Efeito do treino de força rápida no salto vertical: uma meta-análise Effect of the power training in vertical jump: a meta-analysis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Efeito do treino de força rápida no salto vertical: uma meta-análise Effect of the power training in vertical jump: a meta-analysis"

Transcrição

1 Efeito do treino de força rápida no salto vertical: uma meta-análise Effect of the power training in vertical jump: a meta-analysis Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo O objetivo da meta-análise foi identificar o efeito da melhor carga do treino de força rápida no salto vertical. O tamanho do efeito (TE) do salto vertical (SV) da carga de 30 a 60% de 1RM foi de 39,13±85,36 e da carga de 50 a 90% de 1RM foi de 0,86±1,69. O teste U de Mann-Whitney foi significativo (p 0,05) entre as cargas, a carga de 30 a 60% de 1RM ocasionou um incremento muito maior no SV. Em conclusão, mais estudos são necessários para confirmar a carga de 30 a 60% de 1RM como a ideal. Unitermos: Treino de força. Salto vertical. Treinamento. Abstract The objective of the meta-analysis was to identify the effect of the best load of the power training in vertical jump. The effect size (ES) of the vertical jump (VJ) of the load of 30 to 60% of 1RM was of 39,13±85,36 and of the load of 50 to 90% of 1RM was of 0,86±1,69. Mann-Whitney Test was significant (p 0,05) between the loads, the load of 30 to 60% of 1RM was the best for the VJ. In conclusion, more studies are to need for determine the load of 30 to 60% of 1RM how the ideal. Keywords: Strength training. Vertical jump. Training. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de p. 1 a 11 Introdução A força rápida é uma capacidade motora utilizada em diversos eventos esportivos e em várias tarefas do cotidiano¹. Esse tipo de força está associada ao sucesso competitivo em inúmeras modalidades, onde o atleta precisa executar uma ou mais contrações musculares em alta velocidade para desempenhar a tarefa esportiva². A força rápida é importante na execução do salto vertical com contramovimento, onde o praticante precisa recrutar ao máximo as unidades motoras de alto limiar³. Um dos exercícios mais utilizados para otimizar a força rápida dos membros inferiores é o agachamento 4. Conseqüentemente esse exercício de força tende melhorar o salto vertical do praticante se for treinado regularmente 5. O agachamento pode ser praticado no aparelho de musculação, no halter com anilha, na barra com anilha e com halter. Esse treinamento envolve uma participação articular da extensão do quadril e do joelho e ocorrendo flexão plantar do tornozelo. Exercício que pode ser efetuado por atletas, alunos iniciantes e avançados. Porém, existem outros exercícios que também podem melhorar o salto vertical, como o leg press, o lunge etc.

2 O treino de força rápida envolve uma contração muscular de máxima velocidade na fase concêntrica do exercício. Geralmente a literatura indica um número de 6 a 10 repetições, com 2 a 5 séries e com pausa de 2 a 5 minutos para desenvolver essa capacidade motora 6. Porém, a carga do treino de força rápida é uma incógnita 7 porque os pesquisadores sugerem uma faixa percentual de uma repetição máxima (1RM) no agachamento para melhorar significativamente (p 0,05) o salto vertical baseado nos seus estudos 8. Por exemplo, Lamas et al. 9 informaram que o treino de força rápida fica na faixa de 30 a 50% de 1RM. Segundo Barbanti 10, essa sessão deve ser realizada em 30 a 70% de 1RM. Para Simão et al. 11, conforme a população treinada a sessão de força rápida pode ser entre 30 a 60% de 1RM ou 70 a 88% de 1RM. Newton et al. 12 estabeleceram que jovens e idosos saudáveis merecem praticar treino de força rápida com uma carga de 30 a 60% de 1RM. Carvalho e Carvalho 13 evidenciaram que o treino de força rápida costuma ser realizado com cargas entre 30 a 60% de 1RM. Portanto, sabendo que a literatura não possui um consenso da carga em percentual de 1RM para o treino de força rápida para os membros inferiores, isso dificulta ao professor prescrever esse exercício para o praticante dessa atividade. Qual a melhor carga do treino de força rápida para os membros inferiores desenvolverem mais o salto vertical com contramovimento? As referências do treino de força não possuem essa informação 14,15. Logo, o objetivo do estudo foi de usar uma meta-análise para identificar o efeito da melhor carga do treino de força rápida no salto vertical. Método Nesta meta-análise foram selecionadas pesquisas da língua inglesa sobre o efeito do treino de força rápida no salto vertical com contramovimento. As cargas do treino de força rápida para os membros inferiores deveriam ser entre 30 a 60% de 1RM e 50 a 90% de 1RM. Somente investigações passíveis de ser obtidos em sua íntegra foram analisadas. A coleta dos 13 artigos originais aconteceu no Google Acadêmico, com as palavra-chaves power training in squat e power strength in squat. Foram selecionados os periódicos que tinham no mínimo o Qualis CAPES B1. Também, o critério de inclusão dos artigos nessa pesquisa seguiu as seguintes características de codificação: 1) treino de força rápida para os membros inferiores, 2) carga do treino entre 30 a 60% de 1RM e 50 a 90% de 1RM, 3) idade próxima dos sujeitos, 4) sexo masculino e feminino e 5) estudos que avaliaram o salto vertical com contramovimento. A tabela 1 e 2 apresenta os estudos utilizados nessa meta-análise.

3 Tabela 1. Carga de 30 a 60% de 1RM do treino de força rápida para os membros inferiores

4 Tabela 2. Carga de 50 a 90% de 1RM do treino de força rápida para os membros inferiores A pesquisa foi focada no efeito do treino de força rápida no salto vertical com contramovimento. Foram selecionados 6 estudos com carga de 30 a 60% de 1RM e 7 investigações com carga de 50 a 90% de 1RM. Essas cargas do treino de força rápida para os membros inferiores fizeram parte dessa meta-análise porque são percentuais de 1RM muito utilizadas nas pesquisas da musculação.

5 Nesse artigo aconteceu uma comparação entre os valores do salto vertical com contramovimento do treino de força rápida para os membros inferiores com carga de 30 a 60% de 1RM versus 50 a 90% de 1RM. Para combinar e resumir os resultados de diversos estudos numa síntese matemática foi usada a equação de Thomas e Nelson 28 do tamanho do efeito (TE) sem grupo controle. Equação indicada por outros pesquisadores 29,30, sendo a seguinte: O cálculo do tamanho do efeito classifica os dados em 28,31 : maior ou igual a 0,8 é grande, entre 0,7 a 0,5 é médio e igual a 0,4 ou menor é pequeno. Após esse procedimento os dados receberam uma análise estatística. Foi determinada a média e o desvio padrão do tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento. Em seguida, foi verificada a normalidade dos dados do tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento através de Shapiro-Wilk (p 0,05). Em caso de dados normais, foi utilizado o teste t independente (p 0,05) e para dados não normais, foi aplicado o teste U de Mann- Whitney (p 0,05), com o intuito de estabelecer a comparação dos resultados do tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento do treino de força rápida para os membros inferiores com carga de 30 a 60% de 1RM versus o treino de força rápida para os membros inferiores com carga de 50 a 90% de 1RM. Resultados A tabela 3 e 4 expõe a estatística descritiva do tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento.

6 Tabela 3. Tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 30 a 60% de 1RM Tabela 4. Tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 50 a 90% de 1RM. A verificação da normalidade dos dados através de Shapiro-Wilk foi a seguinte: o tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 30 a 60% de 1RM apresentou dados não normais porque o W calculado (0,0033) foi menor do que o W tabelado (0,788). Enquanto que o tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 50 a 90% de 1RM apresentou dados não normais porque o W calculado (0,15) foi menor do que o W tabelado (0,803).

7 O teste U de Mann-Whitney detectou diferença significativa (U = 10,5, p = 0,05, z = -1,5 é grande) entre o tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 30 a 60% de 1RM do treino de força rápida para os membros inferiores (Média dos postos = 8,75, Soma dos Postos = 52,5) versus o tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento da carga de 50 a 90% de 1RM do treino de força rápida para os membros inferiores (Média dos postos = 5,5, Soma dos Postos = 38,5). Portanto, a carga de 30 a 60% de 1RM (39,13±85,36) ocasionou um incremento muito maior no salto vertical do que a carga de 50 a 90% de 1RM (0,86±1,69). A figura 1 ilustra o tamanho do efeito do salto vertical: Figura 1. Média do tamanho do efeito (TE) do salto vertical com contramovimento (*p 0,05) Discussão O estudo utilizou uma meta-análise que proporcionou a comparação dos resultados do tamanho do efeito do salto vertical com contramovimento do treino de força rápida para os membros inferiores da carga de 30 a 60% de 1RM versus a carga de 50 a 90% de 1RM. Os resultados desse estudo estiveram de acordo com Izquierdo et al. 32, era esperado um melhor tamanho do efeito do salto vertical da carga de 30 a 60% de 1RM porque o praticante produz uma ação muscular mais rápida dos membros inferiores quando realiza o salto. Para Fleck e Kraemer 33, tanto cargas pesadas (80% ou mais de 1RM) ou leves (menor do que 60% de 1RM)

8 de 1RM otimizam a força rápida dos membros inferiores, mas se o treinador tiver que escolher uma carga, a melhor é de 30% de 1RM, de preferência com o agachamento balístico para não acontecer desaceleração da fase concêntrica do exercício. Por esse motivo a carga de 30 a 60% de 1RM obteve melhor tamanho do efeito do salto vertical. Entretanto, a melhor carga em percentual de 1RM para treinar uma capacidade motora está relacionada com a população analisada, por exemplo, em atletas o maior ganho de força acontece com a carga de 85% de 1RM 34. Segundo Simão et al. 11, conforme o grupamento muscular exercitado no treino de força rápida existe uma carga que desenvolve mais esse tipo de força. Então, parece que a carga ideal para o treino de força rápida para os membros inferiores deve situar entre 30 a 60% de 1RM. Porém, esses resultados dessa meta-análise merecem cautela, Lamas et al. 35 informaram que as cargas do treino de força rápida ficam na faixa de 10 a 70% de 1RM. Essa carga baixa a moderada do treino de força rápida está relacionada com os sujeitos do treino, a musculatura exercitada e com o tipo de exercício trabalhado 36. A amostra dessa meta-análise da carga de 30 a 60% de 1RM foi composta por 3 atletas e 3 sujeitos saudáveis, todos do sexo masculino (total de 6 sujeitos). Enquanto que a amostra da carga de 50 a 90% de 1RM foi constituído por 4 atletas e 2 sujeitos saudáveis, ambos do sexo masculino, tendo 1 esportista do sexo feminino (total de 7 sujeitos). A faixa etária da carga de 30 a 60% de 1RM estava entre 19 a 24 anos, já a idade da carga de 50 a 90% de 1RM situava entre 16 a 24 anos em 6 pesquisas, com o acréscimo do sétimo estudo a idade se encontrava entre 16 a 40 anos. A carga de 30 a 60% de 1RM realizou em 3 investigações o agachamento balístico e a carga de 50 a 90% de 1RM praticou em uma pesquisa o mesmo tipo de agachamento. Esse tipo de agachamento é vantajoso pelo fato de evitar a desaceleração da atividade na fase concêntrica e gera um maior aumento da força rápida, isso é conseguido através da prática de saltos com halter ou com a barra longa e anilha 33. Talvez a carga de 50 a 90% de 1RM tenha obtido inferior tamanho do efeito no salto vertical com contramovimento porque sua amostra tinha uma atleta do sexo feminino, a faixa etária era menor e maior (16 a 40 anos) e efetuou menos agachamento balístico. Consultando a literatura 37,38 do treinamento de força, esses dados podem ter influenciado num salto vertical inferior ao da carga de 30 a 60% de 1RM. Essa pesquisa apresentou limitações, foram encontradas poucas investigações sobre o treino de força rápida para os membros inferiores da carga de 30 a 60% de 1RM (6 estudos) e da carga de 50 a 90% de 1RM (7 estudos) para as informações dessa meta-análise se tornarem mais robustas. Porém, na meta-análise de Markovic e Newton 39 sobre força reativa, em uma das análises, sobre salto em profundidade, foram coletados apenas 8 estudos, valores próximos a essa pesquisa.

9 Conclusão A presente pesquisa demonstrou que o treino de força rápida da carga de 30 a 60% de 1RM gera um melhor salto vertical do que a carga de 50 a 90% de 1RM. Em conclusão, por causas das limitações dessa meta-análise, mais estudos são necessários para confirmar a carga de 30 a 60% de 1RM como a ideal. Referências 1. Ribas E (2009). Efeito do treinamento de força balístico na potência anaeróbica alática em jogadores de futebol. 33 f. Monografia de graduação UFRGS, Porto Alegre. 2. Paulo A, Tavares L, Cardoso R, Lamas L, Pivetti B, Tricoli V (2010). Influência do nível de força máxima na produção e manutenção da potência muscular. Rev Bras Med Esporte 16(6): Barbanti V (2002). Manifestação da força motora no esporte de rendimento. In. Barbanti V. et al. (Orgs.). Esporte e atividade física. Barueri: Manole. 4. Lamas L, Tricoli V, Batista M, Ugrinowitsch C (2010). Efeito agudo da vibração sobre o desempenho do agachamento em alta velocidade e salto vertical. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 12(6): Duarte F, Alca D, Gesser E, Krebs F, Rempel C (2009). Avaliação da potência muscular de membros inferiores após realização de protocolo de treinamento neuromuscular e de força muscular. ConScientiae Saúde 8(3): Marques Junior N (2001). Voleibol: biomecânica e musculação aplicadas. Rio de Janeiro: GPS. 7. Simão R (2003). Fundamentos fisiológicos para o treinamento de força e potência. São Paulo: Phorte. 8. Marques Junior N (2005). Adaptações fisiológicas do treino de força em atletas de desportos de potência. Rev Min Educ Fís 13(2): Lamas L, Drezner R, Tricoli V, Ugrinowitsch C (2008). Efeito de dois métodos de treinamento e da potência muscular de membros inferiores. Rev Bras Educ Fís Esp 22(3): Barbanti V (2010). Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. Barueri: Manole. 11. Simão R, Monteiro W, Araújo C (2001). Potência muscular máxima na flexão do cotovelo uni e bilateral. Rev Bras Med Esporte 7(5): Newton R, Häkkinen K, Häkkinen A, McCormick M, Volek J, Kraemer W (2002). Mixed-methods resistance training increases power and strength of young and older men. Med Sci Sports Exerc 34(8):

10 13. Carvalho C, Carvalho A (2006). Não se deve identificar força explosiva com potência muscular, ainda que existem algumas relações entre ambas. Rev Port Ciên Desp 6(2): Kraemer W, Häkkinen K (2004). Treinamento de força para o esporte. Porto Alegre: Artmed, McBride J, Blow D, Kirby T, Haines T, Dayne A, Triplett T (2009). Relationship between maximal squat strength and five, ten, and forty yard sprint times. J Strength Cond Res 23(6): Harris G, Stone M, O Bryant H, Proulx C, Johnson R (2000). Short-term performance effects of high power, high force, or combined weight-training methods. J Strength Cond Res 14(1): Wilson G, Newton R, Murphy B Humphries B (1993). The optimal training load for the development of dynamic athletic performance. Med Sci Sports Exerc 25(11): Paavolainen L, Häkkinen K, Rusko H (1991). Effects of explosive type strength training on physical performance characteristics in cross-country skiers. Eur J Appl Physiol 62(4): Young W, Bilby G (1993). The effect of voluntary effort to influence speed of contraction on strength, muscular power, and hypertrophy development. J Strength Cond Res 7(3): Robinson J, Stone M, Johnson R, Penland C, Warren B, Lewis R (1995). Effects of different weight training exercise/rest intervals on strength, power, and high intensity exercise endurance. J Strength Cond Res 9(4): McBride J, Triplett-McBride T, Davie A, Newton R (2002). The effect of heavy - vs. light-load jump squats on the development of strength, power, and speed. J Strength Cond Res 16(1): Hoffman J, Cooper J, Wendel M, Kang J (2004). Comparison of Olympic vs. traditional power lifting training programs in football players. J Strength Cond Res 18(1): Izquierdo M, Ibañez J, González-Badillo J, Häkkinen K, Ratames N, Kraemer W, French D, Eslava J, Altadill A, Asiain X, Gorostiaga E (2006). Differential effects of strength training leading to failure versus not to failure on hormonal responses, strength, and muscle power gains. J Appl Physiol 100(-): Kotzamanidis C, Chatzopoulos D, Michailidis C, Papaiakovou G, Patikas D (2005). The effect of a combined high-intensity strength and speed training program on the running and jumping ability of soccer players. J Strength Cond Res 19(2):

11 25. Channell B, Barfield J (2008). Effect of olympic and traditional resistance training on vertical jump improvement in high school boys. J Strength Cond Res 22(5): Kramer J, Morrow A, Leger A (1993). Changes in rowing ergometer, weight lifting, vertical jump and isokinetic performance in response to standard and standard plus plyometric training programs. Int J Sports Med 14(8): Ronnestad B (2004). Comparing the performance-enhancing effects of squats on a vibration platform with conventional squats in recreationally resistancetrained men. J Strength Cond Res 18(4): Thomas J, Nelson J (2002). Métodos de pesquisa em atividade física. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 29. Sequeiros J, Oliveira A, Castanhede D, Dantas E (2005). Estudo sobre a fundamentação do modelo de periodização de Tudor Bompa do treinamento desportivo. Fit Perf J 4(6): Dantas E, Azavedo R, Sequeiros J, Gomes A, Gomes A, Tubino M (2008). Abrangência dos modelos de periodização do treinamento esportivo. Rev Bras Ciên Mov 16(4): Dancey C, Reidy J (2007). Estatística sem matemática para psicologia. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed. 32. Izquierdo M.; Häkkinen K, Gonzalez-Badillo J, Ibañez J, Gorostiaga E (2002). Effects of long-term training specificity on maximal strength and power of the upper and lower extremities in athletes from different sports. Eur J Appl Physiol 87(3): Fleck S, Kraemer W (1999). Fundamentos do treinamento de força muscular. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed. 34. Peterson M, Rhea M, Alvar B (2004). Maximizing strength development in athletes. J Strength Cond Res 18(2): Lamas L, Batista M, Fonseca R, Pivetti B, Tricoli V, Ugrinowitsch C (2010). Treinamento de potência muscular para membros inferiores. Rev Educ Fís/UEM 21(2): Lamas L (2007). Treinamento de força máxima e potência: adaptações neurais, coordenativas e desempenho no salto vertical. 91 f. Dissertação de mestrado em Educação Física USP, São Paulo. 37. Komi P (1992). Strength and power in sport. Oxford: Blackwell. 38. Fleck S, Figueira Júnior A (2003). Treinamento de força para fitness e saúde. São Paulo: Phorte. 39. Markovic G, Newton R (2007). Does plyometric training improve vertical jump height? A meta-analytical review. Br J Sports Med 41(6):

A influência do treino de força, de sprint e combinado de sprint /agachamento completo sobre a performance do sprint em jovens adultos

A influência do treino de força, de sprint e combinado de sprint /agachamento completo sobre a performance do sprint em jovens adultos A influência do treino de força, de sprint e combinado de sprint /agachamento completo sobre a performance do sprint em jovens adultos Autores Mário Cardoso Marques 1, 2 Tim J. Gabbett 3 Daniel Almeida

Leia mais

Balanceio dos braços na cortada do voleibol

Balanceio dos braços na cortada do voleibol Balanceio dos braços na cortada do voleibol El balanceo de brazos en la cortada de voleibol Arms swing in spike volleyball Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner

Leia mais

Potência = Trabalho / Tempo (1) Potência = Força x Velocidade (d/t) (2)

Potência = Trabalho / Tempo (1) Potência = Força x Velocidade (d/t) (2) INTENSIDADE DO TREINAMENTO DA POTÊNCIA MUSCULAR MARCOS DANIEL MOTTA DRUMMOND LEANDRO JUNIO DE SOUZA AMON RAFAEL DE CARVALHO MOL SILVA Faculdade Pitágoras, Betim, Minas Gerais, Brasil. marcos.drummond@pitagoras.com.br

Leia mais

TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA

TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA TÍTULO: EFEITO DA REDUÇÃO DA FREQUÊNCIA SEMANAL NO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DA POTÊNCIA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

TÍTULO: DIFERENTES TEMPOS DE PAUSA ENTRE SÉRIES NO TREINAMENTO DE FORÇA PODEM INDUZIR ALTERAÇÕES NO LOAD?

TÍTULO: DIFERENTES TEMPOS DE PAUSA ENTRE SÉRIES NO TREINAMENTO DE FORÇA PODEM INDUZIR ALTERAÇÕES NO LOAD? 16 TÍTULO: DIFERENTES TEMPOS DE PAUSA ENTRE SÉRIES NO TREINAMENTO DE FORÇA PODEM INDUZIR ALTERAÇÕES NO LOAD? CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010

Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura das brasileiras do voleibol na areia feminino de alto nível, 1993 a 2010 Estatura de las jugadoras brasileñas de alto rendimiento de voleibol en la arena, 1993 a 2010 Height of the Brazilian female

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1. Identificação do Curso: 1.1 Curso: Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade 1.2 Código: 22001018175M7 2. Modalidades: 3. Turno(s) 4. Departamento Mestrado ( X

Leia mais

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011

Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura dos brasileiros do voleibol na areia masculino de alto nível, 1987 a 2011 Estatura de los jugadores brasileños de voleibol en la arena masculino de alto nivel, 1987 a 2011 Height of the Brazilian

Leia mais

TREINAMENTO PLIOMÉTRICO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO EM ARTES MARCIAIS 1

TREINAMENTO PLIOMÉTRICO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO EM ARTES MARCIAIS 1 TREINAMENTO PLIOMÉTRICO: UMA PROPOSTA PARA APLICAÇÃO EM ARTES MARCIAIS 1 Professor Ms. Jefferson Campos Lopes Professor Ms. Saulo Gil Resumo: Este artigo é uma revisão de bibliografia sobre o estudo dentro

Leia mais

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010

Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Períodos do treinamento esportivo: uma análise sobre o voleibol brasileiro masculino de alto nível durante o Mundial e a Olimpíada, 1956 a 2010 Los períodos de entrenamiento deportivo: un análisis sobre

Leia mais

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura

Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Sugestão da divisão do voleibol por categorias de estatura Suggestion of the division of the volleyball by height categories Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB do RJ (Brasil) Nelson

Leia mais

OS EFEITOS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO SALTO VERTICAL E VELOCIDADE

OS EFEITOS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO SALTO VERTICAL E VELOCIDADE OS EFEITOS DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO SALTO VERTICAL E VELOCIDADE Roniel Gomes Pereira Aluno do curso de Educação Física Unaerp Universidade de Ribeirão Preto Campus Guarujá roniel.gomes1@outlook.com

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica 171 COMPARAÇÃO ENTRE 1 E 3 MINUTOS DE INTERVALO ENTRE AS SÉRIES NOS EXERCÍCIOS DE FORÇA Humberto Miranda 1,2, Diefson Alves Mendes 2, Nayksson Marques Vilela 2, Tainá Nascimento e Silva 2, Fabiano Fernandes

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

17º Congresso de Iniciação Científica ALTERAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO DE TREINAMENTO EM ATLETAS DE VOLEIBOL

17º Congresso de Iniciação Científica ALTERAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO DE TREINAMENTO EM ATLETAS DE VOLEIBOL 17º Congresso de Iniciação Científica ALTERAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DURANTE O PERÍODO PREPARATÓRIO DE TREINAMENTO EM ATLETAS DE VOLEIBOL Autor(es) NATHALIA ARNOSTI VIEIRA Orientador(es) ÍDICO LUIZ

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - FACIS CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MARCELO URBANO

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - FACIS CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MARCELO URBANO UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - FACIS CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA MARCELO URBANO ANÁLISE DA POTÊNCIA ANAERÓBIA EM ATLETAS DA MODALIDADE BICICROSS SUBMETIDOS

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica A PERIODIZAÇÃO DE MATVEEV MELHORA O SALTO VERTICAL DO ATLETA DE VOLEIBOL DE ALTO NÍVEL? 29 Nelson Kautzner Marques Junior 1 RESUMO O salto vertical é uma ação determinante no jogo de voleibol. A periodização

Leia mais

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization

Periodização tática. Periodización táctica Tactical periodization Periodização tática Periodización táctica Tactical periodization Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB do RJ (Brasil) Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br Resumo A maioria dos

Leia mais

ANÁLISE DA POTÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES EM ALUNOS PRATICANTES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB 12 E SUB 14

ANÁLISE DA POTÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES EM ALUNOS PRATICANTES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB 12 E SUB 14 ANÁLISE DA POTÊNCIA DE MEMBROS INFERIORES EM ALUNOS PRATICANTES DE FUTEBOL DAS CATEGORIAS SUB 12 E SUB 14 Felipe Garcia Guedes da Silva 1 Marcelo Henrique Alves Ferreira da Silva 2 RESUMO O objetivo desse

Leia mais

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro

Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Medalhas nos Jogos Olímpicos: estatura das seleções do voleibol brasileiro Las medallas en los Juegos Olímpicos: la estatura de las selecciones de voleibol brasileño Medals in the Olympic Games: stature

Leia mais

Duas semanas de pré-temporada melhoram a velocidade e força máxima de membros inferiores em jogadores profissionais de futebol?

Duas semanas de pré-temporada melhoram a velocidade e força máxima de membros inferiores em jogadores profissionais de futebol? Artigo Original Duas semanas de pré-temporada melhoram a velocidade e força máxima de membros inferiores em jogadores profissionais de futebol? Two weeks pre-season improve velocity and maximal strength

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 67 A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NOS NÍVEIS DE IMPULSÃO HORIZONTAL E VERTICAL EM GOLEIROS DE FUTEBOL DE CAMPO NA FASE DA ADOLESCÊNCIA Fabiano Vieira Gomes 1 RESUMO Este estudo teve como objetivo

Leia mais

Efeitos do treinamento de força balístico na potência anaeróbica alática em jogadores de futebol da equipe universitária masculina da UFRGS

Efeitos do treinamento de força balístico na potência anaeróbica alática em jogadores de futebol da equipe universitária masculina da UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Eduardo Oscar Ribas Efeitos do treinamento de força balístico na potência anaeróbica alática em jogadores de futebol da equipe universitária

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica A VELOCIDADE NOS ESPORTES 542 Bernardo Neme Ide Artigo de Opinião RESUMO A velocidade de deslocamento dos atletas é expressa em padrões de movimentos denominados na literatura como sprints. Definidos como

Leia mais

Modelo presentación comunicaciones, póster y póster virtual NOVAS IDEIAS NA PRESCRIÇÃO DO TREINO DE FORÇA: A IMPORTÂNCIA DA POTÊNCIA MECÂNICA

Modelo presentación comunicaciones, póster y póster virtual NOVAS IDEIAS NA PRESCRIÇÃO DO TREINO DE FORÇA: A IMPORTÂNCIA DA POTÊNCIA MECÂNICA Modelo presentación comunicaciones, póster y póster virtual NOVAS IDEIAS NA PRESCRIÇÃO DO TREINO DE FORÇA: A IMPORTÂNCIA DA POTÊNCIA MECÂNICA Pedro G. Morouço 1,2,3, Paulo Reis 3, Mário C. Marques 2,4

Leia mais

Gabriel Azzi de Moraes

Gabriel Azzi de Moraes Gabriel Azzi de Moraes PROTOCOLOS QUE VARIAM A CARGA DE TREINAMENTO MENSALMENTE E DIARIAMENTE NO DESEMPENHO DA FORÇA MÁXIMA: revisão bibliográfica Belo Horizonte Escola de Educação Física, Fisioterapia

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO TESTE DE CARGA MÁXIMA DINÂMICA (1RM), COMO REFERENCIAL PARA PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA MUSCULAR.

UTILIZAÇÃO DO TESTE DE CARGA MÁXIMA DINÂMICA (1RM), COMO REFERENCIAL PARA PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA MUSCULAR. Neves UTILIZAÇÃO DO TESTE DE CARGA MÁXIMA DINÂMICA (1RM), COMO REFERENCIAL PARA PRESCRIÇÃO DO TREINAMENTO DE HIPERTROFIA MUSCULAR. Ricardo Pereira Neves 1 RESUMO Este estudo teve como objetivo, identificar

Leia mais

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music

Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master. Street Volei / Barra Music Explicação dos Testes & Cronograma das Avaliações para a Equipe de Voleibol Master Street Volei / Barra Music Nelso Kautzner Marques Junior kautzner123456789junior@gmail.com 2016 2 Índice Introdução, 3

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR RESISTÊNCIA CARDIORESPIRATÓRIA Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULARES COMPOSIÇÃO CORPORAL

Leia mais

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014 TIPOS DE ELAINE DALMAN MILAGRE Parcela da Musculatura envolvida -Geral -Local Formas de Exigência Motora Envolvida -Força Máxima -Força Rápida -Resistência de Força Tipo de Trabalho do Músculo -Dinâmico

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO

INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. RESUMO INFLUÊNCIA DA ORDEM DO TIPO DE PAUSA NOS PARÂMETROS BIOQUÍMICO DE UM TREINAMENTO INTERVALADO EM HOMENS. Bruno P. da Silva 1 ; Willian D. Silva²; Josiane F. Lino; Ana Carolina C. Pereira; Henrique F. Ferreira;

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 211 A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO DESEMPENHO DE JOGADORES DE FUTSAL Diego Araujo 1, Diego Cunha 1, Danilo Cunha 1 Fabricio Madureira 1, Emilson Colantonio 2 Dilmar Pinto Guedes 1, Claudio Scorcine

Leia mais

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA

11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA 11/04/2011 Prof. José Figueiredo Minicurso um: UFRN NA COPA Estudo Prévio Definição de Objetivos Calendário de Competições Periodização Escolha dos meios de treinamento Distribuição das cargas de treinamento

Leia mais

EFEITO DO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA DE FORÇA NO SISTEMA NEUROMUSCULAR EM ATLETAS DE VOLEIBOL

EFEITO DO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA DE FORÇA NO SISTEMA NEUROMUSCULAR EM ATLETAS DE VOLEIBOL EFEITO DO TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA DE FORÇA NO SISTEMA NEUROMUSCULAR EM ATLETAS DE VOLEIBOL Nathalia Arnosti Vieira João Paulo Borin Carlos Roberto Padovani Carlos Roberto Pereira Padovani Resumo Este

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Treinamento funcional. Karatê. Flexibilidade potência. INTRODUÇÃO

RESUMO. Palavras-chave: Treinamento funcional. Karatê. Flexibilidade potência. INTRODUÇÃO A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ THE INFLUENCE OF FUNCTIONAL TRAINING FOR POWER AND FLEXIBILITY IMPROVEMENT IN KARATE-DO PRACTITIONERS

Leia mais

Programas de Treinamento com Pesos

Programas de Treinamento com Pesos Objetivos do Treinamento com Pesos Força e Resistência Muscular Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Aumento da massa muscular Força Potência Velocidade Resistência Muscular Localizada Equilibro Coordenação

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA MELHORA DE POTÊNCIA E FLEXIBILIDADE EM PRATICANTES DE KARATÊ-DÔ THE INFLUENCE OF FUNCTIONAL TRAINING FOR POWER AND FLEXIBILITY IMPROVEMENT IN KARATE-DO PRACTITIONERS

Leia mais

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo

Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores de tênis de campo Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Efeitos do programa da pliometria de contraste sobre os valores de impulsão horizontal nos jogadores

Leia mais

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em:

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: PLIOMETRIA Por João Coutinho INTRODUÇÃO 1 O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido

Leia mais

Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N 56 - Enero de 2003

Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N 56 - Enero de 2003 Considerações acerca da prescrição de exercícios pliométricos no tênis de campo Consultoria Esportiva Performance One Pós-Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo Universidade

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 198 TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO FUTEBOL Bruno Roberto Alves Zwarg 1 João Carlos Cavarsan Júnior 1 Moisés Diego Germano 1 Marcelo Monteiro de Moraes 1 Márcio Antônio Gonsalves Sindorf 1 Gustavo Ribeiro Motta

Leia mais

A importância do agachamento completo na melhoria da performance de sprint

A importância do agachamento completo na melhoria da performance de sprint UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Ciências Sociais e Humanas A importância do agachamento completo na melhoria da performance de sprint Flávio Tiago Abrantes Simões Dissertação para obtenção do Grau de Mestre

Leia mais

Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: Universidade Iguaçu Brasil

Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: Universidade Iguaçu Brasil Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: 1981-6324 marcomachado@brjb.com.br Universidade Iguaçu Brasil Lombardi, Gisele; da Silva Vieira, Naiara; Detanico, Daniele EFEITO DE DOIS TIPOS DE TREINAMENTO DE

Leia mais

Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia

Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia Biomecânica dos membros inferiores durante o bloqueio do voleibol na areia Biomecánica de los miembros inferiores durante el bloqueo en el voleibol en la arena Biomechanics of the legs during the block

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TORQUE MUSCULAR DOS MÚSCULOS ADUTORES E ABDUTORES DO QUADRIL

CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TORQUE MUSCULAR DOS MÚSCULOS ADUTORES E ABDUTORES DO QUADRIL CARACTERIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO TORQUE MUSCULAR DOS MÚSCULOS ADUTORES E ABDUTORES DO QUADRIL Eduardo Marczwski da Silva, Eduardo Lusa Cadore, Jefferson Fagundes Loss Escola de Educação Física Universidade

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS 16 TÍTULO: ORDEM DE EXECUÇÃO DO TREINAMENTO CONCORRENTE NO DESEMPENHO DA CORRIDA E NA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO MUNICIPAL E ESTADUAL DA CIDADE DE SANTOS-SP. CATEGORIA:

Leia mais

Prof. Esp. Ricardo de Barros

Prof. Esp. Ricardo de Barros Prof. Esp. Ricardo de Barros Riccardo Rambo Potencial motor do organismo humano Sistema nervoso central, sistema neuromuscular e sistema de abastecimento energético Estrutura morfo-funcionalespecializada

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1. Identificação do Curso: 1.1 Curso: Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade 1.2 Código: 22001018175M7 2. Modalidades: 3. Turno(s) 4. Departamento Mestrado ( X

Leia mais

14º Encontro Internacional Phorte

14º Encontro Internacional Phorte 14º Encontro Internacional Phorte FORÇA E POTÊNCIA NO ESPORTES Prof. Dr. Bernardo Neme Ide Faculdade de Educação Física, Metrocamp Laboratório de Bioquímica Do Exercício, Labex, Unicamp Tópicos da Discussão

Leia mais

28/07/2014. Efeitos Fisiológicos do Treinamento de Força. Fatores Neurais. Mecanismos Fisiológicos que causam aumento da força

28/07/2014. Efeitos Fisiológicos do Treinamento de Força. Fatores Neurais. Mecanismos Fisiológicos que causam aumento da força Efeitos Fisiológicos do Treinamento de Força Força muscular se refere à força máxima que um músculo ou um grupo muscular pode gerar. É Comumente expressa como uma repetição máxima ou 1~RM Resistência muscular

Leia mais

O EFEITO DE DIFERENTES PROGRAMAS DE AQUECIMENTO NO DESEMPENHO EM SPRINTS REPETIDOS (RSA)

O EFEITO DE DIFERENTES PROGRAMAS DE AQUECIMENTO NO DESEMPENHO EM SPRINTS REPETIDOS (RSA) O EFEITO DE DIFERENTES PROGRAMAS DE AQUECIMENTO NO DESEMPENHO EM SPRINTS REPETIDOS (RSA) PINTO, José Hugo 1 & RAMA, Luís 1 1Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE POTÊNCIA DOS MMII EM ATLETAS AMADORES DE FUTSAL

A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE POTÊNCIA DOS MMII EM ATLETAS AMADORES DE FUTSAL A INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO PLIOMÉTRICO NO DESENVOLVIMENTO DE POTÊNCIA DOS MMII EM ATLETAS AMADORES DE FUTSAL Agnaldo Lorkievicz 1, Fabiano Macedo Salgueirosa 2. 1- Acadêmico do curso de Educação Física,

Leia mais

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado*

DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* DESEMPENHO MOTOR DE ATLETAS EM TREINAMENTO DE FUTSAL NA REDE PÚBLICA Teresa Cristina Coiado* RESUMO O futsal é um importante esporte que ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades motoras. O presente

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação física Trabalho de Conclusão de Curso

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação física Trabalho de Conclusão de Curso Pró-Reitoria de Graduação Curso de Educação física Trabalho de Conclusão de Curso A APLICAÇÃO DO INTERVALO DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES DE MUSCULAÇÃO NA VISÃO DA ACADEMIA, PROFESSOR E ALUNO. Autor: Diego

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A FORÇA EXPLOSIVA DE MEMBROS INFERIORES E AGILIDADE DE FUTEBOLISTAS DA CATEGORIA JÚNIOR

RELAÇÃO ENTRE A FORÇA EXPLOSIVA DE MEMBROS INFERIORES E AGILIDADE DE FUTEBOLISTAS DA CATEGORIA JÚNIOR RELAÇÃO ENTRE A FORÇA EXPLOSIVA DE MEMBROS INFERIORES E AGILIDADE DE FUTEBOLISTAS DA CATEGORIA JÚNIOR RELATIONSHIP BETWEEN THE STRENGTH OF LOWER LIMBS ANDEXPLOSIVE AGILITY SOCCER JUNIOR CATEGORY RELACIÓN

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE 2 MINUTOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES SOBRE O NÚMERO DE REPETIÇÕES MÁXIMAS EM EXERCÍCIOS MONO E BIARTICULARES.

A INFLUÊNCIA DE 2 MINUTOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES SOBRE O NÚMERO DE REPETIÇÕES MÁXIMAS EM EXERCÍCIOS MONO E BIARTICULARES. VOLUME 2 NÚMERO 2 Julho / Dezembro 2006 A INFLUÊNCIA DE 2 MINUTOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES SOBRE O NÚMERO DE REPETIÇÕES MÁXIMAS EM EXERCÍCIOS MONO E BIARTICULARES. Belmiro Freitas de Salles 1 2 Fabrício

Leia mais

COMPARAÇÃO DA IMPULSÃO VERTICAL EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E A INFLUÊNCIA DE UM TREINAMENTO ESPECÍFICO NO SALTO

COMPARAÇÃO DA IMPULSÃO VERTICAL EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E A INFLUÊNCIA DE UM TREINAMENTO ESPECÍFICO NO SALTO DOUGLAS CARVALHO FIDELIS MICHEL EUGÊNIO MACIEL DE SOUZA COMPARAÇÃO DA IMPULSÃO VERTICAL EM ATLETAS DE BASQUETEBOL E A INFLUÊNCIA DE UM TREINAMENTO ESPECÍFICO NO SALTO Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

Leia mais

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra

Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugestão do teste de salto com bola para jogadores do voleibol na quadra Sugerencia de una prueba de salto con pelota para jugadores de voleibol en sala Suggestion of the jump ball test for the indoor

Leia mais

TÍTULO: INTERVALO DE 24 HORAS ENTRE SESSÕES DE CARACTERÍSTICA HIPERTRÓFICA É SUFICIENTE PARA A RECUPERAÇÃO NEUROMUSCULAR DE HOMENS TREINADOS EM FORÇA?

TÍTULO: INTERVALO DE 24 HORAS ENTRE SESSÕES DE CARACTERÍSTICA HIPERTRÓFICA É SUFICIENTE PARA A RECUPERAÇÃO NEUROMUSCULAR DE HOMENS TREINADOS EM FORÇA? TÍTULO: INTERVALO DE 24 HORAS ENTRE SESSÕES DE CARACTERÍSTICA HIPERTRÓFICA É SUFICIENTE PARA A RECUPERAÇÃO NEUROMUSCULAR DE HOMENS TREINADOS EM FORÇA? CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

Leia mais

Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: Universidade Iguaçu Brasil

Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: Universidade Iguaçu Brasil Brazilian Journal of Biomotricity ISSN: 1981-6324 marcomachado@brjb.com.br Universidade Iguaçu Brasil Silva Marques de Azevedo, Paulo Henrique; Demampra, Thiago Henrique; Pereira de Oliveira, Grazielle;

Leia mais

MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA

MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA Prof. Ms. Mario Charro 2017 e-mail: macharro@gmail.com Graduado em Educação Física, Especialista em Musculação e Condicionamento Físico, Mestre em Atividade

Leia mais

TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS.

TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS. TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte.

FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte. TREINAMENTOESPORTIVO.COM FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte. No esporte há poucas modalidades onde os atletas podem ter tempo para atingir a força máxima, portanto a

Leia mais

FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte.

FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte. TREINAMENTOESPORTIVO.COM FORÇA E POTÊNCIA! O Levantamento de Peso Olímpico (LPO) para o esporte. No esporte há poucas modalidades onde os atletas podem ter tempo para atingir a força máxima, portanto a

Leia mais

Efeitos do treino e do destreino sobre indicadores de força em jovens voleibolistas: implicações da distribuição do volume

Efeitos do treino e do destreino sobre indicadores de força em jovens voleibolistas: implicações da distribuição do volume Motriz, Rio Claro, v.17 n.2, p.235-243, abr./jun. 2011 doi: http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n2p235 Artigo Original Efeitos do treino e do destreino sobre indicadores de força em jovens voleibolistas:

Leia mais

TÍTULO: ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS DECORRENTE DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA

TÍTULO: ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS DECORRENTE DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA TÍTULO: ALTERAÇÕES MORFOFUNCIONAIS DECORRENTE DE DOIS MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE METROPOLITANA

Leia mais

TREINO DE FORÇA BASEADO NA VELOCIDADE (VBT) NUNO RIBEIRO

TREINO DE FORÇA BASEADO NA VELOCIDADE (VBT) NUNO RIBEIRO NA VELOCIDADE (VBT) SÍNTESE VANTAGENS E INCONVENIENTES DA UTILIZAÇÃO DAS PERCENTAGENS 1RM PERDA DE VELOCIDADE E O GRAU DE FADIGA A VELOCIDADE COM QUE SE ALCANÇA 1RM ORGANIZAÇÃO DO TREINO ATRAVÉS DA VELOCIDADE

Leia mais

16 Congresso de Iniciação Científica

16 Congresso de Iniciação Científica 16 Congresso de Iniciação Científica AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NO SISTEMA NEUROMUSCULAR EM ATLETAS UNIVERSITÁRIOS Autor(es) NATHALIA ARNOSTI VIEIRA Orientador(es) JOÃO PAULO BORIN Apoio

Leia mais

EFICÁCIA DOS MÉTODOS PLIOMÉTRICO E POWER TRAINING NO DESEMPENHO DO SALTO VERTICAL EM VOLEIBOLISTAS INFANTIL E INFANTO-JUVENIL

EFICÁCIA DOS MÉTODOS PLIOMÉTRICO E POWER TRAINING NO DESEMPENHO DO SALTO VERTICAL EM VOLEIBOLISTAS INFANTIL E INFANTO-JUVENIL EFICÁCIA DOS MÉTODOS PLIOMÉTRICO E POWER TRAINING NO DESEMPENHO DO SALTO VERTICAL EM VOLEIBOLISTAS INFANTIL E INFANTO-JUVENIL 1 INTRODUÇÃO PRISCILA RANGEL SAMPAIO Centro Universitário Vila Velha - UVV,

Leia mais

Efeito de dois métodos de treinamento no desenvolvimento da força máxima e da potência muscular de membros inferiores

Efeito de dois métodos de treinamento no desenvolvimento da força máxima e da potência muscular de membros inferiores Efeito de dois métodos de treinamento no desenvolvimento da força máxima e da potência muscular de membros inferiores CDD. 20.ed. 796.073 Leonardo LAMAS * Rene DREZNER * Valmor TRICOLI * Carlos UGRINOWITSCH

Leia mais

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção?

O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? A r t i g o d e R e v i s ã o O líbero do voleibol de alto nível melhora a recepção? The libero of the volleyball of high level improves the reception? MARQUES JR, N K. O líbero do voleibol de alto nível

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento;

Leia mais

RESPOSTAS PRESSÓRICAS APÓS A REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FORÇA PARA BRAÇO E PERNA EM JOVENS NORMOTENSOS

RESPOSTAS PRESSÓRICAS APÓS A REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FORÇA PARA BRAÇO E PERNA EM JOVENS NORMOTENSOS RESPOSTAS PRESSÓRICAS APÓS A REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS DE FORÇA PARA BRAÇO E PERNA EM JOVENS NORMOTENSOS Christoffer Novais de Farias Silva¹ Fabrício Galdino Magalhães² Raphael Martins Cunha³ PALAVRAS CHAVE:

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA. Mestrado em Treino Desportivo

FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA. Mestrado em Treino Desportivo Programa de Disciplina Treino e Avaliação das Qualidades Físicas FACULDADE DE MOTRICIDADE HUMANA Mestrado em Treino Desportivo TREINO E AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES FÍSICAS Programa da Disciplina Prof. Associado

Leia mais

EFEITO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE TREINAMENTO CONTRA RESITÊNCIA SOBRE A FORÇA

EFEITO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE TREINAMENTO CONTRA RESITÊNCIA SOBRE A FORÇA EFEITO DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE TREINAMENTO CONTRA RESITÊNCIA SOBRE A FORÇA FERNANDO CÉSAR REZENDE PINTO 1, FRANCISCO ZACARON WERNECK 2, EMERSON FILIPINO COELHO 2 1- Pós-graduando Latu Sensu em Treinamento

Leia mais

INFLUÊNCIA DA REPETIÇÃO DE SPRINTS NA PERFORMANCE DE LANCES LIVRES E SALTOS VERTICAIS DE JOVENS ATLETAS DE BASQUETEBOL

INFLUÊNCIA DA REPETIÇÃO DE SPRINTS NA PERFORMANCE DE LANCES LIVRES E SALTOS VERTICAIS DE JOVENS ATLETAS DE BASQUETEBOL INFLUÊNCIA DA REPETIÇÃO DE SPRINTS NA PERFORMANCE DE LANCES LIVRES E SALTOS VERTICAIS DE JOVENS ATLETAS DE BASQUETEBOL INFLUENCE OF REPEAT SPRINTS IN FREE THROWS AND VERTICAL JUMPS PERFORMANCE OF YOUTH

Leia mais

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO NO DESEMPENHO DE FORCWA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: UMA REVISÃO SOBRE A INTENSIDADE DE TREINO

TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: UMA REVISÃO SOBRE A INTENSIDADE DE TREINO TREINAMENTO RESISTIDO EM IDOSOS: UMA REVISÃO SOBRE A INTENSIDADE DE TREINO BARTIRA PEREIRA PALMA MARCELA MENEGUELO COUTINHO Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo São Paulo - Brasil

Leia mais

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL.

ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. ANTROPOMETRIA, FLEXIBILIDADE E DESEMPENHO MOTOR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL. Diagnes Marostica 1 ; Everton Paulo Roman 2 Resumo Introdução: As questões que envolvem

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO DE FORÇA DE ALTA INTENSIDADE NO DESEMPENHO DO SALTO VERTICAL EM JOGADORES DE BASQUETE JOVENS Caio Márcio Barbosa 1, Ricardo Benini 1, Paulo Ricardo Prado Nunes 1, Anselmo Alves

Leia mais

Revista Electrónica Actividad Física y Ciencias. Año 2016 Vol 8. Nº 2

Revista Electrónica Actividad Física y Ciencias. Año 2016 Vol 8. Nº 2 Revista Electrónica Actividad Física y Ciencias Año 2016 Vol 8. Nº 2 ABORDAGEM SOBRE INTERVALOS DE RESISTIDOS E A RESPOSTA NO VOLUME COMPLETADO E NA VARIAÇÃO HORMONAL APPROACH TO RECOVERY INTERVALS IN

Leia mais

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan

Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecânica da base baixa do karatê shotokan Biomecánica de la base baja en el karate shotokan Biomechanics of the low base of the shotokan karate Mestre em Ciência da Motricidade Humana (CMH) pela UCB

Leia mais

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício ISSN versão eletrônica O EFEITO DO AQUECIMENTO GERAL NO DESEMPENHO DA FORÇA MÁXIMA DE MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES 493 Saulo Gil 1,2 Hamilton Roschel 1 Renato Barroso 3 RESUMO O objetivo deste estudo foi verificar se um protocolo

Leia mais

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE LESÕES ARTICULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DAS CIDADES DE PITANGUEIRAS E GUAÍRA-SP

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE LESÕES ARTICULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DAS CIDADES DE PITANGUEIRAS E GUAÍRA-SP 111 ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE LESÕES ARTICULARES EM PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO DAS CIDADES DE PITANGUEIRAS E GUAÍRA-SP ANALYSIS OF PREVALENCE OF JOINT INJURIES IN PRACTITIONERS OF WEIGHT TRAINING FROM PITANGUEIRAS

Leia mais

Força Explosiva: relação entre saltos verticais e deslocamentos curtos no futebol

Força Explosiva: relação entre saltos verticais e deslocamentos curtos no futebol 379 ARTIGO Força Explosiva: relação entre saltos verticais e deslocamentos curtos no futebol Eduardo Moreno Eduardo Iwamoto Miguel de Arruda Faculdade de Educação Física, Unicamp RESUMO Os estudos que

Leia mais

Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício Universidade Federal de São Paulo

Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício Universidade Federal de São Paulo Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício Universidade Federal de São Paulo TREINAMENTO DE FORÇA Dilmar Pinto Guedes Força pode ser definida sob vários aspectos: -Interação de um objeto com tudo aquilo

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ORDEM DOS EXERCÍCIOS DE MEMBROS SUPERIORES SOBRE OS GANHOS DE FORÇA MÁXIMA E SUBMÁXIMA EM HOMENS TREINADOS

INFLUÊNCIA DA ORDEM DOS EXERCÍCIOS DE MEMBROS SUPERIORES SOBRE OS GANHOS DE FORÇA MÁXIMA E SUBMÁXIMA EM HOMENS TREINADOS INFLUÊNCIA DA ORDEM DOS EXERCÍCIOS DE MEMBROS SUPERIORES SOBRE OS GANHOS DE FORÇA MÁXIMA E SUBMÁXIMA EM HOMENS TREINADOS RESUMO LUAN CARDOSO VIANA* JONATO PRESTES** RAMIRES TIBANA** O objetivo do presente

Leia mais

Alterações da força explosiva após o período competitivo em futebolistas juniores

Alterações da força explosiva após o período competitivo em futebolistas juniores 52 ARTIGO Alterações da força explosiva após o período competitivo em futebolistas juniores Thiago Santi Maria Guarani Futebol Clube Miguel de Arruda Docente da Faculdade de Educação Física - UNICAMP Jefferson

Leia mais

DANIEL MARQUES LEÃO TREINAMENTO CONCORRENTE

DANIEL MARQUES LEÃO TREINAMENTO CONCORRENTE DANIEL MARQUES LEÃO TREINAMENTO CONCORRENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL BELO HORIZONTE 2010 DANIEL MARQUES LEÃO TREINAMENTO CONCORRENTE

Leia mais

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA

11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias CAPACIDADE DE SPRINTS DE FUTEBOLISTAS NA PRÉ-TEMPORADA André de Mello Azevedo- Universidade Federal de Santa Mariaazvdo_andre@hotmail.com

Leia mais

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade.

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade. SPEED, QUICKNESS, AGILITY and PLYOMETRICS EDUARDO ABADE Março 2014 O treino de potência nos JDC O que é Potência? 1 VELOCIDADE POTÊNCIA FORÇA FORÇA F.Res Hip. Neural Potência F.Rápida Reativa 2 FORÇA Força

Leia mais

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica:

Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: Código: 2941S Disciplina: Treinamento Esportivo I Período 7 Carga Horária: 60hs C.H. Teórica: 60hs C.H. Prática: Créditos Ementa: Estudo do histórico do treinamento e treinamento global. Relatar e classificar

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento; Avaliação do treinamento. Prof. Alexandre C. Rocha Métodos Direto Indireto Vantagens X Desvantagens

Leia mais

EFEITO DOS MÉTODOS PIRÂMIDE CRESCENTE E PIRÂMIDE DECRESCENTE NO NÚMERO DE REPETIÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA.

EFEITO DOS MÉTODOS PIRÂMIDE CRESCENTE E PIRÂMIDE DECRESCENTE NO NÚMERO DE REPETIÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA. VOLUME 4 NÚMERO 1 Janeiro / Junho 2008 EFEITO DOS MÉTODOS PIRÂMIDE CRESCENTE E PIRÂMIDE DECRESCENTE NO NÚMERO DE REPETIÇÕES DO TREINAMENTO DE FORÇA. Belmiro Freitas de Salles 1 João Paulo Manochio da Silva

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI327 Musculação

Programa Analítico de Disciplina EFI327 Musculação 0 Programa Analítico de Disciplina EFI7 Musculação Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária

Leia mais

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Futsal e Futebol ISSN versão eletrônica 314 EFEITO DO TREINAMENTO DE FORÇA MÁXIMA SOBRE O DESEMPENHO MOTOR NO JUMP TEST E NO TESTE DE 1RM EM ATLETAS DE FUTSAL Jackson Faustino Ferreira 1 Bráulio Pereira Alves 2 Denise Alves Gomes da Silva 3

Leia mais

Relação entre força máxima e comprimento de membros inferiores com a velocidade média de corrida em jogadores de futebol da categoria infanto-juvenil.

Relação entre força máxima e comprimento de membros inferiores com a velocidade média de corrida em jogadores de futebol da categoria infanto-juvenil. 118 ARTIGO Relação entre força máxima e comprimento de membros inferiores com a velocidade média de corrida em jogadores de futebol da categoria infanto-juvenil. Rafael Augusto Coutinho Moreira Graduado

Leia mais