Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual Notas Fiscais. 1 Conceito. 2 Requisitos. Sumário"

Transcrição

1 Manual Notas Fiscais Sumário 1 Conceito 2 Requisitos 3 Configurações 3.1 Permissões de Acesso 3.2 Configurar NF-e Aba Geral Opções 3.3 Processador de Lotes 3.4 Natureza de Operação e Séries de Notas Fiscais 4 Funcionalidades 4.1 Lançamento de Notas Fiscais 4.2 Impressão de Notas Fiscais 4.3 Consulta de Notas Fiscais 4.4 Gerenciamento de Notas Fiscais 4.5 Nota Fiscal Eletrônica Importação de Documentos Eletrônicos Exportação de NF-e Inutilizar NF-e Impressão de DANFEs Emissão NF-e Módulo Caixa 5 Relatórios 5.1 Notas Emitidas 5.2 NSU de Notas Fiscais 5.3 Conferência de Ocorrência de NF 5.4 Notas Fiscais Referenciadas 1 Conceito A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou jurídica. A rotina de notas permitirá realizar a entrada de notas no sistema através do arquivo.xml ou de forma manual, possibilitando maior controle das notas fiscais. 2 Requisitos

2 Para adquirir o módulo NF-e será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da LINX Postos AutoSystem, para que seja liberada a implantação do módulo. 3 Configurações Para utilizar o módulo NF-e será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial. 3.1 Permissões de Acesso As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > U suários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis: Fiscal > Gerenciamento de notas fiscal; Fiscal > Impressão de notas fiscais; Fiscal > Permite excluir nota fiscal de venda; Fiscal > Solicitar número para emissão de nota fiscal; Fiscal > Lançar Contas a Pagar/Receber ao cadastrar uma Nota Fiscal; Fiscal > Permite referenciar cupom fiscal em NF com CPF/CNPJ diferente; Fiscal > Permite referenciar uma Nota Fiscal; Fiscal > Permite remover uma Nota Fiscal referenciada; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite inutilizar NFe; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite emitir NFe com data de emissão retroativa; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite alterar a configuração da NFe; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite acesso a exportação de notas fiscais eletrônicas; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite alterar impostos na entrada de Nota Fiscal Eletrônica; Fiscal > NFe (Nota Fiscal Eletrônica) > Permite estornar NF-e; Fiscal > Manutenção de Notas fiscais. Conforme imagem a seguir:

3 3.2 Configurar NF-e Para sistemas com o módulo NF-e ativo será necessário configura-lo. Acessar Configurações > Módulos > NF-e. A tela a seguir será exibida:

4 Para utilizar o módulo NF-e marcar a opção: Habilitar emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Existem dois tipos de certificados digitais que poderão ser utilizados: A1: certificados do tipo A1 são arquivos digitais alocados no computador, cada computador que realizar qualquer operação envolvendo NF-e deverá possuir o arquivo em seu disco. A3: certificados do tipo A3 são tokens ligados aos computadores, cada computador que realizar qualquer operação envolvendo NF-e deverá possuir um token conectado. Para carregar o certificado digital no sistema, clicar no botão Carregar certificado. A tela a seguir será exibida:

5 Ao selecionar o certificado A1, a tela possuirá os campos: Certificado: selecionar o diretório do certificado digital; Senha: informar a senha do certificado; Data de validade: informar a data de validade do certificado. Ao selecionar o certificado A3, a tela possuirá o campo: Certificado: selecionar o diretório do certificado. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. O certificado será carregado, na tela NF-e Aba Geral A aba geral permitirá realizar as configurações gerais do módulo. A seguir imagem da aba:

6 Esta aba possui os campos: Limite de dias para emissão retroativa: informar o número de dias limite para emissão de NF-e retroativa. Esta informação pode variar de acordo com o estado. Caso não informado, o sistema assumirá 10 (dez) dias como limite; informar o para o qual serão enviadas todas as notas fiscais emitidas Opções Nesta aba será possível configurar as informações referentes ao DANFe e outras diversas opções. A seguir imagem da aba DANFe:

7 Esta aba possui as opções: Apresentar Razão Social na emissão do DANFE: será exibida a razão social ao emitir o DANFe; Exibir a forma de pagamento de venda na emissão do DANFE: exibirá a forma de pagamento da venda na emissão do DANFe; Habilitar quebra de linhas nos produtos/serviços do DANFE: permitirá habilitar a quebra de linhas nos produtos e serviços do DANFe; Imprimir nome do cliente, data de emissão e o valor total da nota no canhoto do DANFE: permitirá que o nome do cliente, data de emissão da nota e valor total da nota sejam impressos no canhoto do DANFe; Permitir a impressão do DANFE no Módulo WEB: permitirá a impressão do DANFe no módulo WEB; Exibir desconto detalhado por produto no DANFE: exibirá o desconto detalhado por produto no DANFe; Imprimir DANFE simplificado para vendas no caixa: permitirá a impressão do DANFe simplificado para vendas no módulo Caixa. A seguir imagem da aba Diversas:

8 Esta aba possui os campos: Enviar ao cancelar NF-e para o destinatário: permitirá que após cancelar uma NF-e, será enviado um de cancelamento para o destinatário; Habilitar emissão de NF-e Conjugada/Mista (NF-e com produtos e serviços): permitirá a emissão de NF-e conjugada, que possuem produtos e serviços na mesma nota. Não será possível habilitar esta opção caso o módulo NFS-e estiver habilitado; Processar as NF-e de manifestação de destinatário somente na matriz: permitirá que o processamento de NF-e de manifestação do destinatário seja apenas realizado na matriz; Solicitar confirmação de leitura ao enviar ao destinatário da nota: solicitará a confirmação de leitura do enviado ao destinatário da nota; Lançar desconto para acerto de valores (Em notas fiscais referente a cupom fiscal e faturamento): permitirá o lançamento de descontos para o acerto de valores em caso de notas fiscais referentes a cupom fiscal e faturamento; Permite emissão de NF-e referente a NFC-e: permitirá a emissão de NF-e referente a NFC-e; Ativar emissão de NF-e em contingência EPEC: permitirá realizar a emissão de NF-e em contingência EPEC (Evento Prévio de Emissão em Contingência). O sistema não permitirá realizar o cancelamento de notas com esta opção habilitada. A mensagem a seguir será exibida:

9 Ao iniciar o módulo Gerencial, a tela a seguir será exibida: "O EPEC permite à empresa solicitar o registro do 'Evento Prévio de Emissão em Contingência' anterior à emissão do documento em si com um leiaute mínimo de informações. O EPEC será enviado para um ambiente de contingência da SEFAZ diverso do ambiente normal de autorização utilizando-se do Web Service de registro de eventos. " Nota Técnica NFC-e v1.02 Ativar emissão de NF-e em contingência FS-DA: permitirá realizar a emissão de NF-e em contingência FS-DA (Formulário de Segurança Documento Auxiliar). A mensagem a seguir será exibida: Ao iniciar o módulo Gerencial, a tela a seguir será exibida:

10 " FS-DA - Contingência com uso do Formulário de Segurança para Impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico. O FS-DA foi criado para aumentar a capilaridade dos pontos de v enda do Formulário de Segurança com a criação da figura do estabelecimento distribuidor do FS-DA que poderá adquirir FS-DA dos fabricantes para distribuir para os emissores do CT-e de sua regiã o." Portal SEFAZ. Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações. 3.3 Processador de Lotes Para que as NF-e sejam aprovadas para uso será necessário ativar o processador de lotes. Ele será responsável por trazer as informações de aprovação, cancelamento, rejeição entre outras situações das notas fiscais. Para ativar o processador de lotes, será necessário criar o seu atalho. Clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecionar a opção Novo > Atalho. A tela a seguir será exibida:

11 No campo Digite o local do item, digitar C:\autosystem\main.exe --nfe_proc. Após digitar o caminho do processador de lotes, clicar no botão Avançar. A tela a seguir será exibida: Nesta janela digitar o nome que identificará o atalho. Após informar o campo, clicar no botão Concluir.

12 3.4 Natureza de Operação e Séries de Notas Fiscais Para realizar a emissão de NF-e será necessário realizar o cadastro de naturezas de operações e séries de notas fiscais. Para isso cadastrar conforme Manual Cadastro de Tabelas, páginas 35 e Funcionalidades A nota fiscal é um documento fiscal e que tem por fim o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa e uma pessoa física ou jurídica. As rotinas de notas fiscais permitirão realizar lançamento de notas, gerenciamento, inutilização de numeração entre outras rotinas. Será possível realizar a entrada de notas no sistema através do arquivo.xml ou de forma manual, possibilitando maior controle das notas fiscais. 4.1 Lançamento de Notas Fiscais A rotina de Lançamento de Notas Fiscais permitirá o lançamento de notas fiscais no sistema. Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Lançamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir: Esta tela possui as opções: Própria: permitirá emitir notas fiscais em nome do estabelecimento; Terceiro: permitirá lançar notas fiscais emitidas por terceiros. Vale lembrar que a tela de lançamento de nota fiscal própria e de terceiro é a mesma, porém na nota de terceiro será apresentada a guia Documento de Arrecadação, que será vista logo mais.

13 Ao selecionar uma das opções de emissão, será exibida a tela a seguir: O painel Dados da nota fiscal permitirá inserir os principais dados da nota, possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); Modelo: informar o modelo da nota fiscal; Nat. operação: informar a natureza de operação. Campo disponível para módulo NF-e; CFOP: informar o CFOP; Chave de acesso: será gerada automaticamente após emitir a nota. Campo disponível para módulo NF-e; Série: informar o número de série. Será gerado automaticamente quando o modelo for Nota Fiscal Eletrônica; Número: informar o número da nota. Será gerado automaticamente quando a nota for do tipo Nota Fiscal Eletrônica; Tipo: informar o tipo de nota fiscal. Serão habilitadas as opções a seguir: Entrada: permitirá emitir uma nota de entrada; Venda/Saída: permitirá emitir uma nota de saída; Faturamento: permitirá emitir uma nota de faturamento; Despesa: permitirá emitir uma nota de despesa. Finalidade: informar a finalidade da nota. Serão habilitadas as opções a seguir: Normal: permitirá emitir a nota normalmente; Complementar: permitirá emitir uma nota complementar; Ajuste: permitirá emitir uma nota de ajuste. Tipo pgto: informar o tipo de pagamento. Serão habilitadas as opções a seguir: A Vista: permitirá emitir notas de pagamento a vista; A Prazo: permitirá emitir notas de pagamento a prazo.

14 Data emissão: informar data de emissão; Data S./E.: informar data de saída ou entrada; Hora saída: informar hora de saída. Abaixo serão descritas as guias que compõem a tela. A guia Destinatário/Emitente permitirá inserir as informações do destinatário ou emitente da nota, possui os filtros: Código: informar o código do cadastro do emitente no sistema; Nome/Razão Social: informar o nome ou razão social do emitente; CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ; Logradouro: informar o endereço; Número: informar o número; Complemento: informar o complemento; Bairro: informar o bairro; CEP: informar o CEP; Município: informar o município; UF: informar o estado; Fone/Fax: informar o número de telefone ou fax; Inscrição Estadual: informar a inscrição estadual. A guia Itens permitirá inserir os produtos na nota, possui as colunas: Código: exibirá o código do produto; Descrição: exibirá o nome do produto; CST: exibirá o número do CST;

15 U.M.: exibirá a unidade de medida; Quant.: exibirá a quantidade; Unit.: exibirá o valor unitário; Valor: exibirá o valor total do produto; Desconto Acréscimo : informar um valor para o desconto em reais ou porcentagem; : informar um valor para o acréscimo em reais ou porcentagem. A guia Transportador/Volumes Transportados permitirá inserir as informações da transportadora e dos volumes transportados, possui os filtros: O campo Frete por conta permitirá selecionar as opções: 1 - Emitente: o emitente será responsável pelo frete; 2 - Destinatário: o destinatário será responsável pelo frete; 3 - Terceiros: terceiros serão responsáveis pelo frete; 9 - Sem Frete: não possuirá frete. Placa do veículo: informar a placa do veículo que realizará o transporte; UF: informar o estado; Código: informar o código do cadastro da transportadora no sistema; Nome/Razão Social: informar o nome ou razão social da transportadora; CNPJ/CPF: informar o CPF ou CNPJ; Inscrição Estadual: informar a inscrição estadual; Logradouro: informar o endereço; Número: informar o número; Complemento: informar o complemento; Município: informar o município; UF: informar o estado; Quantidade: informar a quantidade transportada; Espécie: informar a espécie; Marca: informar a marca; Número: informar o número; Peso bruto: informar o peso bruto; Peso líquido: informar o peso líquido. A guia Local de entrega permitirá inserir as informações referentes ao local de entrega, possui os filtros:

16 Código: informar o código do cadastro do destinatário no sistema; Nome/Razão Social: informar o nome ou razão social do destinatário; CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ; Logradouro: informar endereço; Número: informar o número; Complemento: informar o complemento; Bairro/Distrito: informar o bairro ou distrito; Município: informar o município; UF: informar o estado. A guia Fatura permitirá vincular uma fatura a nota, possui os filtros: Número: informar o número da fatura; Valor bruto: informar o valor bruto da fatura; Valor desconto: informar o valor de desconto da fatura; Valor Líquido: informar o valor líquido da fatura; Data vencto: informar a data de vencimento da fatura. A guia Observações permitirá inserir observações referentes à nota fiscal. Conforme imagem a seguir:

17 A guia NF Referenciada permitirá vincular notas fiscais a nota sendo criada, a seguir imagem da aba: Esta tela possui os botões: Adicionar: permitirá adicionar NF de referência; Excluir: permitirá excluir a NF de referência selecionada. Para adicionar NF de referência, clicar no botão Adicionar. A tela a seguir será exibida:

