ATIVIDADE DE FÉRIAS LÍNGUA PORTUGUESA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ATIVIDADE DE FÉRIAS LÍNGUA PORTUGUESA"

Transcrição

1 ATIVIDADE DE FÉRIAS LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO Data da entrega: 08/08/ Valor: (1,0 ponto) Nome: Nº

2 ENTENDIMENTO DE TEXTO: GÊNERO - NARRATIVA DE VIAGEM 1- Leia o texto com muita atenção: Robinson é um jovem aventureiro que sonha em navegar pelo mundo, mesmo contra a vontade de seu pai. Neste excelente livro, Crusoé narra suas frustradas viagens marítimas e seus 28 anos, dois meses e dezenove dias preso em sua própria ilha. Robinson Crusoé Meu nome é Robinson Crusoé. Nasci na velha cidade de Iorque, onde há um rio muito largo cheio de navios que entram e saem. Quando criança passava a maior parte do tempo a olhar aquele rio de águas tão quietas, caminhando sem pressa para o mar lá longe. Como gostava de ver os navios em movimento, com as velas branquinhas esticadas pelas brisas! Isso me fazia sonhar com as terras estranhas de onde eles vinham e as maravilhosas aventuras ocorridas em alto mar. Eu queria ser marinheiro. Nenhuma vida me parecia melhor que a vida do marinheiro, sempre navegando, sempre vendo terras novas, sempre lidando com tempestades e monstros marinhos. Meu pai não concordava com isso. Queria que eu tivesse um ofício qualquer, na cidade, ideia que eu não podia suportar. Trabalhar o dia inteiro em oficinas cheias de pó era coisa que não combinava comigo. Também não suportava a ideia de viver toda a vida naquela cidade de Iorque. O mundo me chamava. Eu queria ver o mundo! Minha mãe ficou muito triste quando declarei que ou seria marinheiro ou não seria nada. A vida do marinheiro disse ela é uma vida bem dura. Há tantos perigos no mar, tanta tempestade que grande parte dos navios acabam naufragando. Disse também que havia no mar terríveis peixes de dentes de serra, que me comeriam vivo se eu caísse na água. Depois me deu um bolo e me beijou; É muito mais feliz quem fica na sua casa. Mas não ouvi os seus conselhos. Estava resolvido a ser marinheiro e seria de qualquer jeito. Já fiz dezoito anos disse um dia a mim mesmo é tempo de começar e, fugindo de casa, pus-me a serviço de um navio. Robinson Crusoé. Traduzido e adaptado de Monteiro Lobato. São Paulo, Brasiliense, p Adaptado para fins pedagógicos

3 Uso do Dicionário Lembre-se das dicas e orientações dadas sobre o uso do dicionário! 1) Numere as palavras de (1 a 6) de acordo com a ordem alfabética: ( ) quietas ( ) marinheiro ( ) quando ( ) monstros ( ) branquinhas ( ) mundo 2) Complete a tabela: Palavra retirada do texto CONCORDAVA BRISAS NAUFRAGANDO PASSAVA Como a encontro no dicionário 3) Ligue a palavra ao sinônimo mais adequado ao contexto (utilize a régua para fazer o traçado): brisa do mar lidar vento leve marinhos enfrentar, combater ofício afundar naufragar profissão 4) Agora, reescreva a frase abaixo, substituindo as palavras em destaque, por outra de significado semelhante. Consulte o dicionário e faça as adaptações necessárias: Quando criança passava a maior parte do tempo a olhar aquele rio de águas tão quietas, caminhando sem pressa para o mar lá longe.

4 Leitura e Compreensão do Texto 1- Quem é a personagem principal do texto? a- o nome: b- o local de nascimento: 2- A visão dos navios provocava um sonho no menino. Qual era esse sonho? 3- No ofício de marinheiro, o que atraía o menino? 4- O pai concordava com a escolha de Robinson? Explique. 5- Quem procurava deixá-lo com medo? Que tipo de histórias eram contadas a ele? Descreva-as.

5 Gramática e Ortografia 1- Leia o trecho retirado da história e observe os verbos em destaque. Meu nome é Robinson Crusoé. Nasci na velha cidade de Iorque, onde há um rio muito largo cheio de navios que entram e saem. Qual(is) verbos indicam ação? 2 - Observe os trechos a seguir e assinale com um (X) o tempo verbal correspondente: a) Meu nome é Robinson Crusoé. ( ) presente ( ) pretérito ( ) futuro b) Nasci na velha cidade de Iorque... ( ) presente ( ) pretérito ( ) futuro c)... onde há um rio muito largo cheio de navios que entram e saem. ( ) presente ( ) pretérito ( ) futuro 2- Reescreva as frases, passando o verbo, em destaque, para o tempo verbal entre parênteses: a) Eu queria ser marinheiro. (presente) b) Mas, eles não ouviram os seus conselhos. (futuro) 3- Observe as palavras retiradas da história de Robinson Crusoé: NAVEGANDO JEITO PERIGOS FUGINDO Nas palavras acima, quais delas podem nos confundir na escrita das letras G e J? Justifique sua resposta.

6 4 Marque com um (X) somente as informações verdadeiras. Lembre-se das regularidades no uso das letras G e J! ( ) A letra G só apresenta o mesmo som de J antes das vogais E ou I. ( ) As letras G e J têm o mesmo som quando aparecem combinadas com a vogal A. ( ) Nas palavras terminadas em ágio, égio, ígio, ógio ou úgio, não podemos usar a letra J. ( ) Só confundimos o uso das letras G ou J seguidas das vogais E ou I. 5- Complete as palavras com ÃO ou AM : BUSCAV MACARR AVI AVISAR COMER CANT FAL PRODUÇ V FOR Produção de Texto Gênero - Narrativa de Viagem Objetivo: Relatar uma viagem que você fez, utilizando as características de uma narrativa de viagem. Lembre-se de: Relato de Viagem Ser o narrador-personagem, ou seja, participar da história. Relatar um fato vivenciado por você. Colocar as características do lugar (a paisagem, as pessoas do local, os costumes, o que você fez...). Utilizar marcadores temporais: informar quando aconteceu (mês, ano...). Colocar um título adequado à história.

7 Você já viajou? Então, escreva uma narrativa sobre uma viagem que você tenha feito. Cole a foto ou faça uma ilustração (desenho) da viagem no espaço abaixo. Depois de pensar sobre o assunto, prepare-se para escrever dirigindo seu texto. Pense nos seguintes passos: a) Relate uma viagem e não se esqueça de contar sobre os preparativos, quando ela ocorreu, que tipo de transporte foi usado. b) Informe com quem você foi, o que viu de interessante, se aconteceu alguma coisa engraçada etc. c) Utilize a pauta de revisão para lembrar-se de todas as características desse gênero. COLE A FOTO OU FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO

8 PAUTA DE REVISÃO GÊNERO: NARRATIVA DE VIAGEM SIM OU NÃO Título: Elaborou o título e pulou linha para iniciar o texto? Introdução: Iniciou o texto contando ao leitor sobre os preparativos da viagem, o transporte utilizado e o local visitado? Apresentou as personagens envolvidas na história? Desenvolvimento: Relatou os fatos, no passado, que ocorreram durante a viagem? Descreveu a paisagem, os habitantes e/ou costume do lugar? Utilizou pelo menos três marcadores temporais: de manhã, à tarde, no dia seguinte, à noite, logo, imediatamente, dias depois, etc. Desfecho: Descreveu como foi à volta para casa? Você estava com saudades? Normas de diagramação textual: Respeitou o recuo de margem no texto inteiro? Respeitou as margens direita e esquerda no texto inteiro? Dividiu as ideias em parágrafos? Escreveu as informações com clareza no texto inteiro? Fez um traçado de letra legível e apoiado na linha? Fez a revisão ortográfica? Utilizou letra maiúscula corretamente e fez a revisão das ortografias: M/N, R/RR, S/SS, G/J, S/Z(em diminutivos), L/U, ÃO/AM em final de verbo e palavra, ESA, EZA e outras orografias trabalhadas (ç / ce-ci, lh/nh/ch, e/i, o/u)

9 Produção de Texto Gênero - Narrativa Dialogal Você gosta de ler gibis? Então, deve ter percebido que as histórias em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro por meio de desenhos e textos. Transformar uma história em quadrinho, em narrativa dialogal, é um exercício interessante, pois exige que o escritor observe as características do local, das personagens, da forma como agem, além de estruturar a pontuação no diálogo com interferência do narrador para que o leitor tenha uma compreensão total da história. Observe a história em quadrinhos e escreva uma narrativa dialogal baseando-se em cada cena. Consulte a pauta de revisão. PAUTA DE REVISÃO SIM OU NÃO Título: Criou um título e pulou linha para iniciar o texto? Em cada quadrinho você: Descreveu o local de cada quadrinho, quando necessário? Informou a(s) personagem(s) envolvida(s) no quadrinho? Descreveu as ações observadas em cada quadrinho? Descreveu as expressões faciais das personagens para o entendimento da história? Registrou informações visuais para que o leitor tenha total compreensão de uma fala, por exemplo, ou da história como um todo? Utilizou todas as falas? Construiu o diálogo corretamente incluindo a interferência do narrador? Utilizou o travessão corretamente? Utilizou os tempos verbais adequadamente? Escolheu diferentes verbos para indicar a interferência do narrador? Normas de diagramação textual: Respeitou o recuo de margem no texto inteiro? Respeitou às margens direitas e esquerdas? Utilizou letra maiúscula no início de frases e em nomes próprios? Dividiu as ideias em parágrafos? Escreveu as informações com clareza? Fez um traçado com a letra legível e apoiado na linha? Fez a revisão ortográfica? Utilizou letra maiúscula corretamente e fez a revisão das ortografias: M/N, R/RR, S/SS, G/J, S/Z(em diminutivos), L/U, ÃO/AM em final de verbo e palavra, ESA, EZA e outras orografias trabalhadas (ç / ce-ci, lh/nh/ch, e/i, o/u)

10 Observe a história em quadrinhos e transforme-a em narrativa dialogal. Lembre-se de que o objetivo principal é descrever as cenas e aplicar a pontuação no diálogo com a interferência do narrador.

11 UMA BEIJOCA BOAS FÉRIAS PROFª; NIRLEI

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE

ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE ROTEIRO DE ESTUDO E PROPOSTAS DE REDAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO LIDIANE OBJETIVO: Este roteiro tem por objetivo orientar seus estudos, para que possa ter uma visão mais ampla das questões da avaliação. A seguir,

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL.

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna PRODUÇÃO TEXTUAL. PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 Conteúdo: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 11 / 2018 RIETA DE ESTUDS PARA A TRIESTRA 3 ETAPA Gênero textual: Narrativa

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 19 / 4

Leia mais

Gramática e Ortografia

Gramática e Ortografia Colecao Amélia Porto Pilar Espí Gramática e Ortografia Manual do Professor 3 Ensino Fundamental Porto, Amélia P853c Coleção Quatro Cantos: ensino fundamental I: volume 3: Amélia Porto, Pilar Espí - Belo

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 3º ano Ensino Fundamental UNIDADE I: GÊNEROS LITERÁRIOS Contos poemas Narração. Fábula Dicionário Receita Trabalhar conceitos, estruturas e produções

Leia mais

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

3º ANO 4º ANO PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL AUERBACH, Patrícia. Direitos do pequeno leitor. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007 PRODUÇÃO TEXTUAL 4. BIMESTRE / 2018 3º ANO Durante este ano, aconteceram muitas coisas com você. Escreva uma história

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 3. ANO 1 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu terceiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P3 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Texto 1

Leia mais

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões.

Dicas: a) Leia o texto duas vezes antes de responder às questões. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Leia o texto abaixo. ÁLBUM DE

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 2 / 4 / 2019 CONTEÚDOS DE ESTUDO Leitura; Interpretação; Elaboração de respostas completas

Leia mais

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente.

1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho que indique tudo o que existe neste ambiente. COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR -1 TRIMESTRE DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA DE RETORNO: / /2017 SÉRIE: 2 ANO. 1. Observe a cena abaixo e pinte o quadrinho

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS. F-4MB Profa. Cátia

REUNIÃO DE PAIS. F-4MB Profa. Cátia REUNIÃO DE PAIS F-4MB1-2010 Profa. Cátia conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais: Língua Portuguesa, História-Geografia e Ciências; qualidade da aula - intervenções; projeto Orientação de Estudos;

Leia mais

TEXTO I UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA ALUNO(A): N.

TEXTO I UNIDADE: DATA: 28 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA ALUNO(A): N. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 28 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Meu amigo mais antigo

Meu amigo mais antigo Valor Máximo: 10,0 Valor Obtido (VO): Erros Ortográficos (EO): Nota Final (VO-EO): Vencendo Desafios de Língua Portuguesa Ensino Fundamental I 3º ano Texto I Meu amigo mais antigo Meu pai e minha mãe acreditavam

Leia mais

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Lê o texto com atenção Um pardal ferido 1 Mãe e filho viviam felizes. Mas o José, gorducho e olhos esbugalhados, de vez em quando desobedecia às suas ordens para

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna,

ALUNO (A): Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, ALFABETIZAÇÃO 1. ANO PÁGINA 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Aluno e Aluna, Você está recebendo o primeiro CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Ele foi feito com muito carinho especialmente para os alunos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2013 LÍNGUA PORTUGUESA Direção: ANO: 4 EF 1- Complete a cantiga de roda, escrevendo nas linhas nomes de cinco colegas de classe que iniciem

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA. Módulo 22 apostila 2: Narrativas de humor páginas 90 a 96.

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA. Módulo 22 apostila 2: Narrativas de humor páginas 90 a 96. ROTEIRO DE ESTUDOS PARA RECUPERAÇÃO FINAL EM REDAÇÃO PROFESSORA STELA GARCIA Disciplina: Professor (a): Redação Stela Garcia Conteúdo: Módulo 07 apostila 1: O texto narrativo: foco narrativo páginas 57

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 6 / 4 / 2018 CONTEÚDO PARA A TRIMESTRAL Leitura e interpretação de texto (conto, lendas,

Leia mais

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus

REVISÃO. APOSTILA 02 Sistema Anglo. 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR. Colégio Sagrado Coração de Jesus REVISÃO APOSTILA 02 Sistema Anglo 7º ano REDAÇÃO PROF. CLAUDIO JÚNIOR Colégio Sagrado Coração de Jesus EFEITO DE SUSPENSE O suspense é um efeito muito utilizado por autores de diversos tipos de narrativas.

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Série: 4º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1: No mundo da imaginaão Capitulo 1: O sonho é possível Hora

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 28 / 2 / 2019 1) LEIA, com atenção, todos os textos presentes na atividade. Não se esqueça:

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 19 / 9 / 2018 LEIA o texto. O MENINO MALUQUINHO Era uma vez um menino maluquinho. Ele tinha

Leia mais

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.:

01- Qual era o nome completo de Monteiro Lobato? R.: 02- Onde e quando ele nasceu? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================== TEXTO 1 UM ESCRITOR E AS CRIANÇAS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): Turma: Data: 15 / 6 / 2018 1) LEIA o texto duas vezes. CIDINHA E A PULGA DA CIDINHA Cidinha

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha.

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS. Orientação: - Imprima este material e redija as respostas a lápis, com letra legível, na própria folha. Linguagens Redação Marcelo Roteiro de recuperação 7ª CONTEÚDOS: RELEITURA DE CONTOS DE FADAS AUTOBIOGRAFIA RELATO DE VIAGEM ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 35 PONTOS Orientação: - Imprima este material e

Leia mais

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção.

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção. Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano Nome N.º Turma: Data: / / Auto-avaliação do aluno: Achei o teste fácil difícil muito difícil Porque: me preparei não estudei não estive atento nas aulas

Leia mais

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas:

os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. Outras áreas: NOME DA HISTÓRIA: Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando PLANEJAMENTO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS PROFESSORA: Iracema Pavão Vida de passarinho Leitura; produção textual; oralidade;

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 5 / 9 / 2017 LEIA o texto a seguir: OSCAR NIEMEYER:

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período

Caderno 1. I. Compreensão do oral. Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Ficha de Avaliação trimestral de Português 2.º Ano 2.º Período Nome: _ Data: / / Avaliação: Professor(a): Encarregado de educação: I. Compreensão do oral Caderno 1 1.1. Ir ao Jardim Zoológico Andar na

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

INSTUTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Componente curricular: Aluno(a): Data: Professor(a):

INSTUTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Componente curricular: Aluno(a): Data: Professor(a): INSTUTUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE BRASÍLIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Componente curricular: Aluno(a): Data: Professor(a): PRIMEIRO BLOCO PROPOSTA DE LEITURA 1 Em 2008, no sítio do Maurício

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PRODUÇÃO TEXTUAL 4º BIM/2016 3º ANO TEMA: Escolha um personagem de um dos livros que você leu neste bimestre e conte o que ele faz na história. mão das características específicas

Leia mais

Propostas de Redação Avaliativa/Recuperação Trimestral

Propostas de Redação Avaliativa/Recuperação Trimestral Propostas de Redação Avaliativa/Recuperação Trimestral Proposta 01 Construa um conto de fadas moderno, observando o quadrinho a seguir. Orientações: Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Série: 2ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data:

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Instruções para um bom desempenho: Texto I Leia atentamente

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 2. ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna Você está recebendo o seu quarto CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve

Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano. Agrupamento de Escolas Silves Sul. PGA - Prova Global do Agrupamento. Direção de Serviços Região Algarve Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento do 1.º Ciclo Português 2.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016

5º ano. Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 4 Atividade de Estudo de Português - 21/10/2016 5º ano Leia o texto abaixo, em seguida responda. PECHADA O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de Gaúcho.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 TEXTO 1 LEIA o texto. Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 Era uma vez um macaco muito esperto. Ao ver uma mangueira

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS 2º ANO A

REUNIÃO DE PAIS 2º ANO A REUNIÃO DE PAIS 2º ANO A LÍNGUA PORTUGUESA PRODUÇÃO DE TEXTOS Reescrita de contos tradicionais O que as crianças já sabem? O que pode ser melhorado neste trecho? Produção realizada no início do ano (abril/2012)

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO 4 4 Prova Redações: R1 + R2 + R3 Avaliação Parcial Trabalho CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO prova (10,0) + média das redações (10,0) + A.P. (10,0) + Trabalho (10,0) 4 Obs.: Todas as avaliações valem 10,0 pontos.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 3 / 2017

Leia mais

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos.

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos. Natal Certa vez, três flores estavam conversando: a rosa, o jasmim e a violeta. Elas ficaram sabendo que na gruta de Belém havia nascido o Menino Jesus que iria salvar a humanidade. As três flores abraçadas

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Projeto de Férias Armazém do Folclore

Projeto de Férias Armazém do Folclore Projeto de Férias Armazém do Folclore Nome: 4º ano: Corpo Cérebro Coração Alma As aulas estão chegando ao fim e as férias já estão aí, aproveite e equilibre as quatro partes que te constituem! Ficar em

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

A v a mæe

A v a mæe N@o mæe@: D@a@t@a@: A v a l@i@a@ç@ã@o @d@o 1.º @t r@i mæe s@t ræe@ L@í n@g@u@a@ P@o r@t@u@g@uæe s@a@ 2.º @a n@o I n f o r m@a@ç@ã@o : Desejos de Natal Furioso, Zeca saiu de casa. Tinha de espairecer. Apetecia-lhe

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 3º - Ensino Fundamental - Data: 30 / 5 / 2019 TEXTO 1 O HOMEM E A GALINHA Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma

Leia mais

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA

ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: / /2012 Bimestre: 2º Professora: Maria Aparecida Disciplina: P2 Orientações para estudo: refaça os exercícios propostos da apostila e as avaliações

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou às Unidades 1 e 2 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 4 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação Português NOME:

Leia mais

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE

GENTE É BICHO E BICHO É GENTE PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== GENTE É BICHO E

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 O CAT nº 15 vale dez pontos e deverá ser entregue à professora de Redação no dia 08 de setembro

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 12. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 1 2 Vocabulário: Repelido rejeitado Estampido

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

TECENDO SENTIDOS: PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI

TECENDO SENTIDOS: PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI TECENDO SENTIDOS: PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE O CONTO A MOÇA TECELÃ, DE MARINA COLASANTI Público-alvo: alunos do 8º ano do Ensino Fundamental Tempo estimado: duas semanas (cerca de 10h/aula) Objetivo geral

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO S- RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 11 / 9 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Interpretação de texto;q Estudo do vocabulário;

Leia mais

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA

NOMES. Reconstruir A EA - A NA EA A NA NA EA EA A NA A NA EA NA A EA Avaliação Final NOMES A.R. A.C. A.M. A.B. C.C. C.C. D.S. J.C. M.R. M.C. M.F. M.S. M.C. M.P. M.P. P.N. R.M. R.M. S.C. Competências Consciência Fonológica Produzir rimas A NA - A NA A EA NA NA EA EA A NA

Leia mais

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano

Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano Cotejamento Direitos de Aprendizagem e Ficha de Acompanhamento dos alunos 1º ao 3º ano - 2015 1º ANO Leitura Ler textos não-verbais, em diferentes suportes Lê textos não verbais em diferentes portadores

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO

Aulas 21 à 24 TEXTO NARRATIVO Aulas 21 à 24 Prof. Sabrina Moraes TEXTO NARRATIVO Maioritariamente escrito em prosa, o texto narrativo é caracterizado por narrar uma história, ou seja, contar uma história através de uma sequência de

Leia mais

Resoluções Prova Anglo

Resoluções Prova Anglo Resoluções Prova Anglo TIPO F P-1 tipo D-4 Língua Portuguesa (P-1) Ensino Fundamental 4º ano DESCRITORES, RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS A Prova Anglo é um dos instrumentos para avaliar o desempenho dos alunos

Leia mais

Língua Por. ortuguesa. As Vontades

Língua Por. ortuguesa. As Vontades Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: T Data: 10/8/2009 Língua Por ortuguesa As Vontades Eu tenho que achar um lugar pra esconder minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem tomar

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 5ºAno 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período 5 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE LÍNGUA PORTUGUESA BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ==================================================================================== 01- Leia o

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Nome: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO 3º período Ficha 7- gabarito Data: Observação: as fichas de recuperação contínua deverão ser coladas em seu caderno. Leia o texto seguinte com atenção. O dia de ver meu pai

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora:

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LITERATURA 1º SEMESTRE NOME: PROFESSORA: VIVIANE MARQUES PARTE 1 ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS ESTUDADOS

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LITERATURA 1º SEMESTRE NOME: PROFESSORA: VIVIANE MARQUES PARTE 1 ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS ESTUDADOS TRABALHO DE RECUPERAÇÃO LITERATURA 1º SEMESTRE NOME: PROFESSORA: VIVIANE MARQUES PARTE 1 ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS ESTUDADOS 1 Leia este trecho do texto Memórias de Emília, de

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

5ºano. 1º período :: vespertino

5ºano. 1º período :: vespertino 5ºano 1.5 LÍNGUA PORTUGUESA 1º período :: vespertino 8 de abril de 2010 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 1) Leia com atenção a tirinha abaixo, da personagem Mafalda: Fonte: https://hambrienta.wordpress.com/category/comics/

Leia mais

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I.

TEXTO I EU, O LIVRO. 1. (1,2) Sobre o texto I, faça as questões propostas: a) Identifique o narrador do texto I. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 05 / 07 / 2017 TEXTO I EU, O LIVRO Sou muito especial. Minha tecnologia é insuperável. Funciono sem fios, bateria, pilhas ou circuitos eletrônicos. Sou útil

Leia mais

Português Instrumental

Português Instrumental V.1 de Set/13 Português Instrumental Prof. Sérgio Fascina AULA 01 SEMANA 01 ASSUNTOS: APRESENTAÇÃO GERAL ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESTUDO APRESENTAÇÃO Prof. Sérgio Fascina BLOG: professorfascina.org

Leia mais

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática.

Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. Querido aluno, A partir de hoje você receberá exercícios extras para serem feitos em casa, alternando Língua Portuguesa com Matemática. É muito importante que você faça todos e devolva na data marcada,

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão

COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION. O reizinho mandão COLÉGIOO NOSSA SENHORA DE SION Troca do livro Segunda-feira Curitiba, 5 de maio de 2014. Leia o texto abaixo: Lições de Língua Portuguesa, História e Vivência Religiosa- 4º ano Eu vou contar pra vocês

Leia mais

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta?

Pronome. 1- Serafina é a menina que escreveu o texto acima. Por que ela resolveu deixar seu diário guardado em uma gaveta? Atividade de estudo de Português Pronome 5º ano Leia o texto abaixo. É setembro, lua cheia, o tempo está gostoso. Não está fazendo nem muito calor, nem muito frio. Diário, Já faz mais de um mês que eu

Leia mais