Danilo Marcondes. Departamento de Filosofia. Coordenador do Projeto Ética e Realidade Atual.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Danilo Marcondes. Departamento de Filosofia. Coordenador do Projeto Ética e Realidade Atual."

Transcrição

1

2 Danilo Marcondes Departamento de Filosofia Coordenador do Projeto Ética e Realidade Atual

3 William Shakespeare - Hamlet Nothing is good or bad until our thinking makes it so. Act II, scene 2.

4 David Hume ( ) Não se pode derivar dever (ought) do ser (is).

5 Ética e tomada de decisão: dois grande conjuntos de problemas Capacidade de distinguir entre: Bom/mau Certo/errado Justo/injusto Capacidade de realizar/implementar: Bom Certo justo

6 O paradoxo socrático e as origens da Ética Ninguém pratica o mal deliberadamente: 1. queremos fazer o que consideramos melhor para nós. 2. queremos fazer o que consideremos melhor quanto à sociedade. Pode haver um conflito entre 1 e 2. Pode nos faltar conhecimento suficiente para deliberar.

7 Três Dimensões Complementares da Ética Axiologia: Teoria dos Valores Deontologia: Teoria dos Deveres e Obrigações Consequencialismo: resultados e consequências como critério de aplicação de valores e deveres

8 Contextualização da Ética A avaliação ética deve ser sempre contextualizada. Diferença entre ética e percepção da ética. Questão dos contextos de transição.

9

10

11

12 Importância da Perspectiva Histórica: O Caso Brasileiro Alto grau de dependência do estado. Baixo grau de institucionalização. Desigualdade social profunda. Crises institucionais. Instabilidade econômica. Custo Brasil. Renato Lessa, A Invenção Republicana, Rio de Janeiro, Vértice, Luciano Zajdsnajder, Ser Ético no Brasil, Rio de Janeiro, Gryphus, 1994.

13 Contexto Recente: Movimento pela Ética na Política Impeachment do presidente Collor 29 de setembro de CPI dos anões do orçamento

14

15 Congresso Nacional e Crise de Representação

16 Códigos de Ética nas Empresas Brasileiras (2009)

17 Pensando o Brasil? ISEB, Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1955 MEC. (Helio Jaguaribe, Celso Furtado) Sergio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, Florestan Fernandes, Mudanças sociais no Brasil, Antonio Candido, Formação da Literatura Brasileira, José Honório Rodrigues, Conciliação e Reforma no Brasil, José Murilo de Carvalho, Cidadania no Brasil: o longo caminho, 2004.

18 Corrupção Desonestidade. Perda de integridade. Falta de transparência. Critério: Dano ao outro Causar prejuízo Perda de credibilidade

19 Lugares Comuns da Ética Ética é muito importante. Vivemos uma crise ética. Precisamos ser mais éticos.

20 Crise Ética Porque temos o sentimento de que vivemos uma crise ética?: Perda de referencial desde a Modernidade. Sociedade complexa e pluralista. Rápidas transformações no mundo contemporâneo. Instabilidade social.

21 E.Hobsbawn, A Era dos extremos, 1995 (p.20) Ainda mais óbvia que as incertezas da economia e da política mundiais era a crise social e moral (...) foi uma crise de crenças e supostos sobre os quais se apoiava a sociedade moderna.

22 Duas Saídas Valorização do Caráter Individual X Evitar o voluntarismo Valorização do Desenho Institucional X Evitar o Formalismo. Como integrar ambos?

23 Liderança e Autoridade Max Weber, Três tipos de autoridade, Legal: aplicação de regras e princípios. 2. Tradicional: força das práticas da tradição. 3. Carismática: características pessoais do líder.

24 Liderança Negativa autoritarismo mobilizador

25 Liderança Profeta Herói

26 Orquestra Um maestro sem orquestra Uma orquestra sem maestro

27 Maquiavel, O Príncipe (1514) O líder como resultado da combinação de três características: Virtú Fortuna Kairós

28 Trirreme Olympia sincronização

29 Liderança Diferentes sentidos de liderança: Não se confunde com papel institucional. Não basta o líder ser designado, deve ser reconhecido. Equilíbrio entre trabalho de equipe/ trabalho participativo e liderança.

