ORGANIZANDO PARA O LUCRO

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZANDO PARA O LUCRO"

Transcrição

1 BOLETIM TÉCNICO JUNHO 2015 ORGANIZANDO PARA O LUCRO No Boletim Técnico anterior falamos da importância do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS, agora, vamos falar de outro ponto muito importante para quem deseja manter a saúde da sua empresa sempre bem. A PROSPER tem visitado algumas cidades com a Palestra ORGANIZANDO PARA O LUCRO, de Marco Furtado, diretor da empresa e também autor do livro A METÁFORA DO TEMPO administração do tempo para seres humanos, e tem sido um sucesso. Então pensamos: Por que não trazer a palestra, num Boletim Técnico, até nossos leitores? Vamos lá... Tomar decisões importantes e gerenciar uma empresa sem planejamento ou controle de fatores como capital de giro, preços, margens de lucro, investimentos, e impostos, pode causar uma série de aborrecimentos e dor de cabeça aos empresários e empreendedores. Independentemente do tamanho de sua empresa Pequena, Média, ou Grande a organização financeira é uma estratégia indispensável para um bom gerenciamento e em consequência para o sucesso do seu negócio. Sabemos que para ter mais lucro só precisamos de... VENDER MAIS, COM MELHORES MARGENS, e GASTAR MENOS. Parece fácil, mas fazer é que são elas! No seu começo, quando ainda pequena, cuidar de nossa empresa é como dirigir uma bicicleta, está tudo ali, sob nosso controle. À medida que ela cresce, crescem também as dificuldades e a sofisticação. Sentimos, então, que passamos para um carro e agora estamos pilotando um avião.

2 Precisamos, urgente, de um painel de controles! COMPREENDENDO O CONTEXTO O controle financeiro de uma empresa é feito através dos documentos de entrada e saída de dinheiro e outras transações comerciais.essas informações são registradas, compiladas e reunidas pela Contabilidade seja interna ou externa e daí são gerados relatórios financeiros. Cada relatório tem uma finalidade específica. Eles servem para informar ao fisco/governo, e ao mercado em geral, se a empresa está cumprindo com os aspectos legais necessários para manter-se funcionando. Compreender financeiramente um negócio requer atenção em três pontos, ou vistas,de primordial importância. Estas vistas nos são fornecidas através dos Relatórios de Lucros e Perdas, Balancete Gerencial e Fluxo de Caixa. Os relatórios gerados pela Contabilidade Fiscal podem ser fornecidos ao empresário, mas não facilitam o gerenciamento do dia a dia do negócio. Para trabalhar com os dados financeiros visando o gerenciamento do negócio eles precisam estar organizados dentro da perspectiva que chamamos de CONTABILIDADE GERENCIAL. Porque,... se não estamos ganhando dinheiro, alguma coisa está profundamente errada e precisa mudar. A GENTE PODE MORRER DISSO! GANHAR DINHEIRO É UMA COISA MUITO SÉRIA! LUCROS E PERDAS Relatório que permite saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo..., e de quanto. Atende os objetivos de controle de despesas e mostra se a empresa está ou não gerando caixa no período considerado. É um excelente recurso para acompanhamento global dos resultados. Ajuda a identificar reduções inteligentes nas despesas operacionais, e ações necessárias para atingir estes objetivos, com reflexo direto no lucro do negócio. O relatório de Lucros & Perdas deve ser feito, pelo menos, mensalmente; e deve estar na versão de Regime de Caixa, ou seja, com entradas e saídas efetivas de dinheiro.

3 BALANCETEGERENCIAL Deve contemplar a visão dos recebimentos e dos pagamentos em aberto, como: Estoques (matéria prima e produtos acabados); Equipamentos existentes; Outras informações pertinentes para avaliações da liquidez da empresa esaber como andam seus Ativos (Direitos) e Passivos (Obrigações). SÃO RELEVANTES NO BALANCETE GERENCIAL: Patrimônio Líquido = ATIVO CORRENTE PASSIVO CORRENTE(Capital Circulante Líquido). Patrimônio Total = ATIVO TOTAL PASSIVO TOTAL. Capital de Giro = CONTAS A RECEBER + ESTOQUE CONTAS A PAGAR. Necessidade de Capital de Giro = CAPITAL DE GIRO ATUAL CAPITAL DE GIRO NO PERÍODO ANTERIOR. FLUXO DE CAIXA Este relatório mostra as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo. Para que o Fluxo de Caixa seja positivo, e sua empresa tenha "ar para respirar", a quantidade de dinheiro que entra, no período considerado, precisa ser maior do que a que sai. ATENÇÃO! NÃO PODEMOS CONFUNDIRLUCRATIVIDADE COM FLUXO DE CAIXA POSITIVO! O Caixa Positivo não é autocriado na área financeira da empresa, não é um resultado da sorte ou do destino, ele é o resultado final de um negócio que vai bem. CAPITAL DE GIRO Entende-se como Capital de Giro de uma empresa... = ESTOQUE MAIS (+) CONTAS A RECEBER MENOS (-) CONTAS A PAGAR. O Capital de Giro é móvel, flutuante, um tanto o quanto imprevisível, difícil de compreender e de gerenciar.

