CEST - Código Especificador da Substituição Tributária

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CEST - Código Especificador da Substituição Tributária"

Transcrição

1 CEST - Código Especificador da Substituição Tributária CEST - Informações ao Usuário O Convênio ICMS 92, de 20 de agosto de 2015, instituiu em sua cláusula terceira o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária), que identifica a mercadoria passível de sujeição aos regimes de substituição tributária ou de antecipação do recolhimento do imposto, relativos às operações subsequentes. Nestas operações, o contribuinte deverá mencionar o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) no documento fiscal que acoberta a operação, independentemente se a mercadoria estiver ou não sujeita a uma destas situações supracitadas. O CEST é composto por sete dígitos, que identificam o segmento da mercadoria, seu item e a especificação deste item. É o mais novo código exigido pelo fisco para identificar o segmento e especificação dos produtos enquadrados na legislação vigente, conforme disposto no Convênio ICMS 52 de 2017, de 07 de abril de 2017 e suas atualizações. Nota O CEST é considerado somente para produtos. A comercialização de serviços não possui vínculo com este código. O CEST impactará nas seguintes operações: NF-e, NFC-e, CF-e-SAT e emissão de Cupom Fiscal, e estará disponível a partir das versões 2.0, ou superior, do Linx Microvix ERP.

2 Calendário Calendário: Segue a lista de documentos fiscais com as respectivas datas de obrigatoriedade, e as versões dos produtos, devidamente adequadas às regras relacionadas ao CEST. DOCUMENTO OBRIGATORIEDADE PRODUTO VERSÃO Cupom Fiscal Até 01/07/2017 (podendo existir variações desta data, inclusive desobrigação, dependendo da UF) Microvix POS PAF-ECF (ou superior) NFC-e 01/07/2017 Microvix POS NFC-e/SAT (ou superior) CF-e SAT 01/07/2017 Microvix POS NFC-e/SAT (ou superior) NF-e 01/07/2017 Microvix ERP NF-e Release (ou superior) Conforme o Convênio ICMS 60, de 23 de Maio de 2017, a obrigatoriedade do CEST passa a vigorar da seguinte forma: 1º de Julho de 2017, para a indústria e o importador; 1º de Outubro de 2017, para o atacadista; 1º de Abril de 2018, para os demais seguimentos econômicos. Nota A data de obrigatoriedade é o resultado de levantamento realizado pela equipe Linx. O entendimento final desta data, e atualização dos produtos Linx Microvix são de responsabilidade do cliente e sua equipe fiscal. Parametrizações Parametrizações Para realizar o cadastro do CEST, o usuário deve possuir a permissão de Cadastros auxiliares, disponível no menu Empresa > Segurança > Configurar Usuários.

3 Listar todos os usuários e utilizar o botão para alterar o que receberá a permissão. Para prosseguir, clicar no botão Alterar na parte inferior da página. Expandir o menu Estoque > Permissões Gerais do Grupo Estoque e marcar a opção Cadastros auxiliares.

4 Cadastro CEST Cadastro CEST Para realizar o cadastro do CEST, o usuário deve acessar o menu Suprimentos > Estoque > Cadastros Auxiliares NCM/CEST > CEST.

5 E preencher os campos obrigatórios, que são: Código CEST: código do CEST composto 7 dígitos numéricos, sendo que: os dois primeiros dígitos correspondem ao segmento da mercadoria, do terceiro até o quinto dígito ao item do segmento de mercadoria ou bem e os últimos dígitos à especificação do item; Descrição : nome do Código CEST;

6 Segmento : exibe uma listagem dos Códigos do Segmento de Mercadorias e Bens para a escolha. Se for da preferência, através do campo de texto, pode-se informar diretamente o código do segmento; Ativo : caso esteja desmarcado, o Código CEST estará inativo; Através do botão Exibir Registros, serão listados os registros cadastrados, caso contrário, é possível ocultar a listagem por meio do botão Ocultar Registros, que ficará visível quando a listagem estiver sendo exibida.

