Agrupamento de Escolas de Azeitão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Agrupamento de Escolas de Azeitão"

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação Final 212/213 Análise dos resultados Pré-Escolar Responsável: Regina Soares

2 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Formação Pessoal e Social Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Em Formação Pessoal e Social verificou-se, ao longo do ano letivo, uma tendência crescente para os alunos responderem positivamente aos objetivos definidos. No 3º período 7 dos 123 alunos do pré-escolar adquiriram todos os objetivos definidos para esta área de conteúdo. Verificou-se que apenas 3 alunos adquiriram menos de 5% dos objetivos esperados.

3 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Linguagem Oral e Abordagem à Escrita Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Em Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, e de acordo com a análise do gráfico verificouse uma evolução das aprendizagens, sendo que no 3º período 45 dos 123 alunos adquiriram todos os objetivos definidos. Essa evolução foi também significativa em termos dos alunos com mais dificuldades já que no 1º período existiam 46 alunos que tinham menos de 5% dos objetivos adquiridos e no 3º período existem apenas 9 alunos nessas condições. Este domínio é aquele onde se verificam mais dificuldades dos alunos, facto justificado pelo elevado número de alunos com problemas de articulação.

4 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Matemática Nº de Items 1º Período º Período º Periodo No âmbito da Matemática os resultados, nos 1º e 2º períodos, não manifestam evoluções muito significativas. No 3º período verificou-se uma evolução bastante positiva já que houve 77 alunos a adquirirem todos os objetivos definidos quando no 2º período haviam sido apenas 48. Também relativamente aos alunos com mais dificuldades constatou-se que neste último período superaram alguns obstáculos, no 2º período houve 3 alunos que não atingiram 5% dos objetivos definidos, número que passou para 13 no 3º período.

5 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Expressão Motora Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Relativamente à Expressão Motora verificou-se uma evolução bastante positiva ao longo de todo o ano letivo. No 2º período 77,2% dos alunos conseguiram atingir mais de 5% dos objetivos definidos para este domínio sendo que no 3º período evoluiu para 91%. Em relação à aquisição de todos os objetivos, no 2º período foram 39% (correspondente a 48 alunos) e no 3º período este valor aumentou para 5,4%.

6 Nº d e alunos Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Expressão Plástica Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Expressão Dramática Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Em Expressão Plástica verificou-se uma boa evolução já que 69,1% dos alunos adquiriram todos os objetivos quando no 2º período haviam sido apenas 48,7%. No domínio da Expressão Dramática persiste uma tendência crescente de aprendizagem sendo que no 3º período 78,9% dos alunos adquiriram todos os objetivos.

7 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Expressão Musical Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Em Expressão Musical no 2º período havia ainda 38 alunos que atingiram menos de 5% dos objetivos definidos, no 3º período esse número baixou para 19 alunos. No 3º período 61,7% dos alunos atingiram todos os objetivos propostos.

8 Nº d e alunos Avaliação Comparativa (1º, 2º e 3º períodos) Pré-escolar 212/ Conhecimento do Mundo e Sensibilização às Ciências Nº de Items 1º Período º Período º Periodo Na área do Conhecimento do Mundo e Sensibilização às Ciências, os resultados são bastante positivos, já que, no 3º período, 73,2% dos alunos atingiram todos os objetivos, número que supera largamente os 3% que se haviam registado no 2º período.

9 Conclusões Verificou-se uma evolução em todas as Áreas de Conteúdo continuou a manifestar-se uma maior dificuldade no domínios da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, facto justificado pelo elevado número de alunos com problemas de articulação, mas em termos do domínio da Matemática esta tendência foi superada no 3º período.

10 Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação 3º Período e Exames 212/213 1º CICLO Análise dos resultados Responsável: Helena Fonseca e Luis Rendas.

11 Nº de Alunos Nº de Alunos Exames - 4º Ano Níveis Totais do agrupamento - Português Classint ClassExam Níveis Totais do agrupamento - Matemática Classint ClassExam Na disciplina de Português, observa-se uma descida dos níveis 4 e 5 com a correspondente subida dos níveis 1, 2 e 3. Na disciplina de Matemática observase uma descida menos acentuada, com o aumento dos níveis 4 provenientes dos alunos que desceram o nível 5 e um aumento significativo dos níveis 2. A observação conjunta destas classificações denota um nítido enviesamento nas suas distribuições, mais evidente na disciplina de Português.

12 Comparação entre classificação interna e classificação no exame 1, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, % alunos que subiu Português % de alunos que manteve % de alunos que desceu 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Matemática % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que desceu A percentagem de alunos que desceu a sua classificação é preocupante nas duas disciplinas, embora mais grave na disciplina de Português. A partir dos dados apresentados deve proceder-se a uma reflexão no Departamento sobre os factores que deram origem a essa discrepância. Essa reflexão fará parte de uma análise global sobre os resultados dos exames no Agrupamento.

13 Percentagem Média Comparação com a Média Nacional Percentagem de alunos com positiva - 4º Ano 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Interna Nacional Língua Portuguesa 59,51 53 Matemática 68,29 64 Comparação média interna/média Nacional - 4º ano 6, 58, 56, 54, 52, 5, 48, 46, 44, 42, Interna Nacional Língua Portuguesa 49,97 58,16 Matemática 48,7 56,9 A percentagem de alunos com positiva, nas duas disciplinas, é superior é superior à média nacional e vai de encontro ao valores esperados do cluster em que o agrupamento se insere a Nível Nacional. Relativamente à média, embora esteja melhor do que a média nacional, encontra-se abaixo dos valores esperados, relativamente ao cluster.