30 Confiança Constatação de que nossa conduta é regulada pelas expectativas em relação à conduta dos outros. A Confiança é um pressuposto inevitável no jogo social.

31 Liderança Ética Ensinar pelo exemplo Liderança e carisma Dar autonomia: Evitar o Abrir mão de pensar Distinguir o Público do Privado.

32 Noção Ética Central Confiança/Confiabilidade. Importância da construção da noção de confiança. Onora O Neill, A question of Trust, BBC Reith lectures, Cambridge Univ.Press, 2004.

33 Confiança/Confiabilidade Questão da confiança: necessidade de construir confiança entre os participantes de um processo. Expectativas que geramos nos outros/expectativas que temos sobre os outros. Desafio: como construir a confiança?

34 Contexto da ação/decisão Razões para a ação: o resultado será tão bom quanto melhor os agentes entenderem as razões para agir. Engajamento: o resultado será tão bom quanto mais os agentes se engajarem no processo/se sentirem parte da equipe.

35 Responsabilidade, Confiabilidade e Valores Bastam princípios como Responsabilidade e Confiabilidade? Em nome de que? Necessidade de determinar valores que funcionem como critérios.

36 Construindo Valores Valores são mais básicos do que conceitos como Responsabilidade e Confiança. Valores são mais básicos do que mecanismos como negociação e solução de conflitos. Necessidade de definir fins e caminhos para alcançar os fins. A construção de valores é histórica, não está dada.

37 Ética e Construção de Valores Ética é um ponto de chegada e não um ponto de partida: Importância dos ideais regulativos. Valores devem ser traduzidos em ações. O teste do Desenho Institucional é seu funcionamento Depende dos indivíduos.

38 Sugestões Bibliográficas Luciano Zajdsznajder: Ser Ético no Brasil, Rio, Gryphus, Danilo Marcondes: Textos Básicos de Ética, Rio, Jorge Zahar Ed., Manfredo A. de Oliveira: Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea, Petrópolis, Vozes, Onora O Neill, A question of Trust, BBC Reith lectures, Cambridge Univ.Press, Amartya Sen: Sobre Ética e Economia, São Paulo, Companhia das Letras,

Os Desafios da Ética no Brasil Contemporâneo

Os Desafios da Ética no Brasil Contemporâneo Os Desafios da Ética no Brasil Contemporâneo Danilo Marcondes Departamento de Filosofia PUC-Rio A discussão sobre ética nos negócios na verdade é bastante recente mesmo na Europa e nos Estados Unidos.

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Graduação em Gestão de Políticas Públicas 2. Código: AI0180 3. Modalidade(s):

Leia mais

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização.

Política. Como o poder se realiza? Força (violência) Legitimação (consentimento) - carisma, tradição e racionalização. Política Ciência política: Objeto de estudo: o poder político. Principal instituição moderna do poder político: o Estado-nação. Outras instituições políticas modernas: o executivo, o legislativo, os partidos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: SOCIOLOGIA BRASILEIRA Código: 134082 Docente: Prof. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br 1. Objetivos

Leia mais

... Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Universidade Federal de Pernambuco Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política - LEP

... Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano Universidade Federal de Pernambuco Laboratório de Estudos sobre Espaço e Política - LEP TEORIA DO PLANEJAMENTO E DA GESTÃO URBANA EMENTA DA DISCIPLINA: A disciplina se propõe analisar o quadro de planejamento e gestão urbana no Brasil a partir da compreensão da estruturação do espaço nacional

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA ]UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Ano Letivo: 2015 Semestre: Segundo DISCIPLINA: Cultura Organizacional e Brasileira

Leia mais

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO "Que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas"? (Mario Quintana)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2018.1 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Código da disciplina DABHQ0003-15SB Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária 48 horas Aula prática: x Campus: SBC Código da turma:

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo...

