O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL POR MARIA CRISTINA BARBOSA MATTOS MACEDO ORIENTADORA PROFESSORA MS ANA CRISTINA GUIMARÃES OUTUBRO 2005

2 1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação lato Sensu Gestão em Recursos Humanos.

3 2 AGRADECIMENTOS Agradeço em especial, aos meus pais, minha filha, meu marido e aos meus amigos Denílson, Francisca, Lea, Josete, José Mário, Marcia Cristina e Vânia.

4 3 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho à Deus, por ser Ele o grande responsável de todas as minhas conquistas.

5 4 RESUMO Verifica-se que a mudança é um processo contínuo e inerente, presente no dia-a-dia, tanto na dimensão pessoal como profissional, porém precisa-se estar atento em relação a alguns aspectos, para melhor. O presente estudo apresenta o processo de mudança organizacional com respaldo na resistência. A mudança organizacional é um processo de transformação resultante de diferenças. Essa mudança consiste em uma reorganização na maneira de organizar, se iniciando com uma avaliação organizacional, mudando a maneira de pensar, perceber e desempenhar.

6 5 METODOLOGIA A partir da minha experiência profissional em recursos humanos tive o interesse em colocar em questão a mudança organizacional e suas implicações. Os dados coletados para construção da pesquisa são de livros textos e artigos que discutem o tema da mudança e a resistência a esse processo organizacional.

7 6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...7 CAPÍTULO 1 - O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL 1.1As Etapas no Processo de Mudança A Mudança Cultural nas Empresas...13 CAPÍTULO 2 AS RESTRIÇÕES NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL 2.1 A resistência a Mudanças nas Empresas Privadas As Implicações das Empresas Durante o Processo de Implementação das Mudanças...20 CAPÍTULO 3 A IMPORTÂNCIA DA MUNDANÇA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS NO MERCADO 3.1 O Valor da Mudança para o Desenvolvimento da Empresa...26 CONCLUSÃO...35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...38 FOLHA DE AVALIAÇÃO...39

8 7 INTRODUÇÃO A mudança é um processo que vem acompanhando o homem desde que o mundo é mundo, e isso não surpreende mais, o que assusta é a velocidade e a profundidade com que ela acontece, nos deixando perplexos. Essa perplexidade é o que sentimos quando estamos diante de algo que não temos conhecimento, é quando nos deparamos com o que não podemos entender nem controlar. A mudança nos desinstala, nos tira de nossa zona de conforto e nos força a fazer coisas de modo diferente, o que é difícil. Quando nossas idéias são desafiadas, somos forçados a repensar nossa posição, e isso é sempre desconfortável e enfrentar a árdua tarefa de mudar seus paradigmas, muitos se contentam em permanecer para sempre paralisados em seus pequenos trilhos. (HUNTER, 2004: p. 44). Com o objetivo de orientar as pessoas, mostrando que a mudança é fato, porque não dizer revolucionária, vamos entrar na era da mudança organizacional. A mudança organizacional é a somatização de alterações estruturais e comportamentais dentro de uma organização, e ela não acontece por acaso, ela é planejada e direcionada. No capítulo I, será abordado o processo de mudança organizacional, onde falaremos sobre as etapas no processo de mudança e a mudança cultural nas empresas.

9 8 mudança? Por que o novo é tão assustador? Por que as pessoas resistem à É o que mostra o capítulo II, enfocando a resistência à mudança nas empresas privadas e as implicações das empresas durante o processo de implementação das mudanças. No capítulo III, o valor da mudança para o desenvolvimento da empresa será o tema principal com o enfoque na importância da mudança para que a empresa sobreviva e prospere. Observa-se que muitas empresas ainda não entraram no clima de mudança, por acharem que estão passando apenas por uma crise, em conseqüência da situação do país. Essas empresas ainda não atentaram para o fator da mudança. Cabe as empresas que ainda estão tentando sobreviver, atentar para o papel do líder e para o valor da mudança para que esse desenvolvimento aconteça de forma eficaz. Mudança no contexto organizacional engloba alterações fundamentais no comportamento humano, nos padrões de trabalho e nos valores em resposta a modificações ou antecipando alterações estratégicas, de recursos ou de tecnologia. (WOOD, 2004: p. 23).

10 9 CAPÍTULO I O Processo de Mudança Organizacional 1.1 As etapas do processo de mudança Entende-se por mudança organizacional qualquer alteração significativa, articulada, planejada e operacionalizada por pessoal interno ou externo à organização, que tenha apoio e supervisão da administração e atinja, integradamente os componentes de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. São grandes os esforços para gerenciamento das etapas do processo de mudanças organizacional. Após a percepção da necessidade de mudar, será necessário preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional; A organização deve possuir um planejamento adequado. Enfim, caminhar pelo tema da mudança organizacional é manter constantemente uma janela aberta para o mundo, agir com sensibilidade crítica e manter a mente aberta (WOOD, 2004, p 21) Observa-se que as organizações não podem ser constituídas apenas com as estratégias, os processos e as tecnologias, pois sabe-se que a base de tudo são as pessoas. São elas que transformam, modificam, removem e fazem acontecer de forma diferente.

11 10 Ao buscar mudanças dentro de uma organização, é essencial considerar a cultura organizacional, bem como mudanças, no contexto mais amplo. A mudança nas organizações, exige de seus dirigentes, agir de forma rápida, mudar estratégias, redirecionar ações e inserir em um novo contexto para serem competitivas. Porém o primeiro passo e conhecer as razões da Mudança, gerir o processo, definir o foco e estabelecer um plano estratégico, monitorar, avaliar e acompanhar a mudança. A estratégia para a mudança organizacional eficaz é liderar a mudança e alinhar os princípios em quatro níveis: Pessoal cada um tem um estilo de comportamento e os resultados que produzem são frutos de seus paradigmas, de seus valores e crenças, de seus talentos e habilidades, como também do contexto e ambientes em que eles estão inseridos. Interpessoal o grau de confiança é governado pela qualidade de confiabilidade. A confiança que as pessoas têm com as outras, governam suas relações profissionais e pessoais, assim como a qualidade da produtividade da organização. Gerencial as pessoas têm a capacidade de contribuir, de inovar, de resolver problemas, de criar e tomar vantagens das oportunidades. O alinhamento dos processos e sistemas, incluindo o estilo de gerência e de liderança, governam a produtividade e efetividade profissional das pessoas na realização de seus trabalhos.