14 Nº de alunos 12 Avaliação 3º Período - 1º Ano I S B MB Português Matemática Estudo do meio Expressões Neste ano de escolaridade existem 11 alunos com nível insuficiente na área de Português o que significa que não dominam o processo de decifração. Existem 41 alunos com nível suficiente. Estes alunos embora tenham feito aquisições que lhes permitam ler e escrever, ainda o fazem com pouca autonomia. Nesta área, os níveis Bom e Muito Bom predominam. Na área de Matemática predominam os níveis Bom e Muito Bom, podendo verificar-se apenas 7 alunos com nível insuficiente. Os alunos que têm nível insuficiente, neste ano de escolaridade deverão ser alvo de uma intervenção sistemática e intensiva para conseguirem atingir os desempenhos para o final do 2º ano.

15 Nº de alunos 12 Avaliação 3º Período - 2º Ano I S B MB Português Matemática Estudo do meio Expressões Neste ano de escolaridade existem 11 alunos com nível Insuficiente na área de Português o que significa que não dominam o processo de decifração. Existem 5 alunos com nível suficiente. Estes alunos embora tenham feito aquisições que lhes permitam ler e escrever, ainda o fazem com pouca autonomia. Nesta área, os níveis Bom e Muito Bom predominam. Na área de Matemática predominam os níveis Bom e Muito Bom, podendo verificar-se apenas 8 alunos com nível insuficiente.

16 Nº de alunos Avaliação 3º Período - 3º Ano I S B MB Português Matemática Estudo do meio Expressões Existe uma percentagem pouco significativa em todas as áreas de alunos com nível Insuficiente. A maioria dos alunos situa-se nos níveis Bom e Muito Bom, embora se verifiquem valores pouco diferenciados entre os níveis suficiente, bom e muito bom.

17 Nº de alunos Nº de alunos Avaliação 3º Período - 4º Ano Avaliação 3º Período - 4º Ano I S B MB Português Estudo do meio Matemática Expressões Apenas 6 alunos tiveram insucesso na área de Português e 9 em Matemática. Predomina o nível 4 nesta área. A nível de Matemática predomina o nível suficiente. Nas áreas de Estudo do Meio e Expressões predominam os níveis Bom e Muito Bom

18 Nº Alunos ACND R. Pouco Revela R.claramente ACND

19 Conclusões A análise global dos resultados no primeiro ciclo permite verificar que no primeiro e segundo ano se verificaram 11 alunos com nível insuficiente Integram-se neste nível 4 alunos no 3º ano e 4 no 4º ano. Nesta área os níveis Bom e Muito Bom predominam em todos os anos. Relativamente à area de Matemática 7 alunos tiveram insucesso no 1º ano e 8 no 2º ano. No 3º ano situam se 4 crianças neste nível e no 4º ano 6. Relativamente às áreas de Matemática e Português deverão ser analisados os domínios de maior fragilidade, nos alunos com insuficiente e suficiente, Serão equacionadas estratégias em função dos desempenhos dos alunos e percurso a realizar para que estes atinjam as metas curriculares inerentes à respetiva área e ano de escolaridade. Relativamente à área de Estudo do Meio e Expressões os níveis negativos são residuais ou nulos. Nas ACND predomina o nível Revela Claramente. Tendo em conta a discrepância verificada entre os resultados dos exames e a avaliação interna procedeu-se a uma reflexão em Departamento da qual se apresenta uma síntese em Conselho Pedagógico.

20 Primeiras reflexões e contributos para a compreensão dos resultados nos exames e discrepância entre a avaliação externa e interna Procedeu-se a uma análise em Departamento tendo em conta: Um- Factores externos: Estrutura da prova; Calendário de realização da prova; Instrumentos de orientadores de Currículo a nível nacional; A realização da prova num estabelecimento de ensino diferente. Dois- Factores internos Práticas referentes ao desenvolvimento curricular nos 4 anos de escolaridade; Práticas de avaliação

21 Acções de melhoria em função dos factores externos e internos Como forma de evitar consequências decorrentes da data dos exames e o factor ansiedade dos alunos, os docentes de 4º ano sugeriram que os conteúdos comuns aos 3º e 4º anos deveriam ser mais aprofundados a maior parte até ao final do 3º ano, servindo o último ano do ciclo para sistematização e desenvolvimento do trabalho realizado no 3º ano. (A RETIRAR)

22 Relativamente aos factores externos. Em termos globais há a referir o facto de a prova ter sido construída com base nos desempenhos esperados nas metas curriculares. As crianças que frequentaram o 4º ano de escolaridade este ano letivo tiveram ao longo da sua escolaridade mudança ao nível dos documentos orientadores a nível nacional, nomeadamente a passagem dos programas de Matemática e Português para as metas curriculares, que no final de ciclo pressupõem uma mudança nas orientações de características primeiramente conceptuais, quer em relação às perspectivas de aprendizagem, opções pedagógicas e didácticas com um ponto de chegada cuja diferença não está só na exigência, mas também na natureza das aprendizagens nos pontos de chegada.

23 Factores Internos/ Ações de melhoria Foram equacionadas ações de melhoria que incidirão nos micro e macroprocessos que intervêm no domínio de compreensão leitora, aprofundamento das obras recomendadas nas metas curriculares, construção de bancos de questões para a avaliação de diferentes níveis. Ao nível da Matemática a intervenção incidirá na resolução de problemas e operações.