SUMÁRIO. Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS. Parte II MOVIMENTANDO PESSOAS. 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... SUMÁRIO Apresentação... xiii Parte I COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS 1 A Gestão de Pessoas no Contexto Contemporâneo... 3 Importância da gestão de pessoas... 4 A gestão de pessoas passada a limpo...

Leia mais

A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso. Rackel Valadares OpenText Maio/2016

A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso. Rackel Valadares OpenText Maio/2016 A Cultura da Equipe: Fator Crítico de Sucesso Rackel Valadares OpenText Maio/2016 O que é Cultura Organizacional? Cultura Organizacional a) É o que dá as pessoas um senso de como se comportar e o que convém

Leia mais

2. Áreas/Temas da Filosofia 2.1 Antropologia: O Homem 2.2 Epistemologia: O Conhecimento 2.3 Axiologia: A Ética

2. Áreas/Temas da Filosofia 2.1 Antropologia: O Homem 2.2 Epistemologia: O Conhecimento 2.3 Axiologia: A Ética FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Filosofia da Educação Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 2º Professor(es): Período: 1º Semestre / 2015 Ementa Conteúdos

Leia mais

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 É necessário conhecer e apreender a realidade de cada instituição escolar que

Leia mais

TGA PROFA. LUCIANA F. NOVO TEORIA DA BUROCRACIA. Características Disfunções Níveis

TGA PROFA. LUCIANA F. NOVO TEORIA DA BUROCRACIA. Características Disfunções Níveis TGA PROFA. LUCIANA F. NOVO TEORIA DA BUROCRACIA Características Disfunções Níveis RACIONALIDADE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL BUSCA NOVA TEORIA MAIS ADEQUADA À COMPLEXIDADE MAX WEBER: PREOCUPAÇÃO CENTRAL RACIONALIDADE

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto Formação espacial do Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência

Leia mais

São Leopoldo, 6 de outubro de Marilene Maia

São Leopoldo, 6 de outubro de Marilene Maia São Leopoldo, 6 de outubro de 2016 Marilene Maia marilene@unisinos.br https://www.youtube.com/watch?v=16ipgvnh8ug - 6:00 Este livro trata de uma classe de pessoas que não pertencem às classes alta e média.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Ana Targina

Leia mais

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL

Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Código da disciplina DABHQ0003-15SB Caracterização da disciplina Nome da disciplina: INTERPRETAÇÕES DO BRASIL Créditos (T-P-I): (4-0-4) Carga horária 48 horas Aula prática: x Campus: SBC Código da turma:

Leia mais

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP

Ética nas Organizações EAD 791. Prof. Wilson Amorim Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações EAD 791 Prof. Juliana Bittar 09/Agosto/2017 FEA USP Ética nas Organizações Aula de Hoje 1) Ética: primeiras reflexões Atitude Filosófica e Reflexão Filosófica Os campos da Filosofia

Leia mais

MOÇÃO SECTORIAL DISTRITO DE SANTARÉM

MOÇÃO SECTORIAL DISTRITO DE SANTARÉM MOÇÃO SECTORIAL DISTRITO DE SANTARÉM I UM CDS MAIS PERTO DOS MILITANTES E DAS ESTRUTURAS II CONSIDERAÇÕES SOBRE O PARTIDO I - UM CDS MAIS PERTO DOS MILITANTES E DAS ESTRUTURAS 1 Comunicação interna - Concertação

Leia mais

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor

AUTOCONHECIMENTO e liderança. Mantenedor AUTOCONHECIMENTO e liderança Mantenedor Olá, Empresário Júnior! Entramos na segunda semana do PDL Com o primeiro manual, bit.ly/pdl2017_1, foi possível entender o que significa ser um líder dentro do Movimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE

PLANO DE ENSINO 2º TRIMESTRE Componente Sociologia Professor: Yuri B. F. Corteletti Curricular: Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 1ª Série Ensino Médio Apresentação da disciplina As Ciências Sociais é uma área do conhecimento composta

