Professores: Adriana ( Dricka )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professores: Adriana ( Dricka )"

Transcrição

1 1 Nomes: Professores: Adriana ( Dricka )

2 2 01. Texto 1 Texto 2 Isto sabemos: a Terra não pertence ao homem; o homem pertence à Terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas, como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorre com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo. Fragmento da Carta do Cacique americano ao Presidente dos Estados Unidos da América em Disponível em: < Acesso em: 19 ago Considerando os textos 1 e 2, assinale a alternativa CORRETA. a) Os dois textos falam sobre doenças sanguíneas que atualmente afetam as pessoas de uma mesma família. b) Ambos os textos têm como tema a necessidade de cuidarmos do nosso Planeta. c) Os dois textos têm como tema central as belezas naturais. d) Os dois textos destacam os cuidados que o homem demonstra ter com a natureza. e) Em ambos os textos, o Presidente dos Estados Unidos é criticado por suas atitudes contra a preservação do planeta. 02. A propósito do texto acima e de seus recursos multimodais, analise as proposições a seguir. I. Ao encobrir parte da cena, o primeiro quadrinho cria certa expectativa sobre quem é o interlocutor de Mônica, o que só é mostrado no segundo quadrinho. II. No segundo quadrinho, a identidade da mulher (uma bruxa) é apresentada principalmente por meio de recursos não verbais. III. Os traços em forma de semicírculo e a poeira em movimento em torno da vassoura indicam que esse objeto está ligado, é autônomo para se movimentar e, portanto, deve pertencer a uma bruxa. IV. O humor da tira tem relação com o fato de Mônica interrogar a bruxa com muita seriedade, à procura de evidências de que ela é a dona da vassoura. Estão CORRETAS: a) I e III, apenas. b) I, II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

3 3 03. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O uso de palavras que se referem a termos já enunciados, sem que seja necessário repeti-los, faz parte dos processos de coesão da linguagem. Na pergunta feita no segundo quadrinho, uma palavra empregada com esse objetivo é: a) nós b) aqui c) nossa d) porque 04. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Na tirinha, Mafalda utiliza o adjetivo ingênuos porque a) considera que aqueles que enviaram as cartas não conhecem bem a vida. b) entende a fala do pai como uma mudança real de identidade. c) ironiza a sensação de mudança manifestada pelo pai. d) considera que aqueles que enviam cartas não entendem de viagens. 05. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Analise as afirmativas a seguir de acordo com a tirinha. I. Segundo Mafalda, há muitas pessoas no mundo que não lutam por seus objetivos. II. No primeiro quadrinho, Mafalda tenta repreender Miguelito para que ele não seja uma pessoa acomodada. III. Mafalda acredita que devemos agir como Miguelito para solucionar os problemas do mundo. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente II está correta. b) Somente I está correta. c) Somente II e III estão corretas. d) Somente I e II estão corretas. e) Todas estão corretas.

4 4 06. Com base no texto, é CORRETO afirmar que: 01) o texto tematiza a questão do florestamento como uma ação tipicamente humana. 02) poderia haver a substituição da forma verbal existem pela forma verbal há, sem acarretar qualquer mudança semântica e morfossintática no restante do texto. 04) as expressões mais óbvio e inteligente, no texto, são usadas de forma metonímica, apresentando uma relação intrínseca com os termos que qualificam. 08) a expressão às vezes, na primeira linha do texto, denota uma ideia de temporalidade. 16) a palavra indício, na primeira linha do texto, poderia ser substituída por sinal, sem alteração de sentido. 32) a palavra que, nas diferentes linhas do texto, exerce a mesma função morfossintática: pronome relativo, substituindo o substantivo ou o pronome antecedente na oração = = 24. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da tira. a) Por que à a porquê b) Porquê a a por que c) Por que à à porque d) Por quê à à porque e) Por quê a a porque

