Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Sérgio Rebelo. Curso Profissional Técnico de Eletrónica, Automação e Comando"

Transcrição

1 Prof. Sérgio Rebelo Curso Profissional Técnico de Eletrónica, utomação e Comando

2 Módulo I.I Circuitos Lógicos 2 Carga Horária: 25 horas Objetivos: Álgebra de oole e funções lógicas: Reconhecer o estado lógico e identificar variável lógica e nível lógico. Representar as funções lógicas através de tabelas de verdade. Desenhar o logigrama a partir da expressão lógica e vice-versa. Descrever os postulados e teoremas da álgebra de oole. Simplificar funções lógicas através dos teoremas e postulados da álgebra de oole e pelo método de Karnaugh. Desenhar circuitos de lógica combinatória a partir da tabela de verdade ou da expressão de saída. Portas lógicas: Identificar os símbolos das portas lógicas. Descrever o funcionamento das portas lógicas básicas. Reconhecer a universalidade das portas nand e nor. Utilizar portas nand e nor para implementar qualquer função lógica. Famílias lógicas: Descrever as características das famílias lógicas mais usadas nos circuitos digitais (TTL e CMOS).

3 Módulo I.I Circuitos Lógicos 3 Conteúdos Álgebra de oole. Funções lógicas. Portas lógicas. Famílias lógicas.

4 Circuitos Lógicos 4 estrutura binária foi aproveitada pelo matemático inglês George oole, que desenvolveu uma lógica simplificada chamada a Álgebra de oole. O objetivo da álgebra de oole é a definição de uma série de símbolos com a finalidade de representar fenómenos que, encadeados, dão lugar a expressões matemáticas, denominadas funções. s propriedades da álgebra de oole estão relacionadas com a álgebra dos conjuntos e podem ser demonstradas recorrendo a diagramas de Venn como representações gráficas das operações booleanas. Na Álgebra ooleana as variáveis, denominadas binárias, apenas podem assumir um de dois valores ( ou ).

5 Circuitos Lógicos (2) 5 Os nos circuitos lógicos as decisões são baseadas no resultado da combinação de diversas variáveis binárias. Deste modo os circuitos lógicos do tipo digital são constituídos por portas lógicas, que de acordo as suas propriedades, em conjunto, interpretam uma função. s portas lógicas que constituem os circuitos lógicos elementares são: NOT (Função Negação) ND (Função E) OR (Função OU) NND (Função NÃO E) NOR (Função NÃO OU) EXOR (Função OU Exclusivo) EXNOR (Função NÃO OU Exclusivo)

6 Circuitos Lógicos (3) 6 Função Negação (NOT): Designe-se por a propriedade de um objecto, representada no diagrama de Venn da figura, pela área a verde. restante área do rectângulo representa os objectos que não apresentam essa propriedade, simbolizada pela área. Deste modo a condição pode tomar dois valores: verdadeiro, isto é, se o objecto possuir esta propriedade e falso ou em caso contrário, ou seja uma variável binária (o mesmo se passa com ). ssim resulta a tabela de verdade. assume o nome de negado, complemento de ou ainda invertido. Figura Representação em diagrama de Venn da função NOT Tabela Tabela de verdade da função NOT O símbolo lógico que implementa a função de negação (NOT) é o apresentado na figura 2. Figura 2 Representação do símbolo lógico da função NOT

7 Circuitos Lógicos (4) 7 Função E (ND): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, representada no diagrama de Venn da figura 3. área do rectângulo a tracejado representa os objetos que apresentam as propriedades e, isto é, pertencem simultaneamente aos conjuntos e. Deste modo define-se a função C com as variáveis independentes e, de acordo com a tabela de verdade 2, onde figuram todas as combinações possíveis de valores das variáveis independentes. esta função dá-se o nome de E (em inglês ND), pois toma o valor de quando e têm o valor. O símbolo lógico que implementa a função E (ND) (neste caso com duas entradas correspondendo as variáveis e ) é o apresentado na figura 4. C=x Figura 4 Representação do símbolo lógico da função E (ND). Figura 3 Representação em diagrama de Venn da função E (ND) C=x Tabela 2 Tabela de verdade da função E (ND)

8 Circuitos Lógicos (5) 8 Função OU (OR): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, pretendendo representar-se no diagrama de Venn o espaço de veracidade de um objeto possuir a propriedade ou, obtêm-se a área a tracejado da figura 5. Deste modo define-se a função C com as variáveis independentes e, de acordo com a tabela de verdade 3. esta função dá-se o nome de OU (em inglês OR), pois toma o valor de quando ou têm o valor. O símbolo lógico que implementa a função OU (OR) (neste caso com duas entradas correspondendo as variáveis e ) é o apresentado na figura 6. C=+ Figura 5 Representação em diagrama de Venn da função OU (OR) C=+ Tabela 3 Tabela de verdade da função OU(OR) Figura 6 Representação do símbolo lógico da função OU (OR).

9 Circuitos Lógicos (6) 9 Função NOT porta lógica NOT serve, nos circuitos digitais, para fazer uma negação lógica. Figura 7 Representação do pinout do integrado 744 (função NOT). Função ND função lógica ND serve, nos circuitos digitais, para fazer uma multiplicação lógica. C=x Função OR função lógica OR serve, nos circuitos digitais, para fazer uma soma lógica. Figura 8 Representação do pinout do integrado 748 (função ND). C=+ Figura 9 Representação do pinout do integrado 7432 (função OR)-

10 Circuitos Lógicos (6) Função NÃO E (NND): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, pretendendo representar-se no diagrama de Venn o espaço de veracidade correspondente a um objeto não possuir a propriedade e, obtêm-se a área a tracejado da figura. Deste modo define-se a função C com as variáveis independentes e, de acordo com a tabela de verdade 4. esta função dá-se o nome de NND que resulta da negação do produto da expressão x (ND). O símbolo lógico que implementa a função NÃO E (NND) (neste caso com duas entradas correspondendo as variáveis e ) é o apresentado na figura. C=x Figura Representação do símbolo lógico da função NÃO E (NND). Figura Representação em diagrama de Venn da função NÃO E (NND) C=x Tabela 4 Tabela de verdade da função NÃO E (NND)

11 Circuitos Lógicos (7) Função NÃO OU (NOR): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, pretendendo representar-se no diagrama de Venn o espaço de veracidade de um objeto não possuir a propriedade ou, obtêm-se a área a tracejado da figura 2. Deste modo define-se a função C com as variáveis independentes e, de acordo com a tabela de verdade 5. esta função dá-se o nome de NOR que apresenta o resultado complementar da função + (OR) O símbolo lógico que implementa a função NÃO E (NND) (neste caso com duas entradas correspondendo as variáveis e ) é o apresentado na figura 3. C=+ Figura 2 Representação em diagrama de Venn da função NÃO OU (NOR) C=+ Tabela 5 Tabela de verdade da função NÃO OU (NOR) Figura 3 Representação do símbolo lógico da função NÃO OU (NOR).

