FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN"

Transcrição

1 FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN ESTÁGIO SUPERVISIONADO Psicologia do Esporte Joinville, 2016.

2 CAMILA FERNANDA SCHATZMAN POLLYANA MOSKWYN ESTÁGIO SUPERVISIONADO Psicologia do Esporte Projeto de Estágio desenvolvido pelas alunas do 4º ano do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala - FGG na Associação dos Amigos do Basquete de Joinville como requisito parcial para formação. Supervisionado pelo Prof. Adilson Aviz. Joinville, 2016.

3 PROJETO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Associação dos Amigos do Basquete de Joinville AABJ 1. JUSTIFICATIVA A Psicologia do Esporte vem, nos últimos anos se apresentando como uma área de atuação do profissional Psicólogo de caráter peculiar a uma exigência própria aos rendimentos de alto nível em paralelo ao controle das emoções e adequação de comportamentos que proporcionam a tais resultados. Em uma área que requer disciplina, constância nos treinamentos e atenção direcionada aos objetivos de curto, médio e longo prazo, torna-se profíquo todo o conhecimento que a Psicologia dispõe sobre a subjetividade das relações intra e interpessoais envolvendo atletas e suas competições, assim como, à comissão técnica e dirigentes de clubes. Atrelado a Psicologia do Esporte, cabe aqui destacar o envolvimento da prática psicológica aos atletas paraolímpicos, não focando especificamente nas deficiências, mas aos aspectos de competição, treinamento, controle, monitoramente e resultados. 2. OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral: Praticar no Estágio Supervisionado os conteúdos estudados no curso de Psicologia até o 4º ano.

4 2.2 Objetivos Específicos: Praticar observação participante no contexto de treinamento e competições; Identificar demandas individuais de rendimento; Identificar demandas a trabalhar no processo de grupo; Apresentar propostas de intervenção. 3. REVISÃO DE LITERATURA A psicologia do esporte (PE) é um dos ramos da psicologia pouco explorado e conhecido no meio acadêmico. Segundo Rubio (2000 apud MODESTO; AVIZ, 2011) somente a partir de 1998 que os cursos de psicologia começaram a oferecer a psicologia do esporte como disciplina optativa, restando ao profissional psicólogo que desejasse ingressar nessa área procurar por cursos de extensão e especialização. A PE vem para compor as chamadas Ciências do Esporte, juntamente com outras áreas que são Antropologia, Sociologia e Filosofia. Aqui também estão inclusos a medicina, biomecânica e fisiologia do esporte, que acaba resultando em uma interdisciplinaridade necessária. O objetivo da Psicologia do Esporte, hoje, é atuar em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmicas de grupo, bem-estar de atletas que se caracteriza em um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico estejam se complementando. Segundo Weinberg e Gould (2008), a psicologia do esporte tem como objetivo entender os fatores psicológicos que afetam o desempenho físico do indivíduo. Assim como citado acima, há inúmeros fatores que podem interferir no bom rendimento de um atleta em meio a uma competição. Além disto, também procura entender como a participação em esportes e exercícios afetam o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar do atleta. Um exemplo para este caso seria entender a relação que o atleta tem com o esporte, se usa o mesmo para amenizar algum excesso.

5 São diversas as atuações de um psicólogo dentro do esporte. No esporte de rendimento, sendo um dos focos desse estágio, a psicologia é usada como uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de recuperação e otimizar o desempenho do atleta, analisando os determinantes psíquicos que interferem no rendimento do atleta ou no grupo esportivo. No esporte educacional/escolar, o psicólogo analisa os processos de ensino e aprendizagem, envolvendo a questão socioeducativa do esporte, além de preparar seus praticantes para a cidadania e para o lazer. O esporte recreativo visa o bemestar do indivíduo, aqui são avaliados os interesses, atitudes e motivos de grupos recreativos de diferentes faixas etárias, é aplicado de forma voluntária e com conexões com os movimentos de educação permanente e com a saúde. Por fim, o esporte de reabilitação, onde também se encontra o foco do nosso estágio, este engloba o trabalho tanto com atletas lesionados como com atletas com alguma deficiência, seja esta física ou mental. O psicólogo nesta área investiga os aspectos preventivos e terapêuticos do esporte. Sobre o esporte de reabilitação, Andrade e Brandt (2008) apud Souza (2005) citam que "a partir de uma integração do deficiente físico no âmbito do esporte há uma grande oportunidade de os mesmos constituírem sentimentos positivos de dignidade e amor próprio, esta pratica instiga e estimula a percepção das habilidades de cada pessoa". Andrade e Brandt (2008) apud Souza (2005) cita também que com a inclusão do deficiente físico no esporte nota-se uma integração que poderia ser favorecida, por meio de atividades que resgatassem nos portadores de deficiência física sentimentos positivos de dignidade e amor próprio. Desta forma a pratica da atividade física constitui um momento privilegiado de estimulação e percepção das potencialidades do ser humano portador de deficiência. É notável as grandes melhorias que o esporte proporciona na qualidade de vida de cada atleta, sendo assim o mesmo deve ser observado em sua totalidade, pois o esporte vem contribuindo cada vez mais para inúmeros benefícios onde deveria ser parte da reabilitação dos indivíduos. (ANDRADE; BRANDT, 2008, apud STEINBERG e BITTAR, 1993). Por fim, as práticas esportivas para o deficiente físico ou mental podem ser uma grande probabilidade de reabilitação, por isso, estas práticas devem ser muito bem orientadas e estimuladas para os mesmos, visto os benefícios que as mesmas

