A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA. A Geografia Levada a Sério

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA. A Geografia Levada a Sério"

Transcrição

1 A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA 1

2 Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar Rubem Alves 2

3 A Cidade que Educa 3

4 O MEIO URBANO REFLETE TUDO! A atenta observação da realidade nos dá elementos para entender a necessidade de uma Educação Urbana.

5 MÍDIA SENSACIONALISTA: excesso de informação e pouco conhecimento

6 A Cidade Educadora As ações tradicionais de urbanismo - no Brasil e no mundo - têm se mostrado como ferramentas insuficientes para modificar o quadro de deterioração urbana e, principalmente, das expectativas e comportamento do cidadão; Surge então uma nova e eficaz alternativa: a Educação Urbana; Será que é querer muito, ou vivemos apenas uma utopia? Há quem defenda que não é uma utopia e que essa cidade que queremos será possível quando ela se tornar uma CIDADE EDUCADORA! Como fazer a cidade respirar educação com mais força?

7 E... PODE A CIDADE EDUCAR? De onde partiu esta ideia? Origem: Início da década de 90, em Barcelona, na Espanha, onde se realizou o I Congresso Internacional das Cidades Educadoras; Teve como principal objetivo trabalhar em conjunto projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes destas cidades. Aprovação da Carta de princípios básicos que caracterizam uma cidade que educa. Várias cidades brasileiras se tornaram membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras. Nasce o Fórum Social Mundial, que deu lugar ao Movimento das Cidades Educadoras.

8 A cidade dispõe de inúmeras possibilidades educadoras... A vivência na cidade se constitui num espaço cultural de aprendizagem permanente por si só; Mas a cidade pode ser intencionalmente educadora.

9 Como a cidade pode educar?

10 Quando uma cidade pode ser considerada uma cidade que educa??? Quando além de suas funções tradicionais econômica, social, política e de prestação de serviços ela exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania; Nelas, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

11 Mas o que é CIDADANIA?? Pode-se dizer que cidadania é essencialmente: Uma consciência de direitos e deveres e exercício da democracia: direitos civis, como segurança e locomoção; direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc. direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc. Mas hoje o conceito de cidadania é mais complexo. Nasce uma concepção mais ampla de cidadania Trata-se de uma concepção plena, que se manifesta: Na mobilização da sociedade para a conquista de novos direitos; Na participação direta da população na gestão da vida pública, através, por exemplo, da discussão democrática do orçamento da cidade.

12 NA CIDADE QUE EDUCA... Todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece.

13 NESSE CONTEXTO RENASCE A IDEIA DA ESCOLA CIDADÃ A comunidade educadora reconquista a escola, integrando-a a esse novo espaço cultural da cidade; A escola cidadã passa então a considerar: suas ruas e praças, suas árvores, seus pássaros, seus cinemas, suas bibliotecas, seus bens e serviços, seus bares e restaurantes, seus teatros e igrejas, suas empresas e lojas... enfim, toda a vida que pulsa na cidade.

14 A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA CIDADÃ E CIDADE EDUCADORA Podemos falar de Escola Cidadã e de Cidade Educadora quando existe diálogo entre a escola e a cidade.

15 A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA CIDADÃ E CIDADE EDUCADORA Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola participativa, escola apropriada pela população como parte da apropriação da cidade a que pertence. E o que é necessário para uma É necessário que nela exista mecanismos criados pela própria escola que sejam democráticos. Ex: Colegiado escolar; Plenárias pedagógicas; Eleições de diretores, de representantes de alunos, etc. Esses atos levam para dentro da escola os interesses e necessidades da população, que é da cidade.

16 Quando é que podemos falar em cidade que educa? Quando ela busca instaurar, com todas as suas energias, a cidadania plena, ativa; Quando ela estabelece canais permanentes de participação; Quando incentiva a organização das comunidades para que elas tomem em suas mãos, de forma organizada, o controle social da cidade.

17 Qual é o papel da escola na cidade que educa? Numa perspectiva transformadora a escola educa para ouvir e respeitar as diferenças; Contribuir para criar as condições que viabilizem a cidadania, através da socialização da informação, da discussão, da transparência; Possibilitar a geração de uma nova mentalidade, uma nova cultura, em relação ao caráter público do espaço da cidade.