Leia mais

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Integrada de Química Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Agora veremos a uma Apresentação sobre Relações CTS no Ensino de Química. Ao seu final, espera-se que você aprenda sobre relações existentes entre

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL

CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Ministério Ministério da Planejamento Transparência Fiscalização Ministério da e Controle Fiscalização, Transparência e Controle CONTROLES INTERNOS, GESTÃO DE RISCOS E GOVERNANÇA NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO

Leia mais

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES

REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES FÁTIMA TORRI FATTO COMUNICAÇÃO ENVIE SUA PERGUNTA PELA PÁGINA DA REDE MARISTA NO FACEBOOK REPUTAÇÃO: RESULTADO DAS NOSSAS ATITUDES OLHAR SENSÍVEL, ESCUTA VERDADEIRA.

Leia mais

Grupos e Equipes de Trabalho

Grupos e Equipes de Trabalho Aula 6 Grupos e Equipes de Trabalho Agenda Comportamento de grupos Caso Uma Equipe Desunida Trabalho em equipe 2 1 Fundamentos do comportamento de grupos Definição Um grupo é definido como dois ou mais

Leia mais

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França

ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais. Prof. Denis França ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Introdução, Ética e Moral e Orientações Gerais Prof. Denis França Ética nos concursos públicos: Mais comum nas provas de alguns Tribunais, alguns órgãos do Poder Executivo

Leia mais

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL

APPGG - SÃO PAULO - CRONOGRAMA GESTÃO GOVERNAMENTAL ANEXO GESTÃO GOVERNAMENTAL Professor 1. Avaliação e monitoramento de políticas públicas. Maria das Graças Rua 30/09 13. Serviços públicos no município, qualidade no serviço público, modalidades de execução:

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - UNESP/Araraquara PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA Segundo Semestre 2012

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - UNESP/Araraquara PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA Segundo Semestre 2012 FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - UNESP/Araraquara PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA Segundo Semestre 2012 DISCIPLINA: PENSAMENTO POLÍTICO E TEORIA SOCIAL NO BRASIL PROFESSOR: MILTON LAHUERTA Horário:

Leia mais

Teoria Realista das Relações Internacionais (I)

Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Janina Onuki janonuki@usp.br BRI 009 Teorias Clássicas das Relações Internacionais 25 de agosto de 2016 Realismo nas RI Pressuposto central visão pessimista

Leia mais

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA Disciplina: INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA Turma I - 3as e 5as feiras - 8 h Professor: Prof. Dr. Sergio B. F. Tavolaro sergiotavolaro@unb.br

Leia mais

Teoria Realista das Relações Internacionais (I)

Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Teoria Realista das Relações Internacionais (I) Janina Onuki janonuki@usp.br BRI 009 Teorias Clássicas das Relações Internacionais 24 de agosto de 2017 Realismo nas RI Pressuposto central visão pessimista

Leia mais

Soluções para os Cases

Soluções para os Cases Soluções para os Cases As etapas da construção de uma equipe Joinville Dia 05 de Outubro de 2013 Roteiro da conversa.... Autoconhecimento. Tudo começa pela confiança Fundamentos de uma equipe As etapas

Leia mais

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA. A Geografia Levada a Sério

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA.   A Geografia Levada a Sério A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA 1 Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar Rubem Alves 2 A Cidade que Educa 3 O MEIO URBANO REFLETE TUDO! A atenta observação da realidade nos dá elementos

Leia mais

Empowerment e liderança

Empowerment e liderança Empowerment e liderança EMPOWERMENT DEFINIÇÃO E ORIGEM. artigo Managing without managers, de Rosabeth Kanter (Harvard Business Review, 1989). Empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2017 Responsável Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é introduzir os alunos no campo de

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv

Sumário. Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Sumário Apresentação, xiii Estrutura do livro, xv Introdução, 1 Debate sobre governo e Administração Pública, 1 Gestão pública no Brasil, 3 Reforma e modernização do Estado, 4 Papel do Estado no mundo