5 5 08. Na charge, o humor se deve ao termo torpedo ter sido tomado pelo personagem em seu sentido a) denotativo. b) conotativo. c) irônico. d) ambíguo. 09. Leia os textos para responder à questão. Texto I Humor não é bullying Natalia Klein 1Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado. É tiro certo, todos vão achar graça. 2 Mas aí não estamos falando de humor. O nome disso é bullying. [...] 3 Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor. Por uma infelicidade, publicaram apenas um trecho da minha resposta, em que eu digo que "não posso mais fazer piadas com anão, negros, homossexuais". 4É importante deixar claro que eu disse sim essa frase pavorosa. Mas em um contexto muito mais amplo. O que eu expliquei ou, pelo menos, tentei explicar é que não se pode fazer piadas envolvendo assuntos polêmicos sem correr o risco de ser tachado de preconceituoso. 5 Mas fingir que o preconceito não existe é infinitamente pior. 6Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. 7 Sou a favor de se fazer piada da intolerância em si. Em colocar na mesa os nossos podres para que a gente lembre que eles existem. (Fonte: http: // Acessado em: 27/08/2015) Texto II Assinale a alternativa que contém a frase do texto de Natalia Klein que diz de outro modo a mesma mensagem do terceiro quadrinho da tirinha. a) Recentemente, dei uma entrevista em que me perguntaram sobre os limites do humor. (ref. 3) b) Mas aí não estamos falando de humor. O nome disso é bullying. (ref. 2) c) É importante deixar claro que eu disse sim essa frase pavorosa. (ref. 4) d) Sou a favor de se fazer piada da intolerância em si. (ref. 7)

6 6 10. Considere o cartum do artista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino. Observando-se a cena, pode-se afirmar corretamente que a comunicação entre as personagens ocorre pelo a) discurso indireto e que o policial comporta-se de maneira autoritária e truculenta ao abordar o motociclista. b) discurso indireto e que o motociclista sente-se constrangido, pois sabe que dirigir um automóvel é mais prudente que dirigir uma moto. c) discurso indireto livre e que o motociclista refuta a advertência do policial, pois dirige cuidadosamente apesar da deficiência visual. d) discurso direto e que o policial parece perplexo diante da solução incomum encontrada pelo motociclista para conduzir a moto. e) discurso direto e que o motociclista reconhece sua situação irregular, pois não possui documentos que lhe permitem dirigir veículos. 11. A partir da leitura da charge (considerando imagem e texto), é correto afirmar que: a) Em função de a charge representar apenas a semana da consciência negra, ela pouco critica a situação dos negros. b) O homem que oferece a flor e um aperto de mão ao personagem negro representa o apoio crescente do governo para tirar os negros da situação de abandono. c) Os negros são sempre lembrados, independente do dia da consciência negra. d) A charge demonstra que os negros vivem em situação de abandono durante todo o ano e apenas no dia da consciência negra eles são lembrados. e) A flor dada ao personagem negro por um personagem branco simboliza a paz entre as raças.

7 7 12. TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: No primeiro quadrinho, os pontos de exclamação empregados na fala de Helga contribuem para mostrar que a personagem a) espanta-se, pois vê as condições lamentáveis em que seu marido chega em casa. b) entristece-se, pois esperava ansiosamente que Hagar lhe trouxesse o que ela havia pedido. c) lamenta-se, pois sabe que seu marido não se empenha para dar sustento à família. d) irrita-se, pois a chegada de Hagar interrompe o chá e a conversa com sua filha. e) alegra-se com o retorno do marido, pois ele é o responsável por prover a casa. 13. Texto 1 Texto 2 SONHO IMPOSSÍVEL Sonhar Mais um sonho impossível Lutar Quando é fácil ceder Vencer o inimigo invencível Negar quando a regra é vender Sofrer a tortura implacável Romper a incabível prisão Voar num limite improvável Tocar o inacessível chão É minha lei, é minha questão

8 8 Virar esse mundo Cravar esse chão Não me importa saber Se é terrível demais Quantas guerras terei que vencer Por um pouco de paz E amanhã se esse chão que eu beijei For meu leito e perdão Vou saber que valeu delirar E morrer de paixão E assim, seja lá como for Vai ter fim a infinita aflição E o mundo vai ver uma flor Brotar do impossível chão. (J. Darione - M. Leigh - Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.) A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos a) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz. b) concordam que o desarmamento é inatingível. c) julgam que o sonho é um desafio invencível. d) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor. e) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz. 14. Sobre o segundo quadrinho, é correto afirmar que: a) a expressão facial do menino evidencia satisfação e entusiasmo com as constatações que acaba de fazer. b) a ausência de vírgula depois da oração "Se você se preocupa" comprova que ela tem função sintática distinta da desempenhada por "Se não se preocupa". c) por retomar uma lista de fatos já mencionados pelo menino, a expressão "nada disso" está adequadamente empregada no trecho. d) a palavra "você" é utilizada para se referir ao tigre e também para tornar o que se diz válido para as pessoas em geral. e) a posição das mãos do menino enfatiza o estado colérico em que ele se encontra.