18 A escola na cidade que educa... Ela deixa de ser lecionadora para ser cada vez mais gestora da informação generalizada, construtora e reconstrutora de saberes e conhecimentos socialmente significativos.

19 Qual é papel do professor na cidade que educa? A esperança para o professor encontrar sentido na sua própria missão: a de transformar pessoas; É seu papel, dar nova forma às pessoas, e alimentar a esperança delas para que consigam construir uma realidade diferente, uma cidade nova, mais humana, menos feia, menos malvada.

20 Mensagem final... A educação e a cultura não podem tudo porque existem outros componentes que são os componentes sociais, políticos e, sobretudo, econômicos; Mas ela pode contribuir para a construção de uma sociedade saudável, transformando-se num espaço de formação ético-política de pessoas que se querem bem e por isso têm legitimidade para transformar a vida da cidade. Quando consideramos a história possível e não apenas a história existente, passamos a acreditar que outro mundo é viável (Milton Santos).

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA

A ESCOLA NA CIDADE QUE EDUCA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA UNIVERSIDADE ABERTA VIDA UNAVIDA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Disciplina: Educação Urbana e Indígena Professor: Tibério Mendonça 1 A ESCOLA NA CIDADE QUE

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo

Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo Projeto Participação Voluntária no Planejamento, Execução e Controle Social do Orçamento Participativo DIADEMA Cidade industrial: 1.500 fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População:

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017

ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 ANEXO I - ORIENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS SOBRE A IMPLANTAÇÃO/IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017 Contextualização O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou

Leia mais

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO O Processo 2007: Debates e elaborações acerca de um Sistema Nacional de Participação Social; 2011 a 2013: cerca de 45 debates com organizações da sociedade

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

A SAÚDE COMO UM DIREITO A SER DISCUTIDO POR EDUCADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A SAÚDE COMO UM DIREITO A SER DISCUTIDO POR EDUCADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE A SAÚDE COMO UM DIREITO A SER DISCUTIDO POR EDUCADORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE Painel interativo para discussão de estratégias de fortalecimento do Programa Saúde na Escola apresentado no Encontro Estadual

Leia mais

GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE

GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE Processo de desenho do Programa de Governo (2013-2016) GESTÃO PÚBLICA, CONTROLE SOCIAL e SERVIÇOS PÚBLICO IMPORTANTE: O texto a seguir traz subsídios para as discussões das Comissões Temáticas que foram

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA

QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA QUAL SOCIEDADE GLOBAL? UMA SOCIEDADE MAIS COLABORATIVA E INTEGRADA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SUSTENTÁVEL E PACÍFICA Reunir setores, atores e cidadãos para criarem juntos. Promover uma cultura de transformação

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO OP

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO OP ORÇAMENTO PARTICIPATIVO OP Em 1988, conforme os artigos 165 a 169, a Constituição Federal estabeleceu que os procedimentos orçamentários abrangem o PPA - Plano Plurianual, a LDO Lei das Diretrizes Orçamentárias,

Leia mais

DIOCESE DE SÃO CARLOS

DIOCESE DE SÃO CARLOS DIOCESE DE SÃO CARLOS Lançamento do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2019 Seja bem-vindo Seja bem-vinda INTRODUÇÃO Jesus Cristo Quaresma Conversão Ações de misericórdia Pessoal Comunitária Social

Leia mais

Audiências Públicas em Piracicaba

Audiências Públicas em Piracicaba Boletim Nº MAIO 04 Audiências Públicas em Piracicaba www.observatoriopiracicaba.org.br UM IMPORTANTE ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NESTE BOLETIM VOCÊ ENCONTRA UM PANORAMA SOBRE AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS REALIZADAS

Leia mais

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL

ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL ARTIGO SOBRE PBL DESENVOLVIDO NA ESCOLA E MANUAL DE GESTÃO ESCOLAR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PBL Autora: FERNANDA FERNANDES LEITE Orientadora: Dra. Gladis Franck da Cunha Co-orientador: Dr. Francisco Catelli

Leia mais

Desenvolvimento Comunitário Diferentes modos de realizar...