24 Análise por domínios

25 Agrupamento de Escolas de Azeitão Avaliação 3º Período e Exames 212/213 2º e 3º ciclos Análise dos resultados Responsável: Luís Rendas

26 Exames

27 Nº de Alunos Nº de Alunos Comparação entre classificação interna e classificação no exame 4º Ano Níveis Totais do agrupamento - Português Classint ClassExam Níveis Totais do agrupamento - Matemática Classint ClassExam Na disciplina de Português, observa-se uma descida dos níveis 4 e 5 com a correspondente subida dos níveis 1, 2 e 3. Na disciplina de Matemática observase uma descida menos acentuada, com o aumento dos níveis 4 provenientes dos alunos que desceram o nível 5 e um aumento significativo dos níveis 2. A observação conjunta destas classificações denota um nítido enviesamento nas suas distribuições, mais evidente na disciplina de Português.

28 1, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Comparação entre classificação interna e classificação no exame 4º ano Português % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que desceu 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Matemática % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que desceu Foram muito significativas as descidas nas duas disciplinas, mas mais acentuadas na disciplina de Português. Torna-se urgente uma reflexão sobre os níveis de exigência neste ciclo por forma a diminuir esta discrepância, sem aumentar o insucesso a nível interno. Apenas um aluno, em cada uma das disciplinas, modificou a sua nota final, após o exame.

29 Classifcação média Classifcação média Comparação com os resultados nacionais Comparação média interna/média Nacional - 4º ano Comparação percentagem positivas interna Nacional - 4º ano 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Port Mat Agrupamento 49,97 58,16 Nacional 48,7 56,9 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Port Mat Agrupamento 59,51 68,29 Nacional A percentagem de alunos com positiva, nas duas disciplinas, é superior à média nacional e vai de encontro ao valores esperados do cluster em que o agrupamento se insere. Relativamente à média nacional, a escola apresenta resultados similares aos nacionais.

30 Percentagem 3, 25, 2, 15, 1, 5,, Comparação entre classificação interna e classificação no exame 6º Ano Nota modificada após a realização do Exame % alunos que subiu Port % de alunos que desceu % alunos que subiu % de alunos que desceu 6º Ano, 7,11, 24,87 A comparação entre resultados obtidos nos exames e os obtidos no 3º período revela uma clara diferença nas duas metodologias de avaliação. Mais de 45% dos alunos viram a sua nota diminuir no exame, na disciplina de Português, enquanto a Matemática essa diminuição atingiu cerca de 7% dos alunos. Um nº substancial de alunos viram a sua nota modificada após a realização do exame, sendo essa situação mais grave na disciplina de Matemática. Mat 5, 45, 4, 35, 3, 25, 2, 15, 1, 5,, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Português 6º Ano % alunos que subiu % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que manteve % de alunos que desceu Matemática 6º Ano % de alunos que desceu

31 Nº de Alunos Nº de Alunos Comparação entre a classificação interna e a classificação no exame - 6º Ano Níveis Totais do agrupamento - Português 6º Ano Classint ClassExam Níveis Totais do agrupamento - Matemática 6º Ano Classint ClassExam Estes gráficos corroboram a informação dada no diapositivo anterior: Um nítido esvaziamento dos níveis 4 e 5 com o consequente aumento do nível 2. É também significativo o aumento do nível 1 na disciplina de Matemática.

32 Percentagem Média Comparação com os resultados nacionais Percentagem de alunos com positiva - 6º Ano 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Português Matemática Agrupamento 68,53 42,13 Nacional 57,41 5,12 Comparação média interna/média Nacional - 6º ano 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Português Matemática Agrupamento 54,64 42,81 Nacional 51, 49, A percentagem de positivas são superiores aos resultados nacionais, na disciplina de Português e inferiores na disciplina Matemática, o mesmo acontecendo na classificação média. Realça-se como aspeto positivo a percentagem de positivas a Português e como aspeto negativo os resultados a Matemática.

33 Nº de Alunos Nº de Alunos Comparação entre a classificação interna e a classificação no exame - 9º Ano Níveis Totais do agrupamento - Português 9º Ano 8 Níveis Totais do agrupamento - Matemática 9º Ano Classint ClassExam Classint ClassExam Observamos novamente um aumento substancial dos níveis negativos. As distribuições dos níveis são completamente diferentes, comparando os resultados internos com os resultados nos exames. Há um claro desfasamento entre os dois grupos de dados observados.

34 Alunos com nota modificada após a realização do exame % alunos que subiu % de alunos que desceu % alunos que subiu % de alunos que desceu 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Matemática 9ºAno % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que desceu Port 9º Ano A comparação entre resultados obtidos nos exames e os obtidos no 3º período revela mais uma vez diferenças significativas nas duas modalidades de avaliação. A diminuição do nível obtido atingiu cerca de 7% dos alunos nas duas disciplinas. Cerca de 7% dos alunos viram a sua nota modificada após a realização do exame. Mat 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Português 9º Ano % alunos que subiu % de alunos que manteve % de alunos que desceu

35 Percentagem Média Comparação com os resultados nacionais Percentagem de alunos com positiva - 9º Ano 6, 5, 4, Comparação média interna/média Nacional - 9º ano 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Português Matemática Interna 52,8 46,4 Nacional 49,56 39,63 3, 2, 1,, Português Matemática Interna 48,15 43,62 Nacional Em relação à percentagem de níveis positivos, a escola apresenta resultados melhores do que os nacionais, sendo de realçar a diferença observada na disciplina de Matemática. Na comparação com a média nacional registam-se resultados similares à média nacional nas duas disciplinas.

36 2 º e 3º Ciclo Avaliação final 3º Período

37 Perc. de positivas Comparação 1p2p3p -2º Ciclo 12, 1, 8, 6, 4, 2,, C.N. Ed.Cid. E. F. E. M. R. C. E. M. E. T. E.V. H. G. P. Inglês 1 Inglês 2 Mat. Port 1P 88,56 94,16 99,21 96,67 82,49 97,62 92,33 82,45 82,4 81,82 77,45 82,76 2P 91,18 91,71 97,59 98,85 82,89 9,11 94,39 8,48 83,13 75,48 75,67 85,56 3P 92, 95,73 98,93 98,85 91,73 97,7 96,53 91,47 87,35 82,3 8, 87,73 Todas as disciplinas apresentam, no final do 3º período, uma taxa de níveis positivos superior a 8%. Não se notam variações significativas ao longo dos três períodos, embora sejam visíveis aumentos no terceiro, a todas as disciplinas, mais acentuados a E.M. e a H.G.P.

38 Perc. de positivas Comparação 1p2p3p -3º Ciclo 12, 1, 8, 6, 4, 2,, C.N. Ed.Cid. E. F. E.M.R. C. E.V. F.Q. Fr. 1 Fr. 2 Fr. 3 Geog. 1P 72,46 96,46 97,49 98,4 9,2 66,6 83,18 61,44 68,97 83,79 77,15 71,5 77,92 83,45 63,88 9,93 66,41 84,62 2P 78,95 96,25 97,86 98,4 93,52 69,2 75,35 58,17 7,34 75,63 71,15 78,14 87,58 82,7 61,6 93,41 7,76 97,24 3P 88,69 98,39 99,21 1, 98,2 74,1 82,86 72,85 87,41 84,13 82,34 79,52 92,5 86,71 67,46 9,93 8,95 98,19 A maior parte das disciplinas atingiram um nível de sucesso de 8%, no final do 3º período. Ficaram abaixo desse valor as disciplinas de F.Q., Francês2 e Matemática. Também se observa uma tendência generalizada de aumento de sucesso no 3º período, exceto a O. Artes. O efeito iô-iô é mais visível nas disciplinas de Francês1, Geografia e História. As maiores subidas do 1º para o 3º período observaram-se nas disciplinas de Francês2, Francês3 e Português. Históri a Inglês 3 Inglês 4 Inglês 5 Mat. Of. Artes Port. T.I.C.

39 percentagem Avaliação 7º H Positivas/Negativas 7H 3º Período 1, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,, Port Ing3 Fr1 Hist Geo mat CN FQ EV OFA EF TIC Positivas 44,44 66,67 55,56 61,11 44,44 38,89 66,67 44,44 83,33 88,89 88,89 77,78 Negativas 55,56 33,33 44,44 38,89 55,56 61,11 33,33 55,56 16,67 11,11 11,11 22,22 O aproveitamento, a par do comportamento, continuou a revelar-se insuficiente ao longo deste período. A taxa de aprovação situou-se nos 5%. Dos 9 alunos aprovados, 5 apresentam 2 Níveis negativos. São também preocupantes as taxas de sucesso inferiores a 5% nas disciplinas de Português, Matemática, F. Química e Geografia.

40 Conclusões Os exames realizados no Agrupamento, no final dos três ciclos, estiveram em sintonia com os resultados observados a nível nacional. No entanto, são grandes as disparidades verificadas, em comparação com as classificações internas dos alunos no 3º período, requerendo uma análise cuidada de todos para que se percebem os fatores motivadores destas diferenças. As taxas de sucesso observadas, nos três períodos, revelaram uma subida generalizada no terceiro, o que denota uma variação da qualidade das aprendizagens realizadas durante o ano, que se refletiram de modo bastante negativo nas disciplinas em que se realizaram exames nacionais. É importante todos refletirmos sobre as decisões a tomar, que permitam à escola atingir as metas esperadas, a nível nacional, sem haver uma descida acentuada do sucesso a nível interno, tendo todos a consciência das consequências que poderão advir para a qualidade do ensino ministrado, se ficarmos aquém do esperado no cluster em que estamos posicionados.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Ano Letivo 04/05 -.º Período A Coordenadora Francisca Oliveira

Leia mais

Ciências da Natureza 5º ano 96%

Ciências da Natureza 5º ano 96% DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 3 2 1 92% 88% Ciências da Natureza 5º ano 91% 94% 83% 83% 67% 59% 5º A 5º B 5º C 5º D 5º E 5º F 5º G 5º H % >= 3 1P % >= 3 2P Figura 1 Comparação entre

Leia mais

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de outubro de 2013

Nota de Informação Estatística Lisboa, 21 de outubro de 2013 Nota de Informação Estatística Lisboa, 1 de outubro de 13 Novas estatísticas das não financeiras da Central de Balanços O Banco de Portugal passa a divulgar no Boletim Estatístico (secção A.19 e Capítulo

Leia mais

InovaГo curricular na escola pзblica: a teoria e a prаtica de Projeto Salas-ambiente

InovaГo curricular na escola pзblica: a teoria e a prаtica de Projeto Salas-ambiente InovaГo curricular na escola pзblica: a teoria e a prаtica de Projeto Salasambiente Resumo InovaГo curricular. Escola pзblica. Salasambiente. Universo Acadmico, Taquara, v. 5, n. 1, jan./dez. 2012. 111

Leia mais

HORÁRIO - Ano Letivo 2015/2016

HORÁRIO - Ano Letivo 2015/2016 Turma: 5ºA 08:30 E.F C.N L.E. I Inglês E.T E.M 09:15 E.F C.N L.E. I Inglês E.T E.M 10:20 PORT EV MAT MAT PORT 11:05 PORT EV MAT MAT PORT 12:00 L.E. I Inglês E.M.R.C APOIO EUCARISTIA H.G.P 14:30 MAT H.G.P

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMPRESAS PETROLÍFERAS INFORMAÇÃO Nº 46 EVOLUÇÃO DO MERCADO DOS COMBUSTÍVEIS RODOVIÁRIOS 1º TRIMESTRE DE 2016 - COTAÇÕES E PREÇOS GASOLINA 95, GASÓLEO RODOVIÁRIO E GPL AUTO INTRODUÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE REAL REGULAMENTO OFERTAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS AO ENSINO REGULAR ANEXO II Ofertas Educativas Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento estabelece as diretrizes essenciais ao funcionamento do curso vocacional, adequando, esclarecendo e integrando as normas legais presentes na

Leia mais

Plano de Articulação Curricular

Plano de Articulação Curricular Plano de Articulação Curricular 2014-2015 Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa Índice 1.Introdução... 3 2 2.Prioridades... 4 3.Operacionalização do Plano de Articulação Curricular... 5 4.Monitorização

Leia mais

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril)

INGLÊS - Nível 2 2016. 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS - Nível 2 2016 Prova 06 / 2016 1ª e 2ª Fase 2.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação

Leia mais

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria)

Despacho n.º /2015. Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) Despacho n.º /2015 Regulamento Académico dos Cursos de Pós-Graduação não Conferentes de Grau Académico do Instituto (IPLeiria) Preâmbulo Nos termos do n.º 1 do artigo 15.º da Lei n.º 46/86, de 14.10 1,

Leia mais

Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança

Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança (Retirado do estudo promovido pela CCDR-N) Introdução A Comissão de Coordenação da Região Norte,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos maiores de 23 anos e do Concurso Especial dos Estudantes

Leia mais

DADOS DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PARA A AVALIAÇÃO EXTERNA

DADOS DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PARA A AVALIAÇÃO EXTERNA DADOS DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA PARA A AVALIAÇÃO EXTERNA Novembro de 2011 1 1. POPULAÇÃO ESCOLAR Evolução do nº de alunos por modalidade de ensino C. Científico- Humanístico 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS

CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS CURSO INTENSIVO DE BANCA PARA RECÉM-LICENCIADOS Formação a Distância e-learning Base Papel 2015 PORQUÊ ESTE CURSO? Conhecer os fundamentos da atividade bancária constitui uma importante mais-valia para

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA

PROGRAMA ACOMPANHAMENTO. Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO Jardins de Infância da Rede Privada Instituições Particulares de Solidariedade Social RELATÓRIO DO JARDIM DE INFÂNCIA Designação: Centro Social de Azurva Endereço: Rua Professor

Leia mais

Hóspedes, dormidas e proveitos mantêm crescimento significativo

Hóspedes, dormidas e proveitos mantêm crescimento significativo Atividade Turística Julho de 20 15 de setembro de 20 Hóspedes, dormidas e proveitos mantêm crescimento significativo A hotelaria registou 5,8 milhões de dormidas em julho de 20, valor correspondente a

Leia mais

Hotelaria com aumentos nas dormidas e proveitos

Hotelaria com aumentos nas dormidas e proveitos Atividade Turística Junho 2013 14 de agosto de 2013 Hotelaria com aumentos nas dormidas e proveitos A hotelaria registou 4,4 milhões de dormidas em junho de 2013, mais 8,6% do que em junho de 2012. Para

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo

Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera. Plano. Estudos. Desenvolvimento. Currículo Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto Castanheira de Pera Plano de Estudos e Desenvolvimento do Currículo Educação Pré Escolar A Educação Pré-Escolar afigura-se como a primeira etapa da educação básica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONDIM DE BASTO REGULAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR I Objeto e Âmbito O presente documento define e regula o funcionamento do Sistema de Gestão

Leia mais

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 BIBLIOTECA ESCOLAR

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015-2016 BIBLIOTECA ESCOLAR 2015-2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES BIBLIOTECA ESCOLAR DIRETORA DA BIBLIOTECA ESCOLAR, ANA CARVALHO EXTERNATO D. AFONSO HENRIQUES Largo da Igreja, nº 81 4660-227 Resende Índice 1. Introdução... 2 2. Domínio

Leia mais

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO

PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO PROJECTO FUNDAMENTAÇÃO No seguimento das propostas apresentadas por esta Direcção Regional de Educação para o Plano de Acompanhamento dos Centros de Recursos TIC (CRTIC) no ano de 2011, com uma linha orientadora

Leia mais

Acidentes de origem eléctrica em Portugal

Acidentes de origem eléctrica em Portugal 0. Introdução Este relatório é o resultado do registo dos acidentes e incidentes de origem eléctrica que foram noticiados pela imprensa nos serviços online a nível nacional no ano de 2011, à imagem dos

Leia mais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais Janeiro de 2016 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten),

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358

Informação Prova de Equivalência à Frequência - 2015. Agrupamento de Escolas de ANTÓNIO NOBRE. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DA PROVA: 358 CICLO: Secundário ANO DE ESCOLARIDADE: 12º Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame de equivalência à frequência da disciplina

Leia mais

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALJEZUR

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ALJEZUR ALJEZUR, 4 DE DEZEMBRO DE 7 INTRODUÇÃO Desde a sua criação até aos dias de hoje, a formação interna dos elementos que constituem o Corpo de Bombeiros Voluntários de Aljezur, tem sido uma constante, na

Leia mais

Contas Económicas da Silvicultura 1990 2001

Contas Económicas da Silvicultura 1990 2001 Informação à Comunicação Social 27 de Dezembro de 22 Contas Económicas da Silvicultura 199 21 O Valor Acrescentado Bruto da Silvicultura decresceu,4% em termos reais, mas aumentou 35% em valor entre 199