12 Exercícios 2 Considere as variáveis booleanas,,c,d e E. Sendo =, =, C= e D=, qual o valor do produto lógico xxcxd? Sendo ==D= e C=E=, qual o valor da soma lógica ++C+D+E? Qual a expressão lógica F correspondente ao circuito da figura 4? Determine o valor de F na condição de todas as variáveis valerem. C Figura 4 Qual a expressão lógica F correspondente ao circuito da figura 5? Determine o valor de F quando = e =. F F Figura 5 Desenhe o circuito lógico que implementa a função F tal que: F

13 Circuitos Lógicos (8) 3 Função OU EXCLUSIVO (EXOR): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, pretendendo representar-se no diagrama de Venn o espaço de veracidade de um objeto possuir a propriedade ou, mas não simultaneamente ambas, obtêm-se a área a tracejado da figura 6. Deste modo define-se a função C com as variáveis independentes e, de acordo com a tabela de verdade 5, que toma o valor sempre que. esta função dá-se o nome de função EXOR, representada pela forma = x + x. O símbolo lógico que implementa a função OU EXCLUSIVO (EXOR) é o apresentado na figura 7. C= + Figura 7 Representação do símbolo lógico da função OU EXCLUSIVO (EXOR). Figura 6 Representação em diagrama de Venn da função OU EXCLUSIVO (EXOR) C= Tabela 6 Tabela de verdade da função OU EXCLUSIVO (EXOR)

14 Circuitos Lógicos (9) 4 Função NÃO OU EXCLUSIVO (EXNOR): Designe-se por e as propriedade de dois objetos, pretendendo representar-se no diagrama de Venn o espaço de veracidade de um objeto possuir a propriedade e ou não possuir a propriedades e, obtêm-se a área a tracejado da figura 8. esta função dá-se o nome de EXNOR, representada pela forma e trata-se do universo complementar da função OU EXCLUSIVO. tabela de verdade da função é apresentada na tabela 7. função EXNOR, representada por = x + x. O símbolo lógico que implementa a função NÃO OU EXCLUSIVO (EXNOR) é o apresentado na figura 9. C= + Figura 8 Representação em diagrama de Venn da função NÃO OU EXCLUSIVO (EXNOR) C= Tabela 7 Tabela de verdade da função NÃO OU EXCLUSIVO (EXNOR): Figura 9 Representação do símbolo lógico da função NÃO OU EXCLUSIVO (EXNOR).

15 Álgebra de oole 5 Na álgebra de oole, se uma equação deduzida a partir dos seus axiomas é verdadeira, também o é a sua dual, que se obtém da primeira trocando as operações + por x e os elementos por. tendendo a este princípio, verificam-se as seguintes leis: Lei do Elemento Neutro: += x= + += += Tabela 8 Verificação da Lei do Elemento Neutro. 2 Lei do Elemento bsorvente: += x= x x= x= Tabela 9 Verificação da Lei do Elemento bsorvente.

16 Álgebra de oole (2) 6 3 Lei da Edempotência: += x= + += += Tabela Verificação da Lei da Edempotência. 4 Lei da Complementaridade: += x= x x= x= Tabela Verificação da Lei da Complementaridade. 5 Lei da Involução: = Tabela 2 Verificação da Lei da Involução.

17 Álgebra de oole (3) 7 Propriedade Comutativa: +=+ x=x 2 Propriedade ssociativa: +(+C)=(+)+C x(xc)=(x)xc Tabela 4 Verificação da Propriedade ssociativa. + + Tabela 3 Verificação da Propriedade Comutativa. C xc x(xc) x Cx(x) x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x= x=

18 Álgebra de oole (4) 8 3 Propriedade Distributiva: +(xc)=(+)x(+c) +(xc)=(x)+(xc) C xc +(xc) + +C (+)x(xc) x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= x= += += += x= Tabela 5 Verificação da Propriedade Distributiva.

19 Álgebra de oole (5) 9 Lei da bsorção: +x= x(+)= Demonstração: +x=x+x =x(+) =x() = (Lei do elemento Neutro) (Propriedade Distributiva) (Lei do elemento bsorvente) (Lei do elemento Neutro) 2 Lei da bsorção (Variante): +x=+ x(+)=x Demonstração: x(+)=x+x =+(x) =x (Propriedade Distributiva) (Lei da Complementaridade) (Lei do elemento Neutro)

20 Leis de Morgan 2 Leis de Morgan: +=x x=+ Deste modo pelas leis de Morgan pode afirmar-se que o complemento da soma é igual ao produto dos complementos e que o complemento dum produto é igual à soma dos complementos. s leis de Morgan são válidas para mais de duas variáveis. Pelo que considerando quatro variáveis fica: ++C+D=xxCxD xxcxd=++c+d Uma regra prática na utilização das leis de Morgan convenciona que as funções OR e ND são complementares. (x=+) Pelas leis de Morgan pode concluirse que um circuito NOR é equivalente a um circuito ND com as entradas invertidas e que um circuito NND equivale a um circuito OR com as entradas invertidas. + x Figura 2 Representação da equivalência entre portas lógicas (Leis de Morgan). x +

21 Universalidade das Portas NND 2 s várias funções booleanas estudadas obtêm-se a partir de três funções básicas: NOT, OR e ND. Demonstra-se que existem duas portas lógicas universais a partir das quais é possível implementar qualquer função lógica. Estes blocos ditos universais são as portas NND e NOR. Verifique-se como as diversas gates são obtidas à custa de portas NND: Porta lógica NOT: Pode concluir-se que uma porta NND com as duas entradas ligadas entre si actua como um circuito inversor. Recorrendo à igualdade: x= " Pode obter-se o mesmo resultando aproveitando o facto de ser o elemento neutro da multiplicação. Deste modo: x= Figura 2 Representação da função lógica NOT à custa de portas NND.

22 Universalidade das Portas NND (2) 22 2 Porta lógica ND: tendendo a lei da involução pode obter-se uma porta ND por meio da duas portas NND, funcionando uma delas como inversor. x x=x Figura 22 Representação da função lógica ND à custa de portas NND. 3 Porta lógica OR: tendendo as leis de Morgan pode obter-se uma porta OR por meio da três portas NND, funcionando duas delas como inversores. x=+ 4 Porta lógica NOR: tendendo ao circuito representado na figura 23, para implementar uma porta lógica NOR, basta complementar o resultado, acrescentando uma porta NND a funcionar como inversor. Figura 23 Representação da função lógica OR à custa de portas NND. x=+ Figura 24 Representação da função lógica NOR à custa de portas NND. +

23 Universalidade das Portas NND (3) 23 5 Porta lógica EXOR: Por aplicação das leis de Morgan temos: + = (x) + (x)=(x) + (x)=(x) x (x) Para realizar-se uma porta EXOR são necessárias 5 portas NND, duas das quais a funcionar como inversores. (x) + = (x) x (x) (x) Figura 25 Representação da função lógica EXOR à custa de portas NND. 6 Porta lógica EXNOR tendendo ao circuito representado na figura 25, para implementar uma porta lógica EXNOR, basta complementar o resultado, acrescentando uma porta NND a funcionar como inversor.

24 Tabelas de Verdade 24 Uma tabela de verdade é uma tabela em que se apresentam todas as combinações possíveis das variáveis da função juntamente com os correspondentes valores assumidos pela função para cada uma dessas combinações. tabela indica que a função assume o valor lógico (zero) ou (um) para as diferentes combinações. Á soma dos produtos, nos quais aparecem todas as variáveis em cada um dos termos que constituem a expressão, na forma direta ou complementada, dá-se o nome de representação na ª forma canónica, soma de produtos ou MINTERMS. Uma forma de simplificar o número de termos de uma função é através da álgebra de oole, o que requer muita perícia na utilização das leis ou teoremas ou então através de ferramentas gráficas de simplificação de funções lógicas, também conhecidas por mapas de Karnaugh. Os mapas de Karnaugh constituem outra representação para as funções lógicas.

25 Representação de Funções 25 Forma Canónica Disjuntiva de uma função booleana é todo o produto ou soma de produtos nos quais aparecem todas as variáveis em cada um dos termos que constituem a expressão em forma directa ou complementada. Forma Canónica de uma função booleana: Obtenção da função lógica a partir da Tabela de Verdade. forma canónica disjuntiva (MINTERMS) obtém-se somando todos os produtos lógicos que dão à função o valor lógico. O número de termos será igual ao número de s na função. De acordo com a tabela de verdade da função F, a sua expressão (MINTERMS), isto é, na forma de soma de produtos resulta: F= xxc+xxc+xxc C F Tabela 6 Tabela de verdade da função F.

26 Representação de Funções (2) 26 Forma Canónica Conjuntiva (MXTERMS) obtém-se multiplicando todas as somas lógicas que dão à função o valor lógico. Forma Canónica de uma função booleana: Obtenção da função lógica a partir da Tabela de Verdade. O número de termos será igual ao número de s da função. Neste caso as variáveis aparecem negadas quando o seu valor na tabela de verdade corresponde a. C F De acordo com a tabela de verdade da função F, a sua expressão (MXTERMS), isto é, na forma de produtos de somas resulta: F= (++C)x(++C)x(++C)x(++C)x(++C) Tabela 6 Tabela de verdade da função F.

27 Mapas de Karnaugh 27 Os mapas de Karnaugh constituem outra representação para as funções lógicas e são preenchidos geralmente a partir da tabela de verdade construção, propriamente dita, do mapa de Karnaugh depende do número de variáveis de entrada da função a representar. n Um mapa de Karnaugh é uma matriz com 2 quadrados, sendo n o número de variáveis da função a simplificar. C Figura 26 Representação de um mapa de Karnaugh com três variáveis.

28 Mapas de Karnaugh (2) 28 De acordo com a tabela de verdade 7 da função F, a sua expressão (MINTERMS), isto é, na forma de soma de produtos resulta: F= xxc+xxc+xxc+xxc+xxc Para simplificar a expressão, de acordo com a tabela de verdade 7 da função F, constrói-se o mapa de Karnaugh corresponde. O preenchimento do mapa de Karnaugh é feito a partir da posição que a função de saída ocupa na tabela de verdade. C C F Tabela 6 Tabela de verdade da função F. Figura 26 Representação de um mapa de Karnaugh para a tabela de verdade 7.

29 Mapas de Karnaugh (3) 29 Depois de preenchido os mapas de Karnaugh: Para simplificar a expressão deve-se criar grupos de s, ligando em cada grupo (ou laço) o maior número de s possível. Os grupos devem sempre possuir um número de s que seja uma potência de 2, isto é,, 2, 4, 8 Se, de uma célula para a outra, apenas variar uma das variáveis, então, pode dizer-se que existe adjacência lógica. No caso de algum ficar isolado, deverá ser incluído na expressão o termo mínimo correspondente. Eliminar os termos mínimos em que todos os já foram incluídos noutros termos mínimos. Escrever a combinação de termos mínimos, ligados pela operação soma lógica. C Figura 27 Representação de um mapa de Karnaugh para a tabela de verdade7 e dos respectivos laços. nalisando o mapa de Karnaugh, a função F é simplificada e resulta em: F= + C

30 Mapas de Karnaugh (4) 3 Simplificar através do mapa de Karnaugh, a função Y: Y=xC+xxC+xxC Na forma canónica disjuntiva (MINTERMS), são representados os termos iguais ao número de s na função. C Figura 28 Representação de um mapa de Karnaugh para a função Y. O preenchimento do mapa de Karnaugh, representado na figura 28 é feito a partir da função Y. Depois do preenchimento do mapa de Karnaugh, formamse os laços para simplificar a expressão, como está representado na figura 29. nalisando o mapa de Karnaugh, a função Y fica igual a: Y=xC+ C Figura 29 Representação de um mapa de Karnaugh para a função Y e dos respectivos laços.

31 Mapas de Karnaugh (5) 3 Combinações incorretas no preenchimento dos mapas de Karnaugh: Embora as quatro quadrados sejam adjacentes a hipótese não é válida pois nenhuma variável mantém o mesmo valor em todos eles (figura 3). Também não é válido associar qualquer número de quadrados, que não seja potência de 2 (figura 3). Embora algumas combinações não sejam incorretas, deve-se sempre reduzir ao mínimo possível o número de laços, evitando assim a introdução de termos redundantes (figura 32). C C Figura 32 Representação de um mapa de Karnaugh com um termo redundante. C Figura 3 Representação de um mapa de Karnaugh. C Figura 3 Representação de um mapa de Karnaugh.

32 Mapas de Karnaugh (6) 32 partir das tabelas de verdade da função F, simplifique a função utilizando os mapas de Karnaugh e construa o circuito lógico da função simplificada. C F C F C F

33 Mapas de Karnaugh (7) 33 partir das tabelas de verdade das funções F e F2, simplifique as funções utilizando os mapas de Karnaugh e construa o circuito lógico de cada função simplificada. Variáveis Combinações C F Variáveis Combinações C F2

34 Famílias Lógicas 34 Um circuito integrado (CI) é formado por um pequeno cristal de silício (em geral, mas há outras tecnologias) onde se utilizam transístores, díodos, resistências e outros elementos de circuitos, interligados entre si para formarem circuitos de maior ou menor complexidade. Os Sistemas Digitais são constituídos a partir de portas lógicas. O principal fator determinante da velocidade com que um Sistema Digital pode funcionar é a velocidade com que operam as portas. O factor mais importante relacionado com a velocidade de uma porta é o atraso de propagação, isto é, o tempo requerido pela saída de uma porta lógica para responder a uma mudança no nível lógico da entrada. Famílias lógicas principais: TTL Transistor Transistor Logic, a mais usada: Série 54 (-55 a +25 ºC) utilizações militares. Série 74 ( a +75 ºC) utilizações industriais. Sub-famílias: STD, S, LS, LS, S CMOS Complementary MOS, a que menos consome, lenta, funciona com alimentação entre 3 e 5 V, problemas na interface TTL para CMOS.

35 Famílias Lógicas (2) 35 Tecnologia TTL: uma tecnologia que foi muito usada e que estabeleceu critérios e normas. Utiliza transístores bipolares a funcionar ao corte ou a saturação. Tem um comportamento médio no que diz respeito ao tempo de propagação por porta (este tempo mede, de forma simplificada, a velocidade da porta), ao consumo em energia elétrica e à potência dissipada sob a forma de calor. É uma tecnologia em perda a favor da tecnologia CMOS. Tecnologia CMOS: a outra tecnologia de grande divulgação. Utiliza transístores MOS com canais de 2 tipos. É relativamente mais lenta que a TTL, mas consome menos. Combinando a tecnologia CMOS a sua capacidade de integração e os baixos consumos energéticos e potência dissipada, colocaram-na actualmente como a mais importante no projecto e fabrico de CIs. Os circuitos da subfamília 74HCT são uma variante de circuitos CMOS com níveis de tensão totalmente compatíveis com os da família TTL.

36 Famílias Lógicas (3) 36 Designações para as outras subfamílias CMOS são identificadas pela letra C: 74Cxx ou 54Cxx -> CMOS 74HCxx ou 54HCxx -> CMOS de alta velocidade (HC) 74HCTxx ou 54HCTxx -> CMOS de alta velocidade compatível com TTL (HCT). 74Cxx ou 54Cxx -> CMOS avançada (C). 74CTxx ou 54CTxx -> CMOS avançada compatível com TTL (CT). Os circuitos integrados 74xx ou 54xx (TTL) têm o mesmo funcionamento e o mesmo pinout que os CI 74Cxx ou 54Cxx. s subfamílias 74NC e 74MCT são compatíveis pino a pino com a série 74LS (TTL). Figura 33 Representação do PINOUT típico para CIs.

37 Famílias Lógicas (4) 37 Família lógica TTL. Níveis de tensão: VOH: tensão de saída mínima que a porta fornece quando estiver ao nível alto. VOL: tensão de saída máxima que a porta fornece quando estiver ao nível baixo. VIH: tensão mínima que pode ser aplicada à entrada e reconhecida como nível alto. VIL: tensão máxima que pode ser aplicada à entrada e reconhecida como nível baixo. Figura 34 Representação dos níveis de tensão principais para a família lógica TTL.