4 Ele é uma máquina de fazer doido,... que não para quieto. São muitas as implicações no uso inadequado do Capital de Giro. Elas afetam de modo particular estas três áreas da qual faz parte, na sua empresa, quando, por exemplo: No ESTOQUE para não faltar produtos, ou por falta de controles adequados, você comprou por um valor maior do que o seu Custo de Mercadoria Vendida. Falta dinheiro no final do mês; Aumenta seu endividamento; Aumentam suas perdas com produtos estocados;... No CONTAS A RECEBER para vender mais, você facilitou as vendas a prazo, no cheque, no boleto, ou fiado. Ou,... vendeu mais no cartão de crédito, ou com parcelamentos maiores. Sua inadimplência, por atrasos e cheques sem fundo aumentou; Descobriu que não vai conseguir receber de alguns cientes, e estas inadimplências viraram perdas; Percebeu que as vendas no cartão de crédito aumentaram, mas esse aumento não melhorou o seu caixa, pois são vendas ainda não recebidas;... No CONTAS A PAGAR para facilitar o caixa, comprou mais a prazo. Ou,... para melhorar as margens, comprou mais à vista ou com prazos menores. As vendas caíram, pois precisou aumentar o preço para não perder dinheiro; E/ou, as margens caíram e o endividamento com fornecedores aumentou; O Contas a Pagar aumentou mais depressa que as vendas e faltou dinheiro no caixa, gerando atrasos com fornecedores e/ou endividamentos bancários;... PENSE E PONDERE AS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE AGIR. DILEMA FISCAL Um conjunto de ações governamentais, muito bem feitas e coordenadas,foi criado para inibir a sonegação fiscal no nosso país. O Contribuinte informa tudo o que registrou no seu Software Aplicativo; e seus Fornecedores também informam o que venderam para ele.todos os dados, em formatos compatíveis, vão para o Fisco por meio digital. O risco no mundo real está cada vez maior para quem não pagar os impostos devidos. Com a carência de uma profunda Reforma Fiscal, estamos vivendo uma situação econômica difícil e complexa. A saída está em aumentar seus lucros com a empresa que você tem hoje. Felizmente é possível conseguir isso, de forma significativa, nas pequenas e médias empresas. Mas, para chegar lá, a maneira de trabalhar precisa mudar. Novas técnicas e processos precisam ser usados.

5 Por que se não mudar nada, nada vai mudar! ORGANIZANDOPARA O LUCRO Como dissemos no início, para obter mais lucro só precisamos de...vender MAIS, COM MELHORES MARGENS, e GASTAR MENOS. COMPORTAMENTOS VITAIS NO DESENVOLVIMENTO DASUA COMPETÊNCIA VENDER MAIS O recurso isolado mais efetivo para aumentar suas vendas,(para todo tipo de negócio), é... O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS METAS DE VENDA = discrepância entre onde estou e onde eu gostaria de estar, permitindo a correção de rumo (enquanto há tempo). É importante que se saiba que a META É EFEITO! As ações que vendem mais são a causa. Para validar a viabilidade das suas Metas de Vendas, no dia a dia, faça sua agenda de... PREVISÃO DE VENDAS EMPRESA, POTENCIAL DE VENDAS, PREVISÃO DE VENDAS, AÇÃO, ENDEREÇO, CONTATO, TEL., , OBS.,... Cumpra sua Agenda Programada. Atualize pelo menos Semanal. Assegure que na sua Previsão de Vendas tenha negócios suficientes para fechar seus objetivos. Com foco nas análises do que fazer, como próxima ação, e a organização da sua Agenda de Vendas, use...funil DE VENDAS EMPRESA, POTENCIAL DE VENDAS, PREVISÃO DE VENDAS, PRÓXIMO PASSO, AGENDA DO PRÓXIMO PASSO, ACOMPANHAMENTO, PRIORIDADE, DATA PROVÁVEL, OBS., ENDEREÇO, CONTATO, TEL., ,... Cumpra sua Agenda Programada. Atualize pelo menos Semanal.Mantenha seu Funil de Vendas com volume para fechar seus objetivos em geral 1,5 a 3 vezes a Meta de Vendas. GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PERSPECTIVAS E CLIENTES VENDA AUMENTADO PRÓ- ATIVA AS BASES 10 A 20% DOS QUALIFICAÇÃO AS INFORMAÇÕES PRÉ-QUALIFICADOS DISPONÍVEIS INDICAM PASSAM VIABILIDADE COBRIR AS 30% PASSAM BASES TRABALHO DE AQUECER A FINALISTAS OS NEGÓCIOS 50 % FECHAM FECHAR AÇÕES DE FECHAMENTO É UM PROCESSO COM MUITAS PERDAS - MANTENHA O FLUXO CONTÍNUO E O FUNIL CHEIO

6 MELHORES MARGENS Conseguir melhores margens requer organização, acompanhamento e controle. Curvas ABC das Vendas. Acompanhamento contínuo das Margens. Margens conforme o mercado e os giros de estoque (curvas ABC). Atualizações de novas entradas, a cada mudança de preço. Atualizações periódicas para todos os itens. Negociar bem as Compras. Metas mensais de compra conforme seu CMV. GASTAR MENOS É reduzir Custos com atenção em não perder mais do que economiza. É saber a diferença entre:perdas / Despesas / Custos Variáveis / Investimentos. É identificar, reduzir ou eliminar Custos Ocultos, como:falta de controle;baixa produtividade;conflitos internos; atendimento ruim. É ter sabedoria e parcimônia no Crédito com Fornecedores. É otimizar seu Capital de Giro...,aumentando seu giro do Estoque com: um Sistema confiável; o Estoque lançado em dia; e um Gerenciamento ABC. É cuidar do seu Contas a Receber...,reduzindo os atrasados (meta entre 10% e 5% do CR total), o aumento de percentual de Vendas a Prazo, ou o prazo médio dos Pagamentos de Clientes. É usar das melhores práticas nos Processos e Controles, com revisões e correções implantadas, e controles de processos estabelecidos (funcionando no dia a dia). MAS, NADA DISSO FUNCIONA SE NÃO CUIDARMOS DAS PESSOAS! Elas são, numa empresa, o único ativo que pensa, toma decisões, e age. PESSOAS A maioria das pessoas.... quer participar significativamente de seu trabalho;. quer se sentir conectada a um mundo maior (para adquirir um sentimento de propriedade);

7 . quer estabelecer metas e usar suas energias para alcançá-las;. gostaria de se sentir coerente consigo mesma; ter um sentimento de responsabilidade e uma sensação de singularidade, além de liberdade para se expressar do jeito que realmente é. PESSOAS PRECISAM DE ORDEM. DEFINA O ORGANOGRAMA DA SUA EMPRESA; DEFINA, COM CLAREZA, AS RESPONSABILIDADES E AUTORIDADE DAS PESSOAS CHAVE; TREINE, CAPACITE E MOTIVE SEU PESSOAL. Gerenciar, na maior parte, é conseguir resultados através das pessoas; faça sua parte. o Acompanhar e dar feedbacks positivos. o Cobrar semanalmente a realização das ações específicas definidas, assegurando-se de que estejam sendo feitas. o Mostrar que você acredita que eles são capazes e que vai ajudá-los a chegar lá. o Definir com eles Ações que eles acreditam irão aumentar suas vendas e alcançar a Meta. o Procurar tornar a busca de atingir a meta um jogo interessante; uma coisa lúdica. o Aumentar progressivamente as suas metas, quando estiverem ficando fáceis de atingir. o Explorar como tratar diferentemente clientes grandes e empresas, pela Previsão de Vendas. Ajude seu pessoal a ver fora da caixa e a encontrar alternativas viáveis! O MOTIVO PARA A AÇÃO! TREINAMENTO EMPRESARIAL Para a empresa a motivação está em manter-se ativa, lucrar e crescer. O colaborador também quer se manter, ter seu esforço valorizado e crescer na organização. EMPRESA E COLABORADOR PRECISAM ESTAR ALINHADOS PARA O BEM COMUM! AALMA DONEGÓCIO Pessoas, empresas e comunidades têm personalidade ; características intangíveis que as definem. Esta personalidade, ou estado de espírito, originalmente, é fortemente influenciada pela personalidade dos donos e das pessoas chave e, com o tempo, vai criando vida própria. Isto influencia o moral, ou clima organizacional, da empresa, a motivação e empenho dos funcionários, o relacionamento com clientes e fornecedores, e o próprio valor do fundo de comércio.

8 ESTE ESPÍRITO, OU ALMA DO NEGÓCIO, PODE: Crescer e a empresa cresce com ele; Ficar doente e a empresa adoece com ele; Morrer e a empresa morre com ele. É do seu maior interesse cuidar do clima organizacional da sua empresa.logo, cuide bem de seu próprio estado de espírito, pois é ele que influencia e comanda o seu negócio. ELE É VOCÊ Os tempos mudaram e só vão sobreviver os que também mudarem... seu estilo de gerenciamento, seus controles e processos, suas atitudes. AS OPORTUNIDADES ESTÃO AÍ FAÇA DIFERENTE Tenha coragem! Assuma o desafio de pensar e agir diferente dos outros! Porque se não mudar nada, nada vai mudar! CONSULTORIA PRO$PER Seu melhor investimento, com retorno de 10 a 20 vezes o que você investe na Consultoria.

9 COMO PODEMOS AJUDAR? CONSULTORIA DE NEGÓCIOS PROSPER Como SERVIÇO é um produto que só conhecemos depois que usamos, fazemos um Diagnóstico preliminar como caminho para o conhecimento mútuo. DIAGNÓSTICO INICIAL em resumo, apresentamos... Modelo de Lucro; Simulações Financeira e Tributária; Recomendações para Profissionalização da Empresa; Organização dos Trabalhos futuros. Apósa entrega do Relatório de Diagnóstico uma decisão consciente pode ser tomada e, então, se realiza a Consultoria. O TRABALHO / CONSULTORIA em resumo, fazemos... Construção do Painel de Controle Financeiro. Planos de Ação para Resultados. Acompanhamento na Implantação das Ações Adequadas. Desenvolvimento das Pessoas chave e do Espírito de Equipe. Visão de Futuro e Planejamento Estratégico. Desenvolvimento Estratégico do Negócio.

10 COACHING com Mentoria No acompanhamento da resolução de metas e no desenvolvimento das competências. SUPORTE REMOTO contínuo Na solução de dúvidas,controlee acompanhamentosemanal dos resultados,e para que as ações programadas de fato aconteçam. A PROSPER ajuda você a organizar a sua empresa, conseguir os melhores resultados, ganhar mais dinheiro e ter melhor qualidade de vida. Ensina a pescar, funcionando como um curso de formação, ou pós-graduação, em novas técnicas de como ganhar dinheiro nos dias atuais. Toda iniciativa de desenvolvimento de competências e habilidades precisa estar ancorada nas atividades que levam ao resultado e lucro da empresa. Com foco no bom resultado, usamos as necessidades da empresa para desenvolver as pessoas nos seus próprios afazeres e, assim, desenvolvemos pessoas e empresa ao mesmo tempo. Nossos clientes têm obtido um retorno de 10 a 20 vezes o que investem na Consultoria. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA I. TREINAMENTO PALESTRAS E CURSOS EMPRESARIAIS. Desenvolvimento de Competências. II. DESENVOLVIMENTO GERENCIAL. O TREINAMENTO Cursos, Palestras, Desenvolvimento de Competências. Motivador e participativo provoca reflexões e estimula a criatividade. Seu conteúdo é prático e utiliza técnicas efetivas para usar no dia a dia. Trabalhamos com dinâmicas, simulações, exercícios e recursos de Gestalt, Psicodrama, Programação Neurolinguística (PNL), Psicologia Positivae Outros. CURSOS EMPRESARIAIS PROSPER 1) Administração do Tempo a gestão do tempo para seres humanos (16h e 8h) 2) A Jornada do Líder desenvolvendo a liderança de gestores (16h) 3) Liderança em Vendas preparando gestores de vendas (16h e 8h) 4) Liderança, Motivação e Trabalho em Equipe (16h) 5) Vendas Estruturadas um processo em quatro fases (16h e 8h) 6) Negociação a arte de ganhar junto (8h) 7) Avaliação e Gestão de Desempenho Construtiva (8h)

11 8) O Básico da Gestão Financeira para empresários e executivos (16h) 9) Gestão Financeira para Resultados jogos de negócios (24h/3 dias) 10) Criatividade a linguagem da percepção workshop (16h) 11) O Olhar Interior caminho de descobertas pela meditação e relaxamento (24h/3 dias) PALESTRAS 1. Gerenciando para o lucro. 2. Liderança em vendas. 3. Competitividade e direcionamento estratégico. 4. Como usar bem o meu tempo. 5. Liderança no trabalho. 6. Motivação e trabalho em equipe. 7. Criatividade a linguagem da percepção. 8. Arte, História e Sociedade uma viagem da pré-história a atualidade. DESENVOLVIMENTO GERENCIAL A experiência empresarial no mundo inteiro mostra que as inciativas que não começam de cima para baixo não se mantêm e não se estabelecem elas devem começar pelos donos, gerentes e pessoas chave. Esta ordem foi estabelecida por diferentes fatores e pontos de vista, entre eles: preservar o investimento da empresa, e a própria capacitação gerencial para motivar e direcionar pessoas. Ciente disso, a abordagem da PROSPER é começar o trabalho pelo Desenvolvimento Gerencial (donos, gerentes e pessoas chave). ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Treinamento da Liderança. Definição de Metas e Planos de Ação, alinhadas aos objetivos de negócio da empresa. Ação. Acompanhamento semanal e mensal destas Metas e Planos de Coaching Empresarial com as Pessoas Chave. Reengenharia e Melhoria dos Processos da Empresa. A CONSULTORIA QUE VOCÊ PROCURA, EXISTE! Ela ajuda você a fazer o que não consegue fazer sozinho. Oseu melhor investimento, com retorno de 10 a 20 vezes o que você investe na Consultoria.

12 PARA MAIS INFORMAÇÕES: (21) , , , ATRAVÉS DO VISITE O NOSSO SITE:www.prosper.adm.br BLOG-SE COM A PROSPER:http://prosperconsultoria.blogspot.com.br/ CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:https://www.facebook.com/pages/Prosper- Consultoria-e-Treinamento/ ?ref=ts&fref=ts

TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS

TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS BOLETIM TÉCNICO JULHO/2012 TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS "Um grande marco no desenvolvimento de um homem é quando ele compreende que outros homens

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Administrando o Fluxo de Caixa

Administrando o Fluxo de Caixa Administrando o Fluxo de Caixa O contexto econômico do momento interfere no cotidiano das empresas, independente do seu tamanho mercadológico e, principalmente nas questões que afetam diretamente o Fluxo

Leia mais

Planejamento Financeiro Pessoal

Planejamento Financeiro Pessoal Administração Profa Ms. Elaine Silvia Pasquini Planejamento Financeiro Pessoal e Empresarial Planejamento Financeiro Pessoal Inúmeras pesquisas revelam que profissionais desorganizados financeiramente

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO

CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO CURSOS DE PÓS - GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM ECOTURISMO Objetivo: O Curso tem por objetivo capacitar profissionais, tendo em vista a carência de pessoas qualificadas na área do ecoturismo, para atender,

Leia mais

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor

Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Agilizando o processo de compras para aumentar a eficiência e comprar melhor Toda empresa privada deseja gerar lucro e para que chegue com sucesso ao final do mês ela precisa vender, sejam seus serviços

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores!

Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Empreendedores Apostamos em quem acredita, confiamos em quem arrisca, e somos muito apaixonados por quem empreende. Por isso, criamos o B.I. Empreendedores! Por meio de um método de aprendizagem único,

Leia mais

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br

PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO. ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br PROCESSOS PODEROSOS DE NEGÓCIO ideiaconsultoria.com.br 43 3322 2110 comercial@ideiaconsultoria.com.br POR QUE ESCREVEMOS ESTE E-BOOK? Nosso objetivo com este e-book é mostrar como a Gestão de Processos

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução O que são

Leia mais

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso:

Sem Mais Desculpas Treinamentos E porque? O que é vender no mundo de hoje O que você verá neste curso: A Sem Mais Desculpas Treinamentos defende um conceito chamado Comportamento Comercial. Acreditamos que todas as pessoas, em todas as funções, necessitam ter uma visão e uma atitude comercial daquilo que

Leia mais

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS

ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ARTIGOS AÇÕES MOTIVACIONAIS ÍNDICE em ordem alfabética: Artigo 1 - ENDOMARKETING: UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA DESENVOLVER O COMPROMETIMENTO... pág. 2 Artigo 2 - MOTIVANDO-SE... pág. 4 Artigo 3 - RECURSOS

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 2. Finanças 2.1 Orçamento anual integrado Objetivo: Melhorar

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

OS TRÊS PILARES DO LUCRO PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

OS TRÊS PILARES DO LUCRO PEQUENA E MÉDIA EMPRESA BOLETIM TÉCNICO MAIO/2011 OS TRÊS PILARES DO LUCRO PEQUENA E MÉDIA EMPRESA Um empresário da indústria se assustou com os aumentos de custo e de impostos e reajustou proporcionalmente seus preços. No mês

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul

GESTÃO FINANCEIRA para FICAR NO Azul GESTÃO FINANCEIRA para ficar no azul índice 03 Introdução 04 Capítulo 1 O que é gestão financeira? 06 Capítulo 2 Gestão financeira e tomada de decisões 11 13 18 Capítulo 3 Como projetar seu fluxo financeiro

Leia mais

Unidade Ribeirão Preto -SP

Unidade Ribeirão Preto -SP Unidade Ribeirão Preto -SP Gestão Estratégica de Controladoria O papel da controladoria na gestão estratégica de uma empresa Curriculum Luís Valíni Neto Técnico Contábil Administrador de Empresas pela

Leia mais

TREINAMENTOS MAGAZINE 3 WORKSHOP INTERNACIONAL DE LIDERANÇA 5 GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS 7 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

TREINAMENTOS MAGAZINE 3 WORKSHOP INTERNACIONAL DE LIDERANÇA 5 GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS 7 INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS TREINAMENTOS MAGAZINE 3 WORKSHOP INTERNACIONAL DE LIDERANÇA Líderes eficazes devem encontrar maneiras de melhorar o nível de engajamento, compromisso e apoio das pessoas, especialmente durante os períodos

Leia mais

Manual do agente de crédito Banco Solidario

Manual do agente de crédito Banco Solidario Manual do agente de crédito Banco Solidario Trechos relacionados a evitar o superendividamento dos clientes, traduzidos do espanhol A filosofia Viver Solidário pode ser aplicada a tudo na vida. Em nossa

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS

Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Administração de Pessoas por COMPETÊNCIAS Adm.Walter Lerner 1.Gestão,Competência e Liderança 1.1.Competências de Gestão Competências Humanas e Empresariais são Essenciais Todas as pessoas estão, indistintamente,

Leia mais

REALIZAÇÃO: PARCERIA:

REALIZAÇÃO: PARCERIA: REALIZAÇÃO: PARCERIA: A partir de agora você descobrirá a importância do planejamento financeiro pessoal e familiar, aprenderá a lidar melhor com o seu dinheiro, controlar suas despesas e tomar decisões

Leia mais

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2.3. ORGANIZAÇÕES E GESTÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO As Empresas e os Sistemas Problemas locais - impacto no sistema total. Empresas como subsistemas de um sistema maior. Uma empresa excede a soma de

Leia mais

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens.

PÚBLICO ALVO: Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. 6. Gestão Empresarial 6.1 Inovando para crescer: turismo nos novos tempos INSTRUTOR(A): Carlos Silvério Todos os profissionais da área de agenciamento de viagens. Proporcionar uma reflexão sobre o panorama

Leia mais

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis

Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis Nos últimos anos o mercado brasileiro de imóveis vivenciou um crescimento inacreditável, o lançamento de novas unidades mais a valorização de imóveis usados, além do crescimento de renda da população e

Leia mais

OS TRÊS PILARES DO LUCRO EMPRESAS GRANDES

OS TRÊS PILARES DO LUCRO EMPRESAS GRANDES BOLETIM TÉCNICO MAIO/2011 OS TRÊS PILARES DO LUCRO EMPRESAS GRANDES Um empresário da indústria se assustou com os aumentos de custo e de impostos e reajustou proporcionalmente seus preços. No mês seguinte,

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO.

SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Workshop para empreendedores e empresários do Paranoá DF. SUPERE A CRISE E FORTALEÇA SEU NEGÓCIO. Dias 06 e 13 de Dezembro Hotel Bela Vista Paranoá Das 08:00 às 18:00 horas Finanças: Aprenda a controlar

Leia mais

FINANÇAS A B C D A R$ 24.000,00. B R$ 12.000,00. C R$ 2.000,00. D R$ 0,00.

FINANÇAS A B C D A R$ 24.000,00. B R$ 12.000,00. C R$ 2.000,00. D R$ 0,00. ESPE/Un SERE 2013 Nas questões a seguir, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a Folha de Respostas, único documento válido para

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante)

FLUXO DE CAIXA. Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) FLUXO DE CAIXA Dinâmica: O que faço de diferente ou estranho. (Objetivo: Conhecer um pouco cada participante) Brainstorming: Chuva de ideias ou Toró de parpite: O QUE É FLUXO DE CAIXA? (Objetivo: Saber

Leia mais

O que é ISO 14001? Um guia passo a passo para o uso de um Sistema de Gestão Ambiental M EI O AM BI ENTE

O que é ISO 14001? Um guia passo a passo para o uso de um Sistema de Gestão Ambiental M EI O AM BI ENTE O que é ISO 14001? Um guia passo a passo para o uso de um Sistema de Gestão Ambiental M EI O AM BI ENTE Índice O que é um SGA e o que é ISO 14001?...2 ISO 14001:1996. Suas perguntas respondidas...3 O sistema

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Escolha os melhores caminhos para sua empresa

Escolha os melhores caminhos para sua empresa Escolha os melhores caminhos para sua empresa O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

Guia de Recursos e Funcionalidades

Guia de Recursos e Funcionalidades Guia de Recursos e Funcionalidades Sobre o Treasy O Treasy é uma solução completa para Planejamento e Controladoria, com o melhor custo x benefício do mercado. Confira alguns dos recursos disponíveis para

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

BPO Folha de Pagamento. Business Process Outsourcing

BPO Folha de Pagamento. Business Process Outsourcing BPO Folha de Pagamento Business Process Outsourcing Outsourcing Folha de Pagamento Para você que já ouviu falar neste processo ou até mesmo que já o aplica em sua empresa sabe que é algo facilitador e

Leia mais

Avaliando Ações de Treinamento e Desenvolvimento. Daniel Orlean

Avaliando Ações de Treinamento e Desenvolvimento. Daniel Orlean Avaliando Ações de Treinamento e Desenvolvimento Daniel Orlean ou... 6Ds + ROI Daniel Orlean Como você faz para aprovar um programa de T&D Na sua percepção, qual a maior barreira ao implementar um processo

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA

A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA A RELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO E A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA Elaine Schweitzer Graduanda do Curso de Hotelaria Faculdades Integradas ASSESC RESUMO Em tempos de globalização, a troca de informações

Leia mais

GPME Prof. Marcelo Cruz

GPME Prof. Marcelo Cruz GPME Prof. Marcelo Cruz Política de Crédito e Empréstimos Objetivos Compreender os tópicos básicos da administração financeira. Compreender a relação da contabilidade com as decisões financeiras. Compreender

Leia mais

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional.

A falta deste rumo traz consequências desastrosas para qualquer ser humano e para qualquer profissional. Planejar a vida e carreira traz sucesso e felicidade No mundo globalizado que nos encontramos hoje em dia, as pessoas estão o tempo todo correndo para tudo quanto é lugar e canto de forma desenfreada acreditando

Leia mais

Pessoas Jurídicas também adoecem

Pessoas Jurídicas também adoecem Pessoas Jurídicas também adoecem a importância da prevenção CICLO DE VIDA DE UMA EMPRESA Acompanhamento médico Internação UTI SINTOMAS DE PROBLEMAS PARA EMPRESAS GERENCIAIS OPERACIONAIS FINANCEIROS (REFLEXOS)

Leia mais

ERP SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Guia Prático de Compra O QUE SABER E COMO FAZER PARA ADQUIRIR CERTO. Edição de julho.2014

ERP SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL. Guia Prático de Compra O QUE SABER E COMO FAZER PARA ADQUIRIR CERTO. Edição de julho.2014 ERP SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Guia Prático de Compra Edição de julho.2014 O QUE SABER E COMO FAZER PARA ADQUIRIR CERTO Í n d i c e 6 perguntas antes de adquirir um sistema 4 6 dúvidas de quem vai adquirir

Leia mais

Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul

Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul O segredo do sucesso da sua empresa é conhecer e entender o que entra e o que sai do caixa durante um dia, um mês ou um ano. 1 Fluxo de caixa: organize

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Estamos presentes em 20 estados

Estamos presentes em 20 estados http://goo.gl/7kuwo O IDEBRASIL é voltado para compartilhar conhecimento de gestão com o empreendedor do pequeno e micro negócio, de forma prática, objetiva e simplificada. A filosofia de capacitação é

Leia mais

FORMAÇÃO EM PRACTITIONER INTEGRATIVO - PNL

FORMAÇÃO EM PRACTITIONER INTEGRATIVO - PNL FORMAÇÃO EM PRACTITIONER INTEGRATIVO - PNL O QUÊ? A PNL é considerada a Arte da Excelência Humana, um manual de como usar o cérebro para obter o melhor de si em qualquer campo de interesse. Fazer o curso

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA. Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Diagnóstico PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE LIDERANÇA Estilos de comportamento no ambiente de trabalho Foco do programa O desenvolvimento de habilidades gerenciais e capacidades de liderança passa pelo

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise!

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! Temos visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações, busca de culpados, busca de responsáveis e bodes expiatórios para

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

04 Os números da empresa

04 Os números da empresa 04 Os números da empresa Além de conhecer o mercado e situar-se nele, o empreendedor tem de saber com clareza o que ocorre com os números de sua empresa. Neste capítulo conheça os principais conceitos,

Leia mais

Liderança Estratégica

Liderança Estratégica Liderança Estratégica A título de preparação individual e antecipada para a palestra sobre o tema de Liderança Estratégica, sugere-se a leitura dos textos indicados a seguir. O PAPEL DE COACHING NA AUTO-RENOVAÇÃO

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

E-BOOK GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES. Excellence Software (19) 2512-1411 Campinas-SP

E-BOOK GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES. Excellence Software (19) 2512-1411 Campinas-SP E-BOOK GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPREENDEDORES Excellence Software (19) 2512-1411 Campinas-SP ÍNDICE Introdução Planejamento Financeiro Gestão do Fluxo de Caixa Gestão por Centros de Custo Otimizando o seu

Leia mais

ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL. Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br

ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL. Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br Prof. Elias Garcia Bacharel em Ciências Contábeis 1988 Especialização em Contabilidade

Leia mais

WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES. www.diogohudson.com.br

WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES. www.diogohudson.com.br WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES www.diogohudson.com.br APRESENTAÇÃO & EXPECTATIVAS Se apresentem e discutam: O que você esperadeste workshop? COACHING PARA GESTORES 7 papéis de um gestor Como o coaching

Leia mais

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio

Plano de Negócios. Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa. Modelo de Planejamento prévio Plano de Negócios Passo a passo sobre como iniciar um Plano de Negócios para sua empresa Modelo de Planejamento prévio Fraiburgo, 2015 Plano de Negócios Um plano de negócios é uma descrição do negócio

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

OS NEGÓCIOS LUCRO = VOLUME PRODUZIDO X PREÇO - CUSTO

OS NEGÓCIOS LUCRO = VOLUME PRODUZIDO X PREÇO - CUSTO OS NEGÓCIOS Odilio Sepulcri* INTRODUÇÃO A sobrevivência dos negócios, dentre outros fatores, se dará pela sua capacidade de gerar lucro. O lucro, para um determinado produto, independente da forma como

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH

SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH SEJAM BEM-VINDOS! COACHING PARA PROFISSIONAIS DE RH APRESENTAÇÃO Quais os maiores desafios do profissional de RH? OBJETIVOS DESTE WORKSHOP Experimentar o processo de coaching e aplicar as técnicas em seu

Leia mais

Vantagens e Cuidados na utilização do Valor Econômico Agregado - EVA

Vantagens e Cuidados na utilização do Valor Econômico Agregado - EVA Vantagens e Cuidados na utilização do Valor Econômico Agregado - EVA REVISANDO O CÁLCULO DO EVA QUAIS AS VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA MÉTRICA EVA? COMO FAZER OS AJUSTES NA AVALIAÇÃO DOS S / INVESTIMENTOS?

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais:

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais: FINANÇAS PESSOAIS Finanças na corda bamba Muitas vezes o desequilíbrio financeiro não está ligado necessariamente a aspectos financeiro, mas sim a aspectos psicológicos, ou seja, você até elabora seus

Leia mais

CONSULTORIA DE NEGÓCIOS VIA WEB UNINDO NECESSIDADES COM SOLUÇÕES A CONSULTORIA QUE VOCÊ SONHOU EXISTE!

CONSULTORIA DE NEGÓCIOS VIA WEB UNINDO NECESSIDADES COM SOLUÇÕES A CONSULTORIA QUE VOCÊ SONHOU EXISTE! CONSULTORIA DE NEGÓCIOS VIA WEB UNINDO NECESSIDADES COM SOLUÇÕES A CONSULTORIA QUE VOCÊ SONHOU EXISTE! NOVAS OPORTUNIDADES SE ABREM PARA ATENDER EMPRESAS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL Com os recursos da

Leia mais

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os

Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os Mesmo em uma construtora de menor porte, o processo de gestão pode ser bastante complexo. Este guia traz dicas de gerenciamento para atingir os melhores resultados. 2 ÍNDICE SOBRE O SIENGE INTRODUÇÃO 01

Leia mais

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros

O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros O Profissional de TI do Futuro Por Rodrigo Ambros Agenda! cenário atual e em áreas específicas:! tecnologia! negócios! Humana! Demandas e Escolhas! Planejamento Estratégico pessoal Cenário Atual Mudanças?

Leia mais

Mensagem do Administrador

Mensagem do Administrador Educação Financeira Índice 1. Mensagem do administrador... 01 2. O Cartão de crédito... 02 3. Conhecendo sua fatura... 03 4. Até quanto gastar com seu cartão... 07 5. Educação financeira... 08 6. Dicas

Leia mais

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade...

3. Os erros têm sido cometidos exatamente onde há maior dificuldade... Entrevista com PEDRO MANDELLI Consultor na área de mudança organizacional, Pedro Mandelli é um dos maiores especialistas em desenho e condução de processos de mudança em organizações. É professor da Fundação

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores

liderança conceito Sumário Liderança para potenciais e novos gestores Sumário Liderança para potenciais e novos gestores conceito Conceito de Liderança Competências do Líder Estilos de Liderança Habilidades Básicas Equipe de alta performance Habilidade com Pessoas Autoestima

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR

OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR OS PRINCÍPIOS DA ESSILOR Cada um de nós, na vida profissional, divide com a Essilor a sua responsabilidade e a sua reputação. Portanto, devemos conhecer e respeitar os princípios que se aplicam a todos.

Leia mais

METODOLOGIA HSM Centrada nos participantes com professores com experiência executiva, materiais especialmente desenvolvidos e infraestrutura tecnológica privilegiada. O conteúdo exclusivo dos especialistas

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente

Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Uma nova perspectiva sobre a experiência digital do cliente Redesenhando a forma como empresas operam e envolvem seus clientes e colaboradores no mundo digital. Comece > Você pode construir de fato uma

Leia mais

1º CONASEPRI - 2015 Os 10 Segredos do Sucessoo na Segurança Privada Todos os direitos reservados EMP Consultoria e Treinamentos - 2015

1º CONASEPRI - 2015 Os 10 Segredos do Sucessoo na Segurança Privada Todos os direitos reservados EMP Consultoria e Treinamentos - 2015 1º CONASEPRI - 2015 Os 10 Segredos do Sucesso na Segurança Priivada Todos os direitos reservados EMP Consultoria e Treinamentos - 2015 Vendedor desde os 8 anos de idade; Palestrante e facilitador comercial

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O guia online Vitrine de Guarulhos é um dos produtos do Grupo Vitrine X3, lançado no dia 11/11/11 com o objetivo de promover

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais