CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA"

Transcrição

1 GUILHERME PIOVEZANI RAMOS LARISSA KRUGER GOMES CASO CLÍNICO : ESOFAGITE EOSINOFÍLICA SBAD Projeto Jovem Gastro LIAAD Liga Acadêmica do Aparelho Digestório UFPR/FEPAR CURITIBA 2010

2 1. CASO CLÍNICO Masculino, 22 anos, estudante, precedente de Curitiba. Relata que há 4 anos tem dificuldade para deglutição. No inicio para alimentos sólidos e agora as vezes também para pastosos. Refere episódios de dor retroesternal. Descreve duas crises com agravamento do quadro e necessidade de ir ao pronto atendimento. Na ocasião, foi submetido a endoscopia digestiva alta com retirada de um corpo estranho. Ultima crise a 1 ano. Geralmente precisa tomar líquidos para melhorar a deglutição. Precisa de antiácidos duas vezes na semana devido a azia. Já utilizou inibidores da bomba de prótons com melhora parcial dos sintomas. Atualmente sem medicação. Histórico de insônia desde 14 anos até 21 anos quando começou a tratar os problemas do sono com o neurologista. Refere ser portador de bronquite desde criança. Apresenta dermatite atópica, rinite, conjuntivite alérgica e faz uso de anti-histamínico frequente. Trouxe exame de Seriografia digestiva alta de 2007 com diagnostico radiológico de hérnia hiatal. Foi submetido a manometria de esôfago também em 2007 sem apresentar alterações significativas. Nega emagrecimento. Nega etilismo e tabagismo. Exame Clínico : Bom estado geral, corado, hidratado, anictérico. Campos pleuro pulmonares livres e sem alterações dignas de nota na ausculta cardíaca. Abdome plano.

3 caso : Foi solicitada nova endoscopia para complementar a avaliação do A. Qual a hipótese diagnóstica mais provável? B. Qual a conduta terapêutica?

4 2. REVISÃO DA LITERATURA Descrita primeiramente por Lee, em 1985, e posteriormente por Attwood et al, em 1993 a Esofagite Eosinofílica ainda não tem suas causas bem compreendidas. Sua associação com reações de hipersensibilidade a alimentos ou antígeno inalados encontra-se como uma das hipóteses, sendo reforçada pelo fato de que em 77% dos casos já pré-existe uma história pessoal de atopia (Asma, rinite alérgica, dermatite atópica, drogas e alimentos). Também é comum historia familiar de atopia. Diagnóstico ocorre principalmente na fase adulta, mais habitualmente entre a 3 e 4 década de vida, embora os sintomas já estejam presentes por um longo período de tempo. O número de eosinófilos na mucosa das diferentes partes do trato gastrointestinal é pequeno, com exceção do esôfago. O acumulo de eosinófilos nesta região resulta em uma reação inflamatória que provoca danos a mucosa esofágica, levando não somente a anormalidades estruturais mas também funcionais do esôfago determinando portanto as manifestações clinicas da Esofagite eosinofílica. A disfagia, sintoma de destaque nesta patologia, associa-se não somente a diminuição do lúmen esofágico, mas também a alterações da motilidade e perda da elasticidade da mucosa, resultantes do processo inflamatório desencadeado pelo infiltrado eosinofílico.

5 A Disfagia para sólidos é a principal manifestação clinica, estando presente em até 92% dos doentes, podendo estar associada muitas vezes a episódios de impactação alimentar. Os sintomas da doença podem estar presentes por anos, e a sua característica intermitente pode ser responsável por dificultar o diagnóstico Alguns sintomas da EE podem ser semelhantes aqueles da doença do refluxo gastro esofágico, como: regurgitação, pirose, dor epigástrica, vômitos e recusa a alimentação. Vale destacar algumas outras situações em que também há infiltração eosinófila no esôfago, e que serviriam de diagnósticos diferenciais, são elas: DRGE; infecções fúngicas ou parasitárias ; Doença de Crohn; vasculites alérgicas; doença do tecido conjuntivo ; outras causas que levem a eosinofilia periférica. Dentre estas se destaca a DRGE, que como já citado, possui inclusive manifestações comuns a EE, podendo ainda, em alguns casos, estar associada coexistindo com a EE. Destaca-se, portanto, critérios para diferenciar a EE da DRGE. Dentre eles podemos constatar a relação da EE com atopias, não tão presente na DRGE; alterações na phmetria presentes na DRGE e ausentes na EE; bem como a área do esôfago afetada que na doença do refluxo é basicamente distal enquanto a EE pode acometer o esôfago na sua totalidade. Outros critérios que permitem distinguir as manifestações da EE e do DRGE podem ser constatas na tabela 1.

6 Tabela1. Comparação clínica EE e DRGE Clinicas EE DRGE Prevalência de Atopia Prev. Sensib. Alimentar Sexo Prevalente Dor abdominal/vômito Impactação alimentar Exames Complementar phmetria esofagiana Erosões lineares EDA Histopatologia Esôfago proximal Esôfago Distal Hiperplasia epitelial Níveis eosinófilos na mucosa Tratamento IPB Glicocorticóides Eliminação de antígenos alimentares específicos Dieta alimentar Muito alta Muito Alta Masculino Comum Comum Normal Muito comum Sim Sim Muito aumentada >20 campo Resposta irregular Resposta adequada Resposta satisfatória ocasionalmente Satisfatória ocasionalmente Normal Normal Nenhum Comum Incomum Anormal Ocasional Não Sim Aumentada 0-7/campo Resposta adequada Sem resposta Sem resposta Resposta inadequada Dentre os exames complementares de maior utilidade está a EDA. Os achados endoscópios associados à EE são: estenoses; formações anelares do esôfago (enrugado ou traqueiforme ); fissuras lineares longitudinais; placas esbranquiçadas (microabcessos de eosinófilos) ; ulcerações; pólipos ; e fragilidade da mucosa esofagiana.