7 Através do botão é possível efetuar a edição do registro. Já o botão realizará a exclusão do registro. Nota Somente poderão ser excluídos os CESTs que não tiverem nenhum vínculo com produtos ou que já realizaram alguma movimentação. Associação do CEST no cadastro de produto Associação do CEST no cadastro de produto O código CEST deve ser associado ao produto, para que a definição existente no Convênio ICMS 92/2015, seja atendida. A associação pode ser realizada de duas formas: manual ou automática. Para realizar a associação manual o usuário deve acessar o cadastro/alteração de produtos no menu Suprimentos > Estoque > Produtos. Dentre os itens para o cadastro/alteração de produto, no quadro "Tributação" será apresentado o campo CEST com a listagem de todos os códigos cadastrados e ativos, disponível para configuração.

8 Caso seja de interesse do usuário realizar a associação automática, na página de cadastro do CEST, através do botão "Associar CEST aos Produtos" os códigos serão configurados seguindo o mapeamento do NCM alinhado ao CEST.

9

10 Nota Caso sua empresa utilize integração de produtos, por favor, entre em contato com seu Gerente de Relacionamento, para que sejam providenciados os devidos ajustes para tratamento do CEST. Relatório de Manutenção Relatório de Manutenção No Relatório de Manutenção de Produtos acessado disponível em Suprimentos > Estoque > Relatórios > Manutenção, foi incluso o campo do CEST para ajustes em lote. É possível aplicar o filtro dos códigos CEST, através da listagem exibida no campo Cód. CEST. O usuário poderá escolher nenhum, um ou vários registros para o filtro. Para que a coluna CEST seja apresentada no relatório, a opção CEST deve estar marcada no campo Colunas. Após selecionar os códigos e marcar a coluna CEST basta utilizar o botão "Listar" para gerar o relatório. Será apresentada a listagem dos CESTs ativos, para que se possa realizar a manutenção no item desejado.

11 Realizada a manutenção nos produtos desejados, basta utilizar o botão "Salvar alterações", localizado na parte inferior da página. CEST nos Documentos Fiscais CEST nos Documentos Fiscais Cupom Fiscal: No Cupom Fiscal, o CEST e o NCM são impressos junto à descrição do item, conforme destacado na imagem, desde que o parâmetro "Habilita impressão CEST e NCM no Cupom Fiscal", que se encontra em Empresa > Parâmetros Globais > POS, grupo Gerais esteja habilitado.

12 Nota Conforme consulta fiscal realizada junto as Instituições Técnicas Representativas (AFRAC, SEFAZ, Órgão Homologador PAF-ECF), ficou entendido que o CEST e NCM devem ser informados em conjunto no cupom fiscal, respeitando integralmente o formato previsto na legislação vigente: #código CEST#NCM/SH#descrição da mercadoria. Na falta de um dos códigos, a impressão do item não apresentará o detalhamento do CEST e da NCM. Documentos Fiscais - NF-e (Regime de tributação: Normal) Com as configurações realizadas, é possível realizar a emissão de notas fiscais. Caso o produto seja adicionado em uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de modelo 55, com uma das CSTs abaixo: x.10 (tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária); x.30 (isenta ou não tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária); x.60 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária); x.70 (com redução de base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição tributária); x.90 (outros, desde que com a TAG vicmsst).

13 Documentos Fiscais - NF-e (Regime de tributação: Simples Nacional) Ou uma das CSOSNs: x.201 (tributada pelo simples nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.202 (tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.203 (isenção do ICMS no simples nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.500 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação); x.900 (outros). Se o item não possuir um CEST configurado, será apresentada uma mensagem com o código do produto que está incorreto. Documentos Fiscais - NFC-e (Regime de tributação: Normal) Com as configurações realizadas, é possível emitir a Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. Caso o produto seja adicionado em uma Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) de modelo 65, com uma das CSTs abaixo:

14 x.10 (tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária); x.30 (isenta ou não tributada com cobrança de ICMS por substituição tributária); x.60 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária); x.70 (com redução de base de cálculo e cobrança de ICMS por substituição tributária); x.90 (outros, desde que com a TAG vicmsst). Documentos Fiscais - NFC-e (Regime de tributação: Simples Nacional) Ou uma das CSOSNs: x.201 (tributada pelo simples nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.202 (tributada pelo simples nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.203 (isenção do ICMS no simples nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por substituição tributária); x.500 (ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação); x.900 (outros). Se o item não possuir um CEST configurado corretamente, será apresentada uma mensagem informando a inconsistência. Nota De acordo com a legislação, não há obrigatoriedade de apresentação do CEST no DANFE. Na geração do arquivo XML da NF-e, o CEST é gravado para cada item da nota.

15

Vale-Trocas. Atalhos. Cupom CF-e NFC-e Item

Vale-Trocas. Atalhos. Cupom CF-e NFC-e Item Vale-Trocas Atalhos Cupom CF-e NFC-e Item Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento

Leia mais

Vale Compras e Trocas - Painel

Vale Compras e Trocas - Painel Vale Compras e Trocas - Painel Esta rotina permitirá ao usuário realizar o lançamento de devoluções ou crédito ao cliente. No entanto, é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento -

Leia mais

CEST Código Especificador da Substituição Tributária

CEST Código Especificador da Substituição Tributária Implementado no Convênio ICMS 92/2015 Últimas disposições em Convênio ICMS 52/2017 Este convênio trata da identificação de mercadorias sujeitas à Substituição e Antecipação de Recolhimento do ICMS Aplicável

Leia mais

C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K

C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K C E S T - C Ó D I G O E S P E C I F I C A D O R D E S U B S T I T U I Ç Ã O T R I B U T Á R I A E - B O O K Í N D I C E I N T R O D U Ç Ã O 3 O Q U E É E P A R A Q U E S E R V E O C E S T? 5 O C E S T

Leia mais

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016

Guia do Usuário Linx Microvix. ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Guia do Usuário Linx Microvix ICMS Interestadual (Diferencial de alíquotas e partilha) P&D Joinville Publicado em Julho/2016 Sumário Apresentação Informações Configurações Básicas Finalização da Nota Fiscal

Leia mais

Manual Conectus: Inclusão Código CEST

Manual Conectus: Inclusão Código CEST Manual Conectus: Inclusão Código CEST INCLUSÃO CÓDIGO CEST CONECTUS Para atender a Nota Técnica 2015.003, foi desenvolvido no sistema Conectus a opção de cadastro de CEST para transmissões de Notas Fiscais

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. CST e CSOSN SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO CST e CSOSN Sumário Introdução... 3 Como saber se preciso utilizar CST ou CSOSN?... 3 Onde encontrar mais informações a respeito de CST e CSOSN?... 3 Tabelas sugeridas

Leia mais

Manual: Implantação do CEST nas NFe

Manual: Implantação do CEST nas NFe GESTÃO COMERCIAL Manual: Implantação do CEST nas NFe HorusSoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br CEST Perguntas e Respostas Introdução: O Código CEST foi instituído com o objetivo de uniformizar

Leia mais

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos Informativo - 180.0 Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release

Leia mais

Cadastros e Configurações (R.179)

Cadastros e Configurações (R.179) Cadastros e Configurações (R.179) A partir da release 179.0 haverá foram alteradas as formas de realizar o cadastro de configuração tributária dos produtos, a primeira forma é através do programa Configuração

Leia mais

XML 4.0 Mudanças e Adequações MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00

XML 4.0 Mudanças e Adequações MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00 MUDANÇAS E ADEQUAÇÕES XML 4.00 Junho/2018 1 1. OBJETIVO: Trazer informações e orientar sobre as mudanças e configurações relacionadas às adequações feitas no C-Plus 4, no C-Plus NF-e e no C-Plus PDV (NFC-e)

Leia mais

CODIGO CEST. Sistema JAD

CODIGO CEST. Sistema JAD WORKSHOP APRESETAÇÃO: CODIGO CEST Sistema JAD SISTEMA JAD Conceito CEST O que é? Cest é uma sigla que significa "Código Especificador da Substituição Tributária". Foi criado para estabelecer uma sistemática

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor

Leia mais

Finalização Pré-Venda e DAV

Finalização Pré-Venda e DAV Finalização Pré-Venda e DAV Atalhos Pré-Venda DAV Seleção de Depósito Pagamento Finalização Após a geração dos documentos é possível finalizá-los para concretizar a venda. Para consultar as Pré-vendas

Leia mais

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Conceitos NF-e v4.0 Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.0, acesse o material NF-e v4.0 ou clique aqui.

Leia mais

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo:

Para cadastrar os produtos acesse o caminho indicado acima, clique em F2 Novo e o sistema abrirá a tela abaixo: Como FS12 Cadastrar Produto? - Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2017.07.31 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Remessa Em demonstração

Remessa Em demonstração Remessa Em demonstração Guia Passo a Passo Linx Microvix Remessa em Demonstração Atalhos Dados necessários: Cadastro de Série. Natureza de Operação Tabela de Preço. Depósito. Plano de pagamento Parametrização.