9 9 15. Leia a tira a seguir e responda as perguntas: a) Da leitura dos dois primeiros quadros, depreende-se uma opinião geral do garoto Calvin sobre proibições. Que opinião é essa? b) Observe o que faz Calvin no último quadro da tira e explique o que essa ação significa no contexto da história. c) Suponha a seguinte situação: numa autoestrada de alta velocidade, uma placa de sinalização diz "Não pare na pista". Bem à vista da placa, um motorista trafega em marcha ré, no acostamento. Pela lógica de Calvin este motorista está errado?

LITERATURA. 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] (QUINO. O mundo da Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, p. 3)

LITERATURA. 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] (QUINO. O mundo da Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, p. 3) LITERATURA Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Goiânia, / /2017 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] Sou livre para o silêncio das FORMAS e das cores. Manoel de Barros QUESTÃO 01 (ENEM) Leia estes textos: TEXTO 1

Leia mais

COLÉGIO PLÍNIO LEITE PORTUGUÊS 1º

COLÉGIO PLÍNIO LEITE PORTUGUÊS 1º COLÉGIO PLÍNIO LEITE PORTUGUÊS 1º Período/2017 Nome: Professor (a): 9º ANO ESCOLAR - ENSINO MÉDIO ATIVIDADE PLUS (02) 1. Qual mensagem pode ser apreendida da imagem abaixo? 2. Leia o texto a seguir: Turma:

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª LÍVIA GUEDES 8º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª LÍVIA GUEDES 8º ANO LÍNGUA PORTUGUESA PROFª LÍVIA GUEDES 8º ANO Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre

Leia mais

COLÉGIO DEGRAUS ENSINO FUNDAMENTAL II

COLÉGIO DEGRAUS ENSINO FUNDAMENTAL II COLÉGIO DEGRUS ENSINO FUNDMENTL II LUNO (): ENEM REDÇÃO, MTEMÁTIC E SUS TECNOLOGIS Revisão Recup. R º im. 9º NO PROFº VINÍCIUS MORGDO - MTEMÁTIC. Das relações abaixo, quantas representam uma função de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA CRISTIANE SAMPAIO BARRETO NEY Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I : POESIA A Música da Morte Cruz e Souza A Música

Leia mais

Linguagem Poética x Linguagem Visual

Linguagem Poética x Linguagem Visual Linguagem Poética x Linguagem Visual Aula n ọ 05 01. (ENEM) A leitura do poema Descrição da guerra em Guernica traz à lembrança o famoso quadro de Picasso. Entra pela janela o anjo camponês; com a terceira

Leia mais

B) Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. (linhas 13-14)

B) Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. (linhas 13-14) QUESTÃO 1 No texto I, a frase inicial apresenta uma declaração em linguagem coloquial: Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente sacaneado. No mesmo texto, essa ideia aparece

Leia mais

INSTRUÇÕES. Verifique se este Caderno de Questões contém a seguinte prova: Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão:

INSTRUÇÕES. Verifique se este Caderno de Questões contém a seguinte prova: Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão: INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões e uma Folha de Resposta. NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL. 1. Caderno de Questões Verifique se este

Leia mais

2 a etapa VESTIBULAR INTEGRADO UFF / UFRRJ / Instruções ao candidato PROAC / COSEAC

2 a etapa VESTIBULAR INTEGRADO UFF / UFRRJ / Instruções ao candidato PROAC / COSEAC UNIVERSIDADE FEDERAL R u r a l DO RIO DE JANEIRO VESTIBULAR INTEGRADO UFF / UFRRJ / 2005 2 a etapa Instruções ao candidato Verifique se este caderno contém: PROVA DE REDAÇÃO enunciadas duas propostas;

Leia mais

B) Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. (linhas 13-14)

B) Não sou a favor de fazer graça de quem já tem que lidar diariamente com a intolerância. (linhas 13-14) 1ª Série do Ensino Médio Regular Técnico em Informática QUESTÃO 1 No texto I, a frase inicial apresenta uma declaração em linguagem coloquial: Não existe nada mais fácil do que sacanear quem já é frequentemente

Leia mais

Práticas Pedagógicas Freirianas na Socioeducação: reflexões a partir da realidade de Adolescentes em Conflito com a Lei.

Práticas Pedagógicas Freirianas na Socioeducação: reflexões a partir da realidade de Adolescentes em Conflito com a Lei. Práticas Pedagógicas Freirianas na Socioeducação: reflexões a partir da realidade de Adolescentes em Conflito com a Lei Andrea Herder 1 Liana Lemos Gonçalves 2 Mariana Vanini Hennemann 3 RESUMO: Em uma

Leia mais

UTILIZAR APENAS ESPAÇO-LIMITE

UTILIZAR APENAS ESPAÇO-LIMITE INSTRUÇÕES Para a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha de Resposta destinada à Redação e uma Folha de Respostas para as questões discursivas. NÃO AMASSE, NÃO DOBRE,

Leia mais

CONTEÚDOS COBRADOS NA PROVA:

CONTEÚDOS COBRADOS NA PROVA: Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: /09/18 Ensino Médio Ano/Série: 3º Turma: Valor: 10,0 pts Média: 6,0 pts Assunto: Roteiro de Estudos Autônomos II Etapa Tipo: Aluno(a): Nº: Nota: Professores: PÉRICLES

Leia mais

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2)

Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) Curso de Interpretação de Textos: (Lendo Tirinhas Parte 2) A construção do humor: intertextualidade (Quino) (Caulos) (André Dahmer) 1. (ENEM 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma

Leia mais

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo:

01- Esse texto pode ser classificado como anúncio publicitário ou campanha comunitária? Justifique. R.: a) anunciante: b) público-alvo: c) objetivo: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Nesta etapa, estudamos os

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

Professora: Adriana ( Dricka )

Professora: Adriana ( Dricka ) 1 Nomes: 1. 2. 3. 4. 5. Professora: Adriana ( Dricka ) 2 Leia a H.Q. a seguir e responda as questões referentes a ela. Aqui no Brasil também temos grandes desenhistas da HQ. O quadrinista Laerte, por exemplo,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.:

01- Por que não podemos classificar o texto acima como uma campanha comunitária? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PRODUÇÃO TEXTUAL - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= No decorrer

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas.

Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas. Textos verbais e não verbais: Charges, Cartum e tirinhas. A Charge A charge utiliza linguagem não-verbal para expressar uma ideia de maneira humorística. Às vezes, a figura também é acompanhada de texto.

Leia mais

Exercícios de interpretação com charges

Exercícios de interpretação com charges Exercícios de interpretação com charges 1) Veja a charge abaixo e diga o que você sabe sobre o assunto tratado na mesma. Para facilitar seu trabalho, escreva pequenos períodos (frases) respondendo as perguntas:

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 2º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 31/05/2017 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente, todas as questões.

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa

Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa Exercício 2 1ª etapa 2017 Língua Portuguesa QUESTÃO 01 Complete as lacunas usando o pronome relativo adequado, atente-se para a necessidade de uso ou não de preposição: 1. São estes os voluntários DE QUEM

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

9º ano. LÍNGUA PORTUGUESA Leia os textos para fazer as questões 1 e 2. Texto 1. Ensino Fundamental Módulo 6 2º período 05/05/2017

9º ano. LÍNGUA PORTUGUESA Leia os textos para fazer as questões 1 e 2. Texto 1. Ensino Fundamental Módulo 6 2º período 05/05/2017 9º ano Ensino Fundamental Módulo 6 2º período LÍNGUA PORTUGUESA Leia os textos para fazer as questões 1 e 2. Texto 1 05/05/2017 Texto 2 Sonho impossível J. Darione e M. Leigh Sonhar Mais um sonho impossível

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 01

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 01 PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 01 REVISÃO 2 3 1. (ACCESS) A história do Brasil pode ser contada de vários modos e sob vários ângulos, mas para a maioria ela

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 02

PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 02 PROFESSOR: FERNANDO SANTOS DISCIPLINA: GRAMÁTICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 02 6. (CESPE-UnB) Marque a opção que apresenta emprego inadequado de sinal de pontuação: a) A rigor, não há incompatibilidade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 2D 2016 1/ 6 1. Observe a gravura. CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef Quem aguenta coruja

Leia mais

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018.