7 Figura 1 EDA do paciente em questão.estrutura enrrugada, com placas esbranquiçadas e uma mucosa esofagiana frágil levantam a suspeita de EE devendo-se realizar uma biopsia. Durante o procedimento, levantada a suspeita diagnostica deve-se fazer uma biopsia esofágica, que evidenciará no laudo anatomopatológico um infiltrado eosinofílico (geralmente com >20 eosinófilos por campo de grande aumento). Um exemplo de biopsia positiva para EE pode ser constatado na figura 1. Figura 2 - Biópsia esofágica evidenciando infiltrado eosinofílico com >20 células/campo.

8 A utilização de IBP para o tratamento da EE, já mostrou-se ineficaz, havendo pouca melhora clinica e ausência de melhora histologia. Excetuam-se os casos em que há DRGE associado. O tratamento da esofagite eosinofílica limita-se ao controle das reações de hipersensibilidade que a desencadearam, ou seja, eliminação dos alergenos, presentes principalmente na dieta, que incitam a resposta inflamatória. Também pode ser realizado, bloqueio da resposta inflamatória na mucosa, através da administração de corticóides tópicos ou sistêmicos. Pacientes que não são tratados podem evoluir complicações da disfagia como perda de peso, impactação de alimentos, estenose, distúrbios funcionais e perfurações. Mesmo com sucesso no tratamento, 25 a 40% dos casos podem apresentar recorrência dos sintomas. Não há relação da EE com casos de malignidade.

9 3. CONCLUSÃO DO CASO 3.1. Qual a hipótese diagnóstica mais provável? Esofagite Eosinofílica 3.2. Qual a conduta terapêutica? Inicio de corticóide sistêmico, ou tópico, para diminuição da reação inflamatória, acompanhado de controle da dieta com retirada dos alergenos responsáveis por desencadear a síndrome. Caso seja constatada presença concomitante de DRGE, adicionar a terapêutica um IBP O caso. Para o paciente em questão foi iniciado corticóide inalatório (Fluticazona) tomado simultaneamente com IBP. Paciente teve melhora considerável do quadro, e até o momento não teve recidiva dos sintomas.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. Lee RG. Marked eosinophilia in esophageal mucosal biopsies. Am J Surg Pathol, 1985; 9: Remedios M, Campbell C, Jones DM, kerlin P. Eosinophilic esophagitis in adults: clinical, endoscopic, histologic findings and reponse to treatment with fluticasone propionate. Gastrointest Endosc. 2006; 63: Yan BM, Shafer EA. Eosinophilic esophagitis: a newly established cause of dysphagia. World J Gastroenterol, 2006; 15: Katzka DA. Eosiniphilic Esophagitis. Curr Treat Options Gastroenterol, 2003;6: Straumann A. The natural history and complications of eosinophilic esophagitis. Gastrointest Endosc Clin N Am, 2008; 18:

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90

- Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 INTRODUÇÃO - Descrito na década de 70, mas com aumento constante na incidência desde os anos 90 - Caracterizada pela infiltração de eosinófilos na mucosa esofágica - Pode ser isolada ou como manifestação

Leia mais

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X)

- Infiltrado eosinofílico no epitélio esofágico : mais 15 eosinófilos / campo grande aumento (400X) A esofagite eosinofílica vem sendo cada vez mais diagnosticada em nosso meio devido ao conhecimento melhor desta patologia e maior acesso ao exame de endoscopia digestiva. Classicamente a doença atinge

Leia mais

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra

APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas. Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra APLV - O que é a Alergia à Proteína do Leite de Vaca: características, sinais e sintomas Dra. Juliana Praça Valente Gastropediatra Reações Adversas a Alimentos Imunomediadas: Alergia alimentar IgE mediada

Leia mais

Questões comentadas - Disfagia

Questões comentadas - Disfagia Questões comentadas - Disfagia UFSC 2017 Homem de 27 anos, com história de disfagia há 3 meses, inicialmente para líquidos, evoluiu com disfagia para sólidos também. Queixa-se ainda de regurgitação e perda

Leia mais

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM EOSINOFILIA ESOFÁGICA NO SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTO VALE

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM EOSINOFILIA ESOFÁGICA NO SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTO VALE 23 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM EOSINOFILIA ESOFÁGICA NO SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTO VALE Fernanda Girardi 1 Gabriela Delatorre Gomes 1 Rafaela Oribka 1 Lucas Baptista da Silva 1 Ricardo

Leia mais

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta

Orientação para preparo de. Endoscopia Digestiva Alta Orientação para preparo de Endoscopia Digestiva Alta ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA o que é videoendoscopia? Endoscopia digestiva alta (também conhecida como gastroscopia, endoscopia gastrointestinal alta,