Desenvolvimento Comunitário Diferentes modos de realizar... D-2 Desenvolvimento Comunitário Diferentes modos de realizar... Cidadania é dever de povo! Só é cidadão ou cidadã quem conquista o seu lugar na perseverante luta do sonho de uma nação. É também obrigação:

Leia mais

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação

Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Teresa Gestão Pedagógica e Espaços de Participação Estudo realizado sobre gestão democrática, que foi realizado na sala Políticas e Gestão da Educação. O que

Leia mais

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013

FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN. CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 FÓRUM CONSAD & CONSEPLAN CANELA, RS 21 e 22 de novembro de 2013 GESTÃO PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL Davi Luiz Schmidt Diretor do Departamento de Participação Cidadã Secretaria de Planejamento, Gestão

Leia mais

Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina

Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina Perspectivas para a Democracia Participativa na América Latina Democracia Participativa na América Latina Inclusão Democrática e Participação Processos eleitorais Democracia quantitativa transição democrática

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONCEITO DE SAÚDE Saúde é a resultante das condições de alimento, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade,

Leia mais

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17

O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 O Projeto Político-Pedagógico na perspectiva do planejamento participativo Curso de Especialização em Gestão Escolar 18/05/17 É necessário conhecer e apreender a realidade de cada instituição escolar que

Leia mais

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES.

PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. PERFIL DO ALUNO CONHECIMENTOS. CAPACIDADES. ATITUDES. Educar para um Mundo em Mudança. Educar para Mudar o Mundo. Maria Emília Brederode Santos PERFIL DO ALUNO 2 INTRODUÇÃO As mudanças no mundo, hoje,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África

Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Estudos de Casos: Lições sobre Estratégia de Segurança Nacional para África Mr. Larry Gbevlo-Lartey Dr. Luka Biong Deng Kuol Impact through Insight Lições de Estratégia de Segurança Nacional para a África

Leia mais

O que é Tecnologia Social. Introdução - ITS BRASIL

O que é Tecnologia Social. Introdução - ITS BRASIL O que é Tecnologia Social Introdução - ITS BRASIL CONCEITO DE TECNOLOGIA Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL: REFLEXÕES TEÓRICO PRÁTICAS Autor(a): Luanna Maria Beserra Filgueiras (1); Maria das Graças Soares (1); Jorismildo da Silva Dantas (2); Jorge Miguel Lima Oliveira

Leia mais

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania?

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? Ser cidadão/cidadã Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? B-O que são direitos e deveres? C- O que é ser cidadão ativo? Cidadania É saber

Leia mais

UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E BRASIL

UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E BRASIL UNIDADE 2 CONTROLE SOCIAL E TRANSPARÊNCIA NO BRASIL Introdução ao Estudo do Controle Social e Transparência no Brasil Controle social ocupa lugar de pouco destaque frente ao decisório sobre recursos públicos.

Leia mais

Gestão Pública Democrática

Gestão Pública Democrática Gestão Pública Democrática Apoio Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Gestão Pública Democrática Conceito de gestão Tem origem na palavra latina gestione que se refere ao ato de gerir, gerenciar e administrar.

Leia mais

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS 1. POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS Em sua concepção, a Faculdade Cesusc, por meio da missão, busca em seus processos de ensino e aprendizagem promover a formação de profissionais capacitados para

Leia mais

DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática

DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática DIREITO EDUCACIONAL: Diálogo em Defesa da Gestão Democrática P O R : G I L V Â N I A N A S C I M E N T O C O O R D E N A D O R A E S T A D U A L U N C M E B A H I A D O C E N T E U E S C / D C I E GESTÃO

Leia mais

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores.

O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. O PPP é o documento que afirma a visão sobre educação da escola, como ela reconhece sua missão, qual sua identidade, seus valores. Como documento, é produto, mas resultado de um processo de construção

Leia mais

VOLUNTÁRIOS MUV. Edição Especial VOLUNTÁRIOS EM MOVIMENTO

VOLUNTÁRIOS MUV. Edição Especial VOLUNTÁRIOS EM MOVIMENTO Chamada MUTIRÕES VOLUNTÁRIOS 2019 Edição Especial Ideias transformadoras que mobilizem a comunidade escolar para a realização de ações coletivas de voluntariado que contribuam com o processo de alfabetização!

