Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais"

Transcrição

1 Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais Janeiro de 2016

2 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten), deve saber comunicar em alemão. Se possuir conhecimentos de alemão insuficientes, a cidade oferece um programa de incentivo precoce à aprendizagem da língua. No ano antes da entrada no jardim de infância, é prestada assistência às crianças duas manhãs ou duas tardes por semana numa instituição de língua alemã, em conjunto com crianças que falem alemão. Os pais participam num programa de formação para pais e apoiam o seu filho de forma ativa durante o ano de incentivo. O que significa isso para as crianças, como têm de proceder os pais e quais os custos associados? Apresentamos, de seguida, um resumo. Por que razão se deve aprender alemão já antes do jardim de infância? Os conhecimentos de alemão são muito importantes para o sucesso escolar. As crianças que, aquando da entrada no jardim de infância, não falem alemão ou mal falem alemão, começam o seu percurso escolar com desvantagem em relação aos seus colegas de língua alemã. Demora vários anos até as crianças dominarem a língua local, o alemão. Muitas vezes tal afeta negativamente o desempenho escolar. Por essa razão, é importante que possam aprender alemão já antes da entrada no jardim de infância. A escola pública de Chur teve a experiência, no passado, que mais de 20% das crianças não possuem conhecimentos de alemão suficientes aquando da entrada no jardim de infância. Na Lei Escolar de Chur (Art. 39º) foi, assim, criada a possibilidade de incentivar estas crianças de forma especial e de poder declarar também como obrigatória a participação dos pais e seus filhos. O Conselho Municipal de Chur aprovou, na sessão de 8 de maio de 2014, o programa Deutsch für die Schule. De que forma as crianças pequenas aprendem alemão? As crianças pequenas aprendem línguas através do contacto com pessoas próximas em situações diárias e com crianças da mesma idade. Muitos profissionais em grupos de jogos (Spielgruppen), creches (Kinderkrippen) ou famílias de acolhimento durante o dia (Tagesfamilien) têm formação especial e incentivam, de forma direcionada e lúdica, o desenvolvimento da língua. Há muitos outros motivos para se frequentar esse tipo de oferta, para além do incentivo à aprendizagem de alemão. Nessas instituições, as crianças brincam em conjunto, integram-se num grupo, desenvolvem a sua personalidade e tornam-se mais autónomas. Dá-se valor a um incentivo abrangente das crianças.

3 Como é que se pode verificar se o meu filho sabe alemão suficiente? Os profissionais da Universidade de Basileia criaram um questionário, com um método científico. Através dele, os pais podem avaliar exatamente os conhecimentos de alemão do seu filho, mesmo que não falem alemão. O questionário está disponível em muitas línguas, e todos os pais cujos filhos estejam a um ano e meio de iniciar o jardim de infância irão recebê-lo por correio em janeiro. Todos os pais de Chur com filhos nascidos em 2012 devem dar respostas verdadeiras ao preencherem o formulário e devolvê-lo até As respostas serão avaliadas pela Universidade de Basileia. Os Serviços Sociais de Chur informarão os pais por escrito, em março, sobre o resultado e o procedimento seguinte. Se a avaliação indicar que os conhecimentos de alemão do seu filho são insuficientes no que diz respeito à entrada no jardim de infância, é proferida uma recomendação no sentido da participação no programa Deutsch für die Schule. Uma recomendação e agora? Se uma criança receber uma recomendação para aprender alemão, os pais devem tentar obter um lugar adequado numa instituição. A experiência demonstra que a maioria dos pais envia o filho para um grupo de jogos (Spielgruppe). Mas outras hipóteses são as creches (Kinderkrippen) ou famílias de acolhimento durante o dia (Tagesfamilien). A direção do programa Deutsch für die Schule apoia os pais a obterem lugares adequados. Se os pais tiverem encontrado um lugar, preenchem um comprovativo em conjunto com a direção da instituição, e enviam-no à direção do programa. Com que frequência o meu filho deve participar? O programa obriga as crianças a aprenderem alemão duas manhãs ou duas tardes por semana no ano antes da entrada no jardim de infância. Uma manhã ou uma tarde num grupo de jogos tem a duração mínima de três horas. É obrigatória uma frequência regular. Aplicam-se as férias escolares da cidade de Chur. Os pais declaram estar de acordo que a instituição informe a direção do programa se a criança não tiver uma frequência regular ou se as propinas não forem pagas.