Leia mais

TECNOLOGIAS APLICADAS

TECNOLOGIAS APLICADAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO Ano Lectivo: 2009/2010 CURSO PROFISSIONAL DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES TECNOLOGIAS APLICADAS 12 ANO - Turma TE Professor: Ana Lisa Rodrigues Grupo: 0 Tecnologias

Leia mais

EMPREENDEDORISMO FEMININO

EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPREENDEDORISMO FEMININO Março 2013 0 APRESENTAÇÃO As mulheres representam 51% da população brasileira e em Minas Gerais já são aproximadamente 10 milhões. A participação do empreendedorismo feminino

Leia mais

ARTIGOS GPEARI-MFAP. Economia dos EUA e Comparação com os períodos de 1990-1991 e 2000 2001. Clara Synek * Resumo

ARTIGOS GPEARI-MFAP. Economia dos EUA e Comparação com os períodos de 1990-1991 e 2000 2001. Clara Synek * Resumo ARTIGOS GPEARI-MFAP Abril, ART/ Economia dos EUA e Comparação com os períodos de - e Clara Synek * Resumo O actual período de abrandamento da economia dos EUA, iniciado em e previsto acentuar-se no decurso

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores CAPÍTULO I Introdução A reuniu, no dia 10 de março de 2016, na delegação da Assembleia Legislativa da ilha de São Miguel, com o objetivo de apreciar, relatar e dar parecer, na sequência do solicitado por

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes. Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes. Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S.º João dos Montes Projeto Educativo do Agrupamento Apresentação para Divulgação CARATERIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS ENVOLVIDOS NA CONSTITUIÇÃO DO AGRUPAMENTO

Leia mais

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL Nota Justificativa Considerando que a competitividade da economia concelhia está na primeira linha das preocupações

Leia mais

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED

PROJECTO PROMED - 2011/2012. A função formativa da avaliação externa. Guião de apresentação de práticas PROMED 1 Caracterização da escola e suas concepções sobre avaliação O Colégio de Nossa Senhora da Paz é uma escola do EPC (ensino particular e cooperativo), propriedade da Província Portuguesa das Irmãs de Santa

Leia mais

Marco regulatório da Educação a Distância

Marco regulatório da Educação a Distância Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO Marco principal Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010

Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Ficha de Unidade Curricular 2009/2010 Unidade Curricular Designação Ferramentas Digitais/Gráficas II Área Científica Design Gráfico e Multimédia Ciclo de Estudos Obrigatório Carácter: Obrigatório Semestre

Leia mais

CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO

CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO CIÊNCIA, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO 1º CICLO SÁ, PATRÍCIA & MARTINS, ISABEL Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa. Universidade de Aveiro.

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 206 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº. 206 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. RESOLUÇÃO Nº. 206 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2011. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

Projetos - Vales Vocacionado para apoiar as PME. Apresentação de Candidaturas 2ª fase até 31 d Agosto 2015. Se precisa de:

Projetos - Vales Vocacionado para apoiar as PME. Apresentação de Candidaturas 2ª fase até 31 d Agosto 2015. Se precisa de: Apresentação de Candidaturas 2ª fase até 31 d Agosto 2015 Projetos - Vales Vocacionado para apoiar as PME Se precisa de: Prospetar novos Clientes em mercados externos Elaborar um plano de negócios para

Leia mais

Crise da construção acentua-se, embora com quebras menos pronunciadas

Crise da construção acentua-se, embora com quebras menos pronunciadas Associações Filiadas: AECOPS Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços AICCOPN Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Conjuntura da Construção n.º 70 Julho

Leia mais

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar 9 Considerações finais A partir da análise dos dados coletados nessa pesquisa algumas considerações finais se fazem pertinentes em relação às questões iniciais levantadas nesta pesquisa. 9.1 Identidade

Leia mais

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura

BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes dos portugueses perante Leitura e o Plano Nacional de Leitura António Firmino da Costa Elsa Pegado Patrícia Ávila CIES-ISCTE 2008 BARÓMETRO DE OPINIÃO PÚBLICA: Atitudes

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ MARIA DOS SANTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ MARIA DOS SANTOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ MARIA DOS SANTOS INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS LE I ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA. Artigo 1.º Âmbito de aplicação REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (Ao abrigo do artigo 41.º do Estatuto da Carreira Docente da Universidade Católica Portuguesa)

Leia mais

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio Formulário de candidatura Boas Práticas

Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio Formulário de candidatura Boas Práticas Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio Formulário de candidatura Boas Práticas 1. Identificação do Candidato 1.1. Nome da pessoa/organização: 1.2. Número de identificação (BI ou CC): de / / ou

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Estatística Biologia Ano lectivo: 2011 /2012 Docentes Responsável Júri Vogal Vogal Responsável pela pauta Docentes que leccionam a UC Ana Maria Caeiro Lebre

Leia mais

Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO]

Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa. Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO] Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa Departamento Pedagógico CADERNO PEDAGÓGICO [NOTAS SOBRE O REGULAMENTO DE AVALIAÇÃO] Índice Mensagem da Direcção da AAFDL... 3 Notas sobre o Regulamento

Leia mais

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural Cursos Profissionais - nível Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural REGULAMENTO DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO Despacho nº 14758/2004 (2ª série), de 23 de Julho, Portaria nº 550-C/2004, de 21

Leia mais

PRIMEIROS RESULTADOS DA ANÁLISE DA LINHA DE BASE DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

PRIMEIROS RESULTADOS DA ANÁLISE DA LINHA DE BASE DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PRIMEIROS RESULTADOS DA ANÁLISE DA LINHA DE BASE DA PESQUISA DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA Instituição Executora: Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional CEDEPLAR / UFMG Ministério

Leia mais

Ano Letivo 2014/2015. Introdução INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS. 1ª e 2ª Fase. Prova 21 2015

Ano Letivo 2014/2015. Introdução INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS. 1ª e 2ª Fase. Prova 21 2015 Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS 1ª e 2ª Fase Prova 21 2015 9ºAno/3.º Ciclo do Ensino Básico Prova Escrita/Oral Introdução O presente documento visa divulgar as

Leia mais

O Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

O Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio O Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio O Brasil avançou muito em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e pavimentou o caminho para cumprir as metas até 2015.

Leia mais

Contrata Consultor na modalidade Produto

Contrata Consultor na modalidade Produto Contrata Consultor na modalidade Produto PROJETO 914BRZ4012 EDITAL Nº 005/2010 1. Perfil: TR 007/2010-CGS - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICÁVEIS 3. Qualificação educacional: Graduação na área de CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método

1. Súmula. 2. Objetivos. 3. Método 1. Súmula Realização de estágio curricular supervisionado, atuando na área da Engenharia de Produção. Eperiência prática junto ao meio profissional e entrega de relatório final de estágio. Orientação por

Leia mais

Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4

Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4 Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4 Efeito de modificações no preço: Caso ocorram modificações no preço de determinada mercadoria

Leia mais

SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP

SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP SECRETARIA EXECUTIVA FIT- FUNCAP ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 RESUMO DO PROJETO 05 I. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO NO PLANEJAMENTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 05 II. DIAGNÓSTICO 06 III. JUSTIFICATIVA 06

Leia mais

Quebras de Produção Intensificam-se

Quebras de Produção Intensificam-se Associações Filiadas: AECOPS Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços AICCOPN Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas ANEOP Associação Nacional dos Empreiteiros

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIÃ RIO

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO Apresentaà à o O curso de Gerenciamento de Risco no Transporte Rodovià rio tem como proposta a preparaã à o e a qualificaã à o de profissionais que atuam

Leia mais

MEXA-SE. Não fique parado Pela sua saúde. 401 882 - ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA. Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa

MEXA-SE. Não fique parado Pela sua saúde. 401 882 - ESCOLA SECUNDÁRIA HENRIQUE MEDINA. Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa Secundária Henrique Medina, Esposende Uma Escola Ativa MEXA-SE Não fique parado Pela sua saúde. 1 Projeto Mexa-se pela sua saúde Índice 1. Notas do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física Desportiva

Leia mais

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação

Inglês Prova 21 2016. 3.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei nº17/2016, de 4 de abril) 1. Introdução. 2. Objeto de avaliação INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Inglês Prova 21 2016 PROVA ESCRITA E ORAL -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL

A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL A DISCIPLINA DIDÁTICA NOS CURSOS DE LETRAS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MATO GROSSO DO SUL Marlene Eliane dos Santos 1 ; Leomar Alves Rosa 2 ; Flávia Cavalcanti Gonçalves 3 UEMS/UUCG Rua dos Dentistas

Leia mais

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo

2015-2016. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo 2015-2016 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2º Ciclo Setembro 2015 Este documento pretende dar a conhecer a todos os intervenientes no processo educativo os critérios de avaliação, e respetivas percentagens, a que

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira Coordenação de Pesquisa e Coordenação de Extensão EDITAL nº 1 Coordenação de Pesquisa/Coordenação de Extensão 2016 VIII JORNADA

Leia mais

Tipologias dos Vales Simplificados

Tipologias dos Vales Simplificados VALES SIMPLIFICADOS Pontos a Abordar Tipologias dos Vales Simplificados Condições Gerais do Incentivo Beneficiários Critérios de Elegibilidade dos Projetos Critérios de Elegibilidade dos Beneficiários

Leia mais

Ensino Médio Noturno

Ensino Médio Noturno Ensino Médio Noturno - Uma análise da disparidade entre o aprendizado dos alunos e a qualidade de ensino no período da noite em comparação com o turno matutino - Instituto Ayrton Senna São Paulo, 2015

Leia mais

INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. INTRODUÇÃO Nayara Viturino dos Santos Faculdades Integradas de Patos Nayara.edu@hotmail.com A ausência de conhecimento sobre

Leia mais

OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS A ATINGIR DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS DA ESCOLA

OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS A ATINGIR DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS DA ESCOLA OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS A ATINGIR DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS/METAS EDUCATIVAS DA ESCOLA As metas que aqui se apresentam constituem uma referência relativamente aos resultados de aprendizagem dos alunos

Leia mais

Boletim epidemiológico HIV/AIDS - 2015 30/11/2015

Boletim epidemiológico HIV/AIDS - 2015 30/11/2015 HIV/AIDS - 215 3/11/215 Página 1 de 6 1. Descrição da doença A AIDS é uma doença causada pelo vírus do HIV, que é um retrovírus adquirido principalmente por via sexual (sexo desprotegido) e sanguínea,

Leia mais

Tabela 1 Taxa de Crescimento do Produto Interno Bruto no Brasil e em Goiás: 2011 2013 (%)

Tabela 1 Taxa de Crescimento do Produto Interno Bruto no Brasil e em Goiás: 2011 2013 (%) 1 PANORAMA ATUAL DA ECONOMIA GOIANA A Tabela 1 mostra o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e de Goiás no período compreendido entre 211 e 213. Nota-se que, percentualmente, o PIB goiano cresce relativamente

Leia mais

I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015:

I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015: I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015: Ação nº 1: Elaboração do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna RAINT 2015, referente ao exercício

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Justificativa

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Justificativa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO GERAL DE DIREITOS HUMANOS