18 Esta tela possui os campos: Cliente: informar o cliente; Forma Pgto: informar a forma de pagamento; Produto: informar o produto; Placa: informar a placa do veículo; Modelo: informar o modelo da nota; Período: informar o período; Série: informar o número de série; Número: informar o número da nota; Valor: informar o valor da nota; Limitar a: informar o número de notas que serão exibidas na consulta. Após informar os campos, clicar no botão Buscar dados da NF para que as notas fiscais sejam exibidas na guia Relação de Notas Fiscais. Selecionar as notas desejadas na relação e clicar no botão Confirmar, o sistema questionará se deseja vincular os produtos da nota fiscal referenciada a esta nota. Conforme imagem a seguir:

19 Ao clicar no botão Não as informações da nota fiscal referenciada serão vinculadas a nota fiscal, porém não os produtos. Ao clicar no botão Sim todas as informações da nota fiscal referenciada serão vinculadas a nota fiscal. Caso o lançamento seja referente a Nota Fiscal de Terceiro, será apresentada também a guia Arrecadação, para que sejam inseridas informações referentes à guia de recolhimento para produtos com substituição tributária. Se a nota fiscal de terceiro for referente a uma conta de energia elétrica (modelo 06), além das guias apresentadas anteriormente, será exibida a guia Informações Complementares, para que sejam inseridas as informações do tipo de ligação e grupo de tensão, conforme imagem abaixo: O painel Cálculo do imposto permitirá a demonstração dos valores da nota.

20 Possui os seguintes campos: Base ICMS: informar o valor da base do ICMS; Valor ICMS: informar o valor total do ICMS; Base ICMS Subst.: informar o valor da base do ICMS substituição; Valor ICMS ICMS Subst.: informar o valor total do ICMS substituição; Alíq. ICMS Simp. Nac.: informar a alíquota do ICMS Simples Nacional; Valor ICMS Simp. Nac.: informar o valor do ICMS Simples Nacional; Valor IPI: exibirá o valor do IPI; Valor produtos: exibirá o valor dos produtos presentes na nota; Valor ISS: exibirá o valor do ISS; Valor serviços: exibirá o valor dos serviços presentes na nota; Valor PIS: exibirá o valor do PIS; Valor Retido PIS: informar o valor retido do PIS; Valor Cofins: exibirá o valor do Cofins; Valor Retido Cofins: informar o valor retido do Cofins; Valor frete: informar o valor do frete; Valor seguro: informar o valor do seguro; Outras despesas: informar o valor de outras despesas; Valor total nota: exibirá o valor total da nota. Após informar os campos da nota fiscal, clicar no botão Salvar para registrar a nota no sistema. Para emitir a nota, acessar Financeiro > Fiscal > Gerenciamento de Notas Fiscais, que será exibido no capítulo 4.4 deste manual.

21 Importante Para realizar o lançamento de notas através da manifestação do destinatário, realizar conforme descrito no Manual Manifestação do Destinatário, página Impressão de Notas Fiscais Para consultar as notas que estão aguardando impressão, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Impressão de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir: Ao preencher o campo Empresa, será exibida uma relação de notas aguardando impressão. Marcar as notas fiscais desejadas e clicar no botão Imprimir Notas Fiscais. 4.3 Consulta de Notas Fiscais Para consulta de notas fiscais, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Consulta de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir:

22 Esta tela possui os filtros: Período: informar o período; Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); Cliente: informar o cliente; CFOP: informar o CFOP. A opção Situação permitirá selecionar as opções: Todas: permitirá exibir as notas com qualquer tipo de situação; Emitidas: permitirá exibir notas com situação emitida; Canceladas: permitirá exibir notas com situação cancelada. Após selecionar os filtros, clicar no botão Preencher lista F5. Serão exibidas as seguintes informações referentes as notas fiscais: Emissão: exibirá a data de emissão; CFOP: exibirá o número do CFOP; Número: exibirá o número da nota fiscal; Tipo: exibirá o tipo da nota (entrada ou saída); Situação: exibirá a situação da nota; Cliente: exibirá o nome do cliente; Valor: exibirá o valor da nota. Esta tela possui os botões: Cancelar F11: permitirá cancelar notas fiscais de emissão própria com as seguintes situações: aprovada ou aguardando envio; Fechar ESC: permitirá fechar a tela.

23 4.4 Gerenciamento de Notas Fiscais Esta rotina permitirá realizar o gerenciamento das notas fiscais. Operações de emissão, edição de notas geradas, rejeitadas, aguardando envio ou de serviço, exclusão de notas geradas, além da visualização. Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Gerenciamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela a seguir: Esta tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); Pessoa: informar o destinatário da nota; CFOP: informar a CFOP da nota; Modelo: selecionar o modelo da nota; Série: informar o número de série; Número: informar o número da nota. O filtro Tipo permite escolher entre as opções a seguir: Venda/Saída: permitirá filtrar as notas de venda ou saída; Transferência: permitirá filtrar as notas de transferência; Faturamento: permitirá filtrar as notas de faturamento; Despesa: permitirá filtrar as notas de despesa; Entrada: permitirá filtrar as notas de entrada; Todas as saídas: permitirá filtrar todas as saídas. O filtro Situação permite escolher entre as opções:

24 Emitida: exibirá apenas as notas emitidas; Cancelada: exibirá apenas as notas canceladas; Gerada: exibirá apenas as notas geradas; Impressa: exibirá apenas as notas impressas; Enviada: exibirá apenas as notas enviadas; Aprovada: exibirá apenas as notas aprovadas; Rejeitada: exibirá apenas as notas rejeitada; Denegada: exibirá apenas as notas denegadas; Aguardando envio: exibirá apenas as notas aguardando envio; Impressa em contingência: exibirá apenas as notas impressas em contingência. Período: informar o período; Após selecionar os filtros, clicar no botão Preencher Lista F5. Na aba Notas fiscais serão exibidas as informações sobre as notas fiscais: Data: exibirá a data de emissão da nota; Série: exibirá o número de série da nota; Número: exibirá o número da nota. A coluna Tipo exibirá: A coluna Situação pode ser: V: referente as notas de vendas/saídas; T: referente as notas de transferências; F: referente as notas de faturamento; D: referente as notas de despesa; E: referente as entradas que não movimentam o estoque; C: referente as entradas que movimentam o estoque. Emitida: nota enviada para o sistema da SEFAZ; Cancelada: nota cancelada no sistema; Gerada: nota lançada, porém não emitida; Impressa: nota impressa; Enviada: nota enviada para o sistema da SEFAZ e aguardando retorno; Aprovada: nota aprovada pela SEFAZ para uso; Rejeitada: nota rejeitada pela SEFAZ para uso; Denegada: nota bloqueada pela SEFAZ devido à alguma pendência; Aguardando envio: nota que não foi enviada à SEFAZ; Impressa em contingência: notas impressas em contingência. Nome: exibirá o nome do cliente; Valor: exibirá o valor da nota. Na aba Produtos serão exibidas as informações sobre os produtos nas notas fiscais, a seguir imagem da aba: Esta aba possui os campos: Data: exibirá a data de emissão da nota; Série: exibirá o número de série da nota; Número: exibirá o número da nota; Tipo: exibirá o tipo da nota; Nome: exibirá o nome do cliente; Produto: exibirá a descrição do produto; CST: exibirá o Código da Situação Tributária; CST PIS: exibirá o número do CST PIS;