Leia mais

Esofagite Eosinofílica - Estudo de uma série de casos em adultos. Eosinophilic Esophagitis - Study of a series of cases in adults

Esofagite Eosinofílica - Estudo de uma série de casos em adultos. Eosinophilic Esophagitis - Study of a series of cases in adults Artigo Original Esofagite Eosinofílica - Estudo de uma série de casos em adultos Eosinophilic Esophagitis - Study of a series of cases in adults Ga b r i e l Co r b e t ta Re g i s 1, Am i lt o n Ca r

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CENTRO DE CIENCIAS MÉDICAS E FARMACÊUTICAS LIGA ACADÊMICA DE PEDIATRIA DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO EM PEDIATRIA ACADÊMICA: CAMILA DE OLIVEIRA SILVA 1º ANO-

Leia mais

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia

Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia 68 Funcional Protocolo Clínico e de Regulação para Dispepsia Fernanda Fernandes Souza Andreza Corrêa Teixeira Ricardo Brandt de Oliveira Jose Sebastião dos Santos INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A prevalência

Leia mais

REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA INTERNA

REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA INTERNA Artigo de Revisão REV. BRAS. MED. INTERNA 2014; 1(1):43-48 Esofagite Eosinofílica: da Definição ao Tratamento Eosinophilic esophagitis: from definition to treatment Autores: Caroline Saad Vargas, Cecília

Leia mais

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica

Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Imunologia Clínica e Esofagite Eosinofílica Qual o mecanismo fisiopatológico da doença? A esofagite eosinofílica ( EE) está relacionada ao aumento da sensibilidade alérgica? Qual a conexão entre alergia

Leia mais

DRGE é fácil de ser diagnosticada? - julho 2017 Por Felipe Paludo Salles - Endoscopia Terapêutica -

DRGE é fácil de ser diagnosticada? - julho 2017 Por Felipe Paludo Salles - Endoscopia Terapêutica - A discussão sobre doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é ampla e envolve fatores de prevalência (ambientais, genéticos, culturais), fisiopatológicos (relaxamento do EEI, hipotonia do EEI), sintomatologia

Leia mais

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO

DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Cirurgia do Esôfago DIVERTÍCULOS DO ESÔFAGO Curso Continuado de Cirurgia Geral do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Carlos Haruo Arasaki - 2007 Tipos de Divertículos Esofagianos

Leia mais

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta

Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem da Semana: Endoscopia digestiva alta Imagem 01. Endoscopia digestiva alta, evidenciando o esôfago. Paciente do sexo feminino, 19 anos, natural e procedente de Belo Horizonte, procurou atendimento

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO

DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO Serviço e Disciplina de Clínica Cirúrgica Sessão Clínica- 31/08/2018 Auditório 1 -Hospital Escola Álvaro Alvim Relatora: Fernanda Cordeiro da Silva R2 DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO CONCEITO Afecção

Leia mais

Análise critica dos métodos diagnósticos do RGE na infância. Prof. Dr. Mauro Toporovski FCM da Santa Casa de São Paulo

Análise critica dos métodos diagnósticos do RGE na infância. Prof. Dr. Mauro Toporovski FCM da Santa Casa de São Paulo Análise critica dos métodos diagnósticos do RGE na infância Prof. Dr. Mauro Toporovski FCM da Santa Casa de São Paulo mstoporovski@gmail.com lactentes baixo ganho ponderal vômitos recorrentes Crianças

Leia mais

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EoE Uma nova enfermidade a ser considerada pelo Pediatra. Ana Paula Juliani

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EoE Uma nova enfermidade a ser considerada pelo Pediatra. Ana Paula Juliani ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EoE Uma nova enfermidade a ser considerada pelo Pediatra. Ana Paula Juliani EoE está sendo considerada como a SEGUNDA causa mais freqüente de esofagite crônica em países industrializados

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS. Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS GASTROINTESTINAIS Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Doenças comuns no intestino: - Úlcera Duodenal: semelhante à gástrica; Sintomas: Dor epigástrica que alivia com os alimentos

Leia mais

Esofagite Eosinofílica

Esofagite Eosinofílica Esofagite Eosinofílica Tratamento medicamentoso e nutricional Ricardo K Toma Médico assistente da Unidade de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrologia Pediátrica ICr - HCFMUSP ESOFAGITE EOSINOFÍLICA

Leia mais

Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar?

Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar? Angela Marinho Falcão a n g e l a. f a l c a o @ h c. f m. u s p. b r Estudos Funcionais do Esôfago: Quando Indicar? Manometria ph-metria Esofágica CURSO CONTINUADO DE CIRURGIA GERAL C a pítulo de São

Leia mais

Resultados 42. IV. Resultados

Resultados 42. IV. Resultados Resultados 42 IV. Resultados Resultados 43 1. Resultados Globais No período de outubro de 1996 a outubro de 1997, foram incluídos em nosso estudo 77 pacientes HIV-positivos em seguimento na Unidade Especial

Leia mais

Doença do Refluxo Gastroesofágico

Doença do Refluxo Gastroesofágico Doença do Refluxo Gastroesofágico Novos conceitos Paula Seixas Verardo Residente do Serviço de Gastroenterologia Orientador: Dr. Márcio Carvalho A Casos Clínicos E.M.C., fem., 67 anos Pirose + regurgitação