6 oferecem para o deficiente. A partir da prática esportiva, além de ter um processo de reabilitação saudável, tem uma inserção social ainda maior, surgindo novos espaços e caminhos como o de competições abrindo espaço para a expressão do atleta surgir, além de ótimos resultados de rendimentos. Berbanti (2002) diz que o esporte deve seguir as mesmas regras e normas do esporte no geral, porém evidenciamos as diferenças as quais não queremos que existam. O esporte segue a classificação medico-desportiva, ela divide entre a própria natureza da deficiência e pode ser encontrada nos jogos paraolímpicos, campeonatos brasileiros de estados e municipais. Há grandes cidades que possuem times e associações em diversas modalidades esportivas de pessoas deficientes, porém são poucas as pessoas que tem a informação da existência do mesmo. Salmela (1991 apud MODESTO; AVIZ, 2011) relata que a PE é um segmento com objetivos específicos e área própria de interesse e, portanto com aplicações e técnicas próprias. Assim sendo, a Psicologia do Esporte e Psicologia no Esporte não são sinônimos, visto que esta última inclui intervenções relacionadas com outras áreas da psicologia e de outras ciências. No trabalho da PE, deve-se oferecer apoio e aconselhamento para os atletas e demais envolvidos, mas isso não significa que o psicólogo estará realizando psicoterapia. O enfoque passa a ser um estudo sobre os tipos de intervenção psicológica que o esporte deve requerer. 4. METODOLOGIA O Estágio acontecerá respeitando as horas exigidas, sendo elas 144h em campo, 72h de supervisão e 200h distribuídas em eventos, cursos de extensão, visitas técnicas e preparação para intervenções. Durante a semana, 4 horas serão aplicadas no campo e 2h em supervisão. No primeiro bimestre as estagiárias estarão realizando observações participativas no contexto de treinos e competições interagindo com a Comissão Técnica e atletas com vistas a levantar demandas para intervenção, discussões e estratégias futuras.

7 No segundo bimestre as demandas serão distribuídas em um projeto de intervenção a ser discutido com a Comissão Técnica. O estágio será direcionado para prática como resultado de discussão sobre as possibilidades de ações ao tema. No terceiro bimestre será elaborado um artigo científico com os resultados apresentado até então com a intenção de divulgação do trabalho em eventos acadêmicos. No quarto bimestre o estágio será encerrado com o Relatório de Conclusão de Estágio RCE e com a devolutiva sobre os trabalhos desenvolvidos, conteúdos observados e sugestões para trabalhos futuros. A partir do segundo bimestre as estagiárias estarão dispostas em algumas atividades envolvendo cursos de extensão, visitas técnicas, participação e montagem de eventos que abarcará as horas necessárias para o complemento de estágio. 5. RESULTADOS ESPERADOS A partir dos resultados desse Estágio, haverá um conjunto de dados teóricos e metodológicos que poderão sustentar pressupostos de intervenção na área da Psicologia do Esporte junto à futuros projetos: Apresentação de mapeamento comportamental e ações para a efetividade em âmbitos de grupos específicos; Elaboração de seminários para profissionais da área, atletas, dirigentes de equipes e comunidade em geral sobre temas levantados; Sugestão de estratégias de ação para adequação comportamental em grupo; Publicação dos resultados em artigos e eventos acadêmicos. Os resultados, também proporcionarão a ampliação do conhecimento no campo de pesquisa envolvendo a temática na comunidade Acadêmica através dos dados e da teoria envolvendo os Estágios Supervisionados do curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala - FGG.

8 Acredita-se que o desdobramento desse Estágio seja relacionado a importância da discussão e aplicação de estratégias para a efetivação da Psicologia do Esporte como mais uma atuação efetiva da profissão. 6. CRONOGRAMA Metas Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Inicio das supervisões e X distribuição das equipes Sondagem de campo de X X X estágio Supervisão X X X X X X X X X X Estágio em campo X X X X X X X X X Observação participativa X X Projeto de intervenção Intervenções: Práticas em X X X X X grupo; Cursos de Extensão; Sugestão de atividades. Participação em eventos X X X X Artigo científico Relatório de Conclusão de Estágio Devolutiva X X X X 7. REFERÊNCIAS ANDRADE, Alexandro. BRANDT, Ricardo. A psicologia do esporte aplicada a atletas portadores de necessidades especiais: reflexões epistemológicas, filosóficas e práticas. Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, 2008.

9 MODESTO, Andréa G.B., AVIZ, Adilson José de. A importância do psicólogo do esporte: Um Novo Campo de Atuação. Faculdade Guilherme Guimbala. ACE. Trabalho de Conclusão de Curso. RUBIO, K. A Psicologia do Esporte: histórico e áreas de atuação e pesquisa. 12/02/1999.

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional.

Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Psicólogo do Esporte: a percepção de atletas sobre a importância desse profissional. Beatris L. A. HUHN ¹ ; Matheus R. DIAS ²; Douglas ELEOTERIO ³; Lucas V. GOMES 4; Rafael C. KOCIAN 5; Mariana Z. MARTINS

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia -

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA. - Curso de Psicologia - Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes - ICHLA - Curso de Psicologia - Descrição do Curso: O Curso de Psicologia oferece formação no perfil

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H

MATRIZ CURRICULAR. * 1º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da Psicologia -------- 60 PPB I Processos Cognitivos -------- 60 Fisiologia e Comportamento -------- 30 Práticas

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: 01/01/2009. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 Página: 1 de 6 01 PSI101 - Introdução à História da Psicologia - Ativa desde: PSI102 - Genética Humana - Ativa desde: PSI103 - Sociologia - Ativa desde: PSI104 - Psicologia e Sociedade - Ativa desde: PSI105

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial - CEP 18136-540 São Roque SP Fone (11)

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PSICOLOGIA * 1º PERÍODO* Psicologia, ciência e profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 Historia da psicologia -------- 60 Introdução à filosofia -------- 60 Cultura e sociedade -------- 60 Práticas integrativas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330

MATRIZ CURRICULAR. Carga horária total 330 Matriz Curricular do Curso de Psicologia 2017.1 * 1º PERÍODO* Psicologia, Ciência e Profissão -------- 60 Neuro-anatomomia -------- 60 História da Psicologia -------- 60 Introdução à Filosofia --------

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2017 CAMPUS BOA VISTA CENTRO. Jogos Recreativos e práticas esportivas no Tratamento da Dependência Química

PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2017 CAMPUS BOA VISTA CENTRO. Jogos Recreativos e práticas esportivas no Tratamento da Dependência Química PROJETO DE EXTENSÃO SEM BOLSA 2017 CAMPUS BOA VISTA CENTRO DIREX REGISTRO SOB Nº I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 01. Título do Projeto Jogos Recreativos e práticas esportivas no Tratamento da Dependência Química

Leia mais

Relatório de Currículo Pleno

Relatório de Currículo Pleno Página 1 Num. Currículo: 55-2014 / 1 Situação do Currículo: Ativo 10635 ATIVIDADES COMPLEMENTARES I 11 15 28291 ESTÁGIO BÁSICO I 11 68 5152 ESTATÍSTICA APLICADA À PSICOLOGIA 11 34 27035 FISIOLOGIA 11 51

Leia mais

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA - FORMAÇÃO DE CAPITAL E ESGOTAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES Página 1 de 28 Atualização: da poupança jun/81 1 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00 26.708,00-0,000% - 26.708,00 26.708,00 26.708,00 jul/81 2 133.540,00 15,78 10,00% 13.354,00 10,00% 13.354,00