4 Quanto é que os pais têm de pagar? Se, no âmbito do programa, uma criança frequentar duas manhãs ou duas tardes por semana um grupo de jogos (Spielgruppe), creche (Kinderkrippe) ou família de acolhimento durante o dia (Tagesfamilie), a cidade de Chur comparticipa os custos, na forma de reduções de preço. Estas são escalonadas de acordo com o rendimento tributável e património e vão de 20 a 80% dos respetivos preços. Os pais pagam as propinas reduzidas diretamente às instituições. O requisito para as reduções de preço da cidade é que a instituição tenha um acordo de cooperação com os Serviços Sociais. Os pais têm de pagar as horas ou manhãs/tardes complementares. O que significa a formação para pais? Os pais cujos filhos participem no programa Deutsch für die Schule, comprometem-se a participar em oito sessões de formação para pais no ano letivo de 2016/2017. Estas sessões ajudam os pais a apoiarem os filhos na aquisição da linguagem e fornecem informações sobre o sistema escolar e outros temas úteis. A oferta de formação para pais é organizada de forma a que também os pais que trabalhem e os pais sem conhecimentos de alemão possam participar. A oferta de formação para pais é gratuita. Direção do programa Deutsch für die Schule : Bettina Joos Lopez Poststrasse 37, 7000 Chur Telefone deutschfuerdieschule@chur.ch Endereço postal: Deutsch für die Schule, Poststrasse 37, 7000 Chur

5 $$$ 717 Regulamento do programa Alemão para a Escola" ( Deutsch für die Schule ) Decisão do Conselho da Cidade em 9 de fevereiro de 2016 Art. 1 Inscrição e condições de admissão 1 A condição para a participação no programa Alemão para a Escola é a recomendação, por escrito, feita anteriormente pela direção do programa. 2 Os pais/responsáveis inscrevem a criança através do formulário de inscrição para participação. Art. 2 Conteúdo e duração 1 Fazem parte do programa: a freqüência ao grupo para brincar (Spielgruppe), creche ou família como ama de dia, com a finalidade de estimular o desenvolvimento da língua de forma mais intensiva. 2 Os pais participam dos eventos educativos do programa e tomam parte ativa nas medidas para o desenvolvimento da sua criança. 3 O programa anual realiza-se no ano anterior à entrada da criança para o jardim de infância, e começa, respectivamente, no dia 1.º de Agosto e termina no dia 31 de Julho. Orienta-se de acordo com o plano de férias das escolas municipais de Chur e contém, pelo menos, 34 semanas de estimulação antecipada para o desenvolvimento da língua alemã, durante 6 horas por semana. Art. 3 Serviço de acolhimento e cuidado da criança (creche) 1 Os próprios pais escolhem o serviço para a estimulação antecipada do desenvolvimento da língua, de uma lista que contém as ofertas, e estabelecem, com o serviço, um acordo para os cuidados da criança. 2 Os serviços que oferecem estimulação antecipada para o desenvolvimento da língua fecham um acordo de prestação de serviço com a cidade de Chur. Este é parte integrante do regulamento do programa e regula, principalmente, a garantia da qualidade da estimulação antecipada para o desenvolvimento da língua, as exigências de funcionamento da instituição que oferece o serviço, assim como a contribuição financeira da cidade de Chur ao serviço. 3 A cidade de Chur paga aos serviços que oferecem estimulação antecipada para o desenvolvimento da língua a quantia de Fr por criança, pelos esforços adicionais.

6 4 Se o programa for interrompido antes do término do primeiro semestre, o ressarcimento referente ao segundo semestre não será pago aos que prestam o serviço. 5 Os serviços que cuidam da criança apresentam diretamente aos pais as faturas reduzidas pelos serviços prestados. Art. 4 Redução dos preços 1 Se a criança freqüenta um grupo para brincar (Spielgruppe), creche ou família como ama de dia, os pais recebem uma redução dos preços para os cuidados da criança, de 20% até 80%. 2 A redução tarifária para os pais ou responsáveis baseia-se fundamentalmente na renda passível de imposto acrescida de 10% sobre o patrimônio imponível. 3 Os dados relativos aos impostos serão solicitados diretamente à direção de contribuições e impostos da cidade de Chur. Os pais autorizam a solicitação dos dados através da assinatura da procuração no formulário de inscrição. 4 Os pais que não assinarem a procuração ou apresentarem documentos relativos aos impostos receberão automáticamente a menor redução tarifária de 20%. 5 Caso haja uma modificação significativa em relação ao salário, os pais têm a possibilidade, enquanto durar a participação no programa, de requerer à direção do programa uma adaptação da redução da tarifa.a direção do programa determina a tarifa com base nos comprovantes de salário e eventuais comprovantes de pensão alimentícia ou de outro tipo. 6 A redução será paga diretamente aos provedores. Art. 5 Montante da redução tarifária O montante da redução tarifária está classificado como se segue: a) Até francos: 80% b) De até francos : 65% c) De até francos: 50% d) De até francos: 35% e) A partir de francos: 20% Art. 6 Ausência / faltas 1 Os pais informam ao serviço que cuida da criança, com antecedência, sobre as ausências da sua criança. 2 Os serviços fazem controle das presenças e informam à direção do programa, impreterivelmente, no caso de faltas por mais de 4 metades de dia, por ano.