38 Famílias Lógicas (5) 38 Subfamílias CMOS Série de porta metálica (MOS - Metal-Oxide-Silicon). Vantagens sobre TTL: opera com tensões entre 3 e 5 V, baixos consumos, elevada imunidade a ruídos. Desvantagens sobre TTL: longos atrasos de propagação ( ms), sensibilidade a descargas electrostáticas. Subfamílias HCMOS High-speed CMOS. Consumo mais elevado alta velocidade existem problemas na interface TTL para HCMOS. Figura 35 Representação dos níveis de tensão principais para a família lógica CMOS.

39 Exercícios 39 Desenhar a tabela de verdade da seguinte função booleana: enumeração das linhas pelos equivalentes decimais dos números correspondentes às quantidades booleanas gerais (,, C).

40 Exercícios (2) 4 partir da tabela de verdade da função F, construa o mapa de Karnaugh e determine a sua expressão simplificada. C nalisando o mapa de Karnaugh, a função F simplificada resulta em: F = +C Implemente num circuito lógico, só com portas NND, a função simplificada da função F.

41 Exercícios (3) 4 Determine a tabela de verdade da função booleana: partir da tabela de verdade da função F2, construa o mapa de Karnaugh e determine a sua expressão simplificada e implemente num circuito lógico, só com portas NND, a função simplificada da função F2. C nalisando o mapa de Karnaugh, a função F2 simplificada é a: F 2 = C+C

42 Exercícios (4) 42 Determine a tabela de verdade da função booleana: partir da tabela de verdade da função F3, escreva a sua expressão (MINTERMS), isto é, na forma de soma de produtos e construa o mapa de Karnaugh. C D nalisando o mapa de Karnaugh, a função F3 simplificada é a: F 3 = +CD

43 Exercícios (6) 43 Determine a tabela de verdade da função booleana: partir da tabela de verdade da função F4, escreva a sua expressão (MINTERMS), isto é, na forma de soma de produtos e construa o mapa de Karnaugh. C nalisando o mapa de Karnaugh, a função F4 simplificada é a: F=C++

44 Exercícios (6) 44 Determine a tabela de verdade da função booleana: partir da tabela de verdade da função F4, escreva a sua expressão (MINTERMS), isto é, na forma de soma de produtos e construa o mapa de Karnaugh. C Implemente num circuito lógico as funções: nalisando o mapa de Karnaugh, a função F5 simplificada é a: F=+C+C

45 45 Fim UFCD 624

9. Portas lógicas. 9. Portas lógicas. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras - Politécnico do Porto

9. Portas lógicas. 9. Portas lógicas. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras - Politécnico do Porto Sumário: Projecto de um circuito digital Portas lógicas universais Famílias lógicas LEI FÍSICA 1 Projecto de um circuito digital: 1. Traduzir o problema numa tabela de verdade 2. Obter da tabela, a função

Leia mais

Tecnologia dos Computadores 2002/2003. Exercícios

Tecnologia dos Computadores 2002/2003. Exercícios Introdução à Álgebra de Boole 1 Introdução Em 1854, George Boole, um matemático inglês, inventou um sistema algébrico de dois valores, cujo resultado da sua evolução até aos dias de hoje se dá o nome de

Leia mais

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN

ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN ÁLGEBRA DE BOOLE B.1 - DIAGRAMA DE VENN No século XIX Georges Boole desenvolveu uma teoria matemática com base nas leis da lógica - a Álgebra de Boole - cuja aplicação nos circuitos digitais e computadores

Leia mais

Utiliza variáveis binárias, i.e., que só podem assumir um de dois valores: {0,1}; {Low,High}; {True,False}; etc.

Utiliza variáveis binárias, i.e., que só podem assumir um de dois valores: {0,1}; {Low,High}; {True,False}; etc. Álgebra de oole binária através do recurso à utiliação de funções booleanas (ou funções lógicas) é a principal teoria de suporte às metodologias de síntese e análise de circuitos digitais. Utilia variáveis

Leia mais

Sistemas Digitais. 6 Funções lógicas

Sistemas Digitais. 6 Funções lógicas Para o estudo das funções lógicas usa-se a álgebra de Boole, assim chamada em homenagem ao seu criador George Boole. A álgebra de Boole opera com relações lógicas e não com relações quantitativas como

Leia mais

3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS

3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS 3. CAPÍTULO LÓGICAS DIGITAIS 3.1. Introdução A Lógica é um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto, ela é muito utilizada no ramo da Filosofia e da Matemática. 3.2. Portas lógicas

Leia mais

Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções

Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções Sistemas Digitais Álgebra de Boole Binária e Especificação de Funções João Paulo Baptista de Carvalho (Prof. Auxiliar do IST) joao.carvalho@inesc.pt Álgebra de Boole Binária A Álgebra de Boole binária

Leia mais

Histórico. George Boole ( ) Claude Elwood Shannon ( )

Histórico. George Boole ( ) Claude Elwood Shannon ( ) Histórico Em meados do século XIX o matemático inglês George oole desenvolveu um sistema matemático de análise lógica Em meados do século XX, o americano Claude Elwood Shannon sugeriu que a Álgebra ooleana

Leia mais

Revisão: família lógica TTL

Revisão: família lógica TTL UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes Aula 3- TÉCNICAS DE SIMPLIFICAÇÃO Soma dos Produtos, Produto

Leia mais

Circuitos Lógicos Combinacionais Capítulo 4

Circuitos Lógicos Combinacionais Capítulo 4 Circuitos Lógicos Combinacionais Capítulo 4 Os temas abordados nesse capítulo são: Conversão de expressões lógicas para expressões de soma-de-produtos. Projetos de circuitos lógicos simples. Álgebra booleana

Leia mais

Apostila de Sistemas Digitais e Computadores MÓDULOS I & II: REVISÃO ÁLGEBRA DE BOOLE.

Apostila de Sistemas Digitais e Computadores MÓDULOS I & II: REVISÃO ÁLGEBRA DE BOOLE. INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO METROPOLITANO DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E ENGENHARIAS Apostila de Sistemas Digitais e Computadores MÓDULOS I & II: REVISÃO ÁLGEBRA DE BOOLE. SDC LCC1N

Leia mais

PORTAS NOR e NAND OR - AND - NOT. Considerando as entradas A e B, teremos na saída a complementação ou negação das mesmas.

PORTAS NOR e NAND OR - AND - NOT. Considerando as entradas A e B, teremos na saída a complementação ou negação das mesmas. PORTAS NOR e NAND As portas NOR e NAND são obtidas a partir da complementação das funções OR e AND. Podemos então dizer que o operador booleano lógico NOR é a negação do operador booleano OR enquanto que

Leia mais

Revisão: sist. combinacional x sist. sequencial

Revisão: sist. combinacional x sist. sequencial UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C Prof.ª Elisabete Nakoneczny Moraes Aula 2- ÁLGERA DE OOLE Curitiba, 10 março de 2017. Revisão:

Leia mais

Sistema Decimal - Permite representar qualquer quantidade por intermédio de uma soma ponderada de potências de base 10.

Sistema Decimal - Permite representar qualquer quantidade por intermédio de uma soma ponderada de potências de base 10. 1 Coelh ho, J.P. @ Sistem mas Digita ais : Y20 Sistemas de Numeração e Códigos Binários sistema de numeração que permitia, através de dez símbolos distintos (algarismos), representar uma determinada grandeza

Leia mais

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Módulo 05 Álgebra Booleana. Prof. Dr. Edison Spina. Sobre o material do Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr.

