÃO 1: Ao lançar uma nota fiscal de serviços prestados, com valor no campo IRRF, e no conta corrente for selecionado a opção Considerar: IRRF pelo Conta Corrente, o sistema deverá recalcular o valor dos pagamentos das duplicatas. Para isso o campo Turbo deverá ser utilizado, para recalcular o valor das parcelas, ou deverão ser informados os valores das parcelas considerando o valor total do documento. OBSERVAÇÃO 2: Utilizando a opção Considerar: IRRF pelo Conta Corrente, ao sair da tela do conta corrente, o sistema desabilita o campo IRRF da tela de lançamento de notas fiscais de serviços prestados. Funcionamento: Na tela de Imp.Retidos do conta corrente, ao selecionar a opção "9", o sistema habilitará o campo "Identificador" que poderá ter informações digitadas manualmente ou através de pesquisa (ctrl+enter). O usuário deverá informar o valor total da retenção no campo Valor das Retenções, inclusive quando seja utilizado o tipo 9 Retenções Cadastradas com Identificador que tenha o IRRF cadastrado em conjunto com as demais retenções.

5 Exemplo: Retenção Cadastrada Com o lançamento de uma nota fiscal de serviços prestados no valor de R$ ,00. O lançamento no campo Imp.Retidos do conta corrente deverá ser no valor de R$ 945,00 (IRRF 480,00; PIS 65,00; COFINS 300,00; e CSLL 100,00), conforme demonstrado abaixo, e os valores individuais das retenções de PIS/COFINS serão levados para a apuração e controle de retenções.

6 3 Tela de Apuração PIS/COFINS e Controle de Retenções Na tela de apuração do PIS/COFINS (Lucro Real) foi criado um botão chamado "Controle Retenção". Clicando neste botão, o sistema apresentará uma tela onde serão demonstradas: a) as retenções apuradas por período; b) as retenções utilizadas na data ativa, c) campos possibilitando a informação dos valores que deverão ser utilizado na apuração, quando exista mais de um tipo de natureza de retenção e o valor do imposto devido for menor que a soma de todos os valores de retenção disponíveis (informações manuais). O valor da retenção a ser utilizada será definido mediante ao resultado das seguintes informações: Contribuição a Pagar = Contribuição + Devolução de Compras + Ajustes Acresc. Contrib Ajustes Redução Contrib. Débito Diferido + Débito Diferido Período Anterior Crédito Descontado Ajuste Acréscimo Crédito + Ajuste Redução Crédito + Crédito Diferido Outras Deduções Saldo a Compensar Período Anterior + Resíduo Anterior.

7 Com o resultado do valor da contribuição a pagar antes da utilização da retenção, o sistema irá verificar se pode ser utilizado o valor total da retenção disponível ou parte dela, e ainda na situação de haver mais de uma natureza de retenção, sendo elas maiores que o valor devido da contribuição, o sistema deixará ao critério do usuário a informação de quanto e qual das retenções será utilizada. Seguem exemplos das possíveis situações: 1ª situação Valor da contribuição maior que o da retenção, então o sistema utilizará todo o valor disponível para o período de apuração, mesmo que existam naturezas de retenções diferentes para o período de apuração. Com uma natureza de retenção.

8 Com mais de uma natureza de retenção: O grid do quadro que se localiza na parte central da tela, permite a seleção das retenções disponíveis no período de apuração. No rodapé da tela, o sistema demonstrará o valor do imposto devido, a retenção e o valor do DARF, para a apuração Não Cumulativa e Cumulativa. 2ª Situação Valor da Contribuição menor que o da retenção, então poderá ocorrer às seguintes situações; 1º - Caso exista somente um tipo de Natureza da Retenção na Fonte para o período, o sistema limitará o valor da retenção ao valor da contribuição, transferindo o saldo para o mês seguinte.

9 2º - Caso tenhamos mais de um tipo de Natureza da Retenção para o período, o sistema apresentará a mensagem Retenção na tela de apuração. Nesta situação, selecionado o botão Controle de Retenção o usuário deverá definir qual valor será utilizado para cada retenção, transferindo assim o restante, para o mês seguinte. *A mensagem de Retenção só será apresentada caso haja duas ou mais retenções com o mesmo regime de apuração e natureza da retenção diferente, caso contrário fará o controle automaticamente. Acessando a tela, conforme figura abaixo, ao selecionar uma das retenções no grid central da tela, será apresentado na parte superior o valor disponível na linha Retenção Disponível e logo abaixo os campos para a informação do valor que o usuário irá informar para o sistema usar na apuração na linha de Retenção Utilizada. O usuário poderá utilizar o valor total disponível ou apenas parte dele. Esse valor digitado irá ser demonstrado no grid inferior da tela.