12 11 Organizacional não importa o tipo de unidade que se encontra envolvida, o nível organizacional envolvem muitos componentes chaves, todos orientados a produzir os resultados que os clientes e outras pessoas necessitam. A Mudança Organizacional é um Processo de Transformação Resultante de Diferenças. Essa mudança consiste numa reorganização na maneira de organizar, se iniciando com uma avaliação organizacional, mudando a maneira de perceber, pensar e desempenhar. Em modo geral, o processo de mudança podem ser divididos em três fases principais: preparação, implementação e constatação do processo de mudança. Segundo Motta, o processo de mudança organizacional: Inovar é um esforço adicional de se envolver em tarefas novas e paralelas às habituais além de gastar-se tempo e recursos que nem sempre resultam em benefício. Inovar exige: iniciativa para buscar o novo; persistência para manter o entusiasmo em meio às incertezas e a um processo por vezes irracional e caótico; e habilidades para enfrentar riscos, resistências e conflitos. Assim, a mudança requer um preparo inicial de quem pretende conduzi-la no sentido de capacitação individual e de compreensão dos processos de diagnóstico, planejamento, intervenção e resistência à mudança. (MOTTA, 2000, p: 203) A fase de preparação corresponde à que se pretende da mudar e que condições devem se conduzir a organização. O principal nesta fase é a definição dos objetivos da mudança, assim estímulo, entre os membros da organização, e em especial da convicção de que ela é necessária.

13 12 O autor se refere a importância de uma visão do futuro, que pode gerar desenvolvimento emocional das pessoas e incrementar-lhes a disponibilidade para lidarem com a mudança e as suas implicações. Na fase de iniciação do processo da mudança, consiste na colocação em prática das ações necessárias para alcançar os objetivos apresentados, nesse processo se inclui visão, captação de recursos, a distribuição de responsabilidades. Na fase de avaliação há uma divulgação de ganhos rápidos e das metas alcançadas. A constatação, dos resultados positivos, é realizada no sentido de entusiasmar os membros da empresa. Isso mostra que o processo de mudança organizacional é um desafio imprescindível e compensador. Deve-se lembrar que todo processo de mudança organizacional vem acompanhado de alguma ansiedade e insegurança naturais, pois o ser humano se acomoda em situações / ambientes conhecidos e percebe que um processo de mudança pode mudar tudo. Por outro lado, mudança organizacional, cada vez mais é uma constante, uma adaptação necessária a uma nova ordem nas coisas. E as pessoas precisam estar preparadas para esta realidade.

14 A mudança Cultural das empresas A cultura organizacional compreende um conjunto de forças importantes que influenciam o comportamento organizacional. Compreende, além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, um padrão de crenças e expectativas compartilhadas pelos funcionários que produzem normas inconscientes. Estas, por sua vez, podem moldar poderosamente o comportamento dos indivíduos e grupos dentro das empresas. Cultura refere-se à mudança de valores e crenças, a quebra de paradigmas, aspectos importantes em todos os diferentes níveis da organização. A cultura organizacional pode inibir ou facilitar a mudança da organização. No que se refere cultura de uma empresa sabe-se que ela é tida como padrão de desenvolvimento e também é tida como o grau de refinamento e evidente em tais sistemas de crença e práticas. É um conjunto de valores, crenças e hábitos coletivamente compartilhados. Esse conjunto tipifica cada organização e a singularidade perante outras. Vêem-se expressões culturais em todas as dimensões organizacionais: na estrutura, na autoridade, em reuniões e conferências, nas formas de comunicação, premiações, e na definição de tecnologia e no seu uso. (MOTTA, 2000, p: 105)

15 14 Para que haja uma mudança cultural deve-se identificar a cultura organizacional da empresa. Segundo Fleury (1991), há vários caminhos para se desvendar a cultura de uma organização. O Histórico das Organizações, conhecer o momento de criação de uma organização e sua inserção no contexto político e econômico da época, e a visão do fundador. As dificuldades já enfrentadas pelas empresas. As políticas de recursos humanos têm papel relevante pois analisando as políticas explícitas e principalmente as políticas implícitas de recursos humanos de uma organização é possível decifrar e interpretar os padrões culturais dessa organização. No mundo moderno a cultura organizacional, através da comunicação, é uma realidade. As empresas que passam por esse processo sofre mudanças para que funcionários possam alterar seu modo de trabalho e contribuir para o sucesso da implementação dessa mudança. Além de adquirir equipamentos de última geração, que aumentam a produção e organizam a distribuição dos bens produzidos, os empresários sentem a necessidade de dinamizar o gerenciamento de informações tidas como o mais importante "bem" de uma organização. As modernas tecnologias de informação e comunicação permitem melhorar a qualidade de vários aspectos do negócio, pois auxiliam na manipulação de um grande volume de transações com custos menores,

16 15 apóiam operações geograficamente dispersas por intermédio do processamento distribuído e oferecem novos produtos e canais de distribuição. A utilização da tecnologia significa uma mudança, muitas vezes, profunda na organização, que deve ser planejada e preparada para que se garanta seu sucesso. A Tecnologia da Informação configura hoje um investimento necessário para a vida das empresas.