Leia mais

Ética Conduta Respeito Confiabilidade Responsabilidade

Ética Conduta Respeito Confiabilidade Responsabilidade Ações Corretivas, Preventivas e Melhorias Sistema de Gestão da Qualidade Homologação e Avaliação de Fornecedores Métodos e Processos Auditorias ISO9001 ISO14001 Melhoria Contínua Ética Conduta Respeito

Leia mais

(61)

(61) Moral x Ética 1-2015 CESPE DEPEN - Agente e Técnico - Todas as áreas - Conhecimentos Básicos Ética e moral são termos que têm raízes históricas semelhantes e são considerados sinônimos, uma vez que ambos

Leia mais

Interpretações do Brasil

Interpretações do Brasil Interpretações do Brasil Bacharelado em Ciências e Humanidades UFABC Versão 2016 Responsável Prof. Arilson Favareto Estágio docência Carolina Galvanese A ementa oficial do curso Colônia: miscigenação,

Leia mais

econômicos - valores econômicos simbólicos - imagem pessoal, cargos à disposição de um político para distribuição entre partidos que o apoiem,

econômicos - valores econômicos simbólicos - imagem pessoal, cargos à disposição de um político para distribuição entre partidos que o apoiem, PODER E AUTORIDADE econômicos - valores econômicos simbólicos - imagem pessoal, cargos à disposição de um político para distribuição entre partidos que o apoiem, informação, conhecimento, posição ocupada

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I

Programa Analítico de Disciplina HIS330 História do Brasil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de História - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

POLÍTICA DE VOLUNTARIADO

POLÍTICA DE VOLUNTARIADO 12/5/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1 OBJETIVO... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 4 4 CONCEITOS... 4 5 DIRETRIZES... 4 6 REGRAS... 5 7 RESPONSABILIDADES... 7 8 INFORMAÇÕES DE CONTROLE... 7 2 1 OBJETIVO

Leia mais

17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA América Latina 9 países

17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA América Latina 9 países 17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA 132.682 América Latina 9 países 17ª edição CARREIRA DOS SONHOS REALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS TABULAÇÃO E AUDITORIA 87.161

Leia mais

busca de um paradigma para o século s Danilo Marcondes agosto 2010

busca de um paradigma para o século s Danilo Marcondes agosto 2010 PUC-Rio Uma universidade nova e tradicional em busca de um paradigma para o século XXI PUC-Rio Uma universidade Danilo nova Marcondes e tradicional em Agosto 2010 busca de um paradigma para o século s

Leia mais

LIDERANÇA FEMININA propósito e paixão

LIDERANÇA FEMININA propósito e paixão LIDERANÇA FEMININA propósito e paixão Como unir a força feminina e a masculina para uma tomada de decisão mais assertiva? Como migrar para relações baseadas na confiança, amor e respeito? Como a forma

Leia mais

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto

Formação espacial do Brasil. Responsável: Prof. Arilson Favareto Formação espacial do Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Objetivos do curso O objetivo geral da disciplina é tornar os alunos aptos a compreender quais são as principais explicações concorrentes

Leia mais

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo 23.09.2015 A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo Que mundo é esse? É um mundo impresivel e complexo, com novas variáveis. E nesse contexto, quem cuida de uma marca? TODOS. Quais forças regem esse

Leia mais

Transição para o Novo Referencial NP EN ISO 22000:2018

Transição para o Novo Referencial NP EN ISO 22000:2018 WEBINAR Transição para o Novo Referencial NP EN ISO 22000:2018 Formadora: Teresa Fernandes (Eng.ª) Datas: 23/11/2018 (12h) Conteúdo Introdução Nova estrutura / Principais alterações Próximos Passos Questões

Leia mais

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Faculdade Zumbi dos Palmares RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Faculdade Zumbi dos Palmares Faculdade de Pedagogia RESUMO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO E BUROCRACIA O MITO DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA JOYCE MOURÃO RODRIGUES

Leia mais

Teoria da Democracia e Representação política

Teoria da Democracia e Representação política Teoria da Democracia e Representação política 1 Estado Contemporâneo Toma decisões para o conjunto da sociedade e dispõe de meios para torná-las imperativas a todos. Por essa razão, sua estrutura de comando

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Adriana Ilha

Leia mais

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates Introdução à Filosofia I.EMENTA Noções introdutórias ao Filosofar: origem e invenção. Agostinho de Hipona e a razão. Aristóteles e a superação do paradigma da Academia. Avicena e a filosofia árabemuçulmana.

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE.

PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS DECORREM DA FORMA DE VER A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE. 1. Teorias que consideram que a sociedade é uma instância que se impõe aos indivíduos sendo estes produto dessa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134856 - Sociologia do Desenvolvimento Rural Turma A Período Letivo: 2018.1 Segunda e quinta-feira, das

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de História MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de História Historiografia Brasileira (HH 068) Créditos: 04 Carga horária semestral: 60 h/aula

Leia mais

A Criança e a Publicidade: Aspectos Bioéticos

A Criança e a Publicidade: Aspectos Bioéticos VI Seminário Universidade e Escolas 24/06/2017 A Criança e a Publicidade: Bioéticos José Roberto Goldim Núcleo Interinstitucional de Bioética IEC Serviço de Bioética e Laboratório de Pesquisa em Bioética

Leia mais

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética

ORIGEM DA PALAVRA. A palavra Ética ÉTICA ORIGEM DA PALAVRA A palavra Ética é originada do grego ethos,, (modo de ser, caráter) através do latim mos (ou no plural mores) (costumes, de onde se derivou a palavra moral.)[1] [1].. Em Filosofia,

Leia mais

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado

A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado A Regulação: História e Contribuição para Construção de uma outra Concepção de Estado Fundação - Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR - 8 de abril de 1999. Entidade - Direito Privado -

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC LINHAS DE PESQUISA Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado *Aspectos de Direito Eleitoral *Controle

Leia mais

Cidadania e autoridade na escola atual (?)

Cidadania e autoridade na escola atual (?) ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS: Cidadania e autoridade na escola atual (?) 16 abril 2016 Cristina Palmeirão cpalmeirao@porto.ucp.pt A situação - problema No dia a dia escolar o conflito,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Departamento de Sociologia Disciplina: SOL 134465 - Introdução à Sociologia Turma B Período Letivo: 2017.2 Segunda e quarta-feira, das 19h00 às 20h40

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013 Programa da Unidade Curricular ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL Ano Lectivo 2012/2013 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Jazz e Música Moderna 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

IGREJA. e o Mito da Des-Institucionalização

IGREJA. e o Mito da Des-Institucionalização IGREJA e o Mito da Des-Institucionalização IGREJA e o Perigo da Institucionalização 2ª Conferência de Plantação de Igrejas 13 Estados Brasileiros 20 Denominações Nossa Visão como Chácara Primavera A Comunidade

Leia mais

A área de Ciências Humanas no EM

A área de Ciências Humanas no EM A área de Ciências Humanas no EM Papel da área: Contribuir para a formação integral dos estudantes. Desenvolver o olhar crítico e contextualizado das ações de diferentes indivíduos, grupos, sociedades

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA PLANO DE ENSINO SOCIOLOGIA VII: Sociologia da Formação da Sociedade Brasileira CARGA HORÁRIA CURSO Sociologia e

Leia mais

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO

SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO SOCIOLOGIA 1 ANO PROF. DARIO PINHEIRO PROF. JOSINO MALAGUETA ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Os clássicos da Sociologia 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdo Max Weber 3 CONTEÚDOS

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SUMÁRIO. Parte I COMPREENSÃO DOS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA, ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO Introdução, 1 Debate sobre Governo e Administração Pública, 1 Gestão Pública no Brasil, 3 Reforma e Modernização do Estado, 4 Papel do Estado no Mundo Contemporâneo, 5 Democracia, Cidadania e Demandas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPTO. DE DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURIDADE SOCIAL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPTO. DE DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL I/ INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL CURSO: GRADUAÇÃO DIREITO PROFESSOR: MARCUS ORIONE GONÇALVES CORREIA MONITORES: CÓDIGO

Leia mais

Cultura e Ética nas Organizações

Cultura e Ética nas Organizações Cultura e Ética nas Organizações JULIANA BARREIROS PORTO Universidade de Brasília Você já viu isso acontecer? Será que você já fez uma dessas coisas? 1 Um funcionário quer sair mais cedo do trabalho e

Leia mais

VALORES E PRINCÍPIOS DA SIKA

VALORES E PRINCÍPIOS DA SIKA CONSTRUINDO CONFIANÇA SIKA UM LÍDER GLOBAL COM PRINCÍPIOS E TRADIÇÃO Fundada na Suíça pelo criador visionário Sr. Kaspar Winkler há mais de 100 anos, a Sika tornou-se uma empresa de sucesso mundial assumindo

Leia mais

Desenvolvimento econômico e social no Brasil

Desenvolvimento econômico e social no Brasil Desenvolvimento econômico e social no Brasil Responsável: Prof. Arilson Favareto Estágio docência: Carolina Galvanese e Clarissa Magalhães A ementa do curso Principais aspectos empíricos e teóricos da

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIA POLÍTICA Planejamento de Campanha Eleitoral Estudo dos conteúdos teóricos introdutórios ao marketing político, abordando prioritariamente os aspectos

Leia mais

Relações de Poder e Conflitos nas Organizações

Relações de Poder e Conflitos nas Organizações Relações de Poder e Conflitos nas Organizações Frederico Azevedo Alvim Assis Sempre que um novo profissional ingressa numa organização de trabalho é firmado um contrato psicológico de trabalho, no sentido

Leia mais

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral

A intenção ética e a norma moral. Ética e moral A intenção ética e a norma moral Ética e moral Questão orientadora: É agir em prol do bem pessoal? EGOÍSMO É agir em conformidade com a norma social? REGRAS SOCIAIS É agir em prol do bem comum? ALTRUÍSMO

Leia mais

Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod DR. Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do Brasil.

Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod DR. Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do Brasil. Programa de Pós Graduação em Política Social PPGPS 2º semestre 2018 Disciplina: Estado e Política Social no Brasil. cod. 336262 DR Ementa Sociedade, Poder Político e Estado: Gênese social e política do

Leia mais

ENGENHARI NHAR A A D E D P ESSOAS

ENGENHARI NHAR A A D E D P ESSOAS ENGENHARIA DE PESSOAS: O DESAFIO DE CONSTRUIR EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO ROSELÚCI MAFIA Regência de Projetos 1 de xx 2 de xx Será que a orquestra pode tocar sem a presença de um maestro? 3 de xx O papel

Leia mais

Roberto Rodrigues. GV Agro Centro de Estudos em Agronegócio da FGV

Roberto Rodrigues. GV Agro Centro de Estudos em Agronegócio da FGV Roberto Rodrigues GV Agro Centro de Estudos em Agronegócio da FGV 05 de Maio de 2015 AGENDA 1. Cenário Macroeconômico 2. A Importância das Cooperativas 3. Tendências 4. Desafios 5. Conclusões PREVISÃO

Leia mais

CASO. DESAFIO Perda de lucros associada com baixa produtividade

CASO. DESAFIO Perda de lucros associada com baixa produtividade ESTUDOS DE / www.dupont.com Copyright 2017 E. I. du Pont de Nemours and Company. All rights reserved. The DuPont Oval Logo and DuPont,are registered trademarks or trademarks of DuPont or its affiliates.

Leia mais

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS

PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PROGRAMA DAS DISCIPLINAS UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Ciências e Letras/UNESP/Campus de Araraquara CURSO: Administração Pública MODALIDADE: Bacharelado/Licenciatura DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Antropologia,

Leia mais

Desenvolva sua Liderança

Desenvolva sua Liderança De Red Jacket a Nova Diretora Desenvolva sua Liderança Ruth Coutinho Diretora Sênior Mary Kay A palavra de ordem é COMUNICAR-SE. É necessário saber os pontos fortes e fracos das suas potenciais Consultoras.

Leia mais

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho. PROJETO DESENVOLVIMENTO DAS

Leia mais

Teorias Éticas e M. Patrão Neves

Teorias Éticas e   M. Patrão Neves Teorias Éticas e Cuidados de Saúde M. Patrão Neves Teorias Éticas e Cuidados de Saúde 0. Medicina e Ética 1. O solilóquio tranquilo da Ética Hipocrática 2. O ruidoso diálogo da pluralidade das éticas contemporâneas

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) PROFESSOR: Emiliano Glaydson de Oliveira TURMA: 9º Ano Fund.II DISCIPLINA: História 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Cap. 3 - Brasil: República dos coronéis Unidade 2 Intervencionismo e autoritarismo

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (Currículo iniciado em 2015) ANTROPOLOGIA 68 h/a 3210 A relação dialética entre o material e o simbólico na construção das identidades sociais e da

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para a Carreira de EPPGG 2011 EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA Disciplina: D 1.2 Democracia e Cidadania no Brasil. Professor titular: Roberto Rocha Coelho Pires Período:

Leia mais

A Ética e a Prática Médica

A Ética e a Prática Médica A Ética e a Prática Médica 1 Ética Ciência que tem como objeto o julgamento da apreciação,, ou seja, não da existência de uma idéia mas do seu valor,, de seu grau de perfeição em relação a uma determinada

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Ética Protestante

Leia mais

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso

Agenealogia dos Estudos Culturais é objeto de dissenso Cinqüentenário de um discurso cultural fundador WILLIAMS, R. Culture and society 1780-1950. [Londres, Longman, 1958]. Cultura e sociedade. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 1969. Agenealogia dos Estudos

Leia mais

Seminário GVcev Tendências e Expectativas para o Varejo de 2008

Seminário GVcev Tendências e Expectativas para o Varejo de 2008 Seminário GVcev Tendências e Expectativas para o Varejo de 2008 PERSPECTIVAS PARA O SEGUNDO GOVERNO LULA E A CONJUNTURA DE 2008 FERNANDO LUIZ ABRUCIO I) CARACTERÍSTICAS DO SEGUNDO GOVERNO LULA 1 - LEGITIMIDADE

Leia mais

Desenvolvimento econômico e social no Brasil. Aula 1

Desenvolvimento econômico e social no Brasil. Aula 1 Desenvolvimento econômico e social no Brasil Aula 1 Objetivo geral da disciplina O desenvolvimento econômico e social no Brasil constitui tema amplo de estudo que, neste caso, será abordado tendo por foco

Leia mais

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM

O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) Código de Ética da ACM. Código de Ética da ACM Códigos de Ética em Computação O Código de Ética e Conduta Profissional da ACM(Association for Computing Machinery) SCC 207 Computadores e Sociedade I Não há diretrizes específicas para todos os casos

Leia mais

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA

SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE 11-SOCIOLOGIA Série 1ª SÉRIE Área de Conhecimento Ciências humanas e tecnologias Carga Horária Anual DIURNO: 37h OBJETIVO: Compreender o homem como sujeito social político e religioso.

Leia mais

CAPITAL SOCIAL NAS BASES DA GOVERNANÇA E DA GOVERNABILIDADE. Raphael Matos Sobrinho Claudio Ribeiro Celino Élvia Fadul

CAPITAL SOCIAL NAS BASES DA GOVERNANÇA E DA GOVERNABILIDADE. Raphael Matos Sobrinho Claudio Ribeiro Celino Élvia Fadul CAPITAL SOCIAL NAS BASES DA GOVERNANÇA E DA GOVERNABILIDADE Raphael Matos Sobrinho Claudio Ribeiro Celino Élvia Fadul RESUMO Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar a influência do conceito de

Leia mais

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII

POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII POSITIVISMO - Uma primeira forma de pensamento social - século XVIII Primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico, seu representante Auguste Comte. Tentativa de derivar as ciências

Leia mais