Leia mais

Imagem da Semana: Radiografia contrastada

Imagem da Semana: Radiografia contrastada Imagem da Semana: Radiografia contrastada Imagem 01. Esofagograma com sulfato de bário Paciente do gênero masculino, 63 anos, procura atendimento médico devido à disfagia progressiva há um ano, acompanhada

Leia mais

Esofagite eosinofílica na infância

Esofagite eosinofílica na infância ARTIGO ORIGINAL Esofagite eosinofílica na infância Marco Antônio Duarte Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC/UFMG) Doutor em Pediatria (UFMG), Mestre em Medicina Tropical (UFMG),

Leia mais

Concurso Público UERJ 2012

Concurso Público UERJ 2012 Concurso Público UERJ 2012 1 Gastroenterologia Padrão resposta definitivo das questões discursivas Questão 1: Homem de 56 anos de idade, assintomático, realizou colonoscopia para vigilância do câncer colo-retal.

Leia mais

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019

GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 GASTRORECIFE 2019 MAR HOTEL 15 A 17 DE AGOSTO DE 2019 15 DE AGOSTO - 5ª FEIRA 08h30-12h30 SESSÃO DE TEMAS LIVRES SESSÃO DE TEMAS LIVRES 12h30-14h00 14h00-16h00 TESTE SEUS CONHECIMENTOS GASTRO 14h00 14h30

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE MEDICINA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Augusto Fey

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE MEDICINA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Augusto Fey PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ ESCOLA DE MEDICINA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Augusto Fey LESÃO ESOFÁGICA SUGESTIVA DE EOSINOFILIA (LESE): PROPOSTA DE UMA CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM SINTOMAS

Leia mais

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA:

12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA. Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: 12 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ALERGISTA QUESTÃO 21 Com relação à corticoterapia sistêmica na dermatite atópica grave, assinale a resposta CORRETA: a) não há estudos sistematizados que avaliem a

Leia mais

Seminário Grandes Síndromes

Seminário Grandes Síndromes Seminário Grandes Síndromes TEMA: DISPEPSIA Residente: Paloma Porto Preceptor: Dr. Fortunato Cardoso DEFINIÇÃO De acordo com os critérios de Roma III, dispepsia é definida por 1 ou mais dos seguintes sintomas:

Leia mais

Tumores da Junção Esófago-Gástrica

Tumores da Junção Esófago-Gástrica Tumores da Junção Esófago-Gástrica Perspetiva do Gastrenterologista João Coimbra Serviço de Gastrenterologia Hospital de Stº António dos Capuchos Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central Tumores

Leia mais

Endoscopia digestiva alta

Endoscopia digestiva alta Endoscopia digestiva alta Análise das Imagens Imagem 1: Fotografia de EDA revelando presença de extensa úlcera (áreas vermelhas), localizada em pequena curvatura gástrica, de bordas pouco elevadas, formato

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS ALERGIA E IMUNOLOGIA OBJETIVOS Formar e habilitar médicos especialistas na área da Alergia e Imunologia com competências que os capacitem a atuar em diferentes níveis de complexidade,

Leia mais

SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS

SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS SÍNDROMES DISPÉPTICAS E SUAS CAUSAS Síndrome Dispéptica / Sintomas e Sinais Dispéticos / Dispepsia Conjunto de sintomas / sinais atribuíveis à alterações anátomo e/ou fisiopatológicas dos órgãos proximais

Leia mais

Doença do refluxo gastro-esofágico

Doença do refluxo gastro-esofágico Doença do refluxo gastro-esofágico Joana Nunes 1. Assistente Hospitalar de Gastrenterologia 2. Subespecialista em Hepatologia 3. Responsável da Consulta de Hepatologia do Hospital Beatriz Ângelo 4. Consulta

Leia mais

Eosinofilia esofágica em pacientes pediátricos com paralisia cerebral

Eosinofilia esofágica em pacientes pediátricos com paralisia cerebral ARTIGO ORIGINAL Eosinofilia esofágica em pacientes pediátricos com paralisia cerebral Esophageal eosinophilia in pediatric patients with cerebral palsy Ana Carolina Ramos de Nápolis 1, Flavia Araujo Alves

Leia mais

Correlação endoscópica e histológica na esofagite eosinofílica. Endoscopic and histologic correlation in eosinophilic esophagitis.

Correlação endoscópica e histológica na esofagite eosinofílica. Endoscopic and histologic correlation in eosinophilic esophagitis. Artigo Original Correlação endoscópica e histológica na esofagite eosinofílica Endoscopic and histologic correlation in eosinophilic esophagitis Rafae la Fre iria Mate us 1, Mauro Wille m ann Bonatto 2

Leia mais

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Prof. Claudia Witzel DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA DPOC Desenvolvimento progressivo de limitação ao fluxo aéreo ( parte não reversível) É progressiva Associada a uma resposta inflamatória anormal do pulmão, a partículas

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:30 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA Aulas de 13:45 Atrofia,

Leia mais

Protocolo Clínico e de Regulação para Pirose e Regurgitação no Adulto e no Idoso

Protocolo Clínico e de Regulação para Pirose e Regurgitação no Adulto e no Idoso Protocolo Clínico e de Regulação para Pirose e Regurgitação no Adulto e no Idoso 65 Gustavo de Assis Mota Ajith Kumar Sankarankutty Rafael Kemp Olando de Castro e Silva Junior José Sebastião dos Santos

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 15 minutos Aulas de 15 minutos QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) 13:00 ABERTURA Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:15 Manifestações extradigestivas da infecção pelo Helicobacter

Leia mais

Cuiabá. PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA USO DA MANOMETRIA ESOFÁGICA, phmetria ESOFÁGICA E MANOMETRIA ANO-RETAL

Cuiabá. PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA USO DA MANOMETRIA ESOFÁGICA, phmetria ESOFÁGICA E MANOMETRIA ANO-RETAL PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA USO DA MANOMETRIA ESOFÁGICA, phmetria ESOFÁGICA E MANOMETRIA ANO-RETAL PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA USO DA MANOMETRIA ESOFÁGICA, phmetria ESOFÁGICA E MANOMETRIA ANO-RETAL RECOMENDAÇÕES

Leia mais

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32.

Mediadores pré-formados. Mediadores pré-formados. Condição alérgica. Número estimado de afetados (milhões) Rinite alérgica Sinusite crônica 32. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE HIPERSENSIBILIDADE : É uma resposta imunológica exagerada ou inapropriada a um estímulo produzido por um antígeno. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE

Leia mais

Impacto no Estado Nutricional

Impacto no Estado Nutricional Aspectos nutricionais das dietas de restrição nas alergias a múltiplos alimentos Impacto no Estado Nutricional Fabíola Isabel Suano de Souza fsuano@gmail.com INTRODUÇÃO 1 Qualidade de vida Diagnóstico

Leia mais

Arquivos Catarinenses de Medicina. Luciano Nascimento Saporiti 1, Renato Rodrigues Pereima 2, Ludmila Berger de Figueiredo 3.

Arquivos Catarinenses de Medicina. Luciano Nascimento Saporiti 1, Renato Rodrigues Pereima 2, Ludmila Berger de Figueiredo 3. Arquivos Catarinenses de Medicina ISSN (impresso) 0004-2773 ISSN (online) 1806-4280 ARTIGO ORIGINAL Análise das manifestações clínicas da esofagite eosinofílica com a atopia Analysis of clinical manifestations

Leia mais

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos

Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos Diretriz na Ingestão de Agentes Corrosivos (08/2006) Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura Dra. Fernanda Rodrigues Teani Barroso Lesão corrosiva A ingestão de agentes corrosivos pode causar acentuado

Leia mais

RESIDENCIA MÉDICA UFRJ

RESIDENCIA MÉDICA UFRJ 1. Homem 54 anos, em uso regular de diclofenaco sódico por dor lombar. Há 24h com náuseas, vômitos e soluços. Normocorado, hálito urêmico, pressão arterial (PA) = 140x72mmHg, frequência cardíaca (FC)=

Leia mais

CASO CLÍNICO ASMA. Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre

CASO CLÍNICO ASMA. Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre CASO CLÍNICO ASMA Identificação: MSB, 46 anos, fem, do lar, Porto Alegre Dispnéia recorrente desde a infância, chiado no peito, dor torácica em aperto 2 despertares noturnos/semana por asma Diversas internações

Leia mais

Acalasia com recidiva pós-miotomia cirúrgica: o que fazer? Residente: Fabricio T. Valente (R1) Orientadora: Dra. Paula Novais

Acalasia com recidiva pós-miotomia cirúrgica: o que fazer? Residente: Fabricio T. Valente (R1) Orientadora: Dra. Paula Novais Acalasia com recidiva pós-miotomia cirúrgica: o que fazer? Residente: Fabricio T. Valente (R1) Orientadora: Dra. Paula Novais I. G. A., masculino, 77 anos, branco, natural da Paraíba, residente no Rio

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E ENDOSCÓPICO DOS PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NO AMBULATÓRIO DE GASTROENTEROLOGIA

PERFIL CLÍNICO E ENDOSCÓPICO DOS PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NO AMBULATÓRIO DE GASTROENTEROLOGIA Vol.19,n.3,pp.13-18 (Jun Ago 2017) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research BJSCR PERFIL CLÍNICO E ENDOSCÓPICO DOS PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NO AMBULATÓRIO DE

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA

DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA UFRGS DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO E DISPEPSIA Professor Sérgio G. S. de Barros Serviço de Gastroenterologia Hospital de Clínicas de Porto Alegre Programa de Pós Graduação: Ciências em Gastroenterologia

Leia mais

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA

ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA ASSISTÊNCIA E FUNCIONAMENTO NA SÍNDROME ESOFÁGICA Principal função do ESÔFAGO : conduzir o alimento da faringe para o estômago, peristaltismo primário e secundário Peristaltismo Primário: continuação da

Leia mais

Refluxo Gastro-Esofágico Esofágico. Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de pediatria Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

Refluxo Gastro-Esofágico Esofágico. Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de pediatria Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Esofágico Dra. Joelma Gonçalves Martin Departamento de pediatria Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP DOENÇA A DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO GICO Doença a crônica causada pelo fluxo retrógrado do conteúdo

Leia mais

Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva da mucosa do esôfago ao conteúdo gástrico (refluxo ácido, alcalino ou misto).

Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva da mucosa do esôfago ao conteúdo gástrico (refluxo ácido, alcalino ou misto). DEFINIÇÃO Substituição do epitélio escamoso estratificado do esôfago pelo epitélio colunar com células intestinalizadas (metaplasia intestinal). Resposta reparadora decorrente da exposição progressiva

Leia mais

MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE)

MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE) 1 MANIFESTAÇÕES RESPIRATÓRIAS EM CRIANÇAS COM REFLUXO GASTRO ESOFÁGICO (RGE) CRISTHIANE DA SILVA FERREIRA GONÇALVES¹ EDNALVA DE OLIVEIRA MIRANDA GUIZI² 1. INTRODUÇÃO A doença do refluxo gastroesofágico

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS. Doenças Respiratórias Parte 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS CRONICAS NÃO TRANMISSIVEIS Doenças Respiratórias Parte 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Rinite Alérgica é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa

Leia mais

FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA

FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA FUPAC Araguari Curso de medicina. Disciplina Saúde Coletiva II 7º período. Prof. Dr. Alex Miranda Rodrigues. A CRIANÇA COM DISPNÉIA Objetivos desta aula Discutir a abordagem da criança com dispneia na

Leia mais

Entendendo a DRGE. & a Terapia com Stretta. GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico

Entendendo a DRGE. & a Terapia com Stretta. GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico Entendendo a DRGE & a Terapia com Stretta GERD (gerd): Doença do Refluxo Gastroesofágico O que é DRGE? Quando o músculo entre seu estômago e o esôfago se torna fraco, o conteúdo do estômago, tal como ácido

Leia mais

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues

ASMA. FACIMED Curso de Medicina. Disciplina Medicina de Família e Comunidade. Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues ASMA FACIMED Curso de Medicina Disciplina Medicina de Família e Comunidade Prof. Ms. Alex Miranda Rodrigues Disciplina Medicina de Família e Comunidade 5º Período Objetivos Ao final desta aula o aluno

Leia mais

Eosinofilia esofágica em pacientes com anafilaxia à proteína do leite de vaca

Eosinofilia esofágica em pacientes com anafilaxia à proteína do leite de vaca Adriana Márcia da Silva Cunha Barbosa Eosinofilia esofágica em pacientes com anafilaxia à proteína do leite de vaca Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para obtenção

Leia mais

FEDERAÇAO BRASILEIRA DE GASTROENTEROLOGIA PROJETO JOVEM GASTRO

FEDERAÇAO BRASILEIRA DE GASTROENTEROLOGIA PROJETO JOVEM GASTRO FEDERAÇAO BRASILEIRA DE GASTROENTEROLOGIA PROJETO JOVEM GASTRO CURSO DE MOTILIDADE FARINGO ESOFAGIANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PROFESSORA EPONINA LEMME 03 a 07 DE OUTUBRO DE 2011 A Federação

Leia mais

Asma de difícil controle

Asma de difícil controle Asma de difícil controle rotina diagnóstica Mônica de Cássia Firmida Profa Pneumologia, FCM, UERJ Pneumologista Pediátrica do H.F. Bonsucesso Membro do Departamento de Pneumologia Pediátricada SBPT 2019-2020

Leia mais

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal

Complicações na Doença Inflamatória Intestinal 1 Complicações na Doença Inflamatória Intestinal Esta é uma iniciativa do GEDIIB de favorecer o acesso dos Médicos especialistas em DII a uma forma lúdica de informar seus pacientes sobre aspectos decisivos

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO PREZADO PACIENTE: O Termo de Consentimento Informado é um documento no qual sua AUTONOMIA (vontade) em CONSENTIR (autorizar) é manifestada. O procedimento endoscópico indicado

Leia mais

1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA CONCURSO 2017 PARA RESIDÊNCIA MÉDICA UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE HUAP HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO COREME COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 1 a ETAPA - PROVA C/PP PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA INSTRUÇÕES

Leia mais

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EM IDADE PEDIÁTRICA- EXISTIRÁ CONCORDÂNCIA CLÍNICA E ENDOSCÓPICO/HISTOLÓGICA?

ESOFAGITE EOSINOFÍLICA EM IDADE PEDIÁTRICA- EXISTIRÁ CONCORDÂNCIA CLÍNICA E ENDOSCÓPICO/HISTOLÓGICA? FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA TRABALHO FINAL DO 6º ANO MÉDICO COM VISTA À ATRIBUIÇÃO DO GRAU DE MESTRE NO ÂMBITO DO CICLO DE ESTUDOS DE MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA PEDRO MIGUEL CARDOSO

Leia mais

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos

QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Aulas de 15 minutos 13:00 QUINTA-FEIRA 22/08/19 (TARDE) ABERTURA 10 minutos Presidente da SGB Presidente da comissão científica Presidente da SOBED-BA Presidente da FBG 13:10 Aula MÓDULO: FRONTEIRAS NA GASTRO E ONCOLOGIA

Leia mais

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Atualização em: Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Leia mais

Guião de Referenciação à Consulta Externa - Cirurgia

Guião de Referenciação à Consulta Externa - Cirurgia 1 Guião de Referenciação à Consulta Externa - Hospital Santa Maria Maior, E.P.E. Barcelos 2ª Edição janeiro de 2018 Cardiologia 2 Guião de Referenciação à Consulta Externa Hospitalar Informações Gerais

Leia mais

Bárbara Ximenes Braz

Bárbara Ximenes Braz Bárbara Ximenes Braz Identificação Sexo masculino 26 anos Universitário Americano Queixa principal Dor abdominal há 1 semana. HDA O paciente apresentou queixa de dor latejante, constante há uma semana,

Leia mais

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE VÔMITOS FUNCIONAIS

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE VÔMITOS FUNCIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE VÔMITOS FUNCIONAIS Flávia G. Musauer Palacio Residente Prof.

Leia mais

Classificação dos fenótipos na asma da criança. Cassio Ibiapina Pneumologista Pediatrico Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG,

Classificação dos fenótipos na asma da criança. Cassio Ibiapina Pneumologista Pediatrico Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Classificação dos fenótipos na asma da criança Cassio Ibiapina Pneumologista Pediatrico Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Declaração sobre potenciais conflitos de interesse De

Leia mais

Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução intestinal, sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado

Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução intestinal, sobrecrescimento bacteriano no intestino delgado Questão 01 a. Cite a hipótese diagnóstica principal e os diagnósticos diferenciais. Diagnóstico principal: aerofagia, constipação intestinal. Diferenciais: síndrome de má absorção, síndrome da pseudoobstrução

Leia mais

Farmacologia. Liga de Gastroenterologia / UFC

Farmacologia. Liga de Gastroenterologia / UFC Farmacologia Liga de Gastroenterologia / UFC Caso Clínico AF, 64 anos, casado, pardo, comerciante, natural de Aracati e Procedente de Fortaleza. Procurou cuidados médicos para realizar EDA e avaliar doença

Leia mais

Formadora: M.ª João Marques. Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos

Formadora: M.ª João Marques. Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos Formadora: M.ª João Marques Trabalho Realizado por: Andreia Sampaio Cristina Seixas Paula Fernandes Rosa Macedo Susana Santos É a dificuldade em engolir e, por extensão, qualquer anomalia da passagem dos

Leia mais

ImpedânciapHmetria Esofágica Prolongada

ImpedânciapHmetria Esofágica Prolongada ImpedânciapHmetria Esofágica Prolongada Dra. Carla Granja Andrade Médica responsável pelo serviço de motilidade digestiva do Hospital Nove de Julho Médica responsável pelo serviço de motilidade digestiva

Leia mais

Pneumonite por Droga: Abordagem Prática. João G. Pantoja

Pneumonite por Droga: Abordagem Prática. João G. Pantoja : Abordagem Prática João G. Pantoja Conflito de interesse: nenhum Geral Quimioterápicos Imunológicos Fluxograma Geral Efeitos adversos causados por drogas são diversos: - Alérgico / hipersensibilidade

Leia mais

Acadêmico: Italo Belini Torres Orientador: Dr. Marcos Cristovam

Acadêmico: Italo Belini Torres Orientador: Dr. Marcos Cristovam HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ LIGA MÉDICO-ACADÊMICA DE PEDIATRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ LIPED-UNIOESTE RESIDÊNCIA MÉDICA DE PEDIATRIA Acadêmico: Italo Belini Torres Orientador:

Leia mais

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL

DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL DESORDENS ALIMENTARES: PANORÂMA GERAL 1 de 5 O trato gastrintestinal (TGI) tem a função principal de absorver os nutrientes necessários ao organismo e eliminar os dejetos. O TGI é também uma parte fundamental

Leia mais

Profª. Thais de A. Almeida

Profª. Thais de A. Almeida Profª. Thais de A. Almeida Acometimento inflamatório crônico do TGI Mulheres > homens Pacientes jovens (20-30 anos) Doença de Crohn Retocolite Ulcerativa Causa idiopática: Fatores genéticos; Resposta imunológica

Leia mais

SESSÃO DE ENDOSCOPIA. Diarreia crônica: papel da endoscopia. Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia

SESSÃO DE ENDOSCOPIA. Diarreia crônica: papel da endoscopia. Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia SESSÃO DE ENDOSCOPIA Diarreia crônica: papel da endoscopia Fabricio T. Valente R1 Gastroenterologia Definições Diarreia: alteração de peso das fezes (>200 g/dia), consistência (pastosa ou líquida) e/ou

Leia mais

Departamento da Qualidade na Saúde

Departamento da Qualidade na Saúde NORMA NÚMERO: 019/2017 DATA: 11/09/2017 ASSUNTO: Diagnóstico e Tratamento da Doença de Refluxo Gastro Esofágico no Adulto PALAVRAS-CHAVE: Refluxo, pirose, esofagite, endoscopia, manometria, phmetria PARA:

Leia mais

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Alergia à Proteína do Leite de Vaca 09 de maio de 2018 Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição Departamento de Atenção Básica Secretaria de Atenção

Leia mais

FABIANE POMIECINSKI. Sensibilização a alérgenos alimentares na doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento convencional

FABIANE POMIECINSKI. Sensibilização a alérgenos alimentares na doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento convencional FABIANE POMIECINSKI Sensibilização a alérgenos alimentares na doença do refluxo gastroesofágico refratária ao tratamento convencional Dissertação apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de

Leia mais

EDUARDO MARTINS LARA AVALIAÇÃO DO RESULTADO PRECOCE E TARDIO DE PACIENTES OPERADOS POR DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NESTA INSTITUIÇÃO.

EDUARDO MARTINS LARA AVALIAÇÃO DO RESULTADO PRECOCE E TARDIO DE PACIENTES OPERADOS POR DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NESTA INSTITUIÇÃO. EDUARDO MARTINS LARA AVALIAÇÃO DO RESULTADO PRECOCE E TARDIO DE PACIENTES OPERADOS POR DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO NESTA INSTITUIÇÃO. Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Comissão de Residência

Leia mais

Alergia alimentar, dermatite atópica e provável Síndrome hiper IgE em criança com 6 anos: relato de caso

Alergia alimentar, dermatite atópica e provável Síndrome hiper IgE em criança com 6 anos: relato de caso P130 Alergia alimentar, dermatite atópica e provável Síndrome hiper IgE em criança com 6 anos: relato de caso Caroline Schleiffer Buoniconti, Daniela Silva Galo, Ana Cristina Schleiffer* Apresentação do

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS

QUESTÕES COMENTADAS HEMORRAGIAS DIGESTIVAS QUESTÕES COMENTADAS DE HEMORRAGIAS DIGESTIVAS Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - HPM - 2012 Endoscopia A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) pode ser dividida didaticamente em HDA de causa varicosa

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR CARGA HORÁRIA PERÍODO: Anatomia Patológica I Teórica Prática Total 5 36 12 54 PROFESSOR RESPONSÁVEL: Maria Auxiliadora Peixoto Peçanha

Leia mais

c) Relacione as orientações a serem fornecidas à paciente, no momento de sua alta, considerando que sua contagem de neutrófilos era de células/m

c) Relacione as orientações a serem fornecidas à paciente, no momento de sua alta, considerando que sua contagem de neutrófilos era de células/m 01 Concurso Mulher de 38 anos, 1,73m de altura e peso de 73 kg, portadora de linfoma de Hodgkin, foi internada no setor de hematologia para o transplante autólogo de células tronco hematopoiéticas. No

Leia mais

Opções endoscópicas no tratamento das complicações do anel de restrição em pacientes pós by-pass gástrico. Série Endoscopia Bariátrica - junho 2018

Opções endoscópicas no tratamento das complicações do anel de restrição em pacientes pós by-pass gástrico. Série Endoscopia Bariátrica - junho 2018 O anel de contenção no by-pass gástrico (cirurgia de Fobi-Capella) foi muito utilizado no passado com o objetivo de evitar a dilatação da anastomose e perda do efeito restritivo da cirurgia, gerando assim,

Leia mais

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde

Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências Avaliação de Tecnologias em Saúde Sumário das Evidências e Recomendações para Seguimento Endoscópico em Pacientes com Diagnóstico de Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Leia mais

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes

Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Hipersensibilidades e Alergias e doenças autoimunes Reações de hipersensibilidade são mediadas por mecanismos imunológicos que lesam os tecidos. Tipos de doenças mediadas por anticorpos Dano causado por

Leia mais

DOENÇA DO REFLUXO. Centro de Re uxo Gastroesofágico. Diagnós co e tratamento

DOENÇA DO REFLUXO. Centro de Re uxo Gastroesofágico. Diagnós co e tratamento Dr. Maurício Gustavo Bravim de Castro Diretor-Médico-Técnico CRM-MG: 29.496 Centro de Re uxo Gastroesofágico DOENÇA DO REFLUXO Diagnós co e tratamento (31) 3285-4803 / 3261-3848 / 9 8899-8000 Rua Paracatu,

Leia mais

Comparação do diagnóstico endoscópico com o histopatológico em crianças portadoras de esofagite

Comparação do diagnóstico endoscópico com o histopatológico em crianças portadoras de esofagite 155 Comparação do diagnóstico endoscópico com o histopatológico em crianças portadoras de esofagite Cláudia Souza Pires * Fernanda Nunes Paes ** Fernanda Santos Barros ** Maria Clotildes Nunes de Melo

Leia mais

Professores: Alex Miranda Rodrigues. Disciplina: Medicina de Família e Comunidade. Data Prova: 21/06/2012 Data da Revisão: Acadêmico: GABARITO Nota:

Professores: Alex Miranda Rodrigues. Disciplina: Medicina de Família e Comunidade. Data Prova: 21/06/2012 Data da Revisão: Acadêmico: GABARITO Nota: Curso de MEDICINA Período: 5º medicina Professores: Alex Miranda Rodrigues. Disciplina: Medicina de Família e Comunidade. Data Prova: 21/06/2012 Data da Revisão: Acadêmico: GABARITO Nota: Orientações:

Leia mais

O que não está lá é o que mais importa

O que não está lá é o que mais importa O que não está lá é o que mais importa As doenças da pele são dos problemas de saúde mais comuns em cães 40 Até % das suas consultas podem envolver animais com problemas de pele ALERGIAS E CUIDADOS COM

Leia mais

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria

Asma: Manejo do Período Intercrise. Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Asma: Manejo do Período Intercrise Pérsio Roxo Júnior Divisão de Imunologia e Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria ASMA Doença Inflamatória Crônica Hiper-responsividade das vias aéreas inferiores

Leia mais

Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos

Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos Apresentação Trabalho de Conclusão de Curso - Centro de Treinamento SOBED Tratamento Endoscópico de Deiscências de Anastomose Esofágica em Pacientes Oncológicos - Série de Casos PRM em Endoscopia / INCA

Leia mais

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC

DIVERTÍCULO DE ZENKER. R1 Jean Versari - HAC DIVERTÍCULO DE ZENKER R1 Jean Versari - HAC Divertículo de Zenker Evaginação da mucosa e submucosa do esôfago posterior por área de fraqueza entre as partes tireofaríngea e cricofarínega do músculo constritor

Leia mais