17 16 CAPÍTULO 2 AS RESTRIÇÕES NO PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL 2.1 A Resistência a Mudança nas Empresas Privadas Diz a lenda que a águia pode viver até 70 anos. Porém, aos 40 anos, ela passa por um período difícil, onde ela terá que optar entre morrer ou enfrentar o dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Seu bico se curva em direção ao peito, e ela não consegue se alimentar; suas garras crescem de tal jeito, que ela não consegue pegar a presa. Voar torna-se difícil por causa do envelhecimento das asas e ficam pesadas em função da grossura das penas. Muitas com certa insegurança, no seu comodismo ou tendência a inércia, morrem, outras, encaram o desafio. Elas voam com certa dificuldade para o alto de uma montanha e lá recolhe-se em um ninho que esteja próximo ao paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessite fazer um vôo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, fica batendo com o bico até conseguir arrancálo, enfrentando a dor que essa atitude acarreta. Após algumas semanas nasce um novo bico. Depois disso com o bico, ela arranca as velhas unhas, uma por uma. E quando lhe nasce unhas novas, ela vai arrancando todas as penas do seu corpo, num auto flagelo interminável. Após nascer as penas, a águia consegue voar como antes, com suas novas asas, novas garras e novo bico,

18 17 pronta para recomeçar uma nova vida que se inicia, o novo não a assustou e ela esta preparada para viver outros 30 anos.... viver é um processo de mudança contínua e toda mudança está ligada a riscos. (GRETZ, 2004, p. 24) Assim, é a resistência humana, qualquer mudança na rotina, representa uma ameaça a paz, porque implica em algo novo, o desconhecido. Analisando o ponto de vista existencial, é tranqüilizador, para certas pessoas, saber o que vai ser feito hoje, amanhã, depois e sempre. A simples mudança, pode desencadear em alguns um intenso estado de ansiedade e insegurança, que irá manifestar-se na forma de resistência, podendo ela ser explicita ou não, num mecanismo de defesa. Nós temos a responsabilidade da mudança. Devemos começar por nós mesmos, aprendendo a não rejeitar antecipadamente o novo, o surpreendente, aquilo que parece ser radical. (GRETZ apud DOMENICO DE MASI, 2004, p.22) As mudanças organizacionais merecem uma atenção especial por parte das empresas. Cabe à elas respeitar a sensibilidade das pessoas, as quais, constituem a organização, todos os atingidos por uma mudança devem ser previamente informados e ouvidos. E isso se aplica a qualquer mudança no trabalho, pois todos os itens a serem atingidos, não importa o grau, envolvem pessoas direta ou indiretamente.

19 18 È natural o ser humano acomodar-se às situações da vida e não abrir mão das conquistas obtidas. São as nossas zonas de conforto. Desejamos sempre lidar com aquilo que nos é familiar ou que já vivenciamos. E a mudança significa sair de um estado emocional de segurança para outro ainda desconhecido. Nós temos medo de perder a controle da situação. E por isso, perdemos tempo. Muito tempo. (FRANCO, 2003, p. 70) Uma das formas mais recomendáveis de respeitar e motivar os colaboradores com o objetivo de minimizar ou mesmo eliminar as temidas resistência a mudança, é ouvindo e consultando, porém, esse fato não deve ser simples demagogia e sim um desejo de obter comprometimento. Isso não quer dizer que a empresa dependa da aprovação dos funcionários, para efetuar as mudanças necessárias. Seguindo uma linha lógica, convém ser mudado deve ser mudado, porém, não precisa necessariamente ser imposto. Deve ser esclarecido, explicado e negociado o que alias, se aplica a qualquer atividade humana, inclusive nos relacionamentos pessoais. De forma consciente ou não, as resistências, devem necessariamente serem objetivamente administrada junto à equipe pela sua supervisão. Assim, como a águia, deve-se ter em mente que o indivíduo que nunca muda está deixando de utilizar, uma das mais extraordinária capacidade, que é adaptar-se a mudança. Pois a mudança foi e continua sendo responsável pela sobrevivência e evolução da própria raça humana. O ponto de partida para ajudar gerentes e funcionários a ganhar novamente o controle em suas funções é o diálogo. Reconquistar o

20 19 controle da vida pessoal esta ligado à confiança e ao comprometimento. Como profissionais e executivos do RH devemos parar de pensar em mudanças em si e ajudar os funcionários a estabelecerem o controle de suas vidas no trabalho. Assim fica mais fácil vencer os desafios. (FRANCO, 2003, p. 69). O grande desafio é mudar verdadeiramente. Mudar a partir da atitude de cada um. Porque a empresa é formada por pessoas, e qualquer mudança, para que de fato aconteça, começa pelas pessoas. Um outro aspecto que interfere sobremaneira na cultura e no clima organizacionais é a resistência a mudanças. As pessoas resistem às situações de mudança em suas vidas e nas empresas porque temem o desconhecido. O medo de perder o controle de suas vidas que duramente lutaram para conquistar. Geralmente pensam: Eu domino esse trabalho e se houver mudanças, será que saberei o que fazer? Terei habilidade necessária para ser bem sucedido? O que acontecerá se eu falhar?. Em nível de pessoas, essa sensação de perda de controle traduzida em uma incerteza profunda e pessoal sobre o futuro. (FRANCO, Ibid, p. 68)

21 As Implicações das Empresas Durante o Processo de Implementação das Mudanças... de um lado observamos empresas administradas com um pé no presente e outro no futuro, vemos ainda (e não são poucas!) empresas que insistem em manter os pés no passado, arraigadas a modelos administrativos, operacionais e gerenciais que deram certos e que hoje deixam a desejar. A máxima destas empresas é: Porque mudar? Em time que esta ganhando não se mexe! E quando começa a perder o que acontece? inova, adquirindo um equipamento moderninho, enquanto seus sistema gerencial e administrativo permanecem os mesmos de antes. São empresas que vivem na zona de pânico, isto é, fazendo as coisas sempre em alerta vermelho, sem direcionamento, ou foco e apagando incêndios o tempo todo. (FRANCO, 2003, p. 69). A cultura empresarial é sempre responsável por tudo que acontece nas empresas,seja ela boa ou ruim. Quando se tenta implantar uma mudança, ouvise de imediato: Isso não vai dar certo...; Já vi esse filme antes...; Aqui? Não muda nada. E por ai vai. Essas são atitudes que minam os esforços de uma mudança em qualquer organização. Quando se implanta uma mudança e está dá certo, o mérito é do chefe, que teve determinação, coragem e visão. Mas quando dá errado, é a cultura que não permite. É neste ambiente de aparência, mais do que de essência, que o ser humano vive e leva o seu trabalho as suas crises, as suas incertezas, as suas dores. Inteligentemente, algumas empresas antecipam a este cenário como, por exemplo, a Volkswagen do Brasil. (FRANCO, Ibid, P. 69).

22 21 Em 1999, a Volkswagen, começou a desenvolver um projeto, chamado Coração Valente, para lidar com o pessimismo da empresa. Além da necessidade de buscar a competividade global, traduzida pelos índices de qualidade e participação no mercado, necessitava também resgatar a energia adormecida de seus funcionários para inovar nos produtos. E, também, habilmente, estender a complexidade de seus funcionários. Observamos que o entendimento dessas expectativas e a consciência empresarial e social facilitam a adoção de medidas proativas pela empresa. O que não deixou de ser uma atitude de bom senso da direção. Uma tarefa árdua e gigante para uma organização com 27 mil funcionários. A maioria das grandes corporações, como IBM, Kodak, GM e Digital, enfrentam desafios importantes ao implantar mudanças organizacionais. E isto levanta a questão da eficácia dos processos de implementação de mudanças que estão em uso pelas grandes corporações. Os principais pontos a serem observados para gerenciar mudanças são: 1. Criar e Enxergar a Visão criar uma visão cativante é o primeiro desafio para conseguir que a mudança aconteça; para que a visão seja eficaz, deve ser inspiradora e positiva, audaciosa e provocante. 2. Preparar o Plano traçar um plano é uma tranqüilidade para gerentes de mudança com conhecimentos anteriores em gerencia de projetos.

23 22 3. Reconhecer o Desafio vários obstáculos precisam ser focalizados no planejamento de mudança, são eles: Resistência pura e simples ocorre quando as pessoas não são envolvidas nas decisões que as afetam. Elas constroem muros de resistência, seja ativa o passiva. O retardamento comportamental em relação à informação cognitiva a mente aceita a idéia, mas o comportamento continua exatamente como antes. Programas atolados meses de esforço subitamente corre o risco de se transformarem em desperdício. Comunicação sob medida algumas pessoas aprendem ouvindo, outras vendo e outras ainda pelo apelo emocional, objetivando um multicanal para que as mensagens atinjam o público alvo. 4. Quebrar paradigmas é difícil obter a atenção das pessoas quando elas já ouviram os termos, e os conceitos são simples. Nesse caso os paradigmas podem ser quebrados de duas formas: Síndrome da marreta onde é preciso martelar continuamente para que as coisas aconteçam. O segredo é a repetição.

24 23 Fazer o inusitado fazer coisas diferentes podem ajudar, como por exemplo jogos, interações comportamentais alternativos, etc Analisar, conceituar e criar uma nova visão do futuro alguns programas devem sofrer ajustes antes mesmos de estarem completos. Para isso é necessário: Redirecionar o projeto com base na nova informação; Avaliar os efeitos que tiveram no projeto; Avaliar o histórico do projeto para identificar os fatores que facilitam o processo e os que dificultam; Sumarizar o que a organização aprendeu com isso e Olhar para os novos cenários e analisar forças, fraquezas, oportunidades de desafios. Baseado nesses princípios, há a necessidade de os consultores conhecer sua respectiva área de especialização. Para garantir o sucesso de seus projetos e tem que observar os Fatores de Resistência (FR), para usar a Estratégia de Ação (EA), são eles: FR A natureza da mudança não é do conhecimento das pessoas.

25 24 EA Explicar os objetivos das mudanças e pedir ajuda concreta para sua implementação. FR A percepção da mudança varia de pessoa para pessoa. organização. EA Compreender a diferença de papeis que as pessoas exercem na FR A mudança atinge não apenas os aspectos materiais, impessoais, mas as relações sociais. EA Os patrocinadores e os agentes de mudança devem estar atentos aos aspectos humanos da mudança, estabelecendo uma estratégia para tais aspectos. FR A resistência será maior se as pessoas forem obrigadas a mudar. EA Sempre que possível, todas as pessoas devem ser envolvidas e estimuladas a participar da mudança. FR Mudanças anteriores que tiverem resultados negativos, tendem a influir nos novos processos. EA Desvincular a mudança atual de projetos anteriores, aproveitando, no entanto, seus pontos positivos e aprendendo com seus pontos negativos. FR Incerteza do futuro é insegurança com conseqüência de mudanças, afetam o processo.

26 25 EA Reduzir a incerteza, informando objetivamente sobre os procedimentos da mudança e suas vantagens para a organização. FR A má comunicação dos procedimentos da mudança conduz a boatos e mal-entendidos. EA Planejar e implementar uma política de comunicação que traduza claramente os objetivos e os passos do processo de mudança. O processo de mudança tem passos a serem seguidos para que seu objetivo seja alcançado com destreza. Tem que haver um comprometimento entre empresa, líder e colaboradores. Vamos pensar no processo de mudança como algo planejado e controlável. O primeiro passo é decidir mudar e estudar a situação real e desejada, visualizando uma ponte. Mas faça como os japoneses: demore no estudo da situação, levante todos os aspectos favoráveis e desfavoráveis. O segundo passo é cercar-se de pessoas que verdadeiramente possam auxiliá-lo nesta jornada. O terceiro passo é acreditar que tudo vai dar certo; e o quarto passo e disparar o processo de mudança, imaginado que possuímos um tiro e uma bala na agulha. Simples assim!. (FRANCO, ibid, p. 70). À empresa cabe o papel de certificar-se que a mudança é algo inevitável; ao líder cabe observar a situação real da empresa, estudar o que pode ser feito, analisar os prós e os contras e expô-las aos seus colaboradores passo a passo. Acreditando que tudo vai dar certo: empresa, líder e colaboradores, caminham juntos nesse processo.

27 26 CAPÍTULO 3 A IMPORTÂNCIA DA MUDANÇA PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS NO MERCADO 3.1O Valor da Mudança para o Desenvolvimento da Empresa Em um mercado competitivo e mutante, existe uma grande necessidade das organizações mudarem para sobreviver. a mudança é inevitável, mas nem todas as dimensões da organização podem e devem ser alteradas o tempo todo; alguma estabilidade continua a ser necessária até como referência à própria mudança. (MOTTA, 2000, p. 221) O fenômeno da incerteza é global, e pode levar empresas e executivos a dois tipos de reação: a primeira é a de rebeldia, resistência e negação, coisa fatal para os negócios; a segunda é a tomada de consciência de que não existe mais as facilidades que existiam no passado. A atual regra dos negócios é estar preparado para competir com competência. As constantes mudanças e os desafios no mercado vêm conduzindo as empresas a uma nova postura na sua gestão. Transformar é mudar e preservar; é saber adaptar-se a novas conquistas, sem dispensar, no progresso econômico e tecnológico, os valores da dignidade humana e da justiça social.(motta, ibid, p. 221)

28 27 Uma dos maiores desafios dessa constante mudança, é diferenciar a contradição que existe entre sobrevivência e crescimento, contudo não podemos nos descuidar da humanização do trabalho e o resgate da dignidade humana. Para sobreviver e prosperar em um mundo de rápidas mudanças, uma organização tem que está disposta a se adaptar. As organizações bem sucedidas não administram recursos humanos, nem pessoas, contudo administram interagidos com as pessoas, onde elas com seu potencial passam a fazer a diferença dentro do processo competitivo pelo qual as empresas vem passando, para serem reconhecidas, como lucros para as empresas: é a chamada administração participativa. Empresários e gestores devem estar atentos para as relações interpessoais como fator diferencial para o sucesso pessoal e profissional, eles devem saber relacionar-se com pessoas em qualquer situação, respeitando-as em sua total complexidade. A intensidade dessa competição, a vulnerabilidade de mercados, a versatilidade da clientela e a variação tecnológica fazem da mudança a essência da gerência. A competitividade é o caminho da sobrevivência e está presente nos três choques que atingem nossa economia.

29 28 Para tornar-se competitivo, há a necessidade de estar aberto as mudanças que estão acontecendo no mundo. Para que isso aconteça de forma objetiva, deve-se esta dispostos a rever os paradigmas. O choque da estabilização econômica carrega consigo a quebra do paradigma da inflação, esta quebra de paradigma está fazendo com que as empresas se preocupem muito mais com a concorrência do que com os seus custos, ou seja, visa fazer com que os empresários passem a se preocupar com a tecnologia empregada de forma a poder enfrentar, de igual para igual os concorrentes. Já o choque de abertura quebrando o paradigma da reserva de mercado, tem tornado a concorrência muito mais apurada, obrigando-nos a lutar com empresas multinacionais, focadas em tecnologias de ponta e marketing ágil e agressivo. O Choque da globalização, quebrando os muros e as barreiras internacionais, nos coloca diariamente diante de mercados onde não só a língua é muito diferente mas, principalmente, a cultura e os valores; exigindo de todos um alto grau de agilidade e flexibilidade. TABELA 1 - NOVO PARADGMA DO CENÁRIO EMPRESARIAL DE: PARA: Pouca Competitividade Competição Global Estabilidade Mudanças Previsibilidade Incertezas Indivisibilidade Parceria Rigidez Hierárquica Flexibilidade Poder Centralizado Empowerment

30 29 Relação Ganha e Perde Crescimento da População Motivação do tipo Dilbert Segurança no Emprego Diploma Carreira Definida pela Empresa Cargos Fonte: Franco (2003, p. 87) Relação Ganha e Ganha Diminuição da População Competência e Profissionalismo Empregabilidade Educação Continuada Carreira com resp. do individuo Espaço Organizacional O processo para que a empresa, torne-se competitiva, envolve necessariamente reengenharia e reeducação. paradigmas: Na reengenharia da empresa, deve-se estar atentos aos seguintes O centro da nova administração deve ser o cliente e o crescimento pessoal dos funcionários. Deve-se estar atentos à segmentação e personalização do produto; Existe a necessidade da descentralização dos negócios. Deve-se promover a democratização das relações internas e externas; A tendência atual é a multifuncionalidade em lugar da especialização. As estruturas deverão ser amplamente desburocratizadas; A qualidade de vida deve ser fator preponderante. As soluções tecnológicas, além de desenvolver tecnologia de ponta, deverão ser rápidas;

31 30 Deve-se estar aptos para aceitar o conflito de idéias. A visão deverá ser alterada do imediatismo de resultados para a perenidade na existência das empresas, e Parceria deverão ser desenvolvidas. Na reeducação, deve-se desenvolver programas de treinamento envolvendo toda a estrutura da empresa, treinando este centrado em várias mudanças comportamentais, que são: O homem deverá ser racional e econômico, eliminando assim todo e qualquer desperdício durante todo o processo; Deverá estar preparado para uma visão de sua importância social dentro e fora da empresa. Ao mesmo tempo a empresa deverá mostrar sua preocupação com a satisfação de seus funcionários, estes deverão ser preparados para que ajudem no alcance de suas expectativas; Deverá ser constantemente treinado para que melhor usufrua da informatização. Sendo receptivo e apto à tais mudanças, o homem será ágil e competitivo de forma a sobreviver aos novos comportamentos, tornando-se capaz de controlar todos os fatores internos e externos da empresa. O comprometimento das equipes de atendimento é imprescindível para os resultados, conseqüentemente, se torna necessário valorizar a auto-análise

32 31 e o auto conhecimento que são de fundamental importância para o desenvolvimento de processos eficazes do relacionamento humano. As empresas precisam adotar estratégias visando integrar uma mudança contínua em seus procedimentos de operação. Nota-se que em todo o processo a ser o centro das atenções, visto que ele é o fator principal capaz de tornar a empresa permanentemente competitiva, pois somente seres humanos competentes e devidamente qualificados poderão produzir ou prestar serviços com qualidade. Observa-se também que o que ocorre no mundo dos negócios é a forte convicção que a qualidade de vida terá importância cada vez maior para as empresas interessadas em atrair e manter talentos. A empresa deve alinhar suas estratégias de RH a quatro pontos chave para aumento das qualificações dos seus colaboradores, são eles: Conhecimento do trabalho, do negócio e de todo o sistema que envolve as operações; Informação sobre processos, qualidade, retroalimentação do cliente eventos e resultados comerciais; Poder para agir e tomar decisões sobre o trabalho em todos os seus aspectos; e

33 32 Recompensas praticado pela empresa que deve estar ligado aos resultados comerciais e ao crescimento em capacidade de contribuições. O sucesso da empresa esta diretamente ligado a seu pessoal, seu principal ativo, responsável pelo aumento da qualidade de seus produtos e serviços, responsável no mercado pela sua competitividade. Cada gerente de empresa, independente de sua área de atuação, deve liderar sua equipe, recrutar e treinar o seu pessoal, que deve comunicar e orientar o curso das ações, deve avaliar o desempenho de cada funcionário. Iniciativas de mudanças bem-sucedidas são tomadas, não nascem. Precisa-se de uma abordagem estruturada para planejar os aspectos comportamentais de mudança, seja ela inovadora ou estratégica. Gerenciar a mudança é ao mesmo tempo deixar-se vulnerável a novas idéias e ao progresso como expor-se à ansiedade, à variedade, à resistência e à incompreensão; é descobrir diariamente novas maneiras de progredir e realizar-se; saber criar constantemente um novo futuro e enfrentar a pluralidade de métodos, focos e valores de transformar.(motta, ibid, p.220) Cada uma das duas áreas, amplas de mudanças, inovação e estratégias, usam abordagens diferentes.

34 33 Embora a entrega de mudança inovadora seja responsabilidade dos funcionários, é responsabilidade da gerência introduzir ferramentas de procedimentos que integram a melhoria contínua nas práticas gerenciais, assim como monitorar sua eficácia a longo prazo. descuidar-se da inovação significa danos ao progresso da empresa, além de desprezo às expectativas comunitárias, ao emprego, à carreira e ao desenvolvimento dos funcionários.(motta, ibid, p. 219) A mudança inovadora bem-sucedida baseia-se em processo simples de repetição que podem ser facilmente monitorados e controlados. Mudança estratégica, é uma atividade única, elas se subdividem-se em três categorias principais: Técnica pode-se citar como exemplo a tecnologia, visar novos mercados, mudar de área de auto custo pra de baixo custo; Procedimento mudar a forma como as coisas são feitas; e Gerencial mudar a forma como a organização é gerenciada. Observa-se em todo o contexto que o ser humano em toda sua potencialidade, é a figura principal na formatação destes novos tempos e efetivamente para fazer a diferença no sentido de construir não só empresas mais ágeis e lucrativas, mas também e principalmente um mundo justo e humano pois só assim terá valido à pena ter vivido estes novos tempos em que capital humano é personagem principal desta nossa história.

35 34 É ser hábil em lidar com o conflito e com a frustração de ser mal compreendido; ser empreendedor, paciente e persistente em perseguir ideais e visões estratégicas; mover-se pelo desejo da diferença; e ser tenaz na busca da novidade e na dedicação ao bem comum. (MOTTA, ibid, p. 221)

36 35 CONCLUSÃO Mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos projetados com o objetivo de realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios. Observa-se na atualidade que toda organização tem que esta comprometida no processo de mudança em todos os níveis. O desconhecido é sempre assustador, e com isso as pessoas tornam-se resistentes ao novo. Essa resistência faz parte da autodefesa do ser humano, por isso, há a necessidade de mostrar que a mudança é um processo que visa fazer com que a organização atinja as metas desejadas e que também faz parte do crescimento humano. Para que a mudança de fato aconteça deve-se começar pelas pessoas. Na maioria das vezes, os esforços para mudar falham porque algumas organizações não reconhecem e deixam de administrar os componentes humanos na mudança. A maioria das iniciativas de mudança fracassa porque não reflete as necessidades dos envolvidos. O risco de fracasso pode ser minimizado avaliando se as iniciativas foram projetadas tendo em mente as implicações comportamentais. (HELLER, 2004: p. 214). Deste modo, verifica-se que o novo perfil do gerente da organização, tem como objetivo promover de forma consciente a importância da mudança, quebrando todos os paradigmas, com o intuito de melhorar o desempenho por

37 36 parte de seus colaboradores. Deve-se observar o momento de cada pessoa envolvida. Tem que haver comprometimento por parte do gerente, da empresa e dos colaboradores. As habilidades de comunicação, motivação e liderança são essenciais para um eficiente gerenciamento de mudança. Como estes gerentes precisam tomar decisões estratégicas de mudança organizacional, desenvolvem a capacidade de observar para poderem ver a situação como um todo. As pessoas que possuem as habilidades necessárias à mudança organizacional não têm medo de delegar. O gerente de mudança é uma pessoa hábil em trabalhos de intervenção grupal e conhecedora da problemática de recursos humanos na organização moderna. O treinamento é largamente utilizado tanto pelos conhecimentos que possa transmitir quanto como instrumento auxiliar na mudança das atividades e comportamentos individuais. (MOTTA, 2000: p. 99) Quem gerencia uma empresa, tem que ter subsídios; deve estar atento para as relações interpessoais; deve agir perguntando individualmente; deve respeitar o indivíduo como um todo, pois somente eles (indivíduos) poderão produzir e prestar serviços de qualidades. Qualquer que seja a área de atuação da empresa cabe ao líder avaliar o desempenho de cada membro de sua equipe, pois como já foi dito anteriormente o capital humano é o personagem principal dessa história.

38 37 Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltadas para os clientes, colocando no plano central a questão de seus produtos e serviços; terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade para com o meio ambiente; internamente, possuirá menor número de níveis hierárquicos, e a própria hierarquia, no sentido atual, desaparecerá, dando espaço à figura do líder como treinador e motivador. As organizações dependerão muito mais do nível de motivação de sua força de trabalho, que deverá ter um nível de especialização maior que o atual. (WOOD, 2004: p. 22).

39 38 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas. São Paulo: Prentice Hall, FLEURY, Maria Tereza Leme, FISCHER, Rosa Maria. Cultura e poder nas organizações. Rio de Janeiro : Atlas, FRANCO, Dermeval. As pessoas em primeiro lugar. Rio de Janeiro: Qualitymark, GRETZ, José Roberto. Voando como a águia. Florianópolis: HUNTER, James C. O monge e o executivo. Uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, MOTTA, Paulo Roberto. Transformação organizacional. A teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, SMITH, Douglas K. Fazendo a mudança acontecer. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

40 39 FOLHA DE AVALIAÇÃO Nome da Instituição: UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES Título da Monografia: O PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL Autor: MARIA CRISTINA BARBOSA MATTOS MACEDO Data da Entrada: Avaliado por: PROFESSORA ANA CRISTINA GUIMARÃES

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Prof Elly Astrid Vedam

Prof Elly Astrid Vedam Prof Elly Astrid Vedam Despertar e saber lidar com os mecanismos de liderança e se preparar para a gestão de pequenos e médios negócios; Identificar conflitos no ambiente de seu negócio, calculando e avaliando

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E COACHING CENÁRIO E TENDÊNCIAS DOS NEGÓCIOS 8 h As mudanças do mundo econômico e as tendências da sociedade contemporânea.

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria

Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos. Programa de Preparação para a Aposentadoria Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Quando o entardecer chega... o envelhecimento ainda surpreende muitos Programa de Preparação para

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes

Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes Nosso negócio é a melhoria da Capacidade Competitiva de nossos Clientes 1 SÉRIE DESENVOLVIMENTO HUMANO FORMAÇÃO DE LÍDER EMPREENDEDOR Propiciar aos participantes condições de vivenciarem um encontro com

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas

O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade. O Administrador na Gestão de Pessoas O Administrador e a Magnitude de sua Contribuição para a Sociedade Eficácia e Liderança de Performance O Administrador na Gestão de Pessoas Grupo de Estudos em Administração de Pessoas - GEAPE 27 de novembro

Leia mais

Gestão de pessoas: revisão de conceitos

Gestão de pessoas: revisão de conceitos Glaucia Falcone Fonseca Chegamos ao final de nosso curso e vale a pena fazer uma retrospectiva sobre os principais aspectos da gestão de pessoas, algo tão importante no atual mundo do trabalho, caracterizado

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Empreendedorismo de Negócios com Informática

Empreendedorismo de Negócios com Informática Empreendedorismo de Negócios com Informática Aula 5 Cultura Organizacional para Inovação Empreendedorismo de Negócios com Informática - Cultura Organizacional para Inovação 1 Conteúdo Intraempreendedorismo

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES?

PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? PESQUISA DE ENGAJAMENTO/COMPROMETIMENTO, DE CLIMA ORGANIZACIONAL OU DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES? Engajamento/comprometimento do colaborador: estado em que esse se encontra de genuíno envolvimento,

Leia mais

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY

ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY ESCOLAS E FACULDADES QI MBA DE GESTÃO DE PESSOAS E NOGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS TIANE RIBEIRO BERNY O COACH NO MUNDO CORPORATIVO GRAVATAÍ 2011 TIANE RIBEIRO BENRY

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014

Fulano de Tal. Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 FINXS 09.12.2014 Relatório Combinado Extended DISC : Análise Comportamental x Feedback 360 Este relatório baseia-se nas respostas apresentadas no Inventário de Análise Pessoal comportamentos observados através questionário

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Aula 10. Delegação X Empowerment

Aula 10. Delegação X Empowerment Aula 10 Delegação X Empowerment Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela.cartoni@veris.edu.br DELEGAÇÃO X EMPOWERMENT Delegar significa orientar o colaborador para que execute uma determinada atividade no lugar

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas

Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas Seja Bem-Vindo(a)! Neste módulo vamos trabalhar os principais conceitos de Gestão, mais especificamente o item 2 do edital: Gestão de Pessoas AULA 3 Administração de Recursos Humanos O papel do gestor

Leia mais

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino

FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA. Profº MS. Carlos Henrique Carobino FIB- Faculdades Integradas de Bauru DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA Profº MS. Carlos Henrique Carobino E-mail: carobino@bol.com.br 1 Pressões Externas MEGATENDÊNCIAS Competição

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica

BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica BRINCAR É UM DIREITO!!!! Juliana Moraes Almeida Terapeuta Ocupacional Especialista em Reabilitação neurológica PORQUE AS CRIANÇAS ESTÃO PERDENDO TODOS OS REFERENCIAIS DE ANTIGAMENTE EM RELAÇÃO ÀS BRINCADEIRAS?

Leia mais

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO

Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Abril/2014 Porto Velho/Rondônia Rafael Vargas Presidente da SBEP.RO Gestor de Projetos Sociais do Instituto Ágora Secretário do Terceiro Setor da UGT.RO Terceiro Setor É uma terminologia sociológica que

Leia mais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados.

QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2. JUSTIFICATIVA. Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. QUALIDADE DE VIDA 1. FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover a saúde e a segurança dos servidores e magistrados. 2. JUSTIFICATIVA Segundo França (1996), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão

O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão O desafio da liderança: Avaliação, Desenvolvimento e Sucessão Esse artigo tem como objetivo apresentar estratégias para assegurar uma equipe eficiente em cargos de liderança, mantendo um ciclo virtuoso

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento.

Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Atitude Empreendedora: Uma competência estratégica ao profissional de treinamento e desenvolvimento. Por PAULA FRANCO Diante de um cenário empresarial extremamente acirrado, possuir a competência atitude

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS.

GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. GRADUAÇÃO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING CARACTERIZAÇÃO DO CURSO DENOMINAÇÃO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING / ÁREA PROFISSIONAL: GESTÃO E NEGÓCIOS. DIPLOMA CONFERIDO: TECNÓLOGO DE

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12

Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Rodrigo Rennó Questões CESPE para o MPU 12 Questões sobre o tópico Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. Olá Pessoal, hoje veremos outro

Leia mais

Como se tornar um líder de Sucesso!

Como se tornar um líder de Sucesso! Como se tornar um líder de Sucesso! Os 10 mandamentos do Como se tornar um líder de Sucesso! O líder é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização. A liderança exige de qualquer pessoa, paciência,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

Enquete. O líder e a liderança

Enquete. O líder e a liderança Enquete O líder e a liderança Muitas vezes, o sucesso ou fracasso das empresas e dos setores são creditados ao desempenho da liderança. Em alguns casos chega-se a demitir o líder, mesmo aquele muito querido,

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas

Estimativas Profissionais Plano de Carreira Empregabilidade Gestão de Pessoas By Marcos Garcia Como as redes sociais podem colaborar no planejamento e desenvolvimento de carreira (individual e corporativo) e na empregabilidade dos profissionais, analisando o conceito de Carreira

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva.

Palavra chave: Capital Humano, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Vantagem Competitiva. COMPREENDENDO A GESTÃO DE PESSOAS Karina Fernandes de Miranda Helenir Celme Fernandes de Miranda RESUMO: Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos

Leia mais

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas

Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas Os Sistema de Administração de Gestão de Pessoas As pessoas devem ser tratadas como parceiros da organização. ( Como é isso?) Reconhecer o mais importante aporte para as organizações: A INTELIGÊNCIA. Pessoas:

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores

Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores Curso Balanced Scorecard como ferramenta de Gestão por Indicadores O Planejamento Estratégico deve ser visto como um meio empreendedor de gestão, onde são moldadas e inseridas decisões antecipadas no processo

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade

Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Quando as mudanças realmente acontecem - hora da verdade Pergunte a um gestor de qualquer nível hierárquico qual foi o instante em que efetivamente ele conseguiu obter a adesão de sua equipe aos processos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico;

FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO. Praia, 20 Outubro 2015. Organização da Apresentação. Formação Profissional como fator estratégico; 1 Apresentação 2ª edição EXPO RH FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO FATOR ESTRATÉGICO Praia, 20 Outubro 2015 Vargas Melo Presidente do Conselho de Administração Organização da Apresentação Enquadramento; Formação

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você

O que a Postura Consultiva tem a ver com Você O que a Postura Consultiva tem a ver com Você Marcelo Egéa M* O que é postura consultiva Criar e sustentar uma marca é um trabalho que exige o máximo de todos na empresa. Alguns têm contato direto com

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE

CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE CHÃO DE FÁBRICA A PRODUÇÃO COMPETITIVA CONFIRA UMA BREVE DESCRIÇÃO DAS VANTAGENS COMPETITIVAS OBTIDAS A PARTIR DE CADA META COMPETITIVA VANTAGEM DA QUALIDADE Foco principal das empresas que competem com

Leia mais

A contribuição da comunicação interna na construção e

A contribuição da comunicação interna na construção e A contribuição da comunicação interna na construção e fortalecimento da imagem corporativa O QUE É IMAGEM CORPORATIVA? Para fazer uma comunicação interna que fortaleça a Imagem Corporativa é preciso entender

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Condicionantes da Estrutura Organizacional De acordo com Simeray ( 1970) é produto dos seguintes fatores: O valor do homem O conhecimento

Leia mais

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS. Prof. Eduardo H. S. Oliveira IDÉIAS SOBRE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS EMPRESARIAIS INTEGRADOS Introdução Nos últimos seis anos, tem ocorrido no Brasil uma verdadeira revolução na área de gestão empresarial. Praticamente, todas as grandes

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey

O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey O Valor estratégico da sustentabilidade: resultados do Relatório Global da McKinsey Executivos em todos os níveis consideram que a sustentabilidade tem um papel comercial importante. Porém, quando se trata

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo

Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Indicadores de Rendimento do Voluntariado Corporativo Avaliação desenvolvida por Mónica Galiano e Kenn Allen, publicado originalmente no livro The Big Tent: Corporate Volunteering in the Global Age. Texto

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor.

5 Conclusão. FIGURA 3 Dimensões relativas aos aspectos que inibem ou facilitam a manifestação do intraempreendedorismo. Fonte: Elaborada pelo autor. 5 Conclusão Este estudo teve como objetivo a análise dos diversos fatores que influenciam tanto de maneira positiva quanto negativa no exercício do papel dos gerentes e também dos elementos que facilitam

Leia mais

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br

TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Cursos para Melhoria do desempenho & Gestão de RH TEOREMA CONSULTORIA Rua Roma, 620 Sala 81-B,Lapa Capital- SP CEP: 05050-090 www.teoremaconsult.com.br Administração do Tempo Ampliar a compreensão da importância

Leia mais

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação

Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação Capítulo 2 Objetivos e benefícios de um Sistema de Informação 2.1 OBJETIVO, FOCO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Os Sistemas de Informação, independentemente de seu nível ou classificação,

Leia mais

Tendências em Gestão de Pessoas

Tendências em Gestão de Pessoas Tendências em Gestão de Pessoas Iniciamos um novo ano, 2011. Dois meses já se passaram, e voltamos aos artigos sobre RH estratégico, Tendências de Recursos Humanos, Novos Rumos para a área de Recursos

Leia mais