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiológica e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação e

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 1.72.380,00 0,00 0,00 0,00 361.00,00 22,96 22,96 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl

Leia mais

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10

PRÓ-TRANSPORTE - MOBILIDADE URBANA - PAC COPA 2014 - CT 318.931-88/10 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE Simpl Acum Simpl Acum jul/10 a jun/11 jul/11 12 13 (%) (%) (%) (%) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 1/11 AMPLIAÇÃO DA CENTRAL DE ago/11 Simpl Acum Simpl Acum Simpl Acum 14 set/11 15

Leia mais

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso

PSICOLOGIA. Conheça mais sobre o curso PSICOLOGIA Conheça mais sobre o curso MITOS VERDADES 1 Profissional que bate papo. 1 Elabora e planeja com uma finalidade. 2 Adivinha e descobre tudo. 2 Estuda e faz ciência. 3 Analisa e dá conselhos.

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: PSICOLOGIA Campus: MACAÉ Missão O Curso de Psicologia da Estácio de Sá tem como missão formar profissionais Psicólogos generalistas que no desempenho de suas atividades

Leia mais

DADOS MINISTERIO DO ESPORTE ÓRGÃO CONCEDENTE MINISTERIO DO ESPORTE CONVENENTE/CONTRATADO MINAS TENIS CLUBE

DADOS MINISTERIO DO ESPORTE ÓRGÃO CONCEDENTE MINISTERIO DO ESPORTE CONVENENTE/CONTRATADO MINAS TENIS CLUBE DADOS OBJETO DO CONVÊNIO: Preparação de Atletas de Alto Rendimento de Ginástica Artística do Minas Tênis Clube, a fim de contribuir para o treinamento, competição e a evolução dos atletas da entidade,

Leia mais

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia

1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1.1. Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Psicologia 1 SEMESTRE Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia 60 Desenvolvimento do Conhecimento Científico 60 Comunicação e Expressão 60

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. História e Sistemas

Leia mais

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT (66)

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT   (66) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º Semestre Extensão 1 e Anatomia Humana 4 40 40-80 Bioética e Legislação 2 40 - - 40 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 - - 60 Introdução

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIVERSIDADE JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FÌSICA FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( X) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( X) Presencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 20/07/2015 Currículo de Cursos Hora: 15:34:40 Curso: Psicologia Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Psicólogo Turno: Integral Tipo: Curso Modalidade: Bacharelado

Leia mais

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA

1 o. 2 o. 3 o MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DE POR PERÍODO LETIVO Período EIXOS ESTRUTURANTES COMPONENTE CURRICULAR SEMANAL SEMESTRAL 1 o História da Psicologia 4-80 66,7 Psicologia Ciência e Profissão,3 Processos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 10/07/2019 Currículo de Cursos Hora: 12:21:13 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Documento de Autorização: Psicologia Ensino

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Educação Física - Bacharelado Missão A missão do Curso de Bacharelado em Educação Física é formar profissionais para atuar nos diferentes segmentos humanos e sociais,

Leia mais

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável :

Art. 5º- Para uma instituição ser conveniada como local de estágio é indispensável : REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ESPECÍFICOS Fixa normas para o funcionamento dos Estágios Supervisionados Específicos em Psicologia. (Aprovado pelo CONSEPE) I - DOS OBJETIVOS Art. 1º- O Estágio Curricular Específico

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO: PSICOLOGIA HORÁRIA 1 SEMESTRE 2 SEMESTRE 3 SEMESTRE ESTRUTURA CURRICULAR - 2017 CURSO: PSICOLOGIA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA C. H. TEORICA C.H. PRÁTICA Nº DE 1 SEMESTRE 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA 1 ANATOMIA HUMANA 60 60 ---- 3 1/2 1 PSICOLOGIA GERAL 90 90 ----

Leia mais

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte

Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte Projeto Pedagógico do Bacharelado em Esporte Descrição: O Esporte estruturado é sinônimo de Esporte Formal, o qual é definido com uma atividade regulada por normas nacionais e internacionais e por suas

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de

Diário da República, 2.ª série N.º de Novembro de Diário da República, 2.ª série N.º 211 3 de Novembro de 2011 43783 OT EST PROJ Saúde Mental Comunitária II....... 2 65 20 4,5 Introdução à Psicologia Comunitária 4 90 30 6 Empowerment: Teoria e Prática.....

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - EAD (Currículo iniciado em 2016) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA D0041/I 68 H Introdução ao estudo da anatomia humana.

Leia mais

Matriz Curricular - Curso de Psicologia

Matriz Curricular - Curso de Psicologia Matriz Curricular - Curso de Psicologia 1 o SEMESTRE 001 Fundamentos Epistemológicos da Psicologia 002 Introdução à Filosofia 40 40 00 003 Processos Psicológicos Básicos 004 Genética e Evolução 60 60 00

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/I (Currículo iniciado em 2013) ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA 68 h/a 0689/I Introdução ao estudo da anatomia humana. Osteologia, sindesmologia,

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PSICOLOGIA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SAÚDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Leia mais

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG.

Psicologia do desenvolvimento I Psicologia da Aprendizagem OBRIG. CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA I SEMESTRE História da Psicologia 80 80 4 67 OBRIG Psicologia Ciência e Profissão 40 40 2 33 OBRIG Anatomia Sistêmica 80 50 30 4 67 OBRIG Filosofia 80 80 4 67 OBRIG Fundamentos

Leia mais

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS 1º Semestre NÚCLEO COMUM Credito Teórica Prática Estágio Total História e Epistemologia da Psicologia 04 72 - - 72 Filosofia 02 36 - - 36 Sociologia

Leia mais

Fones: (0xx62)

Fones: (0xx62) UniEVANGÉLICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Avenida Universitária Km 3,5 CEP: 75 070.290 Anápolis GO Fones: (0xx62) 3310 6688 ANO:2017/1 PERÍODO: 7º BACHARELADO DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DOS ESPORTES PARALÍMPICOS

Leia mais

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional.

Fundada em 04 de setembro de 2000, tem desempenhado suas propostas desportivas e sociais de forma cada vez mais organizada e profissional. INSTITUCIONAL A ASSOCIAÇÃO PARADESPORTIVA JR nasceu com a finalidade de contribuir com a integração da Pessoa com Deficiência na sociedade através do esporte. É pioneira neste tipo de projeto social, ou

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 44/09

PROJETO DE LEI N.º 44/09 PROJETO DE LEI N.º 44/09 Dispõe sobre a Política Municipal de Esporte e Lazer de Santa Bárbara d Oeste". A Câmara Municipal Santa Bárbara d Oeste decreta: CAPÍTULO I Da Finalidade Art. 1º. - A Política

Leia mais

América Latina. Enfª Jeane A.G.Bronzatti

América Latina. Enfª Jeane A.G.Bronzatti I Fórum de Ensino da América Latina Enfª Jeane A.G.Bronzatti COREN-SP. Nº23.219219 A questão do desenvolvimento das pessoas, nas organizações moderna é fundamental para a manutenção e/ou ampliação de seu

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS SANTA CRUZ COMISSÃO INTERNA DO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PROJETO VIDA SAUDÁVEL E QUALIDADE

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Capacitar profissionais através de instrumentos atualizados e inovadores

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA CURSO LICENCIATURA 1º PERÍODO Préreq Vagas TEO PRA TOT SEM DO01300 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da 54-54 3 - Agostinho Rosas UM01302 Fund. Sociológicos e Antropológicos da Educação

Leia mais

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE

DELEGACIA REGIONAL TRIBUTÁRIA DE Fatores válidos para recolhimento em 01/08/2016 JANEIRO 3,3714 3,2396 3,0166 2,8566 2,6932 2,5122 2,3076 2,1551 1,9790 1,8411 1,7203 1,5947 FEVEREIRO 3,3614 3,2158 3,0021 2,8464 2,6807 2,4939 2,2968 2,1429

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1. ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA SERIADO ANUAL - MATUTINO/NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS

Leia mais

PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE

PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE PROJETOS ESPORTIVOS DO CLUB ATHLETICO PAULISTANO LEI PAULISTA DE INCENTIVO AO ESPORTE Clique aqui e confira a LEI PAULISTA Nº 13.918, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Atualizado em 29.06.2018 PROJETOS ESPORTIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º PERÍODO LICENCIATURA Biologia e Bioquímica Ronaldo 09/abr 19h10 04/jun 19h10 18/jun 19h10 25/jun 19h10 Fisiologia Humana Ronaldo 10/abr 19h10 05/jun 19h10 12/jun 19h10 26/jun 19h10

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA

MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES ) BACHARELADO EM PSICOLOGIA MATRIZ CURRICULAR (INGRESSANTES 1.2018) BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1 Período - Unidade Multidisciplinar Temática: Fundamentos da Psicologia Psicologia Ciência e Profissão 80 66 4 Fundamentos Teóricos da

Leia mais

QUADRO DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NA MATRICULA DO 2 SEMESTRE Período

QUADRO DAS DISCIPLINAS OFERECIDAS NA MATRICULA DO 2 SEMESTRE Período QUADRO DAS S OFERECIDAS NA MATRICULA DO 2 SEMESTRE 2011 1 Período TEO PRA TOT SEM Préreq N Vagas 0001300 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da 54 54 3 0001200 Fundamentos Acadêmicos Profissionais

Leia mais

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA

ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA ERGONOMIA Aula 1 DISCIPLINA: ERGONOMIA DEFINIÇÃO A palavra ergonomia deriva do grego, sendo composta pelos termos ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa regras. A Ergonomia é uma ciência

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2018 BIOLOGIA APLICADA A PSICOLOGIA GENÉTICA FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA LÍNGUA PORTUGUESA METODOLOGIA CIENTÍFICA

Leia mais

Plano de Ensino. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2º Ano. Marcelo Eder Lamb Analice Marchezan Suzi Pacheco da Silva

Plano de Ensino. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2º Ano. Marcelo Eder Lamb Analice Marchezan Suzi Pacheco da Silva IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino CURSO: Técnico em Vendas FORMA/GRAU:( X )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA Ana Patrícia Karla Toniolo

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA Ana Patrícia Karla Toniolo CURSO LICENCIATURA 1º PERÍODO NOVO PERFIL (2018.2) CH00020 Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação e da Préreq 60 60 4 35 Bernadete Campos CH00021 Libras 15 60 4 35 CH00022 Anátomo-fisiologia

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR. Laboratório de Investigação em Desporto PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR PSICOLOGIA DO DESPORTO 2014 Equipa: Doutor Carlos Silva Doutora Carla Chicau Doutor Luís Cid (coordenador) Psicólogo Luís Gonzaga

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA Ana Patrícia Karla Toniolo

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA Ana Patrícia Karla Toniolo QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES CURSO LICENCIATURA 1º PERÍODO NOVO PERFIL (2018.2) CH00020 Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação e da Préreq 60 60 4 35 Bernadete Campos CH00021 Libras

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PSICOLOGIA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Psicologia. Grau Conferido: Bacharel em Psicologia. Modalidade: Presencial. Duração: 5 (cinco) anos ou 10 (dez) períodos. Área de Conhecimento:

Leia mais

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ASPECTOS INTRODUTÓRIOS A PSICOLOGIA DA ACTIVIDADE FÍSICA E DO DESPORTO (PAFD) Natureza e âmbito Retrospectiva histórica Psicologia do Desporto: áreas e funções PSICOLOGIA DA ACTIVIDADE FÍSICA E DO DESPORTO

Leia mais

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte

PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube. Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte PROJETOS INCENTIVADOS Minas Tênis Clube Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte Lei de Incentivo ao Esporte PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS TRIBUTADAS PELO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE

RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE RESOLUÇÃO Nº 11/08 - CEPE Fixa o Currículo Pleno do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 163 Optativos: 24.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 163 Optativos: 24. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:13:39 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento.

ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento. ARTIGO Psicologia Clínica, Esportiva ou Coaching Esportivo - Entenda as diferenças e semelhanças das formas de atendimento. Existe uma grande dúvida entre a diferença de coaching e psicologia clínica e

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC

PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MINISTÉRIO DO ESPORTE PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA COM CIDADANIA PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE PRONASCI/ PELC PRONASCI PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo. Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina

DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo. Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina DESENVOLVIMENTO DE TREINADORES NO BRASIL: Possibilidades de Formação em Longo Prazo Michel Milistetd Universidade Federal de Santa Catarina Roteiro: Aprendizagem de treinadores esportivos; Panorama da

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS

EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo são

Leia mais

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12

TABELA PRÁTICA PARA CÁLCULO DOS JUROS DE MORA ICMS ANEXA AO COMUNICADO DA-46/12 JANEIRO 2,7899 2,6581 2,4351 2,2751 2,1117 1,9307 1,7261 1,5736 1,3975 1,2596 1,1388 1,0132 FEVEREIRO 2,7799 2,6343 2,4206 2,2649 2,0992 1,9124 1,7153 1,5614 1,3860 1,2496 1,1288 1,0032 MARÇO 2,7699 2,6010