Leia mais

TUTORIAL PROCEDIMENTOS CEST

TUTORIAL PROCEDIMENTOS CEST Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 3 2. Vincular Código CEST... 4 2.1 Vincular Código CEST Manualmente... 4 2.2 Vincular Código CEST Automaticamente... 5 2.3 Vincular Código CEST por

Leia mais

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Cadastros de Produtos Um ponto muito importante para que a geração e validação de um arquivo SPED EFD Contribuições são os cadastros

Leia mais

Pedido de Compra (Automático)

Pedido de Compra (Automático) Pedido de Compra (Automático) Este recurso do ERP sugere automaticamente os produtos e as quantidades a serem compradas. Para isso é necessário informar o critério de análise que o sistema deve fazer para

Leia mais

Natureza de Operação

Natureza de Operação Natureza de Operação Este recurso tem por objetivo cadastrar as naturezas de operação, onde poderão ser informadas diferentes nomenclaturas para definir as operações realizadas pela empresa, pois no momento

Leia mais

Troféu Transparência Comunicação Visual

Troféu Transparência Comunicação Visual Troféu Transparência 2015 Comunicação Visual Sobre a ANEFAC Entidade sem fins lucrativos fundada há quase 50 anos Cerca de 1600 associados Executivos de finanças, administração e contabilidade Missão Promover

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento BM-1396 / 1447 / 1452 - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto Versão 5 2009 2006_98 2006_93 Basic Release 30_2 80_2 62_2 120_2 70_2 Autor Jaciara Silva Processo: Fiscal

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL Explicação: Empresas enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional poderão apurar o imposto seguindo as rotinas apresentadas abaixo. 1. Cadastro de empresa 2. Parâmetros

Leia mais

Geração de Boletos e Arquivo CNAB

Geração de Boletos e Arquivo CNAB Geração de Boletos e Arquivo CNAB Sumário Geração de Boletos e Arquivo CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Regras Gerais:...

Leia mais

FS12. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FS12. Versão:

FS12. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FS12. Versão: Como FS12 Cadastrar Produto? - Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2015.12.2 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Entrada de Compras (Operação em Recusa)

Entrada de Compras (Operação em Recusa) Entrada de Compras (Operação em Recusa) A operação de recusa da nota de devolução deverá ocorrer na seguinte situação: Quando for realizada uma entrada de compras (Suprimentos > Estoque > Entrada de Compras),

Leia mais

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13

Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Como Cadastrar Sys Fundo de Combate à Pobreza? FN13 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Fiscal>Fundo de Combate a Pobreza Referência: FN13 Versão: 2017.01.16 Como funciona: A tela de Sys Fundo de Combate

Leia mais

Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros

Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros Vendas (R. 179) 1 Configurações e Cadastros 1.1 Cadastro de Clientes No Cadastro de Clientes, localizado no menu Cadastros, foram realizadas algumas alterações com o objetivo de atender as informações

Leia mais

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Através deste documento reproduzimos um manual básico e prático no que tange a todo o módulo tributário do Linx Farma BIG para empresas que

Leia mais

Recebimento de Faturas - Painel

Recebimento de Faturas - Painel Recebimento de Faturas - Painel A rotina de recebimento de faturas permite que o caixa receba as faturas individuais ou em lote do tipo "Crediário", através das formas de pagamento dinheiro, cheque, cartão

Leia mais

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003

Boletim de Implementação BC Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003 BC12156 Nota Fiscal Eletrônica Nota Técnica 2015/003 Sumário Apresentação... 3 Procedimentos... 4 Implementações Nota Técnica 2015/003... 5 Implementações Nota Técnica 2015/002... 10 2 Apresentação A Support

Leia mais

Relatório de Curva ABC

Relatório de Curva ABC Relatório de Curva ABC O cálculo de curva ABC demonstra quanto em percentual os produtos correspondem ao critério de análise de vendas escolhido pelo usuário, através deste relatório será possível consultar

Leia mais

Easy Linx - Partilha ICMS

Easy Linx - Partilha ICMS Easy Linx - Partilha ICMS Entrou em vigor no dia 01/01/2016 a Emenda Constitucional 87/2015 que altera a tributação para vendas Interestaduais com consumidor final. Será realizado a partilha da diferença

Leia mais

Informações Técnicas Sobre NF-e

Informações Técnicas Sobre NF-e Informações Técnicas Sobre NF-e (Estoque >>> Nota Fiscal de Saída) INDICE Requisitos Solicitação junto ao GR (Gerente de Relacionamento). Ativação do MID junto a equipe Linx MID. Configurações no sistema

Leia mais

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto.