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Módulo 05 Álgebra Booleana. Prof. Dr. Edison Spina. Sobre o material do Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. PCS 35 (PCS225) Sistemas Digitais I Módulo 5 Álgebra Booleana Prof. Dr. Edison Sobre o material do Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 5 (Mar/28) Conceitos básicos Conteúdo Teoremas de variável Teoremas

Leia mais

Lógica Digital e Álgebra Booleana

Lógica Digital e Álgebra Booleana Roteiro Lógica Digital e Álgebra ooleana Sistemas Lógicos 27/ Leandro Galvão D/UFM www.dcc.ufam.edu.br/~dcc_sl galvao@dcc.ufam.edu.br Portas LógicasL hips Digitais ásicos Álgebra ooleana Operação lógica

Leia mais

PCS 3115 (PCS2215) Conteúdo

PCS 3115 (PCS2215) Conteúdo -Mar-8 PCS 35 (PCS225) Sistemas Digitais I Módulo 5 Álgebra Booleana Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3. (Jan/26) Conteúdo Conceitos básicos Teoremas de variável Teoremas de 2 variáveis Teoremas

Leia mais

CAPÍTULO 3 PORTAS LÓGICAS E ÁLGEBRA BOOLEANA

CAPÍTULO 3 PORTAS LÓGICAS E ÁLGEBRA BOOLEANA CAPÍTULO 3 PORTAS LÓGICAS E ÁLGEBRA BOOLEANA Introdução Tabela Verdade Operações OR e AND Portas OR e AND Inversor Expressões Algébricas Portas NAND e NOR Teoremas Booleanos Introdução A álgebra booleana

Leia mais

Introdução à Informática. Álgebra de Boole. Ageu Pacheco e Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Álgebra de Boole. Ageu Pacheco e Alexandre Meslin Introdução à Informática Álgebra de oole geu Pacheco e lexandre Meslin Objetivo da ula: Estudar os conceitos e regras que regem o projeto e funcionamento dos circuitos lógicos dos computadores digitais.

Leia mais

Álgebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos

Álgebra de Boole e Simplificação de Circuitos Lógicos Álgebra de oole e Simplificação de ircuitos Lógicos Flávio Euripedes de Oliveira UEMG Unidade Ituiutaba Nesta apresentação serão vistos os postulados e propriedades e formas canônicas de expressões booleanas

Leia mais

Álgebra de Boole (ou Boleana) Circuitos Digitais Portas Lógicas e Álgebra de Boole. Álgebra de Boole: Tabela Verdade. Álgebra de Boole: funções

Álgebra de Boole (ou Boleana) Circuitos Digitais Portas Lógicas e Álgebra de Boole. Álgebra de Boole: Tabela Verdade. Álgebra de Boole: funções 6/3/2 Circuitos Digitais Portas Lógicas e Álgebra de Boole Prof. Abel Guilhermino Aula 3 (ou Boleana) Desenvolvida pelo matemático britânico George Boole para estudo da lógica. Definida sobre um conjunto

Leia mais

CAPÍTULO 1 REVISÃO DE LÓGICA COMBINACIONAL

CAPÍTULO 1 REVISÃO DE LÓGICA COMBINACIONAL 1 CAPÍTULO 1 REVISÃO DE LÓGICA COMBINACIONAL Sumário 1.1. Sistemas de Numeração... 3 1.1.1. Conversão Decimal Binária... 3 1.1.2. Conversão Binária Decimal... 3 1.1.3. Conversão Binária Hexadecimal...

Leia mais

Circuitos Digitais. Conteúdo. Lógica. Introdução. Tabela-Verdade. Álgebra Booleana. Álgebra Booleana / Funções Lógicas. Ciência da Computação

Circuitos Digitais. Conteúdo. Lógica. Introdução. Tabela-Verdade. Álgebra Booleana. Álgebra Booleana / Funções Lógicas. Ciência da Computação Ciência da Computação Álgebra Booleana / Funções Lógicas Prof. Sergio Ribeiro Material adaptado das aulas de I do Prof. José Maria da UFPI Conteúdo Introdução Álgebra Booleana Constantes e Variáveis Booleanas

Leia mais

Nível da Lógica Digital (Aula 6) Portas Lógicas e Lógica Digital Nível da Lógica Digital Estudar vários aspectos da lógica digital Base de estudo para os níveis mais elevados da hierarquia das máquinas

Leia mais

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC Eletrônica Digital Aula 3: Álgebra Booleana Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br RRM T3 2017 1 Teoremas Booleanos Auxiliam a simplificar expressões lógicas e

Leia mais

Transistor. Portas Lógicas (2) Base; Coletor; Emissor.

Transistor. Portas Lógicas (2) Base; Coletor; Emissor. Nível da Lógica Digital Nível da Lógica Digital (Aula 6) Portas Lógicas e Lógica Digital Estudar vários aspectos da lógica digital Base de estudo para os níveis mais elevados da hierarquia das máquinas

Leia mais

6. Análise Lógica Combinacional

6. Análise Lógica Combinacional Objetivos 6. Análise Lógica Combinacional Analisar circuitos lógicos combinacionais básicos, tais como AND-OR, AND-OR-inversor, EX-OR e EX- NOR Usar circuitos AND-OR e AND-OR-inversor para implementar

Leia mais

Eletrônica Digital Portas Lógicas

Eletrônica Digital Portas Lógicas Eletrônica Digital Portas Lógicas ELETRÔNICA DIGITAL Portas Lógicas Expressões Booleanas Tabela Verdade Simbologia 3 Portas Lógicas As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital usados

Leia mais

Organização de computadores

Organização de computadores Organização de computadores Aula 6 - Álgebra de Boole Professora Marcela Santos marcela@edu.estacio.br Tópicos Portas lógicas e álgebra de boole Álgebra de boole regras e propriedades Provas de algumas

Leia mais

Abaixo descreveremos 6 portas lógicas: AND, OR, NOT, NAND, NOR e XOR.

Abaixo descreveremos 6 portas lógicas: AND, OR, NOT, NAND, NOR e XOR. 9. Apêndice - Portas e Operações Lógicas Uma porta lógica é um circuito eletrônico (hardware) que se constitui no elemento básico de um sistema de computação. A CPU, as memórias, as interfaces de E/S são

Leia mais

Capítulo 3. Álgebra de Bool

Capítulo 3. Álgebra de Bool Capítulo 3 Álgebra de Bool Adaptado dos transparentes das autoras do livro The Essentials of Computer Organization and Architecture Objectivos Compreender a relação entre lógica Booleana e os circuitos

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 4 Portas Lógicas Prof. Leonardo Augusto Casillo Analisando o circuito (1)... A Acesa Apagada S Apagada Acesa O emissor do transistor

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração Módulo 1.1 1 Sistemas de Numeração O sistema de numeração com o qual estamos mais familiarizados é o decimal, cujo alfabeto (coleção de símbolos) é formado por 10 dígitos acima mostrados.

Leia mais

Professor João Luiz Cesarino Ferreira CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA 4 MÓDULO

Professor João Luiz Cesarino Ferreira CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA 4 MÓDULO CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA 4 MÓDULO 2016 1 Famílias lógicas Definição Entende - se por famílias de circuitos lógicos, os tipos de estruturas internas que nos permitem a confecção destes blocos em circuitos

Leia mais

Lógica Boolena. Aula 05. Prof. Msc. Arthur G. Bartsch

Lógica Boolena. Aula 05. Prof. Msc. Arthur G. Bartsch Lógica Boolena Aula 05 Prof. Msc. Arthur G. Bartsch Departamento de engenharia elétrica DEE Centro de ciências tecnológicas CCT Universidade do estado de Santa Catarina UDESC Álgebra de Boole ALB0001 arthur.bartsch@udesc.br

Leia mais

Parte 2 CIRCUITOS COMBINACIONAIS

Parte 2 CIRCUITOS COMBINACIONAIS 1 DEFINIÇÕES Parte 2 CIRCUITOS COMBINACIONAIS DEFINIÇÕES 09/08/2017 1 09/08/2017 2 1 DEFINIÇÕES Formalismo matemático 1 DEFINIÇÕES Tipos de lógica binária Lógica booleana Dois valores Lógica binária Escopo

Leia mais

Circuitos Digitais Álgebra de Boole

Circuitos Digitais Álgebra de Boole Circuitos Digitais Álgebra de Boole Álgebra de Boole (ou Booleana) Desenvolvida pelo matemático britânico George Boole para estudo da lógica. Definida sobre um conjunto de dois elementos: (falso, verdadeiro)

Leia mais

Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II

Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II Descrevendo Circuitos Lógicos Capítulo 3 Parte II Slides do Prof. Gustavo Fernandes de Lima slide 1 Os temas abordados nesse capítulo são: Usar a álgebra booleana para simplificar

Leia mais

Sistemas Digitais Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando

Sistemas Digitais Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando 1. Circuitos Lógicos 1.1. Sistemas digitais Um sistema é um conjunto de partes que se inter relacionam funcionando como um todo, reagem a estímulos externos e em função destes geram saídas, pode-se comparar

Leia mais

CAPÍTULO 3 - PORTAS LÓGICAS

CAPÍTULO 3 - PORTAS LÓGICAS CAPÍTULO 3 - PORTAS LÓGICAS 1- OBJETIVO : Oferecer o primeiro contato com os circuitos integrados da família TTL e a análise do funcionamento das portas lógicas básicas. 2- INTRODUÇÃO : Nesta aula analisaremos

Leia mais

Automação Industrial Parte 8

Automação Industrial Parte 8 Automação Industrial Parte 8 Prof. Ms. Getúlio Teruo Tateoki http://www.getulio.eng.br/meusalunos/autind.html -Vamos supor que seja necessário determinar a função lógica interna de um sistema desconhecido.

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes 9/3/25 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRÔNICA DIGITAL - ET75C - Profª Elisabete N Moraes LAB MANUSEIO DE CI S DIGITAIS & OPERAÇÕES E FUNÇÕES LÓGICAS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO

PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOÃO DA SILVA CORREIA ANO LETIVO 2016-2017 PLANIFICAÇÃO - CURSO PROFISSIONAL DE NÍVEL SECUNDÁRIO MECATRÓNICA AUTOMÓVEL DISCIPLINA: TECNOLOGIAS E PROCESSOS 12º ANO GESTÃO DO TEMPO:

Leia mais

Portas Lógicas Básicas: Parte 1 - Montagem e Medidas

Portas Lógicas Básicas: Parte 1 - Montagem e Medidas CETEC - PUC Campinas Laboratório 1 Portas Lógicas ásicas: Parte 1 - Montagem e Medidas 1. Introdução Os circuitos lógicos, responsáveis pelo aparecimento da Eletrônica Digital entre 1930 e 1940, tiveram

Leia mais

Eletrônica Digital. Funções lógicas, álgebra de boole e circuitos lógicos combinacionais básicos. Professor: Francisco Ary

Eletrônica Digital. Funções lógicas, álgebra de boole e circuitos lógicos combinacionais básicos. Professor: Francisco Ary Eletrônica Digital Funções lógicas, álgebra de boole e circuitos lógicos combinacionais básicos Professor: Francisco Ary Introdução Vimos na aula anterior conversão de números binário fracionários em decimal;

Leia mais

Introdução aos Sistemas Digitais

Introdução aos Sistemas Digitais Introdução aos Sistemas Digitais LETI, LEE (2014/15 1º Sem.) João Paulo Carvalho joao.carvalho@inesc-id.pt Isto (ainda) não são sistemas digitais... Um interruptor (SPST- Single Pole, Single Throw) e uma

Leia mais

A B f(a, B) = A + B. A f(a ) = A

A B f(a, B) = A + B. A f(a ) = A Álgebra de Boole ESTV-ESI-Sistemas Digitais-Álgebra de Boole 1/7 A Álgebra de Boole é uma ferramenta matemática muito utilizada na representação e simplificação de funções binárias (ou lógicas), sendo

Leia mais

Aula 1. Funções Lógicas. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Aula 1. Funções Lógicas. SEL Sistemas Digitais. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Aula 1 Funções Lógicas SEL 0414 - Sistemas Digitais Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Representação Numérica: l Utilizada na representação de alguma grandeza física l Pode ser Analógica ou Digital

Leia mais

Álgebra de Boole. Álgebra de Boole - axiomas

Álgebra de Boole. Álgebra de Boole - axiomas 854 - George Boole Álgebra de Boole formular proposições como V ou F combinar proposições avaliar a sua veracidade ou falsidade 938 - (Bell Labs) Claude Shannon adaptou a álgebra de Boole à análise de

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 5 Teoremas Lógicos, Simplificação Algébrica e Projeto de Circuitos Lógicos

Sistemas Digitais Módulo 5 Teoremas Lógicos, Simplificação Algébrica e Projeto de Circuitos Lógicos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 5 Teoremas Lógicos, Simplificação Algébrica e Projeto de Circuitos Lógicos Graduação em Sistemas de Informação Prof.

Leia mais

Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos

Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Sistemas Digitais Módulo 4 Álgebra Booleana e Circuitos Lógicos Graduação em Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Conteúdo Introdução

Leia mais

Prof. Leonardo Augusto Casillo

Prof. Leonardo Augusto Casillo UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Aula 6 Álgebra de Boole Prof. Leonardo Augusto Casillo Álgebra de Boole (ou Boleana) Desenvolvida pelo matemático britânico George

Leia mais

Realização física de circuitos lógicos

Realização física de circuitos lógicos Realização física de circuitos lógicos Circuitos integrados digitais Famílias lógicas Níveis de tensão Atrasos Lógica positiva, negativa e de polaridade Realização usando ROMs 2 1 Acções e processamento

Leia mais

4. Desenhe um digrama esquemático para cada uma das funções abaixo. a.

4. Desenhe um digrama esquemático para cada uma das funções abaixo. a. Eletrônica Digital Lista de Exercícios 1. Preencha a tabela abaixo para cada uma das funções indicadas. x 2 x 1 x 0 x 2 x 1 x 2 +x 1 x 2 x 1 x 2 x 1 + x 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 1 0 1 1

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Sistemas de Numeração UNIDADE 1 PROF. ANTONIO LOPES DE SOUZA, Ph.D. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA / UFRJ Sistemas de Numeração O sistema de numeração com o qual estamos mais familiarizados é o decimal,

Leia mais

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO

Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação. Electrónica Digital (2000/2001) CORRECÇÃO Licenciatura em Engenharia Informática e de omputação Electrónica igital (2/2) ª chamada - 6/Janeiro/2 ORREÇÃO uração: 2 horas, sem consulta. ntes de começar, tenha em atenção as seguintes recomendações:

Leia mais

Aula 07 : Portas Lógicas e Álgebra Booleana

Aula 07 : Portas Lógicas e Álgebra Booleana ELE 0316 / ELE 0937 Eletrônica Básica Departamento de Engenharia Elétrica FEIS - UNESP Aula 07 : Portas Lógicas e Álgebra Booleana 1. 1 7.1 Portas Lógicas e Expressões Algébricas 1. 2 7.1 Portas Lógicas

Leia mais

REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 4 ELECTRÓNICA DIGITAL (75 H)

REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 4 ELECTRÓNICA DIGITAL (75 H) REFERENCIAIS DO CURSO CERTIFICADO DE NÍVEL 4 ELECTRÓNICA DIGITAL (75 H) 1 UFCD 6024 Circuitos lógicos Carga horária: 25 horas Caracterizar as diferentes bases de numeração. Representar números nas bases

Leia mais

8.4) Características da Série TTL Existem diversas subfamílias com diferentes características de capacidade, velocidade e potência TTL PADRÃO, 74 Não são mais indicados, outros dispositivos têm desempenho

Leia mais

Circuitos Sequenciais: Circuitos Combinacionais: SISTEMAS DIGITAIS. Módulo 2 Prof. Celso

Circuitos Sequenciais: Circuitos Combinacionais: SISTEMAS DIGITAIS. Módulo 2 Prof. Celso 1 Circuitos Combinacionais: São circuitos cuja saída depende apenas dos valores das entradas. Circuitos Sequenciais: São circuitos cuja saída depende tanto do valor atual das entradas quanto do valor anterior

Leia mais

Funções Lógicas I. José Costa. Introdução à Arquitetura de Computadores. Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico

Funções Lógicas I. José Costa. Introdução à Arquitetura de Computadores. Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico Funções Lógicas I José Costa Introdução à Arquitetura de Computadores Departamento de Engenharia Informática (DEI) Instituto Superior Técnico 2013-10-02 José Costa (DEI/IST) Funções Lógicas I 1 Sumário

Leia mais

3. Portas Lógicas. Objetivos. Objetivos. Introdução. Circuitos Digitais 31/08/2014

3. Portas Lógicas. Objetivos. Objetivos. Introdução. Circuitos Digitais 31/08/2014 Objetivos 3. Portas Lógicas Descrever a operação do inversor, da porta AND e da porta OR Descrever a operação da porta NAND e da porta NOR Expressar a operação da função NOT e das portas AND, OR, NAND

Leia mais

Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial. Sistemas Digitais. Exercícios de Apoio - II. Famílias Lógicas

Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial. Sistemas Digitais. Exercícios de Apoio - II. Famílias Lógicas Universidade do Minho Departamento de Electrónica Industrial Sistemas Digitais Exercícios de Apoio - II Famílias Lógicas - Uma família define o sinal LOW na gama entre 0.0-0.8 V e o sinal HIGH na gama

Leia mais

Eletrônica Digital Lista de Exercícios

Eletrônica Digital Lista de Exercícios Eletrônica Digital Lista de Exercícios 1. Preencha a tabela abaixo para cada uma das funções indicadas. x 2 x 1 x 0 x 2 x 1 x 2 +x 1 x 2 x 1 x 2 x 1 + x 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 0 0 1 0 1 1 1 0 1 1

Leia mais

Representação de Informação. 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a)

Representação de Informação. 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a) SISTEMAS DIGITAIS Caderno de Exercícios Representação de Informação 1. Converta cada um dos seguintes números para o seu equivalente decimal: a) b) i) 1101110.101 2 ii) 0.00101 2 iii) 1011010.1010 2 i)

Leia mais

1. [1 val] Converta para base 2 o número hexadecimal (base 16) B06E. Justifique.

1. [1 val] Converta para base 2 o número hexadecimal (base 16) B06E. Justifique. Teste Sistemas Digitais - MEEC 8/9. [ val] Converta para base o número hexadecimal (base 6) 6E. Justifique. 6E = {{{{ 6 E Como 6= é uma potência de, a conversão entre base 6 e base pode fazer-se directamente:

Leia mais

O Mundo Real é Analógico ou Digital?

O Mundo Real é Analógico ou Digital? Analógico / Digital O Mundo Real é Analógico ou Digital? O que define uma grandeza analógica? Os sinais analógicos podem tomar qualquer valor num intervalo contínuo de tensão, corrente, resistência ou

Leia mais

Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC Universidade Federal do ABC Eletrônica Digital Aula 2: Portas Lógicas Básicas Tocci, Sistemas Digitais, Cap. 3. https://sites.google.com/site/en2605edigital/edigital Prof. Rodrigo Reina Muñoz rodrigo.munoz@ufabc.edu.br

Leia mais

PORTAS LÓGICAS E TEOREMAS DE "DE MORGAN"

PORTAS LÓGICAS E TEOREMAS DE DE MORGAN Roteiro Laboratorial Nº 1 PORTAS LÓGICAS E TEOREMAS DE "DE MORGAN" BARROS, E. C. 1, NASCIMENTO, L. A. F. 1, MOURA, A. F. L. 1, Ciro J. Egoavil 2 1 Monitores da disciplina de Eletrônica I - DAEE, Fundação

Leia mais

Sistemas Digitais Elementos Básicos de Tecnologia

Sistemas Digitais Elementos Básicos de Tecnologia Sistemas Digitais Elementos Básicos de Tecnologia João Paulo Baptista de Carvalho (Prof. Auxiliar do IST) joao.carvalho@inesc.pt Portas Lógicas O interesse da matéria que se tem vindo a analisar reside

Leia mais

8.7) Tecnologia MOS. MOS metal-óxido-semicondutor: um eletrodo de metal sobre um óxido isolante sobre um substrato de semicondutor

8.7) Tecnologia MOS. MOS metal-óxido-semicondutor: um eletrodo de metal sobre um óxido isolante sobre um substrato de semicondutor UFJF Fabrício FABRICIO Campos CAMPOS 8.7) Tecnologia MOS MOS metal-óxido-semicondutor: um eletrodo de metal sobre um óxido isolante sobre um substrato de semicondutor MOSFET - Metal Oxide Semiconductor

Leia mais

Creative Commons License: Atribuição - Uso não comercial - Permanência da Licença

Creative Commons License: Atribuição - Uso não comercial - Permanência da Licença Álgebra ooleana MT115 Introdução ao Processamento de Dados Professor: Ibirisol Fontes Ferreira DCC: Departamento de Ciência da Computação Todo o material aqui disponível pode, posteriormente,

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores. Álgebra Booleana

Arquitetura e Organização de Computadores. Álgebra Booleana Arquitetura e Organização de Computadores Álgebra Booleana 1 Histórico e Propriedades Formalizada por George Boole em 1854 Usada por Shannon em 1938 para provar propriedades de circuitos de chaveamento

Leia mais

Laboratório 1 RELATÓRIO. Identificação dos Alunos: Nome:Gonçalo Santos Número: Nome:Bernardo Bastos Número: 84012

Laboratório 1 RELATÓRIO. Identificação dos Alunos: Nome:Gonçalo Santos Número: Nome:Bernardo Bastos Número: 84012 Laboratório 1 RELATÓRIO Identificação dos Alunos: Nome:Gonçalo Santos Número:84070 Nome:Bernardo Bastos Número: 84012 Turno de Laboratório: SD4517L05 Grupo: 73 Sala do Laboratório: LSD1 Hora: 12:30-14:00

Leia mais

Pré-Laboratório (Para ser entregue no início da aula prática)

Pré-Laboratório (Para ser entregue no início da aula prática) UNIVERIDDE FEDERL DE ITJUÁ Instituto de Engenharia de istemas e Tecnologia da Informação LORTÓRIO DE ELETRÔNIC DIGITL I ELT 512 tividade de Laboratório 2 luno: luno: luno: Objetivos: Turma: Investigar

Leia mais

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 9.

