ALIMENTAÇÃO. Benefícios do arroz. Dr. Fernando Lucchese

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1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Benefícios do arroz Dr. Fernando Lucchese

2 DIETA Significa... ESTILO DE VIDA!

3 Fatores que prolongam a vida Assistência Médica M 10% Genética 17% Meio Ambiente 20% Estilo de Vida 53% Stanford University

4 ESTILO DE VIDA = SAÚDE = FELICIDADE = LONGEVIDADE

5 SAÚDE É O BEM-ESTAR FÍSICO PSÍQUICO FAMILIAR FINANCEIRO PROFISSIONAL AMBIENTAL ESPIRITUAL

6 Dieta Mediterrânea Região com 14 países e 12 mil Km de costa Um dos maiores índices de longevidade Dieta: Grãos (arroz e feijão) Azeite de oliva Vinho Peixe Pouca gordura animal

7 Dieta Mediterrânea Que o alimento seja a tua medicina e a medicina seja o teu alimento Escola Médica M de Salerno

8 Ancel Keys 1950: Como comer bem e permanecer bem do modo Mediterrâneo Primeiro vínculo v de saúde com a alimentação Primeira correlação entre colesterol e infarto

9 Ancel Keys O estudo dos sete países Confirmação da longevidade pela dietamediterrânea Envolveu treze mil homens entre 40 e 59 anos, ao longo de cinco anos, na Grécia, Itália, lia,iugoslávia,, Japão, Finlândia, Holanda e EUA. Norte-americanos, holandeses e finlandeses apresentavam duas vezes mais doença a coronária ria do que italianos, e quatro vezes mais do que gregos.

10 O Estudo do Coração de Lyon

11 A Dupla Dinâmica: arroz e feijão Atualmente essa dupla vem perdendo a preferência dos brasileiros Média de consumo por ano (IBGE) Arroz: 31,6 Kg/p - Reg. Metrop.:17,2 Kg/p Feijão: 12,4 Kg/p- Reg. Metrop.: 9.2Kg/p Em compensação o consumo de alimentos industrializados aumentou muito

12 A dupla dinâmica: arroz e feijão Os dois alimentos se completam perfeitamente Aminoácido lisina: pouco no arroz e muito no feijão; Aminoácido metionina: pouco no feijão e muito no arroz.

13 A triste marcha dos industrializados De acordo com os dados da pesquisa de orçamento familiar (POF) realizada pelo IBGE de 2002/2003, houve uma redução de 23% no consumo de arroz e 30% no consumo do feijão comparando com a mesma pesquisa em 1974/1975..

14 Propriedades gerais do arroz Carboidrato complexo Rico em amido = ótima fonte de energia Contém m ferro, cálcio, c vitaminas do complexo B e proteínas

15 Vitaminas encontradas no arroz F3 Caroteno (Provitamina A): Visão, pele e combate aos radicais livres. Vitamina B1: Melhora atividade celular. Vitamina B2: Crescimento, formação de glóbulos vermelhos e regeneração celular.

16 Vitaminas encontradas no arroz Vitamina B6: Fortalece cabelos, unhas e pele. Ácido pantotênico: Combate processos alérgicos e melhora o sistema imunológico.

17 Arroz engorda?

18 Não O que engorda é carboidrato simples com alto índice glicêmico

19 Porque as dietas cortam o arroz? Comer sós proteína é a forma mais rápida r de emagrecer (Dieta de Atkins) Todas as demais dietas mantém m o arroz A dieta Mediterrânea mantém m o arroz

20 Arroz integral O grão de arroz é constituído de casca, película, germe e endosperma. As vitaminas e os minerais estão concentrados na película e no germe. O processo de refinação remove essas estruturas do grão, restando apenas o endosperma, que contém m basicamente amido. Na película existe hidratos de carbono, óleos, proteínas, compostos fenólicos, fibras, cobalto, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, nico, ácido pantatênico, vitaminas C e E.

21 Propriedades gerais do arroz O arroz integral - valor nutritivo maior O arroz branco pode ser deficiente em tiamina e até 75% menos nutritivo do que o arroz integral O arroz integral possui ácido fítico, f substância que interfere na absorção do ferro e do cálcio. c

22 Chegou a vez do óleo de arroz? O Óleo de Arroz é largamente utilizado em paises densamente povoados como Japão, Índia, Coréia, China e Indonésia. Excelente para saladas e cozimento devido seu alto ponto de fulgor (Smoke( Point) ) e pelo seu delicado sabor. Reduz significativamente o colesterol LDL(ruim) e os triglicerídeos: aumenta o colesterol HDL (bom), inibe o acumulo de plaquetas e previne doenças cardiovasculares. A cada 1% de redução do mau colesterol, equivale a redução de 2% no risco de doenças coronárias. rias.

23 Farinha de arroz Mais saudável, a Farinha de Arroz absorve menos gordura, conserva o sabor dos alimentos e não contém glúten. Ideal para empanar porque absorve menos gorduras do que as farinhas comuns, como a farinha de rosca ou o amido de milho

24 Propriedades nutricionais básicasb Uma colher de sopa de arroz: Calorias: 41 Kcal; Carboidratos: 8,07 g; Proteínas: 0,58 g; Lipídeos: 0,73 g; Colesterol: 0 g.

25 Arroz reduz câncer de boca Estudos indicam que o arroz e o feijão reduzem a incidência de câncer de boca, faringe e laringe Estudos coordenados pela International Agency for Research on Cancer (OMS).

26 Prevenção de Câncer do Intestino O consumo de uma dose diária de farelo de arroz causou uma redução média m de 51% no número de lesões pré-cancer cancerígenas no intestino Estudo realizado pelo Departamento de Estudos de Câncer e de Medicina Molecular da Universidade de Leicester.

27 Arroz previne cáriec Preparado com água fluoretada pode fornecer 30% de flúor acima do necessário. Estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Unicamp).

28 Arroz reduz úlcera gástricag Receita para acidez gástrica: g meia xícara x de arroz cozido; O arroz é um carboidrato complexo que neutraliza o excesso de acidez gástricag A. DerMarderosia - Faculdade de Farmácia e Ciência da Filadélfia. lfia.

29 Arroz previne Hepatite B? Pesquisadores da Universidade de Tóquio, desenvolveram anticorpos contra o vírus v da hepatite B em variedades geneticamente modificadas de arroz integral. No Brasil, 4 milhões de portadores do vírus da hepatite B No mundo, 300 milhões

30 Arroz é tratamento para diarréia W. Greenough Johns Hopkins

31 Benefícios do arroz para a saúde Tem alto valor nutricional. É importante fonte de minerais (fósforo, ferro e potássio) e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Auxilia na prevenção de doenças do sistema digestivo e do coração. Reduz o risco de câncer de intestino. Regula a flora intestinal e é antidiarréico. ico. É recomendado para alimentação de atletas. Tem médio m valor calórico e lenta absorção. ão.- Não contém m glúten (é( recomendado para celíacos). Não contém m colesterol. O arroz integral é rico em silício e cálcio c (útil( na formação dos ossos, na prevenção da osteoporose) Pode auxiliar na prevenção de câncer oral, etc,, etc...

32 Açúcar Evite as três farinhas Farinha de trigo refinada Sal Mas coma arroz!

33 A busca da felicidade é o único compromisso do ser humano com a vida.

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