Leia mais

CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CARTA ELOS DE CIDADANIA: A ESCOLA PÚBLICA NA GESTÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Manifesto coletivo de profissionais da educação pelo fortalecimento da escola pública, laica, gratuita e de qualidade

Leia mais

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA

EB1/PE DE ÁGUA DE PENA EB1/PE DE ÁGUA DE PENA 2010 2014 1.Introdução 2.Enquadramento legal 3.Diagnóstico avaliação do projecto anterior 4.Identificação de prioridades de intervenção 5.Disposições finais 6.Avaliação 1.Introdução

Leia mais

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS

PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS PLANO DE GOVERNO PRESSUPOSTOS E VALORES BÁSICOS O Plano de Ação Governamental do Município de Itinga assume os seguintes pressupostos ou valores básicos: Métodos democráticos e participativos de gestão;

Leia mais

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual

A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual A avaliação no ensino religioso escolar: perspectiva processual Suzana dos Santos Gomes * * Mestre em Educação FAE-UFMG, professora de Cultura Religiosa PUC Minas. A AVALIAÇÃO ESTÁ presente na vida humana

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE 1 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE Acadêmica: Carla Juliéte B. Amelini Professora Supervisora do estágio: Silandra Badch Rosa Universidade Luterana do Brasil

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

DECLARAÇÃO FINAL CIDADES PARTICIPADAS, CIDADES ADAPTADAS (ÁVEIS)

DECLARAÇÃO FINAL CIDADES PARTICIPADAS, CIDADES ADAPTADAS (ÁVEIS) DECLARAÇÃO FINAL CIDADES PARTICIPADAS, CIDADES ADAPTADAS (ÁVEIS) O movimento das cidades educadoras teve a sua origem em 1990, no I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona.

Leia mais

E.M.E.F. ESCOLA NOVA DO AMBRÓSIO GAROPABA SC

E.M.E.F. ESCOLA NOVA DO AMBRÓSIO GAROPABA SC E.M.E.F. ESCOLA NOVA DO AMBRÓSIO GAROPABA SC PODERÍAMOS SER UMA BOA ESCOLA NÃO FOSSE A NOSSA VONTADE DE SER EXTRAORDINÁRIA EXISTIMOS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO E DESENVOLVER CIDADÃOS CONSCIENTES DE SUAS

Leia mais

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016

COLEGIADO DE CURSOS FACULDADE UNA DE BETIM. Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 COLEGIADO DE CURSOS Resolução nº 16 de 21 de novembro de 2016 Institui a Política de Extensão no âmbito da Faculdade Una de Betim e dá outras providências. A Presidente do Colegiado de Cursos da Faculdade

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

PROJETO. Educar para um Desenvolvimento Sustentável

PROJETO. Educar para um Desenvolvimento Sustentável PROJETO Educar para um Desenvolvimento Sustentável Contextualização Neste biénio, o Colégio do Bom Sucesso, escolheu para desenvolver o tema Educar para um Desenvolvimento Sustentável, que será desenvolvido

Leia mais

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade.

III Projeto Político Pedagógico. 3.1 Princípios. 3.2 Valores. Valorização da educação pela oferta de um ensino de qualidade. Quatro pilares do conhecimento. Pedagogia da Presença. Educação Interdimensional. Protagonismo Juvenil. III Projeto Político Pedagógico 3.1 Princípios 3.2 Valores Valorização da educação pela oferta de

Leia mais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais

Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 10 de outubro de 1986. Sede: Brasília/ DF 26 Seccionais Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender

Leia mais

CHAPA 1 PARA SEGUIR NA LUTA!

CHAPA 1 PARA SEGUIR NA LUTA! Subsede Esmeraldas CHAPA 1 PARA SEGUIR NA LUTA! Sindicato forte se faz ouvindoabaseeabase é você filiado! Durante três anos lutamos em diversas frentes, tanto na esfera estadual quanto municipal e agora

Leia mais

REALIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADES APOIO

REALIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADES APOIO PARTICIPAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIDADES O QUE SIGNIFICA PARTICIPAÇÃO? Participar é estar envolvida/o nos destinos, nos rumos e na tomada de decisão daquelas resoluções

Leia mais

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012

A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios. julho 2012 A experiência de avaliação do Sou da Paz: aprendizagens e desafios julho 2012 Roteiro da conversa Apresentação do SDP Sentidos da avaliação para a instituição Linha do tempo da avaliação Primeiras avaliações

Leia mais

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente.

Palavras-chave: Formação de Professores; Ensino Religioso; Prática Docente. 1 A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO RELIGIOSO. Acadêmica Pedagogia Franciele Sanmartin Kasper Professora Silandra Badch Rosa ULBRA Cachoeira do Sul francielesanmartin@hotmail.com RESUMO Este trabalho tem a finalidade

Leia mais

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010

Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania e a Dimensão Europeia na Educação Janeiro de 2010 Cidadania europeia: deveres Módulo VI 2 horas 1. Direito e Dever 2. Dever de Participação 3. Dever de Identidade 4. Dever de Defesa 5. Dever

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, FIGUEIRA DA FOZ REGULAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR [Escreva texto] Página 0 B I B L I O T E C A E S C O L A R Introdução 1. O regulamento refere-se à organização

Leia mais

BOLETIM 1 VERSÃO

BOLETIM 1 VERSÃO BOLETIM 1 VERSÃO 26.01.2018 I - O que é o EducAÇÃO ESCOTEIRA? O EducAÇÃO ESCOTEIRA é um evento estratégico dos Escoteiros do Brasil, realizado anualmente dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL

Leia mais

Introdução. ciências da educação. Temas e problemas da educação inclusiva. josé afonso baptista

Introdução. ciências da educação. Temas e problemas da educação inclusiva. josé afonso baptista 9 Introdução às ciências da educação Temas e problemas da educação inclusiva josé afonso baptista 7 Agradecimentos 9 Nota prévia 11 Objectivos Gerais desta Unidade Curricular 13 Desempenhos esperados no

Leia mais

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL. Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude

PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL. Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude PLANO EDUCATIVO MUNICIPAL Câmara Municipal do Cartaxo-Serviço de Educação e Juventude O Serviço de Educação e Juventude da Câmara Municipal do Cartaxo Propõe: A toda a comunidade educativa assumir o compromisso

Leia mais

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)?

Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Reflexão e ação 1 Com um grupo de colegas, faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos (as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 21 Profª. Tatiane da Silva Campos Pacto em Defesa do

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

Comunicado à imprensa

Comunicado à imprensa Comunicado à imprensa 1- Imprescindível. 2- Civiciti. 3- Pablo Sarrias, CEO da Civiciti. 4- Contexto: processos participativos e democracia eletrônica. 1. Imprescindível Civiciti é uma plataforma de participação

Leia mais

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa

Integrada de Química. Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Integrada de Química Prof. Dr. Carlos Eduardo Bonancêa Agora veremos a uma Apresentação sobre Relações CTS no Ensino de Química. Ao seu final, espera-se que você aprenda sobre relações existentes entre

Leia mais

#CARANOVA RESUMO PLANO DE GESTÃO. Ricardo Barbosa Vice-Presidente. Cyro Delgado Presidente CHAPA CARA NOVA - CBDA

#CARANOVA RESUMO PLANO DE GESTÃO. Ricardo Barbosa Vice-Presidente. Cyro Delgado Presidente CHAPA CARA NOVA - CBDA RESUMO PLANO DE GESTÃO CHAPA CARA NOVA - CBDA Cyro Delgado Presidente Ricardo Barbosa Vice-Presidente NOSSA VISÃO GERAL QUEM É, E PORQUE CYRO DELGADO? Cyro Delgado é ex-atleta, medalhista olímpico e conhece

Leia mais

Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias. Apoio: Parceiros: Ecos

Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias. Apoio: Parceiros: Ecos Apoio: Campanha Nacional de Incentivo ao Voto para as Eleições Europeias Parceiros: Ecos 1. O PROJECTO 1.1 Enquadramento 1.2 Objetivos 1.3 Ligação à Campanha League of Young Voters 2. OS PARCEIROS 3. ATIVIDADES

Leia mais

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1

Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rádio Escola: Influência que a mídia rádio pode ter na aprendizagem 1 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro² Tânia Heloisa Fitz³ Raquel Scremin 4 Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi Santa Maria,

Leia mais

or ça men to (orçar + -mento) substantivo masculino

or ça men to (orçar + -mento) substantivo masculino Exemplos de OP or ça men to (orçar + -mento) substantivo masculino 1. Conjunto das contas provisionais e anuais das receitas e das despesas do Estado, das colectividades e estabelecimentos públicos (ex.:

Leia mais

Parte I - Orçamento Participativo - visão panorâmica da realidade actual Giovanni Allegretti e Neiara de Morais Centro de Estudos Sociais (CES),

Parte I - Orçamento Participativo - visão panorâmica da realidade actual Giovanni Allegretti e Neiara de Morais Centro de Estudos Sociais (CES), Parte I - Orçamento Participativo - visão panorâmica da realidade actual Giovanni Allegretti e Neiara de Morais Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra Em qual panorama nos colocamos?

Leia mais

Constituição Brasileira Completa 30 Anos

Constituição Brasileira Completa 30 Anos 30 anos da constituição Federal Constituição Brasileira Completa 30 Anos A Constituição é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997

PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997 PROJETO DE LEI Nº 500 DE 1997 DISPÕE SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO, DEFINIÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS, DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Leia mais

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia

Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia I SEEMAT Discutindo o trabalho docente aliado às novas tendências educacionais De 25 à 29 de Maio de 2009 Vitória da Conquista - Bahia Formação do Professor Dando um tratamento hermenêutico ao assunto:

Leia mais

Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018

Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018 Respeitar é Preciso! ENCONTROS CMCs RESPEITAR É PRECISO! 2018 Respeitar é Preciso! OS OBJETIVOS DO PROJETO - O QUE BUSCAMOS NESTA JORNADA O que significa dizer que queremos trabalhar com Educação em Direitos

Leia mais

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva

Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto. Maria José Almeida Silva GOVERNO DA PARAÍBA Secretaria de Educação do Estado Prêmio Mestres da Educação Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto Maria José Almeida Silva Projeto Biblioteca Ambulante II: propiciando

Leia mais

Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Conselho Nacional de Saúde (CNS) Conselho Nacional de Saúde (CNS) O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação,

Leia mais

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas FACOS quarenta an os I Educom Sul Desafios e Perspectivas Rádio Ruschi: um (re) pensar da escola em uma proposta interdisciplinar 1 Silvânia Maria de Sá Neu 2 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro 3 Raquel

Leia mais

Introdução. O Núcleo de Extensão]

Introdução. O Núcleo de Extensão] TÍTULO: O SUJEITO DA EXTENSÃO: UM OLHAR SOBRE A UNIVERSIDADE E O PAPEL DE DOCENTES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DISCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL AUTORA: Sita Mara Lopes Sant Anna INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais

Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais Revisão das Normas Regimentais Básicas das Escolas Estaduais A construção coletiva na revisão da Proposta Pedagógica e do Regimento da Escola na perspectiva de uma educação de qualidade Objetivos da videoconferência:

Leia mais

Analisar as concepções dos diferentes Gestores. das Políticas Públicas a cerca da intersetorialidade, identificando os possíveis entraves.

Analisar as concepções dos diferentes Gestores. das Políticas Públicas a cerca da intersetorialidade, identificando os possíveis entraves. OS (DES) CAMINHOS DA INTERSETORIALIDADE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE: A Percepção dos Gestores das Políticas Públicas CLAUDIA SANTOS MARTINIANO Orientadora: Profª. Dra. Aliana Fernandes CAMPINA GRANDE

Leia mais

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política

24/02/2018. Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares. Algumas Questões Preliminares... Reflexões iniciais sobre a política Psicologia e Políticas Públicas questões preliminares Algumas Questões Preliminares... Por que estudar Políticas Públicas no cursos de Psicologia? O que é Política? O que é Política Pública? O que é Democracia?

Leia mais

REGIMENTO ESCOLAR. Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que

REGIMENTO ESCOLAR. Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que REGIMENTO ESCOLAR O Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que devem constar as normas gerais que regularão as práticas escolares disciplinares e pedagógicas. Por ser um conjunto

Leia mais

Gestão escolar democrática:

Gestão escolar democrática: CAPÍTULO 1 Gestão escolar democrática: entendendo os princípios que guiam a prática 5 O QUE É GESTÃO ESCOLAR? Gestão Escolar é o processo que rege o funcionamento da escola, compreendendo tomada de decisão,

Leia mais

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio

A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio A Liderança das Mulheres no Terceiro Milênio ANITA PIRES EMAIL: anitap@matrix.com.br FONE/FAX: (48) 223 5152 Características Históricas Ontem: Relações autoritárias; Trabalho escravo; Patrimônio: tangível

Leia mais

CADERNO DE ORIENTAÇÕES

CADERNO DE ORIENTAÇÕES CADERNO DE ORIENTAÇÕES COMO ELABORAR UM PROJETO DE PROTAGONISMO JUVENIL PROTAGONISMO JUVENIL, O QUE É? O Protagonismo Juvenil, enquanto modalidade de ação educativa, é a criação de espaços e condições

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano Estimular a curiosidade dos estudantes para novas criações. Instigar o pensamento e argumentação crítica dos estudantes.

Leia mais

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE Faculdade Adventista da Bahia Assessoria Pedagógica BR-101, km 197, Capoeiruçu Caixa Postal 18 Cachoeira BA CEP: 44.300-000 Brasil e-mail: selcr25@gmail.com ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA N.5/2014 PROCEDIMENTOS

Leia mais

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania

Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Plano de Ação Socioambeintal - PAS: construindo a cidadania Construído sob os princípios da educação ambiental e de educomunicação, o Plano de Ação Socioambiental PAS é fruto de um trabalho coletivo, onde

Leia mais

Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Major Sales Secretaria Municipal de Saúde

Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Major Sales Secretaria Municipal de Saúde Estado do Rio Grande do Norte Prefeitura Municipal de Major Sales Secretaria Municipal de Saúde Ângela Wilma Rocha Enfermeira Secretária Municipal de Saúde de Major Sales/RN Especialista em Saúde da Família

Leia mais

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL

PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO BRASIL NO BRASIL I Conferência Portugal Participa Casa das Histórias Paula Rego Cascais, 0 de dezembro de 20 O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais da República Forma, Sistema e Fundamentos da República Parte 4 Profª. Liz Rodrigues - Cidadania: este é um valor cujo significado foi sendo ampliado ao longo

Leia mais

Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares

Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares FORUM DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL Educação Alimentar e Nutricional na Atenção Básica B INAD/SMSRio Sheila Rotenberg Suzete Marcolan Elda Tavares Email: srotenberg@terra.com.br De onde partimos

Leia mais

Formação Socioambiental

Formação Socioambiental Formação Socioambiental 4º encontro com Conselho E.E. Bananal Polo 12 E.E. Bananal Programa do 4º encontro da Formação Socioambiental 9h-9h30 Café com prosa 9h30-10h15 Sobre Territórios, Utopia e Gestão

Leia mais

História 5 o ano Unidade 8

História 5 o ano Unidade 8 História 5 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Marque com um X as frases incorretas sobre a ditadura militar no Brasil. Em seguida, reescreva-as corretamente. ( ) durante a ditadura muitos partidos

Leia mais

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa Paulo Freire. Observações Angélica M. Panarelli Freire inicia sua obra esclarecendo o alvo (docentes formados ou em formação), colocando que

Leia mais

FAVELA COMO OPORTUNIDADE:

FAVELA COMO OPORTUNIDADE: FAVELA COMO OPORTUNIDADE: Plano de Desenvolvimento de Favelas para sua Inclusão Social e Econômica Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Rocinha, Borel, Complexo de Manguinhos, Complexo do Jacarezinho e Complexo

Leia mais

Cooperação, cidadania e educação.

Cooperação, cidadania e educação. Cooperação, cidadania e educação www.juliofurtado.com.br O sentido de educar Educar é favorecer a expansão das potencialidades do outro para que ele possa integrar-se de forma ativa à sociedade em que

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL PROJETO DE VIDA. Professoras: Marcoelis Pessoa e Silvana Castro

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL PROJETO DE VIDA. Professoras: Marcoelis Pessoa e Silvana Castro FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS CENTROS ESTADUAIS DE TEMPO INTEGRAL PROJETO DE VIDA Professoras: Marcoelis Pessoa e Silvana Castro 07.02.2018 ...Quero escola fora da escola Aprender sem perceber

Leia mais

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior

Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior ORSIES Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior O ORSIES é uma rede colaborativa que pretende fomentar a responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover

Leia mais

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia

Diretoria de Ensino Guarulhos Norte PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. 1 - E.E Jardim Santa Cecilia - Breve histórico da escola: : A EE JARDIM SANTA CECÍLIA, está localizada na Rua Lagoa Dourada nº 275 - cocaia - Guarulhos S.P.- CEP 07130-210 Código da escola: 0046314 Telefone: 2279-1810/2279-1921 E-mail

Leia mais

EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO

EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO EDUCAÇÃO POLÍTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS CONHEÇA O PROJETO C riada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve ações nos municípios onde a ArcelorMittal Brasil está presente, beneficiando cerca de 270 mil

Leia mais