Leia mais

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO

TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO 3011 Ano Letivo 20-2016 TRABALHO DE PESQUISA PASSO A PASSO Uma ajuda a alunos e professores para o tratamento da informação 5º, 6º, 7º e 8º e 9º Anos de escolaridade Amélia Macedo & Bernardete Esteves

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar

CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UFSCar PROCESSO SELETIVO 2013/2014 MANUAL DO CANDIDATO CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO: ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO DATAS/INFORMAÇÕES 13 DE MAIO A 9 DE JUNHO, pelo site: www.cursinho.ufscar.br

Leia mais

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local

Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Período ATIVIDADE OBJETIVO Responsabilidade Local Durante todo Estágio (Teórica e prática) Março a junho 2013 Mês de março e abril de 2013 25 a 31 março Preparação para o ingresso no Estágio Leitura obrigatória

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ORIENTAÇÕES GERAIS Cada aluno deve elaborar seu relatório, mesmo que o trabalho esteja sendo desenvolvido em grupo. Os relatórios devem

Leia mais

Indicadores Sociais Municipais 2010. Uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010

Indicadores Sociais Municipais 2010. Uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010 Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Indicadores Sociais Municipais 2010 Uma análise dos resultados do universo do Censo Demográfico 2010 Rio, 16/11/ 2011 Justificativa:

Leia mais

Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS

Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS REGULAMENTO DO CONCURSO DE APOIO A CONGRESSOS NOS DOMÍNIOS DA LÍNGUA E DA CULTURA PORTUGUESAS 2014 Enquadramento A Fundação Calouste Gulbenkian (Fundação), através de concurso, vai conceder apoio à organização

Leia mais

Encontros Regionais de Educação

Encontros Regionais de Educação Encontros Regionais de Educação Princípios e regulamentação da avaliação Ensino básico Abril de 2016 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril (terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

Leia mais

Escola Básica Integrada 1,2,3 / JI Vasco da Gama

Escola Básica Integrada 1,2,3 / JI Vasco da Gama Escola Básica Integrada 1,2,3 / JI Vasco da Gama INFORMAÇÕES PARA A PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DE CIÊNCIAS NATURAIS - 2º CICLO Ano Letivo: 2012 /2013, 1ª fase Objeto de avaliação: O Exame de Equivalência

Leia mais

BPI αlpha O FEI que investe em Produtos Estruturados.

BPI αlpha O FEI que investe em Produtos Estruturados. O FEI que investe em Produtos Estruturados. UMA NOVA FORMA DE INVESTIR O BPI Alpha é o primeiro Fundo Especial de Investimento (FEI) do BPI e tem como objectivo principal dar aos clientes o acesso a uma

Leia mais

S ucesso A c a démico 1. º P e r íodo

S ucesso A c a démico 1. º P e r íodo A v a liação do Sucesso A c a démico 1.º P eríodo A v a liação do S ucesso A ca démico 1. º P e r í o d o A v a l i a ç ã o d o S ucesso A c a démico 1.º P e r íodo Avaliação do S ucesso Relatório A c

Leia mais

Bem-estar, desigualdade e pobreza

Bem-estar, desigualdade e pobreza 97 Rafael Guerreiro Osório Desigualdade e Pobreza Bem-estar, desigualdade e pobreza em 12 países da América Latina Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, México, Paraguai, Peru,

Leia mais

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores.

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores. Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa Formação PME - Norte e Centro

Leia mais

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO

AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO AUTO-AVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO Os processos e as tecnologias podem unir aspectos importantes para melhores desempenhos organizacionais, mas são as pessoas, através dos seus desempenhos e comportamentos,

Leia mais

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO

SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Indicadores CNI ISSN 2317-7322 Ano 6 Número 12 dezembro de SONDAGEM INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Indústria da construção termina ano com queda intensa A indústria da construção encerrou com queda intensa e

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT

SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT SISTEMA DE INCENTIVOS À I&DT PROJECTOS DE I&DT EMPRESAS INDIVIDUAIS AVISO N.º 15 / SI/ 2009 REFERENCIAL DE ANÁLISE DO MÉRITO DO PROJECTO Regra geral, o indicador MP (Mérito do Projecto) é determinado através

Leia mais

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de:

Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Matriz da Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de COLÉGIO LICEAL DE SANTA MARIA DE LAMAS Prova de Exame de Equivalência à Frequência do Ensino Secundário de: Prova 358 2016

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA O LIVRO DIDÁTICO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 09 ANOS maio de 2009. Ministério da Educação Ensino fundamental de 09 anos Lei nº 11.274, de 06/02/2006:

Leia mais

, S.A., do despedimento de uma trabalhadora lactante em processo de

, S.A., do despedimento de uma trabalhadora lactante em processo de RESPOSTA À RECLAMAÇÃO DO PARECER N.º 7/CITE/2013 Assunto: Resposta à reclamação do parecer n.º 7/CITE/2013, solicitado, nos termos do n.º 1 e da alínea c) do n.º 3 do artigo 63.º do Código do Trabalho,

Leia mais

DECISÃO DA COMISSÃO. de 11.12.2014

DECISÃO DA COMISSÃO. de 11.12.2014 COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 11.12.2014 C(2014) 9360 final DECISÃO DA COMISSÃO de 11.12.2014 relativa ao plano de transição nacional comunicado pela República Portuguesa, em conformidade com o artigo 32.º,

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Página 1 de 10 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO nº 01/2016-PROGRAD DATA: 4 de janeiro de 2016 SÚMULA: Determina a normatização do processo de matrícula on-line no ano letivo de 2016, para acadêmicos

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais