ORGANIZANDO PARA O LUCRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORGANIZANDO PARA O LUCRO"

Transcrição

1 BOLETIM TÉCNICO JUNHO 2015 ORGANIZANDO PARA O LUCRO No Boletim Técnico anterior falamos da importância do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS, agora, vamos falar de outro ponto muito importante para quem deseja manter a saúde da sua empresa sempre bem. A PROSPER tem visitado algumas cidades com a Palestra ORGANIZANDO PARA O LUCRO, de Marco Furtado, diretor da empresa e também autor do livro A METÁFORA DO TEMPO administração do tempo para seres humanos, e tem sido um sucesso. Então pensamos: Por que não trazer a palestra, num Boletim Técnico, até nossos leitores? Vamos lá... Tomar decisões importantes e gerenciar uma empresa sem planejamento ou controle de fatores como capital de giro, preços, margens de lucro, investimentos, e impostos, pode causar uma série de aborrecimentos e dor de cabeça aos empresários e empreendedores. Independentemente do tamanho de sua empresa Pequena, Média, ou Grande a organização financeira é uma estratégia indispensável para um bom gerenciamento e em consequência para o sucesso do seu negócio. Sabemos que para ter mais lucro só precisamos de... VENDER MAIS, COM MELHORES MARGENS, e GASTAR MENOS. Parece fácil, mas fazer é que são elas! No seu começo, quando ainda pequena, cuidar de nossa empresa é como dirigir uma bicicleta, está tudo ali, sob nosso controle. À medida que ela cresce, crescem também as dificuldades e a sofisticação. Sentimos, então, que passamos para um carro e agora estamos pilotando um avião.

2 Precisamos, urgente, de um painel de controles! COMPREENDENDO O CONTEXTO O controle financeiro de uma empresa é feito através dos documentos de entrada e saída de dinheiro e outras transações comerciais.essas informações são registradas, compiladas e reunidas pela Contabilidade seja interna ou externa e daí são gerados relatórios financeiros. Cada relatório tem uma finalidade específica. Eles servem para informar ao fisco/governo, e ao mercado em geral, se a empresa está cumprindo com os aspectos legais necessários para manter-se funcionando. Compreender financeiramente um negócio requer atenção em três pontos, ou vistas,de primordial importância. Estas vistas nos são fornecidas através dos Relatórios de Lucros e Perdas, Balancete Gerencial e Fluxo de Caixa. Os relatórios gerados pela Contabilidade Fiscal podem ser fornecidos ao empresário, mas não facilitam o gerenciamento do dia a dia do negócio. Para trabalhar com os dados financeiros visando o gerenciamento do negócio eles precisam estar organizados dentro da perspectiva que chamamos de CONTABILIDADE GERENCIAL. Porque,... se não estamos ganhando dinheiro, alguma coisa está profundamente errada e precisa mudar. A GENTE PODE MORRER DISSO! GANHAR DINHEIRO É UMA COISA MUITO SÉRIA! LUCROS E PERDAS Relatório que permite saber se o negócio está dando lucro ou prejuízo..., e de quanto. Atende os objetivos de controle de despesas e mostra se a empresa está ou não gerando caixa no período considerado. É um excelente recurso para acompanhamento global dos resultados. Ajuda a identificar reduções inteligentes nas despesas operacionais, e ações necessárias para atingir estes objetivos, com reflexo direto no lucro do negócio. O relatório de Lucros & Perdas deve ser feito, pelo menos, mensalmente; e deve estar na versão de Regime de Caixa, ou seja, com entradas e saídas efetivas de dinheiro.

3 BALANCETEGERENCIAL Deve contemplar a visão dos recebimentos e dos pagamentos em aberto, como: Estoques (matéria prima e produtos acabados); Equipamentos existentes; Outras informações pertinentes para avaliações da liquidez da empresa esaber como andam seus Ativos (Direitos) e Passivos (Obrigações). SÃO RELEVANTES NO BALANCETE GERENCIAL: Patrimônio Líquido = ATIVO CORRENTE PASSIVO CORRENTE(Capital Circulante Líquido). Patrimônio Total = ATIVO TOTAL PASSIVO TOTAL. Capital de Giro = CONTAS A RECEBER + ESTOQUE CONTAS A PAGAR. Necessidade de Capital de Giro = CAPITAL DE GIRO ATUAL CAPITAL DE GIRO NO PERÍODO ANTERIOR. FLUXO DE CAIXA Este relatório mostra as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo. Para que o Fluxo de Caixa seja positivo, e sua empresa tenha "ar para respirar", a quantidade de dinheiro que entra, no período considerado, precisa ser maior do que a que sai. ATENÇÃO! NÃO PODEMOS CONFUNDIRLUCRATIVIDADE COM FLUXO DE CAIXA POSITIVO! O Caixa Positivo não é autocriado na área financeira da empresa, não é um resultado da sorte ou do destino, ele é o resultado final de um negócio que vai bem. CAPITAL DE GIRO Entende-se como Capital de Giro de uma empresa... = ESTOQUE MAIS (+) CONTAS A RECEBER MENOS (-) CONTAS A PAGAR. O Capital de Giro é móvel, flutuante, um tanto o quanto imprevisível, difícil de compreender e de gerenciar.

4 Ele é uma máquina de fazer doido,... que não para quieto. São muitas as implicações no uso inadequado do Capital de Giro. Elas afetam de modo particular estas três áreas da qual faz parte, na sua empresa, quando, por exemplo: No ESTOQUE para não faltar produtos, ou por falta de controles adequados, você comprou por um valor maior do que o seu Custo de Mercadoria Vendida. Falta dinheiro no final do mês; Aumenta seu endividamento; Aumentam suas perdas com produtos estocados;... No CONTAS A RECEBER para vender mais, você facilitou as vendas a prazo, no cheque, no boleto, ou fiado. Ou,... vendeu mais no cartão de crédito, ou com parcelamentos maiores. Sua inadimplência, por atrasos e cheques sem fundo aumentou; Descobriu que não vai conseguir receber de alguns cientes, e estas inadimplências viraram perdas; Percebeu que as vendas no cartão de crédito aumentaram, mas esse aumento não melhorou o seu caixa, pois são vendas ainda não recebidas;... No CONTAS A PAGAR para facilitar o caixa, comprou mais a prazo. Ou,... para melhorar as margens, comprou mais à vista ou com prazos menores. As vendas caíram, pois precisou aumentar o preço para não perder dinheiro; E/ou, as margens caíram e o endividamento com fornecedores aumentou; O Contas a Pagar aumentou mais depressa que as vendas e faltou dinheiro no caixa, gerando atrasos com fornecedores e/ou endividamentos bancários;... PENSE E PONDERE AS CONSEQUÊNCIAS ANTES DE AGIR. DILEMA FISCAL Um conjunto de ações governamentais, muito bem feitas e coordenadas,foi criado para inibir a sonegação fiscal no nosso país. O Contribuinte informa tudo o que registrou no seu Software Aplicativo; e seus Fornecedores também informam o que venderam para ele.todos os dados, em formatos compatíveis, vão para o Fisco por meio digital. O risco no mundo real está cada vez maior para quem não pagar os impostos devidos. Com a carência de uma profunda Reforma Fiscal, estamos vivendo uma situação econômica difícil e complexa. A saída está em aumentar seus lucros com a empresa que você tem hoje. Felizmente é possível conseguir isso, de forma significativa, nas pequenas e médias empresas. Mas, para chegar lá, a maneira de trabalhar precisa mudar. Novas técnicas e processos precisam ser usados.

5 Por que se não mudar nada, nada vai mudar! ORGANIZANDOPARA O LUCRO Como dissemos no início, para obter mais lucro só precisamos de...vender MAIS, COM MELHORES MARGENS, e GASTAR MENOS. COMPORTAMENTOS VITAIS NO DESENVOLVIMENTO DASUA COMPETÊNCIA VENDER MAIS O recurso isolado mais efetivo para aumentar suas vendas,(para todo tipo de negócio), é... O ACOMPANHAMENTO SEMANAL DAS METAS DE VENDA = discrepância entre onde estou e onde eu gostaria de estar, permitindo a correção de rumo (enquanto há tempo). É importante que se saiba que a META É EFEITO! As ações que vendem mais são a causa. Para validar a viabilidade das suas Metas de Vendas, no dia a dia, faça sua agenda de... PREVISÃO DE VENDAS EMPRESA, POTENCIAL DE VENDAS, PREVISÃO DE VENDAS, AÇÃO, ENDEREÇO, CONTATO, TEL., , OBS.,... Cumpra sua Agenda Programada. Atualize pelo menos Semanal. Assegure que na sua Previsão de Vendas tenha negócios suficientes para fechar seus objetivos. Com foco nas análises do que fazer, como próxima ação, e a organização da sua Agenda de Vendas, use...funil DE VENDAS EMPRESA, POTENCIAL DE VENDAS, PREVISÃO DE VENDAS, PRÓXIMO PASSO, AGENDA DO PRÓXIMO PASSO, ACOMPANHAMENTO, PRIORIDADE, DATA PROVÁVEL, OBS., ENDEREÇO, CONTATO, TEL., ,... Cumpra sua Agenda Programada. Atualize pelo menos Semanal.Mantenha seu Funil de Vendas com volume para fechar seus objetivos em geral 1,5 a 3 vezes a Meta de Vendas. GERENCIAMENTO DO PORTFÓLIO DE PERSPECTIVAS E CLIENTES VENDA AUMENTADO PRÓ- ATIVA AS BASES 10 A 20% DOS QUALIFICAÇÃO AS INFORMAÇÕES PRÉ-QUALIFICADOS DISPONÍVEIS INDICAM PASSAM VIABILIDADE COBRIR AS 30% PASSAM BASES TRABALHO DE AQUECER A FINALISTAS OS NEGÓCIOS 50 % FECHAM FECHAR AÇÕES DE FECHAMENTO É UM PROCESSO COM MUITAS PERDAS - MANTENHA O FLUXO CONTÍNUO E O FUNIL CHEIO

6 MELHORES MARGENS Conseguir melhores margens requer organização, acompanhamento e controle. Curvas ABC das Vendas. Acompanhamento contínuo das Margens. Margens conforme o mercado e os giros de estoque (curvas ABC). Atualizações de novas entradas, a cada mudança de preço. Atualizações periódicas para todos os itens. Negociar bem as Compras. Metas mensais de compra conforme seu CMV. GASTAR MENOS É reduzir Custos com atenção em não perder mais do que economiza. É saber a diferença entre:perdas / Despesas / Custos Variáveis / Investimentos. É identificar, reduzir ou eliminar Custos Ocultos, como:falta de controle;baixa produtividade;conflitos internos; atendimento ruim. É ter sabedoria e parcimônia no Crédito com Fornecedores. É otimizar seu Capital de Giro...,aumentando seu giro do Estoque com: um Sistema confiável; o Estoque lançado em dia; e um Gerenciamento ABC. É cuidar do seu Contas a Receber...,reduzindo os atrasados (meta entre 10% e 5% do CR total), o aumento de percentual de Vendas a Prazo, ou o prazo médio dos Pagamentos de Clientes. É usar das melhores práticas nos Processos e Controles, com revisões e correções implantadas, e controles de processos estabelecidos (funcionando no dia a dia). MAS, NADA DISSO FUNCIONA SE NÃO CUIDARMOS DAS PESSOAS! Elas são, numa empresa, o único ativo que pensa, toma decisões, e age. PESSOAS A maioria das pessoas.... quer participar significativamente de seu trabalho;. quer se sentir conectada a um mundo maior (para adquirir um sentimento de propriedade);

7 . quer estabelecer metas e usar suas energias para alcançá-las;. gostaria de se sentir coerente consigo mesma; ter um sentimento de responsabilidade e uma sensação de singularidade, além de liberdade para se expressar do jeito que realmente é. PESSOAS PRECISAM DE ORDEM. DEFINA O ORGANOGRAMA DA SUA EMPRESA; DEFINA, COM CLAREZA, AS RESPONSABILIDADES E AUTORIDADE DAS PESSOAS CHAVE; TREINE, CAPACITE E MOTIVE SEU PESSOAL. Gerenciar, na maior parte, é conseguir resultados através das pessoas; faça sua parte. o Acompanhar e dar feedbacks positivos. o Cobrar semanalmente a realização das ações específicas definidas, assegurando-se de que estejam sendo feitas. o Mostrar que você acredita que eles são capazes e que vai ajudá-los a chegar lá. o Definir com eles Ações que eles acreditam irão aumentar suas vendas e alcançar a Meta. o Procurar tornar a busca de atingir a meta um jogo interessante; uma coisa lúdica. o Aumentar progressivamente as suas metas, quando estiverem ficando fáceis de atingir. o Explorar como tratar diferentemente clientes grandes e empresas, pela Previsão de Vendas. Ajude seu pessoal a ver fora da caixa e a encontrar alternativas viáveis! O MOTIVO PARA A AÇÃO! TREINAMENTO EMPRESARIAL Para a empresa a motivação está em manter-se ativa, lucrar e crescer. O colaborador também quer se manter, ter seu esforço valorizado e crescer na organização. EMPRESA E COLABORADOR PRECISAM ESTAR ALINHADOS PARA O BEM COMUM! AALMA DONEGÓCIO Pessoas, empresas e comunidades têm personalidade ; características intangíveis que as definem. Esta personalidade, ou estado de espírito, originalmente, é fortemente influenciada pela personalidade dos donos e das pessoas chave e, com o tempo, vai criando vida própria. Isto influencia o moral, ou clima organizacional, da empresa, a motivação e empenho dos funcionários, o relacionamento com clientes e fornecedores, e o próprio valor do fundo de comércio.

8 ESTE ESPÍRITO, OU ALMA DO NEGÓCIO, PODE: Crescer e a empresa cresce com ele; Ficar doente e a empresa adoece com ele; Morrer e a empresa morre com ele. É do seu maior interesse cuidar do clima organizacional da sua empresa.logo, cuide bem de seu próprio estado de espírito, pois é ele que influencia e comanda o seu negócio. ELE É VOCÊ Os tempos mudaram e só vão sobreviver os que também mudarem... seu estilo de gerenciamento, seus controles e processos, suas atitudes. AS OPORTUNIDADES ESTÃO AÍ FAÇA DIFERENTE Tenha coragem! Assuma o desafio de pensar e agir diferente dos outros! Porque se não mudar nada, nada vai mudar! CONSULTORIA PRO$PER Seu melhor investimento, com retorno de 10 a 20 vezes o que você investe na Consultoria.

9 COMO PODEMOS AJUDAR? CONSULTORIA DE NEGÓCIOS PROSPER Como SERVIÇO é um produto que só conhecemos depois que usamos, fazemos um Diagnóstico preliminar como caminho para o conhecimento mútuo. DIAGNÓSTICO INICIAL em resumo, apresentamos... Modelo de Lucro; Simulações Financeira e Tributária; Recomendações para Profissionalização da Empresa; Organização dos Trabalhos futuros. Apósa entrega do Relatório de Diagnóstico uma decisão consciente pode ser tomada e, então, se realiza a Consultoria. O TRABALHO / CONSULTORIA em resumo, fazemos... Construção do Painel de Controle Financeiro. Planos de Ação para Resultados. Acompanhamento na Implantação das Ações Adequadas. Desenvolvimento das Pessoas chave e do Espírito de Equipe. Visão de Futuro e Planejamento Estratégico. Desenvolvimento Estratégico do Negócio.

10 COACHING com Mentoria No acompanhamento da resolução de metas e no desenvolvimento das competências. SUPORTE REMOTO contínuo Na solução de dúvidas,controlee acompanhamentosemanal dos resultados,e para que as ações programadas de fato aconteçam. A PROSPER ajuda você a organizar a sua empresa, conseguir os melhores resultados, ganhar mais dinheiro e ter melhor qualidade de vida. Ensina a pescar, funcionando como um curso de formação, ou pós-graduação, em novas técnicas de como ganhar dinheiro nos dias atuais. Toda iniciativa de desenvolvimento de competências e habilidades precisa estar ancorada nas atividades que levam ao resultado e lucro da empresa. Com foco no bom resultado, usamos as necessidades da empresa para desenvolver as pessoas nos seus próprios afazeres e, assim, desenvolvemos pessoas e empresa ao mesmo tempo. Nossos clientes têm obtido um retorno de 10 a 20 vezes o que investem na Consultoria. DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA I. TREINAMENTO PALESTRAS E CURSOS EMPRESARIAIS. Desenvolvimento de Competências. II. DESENVOLVIMENTO GERENCIAL. O TREINAMENTO Cursos, Palestras, Desenvolvimento de Competências. Motivador e participativo provoca reflexões e estimula a criatividade. Seu conteúdo é prático e utiliza técnicas efetivas para usar no dia a dia. Trabalhamos com dinâmicas, simulações, exercícios e recursos de Gestalt, Psicodrama, Programação Neurolinguística (PNL), Psicologia Positivae Outros. CURSOS EMPRESARIAIS PROSPER 1) Administração do Tempo a gestão do tempo para seres humanos (16h e 8h) 2) A Jornada do Líder desenvolvendo a liderança de gestores (16h) 3) Liderança em Vendas preparando gestores de vendas (16h e 8h) 4) Liderança, Motivação e Trabalho em Equipe (16h) 5) Vendas Estruturadas um processo em quatro fases (16h e 8h) 6) Negociação a arte de ganhar junto (8h) 7) Avaliação e Gestão de Desempenho Construtiva (8h)

11 8) O Básico da Gestão Financeira para empresários e executivos (16h) 9) Gestão Financeira para Resultados jogos de negócios (24h/3 dias) 10) Criatividade a linguagem da percepção workshop (16h) 11) O Olhar Interior caminho de descobertas pela meditação e relaxamento (24h/3 dias) PALESTRAS 1. Gerenciando para o lucro. 2. Liderança em vendas. 3. Competitividade e direcionamento estratégico. 4. Como usar bem o meu tempo. 5. Liderança no trabalho. 6. Motivação e trabalho em equipe. 7. Criatividade a linguagem da percepção. 8. Arte, História e Sociedade uma viagem da pré-história a atualidade. DESENVOLVIMENTO GERENCIAL A experiência empresarial no mundo inteiro mostra que as inciativas que não começam de cima para baixo não se mantêm e não se estabelecem elas devem começar pelos donos, gerentes e pessoas chave. Esta ordem foi estabelecida por diferentes fatores e pontos de vista, entre eles: preservar o investimento da empresa, e a própria capacitação gerencial para motivar e direcionar pessoas. Ciente disso, a abordagem da PROSPER é começar o trabalho pelo Desenvolvimento Gerencial (donos, gerentes e pessoas chave). ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Treinamento da Liderança. Definição de Metas e Planos de Ação, alinhadas aos objetivos de negócio da empresa. Ação. Acompanhamento semanal e mensal destas Metas e Planos de Coaching Empresarial com as Pessoas Chave. Reengenharia e Melhoria dos Processos da Empresa. A CONSULTORIA QUE VOCÊ PROCURA, EXISTE! Ela ajuda você a fazer o que não consegue fazer sozinho. Oseu melhor investimento, com retorno de 10 a 20 vezes o que você investe na Consultoria.

12 PARA MAIS INFORMAÇÕES: (21) , , , ATRAVÉS DO VISITE O NOSSO SITE: BLOG-SE COM A PROSPER: CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: Consultoria-e-Treinamento/ ?ref=ts&fref=ts

TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS

TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS BOLETIM TÉCNICO JULHO/2012 TER RAZÃO OU SER FELIZ... COMO SOBREVIVER NUM MUNDO COMPETITIVO COM IMPOSTOS ELEVADOS "Um grande marco no desenvolvimento de um homem é quando ele compreende que outros homens

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.

AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA. Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com. AGENDA SEBRAE OFICINAS CURSOS PALESTRAS JUNHO A DEZEMBRO - 2015 GOIÂNIA Especialistas em pequenos negócios. / 0800 570 0800 / sebraego.com.br COM O SEBRAE, O SEU NEGÓCIO VAI! O Sebrae Goiás preparou diversas

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

S E M A N A D O COACHING

S E M A N A D O COACHING Para que você perceba todas as possibilidades que o mercado oferece, precisa conhecer as 3 leis fundamentais para o sucesso no mercado de coaching: 1 É muito mais fácil vender para empresas do que pra

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

A Ser Humano Consultoria

A Ser Humano Consultoria A Ser Humano Consultoria é uma empresa especializada na gestão estratégica de pessoas. Utilizando programas de assessoramento individual, baseados na avaliação e desenvolvimento de suas competências, buscamos

Leia mais

Motivando sua Empresa para o Sucesso

Motivando sua Empresa para o Sucesso Motivando sua Empresa para o Sucesso rev. 06/06 Trabalhando com um time de sucesso Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com.br 1 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO EVOLUÇÃO

Leia mais

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente.

Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. BOLETIM TÉCNICO JULHO 2015 Quando vemos o mundo de forma diferente, nosso mundo fica diferente. Segundo a Psicologia atual ajudada pela compreensão do mundo real que nos trouxe a Física moderna, nós, seres

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Alimentamos Resultados

Alimentamos Resultados Alimentamos Resultados www..pt Somos uma equipa que defende que cada empresa é única, tem as suas características e necessidades e por isso cada projeto é elaborado especificamente para cada cliente. Feed

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

BENEFÍCIOS COM A SMALL

BENEFÍCIOS COM A SMALL BENEFÍCIOS COM A SMALL 2012. Small Consultoria Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 530 Casa Verde, São Paulo S.P. Tel. 11 2869.9699 / 11 2638.5372 Todos os direitos reservados. A IDEIA Dentre os exemplos

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?

1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade? Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R

W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R 8 DICAS ESSENCIAIS PARA ESCOLHER SUA CORRETORA W W W. G U I A I N V E S T. C O M. B R Aviso Importante O autor não tem nenhum vínculo com as pessoas, instituições financeiras e produtos, citados, utilizando-os

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS CONHECER A ELABORAÇÃO, CARACTERÍSTICAS E FUNCIONALIDADES UM PLANO DE NEGÓCIOS.

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS CUSTO DE REPOSIÇÃO NA FORMAÇÃO DE PREÇOS! Quando usá-lo e quando não usá-lo! Por que o custo de reposição é um problema financeiro e não econômico Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará

GUIA DO SGD. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS. Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará GUIA DO SGD Conheça mais sobre o novo Sistema de Gestão do Desempenho (SGD) que entrará em vigor em todas as empresas do Sistema Eletrobrás ainda este ano. Transformação SISTEMA ELETROBRÁS A T R A N S

Leia mais

Escolha os melhores caminhos para sua empresa

Escolha os melhores caminhos para sua empresa Escolha os melhores caminhos para sua empresa O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução O que são

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias

Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Liderança e Motivação para Construtoras, Incorporadoras, Escritórios de Arquitetura e Imobiliárias Antes de tudo como sugestão aos donos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Metodologia Simplificada de. Melhoria Contínua. Portal Fox

Metodologia Simplificada de. Melhoria Contínua. Portal Fox Metodologia Simplificada de Melhoria Contínua 2012 Portal Fox Metodologia de Melhoria Contínua Apresentaremos a seguir um método simplificado de melhoria contínua, onde o objetivo principal é tornar os

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 PÁGINA 4 3 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 PÁGINA 3 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho

Leia mais

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento

Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Objetivos das Famílias e os Fundos de Investimento Prof. William Eid Junior Professor Titular Coordenador do GV CEF Centro de Estudos em Finanças Escola

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o

O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o O Planejamento Estratégico pode ser considerado como uma Bússola e Guia de Apoio à decisão das organizações. É uma metodologia para construir o futuro da empresa. O que pode fazer pela minha empresa? Avaliar

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Conceitos Básicos da Venda B2B

Conceitos Básicos da Venda B2B Conceitos Básicos da Venda B2B Série Vendas B2B Volume 1 PORTWAY Liderança eficaz para execução de Alta Performance Telefone: 11-3172-9040 www.portway.com.br contato@portway.com.br Sobre o Autor Marcelo

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha

Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Treinamento Gestão da Qualidade - Cartilha Apresentação A AGM está se estruturando nos princípios da Qualidade Total e nos requisitos da Norma NBR ISO 9001:2000, implantando em nossas operações o SGQ Sistema

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado

Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado Planejamento do fluxo de caixa para um crescimento sustentado Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores O Forecast de fluxo de caixa prevê o caixa líquido da empresa em um

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial

Programa de Desenvolvimento Gerencial. Conexã Gerencial Conexão Gerencial é um programa modular de Desenvolvimento Gerencial cujos principais objetivos são: Promover um choque de cultura e competência gerencial e tornar mais efetivo o papel dos Gestores. Alinhar

Leia mais

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil

O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil O Segredo do Sucesso na Indústria da Construção Civil Planejamento estratégico pode ser o grande diferencial para a empresado ramo da construção civil, imobiliário e arquitetura que deseja obter mais sucesso

Leia mais

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM

Terceirização de RH e o líder financeiro SUMÁRIO EXECUTIVO. Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM SUMÁRIO EXECUTIVO Você e o RH estão falando a mesma língua? EM ASSOCIAÇÃO COM Os serviços de terceirização de RH economizam tempo e dinheiro para as empresas. Investimentos em engajamento dos funcionários

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center

Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center Nós nos responsabilizamos pelo processo de procura, estudo de viabilidade e planejamento do ponto em shopping center O GrupoM8 utiliza o formato Norte-americano na administração e comercialização de sua

Leia mais

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria

Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Orçamento Use o Dinheiro com Sabedoria Use o Dinheiro com Sabedoria Serasa Experian e Educação Financeira O Programa Serasa Experian de Educação Financeira Sonhos Reais é uma iniciativa que alia o conhecimento

Leia mais

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais:

Para demonstrar melhor essa relação dos descontroles, abaixo destacaremos os fatores importante de que trataremos nesta etapa de finanças pessoais: FINANÇAS PESSOAIS Finanças na corda bamba Muitas vezes o desequilíbrio financeiro não está ligado necessariamente a aspectos financeiro, mas sim a aspectos psicológicos, ou seja, você até elabora seus

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

RELATÓRIOS GERENCIAIS

RELATÓRIOS GERENCIAIS RELATÓRIOS GERENCIAIS Neste treinamento vamos abordar o funcionamento dos seguintes relatórios gerenciais do SisMoura: Curva ABC Fluxo de Caixa Semanal Análise de Lucratividade Análise Financeira o Ponto

Leia mais

Coleção Sucesso Profissional

Coleção Sucesso Profissional Este E-BOOK é indicado para: Coleção Sucesso Profissional Profissionais de todas as áreas Empresários Empreendedores Benefícios deste E-BOOK: Conteúdo exclusivo Assuntos atuais Textos objetivos Dicas para

Leia mais

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise!

O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! O que as empresas e profissionais devem fazer na crise! Temos visto e vivido no Brasil um constante cenário de lamentações, reclamações, busca de culpados, busca de responsáveis e bodes expiatórios para

Leia mais

APURAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NO COMÉRCIO

APURAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NO COMÉRCIO APURAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO NO COMÉRCIO O Sr. Fúlvio Oliveira, empresário de uma loja de confecções, está seriamente preocupado com seu negócio. As dívidas não param de crescer. Vamos entender sua situação.

Leia mais

Motivar pessoas para o foco da organização

Motivar pessoas para o foco da organização PORTWAY Motivar pessoas para o foco da organização Série 4 pilares da liderança Volume 3 4 pilares da liderança Motivar pessoas para o foco da organização E m Julho de 2014, fui procurado por algumas diretoras

Leia mais

Administrando o Fluxo de Caixa

Administrando o Fluxo de Caixa Administrando o Fluxo de Caixa O contexto econômico do momento interfere no cotidiano das empresas, independente do seu tamanho mercadológico e, principalmente nas questões que afetam diretamente o Fluxo

Leia mais

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3

3 Indicadores de Resultados da gestão comercial. Série Indicadores Essenciais Volume 3 3 Indicadores de Resultados da gestão comercial Série Indicadores Essenciais Volume 3 Gestão Comercial de Alta Performance Clique abaixo e saiba como podemos colaborar com o desenvolvimento de sua equipe.

Leia mais

Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul

Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul Fluxo de caixa: organize e mantenha as contas no azul O segredo do sucesso da sua empresa é conhecer e entender o que entra e o que sai do caixa durante um dia, um mês ou um ano. 1 Fluxo de caixa: organize

Leia mais

Como Processos Criam Valor?

Como Processos Criam Valor? Como Processos Criam Valor? Eu comecei este Advisor há um mês. Li um artigo sobre processos e valor que pensei estar inadequado e decidi ver se eu poderia disponibilizar uma descrição mais clara e compreensível.

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL RECURSOS HUMANOS COMO FATOR DE EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Por quê o lado humano dos negócios está emergindo como uma indispensável vantagem competitiva? Era Industrial Taylor e Fayol Era do Conhecimento Tecnologia

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS

OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS http://www.administradores.com.br/artigos/ OS IMPACTOS DA FILOSOFIA JIT SOBRE A GESTÃO DO GIRO FINANCIADO POR CAPITAL DE TERCEIROS DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br

NEUROSSEMÂNTICA. www.pnl.med.br NEUROSSEMÂNTICA Jairo Mancilha M.D. Ph.D. Trainer Internacional em Neurolingüística, Coaching e Neurossemântica; Diretor do INAp-Instituto de Neurolingüística Aplicada e do InCoaching-Instituto Internacional

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

08 Capital de giro e fluxo de caixa

08 Capital de giro e fluxo de caixa 08 Capital de giro e fluxo de caixa Qual o capital que sua empresa precisa para funcionar antes de receber o pagamento dos clientes? Como calcular os gastos, as entradas de dinheiro, e as variações de

Leia mais