GINÁSTICA NA EMPRESA. Profª Ester Mendes Mestre em Educação Física - USP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GINÁSTICA NA EMPRESA. Profª Ester Mendes Mestre em Educação Física - USP"

Transcrição

1 GINÁSTICA NA EMPRESA Profª Ester Mendes Mestre em Educação Física - USP

2 Os projetos de Ginástica na Empresa fazem parte dos programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Podem ser direcionados a: -Ginástica Laboral (de pausa) - Ginástica preparatória e/ou compensatória - Corporate Fitness Podem ainda possuir caráter multidisciplinar e incluir outros serviços relacionados à melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

3 O que devemos levar em conta ao elaborar um projeto de ginástica na empresa?

4 Algumas das teorias de motivação aplicadas à empresa

5 TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS (hierarquia das necessidades) ABRAHAM H. MASLOW AUTO- REALIZAÇÃO ESTIMA AMOR / PERTENCER SEGURANÇA FISIOLÓGICAS

6 O comportamento humano segundo a teoria de Maslow Insatisfação das necessidades: - Geração de tensão (psicológica, física e social) - Frustração - Comportamento de escape: a) construtivo (positivo) b) defensivo (negativo)

7 Exemplos do comportamento construtivo: - Trabalhadores de postos inferiores que assumem postos de liderança em Associações Desportivas, Clubes, Agremiações, Sindicatos e outros. - Compensação da insatisfação com o trabalho através da prática esportiva ou de atividades artísticas. - Atividades de lazer em grupo (excursões, jantares dançantes, etc.)

8 Exemplos do comportamento defensivo: - Ausências excessivas, atrasos, mudança de empregador. (RENÚNCIA) - Maltrato com colegas de trabalho, subordinados ou familiares; mal atendimento a clientes. (AGRESSÃO) - Participação em grupos de resistência às diretrizes da empresa. (SUBSTITUIÇÃO) - Uso de ironia, brincadeiras desagradáveis e gozações. (REGRESSÃO) - Não assumir os próprios erros e culpar os equipamentos pelo desempenho ruim. (RACIONALIZAÇÃO)

9 Fatores motivadores: Realização - Reconhecimento pela tarefa bem executada - Natureza do trabalho - Responsabilidade outorgada ao indivíduo para o trabalho - Possibilidade de progresso na empresa (FERREIRA, REIS e PEREIRA, 1999; RODRIGUES, 1999)

10 TEORIA X DOUGLAS Mc GREGOR A auto-realização é a oportunidade para o pleno desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano no ambiente de trabalho O compromisso com os objetivos depende das recompensas à sua consecução. O ser humano aprende a aceitar as responsabilidades e passa a procurar por elas.

11 Conceitos, dimensões e perspectivas para os programas de Qualidade de Vida no Trabalho

12 Qualidade de Vida A Qualidade de Vida deve proporcionar bem-estar físico, emocional e social. A busca pela Qualidade de Vida envolve mudanças de hábitos e pensamentos. Programas de QVT são elaborados para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de suas tarefas.

13 As organizações empresariais e industriais têm negligenciado valores ambientais e humanos em favor do avanço tecnológico gico, da produtividade e do crescimento econômico. O termo Qualidade de Vida tem sido usado para representar o resgate destes valores.

14 A construção da Qualidade de vida no Trabalho está baseada no enfoque Biopsicossocial, através do qual a empresa e as pessoas que nela trabalham são vistas como um todo. Este enfoque representa um DIFERENCIAL para a criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento de pessoas.

15 (...) esta abordagem pode ser relacionada à ética da condição humana... que...busca a identificação, eliminação, neutralização ou controle de riscos ocupacionais observáveis no ambiente de físico (...) carga física e mental requerida por cada atividade (...) até o significado do trabalho em si, relacionamento e satisfação no trabalho. (FRANÇA, 1997, p. 80 apud VASCONCELOS, 2001, p. 25)

16 WALTON (1996) propôs 08 critérios rios para a avaliação da QVT Dentre eles... Condições de trabalho -Jornada de trabalho razoável - Ambiente físico seguro e saudável - Ausência de insalubridade O trabalho e o espaço total de vida -Papel balanceado no trabalho - Estabilidade de horários - Poucas mudanças geográficas - Tempo para lazer da família

17 As características da relação entre trabalhador e trabalho

18 TEMPOS MODERNOS... Quando se pensava que os seres humanos poderiam finalmente desfrutar do rápido progresso alcançado em várias ciências, paradoxalmente o que temos visto é o trabalho como um fim em si mesmo. (VASCONCELOS, 2001, p. 24)

19 As empresas, por sua vez, tornam-se mais exigentes. Querem menos tempo das pessoas que elas pagam por hora, porém mais das pessoas que pagam por ano, porque, no último caso, cada hora extra durante o ano é gratuita. (HANDY, 2005, p. 25 apud VASCONCELOS, 2001, p. 24)

20 Os grandes desafios das empresas: -Possuir uma força de trabalho saudável, motivada e preparada para a extrema competição. - Ser capaz de responder à demanda de seus funcionários em relação a uma melhor qualidade de vida. SILVA e DE MARCHI (1997)

21 GINÁSTICA LABORAL Exercícios realizados no local de trabalho. Preocupação automatismo de movimentos e prevenção do stress. Aquisição de boa resistência muscular localizada. Atuação: Preventiva OU Terapêutica. POLITO e BERGAMASCHI (2002)

22 Reduzir ausências e procura ambulatorial Promoção de Saúde Consciência corporal Melhorar a condição física geral Aumento do ânimo e da disposição OBJETIVOS da GINÁSTICA LABORAL Melhora do relacionamento interpessoal Prevenção de fadiga Correção de vícios posturais Prevenção de DORT POLITO e BERGAMASCHI (2002)

23 Reduzir ausências e procura ambulatorial Promoção de Saúde Consciência corporal Melhorar a condição física geral Aumento do ânimo e da disposição OBJETIVOS da GINÁSTICA LABORAL Melhora do relacionamento interpessoal Prevenção de fadiga Correção de vícios posturais Prevenção de DORT POLITO e BERGAMASCHI (2002)

24 DEFICIÊNCIAS DOS PROGRAMAS DE GINÁSTICA LABORAL CENTRAIS DE TELEATENDIMENTO SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, Baixa adesão * Direito à pausa não significa obrigatoriedade utilizá-la para prática da G.L. * Constrangimentos de tempo por parte da gerência * Dúvidas quanto à eficácia e resultados a longo prazo * Falta de comprometimento com a prática da G. L.

25 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA CENTRAL DE TELEATENDIMENTO DE UMA EMPRESA DO SETOR PÚBLICO - MG SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006 Tanto a pausa quanto o tempo destinado a cada chamada são controlados pela gerência, que divulga, via intranet e nos quadros de avisos, gráficos mostrando o desempenho individual dos trabalhadores. As metas de quantidade se sobrepõem ao objetivo de qualidade do atendimento e satisfação do cliente As pressões inerentes às exigências do atendimento ao público (ex. manter-se cordial e não alterar o tom de voz) demandam um esforço psíquico substancial A desvalorização do trabalho do atendente e a desvalorização pessoal (por parte dos superiores hierárquicos) levam ao surgimento de stress, crises nervosas, alterações de humor, insônia, dificuldade de concentração, isolamento, alterações nas relações interpessoais e sintomas de D.O.R.T.

26 D.O.R.T. E FATORES PSICOSSOMÁTICOS Fatores psicossociais podem estar associados a problemas osteomusculares, pois já foi observado que tanto exigências físicas quanto psicológicas contribuem para o aumento da atividade muscular (THEOREL, 1996 apud SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006)

27 PERFIL DO PROGRAMA DE G.L. NO SETOR DE TELEATENDIMENTO SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006 * Profissionais de Educação Física treinam funcionários do setor para atuarem como facilitadores na condução das sessões. * Os facilitadores recebem treinamento e supervisão uma vez por semana. * Uma vez por semana, os profissionais de Educação Física acompanham as sessões. * Os exercícios são modificados a cada 15 ou 30 dias.

28 O PROBLEMA CENTRAL DA PESQUISA: Após quatro meses de implantação, o programa de Ginástica Laboral não havia conseguido a adesão dos trabalhadores da central de teleatendimento. MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO: A) Questionário auto-aplic aplicável, contendo cinco perguntas. O percentual de respostas no setor foi de 100%. B) Procedimentos do comitê de Ergonomia: -Visitas ao local -Observa Observações sistemáticas ticas -Entrevistas abertas

29 JUSTIFICATIVAS PARA A AUSÊNCIA OU DESISTÊNCIA DO PROGRAMA DE G.L. O horário que eu consigo desligar o telefone muitas vezes não coincide com o início da ginástica Nunca há pessoas fazendo ginástica no meu horário de pausa Pouco tempo de ginástica. Acho que o benefício é mínimo. Eu faço ginástica na academia..

30 SUGESTÕES APONTADAS PELOS TRABALHADORES PARA MELHORAR O PROGRAMA DE G.L. Cobrar junto aos escolhidos para instruir-nos, já que não há como vocês estarem sempre presentes. Aliás, nem sei quais são eles... Acompanhamento com as instrutoras diariamente...a ginástica fica esquecida quando fica por conta dos divulgadores do teleatendimento. É preciso ser obrigatório Acho que é pouco tempo de ginástica para apresentar bom resultado

31 CONCLUSÕES DOS AUTORES DO ESTUDO Alguns trabalhadores, por razões e sentimentos pessoais, sentem-se demasiadamente expostos quando realizam os exercícios em frente aos colegas de trabalho. Em setores de atendimento ao público, os trabalhadores julgavam moralmente condenável interromper sua atividade para a pausa para a ginástica enquanto os clientes aguardavam na fila.

32 Outras possíveis causas para a falta de adesão: 1) Instabilidade no emprego. 2) Falta de interação social entre colegas e também com os instrutores. 3) Falta de percepção dos benefícios da G.L. 4) Constrangimentos de tempo pela natureza da atividade. 5) A pausa pode ser mais desejada do que a continuação de atividade, mesmo que seja de outra natureza (descanso mental) 6) Os trabalhadores preferem ter maior controle sobre a utilização de seu tempo de pausa.

33 PROGRAMAS DE GINÁSTICA LABORAL: PROBLEMÁTICA ATUAL E NOVOS DIRECIONAMENTOS

34 Entendendo que a postura de trabalho é um meio e suporte para a atividade, de modo geral, a ginástica laboral tem efeito apenas paliativo (remedia momentaneamente), pois as múltiplas exigências do trabalho influenciam na dinâmica dos arranjos posturais. (SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006) 1) VALORIZAR O EFEITO PALIATIVO COM BASE EM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-CIENTÍFICA ADVINDA DA BIOMECÂNICA. 2) OFERECER NOVAS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO ÀS POSTURAS DE TRABALHO. EX.: TREINAMENTO PARA A POSTURA CORRETA.

35 Os programas de Ginástica Laboral são elaborados e aplicados sem considerar os fatores relacionados à organização do trabalho (pressão, ritmo, tarefas fragmentadas, monotonia, etc.) e ficam fora de contexto. (SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006) 1) TRABALHAR COM O OBJETIVO DE CONSCIENTIZAR O TRABALHADOR SOBRE AS POSSIBILIDADES E NECESSIDADES DO SEU CORPO. 2) OFERECER POSSIBILIDADES DE BUSCA DO AUTO- CONHECIMENTO CORPORAL, INFORMANDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS BIOMECÂNICAS DO CORPO E DOS MOVIMENTOS EXECUTADOS NO POSTO DE TRABALHO.

36 Na Ginástica Laboral, o corpo aparece como um fim em si mesmo e objeto direto da intervenção do especialista. (SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006) A centralização no homem, que caracteriza a prática de programas de exercícios cios de Ginástica Laboral, não atende aos princípios pios básicos da Ergonomia, dentro do contexto mais amplo de adaptação do meio ao homem. ( LONGEN, 2003 apud SOARES, ASSUNÇÃO E LIMA, 2006) TRANSMITIR CONHECIMENTOS DE NATUREZA PROCEDIMENTAL, CONCEITUAL E ATITUDINAL.

37 Os conceitos: - Aspectos biomecânicos do movimento - Características das D.O.R.T. - Tópicos de saúde e qualidade de vida -Benefícios da atividade física sobre as três esferas do comportamento humano: físico, mental e social. As atitudes: -Mudança de hábitos em busca de qualidade de vida.

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público

Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Higiene, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Um ambiente desfavorável no trabalho é um fator de risco para 60% das doenças não transmissíveis Ban Ki-Moon marcoavezzani@gmail.com

Leia mais

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS

PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS PROJETO DE GINÁSTICA LABORAL PARA OS SERVIDORES DA RESUMO PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA RS GRAZIELE ALVES DIAS 1 LIA T. HOFFMANN 2 O Projeto de Ginástica Laboral Para os Servidores da Prefeitura Municipal

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA

ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA Profa. Ester Mendes Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Caráter multidisciplinar - Incluem diversos serviços relacionados à melhoria da qualidade de vida do trabalhador.

Leia mais

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias

Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Ginástica Laboral: Um conceito ainda não formalizado por diversas companhias Jéssica Frübel (Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha) jessica.frubel@hotmail.com Prof Esp. Nédio Antonio Andreolli (Faculdade

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho

Stress e a caracterização de doenças psicológicas. Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho Stress e a caracterização de doenças psicológicas Camila Helaehil Alfredo Médica do Trabalho camila@azevedonetto.com.br Definição Uma força que deforma corpos processo corporal para se adaptar a todas

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

1 HTM Ginástica Laboral Fitness e Ergonomia.

1 HTM Ginástica Laboral Fitness e Ergonomia. A HTM atua desde 1.996 em todo Território Nacional proporcionando programas eficientes para a melhoria de Qualidade de Vida, através dos serviços de Ginástica Laboral, Fitness e Ergonomia, visando a promoção

Leia mais

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE SEU AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL WILLIAM

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues

A Escola das Relações Humanas. Prof. Fernando Rodrigues A Escola das Relações Humanas Contexto do surgimento Condições de trabalhos precárias; Crescimento dos sindicatos; Crescimento de doutrinas contestadoras: marxismo; Crescimento das ciências do comportamento;

Leia mais

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado

SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado SÍNDROME DE BURNOUT das causas ao cuidado PELA MANHÃ VOCÊ SE SENTE ASSIM? E NO TRABALHO, VOCÊ SE SENTE ASSIM? SUA VIDA ESTA ASSIM? OU TUDO ESTA ASSIM? ESTRESSE Ocorre diante de uma situação (real ou imaginária)

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual

Qualidade de Vida no Trabalho. QVT Uma visão mais conceitual Qualidade de Vida no Trabalho QVT Uma visão mais conceitual XX XIX Cronologia da QVT XVIII Robert Owen Qualidade de Vida no Trabalho Século XVIII - Revolução industrial - Liberalismo o Século XVIII: o

Leia mais

Indice. Clientes Atendidos Clientes Atendidos e Parceiros Contato Fale conosco...12

Indice. Clientes Atendidos Clientes Atendidos e Parceiros Contato Fale conosco...12 Indice Apresentação...3 Palestras Motivacionais Autoestima O Poder do EU...4 Palestra Prosperidade Profissional Ideias inovadoras no ambiente de trabalho...4 Palestra Marketing Pessoal Como trabalhar a

Leia mais

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE

IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE IV WORKSHOP GESTÃO DA QUALIDADE COM FOCO EM CLÍNICA DE DIÁLISE 18 e 19 de março de 2011 RECIFE/PE A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO COM PESSOAS PARA O SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO Ana Paula Penido

Leia mais

Análise do Artigo para leitura

Análise do Artigo para leitura Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho

Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho Conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho Introdução O conceito de qualidade de vida ainda é bastante discutido entre profissionais e estudiosos da área. Muitas vezes, o termo qualidade de vida é utilizado

Leia mais

Lilian do Nascimento Silva

Lilian do Nascimento Silva CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO ERGONÔMICA EM UM SETOR DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA EM POÇOS DE CALDAS Lilian

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua Frederick TAYLOR propôs princípios para a administração exitosa das organizações racionalização do trabalho, ênfase nas tarefas, aumento da

Leia mais

Teoria das Relações Humanas O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam ao próprio entendimento e controle humano. Essas ca

Teoria das Relações Humanas O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam ao próprio entendimento e controle humano. Essas ca Fatores Humanos na Organização do Trabalho: Satisfação, Motivação e Monotonia Ergonomia de Processo, V.2 Teoria das Relações Humanas O comportamento humano é determinado por causas que, às vezes, escapam

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Seção 4.1 Conceitos de QVT Seção 4.2 QVT: problemas 1 Seção 4.1 CONCEITOS DE QVT 2 Qualidade de vida (QV) Impossível falar de QVT sem antes falar de QV QV, termo definido pelo

Leia mais

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS

GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS -------------- Saúde Saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social (OMS) Saúde mental tampouco é definida como ausência de transtornos mentais, mas

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

Joselita Batista dos Santos

Joselita Batista dos Santos CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO DO SERVIDOR, JOÃO CÂMARA/RN Joselita Batista dos Santos João Câmara, RN Agosto, 2012 1 1.

Leia mais

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina)

Ergonomia. Giselle Sousa. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) Ergonomia Giselle Sousa Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina) O que é Ergonomia? ERGOS = TRABALHO NOMOS = LEI, REGRA "Conjunto de conhecimentos científicos relativos

Leia mais

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar?

Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? Idade vsriscos Psicossociais. Como actuar? VI JORNADAS TÉCNICAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO DA AEVA Idade vs Riscos Psicossociais. Como actuar? Competitividade -Produtividade Competitividade Produtividade

Leia mais

Qualidade de Vida no Trabalho

Qualidade de Vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Alunas: Mireli Basilio R.A: 198019 Pâmela Oliveira 204015 Jhuenner Guareis 203006 Profª: Gisele Sailler A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação

Leia mais

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra

Juliana Mary Caldine Garcia Weiss Juliane Ferreira Lourenço Bezerra CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde PREVENÇÃO DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES E ESTRESSE NO AMBIENTE DE TRABALHO ATRAVÉS DA GINÁSTICA LABORAL: UMA PROPOSTA

Leia mais

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA

OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA OFICINA DE MEMÓRIA: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIDADE DE VIDA Seção Judiciária do Estado de São Paulo OFICINA DE MEMÓRIA REALIZADA COM OS OFICIAIS DE JUSTIÇA AVALIADORES DA CEUNI Uma Estratégia de Qualidade

Leia mais

CAPÍTULO 1 Definições e conceitos

CAPÍTULO 1 Definições e conceitos 25 CAPÍTULO 1 Definições e conceitos 1.1 Definição de Ginástica Laboral Vários pesquisadores apoiam e recomendam a prática da atividade física no ambiente de trabalho como uma das atitudes preventivas

Leia mais

6 Conclusões e Recomendações

6 Conclusões e Recomendações 93 6 Conclusões e Recomendações Este capítulo pretende relacionar as informações do referencial teórico com os resultados da pesquisa realizada com as duas pequenas empresas familiares no ramo do comércio.

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP)

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO NA NORMANDO GOMES & IRMÃOS (NORMANDO RECAP) Andrea

Leia mais

EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA

EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA EFETIVIDADE DA GINÁSTICA LABORAL NAS DOENÇAS OCUPACIONAIS E QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO DE LITERATURA GIOVANNA DE OLIVEIRA VECHIATO, 1 ANDOLFATO, KLEBER ROGÉRIO 2 RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva

Profa. Daciane de Oliveira Silva Profa. Daciane de Oliveira Silva Quando surgiu? O que realmente é motivação? Para Robbins (2005) é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance

Leia mais

Gestão de Riscos Psicossociais

Gestão de Riscos Psicossociais Gestão de Riscos Psicossociais Lisboa, 04 de Julho de 2013 Lúcia Simões Costa Centro de Psicologia da Universidade do Porto; Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra Ao contrário de outros tipos

Leia mais

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe

INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC. Apresentação. Equipe INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE FADIGA (TRF) EM SETOR DE COSTURA CASE MALWEE MALHAS JARAGUÁ DO SUL SC Apresentação Dr. Lucas Bevervanço Medicina do Trabalho / Ergonomia Equipe Vanderléia Fischer

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E PSICOLOGIA DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E PSICOLOGIA DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E PSICOLOGIA DO TRABALHO QUESTÕES COMENTADAS Prof. Camilla Oliveira 1 Resolvendo Questões 2 Questão 1 Considere o texto abaixo e responda a questão Na atualidade, os transtornos

Leia mais

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO SERVIDOR DA UNIOESTE

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO SERVIDOR DA UNIOESTE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE DO SERVIDOR DA Área temática: saúde Helenara Salvati Bertolossi Moreira (coordenadora da Ação de Extensão) Helenara Salvati Bertolossi Moreira 1, Isabele Maia Galvão

Leia mais

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho

Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho Cargos Carreiras Salários Qualidade de Vida no Trabalho www. 1 Descrição e análise de cargos www. 2 Cargos Descrição do cargo é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

Leia mais

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada

Marcos Vinicios da Costa Serrador. Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada Marcos Vinicios da Costa Serrador Fisioterapeuta /Téc. Segurança do Trabalho Pós graduado em Biomecânica do movimento e Sist. de Gestão Integrada DORT - Distúrbio Osteomusculares Relacionado ao Trabalho,

Leia mais

Curso Qualidade de Vida no Trabalho PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Qualidade de Vida no Trabalho. Lição 01: Psicologia Organizacional

Curso Qualidade de Vida no Trabalho PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. Qualidade de Vida no Trabalho. Lição 01: Psicologia Organizacional Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social - ABRAFORDES www.cursosabrafordes.com.br DICA: Tecle Ctrl+s para salvar este PDF no seu computador. Curso Qualidade de Vida no Trabalho Lição

Leia mais

GESTÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL

GESTÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO TEORIA COMPORTAMENTAL GESTÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO MODELOS ORGANIZACIONAIS COMTEMPORÂNEOS Curso: Engenharia de Produção Prof. Adalberto J. Tavares Vieira Origens e Caraterísticas Oposição à Teoria Clássica, à Teoria das Relações

Leia mais

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO TRABALHO Condições de Trabalho e o Consumo de Substâncias Psicoativas no Trabalho O trabalho e as condições em que este se desenvolve, constituem um

Leia mais

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

Conflitos e gerações. Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros Conflitos e gerações Análise do artigo solicitado para leitura; Conflitos geracionais no ambiente de trabalho; Stress e conflitos organizacionais; Stress, conflitos e doenças do trabalho. Prof. Dr. Alexandre

Leia mais

Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. A intensidade

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EDUCAR PARA O FUTURO (RE)PENSAR O ENSINO WORKSHOP KIT EMOCIONAL DO DOCENTE Câmara de Lobos, 6 e 7 de Maio de 2016 Anabela Pereira e Jacinto Jardim KIT EMOCIONAL DOCENTE AS EMOÇÕES

Leia mais

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.)

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.) P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise com Paulo Alvarenga (P.A.) CRISE DE ENERGIA HUMANA Porque você chegou atrasado? Atrasado Trânsito Inocência Não ter culpa Saí muito tarde Poder Algo é possível

Leia mais

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A.

ANEXO IX. Manual da Avaliação de Desempenho. São Paulo Turismo S.A. ANEXO IX Manual da Avaliação de Desempenho São Paulo Turismo S.A. 129 OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO A avaliação de desempenho será um processo anual e sistemático que, enquanto processo de aferição

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta.

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. MOTIVAÇÃO HUMANA O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. Conjunto dos meus motivos - tudo aquilo que a partir

Leia mais

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA

ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES CNROSSI ERGONOMIA E FISIOTERAPIA PREVENTIVA ERGONOMIA COGNITIVA APLICADA À PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS TRABALHADORES Cognição - Definição Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias

Leia mais

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto

Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Ergonomia no Trabalho: Produzindo com Conforto Exigência Legal Norma Regulamentadora nº 17 NR 17 Portaria MTPS nº 3.751, de 23 de novembro de 1990 17.1.2. Para avaliar a adaptação das condições de trabalho

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação

RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação RISCOS DE ADOECIMENTO NO TRABALHO: estudo entre profissionais de uma instituição federal de educação Heidi. J. FERREIRA 1 ; Alex R. CARVALHO 2 ; Fernanda M. TAVARES 3 ; Nádia N. ALMEIDA 4 RESUMO Diante

Leia mais

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E TEORIAS MOTIVACIONAIS Rodrigo Janoni Carvalho 1 INTRODUÇÃO O comportamento humano é fundamental para a compreensão da dinâmica organizacional. Nessa perspectiva, a motivação

Leia mais

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas

Alma Sana in Corpo Sano. A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Alma Sana in Corpo Sano A Ginástica Laboral nas Organizações Positivas Ginástica Laboral Porquê a Ginástica Laboral numa organização positiva? Lesões Músculo-Esqueléticas Ligadas ao Trabalho; Stress Ocupacional;

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

Plano de Atividades. Relatório de Atividades Formação Profissional. Página 1 de 18. Página 1 de 18. Mod221/V01.PG01 ( )

Plano de Atividades. Relatório de Atividades Formação Profissional. Página 1 de 18. Página 1 de 18. Mod221/V01.PG01 ( ) Plano de Atividades Relatório de Atividades Mod221/V01.PG01 (02.02.2015) Página 1 de 18 Página 1 de 18 2016 Elaborado: Cristina Pereira Data: 22.01.2017 Aprovado: Direção Data:26.01.2017 Página 2 de 18

Leia mais

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício

PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE. Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício PROGRAMA DE GINÁSTICA FUNCIONAL SALAS DE CONTROLE Bianca Vilela, Fisiologista do Exercício Biografia Bianca Vilela Bianca Vilela, profissional da área de Saúde, Educação Física e Fisiologia do Exercício,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 2 Prof. Fábio Arruda 1- Hierarquia das necessidades de Maslow Abraham Maslow apresentou

Leia mais

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA

Termo ergonomia. Ergonomia 25/04/2012. Palavra de origem grega. Ergo Trabalho. Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA Termo ergonomia Ergonomia Palavra de origem grega Ergo Trabalho LILIANE GRAÇA SANTANA CEREST-ES Nomos - Regra INTERFACE HOMEM AMBIENTE ERGONOMIA É o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO NA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS DO GÉNERO FEMININO Dissertação

Leia mais

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL

O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL O PAPEL DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO EMPRESARIAL Clariana de Lima RODRIGUES 1 Ritiely Mariano PRETEL 2 RESUMO O desempenho de cada pessoa está diretamente relacionado com a sua satisfação em relação

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

Ergonomia. Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra;

Ergonomia. Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra; Ergonomia Ergonomia Teve origem após a II Guerra Mundial, na Inglaterra; Preocupação em melhorar a eficiência, diminuindo sofrimento no trabalho, prevenindo riscos à saúde; Brasil 1983 ABERGO (Associação

Leia mais

Sílvia Lidiane Orlando Herthel Chartone

Sílvia Lidiane Orlando Herthel Chartone CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde Programa de qualidade de vida no trabalho: melhorando a realidade dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde

Leia mais

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina

BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina BURNOUT NA EQUIPE DE SAÚDE: Como lidar? Dra. Patricia Dalagasperina COMO LIDAR? 1 CONHECER burn - queima out - exterior Processo consumindo física e emocionalmente Falta de combustível Ministério da Saúde

Leia mais

Vinícius Carvalho Guimarães

Vinícius Carvalho Guimarães CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde ABORDAGEM PSICOLÓGICA AOS PROFISSIONAIS ACS DAS UNIDADES DE ATENÇÃO BÁSICAS DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA-MG. Vinícius

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: PSICOLOGIA (TRE-SP AJAP) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO.

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO. 2 SUMÁRIO 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES... 3 2 - TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO... 7 3 - TEORIA DA MATURIDADE... 8 4 - MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO... 11 RESUMO... 13 3 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES UNIDADE

Leia mais

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ABORDAGEM COMPORTAMENTAL Desdobramentos da Escola de Relações Humanas o Kurt Lewin Dinâmica de grupo (1935) o Chester Barnard As funções do executivo (1938) o George Homans Sociologia funcional de grupo

Leia mais

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba

Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Direito ao trabalho: Direito de todos os cidadãos Mara Takahashi set/2012 CEREST Piracicaba Há evidências de grupos sociais que estão à margem das conquistas do Estado de Direito pessoas com deficiências

Leia mais

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX HIGIENE, SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Higiene do Trabalho pode ser definida

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

PSICOLOGIA DO TRABALHO. Prof. Emerson Luiz Marques.

PSICOLOGIA DO TRABALHO. Prof. Emerson Luiz Marques. PSICOLOGIA DO TRABALHO Prof. Emerson Luiz Marques emersonpsi@gmail.com 1 O QUE É O TRABALHO? O trabalho é algo inerente ao funcionamento evolutivo do humano, próprio da evolução da vida, constituído no

Leia mais

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS

STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS de Higiene e Segurança no Trabalho STRESSOCUPACIONAL E PRÁTICAS MINDFULNESS Sara Ponte Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa ICBAS UP Medicina Geral e Familiar - Médica Interna de Formação Especifica

Leia mais

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização.

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. c 2 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. As necessidades humanas,

Leia mais

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho

Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Doenças Mentais e os Riscos Psicossociais no Trabalho Seminário Empresarial de Segurança e Saúde no Trabalho Porto Alegre, Novembro/2010 Especialista em Medicina do Trabalho, Doutora pela USP, Diretora

Leia mais

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde

ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Curso: Gestão Hospitalar Disciplina: Arquitetura Hospitalar ERGONOMIA e Saúde do Trabalhador nos Ambientes de Atenção à Saúde Professora Ma. Tainá Menezes Belém/PA 2016 ERGONOMIA: Estudo entre homem e

Leia mais

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud

ERGONOMIA. Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA Prof.ª Rosana Abbud ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM, BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO. EXEMPLOS FORMATO DE TALHERES E ESCOVAS

Leia mais

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO

A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO A FISIOTERAPIA DO TRABALHO NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ESTRESSE EM UM SETOR ADMINISTRATIVO Favato, A. C.; Bernini, G.; Andolfato, K. R. Resumo: O estresse no ambiente de trabalho (EAT) pode ter consequências

Leia mais

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO (AET) A AET visa: Prevenção de LER/DORT Diminuição do absenteísmo; Adequação à Lei 3751/90 - NR-17

Leia mais

FATORES DE RISCO PSICOSSOCIAIS E RISCOS PROFISSIONAIS: O CASO DAS LMELT. Florentino Serranheira António Sousa Uva

FATORES DE RISCO PSICOSSOCIAIS E RISCOS PROFISSIONAIS: O CASO DAS LMELT. Florentino Serranheira António Sousa Uva FATORES DE RISCO PSICOSSOCIAIS E RISCOS PROFISSIONAIS: O CASO DAS LMELT Florentino Serranheira António Sousa Uva LMELT e fatores de risco psicossociais: causa/consequência CEE INQUÉRITO DE OPINIÃO 2000

Leia mais

Facebook.com/concursovirtual Gestão de pessoas Trabalho em equipe O que é um grupo? Grupo primário x Grupo Secundário Os grupos podem ser formais ou informais. Formais - designados pela organização. Criados

Leia mais

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações

Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Escola de Relações Humanas e o Comportamento nas Organizações Aulas 6 e 7 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO Contextualizando A Escola de Relações Humanas Elton Mayo e o efeito Hawthorne Conceitos relacionados: Motivação:

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

INSS Saúde e qualidade de vida no serviço público. - O servidor público como agente de desenvolvimento social. Prof.

INSS Saúde e qualidade de vida no serviço público. - O servidor público como agente de desenvolvimento social. Prof. INSS 2016 - Saúde e qualidade de vida no serviço público. - O servidor público como agente de desenvolvimento social. Prof. Rafael Ravazolo Higiene, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho Contexto: O trabalho

Leia mais

Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT

Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT Ações e Programas para a promoção da Qualidade de Vida no Trabalho QVT A existência de programas de Qualidade de Vida no ambiente corporativo se faz uma prática muito comum no século XXI. Como principal

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti

Gestão de Pessoas. Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti Gestão de Pessoas Prof (a): Mestre Patrícia Bellotti As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Como o treinamento atua no desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN ESTÁGIO SUPERVISIONADO Psicologia do Esporte Joinville, 2016. CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Leia mais

Afundamentos da Administração

Afundamentos da Administração Afundamentos da Administração aula 3 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Fayol em uma de suas contribuições para o estudo da Administração define o chamado processo administrativo, com o desempenho de

Leia mais

Riscos Psicossociais no Trabalho

Riscos Psicossociais no Trabalho Riscos Psicossociais no Trabalho Violência relacionada com o Trabalho O aumento de situações de violência no âmbito do trabalho constitui-se um grave problema no mundo laboral, que tem impacto na dignidade

Leia mais

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação

Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Diagnóstico Pesquisa e Avaliação Introdução A pesquisa de clima organizacional tem como objetivo conhecer o nível de satisfação e a percepção das pessoas com relação ao seu ambiente de trabalho, identificando

Leia mais

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador

TERAPIA OCUPACIONAL. em saúde do trabalhador TERAPIA OCUPACIONAL em saúde do trabalhador 3 EXPEDIENTE Dr. Silano Souto Mendes Barros Presidente do CREFITO-1 Dra. Leiliane Helena Gomes Vice-presidente do CREFITO-1 Dra. Rosilda Almeida Argolo Diretora-secretária

Leia mais

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados

P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-26 - Comunicação Interna - Como engajar e motivar lideranças para resultados REINALDO PASSADORI Se você pudesse, agora, fazer algo que fizesse

Leia mais