SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEGUROS E FUNDOS DE PENSÕES"

Transcrição

1 E FUNDOS PENSÕES o O Gui de Seguros e tem como objectivo principl esclrecer o leitor, em lingugem simples e cessível, cerc dos conceitos, tipos de contrtos e procedimentos n áre dos seguros e fundos de pensões. Seguro de Responsbilil dde Civil Procur-se trnsmitir informção básic sobre seguros e fundos de pensões, judndo o consumidor compreender o essencil sobre ests mtéris e presentndo, de um modo prático, os procedimentos inerentes às váris fses de um contrto de seguro ou d prticipção num fundo de pensões. Import lertr pr circunstânci de que o presente Gui tem, principlmente, um função informtiv pr s dúvids mis frequentes, não dispensndo consult d legislção em vigor.

2 E FUNDOS PENSÕES o O (ISP) é utoridde ncionl responsável pel regulção e supervisão, quer prudencil quer comportmentl, d ctividde segurdor, ressegurdor, de fundos de pensões e d medição de seguros. - Principis tribuições - Supervisão prudencil ds empress de seguros - Supervisão prudencil dos fundos de pensões Seguro de Responsbilil dde Civil 1 /73 Est missão é ssegurd trvés d promoção d estbilidde e solidez finnceir de tods s entiddes sob su supervisão, bem como d grnti d mnutenção de elevdos pdrões de condut por prte dos operdores. O ISP é um pesso colectiv de direito público, dotdo de utonomi dministrtiv e finnceir. As sus receits provêm, essencilmente, de um tx pg pels entiddes sujeits à su supervisão. - Supervisão d condut de mercdo - Apoio os Consumidores O ISP tem por missão grntir o bom funcionmento do mercdo segurdor e fundos de pensões em Portugl, de form contribuir pr grnti d protecção dos tomdores de seguros, pessos segurs, prticipntes e beneficiários. Principis tribuições No qudro ds responsbiliddes que lhe estão tribuíds, destcm-se, pel su importânci, s seguintes: Função normtiv, que consiste n elborção de norms regul-mentres e colborção n feitur de diploms legis que regulm o cesso e exercício d ctividde segurdor e dos fundos de pensões. Função de supervisão, que consiste n monitorizção dos operdores (empress de seguros, empress de resseguros, medidores de seguros e socieddes gestors de fundos de pensões) e fisclizção do cumprimento d legislção e regulmentos que regem o sector. Supervisão prudencil ds empress de seguros O ISP efectu supervisão ds empress de seguros trvés de inspecções e d recolh de informções, pr vlir dequção de diversos spectos do seu funcionmento, nomedmente: o gru de dequção ds provisões técnics que s empress de seguros constituem pr fzer fce às responsbiliddes ctuis e futurs decorrentes de contrtos que celebrm com os tomdores de seguros; o tipo e segurnç dos investimentos que relizm, considerndo, nomedmente, s disposições legis plicáveis os ctivos representtivos ds provisões técnics; o nível de solvênci, que se trduz n existênci de cpcidde finnceir pr stisfzer os seus compromissos, incluindo mrgem de segurnç necessári pr fzer fce contecimentos dversos menos prováveis; existênci de procedimentos propridos um gestão sã e prudente.

3 E FUNDOS PENSÕES Supervisão prudencil dos fundos de pensões A intervenção do ISP neste âmbito pss pel verificção dos seguintes spectos: o conformidde legl dos contrtos constitutivos e dos contrtos de gestão desse tipo de fundos; - Principis tribuições dequção dos montntes e d composição dos ctivos dos fundos de pensões, conforme s vlições cturiis, s regrs legis e s disposições dos correspondentes plnos de pensões; - Supervisão prudencil ds empress de seguros existênci de procedimentos que permitm um gestão dequd dos fundos de pensões por prte ds respectivs entiddes gestors. - Supervisão prudencil dos fundos de pensões - Supervisão d condut de mercdo - Apoio os Consumidores Seguro de Responsbilil dde Civil Supervisão d condut de mercdo No âmbito d supervisão comportmentl, o ISP fiscliz os pro-cedimentos doptdos pelos operdores, no sentido de verificr, pr lém do cumprimento ds disposições legis, que os seus pdrões de condut estão de cordo com s melhores prátics, nomedmente no que se refere: à informção que s empress de seguros, s entiddes gestors de fundos de pensões e os medidores de seguros estão obrigdos publicr ou disponibilizr os tomdores de seguros, os segurdos ou os beneficiários dos produtos que comercilizm; os procedimentos doptdos n regulrizção de sinistros, em gerl, e os respectivos przos definidos n lei pr o seguro utomóvel, em prticulr; à conformidde legl d estrutur técnic e jurídic dos produtos colocdos à disposição do consumidor e d form como estes são comercilizdos, quer directmente, quer trvés de um medidor de seguros. Pr lém d nálise dos csos individuis que lhe são reportdos, o ISP tem ssumido, pr s questões mis trnsversis, divulgção de entendimentos o mercdo segurdor e fundos de pensões (medição de seguros incluíd), no sentido de grntir um plicção dequd e uniforme por prte ds entiddes sujeits à su supervisão ns áres nlisds. Apoio os Consumidores 2 /73 O ISP dispõe de um Serviço de Apoio os Consumidores especilmente vocciondo pr prestr esclrecimentos sobre os tems relciondos com ctividde segurdor e os fundos de pensões (medição de seguros incluíd), fornecendo orientções geris, por exemplo, sobre s condições contrtuis mis importntes ou ind sobre os direitos e obrigções decorrentes dos contrtos. A este Serviço compete ind nlisr e dr precer sobre s reclmções que lhe sejm presentds por prticulres, não resolvids noutrs instâncis, reltivmente às entiddes sujeits à supervisão do ISP. O, pr lém de procurr contribuir pr resolução ds situções presentds, utiliz s informções recolhids trvés ds reclmções pr vlir de form mis globl condut ds empress. Sempre que existem indícios de comportmentos que não estão conformes com legislção em vigor ou de prátics que podem ser melhords, o ISP intervém junto ds empress pr grntir o bom funcionmento do mercdo.

4 E FUNDOS PENSÕES O contrto de seguro é um cordo trvés do qul o segurdor ssume cobertur de determindos riscos, comprometendo-se stisfzer s indemnizções ou pgr o cpitl seguro em cso de ocorrênci de sinistro, nos termos corddos. - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio - Sinistro Em contrprtid, pesso ou entidde que celebr o seguro (o tomdor do seguro) fic obrigd pgr o segurdor o prémio correspondente, ou sej, o custo do seguro. A prestção do que ficou corddo no contrto pode ser efectud à pesso ou entidde no interesse do qul o seguro é celebrdo (o segurdo) ou de terceiro designdo pelo tomdor do seguro (o beneficiário) ou ind um terceir pesso ou entidde que tenh sofrido prejuízos que o segurdo dev indemnizr o terceiro lesdo. Os seguros podem ser obrigtórios (qundo respectiv celebrção é exigid por lei) ou fculttivos (qundo é opção do tomdor do seguro celebrá-lo ou não). O que distingue os seguros de dnos dos seguros de pessos? Os seguros podem cobrir riscos reltivos coiss, bens imteriis, créditos e outros direitos ptrimoniis (seguros de dnos) ou riscos reltivos à vid, à súde e à integridde físic de um pesso (seguros de pessos). Entre os seguros de dnos destcm-se: Seguro de responsbilidde civil, que cobre o risco de surgir um obrigção de indemnizr terceiros por dnos cusdos pelo segurdo, por pessos por quem este é responsável (por exemplo, filhos menores) ou por nimis ou bens que tem à su gurd. Seguro de incêndio, que cobre os dnos sofridos pelos bens identificdos no contrto de seguro, qundo resultm de um incêndio. Este seguro é obrigtório pr os edifícios em propriedde horizontl, normlmente chmdos condomínios. Entre os seguros de pessos destcm-se: Seguro de vid, que grnte o pgmento d prestção cordd no cso de morte de um pesso segur (seguro em cso de morte) ou no cso de pesso segur se encontrr viv no fim do contrto (seguro em cso de vid). Seguro de cidentes, que grnte prestção cordd no cso de verificção de lesão corporl, invlidez ou morte d pesso segur resultnte de um cidente (por exemplo, de trblho). Seguro de súde, que grnte prestção cordd referente cuiddos de súde. 3 /73