25 CST COFINS: exibirá o número do CST COFINS; U.M.: exibirá a unidade de medida dos produtos; Qtde: exibirá a quantidade; Unit.: exibirá o valor unitário; Valor: exibirá o valor total. A tela de gerenciamento de notas fiscais possui os botões: Nova F8: permitirá lançar notas fiscais. Abrirá a tela de lançamento de nota fiscal, conforme descrito no capítulo 4.2; Editar F6: permitirá editar notas fiscais com as seguintes situações: geradas, rejeitadas, aguardando envio ou de serviços; Visualizar F4: permitirá visualizar as informações da nota; Excluir F7: permitirá excluir notas fiscais com a situação com tipo gerada; Cancelar F11: permitirá cancelar notas fiscais de emissão própria com as seguintes situações: aprovada ou aguardando envio; Danfe F9: permitirá emitir a Danfe (Documento Auxiliar da NF-e) para notas fiscais do tipo NF-e que estejam com situação aprovada; Emitir F10: permitirá emitir as notas com as seguintes situações: gerada ou aguardando envio; Fechar ESC: permitirá fechar a tela de gerenciamento de notas fiscais. 4.5 Nota Fiscal Eletrônica A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é o documento de existência digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, circulação de mercadorias ou uma prestação de serviç os, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pela Administração Tributária, do documento eletrônico, antes da ocorrência do Fato Gerador Importação de Documentos Eletrônicos A importação de documento eletrônico será utilizada para importar documentos eletrônicos emitidos em outros sistemas, inclusive notas fiscais. Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Importação de Documento Eletrônico. Será exibida a tela a seguir:

26 Clicar no botão para escolher a pasta onde o arquivo.xml está alocado. Ao selecionar o caminho, clicar no botão Importar F5. Será exibida a tela a seguir, confirmando a importação: Importante O CNPJ do emitente da nota, deve ser o mesmo cadastrado no sistema, caso contrário, não será possível importar a nota Exportação de NF-e Uma NF-e poderá ser exportada para um diretório do computador ou enviada para um endereço de . Para executar acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Exportação de NF-e. Será exibida a tela a seguir:

27 Esta tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas Cliente/Fornecedor: informar o cliente ou fornecedor; Modelo: informar o modelo da nota fiscal; Série: informar o número de série da nota; Número: informar o número da nota; O filtro Tipo permitirá selecionar as opções: Própria: permitirá selecionar uma nota emitida no sistema; Terceiro: permitirá selecionar uma nota emitida por um terceiro. Período: informar o período; O filtro Opção permitirá selecionar a opção: Exibir notas fiscais não aprovadas: permitirá exibir notas fiscais que ainda não foram aprovadas no sistema da SEFAZ. Após selecionar os filtros clicar no botão Preencher lista F5. Selecionar a nota fiscal que deseja exportar, e clicar no botão Exportar. Será exibida a tela a seguir:

28 Clicar no botão para selecionar um caminho e no botão Confirmar para salvar o arquivo xml. Para enviar a nota por , selecionar as notas e clicar no botão Enviar por e- mail. Será exibida a tela a seguir: No campo Destinatário(s) informar os endereços de , conforme o exemplo, separando-os pelo sinal de ponto e vírgula. O que o destinatário receberá será conforme imagem a seguir:

29 4.5.3 Inutilizar NF-e Durante a emissão de NF-e será possível que ocorra, por problemas técnicos ou de sistemas do contribuinte, uma quebra da sequência da numeração. Exemplo: a NF-e nº 100 e a nº 110 foram emitidas, mas a faixa 101 a 109, por motivo de ordem técnica, não foi utilizada antes da emissão da nº 110. A inutilização de número de NF-e tem a finalidade de permitir que o emissor comunique à SEFAZ, até o décimo dia do mês subsequente, os números de NF-e que não serão utilizados em razão de ter ocorrido uma quebra de sequência da numeração da NF-e. A inutilização de número só é possível caso a numeração ainda não tenha sido utilizada em nenhuma NF-e (autorizada, cancelada ou denegada). Para mais informações, acessar o site da SEFAZ. Importante As notas com situação: impressa, enviada, aprovada ou rejeitada não podem ser inutilizadas Para executar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Inutilizar NF-e. Será exibida a tela a seguir: Essa tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); Série: informar o número de série da nota fiscal; Número: informar o número das notas fiscais; Motivo: informar o motivo de inutilização. O motivo deve conter pelo menos 15 dígitos. Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar F5 para realizar a inutilização das notas.

30 4.5.4 Impressão de DANFEs Para imprimir DANFEs (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Impressão de DANFEs. Será exibida a tela a seguir: Esta tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); Grupo pessoa: informar o grupo de pessoa; Pessoa: informar a pessoa; CFOP: informar o CFOP; Série: informar o número de série da nota; Número: informar o número da nota; Período: informar o período. Serão exibidas as seguintes informações referentes as notas fiscais: Sit.: exibirá a situação da nota (DANFe impressa ou NF-e aprovada); Fatura: exibirá o número da fatura; Data: exibirá a data de emissão da nota; Empresa: exibirá a empresa de emissão; Série: exibirá o número de série da nota; Número: exibirá o número da nota; Nome: exibirá o nome do destinatário da nota; Valor: exibirá o valor da nota. Após selecionar os filtros, clicar no botão Imprimir F9, será gerado um arquivo em PDF, conforme imagem a seguir:

31 4.5.5 Emissão NF-e Módulo Caixa O sistema permitirá a emissão de NF-e através do módulo Caixa. Para mais informações referentes a estas rotinas acessar o Manual Caixa Emissão de NF-e. Ao emitir NF-e no módulo Caixa com a contingência EPEC ativada, será exibida a mensagem a seguir ao finalizar a venda:

32 Ao emitir NF-e no módulo Caixa com o FS-DA ativado, será exibida a mensagem a seguir ao iniciar a venda: Após clicar no botão Sim, o sistema emitirá a NF-e normalmente. Ao finalizar a venda o sistema exibirá a mensagem a seguir:

33 5 Relatórios Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem possui alguns relatórios que auxiliarão no controle das notas fiscais registradas no sistema. Nos próximos tópicos serão detalhados os relatórios disponíveis para estas rotinas. 5.1 Notas Emitidas Exibirá as informações mais relevantes sobre as notas fiscais, sendo elas de entrada ou saída. Informações complementares de forma de pagamento, emitente e destinatário estão disponíveis no modo detalhado. Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Notas emitidas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

34 Esta tela possui os filtros: Grupo empresa: informar o grupo de empresas; Empresa: informar a empresa; Cliente: informar o cliente; CFOP: informar o CFOP; Emissão: informar a data de emissão; Número nota: informar o número da nota; Série: selecionar a série. Possui a opção Cupons fiscais vinculados a nota fiscal, que permitirá a exibição de apenas as notas fiscais que possuírem algum vínculo com cupom fiscal, apresentando detalhadamente esses dados; O filtro Modo permitirá selecionar as opções: Analítico: exibirá o relatório de forma detalhada; Detalhado: exibirá o relatório de forma resumida.

