FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs): UMA ABORDAGEM DELPHI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs): UMA ABORDAGEM DELPHI"

Transcrição

1 FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS FGV ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EBAP MESTRADO EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL Título FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs): UMA ABORDAGEM DELPHI Por Gustavo Rukuiza Czekay Projeto de pesquisa apresentado a Escola Brasileira de Administração Pública EBAP da Fundação Getúlio Vargas Prof. Dr. Luiz Antonio Joia VOLUME II Rio de Janeiro Brasil Junho de 2012

2 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS MESTRADO PROFISSIONAL EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL DISSERTAÇÃO APRESENTADA POR GUSTAVO RUKUIZA CZEKAY TÍTULO FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs): UMA ABORDAGEM DELPHI PROFESSOR ORIENTADOR ACADÊMICO: Luiz Antonio Joia APROVADO EM: 25/07/2012 BANCA EXAMINADORA: Prof. Luiz Antonio Joia, D.Sc. (orientador) Fundação Getúlio Vargas - RJ Prof a. Deborah Morais Zouain, D.Sc. Fundação Getúlio Vargas - RJ Prof. Eduardo Ramos, D.Sc. Instituto Infnet - RJ

3 Sumário 1. QUESTIONÁRIO DELPHI PRIMEIRA RODADA (PORTUGUÊS) INSTRUÇÕES PERGUNTAS QUESTIONÁRIO DELPHI PRIMEIRA RODADA (INGLÊS) INSTRUCTIONS QUESTIONNAIRE QUESTIONÁRIO DELPHI SEGUNDA RODADA (PORTUGUÊS) INSTRUÇÕES PERGUNTAS QUESTIONÁRIO DELPHI SEGUNDA RODADA (INGLÊS) INSTRUCTIONS QUESTIONNAIRE...110

4 2 1. QUESTIONÁRIO DELPHI PRIMEIRA RODADA (PORTUGUÊS) 1.1. INSTRUÇÕES O objetivo deste questionário é responder às perguntas listadas abaixo de forma objetiva e clara, sendo possível, ao final, responder ao título da tese proposta FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs). A metodologia utilizada neste questionário será a Delphi. Este método consiste em consultar um grupo de analistas sobre eventos atuais e futuros através de um questionário, que é repassado até que seja obtido um consenso (convergência) entre as respostas, o que representará uma consolidação das ideias (conceitos) intuitivo do grupo. O anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados e o retorno das respostas da equipe para reavaliação das rodadas seguintes são as principais características deste método. O método é bastante simples, pois trata-se de um questionário interativo que circula repetidas vezes por um grupo de peritos, preservando o anonimato. Na primeira rodada, os especialistas recebem o questionário preparado por uma equipe de coordenação a ser respondido individualmente, usualmente com respostas quantitativas apoiadas por justificativas e informações qualitativas. As respostas das questões quantitativas são tabuladas, recebendo um tratamento estatístico simples (define-se mediana e quartis) com devolução dos resultados aos participantes na rodada seguinte. Quando há dados qualitativos (justificativas e opiniões) relacionados às questões quantitativas a coordenação busca relacionar os argumentos às projeções quantitativas correspondentes. A cada nova rodada as perguntas são repetidas e os participantes devem reavaliar suas respostas tendo em vista as respostas e justificativas dadas pelos demais respondentes na rodada anterior. Assim, são solicitadas novas previsões com justificativas se estas previsões divergirem das respostas centrais do grupo, tendo este processo repetido nas sucessivas rodadas do questionário até que a divergência de opiniões entre especialistas tenha diminuído a um nível satisfatório e a resposta da última rodada seja considerada como a previsão do grupo. Dessa forma, você foi selecionado, como especialista no assunto, para responder às perguntas abaixo. Cada pergunta terá, ao seu início, um indicador de

5 3 entendimento. Caso haja qualquer desentendimento ou ambiguidade que dificulte a resposta, a opção Pergunta não foi entendida deverá ser marcada. Caso a pergunta seja totalmente entendida, a opção Pergunta foi entendida deverá ser marcada. Solicito que, no caso de desentendimento da pergunta, seja descrito o motivo do desentendimento. É de extrema importância que todas as perguntas sejam comentadas para que seja possível extrair todas as opiniões, buscando a convergência das ideias. Segue abaixo glossário para alguns termos descritos nas perguntas: Escritório Corporativo de Projetos: está posicionado dentro da alta administração da organização e os projetos estão relacionados ao desdobramento dos objetivos e metas do plano estratégico do negócio. Neste caso, o Chief Project Officer (CPO) deve ser um profissional experiente com ampla visão estratégica do negócio (um dos quatro principais modelos do mercado da estrutura organizacional do PMO) fonte: Mansur (2009); Escritório Departamental de Projetos: o PMO está posicionado dentro de um departamento da organização como, por exemplo, o departamento de suporte de tecnologia, respondendo ao líder de suporte (um dos quatro principais modelos do mercado da estrutura organizacional do PMO) Mansur (2009); Escritório Divisional de Projetos: o PMO está posicionado em uma divisão da organização como, por exemplo, a diretoria de tecnologia, respondendo ao diretor executivo de tecnologia (um dos quatro principais modelos do mercado da estrutura organizacional do PMO); Escritório Setorial de Projetos: o PMO está posicionado dentro de um setor da organização como, por exemplo, o setor de operações, respondendo ao gerente de operações (um dos quatro principais modelos do mercado da estrutura organizacional do PMO) fonte: Mansur (2009); Project Management Office (PMO): sinônimo para Escritório de Gerenciamento de Projetos; Strategic Management Office (SMO): Escritório de Gerenciamento de Estratégias da área ou empresa. Este termo é bastante recente, mas vem

6 4 sendo colocado como área responsável pela definição, coordenação e execução das estratégias da empresa.

7 PERGUNTAS Qual o segmento da empresa onde trabalha (marque a opção que mais se adéqua a sua empresa)? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta: Alimentos e Bebidas Comércio Construção Eletroeletrônicos Energia Elétrica Financeiro Mineração Máquinas Industriais Papel e Celulose Petróleo e Gás Petroquímica e Química Serviços Educacionais Shoppings Siderurgia Software e Dados Telecomunicações Têxtil Transportes e Serviços Veículos e Peças Outros (especificar): País de Residência:

8 Qual a estrutura de PMO que você considera mais adequada em uma empresa: Um PMO que suporta o gerenciamento de projetos a ser realizado por gerentes de projeto que trabalham em outras áreas da empresa; ou um PMO que gerencia diretamente o projeto, não tendo, assim, gerentes de projeto em outras áreas? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

9 Levando em consideração que as empresas atuam nos níveis estratégico, tático e operacional (níveis da pirâmide), marque abaixo a(s) atividade(s) que você considera importante(s) para que a atuação do PMO seja completa (em todos os níveis). Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta: Elaboração de Material para a Alta Administração; Definição de Portfólio; Definição / Suporte à Metodologia de Gerenciamento de Projetos; Coaching em Gerenciamento de Projetos; Mentoring em Gerenciamento de Projetos; Operacionalização do cronograma; Elaboração de Atas de Reunião de Acompanhamento do Projeto; Elaboração do Relatório de Acompanhamento Elaboração do Plano de Gerenciamento do Projeto; Elaboração do Plano de Produto do Projeto; Elaboração do Relatório de Lições Aprendidas; Outros (especificar):

10 Os projetos a serem executados por uma empresa devem ser priorizados e planejados, pois seu plano estratégico é executado por estes projetos. Desta forma, qualquer PMO deve participar do processo decisório da área ou da empresa em que atua? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

11 A área de governança da organização revisa o portfólio para obter informações estratégicas como, por exemplo, como está fazendo em comparação com seus pares, se há alguma possibilidade para que um determinado projeto se mova na ordem de priorização, se há dinheiro disponível para as atividades do projeto ou para outros projetos existentes que precisem de ajuda. Sendo assim, qualquer PMO deve se envolver na governança da área ou da empresa em que atua? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

12 Apesar desta estatística estar mudando com o decorrer dos anos a partir do amadurecimento em gerência de projetos, o PMO ainda é considerado por muitos executivos como desnecessário ou burocrático para execução das atividades da empresa. Por que isso acontece e o que deve ser feito para mudar definitivamente esta visão? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

13 Considerando o momento atual em que começa a aparecer nas empresas uma nova área chamada Strategic Management Office SMO (definição pode ser consultada no item 1.1, na parte sobre glossário), em sua opinião, qual deve ser a relação entre o PMO e o SMO nas empresas? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

14 Considerando que os gerentes de projeto possuem conhecimentos heterogêneos e que, em muitos casos, falta experiência destes recursos, caso o PMO não tenha controle na estrutura organizacional sobre estes gerentes de projeto, o PMO deve ficar responsável pela atualização das ferramentas de gerenciamento de projetos (ex.: cronograma, relatório de acompanhamento)? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

15 Levando em consideração que o PMO precisa trabalhar com ferramentas (ex: Project, Primavera, SAP módulo Project System, Clarity) e processos padronizados (como criar projetos, como criar programas, como estruturar a EAP, como medir o projeto, como classificar o projeto, como priorizar o projeto), em sua opinião, o que deve ser definido primeiramente em busca do sucesso dos projetos nas empresas: a(s) ferramenta(s) ou o(s) processo(s)? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

16 As estruturas organizacionais existem há mais de dois séculos. Nestas estruturas, as pessoas são agrupadas em funções ou processos de trabalho similares com a autoridade exercida. Em sua opinião, qual estrutura organizacional é mais adequada para o melhor funcionamento do PMO nas organizações: estrutura funcional, projetizada, matricial fraca, matricial balanceada, matricial forte ou composta? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

17 Um PMO Corporativo, Divisional, Setorial ou Departamental (vide explicação no item 1.1) deve planejar, executar e gerenciar o portfólio da área ou da empresa em que atua? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

18 Em sua opinião, quais são os principais fatores de sucesso na operacionalização de PMOs nas organizações? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

19 Em sua opinião, quais são os principais fatores de insucesso na operacionalização de PMOs nas organizações? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

20 Um chefe que coordene um PMO deve avaliar sua equipe? Por quê? Caso a resposta seja positiva, qual deve ser, em sua opinião, a periodicidade desta avaliação? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

21 Os integrantes do PMO devem avaliar seus companheiros? Por quê? Caso a resposta seja positiva, qual deve ser, em sua opinião, a periodicidade desta avaliação? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

22 Os integrantes do PMO devem se auto avaliar? Por quê? Caso a resposta seja positiva, qual deve ser, em sua opinião, a periodicidade desta avaliação? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

23 O PMO deve ser avaliado por outras áreas da organização? Por quê? Caso a resposta seja positiva, qual deve ser, em sua opinião, a periodicidade desta avaliação? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

24 O sucesso das organizações depende do sucesso na realização de seus projetos. Sendo assim, a implantação de qualquer PMO dever ser realizada como um projeto? Comente. Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

25 É perceptível que devido à heterogeneidade de conhecimento dos gerentes de projeto, os cronogramas não seguem os mesmos padrões de condução, deixando o projeto muitas vezes à deriva de um acompanhamento adequado. Sendo assim, é possível padronizar uma estruturação de um cronograma, ainda que até um determinado nível (ex.: acompanhamento por marcos, 50% - 50%, duração, custos)? Comente. Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

26 Uma vez que mais de 70% dos projetos não são concluídos com êxito (fonte: Chaos Report), um PMO corporativo ou divisional ou setorial ou departamental pode contribuir para a diminuição desta estatística? De que forma? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

27 Uma vez que os maiores problemas relacionados a gerenciamento de projetos estão relacionados à complexidade do projeto, gerenciamento ineficiente ou amador, excesso de conflitos entre membros da equipe de projeto, comunicação, falta de planejamento ou planejamento deficiente, objetivos mal definidos, excesso de alteração de escopo, incertezas e riscos, mudanças tecnológicas, estimativas de prazo e custo mal elaboradas e falta de controle ou controle ineficiente, o PMO pode ajudar na diminuição ou até mesmo na eliminação destes problemas? Como? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

28 Apesar da maturidade em gerenciamento de projetos estar aumentando, ainda é possível observar que há muitas dificuldades neste gerenciamento, o que contribui de forma expressiva para o alto nível de resistência em gerenciamento de projetos nas organizações (mais de 60% segundo o Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos no Brasil). Isto também se deve ao fato da maturidade dos PMOs nas organizações também ser baixa? Neste caso, a falta de um órgão de conselho de classe como uma OAB ou um CREA ou um CRM contribui para estas dificuldades? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

29 O nível de utilização de Benchmarking como prática corrente é cada vez maior nas organizações brasileiras. Em 2009 observa-se um aumento de 5% em relação ao estudo de Benchmarking de 2008, sendo que 48% das organizações utilizam o Benchmarking como prática corrente. Dessa forma, sua empresa já faz uso das práticas de gerenciamento de benchmarking em gerenciamento de projetos? Se sim, como estas práticas ajudam o PMO e a empresa nas suas atividades e resultados? Como? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

30 Você considera que a utilização de indicadores para gerenciamento de Projetos e PMO pode contribuir de forma expressiva para um gerenciamento de projetos mais adequado e um melhor atingimento das metas das empresas? Por quê? Qual(is) indicador(es) sua empresa utiliza para projetos e para PMO? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

31 Terceirização é uma prática bastante utilizada nas organizações. Desta forma, em sua opinião, um PMO de sucesso deve ser composto de recursos da própria empresa ou recursos terceirizados ou uma mescla de recursos próprios e terceirizados? Por quê? Pergunta foi entendida Pergunta não foi entendida Resposta:

32 30 2. QUESTIONÁRIO DELPHI PRIMEIRA RODADA (INGLÊS) 2.1. INSTRUCTIONS The aim of this questionnaire is to answer the questions listed below in a concise, clear and, if possible, at the and, try to answer to the title of the thesis proposal - "CRITICAL SUCCESS FACTORS FOR THE OPERATION OF PROJECT MANAGEMENT OFFICE (PMOs)." Delphi will be used as the methodology in this questionnaire. The main goal of this method is to consult a group of analysts about current and upcoming events via a questionnaire, which is passed until a consensus is reached (convergence) between the responses, representing a consolidation of ideas (concepts) intuitive group. The anonymity of respondents, the statistical representation of the distribution of results and return the response team for reassessment of the rounds are the main characteristics of this method. The method is quite simple, since it's an interactive questionnaire that circulates repeatedly by a group of experts, preserving anonymity. In the first round, the experts receive the questions prepared by a coordination team to be answered individually, usually with quantitative answers supported by justifications and qualitative information. The responses for quantitative questions are tabulated, getting a simple statistical treatment (defined median and quartiles) to return the results to the participants in the next round. When there is qualitative data (opinions and justifications) related to quantitative issues coordination seeks to group the arguments to the corresponding quantitative projections. With each new round the questions are repeated and participants must reevaluate their responses in light of the answers and justifications given by the other respondents in the previous round. Thus, new predictions are requested with justification if these predictions diverge from the central responses of the group, and this process is repeated in successive rounds of the questionnaire until the divergence of views among experts has decreased to a satisfactory response and the last round is considered the group's forecast. Thus, you have been selected as subject matter expert, to answer the questions below. Each question will have, at its beginning, an indicator of understanding. If

33 31 there is any misunderstanding or ambiguity that makes it difficult to answer, the "question was not understood" should be checked. If the question was fully understood, the "question was understood" should be checked. I request that, in case of misunderstanding of the question, please, describe the reason for the disagreement. It is extremely important that all questions be commented so you can extract all the reviews, seeking the convergence of ideas. Below it follows the glossary for some terms described in the questions: Corporate Office Projects: is positioned within the organization's top management and the projects are related to the deployment of goals and objectives of the business strategic plan. In this case, the Chief Project Officer (CPO) should be an experienced professional with extensive strategic business vision (one of the PMO s organizational structure four main market models) source: Mansur (2009); Departmental Office Project: PMO is positioned within a department of the organization, for example, the technology support department, responding to the leader of support (one of the PMO four main market models of the organizational structure) source: Mansur (2009); Divisional Project Office: PMO is positioned on a division of the organization, for example, management of technology, responding to chief technology officer (one of the PMO s organizational structure four main market models); Sector Project Office: PMO is positioned within a sector of the organization, for example, the sector of operations, responding to the operations manager (one of the PMO s organizational structure four main market models) source: Mansur (2009); Strategic Management Office (SMO): Office for Management Strategies in the area or company. This term is fairly recent, but has been placed as a responsible area for defining, coordinating and implementing business strategies. I thank in advance for the attention to get in this research success in the operation of the Project Management Office (PMO) in organizations.

34 QUESTIONNAIRE What s the company s area where do you work (check the option that best fits your company s area)? Question was understood Question was not understood Answer: Food and Beverage Trade Construction Consumer Electronics Electricity Financial Mining Industrial Machinery Pulp and Paper Oil and Gas Petrochemical and Chemical Educational Services Malls Steel Software and Data Telecommunications Textile Transportation and Services Vehicle and Parts Other (specify): Country of Residence:

35 What is the structure of the PMO that you consider most appropriate in a business: A PMO that supports project management being undertaken by project managers who work in other areas of the company, or that a PMO that directly manages the project, not having project managers in other areas? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

36 Considering that companies operate at strategic, tactical and operational levels (pyramid levels), check the following(s) activity(ies) that you consider important for the complete performance of the PMO (at all levels). Question was understood Question was not understood Answer: Report Development for Senior Management; Portfolio Definition; Project Management Methodology Definition / Suport; Project Management Coaching; Project Management Mentoring; Schedule Operationalisation; Minutes of Meeting Development for Monitoring Project; Monitoring Report Development; Project Management Plan Development; Project Product Plan Development; Lessons Learned Report Development; Other (specify):

37 The projects to be executed by a company should be prioritized and planned, as its strategic plan is implemented by these projects. Thus, any PMO should participate in decision-making process or business area in which it operates? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

38 The governance area of the organization reviews the portfolio to obtain strategic information, such as how they are making comparisons to their peers, if there is any chance for a given project to move priority order, if there is money available for activities project or other existing projects that need help. Therefore, any PMO should be involved with the company governance area that they work? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

39 As statistic is changing amoung the years from maturity in project management, PMO is still considered by many as unnecessary and bureaucratic executives to run the company's activities. Why does this happen and what should be done to definitely change this view? Question was understood Question was not understood Answer:

40 Considering the present moment that it s appearing a new business area called "Strategic Management Office" - (SMO definition can be found at item 2.1, the glossary part), in your opinion, what should be the relationship between the PMO and SMO in companies? Question was understood Question was not understood Answer:

41 Considering that project managers have heterogeneous knowledge and, in many cases, the experience of these resources is misunderstood, if the PMO has no control of these project managers over organizational structure, the PMO should be responsible for updating the tools of project management (ex.: schedule, report)? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

42 Considering that PMO needs to work with tools (eg Project, Primavera, SAP Project System module, Clarity) and standardized processes (creating projects, creating programs such as the WBS structure, how to measure the project, how to classify the project, how to prioritize the project), in your opinion, what should be defined primarily in search of success in business projects: tool(s) or process(es)? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

43 The organizational structures exist for more than two centuries. In these structures, people are grouped into functions or work processes similar to the authority. In your opinion, what is most appropriate organizational structure to improve the functioning of PMO s in organizations: functional structure, projectized, weak matrix, balanced matrix, strong matrix or compound? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

44 A Corporate PMO, Divisional, Departmental and Sector (see explanation at item 2.1) must plan, implement and manage the company s portfolio in which it operates? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

45 In your opinion, what are the key success factors for the PMO s operation in organizations? Question was understood Question was not understood Answer:

46 In your opinion, what are the main failure factors for the PMO s operation in organizations? Question was understood Question was not understood Answer:

47 A boss who coordinates a PMO should evaluate his/her team? Why? If the answer is yes, what should be, in your opinion, the frequency of this evaluation? Question was understood Question was not understood Answer:

48 The PMO members should evaluate their peers? Why? If the answer is yes, what should be, in your opinion, the frequency of this evaluation? Question was understood Question was not understood Answer:

49 The PMO members should evaluate themselves? Why? If the answer is yes, what should be, in your opinion, the frequency of this evaluation? Question was understood Question was not understood Answer:

50 The PMO should be evaluated by other areas of the organization? Why? If the answer is yes, what should be, in your opinion, the frequency of this evaluation? Question was understood Question was not understood Answer:

51 The success of organizations depends on successful accomplishment of their projects. Thus, the implementation of any PMO should be performed as a project? Comment. Question was understood Question was not understood Answer:

52 It is apparent that due to project managers heterogeneity of knowledge, the schedules do not follow the same standards of conduct, leaving the project far from the proper monitoring. Therefore, it is possible to standardize a structure of a schedule, though at a certain level (eg by using milestones, 50% - 50%, duration, cost)? Comment. Question was understood Question was not understood Answer:

53 Since more than 70% of the projects are not successfully acomplished (source: Chaos Report), a PMO corporate or divisional or departmental or sector can contribute to reduce this statistic? How? Question was understood Question was not understood Answer:

54 Once the major problems related to project management are related to project complexity, inefficient management or amateur, excessive conflicts between project team members, communication, lack of planning or poor planning, ill-defined goals, too much scope change, risks and uncertainties, technological changes, schedule and cost estimates for poorly designed and lack of control or control inefficient, the PMO can help decrease or even eliminate these problems? How? Question was understood Question was not understood Answer:

55 Although the project management maturity is increasing, it is still possible to observe that there are many difficulties at management, which contributes significantly to the high level of resistance in project management in organizations (more than 60% according to the Project Management Benchmarking study in Brazil). This is also due to the fact that the maturity of the PMOs in organizations is low? In this case, the lack of an advisory body as OAB, CREA or CRM contributes to these difficulties? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

56 The use level of benchmarking as a practice is increasing in organizations. At 2009 there was an increase of 5% over the 2008 benchmarking study, and 48% of organizations use benchmarking as a practice. Thus, his company already makes use of project management benchmarking practices? If so, how these practices help PMO and the company in its activities and results? Question was understood Question was not understood Answer:

57 Do you consider that the use of project management and PMO indicators can contribute significantly to a more expressive project management and better achievement of corporate goals? Why? Which indicator(s) your company use(s) for monitoring projects and PMO? Question was understood Question was not understood Answer:

58 Outsourcing is a widespread practice in organizations. Thus, in your opinion, a successful PMO should be consisted of company's own resources or completely outsourced recourses or a mix of own and outsourced resources? Why? Question was understood Question was not understood Answer:

59 57 3. QUESTIONÁRIO DELPHI SEGUNDA RODADA (PORTUGUÊS) 3.1. INSTRUÇÕES O objetivo deste questionário é responder às perguntas listadas abaixo de forma objetiva e clara, sendo possível, ao final, responder ao título da tese proposta FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA OPERAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETO (PMOs). A metodologia utilizada neste questionário será a Delphi. Este método consiste em consultar um grupo de analistas sobre eventos atuais e futuros através de um questionário, que é repassado até que seja obtido um consenso (convergência) entre as respostas, o que representará uma consolidação das ideias (conceitos) intuitivo do grupo. O anonimato dos respondentes, a representação estatística da distribuição dos resultados e o retorno das respostas da equipe para reavaliação das rodadas seguintes são as principais características deste método. O método é bastante simples, pois trata-se de um questionário interativo que circula repetidas vezes por um grupo de peritos, preservando o anonimato. Na primeira rodada, os especialistas recebem o questionário preparado por uma equipe de coordenação a ser respondido individualmente, usualmente com respostas quantitativas apoiadas por justificativas e informações qualitativas. As respostas das questões quantitativas são tabuladas, recebendo um tratamento estatístico simples (define-se mediana e quartis) com devolução dos resultados aos participantes na rodada seguinte. Quando há dados qualitativos (justificativas e opiniões) relacionados às questões quantitativas a coordenação busca relacionar os argumentos às projeções quantitativas correspondentes. A cada nova rodada as perguntas são repetidas e os participantes devem reavaliar suas respostas tendo em vista as respostas e justificativas dadas pelos demais respondentes na rodada anterior. Assim, são solicitadas novas previsões com justificativas se estas previsões divergirem das respostas centrais do grupo, tendo este processo repetido nas sucessivas rodadas do questionário até que a divergência de opiniões entre especialistas tenha diminuído a um nível satisfatório e a resposta da última rodada seja considerada como a previsão do grupo. Dessa forma, você foi selecionado, como especialista no assunto, para responder às perguntas abaixo. Cada pergunta terá, ao seu início, um indicador de

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 1 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE

PMI-SP PMI-SC PMI-RS PMI PMI-PR PMI-PE ESTUDO DE BENCHMARKING EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 2009 Brasil Uma realização dos Chapters Brasileiros do PMI - Project Management Institute PMI-SP PMI-RJ PMI-AM PMI-SC PMI-BA ANEXO 2 PMI-RS PMI PMI-CE

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Trilhas Técnicas SBSI - 2014

Trilhas Técnicas SBSI - 2014 brunoronha@gmail.com, germanofenner@gmail.com, albertosampaio@ufc.br Brito (2012), os escritórios de gerenciamento de projetos são importantes para o fomento de mudanças, bem como para a melhoria da eficiência

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS

ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS PMO PROJETOS PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA PMI SCRUM COBIT ITIL LEAN SIX SIGMA BSC ESCRITÓRIO RIO DE PROJETOS DESAFIOS CULTURAIS PARA IMPLANTAÇÃO DANIEL AQUERE DE OLIVEIRA, PMP, MBA daniel.aquere@pmpartner.com.br

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO

ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO ESTÁGIO DE NIVELAMENTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS MACROPROCESSO DE GESTÃO DO PORTFÓLIO 05.11.2015 SUMÁRIO INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DE PORTFÓLIO CENÁRIO NEGATIVO DOS PORTFÓLIOS NAS ORGANIZAÇÕES GOVERNANÇA

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS NAS EMPRESAS THALITA ZOTTELE NUNES THOMAZ i RESUMO A gestão adequada dos projetos traz benefícios para a organização podendo ser empregada em resoluções de problemas

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Leandro Schunk TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Módulo 4 Governança de TI Dinâmica 1 Discutir, em grupos: Por que então não usar as palavras ou termos Controle, Gestão ou Administração? Qual seria a diferença entre os termos:

Leia mais

Wesley Vaz, MSc., CISA

Wesley Vaz, MSc., CISA Wesley Vaz, MSc., CISA Objetivos Ao final da palestra, os participantes deverão ser capazes de: Identificar e compreender os princípios do Cobit 5; Identificar e conhecer as características dos elementos

Leia mais

PMO DE SUCESSO PRECISA TER FOCO! Uma proposta de modelo para Escritórios de Projetos

PMO DE SUCESSO PRECISA TER FOCO! Uma proposta de modelo para Escritórios de Projetos PMO DE SUCESSO PRECISA TER FOCO! Uma proposta de modelo para Escritórios de Projetos por Mario Trentim em http://blog.mundopm.com.br/2013/01/21/pmo-de-sucesso-precisa-terfoco/ Caro amigo leitor, que tal

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa.

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Etimologia Vem do latim projectus que significa ação de

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Aula 04 - Planejamento Estratégico

Aula 04 - Planejamento Estratégico Aula 04 - Planejamento Estratégico Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula visam permitir com que você saiba definir o escopo do projeto. Para tal, serão apresentados elementos que ajudem a elaborar

Leia mais

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO.

www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. www.pmbasis.com.br CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES EM NEGÓCIOS, PROJETOS E FORMAÇÃO QUE A PMBASIS TEM PARA SUA EMPRESA OU INSTITUIÇÃO. Crescer, Desenvolver, Multiplicar-se. Nossos melhores sonhos começam assim.

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um Projeto? Regra Início e fim definidos Destinado a atingir um produto ou serviço único Escopo definido Características Sequência clara e lógica de eventos Elaboração

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos

Workshop PMBoK. Gerenciamento de Recursos Humanos Workshop PMBoK Gerenciamento de Recursos Humanos Paulo H. Jayme Alves Departamento de Inovação Tecnológica - DeIT Janeiro de 2009 1 Envolvimento da equipe Os membros da equipe devem estar envolvidos: Em

Leia mais

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto.

Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Risco de projeto é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito positivo ou um negativo no objetivo de um projeto. Um risco tem uma causa e, se ocorre, uma conseqüência. Se um ou outro

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

MBA: Master in Project Management

MBA: Master in Project Management Desde 1968 MBA: Master in Project Management Projetos e Tecnologia da Informação FMU Professor: Marcos A.Cabral Projetos e Tecnologia da Informação Professor Marcos A. Cabral 2 Conceito É um conjunto de

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes

Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes Programa de Excelência em Atendimento aos Clientes PROPOSTA TÉCNICA COMERCIAL Versão 2.0 Setembro de 2014 Agosto de 2008 Índice ÍNDICE...2 1. CONTEXTO...3 2. VISÃO, ESCOPO E ATIVIDADES DESTE PROJETO...5

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Escritório de Projetos de TI. Gestão e Estratégia de TI Agosto.2014

Escritório de Projetos de TI. Gestão e Estratégia de TI Agosto.2014 Escritório de Projetos de TI Gestão e Estratégia de TI Agosto.2014 1. O Grupo Pão de Açúcar 2 Fonte: Site de RI do GPA 1. O Grupo Pão de Açúcar - Negócios 3 Fonte: Site de RI do GPA 2. EPTI Fala-se muito

Leia mais

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas.

Declaração de trabalho do projeto. Caso de negócio. Fatores ambientais da empresa. Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. 30 Estratégia de gerenciamento das partes interessadas. Eles serão descritos nas subseções a seguir. Declaração de trabalho do projeto A declaração de trabalho do projeto descreve o produto, serviço ou

Leia mais

TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO TEMPLATES DE REFERÊNCIA PARA PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO Estratégia & Desempenho Empresarial Gerência de Análise e Acompanhamento de Projetos de Investimento Março 2010 SUMÁRIO 1. Introdução...

Leia mais

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013

Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013. 1 Semestre de 2013 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 23/04/2013 1 Semestre de 2013 Fonte: https://www.facebook.com/cons ELHOSDOHEMAN Defina os seguintes termos: a) Risco Definição do PMBoK, 4ª edição: Um evento

Leia mais

Project Communications Management. PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br

Project Communications Management. PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br Project Communications Management PMBOK Capítulo 10 hermano@cin.ufpe.br Quem não se comunica se intrubica Abelardo CHACRINHA Barbosa Gerência da Comunicação O gerente de projeto gasta de 75% a 90% de seu

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares

GESTÃO DE PROJETOS. Prof. Anderson Valadares GESTÃO DE PROJETOS Prof. Anderson Valadares Projeto Empreendimento temporário Realizado por pessoas Restrições de recursos Cria produtos, ou serviços ou resultado exclusivo Planejado, executado e controlado

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

E FOLDER INSTITUCIONAL

E FOLDER INSTITUCIONAL E FOLDER INSTITUCIONAL Tel. 55 11 3862 1421 atendimento@bird.com.br www.bird.com.br A MEDIDA CERTA PARA EXECUTAR SUA ESTRATÉGIA DE T&D EM IDIOMAS benchmarking indicadores de resultados diagnósticos & desenvolvimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Definindo Projeto III. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Definindo Projeto III Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Explorando as Áreas de Conhecimento de Gerenciamento de Projeto Entendendo como Projetos Acontecem

Leia mais

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos

Apresentação do Treinamento MSP. Fundamentos Apresentação do Treinamento MSP Foundation MSP Fundamentos 1 O curso MSP Foundation tem como premissa capacitar os participantes para que possam aplicar o framework britânico de gestão de programas de

Leia mais

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos

PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos PMO (Project Management Office) - Implantação de Escritório de Projetos Orientações para o Projeto, Implantação, Gerenciamento e Avaliação de Maturidade do Escritório de Projetos Objetivo O que leva as

Leia mais

Orientações iniciais. FATTO Consultoria e Sistemas - www.fattocs.com

Orientações iniciais. FATTO Consultoria e Sistemas - www.fattocs.com 1 Orientações iniciais Dê preferência ao uso de uma conexão de banda larga O evento não fará uso do vídeo (webcam), somente slides e áudio Se necessário, ajuste o idioma da sala na barra de ferramentas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS

IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS IDENTIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DE PROJETOS Claudio Oliveira Aplicações de CRM Claudio Oliveira Apresentação Claudio Oliveira (cloliveira@usp.br) Professor da Fundação Vanzolini

Leia mais

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing Gestão Estratégica de Marketing A Evolução do seu Marketing Slide 1 O Marketing como Vantagem Competitiva Atualmente, uma das principais dificuldades das empresas é construir vantagens competitivas sustentáveis;

Leia mais

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada. Política de Gerenciamento de Risco Operacional Western Asset Management Company Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Limitada Política de Gerenciamento de Risco Operacional Ratificada pela Reunião de Diretoria de 29 de abril de 2014 1 Introdução

Leia mais

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK. Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail. PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEGUNDO O PMBOK Faculdade PITÁGORAS Unidade Raja Prof. Valéria E-mail: valeriapitagoras@gmail.com 1 Processos Processos, em um projeto, é um conjunto de ações e atividades

Leia mais

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos

Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Administração Conceitos Básicos de Gestão de Projetos Luciano Venelli Costa Objetivos Diferenciar um de um processo. Compreender o ambiente que cerca os s. Identificar as fases do ciclo de vida de um.

Leia mais

Usando o PRINCE2 TM como base para todos os Projetos Dezembro/ 2009

Usando o PRINCE2 TM como base para todos os Projetos Dezembro/ 2009 Usando o PRINCE2 TM como base para todos os Projetos Dezembro/ 2009 Usando o PRINCE2 TM como base para todos os Projetos Diferença entre projetos e operação O que uma organização procura em uma metodologia

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Profa. Lillian Alvares O Project Management Institute é uma entidade sem fins lucrativos voltada ao Gerenciamento de Projetos.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização

Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Gerenciamento de Projetos Modulo II Clico de Vida e Organização Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE

A ESTRUTURA DA GESTÃO DE A ESTRUTURA DA GESTÃO DE PROJETOS Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br SUMÁRIO Importância do Gerenciamento de Projetos. Benefícios do Gerenciamento de Projetos Gerenciamento

Leia mais

Ambientação nos conceitos

Ambientação nos conceitos Ambientação em Gestão de Projetos Maria Lúcia Almeida Ambientação nos conceitos Gestão de áreas funcionais e gestão de projetos Qualquer um pode ser gerente de projetos? Qual a contribuição da gestão de

Leia mais

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP

Planejamento - 7. Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos. Mauricio Lyra, PMP Planejamento - 7 Planejamento do Gerenciamento do Risco Identificação dos riscos 1 O que é risco? Evento que representa uma ameaça ou uma oportunidade em potencial Plano de gerenciamento do risco Especifica

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

PLANEJAMENTO DE MARKETING

PLANEJAMENTO DE MARKETING PLANEJAMENTO DE MARKETING A análise ambiental e o planejamento beneficiam os profissionais de marketing e a empresa como um todo, ajudando os gerentes e funcionários de todos os níveis a estabelecer prioridades

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO

GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO GERÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO Estevanir Sausen¹, Patricia Mozzaquatro² ¹Acadêmico do Curso de Ciência da Computação ²Professor(a) do Curso de Ciência da Computação Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Leia mais

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI

Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos), com o Guia PMBOK 4ª Edição - PMI 2010 TenStep Comparação da Metodologia TenStep PGP (Processo de Gerenciamento de Projetos)

Leia mais

10 maneiras de conduzir a Gestão de Dados ao fracasso

10 maneiras de conduzir a Gestão de Dados ao fracasso 10 maneiras de conduzir a Gestão de Dados ao fracasso Bergson Lopes contato@bergsonlopes.com.br www.bergsonlopes.com.br Dados do Palestrante Bergson Lopes Rego, PMP é especialista em Gestão de Dados, Gerenciamento

Leia mais

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com

www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com www.dehterakm.com beatriz@dehtearkm.com Quem somos? A BEATRIZ DEHTEAR KM apresenta a seus clientes uma proposta totalmente inovadora para implementar a Gestão do Conhecimento Organizacional. Nosso objetivo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 3ª REGIÃO Controle de Versões Autor da Solicitação: Subseção de Governança de TIC Email:dtic.governanca@trt3.jus.br Ramal: 7966 Versão Data Notas da Revisão 1 03.02.2015 Versão atualizada de acordo com os novos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Jonas de Souza H2W SYSTEMS

Jonas de Souza H2W SYSTEMS Jonas de Souza H2W SYSTEMS 1 Tecnólogo em Informática Fatec Jundiaí MBA em Gerenciamento de Projetos FGV Project Management Professional PMI Mestrando em Tecnologia UNICAMP Metodologia de apoio à aquisição

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Projetos Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Projetos tem por fornecer conhecimento teórico instrumental que

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos

Atividade: COBIT : Entendendo seus principais fundamentos SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS FLORIANO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PERÍODO

Leia mais

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação. cynaracarvalho@yahoo.com.br $XWDUTXLD(GXFDFLRQDOGR9DOHGR6mR)UDQFLVFR± $(96) )DFXOGDGHGH&LrQFLDV6RFLDLVH$SOLFDGDVGH3HWUROLQD± )$&$3( &XUVRGH&LrQFLDVGD&RPSXWDomR Gerenciamento de Riscos em Segurança da informação cynaracarvalho@yahoo.com.br

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

OBJETIVO PÚBLICO ALVO

OBJETIVO PÚBLICO ALVO PMO Implantação e Operação do Escritório de Projetos. n Instrutor Luis Claudio, M.Sc. PMP, ITIL, COBIT DIFERENCIAIS Avaliação prévia das necessidades de cada participante para customização do conteúdo;

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos PMI, PMP e PMBOK PMI (Project Management Institute) Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o PMI é a principal associação mundial, sem fins lucrativos,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos

3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos 3 Metodologia de Gerenciamento de Riscos Este capítulo tem como objetivo a apresentação das principais ferramentas e metodologias de gerenciamento de riscos em projetos, as etapas do projeto onde o processo

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP)

Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) 1.JUSTIFICATIVA A administração pública vem nos últimos anos sofrendo mudanças estruturais em sua forma de atuação, saindo de um modelo patrimonialista e burocrático para um modelo gerencial, focando nos

Leia mais

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge

4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge 58 4. PMBOK - Project Management Body Of Knowledge No Brasil, as metodologias mais difundidas são, além do QL, o método Zopp, o Marco Lógico do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Mapp da

Leia mais

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos

Roteiro SENAC. Análise de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos. Planejamento do Gerenciamento de Riscos SENAC Pós-Graduação em Segurança da Informação: Análise de Riscos Parte 2 Leandro Loss, Dr. Eng. loss@gsigma.ufsc.br http://www.gsigma.ufsc.br/~loss Roteiro Introdução Conceitos básicos Riscos Tipos de

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais