NUTRIÇÃO. Prof. Marta E. Malavassi

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1 Prof. Marta E. Malavassi

2 Conceito: processo orgânico que envolve ingestão, digestão, absorção, transporte e eliminação das substâncias alimentares para a manutenção de funções, a formação e regeneração dos tecidos. Alimentos: substâncias naturais com uma variedade de nutrientes cuja ingestão fornece material para o crescimento e a reparação dos tecidos ou para gastos de energia, assegurando a normalidade das funções do organismo. Nutrientes: todas as substâncias químicas que o organismo absorve e que são indispensáveis à saúde e às atividades do organismo.

3 Os nutrientes podem ser agrupados como 1. Reguladores: responsáveis pela regulação das funções do organismo: vitaminas, sais minerais, água e fibras vegetais; 2. Energéticos: fornecem a energia necessária ao bom funcionamento do organismo: carboidratos e lipídeos; 3. Construtores: responsáveis pela construção e reposição dos tecidos orgânicos: proteínas;

4 Nutrientes Glicídios: são os carboidratos e açúcares Glicose: presente em todos os carboidratos. Principal fonte de energia; Frutose: presente nas frutas; Sacarose: açúcar de mesa; Lactose:açúcar do leite; Amido; formado por várias moléculas de glicose. Presente nas raízes, tubérculos e grãos;

5 Lipídios: são as gorduras e óleos. Fornecem ácidos graxos essenciais, fornecem energia, melhora o sabor dos alimentos, fornece proteção térmica, faz parte da composição da membrana celular, precursor de hormônios. NUTRIÇÃO Gorduras Insaturadas: aumenta o nível de HDL ( colesterol bom) que tira o colesterol do sangue sem acumula-lo nos vasos sanguíneos. Encontrada nos óleos vegetais, castanhas e peixes de água fria ( sardinha, salmão e truta); Gorduras trans: aumenta os níveis de LDL ( colesterol ruim) e diminui os níveis de HDL ( colesterol bom), toma espaço do ômega 6 ( gorduras vitais produzidas pelo nosso organismo). Encontrada no alimentos industrializados, sorvetes e frituras; HDL colesterol: transporta o colesterol para o fígado, eliminando-o pela bile; LDL colesterol: promove o depósito da gordura nas paredes das artérias. Corresponde a 75% de colesterol em circulação; Triglicerídeos: são a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo em forma de gordura; Outras gorduras boas: Ômega 3 e Ômega 6;

6 Proteínas: são formadas pelos aminoácidos essenciais ( não produzidos pelo organismo) e não essenciais ( produzidos pelo organismo). Funções: transporte de gases respiratórios, defesa imunológica, formação de massa muscular, formação das células sanguíneas e hormônios; NUTRIÇÃO Proteínas de alto valor biológico: possuem todos os aminoácidos essenciais. Proteínas de origem animal( carne, ovos, peixes, aves, leite e derivados); Proteínas de baixo valor biológico: são deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais. Proteínas de origem vegetal ( leguminosas e oleaginosas)

7 Vitaminas: catalisadores metabólicos que regulam as reações químicas do organismo. São classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis. NUTRIÇÃO Lipossolúveis Vitamina A: protege os processos visuais, atua no crescimento, na reprodução, defesa do organismo, desenvolvimento ósseo, maturação da pele. Fonte: ovos, leite, fígado bovino, vegetais amarelos e folhosos verde escuros; Vitamina D: facilita a absorção do cálcio pelos ossos. Fonte: óleos de peixe; Vitamina E: age como antioxidante biológico, fertilidade humana. Fonte: óleos vegetais; Vitamina K : atua na coagulação sanguínea. Fonte: vegetais folhosos verdes Hidrossolúveis Vitamina C: formação do colágeno, síntese de neurotransmissores, absorção de ferro. Fonte: frutas cítricas ( laranja, limão), acerola; Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9, B12): atuam no metabolismo dos aminoácidos e carboidratos, síntese de neurotransmissores, equilíbrio das funções neurológicas, síntese de DNA e RNA e da mielina. Fontes: carnes, peixes, cereais integrais, ovos, folhas verde escuras, batatas;

8 Minerais: são obtidos dos alimentos e possuem funções construtoras e reguladoras.são classificados pela OMS como macrominerais( macroelementos) e microminerais( oligoelementos). NUTRIÇÃO Macrominerais: presentes em grande quantidade no organismo: cálcio, fósforo, potássio, cloro, enxofre; Microminerais: presentes em pequena quantidades no organismo: ferro, cobre, iodo, cromo, flúor, zinco, manganês; Potencialmente tóxicos: chumbo, cádmio, fluoreto, mercúrio, arsênico, alumínio, estanho; Água: compõe aproximadamente 60 a 705 do peso corporal. Funções: Dissolve nutrientes fornecidos pela alimentação; Leva os nutrientes do ponto de absorção até as células e traz os restos das excreções; Lubrifica as articulações e as vísceras abdominais;

9 Regula a temperatura corporal; Promove a regulação ácido-básica do meio interno; Promove o balanço hídrico; Fibras: conjunto de alimento vegetais não absorvidos pelo organismo. São fundamentais para a saúde pois: Reduzem a absorção de colesterol; Controlam a glicemia; Estimula a peristalse pois promove o aumento do bolo fecal; Fontes: cereais, frutas, verduras e legumes;

10 Pirâmide Alimentar A criação da Pirâmide Alimentar Brasileira data de 1996 e foi criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo que adaptaram a Pirâmide Alimentar Americana (1992) aos hábitos alimentares comuns da população brasileira. A Pirâmide Alimentar Brasileira( atualizada), de acordo com a ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esta dividida em quatro níveis, subdivididos em 8 grupos. Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras). Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia. Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.

11 Primeiro nível (base): é composto por cereais (arroz, trigo), raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame) e massas (pães, bolos). São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções por dia. Segundo nível: é composto por hortaliças (verduras e legumes) e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo. Deve-se consumir de 4 a 6 porções de hortaliças e de 2 a 4 porções de frutas por dia. Terceiro nível: é composto por leite e derivados, carnes e ovos e leguminosas. São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. Deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia; 1 a 2 porções de carnes e ovos e 1 porção de leguminosas. Quarto nível: é composto por óleos, gorduras, açúcares e doces. Pode-se consumir de 2 a 3 porções de cada por dia.

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13 Cada um desses grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que você precisa. Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros grupos. Nem um grupo alimentar é mais importante que outro. Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada individuo.

14 Bibliografia Educação para o auto cuidado. Maria Inês Portero da Silva. São Paulo: Centro de Formação e Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde, Instituto do Coração, Fundação Zerbini, 2005; Curso didático de enfermagem, módulo I:volume 2. Andrea Porto, Dirce Laplaca Vianna, organizadora. 5.ed.São Caetano do Sul:Yendis Editora, 2009; Nutrição aplicada a enfermagem. Flávia Melo. Goiana: AB Editora, 2005;

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