35 O filtro Agrupar permitirá selecionar as opções: Não agrupar: exibirá as informações sem nenhum agrupamento; CFOP: exibirá as informações agrupadas por CFOP; Cliente: exibirá as informações agrupadas por cliente; Forma pagamento: exibirá as informações por forma de pagamento. O filtro Ordenar permitirá selecionar as opções: Número nota: exibirá as informações ordenadas por número da nota; Emissão: exibirá as informações ordenadas por data de emissão; Série: exibirá as informações ordenadas por número de série; Destinatário: exibirá as informações por destinatário; Forma pagamento: exibirá as informações por forma de pagamento. O filtro Tipo permitirá selecionar as opções: Todas: exibira todas as notas; Entradas: exibirá apenas as notas de entrada; Saídas: exibirá apenas as notas de saída; O filtro Situação permitirá selecionar as opções: Todas: exibirá todas as notas; Emitidas: exibirá apenas as notas emitidas; Canceladas: exibirá apenas as notas cancelada. Após preencher os campos e clicar no botão Visualizar será exibido um relatório conforme imagem a seguir:

36 5.2 NSU de Notas Fiscais O NSU (Número Sequencial Único) é atribuído a cada documento fiscal emitido pelo sistema. Esta atribuição ocorre após a geração do documento fiscal e antes da impressão do mesmo. O NSU possui 10 dígitos, inicia-se em e possibilita a impressão de 10 bilhões de documentos fiscais, menos um. Para visualizar o relatório de NSU acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > NSU de Notas fiscais. Será exibida a tela a seguir:

37 Esta tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa); NSU: informar o NSU; Per. Geração: informar o período de geração da nota; Per. Emissão: informar o período de emissão da nota. Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem a seguir:

38 2.1 Conferência de Ocorrência de NF Exibirá as informações referentes as notas fiscais que possuem numeração duplicada, sendo elas de entrada ou saída. Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Conferência de ocorrência de NF. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

39 Esta tela possui o filtro: Empresa: informar a empresa. Possui as opções: Apenas da mesma empresa: permitirá exibir apenas notas fiscais da mesma empresa; Apenas da mesma série: permitirá exibir apenas notas fiscais da mesma série. Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem abaixo: 5.4 Notas Fiscais Referenciadas Exibirá as informações referentes as notas fiscais que possuem notas fiscais referenciadas, como notas de estorno por exemplo. Para visualizar, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Relatórios > Controles fiscais > Notas fiscais referenciadas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:

40 Esta tela possui os filtros: Empresa: informar a empresa; Destinatário: informar o destinatário; Período: informar o período; Série: informar o número de série; Número: informar o número da nota. Após selecionar os filtros, clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório conforme imagem abaixo:

41

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Manifestação do Destinatário Sumário 1 CONCEITO... 3 1.1 Determinação Legal... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 5 3.3 Processador

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Notas Fiscais Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões... 3 3.2 Configurar NF-e... 4 3.2.1 Aba Geral... 5 3.2.2 Opções... 6 3.3 Processador

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Abas Menu Caixa Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Abrir o Caixa... 3 3.2 Permissões... 3 3.3 Configurar Relatórios de Motivos de Movimentação...

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Centro de Custos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 REQUISITOS... 3 3 CONFIGURAÇÕES... 3 3.1 Permissões de Usuário... 3 3.2... 4 3.3 Empresas... 5 3.4 Motivos de Movimentação... 6

Leia mais

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO Emissão de NFe a partir da Versão LINCE 4.0.0.0 COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO 4.0.0.0 O que é necessário para emitir NF-e? E necessário validar alguns quesitos antes de iniciar o processo

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Sumario 1- O que é nfe? 2- Acesso ao sistema. 3- Cadastros Série / Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente Produto Informações Adicionais 4- Configurações

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Desagregação e Reclassificação de Produtos Sumário 1 CONCEITO... 3 2 CONFIGURAÇÕES... 3 2.1 Natureza de Operação... 3 2.2 Cadastrar Produtos Compostos... 4 3 FUNCIONALIDADES...

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF

MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF MANUAL DO USUÁRIO AFFINCO NF Tela de login do sistema:... 2 Tela inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logotipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial:

AFFINCO NF. Tela de login do sistema: Tela inicial: Conteúdo AFFINCO NF... 2 Tela de login do sistema:... 2 Tela Inicial:... 2 Cadastro da empresa:... 3 Alterando logo tipo da empresa:... 4 Cadastro de clientes:... 5 Cadastro de pessoa física:... 5 Cadastro

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO NFCe

MANUAL DO MÓDULO NFCe MANUAL DO MÓDULO NFCe Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br www.digisat.com.br

Leia mais

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados...

Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... Gb Sistemas Atenção clique sobre os tópicos, que irão levá los aos assuntos desejados... 1. CLIENTE 2 1.1. Cadastrar Cliente. 2 2. ESTOQUE 4 2.1. Cadastrar Produto / Serviço. 4 3. FORNECEDOR 6 3.1. Cadastrar

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Contas a Receber Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 3.2 Plano de Contas... 5 3.3 Motivos de Movimentação... 7 3.4

Leia mais

AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema.

AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema. AgileNFE Este manual foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta de consulta para a instalação e operação do seu sistema. O que é necessário para emitir NF-e pelo Agile? E necessário validar

Leia mais

Emissão e Gerenciamento de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Emissão e Gerenciamento de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) Emissão e Gerenciamento de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) Sumário 1. O que é o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1. Cadastro de

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes

Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016. Cadastro de Clientes Manual Emissor Legal Atualizado 10/08/2016 1.0 Menu superior Para utilizar o menu superior, clique com o mouse em cima da palavra que deseja abrir. No exemplo acima foi clicado na palavra cadastros, assim

Leia mais

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade.

Clicando em NOVO irá abrir uma nova tela para o cadastro da numeração. Informando a Empresa conforme a necessidade. Emissão Nota Fiscal Cadastro Numerações Primeiramente, para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica é necessário fazer o cadastro da série, do modelo e numeração. Para cadastrar uma numeração o usuário deverá

Leia mais

Entrada de Mercadoria

Entrada de Mercadoria Entrada de Mercadoria Para cadastrar ou gerenciar uma Entrada de Mercadoria acesse o menu: Compras > Entrada de Mercadoria. Em seguida clique no botão 1 / 23 Dados da entrada No campo Fornecedor informe

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO Sumario 1- O que é cte? 2- Acesso ao sistema. 3- Cadastros Certificado Pessoa Motorista Proprietario Veículo Tributação 4- Emissão do Cte.

Leia mais

XML Importação do Emitente FS101

XML Importação do Emitente FS101 XML Importação do Emitente FS101 Caminho: Fiscal>Nfe Eventos>XML Importação do Emitente Referência: FS101 Versão: 2016.08.29 Como Funciona: Está tela é utilizada para fazer a importação de XML de uma NF-e/NFC-e

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas.

Índice. Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento. Apresentação Home. Parte II. Nota Premiada. Cadastro. Entrar. Sorteio. Dúvidas. Nota Premiada Índice Parte I Informações Iniciais 1 Sobre o documento Parte II 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Apresentação Home Cadastro Entrar Sorteio Realizados A realizar Dúvidas Fale Conosco Legislação

Leia mais

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão

NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION. Versão VERSÃO 008.017 NOVID AD ES E MELHORIAS E107A9 Jéssica Pinheiro 20/01/2016 2/24 NOVIDADES/MELHORIAS ERP SOLUTION Versão 008.017 1. Envio de cópia de e-mail.... 3 2. Bloqueio de emissão de cupom fiscal com

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Nota Fiscal de Serviços Para emitir ou gerenciar suas Notas Fiscais de Serviços acesse o menu: Serviços > Notas Fiscais. Em seguida clique no botão 1 / 13 Dados da Nota Fiscal No campo Cliente basta iniciar

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO DE ENTRADA DE NOTAS FISCAIS VIA B2B ONLINE Versão 2.0 01/2006 ÍNDICE 1. Objetivo...3 2. Como acessar o Sistema...3 3. Cadastro de Notas...4 3.1. A digitação da Nota Fiscal

Leia mais

Fiscal Emitir Nota Fiscal

Fiscal Emitir Nota Fiscal Fiscal Emitir Nota Fiscal Eletrônica Objetivo 1. Registrar uma nota fiscal de venda; 2. Emitir, transmitir, imprimir o DANFE e enviar o arquivo XML da nota fiscal eletrônica por e-mail; Pré -requisitos

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0

MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 MANUAL DE EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 DON CORPORATE ERP EMISSÃO DE MDF-e VERSÃO 3.0 A partir do dia 05/06/2017 (Segunda-feira) a versão 1.0 do MDF-e será DESATIVADA pela SEFAZ. Será NECESSÁRIO alterar

Leia mais

3. COM O PROGRAMA JÁ ABERTO, ACESSE O EMISSOR PELA BARRA SUPERIOR, COMO MOSTRA O DESENHO:

3. COM O PROGRAMA JÁ ABERTO, ACESSE O EMISSOR PELA BARRA SUPERIOR, COMO MOSTRA O DESENHO: 1 COMO EMITIR NF-e (NOTA FISCAL ELETRÔNICA): 1. ABRA O PROGRAMA ADDSTOK PELO ATALHO NO DESKTOP 2. FAÇA LOGUIN CLICANDO SOBRE SEU USUÁRIO E DIGITE SUA SENHA. FEITO ISTO, CLIQUE SOBRE O BOTÃO ENTRAR 3. COM

Leia mais

Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos

Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos 1 Lançamentos de NF e de Compras Caminho: Menu > Cadastros > Compras > NF e > Lançamentos Definição Na rotina Lançamentos de NF e Compras você poderá Lançar NF e de Compras. Nesta Funcionalidade você poderá

Leia mais

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários

Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Secretaria De Estado de Fazenda Superintendência de Gestão da Informação Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários Unidade Gestora de Integração de Sistemas Tributários DECLARAÇÃO DE COMPRA

Leia mais

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e

Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos e Nota Eletrônica Prazos Sistema Elotech já liberado para acesso. Notas e declarações serão pré-convertidas para conferência de dados até dia 26/06. Ideal é que todos estejam cadastrados (usuário e atualização

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Nota Fiscal Consumidor

Nota Fiscal Consumidor Nota Fiscal Consumidor Com o VHSYS a emissão de NFC-e ficou muito mais simples, rápida e integrada. Você pode enviar as NFC-e diretamente para o e-mail de seus clientes, imprimir o documento e acessar

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e)

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) Introdução A emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor (NFC-e) abrange, exclusivamente, operações comerciais de venda de mercadoria ao consumidor

Leia mais

Manual. - Sic Control -

Manual. - Sic Control - Manual Instruções básicas de uso - Sic Control - - 2016 - Introdução O Manual a seguir visa orientar o usuário do Sistema de Gestão Empresarial Sic Control, de forma detalhada; no que se refere a operação

Leia mais

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão.

Manual MDF-e UpLIFE. 1.Configurações. 1.1.Banco de dados Conexão. Page 1 of 26. Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. Page 1 of 26 Manual MDF-e UpLIFE 1.Configurações 1.1.Banco de dados 1.1.1.Conexão Clique em Configurações Banco de Dados Conexão. - Limpar Tela: Limpa todos os campos da janela. - Gravar: Grava as informações

Leia mais

Tutoriais Able Business JUNIOR

Tutoriais Able Business JUNIOR Tutoriais Able Business JUNIOR Como lançar / transmitir uma nota fiscal eletrônica (NF-e) Cadastros obrigatórios... 2 Cadastro da Empresa (menu Cadastros > Empresas)... 2 Naturezas de Operação (menu Cadastros

Leia mais

Operacional MID-e Perfil - Cliente Master Linx Equipe de Documentação Portal - Mid-e Central

Operacional MID-e Perfil - Cliente Master Linx Equipe de Documentação Portal - Mid-e Central Operacional MID-e Perfil - Cliente Master 2015 Linx Equipe de Documentação documentacao@linx.com.br Portal - Mid-e Central 1 1 Operacional Mid-e Perfil - Cliente Master 2015 Linx Todos os direitos reservados.

Leia mais

Clique aqui para contratar o VS Emissor

Clique aqui para contratar o VS Emissor MANUAL VS EMISSOR Link para acesso 2 Após cadastrar os dados da empresa, acesse aqui Clique aqui para contratar o VS Emissor 1 - Clique aqui para iniciar seu cadastro Clique aqui para contratar o VS Emissor

Leia mais

Manual Notas Fiscais Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização

Manual Notas Fiscais Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização Manual Notas Fiscais Gestor - Versão 11.2 (PAF) atualização 30.09.11 Este manual apresenta como cadastrar e registrar Notas Fiscais no sistema Gestor. Desta forma, é possível realizar um controle sobre

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server.

Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das Notas Fiscais que foram emitidas ou importadas para o sistema Futura Server. Como Cancelar Fiscal? - FS93 uma Nota Sistema: Futura Server Caminho:Fiscal>NfeEventos>Cancelamento Referência: FS93 Versão: 2015.8.7 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer o Cancelamento das

Leia mais

LINX POSTOS AUTOSYSTEM

LINX POSTOS AUTOSYSTEM LINX POSTOS AUTOSYSTEM Manual Menu Configurações Parâmetros Sumário 1 CONCEITO... 4 2 REQUISITOS... 4 3 CONFIGURAÇÕES... 4 3.1 Permissões de Acesso... 4 4 FUNCIONALIDADES... 5 4.1 Empresas... 5 4.1.1 Dados

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria O Microempreendedor Individual já pode emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica-NFA-e

Leia mais

Apresentação Procedimentos iniciais Configurar Servidor NF-e Gerar manifesto eletrônico Editar MFD-e...

Apresentação Procedimentos iniciais Configurar Servidor NF-e Gerar manifesto eletrônico Editar MFD-e... Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Configurar Servidor NF-e 3.1... 2 3. Gerar manifesto eletrônico... 3 4. Editar MFD-e... 5 5. Acompanhar envio de MFD-e... 5 6. Encerrar Manifesto

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA

MANUAL OPERACIONAL ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 USUÁRIOS... 4 USUÁRIO DO SISTEMA... 4 LISTAGEM DE USUÁRIOS DO SISTEMA... 4 CADASTRAR USUÁRIO DO SISTEMA... 9 USUÁRIO CLIENTE... 13 LISTAGEM DE USUÁRIOS

Leia mais

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP (21) CEP (61)

MANUAL DE NF-e. Rua Donato Vissechi, 417 (11) Centro José Bonifácio SP  (21) CEP (61) 1 MANUAL DE NF-e 2 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CADASTRO DE CLIENTES... 3 3. CADASTRO DE PRODUTOS... 5 IMPOSTOS... 11 4. EMISSAO DA NF-e... 14 5. EXPORTANDO ARQUIVO XML... 19 6. CARTA DE CORREÇÃO DA NF-e...

Leia mais

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE

TUTORIAL SIMPLES REMESSA BAIXANDO ESTOQUE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Emitir Nota Fiscal Simples Remessa com Baixa no Estoque:... 2 2.1 Gerando Contas a Receber... 2 2.3 Sem Gerar Contas a Receber... 5 Apresentação

Leia mais

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0

Manual de operação do sistema. Cadastro Ambiental Rural. 05/2017 Versão 1.0 Manual de operação do sistema Cadastro Ambiental Rural 05/2017 Versão 1.0 PERFIL CREDENCIADO CAR CADASTRAR CREDENCIADO Para efetuar um novo cadastro no sistema SIMCAR módulo de cadastro, o Credenciado

Leia mais

Portal Fiori IT-0001

Portal Fiori IT-0001 Páginas: 1 de Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. PRÉ-CONDIÇÃO... 3 3. PRIMEIRO ACESSO... 3 4. ACEITAR TERMO DE USO... 5 5. VISUALIZAÇÃO DOS PEDIDOS DE COMPRA.... 6 5.1 Exibição das informações gerais dos pedidos....

Leia mais

Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Sumário 1. O que é Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1. Cadastro de Série/Número 3.2. Cadastro de Certificado Digital

Leia mais

Nota de Devolução Eletrônica

Nota de Devolução Eletrônica Nota de Devolução Eletrônica A Nota de Devolução Eletrônica é utilizada para efetuar devoluções ou trocas de mercadorias, quando passado o prazo de estorno de uma nota fiscal eletrônica ou simplesmente

Leia mais

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. ÁGILIBLUE NFS-E (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS)... 4 1.1 ENCERRAMENTO DE COMPETÊNCIA... 4 1.2 LANÇAMENTOS DE ISSQN

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Ultima atualização 21/10/2016 Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci

Leia mais

Manual Busca XML Contador

Manual Busca XML Contador BUSCA XML CONTADOR Manual Busca XML Contador O Busca XML Contador é uma ferramenta utilizada para gerenciar arquivos* recebidos por e- mail** através do Busca XML Cliente, onde possibilita a exportação

Leia mais

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia

Manual PDV AgoraOS Milenial Multimedia Manual PDV AgoraOS Versão 31/05/2017 Contents Introdução 3 4 Conhecendo... a Tela do PDV 4 Configurações do PDV na Retaguarda 5 Lista... de PDV 5 Configuração... de Modelo Fiscal 10 Financeiro... 11 Iniciando

Leia mais

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0

BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 BitNota Eletrônica Gerenciador para Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Manual Versão 1.0 Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitNota Eletrônica 2. Requisitos Mínimos para o funcionamento do programa 3. Como Funciona

Leia mais

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo:

NOTA FISCAL ÚNICA. ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: NOTA FISCAL ÚNICA ❶ Acessar o Sistema GENESIS. a) Na aba Emissões selecionar Nota Fiscal / Única, ou CTRL+N. b) Surgira a Janela abaixo: Esta é a Janela principal da Nota Fiscal Única. Imagem 03.1 [ 1

Leia mais

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná MANUAL DO SISTEMA DE NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Considerações iniciais A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) da Equiplano foi desenvolvida seguindo as instruções, modelo conceitual

Leia mais

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127

Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Como exportar os arquivos NFP via Web-Service - FS127 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal> NFP Web-service>Exportação de arquivos Referência: FS127 Versão: 2016.2.15 Como Funciona: Esta tela é utilizada

Leia mais

1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins. 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas

1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins. 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas 0ESTOQUE Versão Observação Data Modificação Responsável 1 Criação do Manual 15/07/2011 Edilson J. Martins 2 Revisão do Manual 01/10/2012 Raruana Freitas Página 1 ÍNDICE 1 Estoque... 3 2 Aferições... 3

Leia mais

Informativo de Versão 19.07

Informativo de Versão 19.07 Informativo de Versão 19.07 Índice Resulth Start... 2 Movimento PDV (Chamado 28079)... 2 ERP Receber... 3 Consultas de Vencimentos (Chamado 27491)... 3 Resulth Business... 5 Importação de XML de Conhecimento

Leia mais

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRONICA (NF-e) CADASTRO DE CLIENTE

MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRONICA (NF-e) CADASTRO DE CLIENTE MANUAL DE NOTA FISCAL ELETRONICA (NF-e) A Nota Fiscal eletrônica (NF-e) é um documento utilizado como comprovante de venda tanto de serviços como de produtos, sendo assim uma documentação obrigatória para

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016)

Manual Grupo Módulos INTsys Crm. Atualização (Abril/2016) Manual Grupo Módulos INTsys Crm Atualização (Abril/2016) 2 Passo a Passo INTsys Crm ÍNDICE ACESSO AO SISTEMA...03 DASHBOARD...04 1.1 CLIENTES Usuários...04 1.2 CLIENTES Usuários x Acessos...06 2.1 FOLHA

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12

Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Informativo Sistema Resulth-Versão 19.12 Índice ERP Faturamento... 2 Cadastro de Filiais... 2 Cadastro de Produtos... 4 Digitação e Emissão de NF-e... 5 Validação do Cst Ipi X Cód. Enquadramento Ipi...

Leia mais

Título: BOX-e: Relação, Consulta e Download de arquivos armazenados.