Dados Gerais - Cadastro de Produtos. No quadro Dados Gerais deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais - Cadastro de Produtos No quadro "Dados Gerais" deverão ser inseridas as informações básicas do produto. Dados Gerais Código; Descrição; Referência; Classificação; Comprador; Unid. p/ venda;

Leia mais

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06

Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Como Cadastrar Produtos no Futura NF-e? FN06 Sistema: Futura NFE Caminho: Cadastro>Estoque>Produto Referência: FN06 Versão: 2018.10.08 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Importação de NF-e (Entrada)

Importação de NF-e (Entrada) Importação de NF-e (Entrada) Procedimentos para Importar Nota Fiscal de Entrada por XML A importação de notas de entrada pode ser efetuada através do arquivo XML referente a uma nota de saída do fornecedor,

Leia mais

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela.

Sempre que encontrar esse botão, poderá acessar Manual Passo a Passo ou Guia de Referência, disponíveis para aquela janela. ABA: PRODUTOS BOTÃO: CAD. DE PRODUTOS ABA: FISCAL O QUE É POSSÍVEL FAZER NESTA ÁREA DO SISTEMA Cadastrar dados fiscais dos produtos. IMPORTANTE SABER! Os campos que estiverem com a cor CINZA trazem informações

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0.1 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 4 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 5 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 6 1.3ContingênciaOffline...8

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Versão: V67. Autor: NextSoft. Data: 26/07/2016. Versão Release: V1 RELEASE NOTES

Versão: V67. Autor: NextSoft. Data: 26/07/2016. Versão Release: V1 RELEASE NOTES Versão: V67 Versão Release: V1 Autor: NextSoft Data: 26/07/2016 RELEASE NOTES Página:1 Página:2 SUMÁRIO 1. PAINEL EXECUTIVO META POR SUBGRUPO... 3 O que muda:... 3 2. PAINEL EXECUTIVO APELIDO PARCEIRO...

Leia mais

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização

Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8. atualização Manual Operações Fiscais Gestor Loja - Versão 5.8 atualização 23.03.11 O Manual sobre Operações Fiscais contém instruções sobre como consultar operações fiscais no Gestor. Operações Fiscais é uma opção

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO LEI DA TRANSPARÊNCIA

TUTORIAL PROCESSO LEI DA TRANSPARÊNCIA Sumário Apresentação... 1 1.Procedimentos iniciais... 2 2.Cadastrar Tributação... 3 3.Emitir Relatório e Etiqueta de Preço na rotina 2012... 4 4.Emitir Etiqueta Varejo na rotina 2035... 7 5.Emitir Cupom

Leia mais

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS.

TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. TÍTULO: CONFIGURAÇÃO PARA EMISSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS. 1- CADASTRO DOS BANCOS: 1.1 - Acesse o menu ARQUIVOS e clique em BANCOS; 1.2 - No campo CÓDIGO, será preenchido automaticamente pelo próprio sistema,

Leia mais

Microvix ERP Build

Microvix ERP Build Microvix ERP - 2.0.25.03 - Build Controle do Documento Data da Release 05/04/2018 Produto Microvix ERP Versão 2.0.25.03 Implementações Liberadas 64020 - Arquivo remessa CNAB 400 - Bradesco Realizada correção

Leia mais

Também é mostrado como configurar o Código de Enquadramento do IPI, especialmente exigido para operações sem o valor do tributo.

Também é mostrado como configurar o Código de Enquadramento do IPI, especialmente exigido para operações sem o valor do tributo. 1 Guia de Configuração do Sistema AtivaEmpresa para o ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final, conforme Emenda Constitucional 87/2015 e outros. Este guia tem o objetivo de orientar

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 / BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor Jaciara Silva Processo:

Leia mais

Faturamento - Entrada de Mercadoria

Faturamento - Entrada de Mercadoria Flávia Bungi 1.1 13/10/15 1 / 13 Faturamento - Entrada de Mercadoria Flávia Bungi 1.1 13/10/15 2 / 13 1. Índice 1. Índice... 2 2. Revisão... 3 3. Objetivos... 4 4. Informações importantes... 4 5. Conteúdo...

Leia mais

Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS.

Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS. Procedimentos para a configuração de Cupom Fiscal no Linx DMS/BRAVOS. CONFIGURAÇÃO DA IMPRESSORA FISCAL Assunto Produto Menu Frente de Caixa Frente de Caixa Data 12/02/2018 Autor Área Marcos Vinícius DMS

Leia mais

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a

Cordilheira Escrita Fiscal 2.122a LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema

Leia mais

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville

Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda. Documentação - Joinville Guia de Usuário Linx Emissão de Nota Fiscal de Venda Documentação - Joinville Apresentação A rotina de Emissão de Nota Fiscal tem por objetivo realizar duas grandes atividades: a Emissão de Nota Fiscal

Leia mais

CADA0222 Parametrização NF-e

CADA0222 Parametrização NF-e CADA0222 Parametrização NF-e O programa tem por objetivo a parametrização utilizada para a NF-e e NFS-e. A nota fiscal de serviço continua sendo impressa em formulário, portanto, o parâmetro Form.N.F.

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 3 1. Menu Meu perfil... 3 1.1. Editar meu perfil... 3 1.2. Editar minha senha... 3 2. Usuários... 4 2.1. Cadastrar Usuário... 4

Leia mais

Manual Linx Postos Comanda Mobile

Manual Linx Postos Comanda Mobile Manual Linx Postos Comanda Mobile Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Módulo Gerencial 3.7.1 Lotes 3.7.2 Terminal 3.7.3 Impressora 3.7.4 Regras de Impressão 4 Lançamento de comanda com ou sem prefixo numérico

Leia mais

Como Cadastrar Produto? - FS12

Como Cadastrar Produto? - FS12 Como Cadastrar Produto? - FS12 Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FS12 Versão: 2018.04.26 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos

Leia mais

Nota Fiscal de Estorno

Nota Fiscal de Estorno Nota Fiscal de Estorno Ao tentar realizar o cancelamento de uma nota fiscal de venda ou transferência entre filiais, em casos que o prazo de cancelamento estipulado pela SEFAZ tenha expirado, o sistema

Leia mais

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário

Manual Devolução. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. 3.2 Motivo de Movimentação. Sumário Manual Devolução 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.2 Motivo de Movimentação 3.3 Natureza de Operação 4 Funcionalidades 4.1 Devolução de Aferição 4.2 Devolução a Fornecedor 4.3 Devolução de Venda

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos

Orientações para utilização do sistema EducaWeb. Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Orientações para utilização do sistema EducaWeb Lançamento da frequência diária, avaliações, notas das avaliações e médias dos períodos avaliativos Vertical Educação Julho/2013 1 Orientações para utilização

Leia mais

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas

Manual Entradas. 1 Conceito. 2 Requisitos. 3 Configurações. Sumário. Entradas Manual Entradas Entradas 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 4 FUNCIONALIDADE 4.1 Registrar Nota de Entrada 4.1.1 Manual (Entrada das informações manualmente) 4.1.2 Arquivo (Carregar o XML a partir

Leia mais

Configurações gerais Implantação SAT

Configurações gerais Implantação SAT Linx Microvix NFC-e Configurações gerais Implantação SAT Sumário 1. Configurações Gerais ERP Microvix...2 1.1. Parâmetros Restritos....2 1.1.1. Ativar MID-e...2 1.2. Permissões de usuário.... 3 1.2.1.

Leia mais

Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP. Valor do FCP Retido por Subst. Trib. Percentual do FCP Retido por Subst. Trib.

Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP. Valor do FCP Retido por Subst. Trib. Percentual do FCP Retido por Subst. Trib. 1 NT_2016_002_v1.42 Fundo de Combate a Pobreza FCP Retido por Substituição Tributária Grupo CST 10, 30, 70, 201, 202, 203, 900 Descrição Valor da Base de Cálculo do FCP Percentual do FCP Valor do FCP Valor

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.018 NOVID AD ES E MELHORIAS E112A9 Jessica Pinheiro 16/05/2016 2/18 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.018 1. Configuração de situação cadastral padrão para novos clientes.... 3 2.

Leia mais

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.2C-04. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.2C-04 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

mail/cash? - FCSH10.4

mail/cash? - FCSH10.4 Como Enviar XML por mail/cash? - FCSH10.4 E- Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Fiscal>Envio de XML por e-mail Referência: FCSH10.4 Versão: 2015.9.18 Como Funciona: Está tela é utilizada para enviar

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 / BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor Jaciara Silva Processo:

Leia mais

Como Cadastrar Produtos no Futura Confecção? FC01. Sistema: Futura Confecção. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FC01. Versão:

Como Cadastrar Produtos no Futura Confecção? FC01. Sistema: Futura Confecção. Caminho: Cadastros>Estoque>Produto. Referência: FC01. Versão: Sistema: Futura Confecção Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FC01 Versão: 2017.05.08 Como Funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar os produtos que serão utilizados como

Leia mais

Max Work Automações Ltda

Max Work Automações Ltda Atualização 246 24/06/2015 1. Módulo Pedidos de Compra - Relatório Pedidos - Sintético: Adicionado o campo filtro "Somente pedidos resultantes de cotação (S/N)". 2. Módulo Operador - Formulário Rel. Autorizações

Leia mais

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final

ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final ICMS em Operações Interestaduais de Vendas a Consumidor Final Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, sem autorização prévia da CISS. Todos os direitos

Leia mais

Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária?

Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária? Título: SC - Como realizar o cálculo do crédito do ICMS sobre o estoque das mercadorias excluídas do regime de substituição tributária? Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado de Santa

Leia mais

Cadastro de Produtos para Venda Manual do Usuário Produtos Cód. RETPRO02

Cadastro de Produtos para Venda Manual do Usuário Produtos Cód. RETPRO02 Cadastro de Produtos para Venda Manual do Usuário Produtos Cód. RETPRO02 Revisão 06/02/2017 Introdução Como cadastrar produtos para venda. Procedimento Passo 1 No menu principal clique na aba PRODUTO em

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Índice ERP Faturamento... 2 Cadastro de Filiais... 2 Cadastro de Produtos... 4 Digitação e Emissão de NF-e... 5 Validação do Cst Ipi X Cód. Enquadramento Ipi...

Leia mais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais

Fiscal Configurar Impostos Fiscais Fiscal Configurar Impostos Fiscais Objetivo Configurar todos os impostos que refletirão na Nota Fiscal de Saída. Pré- Requisitos As Taxas Tributárias dos Produtos devem ser devidamente cadastradas ( Fiscal

Leia mais

Manual LMC. 1 Conceito. Informativo. 1.1 Perguntas Frequentes. Sumário

Manual LMC. 1 Conceito. Informativo. 1.1 Perguntas Frequentes. Sumário Manual LMC 1 Conceito 1.1 Perguntas Frequentes 2 Requisitos 3 Configurações 4 Funcionalidades Sumário 1 Conceito Este documento tem por objetivo apresentar as especificações e critérios técnicos necessários

Leia mais

Como Cadastrar Grades de Produtos no Futura Server? FS13. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos.

Como Cadastrar Grades de Produtos no Futura Server? FS13. Sistema: Futura Server. Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos. Sistema: Futura Server Caminho: Cadastros>Estoque>Grade de Produtos Referência: FS13 Versão: 2018.11.05 Como funciona: A Grade de Produtos geralmente é utilizada por lojistas, porque nela é possível cadastrar

Leia mais

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003

Nome do Processo: Emissão de notas fiscais com ICMS para consumidor final não contribuinte do imposto Nota Técnica 2015/003 Desenvolvimento - Venda para consumidor final não contribuinte do imposto BM-1844 Versão 5.47 BM-1396 / 1428 / 1447 / 1452 BMMANU-8957-9152-9121 Versão 5_31 2009_81 2006_93_121 2006_90A_32 Release Autor

Leia mais

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1

SSPlus (9.0) REA Relatório Explicativo de Alterações. REA SSPlus 9.0 1 REA SSPlus 9.0 1 REA Relatório Explicativo de Alterações SSPlus (9.0) Autor: Controle de Qualidade Criado em 24/01/2017 Impresso Arquivo REA Relatório Explicativo de Alterações Versão 9.0.40a REA SSPlus

Leia mais

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04

Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Como Cadastrar Produto no Futura Cash? - FCSH04 Sistema: Futura Cash Caminho: Cadastros>Estoque>Produto Referência: FCSH04 Versão: 2015.5.4 Como funciona: O menu Cadastro de Produto é utilizado para registrar

Leia mais

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul.

Esta solução é exclusiva para empresas situadas no estado do Mato Grosso do Sul. Título: MS - Como realizar o cálculo do ICMS sobre o estoque das mercadorias incluídas do regime de Substituição Tributária conforme Art. 2º do Decreto nº 14.359/2015? Esta solução é exclusiva para empresas

Leia mais

Guia Nota Fiscal Eletrônica v Linx Postos AutoSystem

Guia Nota Fiscal Eletrônica v Linx Postos AutoSystem Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.00 - Linx Postos AutoSystem Conceitos NF-e v4.00 Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.00, acesse https://share.linx.com.br/x/4fjqag

Leia mais

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo?

Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? Como configurar a Contabilidade por Centro de Custo? 1- PARÂMETROS DA EMPRESA 1.1 - Acesse o menu CONTROLE, clique em PARÂMETROS; 1.2 - Na guia GERAL, clique em DEFINIÇÕES; 1.2.1 - No quadro GERAL, selecione

Leia mais

Manual Notas de Saída

Manual Notas de Saída Manual Notas de Saída 1 CONCEITO 2 REQUISITOS 3 CONFIGURAÇÕES 3.1 Permissões 3.2 Configurar NF-e 3.3 Natureza de Operação 3.4 Cadastrar Série de Notas Fiscais 4 FUNCIONALIDADES 4.1 Emissão de NF Referente

Leia mais

TUTORIAL CEST - CONVÊNIO ICMS 25, DE 8 DE ABRIL DE 2016

TUTORIAL CEST - CONVÊNIO ICMS 25, DE 8 DE ABRIL DE 2016 Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 3 2. Vincular Código CEST... 3 2.1 Vincular Código CEST Manualmente... 4 2.2 Vincular Código CEST Automaticamente... 5 2.3 Vincular Código CEST por

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

Nota Técnica

Nota Técnica Nota Técnica 2015.003 versão 1.80 Nessa versão da Nota Técnica, serão ativadas diversas regras de validação para recebimento de informações correspondentes ao ICMS devido para a Unidade da Federação de

Leia mais

Usando a geração de boletos

Usando a geração de boletos Usando a geração de boletos O sistema permite que sejam gerados boletos de cobrança, os boletos podem ser impressos ou enviados por e-mail. O sistema permite a geração de carteiras do tipo Não registrada,

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX Emenda Constitucional 87/2015 e NT 2015-003 LOGIX 15/12/2015 Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Pré-requisitos... 3 3. Conversores... 3 4. Atualização fiscal... 3 5. Parametrização e cadastros...

Leia mais

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1 10.0A-13 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP

Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Manual de Utilização Logicorp Phoenix ERP Produtos e serviços. ML-01 Versão 5_5_1 Departamento: Módulo: Coordenador de Projetos: Data: Número de Controle: Desenvolvido por: ERP Estoque Rafael Marin 20/05/2013

Leia mais

O que você precisa saber.

O que você precisa saber. O que você precisa saber. O CEST e o Impacto na Subs3tuição Tributária no País O CEST é a abreviatura de Código Especificador da Subs8tuição Tributária. O obje8vo deste novo código é estabelecer uma forma

Leia mais

Declarações Serviços Prestados

Declarações Serviços Prestados Declarações Serviços Prestados O que é isto? O que isto faz? Por meio desta página, um contribuinte classificado como prestador de serviços pode realizar a declaração dos serviços prestados. Nesta página,

Leia mais

Pesquisa de Produtos - Estoque

Pesquisa de Produtos - Estoque Pesquisa de Produtos - Estoque A rotina de pesquisa é utilizada para encontrar produtos cadastrados no sistema, sendo possível pesquisa-los pelo Nome, Código, Referência, Código de Barras, Código Auxiliar

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015

Emenda Constitucional 87/2015 Impresso em: 2017/08/25 19:13 1/8 Emenda Constitucional 87/2015 Emenda Constitucional 87/2015 Definições: A Emenda Constitucional (EC) 87/2015, apresentou uma significativa alteração no conceito e no cálculo

Leia mais