7 Art. 7 Formação parental 1 Com a participação no programa, os pais comprometem-se a tomar parte ativa nos eventos de formação parental. 2 Se ambos os pais não comparecer ao curso, a cidade pode diminuir as contribuições de custos. A redução para cada módulo é igual a 5% da factura reduzida dos provedores ou, respectivamente, um máximo de 50 francos para cada evento. 3 Os eventos de formação parental são gratuitos. 4 Para os pais que freqüentaram a escolaridade obrigatória principalmente na Suíça, a participação aos eventos de formação parental é voluntária. Art. 8 Exclusão A direção do programa pode excluir uma família do programa, caso os pais/responsáveis neguem-se a trabalhar em conjunto com a direção do programa ou não cumpram com as obrigações financeiras relativas aos serviços prestados. Art. 9 Reembolso da contribuição dos pais Se, conforme o acordo feito, não for iniciada a freqüência ao programa ou se este for suspendido antes do término, a Cidade pode exigir aos provedores o reembolso da redução dos preços anteriormente concedida. Art. 10 Entrada em vigor O regulamento entra em vigor a partir de 1.º de Agosto de 2016.

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais Janeiro de 2017 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten),

Leia mais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais

Deutsch für die Schule. Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância. Informações para pais Deutsch für die Schule Aprender alemão no ano antes da entrada no jardim de infância Informações para pais 22.04.2015 Quando uma criança com cinco anos inicia o jardim de infância (Kindergarten), deve

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS SANTANDER UNIVERSIDADES/ UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2016 Este concurso visa reforçar a cooperação existente entre a Universidade de Coimbra (UC) e as instituições suas parceiras,

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

Despacho N.º 32/2015

Despacho N.º 32/2015 Despacho N.º 32/2015 Publicam-se, em anexo, os Regulamentos de Propinas dos Ciclos de Estudos (1.º, 2.º e 3.º) e Pós-Graduação para o ano letivo de 2015/2016. Lisboa, 16 de julho de 2015 O Diretor (Prof.

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. 2- Nos termos da alínea a) do artº. 2º. do decreto-lei nº. 241/2007 entende-se por Bombeiro : CAPÍTULO II REGALIAS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. 2- Nos termos da alínea a) do artº. 2º. do decreto-lei nº. 241/2007 entende-se por Bombeiro : CAPÍTULO II REGALIAS REGULAMENTO DO ESTUDANTE BOMBEIRO Conselho Científico (Deliberação CC-5/2008, de 23/01/2008) 15 20 04 2012 01 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTº 1º (ÂMBITO) 1- O presente Regulamento aplica-se aos bombeiros

Leia mais

REGULAMENTO VI GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA RIO DE JANEIRO

REGULAMENTO VI GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA RIO DE JANEIRO REGULAMENTO VI GINCANA ESTADUAL DE ECONOMIA RIO DE JANEIRO No dia 27 de julho de 2016, às 10:00 horas, O CORECON-RJ promoverá a VI Gincana Estadual de Economia do Rio de Janeiro, que tem como objetivo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À EDIÇÃO FONOGRÁFICA DE INTÉRPRETE 2016. Preambulo

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À EDIÇÃO FONOGRÁFICA DE INTÉRPRETE 2016. Preambulo REGULAMENTO DO PROGRAMA DE APOIO À EDIÇÃO FONOGRÁFICA DE INTÉRPRETE 2016 Preambulo O departamento de Acção Cultural da Fundação GDA, através do programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, concretizado

Leia mais

EDITAL Nº023/2013 PROGRAD/CIPEAD

EDITAL Nº023/2013 PROGRAD/CIPEAD EDITAL Nº023/2013 /CIPEAD EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO 2013 A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por

Leia mais

PROJETO CURRICULAR DE AEMB - DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR DEPE 2013/2017

PROJETO CURRICULAR DE AEMB - DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR DEPE 2013/2017 AEMB - DEPE PROJETO CURRICULAR DE DEPARTAMENTO PRÉ ESCOLAR 2013/2017 O Jardim de Infância é um espaço mágico repleto de cores, sons, onde os grandes aprendem com os pequenos o que é ser realmente grande

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Gabinete do Reitor REGULAMENTO DO ESTATUTO DO ESTUDANTE INTERNACIONAL DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR A Universidade da Beira Interior (UBI) pretende implementar uma política ativa de atração e acolhimento de estudantes

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO

REGULAMENTO DO CONCURSO 1. O CONCURSO 1.1. O Concurso Eco Fashion é uma iniciativa da Biblioteca Dom Jorge Ortiga, enquadrada na 7.ª Edição da Semana da Leitura, que se centra no tema Ambiente. Esta iniciativa tem como objetivo