Leia mais

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA

GDOC INTERESSADO CPF/CNPJ PLACA Fatores válidos para recolhimento em 01/02/2017 JANEIRO 3,4634 3,3316 3,1086 2,9486 2,7852 2,6042 2,3996 2,2471 2,0710 1,9331 1,8123 1,6867 FEVEREIRO 3,4534 3,3078 3,0941 2,9384 2,7727 2,5859 2,3888 2,2349

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS 01. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MÍDIA Educação e comunicação como práticas culturais. Mídias como expressão simbólica das diferenças culturais. A tecnologia como cultura e potencializadora

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE GRADE CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FAIT 1º SEMESTRE - 2019 PSICOLOGIA FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA DOCENTE MARCO AURÉLIO FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA SÍLVIA SAÚDE, EDUCAÇÃO

Leia mais

Gildo Benedito Ramos da Rocha

Gildo Benedito Ramos da Rocha Gildo Benedito Ramos da Rocha Coordenação de Educação Física da Faculdade São Paulo Licenciado em Educação Física IEDA-ASSIS-SP Especialista em Metodologia no Ensino Fundamental e Médio. Professor de Educação

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 1 Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Turismo, Hospitalidade e Lazer CURSO: Gestão de Turismo FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( x ) tecnólogo

Leia mais

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO

PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO PSICOLOGIA MATUTINO / NOTURNO 1º Ano / 1º Semestre / 1º Período Epistemologia e História da Psicologia I Estatística Instrumentos e Projetos de Pesquisa em Psicologia I Metodologia de Pesquisa @ Neurofisiologia

Leia mais

DISCIPLINAS DO PROGRAMA QUADRO DE DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE

DISCIPLINAS DO PROGRAMA QUADRO DE DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE Universidade de Brasília-UnB Instituto de Psicologia - IP Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento PED Coordenação do Programa de Pós-Graduação: Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PSICOLOGIA Morfofisiologia e Comportamento Humano 136 Estudo anátomo-funcional de estruturas orgânicas na relação com manifestações emocionais. Comunicação

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária

Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 Disciplinas 1º semestre Semestre Carga horária Estrutura Curricular do Curso de Graduação em Psicologia Ano 2019 1º semestre Semestre Carga História e princípios gerais da 1º 40 h/a Psicologia Fundamentos da Neurologia aplicada à 1º 40 h/a psicologia

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA ESPORTE TURISMO E LAZER ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA 13 DE MAIO PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SÔNIA CRISTINA DE SOUZA ARAÚJO

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem e também capacitar profissionais a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizado escolar, por meio de instrumentos

Leia mais

Clínica Psicológica. Apresentação

Clínica Psicológica. Apresentação Apresentação A é uma entidade pública, ligada ao Departamento de Psicologia da UFPE, que existe em função de três vetores, a saber: Ensino: fornecendo campo para que as diversas formas de capacitação do

Leia mais

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos

1.Perfil do Formando Avaliação Formandos 1.Perfil do Formando 2 Antes deste, fez outro Curso de Graduação? Em que área? Não fiz outro curso 93,8% Ciências Biológicas 0, Ciências da Saúde 1,6% Ciências Exatas e da Terra 0, Ciências Humanas e Sociais

Leia mais

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA

QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES SEMESTRE CURSO LICENCIATURA DO01300 UM01302 UM01221 QUADRO DE LOTAÇÃO DE PROFESSORES CURSO LICENCIATURA Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação e da Educação Física Fund. Sociológicos e Antropológicos da Educação e da Educação

Leia mais

PROGRAMA DE GESTORES FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA FAE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA CAE

PROGRAMA DE GESTORES FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA FAE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA CAE O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é o Departamento de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Lançado em 2009, tem a missão de gerar e difundir conhecimento para a formação de profissionais de

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA.

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2001 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA, REGIME SERIADO ANUAL, DO CÂMPUS DE ITATIBA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL

REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL REGULAMENTO PARA TÉCNICOS E INSTRUTORES DE TIRO COM ARCO NO BRASIL INTRODUÇÃO Diante da necessidade de estabelecer as titulações, a CBTARCO junto as Federações estaduais, vem através deste normatizar a

Leia mais

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD

5/3/2009. Antonio Carlos Gomes, PhD Antonio Carlos Gomes, PhD Estratégias voltadas para a Formação integral do atleta 1 ? QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS Ações na preparação a longo prazo 2 Fábrica? Usina? Indústria? MEDALHA OLÍMPICA? VOU SER CAMPEÃO?

Leia mais

Matutino. Primeiro Período

Matutino. Primeiro Período GRADE CURRICULAR DE PSICOLOGIA 2016/1 Matutino CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PSI0465 FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 30 PSI0277 PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO I 60 PSI0278

Leia mais

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+

DATA DIA DIAS DO FRAÇÃO DATA DATA HORA DA INÍCIO DO ANO JULIANA SIDERAL T.U. SEMANA DO ANO TRÓPICO 2450000+ 2460000+ CALENDÁRIO, 2015 7 A JAN. 0 QUARTA -1-0.0018 7022.5 3750.3 1 QUINTA 0 +0.0009 7023.5 3751.3 2 SEXTA 1 +0.0037 7024.5 3752.3 3 SÁBADO 2 +0.0064 7025.5 3753.3 4 DOMINGO 3 +0.0091 7026.5 3754.3 5 SEGUNDA

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO

CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO Um dos 5 (cinco) cursos mais procurados do País, devido seu altíssimo grau de empregabilidade e área de atuação! O Curso de Psicologia das Faculdades Integradas ASMEC

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº170/consepe de ) Ingressantes 2019/1 1º Semestre /R Bases Biológicas dos Processos Psicológicos 04 80 - Diversidade Étnico-Cultural (EAD) 04-80 Língua Portuguesa (EAD) 04-80 Ética Profissional 02 40 - História da Psicologia

Leia mais

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA

FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA FESTIVAL DE INICIAÇÃO ESPORTIVA Projeto: Festival de Iniciação Esportiva Publicação no D.O.U 28/12/2015 Seção 1 Pág 125 Beneficiários Diretos: 300 crianças/adolescentes Valor Total aprovado: R$ 302.681,74

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO Nome da Disciplina: Fundamentos da Educação Física Descrição: Contextualização da Educação Física e da cultura universitária em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS ESTÁGIOS ESPECÍFICOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA 1º SEMESTRE DE 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS ESTÁGIOS ESPECÍFICOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA 1º SEMESTRE DE 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS ESTÁGIOS ESPECÍFICOS DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA 1º SEMESTRE DE 2018 Cumprindo seu objetivo de coordenar os estágios supervisionados específicos do Curso de

Leia mais

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO

CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS PERÍODO CURSO: PSICOLOGIA EMENTAS 2019.1 DISCIPLINA: ANATOMIA HUMANA 1 PERÍODO Estudo da forma, estrutura, localização e função dos órgãos e sistemas do corpo humano de forma geral e segmentar. DISCIPLINA: HISTÓRIA

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

Instituto Superior Politécnico Tocoísta

Instituto Superior Politécnico Tocoísta Instituto Superior Politécnico Tocoísta Decreto Presidencial N.º 83/16, de 18 de Abril Diário da República I Série N.º61 INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA LUANDA Ano académico 2018

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA ASMEC OURO FINO/MG C U R S O: Psicologia Currículo: Bacharelado 1º. PERÍODO Anatomia Humana 4 60 20 Língua Portuguesa 4 80 Filosofia 2 40 Psicologia e Comunidade

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS): RELATO DE EXPERIÊNCIA MICHELE ALVES BRONDANI 1 MARIANNA DIDONET HOLLERBACH 2 CERVITA ROMERO CAVALEIRO 3 LUCIANE BENVEGNU PICCOLOTO 4 RESUMO As

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018 CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ANO 2018 NÚCLEO DE ESTUDOS DE FORMAÇÃO GERAL 660 h 1. Anatomia do Movimento Humano 2. Crescimento e Desenvolvimento 3. Técnicas de Comunicação e Expressão 4. História

Leia mais

CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: V COPA UEMS DE FUTSAL

CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: V COPA UEMS DE FUTSAL CAMPEONATO INTERNO DE FUTSAL MASCULINO E FEMININO DA UEMS-AQUIDAUANA: V COPA UEMS DE FUTSAL Antonio Carlos Pitton Santiago 1, Agenor Martinho Correa 2, Jean Carlos Bernardino 3, Luan Eudes da Silva 3,

Leia mais

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA

DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos

Leia mais