Lab2. Germano Maioli Penello IF-UFRJ aula 9. Lab2 aula 9 www.if.ufrj.br/~gpenello/lab2_28-2.html Germano Maioli Penello IF-UFRJ 28-2 Definir projetos ancada 2 (na + Letícia) Medidor de tensão na rede elétrica com log ancada (Felipe + Mateus) Posicionador

Leia mais

PRINCÍPIO BOOLEANO E PORTAS LÓGICAS (Unidade 3)

PRINCÍPIO BOOLEANO E PORTAS LÓGICAS (Unidade 3) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DISCIPLINA: ELETRÔNICA

Leia mais

Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico

Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico Códigos, Portas Lógicas e Comportamento Elétrico Prof. Ohara Kerusauskas Rayel Disciplina de Eletrônica Digital - ET75C Curitiba, PR 26 de março de 2015 1 / 32 Códigos Código: Números, letras ou palavras

Leia mais

ELETRÔNICA DIGITAL. Parte 5 Circuitos Combinacionais. Professor Dr. Michael Klug. 1 Prof. Michael

ELETRÔNICA DIGITAL. Parte 5 Circuitos Combinacionais. Professor Dr. Michael Klug. 1 Prof. Michael ELETRÔNICA DIGITAL Parte 5 Circuitos Combinacionais Professor Dr. Michael Klug 1 2 Qualquer circuito lógico, não importando a sua complexidade, pode ser descrito usando as três operações booleanas básicas

Leia mais

4.9 Características Básicas dos CIs Digitais

4.9 Características Básicas dos CIs Digitais CIs digitais são uma coleção de resistores, diodos e transistores fabricados em um pedaço de material semicondutor (geralmente silício), denominado substrato, comumente conhecido como chip. CIs digitais

Leia mais

Laboratório 1 (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro

Laboratório 1 (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro Laboratório (Trabalho sem Relatório) Semana 20 de Setembro a 24 de Setembro Verificação de equivalência de representações através de expressões booleanas, tabelas de verdade e esquemáticos. Contacto com

Leia mais

Capítulo II Álgebra Booleana e Minimização Lógica

Capítulo II Álgebra Booleana e Minimização Lógica Capítulo II Álgebra Booleana e Minimização Lógica 1 Introdução Vimos no Capítulo I que a unidade básica construtiva de um sistema digital é a Porta Lógica e que Funções Lógicas com diversas variáveis de

Leia mais

Sistemas Digitais / Sistemas Digitais I 7 Famílias Lógicas

Sistemas Digitais / Sistemas Digitais I 7 Famílias Lógicas Os Sistemas Digitais são constituídos a partir de portas. O principal factor determinante da velocidade com que um Sistema Digital pode funcionar é a velocidade com que operam as portas. O factor mais

Leia mais

13 CIRCUITOS DIGITAIS MOS

13 CIRCUITOS DIGITAIS MOS 13 CIRCUITOS DIGITAIS MOS 13.1. CONCEITOS BÁSICOS 13.1.1. Tecnologias de CIs Digitais e Famílias de Circuitos Lógicos Cada família é fabricada com uma mesma tecnologia, possui a mesma estrutura e oferece

Leia mais

- Eletrônica digital - Capítulo 2 Circuitos Combinacionais

- Eletrônica digital - Capítulo 2 Circuitos Combinacionais - Eletrônica digital - Capítulo 2 Circuitos Combinacionais Introdução Lógica para tomada de decisões George Boole (1854): Uma investigação das leis do pensamento Termo álgebra booleana Relacionamento entre

Leia mais

CIRCUITOS DIGITAIS ÁLGEBRA BOOLEANA

CIRCUITOS DIGITAIS ÁLGEBRA BOOLEANA CIRCUITOS DIGITAIS ÁLGEBRA BOOLEANA Prof. Edson Moreno Definição 2 A álgebra de Booleana é um sistema matemático composto por operadores, regras, postulados e teoremas. A álgebra booleana usa funções e

Leia mais

PORTAS NOR INTRODUÇÃO TEÓRICA

PORTAS NOR INTRODUÇÃO TEÓRICA PORTAS NOR OBJETIVOS: a) Verificar experimentalmente o funcionamento de uma porta NOR; b) Usar uma porta NOR como um inversor lógico; c) Demonstrar porque uma porta NOR é uma porta lógica universal; d)

Leia mais

CI's das família TTL e CMOS

CI's das família TTL e CMOS Aula 04 CI's das família TTL e CMOS Prof. Tecgº Flávio Murilo 30/04/13 1 Famílias lógicas O que diferencia as famílias lógicas é o material no qual os circuitos integrados são construídos. RTL - Lógica

Leia mais

APOSTILA COMPLEMENTAR

APOSTILA COMPLEMENTAR APOSTILA COMPLEMENTAR Conteúdo A ÁLGEBRA DE BOOLE... 1 Os níveis lógicos... 2 Operações Lógicas... 3 Função Lógica NÃO ou Inversora... 4 Função Lógica E... 5 Função lógica OU... 6 Função NÃO E... 7 Função

Leia mais

Módulo 2 Álgebra e Lógica Booleana

Módulo 2 Álgebra e Lógica Booleana 1 Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores Módulo 2 Álgebra e Lógica Booleana 0. Álgebra de Boole 2017/2018 2 Introdução A álgebra de Boole, como a álgebra tradicional, tem, em princípio, como objeto,

Leia mais

Eletrônica Digital para Instrumentação

Eletrônica Digital para Instrumentação G4 Eletrônica Digital para Instrumentação Prof. Márcio Portes de Albuquerque (mpa@cbpf.br) Prof. Herman P. Lima Jr (hlima@cbpf.br) Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Ministério da Ciência e Tecnologia

Leia mais

a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar).

a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar). Exame 1 Sistemas Digitais - LETI/LEE 2016-17 1 1. Dado f A, B, C = AB + BC. BC a)[1 val] Desenhe o esquema lógico que implementa directamente a função f (i.e., sem simplificar). b)[1 val] Simplifique f

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3 COMBINAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS

EXPERIÊNCIA 3 COMBINAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS 1 MEC UTFPR-CT DAELT CURSO: ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA DISCIPLINA: ELETRÔNICA DIGITAL PROF.: EXPERIÊNCIA 3 COMBINAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS DATA REALIZAÇÃO: DATA ENTREGA: ALUNOS: 1. Introdução 1.1 Objetivos

Leia mais

Funções e Portas Lógicas

Funções e Portas Lógicas Funções e Portas Lógicas 2. Funções Lógicas 2 2.1 Introdução 2 2.2 Funções Lógicas Básicas 3 2.2.1 Função Lógica NÃO (NOT) 3 2.2.2 Função Lógica E (AND) 3 2.2.3 Função Lógica OU (OR) 5 2.2.4 Função Lógica

Leia mais

Aula 7: Portas Lógicas: AND, OR, NOT, XOR, NAND e NOR

Aula 7: Portas Lógicas: AND, OR, NOT, XOR, NAND e NOR Aula 7: Portas Lógicas: AND, OR, NOT, XOR, NAND e NOR Conforme discutido na última aula, cada operação lógica possui sua própria tabela verdade. A seguir será apresentado o conjunto básico de portas lógicas

Leia mais

02 Álgebra de Boole elementos físicos e funções lógicas. v0.2

02 Álgebra de Boole elementos físicos e funções lógicas. v0.2 02 Álgebra de Boole elementos físicos e funções lógicas v0.2 Conteúdo Leis Teoremas Corolários Dualidade Conjunto binário Elementos físicos e funções lógicas 05 November 2014 Sistemas Digitais 2 Definição

Leia mais

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Variáveis Lógicas Uma variável lógica é aquela que pode assumir apenas os

Leia mais

Experimento 1 Objetivo: AND AND AND Material e Componentes Procedimento AND Nota: teste

Experimento 1 Objetivo: AND AND AND Material e Componentes Procedimento AND Nota: teste UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CCN / Departamento de Física Disciplina Eletrônica básica Técnicas digitais Prática 11 Experimento 1 Objetivo: Estabelecer a tabela verdade para o gate básico AND. Todo circuito

Leia mais