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de Licenciatura

ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL. Regulamento do Pagamento de Propinas de Licenciatura ESCOLA SUPERIOR DE HOTELARIA E TURISMO DO ESTORIL Regulamento do Pagamento de Propinas de Licenciatura Nos termos previstos nos artigos 15.º e 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (Lei que define as

Leia mais

PROJETO DE CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

PROJETO DE CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PROJETO DE CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Concurso limitado por prévia qualificação para a seleção da empresa a designar para a prestação do serviço universal de disponibilização de uma lista telefónica

Leia mais

Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição da. Bolsa para Estudos sobre Macau. Artigo 1.º. Objecto

Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU. Regulamento de Atribuição da. Bolsa para Estudos sobre Macau. Artigo 1.º. Objecto Anexo 1 FUNDAÇÃO MACAU Regulamento de Atribuição da Bolsa para Estudos sobre Macau Artigo 1.º Objecto O presente Regulamento define as regras de atribuição da Bolsa para Estudos sobre Macau, adiante designada

Leia mais

- Componente de Apoio à Família - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nota Justificativa

- Componente de Apoio à Família - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Nota Justificativa - Componente de Apoio à Família - Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico REGULAMENTO Nota Justificativa A Educação Pré-Escolar constitui a primeira etapa da educação básica no processo de educação

Leia mais

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO Manual de GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Bolsa de Estudo (4010 v1. 17) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO Manual de GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Bolsa de Estudo (4010 v1. 15) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA

REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO E CONCESSÃO TRANSPORTES ESCOLARES NOTA JUSTIFICATIVA Considerando - Que a Educação é um direito de todos, cabendo ao Estado promover a sua democratização, bem como as condições

Leia mais

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS

GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS GUIA PARA O ESTUDANTE ERASMUS MOBILIDADE DE ESTUDOS Atualizado a 01 de fevereiro de 2016 Página 1 PARTE A) PREPARAÇÃO DA MOBILIDADE - ANTES DE IR 1. Escolha da Instituição de Ensino Superior (IES) e período

Leia mais

REGULAMENTO. Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7. 1. Definições

REGULAMENTO. Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7. 1. Definições REGULAMENTO Campanha Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7 1. Definições 1.1. Campanha : Iniciativa da Promotora sob a denominação Pré-Compra do Galaxy S7 edge S7 que visa promover os Smartphones Samsung Galaxy

Leia mais

Estágio supervisionado

Estágio supervisionado Estágio supervisionado - O QUE É? - COMO FUNCIONA? - CARACTERÍSTICAS - OBJETIVO - CONTEÚDO É uma atividade de complementação acadêmica nos moldes estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares fixadas pelo

Leia mais

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa

ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL. Nota Justificativa ARGANIL INVESTE MAIS REGULAMENTO DE APOIO A INICIATIVAS ECONÓMICAS DE INTERESSE MUNICIPAL Nota Justificativa Considerando que a competitividade da economia concelhia está na primeira linha das preocupações

Leia mais

MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A. Departamento de Clubes

MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A. Departamento de Clubes MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A Departamento de Clubes Versão 2.0 Junho/2012 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 O que é um clube de investimento?... 3 1.2 Como criar um clube de

Leia mais

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST

Orientações para Inscrição. Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST Orientações para Inscrição Financiamento Estudantil FIES Faculdades EST 2014 Financiamento Estudantil - FIES É um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação de estudantes regularmente

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV2/POFC/2013

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV2/POFC/2013 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV2/POFC/2013 NORMA DE PAGAMENTOS SAESCTN, SAMA E SIAC De acordo com o previsto nos Contratos/Termos de Aceitação de Financiamento, estabelece-se a norma de pagamentos aplicável

Leia mais

Despacho Nº 26/2018. Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo 2018/2019

Despacho Nº 26/2018. Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo 2018/2019 Despacho Nº 26/2018 Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo 2018/2019 Tendo em conta as Normas orientadoras relativas à inscrição, pagamento de propinas, taxas

Leia mais

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção

REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso Artigo 2.º Objectivos Artigo 3.º Condições de acesso Artigo 4.º Critérios de selecção REGULAMENTO Artigo 1.º Criação do curso A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEGUM), através do seu Departamento de Economia,

Leia mais

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO. Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO. Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010 INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES AO ABRIGO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO Candidaturas para o Ano Académico 2009/2010 Serviço de Cooperação com os Países Lusófonos e Latino-Americanos SCPLLA Endereço Reitoria da Universidade

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005.

RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA-MG CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO Nº 12/2005, DE 26/09/2005. Aprova o Regulamento de Estágio dos Cursos do Centro Federal de

Leia mais

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENVELOPES TIMBRADOS

CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENVELOPES TIMBRADOS CONTRATO DE FORNECIMENTO DE ENVELOPES TIMBRADOS Entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., de ora em diante designada por AMA ou Primeira Contraente, com sede na Rua Abranches Ferrão, n.º

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) REGULAMENTO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL (SUPERVISIONADO) GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PROFª MS. ELAINE CRISTINA SIMOES BRAGANÇA PAULISTA 2013 O estágio é um ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Leia mais

MANUAL DO PARTICIPANTE DESAFIO ABRIL DO ENSINO FUNDAMENTAL

MANUAL DO PARTICIPANTE DESAFIO ABRIL DO ENSINO FUNDAMENTAL MANUAL DO PARTICIPANTE DESAFIO ABRIL DO ENSINO FUNDAMENTAL O Desafio Abril do Ensino Fundamental é um desafio nacional, exclusivo para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das escolas parceiras

Leia mais

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA

CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA 2012/2013 Página 2 de 5 Ano Letivo 2012 2013 Constituem serviços obrigatórios: 1. A frequência das atividades letivas; 2. A frequência dos apoios educativos; 3. A frequência de

Leia mais

FORMULÁRIO E AUTORIZACÃO VIOLETTA: O TEU SONHO, A TUA MÚSICA [Um único documento por vídeo enviado]

FORMULÁRIO E AUTORIZACÃO VIOLETTA: O TEU SONHO, A TUA MÚSICA [Um único documento por vídeo enviado] FORMULÁRIO E AUTORIZACÃO VIOLETTA: O TEU SONHO, A TUA MÚSICA [Um único documento por vídeo enviado] Para poder participar em Violetta: o teu sonho, a tua música, tanto os participantes menores como os

Leia mais

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS Art. 1º. Este Regulamento estabelece as políticas básicas das

Leia mais

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO

GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO Manual de GUIA PRÁTICO BOLSA DE ESTUDO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/11 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Bolsa de Estudo (4010 v1.10) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Ano Letivo 04/05 -.º Período A Coordenadora Francisca Oliveira

Leia mais

Normas de Funcionamento. Academia Sénior de Tábua. Nota Justificativa

Normas de Funcionamento. Academia Sénior de Tábua. Nota Justificativa Normas de Funcionamento Academia Sénior de Tábua Nota Justificativa A Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei nº4-a/2002 de 11 de Janeiro, atribui aos Municípios competências no âmbito da intervenção

Leia mais

A escola de Vitznau oferece estas unidades de cuidodo de segunda a sexta-feira, com exceção das 14 semanas de férias e feriados.

A escola de Vitznau oferece estas unidades de cuidodo de segunda a sexta-feira, com exceção das 14 semanas de férias e feriados. Escola Vitznau Escola e família Estrutura diária suplementar Por motivos do regulamento cantonal, já há alguns anos é oferecido a todas as escolas nacionais uma estrutura diária suplementar. A escola ajusta

Leia mais

1. Se o seu filho está em um programa de educação infantil ou de creche, quem oferece atendimento para o seu filho?

1. Se o seu filho está em um programa de educação infantil ou de creche, quem oferece atendimento para o seu filho? 1. Se o seu filho está em um programa de educação infantil ou de creche, quem oferece atendimento para o seu filho? Membro da família ou amigo Um programa de creche familiar Um programa nas escolas públicas

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA outubro/2010

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA ESCOLA DE GOVERNO DO PARANÁ CENTRAL DE ESTÁGIO

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA ESCOLA DE GOVERNO DO PARANÁ CENTRAL DE ESTÁGIO A Lei Federal Nº 11.788/2008 em seu Art. 2 1º, determina que Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Para

Leia mais

SUPERVISÃO Supervisão Comportamental

SUPERVISÃO Supervisão Comportamental ANEXO À INSTRUÇÃO N.º 12/2013 - (BO N.º 6, 17.06.2013) Temas SUPERVISÃO Supervisão Comportamental ANEXO I FICHA DE INFORMAÇÃO NORMALIZADA EM MATÉRIA DE CRÉDITO AOS CONSUMIDORES GERAL INFORMAÇÃO PRÉ-CONTRATUAL

Leia mais

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR

GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR Manual de GUIA PRÁTICO SUBSÍDIO DE LAR INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/9 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Subsídio de Lar (4007 v4.11) PROPRIEDADE Instituto da

Leia mais

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS

GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS Manual de GUIA PRÁTICO COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Departamento/Gabinete Pág. 1/15 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Complemento Solidário para Idosos

Leia mais

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014

Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 Regulamento das Bolsas PARSUK Xperience 2014 1. Parte 1 Objectivos, valor e designação das bolsas 1.1. O programa PARSUK Xperience pretende dar a oportunidade a alunos de licenciatura ou mestrado em Portugal

Leia mais

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA PENÍNSULA DE SETÚBAL ASSOCIAÇÕES ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 BASQUETEBOL REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Basquetebol dos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da Câmara

Leia mais

Prêmio Recife de Empreendedorismo

Prêmio Recife de Empreendedorismo REGULAMENTO DO CONCURSO SOCIOCULTURAL DE EMPREENDEDORISMO Prêmio Recife de Empreendedorismo Prêmio Recife de Empreendedorismo 2016 1. O Concurso Social denominado Prêmio Recife de Empreendedorismo 2016

Leia mais

1ªCorrida e Caminhada Solidária

1ªCorrida e Caminhada Solidária 1ªCorrida e Caminhada Solidária Regulamento 1.Numa organização dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, realiza-se no dia 21 de Junho de 2014, com início às 17.30 horas a 1ª corrida e caminhada solidária.

Leia mais

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa

Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa Regulamento de Geral Mobilidade Internacional de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa 2012-2013 1. Mobilidade Internacional de Estudantes Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram

Leia mais

Conheça os seus direitos. para todos os funcionários envolvidos nos trabalhos de construção do Metro

Conheça os seus direitos. para todos os funcionários envolvidos nos trabalhos de construção do Metro Conheça os seus direitos para todos os funcionários envolvidos nos trabalhos de construção do Metro 2016 Todos os funcionários envolvidos nos trabalhos de construção do Metro têm uma série de direitos

Leia mais

Edital N 05/2016 - SRI

Edital N 05/2016 - SRI Edital N 05/2016 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades 2016.2 e 2017.1 A Superintendência

Leia mais

Anexo I Requerimento de Matrícula e Instrumento de Cláusulas Complementares e Aditamento ao

Anexo I Requerimento de Matrícula e Instrumento de Cláusulas Complementares e Aditamento ao 1 Anexo I Requerimento de Matrícula e Instrumento de Cláusulas Complementares e Aditamento ao Contrato Particular de Adesão de Prestação de Serviços Educacionais. Eu, matriculado(a) no curso de do(a)(s)

Leia mais

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE -

PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - PRIMEIRA INFÂNCIA - CRECHE - Apresentação dos principais resultados da pesquisa Ana Lúcia Lima NECESSIDADES E INTERESSES DE FAMÍLIAS E CRIANÇAS PESQUISA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA - CRECHE - Realização: Fundação

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DA COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA

PROJETO DE REGULAMENTO DA COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA PROJETO DE REGULAMENTO DA COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA NOTA JUSTIFICATIVA A educação pré-escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças, pois assume-se como o ponto de partida

Leia mais

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social

Lar das Criancinhas da Horta Instituição Particular de Solidariedade Social PROGRAMA DE AÇÃO PARA 2015 Em cumprimento do estabelecido das alíneas b) do Artigo 34.º e c) do Artigo 38º dos Estatutos do Lar das Criancinhas da Horta, vem esta Direção apresentar à Assembleia Geral,

Leia mais

Regulamento Programa «Ocupa-te!»

Regulamento Programa «Ocupa-te!» Regulamento Programa «Ocupa-te!» Setembro a Junho REGULAMENTO Ocupa-te! Entre setembro e junho, o Colégio do Castanheiro assegura gratuitamente a ocupação dos tempos livres dos seus alunos em período de

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO E GESTÃO 2015/2016

MESTRADO EM DIREITO E GESTÃO 2015/2016 MESTRADO EM DIREITO E GESTÃO 2015/2016 VAGAS o 20 vagas para a candidatura na 1.ª fase o 20 vagas para a candidatura na 2.ª fase Na 1.ª fase aceitam-se candidaturas condicionadas de estudantes que comprovadamente

Leia mais

I. DO PROGRAMA DE MONITORIA

I. DO PROGRAMA DE MONITORIA I. DO PROGRAMA DE MONITORIA A Faculdade Pernambucana de Saúde oferece programa de monitoria para os Laboratórios para os Cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia. A monitoria

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA (CURRÍCULO 3) I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Psicologia é uma atividade obrigatória, em consonância

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXPLORAÇÃO DE APOSTAS HÍPICAS À COTA ONLINE

PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXPLORAÇÃO DE APOSTAS HÍPICAS À COTA ONLINE PROJETO DE REGULAMENTO N.º ---/SRIJ/2015 REGRAS DE EXPLORAÇÃO DE APOSTAS HÍPICAS À COTA ONLINE O Regime Jurídico dos Jogos e Apostas online (RJO), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2015, de 29 de abril,

Leia mais

REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA

REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA REGULAMENTO COMPONENTE APOIO À FAMÍLIA PROJECTO Artigo 1.º Introdução O presente documento tem como objetivo regulamentar o funcionamento da Componente de Apoio à Família (adiante CAF) das escolas pertencentes

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S.

REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. REGULAMENTO PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO E.A.S.S. Artigo 1.º Objeto e âmbito 1. O presente regulamento define o processo de atribuição de bolsas de estudo pela Família Soares dos Santos para a

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR

REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR REGIMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VILA FLOR PREÂMBULO A Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro, diploma que estabelece, entre outros, o regime jurídico das autarquias locais, veio atribuir, no

Leia mais

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil

Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Edital para Solicitação e Concessão do Distintivo de Reconhecimento Rotaract Brasil Organização Multidistrital de Informações de Rotaract Club s Rotaract Brasil I DA DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Distintivo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 01/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 01/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO PARA AS ATIVIDADES DA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA 01/2016 A Faculdade Ciências da Vida (FCV), no uso de suas atribuições,

Leia mais

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Saúde de Portalegre

Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Saúde de Portalegre Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Saúde de Portalegre CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUPERVISÃO CLÍNICA FICHA CURRICULAR Ano letivo: / Processo n.º Nome: Data de Nascimento: / / Naturalidade:

Leia mais

3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA

3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA 3º SÃO SILVESTRE DA BATALHA 26 DE DEZEMBRO 2015 17HOO REGULAMENTO GERAL 1ºORGANIZAÇÃO O Atlético Clube da Batalha - ACB com parceria com a Câmara Municipal Batalha leva a efeito no dia 26 de Dezembro de

Leia mais

Regulamento n.º /2018

Regulamento n.º /2018 Regulamento n.º -------/2018 Considerando o disposto nos art.ºs 15º e seguintes da Lei do Financiamento do Ensino Superior Lei nº 37/2003 de 22 de agosto alterada pela Lei nº 49/2005 de 30 de agosto e

Leia mais

Despacho Nº 19/2016. Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo

Despacho Nº 19/2016. Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo Despacho Nº 19/2016 Assunto: Valores das Propinas, modalidades e prazos de pagamento para o ano letivo 2016/2017 Tendo em conta as Normas orientadoras relativas à inscrição, pagamento de propinas, taxas

Leia mais

SEÇÃO: Contas de pacientes / Acesso de pacientes

SEÇÃO: Contas de pacientes / Acesso de pacientes SEÇÃO: Contas de pacientes / Acesso de pacientes MANUAL DE POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS ASSUNTO: Regulamento IRS #130266-11 501(r) (4) Lei de Assistência Médica Acessível (Affordable Care Act) / Processo

Leia mais

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico

Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Regulamento da Ação Social Escolar - 1.º Ciclo do Ensino Básico Preâmbulo A Educação constitui uma das atribuições fundamentais dos Municípios desde 1984 e a sua implementação obedece a um conjunto de

Leia mais

03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários

03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários 03-07-12 - Prospeto a publicar nas ofertas públicas de valores mobiliários A Comissão Europeia (CE) emitiu novas regras quanto ao formato e ao conteúdo do prospeto, do prospeto de base, do sumário, das

Leia mais

Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016

Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016 SEGURANÇA SOCIAL Pedido de Licenciamento Atualizado em: 06-04-2016 Esta informação destina-se a Estabelecimentos e Apoio Social que queiram exercer atividade. O que é Os estabelecimentos de apoio social

Leia mais

Despacho Nº 18/2016. Assunto: Normas orientadoras relativas à inscrição, pagamento de propinas, taxas e emolumentos na FCSH/NOVA.

Despacho Nº 18/2016. Assunto: Normas orientadoras relativas à inscrição, pagamento de propinas, taxas e emolumentos na FCSH/NOVA. Despacho Nº 18/2016 Assunto: Normas orientadoras relativas à inscrição, pagamento de propinas, taxas e emolumentos na FCSH/NOVA Por proposta do Subdiretor para os Estudantes, Prof. Doutor João Soeiro de

Leia mais

PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GRAU I Natação

PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS GRAU I Natação 1. ENQUADRAMENTO A Lei nº 40/2012, de 28 de Agosto, diploma legal que estabelece o regime de acesso e o exercício da atividade de treinador de desporto, que veio revogar o Decreto-Lei n.º 248-A/2008, de

Leia mais

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO CÂMPUS GURUPI/IFTO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Edital 20/2015 DIRGRAD Seleção de alunos para projetos de Melhoria dos Cursos de Graduação e Técnicos Integrados de Nível Médio da UTFPR

Edital 20/2015 DIRGRAD Seleção de alunos para projetos de Melhoria dos Cursos de Graduação e Técnicos Integrados de Nível Médio da UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Edital 20/2015 DIRGRAD Seleção de alunos para

Leia mais

Head Start no Centro

Head Start no Centro Head Start no Centro A PRONTIDÃO ESCOLAR COMEÇA AQUI. O que é o Programa ABCD Head Start? Head Start é um programa pré-escolar no centro, que foca na prontidão para o jardim de infância, bem-estar físico

Leia mais

Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam

Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam Bandeira Ecomar 2019 O programa que o meio ambiente, as crianças e o teu clube necessitam ABERTAS AS INSCRIÇÕES Cuida dos únicos dois lugares de onde jamais poderás mudar-te: o teu corpo e o teu planeta

Leia mais

a) Refeições escolares

a) Refeições escolares NORMAS DE FUNCIONAMENTO COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA:, prolongamento horário, férias em movimento Objeto e âmbito de aplicação O presente documento visa regular as normas de funcionamento da nos estabelecimentos

Leia mais

Serviços de Saúde e Bem-estar REGULAMENTO INTERNO

Serviços de Saúde e Bem-estar REGULAMENTO INTERNO Serviços de Saúde e Bem-estar REGULAMENTO INTERNO Verão 2016 REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DO EGOlias ATELIER DE SAÚDE ARTIGO 1º Denominação e Natureza 1. O EGOlias Atelier de Saúde é um programa

Leia mais

EDITAL 001/2017/SEME CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS AOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 1º SEMESTRE 2017

EDITAL 001/2017/SEME CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS AOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS 1º SEMESTRE 2017 SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUABIRUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO RUA 10 DE JUNHO, N 253, ANEXO CÂMARA DE VEREADORES CENTRO - CEP: 88360-000 - GUABIRUBA

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL PRÉ-APROVADO Por este instrumento e na melhor forma de direito, a COOPERATIVA, doravante designada simplesmente COOPERATIVA, neste ato devidamente representada na forma de seu

Leia mais

Aplicável a todos os alunos Cursos de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico e Doutorado

Aplicável a todos os alunos Cursos de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico e Doutorado 1 - SEMESTRALIDADES ESCOLARES 1.1 - Vigente no 2º Semestre de 2015: Pagamento em 6 (seis) parcelas mensais, com vencimento todo dia 10 (dez). Mensal Semestre Mensalidade Plena R$ 2.370,00 * R$ 14.220,00

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

INFORMAÇÕES PARA CONVTE DE EVENTOS

INFORMAÇÕES PARA CONVTE DE EVENTOS INFORMAÇÕES PARA CONVTE DE EVENTOS 1. Nome do evento; 2. Data/período; 3. Local (endereço completo); 4. Organização; 5. Patrocinadores; 6. Apoiadores; 7. Programação (horário, distâncias e categorias);

Leia mais

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores.

Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa CONVITE. Exmos. Senhores. Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção Assunto: Consulta Prévia para Prestação de Serviços de Consultoria-formativa e formação no âmbito do Programa Formação PME - Norte e Centro

Leia mais

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha

Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas Caldas da Rainha Colégio Rainha D. Leonor Rua Luís Caldas 2500-817 Caldas da Rainha Página 2 de 6 Ano Letivo 2015 2016 2. º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário A frequência do Colégio Rainha Dona Leonor inclui

Leia mais

Regulamento Campo de Férias

Regulamento Campo de Férias Regulamento Campo de Férias Julho Agosto REGULAMENTO Campo de férias Nos meses de julho e agosto, o Colégio do Castanheiro oferece programas de campos de férias para crianças e jovens a partir dos três

Leia mais

DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES E D I T A L

DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES E D I T A L DIREÇÃO ACADÊMICA SELEÇÃO DE MONITORES 2009.1 E D I T A L A DIRETORA GERAL DA FACULDADE INTEGRADA DO RECIFE - FIR, considerando o que estabelece as normas previstas na regulamentação do Programa de Monitoria

Leia mais

CAPÍTULO II Formação Avançada de Recursos Humanos - Bolsas Individuais de Formação SECÇÃO I Caracterização das Bolsas Artigo 2º Tipos de bolsas

CAPÍTULO II Formação Avançada de Recursos Humanos - Bolsas Individuais de Formação SECÇÃO I Caracterização das Bolsas Artigo 2º Tipos de bolsas PROGRAMA OPERACIONAL DE VALORIZAÇÃO DO POTENCIAL HUMANO E COESÃO SOCIAL DA RAM EIXO I EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA DE RECURSOS HUMANOS REGULAMENTO DE FORMAÇÃO AVANÇADA E QUALIFICAÇÃO DE RECURSOS

Leia mais

Sumário PROGRAMA CEVAR - CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS VERDES DE ÁREA REDUZIDA (PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO/REQUALIFICAÇÃO E PARA A MANUTENÇÃO)

Sumário PROGRAMA CEVAR - CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS VERDES DE ÁREA REDUZIDA (PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO/REQUALIFICAÇÃO E PARA A MANUTENÇÃO) Separata 00 000 24 Março 2011 Sumário PROGRAMA CEVAR - CONSERVAÇÃO DE ESPAÇOS VERDES DE ÁREA REDUZIDA (PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO/REQUALIFICAÇÃO E PARA A MANUTENÇÃO) EDITAL Nº 119/2011 Programa

Leia mais

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CENTRO DE NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE TUTORES PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA BOLSISTA

Leia mais