Título: BOX-e: Relação, Consulta e Download de arquivos armazenados. Título: BOX-e: Relação, Consulta e Download de arquivos armazenados. 1- VISUALIZAR INFORMAÇÕES: 1.1- Acesse o menu ATENDIMENTO e clique na opção BOX-E, através desse menu você poderá visualizar as notas

Leia mais

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica)

e-nota NF-e (Nota Fiscal eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão reduzida) apresenta informações específicas sobre a emissão da nota fiscal eletrônica. Veja

Leia mais

Manifestação. O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget Manifestação

Manifestação. O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket. Manual de Usabilidade Gadget Manifestação Manifestação O Sistema de Distribuição Fiscal Eletrônica do Gosocket Manual de Usabilidade Gadget Manifestação Versão 2.00 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Ativação do Gadget Manifestação... 3 3. Visão

Leia mais

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO

TUTORIAL MANTER ORDEM DE SERVIÇO Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 1 2. Gerar Nova Ordem de Serviço... 3 3. Pesquisar e Alterar Ordem de Serviço... 9 4. Gerar OS a partir de Orçamento Aprovado... 11 Apresentação A

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

Versão Final da Apostila de Novidades.

Versão Final da Apostila de Novidades. Versão Final da Apostila de Novidades. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso,

Leia mais

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br

Av. Padre Claret, 146 Conj. 503 Centro Esteio/ RS Fone/ Fax: (51) 3033-6663 www.maxce.com.br CADASTRO GERAL CADASTRO PESSOA FÅSICA E PESSOA JURÅDICA CADASTROS > CADASTRO GERAL 1. PARA INCLUSÇO UM NOVO CADASTRO: a) LIMPAR TELA; b) Selecionar uma ou mais Classificações; c) Selecionar Situação ATIVADO;

Leia mais

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal

NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal. local 1 / 15. NOTA Consulta de Nota Fiscal NOTA2400 Consulta de Nota Fiscal local 1 / 15 Este programa tem como finalidade consultar NF's emitidas pela revenda ou recebidas de fornecedores. Serão exibidos todos os dados da NF: capa, produtos, serviços,

Leia mais

INFORMATIVO VERSÃO

INFORMATIVO VERSÃO VERSÃO 3.36.0 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...2 NOTAS IMPORTANTES... 3 NOVAS FUNCIONALIDADES / MELHORIAS...4 EMISSOR DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA NFS-E...4 MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS (MA)...4 MUNICÍPIO DE TAUBATÉ

Leia mais

Emissor NF-e NFEasy Isabela Gal o Alterdata Software 20/12/2016

Emissor NF-e NFEasy Isabela Gal o Alterdata Software 20/12/2016 Emissor NF-e NFEasy Isabela Gallo Alterdata Software 20/12/2016 Sumário Introdução...3 Instalação...3 Cadastros...4 Empresa...4 Configuração Geral...7 Cadastros optativos (Facilitadores)...11 Cadastro

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE

TUTORIAL PROCESSO RESTAURANTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Cadastrar Mesas... 3 3. Configurar Registro de Vendas em Mesas... 4 4. Registrar vendas em mesas... 6 5. Emitir relatório gerencial... 15 6.

Leia mais

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota 1. Como emitir Notas Fiscais no Fly e-nota Para emissão de NFS-e, é necessário que o prestador esteja devidamente autorizado a realizar este processo. Após acessar o módulo

Leia mais

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Índice 1 1... 4 Geração e Parâmetros do MDF-e 6 Configurando... o Cadastro...

Leia mais

Tipo de Movimento de Entrada e Saída

Tipo de Movimento de Entrada e Saída Tipo de Movimento de Entrada Procedimentos de Configuração, para Parametrizar o SISGEM com os Tipos de Movimentações. Copyright 2010 flexlife todos diretos reservados www. flexlife.com.br Versão 1.1-19/08/15

Leia mais

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. EDIÇÃO DO CADASTRO... 3 2. CONFIGURAR MEU PERFIL... 5 3. ALTERAR MINHA SENHA... 6 4. NOTA FISCAL... 7 4.1

Leia mais

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços

Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços Service Center Manual para Envio de Documentos Fiscais de Serviços (01/09/2016) 1 2 Introdução Envio de Documentos Fiscais Objetivo O envio de documentos fiscais de serviços, através do Service Center,

Leia mais

CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA ELETRÔNICA SIMLAM MÓDULO INSTITUCIONAL 1ª EDIÇÃO

CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA ELETRÔNICA SIMLAM MÓDULO INSTITUCIONAL 1ª EDIÇÃO CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA ELETRÔNICA SIMLAM MÓDULO INSTITUCIONAL 1ª EDIÇÃO SUMÁRIO 1. CERTIFICAÇÃO FITOSSANITÁRIA ELETRÔNICA... 3 2. CREDENCIADO... 4 2.1. Habilitação para Emissão de CFO e CFOC... 4

Leia mais

Manifestação de Destinatário

Manifestação de Destinatário Manifestação de Destinatário Mas afinal, o que é manifestação do destinatário? Resumidamente, é uma forma de reforçar o combate à fraude, mas que também proporciona mais segurança nas operações fiscais

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer mídia eletrônica ou máquina de leitura, sem a expressa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA ITUIUTABA MINAS GERAIS 2011 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online ÍNDICE 1 - SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 -

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL EXPORTADOR Versão 2.2.15 Sumário 1. Inicializando no sistema... 3 2. Acessando o sistema... 4 3. Mensagem encaminhada pelo sistema.... 4 4. Emitindo um novo

Leia mais

1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web

1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web 1.5. Interface inicial (Ambiente de trabalho TDMAx Web Commerce) Cabeçalho Menu de Opções (Ferramentas do Sistema). 1.6. Cabeçalho Sair: efetua logout (sai do ambiente de trabalho do TDMax Web Gerencial).

Leia mais

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE

TUTORIAL DEVOLUÇÃO DE CLIENTE Sumário Apresentação... 1 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Realizar Devolução de Cliente... 3 2.1 Geração Nota Fiscal Própria.... 3 2.2 Utilizando uma Nota de Devolução Enviada pelo Cliente.... 4 2.3

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX

Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX Manual do usuário: Documentos Fiscais GIX Av. Unisinos, 950 Unitec 2 Sala 34 Cristo Rei São Leopoldo - RS 1 Sumário Introdução... 3 Licenciamento... 3 Primeiros passos... 4 Cadastros base... 6 Cadastros

Leia mais

Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) Emissão e Gerenciamento de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) Sumário 1. O que é Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)? 2. Acesso ao sistema 3. Cadastros 3.1. Cadastro de Série/Número

Leia mais

Versão 8.2C-05. Versão Final da Apostila de Novidades.

Versão 8.2C-05. Versão Final da Apostila de Novidades. Versão 8.2C-05 Versão Final da Apostila de Novidades. Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Utilização do módulo RPS

Utilização do módulo RPS Utilização do módulo RPS O módulo RPS foi criado para que o usuário possa emitir o documento RPS Recibo Provisório de Serviços na eventualidade de impedimento da emissão da NFS-e online. Também poderá

Leia mais