ENTREGAR JUNTO COM A RESPECTIVA PROVA DE RECUPERAÇÃO NO DIA 14/12/2018. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 14 /12 /2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 20,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL Aluno (a): Nº: Nota: Professora: Eliane

Leia mais

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA

ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA ÁTILA ABIORANA GRAMÁTICA 1. (VUNESP- UNESP- 2017) Leia a tira. Nas falas do caracol, os advérbios Normalmente, bem e devagar expressam, respectivamente, circunstâncias de (A) modo, modo e modo. (B) tempo,

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção.

Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. Aluno(a): Professor(a): Turma: n o : Data: Leia o texto a seguir com atenção. LAERTE/ACERVO DO CARTUNISTA Laerte. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 45. 1 Nessa tira há uma situação do cotidiano

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Classificar morfologicamente os pronomes retos e oblíquos. Reconhecer

Leia mais

Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola

Por Vânia Duarte Graduada em Letras Equipe Brasil Escola Tal modalidade insere-se entre os textos com os quais comumente convivemos. Compõem o quadro dos chamados narrativos por apresentarem características semelhantes à narração, como personagens, espaço, tempo,

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de

Podemos afirmar que os termos comida, diversão e arte, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1º TRIMESTRE Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Stela Garcia Conteúdo: 1. Pronomes pessoais do reto, caso oblíquo e de tratamento. 2. O verbo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre

EXERCÍCIOS. Estudo para a Avaliação Trimestral. 2º Trimestre EXERCÍCIOS Estudo para a Avaliação Trimestral 2º Trimestre A publicidade abaixo tem o seguinte texto: A vez da agricultura familiar em Santa Bárbara. Essa sequência de palavras é uma frase? Por quê? É

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O

QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O QUESTÕES GLOBAIS P E R Í O D O C O M P O S T O P R O N O M E R E L A T I V O Pág. 40 Ex. 1 a) Referem-se aos cães: Alimento no Oriente; companheiro no Ocidente; o melhor amigo do homem; cães; eles; cachorro;

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico

MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS. Profas. Beatriz, Carolina e Joyce. Resumo teórico MUTIRÃO 2017 CONCEITOS GRAMATICAIS Resumo teórico Profas. Beatriz, Carolina e Joyce Os advérbios são as classes de palavra que acrescentam circunstâncias à frase. Apesar de comumente serem apresentados

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino

Leia mais

Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP)

Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) Língua Portuguesa 2014 (Concurso Polícia Civil SP Investigador VUNESP) Leia a tira para responder às questões de números 61 a 64. 61. De acordo com a norma-padrão, no primeiro quadrinho, na fala de Hagar,

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Ficha de acompanhamento da aprendizagem Escola: Professor: Aluno: Legenda: Plenamente desenvolvido; Parcialmente desenvolvido; Pouco desenvolvido; Não trabalhado no bimestre. Oralidade 1º bim. 2º bim. 3º bim. 4º bim. Participar das interações

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE T E X T O S para a prova da SEE/DF

INTERPRETAÇÃO DE T E X T O S para a prova da SEE/DF INTERPRETAÇÃO DE T E X T O S para a prova da SEE/DF Aproveitem! 30% de desconto em qualquer curso online até 23:59 de segunda (06/06) CUPOM: PROJETOSEDF30 TIPOLOGIA TEXTUAL (FORMA E CONTEÚDO) PROSA (parágrafos):

Leia mais

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

Leia mais

COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03)

COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03) COLÉGIO SÃO PAULO. ENSINO FUNDAMENTAL II 7º ANO DATA: EXERCÍCIOS (FOLHA 03) 1) Por favor, passe caneta que está aí perto de você; aqui não serve para desenhar. (A) aquela esta mim (B) esta esta mim (C)

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 4º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 22/11/2017 IMPRETERIVELMENTE

TP - GRAMÁTICA - 4º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 22/11/2017 IMPRETERIVELMENTE TP - GRAMÁTICA - 4º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 22/11/2017 IMPRETERIVELMENTE Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, inicialmente,

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BRANCO RESPOSTAS AOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Cargo: S1 PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AEE ZONA URBANA 15 pronome apassivador Em resposta ao recurso interposto, temos a dizer

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Veja a história em quadrinhos abaixo e responda às questões 13 e 14.

Veja a história em quadrinhos abaixo e responda às questões 13 e 14. LÍNGUA PORTUGUESA Veja a história em quadrinhos abaixo e responda às questões 13 e 14. QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 185. Questão 13 De acordo com o ditado apresentado na história,

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla

REVISÃO PARA O TESTE. Professora Camilla REVISÃO PARA O TESTE Professora Camilla HISTÓRIAS EM QUADRINHO (HQ) Características: Gênero textual narrativo: narra uma história vivida por personagens situados no tempo e no espaço. Usam palavras escritas

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira [...]disse-lhe muitas cousas bonitas, que ele ouviu com aquela unção religiosa de um desejo que não quer acabar de morrer... Termo referente? Função sintática? Sei

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

PORTUGUÊS. Dor de cotovelo tem remédio

PORTUGUÊS. Dor de cotovelo tem remédio PORTUGUÊS Leia o texto a seguir para responder às questões 01 a 05. Dor de cotovelo tem remédio 1 Para a ciência, o amor é um fenômeno biológico que pode ser de três subtipos, a paixão, a atração e a ligação

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8

VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Sumário 1 VAMOS FALAR SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA?... 8 Para ler e conversar... 8 Texto 1 Problemas com o português, Mauricio de Sousa... 9 Pensando sobre o gênero: história em quadrinhos... 14 Língua: reflexão

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

Período Gênero textual Expectativa

Período Gênero textual Expectativa DISCIPLINA: Produção de texto ANO DE REFERÊNCIA: 2016 PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: 6ºano Período Gênero textual Expectativa P35 Compreender o papel do conflito gerador no desencadeamento dos episódios narrados.

Leia mais

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a),

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018. Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS. Querido (a) aluno(a), Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Data: 24 /09/2018 Segmento: FUNDAMENTAL II Série: 6º ano Turma: Valor: 10,0 PONTOS Assunto: ROTEIRO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS PARA A RECUPERAÇÃO - I E II ETAPAS / 2018 Aluno (a):

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático

Raciocínio Lógico Matemático Raciocínio Lógico Matemático Cap. 4 - Implicação Lógica Implicação Lógica Antes de iniciar a leitura deste capítulo, verifique se de fato os capítulos anteriores ficaram claros e retome os tópicos abordados

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: / / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 3 / 7 / 2018 TEXTO 1 1) LEIA o texto: ATITUDE SUSPEITA Luis Fernando Verissimo Sempre me intriga

Leia mais

Compensação de ausência

Compensação de ausência Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de ausência Nome: nº.:

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E

CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E CADERNO DE EXERCÍCIOS 3E Ensino Fundamental Códigos e Linguagens Questão 1 Conteúdo Efeitos de humor e crítica explícitos em textos verbais e não verbais Habilidade da Matriz da EJA/FB H7 2 Interpretação

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 4 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Considerando os sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

Considerando os sentidos e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir. Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens. Gramática Átila Abiorana Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens. 1. Seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto se o período No ano seguinte (...) Constituinte de

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França

Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França Funções do Pronome Relativo Professora Cândida França Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso. Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso. Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Jéssica Amorim Diretora de Vendas Mary Kay Comunicação Verbal: o que você diz Vocal: tom de voz; a maneira de dizer as palavras Não Verbal: linguagem corporal, imagem,

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================================== 01- Leia o

Leia mais

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações?

20/04/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA. A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? DIEGO AMORIM GRAMÁTICA A crise política no Brasil interfere nas decisões das empresas e organizações? Todas as mudanças que ocorrem, nos ambientes internos ou externos de uma empresa, podem influenciar

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação. A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P. TEXTO Ano: 8 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS

Sugestões de atividades. Unidade 8 Literatura PORTUGUÊS Sugestões de atividades Unidade 8 Literatura 9 PORTUGUÊS 1 Português Poesia: Não-coisa O que o poeta quer dizer no discurso não cabe e se o diz é pra saber o que ainda não sabe. Uma fruta uma flor um odor

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

Questão 1 Julgue as afirmações a seguir com relação aos conceitos de adjunto adnominal e adjunto adverbial:

Questão 1 Julgue as afirmações a seguir com relação aos conceitos de adjunto adnominal e adjunto adverbial: 1º BIM P1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( ) Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas ( ) Vicente

Leia mais

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos.

1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. 1) Marque, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os vocábulos são acentuados graficamente por serem oxítonos. a) caí, aí, ímã, ipê, abricó. b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis. c) vovô, capilé,

Leia mais