VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?

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1 VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO SAUDÁVEL MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS CONSUMIDORES Fonte: ANVISA - Aência Nacional de Viilância Sanitária

2 APRESENTAÇÃO Neste manual, vamos conhecer alumas leislações que se referem à rotulaem de alimentos. O objetivo é estimular você e sua família a lerem e entenderem as informações veiculadas nos rótulos dos alimentos. Isso tudo para contribuir com a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. Os rótulos são elementos essenciais de informações na relação entre produtos e consumidores. Daí, a importância das informações serem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. No Brasil, a Aência Nacional de Viilância Sanitária (Anvisa) é o órão responsável pela reulação da rotulaem de alimentos. Ela estabelece as informações que um rótulo deve conter, visando à arantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor.

3 O QUE SIGNIFICAM OS ITENS DA TABELA DE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL NOS RÓTULOS VALOR ENERGÉTICO É a eneria produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e orduras totais. Na rotulaem nutricional, o valor enerético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kj). 1 Kcal = 4,2Kj. CARBOIDRATOS São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer eneria para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em eral. PROTEÍNAS São os componentes dos alimentos necessários para construção e manutenção dos nossos órãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leites e derivados, e nas leuminosas (feijões, soja e ervilha).

4 GORDURAS TOTAIS As orduras são as principais fontes de eneria do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As orduras totais referem-se à soma de todos os tipos de orduras encontradas em um alimento, tanto de oriem animal quanto veetal. GORDURAS SATURADAS Tipo de ordura presente em alimentos de oriem animal. São exemplos, carnes, toucinho, pele de frano, queijos, leite interal, manteia, requeijão e iourte. O consumo deste tipo de ordura deve ser moderado, porque quando inerida em randes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Altos %VD sinificam que o alimento apresenta rande quantidade de ordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de Kcal. GORDURAS TRANS (OU ÁCIDOS GRAXOS TRANS) Tipo de ordura encontrada em randes quantidades em alimentos industrializados, como as mararinas, cremes veetais, biscoitos, sorvetes, snacks (saladinhos prontos) produtos de panificação, alimentos fritos e lanches salados que utilizam as orduras veetais hidroenadas na sua

5 preparação. O consumo deste tipo de ordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso oranismo não necessita deste tipo de substância e ainda porque, quando inerida em randes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Não se deve consumir mais que 2 ramas de ordura trans por dia. FIBRA ALIMENTAR Está presente em diversos tipos de alimentos de oriem veetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos interais. A inestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino. Procure consumir alimentos com altos %VD de fibras alimentares! SÓDIO Está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (saladinhos de pacote, molhos prontos, embutidos, produtos enlatados com salmoura), devendo ser inerido com moderação, uma vez que seu consumo excessivo pode levar ao aumento de pressão arterial. Evite os alimentos que possuem altos %VD em sódio.

6 INFORMAÇÃO NUTRICIONAL OBRIGATÓRIA NO RÓTULO DOS PRODUTOS INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção ou ml (medida caseira) Quantidade por porção %VD (*) Valor enerético... Kcal... KJ Carboidratos Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Fibra alimentar Sódio m (*) %Valores Diários com base em uma dieta de 2000 Kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades eneréticas. PORÇÃO É a quantidade média do alimento que deve ser usualmente inerida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável.

7 MEDIDA CASEIRA Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. A apresentação da medida caseira é obriatória e vai ajudar você, consumidor, a entender melhor as informações nutricionais. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. %VD Percentual de Valores Diários é um número que indica o quanto o produto em questão apresenta de eneria e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias/dia. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD. VEJA OS VALORES DIÁRIOS DE REFERÊNCIA: VALOR ENERGÉTICO kcal/8400kj CARBOIDRATOS PROTEÍNAS - 75 GORDURAS TOTAIS - 55 GORDURAS SATURADAS - 22 FIBRA ALIMENTAR - 25 SÓDIO m NÃO HÁ VALOR DIÁRIO DE REFERÊNCIA PARA AS GORDURAS TRANS

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