5 E FUNDOS PENSÕES Qul diferenç entre seguros individuis e seguros de grupo? Os seguros individuis cobrem os riscos referentes um únic pesso, um gregdo fmilir ou um conjunto de pessos que vivm em economi comum. Os seguros de grupo são contrtos trvés dos quis o segurdor cobre riscos de um conjunto de pessos ligds o tomdor do seguro por um relção distint do seguro (por exemplo, seguro de súde do conjunto dos trblhdores de um empres). - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio - Sinistro Os seguros de grupo podem ser contributivos ou não contributivos. Serão contributivos se os segurdos suportrem o pgmento de prte ou d totlidde do prémio e não contributivos se o prémio for totlmente suportdo pelo tomdor do seguro (por exemplo, seguro de súde oferecido os trblhdores, que são os segurdos, pel empres em que trblhm, que é tomdor do seguro). Antes do Contrto O que é e pr que serve propost de seguro? A propost de seguro é o documento trvés do qul o tomdor do seguro express su vontde de celebrr um contrto de seguro e inform o segurdor do risco que pretende segurr. É o primeiro psso pr se celebrr um contrto de seguro. O modelo d propost, normlmente presentdo em impresso fornecido pelo segurdor, pode vrir de um segurdor pr outro e pode ser presentdo em formto electrónico (por exemplo, no sítio n Internet do segurdor). Depois de receber propost preenchid e ssind pelo tomdor do seguro, o segurdor pode ceitr ou recusr o contrto de seguro. Se ceitr, emite pólice de seguro, que é o documento que contém o que foi corddo pels prtes, nomedmente s condições do contrto celebrdo entre o tomdor do seguro e o segurdor. De que modo o segurdor é informdo sobre o risco cobrir? A propost de seguro deve ser preenchid n totlidde e sem inexctidões, porque serve de bse o contrto de seguro. 4 É prtir do que é declrdo n propost de seguro que o segurdor vli o risco e decide se ceit cobri-lo. É tmbém com bse ness informção que o segurdor clcul o prémio pgr. Pr isso, pode pedir mis informções pr lém ds que são solicitds n propost. O tomdor do seguro e o segurdo devem comunicr todos os fctos que conheçm, sem omitir informção que sej significtiv pr o segurdor vlir o risco cobrir. Qundo propost contém um questionário, pr lém de responder de form complet e verddeir tods s questões, o tomdor do seguro e o segurdo devem crescentr s informções relevntes pr nálise do risco, ind que s mesms não lhes sejm directmente pedids no questionário. Durnte vigênci do contrto de seguro, tods s lterções do risco devem ser comunicds o segurdor (por exemplo, no seguro utomóvel, lterção d residênci ou do condutor hbitul do veículo). /73

6 E FUNDOS PENSÕES O que contece se não se informr de um modo correcto e completo o segurdor sobre o risco cobrir? Se o erro ou omissão for propositdo Se o tomdor do seguro ou o segurdo não informrem, inten-cionlmente, de form correct e complet o segurdor, o contrto pode ser nuldo. Nesse cso, o segurdor não é obrigdo cobrir o sinistro que ocorre ntes de ter tido conhecimento dess situção ou nos três meses seguintes esse conhecimento. - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio - Sinistro Se o erro ou omissão for negligente (não intencionl) Se o tomdor do seguro ou o segurdo não for cuiddoso n declrção do risco, fzendo- de form incorrect ou incomplet, ms sem que o erro ou omissão sej intencionl, o segurdor pode: propor um lterção do contrto, no przo de três meses contr d dt em que tomou conhecimento que informção sobre o risco não estv correct; fzer cessr o contrto, se provr que nunc celebr contrtos pr cobrir os riscos que não form comunicdos ou que o form incorrectmente. Se ntes d cessção ou lterção do contrto ocorrer um sinistro cuj verificção ou consequêncis tenhm sido influencids pelo fcto omitido ou incorrecto, o segurdor deve cobri-lo de form proporcionl à diferenç entre o prémio pgo e o que seri devido se o segurdor conhecesse de form complet e exct o risco, ou sej: se o prémio pgo representr 50% do prémio que deveri ser pgo cso não tivesse existido o erro ou omissão, o segurdor pens é responsável por 50% d prestção convenciond. Se o segurdor provr que não celebr contrtos pr cobrir o risco não comunicdo ou comunicdo incorrectmente, não é obrigdo cobrir o sinistro (tem pens de devolver o prémio já pgo). Quis são s principis informções que o segurdor deve prestr? O segurdor deve informr e esclrecer o tomdor do seguro cerc ds condições do contrto, nomedmente sobre: su denominção e esttuto legl (por exemplo, se é um sociedde nónim, etc.); o risco que vi cobrir, o vlor totl do prémio, possíveis grvmentos (umentos) e bónus (reduções) desse prémio em função d inexistênci ou existênci de sinistros, s forms de pgmento e s consequêncis de flt de pgmento; o que o seguro não cobre (s exclusões e limitções d cobertur); o vlor mínimo pr o cpitl seguro, nos seguros obrigtórios; durção do contrto e s regrs pr o renovr e fzer cessr; o modo de efectur reclmções, os meios de protecção jurídic existentes e utoridde responsável pel supervisão. 5 /73

7 E FUNDOS PENSÕES Como devem os segurdores prestr informções? As informções que o segurdor está obrigdo prestr devem ser fornecids por escrito, de form clr e, em regr, em português, ntes de o tomdor do seguro celebrr o contrto. A propost de seguro deve mencionr que, ntes de celebrr o contrto, o segurdor prestou o tomdor do seguro tods s informções obrigtóris. - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio - Sinistro Se complexidde d cobertur, o montnte do prémio do seguro e o cpitl seguro o justificrem, o segurdor deve esclrecer o tomdor do seguro, ntes d celebrção do contrto, sobre quis dos seus seguros são propridos pr s necessidde identificds. Pr isso, o segurdor deve: responder tods s questões do tomdor do seguro; chmr tenção do tomdor do seguro sobre o que vi ser coberto e como (nomedmente qunto os seguintes spectos: exclusões, períodos de crênci, forms de o segurdor fzer cessr o contrto, etc.); O dever especil de esclrecimento do segurdor não se plic seguros de grndes riscos nem contrtos celebrdos por intermédio de um medidor de seguros, reltivmente os quis existem deveres de informção e esclrecimento específicos. O que contece se o segurdor não cumprir os seus deveres de informção? Se o segurdor não cumprir os seus deveres de informção, pode vir ter de indemnizr o tomdor do seguro por eventuis dnos cusdos. Nests situções, o tomdor do seguro tem o direito resolver o contrto (ou sej, solicitr su cessção), excepto se flt de informção do segurdor não tiver fectdo su decisão de contrtr o seguro ou cobertur do seguro já tiver sido cciond por terceiros. O tomdor do seguro dispõe de 30 dis contr d dt em que recebeu pólice pr resolver o contrto, com efeitos desde o seu início, tendo direito à devolução d totlidde do prémio pgo. 6 O que é o dever especil de esclrecimento do segurdor? /73 O mesmo contece se s condições d pólice não estiverem de cordo com s informções prestds ntes d celebrção do contrto. Como se celebr um contrto de seguro O contrto de seguro pode ser celebrdo por simples cordo entre o segurdor e o tomdor do seguro, sem necessidde de formliddes nem ssintur. No entnto, propost de seguro é usulmente feit trvés do preenchimento pelo tomdor do seguro de um formulário já existente pr esse efeito.

8 E FUNDOS PENSÕES Qundo o segurdor ceit propost, deve formlizr o contrto trvés de um documento escrito, dtdo e ssindo, que se design pólice de seguro. A pólice inclui s condições do contrto de seguro cordds entre s prtes (geris, especiis, se s houver, e prticulres). - Antes do Contrto O que são s condições geris, especiis e prticulres? - Como se celebr um contrto de seguro Condições geris Conjunto de cláusuls contrtuis previmente elbords e presentds pelo segurdor. Incluem os spectos básicos do contrto seguro, normlmente comuns pr riscos com crcterístics semelhntes. Definem, por exemplo, s coberturs e exclusões geris e os direitos e obrigções ds prtes. - Prémio Condições especiis Conjunto de cláusuls que complementm ou especificm s condições geris. As condições especiis (normlmente coberturs dicionis), que sejm relmente contrtds, encontrm-se identificds ns condições prticulres. Condições prticulres Conjunto de cláusuls que dptm o contrto à situção concret de um tomdor do seguro. - Sinistro Identificm, nomedmente, s coberturs constntes ds condições especiis que form escolhids, os vlores do cpitl seguro que form corddos, s frnquis que s prtes estbelecerm, os beneficiários, s crcterístics relevntes d pesso ou bem seguros e dt do início do contrto. O que deve constr d pólice? No mínimo, d pólice devem constr: indicção «pólice» e identificção dos documentos que compõem; identificção complet ds prtes envolvids no contrto; nturez do seguro, os riscos cobertos, durção do contrto e os píses onde é válido; os direitos e s obrigções do segurdor, do tomdor do seguro, do segurdo e do beneficiário; o vlor máximo que o segurdor pg se o contrto de seguro for cciondo, mesmo que o prejuízo sej superior (cpitl seguro) ou form como será determindo; o vlor totl do prémio; o conteúdo d prestção do segurdor em cso de sinistro ou form como será determind; lei plicável o contrto e s condições de rbitrgem em cso de conflito com o segurdor. 7 /73

9 E FUNDOS PENSÕES A pólice deve ter escrits em letrs destcds e de mior dimensão que s restntes: s cláusuls que definm s situções em que o contrto pode ser invliddo, renovdo, suspenso ou cessdo por inicitiv de qulquer ds prtes; s cláusuls que definem o que está e o que não está coberto pelo seguro; - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio s cláusuls que definem przos pr o tomdor do seguro ou o beneficiário visr o segurdor (por exemplo, sobre se pretende ou não renovr o contrto). Se o contrto de seguro for objecto de publicidde feit pelo segurdor, não pode conter condições que contrriem o que foi nuncido, menos que se verifique um dests situções: s condições do contrto são mis fvoráveis o tomdor do seguro ou o beneficiário do que s nuncids n publicidde; decorreu, pelo menos, um no desde o fim d emissão dess publicidde e relizção do contrto; - Sinistro própri publicidde indic um período durnte o qul s condições se plicm e o contrto é celebrdo for desse período. Qundo e como deve ser emitid e entregue pólice? O segurdor deve entregr pólice o tomdor do seguro no momento em que o contrto é celebrdo ou enviá-l posteriormente: 8 /73 no przo de 14 dis, no cso dos seguros de riscos de mss, menos que hj um justificção pr ser envid mis trde; no przo combindo entre s prtes, no cso dos seguros de grndes riscos. A pólice pode ser entregue em ppel ou, se o tomdor do seguro concordr, em suporte electrónico durdouro, que lhe permit gurdá-l e ceder-lhe fcilmente (por exemplo, um ficheiro envido por correio electrónico). O tomdor do seguro pode exigir entreg d pólice de seguro qulquer momento, mesmo depois de o contrto cessr. O que contece se o segurdor não entregr pólice no przo previsto? Se houver trso n entreg d pólice, o segurdor só pode plicr cláusuls que estejm num documento escrito e ssindo pelo tomdor do seguro ou que lhe tenh sido entregue nteriormente. Depois de terminr o przo pr entreg e enqunto pólice não lhe for entregue, o tomdor do seguro pode resolver (fzer cessr) o contrto e tem direito à devolução d totlidde do prémio pgo.

10 E FUNDOS PENSÕES Qundo é que se consider celebrdo o contrto de seguro? O contrto de seguro consider-se celebrdo qundo o segurdor ceit propost do tomdor do seguro ou segurdo. Normlmente, o segurdor confirm que ceitou propost trvés d emissão d pólice ou de um certificdo de seguro. No cso de um contrto de seguro individul em que o tomdor é um pesso singulr (e não, por exemplo, um empres), o segurdor tem 14 dis contr d dt em que recebe propost de seguro pr dr um respost. Se o não fizer, o contrto conclui-se utomticmente de cordo com propost feit, desde que est sej: - Antes do Contrto - Como se celebr um contrto de seguro - Prémio elborr num impresso do próprio segurdor; correctmente preenchid; compnhd dos documentos indicdos pelo segurdor; entregue no locl indicdo pelo segurdor. - Sinistro Qul durção de um contrto de seguro? A durção do contrto é o período de tempo durnte o qul estão cobertos os riscos indicdos no contrto de seguro. A durção do contrto é decidid pels prtes. Slvo se s prtes cor-drem outr durção, o contrto de seguro produz efeitos por um no prtir ds 0 hors do di seguinte o d su celebrção. Excepto se houver cordo em contrário, os contrtos de seguro feitos pr um no prorrogm-se sucessivmente no fim do contrto, por novos períodos de um no. Os contrtos de seguro celebrdos pr menos ou mis do que um no não se prorrogm no fim do contrto. Qundo um contrto de seguro é prorrogdo, consider-se que se trt do mesmo contrto. Como se pode fzer cessr um contrto de seguro? Um contrto de seguro pode cessr por revogção, cducidde, denúnci ou resolução. O que é revogção? A revogção é o modo de cessr o contrto por cordo entre s prtes. 9 /73 O segurdor e o tomdor do seguro podem, qulquer momento, concordr em cessr o contrto de seguro. Se o tomdor do seguro e o segurdo identificdos n pólice não forem o mesmo, revogção do contrto tem de ser utorizd pelo segurdo.

11 E FUNDOS PENSÕES O que é cducidde? Um contrto cess por cducidde qundo cheg o finl do seu período de vigênci, excepto se for utomticmente prorrogdo (ou sej, se o contrto continur em vigor porque s prtes ssim o decidirm). - Antes do Contrto O que é denúnci? A denúnci é o modo de cessr o contrto pr evitr su prorrogção. - Como se celebr um contrto de seguro A denúnci deve ser feit por escrito e envid o destintário: - Prémio pr miori dos seguros, no mínimo 30 dis ntes d dt de prorrogção do contrto; - Sinistro pr os seguros com durção indetermind ou com um período inicil de durção igul ou superior cinco nos, no mínimo 90 dis ntes d dt de fim do contrto. O que é resolução? A resolução ocorre qundo o contrto cess por inicitiv de um ds prtes. Hvendo just cus, qulquer um ds prtes pode fzer cessr o contrto de seguro qulquer momento. É possível desistir do contrto de seguro sem just cus (direito de livre resolução)? Se o tomdor do seguro for um pesso singulr, pode fzer cessr o contrto por livre resolução (sem ter de invocr um motivo pr tl) ns seguintes situções: Tipo de seguro 10 /73 Przo pr cessr o contrto por livre resolução Seguros de vid, de cidentes pessois e de súde com um durção igul ou superior seis meses, excepto se se trtr de um seguro de grupo 30 dis seguir à dt d recepção d pólice Seguros clssificdos como instrumentos de cptção de forro estruturdos (ICAE) 30 dis seguir à dt d recepção d pólice Restntes seguros contrtdos à distânci (por exemplo, por telefone ou Internet), excepto se se trtr de um seguro com przo inferior um mês ou de um seguro de vigem ou bggem 14 dis seguir à dt d recepção d pólice

12 E FUNDOS PENSÕES Os przos nteriores podem tmbém contr-se prtir d dt de celebrção do contrto, desde que o tomdor do seguro disponh em suporte durdouro, ness dt, de tods s informções sobre o seguro que devm constr d pólice. A resolução do contrto deve ser comunicd por escrito. - Antes do Contrto O que contece qundo um contrto de seguro cess por livre resolução? Qundo um contrto cess por livre resolução, o segurdor pode ter direito: - Como se celebr um contrto de seguro o vlor do prémio reltivo o tempo decorrido, n medid em que tenh coberto o risco té à dt de resolução do contrto; - Prémio o vlor ds despess rzoáveis que tenh efectudo com exmes médicos do tomdor do seguro ou segurdo, qundo estes deverim ser pgos pelo tomdor do seguro; - Sinistro os custos de desinvestimento que comprovdmente tenh suportdo. No cso d livre resolução de um seguro contrtdo à distânci (n Internet ou por telefone), o segurdor só tem direito estes vlores se cobertur se tiver inicido durnte o przo fixdo pr resolver o contrto. Prémio O prémio é o preço do seguro, que inclui: os custos d cobertur do risco; os custos de quisição e gestão do contrto e de cobrnç; os encrgos relciondos com emissão d pólice. Ao prémio somm-se os impostos e txs pgr pelo tomdor do seguro. 11 /73 Qundo se deve pgr o prémio? O prémio deve ser pgo n dt em que se celebr o contrto, excepto se for cordd outr dt. Cso o prémio inicil não sej pgo n totlidde, s prestções seguintes devem ser pgs ns dts estbelecids no contrto. O mesmo contece com os prémios nuis seguintes e s respectivs prestções.

13 E FUNDOS PENSÕES O que contece se não se pgr o prémio? N miori dos seguros, os riscos não ficm cobertos enqunto não for pgo o prémio. Qundo o prémio inicil, ou su primeir prestção, não é pgo n dt devid, o contrto resolve-se (cess) utomticmente. Nest situção, consider-se que o contrto terminou logo n dt em que foi celebrdo. Isto é, pode não chegr hver cobertur dos riscos. - Antes do Contrto Qundo os prémios nuis seguintes, ou su primeir prestção, não são pgos n dt devid, o contrto não é prorrogdo. - Como se celebr um contrto de seguro Se o seguro cessr ntes do período de durção corddo, o prémio é devolvido? - Prémio - Sinistro Qundo o contrto cess ntes do período inicilmente corddo, em regr, o tomdor do seguro tem direito à devolução de prte do prémio já pgo. O vlor devolvido será proporcionl o tempo que flt pr terminr o przo do contrto, excepto se s prtes cordrem outro método. Sinistro O sinistro é um evento ou série de eventos resultntes de um cus cpz de ccionr s grntis de um ou mis contrtos de seguro. Em cso de sinistro, o que se deve fzer? O tomdor do seguro, o segurdo ou o beneficiário devem informr o segurdor qundo ocorre um sinistro. Devem fzê-lo dentro do przo fixdo no contrto ou, cso não tenh sido fixdo um przo, nos oito dis seguir o di em que tiverm conhecimento do sinistro. A comunicção do sinistro design-se prticipção. A prticipção deve conter tods s informções importntes pr nálise do sinistro e vlição dos prejuízos, como s sus cuss, dt e o locl do contecimento e os prejuízos sofridos. O tomdor do seguro, o segurdo ou o beneficiário devem trnsmitir o segurdor tods s informções que este solicite sobre o sinistro e s sus consequêncis. Em cso de sinistro, quis são s obrigções do segurdor? Depois do sinistro, o segurdor lev cbo um conjunto de cções pr: confirmr que ocorreu o sinistro; nlisr s sus cuss, circunstâncis e consequêncis; decidir se vi reprr os dnos ou compensr os prejuízos resultntes do sinistro; decidir qul o vlor d compensção. 12 /73 O segurdor tem obrigção de reprr o dno ou pgr quem for devido, d form como ficou corddo no contrto. A prestção do segurdor pode ser em dinheiro ou em bens ou serviços (por exemplo, pode corresponder à reprção de um bem dnificdo).

14 E FUNDOS PENSÕES O contrto de seguro de grupo cobre riscos de um conjunto de pessos ligds o tomdor do seguro por um relção distint d do seguro (por exemplo, um seguro de súde em que um empres é tomdor do seguro e os seus trblhdores s pessos segurs). O seguro de grupo envolve dois momentos: qundo se reliz o contrto entre o segurdor e o tomdor do seguro; qundo os segurdos derem o contrto de seguro. Seguros contributivos e não contributivos: quem pg o prémio? Seguro de Responsbilil dde Civil 13 /73 O seguro de grupo pode ser contributivo ou não contributivo. Tnto num como noutro, quem tem obrigção de pgr o prémio o segurdor é o tomdor do seguro. O seguro de grupo é contributivo qundo o contrto estbelece que os segurdos suportm totlidde ou prte do prémio. Normlmente, os segurdos pgm o prémio o tomdor do seguro, ms pode ser corddo que os segurdos pguem directmente su prte do prémio o segurdor. O seguro de grupo é não contributivo qundo só o tomdor do seguro suport o prémio. Existem condições especiis de desão um seguro de grupo contributivo? Nos csos em que o tomdor do seguro é simultnemente medidor de seguros que represent o segurdor, pesso que pretende derir envi propost de desão o tomdor do seguro, que entreg o segurdor. Se no przo de 30 dis o segurdor não comunicr o proponente que su propost não foi ceite ou que são necessáris mis informções pr vlir o risco, propost de desão consider-se ceite. Se o segurdor já tiver pedido mis esclrecimentos pr vlir o risco e não comunicr o proponente, no przo de 30 dis contr d recepção desss informções, que su propost não foi ceite, propost de desão consider-se ceite. No momento d entreg, o segurdor ou o tomdor do seguro de grupo contributivo devem fornecer o proponente um cópi d su propost e dos documentos que tenhm presentdo com elementos essenciis à vlição do risco, com indicção d dt em que form recebidos. O tomdor do seguro de grupo contributivo é responsável, pernte o segurdor, pelos dnos cusdos pel flt de entreg d propost ou dos documentos com informções essenciis à vlição do risco ou pel su entreg trsd.

15 E FUNDOS PENSÕES Quem deve cumprir os deveres de informção o segurdo? É o tomdor do seguro quem tem o dever de informr os segurdos sobre s coberturs e exclusões, s obrigções e os direitos em cso de sinistro e s lterções o contrto. Est informção deve bser-se num modelo elbordo pelo segurdor. Por outro ldo, o segurdor deve responder os pedidos de informção feitos pelos segurdos, fornecendo-lhes tudo o que necessitem pr compreender o contrto. Nos contrtos de seguro de grupo contributivos, o tomdor do seguro deve prestr os segurdos tods s informções que um tomdor de um seguro individul teri direito (ver págins 5 e 6) e cso sej simultnemente beneficiário do mesmo (o que contece frequentemente no cso dos seguros de vid ssocidos o crédito à hbitção), deve informr os segurdos do montnte ds remunerções que lhe sejm devids pel su intervenção no contrto, bem como proporção desss remunerções fce o vlor do prémio que o segurdo suport. Qunto tempo dur um contrto de seguro de grupo? Seguro de Responsbilil dde Civil 14 /73 Como nos contrtos de seguro em gerl, durção do contrto é decidid pels prtes. Num seguro de grupo, normlmente o contrto dur enqunto o segurdo pertencer o grupo (por exemplo, enqunto trblhr pr um determind empres). O contrto de seguro de grupo pode terminr como os contrtos de seguro em gerl por revogção, cducidde, denúnci ou resolução (ver págins 9 11). O contrto de seguro de grupo pode cessr por decisão do tomdor do seguro, podendo ind o segurdo fzer cessr respectiv desão.

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra

Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra Serviços de Acção Socil d Universidde de Coimbr Serviço de Pessol e Recursos Humnos O que é o bono de fmíli pr crinçs e jovens? É um poio em dinheiro, pgo menslmente, pr judr s fmílis no sustento e n educção

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE

CÂMARA MUNICIPAL DE FERREIRA DO ZÊZERE CAPITULO I VENDA DE LOTES DE TERRENO PARA FINS INDUSTRIAIS ARTIGO l. A lienção, trvés de vend, reliz-se por negocição direct com os concorrentes sendo o preço d vend fixo, por metro qudrdo, pr um ou mis

Leia mais

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO)

CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) GESTÃO DE EMPRESAS CÁLCULO E INSTRUMENTOS FINANCEIROS I (2º ANO) Exercícios Amortizção de Empréstimos EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO Exercício 1 Um empréstimo vi ser reembolsdo trvés de reembolsos nuis, constntes

Leia mais

PREÇÁRIO Informação de Produtos e Serviços Aviso nº 1/95 do Banco de Portugal

PREÇÁRIO Informação de Produtos e Serviços Aviso nº 1/95 do Banco de Portugal 01-08-09 / Pág. 1/12 CRÉDITO PESSOAL CRÉDITO NO PONTO DE VENDA - PARTICULARES Crédito Lr Txs Representtivs Tx Preferencil Tx Nominl Nominl 7,500% 29,500% 18,3% CRÉDITO NO PONTO DE VENDA - EMPRESAS Crédito

Leia mais

Cartilha Explicativa. Segurança para quem você ama.

Cartilha Explicativa. Segurança para quem você ama. Crtilh Explictiv Segurnç pr quem você m. Bem-vindo, novo prticipnte! É com stisfção que recebemos su desão o Fmíli Previdênci, plno desenhdo pr oferecer um complementção de posentdori num modelo moderno

Leia mais

TÍTULO: Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. AUTORIA: Ricardo Pedro

TÍTULO: Métodos de Avaliação e Identificação de Riscos nos Locais de Trabalho. AUTORIA: Ricardo Pedro TÍTULO: Métodos de Avlição e Identificção de Riscos nos Locis de Trblho AUTORIA: Ricrdo Pedro PUBLICAÇÕES: TECNOMETAL n.º 167 (Novembro/Dezembro de 2006) 1. Enqudrmento legl A vlição e identificção de

Leia mais

COPEL INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DA DEMANDA EM EDIFÍCIOS NTC 900600

COPEL INSTRUÇÕES PARA CÁLCULO DA DEMANDA EM EDIFÍCIOS NTC 900600 1 - INTRODUÇÃO Ests instruções têm por objetivo fornecer s orientções pr utilizção do critério pr cálculo d demnd de edifícios residenciis de uso coletivo O referido critério é plicável os órgãos d COPEL

Leia mais

O que é o Contrato de Seguro?

O que é o Contrato de Seguro? O que é o Contrato de Seguro? O contrato de seguro é um acordo através do qual o segurador assume a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as indemnizações ou a pagar o capital

Leia mais

SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Serviço de Pessoal e Recursos Humanos

SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Serviço de Pessoal e Recursos Humanos SERVIÇOS DE ACÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA Serviço de Pessol e Recursos Humnos O que é o bono de fmíli pr crinçs e jovens? É um poio em dinheiro, pgo menslmente, pr judr s fmílis no sustento e

Leia mais

GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA, IP-RAM

GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA, IP-RAM GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA INCLUSÃO E ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA IP-RAM Proc. Nº 201 /FE/ Cndidtur o Progrm Formção Emprego (FE) (Portri 190/2014 de 6 de novembro) (O

Leia mais

I - Celebração, Modificação e Cessação do Contrato 1.

I - Celebração, Modificação e Cessação do Contrato 1. 1 6 CARTÃO DE CRÉDITO PARTICULAR SOC. COMERCIAL C. SANTOS Montepio Crédito - Instituição Finnceir de Crédito, S.A. Condições Geris de Utilizção, Direitos e Deveres ds Prtes Elbords de cordo com o Aviso

Leia mais

6.1 Recursos de Curto Prazo ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Capital de giro. Capital circulante. Recursos aplicados em ativos circulantes (ativos

6.1 Recursos de Curto Prazo ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO. Capital de giro. Capital circulante. Recursos aplicados em ativos circulantes (ativos ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO 6.1 Recursos de curto przo 6.2 Administrção de disponibiliddes 6.3 Administrção de estoques 6.4 Administrção de conts 6.1 Recursos de Curto Przo Administrção Finnceir e

Leia mais

Conheça a sua fatura da água!

Conheça a sua fatura da água! Conheç su ftur d águ! Jneiro de 20 FATURA/RECIBO N.º: 27 VALOR 8,7 Euros Município de Reguengos de Monsrz Titulr / Locl Mord ou sítio de leitur/do contdor Loclidde d mord de leitur NIF: Áre NIPC 07 040

Leia mais

Ficha Técnica. Colecção Guia de Seguros e Fundos de Pensões. Título Contrato de Seguro. Edição Instituto de Seguros de Portugal

Ficha Técnica. Colecção Guia de Seguros e Fundos de Pensões. Título Contrato de Seguro. Edição Instituto de Seguros de Portugal Ficha Técnica Colecção Guia de Seguros e Fundos de Pensões Título Contrato de Seguro Edição Instituto de Seguros de Portugal Coordenação editorial Direcção de Comunicação e Relações com os Consumidores

Leia mais

TEMA CENTRAL: A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso.

TEMA CENTRAL: A interface do cuidado de enfermagem com as políticas de atenção ao idoso. TERMO DE ADESÃO A POLITICA DE INSCRIÇÃO NOS EVENTOS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM 9ª. JORNADA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM GERIÁTRICA E GERONTOLÓGICA TEMA CENTRAL: A interfce do cuiddo de enfermgem

Leia mais

Mod. 65 - Emp. - Julho 2015

Mod. 65 - Emp. - Julho 2015 Mod. 65 - Emp. - Julho 2015 1 6 CARTÃO DE CRÉDITO EMPRESA UNICRE Condições Geris de Utilizção, Direitos e Deveres ds Prtes Elbords de cordo com o Aviso nº 11/2001 de 20/11 do Bnco de Portugl, o Regulmento

Leia mais

Mod. 248-1 Tit. - Julho 2015

Mod. 248-1 Tit. - Julho 2015 1 6 CARTÃO DE CRÉDITO PARTICULAR UNICRE Condições Geris de Utilizção, Direitos e Deveres ds Prtes Elbords de cordo com o Aviso nº 11/2001 de 20/11 do Bnco de Portugl, o Regulmento (CE) nº 924/2009, o Decreto-Lei

Leia mais

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente.

U04.6. Câmara Municipal da Amadora. Pág. 1 a. 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009) 01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Câmr Municipl d Amdor Deprtmento de Administrção U04.6 Urbnísitic EMISSÃO DE LICENÇA ESPECIAL OU COMUNICAÇÃO PRÉVIA PARA OBRAS INACABADAS LISTA DE DOCUMENTOS 00. Requerimento (Modelo 04.6/CMA/DAU/2009)

Leia mais

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE AS TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS - (IMT) DECLARAÇÃO PARA LIQUIDAÇÃO OFICIOSA Modelo 1 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE AS TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS - (IMT) DECLARAÇÃO PARA LIQUIDAÇÃO OFICIOSA Modelo 1 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE AS TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS - (IMT) DECLARAÇÃO PARA LIQUIDAÇÃO OFICIOSA Modelo 1 INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DECLARAÇÃO MODELO 1 Est declrção destin-se solicitr liquidção

Leia mais

01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Pág. a. 02. Termo de responsabilidade do técnico pela ocupação da via pública. Pág.

01. Documento comprovativo da legitimidade do requerente. Pág. a. 02. Termo de responsabilidade do técnico pela ocupação da via pública. Pág. Câmr Municipl d Amdor DAU - Deprtmento de Administrção Urbnístic OCUPAÇÃO DA VIA PÚBLICA 20 Assunto: Ocupção d Vi Públic. MOD. 20/CMA/DAU/2004 FOLHA 00 List de Documentos (Consultr instruções em nexo)

Leia mais

TOMADOR DO SEGURO* 2 SEGURADO (PREENCHER SE DIFERENTE DO TOMADOR DO SEGURO) DADOS DO CONDUTOR HABITUAL PROPOSTA DE SEGURO AUTOMÓVEL 1/5 PROPOSTA DE:

TOMADOR DO SEGURO* 2 SEGURADO (PREENCHER SE DIFERENTE DO TOMADOR DO SEGURO) DADOS DO CONDUTOR HABITUAL PROPOSTA DE SEGURO AUTOMÓVEL 1/5 PROPOSTA DE: ÁRE DE PREENCHIMENTO EXCLUSIVO D FIDELIDDE NGOL. PROPOST Nº PÓLICE Nº PROPOST DE: PRODUTOR COBRDOR Nº Nº SEGURO NOVO CLIENTE FIDELIDDE: LTERÇÃO FUNCIONÁRIO Nº Nº CLIENTE VISTO CEITÇÃO DT MOED DE CONTRTO

Leia mais

Mod. 248-1 Tit. - Abril 2015

Mod. 248-1 Tit. - Abril 2015 Mod. 248-1 Tit. - Abril 2015 1 6 CARTÃO DE CRÉDITO PARTICULAR UNICRE Condições Geris de Utilizção, Direitos e Deveres ds Prtes Elbords de cordo com o Aviso nº 11/2001 de 20/11 do Bnco de Portugl, o Regulmento

Leia mais

GUIA PRÁTICO ABONO DE FAMILIA PARA CRIANÇAS E JOVENS

GUIA PRÁTICO ABONO DE FAMILIA PARA CRIANÇAS E JOVENS Mnul de GUIA PRÁTICO ABONO DE FAMILIA PARA CRIANÇAS E JOVENS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Deprtmento/Gbinete Pág. 1/26 FICHA TÉCNICA TÍTULO Gui Prático Abono de fmíli pr crinçs e jovens

Leia mais

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se

Simbolicamente, para. e 1. a tem-se . Logritmos Inicilmente vmos trtr dos ritmos, um ferrment crid pr uilir no desenvolvimento de cálculos e que o longo do tempo mostrou-se um modelo dequdo pr vários fenômenos ns ciêncis em gerl. Os ritmos

Leia mais

CONTRATO DE SEGURO. ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

CONTRATO DE SEGURO. ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões CONTRATO DE SEGURO ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões Ficha Técnica Coleção Guia de Seguros e Fundos de Pensões Título Contrato de Seguro Edição Autoridade de Supervisão de Seguros

Leia mais

Internação WEB BR Distribuidora v20130701.docx. Manual de Internação

Internação WEB BR Distribuidora v20130701.docx. Manual de Internação Mnul de Internção ÍNDICE CARO CREDENCIADO, LEIA COM ATENÇÃO.... 3 FATURAMENTO... 3 PROBLEMAS DE CADASTRO... 3 PENDÊNCIA DO ATENDIMENTO... 3 ACESSANDO O MEDLINK WEB... 4 ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS... 5 CRIANDO

Leia mais

DC3 - Tratamento Contabilístico dos Contratos de Construção (1) Directriz Contabilística n.º 3

DC3 - Tratamento Contabilístico dos Contratos de Construção (1) Directriz Contabilística n.º 3 Mnul do Revisor Oficil de Conts DC3 - Trtmento Contbilístico dos Contrtos de Construção (1) Directriz Contbilístic n.º 3 Dezembro de 1991 1. Est directriz plic-se os contrtos de construção que stisfçm

Leia mais

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010.

DECRETO Nº 27631. de 22 de abril de 2010. DECRETO Nº 27631 de 22 de bril de 2010. Regulment Períci Médic e Ocupcionl dos servidores municipis d Prefeitur de Gurulhos. SEBASTIÃO DE ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE DE GUARULHOS, no uso de sus tribuições

Leia mais

Qual a importância do seguro automóvel?

Qual a importância do seguro automóvel? Qual a importância do seguro automóvel? O proprietário ou o condutor de um veículo são responsáveis pelos prejuízos que este possa causar e em caso de acidente podem ter de pagar indemnizações elevadas.para

Leia mais

Semelhança e áreas 1,5

Semelhança e áreas 1,5 A UA UL LA Semelhnç e áres Introdução N Aul 17, estudmos o Teorem de Tles e semelhnç de triângulos. Nest ul, vmos tornr mis gerl o conceito de semelhnç e ver como se comportm s áres de figurs semelhntes.

Leia mais

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU

ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 ESTÁGIO PARA ESTUDANTE DA UFU EDITAL UFU/PREFE/044/2010 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO(A) A Pró-reitori de Grdução d Universidde Federl de Uberlândi, mprd no rtigo 248 ds Norms de Grdução

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG 1º EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SENAC/AL 1. DO PROGRAMA 1.1. O PSG destin-se pessos de bix rend cuj rend fmilir mensl per cpit não ultrpsse 2 slários mínimos federis,

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015

Edital de Processo Seletivo Nº 21/2015 Editl de Processo Seletivo Nº 21/2015 O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO PIAUÍ, SENAC-PI, no uso de sus tribuições regimentis, torn público que estão berts

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO. DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turma K) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE COMÉRCIO DISCIPLINA: ORGANIZAR E GERIR A EMPRESA (10º Ano Turm K) PLANIFICAÇÃO ANUAL Diretor do Curso Celso Mnuel Lim Docente Celso Mnuel

Leia mais

Regulamento Promoção Promo Dotz

Regulamento Promoção Promo Dotz Regulmento Promoção Promo Dotz 1. Empres Promotor 1.1 Est promoção é relizd pel CBSM - Compnhi Brsileir de Soluções de Mrketing, dministrdor do Progrm Dotz, com endereço n Ru Joquim Florino n. 533 / 15º

Leia mais

O seu Gestor de Recursos Humanos e Gestor da Formação!

O seu Gestor de Recursos Humanos e Gestor da Formação! O seu Gestor de Recursos Humnos e Gestor d Formção! Dr() Pesso O seu Gestor de Recursos Humnos e Gestor d Formção! ORIGEM DO CONCEITO Apesr dos tempos contenção, há de muits empress estão disposts vlorizr

Leia mais

Finalidade Pessoa Física Residencial

Finalidade Pessoa Física Residencial Gui de Contrtção Finlidde Pesso Físic Residencil Setembro/2013 O correto preenchimento e envio de documentos é ponto importnte n contrtção do Seguro Aluguel ou Finç Loctíci. Elbormos este gui pr judá-lo

Leia mais

Nome/Designação Social: Nº Identificação do Registo Nacional de Pessoas Colectivas: Endereço: Concelho: Actividade Principal:

Nome/Designação Social: Nº Identificação do Registo Nacional de Pessoas Colectivas: Endereço: Concelho: Actividade Principal: GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS INSTITUTO DE EMPREGO DA MADEIRA IP RAM Cndidtur Progrm Formção/Emprego (FE) (Portri nº 19/2009 de 23 de Fevereiro) A preencher pelo Instituto de

Leia mais

TARIFÁRIO 2016 Operadora Nacional SEMPRE PERTO DE VOCÊ

TARIFÁRIO 2016 Operadora Nacional SEMPRE PERTO DE VOCÊ TARIFÁRIO 2016 Operdor Ncionl SEMPRE PERTO DE VOCÊ 24 HOTÉIS PORTUGAL E BRASIL LAZER E NEGÓCIOS CIDADE, PRAIA E CAMPO Os Hotéis Vil Glé Brsil Rio de Jneiro VILA GALÉ RIO DE JANEIRO 292 qurtos 2 resturntes

Leia mais

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos

3. Cálculo integral em IR 3.1. Integral Indefinido 3.1.1. Definição, Propriedades e Exemplos 3. Cálculo integrl em IR 3.. Integrl Indefinido 3... Definição, Proprieddes e Exemplos A noção de integrl indefinido prece ssocid à de derivd de um função como se pode verificr prtir d su definição: Definição

Leia mais

Comportamento de RISCO

Comportamento de RISCO Comportmento de RISCO SEXO e um responsilidde Aprtment203/1016YA FCRISKY Cred Progrm Ncionl De Lut Contr SIDA Poe seguinte list por ordem, do comportmento mis seguro pr o mis rriscdo c d Ter vários prceiros

Leia mais

SATAPOCAL - FICHA DE APOIO TÉCNICO Nº 1/2008/RC

SATAPOCAL - FICHA DE APOIO TÉCNICO Nº 1/2008/RC 1. QUESTÃO E SUA RESOLUÇÃO 1.1. QUESTÃO COLOCADA Quis os registos contbilísticos relizr pel Associção de Municípios que resultm d cobrnç d tx de gestão de resíduos e consequente entreg junto d Autoridde

Leia mais

a a 3,88965 $140 7 9% 7 $187 7 9% a 5, 03295

a a 3,88965 $140 7 9% 7 $187 7 9% a 5, 03295 Anuiddes equivlentes: $480 + $113 + $149 5 9% 5 VPL A (1, 09) $56, 37 A 5 9% 3,88965 5 9% 5 9% AE = = = = $14, 49 = 3,88965 AE B $140 $620 + $120 + 7 9% 7 VPL B (1, 09) $60, 54 = = = 5, 03295 7 9% 7 9%

Leia mais

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo

Regras. Resumo do Jogo Resumo do Jogo. Conteúdo. Conteúdo. Objetivo FRENTE do Jogo Resumo do Jogo Resumo do Jogo Regrs -Qundo for seu turno, você deve jogr um de sus crts no «ponto n linh do tempo» que estej correto. -Se você jogr crt corretmente, terá um crt menos à su frente. -Se você

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO. DISCIPLINA: OPERAÇÕES TÉCNICAS DE RECEÇÃO (12º Ano Turma M)

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO. DISCIPLINA: OPERAÇÕES TÉCNICAS DE RECEÇÃO (12º Ano Turma M) ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS TAIPAS CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE RECEÇÃO DISCIPLINA: (12º Ano Turm M) PLANIFICAÇÃO ANUAL Diretor do Curso Teres Sous Docente Teres Bstos Ano Letivo 2015/2016 Competêncis

Leia mais

POLINÔMIOS. Definição: Um polinômio de grau n é uma função que pode ser escrita na forma. n em que cada a i é um número complexo (ou

POLINÔMIOS. Definição: Um polinômio de grau n é uma função que pode ser escrita na forma. n em que cada a i é um número complexo (ou POLINÔMIOS Definição: Um polinômio de gru n é um função que pode ser escrit n form P() n n i 0... n i em que cd i é um número compleo (ou i 0 rel) tl que n é um número nturl e n 0. Os números i são denomindos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS AUXÍLIO ACADÊMICO Resolução Unesp 4, de 06-01-2017 Norms pr concessão de Auxílio Acdêmico, coordendo pel Pró-Reitori de Extensão Universitári (PROEX, Pró-Reitori de Grdução (PROGRAD e Pró-Reitori de Pesquis

Leia mais

Resultante da reunião ocorrida na Comissão de Orçamento Administração Pública de 5 de junho de Finanças e

Resultante da reunião ocorrida na Comissão de Orçamento Administração Pública de 5 de junho de Finanças e 11411 i iii liii, ii iii FIA DA,FPÜRUCA TEXTO FINAL d Propost de Lei n. 142,XllI2. (GOV) Regul reposição, em 2013, subsídio de féris pr os trblhres públicos, posents, reforms e demis pensionists. Resultnte

Leia mais

Análise de Variância com Dois Factores

Análise de Variância com Dois Factores Análise de Vriânci com Dois Fctores Modelo sem intercção Eemplo Neste eemplo, o testrmos hipótese de s três lojs terem volumes médios de vends iguis, estmos testr se o fctor Loj tem influênci no volume

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N 004/2012 UNEMAT A, no uso de sus tribuições legis e em cumprimento ds norms prevists no rtigo

Leia mais

XEROX BOLETIM DE SEGURANÇA XRX07-001

XEROX BOLETIM DE SEGURANÇA XRX07-001 XEROX BOLETIM DE SEGURANÇA XRX07-001 XEROX Boletim de Segurnç XRX07-001 Há vulnerbiliddes n ESS/Controldor de Rede que, se forem explords, podem permitir execução remot de softwre rbitrário, flsificção

Leia mais

Associação Escola 31 de Janeiro ANO LETIVO 2017/

Associação Escola 31 de Janeiro ANO LETIVO 2017/ ANO LETIVO 2017/201820013 A Associção Escol 31 de Jneiro é um Instituição Privd sem fins lucrtivos, fundd em 31 de Jneiro de 1911. Foi um ds Instituições pioneirs o nível ssocitivo, dedicndo-se, fundmentlmente,

Leia mais

4.1. Modalidades de Pagamento 4.2. Pagamento do Incentivo relativo às Operações de Locação Financeira 4.3. Garantias Bancárias

4.1. Modalidades de Pagamento 4.2. Pagamento do Incentivo relativo às Operações de Locação Financeira 4.3. Garantias Bancárias UNIÃO EUROPEIA Fundos Estruturis SIME Gui do Beneficiário (Portri n.º 262/2004, de 11 de Mrço) - Introdução 1. Notificção e Contrtção dos Incentivos. 1.1. Notificção 1.2. Contrtção 1.3. Elementos Adicionis,

Leia mais

Gabarito - Matemática Grupo G

Gabarito - Matemática Grupo G 1 QUESTÃO: (1,0 ponto) Avlidor Revisor Um resturnte cobr, no lmoço, té s 16 h, o preço fixo de R$ 1,00 por pesso. Após s 16h, esse vlor ci pr R$ 1,00. Em determindo di, 0 pessos lmoçrm no resturnte, sendo

Leia mais

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras

Liberdade de expressão na mídia: seus prós e contras Universidde Estdul de Cmpins Fernnd Resende Serrdourd RA: 093739 Disciplin: CS101- Métodos e Técnics de Pesquis Professor: Armndo Vlente Propost de Projeto de Pesquis Liberdde de expressão n mídi: seus

Leia mais

Cartilha. plano associativo

Cartilha. plano associativo Crtilh plno ssocitivo Bem-vindo, novo prticipnte! É com stisfção que recebemos su desão o FAMÍLIA PREVIDÊNCIA Associtivo, plno desenhdo pr oferecer um complementção de posentdori num modelo moderno e flexível.

Leia mais

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial

1º semestre de Engenharia Civil/Mecânica Cálculo 1 Profa Olga (1º sem de 2015) Função Exponencial º semestre de Engenhri Civil/Mecânic Cálculo Prof Olg (º sem de 05) Função Eponencil Definição: É tod função f: R R d form =, com R >0 e. Eemplos: = ; = ( ) ; = 3 ; = e Gráfico: ) Construir o gráfico d

Leia mais

6. TÍTULOS EM ESPÉCIE E CONTRATOS EMPRESARIAIS 6.1 NOTA PROMISSÓRIA DEC. 57.663/66 6.1.1 CARACTERÍSTICAS NOTA PROMISSÓRIA NOTA PROMISSÓRIA CONCEITO

6. TÍTULOS EM ESPÉCIE E CONTRATOS EMPRESARIAIS 6.1 NOTA PROMISSÓRIA DEC. 57.663/66 6.1.1 CARACTERÍSTICAS NOTA PROMISSÓRIA NOTA PROMISSÓRIA CONCEITO 6. TÍTULOS EM ESPÉCIE E CONTRTOS EMPRESRIIS 6.1 NOT PROMISSÓRI DEC. 57.663/66 Profª Msc Margô Trindade Sartori margosartori@gmail.com Profª Msc Margô Trindade Sartori margosartori@gmail.com NOT PROMISSÓRI

Leia mais

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais.

EXPOENTE. Podemos entender a potenciação como uma multiplicação de fatores iguais. EXPOENTE 2 3 = 8 RESULTADO BASE Podeos entender potencição coo u ultiplicção de ftores iguis. A Bse será o ftor que se repetirá O expoente indic qunts vezes bse vi ser ultiplicd por el es. 2 5 = 2. 2.

Leia mais

Plano Curricular Plano Curricular Plano Curricular

Plano Curricular Plano Curricular Plano Curricular Áre de formção 523. Eletrónic e Automção Curso de formção Técnico/ de Eletrónic, Automção e Comndo Nível de qulificção do QNQ 4 Componentes de Socioculturl Durção: 775 hors Científic Durção: 400 hors Plno

Leia mais

Segurança para quem você ama. Cartilha Explicativa

Segurança para quem você ama. Cartilha Explicativa Segurnç pr quem você m. Crtilh Explictiv Bem-vindo, novo prticipnte! É com stisfção que recebemos su desão o Fmíli Previdênci, plno desenhdo pr oferecer um complementção de posentdori num modelo moderno

Leia mais

TOMADOR DO SEGURO* 2 SEGURADO (PREENCHER SE DIFERENTE DO TOMADOR DO SEGURO) DADOS DO CONDUTOR HABITUAL

TOMADOR DO SEGURO* 2 SEGURADO (PREENCHER SE DIFERENTE DO TOMADOR DO SEGURO) DADOS DO CONDUTOR HABITUAL ÁRE DE PREENCHIMENTO EXCLUSIVO D FIDELIDDE NGOL. PROPOST Nº PÓLICE Nº PROPOST DE: PRODUTOR COBRDOR Nº Nº SEGURO NOVO CLIENTE FIDELIDDE: LTERÇÃO FUNCIONÁRIO Nº Nº CLIENTE VISTO CEITÇÃO DT MOED DE CONTRTO

Leia mais

AGENTE ADMINISTRATIVO DO MP/RS DIREITO ADMINISTRATIVO DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS

AGENTE ADMINISTRATIVO DO MP/RS DIREITO ADMINISTRATIVO DELEGAÇÃO DE SERVIÇOS NOTARIAIS E REGISTRAIS DO RS 1 SUMÁRIO I. Administrção Públic... II. Atos Administrtivos... III. Poder de Políci... IV. Serviço Público... V. Responsbilidde Civil do Estdo... VI. Controle d Administrção Públic... 02 09 21 23 25 27

Leia mais

Ilha Solteira, 17 de janeiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013

Ilha Solteira, 17 de janeiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013 Nossos prceiros Pel trnsprênci e qulidde d plicção dos recursos públicos Ilh Solteir, 17 de jneiro de 2013. OFICIO OSISA 05/2013 Ao Exmo. Sr. Alberto dos Sntos Júnior Presidente d Câmr Municipl de Ilh

Leia mais

REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2007 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO

REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2007 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 018/2007 TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO SETOR PROCESSO TRT Nº 01330.2006.000.14.00-0 COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO TIPO Menor Preço por lote, objetivndo

Leia mais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais

Professores Edu Vicente e Marcos José Colégio Pedro II Departamento de Matemática Potências e Radicais POTÊNCIAS A potênci de epoente n ( n nturl mior que ) do número, representd por n, é o produto de n ftores iguis. n =...... ( n ftores) é chmdo de bse n é chmdo de epoente Eemplos =... = 8 =... = PROPRIEDADES

Leia mais

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário

Transporte de solvente através de membranas: estado estacionário Trnsporte de solvente trvés de membrns: estdo estcionário Estudos experimentis mostrm que o fluxo de solvente (águ) em respost pressão hidráulic, em um meio homogêneo e poroso, é nálogo o fluxo difusivo

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS PARECER COM(2013)490 COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO - Enqudrmento hrmonizdo pr os projetos de plnos orçmentis e reltórios de emissão de dívid n áre do euro

Leia mais

Cadernos do Banco de Cabo verde. Contrato de Seguros. Banco de Cabo Verde

Cadernos do Banco de Cabo verde. Contrato de Seguros. Banco de Cabo Verde Cadernos do Banco de Cabo verde Contrato de Seguros Banco de Cabo Verde Departamento de Supervisão e Estabilidade do Sistema Financeiro Área de Supervisão do Sector Segurador Contrato de Seguros Banco

Leia mais

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos.

Acoplamento. Tipos de acoplamento. Acoplamento por dados. Acoplamento por imagem. Exemplo. É o grau de dependência entre dois módulos. Acoplmento É o gru de dependênci entre dois módulos. Objetivo: minimizr o coplmento grndes sistems devem ser segmentdos em módulos simples A qulidde do projeto será vlid pelo gru de modulrizção do sistem.

Leia mais

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas - 1. OBJETIVO 2. PRÉ-REQUISITOS. Re~ unis Crid pel Lei Estdul nn 2. 766/63 CNPJ.: 21.420.85610001-96 - lrrsc Estdul. ISENTA Entidde M ntenedor do Grupo Educcionl Uni: Centro Universitdrio do Sul d Mins - UNIS Fculdde Bum- FABE Fculdde Três Ponts

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Mnul de Operção e Instlção Clh Prshll MEDIDOR DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS Cód: 073AA-025-122M Rev. B Novembro / 2008 S/A. Ru João Serrno, 250 Birro do Limão São Pulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999

Leia mais

O INÍCIO DA COBERTURA NO SEGURO DESPORTWO. 1. Introdução

O INÍCIO DA COBERTURA NO SEGURO DESPORTWO. 1. Introdução O INÍCIO DA COBERTURA NO SEGURO DESPORTWO MARGARIDA LIMA REGO Professor d Fculdde de Direito d Universidde Nov de Lisbo Sumário: L Introduçdo; Ii Os seguros de grupo e o seguro desportivo obrigtório; III.

Leia mais

SÍNTESE DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE CONSUMO E PODER DE COMPRA

SÍNTESE DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE CONSUMO E PODER DE COMPRA SÍNTESE DE RESULTADOS DO ESTUDO SOBRE CONSUMO E PODER DE COMPRA Novembro Sobre Netsond A Netsond, em ctividde desde Julho de, é líder e pioneir em Portugl n recolh e nálise de informção trvés de pltforms

Leia mais

ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões Ficha Técnica Título Edição Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões Coordenação editorial Secretaria-Geral Presidente da Autoridade

Leia mais

Equilíbrio do indivíduo-consumidor-trabalhador e oferta de trabalho

Equilíbrio do indivíduo-consumidor-trabalhador e oferta de trabalho Equilíbrio do indivíduo-consumidor-trblhdor e ofert de trblho 6 1 Exercício de plicção: Equilíbrio de um consumidor-trblhdor e nálise de estátic comprd Exercícios pr prátic do leitor Neste cpítulo, presentmos

Leia mais

1.8 Não será permitida a inscrição simultânea em mais de 2 (dois) componentes curriculares a serem lecionados no mesmo período.

1.8 Não será permitida a inscrição simultânea em mais de 2 (dois) componentes curriculares a serem lecionados no mesmo período. VISO PÚBLICO Nº 04/UNOESC-R/2015 O Reitor d Universidde do Oeste de Snt Ctrin Unoesc, Unoesc Virtul, entidde educcionl, crid pel Lei Municipl nº 545/68 e estruturd de direito privdo, sem fins lucrtivos,

Leia mais

CONSULTE A LISTA DE CONVÊNIOS PARTICIPANTES DA PROMOÇÃO

CONSULTE A LISTA DE CONVÊNIOS PARTICIPANTES DA PROMOÇÃO CONSULTE A LISTA DE CONVÊNIOS PARTICIPANTES DA PROMOÇÃO Fundção d UFPR (Desenvolvimento d Ciênci, tecnologi e d cultur) - FUNPAR Fundo Previdenciário do Município de Pulist Governo do Estdo d Príb Governo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos http://www.plnlto.gov.br/ccivil_03/eis/cp/cp139.htm Pge 1 sur 22 Presidênci d Repúblic Cs Civil Subchefi pr Assuntos Jurídicos EI COMPEMENTAR Nº139, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011 Mensgem de veto Vigênci Alter

Leia mais

CPV O cursinho que mais aprova na GV

CPV O cursinho que mais aprova na GV O cursinho que mis prov n GV FGV Administrção 04/junho/006 MATEMÁTICA 0. Pulo comprou um utomóvel fle que pode ser bstecido com álcool ou com gsolin. O mnul d montdor inform que o consumo médio do veículo

Leia mais

Procedimentos de Gestão de Sinistros Automóvel

Procedimentos de Gestão de Sinistros Automóvel Procedimentos de Gestão de Sinistros Automóvel I Início e Instrução do Processo 1.1. Participação do Acidente Deve ser feita em impresso de Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA), ou através

Leia mais

Aula 27 Integrais impróprias segunda parte Critérios de convergência

Aula 27 Integrais impróprias segunda parte Critérios de convergência Integris imprópris segund prte Critérios de convergênci MÓDULO - AULA 7 Aul 7 Integris imprópris segund prte Critérios de convergênci Objetivo Conhecer dois critérios de convergênci de integris imprópris:

Leia mais

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto

Algoritmos de Busca de Palavras em Texto Revisdo 08Nov12 A busc de pdrões dentro de um conjunto de informções tem um grnde plicção em computção. São muits s vrições deste problem, desde procurr determinds plvrs ou sentençs em um texto té procurr

Leia mais

Capítulo 1 Introdução à Física

Capítulo 1 Introdução à Física Vetor Pré Vestiulr Comunitário Físic 1 Cpítulo 1 Introdução à Físic Antes de começrem com os conceitos práticos d Físic, é imprescindível pr os lunos de Pré-Vestiulr estrem certificdos de que dominm os

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA a CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DE MEIO AMBIENTE, URBANISMO E PATRIMÔNIO CULTURAL 1 N O T A T É C N I C A N º. 0 0 3 / 2 0 0 7 Análise ds demnds identificds ns udiêncis públics do Plnejmento Estrtégico. Construção de plnejmento. 1 JUSTIFICATIVA Após relizção de seis udiêncis públics

Leia mais

FICHA DE VERIFICAÇÃO ELEMENTOS PARA INSTRUÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA (PORTARIA N.º 232/08 DE 11/3)

FICHA DE VERIFICAÇÃO ELEMENTOS PARA INSTRUÇÃO PEDIDO DE INFORMAÇÃO PRÉVIA (PORTARIA N.º 232/08 DE 11/3) Abrngids Operções de Lotemento (1º) Obrs de Urbnizção (2º) Obrs de Edificção (3º) Abrngids brngids (3) Abrngids Abrngids Abrngids brngids Alterção de Utilizção (5º) Obrs de Restntes Operções Urbnístics

Leia mais

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS 2016

PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS 2016 PROGRAMA BOLSA DE ESTUDOS 2016 DAS INFORMAÇÕES GERAIS O presente editl destin-se regulr renovção de Bolss de Estudos Assistenciis, pelo Liceu Slesino Noss Senhor Auxilidor, pr uso do beneficio no no letivo

Leia mais

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

- NORMA REGULAMENTADORA Nº 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA - NORMA REGULAMENTADORA Nº COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA Aprovd pel Portri GM/MTB nº. - DOU //. DO OBJETIVO Título do item. d NR crescido pelo rt. º d Portri SSMT nº - DOU //.. - Comissão

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA MÓDULO CHÁ. Versão 1.1

CÓDIGO DE CONDUTA MÓDULO CHÁ. Versão 1.1 CÓDIO DE CONDUTA MÓDULO CHÁ Versão 1.1 Cópis e trduções deste documento estão disponíveis em formto eletrônico no site d UTZ Certified: www.utzcertified.org Este documento foi trduzido do Inglês. Se houver

Leia mais

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE

1. VARIÁVEL ALEATÓRIA 2. DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE Vriáveis Aletóris 1. VARIÁVEL ALEATÓRIA Suponhmos um espço mostrl S e que cd ponto mostrl sej triuído um número. Fic, então, definid um função chmd vriável letóri 1, com vlores x i2. Assim, se o espço

Leia mais

Plano Curricular Plano Curricular Plano Curricular

Plano Curricular Plano Curricular Plano Curricular Áre de formção 523. Eletrónic e Automção Curso de formção Técnico/ de Eletrónic, Automção e Comndo Nível de qulificção do QNQ 4 Componentes de Socioculturl Durção: 775 hors Científic Durção: 400 hors Plno

Leia mais

SEGURO AUTOMÓVEL. ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

SEGURO AUTOMÓVEL. ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões SEGURO AUTOMÓVEL ASF Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões 1 Seguro obrigatório 2 Quais as consequências da falta de seguro? 2 Os seguradores podem recusar-se a celebrar o seguro obrigatório?

Leia mais

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade

CINÉTICA QUÍMICA CINÉTICA QUÍMICA. Lei de Velocidade CINÉTICA QUÍMICA Lei de Velocidde LEIS DE VELOCIDADE - DETERMINAÇÃO Os eperimentos em Cinétic Químic fornecem os vlores ds concentrções ds espécies em função do tempo. A lei de velocidde que govern um

Leia mais

Material envolvendo estudo de matrizes e determinantes

Material envolvendo estudo de matrizes e determinantes E. E. E. M. ÁREA DE CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS PROFESSORA ALEXANDRA MARIA º TRIMESTRE/ SÉRIE º ANO NOME: Nº TURMA: Mteril envolvendo estudo de mtrizes e determinntes INSTRUÇÕES:. Este

Leia mais

1 Fórmulas de Newton-Cotes

1 Fórmulas de Newton-Cotes As nots de ul que se seguem são um compilção dos textos relciondos n bibliogrfi e não têm intenção de substitui o livro-texto, nem qulquer outr bibliogrfi. Integrção Numéric Exemplos de problems: ) Como

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: PARA QUEM CURSA A 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM Disciplina: MaTeMÁTiCa

Nome: N.º: endereço: data: Telefone:   PARA QUEM CURSA A 1 a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM Disciplina: MaTeMÁTiCa Nome: N.º: endereço: dt: Telefone: E-mil: Colégio PARA QUEM CURSA A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 05 Disciplin: MTeMÁTiC Prov: desfio not: QUESTÃO 6 O Dr. Mni Aco not os números trvés de um código especil.

Leia mais