10 No exemplo acima, após a digitação dos valores de retenção a serem utilizados na apuração, ao sair da tela do Controle de Retenções o sistema alimenta automaticamente o campo de Retenções da tela de apuração de PIS/COFINS.

11 Em caso de não ser utilizado o valor de retenções suficientes para compensar o débito das contribuições para a apuração, ao sair da tela de Controle de Retenções o sistema emitirá a seguinte mensagem: Clicando em No, o usuário poderá selecionar qualquer das retenções disponíveis e informar o valor a ser utilizado. Clicando em Yes, o sistema assume o valor digitado na tela de Controle de Retenções, e calcula o valor do DARF a ser recolhido, conforme figura.

12 3ª Situação Se o valor da contribuição for igual a 0(zero), então apresentará a mensagem de Mês Seguinte, onde o valor total da retenção será transferido para o mês seguinte.

13 OBSERVAÇÃO: Para Matriz e Filiais o sistema abrirá a tela de apuração sempre de forma consolidada (Opção Consolidada como Default) para demonstração e controle da retenção de forma correta. Se for marcada a opção Só do Estabelecimento para cálculo do PIS/COFINS, o sistema não habilitará a tela de controle de retenção, evitando lançamento manual incoerente que pode prejudicar na apuração consolidada. As informações que constam na tela de Controle de Retenções serão à base dos dados para a geração dos Registros 1300 e 1700 do EFD Contribuições. 4 - Tela de PIS/COFINS/CSLL Retidos A tela de demonstração dos valores retidos, que era acessada através do menu < Escrituração / PIS/COFINS/CSLL Retidos / PIS/COFINS/CSLL (Serviços Prestados) >, passará a ser acessada através do menu < Escrituração / PIS/COFINS/CSLL Retidos / Tributos Retidos na Fonte >. A partir desta atualização, serão demonstradas nesta tela as retenções geradas tanto dos lançamentos de Serviços Prestados como das Saídas. Foi implementada nesta tela uma coluna para a demonstração do IRRF nas situações em que esta retenção seja informada conforme a baixa na conta corrente.

14 Até o mês 09/2012 será possível informar dados nesta tela para as empresas de Lucro Real, porém a partir do mês 10/2012, a demonstração dos valores será efetuada somente através do Controle de Retenções. Ao posicionar o cursor sobre o campo Mês, será mostrado no rodapé desta tela um valor consolidado da Retenção sofrida no mês anterior e no mês selecionado. Para o Lucro Presumido, essa tela continuará com o mesmo funcionamento. 5 Lançamento de retenção manual Foi criado no menu < Escrituração/Pis-Cofins-Csll Retidos >, um sub-menu chamado Lançamento de Retenção Manual.

15 Nesta tela será possível efetuar lançamentos manuais das retenções a serem demonstradas na apuração de PIS/COFINS, sem a necessidade de efetuar a baixa dos documentos pela conta corrente. Os valores digitados nesta tela serão transportados para o Controle de Retenções e Apuração de PIS/COFINS. Essa tela de lançamento será composta dos seguintes campos: - Identificador: essa informação virá da tela de Cadastro de Retenções, podendo ser digitado o código do identificador manualmente, ou através de pesquisa teclando CTRL+Enter; - Data (dd/mm): composta por dd/mm. Essa data será informada pelo usuário, sendo considerada como a data de baixa do documento na conta corrente. - CNPJ do Respons. Recolhimento: será informado neste campo o CNPJ do participante que será a fonte pagadora da retenção, sendo permitido efetuar pesquisa no cadastro de participantes teclando do F5 e cadastro teclando CTRL+Enter ; - UF: havendo o participante no cadastro, ao digitar o CNPJ ou efetuar a seleção através da pesquisa teclando F5, este campo é preenchido automaticamente. - Natureza da Receita: deverá ser informada a opção 1-Não Cumulativo ou 2-Cumulativa, por digitação ou pesquisa teclando CTRL+Enter ; - Vlr Retenção: o usuário deverá informar o valor total da retenção, onde sobre esse valor o sistema fará a separação de cada retenção baseado nos percentuais informados para o código de receita cadastrada na tela do menu < Cadastro / Retenções >. Esse valor deverá ser informado considerando o PIS, COFINS, CSLL e IRRF. Para identificar a parte de cada tributo, o sistema irá efetuar o cálculo

16 através de uma regra de 3, onde o valor da retenção total corresponde a soma dos percentuais informados no cadastro da retenção, em relação ao percentual individual de cada tributo. Nessa tela serão permitidos vários lançamentos. Na apuração do PIS e COFINS, botão de Controle de Retenções esses valores serão demonstrados de forma acumulada pelo regime de apuração (cumulativa ou não cumulativa) e pela natureza da retenção. Não poderão existir mais de um lançamento com as informações de: IDENTIFICADOR / DATA RETENÇÃO / NATUREZA RECEITA / CNPJ; As informações desta tela são necessárias para a geração do registro F600. Caso essas informações não sejam totalmente preenchidas, a retenção será levada para apuração, porém não será gerado o registro F600 na exportação do EFD Contribuições. Na tela de Lançamento de Retenção Manual só será permitida a utilização de códigos de receita vindas da tela de Cadastro de Retenções. Caso haja lançamento de retenção manual, o sistema fará todo o controle de retenção como se fosse um valor vindo da rotina automática (conta corrente). Havendo em um determinado mês lançamento de retenção manual gerando resíduo para o mês seguinte, onde no mês seguinte temos retenção de forma automática, o sistema controla essas retenções (manual do mês anterior e automática do mês) de forma igual como se ambas fossem da rotina automática. Caso haja lançamento de retenção manual e lançamento de retenção automática no mesmo período de apuração, o sistema soma os dois valores para controle de retenção. Para informação da base de cálculo da retenção (Campo 4) do registro F600, o sistema deverá se basear nos valores informados nos campos Vlr Pis, Vlr Cofins, Vlr Csll ou Vlr IRRF para encontrar a base. Exemplo de Retenção Manual Cadastro da Retenção:

17 Lançamento Manual

18 Demonstração dos valores na tela de tributos retidos: Total do percentual de retenção: 9,45% Total do valor da retenção: 800,00 Valor PIS => 800,00 * 0,65 * 9,45 = 55,03 Valor COFINS => 800,00 * 3 * 9,45 = 253,97 Valor CSLL => 800,00 * 1 * 9,45 = 84,66 Valor IRRF => 800,00 * 4,80 * 9,45 = 406,35 Valor da Base de Cálculo para estas retenções => 800,00 * 100 * 9,45 = 8.465,60

19 6 Reorganizar Controle de Retenções No menu < Auxiliar >, foi adicionado um item chamado Reorganizar Controle de Retenções. A funcionalidade desse item é atualizar o cálculo do Controle de Retenções, quando exista muita movimentação na empresa, muitas importações e lançamento de dados. Ao verificar divergência no valor da retenção que estiver sendo apresentado na tela de apuração de PIS/COFINS, esse recurso deverá ser utilizado. 7 Relatório do Controle de Retenções No menu < Escrituração / PIS/COFINS/CSLL Retidos / Relatórios > foi implementado um relatório para conferência do Controle de Retenções. Ao acessar este menu, o sistema mostrará uma tela onde será permitido efetuar uma série de filtros para a emissão do relatório de conferência, de acordo com a necessidade do usuário. O funcionamento desta tela é semelhante ao do Gerador de Relatórios do menu Livros.

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS MANUAL OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Sobre o Suporte Técnico... 1 EFD Contribuições Financeiras e Assemelhadas...2 Contrib Retida Fonte F600... 2 Receitas

Leia mais

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL

MANUAL DE INTEGRAÇÃO CONTABIL MANUAL DE INTEGRAÇÃO G5 X CONTABIL INTEGRAÇÃO DO G5 PHOENIX PARA O CONTÁBIL PHOENIX Essa funcionalidade integra as informações digitadas no G5 Phoenix para o Contábil Phoenix, fornecendo ao usuário um

Leia mais

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções?

Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Como importar as Retenções e Deduções do movimento de Faturamentos e Deduções? Para realizar a importação dessas informações diretamente dos lançamentos já efetuados, acesse o módulo em Arquivo > Movimento

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS

Cordilheira Escrita Fiscal 2.102a SPED PIS/COFINS LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação?

Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? Título: Como configurar uma empresa com Sociedade em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão [Nova Vigência]; 1.3 Na guia GERAL,

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA ESCRITA FISCAL CEF 2.90A Efetuadas alterações nos lançamentos de entradas e saídas, para permitir a informação da

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2018 (referente ao ano calendário 2017 / 2018), com data de entrega até

Leia mais

Fechamento Anual / Geração da DIRF

Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Geração da DIRF Fechamento Anual / Dirf Nesta versão está disponível a geração do arquivo para a entrega da Dirf 2017 (referente ao ano calendário 2016), com data de entrega até dia

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP?

Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? Título: Como configurar uma empresa de atividade imobiliária com Sociedade em Conta de Participação - SCP? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no botão

Leia mais

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa?

Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? Título: Como configurar uma empresa de lucro presumido com regime de caixa? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, clique em IMPOSTOS; 1.3 - Verifique

Leia mais

Manual de uso Apuração da EFD Contribuições

Manual de uso Apuração da EFD Contribuições Manual de uso Apuração da EFD Contribuições Versão 1.0 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Sobre as contribuições... 5 2.1. Regimes de incidência de PIS e COFINS... 5 3. CST de PIS e COFINS... 6 3.1. CST para

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS?

Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? Título: Como considerar descontos obtidos como receita financeira para cálculo do PIS e COFINS? 1- PARÂMETROS 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção IMPOSTOS, verifique

Leia mais

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS?

Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? Título: Como considerar os juros, multas e outras como receita financeira para o cálculo dos impostos PIS e COFINS? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Clique no

Leia mais

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815).

1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). 1. Geração da EFD Pis/Cofins revisado. (Pct. 3815). Disponibilizada nova versão revisada da geração do arquivo magnético da EFD Pis/Cofins, compatibilizada com as regras publicadas até a última versão

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Controle do Ativo Imobilizado

Controle do Ativo Imobilizado Controle do Ativo Imobilizado Introdução O conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa constitui o Ativo Imobilizado da mesma. Também fazem parte do imobilizado os custos

Leia mais

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS

ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS ROTEIRO OPERACIONAL EFD CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS E ASSEMELHADAS SUMÁRIO Introdução... 1 Roteiro Operacional... 1 Processo Apuração... 1 Contribuição Retida na Fonte F600... 1 Receitas Isentas M400/M800...

Leia mais

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Introdução Quando a operação determina retenção de impostos federais na emissão de notas fiscais, é possível efetuar o cálculo das retenções

Leia mais

Controle de Créditos Pis e Cofins -

Controle de Créditos Pis e Cofins - Controle de Créditos Saldos anteriores e Retenções Pis e Cofins Alterações da Versão 1.1 Alterada as opções de pesquisa das notas (Figura 5) Conceito O Controle dos saldos credores foi desenvolvido com

Leia mais

V E R S Ã O N O M E D O D O C U M E N T O E A 1 1

V E R S Ã O N O M E D O D O C U M E N T O E A 1 1 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 N O M E D O D O C U M E N T O E 1 3 1 A 1 1 2 de 19 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Pagamento com múltiplos cartões no Módulo Frente de Caixa.... 3 MÓDULO COMPRAS...

Leia mais

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte

DIRF Declaração de Imposto de Renda retido. na fonte DIRF 2019 Declaração de Imposto de Renda retido na fonte O que é a DIRF? A declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte; É a declaração feita pela FONTE PAGADORA, com o objetivo de informar á Secretaria

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta?

SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? SPED ECF - Como importar as informações do registro U182 referente ao cálculo da CSLL para empresa Imune/ Isenta? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Imune/Isenta.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS

ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA FORMA DE CONFIGURAÇÃO TRIBUTAÇÃO DE PIS E COFINS O método de configuração e tributação anterior não atendia as necessidades de grupos empresariais com regimes de apuração distintos,

Leia mais

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta

Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Pacote 3405 Cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta Estabelecemos abaixo um roteiro para cálculo da Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta, com os passos desde a configuração

Leia mais

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014

Neste bip. Reajuste de Salário. Você Sabia? edição 42 Fevereiro de 2014 Neste bip Reajuste de Salário... 1 Reajustando o Salário Mínimo... 2 Novo Relatório Para Programação de Férias... 2 Rais Ano Base 2013... 2 Regras de Importação... 3 Códigos Contábeis X Regras de Contabilização...

Leia mais

Geração Arquivo Sped Fiscal

Geração Arquivo Sped Fiscal Luciane D. Velasques 09/11/2016 1/17 Geração Arquivo Sped Fiscal Sumário 1. Introdução:... 2 2. Importação das notas para os Livros Fiscais:... 2 3. Apuração do ICMS... 4 4. Geração do Arquivo Sped...

Leia mais

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário

Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA. Sumário Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/9 GUIA DO ESTOQUISTA Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Cadastro de cliente / fornecedor (7034)... 2 3. Cadastro de produtos (1068)... 2 4. Cadastro de produtos

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO APURAÇÃO DE TRIBUTOS RETIDOS: EMISSÃO DE DARF POR EMITENTE OU POR NOTA

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO APURAÇÃO DE TRIBUTOS RETIDOS: EMISSÃO DE DARF POR EMITENTE OU POR NOTA BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO APURAÇÃO DE TRIBUTOS RETIDOS: EMISSÃO DE DARF POR EMITENTE OU POR NOTA EMISSÃO DE DARF DE TRIBUTOS RETIDOS POR FORNECEDOR/NOTA FISCAL Para facilitar o controle dos tributos

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL?

SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? SPED ECF - Como importar as informações do registro P500 referente ao cálculo da CSLL? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Roteiro DIPJ. Contábil Gold

Roteiro DIPJ. Contábil Gold Roteiro DIPJ Contábil Gold O acesso ao módulo DIPJ, deve ser feito através do menu Obrigações Federais >> DIPJ 2013 Declaração de Informações Econômico-Fiscais de Pessoa Jurídica. Para iniciar o preenchimento

Leia mais

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil

Cordilheira Sistema Contábil 2.85a Conciliação Contábil LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS

Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS 6 CAPÍTULO 6 LABORATÓRIO CONTÁBIL II Registro de pagamentos, provisão de tributos e ajustes das contas do ICMS Introdução Todas as empresas devem liquidar suas dívidas na data do vencimento para não comprometerem

Leia mais

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS

Table of Contents. WinThor 7. Index Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS Table of Contents WinThor 7 1 40 - Tributação... 7 4001 - Cadastrar... Tributação de PIS/COFINS 7 Visão Geral... 8 Validações Importantes... 12 Ações mais... Comuns 12 Incluir Tributação... PIS/COFINS

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Conceitos NF-e v4.0 Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.0, acesse o material NF-e v4.0 ou clique aqui.

Leia mais

Cartilha do Cliente Financeiro / Controle de RPA. Cartilha do Cliente. Versão:

Cartilha do Cliente Financeiro / Controle de RPA. Cartilha do Cliente. Versão: Cartilha do Cliente Versão: 4.70 1 Apresentação... 3 A quem se destina... 3 Módulo Financeiro... 4 Global... 4 Tabelas Auxiliares IRRF... 4 Tabelas Auxiliares INSS... 5 Parâmetro Financeiro Agentes Especiais...

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados.

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. Manual de Operação 1 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Declaração do Faturamento...3 2.1 Login Declarante...3 2.2 Seleção do Estabelecimento...4 2.3 Seleção da Competência para Declaração do Faturamento

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Cordilheira Escrita Fiscal 2.174A Liberação de Atualização Criadas rotinas para possibilitar a parametrização da apuração automática do diferencial de alíquota, antecipação parcial do ICMS, e antecipação

Leia mais

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ?

Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Título: Como importar as informações do registro P300 referente ao cálculo do IRPJ? Esta opção estará disponível somente para empresas com forma de tributação de lucro: Lucro Presumido. 1 IMPORTAÇÃO SPED

Leia mais

FOLHAMATIC FISCAL

FOLHAMATIC FISCAL 23/02/17 FOLHAMATIC FISCAL - 2.77 EMISSÃO DE DARF - RETENÇÃO IRRF Através do menu Impressos, Impostos Retidos, Emissão de DARF - Retenção IRRF, o sistema apurará o IRRF referente ao mês/ano ativo. A apuração

Leia mais

Manual do Sped Contribuições.

Manual do Sped Contribuições. Manual do Sped Contribuições. Copyright 2011. Todos os direitos reservados. Control Informática. Retaguarda e Parametrização Implementação, parâmetros, configuração e preparação de ambiente 2 Índice Capítulo

Leia mais

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal

Melhorias CT-e. 1. Importar mais de uma nota fiscal Melhorias CT-e 1. Importar mais de uma nota fiscal Foi adicionada no sistema a opção de importar mais de uma nota fiscal, sendo importada nota por nota ou uma pasta inteira. 1.1. Importando nota por nota:

Leia mais

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1

Versão 10.0A-06. Versão da Apostila de Novidades: 1 Versão 10.0A-06 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda.

Leia mais

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS

TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS TRANSFERÊNCIAS DE BENS IMOBILIZADOS Está disponível no Módulo Patrimônio do SIAGRI Agribusiness a transferência de bens imobilizados. Esta nova funcionalidade realiza a transferência de bens entre as empresas,

Leia mais

1. Balanço e Balancete pelo Plano Referencial da RFB (Pct e 30231).

1. Balanço e Balancete pelo Plano Referencial da RFB (Pct e 30231). * Inovações: 1. Balanço e Balancete pelo Plano Referencial da RFB (Pct. 30221 e 30231). Disponibilizada a geração do balanço e do balancete, elaborado a partir das contas do Plano Referencial da RFB, com

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização Autônomos Efetuadas diversas alterações e novas implementações nas rotinas de Autônomos. Com estas alterações, será possível criar eventos diversos de vencimento e desconto e lançá-los

Leia mais

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação?

Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? Título: Como realizar a contabilização em SCP - Sociedades em Conta de Participação? 1 PARÂMETROS EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 Na guia GERAL, opção DEFINIÇÕES, no quadro

Leia mais

MASTERSAF SMART DCTF MANUAL OPERACIONAL

MASTERSAF SMART DCTF MANUAL OPERACIONAL DCTF MANUAL OPERACIONAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PASSO A PASSO... 4 REQUISITOS... 5 ESTABELECIMENTO... 6 CÓDIGOS DE TRIBUTOS... 7 MANUTENÇÃO DARF...8 TELA DE GERAÇÃO... 10 SUPORTE TÉCNICO... 13 2 INTRODUÇÃO

Leia mais

1. Contabilidade Parâmetros

1. Contabilidade Parâmetros 1. Contabilidade A partir desta versão do módulo Domínio Contabilidade, o sistema está preparado para realizar a conciliação de lançamentos contábeis. Para isso deverão ser realizadas algumas configurações,

Leia mais

Título: Como realizar o cálculo de PIS e COFINS de bebidas frias para mais de um código de recolhimento, conforme art. 30, Decreto 8.442/2015?

Título: Como realizar o cálculo de PIS e COFINS de bebidas frias para mais de um código de recolhimento, conforme art. 30, Decreto 8.442/2015? Título: Como realizar o cálculo de PIS e COFINS de bebidas frias para mais de um código de recolhimento, conforme art. 30, Decreto 8.442/2015? 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS; 1.2 Na

Leia mais

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8

N O V I D AD E S E M E L HO RI AS E 9 5 A8 VERSÃO 008.014 NOVID AD ES E MELHORIAS E95A8 Jéssica Pinheiro 23/03/2015 2/27 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.014 1. Parâmetros para data de fechamento da folha de pagamento.... 3 2. Parâmetro

Leia mais

Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes

Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes Grupos de Serviços Tipos de Serviços Serviços Eventuais Recorrentes Desenvolvimento do Conteúdo Grupos de Serviços Centralizam todos os serviços que pertencem a determinado grupo e que serão vinculados

Leia mais

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento.

ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento. ASSUNTO: Roteiro exemplificativo da reversão dos registros de perdas de aplicações financeiras do RPPS realizados até o momento. Como realizar a reversão dos registros de perda de investimentos no Regime

Leia mais

ENTRADA DE NOTA FICAL DE SERVIÇOS NO SISTEMA JOTEC

ENTRADA DE NOTA FICAL DE SERVIÇOS NO SISTEMA JOTEC ENTRADA DE NOTA FICAL DE SERVIÇOS NO SISTEMA JOTEC INDICE: 1) PARAMETRIZAÇÃO NO SISTEMA 2) INCLUSÃO DO SERVIÇO NO SISTEMA 3) LANÇAMENTO DA ENTRADA DO SERVIÇO TOMADO 4) GERAÇÃO DE DUPLICATAS OBJETIVO A

Leia mais

Como conferir o saldo credor de PIS e COFINS para utilizar em períodos futuros no EFD Contribuições?

Como conferir o saldo credor de PIS e COFINS para utilizar em períodos futuros no EFD Contribuições? Como conferir o saldo credor de PIS e COFINS para utilizar em períodos futuros no EFD Contribuições? É comum gerar dúvidas quanto ao valor do Saldo Credor de PIS e COFINS que é demonstrado no relatório

Leia mais

MANUAL DA RESTITUIÇÃO

MANUAL DA RESTITUIÇÃO MANUAL DA RESTITUIÇÃO Versão Junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 1.3 A QUEM SE DESTINA... 03 2 REQUISITOS TECNOLÓGICOS... 03 3 ACESSO

Leia mais

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017

Neste bip. Adiantamento Salarial. Você Sabia? Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. Edição 82 Junho de 2017 Neste bip Adiantamento Salarial... 1 Antecipação salarial proporcional ao tempo de serviço. 1 Duplicatas... 2 Listagem de Alterações de Dados... 3 Você Sabia? Que o Rumo trouxe mais agilidade no processo

Leia mais

Título: Como gerar crédito presumido de PIS e COFINS para empresas sujeitas ao regime cumulativo conforme art. 31, Lei nº /2015?

Título: Como gerar crédito presumido de PIS e COFINS para empresas sujeitas ao regime cumulativo conforme art. 31, Lei nº /2015? Título: Como gerar crédito presumido de PIS e COFINS para empresas sujeitas ao regime cumulativo conforme art. 31, Lei nº 13.097/2015? 1 PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 Acesse o menu CONTROLE e clique em PARÂMETROS;

Leia mais

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional?

Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? Título: Como realizar o cálculo do ICMS Diferencial de Alíquota, nas Saídas para Fora do estado a não contribuinte para empresas do Simples Nacional? 1 PARÂMETROS; 1.1 Acesse o menu CONTROLE, clique em

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Como configurar PIS e COFINS para cálculo de bebidas frias conforme art. 30, Decreto ?

Como configurar PIS e COFINS para cálculo de bebidas frias conforme art. 30, Decreto ? Como configurar PIS e COFINS para cálculo de bebidas frias conforme art. 30, Decreto 8.442-2015? Através desta solução, será possível configurar o cadastro de produtos para calcular os impostos PIS e COFINS,

Leia mais

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017

TUTORIAL LALUR/LACS. RQ.GBC.001 v.1.2 Página 2 de 31. Todos os direitos reservados. PC Sistemas v Data: 15/05/2017 Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Configurar e Plano de Contas... 3 3. Configurar e Encerrar Exercício... 5 4. Demonstrar Livros SPED ECF... 9 Apresentação Este tutorial apresentará

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

Manual de Geração REINF 26/01/2019

Manual de Geração REINF 26/01/2019 26/01/2019 Reinf Projeto e Cronograma A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais EFD-Reinf é um dos módulos do SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento

Leia mais

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS

Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Manual de Operacionalização do Módulo de Prestação de Contas PCS Versão 30/07/2008 SRTVS 701 Bloco O Ed. MultiEmpresarial Sala 804 Brasília/DF CEP 70340-000 Fone/Fax: (061) 3212-6700 E-mail: implanta@conselhos.com.br

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS

MASTERSAF SMART SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SPED EFD-CONTRIBUIÇÕES MANUAL OPERACIONAL RELATÓRIO SPED PIS/COFINS DEMONSTRATIVOS SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 GERAÇÃO DO ARQUIVO... 3 RELATÓRIO... 4 RESUMO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS EM CADA RELATÓRIO DEFINIDO

Leia mais

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO

FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO FORTES FISCAL ECONTÁBIL ECF LUCRO PRESUMIDO Esse manual tem o objetivo de demonstrar como será realizada a geração da ECF de uma empresa optante pelo Lucro presumido no Fortes Fiscal. O que é a ECF? A

Leia mais

GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL

GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL Fernanda Klein Both 26/08/2013 1/5 GUIA DO MÓDULO ESCRITA FISCAL Sumário 1. Comandos do ERP Solution... 2 2. Importação de Notas (6002)... 2 3. Livros de Entrada ICMS / IPI (6003)... 2 4. Livros de Saída

Leia mais

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI

MANUAL. Pedido Eletrônico de Restituição MEI MANUAL Pedido Eletrônico de Restituição MEI Versão junho/2017 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 03 1.1 APRESENTAÇÃO DO APLICATIVO... 03 1.2 OBJETIVOS DO APLICATIVO... 03 2 ACESSO AO APLICATIVO PEDIDO ELETRÔNICO DE

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Manual de Versão Group Shopping

Manual de Versão Group Shopping Manual de Versão Group Shopping Belo Horizonte, 2016. Group Software. Todos os direitos reservados Sumário 1. Novidades... 3 1.1. Geração de arquivo padrão para envio a SERASA... 3 1.2. Geração de boleto

Leia mais

Sistema E-Fiscal. Caro Cliente, Nesta versão foram disponibilizadas as seguintes alterações e implantações:

Sistema E-Fiscal. Caro Cliente, Nesta versão foram disponibilizadas as seguintes alterações e implantações: 1 Caro Cliente, Nesta versão foram disponibilizadas as seguintes alterações e implantações: 1. Geração EFD-Contribuições para Empresa Lucro Presumido Regime Competência e Caixa A partir desta versão, está

Leia mais

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS

FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS FIATNET - EXPORTAÇÃO SPED PIS/COFINS NOTA TÉCNICA - CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS ATUALIZADA EM: 15/08/2011 ÍNDICE 1. CONFIGURAÇÃO NATUREZAS DE OPERAÇÕES... 1 1.1. Naturezas de Operações (compras)... 3 1.2.

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3

Fechamento de Caixa e Acerto Versão: 2.3 Fechamento de Caixa e Acerto Caso necessite de auxilio ou tenha dúvidas sobre as funcionalidades aqui apresentadas, entre em contato com a nossa central de treinamento através do e-mail: treinamento@raffinato.inf.br

Leia mais

Escrituração Contábil Fiscal - ECF

Escrituração Contábil Fiscal - ECF EMPRESAS LUCRO REAL As empresas que são tributadas pelo Lucro Real, pagam o IRPJ e a CSLL com base no lucro obtido em sua contabilidade, ajustado de receitas e despesas que não devem ser consideradas,

Leia mais

Natureza de Operação

Natureza de Operação Natureza de Operação Este recurso tem por objetivo cadastrar as naturezas de operação, onde poderão ser informadas diferentes nomenclaturas para definir as operações realizadas pela empresa, pois no momento

Leia mais

Service Pack Build 41 - Novidades

Service Pack Build 41 - Novidades Service Pack 02.17 Build 41 - Novidades Conteúdo desta página Fiscal 50073 - Adequação da EFD ICMS/IPI para atender à GIA RS 50514 - Adequação à EFD-REINF (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras

Leia mais

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax:

SUMÁRIO. JB Software Ltda Av. Belém, 2084 Cx Postal 42 CEP Pinhalzinho-SC Fone: Fax: SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. CADASTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE ACORDOS, CONVENÇÕES E DISSÍDIO COLETIVOS... 1 2.1 Listagem... 1 2.2 Cadastro... 1 3. CÁLCULO DE FOLHAS NORMAIS COMPLEMENTARES... 2 3.1 Listagem...

Leia mais

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes

Manual Compensação de Adiantamento de Clientes Manual Compensação de Adiantamento de Clientes 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Plano de Contas 3.2 Motivos de Movimentação 3.2.1 Baixa de Crédito de Clientes 3.2.2 Crédito de Clientes 3.2.3

Leia mais

Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos

Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos Documentação do processo de cadastro de notas fiscais de veículos/implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Cadastro de Notas Fiscais

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica

Considerações na Proposta Técnica Considerações na Proposta Técnica CRUZAMENTOS: 1-ECD x DIPJ No módulo de Cruzamento envolvendo arquivos ECD X DIPJ, o sistema IOB Auditor Eletrônico SPED trabalha na composição das fichas da DIPJ extraindo

Leia mais

Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos

Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos Documentação do processo de emissão de notas fiscais de veículos/implementos Tecinco Informática Ltda. Av. Brasil, 5256 3º Andar Centro Cascavel PR www.tecinco.com.br Sumário Emissão de Notas Fiscais de

Leia mais

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços

Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Retenções no Lançamento de Entrada de Serviços Introdução No lançamento de notas de entrada de serviços, é possível efetuar o lançamento de retenções conforme a emissão da nota pelo fornecedor. O lançamento

Leia mais

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10

V E R S Ã O B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E A 10 V E R S Ã O 0 9. 0 0 1 B O L E T I M D E N O V I D A D E S E M E L H O R I A S E 1 2 9 A 10 2 de 34 Novidades/Melhorias ERP Solution Versão 009.001 1. Configuração para bloquear lançamento de nota com

Leia mais

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização.

NEW VERSION. A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. NEW VERSION Produto xpdv Versão 1.25 BD 1.22 Data 24/04/2018 A seguir serão apresentadas as melhorias e funções implementadas no xpdv expedidas neste pacote de atualização. - Melhorias 1º Melhoria Relatório

Leia mais

Conversão Livro Caixa para Contabilidade

Conversão Livro Caixa para Contabilidade Conversão Livro Caixa para Contabilidade Índice CONVERSÃO LIVRO CAIXA PARA CONTABILIDADE... 1 1. REGIME DE COMPETÊNCIA X REGIME DE CAIXA... 2 2. CONVERSÃO LIVRO CAIXA... 3 Menu Utilitários / Conversão

Leia mais

Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento.

Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento. Título: Configurando a empresa para calcular o PIS e COFINS Não Cumulativo por Código de Recolhimento. Os impostos '140 PIS Não Cumulativo Código de Recolhimento e 141 COFINS Não Cumulativo Código de Recolhimento,

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual.

A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática ou Manual. Funcionamento da Apuração da Contribuição Previdenciária Evite transtornos! Leia atentamente as instruções abaixo: A apuração da contribuição previdenciária poderá ser feita de duas formas: Automática

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

TOTVS Contas a Pagar. Contas A Pagar - Financeiro

TOTVS Contas a Pagar. Contas A Pagar - Financeiro TOTVS Contas a Pagar Contas A Pagar - Financeiro Sumário Sumário... 2 1. Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 2 Manutenção de Contas a Pagar... 3 3 Contas a Pagar... 4 4 Desdobramento

Leia mais

EFD ICMS/IPI - Registros de Combustíveis

EFD ICMS/IPI - Registros de Combustíveis EFD ICMS/IPI - Registros de Combustíveis Implementamos através do menu a opção Movimentação de Combustíveis para fins de geração do SPED ICMS/IPI conforme a tela abaixo: Para poder exportar

Leia mais